Fantasia Clássica e Moderna - Qual a diferença?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 дек 2024

Комментарии • 49

  • @gustavovicente9076
    @gustavovicente9076 2 года назад +16

    Aaah, recomendo fortemente ler a Roda do Tempo. Estou no quinto livro, e como você explicou no vídeo (e que eu não tinha percebido até sua explicação) ele é uma fantasia clássica bem "diluída".
    Nitidamente estamos lendo um conto épico, do bem contra o mal, porém tem tanta construção de personagens no decorrer dos livros (muitos capítulos com personagens secundários e até terciários, fazendo "sidequests") que acabamos esquecendo que estamos lendo uma história maniqueísta. Enfim, eu gosto bastante kkkk
    Parabéns pelo vídeo

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +3

      Ouvi falar que a Roda do Tempo tem um desenvolvimento de personagens incomum para a fantasia clássica, o que me deixa curiosa. Na série da Amazon os personagens foram claramente negligenciados por falta de tempo de tela, e foi o ponto mais fraco pra mim.
      Gustavo, se quiser entrar no grupo para membros do Telegram, o post com o link está na aba "assinatura" na página do canal.

  • @oswaldojosesilvestrejunior10
    @oswaldojosesilvestrejunior10 Год назад

    Parabéns pelo vídeo e pelo canal!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
    E aí, começou a ler "A Roda do Tempo"??? Após quase 2 anos e meio de leitura estou em 40% do último livro da série e recomendo FORTEMENTE, principalmente pra alguém com interesse em Criação de Mundo em Fantasia e desenvolvimento de personagens... 😉😉😉
    Esta transição da Fantasia Clássica para a Moderna é nítida na medida em que a série avança e justamente por isso algumas pessoas com preferência por um estilo ou por outro pode ter dificuldades com o menos apreciado; eu recomendo pensar na saga com a seguinte divisão:
    MAIS IDENTIFICADOS COM A FANTASIA CLÁSSICA
    TOMO 1: Livros 1 a 3
    TOMO 2: Livros 4 a 7
    INTERLÚDIO: "New Spring", o prequel
    MAIS IDENTIFICADOS COM A FANTASIA MODERNA
    TOMO 3: Livros 8 a 11
    TOMO 4: Livros 12 a 14
    Recomendo também um respiro entre a leitura dos Tomos, creio que a apreciação da obra aumenta dessa forma!!! Parabéns mais uma vez pelo trabalho!!! 👍🏾👍🏾👍🏾

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  Год назад +1

      Ainda não comecei a ler, mas meu interesse está retornando
      Obrigada pelas recomendações!

  • @eduardoamaro4995
    @eduardoamaro4995 2 года назад +4

    Muito bom o vídeo como sempre tem feito. Bem eu gosto das duas fantasias, a moderna por mostrar um personagem um pouco mais humano, onde as vezes age pelo sentimento e não é sempre mal ou bom, mas eu admiro muito os cliches da fantasia clássica, essas paradas de escolhido é legal e quanto melhor a descrição do ambiente mais eu consigo ver a cena, acho isso maravilhoso.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +2

      Também gosto de descrições de ambiente, principalmente quando estou imersa naquele mundo. Ambientação é uma parte importante da fantasia, tão importante quanto enredo, personagens e temas.

  • @EdgarSoze
    @EdgarSoze 2 года назад +2

    As duas tem seus méritos, porém cheguei numa faze que não me empolgo por historias que possuem um "escolhido" protagonista, por isso acho que no momento estou mais pra moderna do que para a classica.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +1

      Te entendo bem, depois que a gente conhece mais obras de fantasia, começa a ficar repetitivo e mais difícil de gostar de histórias mais tradicionais

  • @gustavobenevides67
    @gustavobenevides67 2 года назад

    Gostei demais. Acho legal as descrições detalhadas da fantasia clássica e considero bacana a complexidade da fantasia moderna.

  • @GabrielCarvalho-rs8ve
    @GabrielCarvalho-rs8ve Год назад +1

    Eu criei uma história de fantasia que é de terror
    E uma história que se passa num mundo de bruxos alternativa da nossa que tem um mundo parecido com a idade média só que eles usam aparelhos mágicos como se fossem coisas modernas, por exemplo eles usam um aparelho mágico como se fosse um celular etc
    E nesse mundo não existem animais do nosso mundo somente criaturas mágicas
    E nesse mundo existem feiticeiros que usam poderes mágicos de criaturas mágicas e lutam contra entidades do mal que assombram a mente das pessoas fazendo elas terem problemas mentais e esses feiticeiros também são chamados de psicólogos

  • @ludiclogic
    @ludiclogic 2 года назад +2

    As adaptações audiovisuais de fantasia parecem ter um viés mais moderno, principalmente nos últimos anos. A trilogia do Hobbit ilustra bem essa tendência de deixar mais sombrio que o conteúdo original. Dizem que a Roda do Tempo também, mas só vi a série.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +2

      Sim, A Roda do Tempo mudou o tom e foi acusada de tentar ser "a nova Game of Thrones". Por um lado eu entendo os estúdios, porque é difícil vender fantasia clássica para uma audiência mais geral, e por outro lado... fazer uma fantasia clássica se parecer mais com uma moderna, é uma mudança muito grande da obra original.

  • @gabrielbatista2954
    @gabrielbatista2954 2 года назад +1

    Eu definitivamente prefiro a fantasia moderna, mas um ponto do vídeo me chamou atenção.
    Eu acho interessante essa questão sobre a falta de desenvolvimento de personagens na fantasia clássica. Afinal, eles são expressões puras de arquétipo. Não precisam mudar, ou, se mudam, o destino deles já é claro(estou falando de você Jornada do herói)
    Hoje, muitos escritores sentem essa pressão de escapar do clichê, de criar personagens com camadas mais fundas que o pré-sal.
    Não que eu desgote disso. Muito pelo contrário. O problema é quando o autor não tem pano de fundo que sustente tudo isso. Muitas histórias são arruinadas pois o personagem x deveria ser mais simples, apenas ter uma função y, por exemplo.
    O que muitos esquecem, é que a fantasia clássica além de usar esses personagens tão preto no branco, ela alimenta situações que escancaram isso. O enredo é conduzido pra escraxar essas características.
    O bom autor é capaz de driblar isso, explorar os arquétipos de uma forma inusitada.
    Particularmente, eu não exigo da fantasia moderna personagens que escapem de seus estereótipos, apenas exigo boas situações que conduzem o enredo.

    • @eduardoamaro4995
      @eduardoamaro4995 2 года назад +1

      Parabéns pelo comentário, digno de uma página de revista nerd. 👏🏻👏🏻👏🏻

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +1

      Nossa eu vejo tanto entre os novos autores os formulários/esquemas/técnicas para criar personagem com camadas, contradições etc etc é praticamente um pré-requisito. E ao invés de criar o personagem que a história pede de maneira orgânica, "fabricam" um individuo cheio de complexidade e tentam encaixar no enredo. As vezes isso funciona muito bem, mas como você disse, nem sempre é necessário.

  • @asaventurasdefredodinossau8130
    @asaventurasdefredodinossau8130 2 года назад +6

    Eu prefiro as modernas, mas eu li uma clássica que eu achei bem foda. The dark crystal.

  • @eduardobritto1970
    @eduardobritto1970 2 года назад +1

    To curioso pra ler algo com o sistema mágico hard! É algo que sempre fico com vontade de entender melhor, como funciona, as regras que regem o sistema e tudo mais

  • @CasaNerdhqanimegame
    @CasaNerdhqanimegame 2 года назад

    Ótimo vídeo, em minha opinião acredito que a fantasia morderna é sim uma evolução da clássica e que não tem problema nenhum nisso. Pois a moderna surge a partir de um novo contexto social, onde temas já estão saturados e novos elementos da sociedade tomam mais força, sendo assim a criatividade surge da união da fantasia com temas da realidade, além da evolução de roteiro e narração que aconteceu em nossa época por conta de que o volume de entretenimento como filmes, livros, séries etc aumentou bastante, tornando mais competitivo esse mercado. Sendo assim, é uma evolução de fato mas isso não deixa a clássica obsoleta visto que ainda existem amantes nostálgicos como vc mencionou no vídeo e que também sem ela, não iria existir a moderna, os Arquétipos (que hj chamam de clichês) sempre vão existir graças a clássica e sem eles, não iria ser tão incrível o mundo da fantasia como é...

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      Eu enxergo como evolução no sentido de: um animal X evolui de um animal Y, mas os dois ramos da espécie ainda existem e coexistem, com características únicas adaptadas para seus ambientes. O X (fantasia moderna) é mais adaptado e apropriado para a sociedade atual.

  • @Mr.Americaa
    @Mr.Americaa 5 месяцев назад

    Bom vídeo

  • @hayanna_karla
    @hayanna_karla 2 года назад

    Olá querida! Prefiro fantasia moderna. É um estilo que, a meus olhos, abrem mais possibilidade de identificação com os personagens já que eles são construídos de forma mais realista. Além disso, creio que é um gênero que cria narrativas mais imprevisíveis mantendo o que adoro nesse gênero.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      A imprevisibilidade é mesmo uma característica que não citei no vídeo. Com cada vez mais obras e novos clichês se formando, fica mais difícil de surpreender, e é admirável o escritor que consegue.

  • @marcosoliy4685
    @marcosoliy4685 2 года назад

    Dos livros citados eu somente li O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Quero muito ler as crônicas de gelo e fogo e este livro Mistborn me interessou recentemente. Vou ler um PDF dele antes de comprar o físico, caso me interesse comprar

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +1

      Recomendo muito As Crônicas de Gelo e Fogo.

    • @marcosoliy4685
      @marcosoliy4685 2 года назад

      @@GuiadeWorldbuilding eu estou tentando escolher a melhor edição para comprar. Tem uma que os livros são maiores e as capas são lindas, mas eu descobri que as letras são muito pequenas. Eu tenho um livro de O Senhor dos Anéis que tem as letras pequenas e era muito cansativo ler por esse motivo. E tem a versão pocket também, que talvez eu a escolha, mas não tenho tanta certeza ainda. Vc indica alguma?

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      Eu tenho a edição ilustrada de capa dura, que é linda (e tem letras maiores que a "edição normal"), indico muito, mas é mais cara (e infelizmente no Brasil só tem o primeiro volume). A edição convencional serviu bem pra mim também, o terceiro livro não é muito prático de ler porque é praticamente um tijolo, mas isso não me incomodou. Essas são as edições que conheço. Se você se incomoda com letras pequenas, talvez pocket não seja a melhor opção, já que as paginas são menores (e os livros são enormes).

  • @leosouza3461
    @leosouza3461 2 года назад +1

    Religiões na fantasia é um tema interessante. O livro da roda do tempo é muito melhor que a série.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      Geralmente a obra original é melhor, e com as adaptações que temos hoje em dia, essa afirmação nunca foi tão verdadeira.

  • @rogerterra4470
    @rogerterra4470 2 года назад +1

    Eu tentei ler a Roda do Tempo e não deu, comecei ler e cansei nas primeiras páginas

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +3

      Já vi o pessoal avisando sobre a linguagem cansativa do livro, e muitos dizem que vale a pena. Vou ler o primeiro volume preparada e alternando com outras leituras, e depois decido se vou continuar.

  • @to_brabu
    @to_brabu 2 года назад

    muito bom o vídeo! acho que ambos os gêneros são interessantes deis de que saiam de certos clichês e tenham suas características únicas, talvez a fantasia moderna tenha uma vantagem em focar mais no desenvolvimento de personagem
    por sinal, ansioso para ver o vídeo de religiões! é um dos fatores mais interessantes de se desenvolver no worldbuilding!

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +1

      Admito que religiões não é um tema que trabalho a fundo no worldbuilding, mas estou preparando meus estudos para o vídeo. Quero conhecer mais porque é uma grande influência em qualquer sociedade, e ótima ferramenta pra criar motivação de personagens e conflito entre povos.

  • @batalhadosnerds-leliopendr1847
    @batalhadosnerds-leliopendr1847 2 года назад

    Ficou excelente o vídeo !

  • @neros-888
    @neros-888 2 года назад

    Muito bom o vídeo, gosto dos dois tipos embora essa coisa do "o escolhido" me incomode um pouco na clássica.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +1

      Também nunca me interessei muito por história de escolhido. Por isso (e por outros motivos) que eu gosto tanto de Duna, que subverte o clichê do escolhido de maneira incrível (e nos anos 60, antes de ser um clichê!). Se Duna fosse uma fantasia (alguns diriam que é uma fantasia científica) estaria mais para a fantasia moderna do que a clássica.

  • @gabrielcostadelima5271
    @gabrielcostadelima5271 2 года назад

    Moderna. N suporto páginas e páginas de descrição de cenários que nunca mais voltam a aparecer

  • @ye3765
    @ye3765 Год назад

    Percy Jackson é fantasia??

  • @elenatorrano7921
    @elenatorrano7921 2 года назад

    Quero comprar alguns livros para ajudar o canal, mas ah que tou brava com o Aliexpress que não confirma meu pagamentoooooo

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +1

      Não recebi nenhuma comissão nova (só avisando), mas obrigada pelo interesse em ajudar o canal! s2

  • @alexmarques9610
    @alexmarques9610 2 года назад

    O vídeo ficou muito bom 😃, queria saber o que você acha do wattpad para postar a história

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      Lá é um local mais para fanfics, gênero "hot", e histórias para um público pré-adolescente ou adolescente, e não tenho nada contra esse tipo de história, mas não é meu público alvo, por isso não espero formar público leitor a partir do Wattpadd. Mesmo assim, eu gosto de utilizar o Wattpad como uma plataforma para disponibilizar os textos (seja conto, novela ou romance) de maneira gratuita pra quem tiver interesse. Wattpad é muito útil pela praticidade de publicar, e algumas pessoas que me conhecem pelo canal já leram meu texto que está lá (o que me dá um pouco de vergonha, porque ele precisa de uma reescrita haha)

  • @gabrieldasilva5374
    @gabrieldasilva5374 2 года назад

    Acredito eu que não tem problema nenhum indicar o Hobbit para quem nunca leu fantasia.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      Para uma criança sim, mas eu não indicaria para um adulto que não esteja familiarizado com fantasia, porque pode ter uma visão errada de que fantasia "é pra criança".

  • @Xandy55
    @Xandy55 2 года назад

    A fantasia Clássica, parece remeter muito Bíblia. Um senso de épico e a luta do bem contra o mal!

  •  2 года назад +2

    Prefiro de longe a fantasia moderna, acho muito sem graça magias não sistemáticas

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад +2

      O tipo de sistema magico não faz tanta diferença pra mim, o que faz é a maneira que ele é utilizado.

  • @leonardosilva9690
    @leonardosilva9690 2 года назад

    Interessante citar ASOIAF como fantasia moderna, eu sempre considerei ASOIAF como uma desconstrução da fantasia clássica. Eu sei que "desconstrução" virou uma palavra um tanto banalizada especialmente quando se fala em ASOIAF/GOT, quando as pessoas falam que GOT "subverte" a fantasia convencional geralmente estão falando só de sangue sexo e mortes chocantes, mas os livros que inspiraram a série, ASOIAF, realmente subvertem a fantasia clássica em relação aos temas mais profundos, bem além de só ter personagens mais complexos e moralmente ambíguos. E como consequência aconteceu algo como quando Wachmen desconstruiu o gênero de super-herói, e depois disso surgiram várias HQs com sangue e sexo que tentaram emular Wachmen, e acho que várias obras de fantasia e especialmente de dark-fantasy fizeram o mesmo com ASOIAF, emulando apenas o clima mais sanguinário e irreverente sem entender o papel que isso tem na narrativa.

    • @GuiadeWorldbuilding
      @GuiadeWorldbuilding  2 года назад

      Concordo 100%! Adicionar cenas pesadas ou para maiores não subverte a fantasia tradicional, e não é isso que faz ASOIAF ser tão inovadora (acho que Game of Thrones da HBO ajudou a dar essa impressão). Qualquer obra que se destaca tem suas copias vazias, acho que é inevitável, sempre vai ter aqueles que não entendem a totalidade da obra, ou entendem, mas não conseguem recriar além da camada superficial.