Obrigado pela excelente divulgação do nosso artigo! A ideia era promover o debate, e você fez a apresentação com maestria!
4 года назад+2
Olá Marcelo, eu que agradeço. Já nos conhecemos pessoalmente, mas creio que você não se lembre de mim. O Guilherme Guedes, meu amigo, e na época professor da rural nos apresentou no BMIC de 2010, em Angra. Grande abraço, e parabéns pelo artigo!
Estou no doutorado em química e tenho seminários semanais com alguns grupos de pesquisa, incluindo o meu. Estamos discutindo a ligação de hidrogênio e estou pasmada com a complexidade do assunto (mtos professores doutores ainda entendem a ligação de hidrogênio somente como uma interação eletrostática, já tive aulas no doutorado onde a definição de ligação de hidrogênio era essa). Esse vídeo resumiu bem o que estamos discutindo nos seminários. Parabéns pelo trabalho!
Curso engenharia química (atualmente parado devido a pandemia) e normalmente as aulas de química são quse sempre muito "mais do mesmo" onde somente o professor fala (por desinteresse ou preguiça dos alunos) . Sempre que possível gosto de assistir aos videos do Professor Antonio Florêncio pra contribuir mais com as aulas, trazer uma discussão a mais. Professores em sua grande maioria gostam de ser perguntados e isso sempre eleva o nivel de discussão de quimica nas aulas. Professor Florêncio me ajuda atraves de seus videos desde 2016 quando ainda fazia o tecnico em química. Agora na pandemia seus videos estão me ajudando a rever assuntos que andavam meio esquecidos. Gosto da didática e pra mim é um dos melhores canais de ensino de química de nivel médio-superior do RUclips. Desejo todo o sucesso para o professor e seu canal e que ele continue ajudando muita gente assim como me ajudou e me ajuda até hoje. Sucesso, professor Antônio
Tema bastante pertinente, assim como a recomendação dos autores para este nível de debate na formação inicial e continuada dos professores de química. Obtive o grau de mestre no final do ano passado, pelo PROFQUI, em umas das disciplinas houve um capítulo de estudos sobre as ligações de hidrogênio e este artigo fez parte das leituras necessárias. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Olha professor, muito obrigado mesmo, eu passei a semana toda com a fagulha de esperança que o senhor gravaria esse vídeo, estou muito feliz. muito obrigado. Muitas vezes me sinto impotente por só poder ajudar compartilhando e dando like, mas um dia ainda pretendo contribuir e melhor agradecer pelo seu trabalho.
Boa tarde, Professor Antônio. Parabéns pelo vídeo. Faço mestrado em Química Quântica justamente no tema Ligações de Hidrogênio. Acredito que a definição da IUPAC está dentro do proposto por Pauling e Pimentel e McClellan, ou seja, uma visão meramente eletrostática. Essas definições são de aproximadamente 1960. Há varias formas modernas de se definir ligação de Hidrogênio como por exemplo a do Thomas Steiner que põe a ligação de Hidrogênio como "um estado incipiente" de uma reação de transferência protônica como no esquema mostrado no seu vídeo. De fato é uma definição muito razoável porque já considera o caráter covalente da ligação de hidrogênio. Se a ligação de hidrogênio for considerada somente de caráter eletrostatico, ligações de Hidrogênio não convencionais, que constituem uma gama enorme de interações que ocorrem em sistemas biológicos e na nanotecnologia, não atenderiam a definição. Acredito que esse "mantra" citado pelos autores do artigo também seja consequência, em muitos casos da ausência de bons cursos de Química Quântica na graduação em Química
Pode ser mesmo . Quando fiz essa matéria, o prof nao conseguia explicar nada...mto pouca gente tem conhecimento nessa area de quantica...e alem disso, pra ensinar, nao e simples
Professor, eu já amava química antes, imagine assistindo seus vídeos que trazem uma visão completamente nova e incrível para mim desse universo da química (sou 2° ano do ensino médio, então não vejo muita coisa do que o senhor fala e às vezes fico boiando kkkk). Agradeço pelo seu trabalho no youtube, excelente conteúdo! Quero arrumar dinheiro rápido pra comprar seus cursos...
Parabéns professor! Assisto seus vídeos por prazer e diversão e ainda aprendo química. Além disso, vc me fez gostar muito mais de química, muito obrigado. 👍
Já imaginou que ligações de hidrogênio intermoleculares diminuem a solubilidade de certos compostos em água, mesmo com polaridade acentuada? Indisponibiliza ligações de hidrogênio intermoleculares. Tem um ótimo artigo sobre, de 2014, no estudo da solubilidade do equilíbrio ácido acético- água - cresois.
Belíssimo artigo, ótimo vídeo, professor! Só queria tirar uma duvida... já que a ligação de hidrogênio possui uma interação de menor magnitude em relação as ligações covalentes, é correto afirmar que é uma interação dipolo-dipolo ou que é uma ligação parcialmente covalente?
Mudando de assunto, não sei se seria interessante um vídeo sobre, mas uma dúvida que sempre tive em relação ao sal industrial: Pq a indústria pega o sal bruto cheio de vários minerais, fazem um processo químico nele, refinando este sal, num processo que não deve ser barato, e depois vendem este mesmo sal mais barato que os outros tipos de sais enriquecidos, que seriam o sal adicionado os mesmos minerais que foram retirados do sal bruto inicial?
Deixa eu ver se entendi, e por favor me corrijam se eu estiver errado. No artigo é proposto que as tais ligações, que seriam de natureza eletrostatica, na verdade são de outra natureza ?!?! Até mesmo as "imagens atomicas" deixa a coisa um pouco mais confusa, pois existe um tipo de ligação de algum tipo que mantem as moleculas unidas, isto é fato e é comprovado pela propria imagem, não vou discutir sobre algo que é fato, mas dizer que existe algum tipo de troca eletronica ( eletrons ) entre estas moleculas, e isto explicaria alguns efeitos, como o da resonancia, me parece meio precipitado, existe algo ali ligando as moleculas, isto é verdade, acho que quando podermos analisar de forma ainda mais profunda estas ligações, poderemos ai sim afirmar algo. Lembre-se que durante muito tempo tais "pontes" eram apenas teorias, mas com o avanço cientifico podemos finalmente "ve-las", mas no entanto ainda existem duvidas de como de fato ela funcionam .... se são de natureza eletrostatica ou de outra natureza. mas por enquanto qualquer afirmação me parece precipitada ... 👍😃
Professor, ou a galera que acompanha o canal. Estou precisando tirar uma dúvida. Se tenho o diploma de licenciatura em Química, posso cortar disciplinas do curso técnico em Química? Desta formar, terminado o curso em um menor espaço de tempo? Grato pela atenção de vocês. Não consegui encontrar repostas na internet.
Professor, é uma dúvida básica, mas farei mesmo assim (nem sei se vc ou alguém responderá): alguém poderia me explicar melhor porque os pontos de fusão/ebulição das substâncias H2O>HF>NH3 são nesta ordem? Eu sei que tem a ver com as Ligações de Hidrogênio... Mas todo mundo só fala pela quant. de ligações H sem falar o porquê.
Professor Antônio Florêncio, desculpa a minha ingnorància e tirar essa dúvida, pouco fora do tema do vídeo. Só uma pergunta. Nesse vídeo, você falou espectro eletrônico, e vi na imgem as cadeia, esse equipamento, não tem como vê material genética do vírus COIVD 19? VLW Professor Antônio Florêncio. Parabéns pelo seus vídeos. E tô compartilhando com colegas meus e meu pai. Grande Abraço.
4 года назад+1
Sim, tanto é que graças a microscopia eletrônica temos uma ideia da forma do vírus. www.nationalgeographicbrasil.com/photography/2020/03/fotos-de-microscopio-eletronico-mostram-particulas-do-virus-sars-cov-2?image=juki_1 . O material genético pode ser sequenciado por outras técnicas, não seria necessário "visualizá-lo".
Bom dia professor, porque neste artigo diz que o F,O e N estão no primeiro período, sendo que na tabela periódica eles se encontram no segundo período?
4 года назад
Então ... eles devem ter errado na digitação, e eu passei por cima sem corrigir no vídeo. Pode ficar tranquilo, não há nenhuma modificação na tabela periódica.
Mestre, um conhecido prof de quimica viu em um artigo q a ligação de hidrogênio nao e mais so considerada com FON...cloro tb entra ..outros elementos q nao me lembro agora tb ja sao considerados. Nao sei q artigo é esse.
4 года назад+1
Oi Leo, veja o vídeo que eu indiquei no Card, lá eu abordo um poucos as ligações não usuais. Tem muita coisa nesse respeito, mas eu cito um artigo bem legal lá.
Professor, mas a ligação covalente, não é por sua própria natureza, uma interação eletrostática? A ligação covalente é basicamente a atração líquida obtida entre as atrações elétron-núcleo e repulsões núcleo-núcleo, então qual o sentido de colocar a ligação covalente como se tivesse natureza diferente da eletrostática? Na minha visão, me parece que todas as ligações químicas são de natureza eletrostática, e o que iria diferenciar uma ligação da outra seria o mecanismo pela qual ocorreria as interações eletrostáticas.
Link para o artigo qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/04-CCD-43-18_ENEQ.pdf
Obrigado
Você já pensou em fazer um curso voltado a quem vai prestar vestibular do ITA/IME ?
Obrigado pela excelente divulgação do nosso artigo! A ideia era promover o debate, e você fez a apresentação com maestria!
Olá Marcelo, eu que agradeço. Já nos conhecemos pessoalmente, mas creio que você não se lembre de mim. O Guilherme Guedes, meu amigo, e na época professor da rural nos apresentou no BMIC de 2010, em Angra. Grande abraço, e parabéns pelo artigo!
Estou no doutorado em química e tenho seminários semanais com alguns grupos de pesquisa, incluindo o meu. Estamos discutindo a ligação de hidrogênio e estou pasmada com a complexidade do assunto (mtos professores doutores ainda entendem a ligação de hidrogênio somente como uma interação eletrostática, já tive aulas no doutorado onde a definição de ligação de hidrogênio era essa). Esse vídeo resumiu bem o que estamos discutindo nos seminários. Parabéns pelo trabalho!
Curso engenharia química (atualmente parado devido a pandemia) e normalmente as aulas de química são quse sempre muito "mais do mesmo" onde somente o professor fala (por desinteresse ou preguiça dos alunos) . Sempre que possível gosto de assistir aos videos do Professor Antonio Florêncio pra contribuir mais com as aulas, trazer uma discussão a mais. Professores em sua grande maioria gostam de ser perguntados e isso sempre eleva o nivel de discussão de quimica nas aulas. Professor Florêncio me ajuda atraves de seus videos desde 2016 quando ainda fazia o tecnico em química. Agora na pandemia seus videos estão me ajudando a rever assuntos que andavam meio esquecidos. Gosto da didática e pra mim é um dos melhores canais de ensino de química de nivel médio-superior do RUclips. Desejo todo o sucesso para o professor e seu canal e que ele continue ajudando muita gente assim como me ajudou e me ajuda até hoje. Sucesso, professor Antônio
Tema bastante pertinente, assim como a recomendação dos autores para este nível de debate na formação inicial e continuada dos professores de química. Obtive o grau de mestre no final do ano passado, pelo PROFQUI, em umas das disciplinas houve um capítulo de estudos sobre as ligações de hidrogênio e este artigo fez parte das leituras necessárias.
Parabéns por mais um excelente vídeo.
sempre uma contribuição construtiva !!! muito obrigado professor !!!
Olha professor, muito obrigado mesmo, eu passei a semana toda com a fagulha de esperança que o senhor gravaria esse vídeo, estou muito feliz. muito obrigado. Muitas vezes me sinto impotente por só poder ajudar compartilhando e dando like, mas um dia ainda pretendo contribuir e melhor agradecer pelo seu trabalho.
a ligação de hidrogênio da forma como foi abordada nesse vídeo me lembrou as ligações por coordenação de uns videos atrás, muito interessante
Boa tarde, Professor Antônio. Parabéns pelo vídeo. Faço mestrado em Química Quântica justamente no tema Ligações de Hidrogênio. Acredito que a definição da IUPAC está dentro do proposto por Pauling e Pimentel e McClellan, ou seja, uma visão meramente eletrostática. Essas definições são de aproximadamente 1960. Há varias formas modernas de se definir ligação de Hidrogênio como por exemplo a do Thomas Steiner que põe a ligação de Hidrogênio como "um estado incipiente" de uma reação de transferência protônica como no esquema mostrado no seu vídeo. De fato é uma definição muito razoável porque já considera o caráter covalente da ligação de hidrogênio. Se a ligação de hidrogênio for considerada somente de caráter eletrostatico, ligações de Hidrogênio não convencionais, que constituem uma gama enorme de interações que ocorrem em sistemas biológicos e na nanotecnologia, não atenderiam a definição. Acredito que esse "mantra" citado pelos autores do artigo também seja consequência, em muitos casos da ausência de bons cursos de Química Quântica na graduação em Química
Pode ser mesmo . Quando fiz essa matéria, o prof nao conseguia explicar nada...mto pouca gente tem conhecimento nessa area de quantica...e alem disso, pra ensinar, nao e simples
Professor, eu já amava química antes, imagine assistindo seus vídeos que trazem uma visão completamente nova e incrível para mim desse universo da química (sou 2° ano do ensino médio, então não vejo muita coisa do que o senhor fala e às vezes fico boiando kkkk). Agradeço pelo seu trabalho no youtube, excelente conteúdo! Quero arrumar dinheiro rápido pra comprar seus cursos...
Oi amanda. Pq vc nao tenta fazer um curso tecnico em quimica, se tiver ai onde vc mora...melhor coisa pra quem gosta de quimica, antes da faculdade
@@leonardopages1 eu tô fazendo esse curso aí, depois dele você me recomendaria fazer Química em faculdade?
Parabéns professor! Assisto seus vídeos por prazer e diversão e ainda aprendo química. Além disso, vc me fez gostar muito mais de química, muito obrigado. 👍
Sempre tiro uma horinha do domingo pra presenciar suas aulas, muito obg !!
A revista Química Nova na Escola é uma ótima referência para educadores. Sempre traz artigos com temas atuais, sugestões de experimentos e atividades.
Muito obrigado, informações muitíssimo valiosas
Achei incrível a ideia de trazer artigos para o canal, mas claro, de maneira comentada e sempre crítica como de costume :)
Já imaginou que ligações de hidrogênio intermoleculares diminuem a solubilidade de certos compostos em água, mesmo com polaridade acentuada? Indisponibiliza ligações de hidrogênio intermoleculares. Tem um ótimo artigo sobre, de 2014, no estudo da solubilidade do equilíbrio ácido acético- água - cresois.
Belíssimo artigo, ótimo vídeo, professor! Só queria tirar uma duvida... já que a ligação de hidrogênio possui uma interação de menor magnitude em relação as ligações covalentes, é correto afirmar que é uma interação dipolo-dipolo ou que é uma ligação parcialmente covalente?
Mudando de assunto, não sei se seria interessante um vídeo sobre, mas uma dúvida que sempre tive em relação ao sal industrial:
Pq a indústria pega o sal bruto cheio de vários minerais, fazem um processo químico nele, refinando este sal, num processo que não deve ser barato, e depois vendem este mesmo sal mais barato que os outros tipos de sais enriquecidos, que seriam o sal adicionado os mesmos minerais que foram retirados do sal bruto inicial?
Salve Florencio
, sdds
Deixa eu ver se entendi, e por favor me corrijam se eu estiver errado. No artigo é proposto que as tais ligações, que seriam de natureza eletrostatica, na verdade são de outra natureza ?!?! Até mesmo as "imagens atomicas" deixa a coisa um pouco mais confusa, pois existe um tipo de ligação de algum tipo que mantem as moleculas unidas, isto é fato e é comprovado pela propria imagem, não vou discutir sobre algo que é fato, mas dizer que existe algum tipo de troca eletronica ( eletrons ) entre estas moleculas, e isto explicaria alguns efeitos, como o da resonancia, me parece meio precipitado, existe algo ali ligando as moleculas, isto é verdade, acho que quando podermos analisar de forma ainda mais profunda estas ligações, poderemos ai sim afirmar algo. Lembre-se que durante muito tempo tais "pontes" eram apenas teorias, mas com o avanço cientifico podemos finalmente "ve-las", mas no entanto ainda existem duvidas de como de fato ela funcionam .... se são de natureza eletrostatica ou de outra natureza. mas por enquanto qualquer afirmação me parece precipitada ... 👍😃
Professor, ou a galera que acompanha o canal. Estou precisando tirar uma dúvida. Se tenho o diploma de licenciatura em Química, posso cortar disciplinas do curso técnico em Química? Desta formar, terminado o curso em um menor espaço de tempo? Grato pela atenção de vocês. Não consegui encontrar repostas na internet.
Professor, é uma dúvida básica, mas farei mesmo assim (nem sei se vc ou alguém responderá): alguém poderia me explicar melhor porque os pontos de fusão/ebulição das substâncias H2O>HF>NH3 são nesta ordem? Eu sei que tem a ver com as Ligações de Hidrogênio... Mas todo mundo só fala pela quant. de ligações H sem falar o porquê.
amigo gostaria de trabalhar nesses grandes laboratórios! fazendo os testes etc..qual área da química seria essa??
Professor Antônio Florêncio, desculpa a minha ingnorància e tirar essa dúvida, pouco fora do tema do vídeo. Só uma pergunta. Nesse vídeo, você falou espectro eletrônico, e vi na imgem as cadeia, esse equipamento, não tem como vê material genética do vírus COIVD 19?
VLW Professor Antônio Florêncio. Parabéns pelo seus vídeos.
E tô compartilhando com colegas meus e meu pai.
Grande Abraço.
Sim, tanto é que graças a microscopia eletrônica temos uma ideia da forma do vírus. www.nationalgeographicbrasil.com/photography/2020/03/fotos-de-microscopio-eletronico-mostram-particulas-do-virus-sars-cov-2?image=juki_1 . O material genético pode ser sequenciado por outras técnicas, não seria necessário "visualizá-lo".
professor, as ligações de hidrogênio são instáveis?
Gostei👍😍😘
Bom dia professor, porque neste artigo diz que o F,O e N estão no primeiro período, sendo que na tabela periódica eles se encontram no segundo período?
Então ... eles devem ter errado na digitação, e eu passei por cima sem corrigir no vídeo. Pode ficar tranquilo, não há nenhuma modificação na tabela periódica.
Ponte de hidrogênio me da gatilho...
1o perido? NFO ?
Mestre, um conhecido prof de quimica viu em um artigo q a ligação de hidrogênio nao e mais so considerada com FON...cloro tb entra ..outros elementos q nao me lembro agora tb ja sao considerados. Nao sei q artigo é esse.
Oi Leo, veja o vídeo que eu indiquei no Card, lá eu abordo um poucos as ligações não usuais. Tem muita coisa nesse respeito, mas eu cito um artigo bem legal lá.
Professor, mas a ligação covalente, não é por sua própria natureza, uma interação eletrostática? A ligação covalente é basicamente a atração líquida obtida entre as atrações elétron-núcleo e repulsões núcleo-núcleo, então qual o sentido de colocar a ligação covalente como se tivesse natureza diferente da eletrostática? Na minha visão, me parece que todas as ligações químicas são de natureza eletrostática, e o que iria diferenciar uma ligação da outra seria o mecanismo pela qual ocorreria as interações eletrostáticas.
👏👏👏