Christian fenomenal! Os latidos tiveram papel fundamental nesse vídeo. Afinal há também muitos ruídos durante o processo de transferência. Sensacional!!
Eu tenho dificuldade de me conectar emocionalmente com as pessoas, aliás este é o assunto principal na minha análise, por conta disso não consigo entrar em transferência. Noto minha terapeuta tentando, porém não correspondo. Percebo o que ela faz, sei o que ela quer, porém não me causa nada e então faço o inverso do q ela espera.
E pq é que nós pacientes temos que ter essa tal transferência com o terapeuta? Isso é só pra ficar sofrendo depois, pq os sentimentos não são correspondidos nem numa simples amizade, já que o terapeuta não pode ser amigo do paciente. Depois de ver esse video nunca mais quero procurar pscologo nenhum. Pq não quero gostar de ninguém e depois ser desprezada como sempre acontece comigo.
Não tenho formação no universo psi, mas tenho assistido regularmente a seus vídeos e aprendido bastante, fora o fato de perceber, por meio de sua atuação, o papel importante da psicanálise no meio social. E isso de um modo acessível a nós, os leigos. Por mais de uma vez, percebo os cães como fundo sonoro, mais do que o jazz. É divertido escutar os latidos. De alguma maneira, os cães (sem saber?) acentuam o humor que Christian Dunker naturalmente tem! Parabéns e um ótimo ano novo!
Um conhecido não conseguia constituir transferência porque nas palavras dele "tenho medo desse tipo de vínculo", mas ouvir o Dunker me fez pensar justamente nessa pessoa que tem dificuldade de falar de si, que passou 05 anos da vida viajando e não consegue narrar a sua história, mas descrever experiências e que além disso, buscava "aprender sobre empatia" lendo "como fazer amigos e influenciar pessoas", porque não se orgulha das ações dele. Faz tempo que não conversamos, mas fiquei pensando se enviar esse vídeo poderia ajudá-lo... é bastante explicativo no sentido de que isso faz parte do sintoma a ser trabalhado em análise... ou será que pra essa neurose em pessoa com mais de 30 anos outra terapia seria recomendável, como a fenomenologia? ou nenhum tipo de terapia uma vez que a pessoa não se questiona sobre a fantasia na qual se aliena, só pensa em produzir e consumir, não consegue ficar "parar pra refletir"?
Ótimas explicações, professor! Você poderia falar um pouco mais sobre o uso de ferramentas como filmes, literatura e outros artifícios a fim da possibilidade da criação de laços transferenciais, assim como você disse aos 04:18? Como se dá o uso destas ferramentas dentro do setting da clínica Psicanalítica?
Olá Christian! Primeiro, obrigada por compartilhar esses conhecimentos conosco! Gostaria que falasse, quando puder, do papel da supervisão na formação do analista. Abraços!
Querido Prof. Dunker !!! Lhe acompanho com o meu coração; sou muito muito grata por todo o conteúdo que nos dispensa! Vc está num quadro na minha clínica me inspirando a cada dia !!! Gratidão ! Por favor, poderia dar sua visão sobre o pq de alguns; ou a maioria dos psicólogos terem "meio ódio mórbido "?! dos psicanalistas ?!? Eu por exemplo tenho formação em outra área, certificada em Psicanalise, pós graduada em segmentos na psicologia e psicodiagnósticos e sempre aprendendo claro!!! Pq pq pq os nossos queridos "colegas" psicólogos "alguns" odeiam q classe psicanalitica ?!? Eu não entendo ! Muito grata se puder me dar sua visão sobre 🧠♥️😁 SOU SUA FANZACAAAAAA BJS
Confura esta entrevista www.google.com.br/amp/docplayer.com.br/amp/18556035-Dunker-c-i-l-desautorizacao-da-mae-pelo-pai-revista-pais-e-filhos-2008-a-desautorizacao-da-mae-pelo-pai.html
Professor, qual é a visão da psicanálise sobre o suicídio e porque o suicídio vem crescendo no Brasil? Teria alguma relação com a falta da educação emocional?
perfeito como de costume!! Christian, não tem nenhum vídeo sobre residências.. como a psicanálise deve caminhar quando o sujeito empaca numa resistência acerca de uma questão?
Amei a explicação, eu faço terapia e estou fazendo pós em psicanálise, me esforçando muito para aprender e entender esse mundo fascinante da mente humana. Nas minhas sessões já pensei muito sobre certas dificuldades em ``narrar`` a minha vida. quando voltar para a próxima sessão, já vou trabalhar isso. ..... quanto ao cachorro latindo a sua expressão facial, mostrou seu incomodo, eu tbm me incomodo com os barulhos externos, sou a chata do barulho.... kkkk tem como trabalhar isso?
Olá, professor! Seus vídeos poderiam ser mais longos. É muito bom assisti-los e com mais tempo para melhor decorrer sobre o assunto séria ótimo. É apenas uma dica! Aproveitando, (não sei se já possui algum vídeo sobre isso) gostaria de entender melhor sobre a tábua da sexuação, pequeno e grande outro; e sobre o estruturalismo para a psicanálise. Obrigado!
ótimo vídeo. Gostaria que o senhor falasse um pouco da relação da psicanalise com alguns testes projetivos da psicologia que bebem da teoria psicanalítica. Vejo muitas criticas a uma redução e categorização do sujeito por meio da testagem, porém não é isso que está na nossa resolução e ética. Um bom psicologo toma a avaliação, por meio dos testes, uma ferramenta, um auxilio que ajuda (ou não) na compreensão do sujeito. Como vocês entendem essas ferramentas? É possível ser um psicologo que trabalha com avaliação e ainda sim ter uma boa escuta psicanalítica?
Carlos Cézar, não é só na Psicanálise que não se usa testes na Educação ninguém gosta de testes também e por muitos motivos. Na Educação e também na Psicanálise ninguém gosta de diagnósticos porque saber um diagnósticos não ajuda a resolver um problema de alguém. Por isso que o diagnóstico em Educação e Psicanálise é visto como um rótulo. É difícil aprender essas coisas mas a gente deve se manter firme no que o professor explica.
Olá, professor! Tenho uma questão que me intriga muito: uma das características das Ciências Modernas é o isolamento do ente como parte de um todo para que se torne objeto de estudo. Em psicanálise, é possível isolar uma patologia, um sintoma do todo ou de parte do todo do aparelho psíquico de um sujeito ? Abraços, parabéns pelos ótimos vídeos.
Obrigado por me responder, professor. Já assisti a todos os seus vídeos. É de uma contribuição humana inestimável na internet. Parabéns, continue sempre este belo trabalho.
Querido professor, estando ausente das aulas presenciais, me atrevo perguntar por aqui: o senhor poderia falar mais sobre a distinção sobre a qual Lacan trabalha, entre je ([eu]) e o moi (eu)? A problematica da tradução, mas principalmente os lugares desses dois conceitos no corpo teórico? Uma grande abraço e obrigado!
Na minha percepção não entendo o " não transferência" e sim uma resistência. Na minha clínica nunca vivenciei ausência de transferência. Eu acredito que eu possa não conseguir fazer a análise, mas mesmo assim devido a transferência negativa...
Olá professor Dunker. Para a psicanálise, o que é sentimento, emoção e afeto? - percebo alguma confusão no senso comum, mas para a psicanálise, qual é o rigor destas?
Ou seja, temos um video inteiro narrando o que é a incapacidade de transferência, como ela ocorre, mas não temos uma solução pra esse problema. Esperava mais.
Minha filha fez psicóloga durante 4 anos porque começou a se cortar na 8a. Série! Foi muito bom porque parou de se cortar, só que,.quando parou aos 18 anos foi porque estava prestando vestibular e já não fazia mais efeito! Minha filha tem transtorno da própria imagem. Acredito que não conseguia transferir toda angustia que sentia! Tem um corpo ótimo e é linda! Se acha gorda e feia! Faz academia desde os 15 anos! Está na universidade e continua insegura com a própria aparência! Chega a me irritar. É melhor um tratamento com um psicoterapeuta? Existe um abismo mal resolvido dentro dela!
Olá Professor, tudo bem? Como o você vem problematizando a questão da neurose de transferência e as mídias sociais? Como pensar esse operador clínico em meio aos dispositivos tecnológicos tão presente e calibrar a "reserva" e "implicação" no tratamento psicanalítico?
Também sugiro um vídeo falando sobre como tratar dos pacientes"dificeis" , como no caso os borderlines. Como se dá a transferência e contratransferencia nesse caso de patologia?
Professor Christian, diálogos intergeracionais podem produzir expectativas negativas diante da vida que se inicia? Explico. Crianças criadas por avós que tenham uma percepção de vida que produz comportamentos e narrativas com teor depressivo podem vir a absorver esse tipo de demanda para sua própria existência? Grata.
Profesor, o narcisismo,ou a Personalidade Narcisista, podem estar implicados de alguma forma no caso de uma pessoa que não consegue fazer transferência, de que forma? Obrigada
Quando alguém fala em Narcisismo penso sempre na pessoa que usa crack e no mundo que ela cria no qual é uma pessoa fantástica. Tanto o crack quanto outras drogas promovem, ativam, o Narcisismo nas pessoas. No filme "Boleiros" em certo momento o crack é visto como craque porque é assim que a pessoa usuária de crack se vê, como um craque. Eu sei que a cocaína é um antidepressor e por isso ativa a pessoa tanto emocionalmente quanto fisicamente. Eu experimentei cocaína uma vez e numa fase da minha vida pude perceber que o que senti com a cocaína a gente pode sentir na vida cotidiana numa fase da própria Psicanálise. A Política costuma mexer com a gente do mesmo jeito que a cocaína. Por isso que nos tempos do Collor eu comprava a Folha e a Veja a 1 kilo de cocaína. A propósito, a Veja e a Folha mudaram.
Obrigada por responder! Então, mas pra mim, foi ela que disse. Ela sempre gostou muito de mim e eu muito dela, aí ela estava estranha de uns tempos pra cá e depois de eu muito questionar, ela disse isso. O que aconteceu? Fiquei arrasada. Mas ainda com uma ponta de humor ao pensar "preciso de um psicólogo pra me curar do psicólogo anterior" rsrs. Eu rio, mas tô triste com isso. Contei pro meu melhor amigo e ele cai na gargalhada de que eu levei um fora da psicóloga. E aí eu mando whats pra ela e ele me dá bronca pra eu ter amor próprio e não fazer isso, me dá vários conselhos. Ou seja, a minha psicóloga virou minha ex-crush e meu amigo, que era um crush, virou meu psicólogo. A minha vida é muito louca!
Confira este artigo: www.google.com.br/amp/docplayer.com.br/amp/18556035-Dunker-c-i-l-desautorizacao-da-mae-pelo-pai-revista-pais-e-filhos-2008-a-desautorizacao-da-mae-pelo-pai.html
Eu odeio e odiava me apaixonar pelo psicanalista porque me apaixonar era o fim do mundo. Uma dos fenômenos psíquicos que eu mais odeio é a paixão. Com vídeo compreendi que a transferência não é apenas se apaixonar mas pode ser também gostar sem estar apaixonado. Pergunta: É possível se apaixonar sem sofrer? Aquelas pessoas que ficam apaixonadas e não sofrem desejam realmente a pessoa que "amam"? Porque na relação psicanalítica não podemos ter a pessoa que desejamos e é isso que nos causa sofrimento. A pessoa que se apaixona e não sofre num relacionamento vê mais a si mesmo que a outra pessoa.
Situação 1- Lacan ao associar matemática e psicologia teve um surto psicótico , em meio a uma diarreia . O surto e a diarreia o fizeram espalhar excrescências ( merda ) ao se colocar na frente de um ventilador. Situação2-Numa sessão, o psicoterapeuta diz ao cliente:: esse seu trauma está associado à soma dos quadrados dos catetos e sua hipotenusa teve um cálculo diferencial reduzido pela integral de x.dx elevado à quinta potência da mediatriz do ângulo reto. Mostrar menos Responder Será que há espaço para discutir sobre um filósofo que não entende o que escreve, que copiou FREUD, KANT ,etc e que boa parte da comunidade científica o considera um charlatão. É natural que eu não entenda LACAN, pois sou um ANALFABETO FUNCIONAL. Porém pessoas inteligentes, cultas, bem formadas, bem informadas se interessam por alguém que, para ser melhor que FREUD, criou aberrações bizarras sem nenhuma chance de realidade. Deve ser chique estudar LACAN. Isso é vaidade pura
Pode ser que sim ou que não, talvez haja algumas 'aberrações' sobre alguns pontos de vista , porém será que é 'modinha' para alguns estudar Lacan, minha dentista estudava Lacan, minha psiquiatra disse que seria bom conhecer Lacan pq os.psiquiatras estavam indo mais para Lacan do que para Freud
Olá... gostaria de saber se o tratamento psicanalistico fica comprometido quando a paciente acaba descobrindo o significado da transferencia tão logo ela consegue fazer a transferencia?
Boa noite, professor Dunker. Acompanho o canal e acredito profundamente no trabalho que você faz de circulação da psicanálise em um público mais amplo. Gostaria de saber se você poderia apresentar uma leitura psicanalítica das imagens pornográficas, sobretudo aquelas que mais atraem atenção na internet: os vídeos categorizados como "fetiches", "MILF (Mom I'd like to fuck)", e travestis. Minha impressão é que nessas imagens pornográficas, normalmente consumidas meio secretamente, o sujeito parece dar vazão e se conectar com certos desejos recalcados... É isso mesmo? Aquilo que aparece simbolizado ou metaforizado simbolicamente em outros contextos pode aparecer "literalmente" na pornografia? Obrigado Um Abraço
Christian fenomenal! Os latidos tiveram papel fundamental nesse vídeo. Afinal há também muitos ruídos durante o processo de transferência. Sensacional!!
Eu tenho dificuldade de me conectar emocionalmente com as pessoas, aliás este é o assunto principal na minha análise, por conta disso não consigo entrar em transferência. Noto minha terapeuta tentando, porém não correspondo. Percebo o que ela faz, sei o que ela quer, porém não me causa nada e então faço o inverso do q ela espera.
Professor Dunker, agora poderia fazer um vídeo falando sobre a contratransferencia.
o fundo com latido é fantástico. ..kkkk
E pq é que nós pacientes temos que ter essa tal transferência com o terapeuta? Isso é só pra ficar sofrendo depois, pq os sentimentos não são correspondidos nem numa simples amizade, já que o terapeuta não pode ser amigo do paciente. Depois de ver esse video nunca mais quero procurar pscologo nenhum. Pq não quero gostar de ninguém e depois ser desprezada como sempre acontece comigo.
Psicólogo não tem que ser seu amigo.
E meramente profissional..
Se você deixar de pagar ele não atende mais.
Amigo faria isto ?.
Não tenho formação no universo psi, mas tenho assistido regularmente a seus vídeos e aprendido bastante, fora o fato de perceber, por meio de sua atuação, o papel importante da psicanálise no meio social. E isso de um modo acessível a nós, os leigos. Por mais de uma vez, percebo os cães como fundo sonoro, mais do que o jazz. É divertido escutar os latidos. De alguma maneira, os cães (sem saber?) acentuam o humor que Christian Dunker naturalmente tem! Parabéns e um ótimo ano novo!
Cachorros transferenciais. Adoro!
Um conhecido não conseguia constituir transferência porque nas palavras dele "tenho medo desse tipo de vínculo", mas ouvir o Dunker me fez pensar justamente nessa pessoa que tem dificuldade de falar de si, que passou 05 anos da vida viajando e não consegue narrar a sua história, mas descrever experiências e que além disso, buscava "aprender sobre empatia" lendo "como fazer amigos e influenciar pessoas", porque não se orgulha das ações dele. Faz tempo que não conversamos, mas fiquei pensando se enviar esse vídeo poderia ajudá-lo... é bastante explicativo no sentido de que isso faz parte do sintoma a ser trabalhado em análise... ou será que pra essa neurose em pessoa com mais de 30 anos outra terapia seria recomendável, como a fenomenologia? ou nenhum tipo de terapia uma vez que a pessoa não se questiona sobre a fantasia na qual se aliena, só pensa em produzir e consumir, não consegue ficar "parar pra refletir"?
Fantástico ! Acho uma gostosura assistir seus vídeos. obrigada
Nossa, deve ter sido um dos melhores vídeos!
Ótimas explicações, professor! Você poderia falar um pouco mais sobre o uso de ferramentas como filmes, literatura e outros artifícios a fim da possibilidade da criação de laços transferenciais, assim como você disse aos 04:18? Como se dá o uso destas ferramentas dentro do setting da clínica Psicanalítica?
Olá Christian! Primeiro, obrigada por compartilhar esses conhecimentos conosco! Gostaria que falasse, quando puder, do papel da supervisão na formação do analista. Abraços!
Professor, tenho muita transferência com você.
Muito obrigada! Muito generosa sua transmissão!
Muito importante essa explicação. Veio acrescida de como o paciente se comporta na atualidade. Obrigada.
maravilhoso, grata!
Muito interessante!
Querido Prof. Dunker !!! Lhe acompanho com o meu coração; sou muito muito grata por todo o conteúdo que nos dispensa! Vc está num quadro na minha clínica me inspirando a cada dia !!! Gratidão ! Por favor, poderia dar sua visão sobre o pq de alguns; ou a maioria dos psicólogos terem "meio ódio mórbido "?! dos psicanalistas ?!? Eu por exemplo tenho formação em outra área, certificada em Psicanalise, pós graduada em segmentos na psicologia e psicodiagnósticos e sempre aprendendo claro!!! Pq pq pq os nossos queridos "colegas" psicólogos "alguns" odeiam q classe psicanalitica ?!? Eu não entendo ! Muito grata se puder me dar sua visão sobre 🧠♥️😁 SOU SUA FANZACAAAAAA BJS
Gostaria que falasse sobre agressões de muitos homens contra suas mulheres. Principalmente as verbais para diminuir as mulheres como sujeito.
Confura esta entrevista
www.google.com.br/amp/docplayer.com.br/amp/18556035-Dunker-c-i-l-desautorizacao-da-mae-pelo-pai-revista-pais-e-filhos-2008-a-desautorizacao-da-mae-pelo-pai.html
Obrigada!
Link quebrado, temos outra Fonte??
ah que passagem linda: a da viagem.
Catiorrossss sempre são amados🥰 parabéns professor 🤗
Professor, qual é a visão da psicanálise sobre o suicídio e porque o suicídio vem crescendo no Brasil? Teria alguma relação com a falta da educação emocional?
perfeito como de costume!!
Christian, não tem nenhum vídeo sobre residências.. como a psicanálise deve caminhar quando o sujeito empaca numa resistência acerca de uma questão?
Amei a explicação, eu faço terapia e estou fazendo pós em psicanálise, me esforçando muito para aprender e entender esse mundo fascinante da mente humana. Nas minhas sessões já pensei muito sobre certas dificuldades em ``narrar`` a minha vida. quando voltar para a próxima sessão, já vou trabalhar isso. ..... quanto ao cachorro latindo a sua expressão facial, mostrou seu incomodo, eu tbm me incomodo com os barulhos externos, sou a chata do barulho.... kkkk tem como trabalhar isso?
Meu irmão foi explicado nesse vídeo! Obrigada, Dunker.
Olá, professor! Seus vídeos poderiam ser mais longos. É muito bom assisti-los e com mais tempo para melhor decorrer sobre o assunto séria ótimo. É apenas uma dica! Aproveitando, (não sei se já possui algum vídeo sobre isso) gostaria de entender melhor sobre a tábua da sexuação, pequeno e grande outro; e sobre o estruturalismo para a psicanálise. Obrigado!
Olá professor, faço o curso de psicanálise, seus vídeos ajuda muito a tirar minhas duvidas, obrigada. Dany Batista
meus cachorros ficam de orelha em pé quando aparecem latidos nos seus vídeos
Sempre bom seus videos!
ótimo vídeo.
Gostaria que o senhor falasse um pouco da relação da psicanalise com alguns testes projetivos da psicologia que bebem da teoria psicanalítica. Vejo muitas criticas a uma redução e categorização do sujeito por meio da testagem, porém não é isso que está na nossa resolução e ética. Um bom psicologo toma a avaliação, por meio dos testes, uma ferramenta, um auxilio que ajuda (ou não) na compreensão do sujeito. Como vocês entendem essas ferramentas? É possível ser um psicologo que trabalha com avaliação e ainda sim ter uma boa escuta psicanalítica?
Carlos Cézar, não é só na Psicanálise que não se usa testes na Educação ninguém gosta de testes também e por muitos motivos. Na Educação e também na Psicanálise ninguém gosta de diagnósticos porque saber um diagnósticos não ajuda a resolver um problema de alguém. Por isso que o diagnóstico em Educação e Psicanálise é visto como um rótulo. É difícil aprender essas coisas mas a gente deve se manter firme no que o professor explica.
Olá, professor! Tenho uma questão que me intriga muito: uma das características das Ciências Modernas é o isolamento do ente como parte de um todo para que se torne objeto de estudo. Em psicanálise, é possível isolar uma patologia, um sintoma do todo ou de parte do todo do aparelho psíquico de um sujeito ? Abraços, parabéns pelos ótimos vídeos.
Confira este Falando Nisso
m.ruclips.net/video/-3l18rwOg-k/видео.html
Obrigado por me responder, professor. Já assisti a todos os seus vídeos. É de uma contribuição humana inestimável na internet. Parabéns, continue sempre este belo trabalho.
Querido professor, estando ausente das aulas presenciais, me atrevo perguntar por aqui: o senhor poderia falar mais sobre a distinção sobre a qual Lacan trabalha, entre je ([eu]) e o moi (eu)? A problematica da tradução, mas principalmente os lugares desses dois conceitos no corpo teórico? Uma grande abraço e obrigado!
Ab-reação e Transferência - Carl Jung
Na minha percepção não entendo o " não transferência" e sim uma resistência. Na minha clínica nunca vivenciei ausência de transferência. Eu acredito que eu possa não conseguir fazer a análise, mas mesmo assim devido a transferência negativa...
Muito bom !
Transferi tudo para esse vídeo
Só notei os ruídos porque você falou, tenho cadelas e esse som pra mim já é cotidiano.
Olá professor Dunker. Para a psicanálise, o que é sentimento, emoção e afeto? - percebo alguma confusão no senso comum, mas para a psicanálise, qual é o rigor destas?
Confira este artigo
www.academia.edu/31289273/Uma_Distinção_Preliminar_a_Toda_Teoria_da_Corporeidade_em_Lacan_Paixões_e_Afetos
Obrigado professore, lerei com esmero.
Ou seja, temos um video inteiro narrando o que é a incapacidade de transferência, como ela ocorre, mas não temos uma solução pra esse problema. Esperava mais.
A Psicanálise e a Educação aconselham a não dar receitas.
Cachorro chato hein....o professor acelerou e dificultou o entendimento final.
Obrigada sempre, de Itu SP
Minha filha fez psicóloga durante 4 anos porque começou a se cortar na 8a. Série! Foi muito bom porque parou de se cortar, só que,.quando parou aos 18 anos foi porque estava prestando vestibular e já não fazia mais efeito! Minha filha tem transtorno da própria imagem. Acredito que não conseguia transferir toda angustia que sentia! Tem um corpo ótimo e é linda! Se acha gorda e feia! Faz academia desde os 15 anos! Está na universidade e continua insegura com a própria aparência! Chega a me irritar. É melhor um tratamento com um psicoterapeuta? Existe um abismo mal resolvido dentro dela!
Olha, me parece muito um caso de borderline castelo de cartas. Tenta levantar essa hipótese ao analista
Seria o caso do transtorno de personalidade evitativa (esquiva) ?
Professor gostaria de um video ou texto explicando o caso do Espirito Santo
Falei um pouco sobre isso nesta entrevista:
m.ruclips.net/video/uY6B_GlykpQ/видео.html
Obrigado professor, gosto muito de quando fala também do mundo para além da "clínica"
Caramba 🤯
Olá Professor, tudo bem? Como o você vem problematizando a questão da neurose de transferência e as mídias sociais? Como pensar esse operador clínico em meio aos dispositivos tecnológicos tão presente e calibrar a "reserva" e "implicação" no tratamento psicanalítico?
Confira esta coluna
brasileiros.com.br/2017/02/intoxicacao-digital-infantil/
Qual o grau de proximidade que o analisando pode ter fora do setting com seu analista?
Meu caro, dê uma olhada na lista de vídeos. Penso que já foi feito um neste tema. Se não me engano.
Também sugiro um vídeo falando sobre como tratar dos pacientes"dificeis" , como no caso os borderlines.
Como se dá a transferência e contratransferencia nesse caso de patologia?
Busque conhecer o paciente do que ele gosta, do que ele não gosta, o que ele quer, seus planos, etc...
Eu passei por 7 terapeutas até ocorrer a transferência. Sou border
Professor Christian, diálogos intergeracionais podem produzir expectativas negativas diante da vida que se inicia? Explico. Crianças criadas por avós que tenham uma percepção de vida que produz comportamentos e narrativas com teor depressivo podem vir a absorver esse tipo de demanda para sua própria existência? Grata.
Dunker, por favor, poderia me dizer se os animais estão na estrutura da linguagem? Obrigado
Profesor, o narcisismo,ou a Personalidade Narcisista, podem estar implicados de alguma forma no caso de uma pessoa que não consegue fazer transferência, de que forma? Obrigada
Quando alguém fala em Narcisismo penso sempre na pessoa que usa crack e no mundo que ela cria no qual é uma pessoa fantástica. Tanto o crack quanto outras drogas promovem, ativam, o Narcisismo nas pessoas. No filme "Boleiros" em certo momento o crack é visto como craque porque é assim que a pessoa usuária de crack se vê, como um craque. Eu sei que a cocaína é um antidepressor e por isso ativa a pessoa tanto emocionalmente quanto fisicamente. Eu experimentei cocaína uma vez e numa fase da minha vida pude perceber que o que senti com a cocaína a gente pode sentir na vida cotidiana numa fase da própria Psicanálise. A Política costuma mexer com a gente do mesmo jeito que a cocaína. Por isso que nos tempos do Collor eu comprava a Folha e a Veja a 1 kilo de cocaína. A propósito, a Veja e a Folha mudaram.
Os cães estão na estrutura da linguagem? Acho que sim.
Em que momento um psicanalista diz pro paciente que o relacionamento entre eles chegou ao fim?
Fe Rodrigues
É o paciente quem diz
Obrigada por responder! Então, mas pra mim, foi ela que disse. Ela sempre gostou muito de mim e eu muito dela, aí ela estava estranha de uns tempos pra cá e depois de eu muito questionar, ela disse isso. O que aconteceu? Fiquei arrasada. Mas ainda com uma ponta de humor ao pensar "preciso de um psicólogo pra me curar do psicólogo anterior" rsrs.
Eu rio, mas tô triste com isso.
Contei pro meu melhor amigo e ele cai na gargalhada de que eu levei um fora da psicóloga. E aí eu mando whats pra ela e ele me dá bronca pra eu ter amor próprio e não fazer isso, me dá vários conselhos.
Ou seja, a minha psicóloga virou minha ex-crush e meu amigo, que era um crush, virou meu psicólogo.
A minha vida é muito louca!
@@Fr1990ful kkkkkk
o cão tambem da sua opiniao
Olá, professor! Como a hipersexualização da criança feita pelos pais pode influenciar na vida sexual desse futuro adulto?
Confira este artigo:
www.google.com.br/amp/docplayer.com.br/amp/18556035-Dunker-c-i-l-desautorizacao-da-mae-pelo-pai-revista-pais-e-filhos-2008-a-desautorizacao-da-mae-pelo-pai.html
Obrigada, professor!
kkkkk minha cachorra saiu correndo latindo pela casa.
Eu odeio e odiava me apaixonar pelo psicanalista porque me apaixonar era o fim do mundo. Uma dos fenômenos psíquicos que eu mais odeio é a paixão. Com vídeo compreendi que a transferência não é apenas se apaixonar mas pode ser também gostar sem estar apaixonado. Pergunta: É possível se apaixonar sem sofrer? Aquelas pessoas que ficam apaixonadas e não sofrem desejam realmente a pessoa que "amam"? Porque na relação psicanalítica não podemos ter a pessoa que desejamos e é isso que nos causa sofrimento. A pessoa que se apaixona e não sofre num relacionamento vê mais a si mesmo que a outra pessoa.
Não consegui prestar atenção em mais nada além do cachorro.
Situação 1- Lacan ao associar matemática e psicologia teve um surto psicótico , em meio a uma diarreia . O surto e a diarreia o fizeram espalhar excrescências ( merda ) ao se colocar na frente de um ventilador. Situação2-Numa sessão, o psicoterapeuta diz ao cliente:: esse seu trauma está associado à soma dos quadrados dos catetos e sua hipotenusa teve um cálculo diferencial reduzido pela integral de x.dx elevado à quinta potência da mediatriz do ângulo reto.
Mostrar menos
Responder
Será que há espaço para discutir sobre um filósofo que não entende o que escreve, que copiou FREUD, KANT ,etc e que boa parte da comunidade científica o considera um charlatão. É natural que eu não entenda LACAN,
pois sou um ANALFABETO FUNCIONAL. Porém pessoas inteligentes, cultas, bem formadas, bem informadas se interessam por alguém que, para ser melhor que FREUD, criou aberrações bizarras sem nenhuma chance de
realidade. Deve ser chique estudar LACAN. Isso é vaidade pura
Pode ser que sim ou que não, talvez haja algumas 'aberrações' sobre alguns pontos de vista , porém será que é 'modinha' para alguns estudar Lacan, minha dentista estudava Lacan, minha psiquiatra disse que seria bom conhecer Lacan pq os.psiquiatras estavam indo mais para Lacan do que para Freud
IUTCHUBIIIIIIII
Youtchube!
Cachorro fazendo transferência foi ótimo! Kkkkk
kkkk
Olá... gostaria de saber se o tratamento psicanalistico fica comprometido quando a paciente acaba descobrindo o significado da transferencia tão logo ela consegue fazer a
transferencia?
Fabiane Valmore Não. O significado “consciente” não muda muita coisa. Abraço
Boa noite, professor Dunker. Acompanho o canal e acredito profundamente no trabalho que você faz de circulação da psicanálise em um público mais amplo.
Gostaria de saber se você poderia apresentar uma leitura psicanalítica das imagens pornográficas, sobretudo aquelas que mais atraem atenção na internet: os vídeos categorizados como "fetiches", "MILF (Mom I'd like to fuck)", e travestis. Minha impressão é que nessas imagens pornográficas, normalmente consumidas meio secretamente, o sujeito parece dar vazão e se conectar com certos desejos recalcados... É isso mesmo? Aquilo que aparece simbolizado ou metaforizado simbolicamente em outros contextos pode aparecer "literalmente" na pornografia?
Obrigado
Um Abraço
E não seria possível se apropriar do que aconteceu sem ter que contar pro outro? E pq?
O Christian cometeu um ato falho no começo do vídeo. O nick da pessoa é Anônimo G. e ele falou anônimo G1. kkkkkkkkk
rsss cachorro chato