Quando eu era criança, certa vez, meu pai aventou a hipótese de irmos para São Paulo. Graças a Deus, as coisas melhoraram pra ele e desistiu dessa má ideia. Continuamos vivendo aqui na Paraiba e felizes.
Muito interessante. Eu tive contato com pessoas do sudeste numa viagem aos EUA e achei muito curioso eles me chamando de nordestino e usando sotaques que não são nem o meu pra falar comigo. Sendo que de fato o Nordeste possui muitas culturas e uma pessoa da minha cidade tem tanta semelhança com um baiano quanto tem com um carioca. Então eu sinto que esses agrupamentos e simplificações são formas de diminuir a cultura alheia. Pq um carioca se acha tão diferente de um paulista ao mesmo tempo que acha que um fortalezense e um baiano são iguais?
ah pq vc não viu Goiânio ...igual paulista, aquele R puxado kkkk Namorei uma baiana de sotaque fraco. Bahia é enorme demais para falar em um sotaque único, o que dirá nordeste inteiro. O carioca parece q tenta se distinguir tmbm as vezes dando uma forçada no sotaque. Alguns admitem isso...depende da ocasião, é questão de certo orgulho, um "bairrismo". Eu sou de Colatina (ES) e pareço mineiro e baiano no jeito de falar. Várias pessoas já falaram isso comigo kkkkkk dependendo da referência da pessoa, é mineiro. Mas pode parecer baiano... Acho legal Recife q usa o X em algumas palavras mas o Alagoano tem isso mais fraco. Enfim.... cultura rica demais. Se vc olha para um prédio e não pensa q foi um negro q construiu, vc está em outro mundo.
@Claudio Pimenta eu tive a intenção de falar da cidade mesmo. Eu sei bem que uma pessoa da capital é bem diferente da pessoa da região serrana por exemplo. Errei foi na Bahia. Mas meu erro em comparar cidade e estado não muda o fato que falei.
@Claudio Pimenta o povo Nordestino e Povo Quê Fundador do Brasil e Povo Único np Brasil São Paulo e Rio de Janeiro Só Existiria Si O Povo Nordestino Quizen Si O Povo Nordeste Não Fizeram os Seus Feitos São Paulo Só Seria um Nome e Não Grande Cidade Com Ela Foi Fundada pelo Povo Mais Poderoso E Criativo das Regiões do Brasil o Nordestino E Única.. fundamental Quê Fundadores De Ipanema No Rio de Janeiro Santander Bauru A Metrópoles de São Paulo a Cidade da Capital Brasil o Povo Nordestinos Fundamental a Mato Grosso do Sul e Goiás si Não força a Força desse povo Poderosos Só A deriva só o Nome de São Paulo e Rio de e Mato Grosso do Sul e Goiás só deria Nomes e não Grande Cidades o Até mesmo metrópoles as Mãos das Obras dos Nordestinos Fundamental.. das Faculdades das Ciências humanas e tecnologia na Atualidade. .. o Século 21 Fez políticas Quê influência a Tudos os Da Regiões do Brasil do Sul até o Centro e Do Norte do Brasil influência Todo o Brasil o Nordeste poder Separando do Brasil porque A Economia da Região e Maior de Qualquer Estado si . Porque o Nordeste são 9 Estados Unidos de uma Grande Região Não precisamos.. de Ruralistas do Sul o do Centro.. Têm nosso próprio desenvolvimento.. de Agricultura familiar e Latifundiários do Nordeste Cobiçado pôr toda A Elite do Brasil sábia disso porque o Quê menos saber são povo Sulistas... e Centro Oeste.. Nos Não Precisamos de Vocês e da Sua Gente... Somos O dono do Brasil. .. ok Somos Super Potência. .. somos o Nordeste criou todo o Brasil. ..Nordestinos Unido São Paulo Pequeno.. Sulistas pequenos porque Nordestinos E poderoso. .. centro do Brasil Já e nosso... porque Nordeste e mais Do Quê Brasil e Sua Gente de São Paulo e suas Hipócritasia. .. vivo O Nordeste Nação sobre o Brasil. .... ..
Orgulho dos meus avós paraibanos que no início dos anos 50 vieram na dureza do pau de arara para SP construir essa grande cidade. Gente honesta, forte e resiliente, meus grandes exemplos de coragem cujo sangue honrado corre em minhas veias
Quando os nordestinos chegaram à São Paulo encontraram uma imenda cidade, a maior da América Latina desde aquele tempo, já construída. Essa fala de que os nordestinos construiram São Paulo é falaciosa pois que migraram pra cá justamente para buscar melhoras de vida na cidade grande, a maior e mais rica do Brasil. Os paulistas e estrangeiros são os construtores de São Paulo, e que enriqueceram esta terra, esta cidade. Os migrantes nordestinos vieram desvalorizar a mão de obra em São Paulo aceitando trabalhar por metade dos salários dos paulistas que, então, perderam as vagas para esses migrantes que aqui chegaram em condição de miséria extrema.
@@niltonmartz8931 Quem jogou os nordestinos na miséria foram os " lindões" da elite daí que se apriveitaram da miséria do nosso povo para explora lo até a exaustão.
Uma coisa que mais me impactou ao chegar no sudeste foi ter recebido um tratamento de estrangeiro dentro do meu próprio país, e pior a maioria desses eram descendentes de europeus ou asiáticos. Realmente foi impactante em saber que não tenho lugar no próprio país por comer farinha de mandioca, enquanto um comedor de macarrão se acha mais brasileiro que eu.
Vale ressaltar, contudo, que o macarrão está presente da mesa dos "nordestinos" tanto quanto ou até mais do que a farinha. Do jeito que você fala fica parecendo que massas não são comuns por aqui. A base da cultura dos estados do Nordeste também é europeia.
@@juniorpetjua concordo contigo, mas o que quis dizer que aqui no Brasil como todo e de maneira mais forte nas regiões onde receberam uma grande quantidade de imigrantes após o fim da escravidão, um brasileiro que se identifica ou é identificado totalmente com o que é autenticamente brasileiro (simbolicamente a farinha de mandioca) não tem o mesmo valor que aqueles que foram acolhidos (simbolicamente o trigo) apesar de todos já estarem fazendo parte do mesmo país.
@@juniorpetjua Muitos esquecem esse detalhes. A grande imigração Holandesa, e principalmente Portuguesa. Teve também, imigração Alemã e Italiana, porém a Holanda e Portugal ganha muito mais.
Os vídeos são bem didáticos. Alguns estou usando em sala de aula com alunos do ensino fundamental II (espero que não tenha problema). Sucesso professora, uma inspiração sempre!
Curioso é que, no caso de Brasília (só para citar um exemplo), dois pernambucanos foram fundamentais: o engenheiro estrutural Joaquim Cardozo e a vitralista Marianne Peretti (Marianne nasceu em Paris mas é filha do pernambucano João Peretti). Sem Joaquim Cardozo, o genial calculista de Brasília, a catedral e os palácios da capital federal, obras desafiadoras, jamais teriam ficado de pé. E sem o trabalho excepcional de Peretti, Brasília teria perdido muito em beleza. Mais um maravilhoso vídeo! Sou absolutamente fã da Lilia: historiadora competentíssima e ser humano lindo.
A Catedral de Brasília, por exemplo, é praticamente uma obra pernambucana: Joaquim Cardozo fez o projeto estrutural com alterações importantes em relação ao que Niemeyer imaginou, e Marianne Peretti criou os majestosos vitrais. Enfim... meu desejo que é um dia o brasileiro abandone o complexo de vira-lata e se enxergue como um só povo.
ver qualquer prédio na rua e não ter a noção que foram construídos por negros é estar fora da realidade. No lugar q moro, chamam-na de Nova Bahia. Outro dia tava num lugar esperando ser atendido, e um baiano gritou ao outro. "ô baiaaano!" e o outro respondeu: "aoo Bahia" enfim. kkkkkkk
Acho muito importante ressaltar isso, o que demonstra cada vez mais que além dos trabalhadores braçais, tinham Também trabalhadores para a própria arquitetura.
@@jeffersonsousa5354 Exatamente! Os trabalhadores braçais merecem ser exaltados, mas confesso que me dá agonia quando vejo "nordestino" se defender do preconceito falando que "construiu São Paulo" e "tem praias bonitas". A contribuição do Nordeste é muito, mas muito maior do que isso. Pra começar, Pernambuco e Bahia são o berço histórico-cultural do Brasil, e foram o centro econômico do país por séculos! O Nordeste está em todo lugar: o maior símbolo de São Paulo, o MASP, foi criado por um paraibano que lhe dá nome, Assis Chateaubriand; o templo do futebol mundial, o Maracanã no Rio de Janeiro, tem nome de pernambucano, "Estádio Jornalista Mário Filho" (Mário era irmão de Nelson Rodrigues); o condomínio com o metro quadrado mais caro do Brasil, situado no Leblon no Rio de Janeiro, é o Jardim Pernambuco; a praia mais conhecida do litoral paulista é a exclusiva Praia de Pernambuco no Guarujá; os "Revolucionários Pernambucanos de 1817" estão representados no Monumento à Independência do Brasil em São Paulo; o Grupo Votorantim foi criado pelo pernambucano José Ermírio de Moraes; as principais instituições de pesquisa paulistas foram criadas pelos físicos pernambucanos Mário Schenberg e José Leite Lopes; o ITA foi criado pelo cearense Cassimiro Montenegro Filho; o IMPA, no Rio, foi criado pelo pernambucano Leopoldo Nachbin e pelo cearense Maurício Peixoto. Passaria o dia inteiro escrevendo. Brasil sem Nordeste não existe.
Uma vez, estava em viagem pela Argentina e encontrei no hostel no qual estava hospedado um grupo de "sudestinos", provavelmente paulistas. Inicialmente fiquei contente por encontrar outros brasileiros e fui conversar com eles. Quando falei, obviamente perceberam meu sotaque e um deles comentou com ar pejorativo "Ah, você é nordestino" e deu as costas. Na hora fiquei com tanta raiva e disse: "Sou brasileiro como vocês e Cearense". Atualmente, qdo viajo para o exterior se identifico que os outros turistas são brasileiros, evito o contato, principalmente se forem do Sul e sudeste do país. Eu sei q isso é errado, mas eles "me ensinaram" isso.
Davi pois eu sou baiano e moro no Acre e já morei no RJ em SP e outros estados brasileiros, conheço todo país e sei do valor que o povo nordestino tem, meu cumpadre mora no Crato CE e minha afilhada já fala com um certo sutaque 😍😍😍😍carinho pelo povo nordestino e pelos brasileiros de outros estados que não trazem em si essa ignorância e burrice profunda de acharem que são especiais, pois aqui no Acre eu descobri que eu estou em um estado que os nordestinos foram a mola mestra pra o desenvolvimento econômico e cultural, aqui tem mais cearenses e potiguares que acreanos kkkk quase todas pessoas que eu conheço aqui ou são Filhos ou são netos bisnetos de cearenses e potiguares aí ainda tem os baianos e o povo do Piauí, e com uma observação, vieram pra cá quando ninguém queria vim, vieram desbravaram e deixaram sua marca, orgulho de ser nordestino orgulho de ser brasileiro.
Muito massa Robson. Legal conhecer essa história. Fico feliz em saber disso, de verdade. Eu sei q minha reação tb não é correta, mas além desse exemplo, passei por outras situações de exclusão pelo simples fato de ser nordestino. Mas realmente espero que um dia superemos essas diferenças e eu consiga vencer também minhas limitações
É triste ver isso, mas também acho que não são todos. O problema é que as pessoas que têm condições de viajar pro exterior são realmente, em maior parte, preconceituosas. O dinheiro, às vezes, faz a pessoa esquecer suas origens.
Nossa! Sul e Sao Paulo tem muita gente nojenta. Juram que são europeus. Mas o pensamento deles são de pessoas altamente atrasadas que refletem ainda alguns imigrantes colonos do século 19.
Minha família migrou em 65 do interior da Bahia, cidade Poções, viagem de dias de pau de arara, depois dessa viagem sofrida se estabeleceram na região do Grajaú em São Paulo, onde vivemos até hoje, viva as periferias de São Paulo, reduto nordestino ❤
Vídeo maravilhoso, professora. Sou amazonense, filho de pais cearenses que se mudaram para trabalhar, e o que eu aprendi com a solidariedade e o carinho que os conterrâneos têm entre si é algo maravilhoso e inspirador. Minha família que não tem nenhum parente nesse Estado além de nossa família nuclear, cresci chamando tios os meus vizinhos cearenses, um cearense agregado que chegou só a camisa do corpo, e um agregado baiano motorista desempregado. Na minha situação de imerso no meio não tive a oportunidade de ter um olhar exógeno por muitos anos, naturalizando na minha vida a convivência. Hoje sinto orgulho das origem humilde que tive, oriundo de uma diáspora, e que encabeça os agradecimentos da minha monografia de graduação. Primeiro membro da família a ter um diploma, e sou professor de História com muito orgulho.
Minha vó e meu vô são retirantes nordestinos, mas graças a Deus eles saíram do Ceará e Piauí e vieram para o Maranhão. Amo falar que sou nordestina e de tudo que o nordeste representa
Toda minha família por parte de mãe foram galegos nordestinos. Eram muito pobres, tinham todos gênios muito fortes e eram muito trabalhadores sobretudo analfabetos. Meu avô e boa parte da família paterna da minha mãe foram aos poucos voltando para o Ceará pois não encontravam emprego (Eram a maioria da cidade de Sobral e outros de Juazeiro do Norte). Atualmente os parentes nordestinos que ainda moram pelas bandas do Rio de Janeiro são da parte materna da minha mãe que vieram de Pernambuco (não Fasso a mínima ideia de qual cidade vieram). Tenho muito orgulho deles!!
Não bastasse a literatura e a música,que também são patrimônio nacional, o cinema tem revelado grandes talentos oriundos do Nordeste. Dos filmes recentes vou destacar o fantástico Bacurau, o melhor filme que assisti nos últimos anos. Impactante, criativo e com um roteiro e elenco sensacionais. Recomendo muito. É emocionante.
@@nazarenodantas5863 Maiores? Em tamanho? Pois se estiver falando em melhores saiba que existem, dentre os melhores, diversas categorias, seja na música, literatura e etc, e os do nordeste são os maiores em todas? Não sabia que Machado de Assis, Lima Barreto, Carlos Drumond, Pixinguinha, Heitor Villa lobos, só pra citar alguns , são do nordeste. Não há problema em exaltar coisas ou personalidades da sua terra, o problema é o ufanismo às coisas oriundas do nordeste, beira um bairrismo bizarro que tanto condenam. Contraditório, não?
Que perspectiva louvável, essa sua, Lili. Enquanto nordestino, agradeço por este vídeo. É incrível como o conhecimento pode mudar, verdadeiramente, o mundo a partir do momento que transforma as pessoas em seres melhores.
Sempre um olhar abrangente e interessante, hein professora!! Um documento que teve boa recepção da garotada, quando tratei da migração durante a Ditadura, foi a música "Eu tive um sonho", do rapper Rodrigo Ogi.
Sinto muito orgulho quando vejo a presença marcante de Pernambuco, de pernambucanos na vida e na história do país, inseridos através não do serviço braçal, mas a presença pela inteligencia, a contribuição que não pode ser escamoyeada, escondida , usurpada em sua autoria e criação. Ninguém irá atribuir a outrem, essa marcante presença dos pernambucanos no cenario de Brasília. Não tinha conhecimento e o inusitado é que só falam de Niemayer e Lucio Costa, encobrem o nome dos ilustres pernambucanos, lamentável. Coisas dessa ordem devem ser divulgadas, noticiadas, colocadas à luz da informação pública. Essa importante informação deveria ser objeto de algum relato em outra página d web para compartilhamentos, pois aqui não é possível. Obrigado pela rica informação, principalmente não a guardando para si.
Que canal maravilhoso! Em 5 minutos condensa muita informação de maneira didática. Trabalho sensacional que só tive contato agora. Muito obrigado por este material
Um presente toda semana poder aprender mais da história do nosso país de uma forma tão, rica, simples e encantadora. Professora Lília tenho uma admiração ímpar pelo seu trabalho e suas produções 👏🏾👏🏾👏🏾
Ótimo vídeo! Na escola quando aprendemos sobre a construção de Brasília, ficamos sabendo apenas que foi um grande marco na história do Brasil e que o mesmo ficou endividado em consequência do projeto... E fim! Essas pessoas que sofreram e tiveram seus direitos ignorados (e em muitos contextos atuais ainda tem), infelizmente continuam silenciadas. Fico me perguntando, quantas narrativas históricas são jogadas para baixo do tapete para continuar diminuindo a dignidade de culturas e povos.
Uma vez ocorreu uma situação bem inusitada comigo. A maior parte da minha família é nordestina, em especial piauiense. Contudo, morei bastante tempo em Goiânia com uma tia. Certo dia, quando eu ainda cursava o ensino médio em uma escola pública de Goiânia mesmo - se não me engano eu tinha 15/16 anos (hj estou com 19) - alguns rapazes da minha sala me perguntaram de onde eu era. Disse-lhes que eu, inclusive minha família, era piauiense. Então eles me responderam que não acreditavam que eu fosse desse estado, porque, segundo eles, eu era muito bonita e, sendo assim, só poderia ser do sudeste ou do sul. Fiquei totalmente sem palavras. Não soube enquadrar aquela resposta como um elogio ou como uma ofensa.
Você tem como fazer um vídeo sobre a construção da ponte Rio-Niterói? Sou do Recife e, à época da construção, por aqui chegaram notícia de milhares de mortos. É um assunto que não vejo ser discutido. Na ditadura era impossivel!
O trabalho que a profa. Lilia vem desempenhando na publicização da História - mas de uma história crítica e reflexiva - é de vital importância! Inspira historiadores a saírem das universidades para conversar com diversos setores da sociedade. Longa vida ao canal!
Ótimo vídeo! Recentemente comecei a pesquisar minha genealogia e descobri raízes em 3 estados do nordeste por parte de 4 pessoas, duas migraram para o RJ no século XIX, e os outros dois na primeira metade do XX. Infelizmente isso é ignorado ou quase desconhecido pela maior parte da família, mas fiquei feliz em saber.
@@camiladuarte8175 É sempre através do mapeamento genealógico que se descobre o quanto as pessoas são ignorantes. Algo bem comum também de se ver é sulista procurando informações documentais de avós nordestinos de muitas gerações atrás. Sabe por que? Porque ancestralidade judaico-sefardita dá direito a passaporte europeu e a maioria dos judeus sefarditas no Brasil migraram para a região Nordeste no passado.
Encantado com a doçura e carisma! Um nome de peso nas ciências humanas com uma reputação sólida que eu achava um pouco sisuda (na escrita), revela-se doce, simples, cativante. Já era fã da escrita e temas trabalhados, agora admirador da professora. Vida longa professora Lili.
Gostei da sua explanação. Nós temos o maior bioma unicamente brasileiro chamado caatinga que impossibilita o crescimento por falta de políticas públicas de desenvolver a região. O nordestino descobriu o Acre e colonizou e sempre lutou por seus direitos, porque é uma região de produtividade que tornou-se a segunda economia mais forte do País, não queremos o retrocesso com diásporas, obrigado!
Ótimo vídeo. Atualmente hoje temos a migração do sulista do sul do Brasil verso o centro oeste Baiano, sul do Piauí, sul Maranhão e no inteiro centro oeste do Brasil e Rondônia.
Obrigada pela excelente aula, professora. Estou buscando aprender mais sobre o Brasil e seus vídeos têm me ajudado nisso. Sou profunda admiradora da cultura desses estados e fico triste de saber que muitos dos meus conterrâneos (sou carioca) a estigmatizam.
AMO meu Nordeste 😍😍😍 minha Paraíba gigante. A maior parte da minha familia mora na cidade do Rio de Janeiro (retirante) e alguns dos meus tios estão retornando.
As mãos calejadas do Nordestinos trabalhando desde as selvas do Norte, a selva de pedra do Sudeste e a capital do Brasil...aliás, os nordestinos estão no mundo desde que o mundo é mundo. O Brasil nasceu no Nordeste, o Paraná foi fundado por um baiano, e posteriormente governado por muitos baianos, as primeiras expedições pelo Sul antes da chegada dos nórdicos, já tinha nordestino pelo meio...estamos espalhados pelo Brasil há muito tempo.
Eu nunca me vi como nordestino até ir a São Paulo uma vez e me apontarem o dedo e chamarem assim. Sempre me considerei primeiramente como pernambucano; os estados vizinhos, pra mim, sempre tiveram outra história e outra cultura que, embora fossem mais ou menos próximas da nossa, sempre eram e são distintas. É como cantava Belchior: Nordeste é invenção, Nordeste nunca houve.
Aliás, tenho a impressão de que não existe um movimento de militância e resistência nordestina contra a discriminação (assim como existe um movimento negro, um LGBT) porque essa denominação também é intimamente estranha a nós...
Nos colocam como nordestinos e retiram as nossas individualidades culturais, que variam até mesmo dentro do próprio estado. Percebi o quanto somos diferentes, culturalmente falando, quando me mudei do sudoeste da Bahia para a Paraíba. Temos elementos culturais e históricos muito próximos, mas muitas diferenciações também, que começam pelos sotaques. Mas a medida em que o termo "nordestino" pode ser utilizado para invisibilizar, pode ser apropriado e resignificado por nós também, como uma forma de resistência dos povos nordestinos.
@@skywalkeerbms que ridículo aposto q é petista aqueles q elegem PT e correm pra são Paulo.. cria vergonha nessa Cara.... é só lutar no seus Estados e cobrar mais de seus políticos corruptos de estimação
Lilia sou muito grato a você e aos teus livros que me ajudaram e ajudam a entender esse nosso país no que se refere a nossa cultura, história e principalmente a política nesses tempos tão obscuros os quais passamos. Um grande abraço de um também pesquisador e admirador.
Eu já assisti e também estou fazendo propaganda por dois motivos: primeiro, porque o filme é muito bom e já ganhou dois prêmios. Segundo, porque em época de boçalidade imperando, em que artes e artistas são menosprezados, assistir a produções nacionais é também um ato de resistência.
@@Sgaiafi Não só isso Sérgio, pode ser linha de ônibus que só passa após a meia-noite ou alguém que sai a noite de casa. Mas o termo varia de cidade para cidade.
Parabéns por mais um vídeo de excelente qualidade, professora Lília ! Obrigada por nos presentear com seu trabalho que é extremamente necessário para o Brasil.
Lilia, interessante o seu entendimento ampliado de diáspora, para pensar as migrações nordestinas. Estou com uma exposição em cartaz no CCSP, que discute processos migratorios e coloca no mesmo lugar os que são negados o direito de fazer parte de um Brasil. Meu nome é Júnior Pimenta e a exposição se chama Vá em frente, volte pra casa! Será um prazer ter sua visita... Abraços
Lili , boa tarde ! Muito obrigado por seus vídeos . Permiti - me compartilhá - los no meu feice em que tenho 5 mil " amigos " , do interior de SÃO PAULO , em sua maioria . Muitos deles muito preconceituosos . Há tempos venho utilizando o termo sudestino , justamente prá contrapô - lo ao termo nordestino !
Parabéns Querida. Faço isto tbem há anos. E teve deles que NÃO gostou pq perguntei se era Sudestino e outra vez, há anos na TV emburrecida, uma discussão sobre essa expressão, 99% de paulistas na discussão abominaram, a expressão "Sudestino". Interessante, né, NÃO? Sou Nordestina de Natal-RN, "Grande Paraíba."
Professora parabéns por esse brilhante trabalho de esclarecimento histórico!!!! Em tempos obscuro, como este em que estamos vivendo, o seu trabalho traz luz aos que resistem à essa ditadura ridícula que está em curso no país.
Muito bom o vídeo, li um livro chamado : A invenção do nordeste, do autor Durval Muniz Albuquerque, que explica muito bem todo o conceito histórico da formação do que hj chamamos de nordeste.
Sou do Ceará e conheço bem como é esse preconceito, essa maneira de querer reduzir o nordestino a uma massa sem pensamento ou valor. Somos um povo guerreiro que contribuiu é contribui muito para a riqueza do Sudeste. Esse trabalho que proporcionou as edificações, prédios e estradas, essenciais para o crescimento e desenvolvimento das cidades. Povo de cultura riquíssima, caloroso que sabe receber e fazer sentir-se bem. Vc pode ir em qualquer dos melhores hotéis do Rio de Janeiro que lá estará alguém da Bahia, Pernambuco, Ceará c/ um atendimento ao cliente impecável ou então trabalhando na cozinha c/ os Chefs mais gabaritados exercendo um excelente trabalho. Pena que ainda como mão de obra barata, não recebendo nem a metade do merecido. Ou seja, se formos por na balança o saldo devedor está na conta do Sul/Sudeste não o contrário.
Infelizmente isso ainda é usado por alguns artistas nordestinos para se promover, exemplo, estava vendo um programa onde o tirulipa era participante e perguntaram de onde vinha o talento para fazer graça, ele disse que o cearense tira isso da dor, da seca, da fome e da pobreza que passa, como se o ceará fosse assim em sua magnitude.
Alguém chamou vc para i ir para o sul?! Não entendo porque vcs saem do Nordeste e vem nos afrontar em nosso Estado...vcs nada fazem pelo Nordeste ,e de acham os donos do mundo.. são"humildes"no estado de vcs, chegam aqui querem direitos q nem nós temos. Engraçado e no nordeste vcs Nada constroem?! Deviam dar graças a DEUS por arrumar emprego aqui...mas a ingratidão não deixa
Quem construiu São Paulo foram os imigrantes europeus e asiáticos, a migração nordestina só começou na década ds 60, quando a minha SP já era rica e desenvolvida.
@@giovannihoffmann2325 Preconceito que chama esse seu comentário, né🤦🏻. Não é “sua São Paulo” é nossa, inclusive dos Nordestinos. Vai se informar, onde foram criadas as primeiras Capitanias Hereditárias? No Nordeste! Sendo assim, a migração começa de lá pra cá não o contrário. O Brasil começou no Nordeste.
@@mariaeduardalins2176 Quem você pensa que é pra ter essa atitude tão arrogante? “Alguém chamou vocês” Oi?!?!? Querida pra gente sair de um território nacional para outro estado dentro desse mesmo território não precisa-se de convite nem de passaporte, somos todos brasileiros. Até porque quando as pessoas do Sul e Sudeste vão conhecer as incríveis praias da Costa do Sauípe (BA), Canoa Quebrada (CE), Porto de Galinhas (PE), etc., por algum acaso estão vindo “nos afrontar no nosso estado”? Porque se você não sabe não somente o Nordestino vai para para o Sul/Sudeste, o contrário também ocorre. Pelo que vejo aqui você é mulher, num país extremamente machista e negra, num país extremamente racista. Sendo assim, tenha mais empatia pelos outros até porque esse preconceito que você reproduziu no seu texto com certeza você deve sofrer também todos os dias.
@@guilhermetonon7267 o próprio Maranhão de onde falo... A baixada tem sotaque puxado em "ti" e "di" tal qual paraibanos, pernambucanos, sergipanos e alagoanos, em outros não fazemos isso, em alguns falamos mais compasados outros mais rápido. O sotaque da capital do Ceará fortaleza já reconheço de longe pois é bastante anasalado... Enfim somos diferentes
@@guilhermetonon7267 nutrimos um candor e calor típico nosso que nos mantém próximos culturalmente, ouso dizer que nos torna até mais latinos americanos que outros estados, além de uma apreciação mutua de certas formas de expressão cultural próprias daqui, mas há diferenças significativas
Amo a forma calorosa e não blasé nossa! Perdão aos que estão mais abaixo do meridional equatoriano, mas nosso calor por vezes nos torna mais agradáveis
Essa divisas do pais ainda cobrará um preço muito caro e triste ainda. Mas as ações e escolhas foram feitas e cada vez mais reforçadas. Triste constatar isso, mas parece ser certo essa sina.
Sou do Norte de Minas jamais seremos sudestinos, nossa cultura, biótipo, espaço não bate, e outra somos Nordestinos justamente pelas questões físicas, econômicas e culturais que não se difere dos dos estados do Nordeste, somos mineiros somente no mapa das regiões administrativas do Brasil, mas quando o Brasil se divide em regiões socioeconômicas e culturais já somos Nordeste eu não tenho vergonha disso, eu tenho é orgulho de fazer parte de um povo trabalhador, honesto, resistente e que não desiste nunca, nascermos Nordestinos junto com o Brasil colonial, aliás a porção Norte chamada Os Gerais Munas Gerais já existia muito antes de existir Minas Gerais, pois era território baiano e pernambucano desbravado pelo então desbravador espanhol Francisco Buzza no ano 1554, deveríamos é separar de Minas Gerais se for olhar não temos nada vê com eles, somos matutos do Sertão da Caatinga ..e não caipíras do Sudeste pra mim pouco importa isso.
Quando eu era criança, certa vez, meu pai aventou a hipótese de irmos para São Paulo. Graças a Deus, as coisas melhoraram pra ele e desistiu dessa má ideia. Continuamos vivendo aqui na Paraiba e felizes.
Melhor coisa que vcs fizeram. Infelizmente, somos tratados como imigrantes pela maioria.
Eu simplesmente os ignoro.
Muito interessante. Eu tive contato com pessoas do sudeste numa viagem aos EUA e achei muito curioso eles me chamando de nordestino e usando sotaques que não são nem o meu pra falar comigo. Sendo que de fato o Nordeste possui muitas culturas e uma pessoa da minha cidade tem tanta semelhança com um baiano quanto tem com um carioca. Então eu sinto que esses agrupamentos e simplificações são formas de diminuir a cultura alheia. Pq um carioca se acha tão diferente de um paulista ao mesmo tempo que acha que um fortalezense e um baiano são iguais?
Esse povo da ponte aérea é brega mesmo. Passam vergonha onde vão , mas se acham a última coca do deserto.
ah pq vc não viu Goiânio ...igual paulista, aquele R puxado kkkk
Namorei uma baiana de sotaque fraco. Bahia é enorme demais para falar em um sotaque único, o que dirá nordeste inteiro.
O carioca parece q tenta se distinguir tmbm as vezes dando uma forçada no sotaque. Alguns admitem isso...depende da ocasião, é questão de certo orgulho, um "bairrismo".
Eu sou de Colatina (ES) e pareço mineiro e baiano no jeito de falar. Várias pessoas já falaram isso comigo kkkkkk dependendo da referência da pessoa, é mineiro. Mas pode parecer baiano...
Acho legal Recife q usa o X em algumas palavras mas o Alagoano tem isso mais fraco.
Enfim.... cultura rica demais.
Se vc olha para um prédio e não pensa q foi um negro q construiu, vc está em outro mundo.
@Claudio Pimenta eu tive a intenção de falar da cidade mesmo. Eu sei bem que uma pessoa da capital é bem diferente da pessoa da região serrana por exemplo. Errei foi na Bahia. Mas meu erro em comparar cidade e estado não muda o fato que falei.
👏👏👏👏👏👏👏👏
@Claudio Pimenta o povo Nordestino e Povo Quê Fundador do Brasil e Povo Único np Brasil São Paulo e Rio de Janeiro Só Existiria Si O Povo Nordestino Quizen Si O Povo Nordeste Não Fizeram os Seus Feitos São Paulo Só Seria um Nome e Não Grande Cidade Com Ela Foi Fundada pelo Povo Mais Poderoso E Criativo das Regiões do Brasil o Nordestino E Única.. fundamental Quê Fundadores De Ipanema No Rio de Janeiro Santander Bauru A Metrópoles de São Paulo a Cidade da Capital Brasil o Povo Nordestinos Fundamental a Mato Grosso do Sul e Goiás si Não força a Força desse povo Poderosos Só A deriva só o Nome de São Paulo e Rio de e Mato Grosso do Sul e Goiás só deria Nomes e não Grande Cidades o Até mesmo metrópoles as Mãos das Obras dos Nordestinos Fundamental.. das Faculdades das Ciências humanas e tecnologia na Atualidade. .. o Século 21 Fez políticas Quê influência a Tudos os Da Regiões do Brasil do Sul até o Centro e Do Norte do Brasil influência Todo o Brasil o Nordeste poder Separando do Brasil porque A Economia da Região e Maior de Qualquer Estado si . Porque o Nordeste são 9 Estados Unidos de uma Grande Região Não precisamos.. de Ruralistas do Sul o do Centro.. Têm nosso próprio desenvolvimento.. de Agricultura familiar e Latifundiários do Nordeste Cobiçado pôr toda A Elite do Brasil sábia disso porque o Quê menos saber são povo Sulistas... e Centro Oeste.. Nos Não Precisamos de Vocês e da Sua Gente... Somos O dono do Brasil. .. ok Somos Super Potência. .. somos o Nordeste criou todo o Brasil. ..Nordestinos Unido São Paulo Pequeno.. Sulistas pequenos porque Nordestinos E poderoso. .. centro do Brasil Já e nosso... porque Nordeste e mais Do Quê Brasil e Sua Gente de São Paulo e suas Hipócritasia. .. vivo O Nordeste Nação sobre o Brasil. .... ..
Orgulho dos meus avós paraibanos que no início dos anos 50 vieram na dureza do pau de arara para SP construir essa grande cidade. Gente honesta, forte e resiliente, meus grandes exemplos de coragem cujo sangue honrado corre em minhas veias
Quando os nordestinos chegaram à São Paulo encontraram uma imenda cidade, a maior da América Latina desde aquele tempo, já construída. Essa fala de que os nordestinos construiram São Paulo é falaciosa pois que migraram pra cá justamente para buscar melhoras de vida na cidade grande, a maior e mais rica do Brasil. Os paulistas e estrangeiros são os construtores de São Paulo, e que enriqueceram esta terra, esta cidade. Os migrantes nordestinos vieram desvalorizar a mão de obra em São Paulo aceitando trabalhar por metade dos salários dos paulistas que, então, perderam as vagas para esses migrantes que aqui chegaram em condição de miséria extrema.
@@niltonmartz8931 Quem jogou os nordestinos na miséria foram os " lindões" da elite daí que se apriveitaram da miséria do nosso povo para explora lo até a exaustão.
Uma coisa que mais me impactou ao chegar no sudeste foi ter recebido um tratamento de estrangeiro dentro do meu próprio país, e pior a maioria desses eram descendentes de europeus ou asiáticos. Realmente foi impactante em saber que não tenho lugar no próprio país por comer farinha de mandioca, enquanto um comedor de macarrão se acha mais brasileiro que eu.
Vale ressaltar, contudo, que o macarrão está presente da mesa dos "nordestinos" tanto quanto ou até mais do que a farinha. Do jeito que você fala fica parecendo que massas não são comuns por aqui. A base da cultura dos estados do Nordeste também é europeia.
@@juniorpetjua concordo contigo, mas o que quis dizer que aqui no Brasil como todo e de maneira mais forte nas regiões onde receberam uma grande quantidade de imigrantes após o fim da escravidão, um brasileiro que se identifica ou é identificado totalmente com o que é autenticamente brasileiro (simbolicamente a farinha de mandioca) não tem o mesmo valor que aqueles que foram acolhidos (simbolicamente o trigo) apesar de todos já estarem fazendo parte do mesmo país.
@@juniorpetjua Muitos esquecem esse detalhes. A grande imigração Holandesa, e principalmente Portuguesa. Teve também, imigração Alemã e Italiana, porém a Holanda e Portugal ganha muito mais.
@@cleberdebrito6846 Eu tenho orgulho de ser Paulista!
Mas vc tem espaço, querendo os outros ou não. Se você for vítima de qualquer preconceito, busque os seus direitos e não esmoreça. Um abraço!
Os vídeos são bem didáticos. Alguns estou usando em sala de aula com alunos do ensino fundamental II (espero que não tenha problema). Sucesso professora, uma inspiração sempre!
Thiago Santiago Acredito que não. Sucesso e legal vc usar isso. Abraço. (vc não pode comercializar isso).
Curioso é que, no caso de Brasília (só para citar um exemplo), dois pernambucanos foram fundamentais: o engenheiro estrutural Joaquim Cardozo e a vitralista Marianne Peretti (Marianne nasceu em Paris mas é filha do pernambucano João Peretti). Sem Joaquim Cardozo, o genial calculista de Brasília, a catedral e os palácios da capital federal, obras desafiadoras, jamais teriam ficado de pé. E sem o trabalho excepcional de Peretti, Brasília teria perdido muito em beleza.
Mais um maravilhoso vídeo! Sou absolutamente fã da Lilia: historiadora competentíssima e ser humano lindo.
A Catedral de Brasília, por exemplo, é praticamente uma obra pernambucana: Joaquim Cardozo fez o projeto estrutural com alterações importantes em relação ao que Niemeyer imaginou, e Marianne Peretti criou os majestosos vitrais. Enfim... meu desejo que é um dia o brasileiro abandone o complexo de vira-lata e se enxergue como um só povo.
ver qualquer prédio na rua e não ter a noção que foram construídos por negros é estar fora da realidade.
No lugar q moro, chamam-na de Nova Bahia.
Outro dia tava num lugar esperando ser atendido, e um baiano gritou ao outro.
"ô baiaaano!"
e o outro respondeu:
"aoo Bahia"
enfim.
kkkkkkk
dá pra contar nos dedos os não-baianos" daqui 🤣🤣🤣
Acho muito importante ressaltar isso, o que demonstra cada vez mais que além dos trabalhadores braçais, tinham Também trabalhadores para a própria arquitetura.
@@jeffersonsousa5354 Exatamente! Os trabalhadores braçais merecem ser exaltados, mas confesso que me dá agonia quando vejo "nordestino" se defender do preconceito falando que "construiu São Paulo" e "tem praias bonitas". A contribuição do Nordeste é muito, mas muito maior do que isso. Pra começar, Pernambuco e Bahia são o berço histórico-cultural do Brasil, e foram o centro econômico do país por séculos! O Nordeste está em todo lugar: o maior símbolo de São Paulo, o MASP, foi criado por um paraibano que lhe dá nome, Assis Chateaubriand; o templo do futebol mundial, o Maracanã no Rio de Janeiro, tem nome de pernambucano, "Estádio Jornalista Mário Filho" (Mário era irmão de Nelson Rodrigues); o condomínio com o metro quadrado mais caro do Brasil, situado no Leblon no Rio de Janeiro, é o Jardim Pernambuco; a praia mais conhecida do litoral paulista é a exclusiva Praia de Pernambuco no Guarujá; os "Revolucionários Pernambucanos de 1817" estão representados no Monumento à Independência do Brasil em São Paulo; o Grupo Votorantim foi criado pelo pernambucano José Ermírio de Moraes; as principais instituições de pesquisa paulistas foram criadas pelos físicos pernambucanos Mário Schenberg e José Leite Lopes; o ITA foi criado pelo cearense Cassimiro Montenegro Filho; o IMPA, no Rio, foi criado pelo pernambucano Leopoldo Nachbin e pelo cearense Maurício Peixoto. Passaria o dia inteiro escrevendo. Brasil sem Nordeste não existe.
Uma vez, estava em viagem pela Argentina e encontrei no hostel no qual estava hospedado um grupo de "sudestinos", provavelmente paulistas. Inicialmente fiquei contente por encontrar outros brasileiros e fui conversar com eles. Quando falei, obviamente perceberam meu sotaque e um deles comentou com ar pejorativo "Ah, você é nordestino" e deu as costas. Na hora fiquei com tanta raiva e disse: "Sou brasileiro como vocês e Cearense". Atualmente, qdo viajo para o exterior se identifico que os outros turistas são brasileiros, evito o contato, principalmente se forem do Sul e sudeste do país. Eu sei q isso é errado, mas eles "me ensinaram" isso.
Davi pois eu sou baiano e moro no Acre e já morei no RJ em SP e outros estados brasileiros, conheço todo país e sei do valor que o povo nordestino tem, meu cumpadre mora no Crato CE e minha afilhada já fala com um certo sutaque 😍😍😍😍carinho pelo povo nordestino e pelos brasileiros de outros estados que não trazem em si essa ignorância e burrice profunda de acharem que são especiais, pois aqui no Acre eu descobri que eu estou em um estado que os nordestinos foram a mola mestra pra o desenvolvimento econômico e cultural, aqui tem mais cearenses e potiguares que acreanos kkkk quase todas pessoas que eu conheço aqui ou são Filhos ou são netos bisnetos de cearenses e potiguares aí ainda tem os baianos e o povo do Piauí, e com uma observação, vieram pra cá quando ninguém queria vim, vieram desbravaram e deixaram sua marca, orgulho de ser nordestino orgulho de ser brasileiro.
Muito massa Robson. Legal conhecer essa história. Fico feliz em saber disso, de verdade. Eu sei q minha reação tb não é correta, mas além desse exemplo, passei por outras situações de exclusão pelo simples fato de ser nordestino. Mas realmente espero que um dia superemos essas diferenças e eu consiga vencer também minhas limitações
É triste ver isso, mas também acho que não são todos. O problema é que as pessoas que têm condições de viajar pro exterior são realmente, em maior parte, preconceituosas. O dinheiro, às vezes, faz a pessoa esquecer suas origens.
Nossa! Sul e Sao Paulo tem muita gente nojenta. Juram que são europeus. Mas o pensamento deles são de pessoas altamente atrasadas que refletem ainda alguns imigrantes colonos do século 19.
Verdade. Lógico que tem muita gente legal...mas também tem muita gente preconceituosa.
Minha família migrou em 65 do interior da Bahia, cidade Poções, viagem de dias de pau de arara, depois dessa viagem sofrida se estabeleceram na região do Grajaú em São Paulo, onde vivemos até hoje, viva as periferias de São Paulo, reduto nordestino ❤
As favelas existem por causa dos nordestinos. Só trouxeram coisas ruins.
Ta aí, gostei! Sou uma suldestina.
Amooo o nordeste e os nordestinos!
Vídeo maravilhoso, professora. Sou amazonense, filho de pais cearenses que se mudaram para trabalhar, e o que eu aprendi com a solidariedade e o carinho que os conterrâneos têm entre si é algo maravilhoso e inspirador. Minha família que não tem nenhum parente nesse Estado além de nossa família nuclear, cresci chamando tios os meus vizinhos cearenses, um cearense agregado que chegou só a camisa do corpo, e um agregado baiano motorista desempregado. Na minha situação de imerso no meio não tive a oportunidade de ter um olhar exógeno por muitos anos, naturalizando na minha vida a convivência. Hoje sinto orgulho das origem humilde que tive, oriundo de uma diáspora, e que encabeça os agradecimentos da minha monografia de graduação. Primeiro membro da família a ter um diploma, e sou professor de História com muito orgulho.
Também amazonense. Morando na Bahia. Somos um só povo.
Minha vó e meu vô são retirantes nordestinos, mas graças a Deus eles saíram do Ceará e Piauí e vieram para o Maranhão. Amo falar que sou nordestina e de tudo que o nordeste representa
Toda minha família por parte de mãe foram galegos nordestinos. Eram muito pobres, tinham todos gênios muito fortes e eram muito trabalhadores sobretudo analfabetos. Meu avô e boa parte da família paterna da minha mãe foram aos poucos voltando para o Ceará pois não encontravam emprego (Eram a maioria da cidade de Sobral e outros de Juazeiro do Norte). Atualmente os parentes nordestinos que ainda moram pelas bandas do Rio de Janeiro são da parte materna da minha mãe que vieram de Pernambuco (não Fasso a mínima ideia de qual cidade vieram). Tenho muito orgulho deles!!
Nordestino, povo de raça, corajoso, trabalhador, caloroso,guerreiro.
Caloroso não é não, não exagera.
Caloroso só os baianos pq cearense é falso igual uma nota de 3 reais.
Não bastasse a literatura e a música,que também são patrimônio nacional, o cinema tem revelado grandes talentos oriundos do Nordeste. Dos filmes recentes vou destacar o fantástico Bacurau, o melhor filme que assisti nos últimos anos. Impactante, criativo e com um roteiro e elenco sensacionais. Recomendo muito. É emocionante.
Nem fala...Os maiores cineastas, escritores, músicos sempre saíram do Nordeste.
@@nazarenodantas5863 Maiores? Em tamanho? Pois se estiver falando em melhores saiba que existem, dentre os melhores, diversas categorias, seja na música, literatura e etc, e os do nordeste são os maiores em todas? Não sabia que Machado de Assis, Lima Barreto, Carlos Drumond, Pixinguinha, Heitor Villa lobos, só pra citar alguns , são do nordeste. Não há problema em exaltar coisas ou personalidades da sua terra, o problema é o ufanismo às coisas oriundas do nordeste, beira um bairrismo bizarro que tanto condenam. Contraditório, não?
Parabéns pelo vídeo. "O sertanejo é antes de tudo um forte!" Abraços de Juazeiro do Norte, Região do Cariri, Ceará. Terra do Padim Ciço.
Sou nordestino com muito orgulho
Que perspectiva louvável, essa sua, Lili. Enquanto nordestino, agradeço por este vídeo. É incrível como o conhecimento pode mudar, verdadeiramente, o mundo a partir do momento que transforma as pessoas em seres melhores.
Sempre um olhar abrangente e interessante, hein professora!!
Um documento que teve boa recepção da garotada, quando tratei da migração durante a Ditadura, foi a música "Eu tive um sonho", do rapper Rodrigo Ogi.
Sinto muito orgulho quando vejo a presença marcante de Pernambuco, de pernambucanos na vida e na história do país, inseridos através não do serviço braçal, mas a presença pela inteligencia, a contribuição que não pode ser escamoyeada, escondida , usurpada em sua autoria e criação. Ninguém irá atribuir a outrem, essa marcante presença dos pernambucanos no cenario de Brasília. Não tinha conhecimento e o inusitado é que só falam de Niemayer e Lucio Costa, encobrem o nome dos ilustres pernambucanos, lamentável. Coisas dessa ordem devem ser divulgadas, noticiadas, colocadas à luz da informação pública. Essa importante informação deveria ser objeto de algum relato em outra página d web para compartilhamentos, pois aqui não é possível. Obrigado pela rica informação, principalmente não a guardando para si.
Que canal maravilhoso! Em 5 minutos condensa muita informação de maneira didática. Trabalho sensacional que só tive contato agora. Muito obrigado por este material
Um presente toda semana poder aprender mais da história do nosso país de uma forma tão, rica, simples e encantadora. Professora Lília tenho uma admiração ímpar pelo seu trabalho e suas produções 👏🏾👏🏾👏🏾
Ótimo vídeo! Na escola quando aprendemos sobre a construção de Brasília, ficamos sabendo apenas que foi um grande marco na história do Brasil e que o mesmo ficou endividado em consequência do projeto... E fim! Essas pessoas que sofreram e tiveram seus direitos ignorados (e em muitos contextos atuais ainda tem), infelizmente continuam silenciadas. Fico me perguntando, quantas narrativas históricas são jogadas para baixo do tapete para continuar diminuindo a dignidade de culturas e povos.
Uma vez ocorreu uma situação bem inusitada comigo. A maior parte da minha família é nordestina, em especial piauiense. Contudo, morei bastante tempo em Goiânia com uma tia. Certo dia, quando eu ainda cursava o ensino médio em uma escola pública de Goiânia mesmo - se não me engano eu tinha 15/16 anos (hj estou com 19) - alguns rapazes da minha sala me perguntaram de onde eu era. Disse-lhes que eu, inclusive minha família, era piauiense. Então eles me responderam que não acreditavam que eu fosse desse estado, porque, segundo eles, eu era muito bonita e, sendo assim, só poderia ser do sudeste ou do sul. Fiquei totalmente sem palavras. Não soube enquadrar aquela resposta como um elogio ou como uma ofensa.
Triste 😢
uma vez em são paulo já disseram que eu não parecia cearense porque eu era muito bonito (!)
Você tem como fazer um vídeo sobre a construção da ponte Rio-Niterói? Sou do Recife e, à época da construção, por aqui chegaram notícia de milhares de mortos. É um assunto que não vejo ser discutido. Na ditadura era impossivel!
Amo suas aulas Lili!
❤️🌷🙏 Beijo no ❤️.
A informação e luz e você contribui muito!
O trabalho que a profa. Lilia vem desempenhando na publicização da História - mas de uma história crítica e reflexiva - é de vital importância! Inspira historiadores a saírem das universidades para conversar com diversos setores da sociedade. Longa vida ao canal!
Ótimo vídeo! Recentemente comecei a pesquisar minha genealogia e descobri raízes em 3 estados do nordeste por parte de 4 pessoas, duas migraram para o RJ no século XIX, e os outros dois na primeira metade do XX. Infelizmente isso é ignorado ou quase desconhecido pela maior parte da família, mas fiquei feliz em saber.
@@umayoutuberuser não, consegui pesquisando documentos no site family search.
@@camiladuarte8175 É sempre através do mapeamento genealógico que se descobre o quanto as pessoas são ignorantes. Algo bem comum também de se ver é sulista procurando informações documentais de avós nordestinos de muitas gerações atrás. Sabe por que? Porque ancestralidade judaico-sefardita dá direito a passaporte europeu e a maioria dos judeus sefarditas no Brasil migraram para a região Nordeste no passado.
Encantado com a doçura e carisma! Um nome de peso nas ciências humanas com uma reputação sólida que eu achava um pouco sisuda (na escrita), revela-se doce, simples, cativante. Já era fã da escrita e temas trabalhados, agora admirador da professora. Vida longa professora Lili.
Esse vídeo é uma verdadeira aula!! Vou passar para meus alunos!
Muito bom conteúdo prof. Lili.
Gostei da sua explanação. Nós temos o maior bioma unicamente brasileiro chamado caatinga que impossibilita o crescimento por falta de políticas públicas de desenvolver a região. O nordestino descobriu o Acre e colonizou e sempre lutou por seus direitos, porque é uma região de produtividade que tornou-se a segunda economia mais forte do País, não queremos o retrocesso com diásporas, obrigado!
Lili, fico impressionado por sua capacidade de reflexão. Parabéns...de um nordestino...com muito orgulho.
Ótimo vídeo. Atualmente hoje temos a migração do sulista do sul do Brasil verso o centro oeste Baiano, sul do Piauí, sul Maranhão e no inteiro centro oeste do Brasil e Rondônia.
Obrigada pela excelente aula, professora. Estou buscando aprender mais sobre o Brasil e seus vídeos têm me ajudado nisso. Sou profunda admiradora da cultura desses estados e fico triste de saber que muitos dos meus conterrâneos (sou carioca) a estigmatizam.
Como sempre, um ótimo conteúdo e bem apresentado!!! Amo tua existência!!!
Professora Lilia, sempre maravilhosa e muito humana. Valeu. (A sociedade brasileira sempre foi muito dividida e cada um por si)
AMO meu Nordeste 😍😍😍 minha Paraíba gigante. A maior parte da minha familia mora na cidade do Rio de Janeiro (retirante) e alguns dos meus tios estão retornando.
As mãos calejadas do Nordestinos trabalhando desde as selvas do Norte, a selva de pedra do Sudeste e a capital do Brasil...aliás, os nordestinos estão no mundo desde que o mundo é mundo. O Brasil nasceu no Nordeste, o Paraná foi fundado por um baiano, e posteriormente governado por muitos baianos, as primeiras expedições pelo Sul antes da chegada dos nórdicos, já tinha nordestino pelo meio...estamos espalhados pelo Brasil há muito tempo.
Eu nunca me vi como nordestino até ir a São Paulo uma vez e me apontarem o dedo e chamarem assim. Sempre me considerei primeiramente como pernambucano; os estados vizinhos, pra mim, sempre tiveram outra história e outra cultura que, embora fossem mais ou menos próximas da nossa, sempre eram e são distintas.
É como cantava Belchior: Nordeste é invenção, Nordeste nunca houve.
Aliás, tenho a impressão de que não existe um movimento de militância e resistência nordestina contra a discriminação (assim como existe um movimento negro, um LGBT) porque essa denominação também é intimamente estranha a nós...
Nos colocam como nordestinos e retiram as nossas individualidades culturais, que variam até mesmo dentro do próprio estado. Percebi o quanto somos diferentes, culturalmente falando, quando me mudei do sudoeste da Bahia para a Paraíba. Temos elementos culturais e históricos muito próximos, mas muitas diferenciações também, que começam pelos sotaques.
Mas a medida em que o termo "nordestino" pode ser utilizado para invisibilizar, pode ser apropriado e resignificado por nós também, como uma forma de resistência dos povos nordestinos.
Kkkkk meu Deus nordetinos com vergonha de ser nordetinos!?🤦
@@skywalkeerbms que ridículo aposto q é petista aqueles q elegem PT e correm pra são Paulo.. cria vergonha nessa Cara.... é só lutar no seus Estados e cobrar mais de seus políticos corruptos de estimação
@@mariaeduardalins2176 q comentário escroto, SP só será seu no dia que vc comprar ele todo pra vc.
Já tinha lido seus livros, porém ainda não conhecia seus vídeos. Minha admiração só aumenta.
Lilia sou muito grato a você e aos teus livros que me ajudaram e ajudam a entender esse nosso país no que se refere a nossa cultura, história e principalmente a política nesses tempos tão obscuros os quais passamos. Um grande abraço de um também pesquisador e admirador.
Como queria que demorasse mais! É muito boooooooooooom!!!👏👏👏🌹
Deus abençoe os nordestinos que são acima de tudo Brasileiros e não só nordestinos eu de Santa Catarina Brasil os abençoo povo sofridos
Meu desejo é que todos tenham conhecimento . Sou grata por esta oportunidade te desejo tudo de Bom .🌻
Em apenas 6 minutos Lilian da uma aula esplêndida. Sou seu fã desde que entrei na Faculdade de História.
Vídeo muito bem feito com imagens raras e belas e uma aula magnifica.
tá likeado,,,
Olá Lilia. Você já assistiu BACURAU? Por favor, assista e faça um vídeo sobre... Precisamos falar sobre BACURAU. Bjus.
Eu já assisti e também estou fazendo propaganda por dois motivos: primeiro, porque o filme é muito bom e já ganhou dois prêmios. Segundo, porque em época de boçalidade imperando, em que artes e artistas são menosprezados, assistir a produções nacionais é também um ato de resistência.
Bacurau é o nome dado para os carros da polícia no nordeste.
@@Sgaiafi Não só isso Sérgio, pode ser linha de ônibus que só passa após a meia-noite ou alguém que sai a noite de casa. Mas o termo varia de cidade para cidade.
@@Sgaiafi Tem uma ave aqui no na paraiba q se chama Bacurau
Que aula maravilhosa!!! Muito obrigada por esse conteúdo maravilhoso!!!
Esclarecimento fundamental para algumas pessoas.
Parabéns por mais um vídeo de excelente qualidade, professora Lília ! Obrigada por nos presentear com seu trabalho que é extremamente necessário para o Brasil.
Como eu aprendo com esses vídeos! Por favor, não pare.
Lilia, interessante o seu entendimento ampliado de diáspora, para pensar as migrações nordestinas. Estou com uma exposição em cartaz no CCSP, que discute processos migratorios e coloca no mesmo lugar os que são negados o direito de fazer parte de um Brasil. Meu nome é Júnior Pimenta e a exposição se chama Vá em frente, volte pra casa! Será um prazer ter sua visita...
Abraços
estou conhecendo agora a professora, e estou gostando muito. tomo cafe e banho aprendendo historia.
Prof.a. Lili seu canal é tão importante !! Grata !
Simplesmente perfeito! !!!!
Que profissional incriveeeeeel!!!
Muito maravilhosa a montagem e a entrevista. Lili é incrível!
Parabéns, Lilian! Seu trabalho nessa plataforma digital é sensacional. Difusão do conhecimento histórico por outros meios!
Gente, eu caí de paraquedas aqui nesse canal e não paro de assistir os vídeos.
Ótimas considerações!!!
Obrigado amiga! Abraços de Altos - Piauí.
Que vídeo incrivel! Obrigada professora, eu admiro muito seus textos e assistir seus conteúdos produzidos em vídeos é sensacional.
lindo vídeo. sou fã ❤️
Lili , boa tarde ! Muito obrigado por seus vídeos . Permiti - me compartilhá - los no meu feice em que tenho 5 mil " amigos " , do interior de SÃO PAULO , em sua maioria . Muitos deles muito preconceituosos . Há tempos venho utilizando o termo sudestino , justamente prá contrapô - lo ao termo nordestino !
Parabéns Querida. Faço isto tbem há anos. E teve deles que NÃO gostou pq perguntei se era Sudestino e outra vez, há anos na TV emburrecida, uma discussão sobre essa expressão, 99% de paulistas na discussão abominaram, a expressão "Sudestino". Interessante, né, NÃO? Sou Nordestina de Natal-RN, "Grande Paraíba."
Perdão, Querido Ângelo.
@@mariadefatimadantaspaivada1379 Não entendi este pedido de perdão !
Professora parabéns por esse brilhante trabalho de esclarecimento histórico!!!! Em tempos obscuro, como este em que estamos vivendo, o seu trabalho traz luz aos que resistem à essa ditadura ridícula que está em curso no país.
Que mulher inteligente!. Descobri seus vídeos por acaso. E , cada novo. Venho aprendendo muito.
Excelente!
Excelente!!👏
Sensacional!🕰️🕰️🕰️🕰️🕰️
Muito bom o vídeo, li um livro chamado : A invenção do nordeste, do autor Durval Muniz Albuquerque, que explica muito bem todo o conceito histórico da formação do que hj chamamos de nordeste.
Obrigada por estar no RUclips
Obrigado Lili...bjos sudestinos
Tão bom quando damos os nomes certos aos acontecimentos históricos! Excelente vídeo!
To amando seu canal.
Obrigado
amei amei, uma historiadora dessa com canal no youtube!!
Queria um quadro de indicações de filmes/livros...seria o máximo!
Que aula!
Sou do Ceará e conheço bem como é esse preconceito, essa maneira de querer reduzir o nordestino a uma massa sem pensamento ou valor. Somos um povo guerreiro que contribuiu é contribui muito para a riqueza do Sudeste. Esse trabalho que proporcionou as edificações, prédios e estradas, essenciais para o crescimento e desenvolvimento das cidades. Povo de cultura riquíssima, caloroso que sabe receber e fazer sentir-se bem. Vc pode ir em qualquer dos melhores hotéis do Rio de Janeiro que lá estará alguém da Bahia, Pernambuco, Ceará c/ um atendimento ao cliente impecável ou então trabalhando na cozinha c/ os Chefs mais gabaritados exercendo um excelente trabalho. Pena que ainda como mão de obra barata, não recebendo nem a metade do merecido.
Ou seja, se formos por na balança o saldo devedor está na conta do Sul/Sudeste não o contrário.
Infelizmente isso ainda é usado por alguns artistas nordestinos para se promover, exemplo, estava vendo um programa onde o tirulipa era participante e perguntaram de onde vinha o talento para fazer graça, ele disse que o cearense tira isso da dor, da seca, da fome e da pobreza que passa, como se o ceará fosse assim em sua magnitude.
Alguém chamou vc para i ir para o sul?! Não entendo porque vcs saem do Nordeste e vem nos afrontar em nosso Estado...vcs nada fazem pelo Nordeste ,e de acham os donos do mundo.. são"humildes"no estado de vcs, chegam aqui querem direitos q nem nós temos.
Engraçado e no nordeste vcs Nada constroem?! Deviam dar graças a DEUS por arrumar emprego aqui...mas a ingratidão não deixa
Quem construiu São Paulo foram os imigrantes europeus e asiáticos, a migração nordestina só começou na década ds 60, quando a minha SP já era rica e desenvolvida.
@@giovannihoffmann2325 Preconceito que chama esse seu comentário, né🤦🏻. Não é “sua São Paulo” é nossa, inclusive dos Nordestinos. Vai se informar, onde foram criadas as primeiras Capitanias Hereditárias? No Nordeste! Sendo assim, a migração começa de lá pra cá não o contrário. O Brasil começou no Nordeste.
@@mariaeduardalins2176 Quem você pensa que é pra ter essa atitude tão arrogante? “Alguém chamou vocês” Oi?!?!? Querida pra gente sair de um território nacional para outro estado dentro desse mesmo território não precisa-se de convite nem de passaporte, somos todos brasileiros. Até porque quando as pessoas do Sul e Sudeste vão conhecer as incríveis praias da Costa do Sauípe (BA), Canoa Quebrada (CE), Porto de Galinhas (PE), etc., por algum acaso estão vindo “nos afrontar no nosso estado”? Porque se você não sabe não somente o Nordestino vai para para o Sul/Sudeste, o contrário também ocorre.
Pelo que vejo aqui você é mulher, num país extremamente machista e negra, num país extremamente racista. Sendo assim, tenha mais empatia pelos outros até porque esse preconceito que você reproduziu no seu texto com certeza você deve sofrer também todos os dias.
Te amo.😍😍🤗🤗
Esse canal é sensacional!!
Eu estou viciada nesae canal! Adoraria vídeos diários haha
Acabei de descobrir o canal, amei muito os assuntos e mais ainda o tempo de vídeo, parabéns pelo trabalho Lili.
SOU MUITO SUA FÃ!
Gente, que canal incrível.
"A Invenção do Nordeste e outras artes", do historiador Durval Muniz, disseca essas questões com maesrtria.
Parabéns por mais um excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não tratemos o nordeste de maneira monolítica, cada estado possui suas particularidades. Não somos uma coisa só. Beijo
Lei Demo se tratando de bahia, até msm cada cidade
@@guilhermetonon7267 o próprio Maranhão de onde falo... A baixada tem sotaque puxado em "ti" e "di" tal qual paraibanos, pernambucanos, sergipanos e alagoanos, em outros não fazemos isso, em alguns falamos mais compasados outros mais rápido. O sotaque da capital do Ceará fortaleza já reconheço de longe pois é bastante anasalado... Enfim somos diferentes
@@guilhermetonon7267 nutrimos um candor e calor típico nosso que nos mantém próximos culturalmente, ouso dizer que nos torna até mais latinos americanos que outros estados, além de uma apreciação mutua de certas formas de expressão cultural próprias daqui, mas há diferenças significativas
Amo a forma calorosa e não blasé nossa! Perdão aos que estão mais abaixo do meridional equatoriano, mas nosso calor por vezes nos torna mais agradáveis
Amo meu baião de dois, meu arroz Maria Isabel, meu feijão de corda, cuscuz de manhã, e tudo quanto que nos mantém minimamente próximos
Sou do nordeste não tenho vergonha de ser nordestino trabalho nunca fui pro Sul nem suldeste trabalho no nordeste e norte do Brasil ❤
Ainda bem q o seu canal existe!!!!
Canal excelente!
Essa divisas do pais ainda cobrará um preço muito caro e triste ainda. Mas as ações e escolhas foram feitas e cada vez mais reforçadas.
Triste constatar isso, mas parece ser certo essa sina.
Maravilhosa! Desconstruindo o stigma colocado nos povos migratorios dos norte e nordeste! ❤
Sou fortalezense mas se me chamam de nordestino digo q sou e com orgulho.
Otimos videos
Sou do Norte de Minas jamais seremos sudestinos, nossa cultura, biótipo, espaço não bate, e outra somos Nordestinos justamente pelas questões físicas, econômicas e culturais que não se difere dos dos estados do Nordeste, somos mineiros somente no mapa das regiões administrativas do Brasil, mas quando o Brasil se divide em regiões socioeconômicas e culturais já somos Nordeste eu não tenho vergonha disso, eu tenho é orgulho de fazer parte de um povo trabalhador, honesto, resistente e que não desiste nunca, nascermos Nordestinos junto com o Brasil colonial, aliás a porção Norte chamada Os Gerais Munas Gerais já existia muito antes de existir Minas Gerais, pois era território baiano e pernambucano desbravado pelo então desbravador espanhol Francisco Buzza no ano 1554, deveríamos é separar de Minas Gerais se for olhar não temos nada vê com eles, somos matutos do Sertão da Caatinga ..e não caipíras do Sudeste pra mim pouco importa isso.
Você se considera nordestino?
@@Miguelzzz08 não só me considero como eu sou
Todo vídeo dela é espetacular! S2
Muito bom!
Outro dia mesmo, estava pensando sobre isso: seria legal a Lília Schwarcz falar sobre a região Nordeste. Bem... Fico feliz que acertei!
Nordeste no topo do topo do topo. Recomendo muito o documentário "Brasília, contradições de uma cidade nova" para pensar nesse assunto.