Se eu não fosse um dos que fica fazendo questões enquanto a namorada se arruma, eu não acreditaria nessas quantidades. Chega uma hora que responder questão é uma rotina que você sente falta se não cumpre. A diferença entre quem passa com folga e quem passa no sufoco, é o tempo de dedicação. Salvo raras exceções.
Cara, também tô nesse nível, de sentir abstinência por questões rs até o futebol semanal já não me faz tanta falta, isso porque eu jogo desde criança. Não deixei de jogar minha pelada, mas os estudos têm mudado minha rotina e prioridades, e não me arrependo.
Vai ter uma época que vc faz tanta questão que vc começa a ter a sensação que as bancas não tem mas o que inovar. E meio que vc fecha o caminhos para as bancas
@@jonatanaugusto2304 cara, eu sou novo nessa onda de concurso, então ainda não posso dizer se é ou não eficaz, e ainda é preciso levar em conta a realidade de cada um. mas eu faço da seguinte forma: sou casado, e minha esposa ta segurando as pontas, isso me permitiu dedicar o ano de 2023 ao estudo. O mês tem 4 semanas. Três materias estudadas, uma para cada semana; na quarta semana, eu resolvo questões dos assuntos correspondentes. A parte ruim é que eu não tenho assinatura, eu monto meu caderno mental com fragmentos do youtube e do google, e nas questões eu consigo discernir qual dos meios chega mais próximo de ser fiel às questões da banca. Alem disso, também procuro aprimorar na prática, seja no cotidiano ou mesmo em assuntos de atualidades, no dia a dia, isso me ajuda a desenvolver bastante. Bom, essa é a forma com que eu tenho evoluido, mas é na prova que saberei se essa estratégia funciona.
Vou falar meu caso: fui aprovado no BNB e na Caixa esse ano, eu nunca consegui estudar loucamente 8h por dia, eu nem sequer contabilizava, pois atacava muito a ansiedade, eu só via depois no relatório do tablet e dava entre 20-25h semanais, em 2023 eu fiz o BB e consegui um resultado muito bom, porém não passei e fiquei focando na área administrativa que ia ter concurso em seguida (erro capital do concurseiro), voltei pros bancos 1 semanas antes do edital do BNB com os fortes rumores, tive 3 meses pro BNB e 4 pra Caixa, segui esse ritmo que já citei (20-25h semanais), ±7.000 questões feitas e 177 cards confeccionados no Anki bem estratégicos, eu usava flashcard só pro essencial mesmo (questões que eu errava reiteradamente, esquemas difíceis de memorizar, coisas que eu tinha muita dificuldade de lembrar mesmo revisando o conteúdo 3x) e muito importante também, a constância, estudava todo dia, só domingo que dava uma freada e via só 1h, segui assim até a prova e deu certo. Não comentam meu erro, fiz vários concursos diferentes, foquem numa área só ou em áreas que pelo menos combinem, vai poupar muito tempo e a sanidade mental de vocês agradece.
@@lhcps98 aprendi esse ano isso 😢quebrei a cara ficar pulando de galho em galho nos concursos. Daí fiz o BB, nem na foto apareci kkkk. Fiz o da caixa e fiquei na posição 49. Sei q é bem longe do ideal, mas só de saber q sendo mãe, trabalhando e tudo mais consegui ficar ali nessa posição eu fiquei feliz demais. Vou continuar nessa área até passar. Tô bem animada e sigo estudando ❤
Pelo que eu li na maioria dos comentários, eu estou indo pelo caminho certo, estou estudando de segunda a domingo, sendo constante, resolvendo questões, me alimentando saudavelmente e praticando exercícios nos intervalos do estudo. Será a primeira vez que farei um concurso na vida, e será de ensino médio só pra começar ❤.
Vou comentar antes de assistir o vídeo todo. Eu acredito que seja a constância, prioridade e questões. Não consigo imaginar uma aprovação sem esses fatores. Ah, e quando digo prioridades, não estou querendo dizer que a pessoa precisa largar a família pelos estudos, mas sim se dedicar a eles como algo rotineiro. Está com tempo livre? Vai estudar, não ficar no Instagram. Está no transporte público? Encaixa umas questões, um PDF naquele momento ocioso.... Eu acredito que seja isso.
Em março de 2023 decidi parar tudo e só estudar para concurso. Prestei TJ capital e gostei do resultado, prestei TJ grande SP, melhorei meu resultado e fiquei ainda mais confiante. Prestei TJM e errei 7 questões, chegando em casa e vendo as "bobeiras" que errei, se tivesse prestado mais atenção, poderia ter passado em primeiro. Prestei prefeitura de São Caetano do Sul e errei 7 questões de novo. Prestei GCM São Carlos e passei em 5°, errei apenas 5 questões. Dia 08/09 farei TJSP (interior), atualmente conto com 21 mil questões resolvidas no qconcursos, com 90% de acerto. Estou muito confiante, estudando com mais foco nessa reta final. Acertarei 93 questões das 100. PS: no futuro, alguém comenta aqui pra eu responder o resultado.
Tenho 3 aprovações e devo isso a 2 coisas: conhecimento acumulado (constancia) e resolver questões (tec concursos) e, de preferência, desconstruindo cada alternativa e comentando com análise profunda a resposta. Fazendo isso o aproveitamento sobe absurdamente. Português, por exemplo, não faço menos de 90% nunca.
Assinei o TEC há pouco tempo e de fato percebi uma evolução considerável em Português estudando dessa forma. Espero à aprovação do concurso que almejo.
Ótimo vídeo! Uma sugestão: seria interessante reorganizar os dados em um gráfico por colunas ou histograma e colocar lado a lado o público geral com os aprovados, acho que ficaria visualmente melhor de entender do que o gráfico por setores.
Acho que é por aí mesmo, ou seja, fazer muitas questões mas com qualidade. Vou dar meu exemplo: fazia no máximo 40 questões por dia, mas olhando de uma a uma o que estava certo ou errado nas alternativas. Resultado? Acabei de ser aprovado para Técnico (44) e para Analista (18) no TJ/SC, em posições que dificilmente não serei nomeado. Ao final fiz cerca de 4.000 questões.
Minha meta para até o dia da prova é fazer entre 5.000 a 10.000 questões e com qualidade. Eu fico o triplo do tempo em cada questão múltipla escolha pois eu analiso (investigação ativa) cada alternativa nos mínimos detalhes.
Também faço "poucas" questões, mas faço análise de cada uma. Nas de alternativa, eu explico pra mim o erro de cada uma e o porquê está certa. Quando erro, paro pra rever, fazer anotações. Talvez não seja super produtivo, mas tem me ajudado muito a sedimentar o conhecimento.
@@Desconhecido.-oy8svFaço assim também. Estudo ativo e passivo. 15 questões por dia de segunda a Sábado. Na semana, 2h e no Sábado o dia inteiro ( faço mais materias)
@@uhalexlopes7100 5000 questões com qualidade só faz se do edital ate a prova tiver pelo menos 3 meses. mais do que isso nao faz questoes com qualidade.
Muito bom seu trabalho , pois terá bastante relevância na hora de escolher um concurso para participar , e de acordo com o grau de dificuldade do concurso , aliada a disponibilidade para estudo do candidato, é possível mensurar a possibilidade de sucesso ou insucesso . Parabéns pelo trabalho .
Acho q constância é tudo, minha irmã passou num concurso concorrido do tj, estudando 2 horas todo dia por quase 2 anos… Quanto mais constância…melhor fica…
Meu relato, durante minha preparação para a PMPA, onde na primeira prova passei sem ajuda de cursinho e na segunda com apoio de cursinho , nos anos respectivamente de 2021 e 2023. Fiz o seguinte : - Meta diária de pelo menos 10 questões resolvidas e minuciosamente corrigidas , relacionadas ao assunto que estudei - Análises semanais de como estava meus acertos / erros de determinados assuntos , para que pudesse ajustar meu cronograma de estudos da semana seguinte de acordo com essa evolução. -Simulados semanais, porém somente com os assuntos que estudei na semana . Conforme me aproximava da prova eu ia aumentando o volume de assuntos dos simulados. -Bateria de questões por blocos , exemplo: Penal , Processual , Adm , 5 questões de cada . - Por fim , eu prezava bastante pelos meus intervalos , quando via video aulas n ficava mais doq 45 mis e sempre dava intervalo de 5 a 10 mins pra fazer qualquer outra coisa. Seguindo essas dicas e basicamente buscando constância , consegui ser aprovado duas vezes. Na PmPA de 2021 e em 2023.
É, eu comecei os estudos pra PRF exatamente 1° de Janeiro. De lá até aqui já são quase 25 mil questões respondidas (respondidas de verdade) e uma média de 5h/dia de estudos todos os dias, domingo a domingo. A minha média de questões por dia varia um pouco (depende do tamanho do conteúdo que preciso estudar, quanto maior é, menos tempo eu tenho) mas eu nunca fico um dia sem responder. Tenho certeza que estou no caminho certo.
@@CristianoJanocaBKCelu uso o estratégia, mas não conto as questões que tem nos PDFs e no sistema de questões deles pq pra mim ali é um completo da aula. São 25mil contando Qconcursos e Projeto Missão, que tem muitas questões inéditas no padrão cespe que são elaboradas por eles.
@@CristianoJanocaBKCelu tinha respondido mas parece que foi apagado. São 25 mil usando duas plataformas de questões. Não conto as do pdf pq meio que faz parte da aula
Amigo, como você responde tantas com qualidade? Sem exagero, em um mês eu consigo responder 1000 questões, me sinto atrasada demais quando vejo gente avançada assim
Estas estatísticas, apesar de carecerem de rigor metodológico, nos mostra que uma boa parte mais inteligente passa respondendo 10.000 questões, além do estudo teórico e outras técnicas, e uma outra boa parte dos aprovados tiveram que responder muito mais questões, provavelmente, demorando muito mais tempo para passar no concurso. Além disso, os aprovados, em sua maioria, estudaram poucas horas diárias, o que corrobora com a tese da qualidade x quantidade. Conclui-se que a melhor preparação precisa conter qualidade do estudo, descanso (saúde mental) e estratégia.
Nem f*. Qualquer entrevista de aprovado o cara diz que estudava de 5h a 7h/dia. A grande maioria. Uns poucos, estudam 4h ou em torno disso. Nunca vi um que passou estudando 2h ou 3h/dia, até agora. Talvez num pré-edital, mas no pós, fazendo isso, acaba sendo engolido. Outra coisa que não levou em consideração foi a resistência individual,os hábitos e a alimentação. Esses 3 fatores afetam, e muito, na quantidade E na qualidade do estudo. Um cara com vida regrada, bom sono, boa alimentação, muito tempo livre, faz fácil 8h/dia com qualidade.
Faz sentido o que você disse, eu estudei entre 6h e 7h diária de segunda a sábado, domingo só de manhã. Fui aprovado para procurador municipal no município do meu Estado, Rondônia. Eu fiz em média 1800 questões com pouco mais de 4 meses de preparação específica para esse concurso. Fiquei em 1° lugar na objetiva e discursiva, com 97/110 pontos. Estou no aguardo da nomeação, mas sim, acredito que quanto mais questões melhor, uma dica, eu estudava muito a lei seca, é impressionante a diferença que isso faz, usava também a técnica grifo sobre grifo, foi fundamental para conquistar o primeiro lugar.
@@felipelacerda6575 cara, os mapas que eu utilizava eram do próprio Estratégia (minha namorada tinha comprado um curso da PF, e eu usei esses PDF), o resto eu mesmo buscava na internet, peguei muitos PDFs gratuitos do Gran, usava só para revisar o conteúdo, quanto aos resumos, eu estudava os PDF's grifando o que eu considerava importante, e usava esse mesmo PDF para as revisões, mas depois de um certo tempo revisando eu ia me sentindo mais confortável, o PDF que eu estudava a primeira vez lia em 2h por exemplo, nas revisões em que eu grifava depois, revisava em 30 minutos ou menos, fiz um cronograma de ver as matérias pelo menos 2 vezes por semana(cada uma), para fixar ainda mais. Eu não gosto de video aulas, utilizei apenas de um tema em específico (desapropriação), porque eu acho um pouco mais complicado, nesse eu fiz um resumo, eu mesmo, o resto não. Quanto as questões, utilizava a plataforma do Gran Cursos, fazia todos os dias, pelo menos umas 60 ou mais, sempre fazia questões após estudar um conteúdo (somente para fixação). Futuramente fazia mais questões. Sempre antes de começar a estudar, revisava rapidamente o que estudei no dia anterior. Quanto a lei seca, eu baixava a lei do próprio site do governo, colocava no tablet e lia, fazia anotações especificas e grifos, estudo ativo, mesmo esquema dos PDF, a primeira vez lia em 1h, dependendo da lei, na segunda em 30 minutos ou menos para as revisões, tudo isso na própria lei no tablet, fazia isso com todas. Quanto a discursiva, eu não estudei, pois o próprio estudo do conteúdo já era suficiente nesse concurso, na minha opinião, e foi. No fim, eu fiquei bom quando fiz a prova, porque a maior parte desses concursos é letra de lei, como eu lia e revisava muito, juntamente com as questões, consegui a aprovação mesmo com muitas pessoas duvidando, inclusive minha sogra kkkk, com a nota da objetiva + discursiva + prova de títulos fiquei em 1° lugar. Mas, não é fácil, teve dias que eu estudava só umas 3h, é assim mesmo, o negócio é a constância e não perder a fé, nem ligar para os outros, mas eu te digo, estudar mais de 7h por dia com qualidade de verdade é complicado, eu acho suspeito quando alguém fala que estuda 9h, 10h, eu não sou um estudante iniciante, fiz uma boa faculdade de direito, passei na OAB no 10° período, e te falo, é complicado. Basicamente, esse é o meu metódo de estudo, inclusive continuo utilizando para ser aprovado em procuradorias maiores.
Acho que faltou uma variável nessa pesquisa. A pessoa que estudou 7 horas por dia, o fez por quanto tempo? Em 6 meses? Em 1 ano? E uma pessoa que estudou 2 horas por dias, estudou por quanto tempo? 1 ano? 2 anos? 5 anos? Tem que ver isso também. Geralmente quem estuda muitas horas por dia não segura no longo prazo. Na minha concepção, o concurseiro tem que pensar no médio/longo prazo. Na constância. Sei que não é fácil, mas não disse que é.
@@josueamaral2647e varia também se a pessoa vem do ensino médio de escola particular e se entrou em um curso universitário ou pré-vestibular. As vezes a pessoa passa por conta de ter uma base, daí ela só precisa treinar as específicas
Primeiramente, APRENDA A TEORIA PRA DEPOIS FAZER QUESTÕES. Se não só vai se decepcionar, tanto nas questões quanto no simulado. Eu deixei de fazer simulado porque tinha um desempenho ruim, mas percebi que era porquê não sabia a teoria. Tô recomeçando e está sendo difícil.
Horas por dia não é a métrica correta, o mais correto seria horas totais. Tenho um amigo que passou em primeiro lugar pra bombeiro estudando 1 hr e meia por dia, mas ele demorou 3 anos pra passar, o que da 1642,5 horas de estudo.
Gostei da pesquisa, mas alguns dados poderiam ser mais precisos para validar melhor a pesquisa. Por exemplo, por quanto tempo foi mantida a constância de estudo dias por semana/horas. Foi mantida essa constância desde a publicação do edital até a prova, por seis meses, por um ano ou dois anos. Saber por quanto tempo foi mantido esse nível de estudo é fundamental para validar os dados. Sobre os números de questões é a proporção direta, quanto mais difícil o concurso, mais questões devem ser feitas.
@@adsonfire965 separo por assunto e geralmente 20 questoes por conteudo nas disciplinas basicas do meu concurso (contabilidade, tributario, administrativo ... etc) portugues faço da mesma forma, mas separo um momento para pegar provas de portugues e respondê-las. portugues é uma disciplina que tenho dificuldade. Então, eu abuso mesmo em ter contato com ela...3 materias por dia e 90 minutos cada
Quem estava ao meu redor achava que eu estudava muito, mas na minha avaliação daria pra ser melhor. Resultado: consegui aprovação nesse último concurso da Petrobras, mas poderia ter sido bem melhor. Pelas questões bobas que errei, vejo que um pouco mais de dedicação poderia ter me rendido umas boas colocações acima da que consegui. Então realmente é isso: constância, questões de provas passadas, com um bom ciclo de matérias (personalizado, de preferência) 👊🏽👍🏼
@@victorsilveiran sim,banca cespe,mas foi uma média de 150 questões pra cespe é fácil esse número,moro em uma cidade de 2500 mil habitantes então não tem nada o q fazer a não ser estuda e tenho também 22 anos !!!
@@leomarciodecastro7052 então você quis dizer 13 mil questões né, não 130 mil. Porque se for 150 questões por dia, ok! Mesmo ainda sendo bastante, mas tendo foco, dá pra fazer. Agora....1400 por dia??? Digamos que estuda LÍQUIDO 6 horas. Dá em torno de 233 questões por hora, isso significa 3 questões por minuto. Irmão, NEM OS MAIS PICAS de concurso fazem essa quantidade de questões. Humanamente impossível você ficar 6 horas fazendo 1400 questões. Vai me desculpar, mas se for isso, tu é um mentiroso.
Minha esperança na terra é constância, realmente. Porque pra quem estuda de 05 a 07, e depois completa à noite de 21:00 a 00:00, é ralação... Mas é o que temos.
Bom dia, boa tarde e boa noite, galera dos comentários. Estou recomeçando meus estudos, vocês acham que devo fazer quantas questões por dia? Estudo 6 dias e descanso no domingo, tenho por volta de 3 a 4 horas para estudar, mas tenho muita dúvida em relação as questões, quantas que devo fazer por dia para pensar: "Estou bem, bati uma meta de aprovado em concurso"
No concurso da Sefaz a maioria estuda entre 5 e 6 e tbm a maioria estudava 7 dias por semana. Sinceramente isso é surreal. Fui aprovado em 8° lugar nesse concurso sa CEF agr no polo do RJ pro cargo de TI. Eu estudei durante 3 meses todos os dia (tbm tinha mais 3 meses de estudo que fiz ano passado para o concurso do BB) e tinha o dia todo disponível praticamente. Eu sempre calculei a hora e coloquei na planilha. Domingo a domingo eu achei que ia fazer umas 6 a 8 horas líquidas, mas na real fiz pouco menos de 4,5 horas. Agora eu não entendo como esse pessoal que geralmente trabalha consegue fazer tantas horas líquidas assim, eu acho que se eles anotassem tudo como eu fiz não daria essa quantidade toda, né possível.
Eu conheço um rapaz que estudou 5 anos antes de passar em 1o lugar para Auditor em uma capital. Nos últimos 2 anos ele estudou 6h liquidas todos os dias, mas ele vivia na casa dos pais, sem trabalhar. O seu concurso já é mais fácil de passar, mas concursos de alto nível você começa a competir a partir das 1000 horas liquidas, e passar na casa de 2000 horas liquidas.
@@wagnerbahia4339 Eu predento fazer esses mais difíceis também, mas eu to pra fazer meu superior agr. Vou fazer online e ja ir estudando pra concurso de nível superior.
@@viniciussilvadeoliveira8305 Boa ideia fazer online, ganha tempo para estudar, hoje, quase nenhum curso superior serve para garantir bom salário. O importante do concurso é constância, estudar todo dia, mesmo que meia hora, boa sorte, Vinicius!
Se for pensar que um adulto, trabalhando, com contas para pagar, tarefas domésticas, lazer e vida social, as vezes filhos, etc. por exemplo... essa quantidade alta de horas 6-8, na ponta do lápis, se estiver correta, não fecha não.
acho q isso é puro auto enganoo das pessoas...eu tenho o dia todo pra estudar, uso pomodo pra controlar e nao levanto nem pra ir no banheiro, nao olho nem pra janela nesse tempo...e nesse ritmo só consegui chegar a 6h liq por alguns meses, baixei pra 4h e agora quase sem conseguir passar de 2h pq isso por mais de um ano me arrebentou, por pouco nao chego acabada na prova.
Passei num concurso de nível médio sem estudar aos 18 anos (DetranRS). 14 anos depois estou há 11 sem reposição da inflação e definhando financeiramente. Partiu estudar o/
Professor após 4 anos estudando e travando nos 70% de rendimento tenho achado que não se consegue passar sem dedicação total,ou quem passa assim é uma porcentagem bem pequena😢. Fico chateada pq minha realidade não permite parar de trabalhar para me dedicar integralmente à preparação.
Depende que é sua banca. Vai fazer prova e nao tem muitas questoes dela. vai estudar como por questoes se nao tem questoes do assunto............ isso cabe para concursos clássicos que caem direito
Já sou servidor, mas continuo meus estudos. Como trabalho e sou pai solo, é muito dificil contar o número de horas estudadas, pois estudo ouvindo audio ou fazendo questões no celular no carro, no medico, no intervalo do trabalho, e quando estou em casa paro o tempo todo para atender meu filho. Então é muito dificil estipular isso.
Bem interessante a pesquisa, porém acredito que faltou o contraponto de quem não passou nesses concursos para sabermos o real efeito dessas métricas. Imagine que há uma grupo relevante(que eu duvido muito kkk) de quem não passou e estudou 6 dias da semana, fez mais de 5 mil questões.
Eu sou um desses, estudo “profissionalmente” desde 2020 e ainda sigo na batalha. Já tenho mais de 60mil questões no QC. Nesse ínterim, contabilizo 1 aprovação no TJSC, no qual tenho pouca esperança de ser nomeado por ter ficado numa posição intermediária, e algumas batidas na trave e frustrações em concursos administrativos locais no DF e SC. Tudo teria sido diferente se não tivesse acontecido aquele rolo no concurso da CEF de 2014, que fiz despropositadamente e passei em posição até boa que me faria ser chamado em pouco tempo, hoje certamente já estaria com a vida resolvida. No início eu não sabia como estudar e perdi muito tempo até encontrar algo que me levasse adiante. Meu estudo já a algum tempo é majoritariamente por PDF e questões, que servem como revisão. Nunca fiz resumos ou estudei por ciclos, e, mesmo sabendo do potencial dos flashcards, nunca me vi fazendo-os, já vi gente que os vende, mas não sei se vale a pena. Às vezes me pergunto pq ainda não consegui ser aprovado e nomeado. É difícil chegar a uma conclusão, mas acho que, meu maior erro, foi pular de galho em galho em concursos diferentes. Até na área de controle já me aventurei e só não fiz pra polícia pq não me identifico com a área. Mesmo sendo formado em direito, o que importava era passar logo em qualquer coisa. Hoje já corrigi isso, estou surfando na atual onda de tribunais e estudo para trt, e mesmo com uma rotina errática e tendo que lidar com a procrastinação digital (meu único vício é o RUclips) estudo e faço questões todos os dias (com folga aos domingos) e espero, enfim, aposentar a caneta em breve.
Eu faço muitas questões tbm, na verdade virou rotina, mas sou novo em concurso, eu faço as questões da banca que vai aplicar a prova. Eu uso uma planilha de questões de cada assunto da matéria, pra ver se estou bom naquele assunto da matéria.
Você precisa estudar de outras bancas também, existe perfil diferente de bancas, você tem que se preparar para qualquer banca. Eu faço muitos exercícios de várias bancas, preciso saber responder a legislação de várias bancas.
Todos os fatores são importantes, mas é incrível como é a constância que muda todo o jogo.
Se eu não fosse um dos que fica fazendo questões enquanto a namorada se arruma, eu não acreditaria nessas quantidades. Chega uma hora que responder questão é uma rotina que você sente falta se não cumpre. A diferença entre quem passa com folga e quem passa no sufoco, é o tempo de dedicação. Salvo raras exceções.
Cara, também tô nesse nível, de sentir abstinência por questões rs até o futebol semanal já não me faz tanta falta, isso porque eu jogo desde criança. Não deixei de jogar minha pelada, mas os estudos têm mudado minha rotina e prioridades, e não me arrependo.
Exatamente questões todo dia ... Meu despertador toca já faço questão antes de falar bom dia... faço o café fazendo questões e assim vai...kkkk
Vai ter uma época que vc faz tanta questão que vc começa a ter a sensação que as bancas não tem mas o que inovar. E meio que vc fecha o caminhos para as bancas
Como que funciona? Vocês fazem os próprios cadernos de questões ou tem como usar algum site na internet? Qual site?
@@jonatanaugusto2304 cara, eu sou novo nessa onda de concurso, então ainda não posso dizer se é ou não eficaz, e ainda é preciso levar em conta a realidade de cada um. mas eu faço da seguinte forma: sou casado, e minha esposa ta segurando as pontas, isso me permitiu dedicar o ano de 2023 ao estudo. O mês tem 4 semanas. Três materias estudadas, uma para cada semana; na quarta semana, eu resolvo questões dos assuntos correspondentes. A parte ruim é que eu não tenho assinatura, eu monto meu caderno mental com fragmentos do youtube e do google, e nas questões eu consigo discernir qual dos meios chega mais próximo de ser fiel às questões da banca. Alem disso, também procuro aprimorar na prática, seja no cotidiano ou mesmo em assuntos de atualidades, no dia a dia, isso me ajuda a desenvolver bastante. Bom, essa é a forma com que eu tenho evoluido, mas é na prova que saberei se essa estratégia funciona.
eu estudei so por questões da Banca X... e fui aprovado em um concurso em 1° lugar... área de Educação.. 32 de 40 questões
👏🏽👏🏽
Questões é indispensável, pena que só depois de 2 anos de estudo que fui perceber isso kkkkk mas tá bom.
Vou falar meu caso: fui aprovado no BNB e na Caixa esse ano, eu nunca consegui estudar loucamente 8h por dia, eu nem sequer contabilizava, pois atacava muito a ansiedade, eu só via depois no relatório do tablet e dava entre 20-25h semanais, em 2023 eu fiz o BB e consegui um resultado muito bom, porém não passei e fiquei focando na área administrativa que ia ter concurso em seguida (erro capital do concurseiro), voltei pros bancos 1 semanas antes do edital do BNB com os fortes rumores, tive 3 meses pro BNB e 4 pra Caixa, segui esse ritmo que já citei (20-25h semanais), ±7.000 questões feitas e 177 cards confeccionados no Anki bem estratégicos, eu usava flashcard só pro essencial mesmo (questões que eu errava reiteradamente, esquemas difíceis de memorizar, coisas que eu tinha muita dificuldade de lembrar mesmo revisando o conteúdo 3x) e muito importante também, a constância, estudava todo dia, só domingo que dava uma freada e via só 1h, segui assim até a prova e deu certo.
Não comentam meu erro, fiz vários concursos diferentes, foquem numa área só ou em áreas que pelo menos combinem, vai poupar muito tempo e a sanidade mental de vocês agradece.
Obs.: +90% do meu estudo teórico era nos pdfs do Estratégia e o restante foi com os vídeos do Renan Duarte
Vc acertou quantas no bnb e na caixa?
@@marcus270512 54/60 BNB e 52/60 na Caixa
@@lhcps98 aprendi esse ano isso 😢quebrei a cara ficar pulando de galho em galho nos concursos. Daí fiz o BB, nem na foto apareci kkkk. Fiz o da caixa e fiquei na posição 49. Sei q é bem longe do ideal, mas só de saber q sendo mãe, trabalhando e tudo mais consegui ficar ali nessa posição eu fiquei feliz demais. Vou continuar nessa área até passar. Tô bem animada e sigo estudando ❤
Pelo que eu li na maioria dos comentários, eu estou indo pelo caminho certo, estou estudando de segunda a domingo, sendo constante, resolvendo questões, me alimentando saudavelmente e praticando exercícios nos intervalos do estudo. Será a primeira vez que farei um concurso na vida, e será de ensino médio só pra começar ❤.
Vou comentar antes de assistir o vídeo todo. Eu acredito que seja a constância, prioridade e questões. Não consigo imaginar uma aprovação sem esses fatores. Ah, e quando digo prioridades, não estou querendo dizer que a pessoa precisa largar a família pelos estudos, mas sim se dedicar a eles como algo rotineiro. Está com tempo livre? Vai estudar, não ficar no Instagram. Está no transporte público? Encaixa umas questões, um PDF naquele momento ocioso.... Eu acredito que seja isso.
Em março de 2023 decidi parar tudo e só estudar para concurso.
Prestei TJ capital e gostei do resultado, prestei TJ grande SP, melhorei meu resultado e fiquei ainda mais confiante.
Prestei TJM e errei 7 questões, chegando em casa e vendo as "bobeiras" que errei, se tivesse prestado mais atenção, poderia ter passado em primeiro.
Prestei prefeitura de São Caetano do Sul e errei 7 questões de novo.
Prestei GCM São Carlos e passei em 5°, errei apenas 5 questões.
Dia 08/09 farei TJSP (interior), atualmente conto com 21 mil questões resolvidas no qconcursos, com 90% de acerto. Estou muito confiante, estudando com mais foco nessa reta final.
Acertarei 93 questões das 100.
PS: no futuro, alguém comenta aqui pra eu responder o resultado.
Torcendo por você!
Vai dar tudo certo ❤🙌
Já deu certo !!
Estou na torcida!!
Na torcida por vc!
Tenho 3 aprovações e devo isso a 2 coisas: conhecimento acumulado (constancia) e resolver questões (tec concursos) e, de preferência, desconstruindo cada alternativa e comentando com análise profunda a resposta.
Fazendo isso o aproveitamento sobe absurdamente.
Português, por exemplo, não faço menos de 90% nunca.
Assinei o TEC há pouco tempo e de fato percebi uma evolução considerável em Português estudando dessa forma. Espero à aprovação do concurso que almejo.
aposto que o PT não era FGV
Identificado alguém que não faz questões da FGV. kkkkk
@@eliveltonfranca, o que seria o TEC ?
@@danilodan-ug2dd Plataforma de questões
o melhor canal pra quem é concurseiro, essas análises nos ajudam muito!
Obrigado amigo!!!
Tá louco. 🎉🎉🎉🎉🎉. Conteúdo top . Era isso que queríamos, voltz é diferenciado 🎉🎉🎉
Baita vídeo, muito informativo, Guilherme!
Que bom que gostou. fico feliz mesmo!!!
Que trabalho incrível, parabéns. Merece todos os likes do mundo.
Obrigado mesmo. Valeu o reconhecimento
Ótimo vídeo! Uma sugestão: seria interessante reorganizar os dados em um gráfico por colunas ou histograma e colocar lado a lado o público geral com os aprovados, acho que ficaria visualmente melhor de entender do que o gráfico por setores.
Acho que é por aí mesmo, ou seja, fazer muitas questões mas com qualidade. Vou dar meu exemplo: fazia no máximo 40 questões por dia, mas olhando de uma a uma o que estava certo ou errado nas alternativas. Resultado? Acabei de ser aprovado para Técnico (44) e para Analista (18) no TJ/SC, em posições que dificilmente não serei nomeado. Ao final fiz cerca de 4.000 questões.
Minha meta para até o dia da prova é fazer entre 5.000 a 10.000 questões e com qualidade. Eu fico o triplo do tempo em cada questão múltipla escolha pois eu analiso (investigação ativa) cada alternativa nos mínimos detalhes.
@fernandovalle2041 👍👏👏👏👏👏👏
Também faço "poucas" questões, mas faço análise de cada uma. Nas de alternativa, eu explico pra mim o erro de cada uma e o porquê está certa.
Quando erro, paro pra rever, fazer anotações. Talvez não seja super produtivo, mas tem me ajudado muito a sedimentar o conhecimento.
@@Desconhecido.-oy8svFaço assim também. Estudo ativo e passivo. 15 questões por dia de segunda a Sábado. Na semana, 2h e no Sábado o dia inteiro ( faço mais materias)
@@uhalexlopes7100 5000 questões com qualidade só faz se do edital ate a prova tiver pelo menos 3 meses. mais do que isso nao faz questoes com qualidade.
Muito bom seu trabalho , pois terá bastante relevância na hora de escolher um concurso para participar , e de acordo com o grau de dificuldade do concurso , aliada a disponibilidade para estudo do candidato, é possível mensurar a possibilidade de sucesso ou insucesso .
Parabéns pelo trabalho .
Acho q constância é tudo, minha irmã passou num concurso concorrido do tj, estudando 2 horas todo dia por quase 2 anos…
Quanto mais constância…melhor fica…
Mas ela estudou apenas para o TJ? Apenas as matérias desse TJ?
Meu relato, durante minha preparação para a PMPA, onde na primeira prova passei sem ajuda de cursinho e na segunda com apoio de cursinho , nos anos respectivamente de 2021 e 2023. Fiz o seguinte :
- Meta diária de pelo menos 10 questões resolvidas e minuciosamente corrigidas , relacionadas ao assunto que estudei
- Análises semanais de como estava meus acertos / erros de determinados assuntos , para que pudesse ajustar meu cronograma de estudos da semana seguinte de acordo com essa evolução.
-Simulados semanais, porém somente com os assuntos que estudei na semana . Conforme me aproximava da prova eu ia aumentando o volume de assuntos dos simulados.
-Bateria de questões por blocos , exemplo: Penal , Processual , Adm , 5 questões de cada .
- Por fim , eu prezava bastante pelos meus intervalos , quando via video aulas n ficava mais doq 45 mis e sempre dava intervalo de 5 a 10 mins pra fazer qualquer outra coisa.
Seguindo essas dicas e basicamente buscando constância , consegui ser aprovado duas vezes. Na PmPA de 2021 e em 2023.
motivação + constância = conhecimento
É, eu comecei os estudos pra PRF exatamente 1° de Janeiro. De lá até aqui já são quase 25 mil questões respondidas (respondidas de verdade) e uma média de 5h/dia de estudos todos os dias, domingo a domingo. A minha média de questões por dia varia um pouco (depende do tamanho do conteúdo que preciso estudar, quanto maior é, menos tempo eu tenho) mas eu nunca fico um dia sem responder. Tenho certeza que estou no caminho certo.
25 mil no sistema de questões ou com PDF e sistema?
@@CristianoJanocaBKCelu uso o estratégia, mas não conto as questões que tem nos PDFs e no sistema de questões deles pq pra mim ali é um completo da aula. São 25mil contando Qconcursos e Projeto Missão, que tem muitas questões inéditas no padrão cespe que são elaboradas por eles.
@@CristianoJanocaBKCelu tinha respondido mas parece que foi apagado. São 25 mil usando duas plataformas de questões. Não conto as do pdf pq meio que faz parte da aula
Tá no caminho certo
Amigo, como você responde tantas com qualidade?
Sem exagero, em um mês eu consigo responder 1000 questões, me sinto atrasada demais quando vejo gente avançada assim
Estas estatísticas, apesar de carecerem de rigor metodológico, nos mostra que uma boa parte mais inteligente passa respondendo 10.000 questões, além do estudo teórico e outras técnicas, e uma outra boa parte dos aprovados tiveram que responder muito mais questões, provavelmente, demorando muito mais tempo para passar no concurso. Além disso, os aprovados, em sua maioria, estudaram poucas horas diárias, o que corrobora com a tese da qualidade x quantidade. Conclui-se que a melhor preparação precisa conter qualidade do estudo, descanso (saúde mental) e estratégia.
Nem f*. Qualquer entrevista de aprovado o cara diz que estudava de 5h a 7h/dia. A grande maioria. Uns poucos, estudam 4h ou em torno disso. Nunca vi um que passou estudando 2h ou 3h/dia, até agora. Talvez num pré-edital, mas no pós, fazendo isso, acaba sendo engolido. Outra coisa que não levou em consideração foi a resistência individual,os hábitos e a alimentação. Esses 3 fatores afetam, e muito, na quantidade E na qualidade do estudo. Um cara com vida regrada, bom sono, boa alimentação, muito tempo livre, faz fácil 8h/dia com qualidade.
Kkkkkk continue pensando assim
Faz sentido o que você disse, eu estudei entre 6h e 7h diária de segunda a sábado, domingo só de manhã.
Fui aprovado para procurador municipal no município do meu Estado, Rondônia.
Eu fiz em média 1800 questões com pouco mais de 4 meses de preparação específica para esse concurso.
Fiquei em 1° lugar na objetiva e discursiva, com 97/110 pontos.
Estou no aguardo da nomeação, mas sim, acredito que quanto mais questões melhor, uma dica, eu estudava muito a lei seca, é impressionante a diferença que isso faz, usava também a técnica grifo sobre grifo, foi fundamental para conquistar o primeiro lugar.
@@iagomoreira8816fez seu próprio resumo...mapa?? Só estudava grifando?? PDF / vídeo aula???
@@felipelacerda6575 cara, os mapas que eu utilizava eram do próprio Estratégia (minha namorada tinha comprado um curso da PF, e eu usei esses PDF), o resto eu mesmo buscava na internet, peguei muitos PDFs gratuitos do Gran, usava só para revisar o conteúdo, quanto aos resumos, eu estudava os PDF's grifando o que eu considerava importante, e usava esse mesmo PDF para as revisões, mas depois de um certo tempo revisando eu ia me sentindo mais confortável, o PDF que eu estudava a primeira vez lia em 2h por exemplo, nas revisões em que eu grifava depois, revisava em 30 minutos ou menos, fiz um cronograma de ver as matérias pelo menos 2 vezes por semana(cada uma), para fixar ainda mais.
Eu não gosto de video aulas, utilizei apenas de um tema em específico (desapropriação), porque eu acho um pouco mais complicado, nesse eu fiz um resumo, eu mesmo, o resto não.
Quanto as questões, utilizava a plataforma do Gran Cursos, fazia todos os dias, pelo menos umas 60 ou mais, sempre fazia questões após estudar um conteúdo (somente para fixação). Futuramente fazia mais questões. Sempre antes de começar a estudar, revisava rapidamente o que estudei no dia anterior.
Quanto a lei seca, eu baixava a lei do próprio site do governo, colocava no tablet e lia, fazia anotações especificas e grifos, estudo ativo, mesmo esquema dos PDF, a primeira vez lia em 1h, dependendo da lei, na segunda em 30 minutos ou menos para as revisões, tudo isso na própria lei no tablet, fazia isso com todas.
Quanto a discursiva, eu não estudei, pois o próprio estudo do conteúdo já era suficiente nesse concurso, na minha opinião, e foi.
No fim, eu fiquei bom quando fiz a prova, porque a maior parte desses concursos é letra de lei, como eu lia e revisava muito, juntamente com as questões, consegui a aprovação mesmo com muitas pessoas duvidando, inclusive minha sogra kkkk, com a nota da objetiva + discursiva + prova de títulos fiquei em 1° lugar.
Mas, não é fácil, teve dias que eu estudava só umas 3h, é assim mesmo, o negócio é a constância e não perder a fé, nem ligar para os outros, mas eu te digo, estudar mais de 7h por dia com qualidade de verdade é complicado, eu acho suspeito quando alguém fala que estuda 9h, 10h, eu não sou um estudante iniciante, fiz uma boa faculdade de direito, passei na OAB no 10° período, e te falo, é complicado.
Basicamente, esse é o meu metódo de estudo, inclusive continuo utilizando para ser aprovado em procuradorias maiores.
Parabéns pela pesquisa acaba com muito papo de coach, estude muitas horas, todo dia e coma o máximo de questões que conseguir
Parabéns mestre pelo empenho, precisamos de conteúdo dessa qualidade, e que a plataforma reconheça, +1 inscrito
Acho que faltou uma variável nessa pesquisa. A pessoa que estudou 7 horas por dia, o fez por quanto tempo? Em 6 meses? Em 1 ano? E uma pessoa que estudou 2 horas por dias, estudou por quanto tempo? 1 ano? 2 anos? 5 anos? Tem que ver isso também. Geralmente quem estuda muitas horas por dia não segura no longo prazo. Na minha concepção, o concurseiro tem que pensar no médio/longo prazo. Na constância. Sei que não é fácil, mas não disse que é.
Isso depende. Varia com edital aberto e fechado. Com edital fechado costumo estudar 2 horas por dia. Pós edital vou pra 4/5 horas diárias.
@@josueamaral2647 show! Obrigado
@@josueamaral2647e varia também se a pessoa vem do ensino médio de escola particular e se entrou em um curso universitário ou pré-vestibular.
As vezes a pessoa passa por conta de ter uma base, daí ela só precisa treinar as específicas
Muito bom. Dar uma direção para seguirmos com clareza e conquistar os nosso objetivo. Obrigada!
Parabens pelo trabalho!!!
um dos melhores videos de concurso que ja vi
Sem dúvida, é a qualidade, quantidade de questão não quer dizer muita coisa...
Vc e o Benites são referência pra mim!
Deus te abençoe irmão
tempo é o recurso mais precioso, quando o assunto é concurso público então é um tesouro...
Parabéns pela explicação.abriu a minha visão sobre os concursos publicos..👋
Sempre com conteúdos excelentes. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
excelente vídeo, obg
Informações valiosas e de graça. Parabéns Inspetor Guilherme. Deus abençoe
Obrigado! 💯
PARABÉNS PELA INICIATIVA
Gosto de mais desses gráficos ,
Parabéns 👏👏👏👏
Excelente video prof. Parabéns pelo excelente
gostei muito dessas informações, obrigado e parabéns pelo video !
Muito bom. Estudo todos os dias.
Parabéns pela qualidade da pesquisa.
Ótima pesquisa!
Isso é conteúdo de altíssima qualidade!
Excelente análise!!!!
Parabéns pelo trabalho, excelente 🎉
Obrigado Guilherme. Parabéns pelo trabalho.
Que conteúdo de qualidade! Impressionante!
Excelente vídeo! Muito prático e simples.
Primeiramente, APRENDA A TEORIA PRA DEPOIS FAZER QUESTÕES. Se não só vai se decepcionar, tanto nas questões quanto no simulado.
Eu deixei de fazer simulado porque tinha um desempenho ruim, mas percebi que era porquê não sabia a teoria.
Tô recomeçando e está sendo difícil.
Não necessariamente, tem como aprender teoria com as próprias questões…
@@Lucasloliveira86 aprender pulando etapas e sem raciocinar não é?
@@umarebelde onde tá essa lei das etapas corretas? Mas se pra você é assim, tudo bem…
Responder questão já é estudar a teoria, bem mais direta, o jogo é quem sabe acertar questão e nem tanto quem sabe mais!
Nada haver, existem questões sem qualquer didática... @@TheNaercio
Horas por dia não é a métrica correta, o mais correto seria horas totais. Tenho um amigo que passou em primeiro lugar pra bombeiro estudando 1 hr e meia por dia, mas ele demorou 3 anos pra passar, o que da 1642,5 horas de estudo.
Gostei da pesquisa, mas alguns dados poderiam ser mais precisos para validar melhor a pesquisa. Por exemplo, por quanto tempo foi mantida a constância de estudo dias por semana/horas. Foi mantida essa constância desde a publicação do edital até a prova, por seis meses, por um ano ou dois anos. Saber por quanto tempo foi mantido esse nível de estudo é fundamental para validar os dados. Sobre os números de questões é a proporção direta, quanto mais difícil o concurso, mais questões devem ser feitas.
PF, PRF e Jurídica entre 10 a 13 disciplinas, SEFAZ 25 DISCIPLINAS, por isso a quantidade maior de horas!
A maior diferença não é nem na quantidade de horas, mas no prazo, fiscal só pra ficar competitivo você vai levar uns 2 anos
@@lhcps98 concordo, mas quantidade esta sim diretamente relacionado com o tempo!
Uauu que conteudo rico😮❤
Motivador obrigado
Parabéns pela pesquisa realizada.
Obrigado, Professor.
Sabe muito!
cara os seus conteúdos são os melhores obrigado, obrigado!!!!!!!!!!!
Excelente trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Almoçando e vendo esse ótimo video na reta final pra a prova da PPBA! Bora pra cima!!!
Boa prova irmão!!! Deus te abençoe!!!
Tenho 3 aprovações. Até a data da terceira aprovação tinha feito 30.000 questões. E 4h por dia 6x por semana l.
Estou adotando essa metodologia também, inclusive através dessa metodologia acertei 79 pontos da prova do concurso do BNB
@@dicasdeumbusologo vai conseguir
dan como divide as questoes por (disciplina /hora) seria 20 questao portugues / 20 leis ? obrigado
@@adsonfire965 separo por assunto e geralmente 20 questoes por conteudo nas disciplinas basicas do meu concurso (contabilidade, tributario, administrativo ... etc) portugues faço da mesma forma, mas separo um momento para pegar provas de portugues e respondê-las. portugues é uma disciplina que tenho dificuldade. Então, eu abuso mesmo em ter contato com ela...3 materias por dia e 90 minutos cada
excelente pesquisa, parabens! 👏👏
Ótima análise. Até fui contar as minhas questões para ver a minha média e realmente batem com a média indicada.
obrigado pelo excelente conteúdo. 🙏
Video muito bom, obrigada 😊
Obrigado Paula!!! Tmj!!!
Excelente conteúdo!
"Passa quem acerta mais ".....eu, 2024.
Quem estava ao meu redor achava que eu estudava muito, mas na minha avaliação daria pra ser melhor. Resultado: consegui aprovação nesse último concurso da Petrobras, mas poderia ter sido bem melhor. Pelas questões bobas que errei, vejo que um pouco mais de dedicação poderia ter me rendido umas boas colocações acima da que consegui. Então realmente é isso: constância, questões de provas passadas, com um bom ciclo de matérias (personalizado, de preferência) 👊🏽👍🏼
Ja fiz 130 mil questões desde janeiro de 2022 foco pf!
Fez 1400 questões por dia em média? Aham....
@@victorsilveiran sim,banca cespe,mas foi uma média de 150 questões pra cespe é fácil esse número,moro em uma cidade de 2500 mil habitantes então não tem nada o q fazer a não ser estuda e tenho também 22 anos !!!
@@victorsilveiran e já vou bater 3mil horas líquidas!!
@@leomarciodecastro7052 então você quis dizer 13 mil questões né, não 130 mil.
Porque se for 150 questões por dia, ok! Mesmo ainda sendo bastante, mas tendo foco, dá pra fazer.
Agora....1400 por dia??? Digamos que estuda LÍQUIDO 6 horas. Dá em torno de 233 questões por hora, isso significa 3 questões por minuto.
Irmão, NEM OS MAIS PICAS de concurso fazem essa quantidade de questões. Humanamente impossível você ficar 6 horas fazendo 1400 questões.
Vai me desculpar, mas se for isso, tu é um mentiroso.
@@victorsilveiran me passa seu WhatsApp q te mando.......já tem 1 ano q só faço 100% do meu tempo!!!!!
Muito bom
Já inscrita
TB tem a diferença de pré edital e pós edital, no pré edital não estudo todos os dias, umas 6x, já a no pós, estudo todos os dias e mais horas
Já me inscrevi
quanto mais questões fazer e corrigir melhor
Eu queria ver do TJ
Minha esperança na terra é constância, realmente. Porque pra quem estuda de 05 a 07, e depois completa à noite de 21:00 a 00:00, é ralação... Mas é o que temos.
Bom dia, boa tarde e boa noite, galera dos comentários.
Estou recomeçando meus estudos, vocês acham que devo fazer quantas questões por dia?
Estudo 6 dias e descanso no domingo, tenho por volta de 3 a 4 horas para estudar, mas tenho muita dúvida em relação as questões, quantas que devo fazer por dia para pensar: "Estou bem, bati uma meta de aprovado em concurso"
Absolutamente coerente
Gostaria de saber qual a porcentagem de aprovados que concilia trabalho com estudo
No concurso da Sefaz a maioria estuda entre 5 e 6 e tbm a maioria estudava 7 dias por semana. Sinceramente isso é surreal. Fui aprovado em 8° lugar nesse concurso sa CEF agr no polo do RJ pro cargo de TI. Eu estudei durante 3 meses todos os dia (tbm tinha mais 3 meses de estudo que fiz ano passado para o concurso do BB) e tinha o dia todo disponível praticamente. Eu sempre calculei a hora e coloquei na planilha. Domingo a domingo eu achei que ia fazer umas 6 a 8 horas líquidas, mas na real fiz pouco menos de 4,5 horas. Agora eu não entendo como esse pessoal que geralmente trabalha consegue fazer tantas horas líquidas assim, eu acho que se eles anotassem tudo como eu fiz não daria essa quantidade toda, né possível.
Eu conheço um rapaz que estudou 5 anos antes de passar em 1o lugar para Auditor em uma capital. Nos últimos 2 anos ele estudou 6h liquidas todos os dias, mas ele vivia na casa dos pais, sem trabalhar.
O seu concurso já é mais fácil de passar, mas concursos de alto nível você começa a competir a partir das 1000 horas liquidas, e passar na casa de 2000 horas liquidas.
@@wagnerbahia4339 Eu predento fazer esses mais difíceis também, mas eu to pra fazer meu superior agr. Vou fazer online e ja ir estudando pra concurso de nível superior.
@@viniciussilvadeoliveira8305 Boa ideia fazer online, ganha tempo para estudar, hoje, quase nenhum curso superior serve para garantir bom salário. O importante do concurso é constância, estudar todo dia, mesmo que meia hora, boa sorte, Vinicius!
Se for pensar que um adulto, trabalhando, com contas para pagar, tarefas domésticas, lazer e vida social, as vezes filhos, etc. por exemplo... essa quantidade alta de horas 6-8, na ponta do lápis, se estiver correta, não fecha não.
acho q isso é puro auto enganoo das pessoas...eu tenho o dia todo pra estudar, uso pomodo pra controlar e nao levanto nem pra ir no banheiro, nao olho nem pra janela nesse tempo...e nesse ritmo só consegui chegar a 6h liq por alguns meses, baixei pra 4h e agora quase sem conseguir passar de 2h pq isso por mais de um ano me arrebentou, por pouco nao chego acabada na prova.
Uma pergunta interessante para acrescentar às pesquisas: quantas questões fazia em média por dia.
Passei num concurso de nível médio sem estudar aos 18 anos (DetranRS). 14 anos depois estou há 11 sem reposição da inflação e definhando financeiramente.
Partiu estudar o/
Nao existe formulas mágicas, mas existem caminhos. Constância, leitura, questão, revisao... Constância...Constância, leitura, questão, revisao... Constância, leitura, questão, revisao....Constância, leitura, questão, revisao.
Professor após 4 anos estudando e travando nos 70% de rendimento tenho achado que não se consegue passar sem dedicação total,ou quem passa assim é uma porcentagem bem pequena😢. Fico chateada pq minha realidade não permite parar de trabalhar para me dedicar integralmente à preparação.
Depende que é sua banca. Vai fazer prova e nao tem muitas questoes dela. vai estudar como por questoes se nao tem questoes do assunto............
isso cabe para concursos clássicos que caem direito
Já sou servidor, mas continuo meus estudos. Como trabalho e sou pai solo, é muito dificil contar o número de horas estudadas, pois estudo ouvindo audio ou fazendo questões no celular no carro, no medico, no intervalo do trabalho, e quando estou em casa paro o tempo todo para atender meu filho. Então é muito dificil estipular isso.
Bem interessante a pesquisa, porém acredito que faltou o contraponto de quem não passou nesses concursos para sabermos o real efeito dessas métricas. Imagine que há uma grupo relevante(que eu duvido muito kkk) de quem não passou e estudou 6 dias da semana, fez mais de 5 mil questões.
Vdd, se fosse feita uma pesquisa com os reprovados, daria para ter uma visão ainda melhor da relação horas de estudo/aprovação.
Eu sou um desses, estudo “profissionalmente” desde 2020 e ainda sigo na batalha. Já tenho mais de 60mil questões no QC. Nesse ínterim, contabilizo 1 aprovação no TJSC, no qual tenho pouca esperança de ser nomeado por ter ficado numa posição intermediária, e algumas batidas na trave e frustrações em concursos administrativos locais no DF e SC.
Tudo teria sido diferente se não tivesse acontecido aquele rolo no concurso da CEF de 2014, que fiz despropositadamente e passei em posição até boa que me faria ser chamado em pouco tempo, hoje certamente já estaria com a vida resolvida.
No início eu não sabia como estudar e perdi muito tempo até encontrar algo que me levasse adiante. Meu estudo já a algum tempo é majoritariamente por PDF e questões, que servem como revisão. Nunca fiz resumos ou estudei por ciclos, e, mesmo sabendo do potencial dos flashcards, nunca me vi fazendo-os, já vi gente que os vende, mas não sei se vale a pena.
Às vezes me pergunto pq ainda não consegui ser aprovado e nomeado. É difícil chegar a uma conclusão, mas acho que, meu maior erro, foi pular de galho em galho em concursos diferentes. Até na área de controle já me aventurei e só não fiz pra polícia pq não me identifico com a área.
Mesmo sendo formado em direito, o que importava era passar logo em qualquer coisa.
Hoje já corrigi isso, estou surfando na atual onda de tribunais e estudo para trt, e mesmo com uma rotina errática e tendo que lidar com a procrastinação digital (meu único vício é o RUclips) estudo e faço questões todos os dias (com folga aos domingos) e espero, enfim, aposentar a caneta em breve.
Acho que constância e caminho,senão só teria só curso de questões claro que questão e e ferramenta necessária
TODOS, TODOS, TODOSSSSS OS DIAS e ainda mais, mesmo horário!
Fazer questões da Cebrasp em geral ou só certo e errado? Por que também tem as 5 alternativas em alguns concursos.
Volts, se eu assinar, poderei bater um papo ctg?
estudo para PF, mas tenho uma duvida que nao acho resposta em lugar nenhum
Tá mais o período desse total ? 30.000 em um ano ou dois ou três ????
Você tem os números do total de horas líquidas estudadas ? Seria uma métrica interessante.
Eu faço muitas questões tbm, na verdade virou rotina, mas sou novo em concurso, eu faço as questões da banca que vai aplicar a prova.
Eu uso uma planilha de questões de cada assunto da matéria, pra ver se estou bom naquele assunto da matéria.
Você precisa estudar de outras bancas também, existe perfil diferente de bancas, você tem que se preparar para qualquer banca. Eu faço muitos exercícios de várias bancas, preciso saber responder a legislação de várias bancas.
brabooo dos zoi azul
Amigão, concorda que "70% ou mais dos pesquisados são de concurso da área policial" sua pesquisa possui um BIAS considerável para generalizar ??
Esse vídeo é um divisor de águas.
Tem gente que nem sabe quantas questões resolveu…
Boa tarde, qual o percentual de abstenção na prova objetiva, e o percentual de reprovação em cada fase do concurso nivel medio pcsp
Quando passei em 2018, foi quase 11 mil
Olá, dentro esses grupos de whatsapp que mencionou tem algum na área de controle?
especifico não irmão
@@Voltsconcursos entendi! Ok! Te seguindo! Obrigada!
Ótimo vídeo!
🎉🎉🎉