Digo com base no que tenho sentido no Brasil: Não há incentivo econômico que faça com que casais queiram ter filhos. Os salários já não dão para nada e é loucura querer ter filhos. A maioria das pessoas que conheço ou não querem mais ou só querem ter quando estiverem após os 30. Enquanto não perceberem que as pessoas precisam ganhar mais e trabalhar menos, as pessoas continuarão evitando ter filhos.
Este é um fator mais limitante que causal, suponho. As taxas de natalidade dificilmente voltarão a chegar aos elevados níveis que se viam nas décadas de 50-60, auge do baby boom. Você havia citado a carência de incentivo econômico e perregues financeiros como causa para a queda da fertilidade, mas mesmo entre casais que esbanjam maior poderio e estabilidade financeira, por vezes, observa-se a presença de fatores individuais que acarretam em uma vida sem filhos. Em suma, a brusca mudança cultural (na minha concepção, vantajosa) trouxe à natalidade ao campo da decisão, e não mais da obrigação. A taxa de fertilidade islandesa talvez seja o mais próximo da reposição que nós chegariamos.
Filho precisa ser economicamente vantajoso. O pessoal de antigamente fazia filhos para servirem de mão-de-obra barata na roça e fonte de aposentadoria na velhice. Somando isso a uma mortalidade infantil bem alta, surge a necessidade de contar com alguns trabalhadorezinhos mirins em estoque. Na cidade, não faz o menor sentido ter filhos. Filho não vai fazer a família produzir nais na cidade. Carro custa caro e as vagas são muito limitadas, cerca de 5 por veículo. Na roça era só tacar a molecada toda na caçamba de um caminhão basculante e pronto. Então, esses problemas que estamos vivenciando estão intimamente ligados ao êxodo rural e a melhoria de eficiência decorrente da mecanização do campo. A humanidade precisará aprender a lidar com isso. A mulher não é mais vista como uma chocadeira, e as criancas não são mais animaizinhos mágicos que dão dinheiro e morrem a rodo de caganeira.
Felipe, vale lembrar que isso também acontece na Coreia do Sul, o governo estava tentando aumentar o tempo de trabalho, você pode dizer que redução de carga horária é uma das coisas dos países asiáticos como um todo é muito alta.
nossa é verdade, isso é um absurdo os sul coreanos ja trabalham 52 horas por semana e eles querem aumentar o limite para 62h, esse povo vai começar a literalmente morrer de tanto trabalhar.
A única coisa que ainda compensa pra mim aqui é a segurança. Minha filha não gosta da escola japonesa (um ensino bem retrógrado no qual ngm pode se expressar, parecem uns robôs obedecendo). Trabalho 12 horas por dia e de fds tenho que ir ao mercado a faxinar a casa o que leva boa parte do dia, ai o único dia que sobra não dá vontade de fazer nada. Já quase não sobra nada de grana porque o custo se vida é altíssimo. Se você vai passear num parque para espairecer e não pirar, vem sempre alguém dizendo “olha lá, que vidão”. Mal sabe ela que você tá todo fodido por dentro.
os lances que mais me incomodam é a xenofobia. Sempre q se conhece um japones a primeira pergunta q eles fazem é "da onde vc é?". A segunda é "e quando vai voltar?"
@@tiagomaia6626 Sim. E a cobrança/xenofobia é ainda mais forte se você é mestiço de 2ª ou 3ª geração e não é fluente na fala e escrita ou se visivelmente não compreende alguns aspectos da cultura deles. (Porque para eles, isso seria uma obrigação sua).
Pois é. Vida de imigrante fodido de terceiro mundo é essa mesma. Ir fazer trabalho braçal em outros países. Na Itália, país racista de extrema direita, a situação dos imigrantes é ainda pior.
Com o regime de trabalho do Japão, o país vai ficar cada vez mais envelhecido, porque com o casal trabalhando em empregos diferentes (ou iguais) e em horários diferentes, e ainda por cima ganhando cada vez menos e vendo o poder aquisitivo só diminuindo, não há casamento que resista por muito tempo. Além disso, cada vez menos pessoas vão ter tempo (e disposição) para relacionamentos. Já tem gente se casando com personagens de animê ou de videogames. O país está enlouquecendo.
Na fábrica que eu trabalhava demorou mais de 10 anos para aumentar 4% da hora salarial (aqui o salário é por hora). Isso sendo que apenas nos últimos 5 anos vários produtos dobraram o preço. Está difícil (quase impossível para quem tem filhos) viver aqui se você quer juntar uma grana e voltar para o Brasil.
Felipe tu poderia fazer alguns react dos americano em choque com acordo brasil/china e a parada do destino manifesto pq os videos que eu vi parece até que é sketch de tao sem noção que é a visao deles em relação ao resto do mundo
Vi um vídeo de uma reporta perguntando essa situação pra um economista é a primeira coisa que ela perguntou se o mundo deixasse de usar o dólar com moedo de câmbio se isso afetaria a capacidade dos EUA de impor sanções aos países. É incrível que como tudo pra esse país se resume a controle
@@FelipeDurante Me apareceu uns videos sobre o tema: BBC: ruclips.net/video/-rqhQaKO11w/видео.html Professor Ricardo Marcílio: ruclips.net/video/EY1D2n_GvR8/видео.html
Então o pessoal disse que ia mudar o canal fazer vídeos como o baka é meio inocência mesmo. Mas ele é esperto, ele edita as cores (afinal ele trabalha com marketing mas mais importante que isso, ele sabe como usar as ferramentas e ele coloca o gosto dele nisso, sua expressão artística, dá até pra notar quando ele sai como a câmera tá estabilizada, a boa captura de áudio e a despretensão jovial que faz o canal dele bombar, além de ter um contexto onde muitos jovens cresceram vendo anime e gostaria de saber mais sobre o Japão). O que deve ser foda pro Felipe já que ele tem um emprego, tá escrevendo coluna de jornal, e faz vídeos pra gente, além de malhar(tipo o cara só tem uma vida gente, não acho que ele pague editor também).
Aliás se vcs perceberem os canais comunistas fazem várias coisas que dão mais visibilidade ou aumentam as chances como identidade visual (o canal do assimdissejoão já começa com linhas e um vhs saindo da tela e descendo com uma arte bem linda que veio dos ultimos tempos na internet (não é cyber punk, mas é algo meio perto), o canal do Ian também é bem bonito cheio de cores e artes) e pq isso pode ser algo bom? Bom primeiro que encanta pelos olhos, segundo que é pago um designer profissional para cuidar dá edição do vídeo, e com uma qualidade assim a pessoa fica um tempo maior (afinal quantos windersons ai que não usam edição e se gravam da tela de um celular que ficaram famosos por ai? poucos né), também tem o 2 fator, colab - que é gravam com outros canais e vai tendo troca de publico em ambos, mais acessos, etc. Isso ajuda bastante esses canais, não se enganem eles estão cavando bem hard para ter que pagar alguém para fazer identidade visual (talvez não tanto em edições frenética, mas ia seria difícil pela carga horário dos vídeos deles, ia matar o editor). E normalmente por causa da causa política eles ganham acesso a pessoas dispostas a ajudar até virarem funcionários fixos do canais, ao que dá entender os editores do joão vieram de grupos dele comunista, ou seja, há um esforço coletivo até e uma identificação de ambos né para tal (,as óbvio que são pagos, talvez não no começo já que ninguém tava tirando nada de dinheiro com o canal).
Trampo no INSS e é mais comum do que se imagina o plano de aposentadoria 'trabalhar pra vida toda'. A gente, servidor público 'marajá' amarga 7 anos sem reajuste e na reforma subiu idade e tempo de contribuição e caíram equiparacões entre ativo e inativo (que só o termo já significa).
Quanto à escrita japonesa, o Japão usa 3 sistemas de escrita: Os hiragana (que são caracteres mais arredondados e são usados para escrever palavras do próprio idioma japonês), os katakana (que são basicamente "versões" mais dos hiragana com traços mais retos e formas mais angulares e são usados para destacar partes de textos, mais ou menos como um caps lock, e para escrever palavras e nomes de línguas estrangeiras), e os kanji (que são os ideogramas, que foram "importados" da China, com a leitura sendo diferente nos dois países, mas o significado é o mesmo). Os 23 hiragana e os 23 katakana compõem os 46 kana. No Japão são usados aproximadamente 2.136 ideogramas (no chinês clássico, são mais ou menos 50.000). Os kanji são uma escrita pictográfica, em que cada caractere representa uma idéia (daí o nome "ideograma"), que pode ser desde uma plavra até uma frase inteira. Já os 46 kana são uma escrita fonética, em que cada caractere representa uma sílaba (enquanto no alfabeto usado nos países ocidentais cada letra representa um fonema, seja uma vogal ou uma consoante, podendo haver dígrafos, que são duas letras representando um único som). No Japão, ainda tem o romaji, que é usado para representar o idioma japonês com letras do alfabeto ocidental (não é exatamente um sistema de escrita japonesa). Uma curiosidade é que o idioma japonês pertence ao mesmo tronco linguístico do finlandês (suomi), apesar de o Japão estar bem longe da Finlâdia.
opa Felipe, se você me permite eu gostaria de dar umas dicas, apenas como um mero apreciador dos conteúdos do baka gaijones. Esse tipo de conteúdo, na minha visão, tem dois fortes: as ideias sendo trocada e a rua. Então tente gravar com a câmera virada para frente e em locais bonitos. Existe um motivo pro baka gostar tanto de sair depois de uma chuva: o reflexo dos neon nas poça, junta isso com beco e temos o paraíso visual para alguns. Dai vai da sua visão do que é bonito na china. Também fica à sua escolha se vc vai gravar a caminhada antes e gravar as ideia depois, igual ao baka, ou se já grava tudo de uma vez. Cada caso tem a sua vantagem, por exemplo: gravando separado da pra ter mais qualidade com o som e gravando junto da menos trabalho. Enfim, espero ter ajudado de alguma forma.
E caro ate no brasil constituir familia a especulação imobiliaria dificulta a aquisição de imoveis salarios pifios o aparecimento da uberizacao ate em cidades pequenas...e de lascar...eu não tive filhos e não me arrependo de não ter tido...
Outro ponto é que a economia do Japão não cresce, fica estagnada , mas os japoneses estão tendo um decréscimo populacional ou seja se a economia não cresce mas a população está diminuindo de certa forma a economia está crescendo sim comparado com a quantidade de habitantes no País. É tipo vc ver a economia só pelo PIB do Japão provavelmente não cresceu mais, entretanto o PIB PPC per capita deve estar mais alto do que nunca!
Na minha opinião reduzir carga horário ainda não é suficiente. Trabalhar todo dia ainda continua sendo muito cansativo, todo dia encarar transito é foda. Acho que o melhor seria se todo mundo trabalhasse por escala. Eu por exemplo, sou enfermeiro é trabalho 12x60. Foi a melhor decisão que eu fiz na minha vida, tenho tempo pra fazer tudo agora. Trabalho um dia ae no outro se eu quiser viro a noite em um show e ainda tenho mais um dia pra descansa, coisa que eu nunca poderia fazer em uma escala 6x1.
O Japão usa 4 alfabetos diferentes. 1 dos 4 é o alfabeto chinês os "kanji"s por isso tem hideogramas parecidos. Porém não são lidos da mesma forma os kanjis tem duas formas de leitura que ainda variam de acordo com as palavras onde são impregnadas pois o alfabeto chinês foi inserido no japão depois do idioma japonês já ter sido criado e como os Kanji remetem a ideias e não sons fez com que alguns kanjis tivessem mais de uma dezena de leituras diferentes. É o caso do kanji para "shita" que significa a ideia de baixo ou abaixo ele tem 14 leituras se n me engano.
Felipe, sobre o que você sempre comenta dos ideogramas, meu tio, descendente de japonês, sempre falou que o japonês escrito é uma "simplificação do chinês ". Desconheço a fundo a história desse fato....
Uma boa ideia de conteúdo também seria entrevistar chineses, tem 2 canais que fazem isso, 'asian boss, TAKASHii from Japan' Enfim asian boss entrevista asiáticos/estrangeiros e pergunta suas expectativas, suas experiências, trabalhadores (como é seu trabalho? Como foi chegar lá? Como é estudar em uma das faculdades mais renomadas de seu país? Como era sua rotina de estudo? Você namora? Como é suas atividades sexuais? Seu ambiente de trabalho é pesado? Você tem muitos amigos? Etc) e sobre assuntos que podem estar ou não em palta no momento, como suicídio, racismo, etc. Mais importante não entrevistam só 1 pessoas, são várias dessas mesmas áreas, idades ou etnias, pq não estamos no país, não sabemos sobre ele, não temos contato com o povo dai, então gera curiosidade, mas entendo que o Fe ainda não tá tão bom no chinês, mas esse seria um conteúdo bem foda e de escasso acesso, até mesmo falando com políticos chineses e como é seu dia a dia.
Ja eu, penso que paises como Brasil e Russia (com população consideravelmente grande mas nao massiva) serão o futuro. Com as inteligencias artificiais em crescente, paises com menor população sofreram menos com o desemprego estrutural e sofrerão menos. Pelo menso penso assim.
O sistema de educação japonês não é bom; é eficiente. Se fosse bom faria bem para o educando. Da forma como é, é útil para o sistema se perpetuar, explorando pessoas, que dão suas vidas, muitas vezes, sem amor pelo que fazem.
qualquer "ensino" que tenha como base estudar "igual um filho da puta" nao é eficiente, Japao, China, Coreia do sul, alemanha e australia sao alguns exemplos. se tu quiser terminar ou até mesmo comecar uma facul se prepara pra sofrer, acho que a unica "vantagem" é que a maioria desses paises paga um salario pros estudantes(se fosse igual o brasil ia ter gente morrendo)
Estimula a competição, até certo ponto pode ser bom. Só que aí entra depressão, o fato de que falhar uma vez te torna fracassado, tudo isso estimula a depressão e o fim da vida. E sim, Japão é complexo em muitos fatores, pessoas pais solteiras são má vistas, pq entre muitas as causas o fracasso do casamento é o fracasso pessoal. Claro que não se associa o fim de um casamento ao fato de que ambos possam estar trabalhando 12 horas em horas diferentes.
Felipe, uma outra questão que acho importante sobre esse papo das 12 horas de trabalho é que as pessoas tendem a ignorar completamente a história de cada país. A China em 1949 era o país mais pobre do mundo, e hoje um operário ter a possibilidade de trabalhar 12 horas e ganhar muito dinheiro é de certa forma uma vitória do desenvolvimento econômico do país. Já o Japão é um dos países mais ricos do mundo há bastante tempo. Não há justificativa pro Japão ocupar um dos postos mais altos na economia mundial há tantos anos mas ainda funcionar na base da exploração absurda da classe trabalhadora. Percebe que se a gente for olhar a questão histórica dos dois países, essa questão das 12 horas fica ainda mais complexa. Não é trivial discutir isso.
Há justificativa sim para as 12 horas. Isto é mais-valia, isto é acumulação. Se me permites gostaria de sugerir a leitura do capítulo VIII "A Jornada de Trabalho" do Livro 1 "O Capital" de Marx, que contém a seguinte passagem: " O capitalista afirma seu direito como comprador, quando procura prolongar o mais possível a jornada de trabalho e transformar onde for possível uma jornada de trabalho em duas".
@@cbm1047 esse negócio de ficar falando que tudo que vc não entende ou não quer entender é passar pano é a coisa mais debilóide que tem. Cresce e sai dessa.
@@mr.alphard2581 entender oque? O governo da china não tem poder de diminuir a carga horária e aumentar o salário, não é isso que defendem aqui no Brasil?
Eu vejo que normalmente as pessoas tentam colocar a culpa da baixa natalidade nas próprias pessoas, argumentando desinteresse ou então a "culpa" dos ganhos de direitos das mulheres... Mas isso não poderia ser simplesmente uma das consequências do capitalismo tardio? O que vemos nos países com capitalismo mais avançado é cada vez o aumento do custo de vida, do custo ao acesso à serviços e de bens, a perda de direitos trabalhistas, em geral uma maior insegurança da classe trabalhadora... Ao final, acredito que as condições materiais das pessoas têm se tornado tão limitantes que acabam desanimando as pessoas em terem filhos, ou então sendo muito reticentes e demorando muito para fazê-lo.
Ah sobre o alfabeto, pelo o que ouvi os japoneses pegaram os Kanjis da China, pq eles não tinham acho um sistema de escrita, e depois desenvolveram seus alfabetos (que provavelmente vem muito inspirado em Kanji pela influência)
@@FelipeDurante ; disse que te chama de calvo, qual deles? {fica tranks, que sou anarquista. xD - me diz o nome do video ou link ... por baixo que não dá problemas} só pra confirmar mesmo...vejo vários dele, e esse não lembro, e nem achei, só vejo ele lendo matéria de um site esquisito
Não sei se é porque eu sou comunista mas não consigo ver porque uma grande população idosa seria ruim, tipo, faz sentido no capitalismo, mas idoso não consome muito, mesmo se você for no sentido da area de cuidados, não parece que eles custem muito.
a ideia de ""piorar o país"" como ele fala, ao invés de valorizar trabalho e o trabalhador que seriam menos especializados e/ou precarizados, pra que existisse mais dignidade nessas áreas, é uma coisa que não vai se concertar dentro do capitalismo... infelizmente. Ta aí uma das previsíveis crises do capitalismo
Eu olhando por cima (e bem superficial) vejo que essa questão da economia estar 'parada' só é ruim para o sistema capitalista que estão sempre atrás do lucro. Se o sistema não fosse assim, entendo que é o normal se esperar que os preços das coisas básicas não mudem e que todos consigam comprá-lo.
Eu sei que é meio contra produtivo, mas você focar em qualidade e diversidade de conteúdo (fazer vídeos na rua ou sobre a cultura chinesa) me parece mais legal, pra mim como espectador, do que focar nesses vídeos de entretenimento fácil
A população mundial tende a diminuir com o progresso tecnológico, porque as pessoas não querem ter muitos filhos, hoje em dia tem muito mais facilidade de controle de natalidade!
Eu fico imaginando como iria estar a Europa se a segunda guerra tivesse tido outro desfecho, porque em parte as dificuldades do Japão são causados por essa postura com estrangeiros. País capitalista só tem duas escolhas, falir ou entrar em guerra
Acho que o futuro não é só transporte coletivo, os carros poderiam ser menores, mais fracos e mais leves, com velocidade de no maximo 80, 100 km/h carros pra usar apenas na cidade, bicicletas e motos elétricas. Junto a transportes coletivos eficientes para deslocamentos maiores. Estava pensando, hoje um carro pequeno com motor de moto elétrica pra 4 pessoas pra andar na cidade poderia ser muito barato e substituir a maior parte dos carros.
Só tem uma observação, o correto é nacionalismo de extrema direita japonês e não Japão fascista. O fascismo foi o movimento nacionalista de extrema direita italiano e se juntou com o nazismo, movimento de nacionalista de extrema direita alemão, com o movimento nacionalista de extrema direita japonês. Cada um tinha suas formações e objetivos separados, mas compartilhava os mesmas bandeiras como a xenofobia, o anticomunismo, o antissocialíssimo e uma produção voltada para o capitalismo nacionalista.
O Fascismo apesar de ter surgido na Italia não está restrito a experiência italiana, tendo sido exportado para diversos outros paises e superado esse status de "movimento nacionalista de extrema direita italiano". Quando se cita fascismo hoje em dia não é em referencia a seu estagio embrionario na Italia, da mesma forma, atualmente quando se cita esse movimento na Italia é comum o uso do termo 'Fascismo Italiano' e não apenas 'Fascismo'. Tentar restringir esse movimento a época histórica em que foi reinante na Italia é apenas tentar dissocia-lo de todas as dezenas de organizações fascistas de nacionalidades distintas que surgiram na contemporaneidade e posteridade do Fascismo Italiano. Quanto a 'Fascismo Japonês' esse termo tem caido em desuso atualmente sendo mais comum o uso de Nacionalismo Showa.
Digo com base no que tenho sentido no Brasil: Não há incentivo econômico que faça com que casais queiram ter filhos. Os salários já não dão para nada e é loucura querer ter filhos. A maioria das pessoas que conheço ou não querem mais ou só querem ter quando estiverem após os 30. Enquanto não perceberem que as pessoas precisam ganhar mais e trabalhar menos, as pessoas continuarão evitando ter filhos.
Sim, eu tenho 26. Eu tô tentando sobreviver, pagar minhas contas. Eu não consigo imaginar ter um filho agora.
Este é um fator mais limitante que causal, suponho. As taxas de natalidade dificilmente voltarão a chegar aos elevados níveis que se viam nas décadas de 50-60, auge do baby boom. Você havia citado a carência de incentivo econômico e perregues financeiros como causa para a queda da fertilidade, mas mesmo entre casais que esbanjam maior poderio e estabilidade financeira, por vezes, observa-se a presença de fatores individuais que acarretam em uma vida sem filhos. Em suma, a brusca mudança cultural (na minha concepção, vantajosa) trouxe à natalidade ao campo da decisão, e não mais da obrigação. A taxa de fertilidade islandesa talvez seja o mais próximo da reposição que nós chegariamos.
É como disse David Ricardo, os trabalhadores apenas receberão o suficiente pra sobreviver e executar seu trabalho
Filho precisa ser economicamente vantajoso. O pessoal de antigamente fazia filhos para servirem de mão-de-obra barata na roça e fonte de aposentadoria na velhice.
Somando isso a uma mortalidade infantil bem alta, surge a necessidade de contar com alguns trabalhadorezinhos mirins em estoque.
Na cidade, não faz o menor sentido ter filhos. Filho não vai fazer a família produzir nais na cidade. Carro custa caro e as vagas são muito limitadas, cerca de 5 por veículo. Na roça era só tacar a molecada toda na caçamba de um caminhão basculante e pronto.
Então, esses problemas que estamos vivenciando estão intimamente ligados ao êxodo rural e a melhoria de eficiência decorrente da mecanização do campo.
A humanidade precisará aprender a lidar com isso. A mulher não é mais vista como uma chocadeira, e as criancas não são mais animaizinhos mágicos que dão dinheiro e morrem a rodo de caganeira.
meio agressivo, mas sim, faz muito sentido!
Felipe, vale lembrar que isso também acontece na Coreia do Sul, o governo estava tentando aumentar o tempo de trabalho, você pode dizer que redução de carga horária é uma das coisas dos países asiáticos como um todo é muito alta.
nossa é verdade, isso é um absurdo os sul coreanos ja trabalham 52 horas por semana e eles querem aumentar o limite para 62h, esse povo vai começar a literalmente morrer de tanto trabalhar.
@@aguiarpelomundo é pior, eles queriam aumentar pra 69h
A única coisa que ainda compensa pra mim aqui é a segurança.
Minha filha não gosta da escola japonesa (um ensino bem retrógrado no qual ngm pode se expressar, parecem uns robôs obedecendo).
Trabalho 12 horas por dia e de fds tenho que ir ao mercado a faxinar a casa o que leva boa parte do dia, ai o único dia que sobra não dá vontade de fazer nada.
Já quase não sobra nada de grana porque o custo se vida é altíssimo.
Se você vai passear num parque para espairecer e não pirar, vem sempre alguém dizendo “olha lá, que vidão”. Mal sabe ela que você tá todo fodido por dentro.
os lances que mais me incomodam é a xenofobia. Sempre q se conhece um japones a primeira pergunta q eles fazem é "da onde vc é?". A segunda é "e quando vai voltar?"
@@Sharingato_999 Caraí, nitidamente incomodados com sua presença?
@@tiagomaia6626 Sim. E a cobrança/xenofobia é ainda mais forte se você é mestiço de 2ª ou 3ª geração e não é fluente na fala e escrita ou se visivelmente não compreende alguns aspectos da cultura deles. (Porque para eles, isso seria uma obrigação sua).
Pois é. Vida de imigrante fodido de terceiro mundo é essa mesma. Ir fazer trabalho braçal em outros países. Na Itália, país racista de extrema direita, a situação dos imigrantes é ainda pior.
Com o regime de trabalho do Japão, o país vai ficar cada vez mais envelhecido, porque com o casal trabalhando em empregos diferentes (ou iguais) e em horários diferentes, e ainda por cima ganhando cada vez menos e vendo o poder aquisitivo só diminuindo, não há casamento que resista por muito tempo. Além disso, cada vez menos pessoas vão ter tempo (e disposição) para relacionamentos. Já tem gente se casando com personagens de animê ou de videogames. O país está enlouquecendo.
Na fábrica que eu trabalhava demorou mais de 10 anos para aumentar 4% da hora salarial (aqui o salário é por hora). Isso sendo que apenas nos últimos 5 anos vários produtos dobraram o preço.
Está difícil (quase impossível para quem tem filhos) viver aqui se você quer juntar uma grana e voltar para o Brasil.
VOLTA PRO BRASIL. LA ESTARÁS MELHOR. VAIS TER AUMENTO SALARIAL MENSAL
@@cesardefigueiredo4787kkkkk No Brasil não; mas também, em nenhum lugar do mundo né???
@@cesardefigueiredo4787 que porra é isso?
@@cesardefigueiredo4787 cala boca tuga, não tem oq acrescentar no assunto é melhor tu ficar calado.
Já morei em Tóquio por um ano, trabalhava como programador la, é comum ver idosos trabalhando no mc donalds ou em konbini :)
Felipe tu poderia fazer alguns react dos americano em choque com acordo brasil/china e a parada do destino manifesto pq os videos que eu vi parece até que é sketch de tao sem noção que é a visao deles em relação ao resto do mundo
nao vi isso
Vi um vídeo de uma reporta perguntando essa situação pra um economista é a primeira coisa que ela perguntou se o mundo deixasse de usar o dólar com moedo de câmbio se isso afetaria a capacidade dos EUA de impor sanções aos países. É incrível que como tudo pra esse país se resume a controle
@@makidonaldsruclips.net/video/v28GC_QE8J0/видео.html
@@FelipeDurante Me apareceu uns videos sobre o tema:
BBC: ruclips.net/video/-rqhQaKO11w/видео.html
Professor Ricardo Marcílio: ruclips.net/video/EY1D2n_GvR8/видео.html
a montadora chinesa de carros elétricos vai vir pro Brasil
Felipe recebendo o Dom de Apolo, se antecipando aos comentários.
Então o pessoal disse que ia mudar o canal fazer vídeos como o baka é meio inocência mesmo. Mas ele é esperto, ele edita as cores (afinal ele trabalha com marketing mas mais importante que isso, ele sabe como usar as ferramentas e ele coloca o gosto dele nisso, sua expressão artística, dá até pra notar quando ele sai como a câmera tá estabilizada, a boa captura de áudio e a despretensão jovial que faz o canal dele bombar, além de ter um contexto onde muitos jovens cresceram vendo anime e gostaria de saber mais sobre o Japão).
O que deve ser foda pro Felipe já que ele tem um emprego, tá escrevendo coluna de jornal, e faz vídeos pra gente, além de malhar(tipo o cara só tem uma vida gente, não acho que ele pague editor também).
Aliás se vcs perceberem os canais comunistas fazem várias coisas que dão mais visibilidade ou aumentam as chances como identidade visual (o canal do assimdissejoão já começa com linhas e um vhs saindo da tela e descendo com uma arte bem linda que veio dos ultimos tempos na internet (não é cyber punk, mas é algo meio perto), o canal do Ian também é bem bonito cheio de cores e artes) e pq isso pode ser algo bom? Bom primeiro que encanta pelos olhos, segundo que é pago um designer profissional para cuidar dá edição do vídeo, e com uma qualidade assim a pessoa fica um tempo maior (afinal quantos windersons ai que não usam edição e se gravam da tela de um celular que ficaram famosos por ai? poucos né), também tem o 2 fator, colab - que é gravam com outros canais e vai tendo troca de publico em ambos, mais acessos, etc.
Isso ajuda bastante esses canais, não se enganem eles estão cavando bem hard para ter que pagar alguém para fazer identidade visual (talvez não tanto em edições frenética, mas ia seria difícil pela carga horário dos vídeos deles, ia matar o editor). E normalmente por causa da causa política eles ganham acesso a pessoas dispostas a ajudar até virarem funcionários fixos do canais, ao que dá entender os editores do joão vieram de grupos dele comunista, ou seja, há um esforço coletivo até e uma identificação de ambos né para tal (,as óbvio que são pagos, talvez não no começo já que ninguém tava tirando nada de dinheiro com o canal).
@@foxyzero5605 O assimdissejoão usa uma estética synthwave (um gênero de música eletrônica inspirada na música dos anos 80) na abertura.
Muitos não sabe mas a escrita japonesa foi derivado dos ideogramas chineses traduzindo pela princesa do Japão nó tempo feudal pra comunicação
Trampo no INSS e é mais comum do que se imagina o plano de aposentadoria 'trabalhar pra vida toda'.
A gente, servidor público 'marajá' amarga 7 anos sem reajuste e na reforma subiu idade e tempo de contribuição e caíram equiparacões entre ativo e inativo (que só o termo já significa).
Quanto à escrita japonesa, o Japão usa 3 sistemas de escrita: Os hiragana (que são caracteres mais arredondados e são usados para escrever palavras do próprio idioma japonês), os katakana (que são basicamente "versões" mais dos hiragana com traços mais retos e formas mais angulares e são usados para destacar partes de textos, mais ou menos como um caps lock, e para escrever palavras e nomes de línguas estrangeiras), e os kanji (que são os ideogramas, que foram "importados" da China, com a leitura sendo diferente nos dois países, mas o significado é o mesmo). Os 23 hiragana e os 23 katakana compõem os 46 kana. No Japão são usados aproximadamente 2.136 ideogramas (no chinês clássico, são mais ou menos 50.000). Os kanji são uma escrita pictográfica, em que cada caractere representa uma idéia (daí o nome "ideograma"), que pode ser desde uma plavra até uma frase inteira. Já os 46 kana são uma escrita fonética, em que cada caractere representa uma sílaba (enquanto no alfabeto usado nos países ocidentais cada letra representa um fonema, seja uma vogal ou uma consoante, podendo haver dígrafos, que são duas letras representando um único som). No Japão, ainda tem o romaji, que é usado para representar o idioma japonês com letras do alfabeto ocidental (não é exatamente um sistema de escrita japonesa). Uma curiosidade é que o idioma japonês pertence ao mesmo tronco linguístico do finlandês (suomi), apesar de o Japão estar bem longe da Finlâdia.
felipe por favor nos conte essas suas historias nos terraços de hong kong kkkkkk
Né rapaz, agora todo mundo ficou curioso pra saber o que rolou nesses terraços... Como se nossa imaginação já não desse conta desse desafio.
Vish kkk
opa Felipe, se você me permite eu gostaria de dar umas dicas, apenas como um mero apreciador dos conteúdos do baka gaijones. Esse tipo de conteúdo, na minha visão, tem dois fortes: as ideias sendo trocada e a rua. Então tente gravar com a câmera virada para frente e em locais bonitos. Existe um motivo pro baka gostar tanto de sair depois de uma chuva: o reflexo dos neon nas poça, junta isso com beco e temos o paraíso visual para alguns.
Dai vai da sua visão do que é bonito na china. Também fica à sua escolha se vc vai gravar a caminhada antes e gravar as ideia depois, igual ao baka, ou se já grava tudo de uma vez.
Cada caso tem a sua vantagem, por exemplo: gravando separado da pra ter mais qualidade com o som e gravando junto da menos trabalho. Enfim, espero ter ajudado de alguma forma.
mano, eu gravo o que dá, qdo dá. E pelo amor de Jah, se vcs querem assistir videos do Baka, assiste la e depois volta aqui, mas não vou copiar o cara.
@@FelipeDurante não vai copiar pq não tens qualidade pra isso. Comunista de iPhone.
E caro ate no brasil constituir familia a especulação imobiliaria dificulta a aquisição de imoveis salarios pifios o aparecimento da uberizacao ate em cidades pequenas...e de lascar...eu não tive filhos e não me arrependo de não ter tido...
Outro ponto é que a economia do Japão não cresce, fica estagnada , mas os japoneses estão tendo um decréscimo populacional ou seja se a economia não cresce mas a população está diminuindo de certa forma a economia está crescendo sim comparado com a quantidade de habitantes no País.
É tipo vc ver a economia só pelo PIB do Japão provavelmente não cresceu mais, entretanto o PIB PPC per capita deve estar mais alto do que nunca!
Na minha opinião reduzir carga horário ainda não é suficiente. Trabalhar todo dia ainda continua sendo muito cansativo, todo dia encarar transito é foda. Acho que o melhor seria se todo mundo trabalhasse por escala. Eu por exemplo, sou enfermeiro é trabalho 12x60. Foi a melhor decisão que eu fiz na minha vida, tenho tempo pra fazer tudo agora. Trabalho um dia ae no outro se eu quiser viro a noite em um show e ainda tenho mais um dia pra descansa, coisa que eu nunca poderia fazer em uma escala 6x1.
o que seria 12x60?
@@Will_528 trabalha 12 horas em um dia e folga 2 dias mais 12 horas.
@@Will_528 12 horas de trabalho por 60 horas de descanso
obrigado
Concordo
Na Pior Coréia também trabalham pra caralho
O Japão usa 4 alfabetos diferentes. 1 dos 4 é o alfabeto chinês os "kanji"s por isso tem hideogramas parecidos. Porém não são lidos da mesma forma os kanjis tem duas formas de leitura que ainda variam de acordo com as palavras onde são impregnadas pois o alfabeto chinês foi inserido no japão depois do idioma japonês já ter sido criado e como os Kanji remetem a ideias e não sons fez com que alguns kanjis tivessem mais de uma dezena de leituras diferentes. É o caso do kanji para "shita" que significa a ideia de baixo ou abaixo ele tem 14 leituras se n me engano.
Ótimo vídeo, do Baka e o seu react.
Valeu, Camarada Careca. 😂
opa! mais um vídeo do baka
Felipe, sobre o que você sempre comenta dos ideogramas, meu tio, descendente de japonês, sempre falou que o japonês escrito é uma "simplificação do chinês ". Desconheço a fundo a história desse fato....
Uma boa ideia de conteúdo também seria entrevistar chineses, tem 2 canais que fazem isso, 'asian boss, TAKASHii from Japan'
Enfim asian boss entrevista asiáticos/estrangeiros e pergunta suas expectativas, suas experiências, trabalhadores (como é seu trabalho? Como foi chegar lá? Como é estudar em uma das faculdades mais renomadas de seu país? Como era sua rotina de estudo? Você namora? Como é suas atividades sexuais? Seu ambiente de trabalho é pesado? Você tem muitos amigos? Etc) e sobre assuntos que podem estar ou não em palta no momento, como suicídio, racismo, etc. Mais importante não entrevistam só 1 pessoas, são várias dessas mesmas áreas, idades ou etnias, pq não estamos no país, não sabemos sobre ele, não temos contato com o povo dai, então gera curiosidade, mas entendo que o Fe ainda não tá tão bom no chinês, mas esse seria um conteúdo bem foda e de escasso acesso, até mesmo falando com políticos chineses e como é seu dia a dia.
Vídeo muito bom!
Adoro seus vídeos e o jeito que coloca su humor no meio
Ja eu, penso que paises como Brasil e Russia (com população consideravelmente grande mas nao massiva) serão o futuro. Com as inteligencias artificiais em crescente, paises com menor população sofreram menos com o desemprego estrutural e sofrerão menos. Pelo menso penso assim.
Apesar do video inteiro ter sido mais sério, o que mais me marcou foi a tríade sagrada dos jovens: "CALVO, FIC E JOGO DO BICHO"
😳😳😳
Sou de outra geração, pra mim, não faz o menor sentido.
😁😁😁
O sistema de educação japonês não é bom; é eficiente. Se fosse bom faria bem para o educando. Da forma como é, é útil para o sistema se perpetuar, explorando pessoas, que dão suas vidas, muitas vezes, sem amor pelo que fazem.
qualquer "ensino" que tenha como base estudar "igual um filho da puta" nao é eficiente, Japao, China, Coreia do sul, alemanha e australia sao alguns exemplos. se tu quiser terminar ou até mesmo comecar uma facul se prepara pra sofrer, acho que a unica "vantagem" é que a maioria desses paises paga um salario pros estudantes(se fosse igual o brasil ia ter gente morrendo)
Estimula a competição, até certo ponto pode ser bom.
Só que aí entra depressão, o fato de que falhar uma vez te torna fracassado, tudo isso estimula a depressão e o fim da vida.
E sim, Japão é complexo em muitos fatores, pessoas pais solteiras são má vistas, pq entre muitas as causas o fracasso do casamento é o fracasso pessoal.
Claro que não se associa o fim de um casamento ao fato de que ambos possam estar trabalhando 12 horas em horas diferentes.
Mas aí fica a questão, é melhor ser um Japão mesmo com todos os problemas ou um Brasil?
Felipe por favor nos conte sua historia de como voce ficou calvo
Felipe, uma outra questão que acho importante sobre esse papo das 12 horas de trabalho é que as pessoas tendem a ignorar completamente a história de cada país.
A China em 1949 era o país mais pobre do mundo, e hoje um operário ter a possibilidade de trabalhar 12 horas e ganhar muito dinheiro é de certa forma uma vitória do desenvolvimento econômico do país.
Já o Japão é um dos países mais ricos do mundo há bastante tempo. Não há justificativa pro Japão ocupar um dos postos mais altos na economia mundial há tantos anos mas ainda funcionar na base da exploração absurda da classe trabalhadora.
Percebe que se a gente for olhar a questão histórica dos dois países, essa questão das 12 horas fica ainda mais complexa. Não é trivial discutir isso.
Há justificativa sim para as 12 horas. Isto é mais-valia, isto é acumulação. Se me permites gostaria de sugerir a leitura do capítulo VIII "A Jornada de Trabalho" do Livro 1 "O Capital" de Marx, que contém a seguinte passagem: " O capitalista afirma seu direito como comprador, quando procura prolongar o mais possível a jornada de trabalho e transformar onde for possível uma jornada de trabalho em duas".
Incrível as formas de passar pano,uma hora é que é cultural trabalhar 12 horas ,outra é uma vitória do desenvolvimento do país.
@@cbm1047 esse negócio de ficar falando que tudo que vc não entende ou não quer entender é passar pano é a coisa mais debilóide que tem. Cresce e sai dessa.
@@mr.alphard2581 entender oque? O governo da china não tem poder de diminuir a carga horária e aumentar o salário, não é isso que defendem aqui no Brasil?
@@lademirazevedo Ué mas eles querem. Eles já passaram pela fase onde não podia e decidiram sair dela pra essa.
KKKKKKKK e esse final do nosso camarada Felipe falando das traquinagens feitas em rooftops em HK? Bom demais esse react camarada!
É incrível como as cidades japonesas tem essa cara de futuro distópico,“cyberpunkson”, Blade Runner (o filme de 82)
Eu vejo que normalmente as pessoas tentam colocar a culpa da baixa natalidade nas próprias pessoas, argumentando desinteresse ou então a "culpa" dos ganhos de direitos das mulheres... Mas isso não poderia ser simplesmente uma das consequências do capitalismo tardio? O que vemos nos países com capitalismo mais avançado é cada vez o aumento do custo de vida, do custo ao acesso à serviços e de bens, a perda de direitos trabalhistas, em geral uma maior insegurança da classe trabalhadora... Ao final, acredito que as condições materiais das pessoas têm se tornado tão limitantes que acabam desanimando as pessoas em terem filhos, ou então sendo muito reticentes e demorando muito para fazê-lo.
Comentário de engajamento do início do vídeo.
Ele gosta de chuva pq os neons ficam mais visiveis com os reflexos. Ele mesmo disse.
Motivo da estagnação e declínio do Japão: acordos de Plaza
Se as metrópoles no Japão virarem aquelas cidades estilo cyberpunk, é pra lá que vou !! Certeza !!
Se o brasileiro não comprasse um produto quando ele aumenta, não estariamos pagando 90 mil em um carro 1.0 chamado de popular
Cara e chuva legal
Aqui no meu bairro tem essa pegada CYBER PUNKSON, é cada maluco querendo roubar a gente na esquina.
baka falou de entretenimento adulto e nao saiu da cabeça do felipe kkkk
25:35 😂😂😂
Nunca vi um brasileiro que mora ou morou no Japão falar bem do Japão. Só vejo críticas pesadas.
Ah sobre o alfabeto, pelo o que ouvi os japoneses pegaram os Kanjis da China, pq eles não tinham acho um sistema de escrita, e depois desenvolveram seus alfabetos (que provavelmente vem muito inspirado em Kanji pela influência)
Qual video do ian neves o felipe comenta? não achei
tem vários
@@FelipeDurante ; disse que te chama de calvo, qual deles? {fica tranks, que sou anarquista. xD - me diz o nome do video ou link ... por baixo que não dá problemas} só pra confirmar mesmo...vejo vários dele, e esse não lembro, e nem achei, só vejo ele lendo matéria de um site esquisito
Não sei se é porque eu sou comunista mas não consigo ver porque uma grande população idosa seria ruim, tipo, faz sentido no capitalismo, mas idoso não consome muito, mesmo se você for no sentido da area de cuidados, não parece que eles custem muito.
Felipe:
"Gostaria de ter filho mas primeiro preciso ter uma namorada ne?"
Eita porra pegou bem na ferida de 90% dos cara aqui
Felipe é gente como a gente kkkkkk
a ideia de ""piorar o país"" como ele fala, ao invés de valorizar trabalho e o trabalhador que seriam menos especializados e/ou precarizados, pra que existisse mais dignidade nessas áreas, é uma coisa que não vai se concertar dentro do capitalismo... infelizmente. Ta aí uma das previsíveis crises do capitalismo
Vi esse vídeo do baka e é bem interessante as colocações dele...
Inflação vem do consumo se não tem consumo não tem Inflação isso é péssimo
Só lembrando que China é potencia em transporte ferroviário, com levitação magnética em aplicação já.
Imagina ser mais barato trem que navio
Adoro a voz do Baka.
Acabei de vir do supermercado (moro em Belém do Pará) e um pote de manteiga 500g tá 41,90
3 2 1...
DO THE FUCKING ÉÉÉLIIII!!!!!
Eu olhando por cima (e bem superficial) vejo que essa questão da economia estar 'parada' só é ruim para o sistema capitalista que estão sempre atrás do lucro. Se o sistema não fosse assim, entendo que é o normal se esperar que os preços das coisas básicas não mudem e que todos consigam comprá-lo.
Acho q ele sai a noite, com chuva, pela estética. O lance dele é mais artístico, por isso não mostra o rosto TB. Ele é designer, não é?
Ele trabalha na parte dos gamers, mas nsei se seria designer
Construir jogos no caso seria o que ele faz
Mas é porque você calvo 🥰 hahaha, mano, faz mais vídeos na rua por favor
Eu sei que é meio contra produtivo, mas você focar em qualidade e diversidade de conteúdo (fazer vídeos na rua ou sobre a cultura chinesa) me parece mais legal, pra mim como espectador, do que focar nesses vídeos de entretenimento fácil
Pelo pouco que entendo, acho, que a jmg e só correção de cor e a lente mesmo
sim
vim aqui antes de ver o do "careca". mas vou passar lá depois só pra dar uma força né
Ou ja transou ou ja viu gente transando no terraço, pra não poder contar por ser +18 hahahahahahahah
Boaa
Complicado...
Qualquer trabalhador sabe mais que qualquer economista, porque um vive a economia na pele, enquanto o outro vive de especulação.
Não é que os trabalhadores sabem mais, é que os objetivos são fundamentalmente diferentes. O dos economistas é o de justificar o capitalismo rentista.
O baka gosta de sair na chuva pra tirar partido do reflexo da luz no chão. Tem vídeo dele falando sobre isso
A população mundial tende a diminuir com o progresso tecnológico, porque as pessoas não querem ter muitos filhos, hoje em dia tem muito mais facilidade de controle de natalidade!
Todos países asiáticos são assim, a Coreia tbm se trabalha 12 horas, acho que isso independe de modelo econômico, tem a ver com cultura.
Se não me engano, na coreia popular eles trabalham menos, não acho que seja cutural não.
@@peao4038 sim te pago a passagem pra ir pra lá , fazer um favor pro mundo .
@@henriqueyeyeyaya9309 iiih ala, sentiu
@@peao4038 pra caralho 😄🤚😍, meu cu está coçando
@@peao4038 sim, na rpdc a jornada de trabalho é de 8h, se não me engano não pode mais q isso
23:31
Quando eu era pequenininha lá em Barbacena, diziam que era a profissão mais antiga do planeta.
🤭🤭🤭
Comentário de engajamento do final do vídeo. 😊
Eu fico imaginando como iria estar a Europa se a segunda guerra tivesse tido outro desfecho, porque em parte as dificuldades do Japão são causados por essa postura com estrangeiros. País capitalista só tem duas escolhas, falir ou entrar em guerra
Menos mau que não foi um desfecho com o Japão ganhando, mas podia muito bem ser um desfecho sem as bombas, só isso já mudaria muita coisa.
Acho que o futuro não é só transporte coletivo, os carros poderiam ser menores, mais fracos e mais leves, com velocidade de no maximo 80, 100 km/h
carros pra usar apenas na cidade, bicicletas e motos elétricas. Junto a transportes coletivos eficientes para deslocamentos maiores. Estava pensando, hoje um carro pequeno com motor de moto elétrica pra 4 pessoas pra andar na cidade poderia ser muito barato e substituir a maior parte dos carros.
😱😱😱😱😱
No final de tudo o Brasil é um dos países mais amigáveis pra aposentadoria sendo ruim como é.
Esse vídeo da Sabrina é mto bom
😮
Faz um canal só pra contar história de rooftop 😂
Sete bilhões de humanos, pra que mais?As pessoas não estão cuidando nem delas próprias, 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Se não tivesse os burgueses sanguessugas querendo crescimento infinito ja resolveria a maioria dos problemas
Economia do JP deve ser 3° do mundo por não usar muito eletricidade na iluminação publica.
Os calvos ainda vão dominar o mundo
A mais nova da mídia BR: "Falidas, cidades chinesas cortam benefícios médicos para idosos".
Salve camarada Felipe
Um forte abraço!!
"o Japão não tem futuro." Imagina o Brasil então 🤣
Se tá ruim, volta pro brasil.
Comentário de engajamento do meio do vídeo.
Eu não consigo mais olhar pro Felipe sem reparar na calvície.
Discurpa.
Mardito Ian. 😊
Felipe Durante adquirindo o Dom de Apollo de João Carvalho 😂
E o Brasil, também.
p.s. porque pobre faz tanto filho?
O Ideogramas Japonese os Kanjis vieram da china
Felipe terror dos rooftop de Hong Kong
Se for nesse rumo a sociedade só tem 60 anos de vida eu acho
Só tem uma observação, o correto é nacionalismo de extrema direita japonês e não Japão fascista. O fascismo foi o movimento nacionalista de extrema direita italiano e se juntou com o nazismo, movimento de nacionalista de extrema direita alemão, com o movimento nacionalista de extrema direita japonês. Cada um tinha suas formações e objetivos separados, mas compartilhava os mesmas bandeiras como a xenofobia, o anticomunismo, o antissocialíssimo e uma produção voltada para o capitalismo nacionalista.
O Fascismo apesar de ter surgido na Italia não está restrito a experiência italiana, tendo sido exportado para diversos outros paises e superado esse status de "movimento nacionalista de extrema direita italiano". Quando se cita fascismo hoje em dia não é em referencia a seu estagio embrionario na Italia, da mesma forma, atualmente quando se cita esse movimento na Italia é comum o uso do termo 'Fascismo Italiano' e não apenas 'Fascismo'. Tentar restringir esse movimento a época histórica em que foi reinante na Italia é apenas tentar dissocia-lo de todas as dezenas de organizações fascistas de nacionalidades distintas que surgiram na contemporaneidade e posteridade do Fascismo Italiano. Quanto a 'Fascismo Japonês' esse termo tem caido em desuso atualmente sendo mais comum o uso de Nacionalismo Showa.
Meu calvo favorito
Campanha pra arrumar uma namorada pro Felipe
modo primeira pessoa do yakuza kkkkj
baka é brabor
espero pelo dia que ele ache o majima surtadaço vagando por aí
Felipe depois que decidiu falar sobre comunismo também ganhou o Dom de Apolo 😂
O mundo inteiro nao tem futuro (calor)
ele confunde comunismo com modernismo...
~~Cyberpunks~~
Nossa, como parece bucólica as lives do Baka.
Parece que o Japão mostra a insustentabilidade do capitalismo
É um Deus do clickbait