DOCUMENTÁRIO: RESGATANDO AS TRADIÇÕES DA ETNIA INDÍGENA KRAHÔ
HTML-код
- Опубликовано: 7 дек 2024
- É um roda de conversa envolvendo: Rodrigo Rodrigues - Geógrafo, pesquisador, produtor musical e técnico de som, proponente do projeto: RESGATANDO AS TRADIÇÕES DA ETNIA INDÍGENA KRAHÔ; Fernando Schiavini - Indigenista e que convive com a etnia krahô há mais de quarenta anos; Marcelo Cleto - Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, atualmente responsável pela salvaguarda do acervo indígena; e Regina Padovan - Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Tocantins e viúva do responsável pelas entrevistas, Professor Dr. Wanderley Mendes de Oliveira.
A ideia central do projeto é o resgate, tratamento, digitalização para formato compatível na WEB, e posterior divulgação, de um material originalmente contido em fitas K7 registrados em 2004 pelo geógrafo, Professor Dr. Wanderley Mendes de Oliveira (Universidade Federal do Tocantins); contendo o relato do líder indígena Zacarias Cawyj Krahô com 84 anos à época, oriundo da Aldeia Manoel Alves localizada no município de Itacajá - TO; ambos, já falecidos.
Neste documentário, são abordados a trajetória da etnia Krahô no tocantins, assim como a trajetória do entrevistador e do entrevistado; e o papel desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins na manutenção de um rico acervo da etnia Krahô.
Além dos entrevistados e do moderador, participaram deste projeto:
Bruna Oliveira: Serviço de fotografia e filmagem para execução de documentário audiovisual e conteúdos para divulgação em redes sociais na WEB
Flávia Rodrigues dos Santos: Serviço de filmagens, edição de conteúdos para redes sociais na WEB, criação de identidade visual de peças de comunicação e edição de imagens para execução de documentário audiovisual.
Fernando Schiavini: Indigenista e consultor técnico junto ao Projeto.
Projeto realizado através da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado Tocantins.
Que boa iniciativa, Rodrigo. Vivaaa!!!