🧭 Conheça minha mentoria chamada Bússola de Nove Pontas: bussoladenovepontas.com.br O método do Bússola de Nove Pontas é para você que quer aprender a desenvolver seu perfil do Eneagrama para conquistar a autoconfiança que você sente falta na hora de tomar importantes decisões para sua carreira e relacionamentos.
Sou tipo 9 - meu pai era alcoólatra, e minha mãe tinha que arcar com toda responsabilidade da casa. Então descobri muito cedo que quanto menos eu desse trabalho, mais ajudaria minha mãe. Ficava calada olhando as coisas acontecerem. Não exigia nada, não pedia nada. Qualquer coisa que me dessem eu aceitava. Na adolescência mantive o mesmo padrão, não fui a festas, não viajei... Fui morar com o primeiro namorado poque a mãe dele achou que seria o melhor pra nós. Passei anos sofrendo nessa família, trabalhando muito e não tendo direito a nada. Um dia explodi! Explodi com tudo. Mandei tudo pro inferno! Saí de casa só com uma mala sem saber pra onde ir. Fui acolhida por uma tia dele, fiz terapia, reconheci meus pontos fracos, fiquei um ano pensando. Encontrei o amor, casei-me, tive um filho. No meu casamento, tudo bem, porque meu marido é 6, precisa da minha opinião... Mas na minha vida profissional, pufff... Passei em 14 vestibulares, iniciei não sei quantos cursos, nada funcionava, trabalhei com todo tipo de coisa, nada me trazia realização ou dinheiro. Hoje descobri que nunca escolhi, sempre entrei nos cursos que alguém achava bom, sempre fazia pelos outros. Finalmente encontrei o Eneagrama e descobri meu tipo, isso me clareou as ideias, me mostrou porque respondi da forma que respondi, porque fiquei quando devia ter saído, porque entrei quando não queria entrar... Hoje, aos 50 anos, descobri que ser terapeuta é a minha realização pessoal, posso ser eu mesma, ouvir pessoas, ajudar pessoas. Sei que nunca vou deixar de ser tipo 9, mas hoje tenho consciência das minhas tendências e posso escolher, não vou deixar de ser amada por dizer NÃO.
Nadia do céu! Que história maravilhosa!!!!!! É por isso que eu amo o Eneagrama. Parabéns por sua jornada de autoconhecimento e permissão. Quando o tipo 9 entende que há muito valor e importância em ser quem ele é. as coisas mudam de figura e sua vida é um exemplo disso!!! Muito obrigada por compartilhar!
Oi Nádia, a sua historia é igual a de muitas outras pessoas, quanto a gente busca conhecimento é a base para melhoras reais em nossa vida, a palavra "nunca" usada no seu texto é uma afirmação que pode ter trazer prejuízos reais, já que o seu subconsciente é o seu piloto automático que gerar os resultados, e qualquer informação inconsciente ou consciente se tornará um verdade absoluta. Na sua cidade deve ter o "Amor Exigente" procurar na internet, pois provavelmente você é uma co-dependente, por ter um alcoólatra na família que é o seu pai, sei disto por que o meu pai foi um alcoólatra também e por estudar muito sobre a mente e frequentar também o Amor exigente. Parabéns pela sua procura de se conhecer.
Eu li um livro sobre o eneagrama e quando descobri que sou tipo 9, chorei em todo o conteúdo do 9... tem tudo a ver... eu me vi criança e me vi adulta agora.... ainda não consigo me impor, não gosto de conflitos.
Oi Gi, seja bem vinda! Ual que mágico! Realmente quando a gente se identifica é tão profundo que compreendemos nossos comportamentos de uma forma única. O caminho para a transformação é esse mesmo, começar a observar como funcionam esses padrões e aos poucos começar a muda-los. Sem pressa, mas com amor e acolhimento.
Fez total sentido total total.. Sempre gostei de ouvir que era boazinha, que não dava trabalho... Exatamente pelos motivos que vc falou.. Depois que eu conheci o eneagrama quebrei um pouco esse padrão, mas ainda é uma luta em certos pontos porém tô evoluindo. Aprendendo a usar minhas asas principalmente a 8 ao meu favor...
Oi Paula. Realmente, essa é uma fala muito comum ao tipo 9. Mas como você mesma disse, esse processo de retomada da identidade é maravilhoso, porque você vai aprendendo a apresentar sua opinião, seu ponto de vista sem ter tanto medo. Parabéns por sua dedicação!
Jesus Cristo! Ja nos 2:50 me reconheci integralmente. E e esse padrão que carrego. Hoje so quero me adaptar a mim mesmo nesse mundo pois mais um pouco acho q posso enlouquecer.
Sobre não expressar opiniões divergentes em casa, ou debater sobre o que não concorda, eu aprendi a fazer isso, porque percebi abertura dos meus pais pra que eu diga quando não concordo com algo. Porém, toda as vezes que faço isso ( algumas até de forma impulsiva) e acaba gerando um conflito, eu me sinto mal demaaiss... mesmo! Aí sempre acabo prometendo: " Ah...da próxima vez eu vou ficar quieta. Eu não tenho direito de falar com meus pais assim, tô sendo impulsiva..." ,mas repito o mesmo comportamento que eu mesma repudio e me sinto cada vez pior, isso se tornou algo em mim que eu simplesmente odeio. Acho que vivo em uma luta interna sobre dizer ou não dizer, chego até a duvidar do meu caráter.
Sim, esse é um padrão muito comum do tipo 9. Ele acha que se opinar vai perder a conexão com as pessoas e acabar magoando. Então você precisa se permitir e se desenvolver aos poucos para lidar com esses sentimentos e perceber que as pessoas não vão realmente ficar tristes ou chateadas com o seu não.
Eu tenho essa característica em mim de não me impor desde a infância, mas não é para não causar tumulto, é também mas não é o motivo principal, eu não costumo me expressar por geralmente não ter uma opinião formada, eu costumo ter mais opinião formada em coisas como política, futebol, história, ou em forma de conselhos, quando me sinto seguro de falar, eu falo com o maior prazer do mundo e com a intenção de impressionar a todos... Muito provavel que eu seja um 3 tímido e inseguro mesmo
Mari, lhe conheço aqui do RUclips há um bom tempo, hoje ouvindo novamente o seu vídeo me dei conta que eu me tornei um 9 por sentir medo, ou seja não discordava de nada por medo ou covardia, me veio em mente imagens da infância e o sentimento de: Se eu aceitar, concordar ou não reclamar , não sofrerei nenhuma ameaça, isto no colégio e em casa, pois tenho um tio 5 anos mais velho do que eu e o mesmo morria de ciúmes de mim. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.❤😊
A dificuldade de se impor na vida adulta se torna um grande sofrimento. Muitas vezes é mais fácil fugir dos problemas só pela falta de energia para encarar os conflitos. Eu sou tipo nove e agora decidi reagir quando necessário, mas não é fácil e nem sempre consigo.
É isso mesmo Monique. Quando as feridas de nossa infância não são curadas, levamos esses padrões para a vida adulta e fica difícil de tomar as rédeas da própria vida. Parabéns por buscar esse desenvolvimento!
Vdd, é mais fácil fugir dos problemas. Acabei de descobrir que sou 9, estou tentando sair de um relacionamento abusivo já faz alguns anos,mas acabo desistindo só de pensar nos conflitos que eu vou ter que encarar. E com isso a pessoa que está ao meu lado só tem tirado vantagem, até parece que já percebeu isso em mim.🙁🙁
Me descreveu 100%. Eu qdo criança queria em momentos da vida ser invisível e em muitos momentos eu jurava que ficava invisível mesmo. Meu maior pavor era decepcionar as pessoas e com isso eu me adaptava às expectativas delas. Graças a Deus me libertei, hoje tenho voz e ajo. Doa a quem doer, eu me posiciono. Não é fácil, mas é possível.
Assisti chorando, sou tipo 9, 100% confirmado com esse vídeo, sou adolescente e ainda mesmo sem saber disso já vinha tentando romper com esse padrão de não me impor por ver que isso podia não me fazer bem, hoje tenho muita certeza disso então obrigada, mas por conta disso tudo sinto muitas vezes que minha opinião é irrelevante, não me levam a sério ou até que seria desnecessário falar, já vinha lutando contra esse sentimento antes, esse vídeo foi uma dose de motivação pra me dar certeza que tenho que continuar tentando falar, me impor e opinar mais 😊
Poxa, que legal Dri!!! Realmente conhecer a nossa personalidade faz a gente crescer e se desenvolver! Parabéns por procurar sobre esse assunto e já ir se conhecendo e se transformando!
8:43 lembrei de uma frase que, quando criança, eu sempre repetia pra mim mesma quando estava a ponto de surtar: seja a boa menina que você sempre teve que ser. Acho q é uma música, não sei. Mas eu repetia isso pra lembrar de ser boa, só que eu percebi q cada vez mais eu odiava essa frase e me perguntava pq eu tinha q ser "boa".
Ual!! Que lembrança legal!!!! Realmente perceber esses detalhes de nossa vida fazem toda a diferença quando a gente conhece o nosso perfil de personalidade!!! Obrigada por compartilhar! 😘
Que explicação maravilhosa!! Sua clareza em explicar é sensacional . Você me descreveu toda, nao gosto de incomodar e muitas das vezes me submeto a situações onde aceito, mesmo não querendo , para evitar conflitos e evitar não ser amada.Estou trabalhando em melhorar !
Vim neste para saber o motivo do meu pai.. ele é muito tipo 9 Fico muito triste q ele ñ "liga" para ele mesmo, ele sofre no casamento com minha mãe por ela nunca apoiar sofre na profissão que nunca realizou, é muito triste porq vejo nos olhos dele o quanto é triste. Com 67 anos até hoje o povo gosta de "abusar" porque sabe q vai aceitar, trabalhou 35 anos na fulenaria sem registro na carteira e quando pediu o reconhecimento o cara só deu um carro veio p ele e hoje ñ consegue nem se aposentar. Mais vai nós entrar no meu p ver, ele fica bravo. Quantas e quantas vezes ele deveria dizer a opinião ou ser firme como pai..talvez minha irmã ñ seria tão cara de pau de morar na vasa dele com as crianças e nem ajudar. 🤷♀️ triste saber q a vida continua passando e ele sem viver como queria 😢 em fim... Obg pela vídeo Mari
Ual Jaque! Que lindo você ter vindo aqui assistir. Sabe que a nossa compaixão e empatia aumentam demais com as pessoas que amamos e conhecemos quando descobrimos o eneagrama! Realmente, quando o tipo 9 está em um baixo nível de desenvolvimento, ele esquece de si. Mas não adianta ficar cobrando ou insistindo pela mudança, porque eles ficam teimosos mostrando que estão fazendo as coisas do jeito que querem. Enfim, aos poucos você pode demonstrar amor, respeitá-lo, pedir a opinião dele e ouví-lo, mas a mudança real só acontece quando a pessoa decide sair dessa posição. Obrigada por compartilhar, e parabéns pela dedicação em conhecer mais sobre as outras pessoas para compreendê-las.
Excelente.. com certeza sou um tipo 9. Tenho muito do tipo 9..sou apaziguador, mediador e abafo os conflitos principalmente os meus, mas sinto muito isso que disse no video, sinto minha personalidade fragmentada e muitas vezes sem vitalidade.. mas o que mais me incomoda é não conseguir expor minha opnião com clareza pois sempre penso que as pessoas não ligam para o que digo ou que é sem importancia... faltam crenças de capacidade e merecimento..fazendo com que eu procrastine muito ainda realizando tarefas secundárias e não fazendo o que eu precisava fazer realmente. GRATIDÃO 🙏🤗
Além de ser um tipo 9 isso foi e é muito alimentado aqui em casa. Até hoje quando me imponho (difícil), minha mãe faz comentários como se fosse um absurdo, como se eu fosse uma filha ruim, e etc. Então é realmente um desafio presente.
Até chorei aqui, porque faz todo sentido. "Isabella não da trabalho nenhum! Tranquila demais, nem parece que tem criança aqui em casa" rs Só agora que estou me conhecendo, nenhuma dúvida de que eu seja tipo 9. Sim, esse sentimento de "impor-se não é bom" continua na minha vida e me deixou muito mal no trabalho, por exemplo. Espero melhorar a medida que aprendo da minha personalidade, mas ainda fico naquele medo: será que eu quero mesmo descobrir quem eu sou?
Ual Isa, que depoimento!!! Você está no caminho certo, é isso mesmo!! A medida que você vai se conhecendo e superando esses medos, fica mais fácil lidar com os desafios e você se sente mais segura em ser quem você é!
Ah que legal Ju!! O padrão da infância ajuda muitas pessoas a se identificar. E outras pessoas que já sabem o seu tipo conseguem perceber vários detalhes importantes também. Obrigada por comentar!
Que legal Miriam, isso é fundamental para o tipo 9. Entender o porque é tão dolorido não se colocar como prioridade e começar um processo de desenvolvimento para de transformar.
Minha infância foi tipo 9 , mas tenho mais traços do tipo 5 Sp, pq cresci com muitas responsabilidades e com uma opinião muito forte sobre tudo. O 9 parece ser mais calmo
Interessantíssima a parte em que vc diz que é o tipo que gera um padrão comum da infância e não ao contrário. Na minha infância fui conduzido a reprimir minhas explosões de raiva e a ser bonzinho. Quando consegui administrar este sentimento, não causar conflitos (em torno dos 15 anos), achei que havia conquistado uma grande vitória. Agora, aprofundando no autoconhecimento, por intermédio do Eneagrama, vejo que foi um erro. Exagerei na dose e me desconectei de muita coisa interna. Comecei um caminho inverso, buscando agir, sentir e vivenciar mais as emoções. Como é difícil ser "egoísta". Parabéns Mari pelo vídeo. Gostei muito.
Oi Paulo! Falo isso pra gente não amarrar nossas infâncias apenas a um fato e também porque essas informações foram tiradas de pesquisas e entrevistas com adultos de cada tipo que foram contando suas infâncias e percebemos que há um padrão que se repete. Desenvolvimento é assim mesmo, vamos as vezes do 8 ao 80 achando que isso é positivo e na verdade o que precisamos é acessar nossas habilidades e pontos a melhorar com amor e aceitação. Obrigada, fico feliz que tenhas gostado.
Oi Jana! Sim, quando a gente se descobre as vezes dá um susto inicialmente! haha Mas depois justamente por nos conhecer melhor que fica cada vez mais fácil de transformar nossos padrões.
Mari muito obrigada! Assisti a todos p confirmar. Interessante q identificamos c outros, mas eu sou 9 c todas as minhas forças kk. Agora é só trabalhar. Deus ilumine seu trabalho de ajudar tantas pessoas. Gratidão
@@janainacampos8559 Oi Jana!! Ah que legal! Identificar é só o primeiro passo!!! Agora é realmente conhecer mais a sua personalidade pra saber como dominá-la! Obrigada pelo feedback!
Oi Mari, tudo bem ? Nossa fez total sentido, vc me descreveu quando criança e adulta. Minha mãe sempre fala: Nossa, desde bebê nunca deu um trabalho, não chorava pra nada, não reclamava, uma benção na minha vida ! Tadinha, mal sabe ela o quanto eu estava me podando pra não deixar ela triste por causa da separação dos meus pais. Até chorei Mari, acredita ? Já estava mesmo começando a me impor, agora vou buscar com mais energia melhorar nessa parte. Muito obrigada ! ^.^
Ah, que lindo o seu relato Livia! Realmente é libertador a gente começar a se conhecer!!! Quando cai a ficha a sempre sente que dá pra começar um processo de mudança né?! Falando nisso, já vou deixar aqui o link do nosso evento gratuito! Vai te ajudar demais! carinhosamente.com.br
13:30 sim nossa isso eh dolorosa pensar q n vivi direito. no fim da adolescência eu disse pra min q ia recuperar o tempo perdido cá estou nessa jornada de auto conhecimento e auto satisfação
Oi Geovana! Essa é uma das perguntas que mas faz o tipo 9 repensar sua postura na vida! Quando ele percebe que realmente está deixando a vida passar causa um sentimento de perda e ao mesmo tempo uma vontade e possibilidade de virar esse jogo. Parabéns por sua tomada de decisão em buscar o autoconhecimento.
Oi...sempre fui assim, boazinha, não tinha boca para nada, mas sem conhecer o eneagrama, senti uma grande vontade de mudar, de buscar minha essência. Agora vejo em minha filha esse padrão, mas conhecendo quero ajuda-la a ser mais ela. #gratidao.
Oi Eliane! Poxa que legal! Toda transformação começa conosco. Quando entendemos nossa personalidade e estamos dispostas a trabalhar ela, as pessoas ao nosso redor também são influenciadas por nossas mudanças. O Eneagrama também auxilia muito as relações familiares, porque temos mais empatia com as outras pessoas, além de direcionar os filhos para o seu desenvolvimento desde cedo.
Nossa! Me identifiquei demais! Eu sou assim! Sempre fui assim desde a infância e hoje às vezes nem sei bem o que eu realmente quero ou realmente gosto! Super ameiiiii e já estou seguindo
Nossa...enfim, achei!! Sou tipo 9 com certeza rsrs Jesus...preciso aprender agora como evoluir! Nada como um dia após o outro...gratidão imensa por mais esse aprendizado!
Ahh que linda!!!! Eu amo quando vocês se identificam!!! Uma sugestão, me segue também no Instagram! Lá converso com vocês diariamente e divulgo os cursos e mentorias! 😍
Ahh, é bem assim mesmo. Quando nos transformamos as pessoas estranham e muitas vezes querem que retornemos aos antigos hábitos. Parabéns pela coragem de mudar.
Passe uma infância de rejeição de pai, mãe, apanhava mto. Com 5 anos fui adotada por uma família mas era como se fosse um troféu. Era apontada como q ninguém queria e a família pegou. apanhei muito, sofri abuso do irmão adulto. creio q calei por medo. Hj sou insegura, dividida, mta dor na alma.
Oi Jaiane! Poxa, que história!!! Realmente, ao longo da vida, mesmo de forma inconsciente vamos adotando os padrões que achamos a melhor estratégia naquele momento pra nos proteger e assim se forma a nossa personalidade. Espero que você não pare essa investigação por aqui! A descoberta do seu tipo é só o começo pra que você passa por uma jornada de transformação!! 🥰
Esse vídeo me descreveu totalmente,hoje com 38 anos ainda tenho muita dificuldade em tomar decisões por que de alguma forma vai causar conflitos. Me sinto paralisada e entristecida por não ter atitude. A procrastinação e a inércia são meus maiores inimigos e não sei como sair desse lugar. O que me recomenda?
Excelente!!! Já identifiquei uma pessoa próxima, agora vou perguntar a ela e a mãe como ela era criança. Que triste quando a criança vive se escondendo para agradar a família, isso é muito chocante e triste para mim.... hoje a pessoa adulta sofre sem saber...
Sim! A pessoa vai perdendo a identidade. Vai sempre dizendo sim pra tudo e esquece de quem ela é, do que gosta e muitas vezes não toma atitudes necessárias para construir o seu futuro. Por isso saber nosso tipo de personalidade já é o começo pra nos auxiliar em nosso desenvolvimento.
Desde que conheci sobre eneagrama no ano passado, eu tenho tentado me impor mais, mas é muito difícil ainda, porque a ideia de que me impor vai gerar conflitos ainda parece terrível, fora que parece muito mais fácil eu me deixar levar, não tem estresse, não tem esforço. Com esse vídeo, você falando de "ser boazinha", eu sempre ouvi muito isso, mas ainda não tinha relacionado isso ao eneagrama e o fato de isso ser um problema, até hoje com 20 anos eu adoro e me sinto muito bem ao saber que as pessoas me percebem assim, agora com o vídeo, entendi que é mais uma coisa que preciso lutar para poder ir contra a essa mensagem de que "me impor não é bom", e então me tornar uma adulta independente e decidida. Enfim, muito obrigada pelo vídeo, me esclareceu ainda mais sobre meu tipo e sobre mim :)
Oi Lara! Primeiro quero te dar parabéns por essa consciência de buscar a mudança!! Todo processo de transformação começa dentro de ti. Olhando, entendendo e acolhendo o seu tipo de personalidade. Depois você passa a adotar estratégias e comportamentos que te ajudam a quebrar padrões negativos que vem desde a infância. Eu que fico feliz em poder te ajudar com o meu conteúdo gratuito. Vou deixar aqui também o link do meu curso, caso você tenha interesse em ir mais a fundo nessa transformação: pay.hotmart.com/A41617106N?off=voqhhd3w Beijão!
Oi Edson, o primeiro passo é se identificar e conhecer um pouco mais sobre o tipo 9. Conhecer os seus medos, motivações que te fazer agir de determinadas formas. Na medida que você vai se conhecendo, muitas fichas vão caindo e te trazendo clareza de quais padrões de comportamento te atrapalham e quais valores que você tem que resgatar para retomar a sua vitalidade.
@@CarinhosaMente Gratidão Ganhou um seguidor estou vendo seus videos muito legal mesmo, fao curso de constelação familiar e com eneagrama vai me ajudar a ajduar muitos.
Já conhecia o meu tipo que é o 9, fiz presencialmente o eneagrama, mas ouvir de novo você explicando, me fez rir alto. rsrsr Quando se auto conhecemos é muito bom. Parabéns, gostei de suas explicações.
Ah que bom que gostou!! Vou te convidar para um evento gratuito que vamos fazer na próxima semana onde vamos falar mais sobre isso: carinhosamente.com.br/
hahaha Que legal!!!!! Eu amo quando vocês assistem os vídeos e vem aqui fascinados com a sua identificação! Show! Agora continue estudando mais sobre esse tipo para conhecer como ele funciona, isso vai te ajudar demais!!
A primeira vez fiz a analise do eneagrama, jurava q eu era tipo 4. Depois refiz, focando no padrão de infância e parecia que eu era tipo 7. Agora fiz o teste q me jogou para o tipo 9 kkkkkkkk. O pior q me identifico com todos eles. Quanto mais estudo mais bugada eu fico kkkkkk.
Oi Rafa! Seja bem vinda... Sem problemas, o processo de identificação é diferente para cada pessoa. Algumas já vão descobrir de cara e outras pessoas precisam de um tempinho de análise. O importante é você continuar observando como cada tipo se comporta em diferentes situações e quais as motivações por trás de cada comportamento. Sugiro que você assista outros vídeos aqui do canal onde eu falo como cada tipo se comporta em outras situações pra fazer um tira teima dos tipos que você está em dúvida.
Estou me descobrindo... Nos testes já deu 1, 9 e 5, vou assistir os 3 e ver com qual me identificar mais... Comentei no vídeo 1, mas acho que o 9 é muito mais forte... É possível ter um misto de 9 e 1?? Rsrs Frases que lembro: "Camila nunca me deu trabalho na escola, eles nunca deram trabalho na casa dos outros, são obedientes" Adulta tenho essa filofia: dá tanto trabalho discutir ou ficar ouvindo as justificativas, que concordo com o que dizem só pra não ter esse trabalho todo e sigo o que acredito... Odeio conflito... Agora nas terapias estou trabalhando a espontaneidade, aprendendo falar não, e por aí vai...
@@arafinha4190 Interessante!!! O 9 foi bem forte, pq repito o padrão até hj, mas me identifiquei bastante com o 1 tbm, pela autocobrança, medo de errar, de me expor e falhar... Pode ser 9 asa 1... Vou pesquisar! Obrigada pela dica!!! 🙏🏼❤
Eu desde de pequena fui mediadora... Chorava escondido depois que percebi que estava numa eminente enrascada na minha família kkk meu pai esquisofrênico, minha mãe depreciva e dissasociava a realidade, minha irmã do meio com isso é um 2 e a mais velha um 4 bipolar. Nuss
Olha que interessante, mesmo no mesmo ambiente familiar cada criança percebeu e reagiu ao mundo de formas diferentes. Por isso sempre falo que tem a ver com as nossas percepções, e cada um adota uma estratégia que acredita ser melhor para a sua sobrevivência. Obrigada por compartilhar sua história!
Já estive em muitas situações incômodas pra ficar tudo bem. Uma vez uma vizinha me deu uma comida que eu não gosto e não consegui dizer nada. Apenas aceitei. Foi horrível Já fui abusada algumas vezes dentro de casa, não consegui me impor... Meu Deus, que horrível lembrar
Sim, entendo. O tipo 9 quando não se sente importante ele tolera coisas terríveis porque acha que se ele deixar passar, vai ficar tudo bem. Por isso conhecer nossa personalidade é o primeiro passo para começar a se desenvolver e transformar a vida.
@@amandawine2357 Ah muito obrigada!!! Que legal saber que estou ajudando!!! Sobre o curso, vou abrir mais uma turma do meu curso em breve, se tiveres interesse vou deixar aqui a lista de espera pra você se cadastrar: jacques.kpages.online/bussola-de-nove-pontas Será um prazer te guiar em uma jornada de autoconhecimento.
Fiz um teste e um curso há um tempo e tinha certeza que era tipo 2, e agora fiz o teste novamente e seu vídeo fez mais sentido.... será que fiz análise errada ou mudei meu padrão?
Essa questão do eneagrama pra mim é coisa nova, ainda estou pesquisando a respeito mas acredito ser tipo 9. Esse padrão que tu falou me define, inclusive enquanto adulto... Parabéns pelo conteúdo e obrigado por explicar tão bem.
Ah, obrigada Rodrigo! Essa é a melhor forma de identificação, que é como você está fazendo ao buscar mais sobre o assunto e ir observando os padrões. Lembrando que quanto menos cientes e curados estamos de nossos padrões da infância, mais repetiremos os comportamento relacionados ao perfil.
@@CarinhosaMente É uma grande luta entender o porquê sou como sou, porquê não consigo gerar respostas comportamentais diferentes das que eu normalmente gero... Já passei por terapia, religiões e nada me trouxe um norte, um plano de ação ou me conduziu no caminho da ação que me fizesse perceber que estava me tornando uma pessoa melhor.
Oi, tudo bem? Em breve vou colocar aqui no RUclips uma entrevista que fiz com uma tipo 9 falando sobre o desenvolvimento do perfil, e acho que isso pode te ajudar muito. Essa entrevista está disponível lá no Instagram @carinhosa_mente
Vi todos vídeos 1a 9. Acho que sou tipo 9 deixei me levar pela opinião dos outros e fiz o que queriam e hoje me sinto frustada. E quero o controle na minha mão agora.Tipo 6 " pensamentos q tudo pode dar errado" eu tenho. Tipo 7" necessidade de liberdade de independência".Sinto isso. Tipo 2 " agradar os outros" . Faço isso, + não esperando nada em troca. Tipo 4 " se sentir inferior a outro" sinto muito isso. Vendo os vídeos senti uma admiração pelo tipo 8 , por ser forte e firme e pelo tipo 1 por ser organizado . Vou continuar pesquisando.
Oi Elaine! É comum que quando olhamos apenas o comportamento a gente se reconheça em vários tipos. O importante é olhar a fundo a motivação de cada um .
Que interessante Ju! É isso mesmo! E esse "se impor", não precisa ser grosseiro e nem rude, mas firme. Falando com amor e respeito por você e por sua própria opinião. Parabéns!
Oi Angela! Poxa, que coisa boa ler isso!! Esse era o objetivo, muitas pessoas confirmam o seu tipo do Eneagrama justamente quando conhecem o padrão da Infância.
Oi Mariá, o desenvolvimento passa por algumas etapas. Você precisa conhecer a sua personalidade, aceitá-la e ver quais comportamentos te prejudicam. Depois começar aos poucos a curar e lidar com as crenças que te fazem agir dessa forma. Sabe, logo logo vou abrir mais uma turma do meu curso de desenvolvimento, quem sabe você não vira minha aluna?
Oi Evandro! Poxa que legal que se identificou. A ideia de mudança dos padrões, é apenas quando eles estão prejudicando o seu dia a dia, suas conquistas, seu desenvolvimento e suas relações. Se você nunca consegue dizer não, nunca expõe sua opinião, não resolve os problemas para não entrar em conflito, vale começar um processo de mudança.
eu não sei se serei respondida, mas vou deixar minha dúvida aqui. me identifico muito com o tipo 9 me vejo uma 9w8. ao longo do tempo desenvolvi isso de não querer dar trabalho, mas não foi na infância e sim lá para os meus 12 anos (tenho 18) e, na real, eu era uma criança bagunceira. o que vc acha sobre isso? os eneagramas "acionam" suas defesas mais cedo ou às vezes ocorre de acontecer mais tarde na vida da pessoa?
Fiz o meu teste e deu 9 e 6, já falei com vc no Instagram, mas vendo esse vídeo definitivamente não sou o 9, sempre dou e defendo minha opinião, sou briguenta também, falou muito e não gosto desse meu jeito
Ah que legal!!! Realmente tem muitas pessoas que me relatam isso!!! Que o padrão da infância acaba ajudando na descoberta do tipo. Fico muito feliz que esse vídeo te ajudou!
Acho que o tipo 9 pode pensar que é 6 porque tem dificuldades em decidir, igual ao 6... mas o 6 não tem problema nenhum em dizer NÃO!!! Meu marido é 6... kkkkkkkk
Eu me identificando com o 4 tive uma dificuldade enorme de me relacionar coom um tipo 9 exatamente por não haver essa clareza pra resolver os conflitos.
Olha que interessante! Uma das coisas que eu mais amo no eneagrama é essa capacidade de conhecer e entender mais as pessoas com as quais nos relacionamos.
Parabéns pelo seus vídeos, explica muito bem! Eu tenho pesquisado muito sobre isso, estou no meu processo, mas não consigo me indentificar com clareza com um tipo específico... Mas vou continuar estudando.
Obrigada Simone!!! Isso, vai estudando com calma. Nem sempre a gente identifica de primeira. O importante é você ter certeza daqueles que você não é e ir estudando aqueles que mais se identifica!
Mari, vc poderia me ajudar? Eu descobri agr sobre eneagrama, fiz um teste e deu q o meu é o tipo 4, sou infj e eu não sei se uma coisa tem relação com a outra mas pelo q eu vi infj tem dos tipos 1w9, 4w3 e 5w4. Na minha infância eu era quieta, pra falar a vdd eu nem sei se tinha amigos na escola, lembro apenas de uma só. Durante o recreio eu via as crianças brincarem todas juntas e eu era aquela que chegava quietinha e entrava na brincadeira se fosse uma brincadeira mais coletiva, sem mto grupinho de amigos, quando eu queria brincar onde eu via q tinha apenas amigos eu perguntava : “ eu posso brincar com vcs?”, se me falassem q não eu apenas voltava a ficar quieta e me afastava, além de ser quieta no recreio eu tb era na sala, extremamente calada e focava totalmente na aula, e tenho uma lembrança de quando eu tinha 4 anos de idade e tava na escolinha(antes de ir para a escola normal) eu via a professora explicar as coisas e eu ficava pensando:” que chato, será q essas crianças não sabiam disso? Elas nunca estudaram isso?”, eu fico pensando hj e fico até assustada pq era como se eu tivesse na escola esse tempo mas eu já sabia td. Em casa eu sempre fazia as lições de casa sozinha, só pedia ajuda caso eu realmente tivesse dificuldade. Quando eu chegava da escola era a msm coisa, eu brincava sozinha e gostava de ficar assim, pois dessa forma ninguém me atrapalharia. Apesar disso, eu enjoava mto rápido das brincadeiras, eu acha algo meio “ mto imaginativo”, então eu gostava mto de assistir tv, e oq eu mais gostava de fazer nas hrs vagas era fazer experimentos! Eu observava mt as formigas do quintal de casa e ficava pensando comigo msm: “ oq acontece se eu jogar sal em cima delas? Será q se eu jogar sal, corante, detergente e água eu consigo matá-las?”, eu passava horas e horas pensando e fazendo testes pra ver em quais resultados eu conseguia chegar. Eu gostava mto de jogos tb, principalmente aqueles q envolviam o raciocínio, quebra cabeça, dama ( já ganhei campeonato de dama da minha categoria na escola com 11 anos de idade ), xadrez, e tb gostava mto de atividades de alto impacto q colocava a adrenalina lá em cima, e andava mto de bicicleta já q me dava supeeeer adrenalina, e eu amava isso! Sempre calada, e mto observadora, essa era eu, não queria dar trabalho e sempre raciocinando mto oq acontecia em minha volta e suas possibilidades. Não tive uma infância mto boa pq meus pais brigavam mto, se separaram, meu avô morreu logo após meu aniversário de 7 anos e em fim, um problema atrás do outro. Na minha adolescência eu continuei da msm forma, gostava de atividades de alto impacto, sempre pesquisando mtos assuntos na internet por ser mto curiosa, porém passei a ter mais vínculos e fazer mais amigos, sempre poucos amigos e demora com pessoas mais quietas q não davam trabalho na aula, sempre fiz parte do grupinho de amigos de nerds da sala. Hj tenho 20 anos, e continuo mais ou menos igual, sempre raciocinando mto porém com a mente aberta e sempre pensando nas infinitas possibilidades, não é atoa q um dos meus assuntos preferidos é ufologia, pois pra mim na tem base o ser humano ser os únicos seres vivos e inteligentes no universo. E em fim, depois de eu te falar isso td, vc poderia me ajudar? Eu realmente gostaria mto de me aprofundar mais nesse assunto de eneagrama.
Oi Fe, tudo bem? A sua descrição é bem típica de um tipo 4w5 ou 5w4. Você pode se aprofundar buscando mais conhecimento sobre a sua personalidade, funcionamento, medos e forma de pensar para se permitir desenvolver. Cada relato e vivência são únicos, e é isso que te torna quem você é. Você também pode ser permitir passar por um processo de autodesenvolvimento guiado, como num curso por exemplo. Isso te dará um passo a passo mais preciso do que deve ser feito. Vou deixar aqui o link do meu curso, e quaisquer dúvidas podes me chamar lá no Instagram que a gente bate um papo. pay.hotmart.com/A41617106N?off=tahdj231
Ainda estou meio em dúvida, conversando com minha mãe ela relata que na minha infância eu me sentia como vítima. Hoje em dia ela diz que mudei bastante mas que as vezes aparece esse vitimismo. Do eneagrama, me parece que o 9 é o que mais me identifico…
Oi Gabriel, pedir ajuda aos outros na identificação é bom, mas é você quem sabe o que se passa dentro de você. Seus medos, pensamentos e atitudes. Continue investigando pra descobrir realmente e se identificar com a sua personalidade.
Tô sem palavras!! Descrição impecável! Infelizmente ainda identifico bastante esse padrão do "não impor-se" na minha vida adulta... Mas, de qq forma, ser assomada por esse esclarecimento contribuiu demais no meu autoconhecimento me ajudando a não me sentir louca ou anormal, problemática... Essa informação já me apareceu em um outro "vasculhamento" de personalidade e agora, com o teste e o seu esclarecimento, as coisas se encaixaram mto mais!! E é mto bom sentir esse "chão" pois de fato, quero me responsabilizar sobre a minha vida! Obrigada pelo conteúdo! ❣✨
🧭 Conheça minha mentoria chamada Bússola de Nove Pontas: bussoladenovepontas.com.br
O método do Bússola de Nove Pontas é para você que quer aprender a desenvolver seu perfil do Eneagrama para conquistar a autoconfiança que você sente falta na hora de tomar importantes decisões para sua carreira e relacionamentos.
Sou tipo 9 - meu pai era alcoólatra, e minha mãe tinha que arcar com toda responsabilidade da casa. Então descobri muito cedo que quanto menos eu desse trabalho, mais ajudaria minha mãe. Ficava calada olhando as coisas acontecerem. Não exigia nada, não pedia nada. Qualquer coisa que me dessem eu aceitava. Na adolescência mantive o mesmo padrão, não fui a festas, não viajei... Fui morar com o primeiro namorado poque a mãe dele achou que seria o melhor pra nós. Passei anos sofrendo nessa família, trabalhando muito e não tendo direito a nada. Um dia explodi! Explodi com tudo. Mandei tudo pro inferno! Saí de casa só com uma mala sem saber pra onde ir. Fui acolhida por uma tia dele, fiz terapia, reconheci meus pontos fracos, fiquei um ano pensando. Encontrei o amor, casei-me, tive um filho. No meu casamento, tudo bem, porque meu marido é 6, precisa da minha opinião... Mas na minha vida profissional, pufff... Passei em 14 vestibulares, iniciei não sei quantos cursos, nada funcionava, trabalhei com todo tipo de coisa, nada me trazia realização ou dinheiro. Hoje descobri que nunca escolhi, sempre entrei nos cursos que alguém achava bom, sempre fazia pelos outros. Finalmente encontrei o Eneagrama e descobri meu tipo, isso me clareou as ideias, me mostrou porque respondi da forma que respondi, porque fiquei quando devia ter saído, porque entrei quando não queria entrar... Hoje, aos 50 anos, descobri que ser terapeuta é a minha realização pessoal, posso ser eu mesma, ouvir pessoas, ajudar pessoas. Sei que nunca vou deixar de ser tipo 9, mas hoje tenho consciência das minhas tendências e posso escolher, não vou deixar de ser amada por dizer NÃO.
Nadia do céu! Que história maravilhosa!!!!!! É por isso que eu amo o Eneagrama. Parabéns por sua jornada de autoconhecimento e permissão. Quando o tipo 9 entende que há muito valor e importância em ser quem ele é. as coisas mudam de figura e sua vida é um exemplo disso!!! Muito obrigada por compartilhar!
Q legal ♡♡
Que incrível seu relato, vou levar pra minha vida
Oi Nádia, a sua historia é igual a de muitas outras pessoas, quanto a gente busca conhecimento é a base para melhoras reais em nossa vida, a palavra "nunca" usada no seu texto é uma afirmação que pode ter trazer prejuízos reais, já que o seu subconsciente é o seu piloto automático que gerar os resultados, e qualquer informação inconsciente ou consciente se tornará um verdade absoluta. Na sua cidade deve ter o "Amor Exigente" procurar na internet, pois provavelmente você é uma co-dependente, por ter um alcoólatra na família que é o seu pai, sei disto por que o meu pai foi um alcoólatra também e por estudar muito sobre a mente e frequentar também o Amor exigente. Parabéns pela sua procura de se conhecer.
Nossa moça!! Me descobri como tipo 9 recentemente e meu pai também foi alcoólatra. Me identifiquei muito com seu comentário!!
Eu li um livro sobre o eneagrama e quando descobri que sou tipo 9, chorei em todo o conteúdo do 9... tem tudo a ver... eu me vi criança e me vi adulta agora.... ainda não consigo me impor, não gosto de conflitos.
Oi Gi, seja bem vinda! Ual que mágico! Realmente quando a gente se identifica é tão profundo que compreendemos nossos comportamentos de uma forma única. O caminho para a transformação é esse mesmo, começar a observar como funcionam esses padrões e aos poucos começar a muda-los. Sem pressa, mas com amor e acolhimento.
Olá, tb sou tipo 9.
@@claydivansouza4414 Opa, seja bem vindo!!
Qual o nome do livro????
Chorei horrores. Também me vi criança e como me doeu
Fez total sentido total total.. Sempre gostei de ouvir que era boazinha, que não dava trabalho... Exatamente pelos motivos que vc falou.. Depois que eu conheci o eneagrama quebrei um pouco esse padrão, mas ainda é uma luta em certos pontos porém tô evoluindo. Aprendendo a usar minhas asas principalmente a 8 ao meu favor...
Oi Paula. Realmente, essa é uma fala muito comum ao tipo 9. Mas como você mesma disse, esse processo de retomada da identidade é maravilhoso, porque você vai aprendendo a apresentar sua opinião, seu ponto de vista sem ter tanto medo. Parabéns por sua dedicação!
Jesus Cristo! Ja nos 2:50 me reconheci integralmente. E e esse padrão que carrego. Hoje so quero me adaptar a mim mesmo nesse mundo pois mais um pouco acho q posso enlouquecer.
Ual!! Que maravilha! Identificar é o primeiro passo para uma transformação!! 🙏🏼 Seja bem vindo!!
Sobre não expressar opiniões divergentes em casa, ou debater sobre o que não concorda, eu aprendi a fazer isso, porque percebi abertura dos meus pais pra que eu diga quando não concordo com algo. Porém, toda as vezes que faço isso ( algumas até de forma impulsiva) e acaba gerando um conflito, eu me sinto mal demaaiss... mesmo! Aí sempre acabo prometendo: " Ah...da próxima vez eu vou ficar quieta. Eu não tenho direito de falar com meus pais assim, tô sendo impulsiva..." ,mas repito o mesmo comportamento que eu mesma repudio e me sinto cada vez pior, isso se tornou algo em mim que eu simplesmente odeio. Acho que vivo em uma luta interna sobre dizer ou não dizer, chego até a duvidar do meu caráter.
Sim, esse é um padrão muito comum do tipo 9. Ele acha que se opinar vai perder a conexão com as pessoas e acabar magoando. Então você precisa se permitir e se desenvolver aos poucos para lidar com esses sentimentos e perceber que as pessoas não vão realmente ficar tristes ou chateadas com o seu não.
Eu tenho essa característica em mim de não me impor desde a infância, mas não é para não causar tumulto, é também mas não é o motivo principal, eu não costumo me expressar por geralmente não ter uma opinião formada, eu costumo ter mais opinião formada em coisas como política, futebol, história, ou em forma de conselhos, quando me sinto seguro de falar, eu falo com o maior prazer do mundo e com a intenção de impressionar a todos... Muito provavel que eu seja um 3 tímido e inseguro mesmo
Mari, lhe conheço aqui do RUclips há um bom tempo, hoje ouvindo novamente o seu vídeo me dei conta que eu me tornei um 9 por sentir medo, ou seja não discordava de nada por medo ou covardia, me veio em mente imagens da infância e o sentimento de:
Se eu aceitar, concordar ou não reclamar , não sofrerei nenhuma ameaça, isto no colégio e em casa, pois tenho um tio 5 anos mais velho do que eu e o mesmo morria de ciúmes de mim. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.❤😊
A dificuldade de se impor na vida adulta se torna um grande sofrimento. Muitas vezes é mais fácil fugir dos problemas só pela falta de energia para encarar os conflitos. Eu sou tipo nove e agora decidi reagir quando necessário, mas não é fácil e nem sempre consigo.
É isso mesmo Monique. Quando as feridas de nossa infância não são curadas, levamos esses padrões para a vida adulta e fica difícil de tomar as rédeas da própria vida. Parabéns por buscar esse desenvolvimento!
Vdd, é mais fácil fugir dos problemas. Acabei de descobrir que sou 9, estou tentando sair de um relacionamento abusivo já faz alguns anos,mas acabo desistindo só de pensar nos conflitos que eu vou ter que encarar. E com isso a pessoa que está ao meu lado só tem tirado vantagem, até parece que já percebeu isso em mim.🙁🙁
Me descreveu 100%. Eu qdo criança queria em momentos da vida ser invisível e em muitos momentos eu jurava que ficava invisível mesmo. Meu maior pavor era decepcionar as pessoas e com isso eu me adaptava às expectativas delas. Graças a Deus me libertei, hoje tenho voz e ajo. Doa a quem doer, eu me posiciono. Não é fácil, mas é possível.
Assisti chorando, sou tipo 9, 100% confirmado com esse vídeo, sou adolescente e ainda mesmo sem saber disso já vinha tentando romper com esse padrão de não me impor por ver que isso podia não me fazer bem, hoje tenho muita certeza disso então obrigada, mas por conta disso tudo sinto muitas vezes que minha opinião é irrelevante, não me levam a sério ou até que seria desnecessário falar, já vinha lutando contra esse sentimento antes, esse vídeo foi uma dose de motivação pra me dar certeza que tenho que continuar tentando falar, me impor e opinar mais 😊
Poxa, que legal Dri!!! Realmente conhecer a nossa personalidade faz a gente crescer e se desenvolver! Parabéns por procurar sobre esse assunto e já ir se conhecendo e se transformando!
Fez muito sentido pra mim....estou tendo hoje em dia quebrar esses padrões. Mas ainda sāo bem fortes em mim.
8:43 lembrei de uma frase que, quando criança, eu sempre repetia pra mim mesma quando estava a ponto de surtar: seja a boa menina que você sempre teve que ser. Acho q é uma música, não sei. Mas eu repetia isso pra lembrar de ser boa, só que eu percebi q cada vez mais eu odiava essa frase e me perguntava pq eu tinha q ser "boa".
Ual!! Que lembrança legal!!!! Realmente perceber esses detalhes de nossa vida fazem toda a diferença quando a gente conhece o nosso perfil de personalidade!!! Obrigada por compartilhar! 😘
Que explicação maravilhosa!! Sua clareza em explicar é sensacional . Você me descreveu toda, nao gosto de incomodar e muitas das vezes me submeto a situações onde aceito, mesmo não querendo , para evitar conflitos e evitar não ser amada.Estou trabalhando em melhorar !
Vim neste para saber o motivo do meu pai.. ele é muito tipo 9
Fico muito triste q ele ñ "liga" para ele mesmo, ele sofre no casamento com minha mãe por ela nunca apoiar sofre na profissão que nunca realizou, é muito triste porq vejo nos olhos dele o quanto é triste. Com 67 anos até hoje o povo gosta de "abusar" porque sabe q vai aceitar, trabalhou 35 anos na fulenaria sem registro na carteira e quando pediu o reconhecimento o cara só deu um carro veio p ele e hoje ñ consegue nem se aposentar. Mais vai nós entrar no meu p ver, ele fica bravo.
Quantas e quantas vezes ele deveria dizer a opinião ou ser firme como pai..talvez minha irmã ñ seria tão cara de pau de morar na vasa dele com as crianças e nem ajudar. 🤷♀️ triste saber q a vida continua passando e ele sem viver como queria 😢 em fim... Obg pela vídeo Mari
Ual Jaque! Que lindo você ter vindo aqui assistir. Sabe que a nossa compaixão e empatia aumentam demais com as pessoas que amamos e conhecemos quando descobrimos o eneagrama! Realmente, quando o tipo 9 está em um baixo nível de desenvolvimento, ele esquece de si. Mas não adianta ficar cobrando ou insistindo pela mudança, porque eles ficam teimosos mostrando que estão fazendo as coisas do jeito que querem. Enfim, aos poucos você pode demonstrar amor, respeitá-lo, pedir a opinião dele e ouví-lo, mas a mudança real só acontece quando a pessoa decide sair dessa posição. Obrigada por compartilhar, e parabéns pela dedicação em conhecer mais sobre as outras pessoas para compreendê-las.
Excelente.. com certeza sou um tipo 9.
Tenho muito do tipo 9..sou apaziguador, mediador e abafo os conflitos principalmente os meus, mas sinto muito isso que disse no video, sinto minha personalidade fragmentada e muitas vezes sem vitalidade.. mas o que mais me incomoda é não conseguir expor minha opnião com clareza pois sempre penso que as pessoas não ligam para o que digo ou que é sem importancia... faltam crenças de capacidade e merecimento..fazendo com que eu procrastine muito ainda realizando tarefas secundárias e não fazendo o que eu precisava fazer realmente. GRATIDÃO 🙏🤗
Além de ser um tipo 9 isso foi e é muito alimentado aqui em casa. Até hoje quando me imponho (difícil), minha mãe faz comentários como se fosse um absurdo, como se eu fosse uma filha ruim, e etc. Então é realmente um desafio presente.
Nossa, eu sou assim até hoje e é inconsciente também, mdsss!
Total sentido até hj aos 42 anos. Mas em busca de mudanças
Ah que legal Gi! 🥰 Seja bem vinda!
Vc explanou a minha vida toda e foi embora
Adeus também foi feito pra si dizer , uma música do Guilherme Arantes que sempre me chamou a atenção .
Sim!!! Verdade!
Até chorei aqui, porque faz todo sentido. "Isabella não da trabalho nenhum! Tranquila demais, nem parece que tem criança aqui em casa" rs
Só agora que estou me conhecendo, nenhuma dúvida de que eu seja tipo 9. Sim, esse sentimento de "impor-se não é bom" continua na minha vida e me deixou muito mal no trabalho, por exemplo. Espero melhorar a medida que aprendo da minha personalidade, mas ainda fico naquele medo: será que eu quero mesmo descobrir quem eu sou?
Ual Isa, que depoimento!!! Você está no caminho certo, é isso mesmo!! A medida que você vai se conhecendo e superando esses medos, fica mais fácil lidar com os desafios e você se sente mais segura em ser quem você é!
@@CarinhosaMente Espero que sim!! Obrigada pelas palavras, pelo vídeo ♡♡
@@isalimaao De nada!!
Me assustou descobrir quem eu sou... e mudar tem sido um luta diária
@@gisele.rodrigues.oficial verdade.. e as vezes a gente sabe exatamente o que precisa fazer pra mudar, mas é tão difícil na prática!
Meu Deus! Sou tipo 9.Vc descreveu minha infância. Bizarro demais! 😱
Ah que legal Ju!! O padrão da infância ajuda muitas pessoas a se identificar. E outras pessoas que já sabem o seu tipo conseguem perceber vários detalhes importantes também. Obrigada por comentar!
Sou tipo 9! Estou adorando os seus vídeos
Estou trabalhando a me colocar, a dizer não pra os outros.
Que legal Miriam, isso é fundamental para o tipo 9. Entender o porque é tão dolorido não se colocar como prioridade e começar um processo de desenvolvimento para de transformar.
Minha infância foi tipo 9 , mas tenho mais traços do tipo 5 Sp, pq cresci com muitas responsabilidades e com uma opinião muito forte sobre tudo. O 9 parece ser mais calmo
Fico em dúvida sobre esses 2.
Tenho características dos 2 ( dois ) tipos.
@@RaissaSantosDesouza-g8x kkk, é porque o tipo 9 se parece com os outros tipos.
Fez MUITO sentido... e ainda sofro muito. Não consegui mudar e sofro muito.
Obrigada 😃 Calma, essa descoberta está só no começo, saiba que há uma trilha de desenvolvimento para você.
Interessantíssima a parte em que vc diz que é o tipo que gera um padrão comum da infância e não ao contrário. Na minha infância fui conduzido a reprimir minhas explosões de raiva e a ser bonzinho. Quando consegui administrar este sentimento, não causar conflitos (em torno dos 15 anos), achei que havia conquistado uma grande vitória. Agora, aprofundando no autoconhecimento, por intermédio do Eneagrama, vejo que foi um erro. Exagerei na dose e me desconectei de muita coisa interna. Comecei um caminho inverso, buscando agir, sentir e vivenciar mais as emoções. Como é difícil ser "egoísta". Parabéns Mari pelo vídeo. Gostei muito.
Oi Paulo! Falo isso pra gente não amarrar nossas infâncias apenas a um fato e também porque essas informações foram tiradas de pesquisas e entrevistas com adultos de cada tipo que foram contando suas infâncias e percebemos que há um padrão que se repete. Desenvolvimento é assim mesmo, vamos as vezes do 8 ao 80 achando que isso é positivo e na verdade o que precisamos é acessar nossas habilidades e pontos a melhorar com amor e aceitação. Obrigada, fico feliz que tenhas gostado.
Ao me descobrir tipo 9 tudo passou a fazer mais sentido, e a mudança parece ser inevitável, e isso acaba corroendo ainda mais por dentro.
Ótimo!!! O tipo 9 se assusta com a mudança inicialmente, mas depois percebe que aos poucos vai encontrando o melhor de si e se sente seguro.
Eu sou tipo 9, fez todo sentido.
Eu! Estou chocada! O mais difícil é mudar , melhorar, mas temos q tentar.
Oi Jana! Sim, quando a gente se descobre as vezes dá um susto inicialmente! haha Mas depois justamente por nos conhecer melhor que fica cada vez mais fácil de transformar nossos padrões.
Mari muito obrigada! Assisti a todos p confirmar. Interessante q identificamos c outros, mas eu sou 9 c todas as minhas forças kk. Agora é só trabalhar. Deus ilumine seu trabalho de ajudar tantas pessoas. Gratidão
@@janainacampos8559 Oi Jana!! Ah que legal! Identificar é só o primeiro passo!!! Agora é realmente conhecer mais a sua personalidade pra saber como dominá-la! Obrigada pelo feedback!
Oi Mari, tudo bem ? Nossa fez total sentido, vc me descreveu quando criança e adulta. Minha mãe sempre fala: Nossa, desde bebê nunca deu um trabalho, não chorava pra nada, não reclamava, uma benção na minha vida ! Tadinha, mal sabe ela o quanto eu estava me podando pra não deixar ela triste por causa da separação dos meus pais. Até chorei Mari, acredita ? Já estava mesmo começando a me impor, agora vou buscar com mais energia melhorar nessa parte. Muito obrigada ! ^.^
Ah, que lindo o seu relato Livia! Realmente é libertador a gente começar a se conhecer!!! Quando cai a ficha a sempre sente que dá pra começar um processo de mudança né?! Falando nisso, já vou deixar aqui o link do nosso evento gratuito! Vai te ajudar demais! carinhosamente.com.br
13:30 sim nossa isso eh dolorosa pensar q n vivi direito. no fim da adolescência eu disse pra min q ia recuperar o tempo perdido cá estou nessa jornada de auto conhecimento e auto satisfação
Oi Geovana! Essa é uma das perguntas que mas faz o tipo 9 repensar sua postura na vida! Quando ele percebe que realmente está deixando a vida passar causa um sentimento de perda e ao mesmo tempo uma vontade e possibilidade de virar esse jogo. Parabéns por sua tomada de decisão em buscar o autoconhecimento.
Oi...sempre fui assim, boazinha, não tinha boca para nada, mas sem conhecer o eneagrama, senti uma grande vontade de mudar, de buscar minha essência. Agora vejo em minha filha esse padrão, mas conhecendo quero ajuda-la a ser mais ela. #gratidao.
Oi Eliane! Poxa que legal! Toda transformação começa conosco. Quando entendemos nossa personalidade e estamos dispostas a trabalhar ela, as pessoas ao nosso redor também são influenciadas por nossas mudanças. O Eneagrama também auxilia muito as relações familiares, porque temos mais empatia com as outras pessoas, além de direcionar os filhos para o seu desenvolvimento desde cedo.
Caracas, estou entendendo muita coisa agora 😮
Me descreveu exatamente quando criança!
Nossa! Me identifiquei demais! Eu sou assim! Sempre fui assim desde a infância e hoje às vezes nem sei bem o que eu realmente quero ou realmente gosto! Super ameiiiii e já estou seguindo
Oi Cianna!! Ah que legal que se identificou!! Esse é o primeiro passo pra começar entender e transformar sua personalidade!!! Seja bem vinda!
Fez sentido, tristemente mas fez 🥲 Bora superar isso
🥰
Nossa...enfim, achei!! Sou tipo 9 com certeza rsrs Jesus...preciso aprender agora como evoluir! Nada como um dia após o outro...gratidão imensa por mais esse aprendizado!
Ahh que linda!!!! Eu amo quando vocês se identificam!!! Uma sugestão, me segue também no Instagram! Lá converso com vocês diariamente e divulgo os cursos e mentorias! 😍
Muito eu, socorro!!!
haha, eu amo quando vocês se identificam assim!!
eu sou tipo 9 todinho, mas eu aprendi a me impor mais de tanta paulada que tomei da vida.
e, obviamente, depois que comecei a me impor dentro da família, minha mãe me ver como rebelde
Ahh, é bem assim mesmo. Quando nos transformamos as pessoas estranham e muitas vezes querem que retornemos aos antigos hábitos. Parabéns pela coragem de mudar.
Muito bom o vídeo.
Fez todo o sentido, sou o 9.
🥰 Obrigada querido!
Passe uma infância de rejeição de pai, mãe, apanhava mto. Com 5 anos fui adotada por uma família mas era como se fosse um troféu. Era apontada como q ninguém queria e a família pegou. apanhei muito, sofri abuso do irmão adulto. creio q calei por medo. Hj sou insegura, dividida, mta dor na alma.
Oi Jaiane! Poxa, que história!!! Realmente, ao longo da vida, mesmo de forma inconsciente vamos adotando os padrões que achamos a melhor estratégia naquele momento pra nos proteger e assim se forma a nossa personalidade. Espero que você não pare essa investigação por aqui! A descoberta do seu tipo é só o começo pra que você passa por uma jornada de transformação!! 🥰
Inclusive eu acabei de abrir as vagas pro meu curso: bussoladenovepontas.com.br/
Sou tipo 9 com asa 8, nunca me identifiquei tanto, eu estou chocada
Oi Nah! Que legal!!! Seja bem vinda por aqui!!
Esse vídeo me descreveu totalmente,hoje com 38 anos ainda tenho muita dificuldade em tomar decisões por que de alguma forma vai causar conflitos.
Me sinto paralisada e entristecida por não ter atitude.
A procrastinação e a inércia são meus maiores inimigos e não sei como sair desse lugar.
O que me recomenda?
Muito bem, muito interessante. Quero saber por gentileza como cuidar "carinhosamente" desse padrão para mudar esses comportamentos.
Excelente!!! Já identifiquei uma pessoa próxima, agora vou perguntar a ela e a mãe como ela era criança. Que triste quando a criança vive se escondendo para agradar a família, isso é muito chocante e triste para mim.... hoje a pessoa adulta sofre sem saber...
Sim! A pessoa vai perdendo a identidade. Vai sempre dizendo sim pra tudo e esquece de quem ela é, do que gosta e muitas vezes não toma atitudes necessárias para construir o seu futuro. Por isso saber nosso tipo de personalidade já é o começo pra nos auxiliar em nosso desenvolvimento.
Faz muito sentido. Sempre fui assim...
Ah que legal que se identificou!!
Desde que conheci sobre eneagrama no ano passado, eu tenho tentado me impor mais, mas é muito difícil ainda, porque a ideia de que me impor vai gerar conflitos ainda parece terrível, fora que parece muito mais fácil eu me deixar levar, não tem estresse, não tem esforço. Com esse vídeo, você falando de "ser boazinha", eu sempre ouvi muito isso, mas ainda não tinha relacionado isso ao eneagrama e o fato de isso ser um problema, até hoje com 20 anos eu adoro e me sinto muito bem ao saber que as pessoas me percebem assim, agora com o vídeo, entendi que é mais uma coisa que preciso lutar para poder ir contra a essa mensagem de que "me impor não é bom", e então me tornar uma adulta independente e decidida. Enfim, muito obrigada pelo vídeo, me esclareceu ainda mais sobre meu tipo e sobre mim :)
Oi Lara! Primeiro quero te dar parabéns por essa consciência de buscar a mudança!! Todo processo de transformação começa dentro de ti. Olhando, entendendo e acolhendo o seu tipo de personalidade. Depois você passa a adotar estratégias e comportamentos que te ajudam a quebrar padrões negativos que vem desde a infância. Eu que fico feliz em poder te ajudar com o meu conteúdo gratuito. Vou deixar aqui também o link do meu curso, caso você tenha interesse em ir mais a fundo nessa transformação: pay.hotmart.com/A41617106N?off=voqhhd3w Beijão!
FE dominante tbm.
Sou tipo 9 e a 6 anos conheci o eneagrama e pra mim tem cido libertador pra mim
Que bom! Realmente é uma ferramenta que nos auxilia demais em nosso desenvolvimento.
Sou 9 mas a vida e a maturidade me faz ir no 8 e no 1 e continuar no 9. A minha essência é 9.
Oi Gessica, esses movimentos entre o 8 e o 1 nós chamamos de asas. É quando pegamos características dos tipos ao lado do nosso para desenvolver.
Descobri que sou Tipo 9, nossa me incomodou muito. Agora procuro como corrigir as falhas. E prosperar.
Oi Edson, o primeiro passo é se identificar e conhecer um pouco mais sobre o tipo 9. Conhecer os seus medos, motivações que te fazer agir de determinadas formas. Na medida que você vai se conhecendo, muitas fichas vão caindo e te trazendo clareza de quais padrões de comportamento te atrapalham e quais valores que você tem que resgatar para retomar a sua vitalidade.
@@CarinhosaMente Gratidão Ganhou um seguidor estou vendo seus videos muito legal mesmo, fao curso de constelação familiar e com eneagrama vai me ajudar a ajduar muitos.
Já conhecia o meu tipo que é o 9, fiz presencialmente o eneagrama, mas ouvir de novo você explicando, me fez rir alto. rsrsr Quando se auto conhecemos é muito bom. Parabéns, gostei de suas explicações.
Ahh, que legal Dani!!! hahaha Realmente, a risada é uma confirmação da identificação, a gente se entrega né? Que bom que gostou!!!
Amei
Obrigada Rebecca!
Cara você é muito boa, continue!!! Sou tipo 9 e me identifique bastante.
Ah, que alegria Mateus! Fico feliz que tenha gostado do vídeo e se identificado. Seja bem vindo!!
Sou 9 e faz sentido sim
Ah que bom que gostou!! Vou te convidar para um evento gratuito que vamos fazer na próxima semana onde vamos falar mais sobre isso: carinhosamente.com.br/
Mass genteeeeee..... me achei!!!!
Estava MT em dúvida entre os tipos 1, 2 e 5 😁😁😁 mas qd ouvi o 9 fiquei CHO-CA-DA.
hahaha Que legal!!!!! Eu amo quando vocês assistem os vídeos e vem aqui fascinados com a sua identificação! Show! Agora continue estudando mais sobre esse tipo para conhecer como ele funciona, isso vai te ajudar demais!!
@@CarinhosaMente cada vez me interesso mais, já sou grandinha e preciso de um rumo...
🤟🏼Obrigada por ajudar tantas pessoas, seus vídeos são ótimos!
@@daienevicente Obrigada!!!
Olá, GRATIDÃO!! Fez todo sentido, estou trabalhando com isso❤
Obrigada!! Parabéns pela dedicação em estudar e aprender mais de si mesmo.
É esse vídeo foi mais um conhecimento adquirido..obrigado!!!
Eu que agradeço. Obrigada pelo feedback!
A primeira vez fiz a analise do eneagrama, jurava q eu era tipo 4. Depois refiz, focando no padrão de infância e parecia que eu era tipo 7. Agora fiz o teste q me jogou para o tipo 9 kkkkkkkk. O pior q me identifico com todos eles. Quanto mais estudo mais bugada eu fico kkkkkk.
Oi Rafa! Seja bem vinda... Sem problemas, o processo de identificação é diferente para cada pessoa. Algumas já vão descobrir de cara e outras pessoas precisam de um tempinho de análise. O importante é você continuar observando como cada tipo se comporta em diferentes situações e quais as motivações por trás de cada comportamento. Sugiro que você assista outros vídeos aqui do canal onde eu falo como cada tipo se comporta em outras situações pra fazer um tira teima dos tipos que você está em dúvida.
Vou fazer isso, sim. Obg 😊
Estou me descobrindo... Nos testes já deu 1, 9 e 5, vou assistir os 3 e ver com qual me identificar mais... Comentei no vídeo 1, mas acho que o 9 é muito mais forte... É possível ter um misto de 9 e 1?? Rsrs Frases que lembro: "Camila nunca me deu trabalho na escola, eles nunca deram trabalho na casa dos outros, são obedientes"
Adulta tenho essa filofia: dá tanto trabalho discutir ou ficar ouvindo as justificativas, que concordo com o que dizem só pra não ter esse trabalho todo e sigo o que acredito... Odeio conflito... Agora nas terapias estou trabalhando a espontaneidade, aprendendo falar não, e por aí vai...
Camila, eu sei q existe as "asas". Vc pode ser 9 asa 8 ou asa 1, ou pode ser 1 asa 9 ou asa 2. É alguma coisa assim.
@@arafinha4190 Interessante!!! O 9 foi bem forte, pq repito o padrão até hj, mas me identifiquei bastante com o 1 tbm, pela autocobrança, medo de errar, de me expor e falhar... Pode ser 9 asa 1... Vou pesquisar! Obrigada pela dica!!! 🙏🏼❤
Eu desde de pequena fui mediadora... Chorava escondido depois que percebi que estava numa eminente enrascada na minha família kkk meu pai esquisofrênico, minha mãe depreciva e dissasociava a realidade, minha irmã do meio com isso é um 2 e a mais velha um 4 bipolar. Nuss
Olha que interessante, mesmo no mesmo ambiente familiar cada criança percebeu e reagiu ao mundo de formas diferentes. Por isso sempre falo que tem a ver com as nossas percepções, e cada um adota uma estratégia que acredita ser melhor para a sua sobrevivência. Obrigada por compartilhar sua história!
@@CarinhosaMente 💖
Me identifiquei muito com o tipo 7 e 9
Já estive em muitas situações incômodas pra ficar tudo bem. Uma vez uma vizinha me deu uma comida que eu não gosto e não consegui dizer nada. Apenas aceitei. Foi horrível
Já fui abusada algumas vezes dentro de casa, não consegui me impor... Meu Deus, que horrível lembrar
Ah que legal!!
Sim, entendo. O tipo 9 quando não se sente importante ele tolera coisas terríveis porque acha que se ele deixar passar, vai ficar tudo bem. Por isso conhecer nossa personalidade é o primeiro passo para começar a se desenvolver e transformar a vida.
@@CarinhosaMente estou apaixonada pelo estudo do eneagrama e pretendo fazer algum curso futuramente. Muito obrigada pelo conteúdo, agrega muito.
@@amandawine2357 Ah muito obrigada!!! Que legal saber que estou ajudando!!! Sobre o curso, vou abrir mais uma turma do meu curso em breve, se tiveres interesse vou deixar aqui a lista de espera pra você se cadastrar: jacques.kpages.online/bussola-de-nove-pontas Será um prazer te guiar em uma jornada de autoconhecimento.
Muito sentido ... 💔
Que legal que se identificou Raquel!
Fiz um teste e um curso há um tempo e tinha certeza que era tipo 2, e agora fiz o teste novamente e seu vídeo fez mais sentido.... será que fiz análise errada ou mudei meu padrão?
Essa questão do eneagrama pra mim é coisa nova, ainda estou pesquisando a respeito mas acredito ser tipo 9.
Esse padrão que tu falou me define, inclusive enquanto adulto...
Parabéns pelo conteúdo e obrigado por explicar tão bem.
Ah, obrigada Rodrigo! Essa é a melhor forma de identificação, que é como você está fazendo ao buscar mais sobre o assunto e ir observando os padrões. Lembrando que quanto menos cientes e curados estamos de nossos padrões da infância, mais repetiremos os comportamento relacionados ao perfil.
@@CarinhosaMente É uma grande luta entender o porquê sou como sou, porquê não consigo gerar respostas comportamentais diferentes das que eu normalmente gero...
Já passei por terapia, religiões e nada me trouxe um norte, um plano de ação ou me conduziu no caminho da ação que me fizesse perceber que estava me tornando uma pessoa melhor.
@@rodrigorojo4160 Poxa, então acho que você vai amar o Eneagrama, ele nos ajuda na descoberta e em nosso desenvolvimento!
Pra mim não restou dúvidas quanto ao fato de eu ter EXTREMA dificuldade em dizer Não...
Faz live do tipo 9. E como ele pode buscar seu eu verdadeiro
Oi, tudo bem? Em breve vou colocar aqui no RUclips uma entrevista que fiz com uma tipo 9 falando sobre o desenvolvimento do perfil, e acho que isso pode te ajudar muito. Essa entrevista está disponível lá no Instagram @carinhosa_mente
Sou tipo 9 e fez todo o sentido!!! 👏🏻👏🏻
Top!!
meudeus, simmm, tudo q vc disse se encaixou certinho!!
Que legal que se identificou. Agora é se conhecer mais como tipo 9 e buscar o desenvolvimento!
@@CarinhosaMente obrigada, eu irei :D
@@t0m0k0pl4ys_ De nada!!
Fez muito sentido...
Obrigada Ju!!
muito sentido .
Obrigada Carol!!
Olá é possível mudar o eneagrama?
Não. O nosso tipo de personalidade não muda, mas podemos desenvolvê-la!
Vi todos vídeos 1a 9. Acho que sou tipo 9 deixei me levar pela opinião dos outros e fiz o que queriam e hoje me sinto frustada. E quero o controle na minha mão agora.Tipo 6 " pensamentos q tudo pode dar errado" eu tenho. Tipo 7" necessidade de liberdade de independência".Sinto isso. Tipo 2 " agradar os outros" . Faço isso, + não esperando nada em troca. Tipo 4 " se sentir inferior a outro" sinto muito isso. Vendo os vídeos senti uma admiração pelo tipo 8 , por ser forte e firme e pelo tipo 1 por ser organizado . Vou continuar pesquisando.
Oi Elaine! É comum que quando olhamos apenas o comportamento a gente se reconheça em vários tipos. O importante é olhar a fundo a motivação de cada um .
Lembrando que no livro A Sabedoria do Eneagrama, dizem que o tipo 9 é a coroa do eneagrama pois apresenta um pouco de cada tipo.
Ainda estou no padrão, mas agora que ingressei na vida adulta tô tentando me impor mais.
Que interessante Ju! É isso mesmo! E esse "se impor", não precisa ser grosseiro e nem rude, mas firme. Falando com amor e respeito por você e por sua própria opinião. Parabéns!
Tbm
Se eu tinha duvidas do meu tipo, aqui ficou super claro!!!
Oi Angela! Poxa, que coisa boa ler isso!! Esse era o objetivo, muitas pessoas confirmam o seu tipo do Eneagrama justamente quando conhecem o padrão da Infância.
Eu sou nove!!!!
🥰
Gostei de mais muito obrigado e que energia Divina ilumine a sua jornada
Obrigada Darci!!! Fico muito feliz com teu feedback.
Fez total sentido! Gostaria de saber como quebrar esse padrão 9? Muito bom o vídeo e a explicação!
Oi Mariá, o desenvolvimento passa por algumas etapas. Você precisa conhecer a sua personalidade, aceitá-la e ver quais comportamentos te prejudicam. Depois começar aos poucos a curar e lidar com as crenças que te fazem agir dessa forma. Sabe, logo logo vou abrir mais uma turma do meu curso de desenvolvimento, quem sabe você não vira minha aluna?
Gratie
Com certeza não era sua intenção mas assistindo esse vídeo me senti bem triste comigo…
Tudo real o que vc falou, muito bom, bem assim mesmo.
Obrigada!!
Foi muito bom e acredito que faz todo sentido na minha personalidade. Porque de fato sou conciliador, harmônico..? É hora de mudar esse padrão..
Oi Evandro! Poxa que legal que se identificou. A ideia de mudança dos padrões, é apenas quando eles estão prejudicando o seu dia a dia, suas conquistas, seu desenvolvimento e suas relações. Se você nunca consegue dizer não, nunca expõe sua opinião, não resolve os problemas para não entrar em conflito, vale começar um processo de mudança.
Gostei de conhecer o seu trabalho! Bom ter colegas chegando com respeito e sensatez diante dessa ferramenta sagrada! Sucesso e felicidades.
Obrigada 🤝
eu não sei se serei respondida, mas vou deixar minha dúvida aqui. me identifico muito com o tipo 9 me vejo uma 9w8. ao longo do tempo desenvolvi isso de não querer dar trabalho, mas não foi na infância e sim lá para os meus 12 anos (tenho 18) e, na real, eu era uma criança bagunceira. o que vc acha sobre isso? os eneagramas "acionam" suas defesas mais cedo ou às vezes ocorre de acontecer mais tarde na vida da pessoa?
Thánk you
Fiz o meu teste e deu 9 e 6, já falei com vc no Instagram, mas vendo esse vídeo definitivamente não sou o 9, sempre dou e defendo minha opinião, sou briguenta também, falou muito e não gosto desse meu jeito
Ah que legal!!! Realmente tem muitas pessoas que me relatam isso!!! Que o padrão da infância acaba ajudando na descoberta do tipo. Fico muito feliz que esse vídeo te ajudou!
Acho que o tipo 9 pode pensar que é 6 porque tem dificuldades em decidir, igual ao 6... mas o 6 não tem problema nenhum em dizer NÃO!!! Meu marido é 6... kkkkkkkk
O melhor vídeo que já vi sobre o assunto. Obrigada!!
Que querida, eu que agradeço!!!
Gracias
total sentido!!
Ual, que legal que conseguiu se identificar!
Eu me identificando com o 4 tive uma dificuldade enorme de me relacionar coom um tipo 9 exatamente por não haver essa clareza pra resolver os conflitos.
Olha que interessante! Uma das coisas que eu mais amo no eneagrama é essa capacidade de conhecer e entender mais as pessoas com as quais nos relacionamos.
Merci
Eu sou tipo 9 e tenho depressão porque não consegui impor com as pessoas.😄auto abandono. Grata😀
Olha, que legal você identificar esse padrão, assim você já onde precisa se trabalhar para desenvolver e dar a volta por cima!!! Beijão!
Parabéns pelo seus vídeos, explica muito bem!
Eu tenho pesquisado muito sobre isso, estou no meu processo, mas não consigo me indentificar com clareza com um tipo específico... Mas vou continuar estudando.
Obrigada Simone!!! Isso, vai estudando com calma. Nem sempre a gente identifica de primeira. O importante é você ter certeza daqueles que você não é e ir estudando aqueles que mais se identifica!
Vc é mto boa, parabéns!!!
Muito obrigada 😊
Obrigado mári
De nada!
Obrigado 😃☺️
Eu que agradeço
Mari, vc poderia me ajudar? Eu descobri agr sobre eneagrama, fiz um teste e deu q o meu é o tipo 4, sou infj e eu não sei se uma coisa tem relação com a outra mas pelo q eu vi infj tem dos tipos 1w9, 4w3 e 5w4.
Na minha infância eu era quieta, pra falar a vdd eu nem sei se tinha amigos na escola, lembro apenas de uma só. Durante o recreio eu via as crianças brincarem todas juntas e eu era aquela que chegava quietinha e entrava na brincadeira se fosse uma brincadeira mais coletiva, sem mto grupinho de amigos, quando eu queria brincar onde eu via q tinha apenas amigos eu perguntava : “ eu posso brincar com vcs?”, se me falassem q não eu apenas voltava a ficar quieta e me afastava, além de ser quieta no recreio eu tb era na sala, extremamente calada e focava totalmente na aula, e tenho uma lembrança de quando eu tinha 4 anos de idade e tava na escolinha(antes de ir para a escola normal) eu via a professora explicar as coisas e eu ficava pensando:” que chato, será q essas crianças não sabiam disso? Elas nunca estudaram isso?”, eu fico pensando hj e fico até assustada pq era como se eu tivesse na escola esse tempo mas eu já sabia td. Em casa eu sempre fazia as lições de casa sozinha, só pedia ajuda caso eu realmente tivesse dificuldade.
Quando eu chegava da escola era a msm coisa, eu brincava sozinha e gostava de ficar assim, pois dessa forma ninguém me atrapalharia. Apesar disso, eu enjoava mto rápido das brincadeiras, eu acha algo meio “ mto imaginativo”, então eu gostava mto de assistir tv, e oq eu mais gostava de fazer nas hrs vagas era fazer experimentos! Eu observava mt as formigas do quintal de casa e ficava pensando comigo msm: “ oq acontece se eu jogar sal em cima delas? Será q se eu jogar sal, corante, detergente e água eu consigo matá-las?”, eu passava horas e horas pensando e fazendo testes pra ver em quais resultados eu conseguia chegar. Eu gostava mto de jogos tb, principalmente aqueles q envolviam o raciocínio, quebra cabeça, dama ( já ganhei campeonato de dama da minha categoria na escola com 11 anos de idade ), xadrez, e tb gostava mto de atividades de alto impacto q colocava a adrenalina lá em cima, e andava mto de bicicleta já q me dava supeeeer adrenalina, e eu amava isso!
Sempre calada, e mto observadora, essa era eu, não queria dar trabalho e sempre raciocinando mto oq acontecia em minha volta e suas possibilidades.
Não tive uma infância mto boa pq meus pais brigavam mto, se separaram, meu avô morreu logo após meu aniversário de 7 anos e em fim, um problema atrás do outro.
Na minha adolescência eu continuei da msm forma, gostava de atividades de alto impacto, sempre pesquisando mtos assuntos na internet por ser mto curiosa, porém passei a ter mais vínculos e fazer mais amigos, sempre poucos amigos e demora com pessoas mais quietas q não davam trabalho na aula, sempre fiz parte do grupinho de amigos de nerds da sala.
Hj tenho 20 anos, e continuo mais ou menos igual, sempre raciocinando mto porém com a mente aberta e sempre pensando nas infinitas possibilidades, não é atoa q um dos meus assuntos preferidos é ufologia, pois pra mim na tem base o ser humano ser os únicos seres vivos e inteligentes no universo.
E em fim, depois de eu te falar isso td, vc poderia me ajudar? Eu realmente gostaria mto de me aprofundar mais nesse assunto de eneagrama.
Oi Fe, tudo bem? A sua descrição é bem típica de um tipo 4w5 ou 5w4. Você pode se aprofundar buscando mais conhecimento sobre a sua personalidade, funcionamento, medos e forma de pensar para se permitir desenvolver. Cada relato e vivência são únicos, e é isso que te torna quem você é. Você também pode ser permitir passar por um processo de autodesenvolvimento guiado, como num curso por exemplo. Isso te dará um passo a passo mais preciso do que deve ser feito. Vou deixar aqui o link do meu curso, e quaisquer dúvidas podes me chamar lá no Instagram que a gente bate um papo. pay.hotmart.com/A41617106N?off=tahdj231
Excelente trabalho. Obrigado!
Que bom que gostou!
Ainda estou meio em dúvida, conversando com minha mãe ela relata que na minha infância eu me sentia como vítima. Hoje em dia ela diz que mudei bastante mas que as vezes aparece esse vitimismo. Do eneagrama, me parece que o 9 é o que mais me identifico…
Oi Gabriel, pedir ajuda aos outros na identificação é bom, mas é você quem sabe o que se passa dentro de você. Seus medos, pensamentos e atitudes. Continue investigando pra descobrir realmente e se identificar com a sua personalidade.
Uau..👀
Tô sem palavras!! Descrição impecável!
Infelizmente ainda identifico bastante esse padrão do "não impor-se" na minha vida adulta... Mas, de qq forma, ser assomada por esse esclarecimento contribuiu demais no meu autoconhecimento me ajudando a não me sentir louca ou anormal, problemática... Essa informação já me apareceu em um outro "vasculhamento" de personalidade e agora, com o teste e o seu esclarecimento, as coisas se encaixaram mto mais!! E é mto bom sentir esse "chão" pois de fato, quero me responsabilizar sobre a minha vida! Obrigada pelo conteúdo! ❣✨
Eu amo quando o Uall diz tudo!
Obrigada!!! Fico muito feliz em ajudar! Esse é o primeiro passo, se conhecer, se entender para poder se transformar. Eu que agradeço as palavras!
Acho que sou uma criança de tipo 9 de 24 anos.