Eu não me canso de me impressionar a cada vídeo seu que assisto, você é o único produtor de conteúdo sobre cinema do RUclips que tem a coragem de falar o que pensamos. Você é um verdadeiro e honesto apreciador da arte. Obrigado por ser nosso oasis nesse deserto de superficialidades.
Algo que eu vejo que também ajudou na bilheteria é o fato de ninguém saber exatamente o que acontecia no filme. A gente só sabia que algo fazia a Barbie vir para o mundo real, mas não mais do que isso. O suspense colaborou demais
É porque eles não colocaram a propaganda política e ideológica escrachada que tinha no filme no trailer,daqui há alguns anos ninguém mais vai lembrar desse filme,tanto é que ele parou de ser comentado depois de sair do cinema e só voltou quando a cerimônia do Oscar tava perto de acontecer.
@@rodrigosb3071 barbie já caiu no esquecimento enquanto oppenheimer ta indo para seu auge, 5 globos de ouro fora os outros premios e pode contar ai no minimo mais 4 oscars...
Quem mais ganhou com esse filme foram as lojas de roupas. Vamos considerar a cada 10 pessoas que viram o filme, 7 compraram pelo menos 1 peça de roupa com preço em média de 80 reais. Para cada sala de cinema de uns 30 lugares, foram 1680 reais.
Eu fui pq minha filha de 11 anos queria muito, achei que eles foram sórdidos em não deixar bem claro que esse não era um filme infantil eu fui sabendo. Era ridículo ver mulheres vestidas de rosa dos pés a cabeça fazendo Cosplay. Confesso que usei sim um blazer num tom de vermelho quase pink mas minha filha quis ir toda de preto e no final do filme ela disse que detestou 😂😂😂😂 Eu entendi perfeitamente que era uma sátira e uma crítica a sociedade e aos militantes.
Barbie é um filme normal , como um filme qualquer , tentam vender esse filme como um "O Poderoso Chefão" ou um "A Princesa e o Plebeu" como revolucionário 😂 , bateu bilhão ? Por favor , Jurassic World 3 , que é um filme ruim , também teve Bilhão
Dai esta o problema porque filme antigos que eram considerados normais hoje sao considerados obras primas. Hoje Jurassic World 3 e considerado um bom filme, e filmes ruins antigos sao considerados normais entao a Barbie estaria no nivel de um Street Fighter versao Raul Julias e Van Damme.
Essa propaganda hollywoodiana me irrita muito. Ainda mais para filmes ruins e/ou médios. O pior é as pessoas não terem senso crítico algum e gastarem seu dinheiro com isso. Mas é a opção delas.
Mas não acho que foi vendido como revolucionário. É que quando pensamos em Barbie, pensamos em coisa fútil, e o filme mostrou ser uma sátira bem interessante. Não é um filme bobão, é um filme com boas sacadas e referências. Mas nada de super grandioso. Considero apenas um filme bom, só isso.
@@ruanangelo3739 só porque um cara disse que é um comercial de duas horas não significa que seja. Se for por isso, o excelente Uma Aventura Lego também seria uma propaganda de brinquedo, apenas. Aliás, é muito difundida um crítica ao Top Gun que de quera só uma propaganda da força aérea americana. São entendimentos. Existem infinitos.
A grande sacada de Barbie é JUSTAMENTE o roteiro que consegue a proeza de construir uma grande sátira, diálogos expositivos e panfletários, críticas, com o apelo da boneca pop, e ainda encontrando tempo pra discutir a condição do Ken. Eu achei o filme sensacional.
Genteeee, o filme é pior do que feminista apesar de ter isso tbm, mas é misógino que é ódio a mulher pois levou a barbie a se tomar adulta e abrir caminho para uma vida promíscua e misandria que é ódio ao homem!!!! Que foi o desprezo que o Ken teve!!! Querendo crescer e ter família mas ela não quer!!! E no início as crianças quebrando as bonecas incentivando o aborto?!!!? Pelo amor de Deus!!! Esse filme é diabólico não tem nada de bom a não se o destino do Ken conseguido se tomar um homem de verdade mas isso ele não acharam importante de colocar só a Barbie indo no ginecologista o que levou muitas meninas, crianças a perguntarem sua mãe o que era ginecologista no final!!!! Vejam o vídeo da análise da Sarah sheeva sobre o filme da Barbie!!!!
Uh, não, o filme foi vendido como uma sátira mas ele tenta ser uma sátira e um drama ao mesmo tempo e isso simplesmente não funciona, um drama foi feito para ser levado à sério e uma sátira não, você acha que o monólogo da Glória sobre “o quão difícil é ser mulher hoje em dia” não foi feito pra ser levado à sério? E ao mesmo tempo ele não tem coragem de abordar problemas reais que a boneca causa o mais próximo disso foi quando a Sasha disse tudo na 1a cena dela mas mesmo assim foi mostrado como piada, como se ela fosse só mais uma feminista de Twitter que não sabe do que tá falando mesmo tendo sido tudo verdade
E mesmo sem a parte da crítica o filme não faz um bom trabalho representando a boneca em si, o filme reclama da ideia que as pessoas tem da Barbie ao mesmo tempo que fala que a boneca é só isso, o nome da personagem da Margot Robbie é “Barbie estereotípica”, podia ter sido “Barbie clássica” ou “Barbie Malibu”, mas não, ela é um estereótipo, e o que falam sobre o Ken também tá errado falam que “ele é um acessório da Barbie”, que “ele não é nada sem ela” e que “ninguém liga para o Ken”, mas isso não é verdade ele tem seu próprio impacto na cultura pop separado da Barbie sendo conhecido como um ícone metrosexual e o 1o “himbo”
Cara, esse canal nunca me decepciona. Eu abro um vídeo já sabendo que vou ser bem servido. E de fato, saio saciado. Sigo aprendendo com você Jurandir. 👍🏻
@@Ariso-hm4ec,coragem sim,em um ambiente cheio de pessoas histéricas que não sabem separar uma mera crítica de um ataque às ideias que o filme segue, é preciso ter coragem.
eu realmente gostei de alguns pontos de barbie, e me emocionei em alguns momentos mas mesmo com toda a movimentação desde que vi formei a opinião de que apenas era um filme simples com um bom investimento na publicidade e que chamava a atenção. Mas esse vídeo não podia esclarecer mais o que o filme representa, mais uma vez Jurandir vc fez um vídeo super bom e bem posicionado!
Eu espero um dia conseguir saber como montar histórias que nem você, Jurandir. Deus abençoe você e sua família toda, além do seu trabalho maravilhoso e incrível.
Vou falar por mim: eu sou fã de Robert Eggers e Aronofsky, por exemplo. Mas quando vesti rosa e fui com a galera assistir Barbie no cinema, esse foi exatamente o filme que eu queria ver. 🤷
Quando fui assistir, esperava algo na vibe de “Uma Aventura Lego”, uma história simples mesmo que gera uma conexão entre as gerações pelo fator nostalgia. Barbie parece um filme okay dos anos 2000.
Jurandir, eu acho que você teve sua expectativa com o filme contaminada com os outros do casal, a proposta de Barbie é bem diferente, e até pode ser pior que os outros filmes deles, mas ele é bom no que se propõe ao passar uma mensagem clara para diversos públicos, mesmo que pareça algo óbvio
Exatamente isso que o Jurandir disse. Os dois são bons. Só fizeram essa merda de filme por que precisavam fazer um filme bilionário. E conseguirem, embora eles preferirem filmes mais complexos, enredo impactante. Assim como o personagem negro escritor do outro filme, que cedeu ao escrever o livro Fuck da forma que os patrocinadores exigiram. E acabou sendo sucesso de grana como a Barbie foi. Apenas trabalho!! Um dia eles podem fazer o filme ou o livro que desejarem, mas vão apenas acumular dinheiro enquanto podem....
Eu não gostei nada desse filme , mas isso não apaga o grande feito dele ano passado , mas colocar como um filme épico sendo maior que outros como Oppenheimer ou Pobres Criaturas é sacanagem demais , aliás , Pobres Criaturas é uma crítica social infinitamente maior que Barbie
Falar que Barbie é bom, é submissão a pauta feminista. Achei bobo demais, nem terminei. Um desperdicio na verdade.. poderia ter sido bem melhor. Mas o visual ficou massa
Tem alguns filmes desse oscar que eu assisti e nao gostei nao, Pobres Criaturas e um Frankstein versao feminina outro que eu juro que tentei gostar eu fiz um grande esforço foi Maestro exigiu muito minha paciencia, outro que eu também tentei foi Anatomia de uma Queda eu tentei eu sei que vai ter a gente vindo dizer que Anatomia de uma Queda e uma obra prima d dramaturgia Francesa mais eu infelizmente nao gostei parece um filme ficticio misturado com documentario, ja Assassinos da Lua das Flores achei assistivel mais longe de ter sido o melhor do Scorsese e Oppenheimer e parado até o meio depois do meio pro final começa a ficar bom, American Fiction e excelente merece oscar, Zona de Interesse tentei gostar mais nao deu e olha que eu amo filmes de Guerra, e Sociedade da Neve e bonzinho. Ha Barbie eu nem assisti o meu interesse em Barbie e zero.
@@igorteixeira9252você não gostou Pobres Criaturas, Oppenheimer, Zona de Interesse, Anatomia de Uma Queda, Assassino da Lua das Flores, Lady Bird…Já passou pela sua cabeça que você não gosta de Drama?
Nossa! Acabou de tirar um peso das minhas costas, toda vez que eu falava que não gostei do filme e só no sai da sala de cinema no meio do filme na esperança de "ver" aquilo que todos estavam amando, eu via a cara de espanto das pessoas.
Jurandir, você é uma benção, cada vez que vejo um vídeo seu quero ver outro, eu realmente sinto que todo mundo precisa ver esse vídeo, desde que vi barbie nunca gostei e sempre fui julgado por isso, amei demais o vídeo, forte abraço e fique com Deus
Arte é algo que mexe com cada pessoa de uma modo diferente mesmo. Eu, sinceramente, não me senti recebendo publicidade durante 2h. Claro que há a mensagem da marca e isso já era esperado, mas este filme trouxe tantas reflexões importantes: patriarcado, a dinâmica entre mulheres e homens neste patriarcado onde nenhum de nos está feliz (mesmo os homens sendo a parte privilegiada), o quanto a cultura pop nos coloca em lugares que não queremos estar desde cedo, etc... Bárbie não foi um sucesso só porque tratou de uma figura pop. E este filme faz muito sentido com todas as demais obras destes autores.
Sobre essa questão de escrita de Mulheres no Cinema, essa semana, minha cabeça entrou em parafuso devido à descaracterização da jornada de uma personagem feminina que eu admiro muito, não é do cinema, mas é de uma obra com muita cinematografia... Avatar: The Last Airbender. O que fizeram com a Katara nessa adaptação em live action, foi uma P#TARIA! Ela tem uma jornada linda na animação, uma garota nova que teve vários fardos enormes jogados em suas costas e que com toda sua força e dedicação, conseguiu superá-los, sendo uma ótima mãe, irmã, filha, líder, guerreira e uma das personagens mais importantes no universo de Avatar, isso tudo sem largar a sua esperança, feminilidade e respeito!
Olhando alguns comentários, fica nítido que a galera não entendeu o vídeo. O Jurandir, na verdade, exaltou a capacidade técnica dos diretores ao mesmo tempo que questiona as escolhas qualitativas do público. Pessoal pegou pilha e levou pro pessoal… talvez por terem mordido a isca?
@@Arthuratz Tem nada de política cara, para entender uma crítica. Você só mostrou o lado intolerante. O Jurandir não apertou 13 e você está aqui gostando do vídeo.
@@Arthuratz seu comentário é o perfeito exemplo de quem não entendeu o vídeo, aconselho vc assistir o filme ficção americana primeiro e depois comentar
Excelente vídeo! Falou muito pouco sobre um filme ruim, mostrou as coisas boas desse casal talentoso, deixou a dica desse "Ficção Americana", que eu não tinha assistido. Valeu, Jurandir!
Eu gosto muito do seu canal e das suas opiniões. ♥ Sobre Barbie, apesar de eu ser o tipo de pessoa que em geral prefere filmes mais complexos e profundos também (um dos motivos pelos quais adoro suas análises), eu gostei bastante mesmo estando ciente de que é um filme bem Sessão da Tarde mesmo. Eu também acho que ele inteiro foi feito pra não se levar a sério, e olhando por esse ponto o roteiro "bobo" faz mais sentido, especialmente sendo da Greta e tal. Mas o que pegou em Barbie é que, além de eles querem chamar o público feminino, eu senti que eles colocaram esses discursos óbvios pra falar diretamente com crianças e adolescentes também. Pra pessoas que nascem e se identificam como mulher, o filme, mesmo sendo realmente fraco em comparação aos outros, pegou fundo justamente por causa desses discursos óbvios. Aconteceu comigo e com várias outras pessoas de ouvir o que tava sendo dito ali e dar um negócio no coração mesmo, vontade de chorar, aquela sensação de "finalmente alguém tá falando isso explicitamente numa tela grande e com todas as letras", o que tornou o marketing efetivo. Eu gosto muito de coisas no subtexto e tal e acho um saco personagens discursando e falando o óbvio, mas nesse caso específico eu senti que foi muito necessário, tanto pra identificação desse público feminino quanto pra outras pessoas que não entendem por não sentir na pele tudo o que foi dito e tal. Então é um filme bobo que acaba tendo importância por isso.
Se refutou completamente com a explicação do porquê gosto de barby. Na verdade dizer que é uma pessoa que gosta de filmes complexos e blá blá, já é um problema.
Pensei parecido contigo. Homens, geralmente , não compreendem o pq da importância de filmes como esse. O "óbvio" do filme não é dito na vida real, então tem que ser óbvio sim em um filme de uma boneca. Parecem querer discursos profundos, ou que temas feministas estejam presentes apenas nestes.
Sua descrição de Ficção Americana me lembrou o livro Skully Sudomita de um eps do South Park (desenho que rende um vídeo hein), que os meninos fizeram propositadamente algo escatológico, nojento e ofensivo, mas as pessoas adoraram por interpretarem analogias que nunca existiram e verem aquilo como genial.
Um dos meus episódios favoritos de SP! A crítica é genial e grosseira do jeitinho que o South Park do velho testamento fazia. Tenho "o livro inteiro" sendo lido pela voz de Morgan Freeman de cor e salteado 🤣
Sem duvidas esse é um dos melhores vídeos do seu canal, tem informações de filmes que agora pretendo ver, uma ótima comédia inesperada e alguém que tem cérebro e não gostou do filme da Barbie kkk
Para mim estava bem claro que Barbie era justamente um "filme evento" voltado para as mulheres que possuíam essa nostalgia, para servir como uma grande piada aos temas que ali eram abordados e, quem sabe, até mesmo como meio de conscientização de certos aspectos mais íntimos do feminino e do que permeia a sociedade através dele. Mas...realmente parecia ser algo bem leve e de simples diálogos já no trailer, propagandas etc, apesar da roupagem conceitual que ganhou. Quem chegou a pensar que ele teria um roteiro de filme nível Tarantino provavelmente possui um nível bem baixo de compreensão da realidade. Levarei nesse sentido a sua crítica. Só deixando meu ponto de vista, abraços!
Cara… sou apaixonado pelo seu trabalho, seus textos! Você é primoroso na linha de raciocínio e nos pontos de vista que sempre me surpreendem! Arivederte!!!
Nunca concordei TANTO com um vídeo em toda minha vida! Achei que essa opinião era só minha, afinal, todo mundo aparentemente amou esse filme, enquanto eu saí do cinema extremamente frustrado pela sua qualidade e confuso por ser o único com esse sentimento. Logo, havia aceitado que era um daqueles casos em que apenas você odeia um filme bom que todo gosta. Aparentemente, não! OBRIGADO, JURANDIR! 🙏🏻
Esse filme tem a mesma pegada de Matrix 4: foi uma zoeira proposital da Wachowsky. Porque não existe uma explicação sensata deles fazerem um filmes como esses..
EU AMEI O FILME!!! Igualzinho como eu brincava chorei horrores semti como se estivesse brincandp de novo!! Foi MTO EMOCIONANTE!!!! A boneca marcou minha vida o filme me pegou completamente
É fácil fazer um filme sobre o criador da bomba atômica e tacar drama e crítica social na história fazendo ela durar mais de 3 horas, mas é muito mais difícil e trabalhoso pegar um produto comercial de uma hora e meia inspirado em uma boneca criticada por promover um falso ideal de beleza e fazer algo recheado de crítica social e sátira sobre o patriarcado, mas difícil ainda é convencer a Mattel a aceitar tudo isso. Só pelo contexto Barbie deveria ser muito mais lembrado nas premiações.
Três palavrinhas: não é não. Quer dizer, o que mais eu posso dizer? A Barbie literalmente nasceu pela causa feminista. Uma hora e meia de crítica ao patriarcado é literalmente o que qualquer menina adolescente de 14 anos gritando pelo Justin Bieber no seu quartinho faria se fosse escritora no filme sobre a Barbie. Oppenheimer é literalmente o Titanic de 2023 (diga o que quiser, você não muda minha opinião).
@@almeidafilmes9022 Curiosamente não gostou de Velma (série animada mais aclamada do ano) e nem de Barbie, mas todos os outros filmes com homens na capa vc gostou né, seu problema é com mulher
Fiquei tão triste ao ver que a America Ferrera e a Jodie Foster foram indicadas em Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar no lugar da Julian Moore, que tava incrível em Segredos de Um Escândalo e a Sandra Hüller no Zona de Interesse que, mesmo que o filme não foque nas atuações, ela já tá melhor que as duas. Eu fiquei repensando no que eu disse outra vez que "se tivesse um 6° slot de Melhor Direção no Oscar eu colocava a Greta", mas o Alexander Payne, o Cord Jefferson e a Celine Song dirigiram as suas obras muito melhor do que a Greta e olha que eu gosto bastante dos filmes dela e também acho que Assassinos da Lua das Flores devia ter sido indicado em Roteiro Adaptado no lugar de Barbie.
Acho q eles resolveram deselitizar a conversa... a ideia era alcançar o maior público possível... criar um filme com mensagens simples e diretas para que qualquer pessoa pudesse ouvir... para as massas... e cheio de nostalgia e ícones para despertar algum interesse para os "adultos"... vender horrores, chegar em milhoes de pessoas e trazer o cinema e os temas para os "trendings"
Gostei de Barbie pelo entretenimento em si. Me diverti muito. Mas eu também tinha as minhas ressalvas quanto aos temas abordados no filme. E esta sua análise me fez só ter certeza das minhas ressalvas. Parabéns!
Eu realmente gostei do filme, eu concordo que tem graves problemas com o roteiro, mas tem muitas coisas boas. A edição, fotografia e figurinos ficaram impecáveis. Eu gosto do filme não se levar a sério, zombar de si mesmo e retomar o tom irônico que os filmes da barbie tinham. Acho que o mais admirável é a valorização das coisas femininas, o "fútil" é invertido e mostra um lugar de algo importante. Em um contexto com tantos movimentos machistas ganhando força, foi legal ter um momento onde o feminino foi valorizado.
Por isso que é tão genial quando uma obra consegue unir o pop e "superficial" com uma narrativa genial e criativa, ao que as pessoas querem ver mas que diz mais do que muitos vão enxergar apenas superficial superficialmente, é como se algumas obras tivessem camadas que estão ali mas que algumas pessoas não conseguem enxergar ou entender
é interessante ver análise de muitos especialistas aqui do youtube, que ou odiaram o filme, ou acharam incrível, digno de prêmios, sério os argumentos são muito legais
Infelizmente, desta vez terei que discordar de você mestre Jurandir. A Greta é uma excelente diretora como você mesmo disse, e Ladybird é um dos melhores filmes que já assisti. Realmente ninguém questiona a capacidade técnica dela. Eu sabia disso e mesmo assim assisti o filme bem depois do lançamento, e já com o pé atrás querendo ver todos os pontos ruins do filme, afinal, tudo que o mainstream idolatra e come geralmente é lixo decorado (alô Collen Hoover). Porém eu me surpreendi, eu realmente adorei o filme, achei as piadas ótimas e ri do começo ao fim. Adorei a direção e a atuação da Margot Robbie, toda a estética do filme, e tive que engolir a minha língua com os meus amigos. Claro, não é o filme mais inteligente do mundo, as frases de efeito são muito... feminism for dummies, bem rasas e tal, mas em nenhum momento ela propôs um filme cabeça, quem fez isso foram os críticos de monóculo que odeiam todos os homens e adoram citar frases do Foucault. Concordo que não é o melhor filme da Greta, mas no geral, e na minha humilde opinião (repito, MINHA O P I N I Ã O, sintam-se a vontade para discordar dela), ela conseguiu fazer um excelente filme que tem o seu valor por si, não só pela mega campanha de marketing e do público adolescente carente que quer pagar de intelectual no twitter. É muito bom a maneira como ela faz uma sátira de tudo: do feminismo, do machismo, do capitalismo, da esteriotipação da beleza, etc. Realmente, os personagens não são muito profundos, mas eu acho que foi proposital, justamente para brincar com esses esterioótipos (quando um Ken quer explicar Poderoso Chefão para uma Barbie eu ri tanto cara, que tive que pausar o filme kkk). Então por fim, acho que foi um pouco das suas duas hipóteses. A Greta quis fazer um filme que tira sarro de tudo, e os estúdios querem lucar o máximo possível com tudo, e convenhamos, eu não julgo ela por querer ganhar uns milhões a mais na conta. Se a gente fosse cruscificar todo artista que alguma vez fez alguma obra (ou algum ponto de sua obra) visando mais lucro, não sobra quase ninguém para consumir, seja filmes, livros, séries, quadros... tudo. Mas claro que entendo e respeito seu ponto de vista Jurandir, e parabéns por mais um vídeo muito bem elaborado e respeitoso como sempre! Aliás, gostei da nova dinâmica, com alguns takes de você encenando no começo do vídeo, ficou muito bom hehe. Estou terminando de ler Hadji Murad por sua indicação, e com certeza vou procurar assistir o filme American Fiction que você indicou agora. Continue com seu ótimo trabalho, abraços!!
Concordo. Também vi como uma sátira e todos os diálogos óbvios são propositais para isso. Mas as pessoas estão assistindo como se fosse algo para ser levado a sério ou se realmente quisesse soar profundo… e tudo foi bem teatral propositalmente
Obrigado pelo comentário, Filipe. Claro, não há problema algum em ser uma sátira, só não achei que foi bem feita. Trovão Tropical por exemplo, tenho vídeo sobre ele aqui no canal, possui uma boa história, gênero bem definido, personagens bem trabalhados e foi um sucesso.
Sim como eu amei pobres criaturas do yorgos lanthimos protagonizado pela Emma Stone e uma Barbie versão Frankenstein adulta . Amo Lady bird assim como adoráveis mulheres gostei más do remake do que o original com a winona Ryder atuação dela foi bem fraca e final e clichê ela termina com alguém nessa versão com a saoirse Ronan eu amei o final ela terminou só sem precisar de um homem prá ser feliz e a atuação dela assim como da Margot Robbie em Barbie são magnífica
Nenhum dos meus amigos do quartel foi assistir o filme. Eu assisti com minha namorada e não parava de rir. Já o openhheimer, do meu diretor preferido (era pré-Tenet), me deixou cansado no meio de tanto juridiquês, reconheço que é um filme enorme. Gigantesco, atuações maravilhosas, uma história que precisava ser contada. Mas não me emocionou tanto quanto o filme da Boneca cor de rosa, que nem faria questão de assistir se não fosse minha namorada. Uma grata surpresa 💖
obrigado Jurandir, finalmente alguém que disse a verdade. Barbie é só um filme sessão da tarde, não é pq arrecadou 1 bilhão que é sucesso. a mensagem do filme é extremamente genérica e os personagens são muito esteriotipados. mas claro, se eu falar isso serei taxado de "ista"....
Excelente análise, Jurandir! Acredito que 99% do público que foi assistir a "Barbie" não entendeu que a mensagem que seus roteiristas queriam de fato passar era esta: uma PIADA do início ao fim!
Claro q pode, agr se a pessoa é uma vendida pro capitalismo que só quer falar oq da dinheiro e view para ela o problema é dela, n jogue a culpa nos outros.
Jurandir sempre pontual. Excelente vídeo. O que faz a qualidade dos teus videos, dentre outras coisas, sem duvida é tua integridade com a opinião. Hoje em dia há grande confusão com isso, por pura ignorância.
Eu interpretei que o filme na verdade é sobre o processo de puberdade de uma menina, que no caso é a Barbie, sendo o Barbielandia o mundo da infância, onde a fantasia impera e o mundo real, sendo a vida adulta se aproximando, com a realidade tomando seu espaço nessa transicao de uma fase pra outra e a ultima cena, a do ginecologista, é a confirmação disso
Diferente do q foi dito no vídeo, Morbius não recuperou investimento nenhum, o relançamento foi um estrondoso tiro no pé e continuou sendo um fracasso de bilheteria.
Eu vi Barbie e como experiência áudio visual foi incrível. Amei. Verei outras vezes certamente. É diversão garantida. Pra mim, cinema é isso. Diversão e reflexão quando for o caso.
É hilario a prepotencia de que "Todos Cairam menos eu (Jurandir - O Superior)" Conseguiu chegar sozinho a conclusão de que o filme é uma grande piada? Talvez, se tivesse feito o video na época teria se dado conta de que milhares de pessoas perceberam isso na data quando foram ao cinema assistir ao filme. Porem, só não se deu conta que a genialidade do roteiro da Greta é justamente o quão certeira foi essa piada. Ela atigiu seu objetivo com precisão cirurgica. Como poucas obras cinematograficas fizeram. Foram milhares e milhares de machos manifestando encomodo com as piadas confirmando uma das maiores mensagens do filme: O quanto a masculidade é extremamente fragil. E ninguém se divertiu só porque foi de rosa para o cinema. As pessoas se divertiram porque, sim, o filme é divertido e engraçado. Eu, particulamente, gargalhei nos primeiros minutos de filme com a referencia a '2001 - Uma Odisséia no Espaço'. E eu gargalhei não porque a cena era hilaria, mas porque havia entendido a mensagem. A mensagem era engraçada, e ela estava no subtexto. E quando isso acontece, o merito é todo do roteiro. Essa cena com a referencia da obra de Krubrick sendo colocada no inicio do filme foi a forma da Greta e Baumbach dizer que. apesar do filme ser apresentado através de projeções do imaginario infantil (tanto no mundo da Barbie quanto no mundo real), ele não é um filme para criança. Ryan Gosling não foi escalado porque fez 'La La Land', ele foi escalado porque fez 'Drive', 'Blade Runner', 'Agente Duplo', 'O Lugar Onde Tudo Termina', ou 'Lendas da Paixão' ou porque ele foi o Jacob em 'Amor a Toda Prova'. Gosling vem consolidando sua carreira não como dançarino em musicais, mas como galã em filmes de ação e romance. Colocar o seu rosto que foi cooptado para a figura foclorica do "macho alpha" e faze-lo dançar, cantar e chorar é uma das grandes piadas do filme. Barbie carrega o necessario propósito de ilustrar o quanto ridicula é a essencia daqueles que sustentam as estruturas de opressão a figura feminina. Não é a primeira obra a fazer isso, não será a ultima. Mas se tornou uma das mais relevantes. tenha gostado do filme ou não.
Fiz questão de procurar seu comentário pra entender o seu ponto e já começamos atacando a pessoa não o argumento, depois fez um textão que não preciso dizer que é totalmente enviesado né? Deixa eu adivinhar, o próximo passo é dizer que o Jurandir é conservador?
@@victorowayne8428 Bem, acho que você não leu o "textão", então. Pois, o argumento do Jurandi parte dessa posição que eu critiquei no primeiro parágrafo do meu comentário. E em seguinda eu fiz. sim, contra-argumentos de diversos pontos que ele levantou ao longo do vídeo.
Greta já fez tantos filme excelentes q são pouco valorizados e vistos por um grande público, mas no seu trabalho mais normal ela faz um fenômeno, mas n é só pq é um fenômeno q é bom🤷, gosto do filme da Barbie, sinto q me entreteu, mas n é um filme vou repetir kakakakakakakak Adorei o vídeo como sempre❤❤❤
Cara, tive a msm experiência que o Jurandir ao ver isso. O trailer é uma coisa e o filme é totalmente puro suco de militância jogada na tela cada 10 seg. Vi mt gente saindo do cinema no meio do filme principalmente os pais
Achei o filme interessante, bem acima das minhas expectativas (que confesso, eram as piores possíveis). Tem o apelo nostálgico, o nonsense do mundo da Barbie que apela a quem brincou cm ela (flutuar da casa até a rua, banho sem água, etc), e o contraste entre mundo da Barbie (as barbies mandam) e o mundo real (os Kens mandam).
Falar de arte num panflet0 p0lítico é, no mínimo, muita in0cência. Alguém assim só vai acordar quando os c0turn0s estiverem est0urand0 sua porta no meio da madrugada.
Barbie foi fraco sim, mas está longe de ser medíocre, isso só a Marvel consegue (brincadeira). Gostei da análise do ponto de vista mercadológico, mas acho que concordo mais com a perspectiva da piada, pois essa foi a minha impressão quando assisti ao filme. Sucesso sempre, Jurandir!
@@danieldalvesesilva2905 VocÊ entendeu o roteiro? ele ganhou o Globo de Ouro, não é pq é uma sátira que é superficial, o filme tira um sarro bem gostoso da direita
Seus vídeos têm muita qualidade, e eu não tinha parado pra pensar que no final ela prefere ficar no mundo real que foi tão criticado em vez de viver no mundo rosa imponderada
Jurandir, na minha interpretação do filme, do ponto de vista da personagem Barbie exclusivamente, ele se trata de rito de passagem. A Barbie sai da Barbieland (infância) quando ela tem pensamentos sobre a morte (primeiro rito de passagem da infância, entender o conceito de morte). Vai para o mundo real que nessa interpretação simboliza a entrada na adolescência, com os conflitos entre meninas e meninos e encerra literalmente na consulta ao ginecologista, que simboliza a menarca.
É engraçado que parece um filme feito para criticar o próprio movimento progressista, se disfarçando de um filme progressista. Porque no fim o mundo como o feminismo gostaria, com as mulheres no poder e os homens subordinados é um retrato oposto do que hoje o feminismo diz que é o tal patriarcado. Pois bem, isso não faz parecer que o feminismo almeja chegar no que hoje dizem que o patriarcado é, mas ao contrário? E se sim, por que então a Barbie acaba preferindo o mundo real ao mundo conquistado pelo feminismo? Se era um filme para vender o progressismo, não foi feito do jeito certo. Parece realmente ser uma grande piada, e por isso parece ser mais genial terem conseguido lançar esse filme no mundo atual hahah por isso eu gosto, focando nesse background das mensagens que o filme diz passar e o que passa de fato
Verdade, faz sentido. O mundo perfeito das Barbies é um lugar onde os homens são insignificantes. Indo totalmente contra o que o movimento feminista prega
Sara, entendo o que você quer dizer, mas está equivocada sobre "o que o feminismo quer é a subordinação masculina", essa percepção é deturpada, o movimento feminista reivindica a igualdade civil, jurídica e política entre os gêneros.
@@cytavares exatamente. E no filme isso fica bastante claro -- nem um mundo onde os homens mandam e nem um mundo onde as mulheres mandam é o ideal. Portanto, não é que o "feminismo não foi feito do jeito certo no filme" e sim que o que muitos entendem por feminismo está equivocado.
Eu não me canso de me impressionar a cada vídeo seu que assisto, você é o único produtor de conteúdo sobre cinema do RUclips que tem a coragem de falar o que pensamos. Você é um verdadeiro e honesto apreciador da arte. Obrigado por ser nosso oasis nesse deserto de superficialidades.
Muito obrigado, Janio.
Fui criança nos anos 90 e minha espectativa tava lá em cima, e......achei fraquinho. Vc falou o que muita gente não teve coragem👏🏻👏🏻
Tá véia hein, tia. 😅😂
Algo que eu vejo que também ajudou na bilheteria é o fato de ninguém saber exatamente o que acontecia no filme. A gente só sabia que algo fazia a Barbie vir para o mundo real, mas não mais do que isso.
O suspense colaborou demais
Sim. Expor o viés ideológico iria reduzir bastante a bilheteria.
É porque eles não colocaram a propaganda política e ideológica escrachada que tinha no filme no trailer,daqui há alguns anos ninguém mais vai lembrar desse filme,tanto é que ele parou de ser comentado depois de sair do cinema e só voltou quando a cerimônia do Oscar tava perto de acontecer.
Barbie arrastou uma multidão de NPC's vestidos de rosa
pao e circo...
Os normie
Como o Homem aranha arrastou um monte de homem bobo de fantasia pro cinema. Mas isso não quer dizer que tenha sido bom.
So os Normie e os pseudo intelectual da vida kkkkkka😂😂
@@aluaqaqui ó!!! Aqui ó gente!!! Um fã de Barbie e NPC sentido aqui! Ele está com o coraçãozinho doido aqui ó!!!😂
A maior piada do ano passado foi pessoas realmente achando que esse filme seria de alguma forma comparável com Oppenheimer.
Gostei de Barbie mas pelo amor. Oppenheimer é outro nível. Não são comparáveis.
Sério? não vi ninguem comparando... Só vi memes
e quem vai lembrar de Oppenheimer?, n me venha com lorotinhas!.
@@rodrigosb3071 barbie já caiu no esquecimento enquanto oppenheimer ta indo para seu auge, 5 globos de ouro fora os outros premios e pode contar ai no minimo mais 4 oscars...
Essa praga é filme de sessão da tarde, foi muito surreal a relevância dada.
Quem mais ganhou com esse filme foram as lojas de roupas.
Vamos considerar a cada 10 pessoas que viram o filme, 7 compraram pelo menos 1 peça de roupa com preço em média de 80 reais.
Para cada sala de cinema de uns 30 lugares, foram 1680 reais.
Isso msm! E que PERDA DE TEMPO e DINHEIRO por conta de uma moda TOTALMENTE passageira rss...
@@janaurbano9307O mundo é movido por isso, coisas superficiais.
Eu fui pq minha filha de 11 anos queria muito, achei que eles foram sórdidos em não deixar bem claro que esse não era um filme infantil eu fui sabendo. Era ridículo ver mulheres vestidas de rosa dos pés a cabeça fazendo Cosplay. Confesso que usei sim um blazer num tom de vermelho quase pink mas minha filha quis ir toda de preto e no final do filme ela disse que detestou 😂😂😂😂 Eu entendi perfeitamente que era uma sátira e uma crítica a sociedade e aos militantes.
Barbie é um filme normal , como um filme qualquer , tentam vender esse filme como um "O Poderoso Chefão" ou um "A Princesa e o Plebeu" como revolucionário 😂 , bateu bilhão ? Por favor , Jurassic World 3 , que é um filme ruim , também teve Bilhão
Barbie é sessão da tarde mas sem as crianças gostando
dinossauros também dão muito dinheiro... um filme com Ryan Gosling dançando com dinossauros ia dá bilhão
Dai esta o problema porque filme antigos que eram considerados normais hoje sao considerados obras primas. Hoje Jurassic World 3 e considerado um bom filme, e filmes ruins antigos sao considerados normais entao a Barbie estaria no nivel de um Street Fighter versao Raul Julias e Van Damme.
Essa propaganda hollywoodiana me irrita muito. Ainda mais para filmes ruins e/ou médios. O pior é as pessoas não terem senso crítico algum e gastarem seu dinheiro com isso. Mas é a opção delas.
Mas não acho que foi vendido como revolucionário. É que quando pensamos em Barbie, pensamos em coisa fútil, e o filme mostrou ser uma sátira bem interessante. Não é um filme bobão, é um filme com boas sacadas e referências. Mas nada de super grandioso. Considero apenas um filme bom, só isso.
Finalmente alguém sendo sensato e falando o óbvio
Não, apenas alguém dando mais um opinião. Óbvio e arte não são muito conciliáveis.
@@nickfilmaker óbvio e arte concordo, óbvio e comercial de 2 horas pra vender boneca já não sei rs
@@ruanangelo3739 só porque um cara disse que é um comercial de duas horas não significa que seja. Se for por isso, o excelente Uma Aventura Lego também seria uma propaganda de brinquedo, apenas. Aliás, é muito difundida um crítica ao Top Gun que de quera só uma propaganda da força aérea americana. São entendimentos. Existem infinitos.
@@nickfilmaker pois é, mas tudo isso que você disse sobre esses outros tbm são verdades mas como tu disse cada um tem sua visão
@@ruanangelo3739 amigo, eu só acho muito estranho que as pessoas não consigam ser meramente indiferentes a esse filme.
A grande sacada de Barbie é JUSTAMENTE o roteiro que consegue a proeza de construir uma grande sátira, diálogos expositivos e panfletários, críticas, com o apelo da boneca pop, e ainda encontrando tempo pra discutir a condição do Ken. Eu achei o filme sensacional.
Eu tbm achei o filme bom pra caramba. Da pra vc ver o filme sem e se divertir independente de vc ter captado a mensagem ou não
Exato! Tem gente que não entendeu que foi justamente uma sátira! Não era pra levar tão a sério, o povo viaja e leva pro coração 😆😆
Genteeee, o filme é pior do que feminista apesar de ter isso tbm, mas é misógino que é ódio a mulher pois levou a barbie a se tomar adulta e abrir caminho para uma vida promíscua e misandria que é ódio ao homem!!!! Que foi o desprezo que o Ken teve!!! Querendo crescer e ter família mas ela não quer!!! E no início as crianças quebrando as bonecas incentivando o aborto?!!!? Pelo amor de Deus!!! Esse filme é diabólico não tem nada de bom a não se o destino do Ken conseguido se tomar um homem de verdade mas isso ele não acharam importante de colocar só a Barbie indo no ginecologista o que levou muitas meninas, crianças a perguntarem sua mãe o que era ginecologista no final!!!! Vejam o vídeo da análise da Sarah sheeva sobre o filme da Barbie!!!!
Uh, não, o filme foi vendido como uma sátira mas ele tenta ser uma sátira e um drama ao mesmo tempo e isso simplesmente não funciona, um drama foi feito para ser levado à sério e uma sátira não, você acha que o monólogo da Glória sobre “o quão difícil é ser mulher hoje em dia” não foi feito pra ser levado à sério? E ao mesmo tempo ele não tem coragem de abordar problemas reais que a boneca causa o mais próximo disso foi quando a Sasha disse tudo na 1a cena dela mas mesmo assim foi mostrado como piada, como se ela fosse só mais uma feminista de Twitter que não sabe do que tá falando mesmo tendo sido tudo verdade
E mesmo sem a parte da crítica o filme não faz um bom trabalho representando a boneca em si, o filme reclama da ideia que as pessoas tem da Barbie ao mesmo tempo que fala que a boneca é só isso, o nome da personagem da Margot Robbie é “Barbie estereotípica”, podia ter sido “Barbie clássica” ou “Barbie Malibu”, mas não, ela é um estereótipo, e o que falam sobre o Ken também tá errado falam que “ele é um acessório da Barbie”, que “ele não é nada sem ela” e que “ninguém liga para o Ken”, mas isso não é verdade ele tem seu próprio impacto na cultura pop separado da Barbie sendo conhecido como um ícone metrosexual e o 1o “himbo”
Cara, esse canal nunca me decepciona.
Eu abro um vídeo já sabendo que vou ser bem servido. E de fato, saio saciado.
Sigo aprendendo com você Jurandir. 👍🏻
Tá faltando um vídeo sobre Jurassic Park👀
💀 “eles n são dinossauros, são monstros”
.-.@@carlosg.araujo
@@carlosg.araujoAntigos, os dois primeiros, pelo amor de Deus! rs Os novos só efeitos e pouca história.
O erro do Jurandir foi compara um filme de comédia pra criança, com um de drama pra adulto
@@carlosg.araujoprovavelmente é o Antigo
Parabéns pela coragem! 😅
Coragem eu não sei, mas paciência com certeza.
@@Ariso-hm4ec,coragem sim,em um ambiente cheio de pessoas histéricas que não sabem separar uma mera crítica de um ataque às ideias que o filme segue, é preciso ter coragem.
@@Ariso-hm4ecSó curtiu Barbie a esquerdalhada sem cérebro. Só "crítico" doente.
eu realmente gostei de alguns pontos de barbie, e me emocionei em alguns momentos mas mesmo com toda a movimentação desde que vi formei a opinião de que apenas era um filme simples com um bom investimento na publicidade e que chamava a atenção. Mas esse vídeo não podia esclarecer mais o que o filme representa, mais uma vez Jurandir vc fez um vídeo super bom e bem posicionado!
Eu espero um dia conseguir saber como montar histórias que nem você, Jurandir. Deus abençoe você e sua família toda, além do seu trabalho maravilhoso e incrível.
Vou falar por mim: eu sou fã de Robert Eggers e Aronofsky, por exemplo. Mas quando vesti rosa e fui com a galera assistir Barbie no cinema, esse foi exatamente o filme que eu queria ver. 🤷
Pena que o roteiro é péssimo
Quando fui assistir, esperava algo na vibe de “Uma Aventura Lego”, uma história simples mesmo que gera uma conexão entre as gerações pelo fator nostalgia. Barbie parece um filme okay dos anos 2000.
Ser chamado de facista no século XXI:🌝
Ser chamado de comunista no seculo XX:🌚
Bah
Touché
Política não tem outro viés sem ser Política.
vish
Se você é chamado de fascista atualmente normalmente vc está certo
Seu canal foi a melhor descoberta que fiz nesse site nos últimos anos. Parabéns pelo trabalho.
Ele gosta de cinema.
Abordou vários projetos dentro de um.
Sempre tem filmes que eu anoto pra assistir por causa do canal.
Jurandir, eu acho que você teve sua expectativa com o filme contaminada com os outros do casal, a proposta de Barbie é bem diferente, e até pode ser pior que os outros filmes deles, mas ele é bom no que se propõe ao passar uma mensagem clara para diversos públicos, mesmo que pareça algo óbvio
e eu acho que todo filme é bom no que se propõe a fazer.
Eu concordo. E chegaram onde queriam.
Exatamente isso que o Jurandir disse. Os dois são bons. Só fizeram essa merda de filme por que precisavam fazer um filme bilionário. E conseguirem, embora eles preferirem filmes mais complexos, enredo impactante. Assim como o personagem negro escritor do outro filme, que cedeu ao escrever o livro Fuck da forma que os patrocinadores exigiram. E acabou sendo sucesso de grana como a Barbie foi. Apenas trabalho!! Um dia eles podem fazer o filme ou o livro que desejarem, mas vão apenas acumular dinheiro enquanto podem....
@@luanoliveira5153sem ruim k
Você é muito generoso. Obrigada. Desejo muito sucesso.
Eu não gostei nada desse filme , mas isso não apaga o grande feito dele ano passado , mas colocar como um filme épico sendo maior que outros como Oppenheimer ou Pobres Criaturas é sacanagem demais , aliás , Pobres Criaturas é uma crítica social infinitamente maior que Barbie
Vdd, e ambos os 2 generos gostaram
Falar que Barbie é bom, é submissão a pauta feminista. Achei bobo demais, nem terminei. Um desperdicio na verdade.. poderia ter sido bem melhor. Mas o visual ficou massa
Tem alguns filmes desse oscar que eu assisti e nao gostei nao, Pobres Criaturas e um Frankstein versao feminina outro que eu juro que tentei gostar eu fiz um grande esforço foi Maestro exigiu muito minha paciencia, outro que eu também tentei foi Anatomia de uma Queda eu tentei eu sei que vai ter a gente vindo dizer que Anatomia de uma Queda e uma obra prima d dramaturgia Francesa mais eu infelizmente nao gostei parece um filme ficticio misturado com documentario, ja Assassinos da Lua das Flores achei assistivel mais longe de ter sido o melhor do Scorsese e Oppenheimer e parado até o meio depois do meio pro final começa a ficar bom, American Fiction e excelente merece oscar, Zona de Interesse tentei gostar mais nao deu e olha que eu amo filmes de Guerra, e Sociedade da Neve e bonzinho. Ha Barbie eu nem assisti o meu interesse em Barbie e zero.
@@rafaelvilas4230quando o cara fala que é submissão a pauta feminista perde toda a credibilidade no comentário. Será um red pill de extrema direita?
@@igorteixeira9252você não gostou Pobres Criaturas, Oppenheimer, Zona de Interesse, Anatomia de Uma Queda, Assassino da Lua das Flores, Lady Bird…Já passou pela sua cabeça que você não gosta de Drama?
Nossa!
Acabou de tirar um peso das minhas costas, toda vez que eu falava que não gostei do filme e só no sai da sala de cinema no meio do filme na esperança de "ver" aquilo que todos estavam amando, eu via a cara de espanto das pessoas.
Análise muito boa.
Parabéns pelo capricho de falar sobre o filme e da forma que falou. Doa a quem doer.
Jurandir, você é uma benção, cada vez que vejo um vídeo seu quero ver outro, eu realmente sinto que todo mundo precisa ver esse vídeo, desde que vi barbie nunca gostei e sempre fui julgado por isso, amei demais o vídeo, forte abraço e fique com Deus
Arte é algo que mexe com cada pessoa de uma modo diferente mesmo.
Eu, sinceramente, não me senti recebendo publicidade durante 2h. Claro que há a mensagem da marca e isso já era esperado, mas este filme trouxe tantas reflexões importantes: patriarcado, a dinâmica entre mulheres e homens neste patriarcado onde nenhum de nos está feliz (mesmo os homens sendo a parte privilegiada), o quanto a cultura pop nos coloca em lugares que não queremos estar desde cedo, etc...
Bárbie não foi um sucesso só porque tratou de uma figura pop. E este filme faz muito sentido com todas as demais obras destes autores.
Seu trabalho é essencial e bem feito. Esse vídeo tem alguns atuações de alivio cômico, que deixam ele ainda mais incrível. rsrs
Sobre essa questão de escrita de Mulheres no Cinema, essa semana, minha cabeça entrou em parafuso devido à descaracterização da jornada de uma personagem feminina que eu admiro muito, não é do cinema, mas é de uma obra com muita cinematografia... Avatar: The Last Airbender. O que fizeram com a Katara nessa adaptação em live action, foi uma P#TARIA! Ela tem uma jornada linda na animação, uma garota nova que teve vários fardos enormes jogados em suas costas e que com toda sua força e dedicação, conseguiu superá-los, sendo uma ótima mãe, irmã, filha, líder, guerreira e uma das personagens mais importantes no universo de Avatar, isso tudo sem largar a sua esperança, feminilidade e respeito!
Olhando alguns comentários, fica nítido que a galera não entendeu o vídeo.
O Jurandir, na verdade, exaltou a capacidade técnica dos diretores ao mesmo tempo que questiona as escolhas qualitativas do público.
Pessoal pegou pilha e levou pro pessoal… talvez por terem mordido a isca?
Exatamente hahahaha um monte de Cara que apertou 22 com força e não entendeu o vídeo.
@@Arthuratz
Tem nada de política cara, para entender uma crítica.
Você só mostrou o lado intolerante.
O Jurandir não apertou 13 e você está aqui gostando do vídeo.
@@Arthuratz seu comentário é o perfeito exemplo de quem não entendeu o vídeo, aconselho vc assistir o filme ficção americana primeiro e depois comentar
@@Arthuratz olha aqui um que não entendeu o vídeo
@SabrEskilo Acho que ficou nitido que você não entendeu o vídeo.
Cara... Vc é muito bom no que faz!!!! Parabéns pelo trabalho!!!!
Análises dele são incríveis
Parabéns pelo roteiro do vídeo que é sempre bem escrito.
Obrigada Jurandir, concordo plenamente. 😊
Parabéns por falar a verdade.
É necessário muita coragem !👏👏
Excelente vídeo! Falou muito pouco sobre um filme ruim, mostrou as coisas boas desse casal talentoso, deixou a dica desse "Ficção Americana", que eu não tinha assistido.
Valeu, Jurandir!
Velho, é impossível ver um vídeo do Jurandir e sair sem ter aprendido nada, que cara bom !
Faz um vídeo sobre Sicario. Você tinha prometido lá no vídeo da Capitã Marvel.
Eu gosto muito do seu canal e das suas opiniões. ♥ Sobre Barbie, apesar de eu ser o tipo de pessoa que em geral prefere filmes mais complexos e profundos também (um dos motivos pelos quais adoro suas análises), eu gostei bastante mesmo estando ciente de que é um filme bem Sessão da Tarde mesmo. Eu também acho que ele inteiro foi feito pra não se levar a sério, e olhando por esse ponto o roteiro "bobo" faz mais sentido, especialmente sendo da Greta e tal. Mas o que pegou em Barbie é que, além de eles querem chamar o público feminino, eu senti que eles colocaram esses discursos óbvios pra falar diretamente com crianças e adolescentes também. Pra pessoas que nascem e se identificam como mulher, o filme, mesmo sendo realmente fraco em comparação aos outros, pegou fundo justamente por causa desses discursos óbvios. Aconteceu comigo e com várias outras pessoas de ouvir o que tava sendo dito ali e dar um negócio no coração mesmo, vontade de chorar, aquela sensação de "finalmente alguém tá falando isso explicitamente numa tela grande e com todas as letras", o que tornou o marketing efetivo. Eu gosto muito de coisas no subtexto e tal e acho um saco personagens discursando e falando o óbvio, mas nesse caso específico eu senti que foi muito necessário, tanto pra identificação desse público feminino quanto pra outras pessoas que não entendem por não sentir na pele tudo o que foi dito e tal. Então é um filme bobo que acaba tendo importância por isso.
Se refutou completamente com a explicação do porquê gosto de barby. Na verdade dizer que é uma pessoa que gosta de filmes complexos e blá blá, já é um problema.
Pensei parecido contigo. Homens, geralmente , não compreendem o pq da importância de filmes como esse. O "óbvio" do filme não é dito na vida real, então tem que ser óbvio sim em um filme de uma boneca. Parecem querer discursos profundos, ou que temas feministas estejam presentes apenas nestes.
Sua descrição de Ficção Americana me lembrou o livro Skully Sudomita de um eps do South Park (desenho que rende um vídeo hein), que os meninos fizeram propositadamente algo escatológico, nojento e ofensivo, mas as pessoas adoraram por interpretarem analogias que nunca existiram e verem aquilo como genial.
Se você gosta dessa ideia, tem um filme muito bom chamado Muito Além do Jardim, que é basicamente sobre isso tb. Vale a pena assistir.
Um dos meus episódios favoritos de SP! A crítica é genial e grosseira do jeitinho que o South Park do velho testamento fazia. Tenho "o livro inteiro" sendo lido pela voz de Morgan Freeman de cor e salteado 🤣
@@maaapg ai é que mora a genialidade de south park: roteiro com sacadas incríveis, mas sem nenhum limite para o escracho.
O Jurandir tá ficando melhor a cada vídeo 😁. Edição, efeitos sonoros, timing cômico e até a compressão de áudio. Parabéns, cara.
Como editor desse vídeo, aceito o elogio 💅
@@kallian. Ótimo editor, parabéns jogador 👏
Sem duvidas esse é um dos melhores vídeos do seu canal, tem informações de filmes que agora pretendo ver, uma ótima comédia inesperada e alguém que tem cérebro e não gostou do filme da Barbie kkk
Parabéns pela coragem de falar o que pensa!! Todo apoio
Para mim estava bem claro que Barbie era justamente um "filme evento" voltado para as mulheres que possuíam essa nostalgia, para servir como uma grande piada aos temas que ali eram abordados e, quem sabe, até mesmo como meio de conscientização de certos aspectos mais íntimos do feminino e do que permeia a sociedade através dele. Mas...realmente parecia ser algo bem leve e de simples diálogos já no trailer, propagandas etc, apesar da roupagem conceitual que ganhou.
Quem chegou a pensar que ele teria um roteiro de filme nível Tarantino provavelmente possui um nível bem baixo de compreensão da realidade. Levarei nesse sentido a sua crítica.
Só deixando meu ponto de vista, abraços!
Só que não, o roteiro de Barbie é premiadíssimo
@@halloweenbrasilpela lacracao. Muito marketing
nossa, que vídeo bom e satisfatório de ser assistido. é confortante saber que não estamos ficando loucos kkk
Jurandir, deveria ter usado a melhor explicação definida por Isabela Boscov.. "só pode ser divida de jogo". 😅
😂
A mesma que gostou bastante de Barbie, né?
@@nickfilmakergosta de lacrar
Cara… sou apaixonado pelo seu trabalho, seus textos! Você é primoroso na linha de raciocínio e nos pontos de vista que sempre me surpreendem! Arivederte!!!
Nunca concordei TANTO com um vídeo em toda minha vida! Achei que essa opinião era só minha, afinal, todo mundo aparentemente amou esse filme, enquanto eu saí do cinema extremamente frustrado pela sua qualidade e confuso por ser o único com esse sentimento. Logo, havia aceitado que era um daqueles casos em que apenas você odeia um filme bom que todo gosta. Aparentemente, não!
OBRIGADO, JURANDIR! 🙏🏻
Nossa, esse foi o primeiro vídeo do seu canal que assisti e adorei a análise. Ganhou mais um inscrito.
Esse filme tem a mesma pegada de Matrix 4: foi uma zoeira proposital da Wachowsky.
Porque não existe uma explicação sensata deles fazerem um filmes como esses..
Eu me sentindo mal porque não tinha vontade de assistir, pois tudo que eu vi sobre filme já me dava preguiça kkk😅
EU AMEI O FILME!!! Igualzinho como eu brincava chorei horrores semti como se estivesse brincandp de novo!! Foi MTO EMOCIONANTE!!!! A boneca marcou minha vida o filme me pegou completamente
😂😂😂😂😂😂 pensei q só tinha bot de Bitcoins. Kkkk
É fácil fazer um filme sobre o criador da bomba atômica e tacar drama e crítica social na história fazendo ela durar mais de 3 horas, mas é muito mais difícil e trabalhoso pegar um produto comercial de uma hora e meia inspirado em uma boneca criticada por promover um falso ideal de beleza e fazer algo recheado de crítica social e sátira sobre o patriarcado, mas difícil ainda é convencer a Mattel a aceitar tudo isso.
Só pelo contexto Barbie deveria ser muito mais lembrado nas premiações.
Três palavrinhas: não é não.
Quer dizer, o que mais eu posso dizer? A Barbie literalmente nasceu pela causa feminista. Uma hora e meia de crítica ao patriarcado é literalmente o que qualquer menina adolescente de 14 anos gritando pelo Justin Bieber no seu quartinho faria se fosse escritora no filme sobre a Barbie. Oppenheimer é literalmente o Titanic de 2023 (diga o que quiser, você não muda minha opinião).
@@almeidafilmes9022 Se não fosse Barbie arrecadando grana não teria nem cinema pra exibir filmes chatos e pseudo cuts como esse Oppenchato
@@almeidafilmes9022 Curiosamente não gostou de Velma (série animada mais aclamada do ano) e nem de Barbie, mas todos os outros filmes com homens na capa vc gostou né, seu problema é com mulher
@@halloweenbrasil Tá bom, chega, tu não me engana agora.
O bom é que rosa é uma cor bastante destacada então se alguém de rosa estiver caminhando em sua direção vai dar pra ver de longe e correr a tempo.
Fiquei rosafóbico agora
Parabéns pela excelente e consistente avaliação!
Cara, Barbie é uma comédia satírica. E é bem legal. E pelos pulos de alegria da Greta no Oscar dá pra perceber que ela se dedicou ao filme.
É bonzinho ,mas não chega a ser muito bom , comparado com o que poderia ser
Comédia sem graça k
Parabens! Acertou em cheio.
Fiquei tão triste ao ver que a America Ferrera e a Jodie Foster foram indicadas em Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar no lugar da Julian Moore, que tava incrível em Segredos de Um Escândalo e a Sandra Hüller no Zona de Interesse que, mesmo que o filme não foque nas atuações, ela já tá melhor que as duas. Eu fiquei repensando no que eu disse outra vez que "se tivesse um 6° slot de Melhor Direção no Oscar eu colocava a Greta", mas o Alexander Payne, o Cord Jefferson e a Celine Song dirigiram as suas obras muito melhor do que a Greta e olha que eu gosto bastante dos filmes dela e também acho que Assassinos da Lua das Flores devia ter sido indicado em Roteiro Adaptado no lugar de Barbie.
Eu fui levada pela propaganda e me arrependi de ter ido ao cinema assistir esse filme
Acho q eles resolveram deselitizar a conversa... a ideia era alcançar o maior público possível... criar um filme com mensagens simples e diretas para que qualquer pessoa pudesse ouvir... para as massas... e cheio de nostalgia e ícones para despertar algum interesse para os "adultos"... vender horrores, chegar em milhoes de pessoas e trazer o cinema e os temas para os "trendings"
Sempre inteligentemente analítico. Muito bom assistir.
Gostei de Barbie pelo entretenimento em si. Me diverti muito. Mas eu também tinha as minhas ressalvas quanto aos temas abordados no filme. E esta sua análise me fez só ter certeza das minhas ressalvas. Parabéns!
Melhor análise que assisti sobre Barbie!
Eu realmente gostei do filme, eu concordo que tem graves problemas com o roteiro, mas tem muitas coisas boas. A edição, fotografia e figurinos ficaram impecáveis.
Eu gosto do filme não se levar a sério, zombar de si mesmo e retomar o tom irônico que os filmes da barbie tinham. Acho que o mais admirável é a valorização das coisas femininas, o "fútil" é invertido e mostra um lugar de algo importante. Em um contexto com tantos movimentos machistas ganhando força, foi legal ter um momento onde o feminino foi valorizado.
Esse movimento machista presumo que sejam os redpills, eles são a contra proposta do feminismo.
Seus vídeos me motivam a escrever. Um sonho que tenho há muitos anos. Parabéns pelo canal!
Por isso que é tão genial quando uma obra consegue unir o pop e "superficial" com uma narrativa genial e criativa, ao que as pessoas querem ver mas que diz mais do que muitos vão enxergar apenas superficial superficialmente, é como se algumas obras tivessem camadas que estão ali mas que algumas pessoas não conseguem enxergar ou entender
Narrativa bem barata k
1:16 de vídeo e você me fez rir no meu dia que não estava tão legal. Obrigado :)
Yess!!
Barbie é um filme maravilhoso!
é interessante ver análise de muitos especialistas aqui do youtube, que ou odiaram o filme, ou acharam incrível, digno de prêmios, sério os argumentos são muito legais
Infelizmente, desta vez terei que discordar de você mestre Jurandir.
A Greta é uma excelente diretora como você mesmo disse, e Ladybird é um dos melhores filmes que já assisti. Realmente ninguém questiona a capacidade técnica dela. Eu sabia disso e mesmo assim assisti o filme bem depois do lançamento, e já com o pé atrás querendo ver todos os pontos ruins do filme, afinal, tudo que o mainstream idolatra e come geralmente é lixo decorado (alô Collen Hoover).
Porém eu me surpreendi, eu realmente adorei o filme, achei as piadas ótimas e ri do começo ao fim. Adorei a direção e a atuação da Margot Robbie, toda a estética do filme, e tive que engolir a minha língua com os meus amigos. Claro, não é o filme mais inteligente do mundo, as frases de efeito são muito... feminism for dummies, bem rasas e tal, mas em nenhum momento ela propôs um filme cabeça, quem fez isso foram os críticos de monóculo que odeiam todos os homens e adoram citar frases do Foucault.
Concordo que não é o melhor filme da Greta, mas no geral, e na minha humilde opinião (repito, MINHA O P I N I Ã O, sintam-se a vontade para discordar dela), ela conseguiu fazer um excelente filme que tem o seu valor por si, não só pela mega campanha de marketing e do público adolescente carente que quer pagar de intelectual no twitter. É muito bom a maneira como ela faz uma sátira de tudo: do feminismo, do machismo, do capitalismo, da esteriotipação da beleza, etc. Realmente, os personagens não são muito profundos, mas eu acho que foi proposital, justamente para brincar com esses esterioótipos (quando um Ken quer explicar Poderoso Chefão para uma Barbie eu ri tanto cara, que tive que pausar o filme kkk).
Então por fim, acho que foi um pouco das suas duas hipóteses. A Greta quis fazer um filme que tira sarro de tudo, e os estúdios querem lucar o máximo possível com tudo, e convenhamos, eu não julgo ela por querer ganhar uns milhões a mais na conta. Se a gente fosse cruscificar todo artista que alguma vez fez alguma obra (ou algum ponto de sua obra) visando mais lucro, não sobra quase ninguém para consumir, seja filmes, livros, séries, quadros... tudo.
Mas claro que entendo e respeito seu ponto de vista Jurandir, e parabéns por mais um vídeo muito bem elaborado e respeitoso como sempre! Aliás, gostei da nova dinâmica, com alguns takes de você encenando no começo do vídeo, ficou muito bom hehe. Estou terminando de ler Hadji Murad por sua indicação, e com certeza vou procurar assistir o filme American Fiction que você indicou agora.
Continue com seu ótimo trabalho, abraços!!
Concordo. Também vi como uma sátira e todos os diálogos óbvios são propositais para isso. Mas as pessoas estão assistindo como se fosse algo para ser levado a sério ou se realmente quisesse soar profundo… e tudo foi bem teatral propositalmente
Obrigado pelo comentário, Filipe. Claro, não há problema algum em ser uma sátira, só não achei que foi bem feita. Trovão Tropical por exemplo, tenho vídeo sobre ele aqui no canal, possui uma boa história, gênero bem definido, personagens bem trabalhados e foi um sucesso.
Sim como eu amei pobres criaturas do yorgos lanthimos protagonizado pela Emma Stone e uma Barbie versão Frankenstein adulta .
Amo Lady bird assim como adoráveis mulheres gostei más do remake do que o original com a winona Ryder atuação dela foi bem fraca e final e clichê ela termina com alguém nessa versão com a saoirse Ronan eu amei o final ela terminou só sem precisar de um homem prá ser feliz e a atuação dela assim como da Margot Robbie em Barbie são magnífica
@@RaquelNascimento-py5mm pobres criaturas é um l1_x0
Parabéns pela coragem. Maravilhoso comentário!!!
Nenhum dos meus amigos do quartel foi assistir o filme. Eu assisti com minha namorada e não parava de rir. Já o openhheimer, do meu diretor preferido (era pré-Tenet), me deixou cansado no meio de tanto juridiquês, reconheço que é um filme enorme. Gigantesco, atuações maravilhosas, uma história que precisava ser contada. Mas não me emocionou tanto quanto o filme da Boneca cor de rosa, que nem faria questão de assistir se não fosse minha namorada.
Uma grata surpresa 💖
💅🏻
🏳️🌈🫵🏻
Também curti o filme kkk
Deve ser da Marinha
SOY BOY
assisti esse final de semana o american fiction e essa sua teoria é de explodir a mente, faz muito sentido
obrigado Jurandir, finalmente alguém que disse a verdade. Barbie é só um filme sessão da tarde, não é pq arrecadou 1 bilhão que é sucesso. a mensagem do filme é extremamente genérica e os personagens são muito esteriotipados. mas claro, se eu falar isso serei taxado de "ista"....
Excelente conclusao, muito interessante 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente análise, Jurandir! Acredito que 99% do público que foi assistir a "Barbie" não entendeu que a mensagem que seus roteiristas queriam de fato passar era esta: uma PIADA do início ao fim!
Como é bom assistir um vídeo de alguém com uma boa pontuação de Q.I. Valeu!
o problema hoje em dia é q não pode nem criticar esse filme
Claro q pode, agr se a pessoa é uma vendida pro capitalismo que só quer falar oq da dinheiro e view para ela o problema é dela, n jogue a culpa nos outros.
Claro que pode. Todo mundo criticou e ninguém morreu 😂
Na verdade isso aconteceu com o filme do Mario e de forma bem mais agressiva.
Não poder e não querer por medo de perder parte do público são coisas diferentes.
Jurandir sempre pontual. Excelente vídeo. O que faz a qualidade dos teus videos, dentre outras coisas, sem duvida é tua integridade com a opinião. Hoje em dia há grande confusão com isso, por pura ignorância.
Eu interpretei que o filme na verdade é sobre o processo de puberdade de uma menina, que no caso é a Barbie, sendo o Barbielandia o mundo da infância, onde a fantasia impera e o mundo real, sendo a vida adulta se aproximando, com a realidade tomando seu espaço nessa transicao de uma fase pra outra e a ultima cena, a do ginecologista, é a confirmação disso
Siiiim, é exatamente isso. Sinceramente, fiquei em choque quando percebi que muitas pessoas não entenderam 😮
Cara, gosto muito das falas do Jurandir. Show de bola!
Diferente do q foi dito no vídeo, Morbius não recuperou investimento nenhum, o relançamento foi um estrondoso tiro no pé e continuou sendo um fracasso de bilheteria.
Eu gosto muito de sua percepção, Jurandir. Excelente vídeo.
Eu vi Barbie e como experiência áudio visual foi incrível. Amei. Verei outras vezes certamente. É diversão garantida. Pra mim, cinema é isso. Diversão e reflexão quando for o caso.
Hehe finalmente saiu análise da lenda. Valeu, Jurandir!
É hilario a prepotencia de que "Todos Cairam menos eu (Jurandir - O Superior)"
Conseguiu chegar sozinho a conclusão de que o filme é uma grande piada?
Talvez, se tivesse feito o video na época teria se dado conta de que milhares de pessoas perceberam isso na data quando foram ao cinema assistir ao filme.
Porem, só não se deu conta que a genialidade do roteiro da Greta é justamente o quão certeira foi essa piada. Ela atigiu seu objetivo com precisão cirurgica. Como poucas obras cinematograficas fizeram.
Foram milhares e milhares de machos manifestando encomodo com as piadas confirmando uma das maiores mensagens do filme: O quanto a masculidade é extremamente fragil.
E ninguém se divertiu só porque foi de rosa para o cinema. As pessoas se divertiram porque, sim, o filme é divertido e engraçado. Eu, particulamente, gargalhei nos primeiros minutos de filme com a referencia a '2001 - Uma Odisséia no Espaço'.
E eu gargalhei não porque a cena era hilaria, mas porque havia entendido a mensagem. A mensagem era engraçada, e ela estava no subtexto. E quando isso acontece, o merito é todo do roteiro.
Essa cena com a referencia da obra de Krubrick sendo colocada no inicio do filme foi a forma da Greta e Baumbach dizer que. apesar do filme ser apresentado através de projeções do imaginario infantil (tanto no mundo da Barbie quanto no mundo real), ele não é um filme para criança.
Ryan Gosling não foi escalado porque fez 'La La Land', ele foi escalado porque fez 'Drive', 'Blade Runner', 'Agente Duplo', 'O Lugar Onde Tudo Termina', ou 'Lendas da Paixão' ou porque ele foi o Jacob em 'Amor a Toda Prova'.
Gosling vem consolidando sua carreira não como dançarino em musicais, mas como galã em filmes de ação e romance.
Colocar o seu rosto que foi cooptado para a figura foclorica do "macho alpha" e faze-lo dançar, cantar e chorar é uma das grandes piadas do filme.
Barbie carrega o necessario propósito de ilustrar o quanto ridicula é a essencia daqueles que sustentam as estruturas de opressão a figura feminina. Não é a primeira obra a fazer isso, não será a ultima. Mas se tornou uma das mais relevantes. tenha gostado do filme ou não.
Chegou nos gays, que se doeram mais que as mulheres.
Falou tudo. Imagina se a arte fosse reduzida ao gosto de uma única pessoa? Ainda bem que tem arte para todos os gostos.
Fiz questão de procurar seu comentário pra entender o seu ponto e já começamos atacando a pessoa não o argumento, depois fez um textão que não preciso dizer que é totalmente enviesado né? Deixa eu adivinhar, o próximo passo é dizer que o Jurandir é conservador?
@@michellisantana1818 arte sim há para todos os gostos oque não é o caso de barbie kkkkkkkkkk
@@victorowayne8428 Bem, acho que você não leu o "textão", então. Pois, o argumento do Jurandi parte dessa posição que eu critiquei no primeiro parágrafo do meu comentário.
E em seguinda eu fiz. sim, contra-argumentos de diversos pontos que ele levantou ao longo do vídeo.
Obrigado por confirmar que eu nunca vou assistir esse Barbie 😂😂😂😂
Greta já fez tantos filme excelentes q são pouco valorizados e vistos por um grande público, mas no seu trabalho mais normal ela faz um fenômeno, mas n é só pq é um fenômeno q é bom🤷, gosto do filme da Barbie, sinto q me entreteu, mas n é um filme vou repetir kakakakakakakak
Adorei o vídeo como sempre❤❤❤
MDS SEUS VIDEOS TAO FICANDO CADA VEZ MELHOR KKKKKKKKKKKKKKK
Cara, tive a msm experiência que o Jurandir ao ver isso. O trailer é uma coisa e o filme é totalmente puro suco de militância jogada na tela cada 10 seg. Vi mt gente saindo do cinema no meio do filme principalmente os pais
Ansiosa pra ouvir suas considerações sobre Pobres Cristuras.
Achei o filme interessante, bem acima das minhas expectativas (que confesso, eram as piores possíveis). Tem o apelo nostálgico, o nonsense do mundo da Barbie que apela a quem brincou cm ela (flutuar da casa até a rua, banho sem água, etc), e o contraste entre mundo da Barbie (as barbies mandam) e o mundo real (os Kens mandam).
Bem isso!
Parabéns Jurandir por abordar esse tema..
Ouvi a rapaziada que combate a agenda politica, mas agora sim, estou ouvindo alguém que fala da arte em si, o que dou graças a Deus
Eu assisti as duas vertentes de opinião. Agora eu vou pegar o que ouvi e pensar sobre e formar minha opinião definitiva do que foi Barbie pra mim.
Falar de arte num panflet0 p0lítico é, no mínimo, muita in0cência. Alguém assim só vai acordar quando os c0turn0s estiverem est0urand0 sua porta no meio da madrugada.
@@Lyhurs os panfletos políticos sempre vão existir, assim como sempre existirá aqueles que os identificam e os contra põe.
Fico impressionado com a qualidade de suas análises. É uma utilidade pública acima de tudo.
Barbie foi fraco sim, mas está longe de ser medíocre, isso só a Marvel consegue (brincadeira). Gostei da análise do ponto de vista mercadológico, mas acho que concordo mais com a perspectiva da piada, pois essa foi a minha impressão quando assisti ao filme. Sucesso sempre, Jurandir!
Qualquer filme da Marvel foi melhor que essa porcaria. Menos Thor 4.
Verdade trouxe muitas pessoas de volta ao cinema
Ainda nem começou o vídeo, mas já tasquei o like, é Jurandir é vídeo top sem medo de errar😁
O ano é 2087 e ainda tem macho falando mal de Barbie porque “não entendeu nada”, levando a sério cada ironia e deboche do filme. PQP
😂😂😂😂 A pessoa gostar do filme Barbie é osso. Um roteiro pobre, para pessoas que são artificiais.
Uiii o menine tá brave
@@danieldalvesesilva2905eu gostei do filme, especialmente roteiro e atuações. N vejo pq eu sou superficial
Exatamente! Não é possível ninguém ter entendido
@@danieldalvesesilva2905 VocÊ entendeu o roteiro? ele ganhou o Globo de Ouro, não é pq é uma sátira que é superficial, o filme tira um sarro bem gostoso da direita
Seus vídeos têm muita qualidade, e eu não tinha parado pra pensar que no final ela prefere ficar no mundo real que foi tão criticado em vez de viver no mundo rosa imponderada
Fui com a minha mina no cinema ver esse filme, e ela amou... Ela estando feliz pra mim tá ótimo❤
"O que importa é ser feliz." - Lúcifer
@@Lyhurs Em qual episódio da série que ele fala isso?
Jurandir, na minha interpretação do filme, do ponto de vista da personagem Barbie exclusivamente, ele se trata de rito de passagem. A Barbie sai da Barbieland (infância) quando ela tem pensamentos sobre a morte (primeiro rito de passagem da infância, entender o conceito de morte). Vai para o mundo real que nessa interpretação simboliza a entrada na adolescência, com os conflitos entre meninas e meninos e encerra literalmente na consulta ao ginecologista, que simboliza a menarca.
É engraçado que parece um filme feito para criticar o próprio movimento progressista, se disfarçando de um filme progressista. Porque no fim o mundo como o feminismo gostaria, com as mulheres no poder e os homens subordinados é um retrato oposto do que hoje o feminismo diz que é o tal patriarcado. Pois bem, isso não faz parecer que o feminismo almeja chegar no que hoje dizem que o patriarcado é, mas ao contrário? E se sim, por que então a Barbie acaba preferindo o mundo real ao mundo conquistado pelo feminismo? Se era um filme para vender o progressismo, não foi feito do jeito certo. Parece realmente ser uma grande piada, e por isso parece ser mais genial terem conseguido lançar esse filme no mundo atual hahah por isso eu gosto, focando nesse background das mensagens que o filme diz passar e o que passa de fato
Verdade, faz sentido. O mundo perfeito das Barbies é um lugar onde os homens são insignificantes. Indo totalmente contra o que o movimento feminista prega
Mas eu acho que essa é a ideia do filme. Ele mesmo não se leva a sério.
Sara, entendo o que você quer dizer, mas está equivocada sobre "o que o feminismo quer é a subordinação masculina", essa percepção é deturpada, o movimento feminista reivindica a igualdade civil, jurídica e política entre os gêneros.
@@cytavares exatamente. E no filme isso fica bastante claro -- nem um mundo onde os homens mandam e nem um mundo onde as mulheres mandam é o ideal. Portanto, não é que o "feminismo não foi feito do jeito certo no filme" e sim que o que muitos entendem por feminismo está equivocado.
@@cytavaresEu acreditava nisso quando era mais jovem. Hoje, a realidade é outra.
Parabéns pela ótima análise Jurandir. Sempre sensata 👏👏👏👏👏👏👏