Como a cultura Woke influencia o cinema

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • ARTIGOS E PODCAST: sempretextos.s...
    TOCA DO COELHO: bit.ly/3Npk5xh
    LIVROS: amzn.to/3ZukIug
    --------------------------
    INSTAGRAM: / jurandirgouveia
    --------------------------
    ✓ Contato → canal.jurandir@gmail.com

Комментарии • 1,4 тыс.

  • @KanonSincero
    @KanonSincero 5 месяцев назад +589

    Pra mim Gran Torino é o filme que melhor mostra que dá pra fazer conscientização social sem usar ideologia e lacração... é genial um idoso preconceituoso ter mais afinidade com o povo que ele tinha preconceito do que com a própria família

    • @yuur8462
      @yuur8462 5 месяцев назад +22

      ideologia tem haver com conscientização social, mas entendi o q vc quis dizer, mas ideologia não é o mesmo de lacra/mal escrita

    • @GeorgeNascimento08
      @GeorgeNascimento08 5 месяцев назад +8

      ideologia não é lacrar!

    • @joselioalvinegro
      @joselioalvinegro 5 месяцев назад +19

      ​@@GeorgeNascimento08verdade; é burrice! Coisa de gente besta

    • @Ed.vulkaum
      @Ed.vulkaum 5 месяцев назад

      A grande máxima do pensamento liberal é convencer que ele não é ideologia mais o universal. A indústria vai mudar seus discursos e isso é demanda, imagina se fizesse ainda cinema baseado em símbolos e representacoes de supremacista branco? Qualquer manifestação e expressão é ideológica.

    • @rodrigoluzz7534
      @rodrigoluzz7534 5 месяцев назад +16

      Dez anos atrás me passaram esse filme na escola e o tanto de calabreso revoltado com o personagem foi o máximo 😂😂😂

  • @jdee762
    @jdee762 5 месяцев назад +340

    Seu Jurandir, em primeiro lugar gostaria de dizer que logo de cara tive uma facilitação de simpatia pelo senhor pois tem o mesmo nome que o meu pai.
    Acompanho o canal sempre que posso mas não participo muito pois sou uma pessoa de muito pouco estudo e muito pouca coisa há para eu poder agregar aqui. Fiquei órfão e Vivi em centros de assistência até os oito anos de idade quando resolvi fugir em virtude dos abusos que aconteciam durante a noite. Dos 8 anos em diante Vivi na rua e meu estudo é o básico, motivo pelo qual eu não ouso fazer comentários. Eu prefiro somente acompanhar as suas aulas (é assim que seus vídeos me parecem) ou comentários de outras pessoas.
    Agradeço muito a Deus por ter me dado o mínimo de educação para reconhecer o grande valor daqueles que tem muito a ensinar.
    E é assim que eu vejo o senhor, seu Jurandir.
    Que Deus o proteja e a sua família e que você possa continuar nessa jornada incrível de trazer cultura e conhecimento para os demais. Grande abraço.

    • @DarioMor
      @DarioMor 5 месяцев назад +25

      eu tb percebo os vídeos do Jurandir como aulas. Tb aprendo muito!

    • @rafaelbarbieri5326
      @rafaelbarbieri5326 5 месяцев назад +29

      Campeão... Muito bacana seu respeito e admiração pelo apresentador do canal. Deus abençoe sempre! (Detalhe: vc se expressa muito bem) 👏👏

    • @jdee762
      @jdee762 5 месяцев назад +12

      @@rafaelbarbieri5326 Muito obrigado pelas palavras e muitas bençãos e tudo de bom prá ti também 🙏🙏

    • @erickstarosa3686
      @erickstarosa3686 5 месяцев назад +10

      Parabéns pelo ótimo comentário e que Deus também abençoe sua jornada !

    • @o1bertojr
      @o1bertojr 5 месяцев назад +9

      Tu é diferenciado cara, tem ouro em você

  • @KingRichard78
    @KingRichard78 5 месяцев назад +716

    Se o filme consegue passar uma mensagem progressista pra mim de maneira que eu nem perceba, ou até me convença dela, é sinal que o objetivo do roteirista foi alcançado. Tudo que eu não quero, é assistir um filme e perceba que o roteirista quer me dar uma palestra ou pior, que quer me xingar.

    • @luizestrella317
      @luizestrella317 5 месяцев назад +55

      Exato, Rambo 1 é absolutamente progressista.. o problema é fazer um filme péssimo e colocar um elemento "identitário" e qq crítica feita a este filme ser automaticamente considerada um ataque aquele elemento..

    • @CarlosEduardo-iz1qg
      @CarlosEduardo-iz1qg 5 месяцев назад +18

      Não chega nem a ser uma palestra e sim tentar forçar história que ninguém quer saber, que personagem X é bom e melhor porque é parte da "cultura".

    • @KingRichard78
      @KingRichard78 5 месяцев назад

      @@CarlosEduardo-iz1qg alien é sobre gravidez e empoderamento feminino, pela lógica de hj. Clube da luta é sobre um esquerdista frustrado com o sistema. Enfim, voce pode passar qualquer mensagem na sua obra, desde que ela seja bem feita. Arte a serviço da política é só panfletagem. Agora, a arte pode conter politica.

    • @lorranfrod
      @lorranfrod 5 месяцев назад +19

      @@luizestrella317 Rambo é progressista, cara? Aonde? O próprio Stalone já disse que recusa quaisquer papéis que tiverem elementos identitários ou progressistas nos filmes.

    • @catatauthedog
      @catatauthedog 5 месяцев назад +15

      @@lorranfrodo vilão no Rambo 1 é a polícia... 🤨 Entenda que provavelmente o cara falou que o filme é progressista por causa disso.

  • @Noah_ol11
    @Noah_ol11 5 месяцев назад +1227

    Um filme ter personagens LGBT , Negros e Mulheres não significa necessariamente woke , ex : O Protetor é um personagem negro , Alita é um filme de personagem feminina e Killing Eve tem personagem LGBT , nenhuma dessas obras são ruins em nada , o problema woke pra mim é quando ocorre as coisas forçadas , tipo mudar etnia pra achar que é "representatividade" , obs : você é inteligente , cara , gosto das suas análises

    • @BiladaGames2215
      @BiladaGames2215 5 месяцев назад +77

      Tenho esse mesmo pensamento.

    • @Lucs-ku5cb
      @Lucs-ku5cb 5 месяцев назад +84

      O vídeo é sobre isso

    • @kikiki9106
      @kikiki9106 5 месяцев назад +56

      Eu: Gente, A Gwen precisa de um Peter para fazer a Spider-Gwen, já que ela é uma adolescente e isso pode acabar ferrando e ter que criar um quarto Peter Parker e a Sony, já não sabe como vai ser com 3.
      Como o cara entendeu: Você odeia mulheres e esta com medo de ela tomar o lugar dos homens, seu machista.

    • @willkimen
      @willkimen 5 месяцев назад +67

      Concordo. Quando uma obra é acusada de ser "woke", o termo "woke" aqui é usado justamente quando pautas ideológicas são a prioridade ao invés do roteiro. Nessa guerra cultural, termos são utilizados de forma pr_ostituída, infelizmente, mas as ideias ideológicas por detrás dessas obras, são as que importam e devem ser debatidos.
      Eu falo isso, pois gente como o youtuber Gaveta, fica de preciosismo com o termo "woke", como uma forma de negar que exista problemas nos roteiros, causados pelas ideias ideológicas que ele defende.

    • @victoreduardo9593
      @victoreduardo9593 5 месяцев назад +1

      Concordo

  • @davidlasvi
    @davidlasvi 5 месяцев назад +420

    O problema não é representatividade, inclusão e nem os temas em si, mas sim a forma que eles acham que o público é burr0, eles estão sempre trocando os personagens, desde etnia, até sexo, eles sabem que isso gera debate e tem a desculpa perfeita para justificar os seus fracassos, falar que quem não gostou é "racist4", "machist4" e por aí vai os adjetivos. Já houve mulheres fortes, personagens negros, representatividade LGBT no entretenimento e por que isso não era tão questionado como hoje? Por causa que hoje eles estão preocupados mais em militar em suas obras, do que contar boas histórias e também porque sabem que vai haver um grande pessoal para defender toda essa cartilha woke.

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  5 месяцев назад +187

      Sim, se tornou um escudo pra essa galera. Quando um filme é ruim, quem critica só pode ser uma pessoa ruim.

    • @danielgaldino9388
      @danielgaldino9388 5 месяцев назад +20

      sim, eles largam a mão de tudo para produzir um bom filme para empregar narrativa

    • @davidlasvi
      @davidlasvi 5 месяцев назад +33

      @@JurandirGouveia O ruim é que isso também pode gerar um movimento muito forte contrário, talvez já esteja gerando, porque agora onde houver personagens considerados "minorias", já vai haver uma dúvida se há ou não uma questão woke no filme. Mas isso foi causado por todas essas cartilhas que as empresas aceitaram desses movimentos, como a própria Disney já admitiu que segue e também teve alguns vídeos vazados confirmando.
      É como um vídeo que vi seu, se não me engano, que você falou que a Disney ou Hollywood seguia uma regra da igreja que não podia ter algo violento explícito nas obras.

    • @CarlosEduardo-iz1qg
      @CarlosEduardo-iz1qg 5 месяцев назад +1

      É hilário que eles criam tudo isso para as minorias, mas chega a um ponto que nem elas consomem, aí vem os fracassos e a culpa é dos "nerdolas machistas". É uma coisa simples de entender, mas a maioria fica cego pra defender essas minorias que não fede e nem cheira na história.

    • @pradoledlightning
      @pradoledlightning 5 месяцев назад +10

      Uma mudança desnecessária que, pra mim, afetou a imersão na história foi trocarem a etnia da personagem Unity Kinkaid na série do Sandman.
      Como você justifica uma família negra milionária na Inglaterra do século XIX?
      Pior que a própria série já troca o gênero de um personagem (Constantine) e tá OK. Não afeta a imersão porque o personagem já é fantasioso, e pode ser um homem ou mulher sem prejuízo para a história.
      A meu ver, colocar uma família negra milionária nas condições apresentadas na série chega a ser uma afronta a tudo o que os negros já sofreram, meio que desmente a história como ela realmente aconteceu.

  • @MarianaBonfim
    @MarianaBonfim 5 месяцев назад +152

    A ironia dos algoritmos das redes sociais... achávamos que a internet iria unir o mundo numa aldeia global, mas fomos reduzidos as bolhas só daquilo que queremos ouvir.

    • @brenons8202
      @brenons8202 5 месяцев назад +4

      Esse vídeo é um exemplo disso

    • @francesinhadopudim5870
      @francesinhadopudim5870 5 месяцев назад +8

      E é melhor desse jeito.

    • @msanto127
      @msanto127 5 месяцев назад +2

      E não tem nada de errado nisso

    • @marcosalberto3282
      @marcosalberto3282 4 месяца назад

      ​@@msanto127tem tudo de errado, esses movimentos atuais são a prova disso

    • @danieldeassis8553
      @danieldeassis8553 4 месяца назад

      Natureza humana, sempre nos reunimos em tribos e sempre faremos isso independente da tecnologia, a evolução tem milhões de anos, não dá pra quebrar isso.

  • @aldocruz5056
    @aldocruz5056 5 месяцев назад +25

    Eu gostaria, antes de mais nada, parabenizar o Jurandir por falar com tanta clareza sobre esse assunto. No mundo atual existem brancos querendo ensinar negros a serem negros ou indígenas a serem indígenas, segmentarismos mil e muita confusão. Pessoas que nao lavam o próprio prato e querem mudar o mundo sendo xerifes da suposta ética e moralidade deles. O mundo é plural, sempre vai existir as diferenças, e se não fosse assim, não seria mundo, seria a casa de alguém.

    • @pedropmo
      @pedropmo 5 месяцев назад +5

      Já apareceu um monte desses xerifes querendo debater comigo, aí quando perdem no argumento, começam a ofender, até eu revelar que sou negro e não preciso de um hipócrita pra defender negros, 😂😂😂

    • @aldocruz5056
      @aldocruz5056 5 месяцев назад +6

      @@pedropmo Pois é, também passo por isso por ser negro e ter opinião conservadora. As pessoas vem com argumentos esdrúxulos, falam de coisas e épocas que não conhecem, falam um monte de besteiras pasteurizadas, vindas de seus doutrinadores.

  • @thexmorfeu
    @thexmorfeu 5 месяцев назад +16

    Nesses padrões de hoje não é possível fazer um filme como Gran Torino, pois supostamente, um homem jamais seria capaz de desenvolver empatia e fazer algo de bom pela família asiática.

    • @mateusoliveira4052
      @mateusoliveira4052 5 месяцев назад +1

      Possível até é mas ia ter um polêmica do caramba ao redor do marketing ia ser taxada pra caramba infelizmente

  • @GabrielFelipe-jb8fb
    @GabrielFelipe-jb8fb 5 месяцев назад +28

    Seu video abriu mais uma extenção na minha mente sobre como pensar essa situação toda, respeito bastante sua interpretação intelectual

  • @aleffsanz2250
    @aleffsanz2250 5 месяцев назад +79

    A melhor análise de cinema da atualidade, nunca mude seu jeito para se adequar a alguma emissora que o contrate algum dia Jurandir. O Caráter não tem preço, vejo verdade nas suas análises e tenho fé que isso daqui a algum tempo comece a ser mais valorizado, merece milhões de inscritos, mas as vezes é melhor ter menos de um público mais seleto

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  5 месяцев назад +36

      Qualidade de conteúdo e de público acima de quantidade. Essa é minha meta.

    • @filipenegreiros9557
      @filipenegreiros9557 5 месяцев назад +2

      O Peter aqui(sei la o nome do canal dele) se vendeu pra marvel na época do filme da capitã. Era tao obvio o marketing comprado passando por cantoras, atrizes e youtubers, apenas, falando bem.

  • @wemessinho0101
    @wemessinho0101 5 месяцев назад +7

    Eu, honestamente, prefiro não saber opinião política dos artistas. Só desejo que a história seja bem contada, afinal toda história tem uma mensagem, mas nem toda mensagem tem uma história

  • @thiagolemos740
    @thiagolemos740 4 месяца назад +12

    O problema é vc perceber claramente que há militantes insuportáveis por trás de um filme e tudo que o filme faz é ser didático o tempo inteiro. São duas horas de lição de moral woke. Isso ninguém aguenta.

  • @Baltar.Amarelo_
    @Baltar.Amarelo_ 5 месяцев назад +23

    "O problema não é ser woke, e sim ser ruim" Excelente 👏🏻👏🏻

    • @nefarie__
      @nefarie__ 4 месяца назад +2

      a água é molhada

    • @SunsetEnds
      @SunsetEnds 4 месяца назад +2

      ​@@nefarie__literalmente foi isso kkkkkkk

    • @jakeline6355
      @jakeline6355 23 дня назад

      O problema não é ser conservador. O problema é ser fanático. O problema não é a religião. O problema é o fanático. O problema não é o fútbol. O problema é o fanático. Essa frase é melhor, faz muito mais sentido.

  • @amandaalmeida334
    @amandaalmeida334 5 месяцев назад +61

    Eu adoro o fato de que em Corra, a música que aparece nas primeiras cenas é Redbone, do Childish Gambino (Donald Glover) e a música cita "Stay Woke", Jordan Peele contou que escolheu ela justamente por isso, por ela dizer o mesmo que seu filme.

  • @joaopaulopereira8412
    @joaopaulopereira8412 5 месяцев назад +102

    Concordo completamente! Clube de Compras Dallas é de LONGE um dos melhores filmes já produzidos! Abordou o tema com seriedade e maturidade sem forçar porcaria de agente nenhuma guela abaixo!

    • @ezcomusaos6697
      @ezcomusaos6697 5 месяцев назад +5

      O que seria "forçar porcaria guela abaixo"? Tá falando de filmes de terror trash?

    • @joaopaulopereira8412
      @joaopaulopereira8412 5 месяцев назад +9

      @@ezcomusaos6697 Falo dessa sinalização de virtude ridícula onde acusam a queima roupa até mesmo os espectadores de suas respectivas séries. Por exemplo: na série ''Periféricos'' lá no finalzinho, um dos personagens diz em alto e bom som que qualquer pessoa com viés conservador é um potencial terrorista.
      Dei uma leve risada, respirei fundo. Dropei a série.
      Assistir algo que te menospreza? Não desejo isso pra ninguém.

    • @matheusgermano7177
      @matheusgermano7177 5 месяцев назад +2

      ​@@joaopaulopereira8412isso não é problema. A grande questão não é a ideia, mas como ela é apresentada. Em "coração valente" também temos a apresentação do problema da conservação do poder, como na literatura do Vitor Hugo e do Tolstoi também. A qualidade da arte não é definida pela ideologia, mas sim como a história é apresentada. Um ex: eu não sou pro EUA, mas se vejo filmes como "patton" só me resta aplaudir. Filmes bons fazem isso. Um exercício legal: já parou pra pensar como todos nós odiamos bandidos, corruptos, organizações paralelas à lei... mas mesmo assim temos enorme simpatia por personagens como o Don Corleone?! A arte está pra além do que a gente gosta ou se identifica. A arte é sujeito e tem vida própria. E quando é bem feita, apesar do que nos apresenta, tem poder de nos cativar e ter do nosso afeto. 👍

  • @RafaelRomani
    @RafaelRomani 5 месяцев назад +17

    Perfeito! Parabéns pelo canal. Seu conteúdo é muito bom e eu e minha esposa somos fãs. (E finalmente alguém falou sobre como Distrito 9 é bom).

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  5 месяцев назад +3

      Muitíssimo obrigado pelo apoio ao canal e pelo feedback! Abraço pro casal!!

  • @jonatamoliveira7171
    @jonatamoliveira7171 5 месяцев назад +15

    Cai de paraquedas em seu canal, e estou encantado, meus parabéns ❤

  • @Rafaelneves122
    @Rafaelneves122 5 месяцев назад +34

    Esta questão de se importar mais com a msg, do que com todo conteúdo que compõem uma obra cinematográfica é algo que contaminou ate os críticos de cinema, você vê muitos que deixaram de analisar as obras criticamente para fazer um tweet em formato de vídeo/critica. Quando o publico simplesmente não gosta do trabalho que foi realizado naquele filme, se sentem pessoalmente ofendidos.

  • @viverdedesenho5507
    @viverdedesenho5507 5 месяцев назад +22

    Eu sempre me lembro da Sarah Connor do Exterminador quando penso em personagem que não é Woke. Ela era uma mulher comum no primeiro filme. Do nada ela descobre que tem um robô do futuro a procurando para matá-la, pois ela será a mãe de um líder que irá lutar contra as máquinas no futuro. Até a forma que ela derrota o inimigo no final demonstra que ela precisou de muita sorte. Já em Exterminador do Futuro 2, coma ela já sabe de tudo que vai acontecer, faz sentido ela estar mais forte, pois ela sabe de algo que mais ninguém sabe, e o filho dela precisa sobreviver. Por isso a vemos treinando em um hospício.
    Como seria uma versão Woke da Sarah Connor?
    Bem, imagine se do nada, ela soltasse alguma frase do tipo ''os homens sempre me impediram de ser quem eu sou''. ''Como assim?'' eu ia me perguntar. ''O filme não deixou claro que a ameaça são as máquinas? Porque do nada ela está colocando homens como ameaça?''
    isso seria uma versão moderna e Woke das mensagens do filme do Exterminador se ele fosse feito nos dias de hoje. Eles iam colocar homens como inimigos mesmo depois do filme ter estabelecido que se trata de maquinas contra humanidade e não homens contra mulheres.

    • @pedroakira8991
      @pedroakira8991 5 месяцев назад +8

      Perfeito exemplo. É exatamente isso que faz um filme ser woke.

    • @MarcosLopes-jd7ys
      @MarcosLopes-jd7ys 5 месяцев назад +3

      Caraa, é isso mesmo kkkkk.

    • @user-rd4nw9mt8q
      @user-rd4nw9mt8q 5 месяцев назад +6

      Pra mim é a Ripley. Principalmente, no primeiro "Alien" ...

  • @AG3DBR
    @AG3DBR 5 месяцев назад +11

    Excelente vídeo, como sempre vc faz. Esse assunto é necessário tocar do jeito que vc tocou, e compartilho da sua opinião. A gente não pode se fechar em "torcidas organizadas", sempre temos algo a aprender e evoluir com os outros. Parabéns pelo vídeo.

  • @glaubergodoi3748
    @glaubergodoi3748 5 месяцев назад +16

    Jurandir, a sociedade está cada vez mais polarizada, como você disse. Estamos chegando num ponto em que logo vai ter uma galera que não seria contra eliminar quem pensa diferente, se já não chegamos nele. Falta só o estopim final. Seja pelo motivo que for. Esquerda, direita, conservador, progressista, sábado, domingo.... Te acompanho desde os teus vídeos sobre Apocalipse.

    • @Brenooliveira8989
      @Brenooliveira8989 5 месяцев назад +1

      Humanos vem eliminando uns aos outros por pensarem diferente desde o início de sua existência, isso é o que fazemos de melhor, eliminar o grupo diferente.

  • @dernivaljunior2930
    @dernivaljunior2930 2 месяца назад +1

    Conheci esse canal hoje e sem perceber assisti uns 10 vídeos seguidos. Se tornou meu favorito a respeito de cinema. Muito bom. Você faz um trabalho com opiniões bastante honestas. Precisamos de mais canais assim. Está de parabéns.

  • @user-sc1lj1gm2p
    @user-sc1lj1gm2p 4 месяца назад +5

    Por isso a música "A ou B" da Anacruse é genial, Afonso Fonseca critica essa polaridade política só que com uma música extremamente divertida.

  • @gabcir95
    @gabcir95 5 месяцев назад +7

    Discordo um pouco sobre e gostaria de abrir este debate:
    Falando sobre os "filmes de hoje em dia" (não entendi muito bem quais seriam pois não houve citação) serem ruins, acredito que parte é saudosismo de uma época que na realidade não existiu (pega cada ano aí e você verá uma tonelada de filme ruim, preguiçoso e feito só para vender) e outra parte que é mais ou menos o que você falou, empresas querendo falar de pautas sociais a qualquer custo sem pensar em roteiros e personagens bons.
    Sendo assim, concordo com a visão que temos filmes que focam mais em "LACRAR", "SER WOKE", ou, melhor, tratar de pautas sociais, sem focar em serem bons filmes. Mas o problema aqui não é a temática, e sim o verdadeiro objetivo por trás de tudo isso: a busca incessante do lucro em detrimento da arte. E isso meu amigo, sempre houve e sempre haverá. Logo esse tema não será tão lucrativo quanto foi/é e as empresas focarão em outra coisa, ficaremos cansados dessa coisa e eles vão partir para mais outra e outra. A gente tem que criticar filmes preguiçosos, mas tomar cuidado para não mirar no problema errado.

    • @itsokaywereonfire
      @itsokaywereonfire 2 месяца назад

      nietzsche mesmo se decepcionou quando soube que até mesmo a arte, estava se tornando mercadoria e não algo pra edificar os humanos, como ele enxergava.
      não coloco os filmes antigos bons por saudosismo, pelo simples fato de mim ser novo e ainda sim admirar esses filmes de época, tá certo que sempre houve e haverá filmes preguiçosos não importa a época ou o momento, ainda haverá obras que não vão conseguir construir uma boa mensagem ou história.

  • @RenanL.S.
    @RenanL.S. 5 месяцев назад +21

    Existe uma diferença entre o filme ter uma história que é sobre uma questão social, e o filme ser feito para defender uma opinião sobre uma questão social. Ter questões na obra não é o problema, o problema é fazer propaganda para defender uma opinião sobre elas, ao invés de abordar a questão de forma madura e com a complexidade que uma história demanda.
    Uma história não é um artigo, ela não deveria ser feita para defender uma ideia, mas sim para abordar conceitos e ideias diferentes.
    O meu pintor favorito Zdzisław Beksiński uma vez disse:
    "Pinturas existem para ser admiradas ou contempladas, admiradas sem que se pergunte o que elas significam, se eu tivesse algo para dizer eu iria escrever isso ou simplemente falar, eu não preciso de uma pintura para isso."
    Zdzislaw Beksinski era conhecido por não dar nome nenhum a seus quadros... O fato é que ele pintava de tal forma que não queria nem mesmo que o nome de suas obras lhe dessem algum indício do que pensar a respeito do significado delas, não... ele queria apenas que elas fossem contempladas... admiradas... queria passar algo sim, sensações e emoções, conceitos...
    E para mim o mesmo vale para qualquer forma de arte.
    Por isso que eu não considero Gran Torino como woke, este filme não está tentanto propagandear ideia alguma, apenas explorar o tema.

  • @Tchakatchakanabuchakka
    @Tchakatchakanabuchakka 5 месяцев назад +10

    “Seria um grande progresso de nossos presidentes soubessem ler” o homem é uma máquina. Falando do assunto um segundo depois demonstrando na prática 👏 👏

  • @caiodantas1797
    @caiodantas1797 5 месяцев назад +6

    simplesmente não consigo parar de ver teus vídeos, termina um e você já apresenta outro mais interessante

  • @dulcesantos7233
    @dulcesantos7233 4 месяца назад +1

    Excelente conteúdo, pensamento refinado e culto. Parabéns! Essa citação do Lewis é de qual livro ? As crônicas de nárnia ?

  • @Yuri-kg8hp
    @Yuri-kg8hp 5 месяцев назад +26

    Excelente vídeo, como sempre, uma aula. Se me permite um pedido/recomendação, um vídeo sobre a primeira temporada de True Detective seria absurdo de bom.

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  5 месяцев назад +19

      Estou planejando. Infelizmente continua sendo a única temporada excepcional.

    • @kleberferrazzo6791
      @kleberferrazzo6791 5 месяцев назад +1

      @@JurandirGouveiaFoi mesmo, e na hora que ficou alucinante, a temporada chegou ao fim.

    • @marcobomfim6844
      @marcobomfim6844 5 месяцев назад

      ​@@JurandirGouveiatô tentando ver esta última, mas é sofrida, nem o criador Nic Pizollato tá gostando

    • @pedrofernandesribeiro1
      @pedrofernandesribeiro1 5 месяцев назад

      @@JurandirGouveia De olho!! Seria sensacional ouvir você falar sobre essa temporada!

  • @emperor5609
    @emperor5609 5 месяцев назад +2

    Esse papo de "já sei em quem você votou" é um atestado de intolerância.

  • @rodolfoaniceto978
    @rodolfoaniceto978 5 месяцев назад +7

    Novamente o Jurandir sendo uma pessoa sensata, explicando pra direita e pra esquerda que o importante, nos filmes, é tem um bom roteiro, uma boa história, que com isso a mensagem, se tiver alguma, será passada. Parabéns Jurandir, continue assim não sendo nem Lacrate nem Nerdola.

  • @pudimdecana51
    @pudimdecana51 5 месяцев назад +2

    Assistir a seus videos é um grande prazer! Não tenho vocação criativa, mas assisto pela profundidade de suas análises e, como no caso do video de hoje, porque gosto de ouvir opiniões de uma pessoa sensata e inteligente, que consegue colocar diferentes lados na balança. Também me sinto bem percebendo que meus filmes prediletos em geral são muito elogiados por você.
    Se eu puder fazer uma única minúscula crítica (e que não tem relação com seus conteúdos) é sobre a sua pronúncia de “arrivederci”. O seu “rr” soa como um “r retroflexo” como no inglês “road”, e o “rr” italiano é pronunciado com um toque da língua no palato, um “r tepe” como no português “touro”, “caro”.
    Tirando essa minha mesquinharia, seus vídeos são perfeitos! Grande abraço e continue assim!!

  •  5 месяцев назад +6

    Além de querer forçar ideologia woke, os filmes são uma

  • @patriciaduarte4204
    @patriciaduarte4204 Месяц назад

    Filadelfia, de Tom Hanks: um personagem homossexual que enfrenta o preconceito por sua orientação sexual e sua doença, a Aids. Esse filme derrama lagrimas .
    Filme : Tempo de Gloria, com Denzel Washington, contando a história da guerra civil Americana, de como os escravizados foram usados para a guerra, alem de mostrar o preconceito dentro do batalhão.
    Excelentes filmes !

  • @danielpiuvezam3659
    @danielpiuvezam3659 5 месяцев назад +5

    Parabéns pelo tom extremamente respeitoso, cara. Eu sou seu fã.

  • @uriel803
    @uriel803 4 месяца назад +3

    "Examinem tudo, retenham o que é bom" é o que eu tento fazer. Obrigado pelo video e por essas palavras.

    • @noorna7123
      @noorna7123 3 месяца назад

      Basicamente o mesmo que o pai do conservadorismo uma vez disse

    • @uriel803
      @uriel803 3 месяца назад +1

      @@noorna7123 bom se ele disse isso eu não sei, apenas acredito nessa frase e ninguém precisa ser conservador pra acreditar nisso.

  • @victorrodrigues5042
    @victorrodrigues5042 5 месяцев назад +6

    Jurandir, muito obrigado por nos agraciar com seus vídeos, são de extrema importância pra ajudar no raciocínio crítico aplicado a sétima arte e até em outras áreas.
    Ps: Se puder sempre trazer recomendações de livros vai ser massa demais.

  • @JoaoVitor-fj7fh
    @JoaoVitor-fj7fh 5 месяцев назад +4

    como sempre, ótimos vídeos, ótimo texto, ótima qualidade, obrigado e parabéns

  • @gabrielbarcellos1036
    @gabrielbarcellos1036 5 месяцев назад +9

    Esse video é necessário demais!! Inteligente e cirúrgico

  • @umacorcolorida6694
    @umacorcolorida6694 5 месяцев назад +1

    Uma adição em relação ao vídeo: tem me incomodado mto como as gerações atuais eles tem visto se tratar os movimentos sociais.
    Antigamente, os movimentos realmente pareciam ter um propósito e que realmente servia a uma causa social, mas hoje em dia, tanto por um uso exacerbado e exagerado dos movimentos, a ideia original deles acabou se desfarelando, deixando de ter um propósito e uma mensagem, por conta do uso excessivo, e passou a não ter finalidade e propósito, se tornando uma mera ferramenta de identidade pra determinados grupos, por isso os movimentos hj em dia não parecem tratar do que deveriam e acabam sendo uma espécie de clube segregacionista para aqueles que querem ter inclusão, invés de discutir com a sociedade e realmente serem inclusivos, isso acontece com o movimento negro, o lgbt, onde se formam bolhas, e a identidade do grupo é o que realmente importa e não as discussões sobre o que faz deles um movimento, contra o que eles lutam? Quais os objetivos deles? O que fazer pra garantir inclusão? Etc etc.
    Daí esses grupos no fim lutam mais por identidade que por inclusão, pq eles se levam a acreditar que ser incluído precisa apenas de uma identidade, eles sacrificam a individualidade para se tornarem o que eles precisam pra se fazer inclusos, suas cores, suas orientações sexuais e enfim...

  • @lodic6359
    @lodic6359 5 месяцев назад +68

    A cultura woke vai falir estudios. É incrível como tem roteirista aceitando essa pauta com medo de cancelamentos.
    Ainda bem que pelo menos na indústria dos games o jogo tá virando 🙏

    • @user-rd4nw9mt8q
      @user-rd4nw9mt8q 5 месяцев назад +11

      Já tá falindo... Mas os estúdios perceberam tarde demais.

    • @RNvideosedits
      @RNvideosedits 5 месяцев назад +2

      É pq tem gente muito Rica Investindo nesse Mercado, nada é por acaso e não... Os Filmes,Desenhos e HQs fracassarem não vai ser o suficiente pra combater a Cultura Woke.

    • @gustavohenrique-ee3fv
      @gustavohenrique-ee3fv 5 месяцев назад +2

      estudios falindo, ta bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Disney ta mais rica do que nunca kkkkkkk

    • @francesinhadopudim5870
      @francesinhadopudim5870 5 месяцев назад +11

      @@gustavohenrique-ee3fv Perdeu bilhões só no ano passado e o CEO já disse que investirem nessas pautas foi um erro.

    • @leonardoantunes4293
      @leonardoantunes4293 5 месяцев назад +2

      Isso é burrice. Estúdios de cinema falem e se reerguer há 100 anos!!

  • @robsonaguiar9215
    @robsonaguiar9215 3 месяца назад +1

    No fim das contas, não importa se o filme é woke ou não, mas se ele é lucrativo ou não.

  • @demariajr2009
    @demariajr2009 5 месяцев назад +6

    Há tempos não via uma análise tão lúcida. Meus parabéns!

  • @pedrooliveira1802
    @pedrooliveira1802 5 месяцев назад +1

    Eu já fiz um exercício que eu acredito que ninguém faz hoje que é imaginar como a realidade seria se tudo que vc acredita estivesse errado e a resposta que vem disso é muito boa. Hoje eu admito que vivo um pouco dentro de uma bolha mas não é pela mensagem contrária ao que eu penso e sim na forma histérica e descontrolada que ela é dada e isso faz com que eu me afaste dela.

  • @ederanacleto3004
    @ederanacleto3004 5 месяцев назад +12

    O livro (e o filme) A Casa dos Espíritos de Isabel Allende trata do assunto das desigualdades sociais e da ditadura na visão de 4 gerações de mulheres de uma mesma família. É simplesmente fantástico. Assisto e leio quase que anualmente.

  • @marioantoniolauriano6587
    @marioantoniolauriano6587 3 месяца назад +1

    Jurandir tenho 57 anos e aprendi o valor do respeito profissional .Respeito seu trabalho. Admirável suas análises. PARABÉNS

  • @lorenzzomiguel325
    @lorenzzomiguel325 5 месяцев назад +54

    sobre as pessoas que falam besteira nos comentários eu deixo uma msg para o jurandir. uma frase conhecida
    "os idiotas vão dominar o mundo, não pela sua capacidade, mais pela quantidade. eles são muitos" - N. Rodrigues

    • @filipenegreiros9557
      @filipenegreiros9557 5 месяцев назад +6

      Falou besteira

    • @lorenzzomiguel325
      @lorenzzomiguel325 5 месяцев назад +4

      @@filipenegreiros9557 sua opinião não representa a realidade nem a minha. afinal a percepção do mundo ao nosso redor é individual. todavia vendo seu comentário curto sem expressão alguma ou argumento, me força a usar a falácia do espantalho, e ai uma pulga vai pular na sua orelha quando vc descobrir o que a falácia representa, ai vc vai pensar "eu cometi a falácia ou ele" e isso vai acontecer pois pessoas como vc sofrem do efeito dunning kruger, e agora vc acabou de aprender 2 coisas que provavelmente nunca ouviu falar e vai no google olhar. e espero que assim vc veja como a meia dúzia de coisa que vc deve saber e um canudo que vc talvez tenha emoldurado em uma parede com um único conhecimento aprofundado, não reflete entender de tudo. então jovem Padawan deixo pra vc outra frase essa de um carinha verde de um filme "muito a aprender vc tem" - mestre yoda!

    • @Marcos_Vinicius3777
      @Marcos_Vinicius3777 5 месяцев назад

      e é por isso q o filme n é feito para gente inteligente com critica sutil pq ninguem entende ou distorce para oq ele quer achar.

    • @filipen.9522
      @filipen.9522 5 месяцев назад +2

      ​@@lorenzzomiguel325a besteira foi nao ter considerado q existem nos comentarios só o comentario que tu considerou besta. Tem um monte. E ngm leu tua mente pra advinhar qual é. Hence , falou besteira de novo.

  • @lynntaggesell7518
    @lynntaggesell7518 5 месяцев назад

    Emocionante demais tudo que você trouxe. De um equilíbrio e discernimento difíceis de encontrar hoje em dia. Fico muito feliz por ver que há remanescentes🙏🏻🙌🏻

  • @thiagosantana5194
    @thiagosantana5194 5 месяцев назад +5

    Analisar tudo e reter o bom, no outro vídeo vc disse histórias boas são as que descrevem a realidade e não as que prescrevem a realidade.
    Cara vc é um absurdo de bom de ouvir. Inspira mto a ver mtos filmes, eu não tenho mto tempo e tô fazendo listas de filmes só por conta de vc

  • @marcelobrum3402
    @marcelobrum3402 2 месяца назад +1

    Eu não quero q soquem guela a baixo os temas nós filmes, mãos sim deixar eu pensar refletir se àquilo faz sentindo pra mim.

  • @Eng_Simoes
    @Eng_Simoes 5 месяцев назад +4

    Gran Torino, a meu juizo, é um filme zero woke, talvez meta woke. Ele humaniza o véio reaça e redime os valores conservadores - os hmong lutaram do lado americano, o garoto merece o legado pela coragem e pelo trabalho duro, e isso faz dele digno de manter vivo o sonho americano. No mais, excelente vídeo e ótimas reflexões. Faz um vídeo sobre os conceitos de western, eastern, southern, northern do cinema americano

    • @brenom.6831
      @brenom.6831 5 месяцев назад

      Parabéns pelo comentário. Viagem total incluir Gran Torino como filme Woke.

    • @rogeriojr679
      @rogeriojr679 5 месяцев назад +2

      Acredito que o Jurandir considerou woke por tratar da pauta de preconceito racial. No vídeo é dito que o termo woke surgiu, claramente, de um caso de racismo no EUA. Portanto, conscientizar sobre o racismo é woke. O problema é que o wokerismo de hoje tá tão ruim que faz o Gran Turino parecer um filme conservador. Por exemplo: o wokerismo de hoje jamais iria aceitar a mulher heroína de Silêncio dos Inocentes lutar contra um homem yag.

  • @taniamaria1308
    @taniamaria1308 5 месяцев назад +1

    Eu amaria uma produção que não contivesse mensagem ‘woke’, explícita ou subliminar. Por que não haver um relato sensível, agradável, emocionante e inteligente sem pretender impor uma mensagem de reforma ao mundo? Me perdoe, mas paciência tem limite!

  • @deusapolo6038
    @deusapolo6038 5 месяцев назад +3

    Resumindo:
    "Eu sou um homem branco e heterossexual e quando não estou no centro das atenções, isso me incomoda. Será que você pode abordar esses assuntos de causas sociais de maneira sigilosa e imperceptível?"

    • @juliollfilho
      @juliollfilho 4 месяца назад +2

      Não, são só filmes ruins mesmo

    • @LadyPyrettaBlaze
      @LadyPyrettaBlaze 4 месяца назад +2

      Você claramente tem problema para compreender um vídeo.

    • @Kkkdarth
      @Kkkdarth 4 месяца назад

      Toda crítica em qualquer obra mesmo em uma sátira terá uma criticada que você só consegue pegar nos detalhes

  • @DhinCardoso
    @DhinCardoso 5 месяцев назад

    [ ERRADO ]
    Mensagem → Maneira WOKE de contar → Resultado na prática

    Um filme não é considerado WOKE pela mensagem/problema social e sim pela maneira que é contada. Falando assim parece que só um lado precisa "abrir a mente" sendo que o tema nunca foi problema e sim o jeito de contar a história.

  • @alpsdin
    @alpsdin 5 месяцев назад +10

    Ótimo vídeo. Em se tratando da tão cobrada representatividade minha visão é a seguinte: ela está mais relacionada à carência de quem vai apreciar a obra do que com a qualidade em si. Quando consumo uma obra estou em um momento de lazer, é minha fuga da realidade, a última coisa que quero é me ver nela.

    • @frosch3489
      @frosch3489 5 месяцев назад +3

      Assim, quando você passa sua vida inteira vendo milhares de exemplos diferentes de homens brancos e heteros em jogos, filmes e desenhos, realmente você se ver no personagem não vai ser grande coisa, porque já foi tudo feito com base em "você"

    • @kirin31850
      @kirin31850 5 месяцев назад +3

      ​​@@frosch3489Papo furado dos bravos kkkkk. Esse lance de representatividade é dito mais por pessoas que não se aceitam como são. Se você quer se ver representado por alguém de verdade tem que ir atrás de pessoas reais, e não personagens inexistentes , que não fazem nada de fato para qualquer um se ver neles. Renato Russo mesmo era gay, mas geral caga e anda para isso, respeitam o cara pelas suas músicas e o que construiu de fato. Maior das idiotices que já vi falarem é sobre esse lance de representatividade. Fora que é uma superficialidade enorme alguém achar que é representado por alguém só por ter a mesma raça, sexualidade ou tipo físico , quando na real o que distingue uma pessoa de outra e toda uma soma de opiniões, comportamentos, crenças, etc

    • @frosch3489
      @frosch3489 5 месяцев назад +1

      @@kirin31850 De novo, é fácil falar que é besteira quando os filmes e jogos foram feitos com base em você. Por mais que você tente rebaixar quem sente afinidade com personagens "parecidos" com você, isso faz parte de uma das caracteristicas do ser humano de se encaixar em grupos. Sem falar que personagens que não são reais podem sim inspirar em algum grau as pessoas de alguma forma, goku por exemplo influenciou muitos pela sua mensagem de sempre buscar evoluir a si mesmo, ou o SuperChoque que inspirou muitos jovens pretos na época por simplesmente ser um personagem preto americano no meio de vários personagens brancos, ou então aquele protagonista de Good Doctor que eu sempre acho maneiro pelo simples fato de ele ser um personagem autista, parecido comigo, muito bem desenvolvido, apesar de eu ter visto poucos episódios.

    • @kirin31850
      @kirin31850 5 месяцев назад +1

      @@frosch3489 Fácil ??? Minha pele é branca mas eu tenho cabelo crespo igual aos de um negro, sou pardo, e ainda sempre fui acima do peso. Quais personagens brancos que me representam ?

    • @frosch3489
      @frosch3489 5 месяцев назад

      @@kirin31850 Tua pele é branca mas é pardo? Enfim, se você não é branco, então o cinema que você deseja é um cinema somente de brancos, em que o preto por muitas vezes é reduzido a somente o "amigo do protagonista"? Ou então um cinema feito majoritariamente com base na visão americana? Ou um cinema feito com base somente em relacionamentos tradicionais entre mulher e homem somente? Porque meio que o ponto sempre foi esse sobre esse assunto, não fazer o cinema com base no gênero, etnia ou sexualidade dominante, já que gays, mulheres e pretos também existem e podem dar boas histórias contadas sobre a ótica deles.

  • @refugioseguro6159
    @refugioseguro6159 Месяц назад +1

    1 Tessalonicenses 5:21 mas, examinai todas as evidências, retende o que é bom. mas, examinai todas as evidências, retende o que é bom.

  • @tiagocrypto
    @tiagocrypto 5 месяцев назад +3

    O maior problema são filmes panfletários e doutrinários, ignorando todo o resto.

  • @FabianGamaiev
    @FabianGamaiev 5 месяцев назад +1

    Exatamente! Não acho absolutamente nada de errado fazer um filme atual baseado em realidades indentitárias . Ex: Um filme de romance baseado na realidade negra ou outro tema. O que acho extremamente RIDICULO é mudar filmes do PASSADO completamente para se atualizar nesse identitarismo , como se fosse justificar um "pagamento" por outras idéias do passado , uma certa "cobrança" e "redenção" Isso é total falta de noção!

  • @Niemann03
    @Niemann03 5 месяцев назад +6

    Vídeo nitidamente centrado e neutro na questão política. Falar o óbvio pode incomodar lado x ou y, mas ao que parece, você tem coragem de falar o que pensa, isso é louvável.
    Outro filme que faz uma crítica ao capitalismo, ao meus olhos, é clube da luta. Mas não é uma analise sobre o capitalismo em si, mas sobre o que considero o pior problema dele, o consumismo e a necessidade de ter mais e mais. Tyler Durden, mesmo sendo o próprio narrador, fala apenas o óbvio sobre essas questões, provando que no nosso subconsciente sabe a verdade, mas estamos tão imersos e anestesiados nessa realidade onde o capitalismo é apenas sobre consumo, que esquecemos o que realmente importa.

    • @jasonserial4535
      @jasonserial4535 5 месяцев назад +3

      Você sabia que o socialismo também é um tipo de capitalismo, só que um capitalismo de Estado.

    • @francesinhadopudim5870
      @francesinhadopudim5870 5 месяцев назад

      @@jasonserial4535 O que é irônico, porque prova que o "socialismo de verdade" é impossível

  • @AmarildoCorreia82
    @AmarildoCorreia82 5 месяцев назад +1

    Tem filmes que não tem pregação "Woke" tão clara, mas às vezes são colocadas cenas desnecessárias de sexo, de racismo ou de feminismo.

  • @forasteirodk
    @forasteirodk 5 месяцев назад +5

    gostaria de lhe agradecer por seu empenho e imersão no conteúdo dos vídeos, estou passando por um momento de reflexão sobre diversos aspectos sociais, não sei se você tem uma equipe mas se tiver parabéns pra você e.toda sua equipe, Deus abençoe a todos.

  • @makawarad
    @makawarad Месяц назад

    Recentemente assisti Lady Bird por recomendação sua. AMEI! Que filme bom!

  • @Aldo1850
    @Aldo1850 5 месяцев назад +12

    Conheci melhor você no podcast com o Vilela e o Guilherme Freire e estou viciado!!! Entre todos os comentaristas de filme brasileiro (inclusive vários se encaixam no tema do vídeo rsrs) você se destaca demais!

  • @kainschft
    @kainschft 5 месяцев назад +1

    realmente mudou minha visao, nao fazia ideia do real significado da palavra woke, mereceu minha inscrição

  • @henri191
    @henri191 5 месяцев назад +50

    Finalmente você está falando do assunto mais popular do momento , aliás , suas análises são muito bons 😂 Woke já foi algo bom , de 2010 pra trás , agora é algo mais depreciativo

  • @gildomarsantos1516
    @gildomarsantos1516 4 месяца назад +1

    Meu caro gostei tanto do seu conteúdo q vou me escrever.. o primeiro cara que vejo com uma análise realmente sensata.. q não usa o woke de forma pejorativa ou paltista. Parabéns aqui no RUclips os canais também defendem pautas e não produzem um conteúdo q se aproveite

    • @felipeluis3701
      @felipeluis3701 4 месяца назад

      Tb achei! Deu a opinião dele sem ofender quem pensa diferente

  • @tybolt1304
    @tybolt1304 5 месяцев назад +16

    o problema é que pessoas que tiveram a mente derretida por um cultismo identitario simplório não conseguem escrever historias complexas e personagens tridimensionais, porque elas não sabem o que isso seria, está fora das suas perspectivas.

  • @godoygodoy4822
    @godoygodoy4822 28 дней назад

    Desde que me inscrevi no seu canal, eu sempre comento a mesma coisa, "eu sou seu fã", e eu estava certo, você é um pessoa, que eu fico triste por não ter 50 milhões de inscritos e 10 milhões de views em cada vídeo... Uma pena! Mas já te recomendei pra todo mundo aqui em casa e todos se inscreveram

  • @jhonatansilva.6018
    @jhonatansilva.6018 5 месяцев назад +3

    Questão social virou palco político. Usam pra dar voto pra alguém ou atrair mérito pra alguma ideologia. Eu mesmo odeio lacração, mas gostei demais do filme Green Book porque os caras souberam falar sobre o racismo, e em alguns momentos, fazem isso até de forma cômica mas conseguem passar a mensagem e comover o público.

  • @MilenaSantos-rh7ky
    @MilenaSantos-rh7ky 5 месяцев назад +1

    Concordo com tudo o que você disse. Uma série muito boa que aborda diversos temas como homofobia, aids e cultura queer é Pose. Todos os personagens extremamente cativantes, história bem escrita e evolução linda de assistir. Sinto falta de assistir uma série e filme e me conectar de verdade com os personagens.

  • @fofamira
    @fofamira 5 месяцев назад +6

    Que pena que o mundo não tenha tantos Jurandir Gouveia. Caí há alguns meses de para queda aqui e desde então, dou agraciada com seu conhecimento, cultura, educação e sabedoria. Parabéns 🤎👏👏👏👏👏👏👏

  • @brenom.6831
    @brenom.6831 5 месяцев назад

    Gran Torino não é um filme sobre “racismo e imigração”: é um filme sobre paternidade, ritos de passagem, e a necessidade de cultivar virtudes como a coragem e a lealdade. Na realidade, não há trabalho na filmografia do Sr. Eastwood que possa ser classificado como Woke.

  • @MrRenancloud
    @MrRenancloud 5 месяцев назад +11

    5:50 achei um resumo perfeito
    O primeiro Rambo por exemplo é um filme "woke". Está ali cumprindo seu objetivo principal que é entreter, e ao mesmo tempo tratando um assunto delicado e de pouco holofote da época.

  • @figurante3094
    @figurante3094 5 месяцев назад

    Resumindo, se um filme Woke é ruim os conservadores não sabem criticar a história e sim ao fato de conter pautas inclusivas.

  • @pcmedrano
    @pcmedrano 5 месяцев назад +3

    A velha teoria furada de que no passado só tinha filmes bons e agora tudo é uma merda.

  • @sofysanta
    @sofysanta 5 месяцев назад +1

    Algo parecido acontece com a música, dizem que cantores homoafetismos estão sendo odiados pela maioria porque a sociedade é homofóbica, e não, eles são odiados pela sociedade porque são ruins mesmo. Elton John, Freddy Mercury, Rob Halford, Cazuza, Cássia Ellen e mais meio mundo de artistas eram bons e ponto final. A sociedade tava pouco importando para qualquer outra coisa além da arte que eles produziam.
    Hoje, os grupinhos enlouquecidos não gostam de um ou de outro apenas pelo fato de o artista não pertencer a patota deles.

  • @user-yk2bx3mx1r
    @user-yk2bx3mx1r 5 месяцев назад +3

    Esses filmes como barbie estão muito ridículos e insuportáveis , e o que o Sr. Jurandir falou sobre o capitalismo ser o melhor sistema econômico é verdade , apesar de ter algumas falhas .

  • @cristianobueno211
    @cristianobueno211 2 месяца назад

    Nunca tinha assistido aos seus vídeos, o RUclips me recomendou este vídeo e fiquei curioso com a sua opinião, justamente pelas opiniões sobre o tema Woke serem sempre tão "profundos" quantos aos de uma torcida de time de futebol, e após ver seu vídeo, estou de boca aberta e grato por ter ouvido sua opinião que tanto agregou na minha. Mais um inscrito!

  • @jeanrigo258
    @jeanrigo258 5 месяцев назад +3

    Concordo com o vídeo, mas isso a Liga Nerdola já expõe há anos.

  • @helsilva
    @helsilva 5 месяцев назад +1

    Gosto do filme Coach Carter, mostra a periferia, a vida difícil, os alunos sejam negros ou brancos q são treinados por um cara negro que sabe construir um time. É um exemplo de um filme Woke q é bem estrito e dirigido

  • @NatashaMoreiraSplinter
    @NatashaMoreiraSplinter 5 месяцев назад +10

    O lance da cultura woke é "fale de racismo sem ficar muito na cara", ou "fale de qualquer problema social sem parecer que é um problema social", e escrever um roteiro assim onde tudo é explicado nas entrelinhas é muito dificil. O seu oposto (atualmente) tbm acontece, não pode ter uma personagem feminina que já é woke, não pode ter um personagem gay que já é woke, nao pode ter personagem preto que já é woke .... Aí esse extremo é chato pra caramba tbm.

    • @karensuelle5062
      @karensuelle5062 5 месяцев назад +10

      Os personagens wokes são colocados na história para ter um identitarismo forçado, que acaba prejudicando a construção da história e isto ninguém gosta, principalmente quando se faz remake de histórias onde o personagem original consagrado já tinha determinadas características. Eu não vi ninguém reclamando do Pantera negra sendo negro, o super choque sendo negro, ou não assistindo trabalhos de grandes atores como Denzel Washington ou Morgan Freeman por serem negros.
      Não há problema nenhum quando bons personagens são contruidos independente da etnia, amo As Aventuras de Pi e detestaria se tirassem o personagem indiano para colocar outra etnia sem que a história fizesse sentido.

    • @augustochriezanoski5794
      @augustochriezanoski5794 5 месяцев назад +5

      Mas é justamente um dos pontos do vídeo, fazer isso de maneira inteligente. Não podemos engolir trabalhos medíocres só porque eles falam sobre tema X ou Y, de fato é muito difícil escrever roteiros que consigam ter essa sutileza, mas isso acaba exigindo e elevando o nível dos profissionais e quem ganha somos nós telespectadores!

    • @jacksonsilva1387
      @jacksonsilva1387 5 месяцев назад

      Tem exemplos?

  • @allexsferreira
    @allexsferreira 5 месяцев назад +1

    Cara, que bom que existe seu canal! A frase do final é de algum livro?

  • @Rafael-ny8xv
    @Rafael-ny8xv 5 месяцев назад +3

    Grand Torino não é Woke nem aqui nem nos EUA kkk
    O filme tem muitos focos mas o racismo não é o principal, e sim a masculinidade em si e família. Os outros temas são secundarios no filme, ate o cristianismo.

  • @jubileumenendezz
    @jubileumenendezz 5 месяцев назад +2

    1 tessalonicenses 5.21❤ amo esse texto,dps que aprendi a entende-lo um novo mundo se abriu perante meus olhos, glória a Deus

  • @RuslanRasek
    @RuslanRasek 5 месяцев назад +8

    Acho esse canal o mais detalhado e consciente em análise a respeito do cinema. Concordo com tudo que o Jurandir falou, quando substituíram a estória pela pregação como prioridade começaram a transformar os filmes em mensagens repetidas e vazias de criatividade.

  • @LarsLaharl
    @LarsLaharl 5 месяцев назад +1

    Imagino que um canal grande como o teu não vai nem ver o comentario, mas mesmo assim, quero dizer que tambem sou um roteirista, na tentativa de alcançar grandes sonhos, e teu canal foi uma das melhores coisas que conheci recentemente. Voce aborda muito bem tudo o que escolhe trazer ao canal, mas principalmente, voce foca completamente na arte de contar historias. Quantas vezes eu e meus amigos entravamos em discurssões (amigaveis) sobre o que era mais importante em um jogo (sou roteirista de games). E eu sempre coloquei o roteiro acima de tudo, mesmo reconhecendo a importancia de todas as outras partes. E é muito bom ver alguem vir falar de historias, como elas sao feitas e como desenvolve-las, com o foco total nisso, e ainda ensinando muita coisa. Eu realmente torço muito pelo canal, e sempre espero muito mais conteudos. Trabalho sublime.

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  5 месяцев назад +1

      Valeu pelo feedback e apoio, Ed. Fico feliz por contribuir. Forte abraço e sucesso na caminhada!!

  • @GleissonUbiratan-pv7wo
    @GleissonUbiratan-pv7wo 5 месяцев назад +4

    👏👏👏👏👏👏 o que falta é algo simples... senso crítico.

  • @batistagarcia7917
    @batistagarcia7917 5 месяцев назад

    Bom dia! Como é bom começar a semana ouvindo esta AULA sobre cultura, muito obrigado.

  • @daviamorim7512
    @daviamorim7512 5 месяцев назад +4

    A Filosofia Woke é um mercado!É uma moda lucrativa!se aumentar Faturamento, tá ok!

    • @Ps3rikbr68
      @Ps3rikbr68 5 месяцев назад +2

      Lucrativa? Não eh lucrativo msm. A não ser que o "lucro" seja proveniente de investimento de bilionários interessados nessa agenda, o que é muito provável que aconteça.

    • @jfbsp1893
      @jfbsp1893 5 месяцев назад

      @@Ps3rikbr68 Assim cara.
      Me fala, quais os filmes com maiores bilheterias de Star Wars?

    • @JoaoJv7
      @JoaoJv7 4 месяца назад

      @@jfbsp1893mas tu que botar star wars na mesma, sendo que star wars é um universo já consolidado com um nível de impacto que passou de geração para geração, o nível de comunidade dentro do universo é tão grande que não importa se vai ser woke ou não, a comunidade sempre vai está lá fortalecendo.

  • @xamfilmes
    @xamfilmes 5 месяцев назад

    Recentemente eu tentei o edital da LPG pra produzir um curta de Sci-Fi (Que no Brasil já é raro, imaginem aqui em Sergipe!), porém o projeto visava exatamente priorizar o entretenimento, pra todos os públicos (com restrições de idade, claro) e ele não pontuou. Os requisitos pra liberação da verba não tem intenção de apoiar o cinema, a cultura ou fortalecer o mercado cinematográfico, por exemplo. O investimento é sempre feito com o propósito de disseminar uma ideologia.

  • @pedrohollanda2257
    @pedrohollanda2257 5 месяцев назад +10

    eu sempre tive um pé atrás de quem fala sobre cultura woke pq normalmente são pessoas que eu não concordo nem um pouco com o ponto de vista (e normalmente são preconceituosas, só olhar o twitter). Mas com você foi diferente pq seu conteudo é muito bom. Incrivelmente eu penso o mesmo que você disse nesse vídeo (na maior parte, pelo menos). Eu realmente gosto dos seus vídeos 😃

  • @ManoCraqueOficial
    @ManoCraqueOficial 5 месяцев назад +1

    Mais uma ótima análise. Eu li Ratos e Homens do John Steinbeck, perfeito. Ele tem uma facilidade para tornar um fato simples e corriqueiro em algo bem mais profundo e com capacidade de passar grandes exemplos mesmo que com certa dificuldade para alguns ou a maioria, neste caso.

  • @lucassantoscardozo
    @lucassantoscardozo 5 месяцев назад +10

    Faltou reforçar um ponto: Muita gente esconde preconceitos ao criticar obras da "cultura woke" (termo completamente banalizado hoje em dia). O caso da Pequena Sereia e até das Marvels mostraram bem isso. O tanto de gente fazendo meme com a aparencia da atriz da Ariel, por exemplo, criticando ela só pelo fato dela ser negra e supostamente feia, não foi pouco. Muita gente que sequer viu o filme julgando como se fosse a pior coisa do mundo. Marmanjos detonando um filme infantil de princesa Disney. Até no Pantera 2 rolou, com gente comparando a atriz da Shuri a um macaco. Não tô desmerecendo o vídeo não, e concordo com os pontos apresentados, mas existe esse lado extremamente forte de uma parcela altamente significante dos que se aproveitam dos debates sobre o assunto pra justificar o injustificável, acusando tudo de "lacração" e vomitando preconceitos. É complicado.

  • @wilsonvitorino
    @wilsonvitorino 5 месяцев назад +1

    Jurandir gosta de Atlanta, Se7ven, Sam Esmail & Mr. Robot. Minha nossa senhora da quarentena, você não tem defeitos?

  • @Its_Noku
    @Its_Noku 5 месяцев назад +10

    vendo esse vídeo eu me lembrei de quando um youtuber deu essa mesma opinião e um outro youtuber que é conhecido como o maior anti-woke e anti-lacração se doeu e começou a chamar ele de isentão simplesmente por ver todos os lados do assunto
    (obs: nao foi o engeek, foi outra situação q eu não prefiro mencionar. mas se souberem ok, agr se vierem me xingar saibam que vou estar lendo esses comentários engraçados com pipoca na mão)

    • @masaryk4061
      @masaryk4061 5 месяцев назад +1

      Se foi essa treta mencionada acima, então você apenas distorceu toda a discussão. Sem falar que metade dos argumentos do Engeek são bastante superficiais, ainda mais por conta da falsa equivalência entre nerdolas e lacradores.

    • @Its_Noku
      @Its_Noku 5 месяцев назад +1

      @@masaryk4061 não foi o engeek

    • @Its_Noku
      @Its_Noku 5 месяцев назад

      @@elmorianmusic653 não

    • @masaryk4061
      @masaryk4061 5 месяцев назад

      @@Its_Noku Foi só uma dedução com base no comentário acima. Se de fato não é, então desculpa.

    • @Its_Noku
      @Its_Noku 5 месяцев назад

      @@masaryk4061 ao meu ver, esse youtuber anti woke se doeu pq o vídeo desse outro youtuber tava furando a bolha dele e dando opinião diferente e começou a chamar ele de isentao

  • @kelvinhenriquefaga5393
    @kelvinhenriquefaga5393 3 месяца назад +1

    "Sabe, é uma limitação cognitiva muito grande" kkkkkkk, top 10 formas inteligentes de ofender alguém.

  • @DarioMor
    @DarioMor 5 месяцев назад +4

    Ca-ram-ba, Jurandir.
    Hoje vc tá fo-da.
    Obrigado pela força de produzir essa trilogia de vídeos que lançou hoje.
    São 3 obras de arte de 15m que, no mundo do youtube de 2024, têm uma potência comparável às maiores trilogias do cinema.
    Pena que a chance de serem vistos e entendidos por milhões de pessoas é bem remota

  • @sarahmenezes1711
    @sarahmenezes1711 5 месяцев назад

    Caramba, teus vídeos são muito necessários para essa sociedade polarizada. Entendam NÃO É QUE ELE TÁ DIZENDO QUE ESSES FILMES QUE TRATAM DE MUNDOS POLARIZADOS SEJAM RUINS, MAS QUE DEVERIA TER UMA HISTÓRIA ALÉM DISSO, E NÃO SÓ FALAR SOBRE O PRECONCEITO. Excelente sua crítica, esse mundo polarizado leva a ignorância e não a uma solução.

  • @GahElias
    @GahElias 5 месяцев назад +5

    Parabéns Jurandir, você definitivamente NÃO TEM VÍDEO RUIM! Aproveitamento de 100% no seu canal🙏🙏

  • @oyranm.alcantara8475
    @oyranm.alcantara8475 5 месяцев назад

    Tremenda coincidência: pouco antes de você mencionar As Vinhas da Ira, eu estava pensando exatamente nesta obra e relacionando com a sua explicação rsrs. É também um dos melhores livros que já li e vi o filme também... Me causou um impacto como a leitura de Germinal, de Emile Zola.