Usando a cerca elétrica e os ovinos para cuidar da propriedade Ep.1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 окт 2024

Комментарии • 32

  • @flaviomachadomagalhaes7731
    @flaviomachadomagalhaes7731 Месяц назад

    Agradeço muito. Abraços!

  • @antoniolopes3902
    @antoniolopes3902 3 месяца назад

    Ótimo!!!

  • @afrocaatingahi-tech6968
    @afrocaatingahi-tech6968 5 месяцев назад +2

    Que maravilha, já ativei o sino! Pesquisas sensacionais.

  • @TucheNunesAutossustentavel
    @TucheNunesAutossustentavel 5 месяцев назад +2

    Muito bom Eurico, obrigado por testar e compartilhar conosco todo esse processo.

  • @arthur.1081
    @arthur.1081 5 месяцев назад

    Show parabéns pelo belo conteúdo.

  • @carlos74580
    @carlos74580 25 дней назад +1

    Os ovinos precisam da rotação de pasto pra poderem ter a saúde e combater os vermes, mesmo sabendo que 15% de um rebanho, em algum momento, vai precisar ser vermífugado. Valeu pelos vídeos

  • @fernandolijo6641
    @fernandolijo6641 5 месяцев назад

    Bom de mais, aprendendo muito no só de Eurico se não também dos comentarios dos colegas

  • @flaviomachadomagalhaes7731
    @flaviomachadomagalhaes7731 Месяц назад

    Boa noite! Por favor, podes me responder algumas perguntas básicas para um iniciante? Qual a marca da sua cerca elétrica e onde comprar? Os ovinos são recolhidos à noite ou ficam no pasto do piquete? Os ovinos podem ficar só na propriedade, na sua ausência?

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  Месяц назад +1

      @@flaviomachadomagalhaes7731 eu dos eletrificadores da Gallagher. Para ovelhas lanadas o MBS800 funcionou muito bem para mim. Aqui não tenho risco de roubo, movo elas para um lugar novo todo dia e elas ficam no pasto mesmo. Importante ter uma cerca perimetral boa e pontos de água acessíveis para as rotações. Se o lugar for seguro, não tem risco se ausentar por um ou dois dias, mais que isso é bom ter alguém para olhar. Se inscreve no canal e na mala direta e me manda um e-mail pelo site que te passo um contato para o equipamento. Aqui no canal tem um vídeo sobre cercas. Vale a pena dar uma olhada.

  • @afrocaatingahi-tech6968
    @afrocaatingahi-tech6968 5 месяцев назад +1

    ótimo eurico, muito bom! isola esses terminais da bateria pra não oxidar, abraços

  • @AmaralTreeCareAgroforestry
    @AmaralTreeCareAgroforestry 5 месяцев назад

    Muito bom esse vídeo Eurico muito obrigado daqui da ilha de Kauai manejando florestas e estudando pra conciliar a inclusão de animais nos sítios e fazendas pro bem de todos! Parabéns continue fazendo esses vídeos com mais detalhes agradeço saúde e abracos

  • @VicenteMartinsvm
    @VicenteMartinsvm 5 месяцев назад +1

    Aqui no NE temos raças criadas a pasto, raças rústicas e oriundas da região. Muito obg pelo conteúdo de altíssimo nível. Com relação a ataques de predadores, você acha que a cerca elétrica é segura o suficiente para evitá-los?

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад +1

      Para controlar pregadores o eletrificador tem que ser bom e a perimetral talvez com 3 fios. Mas funciona sim!

  • @cenairl4832
    @cenairl4832 5 месяцев назад +1

    Muito bom!
    ⁉️ Porque optou pela raça texel, e tendo em vista a produção de carne totalmente a pasto, com animais cada vez mais rústicos nao seria interessante trabalhar com reprodutor de raça diferente pra que a heterose se manifeste nos filhos? Seria interessante avaliar se os problemas dos cascos, (ocosionados em algumas) tem alguma relação com execsso de umidade, e/ou também venham a ter menos problemas na medida em que tenham acesso constante ao sal mineral...enfim, algumas questões, sugestões pois quem nao gosta da carne ovina de alta qualidade!

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад +2

      Aqui no sul encontrei mais recomendações e criadores de Texel. Muitos cruzam com o Ile de France. Eu, na verdade estava atrás de um rebanho rústico, resistente ao parasitas e exclusivamente a pasto, mas não encontrei. Por enquanto vou ficar com uma raça só para treinar meu olhar e conhecer melhor antes de começar a trazer mais variáveis. Fica à vontade para trazer comentários. A idéia é deixar interessante para todos esse experimento na pequena escala. Obrigado!

    • @cenairl4832
      @cenairl4832 5 месяцев назад

      Poisé, aqui no sul do RS, no pampa e seus campos a produção ovina em grande parte dos criadores se dá exclusivamente a pasto, porém a verminose se manifesta forte em pastejo contínuo, sistema utilizado em pequena e maior escala. A homeopatia poderia ser uma alternativa, entre outras, pra ser incluído no manejo, mas entre outras alternativas são boicotada pela indústria farmacua.

  • @antonygabriel7646
    @antonygabriel7646 5 месяцев назад +1

    Parabéns pelo seu trabalho, gostaria de saber um pouco sobre caprinos também, as semelhanças e diferenças entre ovinos e caprinos

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад +1

      Caprinos precisam ser treinados com cerca elétrica forte desde pequenos para faciliar o manejo. Se for feito assim e sempre tirando os fujões do rebanho bem rápido, vai ficando mais fácil. Outra questão é ter forragem, com fome, qualquer animal vai testar mais a cerca.

  • @JP-bf8js
    @JP-bf8js 5 месяцев назад +3

    Caminhos de dignidade para os animais, plantas, terra e humanos. Obrigado por compartilhar sua linda arte Eurico!

  • @gustavozambuzzi1345
    @gustavozambuzzi1345 5 месяцев назад

    Eu tinha 524 fêmeas Santa Inês , usava para manter limpo o cafezal e vendia a carne já pronta e temperada para churrasco

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад

      O manejo do café era agroecológico? Conta mais sobre como era feito esse manejo? Qual era o brix do café?

    • @gustavozambuzzi1345
      @gustavozambuzzi1345 5 месяцев назад +1

      @@euricovianna3419 Final da década de 90, o café estava muito baixo e resolvi soltar as ovelhas para teste e deu certo, economizei com MO e glifosato. Durou 2 anos esse manejo. Quanto a vermifugação eu fazi coleta das fez-se de 10% de cabeças para ver qual tipo de verminose é isso reduziu em muito a necessidade de vermifugação . Outra coisa, eu só soltava as ovelhas depois que não havia mais orvalho e com o sol mais quente os parasitas desciam e as pontas do capim ficavam livres dos vermes.

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад

      @@gustavozambuzzi1345 Obrigado! Experiência interessante! Testou o Brix antes de depois? Ficavam no cafezal todo ou rotacionava elas?

    • @gustavozambuzzi1345
      @gustavozambuzzi1345 5 месяцев назад +2

      @@euricovianna3419 ficavam no todo, não sei falar sobre o efeito no café ( bebida) mas acho que ficou tudo dentro do que era sem esse manejo. Fiz um curso em Pirassununga numa unidade da USP sobre cortes da carcaça e retirada dos 6 nódulos , depois aprendi uma receita de tempero e molho para usar pós assado que fez sucesso, se quiser posso enviar uma foto

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад +3

      @@gustavozambuzzi1345 consegue ir pelo e-mail do site? Eu gostaria de saber mais sobre essa experiência. Acredito que com o manejo rotacionado e seleção genética para criar resistência aos parasitas esse manejo teria sido ainda mais eficiente. Também acredito que mesmo como foi feito deve ter melhorado o brix do café. O glifosato é “quelador”, segura minerais e nutrientes, mas a planta de “fome” e mata a microbiota do solo porque é um dos antibióticos mais potentes que existe. Deixar de usar e colocar 500 ovelhas provavelmente melhorou o solo de forma significativa. Por isso perguntei do brix. Obrigado, de novo!

  • @seuvagem1950
    @seuvagem1950 5 месяцев назад

    Muito legal a iniciativa!! permacultores no Brasil falam muito pouco, ou nem falam sobre a produção animal. Importantíssimo que nós ocupemos estes espaços e assim possamos derrubar narrativas que condenam a produção animal, não o modo de produção extensivo, industrial, capitalista... sobre a escolha de criar os animais exclusivamente a pasto, eu gostaria de dar uma sugestão, comonsei que você tem uma introdução sobre os métodos de cultivo KNF, sobre silagem. Fiz testes com fermentação rápida (2 dias de fermentação) de quirera de milho, inoculada com LAB da KNF na diluição de 1:500 e ofereci por um tempo para a criação de galinhas que eu tive durante um período em que estive em uma propriedade que me permitia ter criações... observando as fezes debaixo dos poleiros, notei que de imediato já acabou com o problema de diarreia que algumas aves tinham. Acredito que a oferta desse tipo de probiótico melhora a saúde do animal como um todo, a digestão, e, por consequência a conversão proteica do animal. Enfim... agradeço por estar mostrando a sua experiência com o uso de animais na regeneração do ambiente!!

    • @euricovianna3419
      @euricovianna3419  5 месяцев назад +1

      Obrigado! Você não vai encontrar uma referência séria de livros na Permacultura que não defenda a integração animal. Um dos criadores da Permacultura (o Holmgren) está vivo e saudável e integra animais em sua propriedade. Tendo dito isso, é importante, pra mim, esclarecer que não sou permacultor (não uso essa abordagem para desenhar). Sobre o probiótico, acho importante, mas quero pensar alternativas sem grãos (exclusivamente a pasto e sal é a missão do teste). Obrigado!

  • @JP-bf8js
    @JP-bf8js 5 месяцев назад

    👏👏👏👏👏