Muito bom o react, Felipe. Vou contar o meu relato como trabalhador de fábrica aqui no Japão há quase 5 anos. Vim para cá exatamente como o Baka disse, por uma agência de viagens que já arruma um emprego pra gente através de uma empreiteira aqui, então já chegamos com emprego e lugar pra morar. Mas isso tudo tem um preço alto e vc só se dá conta quando já está aqui pegando sua dívida. Só para ter noção, um financiamento de viagem por agência custa em média 350 mil ienes, enquanto comprar uma passagem por conta e vir para cá custa em torno de 120 mil. Vim para cá com esposa e filha pequena, na época com 3 anos. Trabalho em turnos alternados (chama-se nikoutai), uma semana de dia e outra a noite. No turno do dia trabalho das 6:30 as 15:15 e as horas extras, quando tem, das 15:30 as 18:30. Agora estou a caminho do serviço noturno, entro às 16:30 e faço normalmente 3 horas extras, saindo as 4:30. Onde trabalho eles descontam o horário de almoço de 45 min e 3 intervalos, dois de 10 min e um de 15. Então em 12 horas na fábrica a gente trabalha e recebe por 10 horas e quarenta minutos. Isso sem contar que o transporte é uma hora quase para ir e uma para voltar, totalizando 14 horas dedicadas ao serviço. Nesses 5 anos, o preço de quase todos os produtos aumentou demais e o salário teve um reajuste de apenas 4% ienes/hora. Não temos salario fixo, ganhamos por hora trabalhada e se precisarmos faltar, perdemos o dia. Uma parte do salário fica com a empreiteira porque o valor que nos pagam por hora é em muitas vezes 30% menor do que é repassado a eles pelas fábricas. Sem contar que os japoneses tem bônus salarial alto 2 vezes as ano, o que não é pago para os estrangeiros, mas deveria. Temos direito a 10 folgas remuneradas por ano, e muitas vezes quando precisamos os japoneses ficam fazendo de tudo para vc não folgar. É muito estressante e cansativo, estou encerrando um ciclo de quase 5 anos física e emocionalmente abalados, muito principalmente por conta das altas cargas de trabalho combinado com a toxicidade das pessoas da fábrica (principalmente brasileiros). Tenho muito mais a relatar, principalmente sobre a cultura, preconceito e etc. Minha opinião é que não está valendo a pena viver aqui como trabalhador de fábrica.
Já pensei nisso várias vezes, mas o tempo escasso e o desânimo não deixam. Tento aproveitar o tempo livre com minha filha. Mas tem muitos relatos no yt.
Você sabe se é possível eventualmente mudar para um emprego melhor? Ou mesmo trabalhar como freelancer, seja algo físico, como prestação de serviços, ou algo digital, como designer ou e-commerce? Ficar preso ao trabalho de fábrica realmente não parece valer muito a pena.
Sim, china pro exemplo tem quase 6000 mil anos de história e cultura, e rico demais a cultura deles, o foda é a xenofobia dos asiáticos de maneira geral
@@PauloYukio346a roda foi inventada na china. 600 anos depois eles inventaram o freio a disco. A china dominou a eletricidade antes de dominar o fogo e são considerados os inventores da música eletrônica.
Admiro os japoneses pela cultura/fantasia deles(gosto dos animes) e pelo fato de serem um povo que sabem lidar com desastre, os cara lidam com terremotos, tsunamis, furacões etc e sempre superam esses problemas. Mas como sociedade, eles não são um bom exemplo, eles seguem o exemplo do individualismo, lá é cada um por si
Essa parte aí de exemplo do individualismo no seu comentário é pura ideologia. Os orientais, de forma geral e não só os japoneses, conseguem lidar com desastres naturais (e outros problemas coletivos como lixo, epidemias, trânsito, etc) justamente porque eles têm um senso de comunidade muito maior do que aqui no Ocidente. Olha pra vc ver que bizarrice, vc olha pra capacidade deles de lidar com desastres naturais e atribui isso ao individualismo? Aonde que tá a lógica disso? Se existe um problema que é coletivo então a solução pra esse problema é a coletividade. Vc tá olhando pra essa questão aí e vendo individualismo puramente por ideologia sua. Individualistas são os EUA ali do lado, que tem acidente industrial jogando nuvem tóxica cancerígena em cima de uma cidade inteira e os empresários e o governo simplesmente ignoram o que tá acontecendo e controla as notícias na mídia. Individualista é o Brasil que elegeu um genocida que fazia motociata enquanto a população morria na pandemia. Isso é individualismo.
@@mr.alphard2581 chineses sim, japoneses não. Tanto que pautas sociais são muito mais abrangente na China que no Japão. Eu disse individualista no âmbito social. Eles não querem por exemplo, um plano de saúde universal por que eles não querem pagar pela saúde de outra pessoa, mesmo pensamento americano. E diferente de se unir pra resolver um desastre natural, já que nesse contexto eles são obrigados e se unirem por não terem outra escolha. E o seu comentário "os orientais no modo geral" foi bem racista colocando todas eles na mesma homogeneização, sendo que cada povo oriental tem a sua visão, comportamento, ideologia etc. Seria tipo eu fala "todo africano" reduzindo toda a complexidade e variedades de povos independentes que existem na África.
o canal do baka é muito bom, a maioria dos vídeos é ele falando coisas muito fodas do japão, os cortes das lives dele é só um nível de pós-manicômio mesmo, mas a maioria faz refletir muito sobre o japão no geral, e dá até pra extrapolar pra outros países ao redor, como o felipe fez nesse vídeo com a china, muito bom
Esse vídeo chegou na hora certa. Curso Letras - Japonês e por muito tempo foi meu sonho ir estudar no Japão e estive estudando para as bolsas, pois não tenho condições financeiras. Porém cada vez mais eu me sinto menos ligada a cultura e sociedade japonesa e na realidade sempre tive mais ligação com a cultura chinesa, mas as bolsas da China aqui são pouco faladas em comparação a do Japão. Infelizmente não tem Letras - Chinês onde eu moro, mas estou fazendo cursos de chinês. Estou nessa dúvida de continuar focando nas bolsas do Japão que já estou na metade do caminho ou jogar tudo pro ar e colocar meu foco completamente nas bolsas da China.
Na dúvida aprende os dois, né. Chinês e japonês são muito parecidos na escrita e muito diferentes na gramática em geral, isso facilita muito pra aprender duas línguas ao mesmo tempo. Qualquer coisa vc pode trabalhar na China dando aulas de japonês kkkkkk
Minha esposa é japonesa, nos conhecemos enquanto estavamos estudando na Coreia do Sul, depois da primeira vez que ela veio ao Brasil nunca mais teve vontade de voltar pro Japão, mesmo com algumas questões onde lá claramente é melhor, como na questão da segurança, a atmosfera do dia a dia no Brasil pra ela é mais acolhedora, e olha que por ser de Osaka, ela ainda é de uma região onde o pessoal é bem humorado comparado com o pessoal de toquio. Em relação a saude, o SUS surpreendeu ela positivamente, claro que há espera, mas É GRATUITO, ela tomou a vacina de febre amarela aqui pra viajarmos pra bolivia e apesar de termos esperado mais de 1 hora, se ela tivesse tomado no japão era coisa de 300 dolares. A educação superior também é algo que mesmo com o esforço que fazem pra sucatear, ainda surpreende ela positivamente, eu estudei todo o percurso superior, além do intercâmbio, sem pagar, gratuito, ela tem o doutorado dela sim, mas tem também uma parcela mensal que sabe-se deus lá quando vai acabar, é uma dívida, um financiamento de casa. E aqui, ela é uma PHD, uma mulher que estudou, as pessoas nutrem uma admiração por isso, lá ela é uma mulher, por mais respeitada na área que ela seja, ela sabe que o pessoal preferiria que ela fosse uma dona de casa, esperam que ela nao tenha uma carreira e cuide de filhos, então não é um match bom. O fato é que o Japão se vende muito bem pro exterior, mas viver lá não é tão suave assim não, quer dizer, tem uma pequena parcela da população que vive suave, mas quem é trabalhador aqui vai ser trabalhador lá de qualquer forma haha
@@ThiagoVsky não é bem assim, existem muitos limites pra bolsa de estudos e em ambas você tem que ser fluente na língua. Eu tenho só mais um ano de limite para a bolsa de japonês que estou tentando por exemplo, se eu focar em chinês não vou poder ter tempo para ficar fluente em japonês dentro desse tempo, logo vou perder a bolsa. As bolsas chinesas também tem limites de tempo. E não tem motivo eles darem preferência pra uma brasileira ensinar uma língua que tem tantos nativos que conhecem bem a língua pois os países são vizinhos ou até mesmo chamar diretamente japoneses já que é mais fácil do que trazer brasileiro.
@@renansk8flip de fato, morar lá por muito tempo já foi tirado de questão pra mim, mas queria estudar no exterior porque meu curso é licenciatura e acho importante para uma professora de língua estrangeira. Tive pouco contato com chineses em comparação a japoneses, mas o que eu mais vejo é xenofobia de boa parte dos japoneses e uma visão retrógrada das divisões da sociedade e exploração do trabalhador descomunal no Japão. Os poucos chineses que encontrei sempre me fizeram me sentir bem acolhida e compartilhavam das minhas críticas sobre as relações da sociedade. Talvez seja só minha bolha e a realidade seja diferente, mas queria que a China tivesse mais divulgação aqui no Brasil. Como eu disse, é difícil até procurar sobre as bolsas em comparação às informações que se tem sobre as bolsas japonesas aqui. Espero que com esse novo governo as relações com o país melhorem e mais oportunidades surjam. Acho besteira ignorar um país tão grande quanto a China nos dias de hoje.
Vi recentemente o vídeo do Baka vendo o ano novo chinês lá no Japão muito legal. Ele faz vídeos ótimos, visualmente bonitos e muitas vezes ele trás informações interessantes sobre os lugares que visita. Soube no vídeo dele que no Japão tem Carnaval tipo o do Brasil... q loko!
Gente, tem um canal de um brasileiro que mora no Japão a um tempão. Tem esposa, filhos e o escambau. Não lembro o nome dele. É um cara moreno e acabou conseguindo trabalho como motorista de táxi. O cara fala japonês fluente, e tem vários vídeos mostrando as respostas negativas que recebeu das empresas japonesas, quando procurava trabalho.
Aprender chinês não é impossível. É uma língua diferente pra nós, mas em um ano comprometido termina o intermediário tranquilo. Eu faço 15 a 30 minutos por dia e terminei o básico em menos de um ano
Não é impossível mas é muito mais difícil pra nós que usamos um alfabeto com simbolos totalmente diferente dos deles. Vc tem que reaprender todo um significado das figuras, sabe a fonética delas, o que significa, como forma palavras etc, até o jeito deles escreverem é diferente do nosso, eles escrevem de cima pra baixo em vez da esquerda pra direita como nós fazemos
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Não faz tanta diferença quanto parece. Não adianta saber ler alguns fonemas. Isso é mais algo menos intimidador que um facilitante, já que pra falar um idioma na verdade você vai absorvendo costumes. Ter um alfabeto e fonemas parecidos ajuda a diminuir a sensação de estar perdido, mas se você segue na caminhada você aprende igualmente
Se eu fosse aconselhar diria para aprender inglês primeiro, nem por ser mais fácil, mas por ser mais internacional. Entretanto alguém pode querer aprender chinês (inclusive depois de já saber inglês) e meu comentário é sobre isso e tá tudo bem. Se o chinês é mais difícil, ainda assim é muito possível e acessível aprender. Existe infinito material gratuito, tem bastante falante no Brasil, tem interesse comercial..
por volta dos 18:00 : na verdade, os kanjis são exatamente os mesmos caracteres da China. O alfabeto "original" do Japão era o hiragana que representa apenas os sons silábicos, então nos períodos antigos de navegação japonesa em que o contato entre China e Japão era muito forte, os japoneses acabaram incorporando parte do alfabeto chinês a sua linguagem. Hoje o Japão possui 3 alfabetos, que são: Hiragana que cada caractere "representa" apenas uma sílaba e costuma ser utilizado apenas para gramática ou para manter a linguagem mais simplificada(o que é mais comum para jovens ou para conteúdos voltados para jovens). Katakana que cada caractere possui a mesma sílaba no hiragana, é um alfabeto completamente dedicado a palavras estrangeiras e onomatopeias. Costuma ser bem comum em letreiros, nomes de marca etc por questões de estilo, afinal hiragana e kanji costumam ser escritos na vertical enquanto os katakanas são escritos na horizontal o que cria uma diferenciação e chama mais atenção(pra ser sincero, eu tenho mais a impressão de que esse alfabeto surgiu por questões de puritanismo e por "higienização" japonesas) Kanji não há muito o que falar porque é praticamente o mesmo que na China, mas costuma haver mudanças na pronúncia e significado dos caracteres entre as duas línguas. Costumam ser usados, em substantivos, pronomes, adjetivos e palavras com "significado próprio" no geral. Um exemplo de frase: 私はパンが大好きです Explicação: 私(esse kanji é uma das formas mais formais de se dizer "eu", possui gênero neutro e fora de ambientes formais só costuma ser usado por estrangeiros mesmo)は(é um hiragana utilizado como partícula para relacionar o sujeito ao restante da sentença)パン(é um katakana cuja leitura é "pan", obviamente vem do inglês e significa "pão")が(outra partícula, o interesseante do "ga" é reparar no tenten que é basicamente um assento similar a ")大好き(esses 2 kanjis com o hiragana no final formam o "daisuki", basicamente uma das formas de se dizer que ama algo. Não lembro porque o "ki" é um hiragana mas esse tipo de coisa é comum)です(esses 2 hiraganas formam o verbo "desu" que significa algo como "ser/estar". Provavelmente há um kanji para o "de" mas não costuma ser utilizado e verbos em japonês termimam com hiraganas porque eles servem como conjugação e na estrutura do japonês os verbos sempre encerram as frases então quase sempre haverão hiraganas no final de cada sentença) Obviamente há formas mais simplificadas e informais de se escrever as frases, então o "私はパンが大好きです" também poderia ser escrito como "パンが大好き" que seria como mudar de "eu amo os pães" para "amo pão".
um exemplo claro da mudança na leitura dos kanjis do chinês para o japonês, é o Goku clássico personagem de Dragon Ball cuja escrita do nome são os exatos mesmos caracteres do WuKong cuja leitura muda devido ao idioma
Os kana (hiragana e katakana são os mais famosos) são derivados dos caracteres chineses (hanzi). No início da história do Japão (e também na Coreia e no Vietnã), ocorreu algo parecido com o que ocorreu na Europa medieval com o latim: o mandarim era a única língua escrita e o japonês era usado apenas na fala (o que prejudicava o ensino, pois todo mundo para ser alfabetizado teria que ser bilíngue); aí quando resolveram criar uma língua japonesa escrita, só pegaram o sistema de escrita com o qual eles já tinham contato (hanzi/kanji) e adaptaram para o japonês, os kana vieram depois.
Eu estou no ultimo semestre na minha graduação em administração e depois quero fazer um MBA para quando for possível, eu partir para a China (eu entendo que o mercado de trabalho dessa profissão é bastante concorrido, mas eu vou me esforçar). Por enquanto tenho apena o HSK 1, eu ainda tenho uma longa jornada até o HSK 6 e HSKK3. Quanto mais recebo informação da China mais me apaixono por essa nação。 我喜欢中国.
Felipe ficou bom demais esse vídeo do mundo do trabalho, poder aprender um pouco sobre Japão e china junto. Sobre carga de trabalho no Brasil, a gente e empurrado pra periferia , com transporte público ruim ficamos 3-4 horas pra ir e voltar do trabalho, acaba que mesmo com 8h por dia, é muito difícil ter uma vidaa assim dia de semana, principalmente porque não se tem muito dinheiro com o baixo salário, e foda, somos sufocados de várias formas
é verdade, 10h fora de casa pra mim é o normal. já fiquei fora 12h quando trabalhava longe de casa e isso q eu moro no PR... nem imagino como deve ser em SP
1:02 Uma característica bem forte nos brasileiros (SE IMPORTAR COM APARÊNCIA ALHEIA), acho que isso é aprendido na escola principalmente. E acho que no japão não acontece tanto quanto no Brasil, percebe-se isso pelo jeito de muitos deles se vestirem.
14:05 "Feminismo no Japão", é a primeira vez que ouço falar sobre isso. Até agora nem sabia que existia. Sobre a taxa de natalidade, o governo tem projetos para aumentar a taxa de natalidade... mas incrivelmente não passa de bolsas isso ou aquilo, que não combate a raiz do problema.
Meu deeeeuuss, Felipe Durante. Vc falou EXATAMENTE a mesma coisa que eu falei. "Como é que vc consegue ver com esse cabelo no olho". Eu pensei até se ele tinha olho de vidro ou o olhar um pouco assimétrico.
13:46 Na verdade o governo japonês já tentou diversas vezes mudar isso porém a sociedade japonesa de um "modo geral", se recusa a ter filhos, processo semelhante está ocorrendo com a leva dos filho único da China, que se mostram mais resistentes a ideia de ter filhos.
"eu moro em um cidade pequena pra china, 4,5 milhões de pessoas" essa parte me tirou um leve sorriso pq sou de são luís, que tem mal 2M de pessoas kkkk
Felipe, os vídeos do baka são gravados na rua, mas a voz é gravada em casa né. cuidado se for entrar numa de fazer uma parada difícil ou que você não se sente confortável. tamo junto
Baka e Felipe foram achados na minha vida. Apesar de eu estar mais triste ultimamente, pois tomei consciência de classe e da merda que é o mundo em que vivemos. Tento apenas viver e aproveitar o que há de bom, como o canal desses 2 cavaleiros, os sonhos (como morar na China e conhecer a Rússia), falar besteira com os amigos (apesar de a maioria ser mt limitado e eu evitar totalemte qualquer assunto político, pois sao todos gados do destino manifesto), aproveitar a família e os games...
19:13 significam mão e montanha no japonês também. o idioma japonês foi "importado" da China, pois são o mesmo povo (chineses) que decidiram se separar e criar independência em diferentes locais. a coréia do sul antes possuía os chamados "hanji", que são os caracteres de "kanji" chineses, mas caiu em desuso com o tempo por conta de somente as pessoas de alta nobreza conseguirem ler e escrever, e o idioma foi simplificado para as pessoas comuns conseguirem se comunicar melhor. eu tô estudando os Kanjis japoneses, quase finalizando os 2500 mais usados no dia-a-dia, e fui ver q muitos deles no mandarim significam a mesma coisa.
Vai ser massa ver os vídeos andando. A Cymie tb faz vídeo nesse formato e mora na china, mas os vídeos do baka sempre me passam a ideia que o japão é tudo mais apertado enquanto a china parece ter ruas maiores, mais espaço no geral!
No canal Gengotaku, BR que mora no Japão, tem um vídeo sobre preconceito no Japão para estrangeiros. Faz um react desse vídeo, gostaria de ver seu ponto de vista. Sucesso e bom trabalho
18:00 O japonês é composto por três alfabetos, onde um deles são os kanjis chineses, por isso você consegui reconhecer algumas palavras. Não tô dizendo que quem sabe chinês entendi japones ou virce versa, mas como os caracters chinêses chamados de kanjis tem uma lógica por trás, podemos deduzir algumas palavras do que seria o significado em chinês ou japonês, caso você siaba um desses idiomas.
ótimo vídeo como de costume! Mas não precisa comprar um microfone top de rua pra fazer q nem o Baka. Isso pq ele só filma a caminhada e depois coloca o áudio por cima. Até pq vc falando e caminhando pode ter vento ou qualquer outra coisa q vai ficar mais difícil de editar depois do que só colocar o áudio por cima do original depois
@@franciscodesouza5436 tomara q o meu parceiro de profissão veja... Mas engenheiro adora um equipamento novo pra bricar, então acredito q ele vai tentar mesmo assim
O kanji é o que ajuda a leitura a ter distinção de significados entre palavras igual na CHina, já q o hiragana e o katakana seria os caracteres q representa silabas e elas apenas ajudam a complementar a leitura. Pq kanji pode ser os caracteres, mas pode se referir a sentimento e outro significando mais, senao me engano
Felipe Durante, vc falou: "se vc pensa que vai conseguir vir pra cá pra lavar prato, pra cortar grama, vc não vai". Mas como vc explica então o caso das empregas domésticas do Camboja, do Vietnã, etc, que trabalham nas casas de Hong Kong?
Os caracteres japonês que eles chamam de Kanji são exatamente os mesmos caracteres Han do chinês tradicional, e normalmente possuem significado parecido, mas como palavra isolada, geralmente possuem nenhuma ligação na fala. Montanha em japonês é 山 YAMA e mão em japonês é 手 TE. Mas dentro de frases ou na união de caracteres pra formar outras palavras eles podem adotar outra pronúncia, como 富士山 FUJI SAN que significa monte Fuji
ja ia comentar isso ashkfg achei engraçado o felipe nunca ter percebido isso. O hiragana (alfabeto mais basico do jp) é só uma forma simplificada dos kanjis, usada pra decorar de maneira mais facil antigamente, usam normalmente agora nas frases (as vezes os kanjis são complicados e ai hiragana ja é mais pratico) e até pra destaques de certas palavras (com partículas). E katakana (parece um hiragana todo durão) acho q todos sabem q foi criado pra adaptação de palavras do ingles/ estrangeiras (pelo menos foi oq eu vi). É comum misturar todos os alfabetos em algumas frases, e acho muito engraçado usar onomatopeias tão naturalmente no dia a dia. Amo muito tudo isso aksfhjbakhsg
@@juanlucas2934 o katakana hoje tem essa utilidade, mas foi criado pelas mulheres japonesas (não lembro de qual período ou classe social) pq elas não podiam ser alfabetizadas, mas hoje é mais utilizada para representar palavras estrangeiras mesmo. Essa foi a versão que aprendi na escola anyway kkkkk
@@ThiagoVsky , asjlkfaj eu aprendi q katakana foi feito só pra função de adaptar as palavras estrangeiras, mas fiquei curioso e dei uma olhadinha no google agora. E caramba askjflhaksh tem uma historia por trás. Parece q foi criado por um monge, la no periodo nara 710 d.c, usado em poemas da época também. Não terminei de ler a wiki ainda, mas muito interessante saber q tem uma historia mais profunda por trás. Obg pela informação man s2
Um fator importante ao trabalhar no estrangeiro é o câmbio. Por isso muitos estrangeiros, qualificados ou não, querem dólar americano. É uma moeda estável e em relação ao Real brasileiro só no primeiro governo FHC que houve paridade. Desde então o Dólar americano sempre valeu mais.
só uma correção, o caractere ali do meio é o 手 (Shǒu) que significa mão, pelo menos é isso em mandarim, não sei em japones, mas deve ser algo parecido, pois quando os japoneses se apropriaram dos caracteres chineses eles mantiveram o msm significados em vários deles. montanha seria o 山 (Shān)
Sobre o que vc falou de gravar na rua, o baka não grava o áudio dos comentários dele na rua, ele grava só o vídeo com o som ambiente e depois comenta em cima em casa. É melhor assim porque é muito difícil (pra qualquer microfone) manter uma boa qualidade da voz com tantos sons rolando na rua. Agora quando ele faz lives ele ja usa o microfone desse jeito que você mencionou, só que é perceptível a queda da qualidade da voz e ele até fala mais alto, compreensivelmente.
Felipe, podia fazer um react do meu vídeo PREFERIDO do Baka Gaijin 👉 "Morrer é coisa de pobre" ???? É assunto muito interessante. Gostaria de saber sua visão sobre. Valeu camarada 👍
Vendo esse vídeo sobre o Japão me ficou a dúvida e gostaria que o Felipe fizesse um vídeo sobre Como é a questão da saúde mental na China? É um tema taboo como no Japão? Tem alta taxa de suicídio? Fiquei com essa dúvida considerando que tem esse folclore de que na Ásia tem muita depressão por conta do que sabemos da Coreia do Sul e do Japão
Aqui no Brasil tem uma legislação parecida com relação a mandar o funcionário para casa e não pagar. Lembro da época que trabalhei em um laboratório de cervejaria como técnico, e a durante a transferência de uma fábrica para outra davam folga para funcionários da linha de produção é realizavam um desconto de uma gratificação que eles davam.
Eu acompanho o Baka há algum tempinho já, e o que mais me impressiona nos vídeos dele é o aspecto de artificialidade que algumas ruas e cenários do Japão tem. Essa impressão é devido, principalmente, à limpeza dos locais, talvez ao excesso de neons em alguns lugares e, obviamente, aos ideogramas. Felipe, acho que se tu fizer vídeos de locais nas ruas da China, vão ser bem legais e eu não vou ter tanto essa impressão, porque imagino que por aí rola mais aquela baguncinha, sujeira e etc. que a gente tá tão acostumado aqui no Brasil não!?
Pelo que vi de vídeo de gente andando na china (canal Living in China), a China é tão limpa quanto Japão kkkkk no máximo nas regiões mais pobres que tem alguma terra no asfalto por falta de manutenção e tals... Mas lixo na rua acho que não.
@@ThiagoVsky pois é, eu realmente não lembro. Até porque a maior parte do vídeos do Felipe são internos mesmo. Mas os do Baka, por serem a maioria externos, caramba, as vezes parece que tu tá dentro de um jogo até, desses sem muita ambientação, de tão cenográficos que parecem os lugares.
8:26 mas nem é todo caso tem uma RUclipsr aqui que ela se casou com descendente de japonês e foi pro Japão trabalhar em fábrica e lá outros estrangeiros implicava com ela nome do canal é "Balicia"
Facil calcular os salarios agora estao entre 1500 a 1800 a hora em media pra quem trampa em empreiteira sendo homers. Existe a possibilidade de buscar pela yolo Japan tambem onde se ganha um pouquinho melhor em media. Isso daria 250 mil ienes por mes sem as horas extras em turnos normais 5x2.
3:21 o Brasil sofre também com falta de profissionais pra trabalhar só q é falta de mão de obra qualificada médicos, engenheiro por ai vai... O Brasil deveria fazer igual os países desenvolvidos e dar visto pra mão de obra qualificada pra desenvolver o Brasil a maioria das pessoas que vem pro Brasil não tem qualificação ai o Brasil vai ladeira abaixo....
Felipe, tem algum vídeo seu falando sobre a questão do "trabalho escravo" na China? Ainda vejo direto as pessoas falando que a China só é a potência que é porque "explora" os trabalhadores. Como podemos acabar com essa percepção das pessoas? Ou de fato é verdade esse rumor? Nesse vídeo pelo menos você falou que o um trabalhador fabril consegue o equivalente a 4 mil reais de salário trabalhando 12 horas por dia aí na China. No Brasil o que mais temos é vaga de emprego pagando 1 salário mínimo por 44 horas semanais, sem contar com o tempo gasto com deslocamento e a galera fala que é na China que o trabalho é escravo...
Eu não desqualifico a faculdade, mas não vejo como um diploma de faculdade (dependendo da profissão, tem profissão que eu concordo que tenha) pode dizer algo sobre o conhecimento da pessoa tlgd. Eu comecei a programar muito novo e decidi fazer faculdade de T.I e cara... de quando eu comecei a fazer, até o momento que eu terminei a faculdade, eu não aprendi literalmente nada que eu já não sabia, e digo mais! Eu achei que a faculdade deixou de explicar muitas matérias importantes.
é muito relativo, querem dinheiro porque o que ganham é pouco para as necessidades básicas ou no limite para estas ou para sustentar alguma coisa fora das necessidades básicas (tirando a questão do contrato)? Se o caso for essa última por escolha mesmo, a pessoa está trabalhando para sustentar algo ou alcançar alto que lhe trará prazer, logo dizer que "não vivem" seria mais a nossa percepção do que é bom sendo projetada no outro. Eu fico com essa dúvida quando falam essas coisas, fulano "não vive".
depende da região, de quanto chinês a pessoa fala e da personalidade dela... quem se comunica em chinês e tem um pouco de noção das normas sociais se entrosa bem quase em qualquer lugar... em alguns lugares da pra ter uma vida social moderada até com inglês e pouco chinês. (eu considero os chineses bem receptivos)
Acho que os maiores atrativos desses países são os salários e a segurança, no Brasil não compensa trabalhar mais, porque tem o imposto de renda e a inflação, e a segurança nem precisa falar.
*O problema que vejo nesses países é que tu têm segurança e etc , mas passa a vida mais trabalhando que curtindo a vida ! Na minha visão viver não é trabalhar feito um maluco ! Isso para mim não é vida , ficar 14 horas trabalhando todo dia é insano ! Se for a para juntar uma grana e sair fora disso aí sim .*
@@Paryghusho Mas aí que tá, aqui no Brasil cara, não tá muito longe disso uma galera faz um monte de hora extra e ainda dirige Uber e os 99 da vida pra complementar a renda e ainda continua ferrado, ganhando pouco e inseguro.
Pra mim o Japão so é foda por causa das tatuagens tebori (acho meio caido ficar levando tão na tradição o ~estilo do desenho~ mas nao aplicar a tecnica arcaica de fazer isso com o palito!!!!) e também por causa da tradição do KEIRIN ai (eu sou FISSURADO no campeonato da PIST6). De resto deve ser realmente muito dificil e sei la, ar meio triste morar ai, mas so essas 2 coisas pra mim ja é suficiente pra eu desejar de ter uma experiencia temporaria ai no Japão.
Minha esposa é operária aqui no brasil e o esquema é mais o menos igual, so que independente de estrangeiro ou Brasileiro você vai ganhar mal é trabalhar pra KCT
Muito interessante que tecnologicamente falando o japão é um dos maiores em tecnologia, considerados como o futuro há muito tempo, mas se falarmos da sociedade, veremos quão atrasados eles são que o feminismo só agora começou a ter algum fundamento no país.
EU vejo esse cidadão na minha frente no meio da rua desse jeito ae, já imagino ele tirando uma submetralhadora e atirando pra tudo quanto é lado kkkkkkkk
Se não me engano o Japones e o Mandarim (principalmente o simplificado) tem ideogramas bem proximos por conta do periodo de Imperio Japones que uniu parcialmente as duas culturas por umperiodo Mas posso estar bem enganado
É igual mas o japonês tem um problema sério que o mesmo Kanji tem uma pronúncia que vem do mandarim e outra que vem do japonês, podendo ter mais de 4 pronuncias diferentes dependendo do contexto
Eu curto os vídeos do Baka, entretanto, a visão dele carece de mais instrumentos de análise no contexto capitalista. Ele comenta sobre uma suposta frieza de alguns locais, em especial algumas quebradas de Tóquio, como se isso não fosse um fenômeno global. Existem algumas questões culturais de fato, mas é inegável que o modo de produção vigente é a régua universal. Assim como a diminuição da população é uma tendência nos países ditos desenvolvidos. Abraços.
Felipe, sobre essa questão do microfone, acredito que os vídeos dele são gravados na rua sem narração e só depois ele acrescenta o áudio com a narração, acho que ele não grava tudo junto na rua. Não sei se isso é muito óbvio (e se você também acha isso, peço desculpas), mas de qualquer forma fica aqui a observação.
12:35 até nos EUA... Um ajudante de carpintaria ganha 120 dolares por dia, compra um playstation 5 em 4 dias, compra uima RTX 3090 em 1 semana ...mas o carro do guincho, as entregas, consultA médica é 10 vezes esse valor.. Times is money!
então é só trabalhar 14h por dia, em turno diurno e noturno, não ter feriado, final de semana, feriado, férias, esquecer vida social, economizar na comida, aluguel, não ter nenhum tipo de relacionamento amoroso , esquece ter filhos e família q vc fica rico nesses países do exterior 🤔 será q se fizessem isso no Brasil o resultado não seria o mesmo?
Felipe Durante, vc sabe quanto um médico especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ganharia na China? Vc sabe se o mercado é fechado pra brasileiros, no caso de profissões assim com especialização?
Queda populacional o principal fator é a hipergamia biológica (não só no Japão, mas em vários lugares), somado sim, a questão da mulher não precisar do homem para ser sustentada, coisa q todos passam pano, desmentem, dizem q não é isso, q é falta de tempo pra dar rolês e "conhecer" pessoas, se elas tem interesse não é preciso sair pra tomar sorvete, o homem investir em mulher pra conquistar, não, quando elas têm ALGUM interesse de verdade no homem, sexo é coisa de 5 minutos, geralmente o interesse delas está indiretamente relacionado a sobrevivência, homem não vê dessa forma!!
Programar não é uma habilidade tão extraordinária para exigir curso superior e você não vai ser um programador mais extraordinário por ter feito faculdade. A diferença entre um programor nível médio e um programador com bacharelado é seu arcabouço teórico, a exemplo analise assintótica, prova de corretude, eletrônica digital, metodologias ágeis, prova de absurdo para algoritmos impossíveis...
A Twitch na china é liberada? Se for, dava pra fazer umas lives andando na rua e tals, igual o Bala da do Japão, sem ter o atraso e o gargalo de usar VPN
Acho que não é liberada não cara, me lembro em 2018 foi amplamente divulgado que ela foi banida. Na China se usa principalmente uma rede social nacional chamada Douyu. Ela começou a operar em 2016 e competiu um tempo com a Twitch na época que o mercado ainda era pequeno. Hoje essa rede tem na China aproximadamente o mesmo numero de usuários mensais que a Twitch tem no resto do mundo inteiro (~150M). Se a Twitch não fosse capada em 2018 ia ter hoje um mercado de mais de 100 milhões de jovens Chineses prontos para serem influenciados por estrangeiros. Em uma situação de crise, como o desentendimento entre EUA e China que começou esse ano, esse seria uma grande ferramenta de desestabilização para o país. Pessoalmente, acho que não é saudavel para um país soberano permitir que empresas de uma nação que assumidamente não te quer bem algum tenha tanto poder de influência no seu povo. Os proprios americanos estão começando a pensar assim com o Tiktok e já iniciaram a anos um processo de difamação/concientização de usuários. Penso que caso não funcione, eventualmente banirão tambem.
@@humberto6638 tens razão, twitch não opera na China. O setor de games (e relacionados) é bem regulado aqui na China, o público alvo é muito jovem e existe um monte de regulamento a ser seguido pra evitar vício e etc... O governo inclusive bloqueou a união do DouYu ao HuYa (mais velho que douyu, mais usuários), que daria a Tencent o controle absoluto do seguimento (tencent é o majoritário do huya e tem 21% do douyu).
Nem sei como cheguei neste vídeo, mas depois de uns minutos eu acabei lembrando que trabalho numa empresa japonesa multinacional, na área de TI. Kkkkkkkk.
Morro de vontade de sair do país pra ganhar dinheiro, mas sou tão fudido que nem celular consigo comprar. No estado que moro tem emprego nem pra quem se forma (meu caso que to me formando em CS).
Canal do baka é muito massa. Os vídeos dele andando por tokyo chegam a ser terapêuticos hahaha
Baita feat esse!
Felipe podia gravar as ruas da china igual
Muito bom mesmo. Sempre assisto também. Até resolvi fazer um lámen adaptado...kkk
Sim mano
Verdade adoro o canal do baka
Muito bom o react, Felipe.
Vou contar o meu relato como trabalhador de fábrica aqui no Japão há quase 5 anos.
Vim para cá exatamente como o Baka disse, por uma agência de viagens que já arruma um emprego pra gente através de uma empreiteira aqui, então já chegamos com emprego e lugar pra morar. Mas isso tudo tem um preço alto e vc só se dá conta quando já está aqui pegando sua dívida.
Só para ter noção, um financiamento de viagem por agência custa em média 350 mil ienes, enquanto comprar uma passagem por conta e vir para cá custa em torno de 120 mil.
Vim para cá com esposa e filha pequena, na época com 3 anos.
Trabalho em turnos alternados (chama-se nikoutai), uma semana de dia e outra a noite.
No turno do dia trabalho das 6:30 as 15:15 e as horas extras, quando tem, das 15:30 as 18:30.
Agora estou a caminho do serviço noturno, entro às 16:30 e faço normalmente 3 horas extras, saindo as 4:30.
Onde trabalho eles descontam o horário de almoço de 45 min e 3 intervalos, dois de 10 min e um de 15. Então em 12 horas na fábrica a gente trabalha e recebe por 10 horas e quarenta minutos. Isso sem contar que o transporte é uma hora quase para ir e uma para voltar, totalizando 14 horas dedicadas ao serviço.
Nesses 5 anos, o preço de quase todos os produtos aumentou demais e o salário teve um reajuste de apenas 4% ienes/hora.
Não temos salario fixo, ganhamos por hora trabalhada e se precisarmos faltar, perdemos o dia. Uma parte do salário fica com a empreiteira porque o valor que nos pagam por hora é em muitas vezes 30% menor do que é repassado a eles pelas fábricas. Sem contar que os japoneses tem bônus salarial alto 2 vezes as ano, o que não é pago para os estrangeiros, mas deveria.
Temos direito a 10 folgas remuneradas por ano, e muitas vezes quando precisamos os japoneses ficam fazendo de tudo para vc não folgar.
É muito estressante e cansativo, estou encerrando um ciclo de quase 5 anos física e emocionalmente abalados, muito principalmente por conta das altas cargas de trabalho combinado com a toxicidade das pessoas da fábrica (principalmente brasileiros).
Tenho muito mais a relatar, principalmente sobre a cultura, preconceito e etc. Minha opinião é que não está valendo a pena viver aqui como trabalhador de fábrica.
Tu poderia gravar uns relatos, pessoal gosta de ver esse tipo de coisa
Já pensei nisso várias vezes, mas o tempo escasso e o desânimo não deixam.
Tento aproveitar o tempo livre com minha filha.
Mas tem muitos relatos no yt.
@@raonymiamoto4891 Foda, acaba nem dando tempo de aproveitar o país
@@meo8891 aqui tem 3 feriados por ano de 1 semana cada, é nessas horas que a gente acaba dando um rolê a mais, tirando isso é difícil.😅
Você sabe se é possível eventualmente mudar para um emprego melhor? Ou mesmo trabalhar como freelancer, seja algo físico, como prestação de serviços, ou algo digital, como designer ou e-commerce?
Ficar preso ao trabalho de fábrica realmente não parece valer muito a pena.
O massa dos vídeos do baka é que vc sabe que ele tem consciência de classe ao menos.
Morar em países orientais deve ser uma experiência cultural extraordinária.
Sim, china pro exemplo tem quase 6000 mil anos de história e cultura, e rico demais a cultura deles, o foda é a xenofobia dos asiáticos de maneira geral
@@viniciussouza4599 China tem 6 milhões de anos de História??? Uau!!!
Em quesito cultura, é uma maravilha mesmo!
@@PauloYukio346a roda foi inventada na china. 600 anos depois eles inventaram o freio a disco. A china dominou a eletricidade antes de dominar o fogo e são considerados os inventores da música eletrônica.
@@PauloYukio346 6 mil
Admiro os japoneses pela cultura/fantasia deles(gosto dos animes) e pelo fato de serem um povo que sabem lidar com desastre, os cara lidam com terremotos, tsunamis, furacões etc e sempre superam esses problemas. Mas como sociedade, eles não são um bom exemplo, eles seguem o exemplo do individualismo, lá é cada um por si
Cultura imperialista de escravização dos povos?
@@nomadluiz pow mano, espero que vc não seja tão burro ao ponto de ter interpretado isso, espero que tenha sido só uma piada mesmo essa pergunta
@@nomadluiz é tipo falar que o cara que curte os filmes de fantasia americano apoia o imperialismo deles, pela correlação kkkk
Essa parte aí de exemplo do individualismo no seu comentário é pura ideologia. Os orientais, de forma geral e não só os japoneses, conseguem lidar com desastres naturais (e outros problemas coletivos como lixo, epidemias, trânsito, etc) justamente porque eles têm um senso de comunidade muito maior do que aqui no Ocidente. Olha pra vc ver que bizarrice, vc olha pra capacidade deles de lidar com desastres naturais e atribui isso ao individualismo? Aonde que tá a lógica disso? Se existe um problema que é coletivo então a solução pra esse problema é a coletividade. Vc tá olhando pra essa questão aí e vendo individualismo puramente por ideologia sua. Individualistas são os EUA ali do lado, que tem acidente industrial jogando nuvem tóxica cancerígena em cima de uma cidade inteira e os empresários e o governo simplesmente ignoram o que tá acontecendo e controla as notícias na mídia. Individualista é o Brasil que elegeu um genocida que fazia motociata enquanto a população morria na pandemia. Isso é individualismo.
@@mr.alphard2581 chineses sim, japoneses não. Tanto que pautas sociais são muito mais abrangente na China que no Japão. Eu disse individualista no âmbito social. Eles não querem por exemplo, um plano de saúde universal por que eles não querem pagar pela saúde de outra pessoa, mesmo pensamento americano. E diferente de se unir pra resolver um desastre natural, já que nesse contexto eles são obrigados e se unirem por não terem outra escolha. E o seu comentário "os orientais no modo geral" foi bem racista colocando todas eles na mesma homogeneização, sendo que cada povo oriental tem a sua visão, comportamento, ideologia etc. Seria tipo eu fala "todo africano" reduzindo toda a complexidade e variedades de povos independentes que existem na África.
1:02 O homem que encontrou a vantagem de ser calvo
o canal do baka é muito bom, a maioria dos vídeos é ele falando coisas muito fodas do japão, os cortes das lives dele é só um nível de pós-manicômio mesmo, mas a maioria faz refletir muito sobre o japão no geral, e dá até pra extrapolar pra outros países ao redor, como o felipe fez nesse vídeo com a china, muito bom
Esse vídeo chegou na hora certa. Curso Letras - Japonês e por muito tempo foi meu sonho ir estudar no Japão e estive estudando para as bolsas, pois não tenho condições financeiras. Porém cada vez mais eu me sinto menos ligada a cultura e sociedade japonesa e na realidade sempre tive mais ligação com a cultura chinesa, mas as bolsas da China aqui são pouco faladas em comparação a do Japão. Infelizmente não tem Letras - Chinês onde eu moro, mas estou fazendo cursos de chinês. Estou nessa dúvida de continuar focando nas bolsas do Japão que já estou na metade do caminho ou jogar tudo pro ar e colocar meu foco completamente nas bolsas da China.
Na dúvida aprende os dois, né. Chinês e japonês são muito parecidos na escrita e muito diferentes na gramática em geral, isso facilita muito pra aprender duas línguas ao mesmo tempo. Qualquer coisa vc pode trabalhar na China dando aulas de japonês kkkkkk
Minha esposa é japonesa, nos conhecemos enquanto estavamos estudando na Coreia do Sul, depois da primeira vez que ela veio ao Brasil nunca mais teve vontade de voltar pro Japão, mesmo com algumas questões onde lá claramente é melhor, como na questão da segurança, a atmosfera do dia a dia no Brasil pra ela é mais acolhedora, e olha que por ser de Osaka, ela ainda é de uma região onde o pessoal é bem humorado comparado com o pessoal de toquio.
Em relação a saude, o SUS surpreendeu ela positivamente, claro que há espera, mas É GRATUITO, ela tomou a vacina de febre amarela aqui pra viajarmos pra bolivia e apesar de termos esperado mais de 1 hora, se ela tivesse tomado no japão era coisa de 300 dolares.
A educação superior também é algo que mesmo com o esforço que fazem pra sucatear, ainda surpreende ela positivamente, eu estudei todo o percurso superior, além do intercâmbio, sem pagar, gratuito, ela tem o doutorado dela sim, mas tem também uma parcela mensal que sabe-se deus lá quando vai acabar, é uma dívida, um financiamento de casa.
E aqui, ela é uma PHD, uma mulher que estudou, as pessoas nutrem uma admiração por isso, lá ela é uma mulher, por mais respeitada na área que ela seja, ela sabe que o pessoal preferiria que ela fosse uma dona de casa, esperam que ela nao tenha uma carreira e cuide de filhos, então não é um match bom.
O fato é que o Japão se vende muito bem pro exterior, mas viver lá não é tão suave assim não, quer dizer, tem uma pequena parcela da população que vive suave, mas quem é trabalhador aqui vai ser trabalhador lá de qualquer forma haha
@@ThiagoVsky não é bem assim, existem muitos limites pra bolsa de estudos e em ambas você tem que ser fluente na língua. Eu tenho só mais um ano de limite para a bolsa de japonês que estou tentando por exemplo, se eu focar em chinês não vou poder ter tempo para ficar fluente em japonês dentro desse tempo, logo vou perder a bolsa. As bolsas chinesas também tem limites de tempo. E não tem motivo eles darem preferência pra uma brasileira ensinar uma língua que tem tantos nativos que conhecem bem a língua pois os países são vizinhos ou até mesmo chamar diretamente japoneses já que é mais fácil do que trazer brasileiro.
@@renansk8flip de fato, morar lá por muito tempo já foi tirado de questão pra mim, mas queria estudar no exterior porque meu curso é licenciatura e acho importante para uma professora de língua estrangeira. Tive pouco contato com chineses em comparação a japoneses, mas o que eu mais vejo é xenofobia de boa parte dos japoneses e uma visão retrógrada das divisões da sociedade e exploração do trabalhador descomunal no Japão. Os poucos chineses que encontrei sempre me fizeram me sentir bem acolhida e compartilhavam das minhas críticas sobre as relações da sociedade. Talvez seja só minha bolha e a realidade seja diferente, mas queria que a China tivesse mais divulgação aqui no Brasil. Como eu disse, é difícil até procurar sobre as bolsas em comparação às informações que se tem sobre as bolsas japonesas aqui. Espero que com esse novo governo as relações com o país melhorem e mais oportunidades surjam. Acho besteira ignorar um país tão grande quanto a China nos dias de hoje.
@@user-ll5vv7rv9p Esta tentando pelo MEXT?
Acompanho o canal do Baka desde os primordios, agora conheci o seu, sou brasileiro e moro na Tailandia!
Vi recentemente o vídeo do Baka vendo o ano novo chinês lá no Japão muito legal. Ele faz vídeos ótimos, visualmente bonitos e muitas vezes ele trás informações interessantes sobre os lugares que visita. Soube no vídeo dele que no Japão tem Carnaval tipo o do Brasil... q loko!
Gente, tem um canal de um brasileiro que mora no Japão a um tempão. Tem esposa, filhos e o escambau. Não lembro o nome dele. É um cara moreno e acabou conseguindo trabalho como motorista de táxi. O cara fala japonês fluente, e tem vários vídeos mostrando as respostas negativas que recebeu das empresas japonesas, quando procurava trabalho.
Gengotaku!!!! Esse é o nome do canal.
@@digitalabilia esse cara é uma lenda, gosto muito dele! e ele fala vários idiomas no taxi, o japão até chegou a mostrar ele na TV japonesa.
Aprender chinês não é impossível.
É uma língua diferente pra nós, mas em um ano comprometido termina o intermediário tranquilo.
Eu faço 15 a 30 minutos por dia e terminei o básico em menos de um ano
O instituto confucio oferece aulas acessíveis e Br em turmas EAD
Não é impossível mas é muito mais difícil pra nós que usamos um alfabeto com simbolos totalmente diferente dos deles. Vc tem que reaprender todo um significado das figuras, sabe a fonética delas, o que significa, como forma palavras etc, até o jeito deles escreverem é diferente do nosso, eles escrevem de cima pra baixo em vez da esquerda pra direita como nós fazemos
@@dagobertosantosdeoliveira9546
Não faz tanta diferença quanto parece.
Não adianta saber ler alguns fonemas. Isso é mais algo menos intimidador que um facilitante, já que pra falar um idioma na verdade você vai absorvendo costumes.
Ter um alfabeto e fonemas parecidos ajuda a diminuir a sensação de estar perdido, mas se você segue na caminhada você aprende igualmente
em 1 ano voce terminou o basico em 1 ano de ingles a pessoa já sai falando,muito melhor ir pra canadá estados unido se for a trabalho no caso
Se eu fosse aconselhar diria para aprender inglês primeiro, nem por ser mais fácil, mas por ser mais internacional.
Entretanto alguém pode querer aprender chinês (inclusive depois de já saber inglês) e meu comentário é sobre isso e tá tudo bem.
Se o chinês é mais difícil, ainda assim é muito possível e acessível aprender. Existe infinito material gratuito, tem bastante falante no Brasil, tem interesse comercial..
por volta dos 18:00 : na verdade, os kanjis são exatamente os mesmos caracteres da China. O alfabeto "original" do Japão era o hiragana que representa apenas os sons silábicos, então nos períodos antigos de navegação japonesa em que o contato entre China e Japão era muito forte, os japoneses acabaram incorporando parte do alfabeto chinês a sua linguagem.
Hoje o Japão possui 3 alfabetos, que são:
Hiragana que cada caractere "representa" apenas uma sílaba e costuma ser utilizado apenas para gramática ou para manter a linguagem mais simplificada(o que é mais comum para jovens ou para conteúdos voltados para jovens).
Katakana que cada caractere possui a mesma sílaba no hiragana, é um alfabeto completamente dedicado a palavras estrangeiras e onomatopeias. Costuma ser bem comum em letreiros, nomes de marca etc por questões de estilo, afinal hiragana e kanji costumam ser escritos na vertical enquanto os katakanas são escritos na horizontal o que cria uma diferenciação e chama mais atenção(pra ser sincero, eu tenho mais a impressão de que esse alfabeto surgiu por questões de puritanismo e por "higienização" japonesas)
Kanji não há muito o que falar porque é praticamente o mesmo que na China, mas costuma haver mudanças na pronúncia e significado dos caracteres entre as duas línguas. Costumam ser usados, em substantivos, pronomes, adjetivos e palavras com "significado próprio" no geral.
Um exemplo de frase: 私はパンが大好きです
Explicação: 私(esse kanji é uma das formas mais formais de se dizer "eu", possui gênero neutro e fora de ambientes formais só costuma ser usado por estrangeiros mesmo)は(é um hiragana utilizado como partícula para relacionar o sujeito ao restante da sentença)パン(é um katakana cuja leitura é "pan", obviamente vem do inglês e significa "pão")が(outra partícula, o interesseante do "ga" é reparar no tenten que é basicamente um assento similar a ")大好き(esses 2 kanjis com o hiragana no final formam o "daisuki", basicamente uma das formas de se dizer que ama algo. Não lembro porque o "ki" é um hiragana mas esse tipo de coisa é comum)です(esses 2 hiraganas formam o verbo "desu" que significa algo como "ser/estar". Provavelmente há um kanji para o "de" mas não costuma ser utilizado e verbos em japonês termimam com hiraganas porque eles servem como conjugação e na estrutura do japonês os verbos sempre encerram as frases então quase sempre haverão hiraganas no final de cada sentença)
Obviamente há formas mais simplificadas e informais de se escrever as frases, então o "私はパンが大好きです" também poderia ser escrito como "パンが大好き" que seria como mudar de "eu amo os pães" para "amo pão".
um exemplo claro da mudança na leitura dos kanjis do chinês para o japonês, é o Goku clássico personagem de Dragon Ball cuja escrita do nome são os exatos mesmos caracteres do WuKong cuja leitura muda devido ao idioma
Vc sabe bastante linguagem japonesa
Vc pode me ensinar?
Os kana (hiragana e katakana são os mais famosos) são derivados dos caracteres chineses (hanzi). No início da história do Japão (e também na Coreia e no Vietnã), ocorreu algo parecido com o que ocorreu na Europa medieval com o latim: o mandarim era a única língua escrita e o japonês era usado apenas na fala (o que prejudicava o ensino, pois todo mundo para ser alfabetizado teria que ser bilíngue); aí quando resolveram criar uma língua japonesa escrita, só pegaram o sistema de escrita com o qual eles já tinham contato (hanzi/kanji) e adaptaram para o japonês, os kana vieram depois.
Eu estou no ultimo semestre na minha graduação em administração e depois quero fazer um MBA para quando for possível, eu partir para a China (eu entendo que o mercado de trabalho dessa profissão é bastante concorrido, mas eu vou me esforçar). Por enquanto tenho apena o HSK 1, eu ainda tenho uma longa jornada até o HSK 6 e HSKK3. Quanto mais recebo informação da China mais me apaixono por essa nação。 我喜欢中国.
Não vejo a ora Felipe de voce fazer vídeo na rua , vai ter muito conteúdo principalmente quando vc for nas lojas e supermercados da china
Boa tarde 🙏
Felipe ficou bom demais esse vídeo do mundo do trabalho, poder aprender um pouco sobre Japão e china junto. Sobre carga de trabalho no Brasil, a gente e empurrado pra periferia , com transporte público ruim ficamos 3-4 horas pra ir e voltar do trabalho, acaba que mesmo com 8h por dia, é muito difícil ter uma vidaa assim dia de semana, principalmente porque não se tem muito dinheiro com o baixo salário, e foda, somos sufocados de várias formas
é verdade, 10h fora de casa pra mim é o normal. já fiquei fora 12h quando trabalhava longe de casa e isso q eu moro no PR... nem imagino como deve ser em SP
Todo mundo reagindo ao baka, que alegria ver isso. O conteúdo dele é muito bom, bem produzido pacas
1:02 Uma característica bem forte nos brasileiros (SE IMPORTAR COM APARÊNCIA ALHEIA), acho que isso é aprendido na escola principalmente. E acho que no japão não acontece tanto quanto no Brasil, percebe-se isso pelo jeito de muitos deles se vestirem.
14:05 "Feminismo no Japão", é a primeira vez que ouço falar sobre isso. Até agora nem sabia que existia.
Sobre a taxa de natalidade, o governo tem projetos para aumentar a taxa de natalidade... mas incrivelmente não passa de bolsas isso ou aquilo, que não combate a raiz do problema.
Meu deeeeuuss, Felipe Durante. Vc falou EXATAMENTE a mesma coisa que eu falei. "Como é que vc consegue ver com esse cabelo no olho". Eu pensei até se ele tinha olho de vidro ou o olhar um pouco assimétrico.
13:46 Na verdade o governo japonês já tentou diversas vezes mudar isso porém a sociedade japonesa de um "modo geral", se recusa a ter filhos, processo semelhante está ocorrendo com a leva dos filho único da China, que se mostram mais resistentes a ideia de ter filhos.
Muito boa essas comparações entre os dois países
parabenizar vc felipe , educado , agregou ,no video do Baka, vc e´top tambem , passa informaçoes , claras
18:56 banheiro em chinês é 洗手间 (洗 lavar, 手 mão, 间 sala), quase os mesmos caracteres
O Japão assimilou o "alfabeto" em Kanji da China, por isso você reconhece tanta coisa
"eu moro em um cidade pequena pra china, 4,5 milhões de pessoas" essa parte me tirou um leve sorriso pq sou de são luís, que tem mal 2M de pessoas kkkk
Felipe, os vídeos do baka são gravados na rua, mas a voz é gravada em casa né. cuidado se for entrar numa de fazer uma parada difícil ou que você não se sente confortável. tamo junto
Baka e Felipe foram achados na minha vida. Apesar de eu estar mais triste ultimamente, pois tomei consciência de classe e da merda que é o mundo em que vivemos. Tento apenas viver e aproveitar o que há de bom, como o canal desses 2 cavaleiros, os sonhos (como morar na China e conhecer a Rússia), falar besteira com os amigos (apesar de a maioria ser mt limitado e eu evitar totalemte qualquer assunto político, pois sao todos gados do destino manifesto), aproveitar a família e os games...
Adoraria ver vídeos seus como do baka pra explicar e mostrar melhor sobre a China.
19:13 significam mão e montanha no japonês também. o idioma japonês foi "importado" da China, pois são o mesmo povo (chineses) que decidiram se separar e criar independência em diferentes locais. a coréia do sul antes possuía os chamados "hanji", que são os caracteres de "kanji" chineses, mas caiu em desuso com o tempo por conta de somente as pessoas de alta nobreza conseguirem ler e escrever, e o idioma foi simplificado para as pessoas comuns conseguirem se comunicar melhor.
eu tô estudando os Kanjis japoneses, quase finalizando os 2500 mais usados no dia-a-dia, e fui ver q muitos deles no mandarim significam a mesma coisa.
Sim sim, me enganei
Vai ser massa ver os vídeos andando. A Cymie tb faz vídeo nesse formato e mora na china, mas os vídeos do baka sempre me passam a ideia que o japão é tudo mais apertado enquanto a china parece ter ruas maiores, mais espaço no geral!
Ansioso por esses vlogs nas ruas da China!!!
mas nao falei em vlogs haha
No canal Gengotaku, BR que mora no Japão, tem um vídeo sobre preconceito no Japão para estrangeiros. Faz um react desse vídeo, gostaria de ver seu ponto de vista.
Sucesso e bom trabalho
18:00
O japonês é composto por três alfabetos, onde um deles são os kanjis chineses, por isso você consegui reconhecer algumas palavras. Não tô dizendo que quem sabe chinês entendi japones ou virce versa, mas como os caracters chinêses chamados de kanjis tem uma lógica por trás, podemos deduzir algumas palavras do que seria o significado em chinês ou japonês, caso você siaba um desses idiomas.
Muito massa, já tô esperando os vídeos na rua !
Fala Felipe, o Baka muitas vezes grava o audio em casa, por cima do video. Nao necessariamente vc precisa sair com um mic dahora, vale pena tentar
ótimo vídeo como de costume! Mas não precisa comprar um microfone top de rua pra fazer q nem o Baka. Isso pq ele só filma a caminhada e depois coloca o áudio por cima. Até pq vc falando e caminhando pode ter vento ou qualquer outra coisa q vai ficar mais difícil de editar depois do que só colocar o áudio por cima do original depois
Vim procurar justamente um comentário assim pra ver se eu precisava deixar esse salve ou se alguém já tinha feito. Boa mano!
@@franciscodesouza5436 tomara q o meu parceiro de profissão veja... Mas engenheiro adora um equipamento novo pra bricar, então acredito q ele vai tentar mesmo assim
Salve, camarada Felipe!
O kanji é o que ajuda a leitura a ter distinção de significados entre palavras igual na CHina, já q o hiragana e o katakana seria os caracteres q representa silabas e elas apenas ajudam a complementar a leitura. Pq kanji pode ser os caracteres, mas pode se referir a sentimento e outro significando mais, senao me engano
Felipe Durante, vc falou: "se vc pensa que vai conseguir vir pra cá pra lavar prato, pra cortar grama, vc não vai".
Mas como vc explica então o caso das empregas domésticas do Camboja, do Vietnã, etc, que trabalham nas casas de Hong Kong?
Os caracteres japonês que eles chamam de Kanji são exatamente os mesmos caracteres Han do chinês tradicional, e normalmente possuem significado parecido, mas como palavra isolada, geralmente possuem nenhuma ligação na fala. Montanha em japonês é 山 YAMA e mão em japonês é 手 TE. Mas dentro de frases ou na união de caracteres pra formar outras palavras eles podem adotar outra pronúncia, como 富士山 FUJI SAN que significa monte Fuji
ja ia comentar isso ashkfg achei engraçado o felipe nunca ter percebido isso. O hiragana (alfabeto mais basico do jp) é só uma forma simplificada dos kanjis, usada pra decorar de maneira mais facil antigamente, usam normalmente agora nas frases (as vezes os kanjis são complicados e ai hiragana ja é mais pratico) e até pra destaques de certas palavras (com partículas). E katakana (parece um hiragana todo durão) acho q todos sabem q foi criado pra adaptação de palavras do ingles/ estrangeiras (pelo menos foi oq eu vi). É comum misturar todos os alfabetos em algumas frases, e acho muito engraçado usar onomatopeias tão naturalmente no dia a dia. Amo muito tudo isso aksfhjbakhsg
@@juanlucas2934 o katakana hoje tem essa utilidade, mas foi criado pelas mulheres japonesas (não lembro de qual período ou classe social) pq elas não podiam ser alfabetizadas, mas hoje é mais utilizada para representar palavras estrangeiras mesmo. Essa foi a versão que aprendi na escola anyway kkkkk
@@ThiagoVsky , asjlkfaj eu aprendi q katakana foi feito só pra função de adaptar as palavras estrangeiras, mas fiquei curioso e dei uma olhadinha no google agora. E caramba askjflhaksh tem uma historia por trás. Parece q foi criado por um monge, la no periodo nara 710 d.c, usado em poemas da época também. Não terminei de ler a wiki ainda, mas muito interessante saber q tem uma historia mais profunda por trás. Obg pela informação man s2
Um fator importante ao trabalhar no estrangeiro é o câmbio. Por isso muitos estrangeiros, qualificados ou não, querem dólar americano. É uma moeda estável e em relação ao Real brasileiro só no primeiro governo FHC que houve paridade. Desde então o Dólar americano sempre valeu mais.
só uma correção, o caractere ali do meio é o 手 (Shǒu) que significa mão, pelo menos é isso em mandarim, não sei em japones, mas deve ser algo parecido, pois quando os japoneses se apropriaram dos caracteres chineses eles mantiveram o msm significados em vários deles.
montanha seria o 山 (Shān)
Isso, mão
Sobre o que vc falou de gravar na rua, o baka não grava o áudio dos comentários dele na rua, ele grava só o vídeo com o som ambiente e depois comenta em cima em casa. É melhor assim porque é muito difícil (pra qualquer microfone) manter uma boa qualidade da voz com tantos sons rolando na rua. Agora quando ele faz lives ele ja usa o microfone desse jeito que você mencionou, só que é perceptível a queda da qualidade da voz e ele até fala mais alto, compreensivelmente.
Nunca imaginei
@@FelipeDurante Showww, espero que ajude! Ansioso pelos vídeos 😁
Felipe, podia fazer um react do meu vídeo PREFERIDO do Baka Gaijin 👉 "Morrer é coisa de pobre" ???? É assunto muito interessante. Gostaria de saber sua visão sobre. Valeu camarada 👍
Oba !!!!!!
Vídeo na rua.
Que notícia boa Felipe.
Que esse seja o primeiro de muitos vídeos react do Bala.
Valeu !!!
Vendo esse vídeo sobre o Japão me ficou a dúvida e gostaria que o Felipe fizesse um vídeo sobre
Como é a questão da saúde mental na China? É um tema taboo como no Japão? Tem alta taxa de suicídio? Fiquei com essa dúvida considerando que tem esse folclore de que na Ásia tem muita depressão por conta do que sabemos da Coreia do Sul e do Japão
Muito bom esses reacts. Da até vontade de ir pra China
6:50 mas alternar entre dia e noite no trabalho também causa um estresse enorme
Em relação ao mundo do trabalho, tanto a China quanto o Japão, pelos relatos, deixam enormemente a desejar. E olha que sou trabalhador no Brasil...
Pois é bem predatorio
a do Brasil n é ruim n, férias 30 dias e vários feriados, o ruim msm é o salário.
@@nathan_408 concordo, Nathan... nossa mão de obra é super desvalorizada e explorada... e jornada de trabalho de 44 horas é coisa de pré-história...
Aqui no Brasil tem uma legislação parecida com relação a mandar o funcionário para casa e não pagar. Lembro da época que trabalhei em um laboratório de cervejaria como técnico, e a durante a transferência de uma fábrica para outra davam folga para funcionários da linha de produção é realizavam um desconto de uma gratificação que eles davam.
Eu acompanho o Baka há algum tempinho já, e o que mais me impressiona nos vídeos dele é o aspecto de artificialidade que algumas ruas e cenários do Japão tem. Essa impressão é devido, principalmente, à limpeza dos locais, talvez ao excesso de neons em alguns lugares e, obviamente, aos ideogramas. Felipe, acho que se tu fizer vídeos de locais nas ruas da China, vão ser bem legais e eu não vou ter tanto essa impressão, porque imagino que por aí rola mais aquela baguncinha, sujeira e etc. que a gente tá tão acostumado aqui no Brasil não!?
Pelo que vi de vídeo de gente andando na china (canal Living in China), a China é tão limpa quanto Japão kkkkk no máximo nas regiões mais pobres que tem alguma terra no asfalto por falta de manutenção e tals... Mas lixo na rua acho que não.
@@ThiagoVsky pois é, eu realmente não lembro. Até porque a maior parte do vídeos do Felipe são internos mesmo. Mas os do Baka, por serem a maioria externos, caramba, as vezes parece que tu tá dentro de um jogo até, desses sem muita ambientação, de tão cenográficos que parecem os lugares.
Tem lugares bonitos e limpos também na China
@@michellymarinho6006 ah, sem dúvida! Mas no Japão parece que eles tem TOC com isso, na China parecem mais relax.
Baka é um grande filósofo da contemporaneidade; e por isso eu o sigo.
8:26 mas nem é todo caso tem uma RUclipsr aqui que ela se casou com descendente de japonês e foi pro Japão trabalhar em fábrica e lá outros estrangeiros implicava com ela nome do canal é "Balicia"
Facil calcular os salarios agora estao entre 1500 a 1800 a hora em media pra quem trampa em empreiteira sendo homers. Existe a possibilidade de buscar pela yolo Japan tambem onde se ganha um pouquinho melhor em media. Isso daria 250 mil ienes por mes sem as horas extras em turnos normais 5x2.
orra ai sim, finalmente,, o microfone deve estar preso no porto de Paranaguá esperando a receita, acontece sempre com importações da china kkkkkk
Reage a mais vídeos do Baka Gaijin, tem vídeos dele mais sérios (como esse) e outros engraçados. Ambos são bons.
3:21 o Brasil sofre também com falta de profissionais pra trabalhar só q é falta de mão de obra qualificada
médicos, engenheiro por ai vai...
O Brasil deveria fazer igual os países desenvolvidos e dar visto pra mão de obra qualificada pra desenvolver o Brasil a maioria das pessoas que vem pro Brasil não tem qualificação ai o Brasil vai ladeira abaixo....
Felipe, tem algum vídeo seu falando sobre a questão do "trabalho escravo" na China? Ainda vejo direto as pessoas falando que a China só é a potência que é porque "explora" os trabalhadores. Como podemos acabar com essa percepção das pessoas? Ou de fato é verdade esse rumor?
Nesse vídeo pelo menos você falou que o um trabalhador fabril consegue o equivalente a 4 mil reais de salário trabalhando 12 horas por dia aí na China. No Brasil o que mais temos é vaga de emprego pagando 1 salário mínimo por 44 horas semanais, sem contar com o tempo gasto com deslocamento e a galera fala que é na China que o trabalho é escravo...
Eu não desqualifico a faculdade, mas não vejo como um diploma de faculdade (dependendo da profissão, tem profissão que eu concordo que tenha) pode dizer algo sobre o conhecimento da pessoa tlgd. Eu comecei a programar muito novo e decidi fazer faculdade de T.I e cara... de quando eu comecei a fazer, até o momento que eu terminei a faculdade, eu não aprendi literalmente nada que eu já não sabia, e digo mais! Eu achei que a faculdade deixou de explicar muitas matérias importantes.
14:05 eu fico mt feliz q o Japão tá mudando com relação a isso, por mais que esteja beeeem lento
é muito relativo, querem dinheiro porque o que ganham é pouco para as necessidades básicas ou no limite para estas ou para sustentar alguma coisa fora das necessidades básicas (tirando a questão do contrato)? Se o caso for essa última por escolha mesmo, a pessoa está trabalhando para sustentar algo ou alcançar alto que lhe trará prazer, logo dizer que "não vivem" seria mais a nossa percepção do que é bom sendo projetada no outro. Eu fico com essa dúvida quando falam essas coisas, fulano "não vive".
Gostaria de saber se na China existe o mesmo afastamento em relação aos extrangeiros que existe no Japão.
depende da região, de quanto chinês a pessoa fala e da personalidade dela... quem se comunica em chinês e tem um pouco de noção das normas sociais se entrosa bem quase em qualquer lugar... em alguns lugares da pra ter uma vida social moderada até com inglês e pouco chinês. (eu considero os chineses bem receptivos)
Acho que os maiores atrativos desses países são os salários e a segurança, no Brasil não compensa trabalhar mais, porque tem o imposto de renda e a inflação, e a segurança nem precisa falar.
*O problema que vejo nesses países é que tu têm segurança e etc , mas passa a vida mais trabalhando que curtindo a vida ! Na minha visão viver não é trabalhar feito um maluco ! Isso para mim não é vida , ficar 14 horas trabalhando todo dia é insano ! Se for a para juntar uma grana e sair fora disso aí sim .*
@@Paryghusho Mas aí que tá, aqui no Brasil cara, não tá muito longe disso uma galera faz um monte de hora extra e ainda dirige Uber e os 99 da vida pra complementar a renda e ainda continua ferrado, ganhando pouco e inseguro.
19:13 os caracteres significam o mesmo em japonês
Canal do Baka é massa, mas ele só posta às sextas. A gente fica viciado nos vídeos do cara
Atualmente, meu canal favoríto.
Gosto tanto das lives falando besteiras, que me animam e fazem rir, quanto dos vídeos sérios dele.
Pra mim o Japão so é foda por causa das tatuagens tebori (acho meio caido ficar levando tão na tradição o ~estilo do desenho~ mas nao aplicar a tecnica arcaica de fazer isso com o palito!!!!) e também por causa da tradição do KEIRIN ai (eu sou FISSURADO no campeonato da PIST6). De resto deve ser realmente muito dificil e sei la, ar meio triste morar ai, mas so essas 2 coisas pra mim ja é suficiente pra eu desejar de ter uma experiencia temporaria ai no Japão.
Ansioso pelos vídeos na rua!!!!
Vídeo nas ruas chinesas vai ser show!
Tô super animado pra ver os vídeos na rua 🤗
Já pensa ai na estética do filtro, se vai ser roxo, rosa, mais vermelho. Quando for gravar nas ruas
Minha esposa é operária aqui no brasil e o esquema é mais o menos igual, so que independente de estrangeiro ou Brasileiro você vai ganhar mal é trabalhar pra KCT
1:03 "será q não dá agonia esse cabelo no olho?" perguntou o calvo
Justamente
Muito interessante que tecnologicamente falando o japão é um dos maiores em tecnologia, considerados como o futuro há muito tempo, mas se falarmos da sociedade, veremos quão atrasados eles são que o feminismo só agora começou a ter algum fundamento no país.
EU vejo esse cidadão na minha frente no meio da rua desse jeito ae, já imagino ele tirando uma submetralhadora e atirando pra tudo quanto é lado kkkkkkkk
Se não me engano o Japones e o Mandarim (principalmente o simplificado) tem ideogramas bem proximos por conta do periodo de Imperio Japones que uniu parcialmente as duas culturas por umperiodo
Mas posso estar bem enganado
É igual mas o japonês tem um problema sério que o mesmo Kanji tem uma pronúncia que vem do mandarim e outra que vem do japonês, podendo ter mais de 4 pronuncias diferentes dependendo do contexto
APOIO DMS VIDEOS ESTILO O DO BAKA, se vc trazer assuntos igual ele faz com seu toque eu vo deita mt jjkkkk
Esse tipo de vídeo andando, nem precisa de microfone. Sai andando e depois grava o áudio separado. Deve ter muito barulho e zoeira na rua.
Lindo crossover entre Durante e Baka. 👏👏👏👏👏
Eu curto os vídeos do Baka, entretanto, a visão dele carece de mais instrumentos de análise no contexto capitalista. Ele comenta sobre uma suposta frieza de alguns locais, em especial algumas quebradas de Tóquio, como se isso não fosse um fenômeno global. Existem algumas questões culturais de fato, mas é inegável que o modo de produção vigente é a régua universal. Assim como a diminuição da população é uma tendência nos países ditos desenvolvidos. Abraços.
Eu fui um dos que dei a ideia pro Felipe fazer vídeo na rua. Isso é ótimo Felipe, mostrar pra essa galera xenofobica, o china real
Felipe, sobre essa questão do microfone, acredito que os vídeos dele são gravados na rua sem narração e só depois ele acrescenta o áudio com a narração, acho que ele não grava tudo junto na rua. Não sei se isso é muito óbvio (e se você também acha isso, peço desculpas), mas de qualquer forma fica aqui a observação.
Eu sei o que ele faz, não quero fazer igual
12:35 até nos EUA... Um ajudante de carpintaria ganha 120 dolares por dia, compra um playstation 5 em 4 dias, compra uima RTX 3090 em 1 semana ...mas o carro do guincho, as entregas, consultA médica é 10 vezes esse valor..
Times is money!
Os EUA tem o maior poder de compra do mundo
@@JAMESSANTOS6868 Puxa saco dos Yankees kskk só tá no canal errado, colega.
As empresas na China funcionam na mesma ideia que as daqui, pagar o mínimo possível pro trabalhador sempre que possível?
então é só trabalhar 14h por dia, em turno diurno e noturno, não ter feriado, final de semana, feriado, férias, esquecer vida social, economizar na comida, aluguel, não ter nenhum tipo de relacionamento amoroso , esquece ter filhos e família q vc fica rico nesses países do exterior 🤔 será q se fizessem isso no Brasil o resultado não seria o mesmo?
não
@@FelipeDurante ja tentou?
Felipe... Gostei do Comentário será que "NÃO DA AGONIA ESSE CABELO NO OLHO?"... Nunca saberemos... kkkkk
fodaa, to loco pra ver vídeo na rua na china q nem ele faz
Olá, Felipe. Como funcionam as entregas aí na China? É tipo Amazon? Chega em menos de 1 dia?
Não
Felipe Durante, vc sabe quanto um médico especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ganharia na China? Vc sabe se o mercado é fechado pra brasileiros, no caso de profissões assim com especialização?
Não seo
Queda populacional o principal fator é a hipergamia biológica (não só no Japão, mas em vários lugares), somado sim, a questão da mulher não precisar do homem para ser sustentada, coisa q todos passam pano, desmentem, dizem q não é isso, q é falta de tempo pra dar rolês e "conhecer" pessoas, se elas tem interesse não é preciso sair pra tomar sorvete, o homem investir em mulher pra conquistar, não, quando elas têm ALGUM interesse de verdade no homem, sexo é coisa de 5 minutos, geralmente o interesse delas está indiretamente relacionado a sobrevivência, homem não vê dessa forma!!
Programar não é uma habilidade tão extraordinária para exigir curso superior e você não vai ser um programador mais extraordinário por ter feito faculdade. A diferença entre um programor nível médio e um programador com bacharelado é seu arcabouço teórico, a exemplo analise assintótica, prova de corretude, eletrônica digital, metodologias ágeis, prova de absurdo para algoritmos impossíveis...
A Twitch na china é liberada? Se for, dava pra fazer umas lives andando na rua e tals, igual o Bala da do Japão, sem ter o atraso e o gargalo de usar VPN
Acho que não é liberada não cara, me lembro em 2018 foi amplamente divulgado que ela foi banida.
Na China se usa principalmente uma rede social nacional chamada Douyu.
Ela começou a operar em 2016 e competiu um tempo com a Twitch na época que o mercado ainda era pequeno.
Hoje essa rede tem na China aproximadamente o mesmo numero de usuários mensais que a Twitch tem no resto do mundo inteiro (~150M).
Se a Twitch não fosse capada em 2018 ia ter hoje um mercado de mais de 100 milhões de jovens Chineses prontos para serem influenciados por estrangeiros. Em uma situação de crise, como o desentendimento entre EUA e China que começou esse ano, esse seria uma grande ferramenta de desestabilização para o país.
Pessoalmente, acho que não é saudavel para um país soberano permitir que empresas de uma nação que assumidamente não te quer bem algum tenha tanto poder de influência no seu povo.
Os proprios americanos estão começando a pensar assim com o Tiktok e já iniciaram a anos um processo de difamação/concientização de usuários. Penso que caso não funcione, eventualmente banirão tambem.
@@humberto6638 tens razão, twitch não opera na China. O setor de games (e relacionados) é bem regulado aqui na China, o público alvo é muito jovem e existe um monte de regulamento a ser seguido pra evitar vício e etc... O governo inclusive bloqueou a união do DouYu ao HuYa (mais velho que douyu, mais usuários), que daria a Tencent o controle absoluto do seguimento (tencent é o majoritário do huya e tem 21% do douyu).
18:00 Os Kanji são quase iguais, pois a origem vem dos Hanzi
Demorou pra vc começar a fazer video andando na rua kkkkk espero q de tudo certo
vou fazer faculdade na usp de chines dps q passar no hsk6 e jlpt1
Kkkkk só fazendo uma observaçao ao que o Felipe sisse sobre o cabelo no olho: o que dá agonia é não ter cabelo mano.
quando vc for fazer os videos da china pfv coloque os dados se puder
Cabelo não incomoda parça, a falta dele sim.
Nem sei como cheguei neste vídeo, mas depois de uns minutos eu acabei lembrando que trabalho numa empresa japonesa multinacional, na área de TI. Kkkkkkkk.
Morro de vontade de sair do país pra ganhar dinheiro, mas sou tão fudido que nem celular consigo comprar. No estado que moro tem emprego nem pra quem se forma (meu caso que to me formando em CS).