Chamada Rede Globo - Transmissão da Copa do Mundo de 1990

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2016
  • Acessem meu blog ÊHMB De Olho Na TV: ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/
    EXCLUSIVIDADE DO CANAL egon86, cuja fonte é o acervo de Danilo Rodrigues, dedico este vídeo aos aficcionados pelas grandes transmissões esportivas da história da TV brasileira. Este vídeo é um prato cheio: a chamada da Rede Globo anunciando a transmissão da Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália de 8 de junho a 8 de julho daquele ano, cuja programação fora muito bem descrita. A Globo, juntamente com Bandeirante, Manchete e SBT cobriram aquele mundial de futebol (cujo custo dos direitos de transmissão para a formação do pool da OTI era de 1,5 milhão de dólares para cada rede) sabendo que o grande adversário a ser batido era o Plano Collor: a política de contensão de gastos imposta pelo Governo da época impediu que a emissora-líder enviasse a "Velha Bota" uma delegação de cerca de 100 profissionais, conforme havia planejado nove meses antes. O grande reflexo foi a ausência da sua tradicional câmera exclusiva nos jogos do Brasil, manteve firme o computador do "Tira-Teima", novidade na Copa de 86. Mesmo tendo que enxugar gastos e diluir seu contigente, a Globo esforçou-se ao máximo e mandou à Itália um grupo de 38 pessoas, dentre os quais destacam-se o narrador Galvão Bueno, o apresentador Fernando Vanucci, os comentaristas Arnaldo Cézar Coelho e Pelé e os repórteres Tino Marcos, Roberto Thomé, Luís Fernando Lima, Carlos Dorneles, Ernesto Paglia, Lenise Figueiredo, Pedro Bial e Ilze Scamparini, o coordenador geral Hedyl Valle Jr. e o diretor da Divisão de Esportes Ciro José. A equipe se dividiu entre Roma, de onde aproveitou toda a estrutura da sua então afiliada européia TMC (Tele Monte Carlo), e Turim, onde a Seleção Brasileira fez as suas partidas na Primeira Fase (além de ser vizinha de Asti, cidade onde ficava a concentração do time treinado por Sebastião Lazaroni). Em terras tupiniquins, a equipe de retaguarda instalada nos antigos estúdios do Jardim Botânico contava com apresentadores Léo Batista e Isabela Scalabrini, os narradores Oliveira Andrade e Cléber Machado, os comentaristas Raul Plassmann e Chico Anysio (ele mesmo!) e o supervisor de eventos Alfredo Taunay. Com duas transmissões diárias, ao meio-dia e às 16 horas, a Globo mostrou 41 jogos ao vivo (Galvão narrou 18, Oliveira transmitiu 12 e Cléber locutou 11) e faturou 14 milhões de dólares nas cotas de patrocínio adquiridas por Nestlé-São Luiz (top de 5 segundos), Arisco, Banco Itaú, Brahma, Laboratórios Dorsay e Sadia. Aproveitem, matem as saudades e vejam abaixo, os detalhes da programação Global durante a Copa do Mundo de 1990:
    Bom Dia Itália: um resumo dos acontecimentos da véspera, os preparativos dos jogos e o dia da Seleção Brasileira, direto da Itália com 15 minutos de duração.
    Momento da Copa: com curiosidades sobre os Mundiais anteriores, além de comentários, rápidas reportagens e gols com 5 minutos de duração.
    Bate-Bola: exibido nos dias dos jogos do Brasil, com Galvão Bueno, Pelé, Arnaldo Cézar Coelho e convidados especiais analisando o desempenho da Seleção Brasileira jogo a jogo com uma hora de duração.
    Boletim da Copa: notícias da competição dentro do Jornal Nacional, Fantástico e Esporte Espetacular.
    Além de flashes ao vivo durante os intervalos da programação, isso sem contar o "Bolão do Faustão", que foi criada para que a Globo segurasse seu público durante os jogos (nos tempos em que era desbancada pela Manchete por causa do fenômeno "Pantanal") sorteando automóveis antes e depois das transmissões.
    © Organizações Globo - Todos os Direitos Reservados
  • РазвлеченияРазвлечения

Комментарии • 31

  • @TheThiago1985
    @TheThiago1985 5 лет назад +16

    Essas propagandas antigas eram as melhores

  • @MrDouglassantista
    @MrDouglassantista 4 года назад +17

    melhor cobertura com todo mundo fudido com o plano collor kkk

    • @carlosandre8402
      @carlosandre8402 2 года назад

      Menos os ricos. De fato essa Copa foi o retrato do Brasil e a tragédia do Plano Collor. Principalmente pra classe média ( 90% votou no Collor) e povão. Que tb votou em grande número nele. 35 milhões de votos. E detalhe: na campanha Collor acusou Lula de que ele era que ia confiscar as poupanças.

  • @cristianosousa2791
    @cristianosousa2791 Год назад +3

    Eu lembro dessa copa e, sinceramente, foi uma das piores copas que assisti. Mas é uma viagem no tempo.

  • @marcoaurelio9953
    @marcoaurelio9953 2 года назад +5

    Foi uma grande cobertura.Pena que o Brasil acabou eliminado logo nas 8a final pela Argentina..

  • @allanlopesmartins2169
    @allanlopesmartins2169 7 лет назад +13

    Estou muito feliz de assistir esse vídeo, porque também eu me lembro da minha Infância meses depois de completar 1 ano de idade naquele 1990

  • @leandroferreira2107
    @leandroferreira2107 6 лет назад +8

    Copa de 90 e a de 94 foram as melhores que eu assisti, em 90 eu tinha 8 anos...saudades!

    • @janiosilva122
      @janiosilva122 Год назад +1

      Eu tinha 12 foi mágico essa época

  • @carlachuler
    @carlachuler 3 года назад +5

    Eu acompanhei esta copa. Amava ver a Romênia a tarde

  • @allanlopesmartins2169
    @allanlopesmartins2169 6 лет назад +8

    Muito Bom Eu gostei ! Essa foi a minha 1ª Copa do mundo que eu assisti em casa , porém as transmissões da copa 90 começou bem no dia que eu completava 1 ano e meio de idade.

    • @casualplayer7588
      @casualplayer7588 4 года назад +6

      Vc tinha 1 ano de idade e lembra?
      Para de mentir caralho

  • @albertoferreira6783
    @albertoferreira6783 5 лет назад +9

    O lado bom para a Globo é que ela usou a emissora que tinha na Itália para fazer a cobertura

  • @rdobarbosa333
    @rdobarbosa333 2 года назад +6

    Pena q foi a Copa mais "chata" da história.

  • @inaciobrasil1937
    @inaciobrasil1937 6 лет назад +4

    Copa do mundo 1990 foi minha primeira copa sofri muito na derrota para Argentina naquele lance fenomenal do gênio Diego Armando Maradona

    • @ederaldorocha108
      @ederaldorocha108 6 лет назад +1

      Foi minha primeira copa Tb, tinha 9 anos sofri muito com a eliminação

  • @brunomadeira5341
    @brunomadeira5341 Год назад +1

    Minha primeira copa do mundo foi essa

  • @ricardoprado884
    @ricardoprado884 7 лет назад +4

    Quer dizer então que o Oliveira Andrade também não foi para a Itália? Caramba, e eu achando todo esse esse tempo que, do trio de narradores da Globo, só o Cléber que narrava os jogos daqui do Brasil.

    • @GuilhermeGrativol
      @GuilhermeGrativol 7 лет назад +6

      Ricardo Prado A globo só enviou 1 narrador e dois comentaristas para fazer as transmissões diretamente da Itália, que foram Galvão Bueno, Pelé e Arnaldo Cezar Coelho. os demais comentaristas da Globo na copa foram Chico Anysio, Raul Plassmann e Juca Kfouri. É os narradores foram, além do Galvão, Claudemir de OLIVEIRA ANDRADE e Cléber Machado (em sua primeira copa na Globo). A Globo foi uma das emissoras mais prejudicadas pelo plano Collor. Enquanto a TV dos Marinho enviou apenas 1 narrador a Itália, A Bandeirantes mandou Luciano do Valle, Sílvio Luiz e Marco Antônio a velha bota, O SBT Fez a Transmissão da Copa com as Narrações de Luiz Alfredo ( in loco) , Carlos Valladares e Ivo Morganti (off-tube) E comentários de Orlando Duarte, Emerson Leão e Telê Santana. E a Manchete Fez a Copa com as narrações de Osmar Santos, Osmar de Oliveira e Paulo Stein. E comentários de Paulo Roberto Falcão e Zagallo.

    • @ricardoprado884
      @ricardoprado884 7 лет назад +4

      Só acrescentando que - além do Osmar "Garotinho" Santos, "Doutor" Osmar de Oliveira e Paulo "liga a enceradeira na hora de gritar gol" Stein - a Manchete também teve como narradores Halmalo Silva e Ivan Mendes. E o João Saldanha era comentarista (infelizmente, acabou morrendo na Itália durante a cobertura da Manchete).

  • @fbaccarat80
    @fbaccarat80 7 лет назад +3

    mto bom

  • @felipedossantossouza9445
    @felipedossantossouza9445 7 лет назад +4

    Caro Egon: em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho de acervo e memória. Em segundo lugar: a Globo até propagandeou que seria "a melhor cobertura da tevê", mas passou longe disso. O Plano Collor pegou de jeito o planejamento da emissora - Galvão Bueno chegou a citar que "na primeira reunião [após o plano], caiu para 15 o número de pessoas que iriam cobrir a Copa". Até chegaram às 35 que trabalharam na equipe, mas esse número foi inflado por vários repórteres que já eram correspondentes no exterior e foram remanejados para a Itália (Carlos Dornelles e Pedro Bial, ambos correspondentes em Londres, são exemplos). Na minha modesta opinião, Bandeirantes e Manchete fizeram coberturas melhores e mais completas daquela Copa - e em geral, eu até gosto do jeito global daquela época. Outra coisa: lembro que Juca Kfouri apareceu no "Jornal da Globo" durante aquela Copa, embora tenha sido a única colaboração dele na cobertura. Novamente, parabéns pelo resgate e pelo trabalho.

    •  7 лет назад +2

      Bem interessante esse seu relato e complemento: no mini-documentário do Memória Globo onde conta a história da cobertura Global da Copa de 90, o Galvão Bueno relatou que, na época, ficou com dúvida se ele iria ou não pra Itália após o Plano Collor. E sobre os repórteres, o Luís Fernando Lima falou que a delegação da Globo contava com apenas um único cinegrafista, Cléber Schettini, que tinha uma sobrecarga enorme de trabalho: fazia os treinos de manhã e os jogos à tarde e a noite. A estrutura da Tele Montecarlo ajudou e muito a Globo economizar grana com estúdio no IBC de Roma, algo que Band e Manchete precisaram fazer. Aliás, a Band foi a que mandou a maior delegação da TV brasileira naquele Mundial, 120 pessoas, pois faturava às tampas com a cobertura esportiva. E sobre o Plano Collor, pior foi o SBT, que planejava mandar 65 pessoas para a Itália, só mandou umas 15. E você lembrou bem o Juca Kfouri, ele foi pra Itália cobrir a Copa pela revista Placar, ele era diretor da publicação, mas foi uma pena a Globo não tê-lo aproveitado para comentar os jogos da Copa sem ser os do Brasil com o Galvão direto da Itália. É que havia a regra da exclusividade, sabe?

    • @felipedossantossouza9445
      @felipedossantossouza9445 7 лет назад +2

      Sim, claro. Alias, curioso como Globo e SBT apostaram na mesma medida de poupança: uma equipe de cabine na Itália (na Globo, Galvão-Pelé-Arnaldo Cezar Coelho; no SBT, Luiz Alfredo-Orlando Duarte - e Telê Santana, na primeira fase da Copa, já que depois voltou para treinar o Palmeiras), duas no Brasil (na Globo, Oliveira Andrade-Raul Plassmann e Cléber Machado-Chico Anysio; no SBT, Ivo Morganti ou Carlos Valadares-Emerson Leão ou João Carlos Albuquerque). De fato, 1990 foi um ano fraco para o esporte na Globo. Tinha "apenas" a Fórmula 1 (e bote aspas nisso: afinal, bi de Ayrton Senna, audiência lá em cima) e os mundiais de vôlei e basquete, contra a exclusividade do Brasileiro de futebol pela Bandeirantes, a Manchete ainda forte com os campeonatos estaduais...

    •  7 лет назад +4

      No SBT, quem também comentou a Copa foi o saudoso Dr. Sócrates. A Globo em 90 só transmitiu a Fórmula 1 e o Mundial de Vôlei Masculino (sem contar a São Silvestre), a Manchete teve o Campeonato Carioca (que a divulgava como Copa Rio), criou um Torneio Extra chamado de "Taça Adolpho Bloch" e até a Copa Libertadores da América, enquanto que a Band dominou geral o esporte na TV em 1990 pois faturava horrores e tinha dinheiro de sobra pra transmitir TUDO. E uma curiosidade sobre o Brasileirão de 90: a Globo tinha o direito de preferência do Clube dos 13 para transmitir a competição e exigiu a redução do valor da cota, mas o pedido foi negado, a Band cobriu a importância em BTNs e conseguiu a exclusividade.

    • @GuilhermeGrativol
      @GuilhermeGrativol 7 лет назад +3

      Na verdade, o Dr. Osmar de Oliveira narrou a copa na Manchete, ao lado de Osmar Santos e Paulo Stein, com comentários de João Saldanha (ele morreu após a final entre Alemanha x Argentina), Zagallo e Paulo Roberto Falcão.
      Pelo SBT, quem narrou os jogos foram Luiz Alfredo e Ivo Morganti, e os Comentários foram de Sócrates, Emerson Leão, Orlando Duarte, João Carlos Albuquerque (o mesmo que está na ESPN Brasil) e do mestre Telê Santana.
      Na Band, quem narrou a copa foi o saudoso (e o melhor narrador de todos os tempos) Luciano do Valle, Silvio Luiz, Jota Jr. e o também saudoso Marco Antônio Mattos, com comentários de Juarez Soares (o china), Rivellino, Zico e Mário Sérgio.

    • @ricardoprado884
      @ricardoprado884 7 лет назад +3

      E na Manchete, além dos Osmares e do Stein, também eram os narradores Halmalo Silva e Ivan Mendes.

  • @luizflaviopires7159
    @luizflaviopires7159 7 лет назад +1

    +Êgon Bomfim nossa quanta raridade cara. o Êgon naquela época o sbt e a record faziam transmissões juntas durante a copa de 86 e 90. por favor me corriga se eu estiver errado ok.

    •  7 лет назад +1

      Foi só em 86 que houve essa transmissão em conjunto.

  • @janiosilva122
    @janiosilva122 Год назад +1

    Época maravilhosa começo dos anos 90