#014
HTML-код
- Опубликовано: 11 дек 2024
- Em primeiro lugar, vale lembrarmos que, algum dia, a criança superdotada vai crescer e se tornar um adulto com as mesmas predisposições com as quais nasceu. Descobrir essa predisposição, mesmo que tardiamente, pode trazer benefícios. Neste vídeo dou exemplos desses benefícios.
Eu descobri aos 37 anos e mudou tudo dentro de mim. A vida ficou mais normal, por incrível que pareça.
HEHE
Tenho superdotaçào, minha família percebeu aos meus 7 anos de idade por conta das coisas que eu criava e algumas experiências que eu fazia com lagartos e pela forma que eu demonstrava questionamentos pela existência...
Minha mãe achou que eu tinha algum tipo de psicopatia por conta dos lagartos que eu abri pra tentar entender o funcionamento dos órgãos kkkkkkkk
Graças a essa descoberta eu me encontrei e hoje sou uma pessoa com várias abilidades que até eu me admiro da facilidade em que adquiri.
Eu já sabia que sou asperger com hiper foco nos estudos, e hiperativo. E recentemente suspeito fortemente de ser super dotado também.
Thiago, acompanho sua pagina no facebook desde o ano de 2013. Faço parte dos grupos de SD e AH no facebook há quase quatro anos e já interagimos algumas vezes. Eu já conhecia o seu canal, mas voltei a acompanhá-lo e o parabenizo pelos vídeos, bem elucidativos. O tema abordado por ti neste vídeo é um divã para mim e para muitos. Obrigado pelas explicações. Abraços.
Oi Thiago André,
após adulta, comecei a perceber que eu tenho interesses diferentes de outras pessoas e que essas diferenças não são comuns..
Exemplo:1. ir descansar pra dormir, e ficar fazendo cálculos matemáticos;
2. Ficar observando determinados processos naturais e buscar explicação, que parecem equações na minha cabeça;
3.Extraio certas observação e desdobramentos de questões aleatorias e casuais, as quais quando formulo uma teoria, verifico pela internet, a fim de validar meu raciocínio, se já há pesquisas iniciadas nesse sentido, e geralmente encontro estudos já em andamento...
- Quando criança, como autodidata,
Aprendi violão, solos de ouvido.
Desenho (rostos e paisagem) e pintura.
- Na escola era a melhor da classe. Física, matemática e raciocínio lógico, cálculos de cabeça cujas provas eram gabaritadas.
Gostos de jogos que tenham raciocínio lógico.
Não tive estimulo quando criança, nenhum tipo de acompanhamento em casa, às vezes, ia pra escola com fome ...
Gostaria muito de poder ajudar em pesquisas relacionadas a cura de doenças, se realmente for constatada em mim a superdotação, possivelmente pessoas que tem o poder de me dar uma oportunidade pra pesquisa vão dar mais atenção !
Registro, não estou procurando emprego, sou uma profissional de ponta na área que atuo ..
Então, me diz pra onde eu sigo?
Yo odio a todos en mi país me hicieron muchos males de ojo y daños por ser superdotada y me violaron mucho hasta budu y maldición me hicieron odio a las personas que no comprenden nuestra inteligencia
😚
O que a superdotação tem feito para melhorar o mundo?
Pergunta pra Newton e pra Einstein que eles te respondem.
eu sou super dotado, e eu n tenho feito nada além de ter depressão e assistir pornô. muita gente acha q é lindo compreender física quântica o ler uma página 4 vezes mais rápido q o comum. mas na verdade, eu daria todo meu qi por um pouco de felicidade e liberdade. meus pais estão doentes, eu tbm, e minha irmã tbm. mas meu qi n muda nada, quando veem um preto fazendo algo importante, n dão nem bola... queria dizer mais, mas tô exausto. espero ter ajudado :)
São pessoas, não X man, esse tipo de cobrança não faz o menor sentido
A declaração universal dos Direitos Humanos.
@@eu4027 eles são gênios, algo além da superdotacao ......
Xiii... Parece que me enquadro no conjunto de atribuições que as pessoas com altas habilidades possuem, pena que não foi detectado mais cedo, pois minhas habilidades foram motivo de chacota, por: lembrar de detalhes com meses de idade, memorização afiada, autodidatismo na maioria das coisas que se aprendem com professor (ler, escrever, ler em outras línguas, consertar coisas sozinha - algo que a maioria das pessoas/mulheres consertam porque aprendem em curso, fazer croché aos 03 anos de idade, desenho, culinária, dança, matemática - sem fórmula, somente raciocínio (se bem que já se torna uma formulação, mas passei a odiar matemática pela exigência de tantas exigências padrões didáticas), música, organização e classificação das coisas, querer saber tudo - estudar, aprender e querer ter mais e mais conhecimento sobre qualquer disciplina/área. E ser chamada de maluca, doidinha a todo tempo.
Enfim, estou aqui por conta do meu filho, pois notei nele certas habilidades distintas de outras crianças. Pesquisando, acabei me identificando também com esses atributos, o que pode confirmar a suspeita, já que é geneticamente passado de mãe/pai para filho. Pena a sociedade não ter conhecimento desse assunto e atrapalhar o desenvolvimento desse potencial, assim como a própria escola, família, amigos, colegas, entre outros.
Acho que o maior problema é a desinformação e a falta de respeito com o próximo, além da falta de preparo e amparo de profissionais e instituições de ensino.
Depois de muito tentar profissionalmente, me achei. Por ter interesse em qualquer área do conhecimento, me formei bibliotecária para estar mais perto das fontes de informação mais precisas e seguras, logo, mais próxima ao conhecimento.
Gostaria de um conselho: Qual o primeiro passo para poder desenvolver o potencial do meu filho e ele poder aproveitar adequadamente sua condição especial?
E para mim, que sou adulta?
Há algum grupo virtual confiável para o meu filho integrar? E para eu integrar?
Desde já, agradeço pelo vídeo e pela informação nele apresentada.
Até logo!
Olá, Thiago André! Tudo bem?
Gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se for possível.
Eu suspeito ter um certo grau de superdotação, se é que podemos citar desta forma.
Nunca fiz nenhum teste conclusivo, acompanhado, mas já fiz um da european iq test pela internet (Desvio padrão 15-127 e Desvio padrão 24-142).
Sei, pelas minhas pesquisas, que não são válidas para um diagnóstico.
Me encaixo, talvez, neste grupo de adultos que estão tomando consciência da superdotação. Fui muito mal compreendido na infância e desacreditado por muitos. E por não entender o que se passava comigo perdi muitas oportunidades. (Algumas das habilidades perdidas foram música e desenho por exemplo. Aprendi a tocar violão sozinho, apenas olhando alguns amigos do meu pai que tocam, e até hj nunca fiz um curso e continuo aprendendo. Facilidade com matemática: cheguei a cursar 1 ano de engenharia de produção, mas saí para adentrar na saúde. Hoje faço biomedicina. Memória também muito boa: consigo gravar números grandes com as pessoas dizendo apenas uma vez- ex.: cpf e outros- Faço certos cálculos complexos com mais de uma incógnita de cabeça sem fazer muita força. Tenho lembranças nítidas e comprovadas de quando tinha meses de vida. Riram de mim até quando eu provei rsrs...)
O meu interesse é somente para esclarecimento, para que eu tenha melhor entendimento do que se passou na minha vida e também do que eu ainda possa vir aproveitar.
Vendo seus esclarecimentos através dos vídeos percebi muitos aspectos que se confundem com os meus.
Qual o melhor caminho para se ter um diagnóstico confiável?
Tenho um tio que é comprovadamente superdotado. Num teste de QI feito pela Marinha ele obteve 180.E ele é fora do comum mesmo. (Admiro) Isto tem alguma influência genética?
Qual o melhor caminho a ser tomado?
Abraço sincero e amigo.
Oi Rodrigo, desculpe, estava assistindo ao video e vi sua mensagem.
Para ter idéia do seu nível de superdotação (QI) seria interessante fazer um teste supervisionado, eu fiz o WAIS anos atrás, e foi muito bom para saber qual meu nível de superdotação. Assim como há grupos/sociedade de QI fechados que discursam sobre (Mensa, Triple nine Society, etc).
O WAIS é um dos testes supervisionados que são oficiais, porém há custo (+- R$ 600,00). Não sou psicologo/psiquiatra, então não conheço muitos testes, mas fiz o WAIS, Para mim foi proveitoso como conhecimento.
Eu não acho que um teste seja capaz de detectar superdotação, você percebe a superdotação de alguém pelo que ela faz, geralmente são revolucionarios naquilo que fazem.
@@or3687 revolucionar como as coisas são feitas e assim trazer conhecimentos ineditos a sociedade eh coisa de gênio e não superdotado ..... Todo gênio eh superdotado, mas nem de longe todo superdotado eh gênio .....
@@leohonk7351 Se todo gênio é superdotado, e revolucionar é coisa de gênio, logo, revolucionar é coisa de superdotado. 🤷
@@or3687 sim é coisa de superdotado que é genio, mas nem todo superdotado é genio (na vdd uma % ínfima) e é a genialidade que gera revolução e nao o simples fato de ser superdotado isoladamente (apesar da superdotação fazer parte).....
Genialidade tem um pé da superdotação, mas nem toda superdotação vai gerar genialidade e é a genialidade que gera revolução ( a revolução tem superdotação envolvida sim, mas nem de longe apenas isso é necessário pra revolucionar), espero que tenha fica claro agora, acho que antes nao me expressei direito fazendo a analise ficar bem restrita .....
ja ouvi dizer que sd é uma ou mais habilidades que o individuo consiga exercer de forma excepcional e bem acima da media, se for assim todo mundo é de certa forma superdotado ja que todo mundo se destaca mais que os outros em alguma coisa, agora trazer um conhecimento novo pra humanidade e mudar a forma de vida e pensante do meio social é extremamente raro, coisa de grandes nomes que ja ficaram na historia seja nas exatas ou nas artes/humanas e esses indivíduos sao os genios .....