Fala, Eduardo. Possuo uma Z300, está com 20k Kms, relação original e sem desgaste algum. Uma dica pra efetuar a limpeza da relação: utilizo água com pouca pressao, de mangueira mesmo, sem lavadora de pressão. Para remover a graxa utilizo um produto chamado FOXY, da marca RAZUX, borrifo essa solução em todo o kit, deixo agir por 10 minutos, enxaguo e em seguida eu lavo com um pincel grosso, água e detergente desengraxante, utilizo um da marca FINISHER. Depois da lavagem, seco a relação com um trapo velho, as vezes costumo deixar a moto ligada e engatada na primeira marcha por poucos minutos para sair o excesso de água. Com a corrente bem seca, aplico o lubrificante BARDAHL KART MOTO conforme instrução do fabricante (em meia corrente e depois espalho com uma escova de dente). A cada 500 kms eu lubrifico a minha corrente, e lavo a cada 2 lubrificações ou quando o kit está visivelmente sujo. Coisa de 1h30 pra fazer tudo, mas vale a pena. Espero levar essa relação até pelo menos 30k Kms, mas no ritmo que está, vai mais longe. Um abraço, adoro seus vídeos e estudo trocar a Z por uma Vulcan.
Boa! Hoje limpo a corrente com um desses lubrificantes em spray, bem baratinho e lubrifico com graxa de bissulfeto de molibidenio. Já rodei uns 20 mil km e por enquanto zero desgaste.
Parabéns por postar um trabalho desses e com a sinceridade das dificulfades. Tenho uma Yamaha XJ6 e eu mesmo que troco a relação, na primeira vez foi assim mesmo cheio de imprevistos, inclusive o da porca do pinhão, mas, depois da segunda vez foi tudo mais fácil.
Acho muito legal quem tem o conhecimento e as ferramentas para fazer. No meu caso não tenho nenhum nem outro, vou pagar pra fazer quando for preciso. A minha está indo pra revisão dos 12 mil km. O vídeo é excelente para dar uma noção do trabalho que dá mexer na Vulcan S 650. Top seu trabalho.
Da trabalho mesmo , é pesada, desajeitada pra mexer. Quando for fazer esse serviço recomendo que vc leve na concessionária ou em oficina de extrema confiança (que não arregue em pegar serviço rsrs)
@@eduardo_saura Vou seguir seu conselho mesmo, dia 30 estou levando na rota k de Jundiaí pra revisão, mas quero aprender a fazer uma coisa ou outra, acho importante. Valeu parabéns pelo trabalho.
trabalheira hein? tive uma ninjinha e fiquei com ela 62.000km! a coroa e pinhão, trocava a cada 40.000km e a corrente a cada 20.000 quando começava a dar aqueles "tranquinhos" que fazem parecer coroa ovalizada, mas era somente a corrente no fim de sua vida util. nessa época conseguia comprar um kit original DiD + sunstar idênticos ao que veio na moto zero km, e cheguei a pagar por este kit R$365,00 contra quase R$2.000,00 em CC. hoje tenho uma versys 300 com 19.000km e ainda não precisei trocar! mas farei da mesma forma, corrente a cada 20 e cora/pinhão a cada 40 sobre a dificuldade de remover essa porca do eixo, não me lembro bem! mas parece que o pessoal remove com pneumática de grande porte, tipo a que utilizam em borracharia... como sempre, ótimo vídeo! Grande abraço e um ótimo 2023 a vc´s!
Interessante esse seu sistema de troca, ideal mesmo é verificar com equipamento o grau de empeno para avliar a troca. Eu até tenho esse equipamento, na próxima irei verificar. Quanto a porca, não dá pra entender, nada justifica esse torque absurdo.
Eu já substitui alguns parafusos da minha também, pq tinha o mesmo proble a do parafuso ser curto. Botei todos os parafusos de desmontagem das carenagens e manutenções básicas de duas medidas de chaves, pra diminuir a quantidade de ferramentas a levar numa viagem.
Parabéns pela coragem e disposição... Tenho uma Vulcan também, mas não tenho essa disposição que você... Só troco o óleo e o filtro... Nada mais... O resto só concessionária... Porque em "oficina comum" os caras não querem mexer...
Nossa 200 reais para soltar a porca? Eu compraria outra porca e cortava esta no disco . Eu ainda vou tentar em uma borracharia de Caminhao para ver se solta.
Show demais. Mas uma dúvida, esse pinhão tem um acabamento diferente do original, isso influencia em alguma coisa Eduardo? Parece ter uma espessura menor
Grande Saura. Que bacana seu vídeo. Tem como passar qual parafuso (esse de cor preta) substituiu pelo original que estica a corrente? qual é esse parafuso?
Fala Saura .... Ótimo o vídeo e as explicações desta troca da relação.. Se não estou enganado, voce assim que comprou ela havia dito bum vlog que estava pensando e querendo colocar um Kit que se comprar ou importar para mudar ela de corrente para correia, por voce acreditar que sairia mais em conta e talvez ser melhor em nelação de custo x benefício ..... foi isso mesmo ou voce mudou de idéia? Feliiz Natal para vc e sua família, extensivo a todos do canal. Valeu ! ! !
Fala Silvio ! Tinha pensado sim em Correia dentada, mas desisti , seria uma adaptação vamos dizer, desnecessária. Agora que aprendi como faz, as próximas trocas serão tranquilas. Abração e um ótimo natal !
Fala Saura, tudo beleza? Rapaz vejo o seu canal direto desde quando você adquiriu a Vulcan e estou pensando em pegar uma também. gosto muito do estilo dela. Estou me desfazendo da minha Shadow e irei anuncia lá que está em ótimas condições. E pelo que eu vejo você está mais que satisfeito com a sua vulcan certo? Grande abraço
kkkk amigo meu tirou uma cawasaki zerpo da loja andou 10 kilomtro ai começou um estralo na corrente era pinhao tinha soltado tai a esplicaçao do aperto esta peça eserce muita força e te que ter aperto forte e normal, tem que ter malicia para soltala tem que travar o pinhao , e guanto a o parafuso de estique era so colocar contra porca e apertar ele sairia jogava wd e caso resolvido o tornero te ferro kkkk
Rapaz, você é como Eu. Eu gosto de fazer as manutenções Eu mesmo em casa. Mais essa bendita ou maldita dessa porca não solta. Fiz o mesmo que você fez, só que Eu troquei a corrente e a coroa e botei DID DURAG também, me ofereceram umas marcas aí que não conheço, preferia optar pela DID. Vou ter que levar no torneiro também, se cobrar os 200,00 e não danificar nada, pago com prazer. Só pelo sofrimento que já tive até hoje e loja nenhuma conseguiu retirar.
Rapaz, lixadeira KAWASAKI Eu ainda não tinha visto.😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂 Tú gosta mais da KAWASAKI que Eu.😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂. PUXA SACO😂🤣😂🤣 brincadeira. Forte abraço, irmão. E excelente vídeo
@@eduardo_saura obrigado, a minha está bem pouco. Havia levado na concessionária e falaram que precisava trocar, mas levei pra ter uma segunda opinião e falaram que era normal do jeito que estava, não tinha nada empenado os desgastado.
Eu serei o próximo a trocar minha relação a minha está com 19000 km ,já está ovalizada a coroa,sinto que faz barulho ,eu mesmo troco só não sei fazer vídeo abraço a todos
Já colocam esse torque absurdo pra ninguém trocar em casa de certo então.. Troquei da minha Lander e sofri bastante também pra soltar essa porca. Chegou a entortar o cabo de força da chave..
Pra soltar a porca do pinhão era só ter ido em uma borracharia que conserta pneu de caminhão, a chave de impacto deles é muito mais forte, 200,00 pra tirar a porca e 150,00 pra refazer aquelas roscas o cara te assaltou
Meu Deus cara, porque vc não simplesmente levou a moto na autorizada e pagou para os caras que são profissionais treinados fazerem o serviço?? Colocar PNEU DE CARRO na moto, vc tem 💩 na cabeça? Cada maluco que me aparece! Vc não merece ter essa moto não cara. Quem faz isso não merece. Vai andar de CG
Vc deve ser novo por aqui.... Há anos eu mesmo faço todas as manutenções em meus carros e motos, tenho conhecimento para isso, não faço nada aleatório, no achismo. Forte abraço!
Fala, Eduardo. Possuo uma Z300, está com 20k Kms, relação original e sem desgaste algum.
Uma dica pra efetuar a limpeza da relação: utilizo água com pouca pressao, de mangueira mesmo, sem lavadora de pressão. Para remover a graxa utilizo um produto chamado FOXY, da marca RAZUX, borrifo essa solução em todo o kit, deixo agir por 10 minutos, enxaguo e em seguida eu lavo com um pincel grosso, água e detergente desengraxante, utilizo um da marca FINISHER.
Depois da lavagem, seco a relação com um trapo velho, as vezes costumo deixar a moto ligada e engatada na primeira marcha por poucos minutos para sair o excesso de água. Com a corrente bem seca, aplico o lubrificante BARDAHL KART MOTO conforme instrução do fabricante (em meia corrente e depois espalho com uma escova de dente).
A cada 500 kms eu lubrifico a minha corrente, e lavo a cada 2 lubrificações ou quando o kit está visivelmente sujo. Coisa de 1h30 pra fazer tudo, mas vale a pena. Espero levar essa relação até pelo menos 30k Kms, mas no ritmo que está, vai mais longe. Um abraço, adoro seus vídeos e estudo trocar a Z por uma Vulcan.
Boa! Hoje limpo a corrente com um desses lubrificantes em spray, bem baratinho e lubrifico com graxa de bissulfeto de molibidenio. Já rodei uns 20 mil km e por enquanto zero desgaste.
Parabéns por postar um trabalho desses e com a sinceridade das dificulfades. Tenho uma Yamaha XJ6 e eu mesmo que troco a relação, na primeira vez foi assim mesmo cheio de imprevistos, inclusive o da porca do pinhão, mas, depois da segunda vez foi tudo mais fácil.
Verdade, nas próximas já vai ficando mais fácil. Lembro quando ajustei as válvulas a Nmax, um pesadelo, mas depois, super tranquilo.
Acho muito legal quem tem o conhecimento e as ferramentas para fazer. No meu caso não tenho nenhum nem outro, vou pagar pra fazer quando for preciso. A minha está indo pra revisão dos 12 mil km.
O vídeo é excelente para dar uma noção do trabalho que dá mexer na Vulcan S 650. Top seu trabalho.
Da trabalho mesmo , é pesada, desajeitada pra mexer. Quando for fazer esse serviço recomendo que vc leve na concessionária ou em oficina de extrema confiança (que não arregue em pegar serviço rsrs)
@@eduardo_saura Vou seguir seu conselho mesmo, dia 30 estou levando na rota k de Jundiaí pra revisão, mas quero aprender a fazer uma coisa ou outra, acho importante. Valeu parabéns pelo trabalho.
exato, mesmo que vc não vá fazer, importante saber. Feliz natal!
trabalheira hein? tive uma ninjinha e fiquei com ela 62.000km! a coroa e pinhão, trocava a cada 40.000km e a corrente a cada 20.000 quando começava a dar aqueles "tranquinhos" que fazem parecer coroa ovalizada, mas era somente a corrente no fim de sua vida util. nessa época conseguia comprar um kit original DiD + sunstar idênticos ao que veio na moto zero km, e cheguei a pagar por este kit R$365,00 contra quase R$2.000,00 em CC.
hoje tenho uma versys 300 com 19.000km e ainda não precisei trocar! mas farei da mesma forma, corrente a cada 20 e cora/pinhão a cada 40
sobre a dificuldade de remover essa porca do eixo, não me lembro bem! mas parece que o pessoal remove com pneumática de grande porte, tipo a que utilizam em borracharia...
como sempre, ótimo vídeo! Grande abraço e um ótimo 2023 a vc´s!
Interessante esse seu sistema de troca, ideal mesmo é verificar com equipamento o grau de empeno para avliar a troca. Eu até tenho esse equipamento, na próxima irei verificar.
Quanto a porca, não dá pra entender, nada justifica esse torque absurdo.
Grande amigo Saura!! Parabéns pelo seu capricho na moto. Abraço!!
Eu já substitui alguns parafusos da minha também, pq tinha o mesmo proble a do parafuso ser curto.
Botei todos os parafusos de desmontagem das carenagens e manutenções básicas de duas medidas de chaves, pra diminuir a quantidade de ferramentas a levar numa viagem.
boa ideia hein
Meu amigo vc é vencedor, estava até pensando em comprar uma mas desisti. Eu gosto de fazer a manutenção tb
Eu faço muitao coisa nela, um aou outra que terceirizo, gosto muito da moto, uso todo dia
Parabéns pela coragem e disposição... Tenho uma Vulcan também, mas não tenho essa disposição que você... Só troco o óleo e o filtro... Nada mais... O resto só concessionária... Porque em "oficina comum" os caras não querem mexer...
Fato! Oficina comum não querem mexer , ou querem só o mel , como troca de pastilhas.
Nossa 200 reais para soltar a porca? Eu compraria outra porca e cortava esta no disco . Eu ainda vou tentar em uma borracharia de Caminhao para ver se solta.
Gostei da idéia de botar pneu de carro, se der certo, posta aí.
coloquei o normal de moto mesmo, achei o pirelli st por um valor excelente e não justificaria colocar o de carro
Show demais.
Mas uma dúvida, esse pinhão tem um acabamento diferente do original, isso influencia em alguma coisa Eduardo?
Parece ter uma espessura menor
A diferença é que o original tem uma borracha redutora de ruído, no mais, nada muda.
Grande Saura. Que bacana seu vídeo. Tem como passar qual parafuso (esse de cor preta) substituiu pelo original que estica a corrente? qual é esse parafuso?
Valeu! Cara, vou ficar devendo, quando tirei, levei na loja de parafusos e pedi um maior. Não entendo dessas medidas kkkk
Fala Saura ....
Ótimo o vídeo e as explicações desta troca da relação..
Se não estou enganado, voce assim que comprou ela havia dito bum vlog que estava pensando e querendo colocar um Kit que se comprar ou importar para mudar ela de corrente para correia, por voce acreditar que sairia mais em conta e talvez ser melhor em nelação de custo x benefício ..... foi isso mesmo ou voce mudou de idéia?
Feliiz Natal para vc e sua família, extensivo a todos do canal.
Valeu ! ! !
Fala Silvio ! Tinha pensado sim em Correia dentada, mas desisti , seria uma adaptação vamos dizer, desnecessária. Agora que aprendi como faz, as próximas trocas serão tranquilas. Abração e um ótimo natal !
Fala Saura, tudo beleza? Rapaz vejo o seu canal direto desde quando você adquiriu a Vulcan e estou pensando em pegar uma também. gosto muito do estilo dela. Estou me desfazendo da minha Shadow e irei anuncia lá que está em ótimas condições. E pelo que eu vejo você está mais que satisfeito com a sua vulcan certo? Grande abraço
Aliás parabéns pela disposição 👏🏼👏🏼
Verdade, não troco minha Vulcan nem pela sonhada HD
Qual a marca do kit relação?
Troquei a kit relação da minha versys 650 cc ano 2020 no dia 12/07/2023 o mecânico me cobrou 300 reais deu muito trabalho para retirar o pião
Que trabalho meu Deus do céu
Puxado kkkk
kkkk amigo meu tirou uma cawasaki zerpo da loja andou 10 kilomtro ai começou um estralo na corrente era pinhao tinha soltado tai a esplicaçao do aperto esta peça eserce muita força e te que ter aperto forte e normal, tem que ter malicia para soltala tem que travar o pinhao , e guanto a o parafuso de estique era so colocar contra porca e apertar ele sairia jogava wd e caso resolvido o tornero te ferro kkkk
Toda relação vai ovalizar, particularmente nunca vi uma corrente que um lado não esteja mais folgado que o restante.
Daura tu pode me informar as especigicacoes da Vulcan EN 500 ano 1996?
não tenho essa informação
Onde você encontrou o manual de serviço da moto?
na internet encontra
Rapaz, você é como Eu.
Eu gosto de fazer as manutenções Eu mesmo em casa.
Mais essa bendita ou maldita dessa porca não solta.
Fiz o mesmo que você fez, só que Eu troquei a corrente e a coroa e botei DID DURAG também, me ofereceram umas marcas aí que não conheço, preferia optar pela DID.
Vou ter que levar no torneiro também, se cobrar os 200,00 e não danificar nada, pago com prazer.
Só pelo sofrimento que já tive até hoje e loja nenhuma conseguiu retirar.
é surreal o aperto, vamos ver na próxima troca como será, acredito que estará "amaciada" rsrs e não dê tanto trabalho
Rapaz, lixadeira KAWASAKI Eu ainda não tinha visto.😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂
Tú gosta mais da KAWASAKI que Eu.😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂. PUXA SACO😂🤣😂🤣 brincadeira.
Forte abraço, irmão.
E excelente vídeo
kkkk valeu!
Se a pessoa por correia muda alguma coisa ou prevalece as porcas originais?
muda sim
É normal em alguns pontos a corrente ser mais "tensa" e outros mais folgada ?
é sim, mas pouca coisa
@@eduardo_saura obrigado, a minha está bem pouco. Havia levado na concessionária e falaram que precisava trocar, mas levei pra ter uma segunda opinião e falaram que era normal do jeito que estava, não tinha nada empenado os desgastado.
por isso gosto de mexer em casa
Eu serei o próximo a trocar minha relação a minha está com 19000 km ,já está ovalizada a coroa,sinto que faz barulho ,eu mesmo troco só não sei fazer vídeo abraço a todos
No caso da Kawasaki além do torque tem trava química o que obriga utilização de calor.
Você também abriu mão da garantia da Vulcan?
Opa, sempre ! Só faço a primeira , máximo a segunda na concessionária
Amigo, mas me diga, como seria 800 km num dia nessa moto?
Esse final de semana vou fazer um passeio grande, mais ou menos uns 500 km, mas acredito que seja tranquilo, estou muito adaptado a ela
Qual o valor do serviço na CCS ?
2 mil
Já colocam esse torque absurdo pra ninguém trocar em casa de certo então..
Troquei da minha Lander e sofri bastante também pra soltar essa porca. Chegou a entortar o cabo de força da chave..
Vendo o vídeo,acabo de decidir por usar correia dentada na vulcan...
eu tinha pensado nisso, mas agora que peguei o jeito de trocar essa relação, vou manter o sistema original
Rpz a porca da minha saiu tranquilo, e era original o pinhão, so coloquei uma mão de forca e travei a roda
Por favor me tire uma dulvida a porca do pinhão e rosca direita comoum
Sim, normal, é que ela é dura mesmo, tirar essa porca é um pesadelo
Sério? Pneu de carro na moto? 🤨
Sim, mas não coloquei.
Pra soltar a porca do pinhão era só ter ido em uma borracharia que conserta pneu de caminhão, a chave de impacto deles é muito mais forte, 200,00 pra tirar a porca e 150,00 pra refazer aquelas roscas o cara te assaltou
Sim, o cara soube cobrar bem heheehhe. Quanto a borracharia de caminhão, pesquisei e o pessoal que andou levando, tb não conseguiram sacar
Meu Deus cara, porque vc não simplesmente levou a moto na autorizada e pagou para os caras que são profissionais treinados fazerem o serviço?? Colocar PNEU DE CARRO na moto, vc tem 💩 na cabeça? Cada maluco que me aparece! Vc não merece ter essa moto não cara. Quem faz isso não merece. Vai andar de CG
Vc deve ser novo por aqui.... Há anos eu mesmo faço todas as manutenções em meus carros e motos, tenho conhecimento para isso, não faço nada aleatório, no achismo. Forte abraço!