Sou doutor em Química Teórica e Computacional pela UFPE (capes 6) e professor há 21 anos. Em todo esse tempo de trabalho, as dificuldades de divulgação científica com qualidade sempre ocorreram e continuaram a acontecer. Parabéns a você e o Átila pela coragem!!
4 года назад+20
Muito obrigado Alyson. A UFPE é um dos grandes centros de Química Teórica do Brasil, eu queria muito ter feito meu doutorado lá.
Eu sou graduando em química, me formaria esse ano, faço ic em Química Teórica. Quero fazer mestrado na área, mas preciso de condições financeiras em outro lugar já que sou da UFRJ Macaé. Fiquei feliz em ver um comentário de alguém de área de estudo vou olhar as linhas de pesquisa.
@@ivisonsilva8526 Olá Ivison. Não desista! É fato que estamos vivendo um período obscuro para a ciência nacional. A Química Teórica nos proporciona viajar o mundo, mas um passo de cada vez. Conclua sua graduação e não esquece de que você está bem próximo de outros grandes centro em nossa área: Unicamp, USP, ITA e IME (em parceria), que oferecem excelentes programas de pós-graduação. Por aqui, em Recife, Temos a UFPE e ainda a UFPB, estado onde aconteceu a última edição da SBQT.
Ótimo vídeo. Realmente é difícil adquirir um mestrado ou doutorado na USP, Unicamp, Unesp, UFCe e muito menos entrar no ITA e no IME. No Brasil pouco se valoriza quem estuda muito e afirmam algo fundamentado na Ciência para o bem da população.
Eu tive acesso as lives do Átila através do meu filho. Como gosto muito de ciência, não parei mais de assistir o Átila e também seu canal. Parabéns a vocês profissionais da ciência que buscam orientar a população.
@@mohamedwst pessoal mete politica até em ciência exata é foda, olha vocês sabem que não são o público desses canais científicos então simplesmente ignorem
@@brunoquentao mas tbm é bom não confundir escolhas de gestão com estar refutando a ciência. Se quiser procure meu comentário principal. Boa Sorte a todos nós
Nem tanto, muitos de vcs estão assumindo escolhas de gestão que consideram a ciência mas em outra estratégia e vcs acusam de estarem contra a ciência. Já pensou por esse Lado? Cada centro de contágio merece ser considerado a parte nas escolhas de gestão
Sou acadêmico de Química-Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá, sou apaixonado pela divulgação científica (com escola em Carl Sagan), e quando falo isso, ou digo que quero, durante a minha carreira, divulgar ciência, boa parte das pessoas, inclusive professores, ignoram. Alguns até "riem da minha cara".
Puxa Fábio, é msm triste saber que há pessoas do próprio meio científico que não dão valor à divulgação científica. Em contrapartida, no Instituto de Química da USP isso tem mudado, e já existem disciplinas (obrigatórias para licenciatura e optativas para o bacharelado) que tratam diretamente de divulgação científica. Espero que isso te sirva de motivação, que em pelo menos um lugar do país, a divulgação científica esteja ganhando espaço. Acredito (e espero) que seja questão de tempo para essa tendência se espalhar pelo país.
Fala meu amigo, como vai? Estudo na UEM também, mas faço Ciências Sociais. Uma discussão muito presente entre os meus professores é como fazer a ciência e a pesquisa perderem o caráter 'academicista' e se tornar algo cada vez mais popular, algo que possa chegar a qualquer camada da população. Acho que você deveria contatar alguns professores do departamento. Pode te ajudar muito na sua empreitada. Abraços!
Faça, a sociedade precisa de vocês. Tem vários canais aqui surgindo de brasileiros, eu um entusiasta tento seguir todos. O Brasil é analfabeto científico entao é interessante a gente saber pelo menos do básico.
Apesar de eu confiar totalmente no Átila...não vejo a hora de tudo voltar ao normal, que o isolamento social, seja relaxado o mais rápido possível. E quero também elogiar o Átila por sua humildade. ...E parabéns por seu vídeo também!
Força aos dois, a Átila e a você. Lutar contra a ignorância hoje, é o grande desafio. Tenho a mesma luta nas salas de aulas, sou professor de filosofia e tenho consciência que as pseudociências, atraem, muitas vezes, mais que a ciência.
O Átila fez um ato de defesa da ciência e da pesquisa no Brasil, praticamente gritou na cara do ministro da deseducação que a educação é essencial para a humanidade.
Não conhecia o seu canal, vim por conta do vídeo ser sobre o Átila, que é alguém que admiro, sendo eu há muito tempo sou um grande consumidor dos vídeos do Nerdologia. Como um apaixonado pela ciência eu não me arrependi nenhum pouco de ter vindo e você ganhou mais um inscrito. Te desejo sucesso, pois a ciência precisa de mais vozes.
Uau! Que opinião bem colocada! Te conheci procurando como fazer videoaulas! Sou da área de humanas mas encantada com seus vídeos! Parabéns! Há esperança pra esse país pois até para responder comentários ríspidos você consegue ser polido! Uau de novo!
os pilares de uma universidade é ensino, pesquisa e extensão...e extensão foi sempre foi depreciada por muitos pesquisadores...ou vc trabalha com pesquisa ou com extensão e geralmente divulga os resultados da pesquisa em um congresso muitas das vezes restrito ao público acadêmico...o que o Atila está fazendo, bom... isso sim é extensão! e isso na minha opinião vai salvar a ciência de duros cortes
Conheço o trabalho do atila a muitos anos, no nerdcast e nerdologia e agora com canal pessoal dele. E sempre e bom ver alguns pontos diferentes para ter uma visao mais ampla sobre qualquer assunto. Ganhou um inscrito so pelo inicio do video, extremamente educado. excelente video.
Muito bom professor. Sou licenciado em química formado na UFG. Eu trabalho na indústria sucroalcooleira. Gosto muito do seu canal e do Átila. Ele participa em muitos podcasts ótimos também. Abs
Química foi um dos meus terrores na época de escola, mas fiquei muito feliz em ver esse vídeo e vou acompanhar o canal. Gostei muito de como o dono do canal se expressa e caso ele exerça a profissão de professor, deve ser muito bom ser seu aluno.
Sou aluno da graduação em química na Unesp, tenho acompanhado seu trabalho e você tem se tornado cada vez mais uma referência pra mim, parabéns pelo vídeo, a ciência agradece!
Mesmo que o Átila esteja sendo alarmista, como o acusam, nada mais seria que o Princípio da Precaução: imaginar o pior cenário possível e trabalhar tendo esse cenário como "adversário". Se você se prepara para o pior possível e ele não acontece é infinitamente melhor que ser leniente, não se preparar... e acabar enfrentando o pior cenário possível.
Sérgio na astronomia, Átila na biologia, e Florêncio na química! !! Essa trilogia são minha fonte de inspiração (apesar de ler muitos outros como o Marcelo Gleiser etc.) Faço uma homenagem aqui a Carl Seagan como um dos precursores da divulgação da grande Ciência pelos meios de comunicação para público leigo. Eu tinha apenas 16 anos quando largava tudo para assistir a série Cosmos.
Mais um inscrito. Parabéns pela divulgação científica. Sou apaixonado por coisas dessas áreas científicas. Pena que tenham ganhado notoriedade num momento tão caótico. O mundo e, principalmente, o Brasil precisa de mais educação. Só assim nos tornaremos melhores. Abraços.
A forma como ele nos leva para alguns passos adiante, no futuro, mesmo freando o (*) com as medidas atuais, é que nos instiga a pensar, a vislumbrar com é óbvio o impacto no comportamento de todos nós, modelo de negócios, forma de se relacionar, de comprar e vender, de amar.
O tanto de pessoas ignorantes te xingando no vídeo sobre a hidroxicloroquina é assustador. Pessoas com ofensas tão baixas. Infelizmente o Brasil está cheio de gente que nega a ciência e acredita no que quer. Seu trabalho está sendo muito importante nesses tempos obscuros e espero que seu canal cresça muito!
Boa Antonio, falou e disse! Assino e propago tudo que você falou aqui. O Átila foi muito prudente na entrevista e o posicionamento dele realmente é de se destacar. Gostei muito da forma como você traduz o cenário usando o exemplo da Torre de Marfim. É exatamente assim que eu vejo também. E lembrar do nascimento de Kal-El em Super Man foi bem oportuno, descreve bem a contradição e o antagonismo que vivemos e ainda projeta a saga para os dias atuais.
O que me incomoda nesse interesse pela mídia no Átila é o uso político do trabalho dele. Ele precisa ter muito equilíbrio. Assim como a política prejudica a religião, o mesmo acontece com a Ciência.
Na entrevista perguntam várias vezes o que ele acho do posicionamento do presidente e uma das respostas é "quando um apartamento está pegando fogo os bombeiros tentam salvar o maior número de pessoas e apagar o fogo, não descobrir quem ateou..." ele poderia ter criticado ou defendido e ele não fez.
Nao conheço e nem vi a entrevista do Átila. Se ele usou do momento para outro fim que não ajudar a solucionar o problema, eu não sei porque como eu disse não sei do que foi tratado. Agora, uma coisa eu posso dizer é que vc é sensato e falou muito bem, por isto fui até o final do vídeo e vou procurar esta entrevista para eu entender melhor a situação. A academia precisa ser valorizada e acredito eu, assim como vc, que isto irá mudar de agora em diante. O que não se pode admitir é usar a academia para fins próprios, não que este seja o caso, mas para o bem comum. 👏👏
Stephen Hawking dizia que as pseudo-ciências e a ilusão de conhecimento são mais danosas que a ignorância. Parabéns por seu canal, a divulgação científica é uma atividade nobre e necessária. Sou professor universitário, em instituição pública, na área de ciências sociais aplicadas, confesso que tem dias que volto para casa com vontade de chorar de raiva com o desprestígio da ciência dentro da própria universidade. Em tempo: Sou filho de uma valorosa professora de química, autora de livros e pesquisadora do FUNBEC.
Concordo com vc... A ciência não é a minha área específica... Entretanto vejo com muito bons olhos o trabalho de pessoas como o Átila... E é vdd mesmo que o Átila tem sido uma pessoa bastante humilde... Inclusive no Roda Viva eu percebi que algumas perguntas foram bem tendenciosas no sentido de denegrir a imagem do presidente... que de fato tem sido patético... mas que ele (Átila) se saiu muito bem nas respostas !! A humildade é sempre o melhor caminho a ser trilhado... independente da religião... pois o Felipe Pondé mesmo, que sendo é um ateu... é uma das pessoas públicas mais sábias no Brasil !! Parabéns pelo seu canal e pelas suas palavras... pois foram muito esclarecedoras e importantes diante do caos que estamos vivendo no momento !!
Ótimo vídeo com sempre . Uma dúvida sobre química: quando as moléculas reagem entre si, como por exemplo NaCl + AgNO3 -> AgCl + NaNO3, é porque elas tem mais afinidade que em suas moléculas originais? Pergunto isso, pois nesse exemplo que eu apresentei tanto o nitrato de prata quanto o cloreto de sódio são compostos estáveis. Por favor, esclareça essa dúvida minha. Obrigado!
4 года назад+1
Obrigado Gabriel. É uma questão de estabilidade sim ... isso geralmente é analisado em função das entalpias dos processos. Nesses casos os sais iniciais rompem suas ligações, são hidratados, e depois formam novas ligações (sendo simples). As novas ligações liberam mais energia que a necessária para romper as anteriores, e no saldo temos os produtos em um patamar de energia mais baixo, o que favorece o avanço da reação. O processo é mais complexo que isso (levar em conta a hidratação, a explicação em escala molecular com dureza e moleza, etc), mas acho que assim você já tem uma ideia.
Boa noite professor, sou aluno do IF campus Nilópolis, sou amigo de um conhecido seu o F. Firmino,. Realmente vivemos tempos difíceis em relação a negação da população brasileira perante a ciência. Eu concordo plenamente com o seu posicionamento. Eu particularmente vejo que a falha esta na academia (seu linguajar elitista), por exemplo a 90% da população de Nilópolis não sabe que existe um Instituto Federal na cidade, isso é decepcionante, ainda não esta havendo dialogo entre sociedade e academia, essa falha é que causa esse buraco, outro fator também foram os governantes(antidemocráticos) que tivemos. Mas também vejo, e tenho noção que não podemos culpar essas pessoas, pois são décadas de descaso publico na educação brasileira, não da pra cobrar dessas pessoas algo que foi retirado deles.... O militarismo atrasou muito a educação brasileira, o abismo social-educacional foi imenso, so nessas ultimas décadas que o "pobre" começou a ganhar espaço nas universidades onde sempre a elite brasileira tomou conta. Um exemplo claro, como podemos cobrar que a população não jogue lixo na rua, se na porta da casa deles existe ainda "esgoto a céu aberto", sem saneamento básico nenhum, as ruas das pereferias são tomadas por lixões... ÈA nossa realidade é muito complexa. Mas estamos ai pra mudar essa realidade. Espero uma visita sua la no IFRJ- NIL.
Um homem de ciência falando e pedindo a Deus que abençoe os homens da ciência. Bonito. Sou católica e acredito em Deus e na ciência. Deus vos abençoe, homens de ciência.
Você como o Atila tem o meu prestigío, estou cursando tec.química ultimo período e tudo parou, estava ansioso para me formar e que pena que vou ter que esperar mais um pouco, então parabéns pelo seu trabalho tbm me ajuda mto, abraço !
muito boa meu amigo suas considerações, no meio de tantas trevas pelas quais estamos passando, exite a luz do escarescimento,sem a ciência não somos nada. sou técnico em químicas. rumo a luz da ciência sempre.
Muito bom. Achei muito legal a participação dele e divulgação científica é o que eu mais gosto no youtube. Críticas sempre vão existir, eu acompanho o universidade da química faz muitos anos.
Concordo, Professor. Parabéns. Também gostei da entrevista. O caso da Itália é curioso. Sempre se atribui aos europeus uma educação de referência, mas fizeram pouco caso. Triste os rumos que a Europa em geral estão tomando
Bem simples! Depois de assistir a entrevista do Atila ficou claro o nr incrível de "palpiteiros" tentando explicar um assunto sobre o qual não sabem quase nada. Foi uma luz que se projetou nessa escuridão!
Não sou estudante de ciências, porém eu amo ciências, pesquiso, leio muito e tenho amigos que fazem ótimos trabalho no campus e vejo a dificuldade deles em levar algo a diante.
Legal seu vídeo, parabéns pelo trabalho, agora precisamos que os cientistas apontem as soluções para o novo mundo que esta se estabelecendo por aqui.... por enquanto estou acompanhando todas s falas do Atila para entender melhor este problema... precisamos de soluções também para a economia que pode gerar uma miséria gigantes com muitos mortos. Apenas cientistas e estudiosos conseguira nos ajudar a equalizar todo esse novo mundo. Um abraço Parabéns mais uma vez
Átila fala no minuto 5:36, "Tem duas ferramentas que vou usar aqui para responder qualquer coisa. Que são duas coisas que estavam com muito descrédito e que é bom que a gente está renovando a confiança nelas agora, neste momento que a gente precisa disso. Que são a IMPRENSA e a MÍDIA para entender o que está acontecendo no mundo que vem sendo atacado a muito tempo..., acho mais confiável me informar pela imprensa hoje do que pelas redes sociais, porque a informação é mais acurada por gente competente, e a ciência ". Entendi o objetivo da entrevista, lógico sem tirar os méritos acadêmicos do Átila. Viva a imprensa em primeiro lugar e depois a ciência. Entra no Brete que é de graça.
Vi gente chamando o Átila de oportunista, comunista, defensor de ditadura. É inacreditável o que o pessoal fala quando vêem pessoas dizendo algo que vai contra sua crença, visão ou opinião
Prof. Edmundo, boa noite. Sou cristão, mas também sigo vários canais de divulgação científica: space today, ciência todo dia, canais da USP, Nerdologia, Átila iamarino... e, agora, este. Enfim, uma coisa não se confunde com outra. Em meu trabalho, montamos um grupo para discutir a crise em seus mais diversos aspectos: saúde, economia, prevenção e, principalmente, busca por informação de qualidade. Um grupo eclético, mas formado por pessoas, normalmente, com mais de uma graduação. Apesar disto, tenho encontrado dificuldades em demonstrar que uma informação necessita, primeiro, de uma fonte que seja qualificada para versar sobre os fatos. Depois, tem de estar inserida em um contexto adequado ao que se presta a relatar. Tem de estar datada e conter as referências necessárias a sua confirmação e aprofundamento. Consequência, chove fake news. Já não sei mais o que fazer. Vocês que tem experiência com este tipo de embate, como me orientam?
4 года назад+1
Oi Otávio, infelizmente muitas pessoas são "muito apaixonadas". Algumas lerão uma informação, acreditarão e pronto ... discutir nesses casos só gera estresse. Veja nos comentários abaixo que muitos idolatram os "auto sábios", e não há argumento claro que avance nessa cegueira. De sua parte, recomendo apenas que alerte se achar prudente, e discuta o assunto se isso for beneficiar outras pessoas, mas não tente mudar a opinião de uma pessoa que já tomou aquilo como verdade absoluta. Alguns, independente da formação, não vão deixar de acreditar nas fake, infelizmente. Mudando o assunto, mas ainda em relação ao seu comentário, eu gravei um vídeo falando sobre minhas opiniões sobre religião e ateísmo ruclips.net/video/mISLvgY7TGY/видео.html . Sucesso e boa sorte!
@ obrigado pela resposta. E vou ver o vídeo. Porém, antes de ver o post, te digo que alguns ateus mais dignos da atenção de Deus do que muitos "cristaos". Inclusive eu. 🤣
Recomendo ANCAP-SU, para eu, melhor canal de informações que fala de quase todos os temas noticiários do mundo, inclusive o SARS-CoV2 desde 16 de Janeiro
A questão da academia estar em uma "torre de marfim" tem muito a ver com a fato de que ela tem suas próprias demandas e com isso acaba se voltando para eles, privilegiando quem atende às necessidades desse sistema. Por exemplo, o os critérios de avaliação da CAPES tradicionalmente foram quantitativos: quem produzia mais, aumentava sua nota, sendo essa nota um importante critério para o envio de verbas. Com isso, são criados eventos e artigos que acabam servindo a critérios mais quantitativos do que qualitativos. Quando a CAPES, durante o governo PT, aumentou a oferta de bolsas, o que nós vimos foram pesquisadores ganhando oportunidades graças a sua adaptação a esse sistema e com isso vivendo num mundo à parte. Quanto a questão da arrogância, isso varia muito de ambiente acadêmico para outro, e não vejo esse como o principal impedimento para a divulgação científica. Há fatores como a dificuldade de muitos de lidar com o digital, a questão do tempo e as dificuldades inerentes a cada área do conhecimento científico. Popularizar qualquer coisa nunca é tão simples.
mas o próprio pesquisador do imperial college afirmou que errou nos cálculos e recebeu críticas de universidades tão importantes quanto o royal college
Sou doutor em Química Teórica e Computacional pela UFPE (capes 6) e professor há 21 anos. Em todo esse tempo de trabalho, as dificuldades de divulgação científica com qualidade sempre ocorreram e continuaram a acontecer. Parabéns a você e o Átila pela coragem!!
Muito obrigado Alyson. A UFPE é um dos grandes centros de Química Teórica do Brasil, eu queria muito ter feito meu doutorado lá.
Eu sou graduando em química, me formaria esse ano, faço ic em Química Teórica. Quero fazer mestrado na área, mas preciso de condições financeiras em outro lugar já que sou da UFRJ Macaé. Fiquei feliz em ver um comentário de alguém de área de estudo vou olhar as linhas de pesquisa.
@@ivisonsilva8526 Olá Ivison. Não desista! É fato que estamos vivendo um período obscuro para a ciência nacional. A Química Teórica nos proporciona viajar o mundo, mas um passo de cada vez. Conclua sua graduação e não esquece de que você está bem próximo de outros grandes centro em nossa área: Unicamp, USP, ITA e IME (em parceria), que oferecem excelentes programas de pós-graduação. Por aqui, em Recife, Temos a UFPE e ainda a UFPB, estado onde aconteceu a última edição da SBQT.
Olha a universidade do cara. kkkkk
@@sams1977 qual o problema? É a décima melhor do país.
Pois é , Átila mesmo falou : " o mundo mudou " ....um nerd no centro do roda viva 👏👏👏👏👏
Ótimo vídeo. Realmente é difícil adquirir um mestrado ou doutorado na USP, Unicamp, Unesp, UFCe e muito menos entrar no ITA e no IME. No Brasil pouco se valoriza quem estuda muito e afirmam algo fundamentado na Ciência para o bem da população.
A galera conhece mais o Felipe neto do que o ITA. É triste
Eu tive acesso as lives do Átila através do meu filho. Como gosto muito de ciência, não parei mais de assistir o Átila e também seu canal. Parabéns a vocês profissionais da ciência que buscam orientar a população.
Infelizmente as pessoas confundem dados científicos com opinião... É uma pena, pq vamos definhar como sociedade se esse processo continuar
@@mohamedwst pessoal mete politica até em ciência exata é foda, olha vocês sabem que não são o público desses canais científicos então simplesmente ignorem
Dados científicos tb erram
Infelizmente as pessoas confundem melhores escolhas de gestão com estar refutando a ciência...
@@brunoquentao mas tbm é bom não confundir escolhas de gestão com estar refutando a ciência. Se quiser procure meu comentário principal. Boa Sorte a todos nós
@Filmorama tu a fonte de informações é esse canal ?
São tempos difíceis para nós da ciência... É gritante a ignorância e prepotência de alguns nas redes
Nem tanto, muitos de vcs estão assumindo escolhas de gestão que consideram a ciência mas em outra estratégia e vcs acusam de estarem contra a ciência. Já pensou por esse Lado? Cada centro de contágio merece ser considerado a parte nas escolhas de gestão
Ele defendendo as ciências humanas foi incrível!
Concordo plenamente! Amei! Soltei fogos!!!!! 🎆🎇🎉🎊
o Pirula bem q poderia aprender com o Atila
Sou acadêmico de Química-Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá, sou apaixonado pela divulgação científica (com escola em Carl Sagan), e quando falo isso, ou digo que quero, durante a minha carreira, divulgar ciência, boa parte das pessoas, inclusive professores, ignoram. Alguns até "riem da minha cara".
Puxa Fábio, é msm triste saber que há pessoas do próprio meio científico que não dão valor à divulgação científica. Em contrapartida, no Instituto de Química da USP isso tem mudado, e já existem disciplinas (obrigatórias para licenciatura e optativas para o bacharelado) que tratam diretamente de divulgação científica. Espero que isso te sirva de motivação, que em pelo menos um lugar do país, a divulgação científica esteja ganhando espaço. Acredito (e espero) que seja questão de tempo para essa tendência se espalhar pelo país.
Fala meu amigo, como vai? Estudo na UEM também, mas faço Ciências Sociais. Uma discussão muito presente entre os meus professores é como fazer a ciência e a pesquisa perderem o caráter 'academicista' e se tornar algo cada vez mais popular, algo que possa chegar a qualquer camada da população. Acho que você deveria contatar alguns professores do departamento. Pode te ajudar muito na sua empreitada. Abraços!
Faça, a sociedade precisa de vocês. Tem vários canais aqui surgindo de brasileiros, eu um entusiasta tento seguir todos. O Brasil é analfabeto científico entao é interessante a gente saber pelo menos do básico.
Até o PRÓPRIO meio acadêmico acredita que divulgação científica e algo menor.
Não desista de divulgar a ciência, esse vírus está mostrando o preço da ignorância, precisamos mudar isso para o futuro.
Apesar de eu confiar totalmente no Átila...não vejo a hora de tudo voltar ao normal, que o isolamento social, seja relaxado o mais rápido possível. E quero também elogiar o Átila por sua humildade. ...E parabéns por seu vídeo também!
Força aos dois, a Átila e a você. Lutar contra a ignorância hoje, é o grande desafio. Tenho a mesma luta nas salas de aulas, sou professor de filosofia e tenho consciência que as pseudociências, atraem, muitas vezes, mais que a ciência.
Eu achei o máximo o Átila Iamarino na cadeira do Roda Viva. Um jovem cientista preocupado em divulgar a Ciência.Gostei muito da sua colocação! Grata
O Átila fez um ato de defesa da ciência e da pesquisa no Brasil, praticamente gritou na cara do ministro da deseducação que a educação é essencial para a humanidade.
Quantos presidente incríveis sentou-se na cadeira do roda viva. Agora vamos aguardar o prêmio Nobel para o Atila por elogios no Brasil esta muito bom.
Não conhecia o seu canal, vim por conta do vídeo ser sobre o Átila, que é alguém que admiro, sendo eu há muito tempo sou um grande consumidor dos vídeos do Nerdologia. Como um apaixonado pela ciência eu não me arrependi nenhum pouco de ter vindo e você ganhou mais um inscrito. Te desejo sucesso, pois a ciência precisa de mais vozes.
Uau! Que opinião bem colocada! Te conheci procurando como fazer videoaulas! Sou da área de humanas mas encantada com seus vídeos! Parabéns! Há esperança pra esse país pois até para responder comentários ríspidos você consegue ser polido! Uau de novo!
os pilares de uma universidade é ensino, pesquisa e extensão...e extensão foi sempre foi depreciada por muitos pesquisadores...ou vc trabalha com pesquisa ou com extensão e geralmente divulga os resultados da pesquisa em um congresso muitas das vezes restrito ao público acadêmico...o que o Atila está fazendo, bom... isso sim é extensão! e isso na minha opinião vai salvar a ciência de duros cortes
Não entendo de química nem de física, mas gostei muito do vídeo. humildade serenidade e respeito, Deus te abençõe.
Isso mesmo Professor! Obrigado e um grande abraço.
Ele tem pós doutorado na Universidade de Yale! É difícil alguém desse nível ter de debater com especialistas da internet!!
@Filmorama , não falei com vc, não sr. fake!! Vestiu a carapuça???
Existem muitos, mas muitos especialistas mundiais que te opiniões bem diferentes sobre o Imperial college
ruclips.net/video/P5RP1ZkN9NI/видео.html
Conheço o trabalho do atila a muitos anos, no nerdcast e nerdologia e agora com canal pessoal dele. E sempre e bom ver alguns pontos diferentes para ter uma visao mais ampla sobre qualquer assunto. Ganhou um inscrito so pelo inicio do video, extremamente educado. excelente video.
Muito bom professor. Sou licenciado em química formado na UFG. Eu trabalho na indústria sucroalcooleira. Gosto muito do seu canal e do Átila. Ele participa em muitos podcasts ótimos também. Abs
Química foi um dos meus terrores na época de escola, mas fiquei muito feliz em ver esse vídeo e vou acompanhar o canal. Gostei muito de como o dono do canal se expressa e caso ele exerça a profissão de professor, deve ser muito bom ser seu aluno.
Muito obrigado Notlin.
Atila é uma pessoa super estudado e baseou -se em estudos sérios e de renome
Sou aluno da graduação em química na Unesp, tenho acompanhado seu trabalho e você tem se tornado cada vez mais uma referência pra mim, parabéns pelo vídeo, a ciência agradece!
Encontrei um chará, o porém é que eu faço química na UFMG hahaha
Excelente. Obrigado ao Átila e ao Sr também.
Obrigado pela introdução do primeiro minuto, graças a isso não perdi 15 min. Mais.
Mesmo que o Átila esteja sendo alarmista, como o acusam, nada mais seria que o Princípio da Precaução: imaginar o pior cenário possível e trabalhar tendo esse cenário como "adversário". Se você se prepara para o pior possível e ele não acontece é infinitamente melhor que ser leniente, não se preparar... e acabar enfrentando o pior cenário possível.
Sérgio na astronomia, Átila na biologia, e Florêncio na química! !! Essa trilogia são minha fonte de inspiração (apesar de ler muitos outros como o Marcelo Gleiser etc.)
Faço uma homenagem aqui a Carl Seagan como um dos precursores da divulgação da grande Ciência pelos meios de comunicação para público leigo. Eu tinha apenas 16 anos quando largava tudo para assistir a série Cosmos.
Qual o sobrenome do Sérgio da astronomia?
Sérgio Sacani do space today
Como diz , o filosofo Immanuel kant ´´O homen não e nada além daquilo que a educação faz dele ``
Achei excelente, o seu respeito, pelo trabalho científico do Átila!
Parabéns, realmente, a entrevista, foi histórica.
Que Deus te abençoe, muito!
Parabéns professor por mais um belo vídeo!!!
Deus abençoe a ciência e os cientistas
Mais um inscrito. Parabéns pela divulgação científica. Sou apaixonado por coisas dessas áreas científicas. Pena que tenham ganhado notoriedade num momento tão caótico. O mundo e, principalmente, o Brasil precisa de mais educação. Só assim nos tornaremos melhores. Abraços.
Muito bom professor 👍
Amei o video, me inscrevi no seu canal. E concordo, vendo toda a conjuntura atual, a entrevista foi HISTÓRICA!
A forma como ele nos leva para alguns passos adiante, no futuro, mesmo freando o (*) com as medidas atuais, é que nos instiga a pensar, a vislumbrar com é óbvio o impacto no comportamento de todos nós, modelo de negócios, forma de se relacionar, de comprar e vender, de amar.
Professor, parabéns pelos vídeos. Sempre com uma sobriedade enorme sobre os assuntos. O senhor é dez
Professor concordo com tudo que foi colocado. Que vídeo necessário. Parabéns pelo seu trabalho!
ótimo discurso professor..
Parabéns pelo trabalho professor. Admiro mt o seu esforço em divulgar a ciência, amo as analogias nerds!
O tanto de pessoas ignorantes te xingando no vídeo sobre a hidroxicloroquina é assustador. Pessoas com ofensas tão baixas. Infelizmente o Brasil está cheio de gente que nega a ciência e acredita no que quer. Seu trabalho está sendo muito importante nesses tempos obscuros e espero que seu canal cresça muito!
Perfeita as suas colocações professor. Parabéns!
Boa Antonio, falou e disse! Assino e propago tudo que você falou aqui. O Átila foi muito prudente na entrevista e o posicionamento dele realmente é de se destacar. Gostei muito da forma como você traduz o cenário usando o exemplo da Torre de Marfim. É exatamente assim que eu vejo também. E lembrar do nascimento de Kal-El em Super Man foi bem oportuno, descreve bem a contradição e o antagonismo que vivemos e ainda projeta a saga para os dias atuais.
Se faz necessário ter a visão do todo. Para se resolver um problema, precisamos olhar além. Acorda povo!
O que me incomoda nesse interesse pela mídia no Átila é o uso político do trabalho dele. Ele precisa ter muito equilíbrio. Assim como a política prejudica a religião, o mesmo acontece com a Ciência.
Ele se mantém totalmente neutro na questão politica. As pessoas usam de má fé. Pra falar do trabalho dele.
Na entrevista perguntam várias vezes o que ele acho do posicionamento do presidente e uma das respostas é "quando um apartamento está pegando fogo os bombeiros tentam salvar o maior número de pessoas e apagar o fogo, não descobrir quem ateou..." ele poderia ter criticado ou defendido e ele não fez.
Mas isso é algo ótimo. Deve se utilizar o saber científico para nortear as políticas públicas. Esse também é um dos papéis da ciência.
@@DLucasLorenzo mesmo?
Até a embaixada da China compartilhou publicação dele e ele rasga elogios para o governo de lá.
Ótimo vídeo rapaz. Muito obrigada.
Nao conheço e nem vi a entrevista do Átila. Se ele usou do momento para outro fim que não ajudar a solucionar o problema, eu não sei porque como eu disse não sei do que foi tratado. Agora, uma coisa eu posso dizer é que vc é sensato e falou muito bem, por isto fui até o final do vídeo e vou procurar esta entrevista para eu entender melhor a situação. A academia precisa ser valorizada e acredito eu, assim como vc, que isto irá mudar de agora em diante. O que não se pode admitir é usar a academia para fins próprios, não que este seja o caso, mas para o bem comum. 👏👏
Stephen Hawking dizia que as pseudo-ciências e a ilusão de conhecimento são mais danosas que a ignorância. Parabéns por seu canal, a divulgação científica é uma atividade nobre e necessária. Sou professor universitário, em instituição pública, na área de ciências sociais aplicadas, confesso que tem dias que volto para casa com vontade de chorar de raiva com o desprestígio da ciência dentro da própria universidade. Em tempo: Sou filho de uma valorosa professora de química, autora de livros e pesquisadora do FUNBEC.
Muito lúcidos os seus argumentos. É isso aí!
Concordo com vc...
A ciência não é a minha área específica...
Entretanto vejo com muito bons olhos o trabalho de pessoas como o Átila...
E é vdd mesmo que o Átila tem sido uma pessoa bastante humilde...
Inclusive no Roda Viva eu percebi que algumas perguntas foram bem tendenciosas no sentido de denegrir a imagem do presidente... que de fato tem sido patético... mas que ele (Átila) se saiu muito bem nas respostas !!
A humildade é sempre o melhor caminho a ser trilhado... independente da religião... pois o Felipe Pondé mesmo, que sendo é um ateu... é uma das pessoas públicas mais sábias no Brasil !!
Parabéns pelo seu canal e pelas suas palavras... pois foram muito esclarecedoras e importantes diante do caos que estamos vivendo no momento !!
Ótimo vídeo com sempre . Uma dúvida sobre química: quando as moléculas reagem entre si, como por exemplo NaCl + AgNO3 -> AgCl + NaNO3, é porque elas tem mais afinidade que em suas moléculas originais? Pergunto isso, pois nesse exemplo que eu apresentei tanto o nitrato de prata quanto o cloreto de sódio são compostos estáveis. Por favor, esclareça essa dúvida minha. Obrigado!
Obrigado Gabriel. É uma questão de estabilidade sim ... isso geralmente é analisado em função das entalpias dos processos. Nesses casos os sais iniciais rompem suas ligações, são hidratados, e depois formam novas ligações (sendo simples). As novas ligações liberam mais energia que a necessária para romper as anteriores, e no saldo temos os produtos em um patamar de energia mais baixo, o que favorece o avanço da reação. O processo é mais complexo que isso (levar em conta a hidratação, a explicação em escala molecular com dureza e moleza, etc), mas acho que assim você já tem uma ideia.
Boa noite professor, sou aluno do IF campus Nilópolis, sou amigo de um conhecido seu o F. Firmino,. Realmente vivemos tempos difíceis em relação a negação da população brasileira perante a ciência. Eu concordo plenamente com o seu posicionamento. Eu particularmente vejo que a falha esta na academia (seu linguajar elitista), por exemplo a 90% da população de Nilópolis não sabe que existe um Instituto Federal na cidade, isso é decepcionante, ainda não esta havendo dialogo entre sociedade e academia, essa falha é que causa esse buraco, outro fator também foram os governantes(antidemocráticos) que tivemos. Mas também vejo, e tenho noção que não podemos culpar essas pessoas, pois são décadas de descaso publico na educação brasileira, não da pra cobrar dessas pessoas algo que foi retirado deles.... O militarismo atrasou muito a educação brasileira, o abismo social-educacional foi imenso, so nessas ultimas décadas que o "pobre" começou a ganhar espaço nas universidades onde sempre a elite brasileira tomou conta. Um exemplo claro, como podemos cobrar que a população não jogue lixo na rua, se na porta da casa deles existe ainda "esgoto a céu aberto", sem saneamento básico nenhum, as ruas das pereferias são tomadas por lixões... ÈA nossa realidade é muito complexa.
Mas estamos ai pra mudar essa realidade.
Espero uma visita sua la no IFRJ- NIL.
Aluno de LQ*
Perfeita colocação! Obrigado, Professor
Quando uma pessoa
NÃO que entender, não adiante explicar!
Agradeço o vídeo! 👍✌
Um homem de ciência falando e pedindo a Deus que abençoe os homens da ciência. Bonito. Sou católica e acredito em Deus e na ciência. Deus vos abençoe, homens de ciência.
Você como o Atila tem o meu prestigío, estou cursando tec.química ultimo período e tudo parou, estava ansioso para me formar e que pena que vou ter que esperar mais um pouco, então parabéns pelo seu trabalho tbm me ajuda mto, abraço !
Quem desdenhava, subestimava e fazia piada, passado meses dessa tragédia mundial, sumiram. Vítimas do covid ou covardia?! Quem saberá...
Gostei muito, e mais ainda quando você deixa bem claro qual público que não precisa assistir esse vídeo.
Gostei muito do seu vídeo....obrigada.
Que Deus abençoe todos os profissionais!
muito boa meu amigo suas considerações, no meio de tantas trevas pelas quais estamos passando, exite a luz do escarescimento,sem a ciência não somos nada. sou técnico em químicas. rumo a luz da ciência sempre.
Muito bom. Achei muito legal a participação dele e divulgação científica é o que eu mais gosto no youtube. Críticas sempre vão existir, eu acompanho o universidade da química faz muitos anos.
Concordo, Professor. Parabéns. Também gostei da entrevista. O caso da Itália é curioso. Sempre se atribui aos europeus uma educação de referência, mas fizeram pouco caso. Triste os rumos que a Europa em geral estão tomando
Por que não tem na televisão programas como o Mundo de Beakman? Quando eu era criança amava e certamente me inspirou na escolha da minha profissão
Eu adorava também! Hoje o que temos mais perto é o Manual do Mundo aqui no RUclips ;-)
Bem simples! Depois de assistir a entrevista do Atila ficou claro o nr incrível de "palpiteiros" tentando explicar um assunto sobre o qual não sabem quase nada. Foi uma luz que se projetou nessa escuridão!
Adorei a postura, e forma utilizada para apresentar as ideias. Novo seguidor por aqui, parabéns
Parabéns pelo comentário bem equilibrado!
Não sou estudante de ciências, porém eu amo ciências, pesquiso, leio muito e tenho amigos que fazem ótimos trabalho no campus e vejo a dificuldade deles em levar algo a diante.
Legal seu vídeo, parabéns pelo trabalho, agora precisamos que os cientistas apontem as soluções para o novo mundo que esta se estabelecendo por aqui.... por enquanto estou acompanhando todas s falas do Atila para entender melhor este problema... precisamos de soluções também para a economia que pode gerar uma miséria gigantes com muitos mortos. Apenas cientistas e estudiosos conseguira nos ajudar a equalizar todo esse novo mundo.
Um abraço
Parabéns mais uma vez
Tem gente que fala que a terra é plana... Boa tarde, ótimo trabalho.
Exelente seu canal...assisti alguns vídeos Parabéns !
Não precisamos de achismos nesse período, a ciência tem uma função primordial no combate à desinformação que tem dominado o país.
Átila fala no minuto 5:36, "Tem duas ferramentas que vou usar aqui para responder qualquer coisa. Que são duas coisas que estavam com muito descrédito e que é bom que a gente está renovando a confiança nelas agora, neste momento que a gente precisa disso. Que são a IMPRENSA e a MÍDIA para entender o que está acontecendo no mundo que vem sendo atacado a muito tempo..., acho mais confiável me informar pela imprensa hoje do que pelas redes sociais, porque a informação é mais acurada por gente competente, e a ciência ". Entendi o objetivo da entrevista, lógico sem tirar os méritos acadêmicos do Átila. Viva a imprensa em primeiro lugar e depois a ciência. Entra no Brete que é de graça.
Vi gente chamando o Átila de oportunista, comunista, defensor de ditadura. É inacreditável o que o pessoal fala quando vêem pessoas dizendo algo que vai contra sua crença, visão ou opinião
Muito bom
Prof. Edmundo, boa noite. Sou cristão, mas também sigo vários canais de divulgação científica: space today, ciência todo dia, canais da USP, Nerdologia, Átila iamarino... e, agora, este. Enfim, uma coisa não se confunde com outra.
Em meu trabalho, montamos um grupo para discutir a crise em seus mais diversos aspectos: saúde, economia, prevenção e, principalmente, busca por informação de qualidade.
Um grupo eclético, mas formado por pessoas, normalmente, com mais de uma graduação. Apesar disto, tenho encontrado dificuldades em demonstrar que uma informação necessita, primeiro, de uma fonte que seja qualificada para versar sobre os fatos. Depois, tem de estar inserida em um contexto adequado ao que se presta a relatar. Tem de estar datada e conter as referências necessárias a sua confirmação e aprofundamento.
Consequência, chove fake news.
Já não sei mais o que fazer.
Vocês que tem experiência com este tipo de embate, como me orientam?
Oi Otávio, infelizmente muitas pessoas são "muito apaixonadas". Algumas lerão uma informação, acreditarão e pronto ... discutir nesses casos só gera estresse. Veja nos comentários abaixo que muitos idolatram os "auto sábios", e não há argumento claro que avance nessa cegueira. De sua parte, recomendo apenas que alerte se achar prudente, e discuta o assunto se isso for beneficiar outras pessoas, mas não tente mudar a opinião de uma pessoa que já tomou aquilo como verdade absoluta. Alguns, independente da formação, não vão deixar de acreditar nas fake, infelizmente. Mudando o assunto, mas ainda em relação ao seu comentário, eu gravei um vídeo falando sobre minhas opiniões sobre religião e ateísmo ruclips.net/video/mISLvgY7TGY/видео.html . Sucesso e boa sorte!
@ obrigado pela resposta. E vou ver o vídeo. Porém, antes de ver o post, te digo que alguns ateus mais dignos da atenção de Deus do que muitos "cristaos". Inclusive eu. 🤣
Atila é incomparável
Se hoje estou no ensino superior devo muito ao Atila.
Raro achar um canal com um apresentador sensato assim...
perfeito!
Excelente vídeo, não conhecia seu canal ganhou mais um inscrito.
Achei ótimo o vídeo. Vou olhar a entrevista!
Eu adoro química... na minha sala eu sou o "melhor amigo" do meu professor pq todos odeiam química
Bem colocado meu caro.
parabens , me inscrevi neste canal, disse tudo
Recomendo ANCAP-SU, para eu, melhor canal de informações que fala de quase todos os temas noticiários do mundo, inclusive o SARS-CoV2 desde 16 de Janeiro
perfeito
Ótimo!
Like antes de assistir o video pq já sei que vai ser top xD
Parabém pelo vídeo!
Professor volta com o vídeo das moleculas pfv,aqueles videos são mto didaticos e de fundamental pra o desenvolvimento do interrese pela materia
A sua analogia a Majora's Mask me deixou arrepiado
Tanto pela profundidade, quanto pela nostalgia hahahah
A questão da academia estar em uma "torre de marfim" tem muito a ver com a fato de que ela tem suas próprias demandas e com isso acaba se voltando para eles, privilegiando quem atende às necessidades desse sistema. Por exemplo, o os critérios de avaliação da CAPES tradicionalmente foram quantitativos: quem produzia mais, aumentava sua nota, sendo essa nota um importante critério para o envio de verbas. Com isso, são criados eventos e artigos que acabam servindo a critérios mais quantitativos do que qualitativos. Quando a CAPES, durante o governo PT, aumentou a oferta de bolsas, o que nós vimos foram pesquisadores ganhando oportunidades graças a sua adaptação a esse sistema e com isso vivendo num mundo à parte. Quanto a questão da arrogância, isso varia muito de ambiente acadêmico para outro, e não vejo esse como o principal impedimento para a divulgação científica. Há fatores como a dificuldade de muitos de lidar com o digital, a questão do tempo e as dificuldades inerentes a cada área do conhecimento científico. Popularizar qualquer coisa nunca é tão simples.
Adorei o vídeo parabéns, porém acho que na hora de apostar todas as esperanças eu vou mais em Deus do que qualquer outra coisa :)
Continue assim Miguel
Muito bem pontuado. Parabéns pelo conteúdo!
Bjs de Curitiba- PR
Concordo em genero, numero e grau. Entrevista histórica, que pode ajudar algumas a sair dessa bolha de negação da ciência q se formou por aí
Seja-se abençoado pelo Eterno venha sempre a Iluminar vossos passos com Harmonia e Paz
mas o próprio pesquisador do imperial college afirmou que errou nos cálculos e recebeu críticas de universidades tão importantes quanto o royal college
Poderia mostrar onde os pesquisadores dos trabalhos citados dizem que está errado?!
Excelente vídeo Dr.
Sucesso no canal!
Haha gostei do Black lá atrás!