PAULO GALO LEVANTA POLÊMICA SOBRE COMUNISTAS | Gustavo Gaiofato

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024
  • Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @gustavogaiofato
    🔴Gostou do vídeo?
    Não se esquece de deixar seu joinha e se inscrever no canal!
    🔴Gostou do conteúdo e quer ajudar o canal a crescer?
    Considere se tornar um apoiador do Apoia-Se pelo link 👇
    www.apoia.se/historiacabeluda
    Aproveite a promoção do Plano Anual por R$ 60: www.filmicca.c...
    🔴Quer melhorar seu conhecimento em História? Conheça as aulas do Curso Básico 👇
    go.hotmart.com...
    🔴Se quiser mandar o pix, 👇
    gustavo.gaiofato@gmail.com
    🔴Quer ver mais coisas relacionadas ao marxismo-leninismo?
    Instagram e Spotify.
    🔴Caso queira entrar em contato para eventos, convites e afins 👇
    historiacabeluda@gmail.com

Комментарии • 596

  • @alinelourenco2473
    @alinelourenco2473 9 месяцев назад +224

    Eu acho que depois que comecei a consumir esse conteúdo, consegui entender toda a pressão que tenho que lidar para o trabalho. Acho que comecei a me tratar com mais afeto depois de entender que eu sempre faço o meu melhor. Ainda sofro de ansiedade, mas hj entendo os motivos disso.

    • @ElGatoTriste
      @ElGatoTriste 9 месяцев назад +24

      Falasse tudo, eu mesmo trampando num lugar “topzinho” ainda tenho q pegar 3h de busao (ida e volta) sem ar condicionado calor pra caraio e lotado, trampar 8h, me virar pra fazer e levar almoço e estudar quando chega em casa numa faculdade EAD ruim pra caraio mas é o que deu pra pagar… só de acordar todo dia ja é uma vitória. Eu falo isso ainda morando com os pais, mas varios colega meu luta o dobro pq tem que se virar pra pagar aluguel…

  • @camolivais
    @camolivais 9 месяцев назад +46

    O Galo disse muitas verdades, já abordei tais questionamentos com pessoas de esquerda e as mesmas tiveram a mesma reação do Gaiofato: ficaram na defensiva.
    Faço um pedido, baixem a bola! Estamos questionando para o BEM em comum

    • @TTKMASTER
      @TTKMASTER 9 месяцев назад +7

      Exato. Sempre defendendo, no pior dos casos, esquivando.

    • @jacquelinejunqueira6139
      @jacquelinejunqueira6139 9 месяцев назад

      Para o Galo somente quem é parecido com ele é camarada, mesmo na quebrada. E a galera é preguiçosa. Antes comunista era quem tinha lido o Manifesto, pelo menos. Hoje é ser progressista e pobre. Isso é esquerdismo. Estamos fodidos.

    • @Pedrobatista18
      @Pedrobatista18 9 месяцев назад

      o grande problema camarada, eh que por mais que galo diga que nao foi a intenção do movimento, quando ele aponta um problema desse num programa assim, o titulo q aparece no twitter eh que "o comunismo no brasil eh racista" , e eh tacar pedra no movimento que anda junto com o seu. a gente ta num momento que demanda muita estratégia de comunicação e se nao houver aliança o monstrao que eh a burguesia nao vai ser derrotado nunca. vai cair na militancia vazia do twitter que enxuga gelo e nunca vai na raiz do problema. eh chegar junto e dar a ideia pra quem tem que ouvir. a soberana eh um role beem diferente do PCB. o pessoal lá eh mais aberto ao diálogo interno

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 9 месяцев назад

      Vocês estão muito emocionados, o Galo é e foi extremamente necessário e muito acertivo em suas colocações e orelhadas que na galera dos movimentos revolucionários.
      Agora isso é tratado muito bem pelo Jones, um homem preto periférico do nordeste. Sem contar que a expulsão tanto do Jones, do Gaiofato e cia do PCB é em alguma análise resultado disso também desse "desbranqueamento" academicista de classe média/média alta do PCB principalmente do CC.
      Aí como o Galo deu essa oreiada na galera, o pessoal acha que o bagulho é ficar apontando o dedo e só cobrando dos outros, uai se eu tenho essa consciência qual é a diferença entre um branquinho classe média "ir na vila levar a solução" pra eu ficar simplesmente apontando cobrando a solução dele? O que EU estou fazendo a respeito agora que tenho essa informação, mais toda uma vivência de quebrada?
      Pq eu tenho que ficar esperando um branco, classe média USPiano trazer a solução, se EU tenho essa consciência?
      E me coloco nessa parada também, não como pessoa preta, pois sou um branquelo, mas como um morador da periferia de SP vivendo em Diadema City, o que estou fazendo?
      Ademais um dos 4 partidos revolucionários, a UP, tem grande força, penetração, trabalho e surgimento nas periferias e seu presidente é um homem preto periférico.

  • @netero7799
    @netero7799 9 месяцев назад +244

    O Galo é foda mano, ele constrói o discurso espontaneamente e vai adaptando a sua realidade. E de forma simples ele explica o complexo ,e a idéia atinge os mais precarizado , é onde tem maior massa de trabalhadores precarizado.

    • @alphaferrero2655
      @alphaferrero2655 9 месяцев назад +8

      o Galo viaja mano, não tem como levar ele a serio, quando um cara fala q pra você ser tal pessoa você tem que ter tal aparencia, o argumento morreu

    • @netero7799
      @netero7799 9 месяцев назад +7

      @@alphaferrero2655 vc esta coberto de razão. Passar bem

    • @nivaldowesley666
      @nivaldowesley666 9 месяцев назад +5

      concordo com vc, o Paulo Galo é foda!

    • @netero7799
      @netero7799 9 месяцев назад +2

      @@nivaldowesley666 tlg que o mano é visão né fi!

    • @Guest851
      @Guest851 9 месяцев назад +5

      incrivel como é preciso idolatrar as pessoas nao importa as merda que eles falem vem os baba ovo o cara e foda mandou a real quem discorda e direitista ta ok

  • @escoladoflow
    @escoladoflow 9 месяцев назад +146

    Eu me identifico muito com o que o Galo disse. Eu me identifico com o marxismo leninismo mas não me clássico comunista porque é preciso o domínio de muitos conceitos, muito tempo de estudo para responder tantas questões.
    O Hip Hop me ajudou muito na minha consciência de classe principalmente ouvindo Facção Central na adolescência. O Comunismo ajudou a amplificar ainda mais essa compreensão mas a minha base é o Hip Hop inclusive tenho trabalhado para criar uma ala mais política de organizada no meu movimento que é muito grande.

    • @nicollasoliveira3569
      @nicollasoliveira3569 9 месяцев назад +3

      Mesma coisa comigo, única diferença foi os grupos e pessoas do Hip Hop que me influenciaram

    • @RomulusRomulus111
      @RomulusRomulus111 9 месяцев назад +17

      Mas nunca ninguém disse que pra ser comunista precisa ler tudo sobre o tema. Vc precisa saber o básico do básico. Lenin panfletava para operários de fábrica que eram muito pouco escolarizados.

    • @thiagoandrade3570
      @thiagoandrade3570 9 месяцев назад +10

      Cara só o fato de você estar ciente da realidade e do sistema que a gente vive e enxerga toda a problemáica existe e a necessidade de se ter uma luta contra a ditadura dos ricos, já basta. O importante é o olhar critico quanto à realidade material que estamos inseridos e a necessidade de se mudar isso.

    • @alanbruno5449
      @alanbruno5449 9 месяцев назад +1

      Oi Ragga kk

    • @brenomaciel6903
      @brenomaciel6903 9 месяцев назад

      Nesse caso acho que é o contrário não? Você é comunista, mas ainda precisa de aprofundamento na teoria marxista-leninista.

  • @rani_garcia
    @rani_garcia 9 месяцев назад +65

    Meu problema na universidade para discutir comunismo, no Paraná, era que o grupo comunista era fechado e pedante. Isso me frustrava.

    • @felipeeduardo5507
      @felipeeduardo5507 9 месяцев назад

      pau no cu desse grupo entao, na moralzinha memo, se os revolucionarios n tiver com o povo a revolução é pra que? pra quem? melhor ligar pra ser comunista é no trampo, no curso trocando ideia com quem a gente convive todo dia a teoria revolucionaria de cada pais é feita pelo povo do seu pais

    • @Coruja785
      @Coruja785 9 месяцев назад +1

      Sempre achei os comunistas pedantes tbm.

    • @caso_arquivadoLAB
      @caso_arquivadoLAB 8 месяцев назад

      Exatamente

  • @victorsilva3593
    @victorsilva3593 9 месяцев назад +135

    Concordo com o Galo, mas as vezes acho que ele se foca muito na periferia de SP como se fosse um padrão da classe no Brasil

    • @RaiDuarteRezende
      @RaiDuarteRezende 9 месяцев назад +6

      Exatamente!!👏👏👏👏

    • @CamaradaNinha30
      @CamaradaNinha30 9 месяцев назад +3

      Com certeza!

    • @nightnight7933
      @nightnight7933 9 месяцев назад +46

      Imagine se ele for pro sertão nordestino ou pro interior caipira de MG ou centro oeste? Ele vai ter um baque

    • @marcosAmaranteC
      @marcosAmaranteC 9 месяцев назад +23

      Para quem mora no RS, ouvir ele falando faz pensar até que ele ta se referindo ao Afeganistão.

    • @jpsouza
      @jpsouza 9 месяцев назад +35

      Tem trabalhador também em Santa Catarina que não tem nada a ver com o Galo... ele vive falando umas merdas, mas tem gente que fica com receio de apontar isso por ele ser quem ele é. Por ele realizar as fantasias de classe trabalhadora periférica de vários aí que não são nada disso (e tá tudo bem não ser).

  • @Deimophobos
    @Deimophobos 9 месяцев назад +207

    por um lado eu concordo como Galo, o que eu mais sinto da galera comunista é uma elitização intelectual das ideias, e sim precisa simplificar mais ainda e transformar as ideias para algo mais acessível pro entendimento das pessoas, porque existe muuito academicismo, muita fala bonita, muito aprofundamento teórico e as vezes eu sinto sim essa falta, de a pessoa ir e dar uma ideia pratica uma ideia do dia a dia como o comunismo funciona na vida.... Se você só tem isso, tu só vai ter um nincho de pessoas, claro que tem um numero crescente mas são números crescentes que você pode ver que são pessoas tem acesso a informação a internet, é preciso mostrar pro povo de formas praticas pras pessoas que ainda necessitam de que a informação chegue neles de uma forma mais simples.

    • @danielcanedo6933
      @danielcanedo6933 9 месяцев назад +18

      Como ouvi o Eduardo M. dizendo ontem , e pra mim é real ... Assim nunca iram conseguir o apoio popular extremamente necessário pra começarmos a sonhar com alguma revolução... Não é msmo ... !?!?

    • @Psychobellic
      @Psychobellic 9 месяцев назад +8

      qd eu era motoboy, era considerado 'cachorro loko' igual o Galo,
      hj que eu assumi a radicalidade, descobri meu autismo e altas habilidades, aprendi programação sozinho na internet e me tornei programador sem faculdade, deixei de ser cachorro loko e virei arrogante..
      Acho que isso é mais sobre quem observa do que sobre o elemento ser ou não ser determinada coisa. Volta praquele papo de estética, só serve enquanto for igual a mim? q papo é esse?

    • @beatrizventureli6407
      @beatrizventureli6407 9 месяцев назад +12

      Sim, precisamos mostrar pro tio que é dono de padaria que ele não é burguês, que ele não é elite.

    • @MatheusRamosLiveFastDieFun
      @MatheusRamosLiveFastDieFun 9 месяцев назад +6

      Tem coisa que não é possível simplificar, o próprio Galo diz... comunismo é complexo.
      Mas isso não quer dizer que a organização não é a melhor ferramenta.

    • @danielcanedo6933
      @danielcanedo6933 9 месяцев назад +5

      @@beatrizventureli6407 rs pois é! Só que pra isso usar uma linguagem mto rebuscada não vai ajudar mto mesmo rs

  • @thyagocasablancas1164
    @thyagocasablancas1164 9 месяцев назад +13

    Hoje eu tenho que discordar em quase tudo o que o Gustavo falou. Hoje eu tenho que pender pro lado do Galo, pq sim hoje o tom de muitos das nossas vozes comunista É SIM professoral. E eu tenho certeza que apesar da intenção do Gustavo não ser essa, é o que tem sido feito. Um parte desse vídeo me soou mais como uma manifestação de defesa "veja bem, nem todo mundo" e pouco de escuta. Tenho certeza que nós comunistas sabemos o movimento acadêmico tão importante pro movimento, quanto a inserção no meio do povo. Falar a lingua daqueles que estamos lutando junto. Não colar só pra dar a palestra, mas também pra viver a vida que o cara leva. Não querer ensinar pro cara o que ele vê todos os dias na frente da casa dele...

    • @Ezalech
      @Ezalech 9 месяцев назад +2

      O Gaiofato também criticou o tom professoral. Você não discordou de praticamente nada do que ele disse, mas entendo ter soado como uma manifestação de defesa, até porque ele literalmente repetiu tudo que o Galo disse, só que com palavras mais complexas hahah

    • @MrDuarte22
      @MrDuarte22 9 месяцев назад

      quem são as vozes comunistas com tom professoral? é preciso pontuar a crítica, ou então fica parecendo que tá falando do "comunista metafórico"

  • @jefersonduarte2064
    @jefersonduarte2064 9 месяцев назад +24

    Quem mora ou já viveu em bairro pobre entendeu a mensagem do galo. Quando era adolecente nós fomos jogar um campeonato municipal entre escolas da cidade, tinhas escolas públicas e particulares. Nós estudante de um bairoro pobre, reunimos os lanches e comemos juntos, dividimos o refrigerante e salgadinho. Enquanto o pessoal de classe média, cada um comia seu hamburguer e tomava seu refrigerante no seu canto. Esta socialização e pensamento coletivo já tem na pareferia, muitas coisas de quem é de classe média não tem.

    • @semcanal868
      @semcanal868 9 месяцев назад +1

      e essa mesma classe média odeia o pensamento coletivo

  • @BrunoFernandes-ty7mf
    @BrunoFernandes-ty7mf 9 месяцев назад +33

    João Carvalho e o Galo são as duas pessoas que eu poderia ouvir falando por horas infinitas sem cansar.

    • @CarlosEduardoFronteira
      @CarlosEduardoFronteira 9 месяцев назад

      gosta de ouvir merda em kkkkkk

    • @Davidsilva-id1wh
      @Davidsilva-id1wh 4 месяца назад

      E quando vai procurar ouvir especialistas e pessoas de fato inteligentes ?

  • @raquelfernandes25
    @raquelfernandes25 9 месяцев назад +45

    Eu entendi toda a critica do galo. Procuro sempre nao cair no discurso identitario, mas oque ele apontou é real, fui no ato contra as privatizações da up, me senti chegando na vila madalena, muito branco e pouca gente com cara de povao mesmo. Isso é uma questao a se pensar ja que o assunto e sobre os trabalhadores, cabe a essas organizacoes tipo soberana e up etc...pensar sobre qual a camada de trabalhadores esta sendo atingida pelos conteudos, e realmente efetivar uma mobilizacao para dentro das quebrada. Acho que oq dificulta é que o pessoal formado nao entende muito bem como e a comunicação nas ruas, precisa ser exatamente como marx definiu no manifesto: EXEMPLO, isso vai alem de videos. Nao que o trabalho nao esteja sendo importsnte pq eu mesma conheci pelo ytb, mas eu converso com as pessoas do meu trabalho e vejo q esse assunto ainda nem relou nas pessoas. Achei que o gaiofato tentou se explicar de mais, explicar pq os partidos sao / estao assim, inves de debater o assunto em si. Vejo muito isso nos videos no geral, da uma numa virgula q foi dita e se afasta um pouco do assunto central. Telespectador esta atento, o comunismo é a unica saida do trabalhador, mas nao vamos cometer o erro de colocar as organizacoes etc num pedestal, o POVO é a unica arma possivel de mudar a situacao. Nao deixemos de ser criticos e questionar, quem quer q seja

    • @alvaroxex
      @alvaroxex 9 месяцев назад +11

      Porque o trabalhador às vezes até tem vontade de colar, mas tá ocupado ... trabalhando 😂😂😂. Eu mesmo não consigo colar nos protestos... O problema é o trabalhador não ter tempo.

    • @alvaroxex
      @alvaroxex 9 месяцев назад +5

      Esse assunto não relou nas pessoas que você conhece porque a pessoa média em qualquer lugar do mundo não quer saber de política e começa a bocejar quando alguém toca no assunto.

    • @sizotti1493
      @sizotti1493 9 месяцев назад +4

      ​@@alvaroxexPor isso que o nosso trabalho é trazer elas pra gente, sem simplificar o discurso.

    • @andrealves2891
      @andrealves2891 9 месяцев назад +3

      Olha, eu sou militante da UP em Alagoas, e a maior parte dos militantes aqui é mulher e negra. A verdade é que dependendo do lugar, essas coisas variam muito.

  • @mcrenkkoston6537
    @mcrenkkoston6537 9 месяцев назад +26

    Paulo Galo, do jeito que ele fala se não for da periferia de São Paulo, qualquer trabalhador é burguês. Gente como ele empurra mais o povo para a direita que o contrário.

    • @ismaelcristiano8580
      @ismaelcristiano8580 9 месяцев назад +12

      Uma vez o critiquei em um post e ele me chamou de burguês. Eu, trabalhador assalariado da Paraíba 😂😂😂

    • @Vitor_2099
      @Vitor_2099 9 месяцев назад +8

      Entendo a critica a ele achar q o Brasil é a periferia de Sp mas dizer q ele empurra gente pra direita é um erro. Acho q o galo na verdade consegue fazer o contrário. Pq ficar falando isso do cara só pq ele discorda em algums pontos de vc?

    • @lucieliapaiva5592
      @lucieliapaiva5592 9 месяцев назад +2

      ​@@ismaelcristiano8580 Sou da PB também. Conseguiu se organizar, camarada?

    • @ismaelcristiano8580
      @ismaelcristiano8580 9 месяцев назад +2

      @@lucieliapaiva5592 não, tentei entrar no PCB e não consegui.

  • @matematicafundamental8889
    @matematicafundamental8889 9 месяцев назад +8

    Tudo bem que um partido de vanguarda precisa ter conhecimento da teoria e de sua aplicação na realidade. Mas eu vejo que os partidos de vanguarda focam apenas isso, e não se conecta com as massas. E como o Galo disse, não é conexão nas palavras, é conexão no dia a dia. Vários exemplos: por que não tem militantes dos partidos fazendo cinema na praça de várias periferias da cidade? (hoje não é tão caro ter um projetor e uma tela, e todo final de semana passar um filme em meia dúzia de praças, fazer algo fixo). Por que não tem um dia da feijoada comunitária em algum ponto da periferia? Por que não tem um dia de consultas especializadas em uma determinada região da periferia? (militante advogado dá palestra e tira dúvidas; militante dentista ensina a criançada a escovar dente, passa fluor; militante que sabe cortar cabelo passa a tarde cortando cabelo; e bláblá). Enfim, é assim que você se aproxima de uma determinada comunidade. Fazendo algo programado, fixo, em menos de um ano você pega o número do zap de centenas de milhares de pessoas das comunidades. Começa a criar empatia. Começa a ajudar as pessoas nas suas necessidades mais básicas. Aí com o tempo vai introduzindo alguns contextos. Aí sim você vai achar um pessoal da comunidade disposto a aprofundar a teoria e continuar a prática no local, mas vai achar milhares que não se importam com a teoria, mas que confiarão em você, em tudo o que você disser. Movimento de massa não deveria ser fazer uma massa intelectualizada que tenha bagagem de leitura, isso não vai achar nunca. Mas uma massa de trabalhadores que tenham noção do que você está falando, que confiam em você, que sabem que você não irá deixá-la desamparada.
    Mas do jeito que está hoje ainda está longe das comunidades, 90% dos militantes estão mais preocupados em fazer textos e panfletos para se comunicar consigo próprio, fazendo análises de conjunturas que todo comunista está cansado de saber.

  • @ricardodias6870
    @ricardodias6870 9 месяцев назад +4

    Temos que militar pela universidade necessária do Darci Ribeiro. Universidade pública e gratuita pra todos, sem vestibular...

  • @johnnie1529
    @johnnie1529 9 месяцев назад +13

    Gosto do Galo, o acho fundamental para a questão do trabalho precarizado, mas ele precisa evoluir, ele é MUITO DESAGREGADOR! Não tenho cara de morador de comunidades, sou pardo de cabelos lisos e pele clara, mas eu estou com eles, 100%, então, para quê esta questão de "parecer" ou não. Vejam, por exemplo, a cara do Suplicy, branco e rico, cara de milionário, educação de altíssima qualidade, e daí, se ele é assim ou não, é um cara que está com o povo!

    • @D4sTr3v4s
      @D4sTr3v4s 9 месяцев назад +2

      mas eu não me imagino trocando ideia com 10 "suplicys" essa é a parada, o suplicy precisa colar mais na quebrada e não o contrário.

    • @johnnie1529
      @johnnie1529 9 месяцев назад

      O Suplicy tem 82 anos cara, já fez muito para o pessoal da quebrada, por umas duas vidas que venha a ter!@@D4sTr3v4s

  • @falatuzetre
    @falatuzetre 9 месяцев назад +60

    QUE DELEITE kkkkkkkkkk vc é zika professor!!!

    • @Manotruta13
      @Manotruta13 8 месяцев назад

      A URSS deu certo sim, o povo é que não aguentou passar fome. 🤣🤣🤣
      O cara ainda tenta defender aquela merda, ruiu porque aquela merda estava falida.

  • @jovidage
    @jovidage 9 месяцев назад +11

    Gaiofato foi de longe o cara que mais me ajudou a radicalizar, já cheguei a maratona dos vídeos dele pq curto muito o formato. Mas é nítido que ele sempre parece colocar essas organizações acima do povo, caiu naquilo que o galo estava falando. Ao meu redor quem trabalha, quem é classe trabalhadora, não sabe nada de comunismo, o povo não quer nem saber disso ainda. Só quem tem acesso a faculdade, que tem uma classe melhor e se depara em um youtube por exemplo com o conteúdo, mas ali a pessoa já não deveria ser o alvo do conteúdo como percebe que é aqui. Precisamos não só falar do comunismo, mas apontar todas falhas do capitalismo, algo que a maioria do povo sabe o que passa na pele, precisamos estimular o olhar crítico de entender que não precisa ser essa realidade. Galo com um baita discurso que deve ser levado bemmm em conta.

  • @abrah501
    @abrah501 9 месяцев назад +2

    Foda esse Galo, uma comunicação fácil de compreender e acessível e condizente com a realidade da periferia.

  • @jaisonotaviomorais
    @jaisonotaviomorais 9 месяцев назад +8

    O galo está certo. Como gay favelado concordo em gênero, número e grau que os grupos que se dizem socialistas/comunistas ou grupos progressistas são formas por esse recorte que ele disse. Todos tiveram acesso aos recursos históricos. Ou seja, educação formal, aí, querem falar da gente ou dizer o que temos que fazer e seguir sem nunca ter falado com os nossos.

    • @ArturRicco
      @ArturRicco 9 месяцев назад

      De quantos organismos comunistas você participou?

    • @jaisonotaviomorais
      @jaisonotaviomorais 9 месяцев назад

      @@ArturRicco e o que isso tem haver? Qual a função dessa pergunta? Por quê apontar as falhas parece tanto ser um ataque pessoal?
      É a verdade. Os grupos dominantes desse país são feitos por brancos, héteros, homens e playboys. E, se agora há maior adesão ou não de favelados, pretos e pardos nesses grupos não significa que sejamos a maioria nem tão pouco que nossas ações tenham relevância. Então, não vejo função na sua pergunta. É só para descredibilizar

  • @ronaldosousapaiva8928
    @ronaldosousapaiva8928 9 месяцев назад +5

    Mano Brown falou isso pra esquerda há uns 8 anos, e ela continua na defensiva ao invés de acordar.

  • @manodoceu4i20
    @manodoceu4i20 9 месяцев назад +10

    Na quebrada não tem só maloka galo, tem os rockeirinho, tem os nerd, tem de tudo!
    Acho paia vc colar só com quem parece com você!

  • @GuuhzeraSCCP
    @GuuhzeraSCCP 9 месяцев назад +67

    eu acho o galo mto foda ... a capacidade que ele tem de sintetizar coisas complexas é impressionante !

    • @alexandrevicente2400
      @alexandrevicente2400 9 месяцев назад +6

      Aonde??? Ele tá falando tanta besteira que esta nós sujando... cheio de falas erradas sem sentido onde estão sendo usadas contra nós.

    • @bmsrk
      @bmsrk 9 месяцев назад +3

      imagina fetichizar pobre desse jeito kkkk

    • @mauro75973
      @mauro75973 9 месяцев назад +3

      vc parece um petista lulista falando
      @@alexandrevicente2400

    • @dinamosflams
      @dinamosflams 9 месяцев назад +1

      ele tem uma visão crítica extremamente afiada

    • @GuuhzeraSCCP
      @GuuhzeraSCCP 9 месяцев назад

      @@alexandrevicente2400 discordo de voce, e eu como morador de lugar periferico posso garantir q os comunistas brancos estão a anos luz da comunidade, o bolsonarismo ta mto mais proximo.

  • @luizresende
    @luizresende 9 месяцев назад +14

    Galo mirou certinhos nos cumuna de dce.
    Eh o q mais tem

  • @victoroigres9792
    @victoroigres9792 9 месяцев назад +7

    É sempre bom ver o Galo apontando essas questões sobre colocar a classe trabalhadora da periferia nos partidos. Inclusive, no livro da FPLP sobre organização da Palestina, afirma q as classes campesinas e os trabalhadores são os principais membros q vão guiar a revolução até o fim. Acho isso interessante, vamos focar na periferia

  • @OITODOIS
    @OITODOIS 9 месяцев назад +5

    A parte do acolhimento eu concordo demais com o Galo. Ele não tá falando dos malucos que foram pra Brasília, que acamparam em quartel, rodovia e acho que nem aquele bocó que foi pra Paulista de verde e amarelo. Ele tá falando dos caras que votaram no Bolsonaro, viraram antipestista etc. Vi isso no meu pai, falando de coletividade e votando num fascista.

  • @Pedro.h.felipe
    @Pedro.h.felipe 9 месяцев назад +11

    Acho que devemos começar a parar de falar "não sou comunista pq não lo a obra completa do Capital", ninguém na direita fala "não sou de direita porque não li obra completa de Adam Smith".

  • @VSZ-zd0
    @VSZ-zd0 9 месяцев назад +21

    É uma parada que comentei algumas vezes com uns amigos e camaradas, um partido enquanto gerenciador de afetos é muito importante! Oq menos temos é meios de convivencia pra troca livre de pensamentos, pouco laço se cria e com isso poucas possibilidades novas nascem... Enfim penso varias paradas sobre essa gerencia de afetos e acho q é incontornável pro Brasil de hoje nao pensamos sobre isso. Nao será como idealizamos e isso tem q ser claro! Mas será um começo de algo novo.

  • @federicoest
    @federicoest 9 месяцев назад +14

    Vida longa a Paulo Galo

  • @BAGULHOALEATÓRIO
    @BAGULHOALEATÓRIO 9 месяцев назад +5

    Me lembrei do Mohamed Ali "pq tudo era tão branco?".

  • @MatheusRamosLiveFastDieFun
    @MatheusRamosLiveFastDieFun 9 месяцев назад +22

    Tem que tomar cuidado com essa simplificação da favela.
    A quebrada é muito complexa pra caber nesse papo de "estética". Eu sei, o Galo sabe, a dona Edivania sabe, e todo mundo que é ou veio daquele Jardim Guarau, ou qualquer outra quebrada de São Paulo, sabe que a "estética" da quebrada não é só a estética do Galo, o dialeto do Galo, a cor da pele do Galo, o jeito do Galo se vestir, o jeito do Galo pensar. A quebrada é complexa nas suas relações, nas suas dinâmicas e principalmente na sua composição.
    Tão importante quanto não idealizar o comunista, é não idealizar a quebrada.

    • @amanda.2416
      @amanda.2416 9 месяцев назад +3

      👏🏼👏🏼👏🏼 deu a letra do meu ranço desse papo de "estética" do Galo. Sou da periferia e odeio esse estereótipo que ele pinta, é um preconceito que a gente passa a vida inteira lutando contra, daí vem o cara reforçar todas essas ideias. A periferia é um lugar tão diverso, de pessoas, culturas e estilos de vida, pra ser resumida numa coisa só.

  • @TVGabo1985
    @TVGabo1985 9 месяцев назад +27

    Não gosto dessa lógica q o Galo usa do "só pode falar de favela quem é favelado". Eu, enquanto doutor em Geologia por exemplo, poderia usar essa lógica pra dizer: "só pode falar de ciência comigo quem trabalhou e escreveu artigos científicos como eu". Ambas as lógicas são erradas. Todo mundo deve falar sobre essas temáticas, a questão como vamos nos comunicar com as pessoas fora das nossas bolhas sem tb não perdermos as nossas essências e soar falsos.

    • @RaiDuarteRezende
      @RaiDuarteRezende 9 месяцев назад +8

      Imagine a lógica do Galo aplicado a religião...só religiosos podem falar de religião...voltaríamos a idade das trevas.

    • @migueljoao9658
      @migueljoao9658 9 месяцев назад +4

      Não vi, pelo menos nesse corte, essa lógica que vc diz que o Galo usa. Em outros momentos no passado, sim. Na minha visão, o ponto desse comentário do Galo é que organizações que falam sobre revolução popular mas não dialogam com o povo brasileiro, o povo trabalhador, e acaba caindo no academicismo que vc mesmo citou: "só fala comigo quem estudou". É preciso muito diálogo para com o povo, mas para isso, também é necessário ouvir o povo, criar um vínculo e a partir daí explicar a realidade que nos cerca e nos massacra todos dias. Avante, Camarada!

    • @TVGabo1985
      @TVGabo1985 9 месяцев назад +5

      @@migueljoao9658 Tem uma hora que ele fala: "Tem q sair do apê bom pra ir pra quebrada, dever dinheiro pro Seu João". Gosto muito do Galo, mas como o próprio Gaiofato fala bem no vídeo, cuidado com as armadilhas no discurso. Eu mesmo como acadêmico digo que é um dever meu saber explicar e prestar contas do q faço na minha carreira acadêmica. É um dever não só de militância, mas tb de quem quer se comunicar com outros públicos diferentes dos seus. Saber falar é uma arte, e o Galo domina isso como ninguém, mas cada um no seu quadrado. Avante!

    • @antonioon3157
      @antonioon3157 9 месяцев назад +4

      Questão que essa galera da perifa tá acostumado com comuna que se diz pro trabalhador, mas tem nojo de pisar na fã vê lá.

    • @alvaroxex
      @alvaroxex 9 месяцев назад +1

      ​@@antonioon3157Comuna não, são pessoas de esquerda, mas a maioria classe média.

  • @gregsalles9471
    @gregsalles9471 9 месяцев назад +2

    Prof Gaiofato complicou ainda mais a coisa “perspectiva de vislumbre” “filosofia construtiva” e etc… vou na do velhinho que estava com camiseta do Che e bengala que encontrei num bar. “Ser comunista é querer o bem comum e lutar junto por ele meu filho”. Ponto. Ponto final. Vamos descomplicar, camaradas. Estamos do lado certo !

  • @jonathanb3205
    @jonathanb3205 9 месяцев назад +12

    Galo tem um discurso idealista sobre várias coisas. Acho que o pessoal dá importância demais pra tudo que ele fala

    • @caraqualquer9907
      @caraqualquer9907 9 месяцев назад +2

      isso problema por caso ?

    • @Vitor_2099
      @Vitor_2099 9 месяцев назад +5

      E vc tambem não tem? Pq na minha opinião ele mandou a real.

  • @VitorBelarmino
    @VitorBelarmino 9 месяцев назад +4

    Cada dia que passa mais eu me identifico com o Galo e essa visão dele nas organizações dentro das escolas

  • @thisanx
    @thisanx 9 месяцев назад +2

    UP!!!

  • @GhulehZombie
    @GhulehZombie 9 месяцев назад +6

    Eu amo o quanto o Galo é didático, a forma que ele se expressa, ele é extremamente certeiro e tem umas reflexões muito interessantes.

  • @rafaelcherem6224
    @rafaelcherem6224 9 месяцев назад +8

    Todo mundo de periferia é como o Galo? Quem mora sabe que nao

  • @williamgabriel7212
    @williamgabriel7212 9 месяцев назад +4

    Nesse vídeo concordei muito mais com o Galo do que com o Gustavo disse!

  • @victorsilva3593
    @victorsilva3593 9 месяцев назад +15

    Odeio esses podcast de entrevistador que se finge de isentão e que acha que não tem ideologia em tudo. Legal ver o Galo botando as coisas no lugar.

    • @victorsilva3593
      @victorsilva3593 9 месяцев назад +1

      Assim como o Jones fez

    • @alvaroxex
      @alvaroxex 9 месяцев назад +1

      Mas aí se fosse toma lado direto, só cola um tipo de pessoa.

    • @caraqualquer9907
      @caraqualquer9907 9 месяцев назад +1

      @@alvaroxex melhor fingir não tem lado.

  • @anktutsk4021
    @anktutsk4021 9 месяцев назад +4

    Tem muita gente no Br, inclusive gente da periferia q o Galo julgaria ser 'igual' a ele, que não se identifica como ele mais! Não vejo o discurso dele como agregador, as críticas são válidas claro, mas se preocupar demais com identitarismo promove separação, o movimento negro já é separado demais dos outros, falta o entendimento unificado como classe oprimida, e não ficar falando que pq a gente ñ têm a mesma 'estética' não somos iguais... Mano, somos todos classe oprimida, uns mais que os outros? Sim, cada um tem uma realidade diferente, mas ficar toda hora martelando na tecla da aparência individualiza a parada, vivemos em um pais extremamente diverso, não dá pra colocar todo mundo na caixa dos similares, temos que ser interpessoais, integrar, não fazer panelinha.
    Antes que alguém pergunte essa é a minha visão, e sou negra nascida na comunidade Jardim do Russo- Perus.

  • @CarlaRibeiroSLima
    @CarlaRibeiroSLima 9 месяцев назад +7

    Meu pai foi do PC em Recife nas décadas de 70 até 90.. do partido comunista que deu origem ao PCB que tem hoje e ao PPS..
    Só causou briga com minha mãe, que era de esquerda, militante do sindicato dos professores de Pernambuco, mas que via meu pai, que não tinha terminado o ensino médio, sendo massa de manobra pra filho de burguês dentro do partido… como ela dizia, "Carlinhos fica fazendo política por amor, enquanto os outros tão fazendo por dinheiro". E dito e certo, meu pai, único pobre, periférico, do grupo, nunca foi incentivado a estudar, os amigos da elite todos na universidade, mas elogiando meu pai por ser "autodidata", como se no mundo real, valesse de algo 🤡
    Enquanto meu pai tava indo de fábrica em fábrica, panfletar e incitar os trabalhadores, eles tavam fazendo seus contatos pra promissora carreira política. Grande parte das reuniões eram na sala da minha casa, mas do grupo, só meu pai nunca teve nada, se manteve fiel aos seus princípios, e os outros acabaram saindo do partido, inclusive fundaram o PPS, e continuaram enriquecendo e indo pra direita 🤡
    Meu pai morreu sem nada e depressivo, sem sequer ter um diagnóstico. Ele me ensinou muitas coisas, com 9 anos eu já era comunista e tinha que discutir com ele… e hoje eu sou uma comunista bem cética, sei que é o ideal, acredito na proposta, mas duvido muito que a humanidade chegue a ele ou mesmo queira realmente…

    • @jucam6426
      @jucam6426 9 месяцев назад

      Mas seu pai foi, infelizmente, ingênuo. Ser um purista no sistema partidário nacional? Sem chance

    • @CarlaRibeiroSLima
      @CarlaRibeiroSLima 9 месяцев назад

      @@jucam6426 pois é, foi ingênuo e manipulado, assim como a classe dominante faz com a classe trabalhadora, aliais, era isso que acontecia no partido. Por isso eu não tive paciência pra lidar com o povo do movimento estudantil da minha cidade… um bando de boy hétero, branco, de classe média, que só queriam discutir questões teóricas, nada sobre a universidade, sistema de ensino, a comunidade, a permanência dos alunos… e todas as vezes que eu apontava alguma coisa, apenas mudavam de assunto, pois os argumentos eram fracos… 🙄
      Eles tavam ali somente pra trampolim político. 🤡

  • @iazan
    @iazan 9 месяцев назад +7

    Acho importante tomarmos muito cuidado com essa guerra de rótulos, de verdade. É importantíssimo darem referências bibliográficas de livros comunistas, indicarem autores e autoras, proporem debate, etc. Mas o brasileiro médio não fala essa língua. A revolução é para todos, então o grupo também tem que ser. Tomar muito cuidado pra não transformar o comunismo em rock wins e sair botando as pessoas contra parede e gritar "ah, vc se considera comunista? Então fala três livros do Marx ai"

    • @DiselSun
      @DiselSun 9 месяцев назад

      Sim, concordo, mas também nunca se acomodar por não ler materiais comunistas, um grupo deve ajudar uns aos outros para aprender sobre a revolução e sobre as pessoas que falavam disso antes de estarmos vivos também! Mas claro, nunca em tom de desprezo.

  • @avwarren
    @avwarren 9 месяцев назад +7

    O galo é vitorioso no argumento dele. Ele tá falando que falta trabalho de base, mas quando ele fala do ian ir pra quebrada dele ele nao ve que ele é já o 'ian" da quebrada dele e muito mais. O galo é gigante, cara.

  • @CarlosMarcalAdv
    @CarlosMarcalAdv 9 месяцев назад +19

    Minha tia doméstica não tem espaço para debater consciência de classe, e ela é a pessoa que me introduziu a isso antes do comunismo, mas quem quer debate com doméstica? Ninguém aqui está idealizando, o comunismo de universidade quem segrega. Esse debate é uma merda sim, pq todos nós temos que lutar contra algo muito maior, mas esse é o sentimento do preto e pobre, aquele que não tinha o que vestir saca? Não podem querer "podar" esse sentimento do trabalhador de base que quer "entrar no comunismo".

    • @andersonsgcomunacompositor
      @andersonsgcomunacompositor 9 месяцев назад

      Cara, tem nada a ver com podar. Tu não consegue perceber que essa retórica, essa forma de tornar o comunismo inacessível à quem de fato se beneficiaria com ele, que é basicamente 99% de toda a classe trabalhadora, só interessa ao seu patrão, aos burgueses como um todo, a quem já está mamando nos seus privilégios há séculos? Porque isso cria uma barreira entre a possibilidade da própria classe fodida por esse sistema, todos nós trabalhadores, os únicos capazes de alterar isso, entender que existe outro modo de produção que não este. Essa idealização que o próprio Galo cria à respeito do comunismo, é apenas a reprodução de um senso comum que não tem base alguma na realidade.

    • @selim6033
      @selim6033 9 месяцев назад +3

      Exato. Sem contar que Galos influenciam mto mais trabalhadores do que um Gaiofato, sinceramente.

    • @andersonsgcomunacompositor
      @andersonsgcomunacompositor 9 месяцев назад +2

      @@selim6033 cara, tem duas coisas a dizer sobre isso. 1 - e? Qual a relevância deste tipo de constatação, senão aquela ideia personalista da qual não interessa em nada a classe trabalhadora? 2 - de onde tu tirou esse dado? Existe algum medidor de influência de 0 a 10 que aponta para o Galo numa escala 9,5 e o Gaiofato 8, 7 ou menos? Não faz sentido. Você pode até dizer que o Galo tem maior influência com os motoboys, por razões um tanto óbvias, mas ele tá nichado ali, o Gaiofato tá em outro nicho, são formas distintas mas que não se anulam, porque ambos estão falando para a mesma classe e ambos são extremamente importantes. O primeiro influenciador da esquerda radical com quem eu tive contato depois do Elias Jabbour, foi o Gustavo, e o conteúdo dele foi sem dúvida o que mais me trouxe luz à radicalização. Até então não conhecia a história do Galo e fui saber algum tempo depois, justamente por conta de vídeos do Gaiofato. Vai dizer que eu não sou classe trabalhadora? Eu sou costureiro poh. Essa rincha que uma galera da esquerda fica criando de querer personalizar as coisas, criar um comunista ideal, favorece em que? É tudo classe trabalhadora.

    • @selim6033
      @selim6033 9 месяцев назад +2

      @@andersonsgcomunacompositor 1. Não é personalista. É uma constatação material. A "estética" do Galo atinge mais gente, ponto. Não importa se quem te atingiu foi Gaiofato, Jones, João, etc. O fato é que ele movimenta e atinge mais gente. O que coaduna com o discurso dele. A galera se identifica mais, converge mais, justamente por causa do ponto que ele levantou. E isso não é comparar se um é melhor ou pior em algum ponto tosco não. É apenas a materialidade estampada na nossa cara msm. Ele movimenta greve e muitos da categoria, além da galera fora também se identificar e se aproximar mais. Eu por ex, atravéz de muita oportunidade de vida cheguei ao Humberto Matos anos e anos atrás e o João. Só depois vieram os outros. Mas esses outros me confortaram. Bacana, legal, mas quer dizer que eles atingem mais do que pessoas tipo o Galo? Não. Não sei pq isso pode soar algum detrimento ou ofensa pra algum deles. Galera precisa amadurecer emocionalmente nessas horas. Acho que vc descambou para uma outra interpretação da parada. Não tem essa de hierarquizar ngm, relaxa. E sim, somos todos classe trabalhadora. Mas o apelo do Galo é real, ignorar isso é ignorar a materialidade. Vc só chegou na radicalização pq os comunas QUEBRARAM justamente UMA das ZILHÕES de barreiras que eles estavam empacados (comunicação digital). Outra coisa parar superar é esse encastelamento, que AINDA, infelizmente, impera. Faz parte. Se vc é materialista e tá colando na radicalização, vc deve admitir que existe ainda um abismo a ser superado entre a classe trabalhadora e os comunas. Não é como se não houvesse diminuído ou que não estejam rolando esforços hercúleos para tal. Pq sim, tá expandindo, atingindo mais gente e a luta tá aí. Mas ignorar nossas barreiras é ignorar a materialidade e isso é fórmula pra fracasso (como a tantos anos tem fracassado contra o capitalismo).

    • @selim6033
      @selim6033 9 месяцев назад +2

      @@andersonsgcomunacompositorEu ia numerar, mas acabei n continuando a numerar e só ficou o "1." mesmo, pq bem, era tudo o msm assunto, kkkk.

  • @mfc6585
    @mfc6585 9 месяцев назад +5

    o problema do comunismo é o capitalismo é isso

  • @youngkill9905
    @youngkill9905 9 месяцев назад +39

    Gosto muito do conteúdo do gaiofato mas aqui nesse react ele viajou oq me faz pensar q os comunistas realmente não conhecem o cotidiano de uma quebrada, Sai de uma quebrada em São Paulo fui morar numa quebra em salvador e agora uma em Foz e vc pode ter certeza q não são tão diversas assim, q os comunistas sejam mais humildes e desçam desse pedestal pra trocar ideia com as comunidades

    • @netero7799
      @netero7799 9 месяцев назад +7

      Concordo, ate pq os problemas os dilemas são mesmo de sempre , álcool,drogas , violência, país ausentes, os trabalhadores mais precarizado não serve de inspiração por isso a molecada procura a fulga no crime atras do progresso falso que mídia ostenta .

    • @Japerii43
      @Japerii43 9 месяцев назад +13

      Não meça a realidade de todos com a sua régua.

    • @gustavomuller2228
      @gustavomuller2228 9 месяцев назад +11

      Pô irmão, mas tu conhece 3 periferias de cidades grandes/gigantes e tá generalizando? Então tu tá cometendo o exato mesmo erro do Galo. Vem conhecer a periferia do interior do RS, vai pro sertão do nordeste, sei lá. Sai desse mundinho da cidade grande e bora conhecer o Brasil de verdade. Aí tu vai ver q o Galo simplesmente n representa totalmente essa galera (e o chavoso menos ainda). Aqui onde eu moro tem 300x mais Humbertos do q Galos, e aí?
      O comunismo tem q representar a todos, isso é fato. Mas as periferias são diversas pra caralho, e isso tbm é um fato! A estética paulisto-cêntrica do Galo é só uma pequena parte disso! É importante tê-la, mas nem de perto é tão importante quanto ele considera ser! Representa SP e uma meia dúzia de cidade grande do Brasil apenas!

    • @andreluisguimaraesdias457
      @andreluisguimaraesdias457 9 месяцев назад +4

      Sim o Chavoso da USP já citou isso , as periferias pelo Brasil, cada comunidade de bairro tem sua maneira de pensar, em São Paulo as favelas são totalmente diferente do Rio de janeiro que e dominada pela milícia que tem uma ideologia de extrema direita

    • @netero7799
      @netero7799 9 месяцев назад +1

      @@gustavomuller2228 cita as diversidade da periferia do Brasil ja que vc sabe oq é

  • @TatiMary1
    @TatiMary1 9 месяцев назад +4

    Nunca vi nenhum coletivo comunista em quebrada, nunca... Já o bolsonarismo/ conservadorismo já vi, principalmente representado nas igrejas, e sim, estes espaços proporcionam para muita gente acolhimento, que não encontrava acolhimento em nenhum outro lugar e que lá encontram validação do próprio conservadorismo, que é muitas vezes o que conhecem, e não sei até que ponto se pode responsabilizar individualmente se o projeto ideológico é pra ser assim mesmo, mas é difícil pra quem não está do lado de cá entende, imagino

    • @TTKMASTER
      @TTKMASTER 9 месяцев назад +1

      É justamente essa a crítica do Galo, como haver revolução se não há acessibilidade à massa?

  • @fabioluisplacido9089
    @fabioluisplacido9089 9 месяцев назад +6

    As periferias são diversas, e a representatividade dos comunistas não é. Essa foi a crítica dele.

    • @TTKMASTER
      @TTKMASTER 9 месяцев назад +4

      Perfeito! Seu comentário deixou muito bem descrito o que MUITA gente aqui nos comentários não entendeu e estão caindo em cima do Galo.
      E essa dificuldade em entender o que foi dito me preocupa.

    • @prodnocl1p
      @prodnocl1p 9 месяцев назад +1

      cara, a quantidade de pessoas que nao conseguiu entender isso é absurda

  • @AutismoPensante
    @AutismoPensante 9 месяцев назад +2

    Muitas pessoas entram na comunidade incel e masculinistas, por exemplo, por falta de socialização (dialética), percebo que o ponto do Galo é esse, e considerando que as pessoas se pautam pelo psicológico / irracional / subconsciente, e elas acabam aderindo a certos pensamentos começando pelo acolhimento
    E outro ponto do Galo é que é muito fácil falar que "têm pessoas de identidades marginalizadas no marxismo", sendo que quem tem a visibilidade para falar desses assuntos é sempre uma galera dentro do padrão, homem sem deficiência, branca, na hetero cis norma. Obviamente eu não estou falando de um "protagonismo" que beneficie a si próprio, mas que permite que o acesso a essas pessoas que fazem parte do desvio dessa norma possam acessar, porque se não, sempre vai ter um argumento explicando uma possível problemática nesse argumento, enquanto sempre o mesmo padrão de pessoas continuam tendo esse acesso, acabando por virar um argumento cínico que mantém essa parte da estrutura intacta

  • @fabiorocco7752
    @fabiorocco7752 9 месяцев назад +3

    Galo total com a razão mano

  • @rafaelmartins3773
    @rafaelmartins3773 9 месяцев назад +12

    Pow, já vi vários vídeos seus e super concordo com seus reacts, mas creio que você problematizou demais a questão "estética" por trás da crítica do Galo. A academia é essencialmente branca, elitista pra um caralho e pouco ou quase nada próxima da realidade social daquilo que ela se propõe a estudar. Cansei de ter professores na graduação e no mestrado que não imaginavam o ambiente que é um busão! E não dá pra criar conexão com quem pouco se parece com a classe trabalhadora "raiz" mesmo.

  • @Prikashimira
    @Prikashimira 9 месяцев назад +3

    Eu sou da periferia de SP e me identifico 100% com o Galo, e entrei em choque em alguém falando e criticando o que a gente aqui a galera fala e crítica. A esquerda se resumiu as universidades sim e quando vcs querem fazer qq coisa o foco é av. paulista enquanto vocês não pisam na periferia mas nem p falar das ideias. Quem vem na periferia? Igreja e a polícia.

  • @marciodinizdasilva
    @marciodinizdasilva 9 месяцев назад +2

    Boa tarde pessoal.

  • @vitormoreira1644
    @vitormoreira1644 9 месяцев назад +7

    Galo é um absurdo!!! Bom demais!!!

  • @wellingtonzimmermann3867
    @wellingtonzimmermann3867 9 месяцев назад +6

    Eu me sinto acolhido assistindo o conteúdo de todos estes camaradas citados no vídeo. pode isso ?

    • @LuizHenrique-by4bz
      @LuizHenrique-by4bz 9 месяцев назад

      Claro que pode. Oq vc ñ pode é achar que sua experiência pessoal vale pra todos.

  • @andreluisguimaraesdias457
    @andreluisguimaraesdias457 9 месяцев назад +5

    Boa analise do Galo 🙏

  • @arthurdecarvalho3529
    @arthurdecarvalho3529 9 месяцев назад +2

    Acho que em SP tem uma segregação maior que aqui no rio, tem essa coisa da periferia x cidade grande... eu moro no Zona norte do Rio. Num bairro "de passagem" e eu vi muito disso que ele falou do ficar devendo uma caixa de leite na padaria. Sinto que aqui (com exceção de bairros como Ipanema, Leblon e etc) a vivência das pessoas é mais parelha. A diferença existe mais não é tão "forte?".

    • @lexinosantos2759
      @lexinosantos2759 9 месяцев назад +1

      Não sei como é aí no RJ mas aqui em SP tem muito disso de "bairro de branco", tipo se vc fala que tal pessoa é da vila Madalena, Santa Cecília já vem na mente a estética de alguém parecido com o Ian ou com o Gaiofato, até nos rolês tem uma certa divisão

  • @pablooyarzabal
    @pablooyarzabal 9 месяцев назад +2

    Vivem de idealizar os outros mas não gostam que os idealizem. Só mais uma hipocrisia, sem novidade.

  • @cartube_cartube
    @cartube_cartube 9 месяцев назад +11

    O galo deu à real, falou verdades inconvenientes, de uma forma educada.
    Que essa onda de WebComunas, só reune um bando de playboy, de classe média alta, revoltado com alguém ou com algo.
    Que é descolado dá realidade e acha que uma "revolução" realmente vai acontecer.
    Por isso o galo não se vê nesses movimentos.
    Revolucionário de verdade é o Ferréz, que faz um trampo de verdade na quebrada, ecausa mudanças reais na vida das pessoas.
    O Galo só foi educado na crítica, com o lance dá "estética".
    Más o que ele quis dizer realmente, foi isso, não me enxergo no meio de um monte de playboy.

    • @FrantzVissarionovitch
      @FrantzVissarionovitch 9 месяцев назад

      Tu conhece o Galo de onde? Da internet né? O público Comunista que assiste o Galo é o mesmo público Comunista que assiste o Jones, o João Carvalho, o Ian. Galo tá fazendo conteúdo no mesmo espaço para as mesmas pessoas

    • @FrantzVissarionovitch
      @FrantzVissarionovitch 9 месяцев назад +5

      Mas aí ele se acha superior pq é da favela de SP, é o super revolucionário

    • @NikolasTostes
      @NikolasTostes 9 месяцев назад +2

      ​@@FrantzVissarionovitchnão digo que é se achar superior, é que no contexto dele ele tem mais acesso com as pessoas daquele contexto pra dialogar com aquelas pessoas e um fato é que precisamos de pessoas com caras diversas pra contextos diversos. "Ian's" tem acessos em outros contextos e não vai ser ter pessoas igual ao Galo em específico mas pessoas de contextos diferentes, não dá pra negar o afastamento imediato que uma imagem como a que pensamos quando pensamos Soberana causa por toda propaganda anti comunista. Isso torna mais difícil o diálogo. Não é o Galo fazer turnê no Brasil falando sobre comunismo mas ter pessoas de diversas áreas do Brasil falando sobre, agregar criadores com imagens diferentes do acadêmico pequeno burguês

    • @jonathanb3205
      @jonathanb3205 9 месяцев назад +8

      O que eu entendo por playboy é um herdeiro de rentista, que não precisa se preocupar com nada, não precisa vender força de trabalho porque tem todos os recursos e seguranças necessárias, precisa apenas dar continuidade no patrimônio familiar.
      Parece que pra ser playboy hoje basta ser de classe média e ter um padrão de consumo correspondente.

    • @HAROINOIR
      @HAROINOIR 9 месяцев назад

      cara, playboy não vai fazer parte de nenhum movimento comunista

  • @felipeeduardo5507
    @felipeeduardo5507 9 месяцев назад +7

    pqp cada vez que o galo fala é uma aula absurda, foda demais

  • @Tom-tz5ed
    @Tom-tz5ed 9 месяцев назад +3

    Comentário de engajamentoooOooOoooOOO

  • @soviets1917
    @soviets1917 9 месяцев назад +1

    Mano eu me considero comunista e não tenho curso superior, eu busquei o PCB quando tinha 17 anos, após conhecer nas aulas de história, no ensino médio, a ideia de uma economia planificada, no lugar da desgraça liberal, e me apaixonar pela ideia, eu na época tinha alguns valores conservadores, que fui desmanchando, tiveram paciência comigo na hora de explicar e tal, aprendi bastante coisa com eles, outras nos livros mesmo, que li, apesar de nunca ter feito ensino superior em área nenhuma até hoje, tenho 36 anos, só fiz curso técnico, até gostaria de um dia fazer um curso superior, mas não é algo fácil pra gente que é da quebrada né, eu cresci na periferia de São Paulo, no extremo leste, 10km do metrô mais próximo (Itaquera)

  • @belledantasspahair1
    @belledantasspahair1 9 месяцев назад +2

    Concordo muito com Galo,
    Não acho que ele esteja idealizando nada, só tá mostrando a visão dele sobre um ponto a melhorar e ele tá muito certo. Gustavo perguntou: qual periferia estamos falando? Tbm é um ponto a acrescentar no debate, mas acho que podemos começar com a periferia da nossa cidade.

  • @juliadanielborges
    @juliadanielborges 9 месяцев назад +1

    Fala Galo!!! Necessario

  • @lucasrbsouza7318
    @lucasrbsouza7318 9 месяцев назад +4

    Eu acho que para o capitalismo ser melhor aderido. Temos que trabalhar o individualismo das pessoas, e fazer elas entender que o mundo é melhor quando ele é coletivista e não individualista. E assim fazendo as pessoas entenderem que todo mundo depende de todo mundo, o comunismo é melhor absorvido pelas pessoas.

  • @pensadoroliveira3809
    @pensadoroliveira3809 9 месяцев назад +2

    Aí quando o trabalhador tá se entendendo, como classe vem a doutrina religiosa e brauuuuz .

    • @andrekazama9438
      @andrekazama9438 9 месяцев назад

      Temos que derrubar a religião antes da revolução ou depois?

  • @juansemquerer7371
    @juansemquerer7371 9 месяцев назад +2

    Esse papo de estéstica é importante mas, pelo o que eu vi de pessoas comunistas é (minha universidade bem diversificada) desde a origens dessas pessoas até o estilo de vida, na correria, se esforçando etc... Quando fui me reunir com uma galera da capital vi mediciner, uma galera bem mais diferente com cara de uma vida boa tlgd. Moro em Sergipe, e as contradições do capitalismo não estão no mesmo nivel do que uma São paulo da vida, então tem uma sensação de aqui ainda estar "seguro" financeiramente, mas com certeza o entendimento sobre política aqui ainda é mto simples, (duas familias politicas e acabou).

  • @perdidanavida3380
    @perdidanavida3380 9 месяцев назад +3

    Mano, os dois falando de Jones como se nordestino fosse um unicórnio mesmo que a concentração de liberais, neoliberais e nazista venham do sul e sudeste do país é muito complicado. (É nestes momentos que entendo o surto só Carlitos)

  • @renatogomes8251
    @renatogomes8251 9 месяцев назад +4

    Poha!!! Acho q a opinião do galo mais realista q a do Gustavo no caso da solidão. O Galo é muito phoda, e o Gustavo tb ,poha!!! Pq o Galo falou da solidão como o m exemplo, e no desenrolar da fala da pra entender isso q a coisa é muito maior.

  • @nathansilva9032
    @nathansilva9032 9 месяцев назад +2

    O frango de fuga falou q n vai debater com o Arthur pq sabe q vai perder kkko

  • @chrystopherlelis6936
    @chrystopherlelis6936 9 месяцев назад +1

    cara, ...... eu to sem como comentar o que esse cara conseguiu transformar o modo de FALAR ideologia, da forma que esse cara falou.. ... porra que foda.

  • @MarceloApenas
    @MarceloApenas 9 месяцев назад +9

    Estive militando por alguns meses na UP, mas em certo momento senti que estava sendo pressionado a estudar, me passaram um monte de livros pra ler. Desanimei pois já tenho coisa demais do meu trabalho pra estudar - e sou de exatas, acho muito chato estudar ciencia política. Ja to com quase 50, não tenho cabeça pra isso. Adorava ir pra rua panfletar, conversar com a galera, mas esse lance do estudo me brochou e acabei saindo depois de 6 meses.

    • @alvaroxex
      @alvaroxex 9 месяцев назад +2

      Esse negócio de ficar forçando as pessoas a lerem O Capital e o Manifesto, acho uma merda. NINGUÉM TEM TEMPO PRA ISSO, PORRA.

    • @MarceloApenas
      @MarceloApenas 9 месяцев назад +1

      @@alvaroxex então meu caro, aí é que está o ponto, talvez eles estejam certos, tá ligado! O pessoal é muito firmeza e muito focado, mas tem que ter disposição pra estudar. Acho a UP dukaralho mesmo, um partido sem igual, são muito sérios e sinto muita falta dos encontros com o pessoal. Na verdade queria que a UP tivesse surgido uns 30 anos atrás!

  • @usherpoe2863
    @usherpoe2863 9 месяцев назад +1

    Em todos os contextos históricos do Brasil, a maioria da população sempre foi preta e parda nas periferias e na pobreza, só nos estados do sul a maioria é Branca e teve essa tendência após as imigrações.

  • @nikolasguitarplayer
    @nikolasguitarplayer 9 месяцев назад +15

    Desculpe aos camaradas, mas o discurso do galo é totalmente moralista, do mesmo jeito que ele não respeita por ser "playboy", uma pessoa do interior do Mato Grosso pode não curtir pq tem a estética de "chavoso da cidade" a maioria das pessoas que devemos conquistar também são do Brasil profundo

    • @ma_li_al
      @ma_li_al 9 месяцев назад +1

      Essa ideologia só leva a exclusão e divisão, não leva a lugar nenhum

    • @davidchristenes9062
      @davidchristenes9062 9 месяцев назад

      Esquece ele que diversos preto favelados de SSA babam Bolsonaro, juram de pé junto que ele é o cara.
      Bolsonaro por acaso é preto e da favela? Ou outras características o tornaram essa pessoa para esse público?
      Essa é a parada, estética importa, mas esse papo aqui foi longe demais na minha visão e tão dando importância demais para algo que não é tão importante assim.
      Mao não era camponês, mt pelo contrário, tinha ensino superior um grande um "academicista", Che é fi de rico, Fidel fi de rico, Lenin não era chão de fábrica.
      Engels e Marx n eram chão de fábrica tbm, essa discussão moralista de quem é mais fu#ido que quem é ridícula.

  • @amigosbcmfc
    @amigosbcmfc 9 месяцев назад +2

    Por isso meus camaradas do PC do B sempre dizem que nós comunistas devemos sempre estudar, estudar e estudar.

  • @gabrieleurico1815
    @gabrieleurico1815 9 месяцев назад +4

    Falem oq quiserem, mas tem muito no discurso do galo q ta idealizado, e ruim. Sinto muito, admito q é um baita organizador, um intelectual orgânico, mas falta um pouco de teoria nele.
    Duvidando vejam a fala: "n me apego a nomes, comunismo nem nd"

  • @thaishogomes
    @thaishogomes 9 месяцев назад +2

    Acho que o Galo precisa conhecer outras periferias pelo Brasil, quiçá colar com outras pessoas da própria periferia dele. Não há esse padrão definido que ele diz haver. E se isso for impeditivo para algo, estamos fu... porque o Brasil é muito diverso.

  • @Jeff-zs2gx
    @Jeff-zs2gx 9 месяцев назад +1

    Materialismo do compartilhamento e like é parte da luta!

  • @Vinisom1313
    @Vinisom1313 9 месяцев назад +4

    galo foi cirúrgico. Colocou o dedo na ferida. Foda

  • @joaopedrotozibarbosa3441
    @joaopedrotozibarbosa3441 9 месяцев назад +1

    Da hora que a única contribuição relevante desse cara foi pro discurso do MBL que usou o discurso dele pra validar a tese de que comunista é playboy. Fora isso nada demais

  • @drprff3585
    @drprff3585 9 месяцев назад

    Admiro o posicionamento do Vilena. Mesmo sendo visivelmente contra, ele respeita sempre a posição do outro. Bem bacana!

  • @awyado
    @awyado 9 месяцев назад +1

    Num país que tem as escolas de samba e os maluco batendo cabeça pra pensar um terceiro espaço que parte dos pobres e que pauta a revolução. Convido a todos a irem pra Mangueira

  • @prodnocl1p
    @prodnocl1p 9 месяцев назад +2

    saí do vídeo achando que o gaiofato nao entendeu a crítica do galo

  • @jaquelineminuci4068
    @jaquelineminuci4068 9 месяцев назад +1

    Fiz faculdade de história e não conheci o comunismo n faculdade.

  • @ademirnascimento1606
    @ademirnascimento1606 9 месяцев назад +1

    Alo Belém

  • @odiegofirme
    @odiegofirme 9 месяцев назад +6

    Porra, velho! Não conhecia Galo. Parece ser um cara foda.

    • @lucieliapaiva5592
      @lucieliapaiva5592 9 месяцев назад +1

      Brabo🔥🔥🔥 Sigo ele no Insta.

    • @gabrielmenezes8206
      @gabrielmenezes8206 9 месяцев назад +1

      Roda?rodado? Que é iiissssooo meu nobre

    • @odiegofirme
      @odiegofirme 9 месяцев назад +1

      @@gabrielmenezes8206, hahaha! Celular horrível e sem grana pra comprar outro. O preço é parecer uma criança semi-alfabetizada digitando.
      Hahahaha

  • @dai649
    @dai649 9 месяцев назад +1

    De verdade, eu até entendo a luta do Galo... Mas ele não tava conversando com os comunas... Ele tava meio que brigando.... Criando conflitos. Tentando achar mais diferenças que semelhanças.

  • @Zzzdiacos
    @Zzzdiacos 9 месяцев назад +3

    só estudei sobre comunismo porque vi vídeos do ian enquanto estava desemprego e nao sendo explorado pelo patrão de carga horaria de 8 horas e escala 6x1. sem tempo pra viver irmão nem muito menos pra ler qualquer coisa.

  • @Prikashimira
    @Prikashimira 9 месяцев назад +2

    O Galo é uma liderança dos motoboys da periferia de SP, ele nunca se colocou como um líder/voz nacional então chega a ser triste da parte da esquerda invalidar a fala do Galo usando a desculpa que lá na cidade da conxixina não é assim.

  • @odilonpereir1153
    @odilonpereir1153 9 месяцев назад +1

    Infelizmente o pobre não pensa assim

  • @Tecomansur
    @Tecomansur 9 месяцев назад +3

    Ignorar que o viés de identificação existe também não seria idealismo da nossa parte?
    É importante para quem está te ouvindo que ele te reconheça como um igual. Quão propenso um pai de família preto e pobre vai estar a ouvir um branco "classe média" que as vezes se expressa academicamente, como o Ian?

    • @ismaelcristiano8580
      @ismaelcristiano8580 9 месяцев назад +2

      Escuta constantemente o seu pastor, o político q ele volta…

    • @adiliomoreira2015
      @adiliomoreira2015 9 месяцев назад

      ​@@ismaelcristiano8580o que mais se observa em comunidade carente é a existência de igrejas neopentecostais, agora vai lá ver quantos coletivos de esquerda radical existem nesses locais...

  • @SelmaBellusci-jz3ev
    @SelmaBellusci-jz3ev 9 месяцев назад +3

    Concordo com o Gustavo e com o Galo. Precisamos juntar forças!

  • @matheusbrascher
    @matheusbrascher 9 месяцев назад +5

    Vamos jogar um jogo. Toda vez que o Gaiofato falar "perspectiva", toma um shot. Quem não passar mal, ganha

  • @eduardofroio9655
    @eduardofroio9655 9 месяцев назад +1

    Mais um pra ajudar a engajar

  • @RodrigoMorgantini
    @RodrigoMorgantini 9 месяцев назад

    Galo tá certo quando fala que quem tem acesso ao comunismo é sim a galera de universidade, fora disso, pouquíssimos tem de fato. Coletivos são uma parcela muito pequena. Ínfima!

  • @jeancomhdelindo
    @jeancomhdelindo 9 месяцев назад +11

    o galo é mt foda slk

  • @JessicaeseusRabiscos
    @JessicaeseusRabiscos 9 месяцев назад +2

    Dahora.

  • @parafernauta7297
    @parafernauta7297 9 месяцев назад +17

    Gaiofato parece que não entendeu Galo.

    • @helenlusvardi6555
      @helenlusvardi6555 9 месяцев назад +2

      Sim. Quando ele fala de acolhimento tem exemplos de igrejas por exemplo, a lavagem cerebral.

    • @random-vv3vy
      @random-vv3vy 9 месяцев назад

      não entendeu mesmo. me considero de esquerda e estou no processo de radicalização, mas a impressão que eu tenho como alguém que mora na periferia de São Paulo (não tendo conhecido a realidade de outros estados), é que a visão dele ta muito mais próxima ao viés pequeno burguês do comunista do Largo São Francisco que sai da sala quando ouve o Rui Fausto criticar Stalin do que de quem tem experiência vivendo dentro das regiões periféricas da cidade. acredito na necessidade do socialismo e simpatizo com a causa, mas essa cara branca, universitária e abastada financeiramente não tem a ver comigo e me deixa receoso de me organizar pra militar. a impressão que eu tenho, é de que a função do comunista médio, seja da UP, do PCB ou de movimentos autônomos, é se colocar na frente da polícia pra tomar porrada enquanto grita palavras de ordem e chama governante X de fascista, mas nunca sai disso e as camadas mais pobres que precisam de trabalho de base e presença efetiva são ignoradas. não dá pra convocar as massas pra atos revolucionários se a bolha do comunista médio é a do pessoal que bebe ne Stella Artois na vila madalena e fica elocubrando planos pra uma futura revolução proletária sem contato direto. parece que a propaganda e a agitação são limitadas ao youtube, porque em época de eleição a favela come churrasco e bebe cerveja na conta do candidato a vereador do partido de direita.. advinha quem acaba sendo eleito e ganhando os ouvidos da população?

  • @sijayjay601
    @sijayjay601 9 месяцев назад +1

    Gosto do Galo, mas me parece que ele pensa que todo mundo que não é da periferia de SP é playboy. Eu sou preto [retinto], LGBT, cresci num quilombo numa roça no interior de MG, por anos precisei sobreviver de caridade, e eu não fico sempre falando "ahhhh vocês não têm ninguém como eu no grupo de vocês, então o que vocês falam não convencerá as pessoas como eu!!!"
    É claro que se tiver uma diversidade de pessoas o discurso alcança mais gente, mas não é só isso.
    Aliás, comentário fútil esse que eu vou fazer a seguir, amo que o Galo se acha o negão da cocada preta kkkkk😂 aqui onde eu moro ele seria moreninho café com leite.

  • @alexandrebandeira886
    @alexandrebandeira886 9 месяцев назад +1

    Aproximar da periferia, demsnda tempo, demanda método, demanda extensão, demanda Economia Solidária, Educação Popular, demanda militância comprometida com as demandas, causas e lutas...