Shalom Rabino Boa Ventura, que o Eterno Ado-Nai seja com você e a Sinagoga sem Fronteiras e todos os nossos irmãos que assistem online, Baruhuh Hata Ado-Nai O kadoshe Baruhuh e Meleh Haolam, Amém!
Shalom! Excelente aula, Rav. Mas infelizmente dá aval para pessoas que pensam: "O auge do homem é nos 40/50 anos mesmo. Mulher beirando os 40/50 anos já pode ser descartada. Afinal, minha mitzvá de ter filhos ela já vai ter me ajudado a cumprir, depois disso posso me envolver com qualquer mulher sem recato e com procedimentos estéticos em dia ." Provérbios 11:22 - "Como joia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da descrição." A família é uma coisa sagrada, H'shem valoriza a lealdade. Eu que tenho uma filha, não ia gostar de ver ela aos 40-50 anos descartada. Desculpe, mas minha interpretação de D'varim - 24 é clara, o divórcio só pode ser "relevado" em caso de infidelidade, não por conveniência sexual.
Verdade é , que se ambos buscarem agradar a Deus jamais serão assombrados pela possibilidade de um divorcio, mas quando há falta de temor e egoísmo de lado o outro sofre.
Eu pedi o divorcio ao meu marido guando eu tinha 50 anos hoje eu com 70 . Descobri que meu marido estava de caso com uma moça novinha da qual colocou 2 filhos no mundo, não pude permanecer nesse matrimônio, hoje se faz 3 anos q o mesmo faleceu . Mesmo assim quando eu ia ao Brasil encontrava com ele , íamos almoçar , éramos amigo . 36 anos casados ,nunca pensei que teria essa postura sobre separação 🤔 Mas chega uma hora que não dá mais . Hoje em dia vivo com minha filha e sou feliz por 20 anos sem compromisso com ninguém, minha liberdade em D’us não tem preço. Não acreditei mais em outro relacionamento por isso nunca mais outra união .
Eu e minha família nunca esqueceremos da bondade que o senhor fez a nosso amado parente. Pedimos a hashem pra lhe guardar, e lhe manter no caminho da tora para sempre, todas a bênção da tora de toda a minha família para o Rabino. Sempre terá nossa eterna gratidão e respeito. Que hakadosh Baruch Hu te conceda sempre o melhor, em nome da grande miztva que o Rabino fez para nosso parente.
Já foi muito mais humilde, para justificar está usando a Torá de forma minuciosa,porém cheio de si.Desejo toda a felicidade na decisão tomada.Que HaShem o faça retornar a humildade,pois seus estudos são maravilhosos.A Morah Jacque não merece ser exposta dessa forma. O problema não é o divórcio foi a rapidez em ter outra que dá a entender que houve traição, mais isso cabe ao Eterno e não a mim julgar, Se o Sr, viveu em fingimento isso sim me espanta ainda mais....Siga na Shalom!
Longe de vc julgar, mas julgando né. Não se esqueça que com a mesma régua que eu usar pra julgar os outros, será julgada por D' us. Sem contar na transgressão de Lashon Hara aqui.
Perfeito Rabino, compreensão absoluta. Sou Cristã e concordo plenamente com a vossa explicação, sempre questionei sobre esse assunto. Agora ficou absolutamente claro. Que Deus o abençoe grandemente.
O que me decepciona um pouco, sinceramente, não é o divórcio em si. Mas todo o contexto do clichê do homem na crise de meia-idade. É aquilo… “maldito é o homem que confia nos homens”
Exatamente, testemunho péssimo 👎🏼 usa a palavra de Deus para benefício próprio 😮 divórcio nao e como ele diz , quero ver ele se explicar pra Deus , como diz os antigos cavalo 🐎 velho gosta de capim novo, ele é bem safadinho
😢 lamentável mas a vida é feita de escolhas, que o bom Eterno cuide da Jack e não desampare o sr. Amo vcs e qto a moça que entrou no caminho de vcs , te dará recompensa. Estarei sempre aqui intercedendo por vc e a Jack. Sua família, aceita .
Creio que no seu caso, querido rabino, o estranhamento da maioria, inclusive o meu, não é o divórcio em si, mas a rapidez com que o senhor assumiu um novo relacionamento. O que dá a entender que a "moça" em questão tenha sido o pivô do seu divórcio.
Sua explicação foi boa rabino, mas, pelo que eu entendo na passagem de D'varim 24, é que o instrumento jurídico do divórcio é permitido, aceitável e até mesmo aconselhável, em caso de infidelidade, como o senhor mesmo disse. Ou seja, a partir do momento em que um dos dois cometa um ato de traição, adultério. A passagem não fala sobre o divórcio apenas por insatisfação ou incompatibilidade. E quando HaShem diz que odeia o divórcio, é porque se houve o divórcio, foi por consequência de uma infidelidade. Então na verdade, o que Ele odeia é a infidelidade e não o divórcio em si. Não acho que o casal deva viver infeliz junto apenas por conveniência, mas talvez as diferenças do outro que tanto nos incomodam, sejam exatamente o que precisamos para aprender algo, ou o desafio que precisamos para cumprir nossa missão. Com todo o respeito e admiração que tenho pelo senhor, preciso lhe dizer: cuidado rabino, para não se deixar levar pela aparência e pela emoção. Até grandes homens do povo judeu como Sansão, Rei David e Salomão sucumbiram diante de belas mulheres e da luxúria, mas as consequências disso não foram boas para eles. Mais importante do que a beleza da carne é a beleza da alma. Shalom Shalom.
Complicado vc com visões cristãs, querendo julgar outra Cultura com outros costumes. Eu sou uma judia religiosa que reside em Israel, é perfeitamente normal as pessoas ( religiosas que seguem a tora a risca) se divorciaram por incompatibilidade e insatisfação. Não existe nenhuma proibição ao divórcio, e nenhuma mitzvah que obrigue alguém a se manter num casamento infeliz. A verdade é, o que ela é, não tente distorcer para justificar sua insatisfação com o modo de viver do Rabino.
Aceitei o divórcio depois de vinte anos em um casamento difícil, onde varias vezes eu quis me divorciar ,mas ele não, sempre infiel e desleal de varias formas , se aproveitou de tudo que eu tinha pra oferecer ,sempre fui orientada a perdoar e lutar por minha familia e assim o fiz. Quando aos 45 anos fiquei velha pra ele me descartou e ainda saiu falando que fui eu que quis. Sair daquela relação abusiva foi um livramento. Mas a minha familia e amigos me crucificaram , me sinto deixada de lado por todos. Ainda bem que meu Deus não me desampara.
vim do video 26/04/16 que no passado foi bem interessante e deu resultado a festa de divocio.agora neste estou confusa a nivel do assundo...não estou jugando so tentando refletir.
shalom Rabino Ventura! Sou Piauiense, mas estou em Mossoró RN Brasil. É com muita satisfação que ouço seu discurso, seus pontos de vista a respeito de tudo falado com uma base na palavra de Deus. Para mim é uma riqueza intelectual e elevação do espírito.
".... Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3. Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? 4. Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 5. Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 10. Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12. e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério." Marcos 10:2-12.
Rabino já casei 2 vezes, fiquei viúva do primeiro marido, depois do segundo, estou no terceiro, se ele falecer eu não quero saber de casamento nunca mais. Rsrs Relatando que fui feliz nos meus casamentos e estou feliz, porém se eu não fosse feliz e não estivesse bem, eu divorciava. Shalom
Em alguns casos, de fato.. o divórcio é a solução. Em todos os casos, no entanto, após a separação, a atitude e o comportamento de ambos os cônjuges no tempo que se segue, revela o que estava no coração de cada um, como uma radiografia. O divórcio, é como uma amputação. Sobrevive-se, mas antes.. ambos eram um só. O casal, tinha algo construído. Uma aliança, caminhavam juntos no mesmo sentido. Após a separação, e o comportamento dos que se separaram no tempo que se segue após esta infelicidade, vê-se quem estava de fato, querendo o término. Quem está agindo de forma afoita, quem estava já apto (mesmo um casamento de décadas) para um novo relacionamento.. onde estava caminhando os pensamentos de um dos cônjuges, etc.. é complicado.
Shalom. Seria interessante complementar com estudo baseado no misticismo e na cabala sobre a influência das forças de impureza no divórcio e na infidelidade.
Poxa, Rabino. Eu admiro muito o seu trabalho, mas fiquei triste com esse divórcio. A Jacqueline era sua parceira de vida e inclusive de ensinamentos sobre Deus. Espero que o Sr seja feliz, mas discordo dessa interpretação. Tudo tão rápido e já com outra "novinha". Espero que a Jacqueline fique bem e que o Sr ampare ela, após tantos anos de casamento.
Acredito na forma que o Rabino Ventura explicou o divórcio, a religiosidade coloca um julgo que às vezes não conseguimos carregar, eu mesma perdi minha saúde, alegria,sustentando um casamento que me trazia muita tristeza e que a outra pessoa também era infeliz,ele só era esposo na frente da irmandade, na frente de outras pessoas, não sofri violência física,mas a psicológica a pior de todas .
A mulher chegando na menopausa os homens as descartam como lixo e trocam pelas novinhas...Nunca vou aceitar essa maldade e crueldade no momento mais difícil da vida da mulher!!!! O amor verdadeiro não é descartado pela aparência. O amor verdadeiro é eterno e vai além das aparências. Acho muito triste isso, mas cada um faça o que quiser com a sua vida, mas eu não faço e não aceito isso.
Concordo com tudo, porém, se a pessoa está infeliz , separa e segue a vida. Traição dentro do casamento é cruel. Sempre pensei, o que eu não quero pra min não quero para os outros.
Bom dia paz seja convosco aqui quem fala é o pastor yossef amados irmãos na verdade interpretações bíblicas que tá trazendo muita confusão mente dos evangélicos consegue entender o texto bíblico falando dos evangélicos
Foi uma aula maravilhosa! Fiquei triste da separação com a Rababit, mas sinceramente sempre vi vocês dois mais como dois amigos. E imagino um cenario de um casamento aranjado. Sei que o senhor sempre ira amar a Rabanit, por todo o tempo que viveram juntos, a história e os filhos, mas esse amor mudou, que é totalmente aceitavel e compreensível quando se tem empatia. Continua tendo minha admiração pela coragem de viver uma vida autêntica, muitos vivem uma vida infeliz em nome de uma falsa moralidade e puritanismo. Certamente as pedras que voces receberam seram dos cristãos.
Rabino sou grata ao Eterno por sua vida, confesso que fiquei surpresa ao saber da separação, mais consigo entender agora, essa explicação maravilhosa, sou grata hj em dia por conhecer minhas raízes judaicas dentre outras etinias... obrigada Rabino Ventura por sua sinceridade e nos traz cada dia mais o conhecimento da palavra.
Shalom rabino, admiro muito sua coragem, não é fácil fazer isso que o senhor fez, parabéns pela sua sinceridade que Hashem te abençoe nessa nova etapa.
Ali os homens largavam as mulheres já velhas p casar com mulheres mais nova .o altar .d Deus estavam coberto d lágrima.das mulheres. Os sacerdote sabia i n corrigia.
Rabino, o senhor nao tem noção do tamanho do meu respeito e admiração que tenho para com o senhor. Embora eu nunca vou concordar com seus ensinos sobre Jesus, entendo que somos irmaos do mesmo Pai, porem talvez o senhor tenha uma "treta" com Ele. Seus ensinamentos sobre D-us esta para mim muito acima daquilo que eu ou o senhor pensamos sobre Jesus. Obrigado por essa aula maravilhosissississima! At. Pastor Enoque
Então vc se divorciou pq seu casamento n estava indo bem? Estava em crise !! Aí vc já separou e já engatou outro namoro?? Então sua vida era só faxada? Enganação em uma vivência de 30 anos? Pois bem engraçado que só vc esta se pronunciando se defendendo e sua esposa a Jack?? Tá certo que vc tem o livre arbitrio faz da sua vida o que quiser mas tão rápido assim já está com outra? Ou vc já estava antes do divórcio??
Shalon Alechem rabino Ventura, ninguém pertence a niguém, se não dá mais, tem tudo menos o amor o certo é criar um vinculo de amizade e ambos buscarem outros rumos, essa é a minha opinião.
Boa tarde Rabino, assim como o divórcio é permitido, o homem também é permitido ter mais de uma esposa? Pois tenho essa dúvida. Estou me baseando nas escrituras e não nos estabelecimentos feito pelas denominações. Poderia me esclarecer. Desde já agradeço!
Caro MORÉ, preciso muito pedir um conselho. Ou talvez, você possa resolver o dilema de meu filho. Onde e como posso me comunicar com você, privativamente?. Obs: meu marido é iídiche.
WE MUST RESPECT AND LOVE HISTORY! Dear Rabbi Ventura I have seen many opinions opposing the inauguration of the Third Temple with purely religious statements that The Eternal is not interested in Temples but in purity of heart. But there is no purity of heart in a people who have forgotten their history and that of their ancestors! Urgently refute this false ideology because it is what the ENEMIES of Ysrael who worship their idol or "master" who preached this false anti-Semitic teaching rely on. Shalom Israel!
Olá. Estou impressionado com o julgamento das pessoas sobre algo q não lhe diz respeito. Fica firme Rabino... Sou novo no canal. Estou curtindo bastante a temática sobre raízes judaicas no sertão nordestino. Sou de Juazeiro- BA. Familiares oriundos do sertão paraibano e cearense. Sobrenomes Feitosa, Carvalho, Oliveira, Alves, Viana, Correia, pretendo descobrir mais na construção da árvore genealógica. Descobri a pouco tempo essa possível descendência judaica.
Shalom rabino! Então, a sua visão/ou a visão judaica do divorcio/ é totalmente oposta à visão de Yeshua, pois ele fala q o divorcio só seria aceito em caso de infidelidade e mesmo assim por causa da dureza do coração do homem. Pq, dureza do coração do homem? Em Mateus 19:5 diz : Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? 8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. 9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]. E mais, se devemos perdoar aquele que erra contra nós 70x7 Mateus 18:21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Pq não poderíamos remediar nosso casamento? Para que sirvo eu se me permito ter um coração duro? A Palavra não tem poder para me transformar em um coração que ama o seu próximo mais próximo ,ou seja o meu cônjuge? Infelizmente rabino não posso concordar com a sua interpretação sobre o divórcio, pois como foi dito em Mateus 19:8 "...não foi assim desde o princípio, portanto a visão que Yeshua defendeu é muito mais elevada em santidade. Mas eu continuo respeitando muitíssimo o senhor e o seu ministério, admiração esta q já tem creio eu, uns 20 anos ou mais. Adonai o abençoe e guarde os teus caminhos dentro da vontade e discernimento Dele.
Rabino ventura shalom sou uma mulher Cristã e te digo que há possibilidade de pessoas se casarem dentro do plano do Eterno assim como se casou Isaque com Re eca te digo que sirvo ao Deus vivo de Israel pois no início da minha fé não era a minha mais me conduzia pela fé daminha vó que foi quem me educou na católica romana quando conheci as escrituras entrou em mim o desejo de entender qual a vontade de Deus na minha vida como sentia esse desejo Yeshua o Mashia de Israel o qual se manifestou às nações no nome de Jesus se manifestou a mim também me dando entender a vontade do Eterno e o plano do Senhor na minha vida espiritual o Senhor colocou em mim um amor tão grande pelo Eterno nosso Deus que minha mocidade me dediquei ao Semhor segundo a fé que o Senhor me deu não tive pressa pra me casar porém passei muitas provocações espirituais que se manifestavam na carne mais buscava o Eterno em consagração o Senhor preparou o meu casamento e me fez saber todas as coisas porquanto confiei no Deus de Israel me casei com28 anos de idade hoge estou com 60 Anos meu esposo é o primeiro homem na minha vida e um Anjo pois o Senhor quem declarou eu como esposa dele mesmo assim antes do nosso casamento ainda minha mãe querida por não entender quis impedir mais não conseguiu e antes dela ficar com hozaime ela entendeu e meu esposo ela passou a telo como um filho glória a Deus
E pecandor casando divosiar mais antis não casa e viver sozinha si casou tei guer ficar juntur anter o senhor Jesus Cristo vountar eu não cocorndur com divisões Deus não siagrandar
Se D-us odeia o divorcio de Malaquias, por que ELE auoriza o divorcio de Moisés? D-us nao mente e nem se contradiz, a nossa ignorância sobre um assunto nao torna D-us mentiroso sobre tal assunto.
@@renatacarvalho2077 lhe responderam errado. É bíblico, assim como o divórcio. O Criador é contra o divórcio quando entra em contradição com a Fidelidade. leiam o versículo inteiro.
Shalom....a prifessorajanaina q ensinahistoria nao ensina e povos praticou a crucificação inquisicao e holocausto histo e historia....aconteceu e hostoria....
Vc deveria lavar um pouco a boca, antes de abrir a Palavra do Eterno. Seus termos são um tanto quanto baixo por demais. Pregue, porém, olhe para vc mesmo. Passe bem.
Tá aí algo que eu não concordo com o judaísmo, sendo eu católica cristã que defende casamento indissolúvel. Mas cada um com seu ponto de vista, respeito.
Bem feito, RAV.Ventura, por botar a bunda na janela, como dizia minha bisavó portuguesa. Sua vida particular NÃO DEVE SER POSTA AO PUBLICO. DAI, TERÁ QUE DAR SATISFAÇÃO ATE POR LEVANTAR À NOITE PARA FAZER XIXI. DÊ - SE AO RESPEITO E NÃO FIQUE DANDO SATISFAÇÃO DE SUA VIDA PESSOAL Esta lhe pertence e deu.
Infelizmente roma doutrinou a maior parte dos seres humanos, pois é a maior religião do mundo. Ai quando ouvem a vdd ficam escandalizados. D'eus te abençoe rav.
Shalom Rabino Boa Ventura, que o Eterno Ado-Nai seja com você e a Sinagoga sem Fronteiras e todos os nossos irmãos que assistem online, Baruhuh Hata Ado-Nai O kadoshe Baruhuh e Meleh Haolam, Amém!
Shalom! Excelente aula, Rav. Mas infelizmente dá aval para pessoas que pensam: "O auge do homem é nos 40/50 anos mesmo. Mulher beirando os 40/50 anos já pode ser descartada. Afinal, minha mitzvá de ter filhos ela já vai ter me ajudado a cumprir, depois disso posso me envolver com qualquer mulher sem recato e com procedimentos estéticos em dia ."
Provérbios 11:22 - "Como joia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da descrição."
A família é uma coisa sagrada, H'shem valoriza a lealdade. Eu que tenho uma filha, não ia gostar de ver ela aos 40-50 anos descartada.
Desculpe, mas minha interpretação de D'varim - 24 é clara, o divórcio só pode ser "relevado" em caso de infidelidade, não por conveniência sexual.
Parabéns!! Isto mesmo🎉🎉🎉🎉
Hashem não proibiu o divórcio por incompatibilidade ou infelicidade no casamento. Mas vc pelo visto acha que sabe mais que o próprio D'us.
Verdade é , que se ambos buscarem agradar a Deus jamais serão assombrados pela possibilidade de um divorcio, mas quando há falta de temor e egoísmo de lado o outro sofre.
AMEI CONHECER ESTE SEITE, DE BERLIN SHALON
Eu pedi o divorcio ao meu marido guando eu tinha 50 anos hoje eu com 70 . Descobri que meu marido estava de caso com uma moça novinha da qual colocou 2 filhos no mundo, não pude permanecer nesse matrimônio, hoje se faz 3 anos q o mesmo faleceu . Mesmo assim quando eu ia ao Brasil encontrava com ele , íamos almoçar , éramos amigo . 36 anos casados ,nunca pensei que teria essa postura sobre separação 🤔 Mas chega uma hora que não dá mais . Hoje em dia vivo com minha filha e sou feliz por 20 anos sem compromisso com ninguém, minha liberdade em D’us não tem preço. Não acreditei mais em outro relacionamento por isso nunca mais outra união .
pois se és sincera para com Deus és uma bem a venturada pois é Deus quém te julga e julga a todos nós
Eu e minha família nunca esqueceremos da bondade que o senhor fez a nosso amado parente. Pedimos a hashem pra lhe guardar, e lhe manter no caminho da tora para sempre, todas a bênção da tora de toda a minha família para o Rabino. Sempre terá nossa eterna gratidão e respeito. Que hakadosh Baruch Hu te conceda sempre o melhor, em nome da grande miztva que o Rabino fez para nosso parente.
Já foi muito mais humilde, para justificar está usando a Torá de forma minuciosa,porém cheio de si.Desejo toda a felicidade na decisão tomada.Que HaShem o faça retornar a humildade,pois seus estudos são maravilhosos.A Morah Jacque não merece ser exposta dessa forma. O problema não é o divórcio foi a rapidez em ter outra que dá a entender que houve traição, mais isso cabe ao Eterno e não a mim julgar, Se o Sr, viveu em fingimento isso sim me espanta ainda mais....Siga na Shalom!
Ainda bem que não estou sozinho nessa impressão. Pelos frutos se conhece a árvore.
Longe de vc julgar, mas julgando né. Não se esqueça que com a mesma régua que eu usar pra julgar os outros, será julgada por D' us. Sem contar na transgressão de Lashon Hara aqui.
Perfeito Rabino, compreensão absoluta. Sou Cristã e concordo plenamente com a vossa explicação, sempre questionei sobre esse assunto. Agora ficou absolutamente claro. Que Deus o abençoe grandemente.
Só vou dizer uma coisa, depois de um divórcio ninguém mais terá a mesma moral, eu mal visto .
O que me decepciona um pouco, sinceramente, não é o divórcio em si. Mas todo o contexto do clichê do homem na crise de meia-idade. É aquilo… “maldito é o homem que confia nos homens”
Ridículo isto!!! Como diz minha mãe nem esperou o defunto esfria.
N passa de desejo carnal isto.
@@izabelisetedasilvafarias2888não julguem os outros com vossas réguas ;)
Exatamente, testemunho péssimo 👎🏼 usa a palavra de Deus para benefício próprio 😮 divórcio nao e como ele diz , quero ver ele se explicar pra Deus , como diz os antigos cavalo 🐎 velho gosta de capim novo, ele é bem safadinho
Pior usa pessoas sem temor de Deus, para justiçar o erro
Rabino Ventura boa noite gosto de lhe ouvir,passei 60 anos casada com a graça de Deus,muito feliz
😢 lamentável mas a vida é feita de escolhas, que o bom Eterno cuide da Jack e não desampare o sr. Amo vcs e qto a moça que entrou no caminho de vcs , te dará recompensa. Estarei sempre aqui intercedendo por vc e a Jack. Sua família, aceita .
Shalom uvrachá lekulan desde Igarassu-PE!
Shalom Rabino! Grata pela explicação, Todá!
Creio que no seu caso, querido rabino, o estranhamento da maioria, inclusive o meu, não é o divórcio em si, mas a rapidez com que o senhor assumiu um novo relacionamento. O que dá a entender que a "moça" em questão tenha sido o pivô do seu divórcio.
Infelizmente foi a impressão que deixou transparecer!
Exatamente, muito rápido.
Shalom, shalom 🇧🇷🦋
Sua explicação foi boa rabino, mas, pelo que eu entendo na passagem de D'varim 24, é que o instrumento jurídico do divórcio é permitido, aceitável e até mesmo aconselhável, em caso de infidelidade, como o senhor mesmo disse. Ou seja, a partir do momento em que um dos dois cometa um ato de traição, adultério. A passagem não fala sobre o divórcio apenas por insatisfação ou incompatibilidade.
E quando HaShem diz que odeia o divórcio, é porque se houve o divórcio, foi por consequência de uma infidelidade. Então na verdade, o que Ele odeia é a infidelidade e não o divórcio em si.
Não acho que o casal deva viver infeliz junto apenas por conveniência, mas talvez as diferenças do outro que tanto nos incomodam, sejam exatamente o que precisamos para aprender algo, ou o desafio que precisamos para cumprir nossa missão.
Com todo o respeito e admiração que tenho pelo senhor, preciso lhe dizer: cuidado rabino, para não se deixar levar pela aparência e pela emoção. Até grandes homens do povo judeu como Sansão, Rei David e Salomão sucumbiram diante de belas mulheres e da luxúria, mas as consequências disso não foram boas para eles.
Mais importante do que a beleza da carne é a beleza da alma.
Shalom Shalom.
Que comentário lindo e respeitoso.
Lamentável demais !!!😢
Complicado vc com visões cristãs, querendo julgar outra Cultura com outros costumes. Eu sou uma judia religiosa que reside em Israel, é perfeitamente normal as pessoas ( religiosas que seguem a tora a risca) se divorciaram por incompatibilidade e insatisfação. Não existe nenhuma proibição ao divórcio, e nenhuma mitzvah que obrigue alguém a se manter num casamento infeliz. A verdade é, o que ela é, não tente distorcer para justificar sua insatisfação com o modo de viver do Rabino.
shalom
Shalom Rab querido!
Aceitei o divórcio depois de vinte anos em um casamento difícil, onde varias vezes eu quis me divorciar ,mas ele não, sempre infiel e desleal de varias formas , se aproveitou de tudo que eu tinha pra oferecer ,sempre fui orientada a perdoar e lutar por minha familia e assim o fiz. Quando aos 45 anos fiquei velha pra ele me descartou e ainda saiu falando que fui eu que quis.
Sair daquela relação abusiva foi um livramento. Mas a minha familia e amigos me crucificaram , me sinto deixada de lado por todos. Ainda bem que meu Deus não me desampara.
Shalom Aleichem, nobre Rav Ventura!
vim do video 26/04/16 que no passado foi bem interessante e deu resultado a festa de divocio.agora neste estou confusa a nivel do assundo...não estou jugando so tentando refletir.
Shalom Rabino, cada um sabe de si !
Divórcio não é bom, mas pior é viver infeliz!!!
Jugar cabe ao Eterno!
Rabino qual é o horário do Shabat?
shalom Rabino Ventura! Sou Piauiense, mas estou em Mossoró RN Brasil. É com muita satisfação que ouço seu discurso, seus pontos de vista a respeito de tudo falado com uma base na palavra de Deus. Para mim é uma riqueza intelectual e elevação do espírito.
".... Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher?
3. Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés?
4. Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher.
5. Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento.
6. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
7. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne.
9. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
10. Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso.
Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela;
12. e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério." Marcos 10:2-12.
Não sei se percebeu o canal dele é sobre judaísmo e não cristianismo. Ok
@@Eliane-l1w ...Yeshua (Jesus) e seus discipulos eram judeus. Cristianismo surgiu somente muito tempo depois.
Rav toda rabba o senhor é muito sabio nas escrituras que o eterno abençoe sempre eo senhor é sua família ❤❤❤❤
Sempre achei que Deus não quer os seus sofrendo
Pedir meu divórcio sem hesitar e não mim arrependo fui casada por 13 anos.
Excelente explanação sobre o tema. Como sempre rica em fontes e eloquência, mas sempre num tom em que todos os ouvintes compreendem.
Shalom de Yahushua
SHALOM SHABAT !
Shalom Rabino.
Cezar Cassimiro da Silva
SHALAM de YAUSHA MASHIACH AMADOS IRMÃOS YAUDIM da KEHILAH FILADÉLFIA VIVA em YAUSHA MASHIACH nosso RESGATADOR!!!
AleluYAUH!!!🙌🙌🙌
Shalom Rabino Ventura. Amo suas explicações.
Rabino já casei 2 vezes, fiquei viúva do primeiro marido, depois do segundo, estou no terceiro, se ele falecer eu não quero saber de casamento nunca mais. Rsrs
Relatando que fui feliz nos meus casamentos e estou feliz, porém se eu não fosse feliz e não estivesse bem, eu divorciava. Shalom
Rabino Ventura, shalom daqui da Itália.
Bençãos infinitas, a sua mensagem é sempre de paz, isso é o mais importante.
Em alguns casos, de fato.. o divórcio é a solução. Em todos os casos, no entanto, após a separação, a atitude e o comportamento de ambos os cônjuges no tempo que se segue, revela o que estava no coração de cada um, como uma radiografia. O divórcio, é como uma amputação. Sobrevive-se, mas antes.. ambos eram um só. O casal, tinha algo construído. Uma aliança, caminhavam juntos no mesmo sentido. Após a separação, e o comportamento dos que se separaram no tempo que se segue após esta infelicidade, vê-se quem estava de fato, querendo o término. Quem está agindo de forma afoita, quem estava já apto (mesmo um casamento de décadas) para um novo relacionamento.. onde estava caminhando os pensamentos de um dos cônjuges, etc.. é complicado.
Shalom Rabino!! Que bom, está de volta!! Seja bem vindo no seu canal!!
Shalom. Seria interessante complementar com estudo baseado no misticismo e na cabala sobre a influência das forças de impureza no divórcio e na infidelidade.
Shalom Rabino , de Florianópolis, Santa Catarina.
Excelente, pastor Enoque, Londrina - Paraná
GRAÇA E PAZ RABINO! OBRIGADO PELO ESTUDO.
Shalom Rav
Sou evangélica, tenho conhecimento da Bíblia, mas sua explicação foi perfeita
Poxa, Rabino. Eu admiro muito o seu trabalho, mas fiquei triste com esse divórcio. A Jacqueline era sua parceira de vida e inclusive de ensinamentos sobre Deus. Espero que o Sr seja feliz, mas discordo dessa interpretação. Tudo tão rápido e já com outra "novinha". Espero que a Jacqueline fique bem e que o Sr ampare ela, após tantos anos de casamento.
Vc não acha injusto me reduzir a uma “novinha” sem nem me conhecer?! 🤔
Boa noite Rabino amei suas colocações para o pastor Caio,vou seguir o senhor. Gratidão Shalom.💥💖
Acredito na forma que o Rabino Ventura explicou o divórcio, a religiosidade coloca um julgo que às vezes não conseguimos carregar, eu mesma perdi minha saúde, alegria,sustentando um casamento que me trazia muita tristeza e que a outra pessoa também era infeliz,ele só era esposo na frente da irmandade, na frente de outras pessoas, não sofri violência física,mas a psicológica a pior de todas .
A mulher chegando na menopausa os homens as descartam como lixo e trocam pelas novinhas...Nunca vou aceitar essa maldade e crueldade no momento mais difícil da vida da mulher!!!! O amor verdadeiro não é descartado pela aparência. O amor verdadeiro é eterno e vai além das aparências. Acho muito triste isso, mas cada um faça o que quiser com a sua vida, mas eu não faço e não aceito isso.
Muito bom !!!! Mais uma vez a fonte principal ( torah) goteja justiça neste tópico tão importante, toda rabah rabino Ventura
Shalom a todos
Concordo com tudo, porém, se a pessoa está infeliz , separa e segue a vida. Traição dentro do casamento é cruel. Sempre pensei, o que eu não quero pra min não quero para os outros.
Bom dia paz seja convosco aqui quem fala é o pastor yossef amados irmãos na verdade interpretações bíblicas que tá trazendo muita confusão mente dos evangélicos consegue entender o texto bíblico falando dos evangélicos
Foi uma aula maravilhosa!
Fiquei triste da separação com a Rababit, mas sinceramente sempre vi vocês dois mais como dois amigos. E imagino um cenario de um casamento aranjado.
Sei que o senhor sempre ira amar a Rabanit, por todo o tempo que viveram juntos, a história e os filhos, mas esse amor mudou, que é totalmente aceitavel e compreensível quando se tem empatia.
Continua tendo minha admiração pela coragem de viver uma vida autêntica, muitos vivem uma vida infeliz em nome de uma falsa moralidade e puritanismo.
Certamente as pedras que voces receberam seram dos cristãos.
🤔
Rabino sou grata ao Eterno por sua vida, confesso que fiquei surpresa ao saber da separação, mais consigo entender agora, essa explicação maravilhosa, sou grata hj em dia por conhecer minhas raízes judaicas dentre outras etinias... obrigada Rabino Ventura por sua sinceridade e nos traz cada dia mais o conhecimento da palavra.
Shalom Rav, Osasco-SP
A questão é mais delicada quando se tem filhos pequenos.
Shalom rabino, admiro muito sua coragem, não é fácil fazer isso que o senhor fez, parabéns pela sua sinceridade que Hashem te abençoe nessa nova etapa.
SHALOM de Fortaleza
Muito eu esclarecedor, Rabino. 🎉🎉🎉🎉
Shalom Rabino Ventura eu amo Israel
A minha saiu de casa e ficou duas pessoas e agora? Não quero voltar, pq ela ficou com duas pessoas depois que saiu de casa.
Isso não vai diminuir meu amor por vc e sua família mas desde de já estarei alerta em orações.
Shalom rabino Guarulhos SP.
Ali os homens largavam as mulheres já velhas p casar com mulheres mais nova .o altar .d Deus estavam coberto d lágrima.das mulheres. Os sacerdote sabia i n corrigia.
Shalom Ravi
שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד 😊😊😊
Rabino, o senhor nao tem noção do tamanho do meu respeito e admiração que tenho para com o senhor. Embora eu nunca vou concordar com seus ensinos sobre Jesus, entendo que somos irmaos do mesmo Pai, porem talvez o senhor tenha uma "treta" com Ele. Seus ensinamentos sobre D-us esta para mim muito acima daquilo que eu ou o senhor pensamos sobre Jesus. Obrigado por essa aula maravilhosissississima!
At. Pastor Enoque
Não precisa se explicar para ninguém! Cada um sabe de si e Deus conhece o coração de nós todos. Só Ele julga com justiça.
Shalom- Fortaleza ce
Shalom de Belo Horizonte / MG
sabat shalon
Então vc se divorciou pq seu casamento n estava indo bem? Estava em crise !! Aí vc já separou e já engatou outro namoro?? Então sua vida era só faxada? Enganação em uma vivência de 30 anos? Pois bem engraçado que só vc esta se pronunciando se defendendo e sua esposa a Jack?? Tá certo que vc tem o livre arbitrio faz da sua vida o que quiser mas tão rápido assim já está com outra? Ou vc já estava antes do divórcio??
Os religiosos são assim 😢 infelizmente, faça o que eu disse mais não faça oq eu faço 😅
Shalom - Manaus
Shalom de Palmas TO
Shalom. Sou de Ipatinga MG
Suiça shalom
Palavra maravilhosa
Shalom
Concordo
Shalon Alechem rabino Ventura, ninguém pertence a niguém, se não dá mais, tem tudo menos o amor o certo é criar um vinculo de amizade e ambos buscarem outros rumos, essa é a minha opinião.
Boa tarde Rabino, assim como o divórcio é permitido, o homem também é permitido ter mais de uma esposa? Pois tenho essa dúvida. Estou me baseando nas escrituras e não nos estabelecimentos feito pelas denominações. Poderia me esclarecer. Desde já agradeço!
Simm, pode ter. Mas hoje é proibido.
Caro MORÉ, preciso muito pedir um conselho. Ou talvez, você possa resolver o dilema de meu filho. Onde e como posso me comunicar com você, privativamente?. Obs: meu marido é iídiche.
São Bernardo do campo grande São Paulo... Shema Israel YHVH elehenu YHVH echad.
A interpretação de Jesus a respeito do divórcio é beit Shamain.
Essas citações de divorcio tem sentido negativo de relação tanto p o povo , quanto p um relacionamento de casal !!!
Agora é desistir das funções de ensino e religiosas, por inadequacao ao cargo. Perdeu credibilidade.
Veja onde caiu e faça techuvä.
WE MUST RESPECT AND LOVE HISTORY!
Dear Rabbi Ventura
I have seen many opinions opposing the inauguration of the Third Temple with purely religious statements that The Eternal is not interested in Temples but in purity of heart.
But there is no purity of heart in a people who have forgotten their history and that of their ancestors!
Urgently refute this false ideology because it is what the ENEMIES of Ysrael who worship their idol or "master" who preached this false anti-Semitic teaching rely on.
Shalom Israel!
Olá. Estou impressionado com o julgamento das pessoas sobre algo q não lhe diz respeito. Fica firme Rabino...
Sou novo no canal. Estou curtindo bastante a temática sobre raízes judaicas no sertão nordestino. Sou de Juazeiro- BA. Familiares oriundos do sertão paraibano e cearense. Sobrenomes Feitosa, Carvalho, Oliveira, Alves, Viana, Correia, pretendo descobrir mais na construção da árvore genealógica. Descobri a pouco tempo essa possível descendência judaica.
Shalom rabino! Então, a sua visão/ou a visão judaica do divorcio/ é totalmente oposta à visão de Yeshua, pois ele fala q o divorcio só seria aceito em caso de infidelidade e mesmo assim por causa da dureza do coração do homem. Pq, dureza do coração do homem? Em Mateus 19:5 diz : Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? 8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. 9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]. E mais, se devemos perdoar aquele que erra contra nós 70x7 Mateus 18:21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Pq não poderíamos remediar nosso casamento?
Para que sirvo eu se me permito ter um coração duro?
A Palavra não tem poder para me transformar em um coração que ama o seu próximo mais próximo ,ou seja o meu cônjuge?
Infelizmente rabino não posso concordar com a sua interpretação sobre o divórcio, pois como foi dito em Mateus 19:8 "...não foi assim desde o princípio, portanto a visão que Yeshua defendeu é muito mais elevada em santidade.
Mas eu continuo respeitando muitíssimo o senhor e o seu ministério, admiração esta q já tem creio eu, uns 20 anos ou mais.
Adonai o abençoe e guarde os teus caminhos dentro da vontade e discernimento Dele.
Rabino ventura shalom sou uma mulher Cristã e te digo que há possibilidade de pessoas se casarem dentro do plano do Eterno assim como se casou Isaque com Re eca te digo que sirvo ao Deus vivo de Israel pois no início da minha fé não era a minha mais me conduzia pela fé daminha vó que foi quem me educou na católica romana quando conheci as escrituras entrou em mim o desejo de entender qual a vontade de Deus na minha vida como sentia esse desejo Yeshua o Mashia de Israel o qual se manifestou às nações no nome de Jesus se manifestou a mim também me dando entender a vontade do Eterno e o plano do Senhor na minha vida espiritual o Senhor colocou em mim um amor tão grande pelo Eterno nosso Deus que minha mocidade me dediquei ao Semhor segundo a fé que o Senhor me deu não tive pressa pra me casar porém passei muitas provocações espirituais que se manifestavam na carne mais buscava o Eterno em consagração o Senhor preparou o meu casamento e me fez saber todas as coisas porquanto confiei no Deus de Israel me casei com28 anos de idade hoge estou com 60 Anos meu esposo é o primeiro homem na minha vida e um Anjo pois o Senhor quem declarou eu como esposa dele mesmo assim antes do nosso casamento ainda minha mãe querida por não entender quis impedir mais não conseguiu e antes dela ficar com hozaime ela entendeu e meu esposo ela passou a telo como um filho glória a Deus
E pecandor casando divosiar mais antis não casa e viver sozinha si casou tei guer ficar juntur anter o senhor Jesus Cristo vountar eu não cocorndur com divisões Deus não siagrandar
Se D-us odeia o divorcio de Malaquias, por que ELE auoriza o divorcio de Moisés? D-us nao mente e nem se contradiz, a nossa ignorância sobre um assunto nao torna D-us mentiroso sobre tal assunto.
Uma vez me responderam que o livro de Malaquias não é sagrado para os Judeus.
D-us odeia mais ainda o sofrimento dos inocentes e a ausência de companherismo
@@renatacarvalho2077 lhe responderam errado. É bíblico, assim como o divórcio. O Criador é contra o divórcio quando entra em contradição com a Fidelidade. leiam o versículo inteiro.
@@renatacarvalho2077 lhe responderam errado
@@renatacarvalho2077 D-us odeia o divórcio se ele for uma infidelidade. É esse o contexto versículo.
Pode trocar a esposa por uma novinha e fazer cara de paisagem?
Malaquias nao faz parte da Torá.
Shalom....a prifessorajanaina q ensinahistoria nao ensina e povos praticou a crucificação inquisicao e holocausto histo e historia....aconteceu e hostoria....
Vc deveria lavar um pouco a boca, antes de abrir a Palavra do Eterno. Seus termos são um tanto quanto baixo por demais. Pregue, porém, olhe para vc mesmo. Passe bem.
Tá aí algo que eu não concordo com o judaísmo, sendo eu católica cristã que defende casamento indissolúvel. Mas cada um com seu ponto de vista, respeito.
Está na Torah...N conta ?
As novinhas 🎵anh anh
Bem feito, RAV.Ventura, por botar a bunda na janela, como dizia minha bisavó portuguesa. Sua vida particular NÃO DEVE SER POSTA AO PUBLICO. DAI, TERÁ QUE DAR SATISFAÇÃO ATE POR LEVANTAR À NOITE PARA FAZER XIXI. DÊ - SE AO RESPEITO E NÃO FIQUE DANDO SATISFAÇÃO DE SUA VIDA PESSOAL Esta lhe pertence e deu.
Infelizmente roma doutrinou a maior parte dos seres humanos, pois é a maior religião do mundo. Ai quando ouvem a vdd ficam escandalizados. D'eus te abençoe rav.
Tô trocando uma por duas de vinte 😂😂😂😂😂😂.