Uma dúvida meu bebe narceu de 29 semanas prematuro ele tem 1 ano e 8 meses não senta so mais da tchau fala mama papai da vovó ele chama aponta ele engatinha senta posição gatinho mais não anda so está fazendo fisioterapia
doutor obg pelas informações ,eu tenho uma criança de 3 anos com paralisia cerebral realmente e difícil até de explicar a situação ,suas informações são bem claras obg.
Olá. Obrigado por estar aqui no canal. O tratamento ortopédico faz parte dos tratamentos disponíveis para pessoas que tem deformidade nos membros. As e continue conosco.
Olá Carlos. Obrigado por estar aqui no canal. Para pessoas que sofrem com deficiências existe a possibilidade de professores especiais e também moderadores em sala de aula. Vc já chegou a verificar? Abs e continue conosco.
Ola doutor minha bebe nasceu normal teve qie passar aos 7 meses por uma cirurgia no coração e nessa cirrugia ela teve duas paradas cardiorrespiratória de 22 minutos elas nisso ela teve varias partes do celebro afetadas o senhor acha que por ela ter 8 meses hoje e esta na fase de desenvolver o celebro ela tem chance de melhora por ter da neuroplasticidade? E por ainda ser bb
O exame de ressonância pode mostrar alterações compatíveis com a paralisia cerebral. Mas não é certeza. Muitas pessoas que sofrem com a paralisia tem ressonância normal. Outro exame que pode ajudar é o eletroencefalograma. No entanto, o mais indicado é fazer uma avaliação médica para saber quais exames poderão ajudar. Abs e continue conosco.
Olá. Obrigado por estar aqui no canal. Existem formas mistas de paralisia cerebral, podendo comprometer de formas diferentes determinadas regiões do corpo. A classificação costuma se dar pelo sintoma com mais intensidade. Abs e continue conosco.
Olá Leo. Este apgar é considerado baixo e predispõe à ocorrência de paralisia cerebral. A criança precisa ser acompanhada para ver se irá desenvolver os sinais de paralisia cerebral. Abs
Melhor fazer intervenção precoce independente do diagnóstico. Tive gêmeas. A que teve apgar 5 e hemorragia grau 2 não teve sequelas. A que teve apgar 8 e hemorragia grau 3 teve o diagnóstico aos 9 meses. Eu ja sabia. Busquei outra médica pq a primeira não via a paralisia quando era perceptível. Hoje graças à intervenção desde o primeiro mês,ambas se desenvolvem muito bem. O GMFCS da minha que tem PC está entre 1 e 2,ainda vamos definir. Já anda com apoio e treina os primeiros passos livres aos 1 ano e 4 meses corrigidos. Vai dar certo. Faça todas as terapias possiveis na rede pública e/ou particular. Aqui fazemos por convênio,particular e pública. Onde tiver oportunidade e bons profissionais,estamos lá. Aqui fazem fono,fisio,t.o,integração sensorial e bobath,alem da estimulacao aquática. Tudo vale a pena. É uma corrida contra o tempo.
Olá Senhor Wisley. Nem todas irão. Isso vai depender muito do grau de paralisia e das medidas de tratamento adotadas. Se o quadro for leve e o tratamento for feito rapidamente, a criança pode não demonstrar sequela. Abs e continue conosco.
Dr.. minha tia tem paralisia Cerebral, hoje ela está com 48 anos, de uns mês pra cá ela está com muita prisão de ventre.. só faz com estímulos, como o enema!! Será que tem algum tratamento pra ajudar no intestino?
Olá D. Vanessa. Obrigado por prestigiar o canal. A solução dependerá da causa. Uma das causas mais comuns de prisão de ventre em pessoas com PC são os medicamentos que normalmente são usados (baclofeno, tramal e outros). Não sei se este seria o caso da sua tia, mas se for, o melhor tratamento é reduzir ou mesmo retirar os medicamentos se for possível. Outra causa é dificuldade de movimentação que pode deixar o intestino preguiçoso. Existem medicamentos como o óleo mineral e o tamarine que ajudam. Importante também tem acompanhamento com nutricionista para estabelecer uma dieta que deixe as fezes menos duras. Abs e continue conosco.
Ola dr meu bebe tem 1 ano e dois meses tem atraso motor nao gatinha nao anda nao levanta sozinho e quando colocado em pé nao se controla o corpo esse mês passado fiz a rancionancia e deu paralisia celebral ele aprendeu a virar de desvirar ja senta sozinho e esta aprendendo a sair do deitado pro sentado mais ele nao fala nada nem imita como mandar tchau beijo. Eu queria saber que tipo de paralisia e vi qe tem varias
Olá D. Ellen. Pelo seu relato ele tem paralisia flácida. O tratamento pode incluir terapia física, ocupacional e da fala, além de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. O objetivo do tratamento é ajudar a melhorar a função muscular e a qualidade de vida do paciente. Abs e continue conosco.
@@fgclinicaneuromodulacao como assim doutor eu fui pesquisar oque e isso e diz que é paralisia infantil ele tomou as vacinas certinho o senhor acha que tem hipótese dele ter isso ? Que tipo de exames faço pra saber fiquei preocupada ele pode se desenvolver com o tempo?
Doutor eu tenho 32 anos e tenho um paralisia cerebral eu tenho dificuldade de andar no meu caso é motora eu acho problema é no pé que é alto mesmo assim eu quero fazer tudo o que todo mundo faz eu não aceito ser tratada diferente sei que eu tenho meus limites mas é possível uma pessoa que tenha paralisia cerebral viver sua vida como trabalhar estudar ou até mesmo se casar ter uma vida normal? (Observação eu aceito a minha condição né só não aceito ser tratada diferente com o pensamento ele é doentinho vamos ter cuidado com ele). Repetindo a pergunta é possível uma pessoa com deficiência neurológica tem uma vida normal como uma pessoa normal tem de até morar sozinho ou você sempre depender de alguém?
Bom dia Diego. Obrigado por estar conosco aqui no canal. Sua participação e sua determinação são inspiradoras tanto para nós, cuidadores, quanto para as demais pessoas que, com limitações bem menores, já se consideram incapazes. Com relação à sua pergunta, a resposta é sim, totalmente possível. É fato que a doença impõe limitações, mas estas podem ser superadas com o tratamento multidisciplinar. Além disso, existem programas de empregabilidade e programas estudantis tanto no setor público quanto nas no privado, que são direcionados para pessoas que têm limitações. Informa-se na sua região sobre estes programas. Quanto a questão da sua aceitação, você se aceitar é mais importante do que os outros te aceitarem. Você não tem controle sobre o que os outros fazem; apenas controla o que você faz. Portanto, siga sua vida, faça o que gosta, supere seus limites, seja feliz e conte conosco para te ajudar. Abs
@@fgclinicaneuromodulacao bom dia Dr muito obrigado, vou procurar sim aqui em São Paulo se tem esses cursos Eu Dr não gosto de ficar parado sentado no sofá vendo a vida passar não me sinto inútil Dr. Apesar da minha limitação sou muito inteligente sei fazer quase tudo e o que não sei aprendo em questão de dias porque sou muito esforçado
Minha neta tem paralisia cerebral após parto afetou fala condenação motora na marcha ela tem crise de choro medicamento que ela toma deixa ela mais agitada não sei oque fazer
Olá D. Ivanete. Obrigado por prestigiar o canal. Alguns medicamentos podem afetar o comportamento e também aumentar a produção de saliva. O aconselhável é conversar com o médico assistente para que possa ser feita a troca ou mesmo ajuste de dose para que ela possa ficar bem. Abs e continue conosco.
Olá doutor até um tempo atrás eu mandei um comentário dizendo sobre meu filho eu não sabia ainda oque ele tinha e fiz a rancionancia deu paralisia celebral. Hoje está com 1 ano e 8 meses já aprendeu a gatinhar tá bem esperto só não fala ainda nem anda mais já fica em pé segurando no coisas ,quando esta em.pé ele ja sabe descer ,ele não entende ainda como mandar tchau mandar beijo ele não tem esse entendimento .Talvez pela experiência do senhor ele tem alguma chance de andar ? Pelo oque eu disse que ele não entende comandos não fala Talvez possa ser uma paralisia intelectual? Eu sempre fico perdida nessa parte dele não entender nada ainda
Olá D. Ellen. Lembro da sua mensagem. A paralisia cerebral é uma doença difusa que costuma afetar várias funções na criança, desde a parte motora até a parte intelectual. Ainda não temos como saber o quanto uma criança que sofreu paralisia cerebral consegue recuperar pois isso depende de vários fatores. O que sabemos é que se deve oferecer todos os tratamentos disponíveis como medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros para que a criança possa ter a chance de desenvolver o máximo de seu potencial. Assim sendo, peço que busque oferecer todos os tratamentos possíveis para seu filho. Abs e continue conosco.
Dr minha filha tem 3anos não andar diagnósticada com parasia cerebral autista será ela vai andar empurrar cadeira de rodas só tem algumas chances dela andar
Olá Felipe. Obrigado por prestigiar o canal. As crianças têm um grande potencial de recuperação de lesões neurológicas. A recuperação dela dependerá muito do tratamento que ela fizer. Quanto melhores as terapias, maiores as chances. Aconselho você a buscar o melhor para ela. Abs e continue conosco.
Ficou com alguma dúvida sobre a doença Paralisia Cerebral? Deixe aqui um comentário para que eu possa tirar sua dpuvida.
Uma dúvida meu bebe narceu de 29 semanas prematuro ele tem 1 ano e 8 meses não senta so mais da tchau fala mama papai da vovó ele chama aponta ele engatinha senta posição gatinho mais não anda so está fazendo fisioterapia
Ele pode ter isso
doutor obg pelas informações ,eu tenho uma criança de 3 anos com paralisia cerebral realmente e difícil até de explicar a situação ,suas informações são bem claras obg.
Olá Analucia. Obrigado pelas colocações e fico feliz em poder ajudar. Continue conosco.
Tive paralisia . Tenho 27 anos meu pé ficou com tendão curto sem movimento, ando na ponta do pé. O médico indicou ortodese triplce
Olá. Obrigado por estar aqui no canal. O tratamento ortopédico faz parte dos tratamentos disponíveis para pessoas que tem deformidade nos membros. As e continue conosco.
Eu nasci surdo de um ouvido e cego de um olho, e tive atraso na escola, reprovei 3x.
Olá Carlos. Obrigado por estar aqui no canal. Para pessoas que sofrem com deficiências existe a possibilidade de professores especiais e também moderadores em sala de aula. Vc já chegou a verificar? Abs e continue conosco.
Ola doutor minha bebe nasceu normal teve qie passar aos 7 meses por uma cirurgia no coração e nessa cirrugia ela teve duas paradas cardiorrespiratória de 22 minutos elas nisso ela teve varias partes do celebro afetadas o senhor acha que por ela ter 8 meses hoje e esta na fase de desenvolver o celebro ela tem chance de melhora por ter da neuroplasticidade? E por ainda ser bb
Tenha 27 anos têm como indentificar a paralisia cerebral ainda?
O exame de ressonância pode mostrar alterações compatíveis com a paralisia cerebral. Mas não é certeza. Muitas pessoas que sofrem com a paralisia tem ressonância normal. Outro exame que pode ajudar é o eletroencefalograma. No entanto, o mais indicado é fazer uma avaliação médica para saber quais exames poderão ajudar. Abs e continue conosco.
E quando afeta os braços espastica e a fala e consegue andar normal, mas a mao fica atrofiada e a espastica?
Olá. Obrigado por estar aqui no canal. Existem formas mistas de paralisia cerebral, podendo comprometer de formas diferentes determinadas regiões do corpo. A classificação costuma se dar pelo sintoma com mais intensidade. Abs e continue conosco.
Dr,,,
Apgar ao nascer, 1/5/6 é diagnóstico de paralisia cerebral ??? Minha filha teve essa nota por conta de anoxia neonatal por conta de mecônio
Olá Leo. Este apgar é considerado baixo e predispõe à ocorrência de paralisia cerebral. A criança precisa ser acompanhada para ver se irá desenvolver os sinais de paralisia cerebral. Abs
Melhor fazer intervenção precoce independente do diagnóstico. Tive gêmeas. A que teve apgar 5 e hemorragia grau 2 não teve sequelas. A que teve apgar 8 e hemorragia grau 3 teve o diagnóstico aos 9 meses. Eu ja sabia. Busquei outra médica pq a primeira não via a paralisia quando era perceptível. Hoje graças à intervenção desde o primeiro mês,ambas se desenvolvem muito bem. O GMFCS da minha que tem PC está entre 1 e 2,ainda vamos definir. Já anda com apoio e treina os primeiros passos livres aos 1 ano e 4 meses corrigidos. Vai dar certo. Faça todas as terapias possiveis na rede pública e/ou particular. Aqui fazemos por convênio,particular e pública. Onde tiver oportunidade e bons profissionais,estamos lá. Aqui fazem fono,fisio,t.o,integração sensorial e bobath,alem da estimulacao aquática. Tudo vale a pena. É uma corrida contra o tempo.
Todo bebê com paralisia vai desenvolver alguma sequela no futuro?
Olá Senhor Wisley. Nem todas irão. Isso vai depender muito do grau de paralisia e das medidas de tratamento adotadas. Se o quadro for leve e o tratamento for feito rapidamente, a criança pode não demonstrar sequela. Abs e continue conosco.
Dr.. minha tia tem paralisia Cerebral, hoje ela está com 48 anos, de uns mês pra cá ela está com muita prisão de ventre.. só faz com estímulos, como o enema!! Será que tem algum tratamento pra ajudar no intestino?
Olá D. Vanessa. Obrigado por prestigiar o canal. A solução dependerá da causa. Uma das causas mais comuns de prisão de ventre em pessoas com PC são os medicamentos que normalmente são usados (baclofeno, tramal e outros). Não sei se este seria o caso da sua tia, mas se for, o melhor tratamento é reduzir ou mesmo retirar os medicamentos se for possível. Outra causa é dificuldade de movimentação que pode deixar o intestino preguiçoso. Existem medicamentos como o óleo mineral e o tamarine que ajudam. Importante também tem acompanhamento com nutricionista para estabelecer uma dieta que deixe as fezes menos duras. Abs e continue conosco.
Ola dr meu bebe tem 1 ano e dois meses tem atraso motor nao gatinha nao anda nao levanta sozinho e quando colocado em pé nao se controla o corpo esse mês passado fiz a rancionancia e deu paralisia celebral ele aprendeu a virar de desvirar ja senta sozinho e esta aprendendo a sair do deitado pro sentado mais ele nao fala nada nem imita como mandar tchau beijo. Eu queria saber que tipo de paralisia e vi qe tem varias
Olá D. Ellen. Pelo seu relato ele tem paralisia flácida. O tratamento pode incluir terapia física, ocupacional e da fala, além de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. O objetivo do tratamento é ajudar a melhorar a função muscular e a qualidade de vida do paciente. Abs e continue conosco.
@@fgclinicaneuromodulacao como assim doutor eu fui pesquisar oque e isso e diz que é paralisia infantil ele tomou as vacinas certinho o senhor acha que tem hipótese dele ter isso ? Que tipo de exames faço pra saber fiquei preocupada ele pode se desenvolver com o tempo?
Doutor eu tenho 32 anos e tenho um paralisia cerebral eu tenho dificuldade de andar no meu caso é motora eu acho problema é no pé que é alto mesmo assim eu quero fazer tudo o que todo mundo faz eu não aceito ser tratada diferente sei que eu tenho meus limites mas é possível uma pessoa que tenha paralisia cerebral viver sua vida como trabalhar estudar ou até mesmo se casar ter uma vida normal? (Observação eu aceito a minha condição né só não aceito ser tratada diferente com o pensamento ele é doentinho vamos ter cuidado com ele). Repetindo a pergunta é possível uma pessoa com deficiência neurológica tem uma vida normal como uma pessoa normal tem de até morar sozinho ou você sempre depender de alguém?
Bom dia Diego. Obrigado por estar conosco aqui no canal. Sua participação e sua determinação são inspiradoras tanto para nós, cuidadores, quanto para as demais pessoas que, com limitações bem menores, já se consideram incapazes. Com relação à sua pergunta, a resposta é sim, totalmente possível. É fato que a doença impõe limitações, mas estas podem ser superadas com o tratamento multidisciplinar. Além disso, existem programas de empregabilidade e programas estudantis tanto no setor público quanto nas no privado, que são direcionados para pessoas que têm limitações. Informa-se na sua região sobre estes programas.
Quanto a questão da sua aceitação, você se aceitar é mais importante do que os outros te aceitarem. Você não tem controle sobre o que os outros fazem; apenas controla o que você faz. Portanto, siga sua vida, faça o que gosta, supere seus limites, seja feliz e conte conosco para te ajudar. Abs
@@fgclinicaneuromodulacao bom dia Dr muito obrigado, vou procurar sim aqui em São Paulo se tem esses cursos Eu Dr não gosto de ficar parado sentado no sofá vendo a vida passar não me sinto inútil Dr. Apesar da minha limitação sou muito inteligente sei fazer quase tudo e o que não sei aprendo em questão de dias porque sou muito esforçado
Minha neta tem paralisia cerebral após parto afetou fala condenação motora na marcha ela tem crise de choro medicamento que ela toma deixa ela mais agitada não sei oque fazer
Olá D. Ivanete. Obrigado por prestigiar o canal. Alguns medicamentos podem afetar o comportamento e também aumentar a produção de saliva. O aconselhável é conversar com o médico assistente para que possa ser feita a troca ou mesmo ajuste de dose para que ela possa ficar bem. Abs e continue conosco.
Olá doutor até um tempo atrás eu mandei um comentário dizendo sobre meu filho eu não sabia ainda oque ele tinha e fiz a rancionancia deu paralisia celebral. Hoje está com 1 ano e 8 meses já aprendeu a gatinhar tá bem esperto só não fala ainda nem anda mais já fica em pé segurando no coisas ,quando esta em.pé ele ja sabe descer ,ele não entende ainda como mandar tchau mandar beijo ele não tem esse entendimento .Talvez pela experiência do senhor ele tem alguma chance de andar ? Pelo oque eu disse que ele não entende comandos não fala Talvez possa ser uma paralisia intelectual? Eu sempre fico perdida nessa parte dele não entender nada ainda
Olá D. Ellen. Lembro da sua mensagem. A paralisia cerebral é uma doença difusa que costuma afetar várias funções na criança, desde a parte motora até a parte intelectual. Ainda não temos como saber o quanto uma criança que sofreu paralisia cerebral consegue recuperar pois isso depende de vários fatores. O que sabemos é que se deve oferecer todos os tratamentos disponíveis como medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros para que a criança possa ter a chance de desenvolver o máximo de seu potencial. Assim sendo, peço que busque oferecer todos os tratamentos possíveis para seu filho. Abs e continue conosco.
Bom dia querida vc recebe algum benefício do governo.
Dr minha filha tem 3anos não andar diagnósticada com parasia cerebral autista será ela vai andar empurrar cadeira de rodas só tem algumas chances dela andar
Olá Felipe. Obrigado por prestigiar o canal. As crianças têm um grande potencial de recuperação de lesões neurológicas. A recuperação dela dependerá muito do tratamento que ela fizer. Quanto melhores as terapias, maiores as chances. Aconselho você a buscar o melhor para ela. Abs e continue conosco.
Minha neta tomava respiridona babava muito pesquisei o medicamento que fazia ela babar