Gustavo é um excelente estudioso de Marx, não há como negar. Qdo chega no Leninismo, URSS, dividem-se as opiniões, e eu vejo o materialismo de outros Comunistas mais atualizados. Nos congressos do PC Chinês, mtas previsões vieram 20 anos antes do planejamento. O Socialismo real é previsto no último congresso para 50 anos. Quem viver verá. Mas parece que ele sabe menos de outras experiências Socialistas que saem do padrão Soviético.
Não sei se ele sabe menos, ou se recusa a saber, pq trotskista é despirocado com história e geografia. A gente não sabe se é de propósito ou por ignorância, Mas realmente, se economia ele entende muito mesmo. Só não pode deixar ele falar de história e geografia
Stalinista é uma praga no seio da esquerda, falam que a autocrítica é necessária mas toda crítica que recebem acham que é fazer coro com a direita. Qual a vantagem em contar mentiras, afinal ? Qual o ganho disso pra esquerda ? Temos que ser rigorosos no trato com a história, só assim avançaremos.
Trotsky nunca teve chance de governar a Russia,ja stalin governou ate demais e o resultado foi isso: 1,5 milhoes de pessoas mortas nos gulgs Holodomor 1 milhao de mortes no grande expurgo 13 milhoes na coletivizacao de 30 E um crime ser stalinista hoje em dia ,como um certo cara chamado Yan neves
Que mentira do caralho... o que é "direita" pra você? alguns indivíduos atravessados pela ideologia dominante? A direita de verdade sempre associou Stalin como o maior adepto de Lênin, como uma continuação do leninismo, justamente pra difamar todo o movimento marxista. Quando Churchill massacrou os trabalhadores gregos que não entregaram suas armas a stalin, disse que ali, terminava o trotskismo. Winston Churchill é de direita, o Joãozinho que nunca leu duas vírgulas de Marx e cresceu sob lavagem cerebral burguesa é simplesmente joãozinho.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Sim e em muitos desses argumentos eu concordo. Tô achando interessante o felipe buscar discussões e debates com o pessoal da própria esquerda, não é facil de lidar que nem prof Hoc, monark, etc.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 sobre a obra marxiana não tem como discordar do Gustavo ele manja muito disso, agr sobre o Marxismo que ele defende é outros 500. Eu concordo em tudo sobre a visão marxiana mas discordo em tudo sobre a visão marxista dele
Trabalhador aqui no Brasil vai trabalhar na cidade grande e tem que sobreviver numa pensão ou alugando um imóvel com não sei mais quantas pessoas estranhas e o cara preocupado com empresas chinesas que fornecem dormitórios a funcionários que vêm de outras localidades do país… 😅
Assiste o podcast todo, não apenas esse corte. Ele não criticou essa iniciativa ele apenas disse que não faz sentido falar que a China não é capitalista se ela apresenta todas as características do capitalismo.
@@dagobertosantosdeoliveira9546, eu estou comentando em cima exatamente desse comentário pontual dele. Meu comentário também é pontual, não geral: sobre os dormitórios onde trabalhadores específicos vivem. E eu assisti à entrevista dele e discordo da visão dele sobre a China. Era só isso mesmo.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 O que ele disse é verdade, então me responde: Quem é o capitalista nefasto, o que compra mão de obra escrava ou o que vende mão de obra escrava! Observação: O que compra mão de obra escrava, vive falando na mídia mundial que é defensor dos direitos humanos e que condena a exploração..... Não me venha com blah blah blah e groselha.
Sou fã do Gustavo Machado. Ele não está defendendo o EUA e atacando a China, ele está atacando o modus operandi do capitalismo, onde quer que ele atue. Ele é uma pessoa supercoerente, com muito conhecimento sobre marxismo. Talvez, ele falhe em falar sobre os detalhes sobre a vida na China, mas não se deve ter "pré-conceito" de ele criticar o capitalismo (chinês), porque ele ataca qualquer forma de exploração capitalista.
O que ferra é que ele foi de chat GPt alucinando direto pra falar sobre a China. Socialismo não é modo de produção, socialismo é processo de transição para o comunismo. É de se esperar que o modo de produção seja capitalista e que fique assim durante muito tempo. E tu consegue perceber movimentos de transição no instante em que a China atua para que o acúmulo de capital econômico não configure acúmulo de capital político. O cara é super inteligente, mas nessa pressa em tentar farmar em cima de comunistas de outra linha ideológica ele enfileirou barrigadas.
ele definitivamente não tem esse conhecimento todo sobre marxismo. na verdade, faz interpretações surpreendentemente rasas pra quem de fato leu as obras
Como que a china é capitalismo brutal se eles tem políticas de distribuição de renda, redução de pobreza, alimentação etc? Capitalismo brutal é ligar o fod#-se pro povo e só acumular capital nas mãos de poucos. Sim, eles tem uma carga horária de trabalho elevada, mas vizinho a eles tem países capitalistas pro EUA sem aposentadoria garantida, sem seguro desemprego, sem distribuição de riquezas e com uma carga horária de trabalho tão elevada quanto.
O Gustavo Machado é muito bom quando ele fala de teoria econômica marxista. Quando ele sai desse assunto e vai falar de geopolítica, aí o trotskismo bate e é só jimo. Trotskista debate geopolítica com espantalho, fake news e umas conspirações que já foram abandonadas faz meio século. Tem um momento nesse podcast que ele cita o Ian, o Gaiofato e a galera comuna na internet e chama todos de "Stalinistas" e que foda-se. Mermão, qualquer pessoa de esquerda vai te falar, ninguém nunca viu esse negócio de Stalinista. Nunca vi uma pessoa que se diz fã do Stalin e não faz uma crítica ponderada sobre ele. Deve ter, pq esse mundo é gigante né, lá no meio da USP se vc cavucar vc deve achar um Stalinista lá mas isso não é uma coisa que existe, tá ligado? Mas trotskista tem essa neura maluca de dizer que qualquer um que não reproduz a ótica geopolítica de trotsky é Stalinista. O pensamento trotskista funciona assim: socialismo é essa coisa idealizada que eu tenho aqui ó. Qualquer socialismo que não seja isso é ruim. Não interessa o contexto histórico e político, não interessa quais países são hostis contra esse governo socialista, não interessa a evolução dos indicadores sociais desse país socialista. A única coisa que interessa pro trotskista é se o governo socialista encaixa nos moldes do que eles consideram um governo socialista ideal. O que é um absurdo pq a obra de Marx nasce justamente pra gente parar de analisar economia a partir do ideal, e começar a analisar a partir da materialidade. Tem um momento nesse podcast que pra corroborar um argumento ele usa uma fonte de um militar da Alemanha Nazista. Imagina a felicidade audiência de extrema direita em casa assistindo o Gustavo falar nesse trecho. Não é por acaso que o Monark, o Mamae falei e o Renan do MBL volta e meia aparecem dizendo que acham o PCO a esquerda mais coerente do Brasil. Mermão, pera lá, os caras pálidas se dizem de esquerda, mas se tem uma festinha da esquerda e uma festinha da direita e os caras tão sendo mais bem recebidos na festinha da direita, então eles são marxistas aonde? Vc vai nos comentários dos vídeos dos trotskistas e tem comentário mais ou menos assim ""não sou marxista e sou contra socialismo, mas esse esquerdista eu gosto". E o trotskista parece que não percebe a contradição do que ele defende. Quando a esquerda diz que trotskista é quinta coluna, isso não é exagero. Os caras parecem estar movimentando na política dentro da esquerda justamente pra destruir a própria esquerda.
Puts, observação de águia. Venho refletindo isso já faz alguns meses, parece que o trotskistas estão fazendo algum movimento na esquerda pra destruir o Comunismo enquanto ideologia. É como se eles quisessem implementar uma ideologia totalmente idealizadora e quando fracassar eles falarem que isso é Comunismo. O pior é que eu tinha sentido muita pena da perseguição que os trotskistas sofreram na URSS.
Tu só sabes usar ad hominem e outras falácias ou aprendeu a argumentar sem estratagema? Stalinista não existe, mas trotskista existe? kkk. Isso apenas não são algunhas científicas, mas é óbvio que existem esses grupos. Fala sério! Stalinista é aquele que entende de forma acrítica o regime Stalinista e simpatiza com o desenvolvimento histórico que o regime proveu. Simples assim. O Stalinista tenta a todo tempo "passar pano" para o regime utilizando de relativismo da moral: "há, mas ruim mesmo é o capitalismo", "Stalin matou, mas o capitalismo mata mais". Além disso, o "Stalinista" costuma ser um revolucionário no discurso, mas na prática está em todas as instituições públicas operando pela manutenção do sistema, nunca agindo de fato a alcançar uma revolução em relação ao mesmo. Vai falar que o Ian e o Jones não agem assim? Ou só é conveniente taxar e caracterizar "trostskstas"? "Não interessa o contexto histórico e político, não interessa quais países são hostis contra esse governo socialista, não interessa a evolução dos indicadores sociais desse país socialista", tudo falácia. Interessa sim. Sobre o ponto do indicador social, em específico, e daí? Há países capitalista com ótimos indicadores sociais e nem por isso as críticas de Marx ao sistema deixam de valer; nem por isso deixa de existir exploração e outras coisas. Pasmem! "A única coisa que interessa pro trotskista é se o governo socialista encaixa nos moldes do que eles consideram um governo socialista ideal.", falácia do espantalho. Não é o que o trostskista considera um governo socialista ideal, é o mínimo que um governo socialista tem de ter para ser considerado socialista: romper sistematicamente com as relações que caracterizam o capitalismo e o reproduzem. Tu precisas que desenhe algo tão simples de se entender? Essa é a única interpretação possível sobre esse ponto que se pode ter da obra "O capital", do contrário, é preciso fazer revisionismo da Obra, como fez Jabur. "O que é um absurdo pq a obra de Marx nasce justamente pra gente parar de analisar economia a partir do ideal, e começar a analisar a partir da materialidade", errado. Não é para isso que Marx escreveu sua obra, tão pouco é isso uma interpretação correta. Marx não trata de analisar economia a partir do ideal. Isso é um absurdo! A concepção materialista de Marx é um completo afronte a qualquer filosofia idealista. Além disso, não é só dá materialidade que se parte, é nela que se chega. Sobre a metodologia de Marx, ver: Gênese e estrutura de O capital de Karl Marx - R. Rosdolsky" e "Marx's Method in Capital: A Reexamination - Fred Mosley". "Tem um momento nesse podcast que pra corroborar um argumento ele usa uma fonte de um militar da Alemanha Nazista. Imagina a felicidade audiência de extrema direita em casa assistindo o Gustavo falar nesse trecho." Primeiro que ele não tá argumentando, ele tá conversando, é um podcast, não é em podcast que se defende teses. Segundo, se fulano ou ciclano vão ficar feliz isso é dá subjetividade deles; ele citou uma referência, ponto. Não é preciso falsificar ou omitir a história por conta de medo da reação que ela possa causar à membros da direita. "Não é por acaso que o Monark, o Mamae falei e o Renan do MBL volta e meia aparecem dizendo que acham o PCO a esquerda mais coerente do Brasil." Essa conclusão não decorre da premissa que tu apresentaste. "Mermão, pera lá, os caras pálidas se dizem de esquerda, mas se tem uma festinha da esquerda e uma festinha da direita e os caras tão sendo mais bem recebidos na festinha da direita, então eles são marxistas aonde?" Apenas falácias e uma imaginação fértil. "Vc vai nos comentários dos vídeos dos trotskistas e tem comentário mais ou menos assim "não sou marxista e sou contra socialismo, mas esse esquerdista eu gosto". E o trotskista parece que não percebe a contradição do que ele defende." Esses comentários não apontam contradição alguma. Só mostram que o Gustavo tem muito mais alcance nos diversos membros da classe trabalhadora, isto incluí os membros que estão convencidos pela ideologia dominante. Não se pode concluir daí que estes membros façam parte da classe dominante. Uma das coisas que me atraiu no Gustavo, em minha época de liberal, foi, além de seus bons argumentos, ele não apresentar uma ilusão de unidade da esquerda, nem ser acrítico em relação a ela, nem ser desonesto em relação a obra de Marx, com revisionismo e falsas possíveis interpretações dela, para sustentar certas políticas de estado da esquerda brasileira. Hoje, estudando a obra, estou ainda mais convicto, assim como ele, que muitos desses caras só falam é merda! Não devem ter lido Marx coisa alguma. Ou pelo menos não completamente. "Quando a esquerda diz que trotskista é quinta coluna, isso não é exagero. Os caras parecem estar movimentando na política dentro da esquerda justamente pra destruir a própria esquerda." O que é "A esquerda"? kkkkkk. Não existe essa entidade, essa unidade. Quando membros da esquerda dizem que trotskista são "quinta coluna", eles estão cometendo a falácia do ad hominem para não ter de apresentar argumentos. Eles dizem isso porque não tem culhões e propriedade para discutir o conteúdo apresentado pelos trotskistas. Não argumentam nada!
Ele repete muitos espantalhos da direita.. que não me pegam mais porque eu ja estudei sobre isso. Sem querer ofender os fãs deles mas algumas coisas que ele fala da China beiram a xenofobia daqueles conspiracionistas mais doidos.
Não é não. A China, como a maioria dos países do leste asiático, tem uma cultura de trabalho completamente bizarra, uma escravidão moderna mesmo. Fora a cultura de relação com os chefes, a falta de direitos trabalhistas. E não é só o SUS não, nem aposentadoria elas têm lá. Tô chocado em como a propaganda chinesa tá pegando uma galera aqui. A China realmente é o próximo EUA.
Até o Elias fala besteiras sobre China, o próprio Felipe já fez vídeos dizendo o contrário do que o Elias diz. Mas o Elias é o mais bem preparado pra falar de china. João Carvalho também.
@@ag0ristapela sua visão apenas linguistas, podem tecer comentários sobre determinado país. O Elias já viveu na China, e viajou para lá várias vezes, para realizar estudos in loco, tanto que é muito respeitado.
@@gabriel8088Velho, percebeu que você fala muito da pessoa mas não do que ela disse, se o Elias é incapaz no assunto que o camarada o recomendou aponte porque, a crítica tem que ser marxista.
O essencialismo desses papagaios é muito confortável. É extremamente fácil repetir conceitos sem qualquer responsabilidade com o que acontece na realidade material. Isso aí não se chama marxista, se chama trotskista.
Pois é, eu nunca tinha visto esse sujeito falar, comecei a ver esse podcast e me pareceu um cidadão sensato. Daí chegou uma hora que ele virou uma metralhadora de achismo.
Eu vejo uma igualdade imensa com direitistas nesse tipo de fala, sempre com pontuações absolutas, tipo: Isso É ASSIM, eles dizem não sei o que, só que na verdade, e blablabla.
imagina se pegassem tudo o que os marxistas leninistas reclamam no twitter e generalizassem pra todo marxista leninista que nem tu tá fazendo kkkkk não existia mais movimento
Eu me lembro que quando estava começando a entender o que era comunismo, caí no canal desse rapaz ai e juro que fiquei meio desconfortável.. Mas depois fui conhecendo outros comunicadores e aderi, virei Marxista Leninistas, e recentemente me deparei novamente com o canal dele criticando o Ian Neves e defendendo o trotikismo e percebi o pq trotikistas são vistos como piada por leninistas. Muito orgulho individual envolvido...
eles não tem a menor ideia do que estão falando, nunca leram Marx e muito menos, nunca leram nenhum dos mais de 40 livros de Trotsky, são papagaios de influencers, o capitalismo e a caridade burguesa são suas bandeiras, eles são acessórios ao imperialismo, a esquerda caviar.
Em nenhum momento o cara refuta o argumento apresentado no vídeo (o sistema econômico da China é capitalista), é tanta bitolação ideológica que as pessoas chegam a negar a própria realidade de mundo.
O Gustavo Machado fala do contexto da China e do trabalho, e o maluco responde com experiências pessoais. É como se morar em um país te desse condição de analisar o que está acontecendo lá.
O próprio Stalin admite em textos que o socialismo em ambito nacional não pode ser considerado triunfante. Sinceramente não entendo de onde surge essa falsa polêmica dos trotskistas, tão pouco como isso se torna relevante para a construção de uma revolução brasileira.
É relevante pra quando e se uma revolução acontecer por aqui, decidir quem vai gerir o Estado e depois quem vai dividir o bolo entre os mesmos. É necessário que eles criem essa narrativa de quem é o "verdadeiro" comunista por isso
a minha teoria sobre trotskistas e outros tipos de sectários é que eles não querem, de fato, que nada mude. Eles se sentem confortáveis no sofá apontando pra todo mundo.
@@Zurgotico kkkkkkkkkk burro demais, tem bomba atômica e à população tá morrendo de fome, não faz nem sentido, desenvolvimento é ter bomba atomica? Kkkkkkkkkkkk bocó
@@marcoskleber5059 resposta simples: não. Resposta mais elaborada: todos com direito a moradia (e casas populares sendo construidas constantemente para esse fim), mais consumo de calorias que a coreia do Sul (só é deficiente nas vitaminas por ter 18% de terra agricultável, e tem um projeto de cultivo de leguminosas em estufa para contornar isso), jornada de trabalho de 8 horas com muitos lugares com creche no local de trabalho, praticamente 100% de alfabetização etc etc. Se isso é idade da pedra, lhe pergunto: onde eu assino para que voltemos a ela no Brasil? Tentar brigar com a realidade é paia cara, por mais que ela não concorde com você.
O Gustavo ainda é uma referência pra mim quando o assunto é teoria marxista. O cara é um monstro, não da pra negar. É só dissociar o estudo teórica da prática política dele.
Fico triste pela necessidade que a galera tem de tomar lado em tudo. Há muita coisa proveitosa nos conteúdos do Gustavo Machado. Gosto de muito conteúdos do Ian, mas dá um certo asco dele e dos seus seguidores quando tacham os outros de Trotskystas e que, por consequência invalidam todo o discurso. Burrice achar que não há nada a se aprender com Trotsky e correntes derivadas. Me parece positivo ter alguém discordando das teses do Jabour (apesar de achar que o Gustavo foi bem raso em partes da análise). Como já foi comentado, tirar pessoas da pobreza não é um critério sólido para dizer que um sistema não é capitalista. Os receios com a China são válidos (assim como sua posição como alguem que vive na China). No fim das contas só o tempo nos dirá. De qualquer modo é uma nova experiência. Um abraço a todos. Um apelo às discussões, discordâncias e avanços que advém destes.
Concordo. Esse é o problema da humanidade, seguem seus representantes cegamente, independente do que a pessoa falar está certa ou não. É o famoso preto no branco, ou é um ou é outro, é muito raso isso.
Falou tudo. Os caras montaram uma perseguição irracional e automática em massa. Não se debatem os pontos na prática. Não se desmontam as questões apontadas, não se explica a suposta "materialidade", apenas se fazem acusações laterais e pessoais. Como se o próprio fato de fazer uma crítica fosse proibido. Que tipos de organizações e grupos agem assim?
@@dagobertosantosdeoliveira9546 esse nem é o problema ainda... aqui o nível tá mais baixo. Tinha que fazer um vídeo assim: na Alemanha um operário trabalha 12h/6dias por semana, porque o capitalismo tira até o sangue. Depois diz que nos EUA, o operário monta mil máquinas no mês, mas o salário corresponde a apenas uma, porque a mais-valia é elevada ao máximo! Pra finalizar, você diz que a saúde é privada e galera precisa dormir no trampo no Congo, culpa do imperialismo! Aí vcs diz no final que na verdade isso é a China. Imagina a choradeira? Falou China, os caras abandonam a revolução e o marxismo pra defender conciliação e liberalismo em nome do pragmatismo. O único país em que um burocrata pode sentar com um bilionário em paz, sem a comunada dar xilique é na China! Lá é revolucionário fazer isso! Muito triste ver tantos camaradas que não conseguem ouvir o óbvio porque o nome do partido é comunista e porque quem está falando é trotiskista. O pior, é que eu imagino que nem o partido comunista chinês faz isso! Se Stalin ouvisse isso, abraçava o Olavo de Carvalho pra chorar! Lenin certamente voltava à vida pra quebrar tudo! Muito triste ver tantos camaradas que não conseguem ouvir o óbvio porque o nome do partido é comunista e porque quem está falando é trotiskista.
Pra mim, o problema é ficar usando argumento que liberal já usa há anos (tipo, que não tem liberdade na China). O próprio Felipe já fez diversas críticas a China, mas não fica validando esse tipo de espantalho.
"os operadores de fábrica trabalham 12h por dia, 6 dias na semana" pow, Felipe, vc é sempre muito lúcido, mas ce falou isso de maneira tao...natural? considerando o esquema de 2h de almoço como no Brasil, isso ainda daria 60h de trabalho, o que é desumano. E eu até vi que a média lá é de 40h semanais com um poder de compra maior que o nosso, mas se essa for a realidade desses operadores, é indefensável...
Operador de chão de fábrica sempre trabalha muito, em qualquer lugar do mundo. E na China é cultural o povo trabalhar que nem doido também. Mas lá eles são remunerados por isso e o salário tem um poder de compra muito alto. No Brasil, nos EUA, a gente trabalha 8, 9, 10h por dia e o salário compra pouco.
Isso é indefensável, o Felipe disse para o Ian Neves que os próprios trabalhadores fazem hora extra pra ganhar mais. Porém pela sociedade que a gente quer construir isso é complicado
Sou a favor da revolução brasileira e pela jornada de trabalho de 6 horas para todos. Aqui no Brasil ja passei muitos anos fazendo horas extras no chão de fábrica. Esse ambiente de exploração e opressão contribuiram para minha radicalização. Lembro das vezes que fui privado de estar com minha familia e amigos por ser coagido para fazer horas extras. Imagina ficar 6 dias longe dos filhos, como esses operários chineses. O socialismo precisa nos libertar dessas amarras do capitalismo. Não nos prender em uma fábrica 12 horas, 6 dias por semana e ainda dormir na fabrica.
@@FelipeDurante tu já deve ter esbarrado em outros comentários meus, sempre elogio teu trabalho. Mas esse último não tá bom, não. Toda a descrição que você dá é a de um país qualquer capitalista. Nos EUA é pior, mas na Bélgica, Holanda, Alemanha não é... Ou, melhor, tá bom pra quem nesses lugares? A questão é que se não socializaram a produção a mais-valia está sendo acumulada pra reproduzir capital. Isso é capitalismo, nu e cru. Quantas máquinas tua fábrica produz? Quanto a empresa lucra? 6k pode ser o dinheiro que for, mas salário alto não significa socialismo porque a quantidade de mais-valia deve ser pra mais de 100x isso. Afinal, há algum lugar em que existe socialização da produção na China? É só isso que a gente tem que pensar. Todas as categorias abstratas criadas pra justificar são inócuas. Ainda que haja um Estado muito menos complacente, só tem capitalista por aí porque a esploração é extremamente lucrativa. E o materialismo mostra que quem manda é quem tem capital. Não existe poder metafísico, o poder está na mão de quem detem os meios de produção. É uma ilusão achar que o Estado chinês está imune ao capital. E se a realidade material mostra que tem bilionário lucrando e tem trabalhador ganhando mal, uma coisa não pode ser vista separada da outra. Pior ainda é se o próprio Estado se apropria da produção. Infelizmente, tem que filtrar a autofagia, mas tem que aceitar a crítica.
Eu tentei assistir ao EP inteiro e não tankei. Achei excelente os conteúdos a respeito das contradições do Capital e da explicação das dinâmicas do Capitalismo. Porém, o Gustavo pereceu-me pedante em relação aos Marxistas-Leninistas. Sem contar que faz uma análise da China que beira a superficialidade e o senso comum, "refutando" inclusive o Elias Jabbour que faz da China seu objeto de estudo há tanto tempo. Você só me confirmou. Valeu!
Felipe, convenhamos, pelo que você falou na conversa com o Ian sobre a China a condição dos trabalhadores é nefasta sim, da pra colocar várias "mas", mas você mesmo disse que os caras trabalham 12 horas por dia e 6 dias por semana, tem poucos direitos trabalhistas, estão muito submetidos aos abusos das empresas privadas, há pouca fiscalização por parte do estado sobre as condições a que os trabalhadores são submetidos pelas empresas privadas.
Somos só marxistas mesmo. A gente ve a realidade a partir da luta de classes. Vcs defendem qualquer governo burgues que julgam progressistas. Lula manda lembrança
Bom teoricamente o Brasil no período lula tirou pessoas da pobreza, e este período foi sem dúvidas Capitalista! A questão é que capitalismo pode até tirar pessoas da pobreza,mas numa proporção muito menor doque em experiências Não-Capitalistas ou sócialista,a questão é que essas pessoas que foram tiradas da pobreza no capitalismo estão a margem de irem pra pobreza denovo
De 2013 a 2018, anualmente 12 milhões de chineses saíram da pobreza, nesse período a China contribuiu com mais de 70% da redução da pobreza no mundo. Me diz que experiência capitalista conseguiu fazer isso.
E assim, tirar da pobreza um país de 10-20 milhões de pessoas é bem mais fácil do que tirar da pobreza um país com 1,4 BILHÕES de pessoas. No total a China já tirou da pobreza mais de 850 milhões de seus cidadãos, nunca existiu uma movimentação social desse tamanho na história da humanidade.
E no capitalismo, até dá p tirar as pessoas da pobreza, mas ou acontece igual no Brasil que precisou de 4 anos pra regredir 40. Ou acontece igual nós países nórdicos: que pra população deles tem qualidade de vida o país explora países da periferia do sistema pra bancar a conta.
@@lscodogno Eu reparei isso tbm. Pra falar de teoria econômica ele é bom, mas de história e geopolítica é jimo forte. E olha que ele é um trotskista até de qualidade, imagina os troskos que nem teoria econômica estão sabendo.
@@renatodeoliveira1915 vc vai dizer q a china cresceu com jornada de trab de 4h e salario de classe media pra todos ? Se bem q , so pra lembrar, mais valia, nao importando a proporçao, é sempre exploraçao. Mas se nao for marxista, entao entendo a reclamaçao.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 pra que eu vou discutir com comunista que rejeita todas as experiências socialistas pelo mundo? Nem faz sentido E n se discute esse tipo de coisa com "fontes" é uma dialética maluca. Mais complexo q conversar cm a Renata Barreto
@@PersonalityChad69 o único q o Marx teve uma tetra foi c Feuerbach, pois o msm se recusou a desenvolver o socialismo científico junto c ele e o Engels
@@marcoskleber5059Quais as fontes e argumentos dele? BBC, mídia burguesa, o senso comum reacionário imperialista, Ele é refutado pela Materialidade, Trótskiata é a esquerda que a direita adora
Meu amigo, que argumentação tenebrosa é essa? "Capitalismo não é pra tirar as pessoas da pobreza, como a China tirou as pessoas da pobreza ela não é capitalista". Cingapura tirou pessoas da pobreza e ainda assim é um país capitalista. Controle do mercado não é socialismo, política pública de combate à pobreza não é socialismo. Entendam isso por favor. Pensem comigo: os trabalhadores chineses possuem controle dos meios de produção? Não... Não confundam uma empresa pública do Estado com uma empresa coletiva gerida pelos trabalhadores e para os trabalhadores
tirar da pobreza é uma expressão estranha, pobreza é relativa, Brasil é rico comparado com os países da Africa, más é pobre comparado com os países imperalistas, não existe pobreza fixa para se tirar alguem. Qualquer modo de produção desenvolve as forças produtivas com o tempo, melhorando as condições de vida.
Perfeito camarada! Não é porque o governo redistribui riquezas ou controla parte dos meios de produção através de estatais que ele se tornou socialista. Socialista é definido pela situação da propriedade privada e na China, queira ou não queira, está na mão de magnatas, que tem aumentado vertiginosamente o capital. Enquanto isso a classe trabalhadora recebe a menor parte do que produziu na forma de salário de subsistência, assim como em qualquer economia capitalista.
@@boi9842 se você pegar o conceito do Aurélio sim. Mas há definições concretas de organismos internacionais. Quando se diz tirar da pobreza, é do conceito de pobreza adotado por estes organismos. Em resumo, para cada assunto, existe um dicionário adequado. Aqui o mais correto seria um dicionário de ciências sociais e não o Aurélio. Por exemplo, eu usei o termo "salário de subsistência" no meu comentário anterior. Pegue um dicionário comum para entender e você não vai chegar nem perto do conceito que Marx dá para o salário de subsistência (baseado em David Ricardo). Aliás, esse conceito, se aplicado nos mostraria que no Brasil, nós sequer recebemos o mínimo para sobreviver.
@@victornunes8651 Ele é um trabalhador e está do nosso lado e principalmente, nós do dele. Mas, infelizmente, este foi o vídeo mais liberal que vi nos últimos tempos desde um react do Felipe ao HOC.
@@anselmomartinsmenezes910A refutação do cara consiste em dizer que a China não é capitalista. É a mesma coisa de dizer que um lugar tem iluminação de puteiro, cobra entrada como puteiro, tem garotas que cobram pra fazer sexo...MAS NÃO É UM PUTEIRO. "O QUE ESTAMOS VENDO É UMA IGREJA EM TRANSIÇÃO". Tem que mandar esses caras irem a merda.
"Eu não sou especialista em...mas" Então ele vai lá e faz uma análise como se fosse especialista É de uma preponderância e uma admiração pela própria ignorância.
Fiquei assustado que quando chegou no assunto China ele perdeu totalmente a materialidade e começou a falar de maneira solta, o nivel de abstração foi pro lixo e simplesmente começou a agir por convicção não entendi naaaada, pois até minutos atrás ele estava falando de marxismo de maneira alteramente material, isso foi muito estranho!
esse cara é muito galasseca tem um vídeo dele sobre adorno e escola de frankfurt que é só doidera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ele fala umas coisas que se aproxima muuuuuito com os pensamentos do Rui Costa Pimenta as vezes, bizarro
Escola de frankfurt nunca foi marxista msm! Nada a ver com o materialismo histórico, negam a essencia do objeto. Jose paulo netto dispende mtas críticas aos frankfurtianos
Lembro do Elias dizer que pensar que pelo fato de que haver bilionários não torna uma experiência socialista é não sair do jardim de infância do marxismo, pois marxismo é sobre poder político.
@@danielsousa3890 A questão que na China nem sempre o poder econômico é um poder político concentrado, vide bilionários querendo apitar coisas basilares na China e sendo enxotados.
@@rafagoncalves3391 Você está coberto de razão! A coisa menos marxista que existe é tratar categorias hermeticamente isoladas. Impressionante que se o assunto for China, geral vira liberal e quer analisar a política sem analisar a realidade material. Marx se matou na própria cova com esses comentários aqui. Vi um vídeo do HOC fazendo essa mesma ginástica! Hahuahuahauh Aparentemente, no dia 2 da revolução a gente pode deixar de ser revolucionário, pode explorar o trabalhador e acumular mais-valia!
12h e 6 dias por semana na china: "é só uma contradição/ Faz parte da cultura asiática como um todo/ N se deve julgar a complexidade na china com base em 1 só dado/ Ele é um SoCiaLIsmo EmBRioNáRio" Coreia do sul propondo 69h e japonês trabalhando mt mais q 8h desde sempre: EXPLORAÇÃO!!!!
@@FelipeDurante são os comentário daqui q tão falando isso msm. O socialismo embrionário foi elias que falou. E quem citou a carga horária foi vc na entrevista com ian.
A Coréia do Sul é um Estado explorador não só pela questão da jornada de trabalho(q é maior q da China), mas sim pela péssima condição do trabalho, pela questão da baixa remuneração, pela questão dos pokos direitos trabalhistas, pela questão da aposentadoria defesada, pela questão do déficit habitacional, enfim
@@rafagoncalves3391 vamo lá "Da jornada de trabalho (q é maior do q a china)" n sou um doutor em matemática mas eu fiz a conta e vi q 69÷6 = 11,5h...considerando q 69h é a carga q AINDA vai ser implementada, vc errou tanto no presente quanto no futuro. A menos q vc queira contar trabalhos análogos a escravidão, mas a china tb vai ter ótimos exemplos no catálogo tb. "Péssima condição de trabalho" qual área? Pq trabalhadores braçais n são exatamente bem "cuidados" na china n "Poucos direitos trabalhistas" claro, pq um país de 12h e 6 por semana e POUQUÍSSIMAS férias está esbanjando direitos trabalhistas né? "Aposentadoria defasada" n sei como funciona a aposentadoria na china ent n vou comentar "Déficit habitacional" isso é mais culpa da população pequena da coreia do q do governo em si, se bem que a china tirou a política de 1 filho justamente pq tava ocorrendo isso
Cara, infelizmente, a comunada aqui virou liberal conservadora pra defender a China. Admiro demais o país e, não deixa de ser a última trincheira que nos resta. Mas até por isso a gente tem que aceitar a crítica. "Aqui o trabalhador escolhe viver num dormitório", "escolhe fazer hora extra porque não gosta de se divertir", "é cruel mas o salário é bom", "o pior caso nos EUA é bem pior que o melhor caso aqui" ... Como vc bem observou, muitos até reconhecem a contradição. Mas abrem mão da postura revolucionária diante delas! Marx teria assassinado Hegel se soubesse que viveria pra ver marxistas não-dialéticos, marxistas pro-burguesia chinesa e marxistas antirevolucionários desses comentários aqui. Eu tenho CLT e SUS e não ganho mal, então tá sussa! Meu socialismo aqui tá bom demais, nem preciso mais lutar! Se phodam aí chineses!
Se 40% da população ganhando 800 reais por mês não e nefasto, eu não sei o que é. Se trabalhar 12h por dia pra ganhar 6 conto nao é nefasto eu não sei o que é.
Esse "marxista" q foi refutado pela materialidade kkkkk o Elias no livro dele classifica a china como um socialismo embrionário, ele nunca disse q a china é comunista, esse marxista parece q nem sabe a diferença de comunismo e socialismo😂
O cara é muito inteligente, isso não dá para tirar dele. Porém tá sempre falando de tudo com grande convicção. Isso já acende o sinal de que se trata de uma pessoa desonesta intelectualmente. Já vi vídeos dele e sou incapaz de lembrar dele falando que errou em algum alegação, ou mesmo de falar que não é a pessoa mais apropriada para falar de um tema e indicar alguém em sua visão mais capacitado. Isso para não falar que ele transborda arrogancia.
@@κπυα Cara ele é muito inteligente e também se mostra em tom professoral, esse cara me faz até pensar porque os marxistas não gostavam dos trotskistas, talvez sejam porque como eram formados em sua totalidade por acadêmicos, eles se achavam tão importante quanto os outros e queriam o controle, só que na época o Stalin tinha um poder popular muito mais acentuado, daí deu aqueles problemas.
@@luismeneses6719 E o que é recomendar pessoas mais qualificadas que não buscar se restringir aos assuntos que domina mais? A despeito disso, quem se comunica está sujeito a cometer erros. Cabe da maturidade do ouvinte entender que acontece, cabe da honestidade do comunicador se retratar. O que digo é, a "acertividade" que encontro nele, é a acertividade que também encontro em líderes seitas, não a acertividade que encontro em cientistas.
@@Kuznetsov9088 um quanto tanto cinico né, pq vc nunca vi eles defendendo o genocidio do Donbass pos Maidan quando nazistas atacaram fogo nos sindicatos com trabalhadores dentro. Ao contrario eles apoiaram isso todo pq o governo era "corrupto" já viu esse filme por ai?
A galera reclamando da fala "...os operadores de fábrica trabalham 12h por dia, 6 dias na semana...", vei em q pais vc vivem, até parece q no Brasil a maioria das pessoas n trabalham essa quantidade de horas para receber um pouco mais de um salário mínimo e isso quando tem emprego.
Se for ajudar na conversa sobre a China ser ou não socialista: Uma coisa que eu gosto de fazer antes de definir a China é, primeiro, dizer que "China" é um conceito muito abstrato. Na materialidade, "China" é muita coisa. Se estamos falando de um país, e é um país continental, a China tem, de fato, muitas estruturas capitalistas. A China tem, por exemplo, Hong Kong, uma região em que não existe contestação de ser ou não capitalista. A China possui rentismo, bolsa de valores, propriedade privada dos meios de produção e mesmo a Huawei, que possui uma estrutura cooperativa, é oficialmente uma empresa privada. No entanto, a Huawei não tem patrão. São 53 mil trabalhadores e a média salarial é de 22 mil reais (uns 40 mil yuans). Isso é somente a média, de 58 mil funcionários! Ademais, podemos dizer: a China é um país capitalista? Sim, a China é um país capitalista. Agora: a China é uma experiência socialista? Sim!, a China é uma experiência socialista. A tendência de qualquer tentativa de tomada do poder pela classe trabalhadora é ruir, tanto pela burguesia externa quanto pela burguesia interna. A abertura econômica de Deng, no entanto, que é muito usada pelos Trotskysta, não prova a fraqueza do socialismo chinês, senão a integridade do mesmo. O PCCh não caiu, a URSS, sim. A China é um "capitalismo de Estado"? Mas, existe "Capitalismo de Estado"? O Estado não é subproduto da economia da sociedade capitalista, parte constituinte dessa forma de sociedade? Por acaso os EUA é um capitalismo de Estado? Embora a Inglaterra, por muito tempo, ainda mantivesse estruturas feudais, ocorreu, sim, uma disputa de poder pelo Estado que caracteriza o começo do capitalismo. Esses movimentos são movimentos do capitalismo até o seu desenvolvimento para o capitalismo moderno. No entanto, a tomada do Estado pela burguesia não é prova da existência do capitalismo, mas a consequência de uma estrutura social cada vez mais capitalista. Se o Estado é subproduto da forma de propriedade de uma sociedade, e a China não tem um Estado burguês, o que podemos inferir sobre ele? Podemos inferir que o Estado chinês não ser um Estado burguês significa que a estrutura não pode ser capitalista. Porque não exise capitalismo de Estado. A partir do momento em que há a tomada do Estado pela classe trabalhadora, essa experiência passa a ser caracterizada como socialista até que se observe que o Estado não é controlado pela classe, mas pelo capital. Isso poderia ser verdade porque, sendo o Estado produto da propriedade da sua sociedade, havendo uma forma de propriedade capitalista o Estado deveria ser determinado pelo capital. Não acontece na China: o que acontece, pelo contrário, é o setor privado sendo oprimido pelo Estado, o setor público extremamente forte e a retirada de 20% da população mundial da linha da pobreza extrema. A China é uma experiência do socialismo real. Não será caso perca a sua SOBERANIA. E essa negação vem, sobretudo, pela crítica Trotskysta à burocracia, criando uma terceira classe que é a dos burocratas. Bem, está errado, Marx não admitiria isso. Se não é a burguesia quem comanda, sabemos quem comanda. O Lockdown na China prova isso. Numa dinâmica capitalista, como foi em TODO MUNDO, jamais se admitiria um Lockdown desses que fechou empresa e diminuiu crescimento econômico. Também não interessou aos burocratas políticos, que só receberam cornetadas internas e externas, intimidando a posição do Partido. A quem interessou o Lockdown? Até mesmo ao cidadão comum, poderia não ser interessante o Lockdown, mas a sua vida, ENQUANTO CLASSE, acho que sim. No entanto, ao invés desses movimentos fazerem essas pessoas se debruçarem sobre a experiência, faz elas dizerem "isso nem deveria ser uma discussão", "isso é capitalismo hardcore": que retirou mais da metade da sua população da linha da miséria.
Uma coisa que eu costumo usar é o marxismo histórico dialético. "Mas será que o trabalho assalariado, o trabalho do proletário, lhe cria propriedade? De modo nenhum. Cria o capital, i. é, a propriedade que explora o trabalho assalariado, que só pode multiplicar-se na condição de gerar novo trabalho assalariado para de novo o explorar." É assim que a gente descreve a propriedade na China? Se a propriedade funciona assim por lá, então é capitalismo. Afinal, é a forma da propriedade que define o modo de produção e não essas categorizações malucas que os marxistas modernos inventaram a despeito da própria teoria marxista. Assunto encerrado.
@@snowman_brazil Deveria trocar o seu Materialismo histórico-dialético por uma aula de interpretação textual. Paz, camarada. A menos que você seja de direita (Trotskysta).
Minha experiência parecida com esse "passaporte" só que aqui no Brasil: se eu sou cadastrado no posto de saúde do meu bairro, não posso utilizar da farmácia do posto do outro bairro
@@Enu_kir esse Alan que vive no mundo da lua, aqui em São Paulo funciona da mesma forma.. ex: quando era menor de idade tinha registro no sus no bairro da minha mãe, hoje já casado ainda tenho que ir no postinho do bairro dela pois o postinho do meu bairro n me atende por não estar registrado naquela área...
@@diegonexus3082 talvez apenas onde vc esta situado, aquí onde eu moro funciona da forma que já foi explicada... Tenho doença crônica e simplesmente tive que fazer um empréstimo de 30 mil pra conseguir bancar meus remédios que o postinho NAO TINHA E SE EU NAO TOMASE O MESMO ENTRARIA EM ÓBITO, assim que funciona em São Paulo. Se na sua cidade é diferente meu amigo diga por você, não generalize como se no Brasil inteiro fosse como na sua cidade.
Apesar de ter divergências, acho importante termos visões diferentes dentro da esquerda. O pensamento crítico é o fator mais importante no debate de ideias.
40% ganha 800 reais por mês e isso não é nefasto? Kkkk, você ganha 4 mil trabalhando 12 horas por dia com apenas uma folga na semana e não é nefasto? Kkkk tá de brincadeira
Adoro seu trabalho, Felipe. Cara, me tira uma dúvida, pf: Tenho o sonho de fazer meu mestrado na China, você saberia me dizer os caminhos para alcançar este objetivo (como por exemplo, a quais sites recorrer para fazer a minha inscrição)? Obrigado!
Comecei vendo o vídeo pensando que este Este Gustavo Machado era mal informado, mas na metade do vídeo já cheguei à conclusão que ele é mentiroso e mal intencionado.
Mas a China é isso aí mesmo. Já ouviu falar do esquema de trabalho "996"? Pesquisa aí. É uns dos modelos de trabalho mais comuns da China. 12h por dia, 6 dias por semana, uma folga no ano e olhe lá. Ser um trabalhador na China é ser sugado até a última gota do seu sangue, sem aposentadoria te esperando no final.
O Sr Elias Jabbour tem a infelicidade de ser singularmente desconhecido no mundo. No Brasil, tem o direito de ser um mau geografo, por que passa por ser um bom economista chinês. Na China também tem o direito de ser um mau geógrafo, porque passa por ser um dos melhores economistas brasileiros. Na qualidade de brasileiro e professor de geografia do Ensino Secundário, quisemos protestar contra esse duplo erro. A obra do Sr. Elias Jabbour sobre a China não é simplesmente um tratado de economia política, um livro comum, é uma Bíblia de poesia liberal. Mercado, salário, exploração, capital especulativo, bilionários, valor, concorrência, Estado, são algumas das categorias existentes em todos os países capitalistas do planeta, mas que em solo chinês fazem desse país milenar o “Socialismo do século XXI”, segundo o Sr. Jabbour. Tal qual Marx em sua fina ironia contra o Sr. Proudhon, não há como deixar de pensar no Sr. Elias Jabbour e seu falacioso socialismo de mercado. Aliás, uma contradição nos termos, afinal, o Socialismo de Mercado da ao socialismo um adjetivo que o nega, e da ao mercado um substantivo que o mistifica.
Seu argumento de que a China não é capitalista pq tirou gente da pobreza é risível. Por essa lógica a Coreia do Sul e até o próprio Brasil também não são capitalistas
@@FelipeDurante Tu literalmente disse que capitalismo não tira ninguém da pobreza e citou a China ter tirado milhões dela como argumento dela não ser capitalista.
Uma coisa ficou bem clara, por mais que vc seja muito inteligente e absorva muita informação, isso não quer dizer que vc esta certo o tempo todo, ficou bem claro que o Gustavo não conhece quase nada sobre a China, e repetiu espantalhos que a direita usa frequentemente! Cabe a ele estudar mais, pq não dá pra passar a vida criticando as políticas chinesas, sem ao menos conhecê-las! Parece que o Elias Jabour manja mais que ele sobre a China!
O cara literalmente passou o podcast inteiro descendo o pau no capitalismo. Agora pra falar mal de trotskismo você é bom. Mas pra falar mal de governo burocrático só porque é de esquerda, aí não. Onde que isso é marxismo? Quando que Marx foi assim? A revolução não é pra defender só quando já passou ou quando nem chegou. É preciso construir a desobediência revolucionária neste momento nas organizações. Por isso o trotskismo preza por um programa organizativo de combate e crítica permanentes.
Trotskistas enquanto ficam idealizando o comunismo perfeito, já que o capitalismo não funciona, nem o socialismo: vamos entregar tudo na mão dos fascistas.
Pô é LÓGICO que o fato das empresas terem dormitórios é para baratear o custo do salário. Se o trabalhador tiver que alugar fora ele vai gastar mais e consequentemente ter que ganhar mais. Se 40% da China vive com 800 reais por mês tem algo MUITO errado. Isso dá quantas pessoas?
Eu entendi vendo o vídeos desse cara na integra a diferença entre um Leninista e trostkista. Ambos no que dizem respeito a teoria sobre o capitalismo, socialismo e comunismo tem um arcabouço robusto, mas o troskista é "diverssionista" se posso definir assim, os caras compram a narrativa do EUA sobre o ditador louco que foi Stalin, genocídio e etc. E parecem não respeitar hierarquia quando necessário
Talvez pq o Trotsky foi tipo assassinado, ele e outros. Diante do malabarismo do povo aqui pra defender a china, ser trotskista é o menor dos defeitos.
o fato de dividir empresa não significa nada em relação a modelo social. É por monopólio de mercado. Os eua obrigou a microsoft na década de 90 a se dividir , e aconteceu com o google mais recente … virou alphabet e etc.
Outro exemplo foi standard oil do rockfeller que tbm foi obrigada a se dividi já que o rockfeller monopolizou o mercado de petróleo nos EUA em sua época
O fato de tirar as pessoas da pobreza não quer dizer que a desigualdade diminuiu, na China após as reformas de Deng a desigualdade explodiu. Você tem pessoas que melhoram de vida, mas outras ficaram muito ricas. Tem pessoas que dizem que na China não tem lobby, realmente alguém acredita nisso? E um fato inegável é simples, toda a nação que ficou muito rica e poderosa interna se desenvolve e quer se expandir para o mundo e daí nasce o colonialismo e imperialismo. Olha o caso do imperialismo da URSS, principalmente na época da China. A Diferença é que a China não bombardeia países, mas nada impede deles fazerem isso no futuro daqui a 50 ou 100 anos. Na minha visão a China hoje caminha para um capitalismo de forte intervenção de mercado, ao invés de caminhar para um socialismo ou quem sabe um tal comunismo. Comunismo é uma utopia e sempre os interesses pessoais falaram mais alto. A China não quer o desenvolvimento de todos os países ele querem o desenvolvimento deles como os EUA, as pessoas parece que não acordam para isso! nem a China nem os EUA vão ajudar o Brasil ou o continente africano a ser rico e sim, é uma batalha interna política desses países. A China inclusive está nos fórum econômicos defendendo o tal "livre-comércio", depois de anos de protecionismo e desenvolver uma tecnologia de ponta defende isso para os outros países. Daí me vem a mente o famoso livro de Ha-Joon Chang: "chutando a escada". O Brasil precisa caminhar com as próprias perdas e não depender de ninguém, e quando for fazer acordos, fazê-los em pé de igualdade.
pra quem nao ta ligado, esse tiozão ai adorava fazer "refutando..." dos videos do Jones Manoel, muito antes do Petry querer surfar na onda, o Orientação Trotskista já fazia o desserviço
Sim, o problema não era o Jones Manoel mentindo sobre textos e passando em referências que refutavam a si próprio, o problema foi o Gustavo Machado refutá-lo
Quando agente vê as entrevistas e tal é muito gritante a diferença de quem realmente sabe o que está falando, quando vemos o Jabbour comentar sobre a China ele não fala nada sem embasamento, traz dados, fontes, livros e etc. É bem diferente desse entrevistado, ele fala como se fosse uma pessoa comentando algo no face ou no Instagram sem conhecimento de nada sem embasamento, com ideias fragmentadas que ele montou pegando uma fala ali e outra aqui, é bem nítido que até a forma que ele fala não é convicta, acho que a pessoa tem que ter a humildade de dizer que prefere não comentar porque não domina o assunto.
Huahauhauhau Camarada, ele não fez diferenciação porque não há diferença no caso concreto. Somos marxistas e estamos usando um conceito ideal de estado e estado burguês? A parada é simples: o trabalho é social, a produção é socializada? Ela é maioritáriamente socializada pelo menos? Ela é socializada em ao menos uma empresa privada ou estatal chinesa? Bem, se a produção é retida para produção de capital, como chamamos esse modo de produção em Chinês?
@@snowman_brazil A China ñ é plenamente socialista mas também ñ dá pra simplesmente a chamar de capitalista no sentido comum da palavra. Por isso q alguns camaradas como Elias Jabbour chama isso de socialismo embrionário, algo semelhante a uma NEP só q bem mais longa e resultante do revisionismo de Deng Xiaoping. Na sociedade chinesa a burguesia ñ possui poder político para anular ou frear os avanços sociais em direção ao socialismo. A questão da China e seu socialismo é cheio de indas e vindas mas sempre mantendo os avanços, oq por sua vez se difere de uma social democracia ou um reformismo. Resumindo, existem bons argumentos dos dois lados sobre o socialismo chinês. E Gustavo Machado ñ tá entre os bons argumentos do lado contrario, na vdd ele reproduz muito senso comum. Eu mesmo estou do lado que nega, a China atual ainda possui propriedade privada apesar da ecomomia planejada e bem regulada num molde mais socialista ( no sentido de controle racional do capital pelo estado independentemente do que deseja a burguesia ). Não há consenso sobre a China. Gustavo foi grosseiramente reducionista
Pessoal hj tá fera na interpretação de texto, só que não.
ou foi tu que adimitiu que China te explora
Trosco, Felipe, ignora
@@rafagoncalves3391 hahahahah vcs são uma piada mesmo. Eu sou trabalhador.
@@jlaneto como eu disse, trosco a gente ignora
@@rafagoncalves3391 to vendo kkkkk
Gusto Machado é um dos maiores marxistas brasileiros atualmente. O canal dele é excelente.
Pode ser... mas de china nao sabe nada
Gustavo é um excelente estudioso de Marx, não há como negar. Qdo chega no Leninismo, URSS, dividem-se as opiniões, e eu vejo o materialismo de outros Comunistas mais atualizados. Nos congressos do PC Chinês, mtas previsões vieram 20 anos antes do planejamento. O Socialismo real é previsto no último congresso para 50 anos. Quem viver verá.
Mas parece que ele sabe menos de outras experiências Socialistas que saem do padrão Soviético.
Ele repete jargões e lugares comum que a direita costuma usar para deslegitimar as experiências socialistas.
Não sei se ele sabe menos, ou se recusa a saber, pq trotskista é despirocado com história e geografia. A gente não sabe se é de propósito ou por ignorância, Mas realmente, se economia ele entende muito mesmo. Só não pode deixar ele falar de história e geografia
Que saem da Europa e vai pra cultura de outros povos
@@mr.alphard2581 o problema é que não é possível ter um bom entendimento sobre economia ser ter conhecimento de história e geografia.
um excelente estudioso de Marx teria rigorosidade quanto à realidade material.
Felipe tendo contato com um trotskista pela primeira vez 😂😂😂😂😂😂
Trotskista é aquela genye cujos argumentos vcs nao conseguem responder... ai vcs querem matar
"Assim... Eu não vou dizer que esse cara não sabe do que ele tá falando, mas... EU NÃO SEI do que ele tá falando(...)" 😂😂😂😂
trotskistas vs mbl, ambos a 80 km/h ....
Stalinista é uma praga no seio da esquerda, falam que a autocrítica é necessária mas toda crítica que recebem acham que é fazer coro com a direita. Qual a vantagem em contar mentiras, afinal ? Qual o ganho disso pra esquerda ?
Temos que ser rigorosos no trato com a história, só assim avançaremos.
Trotsky nunca teve chance de governar a Russia,ja stalin governou ate demais e o resultado foi isso:
1,5 milhoes de pessoas mortas nos gulgs
Holodomor
1 milhao de mortes no grande expurgo
13 milhoes na coletivizacao de 30
E um crime ser stalinista hoje em dia ,como um certo cara chamado Yan neves
Trotskista é a esquerda que a direita ama defender...
Monark e MBL direto dizem que acham o PCO a esquerda mais coerente do Brasil
Demais mano, só olhar nos comentários lá .
Exatamente. Sempre que algum liberal está usando as suas palavras a favor próprio, repense as suas ideias
Que mentira do caralho... o que é "direita" pra você? alguns indivíduos atravessados pela ideologia dominante?
A direita de verdade sempre associou Stalin como o maior adepto de Lênin, como uma continuação do leninismo, justamente pra difamar todo o movimento marxista.
Quando Churchill massacrou os trabalhadores gregos que não entregaram suas armas a stalin, disse que ali, terminava o trotskismo. Winston Churchill é de direita, o Joãozinho que nunca leu duas vírgulas de Marx e cresceu sob lavagem cerebral burguesa é simplesmente joãozinho.
Os leninlistas e stalinistas passam tanto pano para China que falta falar que todos os países do mundo é comunista
entrou no vespeiro dos trotskistas agora já era kkkkkkkkkkk
Bom, independente dele ser trotskistas ou não ele tem argumentos coerentes
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Sim e em muitos desses argumentos eu concordo. Tô achando interessante o felipe buscar discussões e debates com o pessoal da própria esquerda, não é facil de lidar que nem prof Hoc, monark, etc.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 sobre a obra marxiana não tem como discordar do Gustavo ele manja muito disso, agr sobre o Marxismo que ele defende é outros 500.
Eu concordo em tudo sobre a visão marxiana mas discordo em tudo sobre a visão marxista dele
@@dagobertosantosdeoliveira9546 não, ele tem senso comum
@@rafagoncalves3391 Ele não é especialista em China, e no próprio podcast ele afirma isso, mas a grosso modo está certo
Trabalhador aqui no Brasil vai trabalhar na cidade grande e tem que sobreviver numa pensão ou alugando um imóvel com não sei mais quantas pessoas estranhas e o cara preocupado com empresas chinesas que fornecem dormitórios a funcionários que vêm de outras localidades do país… 😅
Assiste o podcast todo, não apenas esse corte. Ele não criticou essa iniciativa ele apenas disse que não faz sentido falar que a China não é capitalista se ela apresenta todas as características do capitalismo.
@@dagobertosantosdeoliveira9546, eu estou comentando em cima exatamente desse comentário pontual dele. Meu comentário também é pontual, não geral: sobre os dormitórios onde trabalhadores específicos vivem. E eu assisti à entrevista dele e discordo da visão dele sobre a China. Era só isso mesmo.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 cara, ele disse que a condição lá é *nefasta*
@@Will_528 ok, ele exagerou um pouco mas muito do que ele disse é verdade
@@dagobertosantosdeoliveira9546 O que ele disse é verdade, então me responde: Quem é o capitalista nefasto, o que compra mão de obra escrava ou o que vende mão de obra escrava!
Observação: O que compra mão de obra escrava, vive falando na mídia mundial que é defensor dos direitos humanos e que condena a exploração.....
Não me venha com blah blah blah e groselha.
Sou fã do Gustavo Machado. Ele não está defendendo o EUA e atacando a China, ele está atacando o modus operandi do capitalismo, onde quer que ele atue.
Ele é uma pessoa supercoerente, com muito conhecimento sobre marxismo. Talvez, ele falhe em falar sobre os detalhes sobre a vida na China, mas não se deve ter "pré-conceito" de ele criticar o capitalismo (chinês), porque ele ataca qualquer forma de exploração capitalista.
Correcto.
O que ferra é que ele foi de chat GPt alucinando direto pra falar sobre a China. Socialismo não é modo de produção, socialismo é processo de transição para o comunismo. É de se esperar que o modo de produção seja capitalista e que fique assim durante muito tempo. E tu consegue perceber movimentos de transição no instante em que a China atua para que o acúmulo de capital econômico não configure acúmulo de capital político. O cara é super inteligente, mas nessa pressa em tentar farmar em cima de comunistas de outra linha ideológica ele enfileirou barrigadas.
O Gustavo é um gênio, tem um conhecimento materialista histórico sensacional, porém ele entra em muitas polêmicas sem necessidades.
ele definitivamente não tem esse conhecimento todo sobre marxismo. na verdade, faz interpretações surpreendentemente rasas pra quem de fato leu as obras
“Se a China é o capitalismo brutal, oque é o EUA”
Pensei A MSM coisa.
ambos imperialistas
Ele não falou que os EUA não é brutal.
@@neox770 não, a China nunca interferiu na soberania de nenhum país e nunca financiou golpe em nenhum país
@@neox770 quantos países a china invadiu para pegar petróleo e arruinar a vida de todos os envolvidos?
Como que a china é capitalismo brutal se eles tem políticas de distribuição de renda, redução de pobreza, alimentação etc? Capitalismo brutal é ligar o fod#-se pro povo e só acumular capital nas mãos de poucos.
Sim, eles tem uma carga horária de trabalho elevada, mas vizinho a eles tem países capitalistas pro EUA sem aposentadoria garantida, sem seguro desemprego, sem distribuição de riquezas e com uma carga horária de trabalho tão elevada quanto.
Conhecimento desse cara sobre a China é mais profundo do que um pires.
O Gustavo Machado é muito bom quando ele fala de teoria econômica marxista. Quando ele sai desse assunto e vai falar de geopolítica, aí o trotskismo bate e é só jimo. Trotskista debate geopolítica com espantalho, fake news e umas conspirações que já foram abandonadas faz meio século. Tem um momento nesse podcast que ele cita o Ian, o Gaiofato e a galera comuna na internet e chama todos de "Stalinistas" e que foda-se. Mermão, qualquer pessoa de esquerda vai te falar, ninguém nunca viu esse negócio de Stalinista. Nunca vi uma pessoa que se diz fã do Stalin e não faz uma crítica ponderada sobre ele. Deve ter, pq esse mundo é gigante né, lá no meio da USP se vc cavucar vc deve achar um Stalinista lá mas isso não é uma coisa que existe, tá ligado? Mas trotskista tem essa neura maluca de dizer que qualquer um que não reproduz a ótica geopolítica de trotsky é Stalinista. O pensamento trotskista funciona assim: socialismo é essa coisa idealizada que eu tenho aqui ó. Qualquer socialismo que não seja isso é ruim. Não interessa o contexto histórico e político, não interessa quais países são hostis contra esse governo socialista, não interessa a evolução dos indicadores sociais desse país socialista. A única coisa que interessa pro trotskista é se o governo socialista encaixa nos moldes do que eles consideram um governo socialista ideal. O que é um absurdo pq a obra de Marx nasce justamente pra gente parar de analisar economia a partir do ideal, e começar a analisar a partir da materialidade.
Tem um momento nesse podcast que pra corroborar um argumento ele usa uma fonte de um militar da Alemanha Nazista. Imagina a felicidade audiência de extrema direita em casa assistindo o Gustavo falar nesse trecho. Não é por acaso que o Monark, o Mamae falei e o Renan do MBL volta e meia aparecem dizendo que acham o PCO a esquerda mais coerente do Brasil. Mermão, pera lá, os caras pálidas se dizem de esquerda, mas se tem uma festinha da esquerda e uma festinha da direita e os caras tão sendo mais bem recebidos na festinha da direita, então eles são marxistas aonde? Vc vai nos comentários dos vídeos dos trotskistas e tem comentário mais ou menos assim ""não sou marxista e sou contra socialismo, mas esse esquerdista eu gosto". E o trotskista parece que não percebe a contradição do que ele defende.
Quando a esquerda diz que trotskista é quinta coluna, isso não é exagero. Os caras parecem estar movimentando na política dentro da esquerda justamente pra destruir a própria esquerda.
Ótimo comentário!
Puts, observação de águia. Venho refletindo isso já faz alguns meses, parece que o trotskistas estão fazendo algum movimento na esquerda pra destruir o Comunismo enquanto ideologia. É como se eles quisessem implementar uma ideologia totalmente idealizadora e quando fracassar eles falarem que isso é Comunismo. O pior é que eu tinha sentido muita pena da perseguição que os trotskistas sofreram na URSS.
Assino em baixo aqui
Tu só sabes usar ad hominem e outras falácias ou aprendeu a argumentar sem estratagema? Stalinista não existe, mas trotskista existe? kkk. Isso apenas não são algunhas científicas, mas é óbvio que existem esses grupos. Fala sério! Stalinista é aquele que entende de forma acrítica o regime Stalinista e simpatiza com o desenvolvimento histórico que o regime proveu. Simples assim. O Stalinista tenta a todo tempo "passar pano" para o regime utilizando de relativismo da moral: "há, mas ruim mesmo é o capitalismo", "Stalin matou, mas o capitalismo mata mais". Além disso, o "Stalinista" costuma ser um revolucionário no discurso, mas na prática está em todas as instituições públicas operando pela manutenção do sistema, nunca agindo de fato a alcançar uma revolução em relação ao mesmo. Vai falar que o Ian e o Jones não agem assim? Ou só é conveniente taxar e caracterizar "trostskstas"?
"Não interessa o contexto histórico e político, não interessa quais países são hostis contra esse governo socialista, não interessa a evolução dos indicadores sociais desse país socialista", tudo falácia. Interessa sim. Sobre o ponto do indicador social, em específico, e daí? Há países capitalista com ótimos indicadores sociais e nem por isso as críticas de Marx ao sistema deixam de valer; nem por isso deixa de existir exploração e outras coisas. Pasmem!
"A única coisa que interessa pro trotskista é se o governo socialista encaixa nos moldes do que eles consideram um governo socialista ideal.", falácia do espantalho. Não é o que o trostskista considera um governo socialista ideal, é o mínimo que um governo socialista tem de ter para ser considerado socialista: romper sistematicamente com as relações que caracterizam o capitalismo e o reproduzem. Tu precisas que desenhe algo tão simples de se entender? Essa é a única interpretação possível sobre esse ponto que se pode ter da obra "O capital", do contrário, é preciso fazer revisionismo da Obra, como fez Jabur.
"O que é um absurdo pq a obra de Marx nasce justamente pra gente parar de analisar economia a partir do ideal, e começar a analisar a partir da materialidade", errado. Não é para isso que Marx escreveu sua obra, tão pouco é isso uma interpretação correta. Marx não trata de analisar economia a partir do ideal. Isso é um absurdo! A concepção materialista de Marx é um completo afronte a qualquer filosofia idealista. Além disso, não é só dá materialidade que se parte, é nela que se chega. Sobre a metodologia de Marx, ver: Gênese e estrutura de O capital de Karl Marx - R. Rosdolsky" e "Marx's Method in Capital: A Reexamination - Fred Mosley".
"Tem um momento nesse podcast que pra corroborar um argumento ele usa uma fonte de um militar da Alemanha Nazista. Imagina a felicidade audiência de extrema direita em casa assistindo o Gustavo falar nesse trecho." Primeiro que ele não tá argumentando, ele tá conversando, é um podcast, não é em podcast que se defende teses. Segundo, se fulano ou ciclano vão ficar feliz isso é dá subjetividade deles; ele citou uma referência, ponto. Não é preciso falsificar ou omitir a história por conta de medo da reação que ela possa causar à membros da direita.
"Não é por acaso que o Monark, o Mamae falei e o Renan do MBL volta e meia aparecem dizendo que acham o PCO a esquerda mais coerente do Brasil." Essa conclusão não decorre da premissa que tu apresentaste.
"Mermão, pera lá, os caras pálidas se dizem de esquerda, mas se tem uma festinha da esquerda e uma festinha da direita e os caras tão sendo mais bem recebidos na festinha da direita, então eles são marxistas aonde?" Apenas falácias e uma imaginação fértil.
"Vc vai nos comentários dos vídeos dos trotskistas e tem comentário mais ou menos assim "não sou marxista e sou contra socialismo, mas esse esquerdista eu gosto". E o trotskista parece que não percebe a contradição do que ele defende." Esses comentários não apontam contradição alguma. Só mostram que o Gustavo tem muito mais alcance nos diversos membros da classe trabalhadora, isto incluí os membros que estão convencidos pela ideologia dominante. Não se pode concluir daí que estes membros façam parte da classe dominante. Uma das coisas que me atraiu no Gustavo, em minha época de liberal, foi, além de seus bons argumentos, ele não apresentar uma ilusão de unidade da esquerda, nem ser acrítico em relação a ela, nem ser desonesto em relação a obra de Marx, com revisionismo e falsas possíveis interpretações dela, para sustentar certas políticas de estado da esquerda brasileira. Hoje, estudando a obra, estou ainda mais convicto, assim como ele, que muitos desses caras só falam é merda! Não devem ter lido Marx coisa alguma. Ou pelo menos não completamente.
"Quando a esquerda diz que trotskista é quinta coluna, isso não é exagero. Os caras parecem estar movimentando na política dentro da esquerda justamente pra destruir a própria esquerda." O que é "A esquerda"? kkkkkk. Não existe essa entidade, essa unidade. Quando membros da esquerda dizem que trotskista são "quinta coluna", eles estão cometendo a falácia do ad hominem para não ter de apresentar argumentos. Eles dizem isso porque não tem culhões e propriedade para discutir o conteúdo apresentado pelos trotskistas. Não argumentam nada!
Exatamente
Quando ouvi esse cara pensei "mas que fedor de trosko" ai fui ver os comentarios, e provaram que de fato, é um ursinho carinhoso mesmo...
Ele repete muitos espantalhos da direita.. que não me pegam mais porque eu ja estudei sobre isso.
Sem querer ofender os fãs deles mas algumas coisas que ele fala da China beiram a xenofobia daqueles conspiracionistas mais doidos.
vdd
vc falou q se informou na soberana
Estudei: fonte Ian Neves e Gaiofato kkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora entende pq pessoal não gosta de trotskistas
Trotskista é um braço da direita.
foda um cara do campo falando tanto senso comum
Ele é Trótskiata, ele não é aliado é inimigo
eu penso o msm
parece q os caras pegam nossas armas e entrega pro adversário, é fd KKKK
muito bem dito @@marcelopereira6335
Se tirar o SUS da equação, o Brasil é muito mais nefasto.
Imagina se entrega o SUS pra iniciativa privada! Vira a China!
Brasil comparado a China é pais de primeiro mundo amigo
Tem muito trabalhador se matando aqui no trabalho mesmo
Não é não. A China, como a maioria dos países do leste asiático, tem uma cultura de trabalho completamente bizarra, uma escravidão moderna mesmo. Fora a cultura de relação com os chefes, a falta de direitos trabalhistas. E não é só o SUS não, nem aposentadoria elas têm lá.
Tô chocado em como a propaganda chinesa tá pegando uma galera aqui. A China realmente é o próximo EUA.
Sei lá, deveria ser pré-requisito ter o Elias num podcast com um convidado que vai falar sobre China
Até o Elias fala besteiras sobre China, o próprio Felipe já fez vídeos dizendo o contrário do que o Elias diz. Mas o Elias é o mais bem preparado pra falar de china. João Carvalho também.
Elias Maluco? o especialista em China que não fala chinês kkkkj
@@ag0ristapela sua visão apenas linguistas, podem tecer comentários sobre determinado país.
O Elias já viveu na China, e viajou para lá várias vezes, para realizar estudos in loco, tanto que é muito respeitado.
Por que o Elias, um Keynesiano, alacritous debater China com o Gustavo? Porque sabe que vai sofrer uma surra, afinal nem de marx ele leu.
@@gabriel8088Velho, percebeu que você fala muito da pessoa mas não do que ela disse, se o Elias é incapaz no assunto que o camarada o recomendou aponte porque, a crítica tem que ser marxista.
O essencialismo desses papagaios é muito confortável. É extremamente fácil repetir conceitos sem qualquer responsabilidade com o que acontece na realidade material. Isso aí não se chama marxista, se chama trotskista.
Pois é, eu nunca tinha visto esse sujeito falar, comecei a ver esse podcast e me pareceu um cidadão sensato. Daí chegou uma hora que ele virou uma metralhadora de achismo.
Orientação Trotskista😂
Todo os cortes tem a chamada com o nome marxista pra servir de isca pra galera ir lá hatear.
@@carinhaquemoralogoali2345 as duas mulheres que ele contou o causo tão batendo palma até hj
@@jrdlmc O nome do canal dele deveria ser esse mesmo...
Trotskistas criticam Gaiofato por ir no À Deriva.
Também os trotskistas:
Mas o Gustavo Machado criticou?
@@rodrigoappendinotbm não sei onde o Machado falou isso kkkk
Eu vejo uma igualdade imensa com direitistas nesse tipo de fala, sempre com pontuações absolutas, tipo: Isso É ASSIM, eles dizem não sei o que, só que na verdade, e blablabla.
imagina se pegassem tudo o que os marxistas leninistas reclamam no twitter e generalizassem pra todo marxista leninista que nem tu tá fazendo kkkkk não existia mais movimento
ai vai o gaiofato e chama o petry que deu toda uma visibilidade não só pra ele mas pra galera comunista toda de supremacista...
Essa cara é do PSTU. Foi necessário expor esse defensor de Trótski. Ainda bem que tem gente rebatendo esse povo mal-intencionado.
Eu me lembro que quando estava começando a entender o que era comunismo, caí no canal desse rapaz ai e juro que fiquei meio desconfortável.. Mas depois fui conhecendo outros comunicadores e aderi, virei Marxista Leninistas, e recentemente me deparei novamente com o canal dele criticando o Ian Neves e defendendo o trotikismo e percebi o pq trotikistas são vistos como piada por leninistas. Muito orgulho individual envolvido...
Ficou incomodado=ele não disse o que vc espera. Assim é a realidade amigo, ela não está nem se se é ou não confortável pra vc
Trotskista é aqueles cujos argumentos vcs n conseguem responder... ai querem matar
@@mateustranquilaoargumentos idealistas não pautadas na materialidade, nem precisam ser refutados, o tempo faz isso, é igual os liberais
@@dagobertosantosdeoliveira9546 realidade= argumentos sobre URSS desatualizados desde a década de 80 e xenofobia pra falar da China.
eles não tem a menor ideia do que estão falando, nunca leram Marx e muito menos, nunca leram nenhum dos mais de 40 livros de Trotsky, são papagaios de influencers, o capitalismo e a caridade burguesa são suas bandeiras, eles são acessórios ao imperialismo, a esquerda caviar.
Em nenhum momento o cara refuta o argumento apresentado no vídeo (o sistema econômico da China é capitalista), é tanta bitolação ideológica que as pessoas chegam a negar a própria realidade de mundo.
Como se faz socialismo sem Estado, vc pode me explicar?
O Gustavo Machado fala do contexto da China e do trabalho, e o maluco responde com experiências pessoais. É como se morar em um país te desse condição de analisar o que está acontecendo lá.
@@terminatoratrimoden1319em todos os vídeos ele usa o ad hominem: “mas eu moro na China há X anos e não é bem assim não”. Ridículo.
E quando o estado é muito forte o capitalismo se torna mais perigoso se ele estiver atrelado
Se não me engano experiência pessoais na redação do Enem perde pontos ... Kkkk
esse cara, diferente dos outros marxistas que eu acompanho, ele tem uma postura bem desagregadora... gosto dele não.
esses são os troskos
Rebater os argumentos do gustavo ?
A china e capitalista e utilizou parcerias publico privadas pra desenvolver tecnologias
O próprio Stalin admite em textos que o socialismo em ambito nacional não pode ser considerado triunfante. Sinceramente não entendo de onde surge essa falsa polêmica dos trotskistas, tão pouco como isso se torna relevante para a construção de uma revolução brasileira.
Procura ver o que o Ho Chi Minh denunciou sobre as organizações Trotskystas na Ásia que vc vai entender o ponto da polêmica.
É relevante pra quando e se uma revolução acontecer por aqui, decidir quem vai gerir o Estado e depois quem vai dividir o bolo entre os mesmos. É necessário que eles criem essa narrativa de quem é o "verdadeiro" comunista por isso
@@nes106 irrelevante no caso de poder popular
a minha teoria sobre trotskistas e outros tipos de sectários é que eles não querem, de fato, que nada mude. Eles se sentem confortáveis no sofá apontando pra todo mundo.
@@mayopamplona6595 é o que digo para os trotskistas que encontro, que eles fazem parte de um movimento contra-revolucionário
"A coreia do norte ta voltando pra idade da pedra" 😤😤🤬🤬
E não tá?
@@marcoskleber5059 quantas bombas atomicas existiam na idade da pedra?
@@Zurgotico kkkkkkkkkk burro demais, tem bomba atômica e à população tá morrendo de fome, não faz nem sentido, desenvolvimento é ter bomba atomica? Kkkkkkkkkkkk bocó
é o mesmo o que os EUA disseram depois de destruir ela
@@marcoskleber5059 resposta simples: não. Resposta mais elaborada: todos com direito a moradia (e casas populares sendo construidas constantemente para esse fim), mais consumo de calorias que a coreia do Sul (só é deficiente nas vitaminas por ter 18% de terra agricultável, e tem um projeto de cultivo de leguminosas em estufa para contornar isso), jornada de trabalho de 8 horas com muitos lugares com creche no local de trabalho, praticamente 100% de alfabetização etc etc. Se isso é idade da pedra, lhe pergunto: onde eu assino para que voltemos a ela no Brasil? Tentar brigar com a realidade é paia cara, por mais que ela não concorde com você.
Ainda estou assistindo a esse ep do À Deriva, mas já estava esperando pelo seu react a algumas das falas do convidado. Obrigado! 👍🏽
O Gustavo ainda é uma referência pra mim quando o assunto é teoria marxista. O cara é um monstro, não da pra negar. É só dissociar o estudo teórica da prática política dele.
Então ele não é marxista, teoria sem prática é masturbação mental.
Teoria sem prática não passa de devaneio acadêmico.
Prática é o critério da verdade, apesar de serem bem atuantes no sindicatos, apesar de sectários.
O vídeo do cara se resume em: não é bem assim, é mais ou menos assim como você falou, mas não é nefasto, nefasto são os EUA.
Todos os vídeos do Durante são assim 🤡
Fico triste pela necessidade que a galera tem de tomar lado em tudo. Há muita coisa proveitosa nos conteúdos do Gustavo Machado. Gosto de muito conteúdos do Ian, mas dá um certo asco dele e dos seus seguidores quando tacham os outros de Trotskystas e que, por consequência invalidam todo o discurso. Burrice achar que não há nada a se aprender com Trotsky e correntes derivadas.
Me parece positivo ter alguém discordando das teses do Jabour (apesar de achar que o Gustavo foi bem raso em partes da análise).
Como já foi comentado, tirar pessoas da pobreza não é um critério sólido para dizer que um sistema não é capitalista.
Os receios com a China são válidos (assim como sua posição como alguem que vive na China). No fim das contas só o tempo nos dirá. De qualquer modo é uma nova experiência.
Um abraço a todos. Um apelo às discussões, discordâncias e avanços que advém destes.
Concordo. Esse é o problema da humanidade, seguem seus representantes cegamente, independente do que a pessoa falar está certa ou não. É o famoso preto no branco, ou é um ou é outro, é muito raso isso.
Falou tudo. Os caras montaram uma perseguição irracional e automática em massa. Não se debatem os pontos na prática. Não se desmontam as questões apontadas, não se explica a suposta "materialidade", apenas se fazem acusações laterais e pessoais. Como se o próprio fato de fazer uma crítica fosse proibido. Que tipos de organizações e grupos agem assim?
sim, essa guerrinha de fã-clube só existe com esses brancos universitários de classe média, chega na base falando de Trotsky e stalin pra você ver.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 esse nem é o problema ainda... aqui o nível tá mais baixo.
Tinha que fazer um vídeo assim: na Alemanha um operário trabalha 12h/6dias por semana, porque o capitalismo tira até o sangue. Depois diz que nos EUA, o operário monta mil máquinas no mês, mas o salário corresponde a apenas uma, porque a mais-valia é elevada ao máximo! Pra finalizar, você diz que a saúde é privada e galera precisa dormir no trampo no Congo, culpa do imperialismo! Aí vcs diz no final que na verdade isso é a China. Imagina a choradeira?
Falou China, os caras abandonam a revolução e o marxismo pra defender conciliação e liberalismo em nome do pragmatismo. O único país em que um burocrata pode sentar com um bilionário em paz, sem a comunada dar xilique é na China! Lá é revolucionário fazer isso! Muito triste ver tantos camaradas que não conseguem ouvir o óbvio porque o nome do partido é comunista e porque quem está falando é trotiskista. O pior, é que eu imagino que nem o partido comunista chinês faz isso!
Se Stalin ouvisse isso, abraçava o Olavo de Carvalho pra chorar! Lenin certamente voltava à vida pra quebrar tudo! Muito triste ver tantos camaradas que não conseguem ouvir o óbvio porque o nome do partido é comunista e porque quem está falando é trotiskista.
Pra mim, o problema é ficar usando argumento que liberal já usa há anos (tipo, que não tem liberdade na China). O próprio Felipe já fez diversas críticas a China, mas não fica validando esse tipo de espantalho.
"os operadores de fábrica trabalham 12h por dia, 6 dias na semana"
pow, Felipe, vc é sempre muito lúcido, mas ce falou isso de maneira tao...natural? considerando o esquema de 2h de almoço como no Brasil, isso ainda daria 60h de trabalho, o que é desumano. E eu até vi que a média lá é de 40h semanais com um poder de compra maior que o nosso, mas se essa for a realidade desses operadores, é indefensável...
Aí está o problema, não tem o deslocamento e nem a realidade brasileira. Começar a comparação com esse fato desmonta essa visão.
Deve ser comum pra ele pois ele trabalha com esses caras, então é rotineiro e a gente normaliza isso comumente
Operador de chão de fábrica sempre trabalha muito, em qualquer lugar do mundo. E na China é cultural o povo trabalhar que nem doido também. Mas lá eles são remunerados por isso e o salário tem um poder de compra muito alto. No Brasil, nos EUA, a gente trabalha 8, 9, 10h por dia e o salário compra pouco.
É tão comum na China que o Felipe já entrou em uma normose nesse tema, aqui no Brasil essa jornada seria considerada análoga a escravidão.
Isso é indefensável, o Felipe disse para o Ian Neves que os próprios trabalhadores fazem hora extra pra ganhar mais. Porém pela sociedade que a gente quer construir isso é complicado
Sou a favor da revolução brasileira e pela jornada de trabalho de 6 horas para todos. Aqui no Brasil ja passei muitos anos fazendo horas extras no chão de fábrica. Esse ambiente de exploração e opressão contribuiram para minha radicalização. Lembro das vezes que fui privado de estar com minha familia e amigos por ser coagido para fazer horas extras. Imagina ficar 6 dias longe dos filhos, como esses operários chineses. O socialismo precisa nos libertar dessas amarras do capitalismo. Não nos prender em uma fábrica 12 horas, 6 dias por semana e ainda dormir na fabrica.
Trotskistas conseguem ser tão irracionais quanto um anarquista juvenil
Trotskista é aquela gente cujos argumentos vcs nao conseguem responder, ai vcs querem matat
Marxismo n é religião,a palavra mais usada em Marx é "CRITICA, viu marxista
A China tem todas as características de um país capitalista mas não é capitalista 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Não é msm n, se tem ditadura do proletariado ent é socialista
Só que não, tá difícil interpretação de textos de vcs
@@FelipeDurante tu já deve ter esbarrado em outros comentários meus, sempre elogio teu trabalho. Mas esse último não tá bom, não.
Toda a descrição que você dá é a de um país qualquer capitalista. Nos EUA é pior, mas na Bélgica, Holanda, Alemanha não é... Ou, melhor, tá bom pra quem nesses lugares?
A questão é que se não socializaram a produção a mais-valia está sendo acumulada pra reproduzir capital. Isso é capitalismo, nu e cru. Quantas máquinas tua fábrica produz? Quanto a empresa lucra? 6k pode ser o dinheiro que for, mas salário alto não significa socialismo porque a quantidade de mais-valia deve ser pra mais de 100x isso. Afinal, há algum lugar em que existe socialização da produção na China? É só isso que a gente tem que pensar. Todas as categorias abstratas criadas pra justificar são inócuas.
Ainda que haja um Estado muito menos complacente, só tem capitalista por aí porque a esploração é extremamente lucrativa. E o materialismo mostra que quem manda é quem tem capital. Não existe poder metafísico, o poder está na mão de quem detem os meios de produção. É uma ilusão achar que o Estado chinês está imune ao capital. E se a realidade material mostra que tem bilionário lucrando e tem trabalhador ganhando mal, uma coisa não pode ser vista separada da outra. Pior ainda é se o próprio Estado se apropria da produção.
Infelizmente, tem que filtrar a autofagia, mas tem que aceitar a crítica.
@@snowman_brazil crítica orientada a nada. acorda olha os números da china nas últimas décadas - qualquer trabalhador tem inveja...
Trosko, né? O Stalin já tentou abrir a cabeça de um deles, masssss, é difícil.
Kkkkkkk mesma linha argumentativas de ancap ain papai estado ain trosko
Eu tentei assistir ao EP inteiro e não tankei.
Achei excelente os conteúdos a respeito das contradições do Capital e da explicação das dinâmicas do Capitalismo. Porém, o Gustavo pereceu-me pedante em relação aos Marxistas-Leninistas. Sem contar que faz uma análise da China que beira a superficialidade e o senso comum, "refutando" inclusive o Elias Jabbour que faz da China seu objeto de estudo há tanto tempo.
Você só me confirmou.
Valeu!
Felipe, convenhamos, pelo que você falou na conversa com o Ian sobre a China a condição dos trabalhadores é nefasta sim, da pra colocar várias "mas", mas você mesmo disse que os caras trabalham 12 horas por dia e 6 dias por semana, tem poucos direitos trabalhistas, estão muito submetidos aos abusos das empresas privadas, há pouca fiscalização por parte do estado sobre as condições a que os trabalhadores são submetidos pelas empresas privadas.
Nefasto são os EUA
@@FelipeDurante um erro não justifica o outro.
Aí entra em contradição mesmo
@@FelipeDurante "mas e o PT"
@@FelipeDurante baita argumento, ein? Jahahahahaha
Inesperado react, eu entendo porquê ele é trotskysta logo o único marxista puro, purinhos purissimo na cabeça dele.
Somos só marxistas mesmo. A gente ve a realidade a partir da luta de classes. Vcs defendem qualquer governo burgues que julgam progressistas. Lula manda lembrança
Valeu!
Bom teoricamente o Brasil no período lula tirou pessoas da pobreza, e este período foi sem dúvidas Capitalista! A questão é que capitalismo pode até tirar pessoas da pobreza,mas numa proporção muito menor doque em experiências Não-Capitalistas ou sócialista,a questão é que essas pessoas que foram tiradas da pobreza no capitalismo estão a margem de irem pra pobreza denovo
Exato.
De 2013 a 2018, anualmente 12 milhões de chineses saíram da pobreza, nesse período a China contribuiu com mais de 70% da redução da pobreza no mundo.
Me diz que experiência capitalista conseguiu fazer isso.
E assim, tirar da pobreza um país de 10-20 milhões de pessoas é bem mais fácil do que tirar da pobreza um país com 1,4 BILHÕES de pessoas.
No total a China já tirou da pobreza mais de 850 milhões de seus cidadãos, nunca existiu uma movimentação social desse tamanho na história da humanidade.
E no capitalismo, até dá p tirar as pessoas da pobreza, mas ou acontece igual no Brasil que precisou de 4 anos pra regredir 40. Ou acontece igual nós países nórdicos: que pra população deles tem qualidade de vida o país explora países da periferia do sistema pra bancar a conta.
Exato eu acho que o Gustavo tem mais razão que o Elias.
Obrigado por compartilhar tua experiência!
Parei de acompanhar ele, ele fala mais mal da esquerda que da direita kkkkk
Na verdade ele mete o pau nos dois na direita e nessa esquerda cor de rosa.
Enquanto ele tá no Marx é excelente, o problema e quando chega no trotsky.
@@ODestinao sim esta no momento de crescer e nao de ficar dando munição para a direita.
Vídeo mais sem pé nem cabeça, argumentação digna de adolescentes que falam que os países nórdicos são socialistas.
Ótimo corte Felipe. Eu discordo do Gustavo Machado mas imagino se tem algum seguidor dele por aqui vai ficar feliz em ver você fazer um react dele.
O Gustavo tem um domínio excepcional das obras de Marx, se pá, ele aponta em qual linha tá a citação, mas tem umas posturas e falas que pelamor
@@lscodogno essa é a maior qualidade dele, mas quando ele vão falar de história e etc é tenso.
@@lscodogno Eu reparei isso tbm. Pra falar de teoria econômica ele é bom, mas de história e geopolítica é jimo forte. E olha que ele é um trotskista até de qualidade, imagina os troskos que nem teoria econômica estão sabendo.
@@lscodogno O Gustavo não consegue interpretar UMA FRASE dos textos de Marx.
@@lscodogno olha q legal ruclips.net/video/u0b0ZMWXu6Y/видео.html
Eu acho melhor ignorar sectaristas...
pq refutar é dificil ne
@@rafaelportela9044 viu o video?
@@renatodeoliveira1915 vc vai dizer q a china cresceu com jornada de trab de 4h e salario de classe media pra todos ? Se bem q , so pra lembrar, mais valia, nao importando a proporçao, é sempre exploraçao. Mas se nao for marxista, entao entendo a reclamaçao.
Trotskista parece que não entende o que é materialismo histórico
Vai lá no canal dele e refuta os vídeos dele com fontes
@@dagobertosantosdeoliveira9546 pra que eu vou discutir com comunista que rejeita todas as experiências socialistas pelo mundo? Nem faz sentido
E n se discute esse tipo de coisa com "fontes" é uma dialética maluca. Mais complexo q conversar cm a Renata Barreto
Aí tu tá de sacanagem
Eu morei na China, convivi com chineses. Concordo com o Felipe, minha percepção é a mesma dele
Pessoal formado na UNICU marcando presença em podcasts
Ele mistura verdades com meias verdades e mentiras. Típico!
Ele tem outros vídeos no canal dele criticando o Elias Jabbour e o Jones Manoel a respeito da China. É um treteiro de primeira.
Ele faz ataque pessoais ou refuta apontando fontes e argumentos?
@@marcoskleber5059 refutando
Os advogados do treteiro estão em peso aqui. Kkkkkkk
@@PersonalityChad69 o único q o Marx teve uma tetra foi c Feuerbach, pois o msm se recusou a desenvolver o socialismo científico junto c ele e o Engels
@@marcoskleber5059Quais as fontes e argumentos dele? BBC, mídia burguesa, o senso comum reacionário imperialista, Ele é refutado pela Materialidade, Trótskiata é a esquerda que a direita adora
Meu amigo, que argumentação tenebrosa é essa? "Capitalismo não é pra tirar as pessoas da pobreza, como a China tirou as pessoas da pobreza ela não é capitalista". Cingapura tirou pessoas da pobreza e ainda assim é um país capitalista. Controle do mercado não é socialismo, política pública de combate à pobreza não é socialismo. Entendam isso por favor. Pensem comigo: os trabalhadores chineses possuem controle dos meios de produção? Não...
Não confundam uma empresa pública do Estado com uma empresa coletiva gerida pelos trabalhadores e para os trabalhadores
Sem treta pessoal, apenas reflitam acerca disso. Se quiser rebatam os argumentos
tirar da pobreza é uma expressão estranha, pobreza é relativa, Brasil é rico comparado com os países da Africa, más é pobre comparado com os países imperalistas, não existe pobreza fixa para se tirar alguem. Qualquer modo de produção desenvolve as forças produtivas com o tempo, melhorando as condições de vida.
Perfeito camarada! Não é porque o governo redistribui riquezas ou controla parte dos meios de produção através de estatais que ele se tornou socialista.
Socialista é definido pela situação da propriedade privada e na China, queira ou não queira, está na mão de magnatas, que tem aumentado vertiginosamente o capital.
Enquanto isso a classe trabalhadora recebe a menor parte do que produziu na forma de salário de subsistência, assim como em qualquer economia capitalista.
@@boi9842 se você pegar o conceito do Aurélio sim. Mas há definições concretas de organismos internacionais. Quando se diz tirar da pobreza, é do conceito de pobreza adotado por estes organismos. Em resumo, para cada assunto, existe um dicionário adequado. Aqui o mais correto seria um dicionário de ciências sociais e não o Aurélio.
Por exemplo, eu usei o termo "salário de subsistência" no meu comentário anterior. Pegue um dicionário comum para entender e você não vai chegar nem perto do conceito que Marx dá para o salário de subsistência (baseado em David Ricardo). Aliás, esse conceito, se aplicado nos mostraria que no Brasil, nós sequer recebemos o mínimo para sobreviver.
Vixi, alguém refutando o GRANDE Gustavo Machado, o cara vai te transformar no inimigo número um.
Quem refutou ? Esse Felipe acha que populaçao sair do mapa da fome é critério pra país ser socialista. É um cara q não sabe nada
@@victornunes8651 Ele é um trabalhador e está do nosso lado e principalmente, nós do dele.
Mas, infelizmente, este foi o vídeo mais liberal que vi nos últimos tempos desde um react do Felipe ao HOC.
Isso rola na petrobrás... e nos setores públicos, isso é normal.
Essa refutação do dono deste canal foi tão profunda quanto uma poça d'água na calçada.
Perfeita colocação! Tive a mesma impressão. Kkkkkkkk
@@anselmomartinsmenezes910A refutação do cara consiste em dizer que a China não é capitalista. É a mesma coisa de dizer que um lugar tem iluminação de puteiro, cobra entrada como puteiro, tem garotas que cobram pra fazer sexo...MAS NÃO É UM PUTEIRO. "O QUE ESTAMOS VENDO É UMA IGREJA EM TRANSIÇÃO". Tem que mandar esses caras irem a merda.
"isso que ele falou não é verdade, eu nunca vi." kkkkkkkk
"Eu não sou especialista em...mas"
Então ele vai lá e faz uma análise como se fosse especialista
É de uma preponderância e uma admiração pela própria ignorância.
@@EEFL2895 Ignorância? Você não sabe nem escrever e chama o próximo de ignorante.
Fiquei assustado que quando chegou no assunto China ele perdeu totalmente a materialidade e começou a falar de maneira solta, o nivel de abstração foi pro lixo e simplesmente começou a agir por convicção não entendi naaaada, pois até minutos atrás ele estava falando de marxismo de maneira alteramente material, isso foi muito estranho!
Sim
esse cara é muito galasseca tem um vídeo dele sobre adorno e escola de frankfurt que é só doidera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ele fala umas coisas que se aproxima muuuuuito com os pensamentos do Rui Costa Pimenta as vezes, bizarro
Escola de frankfurt nunca foi marxista msm! Nada a ver com o materialismo histórico, negam a essencia do objeto. Jose paulo netto dispende mtas críticas aos frankfurtianos
Ortodoxos nāo gostam dos "revisionistas". Uma pena, né?
Obrigado, Felipe Durante
Lembro do Elias dizer que pensar que pelo fato de que haver bilionários não torna uma experiência socialista é não sair do jardim de infância do marxismo, pois marxismo é sobre poder político.
Marxismo é sobre economia-politica
Mas não é só isso que a China tem. A economia dela tem todas as características do capitalismo
@@danielsousa3890 A questão que na China nem sempre o poder econômico é um poder político concentrado, vide bilionários querendo apitar coisas basilares na China e sendo enxotados.
@@danielsousa3890 então, economia política é poder político
@@rafagoncalves3391 Você está coberto de razão! A coisa menos marxista que existe é tratar categorias hermeticamente isoladas. Impressionante que se o assunto for China, geral vira liberal e quer analisar a política sem analisar a realidade material. Marx se matou na própria cova com esses comentários aqui. Vi um vídeo do HOC fazendo essa mesma ginástica! Hahuahuahauh
Aparentemente, no dia 2 da revolução a gente pode deixar de ser revolucionário, pode explorar o trabalhador e acumular mais-valia!
Aquele marxista q a DIREITA ama. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
12h e 6 dias por semana na china: "é só uma contradição/ Faz parte da cultura asiática como um todo/ N se deve julgar a complexidade na china com base em 1 só dado/ Ele é um SoCiaLIsmo EmBRioNáRio"
Coreia do sul propondo 69h e japonês trabalhando mt mais q 8h desde sempre: EXPLORAÇÃO!!!!
Vai lá e traz quem disse isso da china, pq eu não disse
@@FelipeDurante são os comentário daqui q tão falando isso msm.
O socialismo embrionário foi elias que falou.
E quem citou a carga horária foi vc na entrevista com ian.
A Coréia do Sul é um Estado explorador não só pela questão da jornada de trabalho(q é maior q da China), mas sim pela péssima condição do trabalho, pela questão da baixa remuneração, pela questão dos pokos direitos trabalhistas, pela questão da aposentadoria defesada, pela questão do déficit habitacional, enfim
@@rafagoncalves3391 vamo lá
"Da jornada de trabalho (q é maior do q a china)" n sou um doutor em matemática mas eu fiz a conta e vi q 69÷6 = 11,5h...considerando q 69h é a carga q AINDA vai ser implementada, vc errou tanto no presente quanto no futuro. A menos q vc queira contar trabalhos análogos a escravidão, mas a china tb vai ter ótimos exemplos no catálogo tb.
"Péssima condição de trabalho" qual área? Pq trabalhadores braçais n são exatamente bem "cuidados" na china n
"Poucos direitos trabalhistas" claro, pq um país de 12h e 6 por semana e POUQUÍSSIMAS férias está esbanjando direitos trabalhistas né?
"Aposentadoria defasada" n sei como funciona a aposentadoria na china ent n vou comentar
"Déficit habitacional" isso é mais culpa da população pequena da coreia do q do governo em si, se bem que a china tirou a política de 1 filho justamente pq tava ocorrendo isso
Cara, infelizmente, a comunada aqui virou liberal conservadora pra defender a China. Admiro demais o país e, não deixa de ser a última trincheira que nos resta. Mas até por isso a gente tem que aceitar a crítica.
"Aqui o trabalhador escolhe viver num dormitório", "escolhe fazer hora extra porque não gosta de se divertir", "é cruel mas o salário é bom", "o pior caso nos EUA é bem pior que o melhor caso aqui" ...
Como vc bem observou, muitos até reconhecem a contradição. Mas abrem mão da postura revolucionária diante delas! Marx teria assassinado Hegel se soubesse que viveria pra ver marxistas não-dialéticos, marxistas pro-burguesia chinesa e marxistas antirevolucionários desses comentários aqui.
Eu tenho CLT e SUS e não ganho mal, então tá sussa! Meu socialismo aqui tá bom demais, nem preciso mais lutar! Se phodam aí chineses!
Se 40% da população ganhando 800 reais por mês não e nefasto, eu não sei o que é. Se trabalhar 12h por dia pra ganhar 6 conto nao é nefasto eu não sei o que é.
Veja os benefícios lá e aqui.😮
Esse "marxista" q foi refutado pela materialidade kkkkk o Elias no livro dele classifica a china como um socialismo embrionário, ele nunca disse q a china é comunista, esse marxista parece q nem sabe a diferença de comunismo e socialismo😂
O cara é muito inteligente, isso não dá para tirar dele. Porém tá sempre falando de tudo com grande convicção. Isso já acende o sinal de que se trata de uma pessoa desonesta intelectualmente.
Já vi vídeos dele e sou incapaz de lembrar dele falando que errou em algum alegação, ou mesmo de falar que não é a pessoa mais apropriada para falar de um tema e indicar alguém em sua visão mais capacitado.
Isso para não falar que ele transborda arrogancia.
Eu acho que ele é Trotskista, e eles, mesmo sendo da esquerda, sempre disconda com quase todos os Comunistas, um tipo PCO da vida.
@@κπυαou talvez ele só faça vídeos sobre os assuntos que ele domine né, por isso tem poucas falhas e ele peça poucas desculpas
@@κπυα Cara ele é muito inteligente e também se mostra em tom professoral, esse cara me faz até pensar porque os marxistas não gostavam dos trotskistas, talvez sejam porque como eram formados em sua totalidade por acadêmicos, eles se achavam tão importante quanto os outros e queriam o controle, só que na época o Stalin tinha um poder popular muito mais acentuado, daí deu aqueles problemas.
@@luismeneses6719 E o que é recomendar pessoas mais qualificadas que não buscar se restringir aos assuntos que domina mais?
A despeito disso, quem se comunica está sujeito a cometer erros. Cabe da maturidade do ouvinte entender que acontece, cabe da honestidade do comunicador se retratar.
O que digo é, a "acertividade" que encontro nele, é a acertividade que também encontro em líderes seitas, não a acertividade que encontro em cientistas.
tava esperando sair vídeo sobre esse episódio
Gustavo Machado é do PSTU eles dão apoio abertamente ao governo Zelensky, não merece nenhuma atenção.
Ué e tem que apoiar governo de facista nazista.
@@fabriziomarangoni449 O governo do Zelensky é neonazi
Vc é careca, não merece atenção
Ele não apoia o Zelensky, apoiam os trabalhadores ucranianos pra se livrar da ameaça russa.
@@Kuznetsov9088 um quanto tanto cinico né, pq vc nunca vi eles defendendo o genocidio do Donbass pos Maidan quando nazistas atacaram fogo nos sindicatos com trabalhadores dentro. Ao contrario eles apoiaram isso todo pq o governo era "corrupto" já viu esse filme por ai?
A galera reclamando da fala "...os operadores de fábrica trabalham 12h por dia, 6 dias na semana...", vei em q pais vc vivem, até parece q no Brasil a maioria das pessoas n trabalham essa quantidade de horas para receber um pouco mais de um salário mínimo e isso quando tem emprego.
Se for ajudar na conversa sobre a China ser ou não socialista:
Uma coisa que eu gosto de fazer antes de definir a China é, primeiro, dizer que "China" é um conceito muito abstrato. Na materialidade, "China" é muita coisa.
Se estamos falando de um país, e é um país continental, a China tem, de fato, muitas estruturas capitalistas.
A China tem, por exemplo, Hong Kong, uma região em que não existe contestação de ser ou não capitalista.
A China possui rentismo, bolsa de valores, propriedade privada dos meios de produção e mesmo a Huawei, que possui uma estrutura cooperativa, é oficialmente uma empresa privada.
No entanto, a Huawei não tem patrão. São 53 mil trabalhadores e a média salarial é de 22 mil reais (uns 40 mil yuans). Isso é somente a média, de 58 mil funcionários!
Ademais, podemos dizer: a China é um país capitalista? Sim, a China é um país capitalista. Agora: a China é uma experiência socialista? Sim!, a China é uma experiência socialista.
A tendência de qualquer tentativa de tomada do poder pela classe trabalhadora é ruir, tanto pela burguesia externa quanto pela burguesia interna. A abertura econômica de Deng, no entanto, que é muito usada pelos Trotskysta, não prova a fraqueza do socialismo chinês, senão a integridade do mesmo. O PCCh não caiu, a URSS, sim.
A China é um "capitalismo de Estado"? Mas, existe "Capitalismo de Estado"? O Estado não é subproduto da economia da sociedade capitalista, parte constituinte dessa forma de sociedade? Por acaso os EUA é um capitalismo de Estado?
Embora a Inglaterra, por muito tempo, ainda mantivesse estruturas feudais, ocorreu, sim, uma disputa de poder pelo Estado que caracteriza o começo do capitalismo. Esses movimentos são movimentos do capitalismo até o seu desenvolvimento para o capitalismo moderno. No entanto, a tomada do Estado pela burguesia não é prova da existência do capitalismo, mas a consequência de uma estrutura social cada vez mais capitalista. Se o Estado é subproduto da forma de propriedade de uma sociedade, e a China não tem um Estado burguês, o que podemos inferir sobre ele? Podemos inferir que o Estado chinês não ser um Estado burguês significa que a estrutura não pode ser capitalista. Porque não exise capitalismo de Estado.
A partir do momento em que há a tomada do Estado pela classe trabalhadora, essa experiência passa a ser caracterizada como socialista até que se observe que o Estado não é controlado pela classe, mas pelo capital.
Isso poderia ser verdade porque, sendo o Estado produto da propriedade da sua sociedade, havendo uma forma de propriedade capitalista o Estado deveria ser determinado pelo capital. Não acontece na China: o que acontece, pelo contrário, é o setor privado sendo oprimido pelo Estado, o setor público extremamente forte e a retirada de 20% da população mundial da linha da pobreza extrema. A China é uma experiência do socialismo real. Não será caso perca a sua SOBERANIA. E essa negação vem, sobretudo, pela crítica Trotskysta à burocracia, criando uma terceira classe que é a dos burocratas. Bem, está errado, Marx não admitiria isso. Se não é a burguesia quem comanda, sabemos quem comanda.
O Lockdown na China prova isso. Numa dinâmica capitalista, como foi em TODO MUNDO, jamais se admitiria um Lockdown desses que fechou empresa e diminuiu crescimento econômico. Também não interessou aos burocratas políticos, que só receberam cornetadas internas e externas, intimidando a posição do Partido. A quem interessou o Lockdown? Até mesmo ao cidadão comum, poderia não ser interessante o Lockdown, mas a sua vida, ENQUANTO CLASSE, acho que sim. No entanto, ao invés desses movimentos fazerem essas pessoas se debruçarem sobre a experiência, faz elas dizerem "isso nem deveria ser uma discussão", "isso é capitalismo hardcore": que retirou mais da metade da sua população da linha da miséria.
Comentário perfeito! Obrigado pelo tempo despido, sempre bom entender e esclarecer um pouco mais sobre o assunto
Uma coisa que eu costumo usar é o marxismo histórico dialético.
"Mas será que o trabalho assalariado, o trabalho do proletário, lhe cria propriedade? De modo nenhum. Cria o capital, i. é, a propriedade que explora o trabalho assalariado, que só pode multiplicar-se na condição de gerar novo trabalho assalariado para de novo o explorar."
É assim que a gente descreve a propriedade na China? Se a propriedade funciona assim por lá, então é capitalismo. Afinal, é a forma da propriedade que define o modo de produção e não essas categorizações malucas que os marxistas modernos inventaram a despeito da própria teoria marxista. Assunto encerrado.
Falou muito e falou bonito
@@snowman_brazil Deveria trocar o seu Materialismo histórico-dialético por uma aula de interpretação textual. Paz, camarada. A menos que você seja de direita (Trotskysta).
Caralho, que análise FODA
Estava esperando o react
O Lisca doido aí é trotskista
É o país com mais bilionários no mundo, maior parte do capital é privado, e o povo trabalha na escala 996, das 9 ás 9, 6 dias da semana
Minha experiência parecida com esse "passaporte" só que aqui no Brasil: se eu sou cadastrado no posto de saúde do meu bairro, não posso utilizar da farmácia do posto do outro bairro
Tá vivendo em qual país velho? Cadastro em PSF em que sentido? Com o CNS você é atendido em qualquer instituição de saúde pública do BR.
@@alancristhian7532 cara aqui em Curitiba se vc leva uma receita na farmácia do posto e vc n é cadastrado nele, as farmacêuticas n te dão os remédios.
@@Enu_kir esse Alan que vive no mundo da lua, aqui em São Paulo funciona da mesma forma.. ex: quando era menor de idade tinha registro no sus no bairro da minha mãe, hoje já casado ainda tenho que ir no postinho do bairro dela pois o postinho do meu bairro n me atende por não estar registrado naquela área...
UBS vc só usa no bairro que mora, mas pode pegar remédios em qualquer farmácia de UBS sem restrição
@@diegonexus3082 talvez apenas onde vc esta situado, aquí onde eu moro funciona da forma que já foi explicada... Tenho doença crônica e simplesmente tive que fazer um empréstimo de 30 mil pra conseguir bancar meus remédios que o postinho NAO TINHA E SE EU NAO TOMASE O MESMO ENTRARIA EM ÓBITO, assim que funciona em São Paulo. Se na sua cidade é diferente meu amigo diga por você, não generalize como se no Brasil inteiro fosse como na sua cidade.
Eu refutei ele em um dos cortes e os troskos estão putos lá comigo. Kkkkkkk
Felipe vc sempre fala dos dormitórios de operadores de fábrica, seria possível algum dia vc visitar esse local?
Felipe, fala do nova rota da Seda e sobre o canal da Nicaragua.O como eles falam por aí, se falam.
Apesar de ter divergências, acho importante termos visões diferentes dentro da esquerda. O pensamento crítico é o fator mais importante no debate de ideias.
Carai, o cara foi defender a China e acabou piorando kkkkkkk
Como assim?
40% ganha 800 reais por mês e isso não é nefasto? Kkkk, você ganha 4 mil trabalhando 12 horas por dia com apenas uma folga na semana e não é nefasto? Kkkk tá de brincadeira
Qual o problema de controlar o fluxo de acordo com a demanda.
Ja no segundo ponto discordo do capitalismo hardcore...capitalismo e capitalismo so serve para acumulação de capital...todo o capitalismo e hardcore
Salve, camarada Felipe!
Adoro seu trabalho, Felipe. Cara, me tira uma dúvida, pf: Tenho o sonho de fazer meu mestrado na China, você saberia me dizer os caminhos para alcançar este objetivo (como por exemplo, a quais sites recorrer para fazer a minha inscrição)?
Obrigado!
Acho q ele já fez vídeo sobre
@@rafagoncalves3391 Opa, obrigado camarada, vou procurar!
@@almirguilherme3087 pra começar falar mandarim fluente.. depois ou pagar o mestrado ou ser alguém muito acima da media
Acho que se vc tentar perguntar para o Elias ele vai saber ja q ele é acadêmico e vai dar palestra lá direto
Comecei vendo o vídeo pensando que este Este Gustavo Machado era mal informado, mas na metade do vídeo já cheguei à conclusão que ele é mentiroso e mal intencionado.
Essa frase que "A China é um capitalismo hardcore" foi dita por ninguém menos que Paulo Guedes, no Flow.
e nao errou
Mas a China é isso aí mesmo. Já ouviu falar do esquema de trabalho "996"? Pesquisa aí. É uns dos modelos de trabalho mais comuns da China. 12h por dia, 6 dias por semana, uma folga no ano e olhe lá. Ser um trabalhador na China é ser sugado até a última gota do seu sangue, sem aposentadoria te esperando no final.
12 horas por dia,6 dias por semana? Governo se preocupa muito com a vida do trabalhador em?
O Sr Elias Jabbour tem a infelicidade de ser singularmente desconhecido no mundo. No Brasil, tem o direito de ser um mau geografo, por que passa por ser um bom economista chinês. Na China também tem o direito de ser um mau geógrafo, porque passa por ser um dos melhores economistas brasileiros. Na qualidade de brasileiro e professor de geografia do Ensino Secundário, quisemos protestar contra esse duplo erro.
A obra do Sr. Elias Jabbour sobre a China não é simplesmente um tratado de economia política, um livro comum, é uma Bíblia de poesia liberal. Mercado, salário, exploração, capital especulativo, bilionários, valor, concorrência, Estado, são algumas das categorias existentes em todos os países capitalistas do planeta, mas que em solo chinês fazem desse país milenar o “Socialismo do século XXI”, segundo o Sr. Jabbour. Tal qual Marx em sua fina ironia contra o Sr. Proudhon, não há como deixar de pensar no Sr. Elias Jabbour e seu falacioso socialismo de mercado. Aliás, uma contradição nos termos, afinal, o Socialismo de Mercado da ao socialismo um adjetivo que o nega, e da ao mercado um substantivo que o mistifica.
Interessante seu comentário fazendo alusão à Miséria da Filosofia. Fiquei curioso para saber seu entendimento sobre o que é a China hoje.
Oba!!! Tava quase te escrevendo no Twitter pra vc fazer react desse vídeo!! Hahaha
Seu argumento de que a China não é capitalista pq tirou gente da pobreza é risível. Por essa lógica a Coreia do Sul e até o próprio Brasil também não são capitalistas
Risível é tu achar que é só isso ou que eu falei isso
@@FelipeDurante Tu literalmente disse que capitalismo não tira ninguém da pobreza e citou a China ter tirado milhões dela como argumento dela não ser capitalista.
Uma coisa ficou bem clara, por mais que vc seja muito inteligente e absorva muita informação, isso não quer dizer que vc esta certo o tempo todo, ficou bem claro que o Gustavo não conhece quase nada sobre a China, e repetiu espantalhos que a direita usa frequentemente!
Cabe a ele estudar mais, pq não dá pra passar a vida criticando as políticas chinesas, sem ao menos conhecê-las!
Parece que o Elias Jabour manja mais que ele sobre a China!
A posição do PSTU nas relações internacionais são péssimas no geral.
"mas e os EUA" = "mas e o PT"
Só que não
Só que não
@@FelipeDurante my cool
Gustavo machado é um jovem marxista brilhante
Canal do Felipe da gosto de maratonar ele mostra a verdadeira China.
Trotskistas criticando o capitalismo: 🙄😒😫😛
Trotskistas criticando o socialismo real: 😡😤🤯🤬
Sentiu
Fazem coro com a direita, linha auxiliar aos liberais
O cara literalmente passou o podcast inteiro descendo o pau no capitalismo.
Agora pra falar mal de trotskismo você é bom. Mas pra falar mal de governo burocrático só porque é de esquerda, aí não. Onde que isso é marxismo? Quando que Marx foi assim?
A revolução não é pra defender só quando já passou ou quando nem chegou.
É preciso construir a desobediência revolucionária neste momento nas organizações.
Por isso o trotskismo preza por um programa organizativo de combate e crítica permanentes.
Que socialismo real? KKKKK que cultiva o capitalismo? Burguesia interna?
Trotskistas enquanto ficam idealizando o comunismo perfeito, já que o capitalismo não funciona, nem o socialismo: vamos entregar tudo na mão dos fascistas.
Pô é LÓGICO que o fato das empresas terem dormitórios é para baratear o custo do salário. Se o trabalhador tiver que alugar fora ele vai gastar mais e consequentemente ter que ganhar mais.
Se 40% da China vive com 800 reais por mês tem algo MUITO errado. Isso dá quantas pessoas?
Sobre a obra marxiana Gustavo é excelente, agora sobre marxismo é outra história.
Obra Marxiana é a obra do Marx
Marxismo é o que vem depois de Marx
as empresas constroi dormitorios para os empregados kkkkkkkkkkkkk para trabalharem 20 horas por dia e nem fugir pode igual vimos na pandemia .
Apoiador do Enéas é tudo burro né
@@FelipeDurante inteligente é apoiador de ditador chines !
@@FelipeDurante ja assistiu aquela serie americana " todo mundo é burro menos eu " ?
Eu entendi vendo o vídeos desse cara na integra a diferença entre um Leninista e trostkista. Ambos no que dizem respeito a teoria sobre o capitalismo, socialismo e comunismo tem um arcabouço robusto, mas o troskista é "diverssionista" se posso definir assim, os caras compram a narrativa do EUA sobre o ditador louco que foi Stalin, genocídio e etc. E parecem não respeitar hierarquia quando necessário
Talvez pq o Trotsky foi tipo assassinado, ele e outros.
Diante do malabarismo do povo aqui pra defender a china, ser trotskista é o menor dos defeitos.
Com esse papinho trotskista de que não pode haver socialismo em um só país, nem a União Soviética seria socialista...
o fato de dividir empresa não significa nada em relação a modelo social. É por monopólio de mercado. Os eua obrigou a microsoft na década de 90 a se dividir , e aconteceu com o google mais recente … virou alphabet e etc.
Outro exemplo foi standard oil do rockfeller que tbm foi obrigada a se dividi já que o rockfeller monopolizou o mercado de petróleo nos EUA em sua época
@@dagobertosantosdeoliveira9546 exato ... isso faz automáticamente os EUA comunista, né rs
O fato de tirar as pessoas da pobreza não quer dizer que a desigualdade diminuiu, na China após as reformas de Deng a desigualdade explodiu. Você tem pessoas que melhoram de vida, mas outras ficaram muito ricas. Tem pessoas que dizem que na China não tem lobby, realmente alguém acredita nisso? E um fato inegável é simples, toda a nação que ficou muito rica e poderosa interna se desenvolve e quer se expandir para o mundo e daí nasce o colonialismo e imperialismo. Olha o caso do imperialismo da URSS, principalmente na época da China. A Diferença é que a China não bombardeia países, mas nada impede deles fazerem isso no futuro daqui a 50 ou 100 anos. Na minha visão a China hoje caminha para um capitalismo de forte intervenção de mercado, ao invés de caminhar para um socialismo ou quem sabe um tal comunismo. Comunismo é uma utopia e sempre os interesses pessoais falaram mais alto. A China não quer o desenvolvimento de todos os países ele querem o desenvolvimento deles como os EUA, as pessoas parece que não acordam para isso! nem a China nem os EUA vão ajudar o Brasil ou o continente africano a ser rico e sim, é uma batalha interna política desses países. A China inclusive está nos fórum econômicos defendendo o tal "livre-comércio", depois de anos de protecionismo e desenvolver uma tecnologia de ponta defende isso para os outros países. Daí me vem a mente o famoso livro de Ha-Joon Chang: "chutando a escada". O Brasil precisa caminhar com as próprias perdas e não depender de ninguém, e quando for fazer acordos, fazê-los em pé de igualdade.
pra quem nao ta ligado, esse tiozão ai adorava fazer "refutando..." dos videos do Jones Manoel, muito antes do Petry querer surfar na onda, o Orientação Trotskista já fazia o desserviço
Sim, o problema não era o Jones Manoel mentindo sobre textos e passando em referências que refutavam a si próprio, o problema foi o Gustavo Machado refutá-lo
@@nes106 não, o problema é trotskista trabalhar mais próximo de Petry e monark do q pela causa revolucionária
@@KZ-ib8si ?????
Quando agente vê as entrevistas e tal é muito gritante a diferença de quem realmente sabe o que está falando, quando vemos o Jabbour comentar sobre a China ele não fala nada sem embasamento, traz dados, fontes, livros e etc. É bem diferente desse entrevistado, ele fala como se fosse uma pessoa comentando algo no face ou no Instagram sem conhecimento de nada sem embasamento, com ideias fragmentadas que ele montou pegando uma fala ali e outra aqui, é bem nítido que até a forma que ele fala não é convicta, acho que a pessoa tem que ter a humildade de dizer que prefere não comentar porque não domina o assunto.
O Gustavo parece não fazer diferenciação entre estado e estado burguês.
Ele é um idealista isso sim
@@redkaminaglass2355 veja o video do gustavo chaamdo?; o mito do socialismo chines huwaei
Estado burgues, é exatamente isso que tem na China.
Huahauhauhau
Camarada, ele não fez diferenciação porque não há diferença no caso concreto. Somos marxistas e estamos usando um conceito ideal de estado e estado burguês?
A parada é simples: o trabalho é social, a produção é socializada? Ela é maioritáriamente socializada pelo menos? Ela é socializada em ao menos uma empresa privada ou estatal chinesa? Bem, se a produção é retida para produção de capital, como chamamos esse modo de produção em Chinês?
@@snowman_brazil A China ñ é plenamente socialista mas também ñ dá pra simplesmente a chamar de capitalista no sentido comum da palavra. Por isso q alguns camaradas como Elias Jabbour chama isso de socialismo embrionário, algo semelhante a uma NEP só q bem mais longa e resultante do revisionismo de Deng Xiaoping. Na sociedade chinesa a burguesia ñ possui poder político para anular ou frear os avanços sociais em direção ao socialismo. A questão da China e seu socialismo é cheio de indas e vindas mas sempre mantendo os avanços, oq por sua vez se difere de uma social democracia ou um reformismo.
Resumindo, existem bons argumentos dos dois lados sobre o socialismo chinês. E Gustavo Machado ñ tá entre os bons argumentos do lado contrario, na vdd ele reproduz muito senso comum.
Eu mesmo estou do lado que nega, a China atual ainda possui propriedade privada apesar da ecomomia planejada e bem regulada num molde mais socialista ( no sentido de controle racional do capital pelo estado independentemente do que deseja a burguesia ).
Não há consenso sobre a China. Gustavo foi grosseiramente reducionista
4 a 6 mil trabalhando 12 horas trabalhadas, 6x na SemanaKKKKKKKKKKKK tu tá maluko mano, ISSO É NEFASTO