Eu fazia assim também, demorava muito mais e sempre tinha que ficar ajustando detalhezinhos... O Photomerge é uma das poucas coisas que ainda me faz não migrar 100% pro Clip Studio.
Cara, isso aí é o tipo de vídeo que é OURO demais. Hoje em dia tenho scaner A3, mas cara, quanto tempo já gastei escaneando Beladona por exemplo em 3 partes e juntando no photomerge hahaha Descobri esse e outros macetes numa comunidade do orkut que o dono era o Ibraim Roberson, acredita? hahaha
Que massa! Eu quebrei muito a cabeça e "investi" tempo demais em montar as páginas, pedaço por pedaço, e ajustando as imperfeições... Imagina isso no Dom Casmurro, com duzentas e tantas páginas!
Obrigadão pela dica. Estou querendo digitalizar minhas aquarelas e estava quebrando a cabeça procurando um scanner A3. Agora posso comprar um A4 sem medo de ser feliz kkkkkk
Uau! Você me salvou! Adorei o video, a objetividade e sua generosidade em informar de onde partiu a dica originalmente. Ganhou uma seguidora! Avante e sucesso!
Mario e Janio, você salvaram a minha vida! kkk por pouco já estava me endividando pra comprar um scanner A3 kkkkk o que eu preciso mesmo é comprar um scanner melhor do que tenho aqui em casa, um guerrerinho que já está se aposentando. AULONA! ganhou uma seguidora.
Mandou bem Mário! Photomerge é mágico... hahah. Eu também sofria demais juntando e alinhando duas metades do A3. E pagar manutenção do Scanner A3 é como vender um rim. Sai melhor comprar outro scanner.
Oi, Hildo! Conversamos no Instagram sobre isso, mas vale ressaltar aqui pro pessoal que possa ter a mesma dúvida: Se não tem o Photoshop, vale pesquisar se o programa que vc usa tem algum tipo de merge, merging, algo assim. Porque é bem capaz que tenha.
Valeu, Pedro! O meu é um CanoScan Lide 100. É muito bom. Não conheço as marcas e modelos mais recentes, mas não tem como errar se vc comprar um scanner (que não seja multifuncional, acoplado à impressora), com abertura no lado menor do retângulo e que chegue a pelo menos 1200 dpi de resolução.
Top seu vídeo amigão muito bom! Vou fazer este seu método. Me dar uma dica por favor maestro Qual notebook vc indicaria para esse tipo de trabalho, de preferência um que vc já utiliza?
Oi, Rubem! Que bom que te ajudou! Eu não sei bem o que recomendar, cara. Eu trabalho num desktop da Dell que já dei upgrade recentemente. Tenta ver nessa tabela que sugere várias configurações boas pra trabalhar com arte digital (é de 2020. então pode estar meio defasada): docs.google.com/spreadsheets/d/1SkvCMuxEnhre0XjM2b-naQchzMofoLZNY-HmjdRss20/edit?usp=sharing
Excepcional!!!! Estava pesquisando sobre qual melhor scanner de mesa A4 e A3 pra comprar e deparei-me com esse seu vídeo que (também) era uma GRANDE dúvida minha: pois faço desenhos realistas em lápis grafite e sofro pra escanear artes em A3!! Ameeei sua dica!! mas tenho uma dúvida: Eu não tenho esse programa (acho que vc disse fotoshop) no meu computador, como faço pra ter / baixar esse programa? Vc pode me ajudar? E vc sabe me dizer qual o melhor scanner de mesa pra escanear desenhos realistas em lápis grafite? Tu acabas de ganhar mais um fã e inscrito!!!]Grande abraço do Artista Juan Carlos.
Oi, Juan! Tudo bem? Fico muito feliz de ter ajudado! Acho que posso te ajudar em algumas coisas. Vamos lá: - O Photoshop é o maior e mais completo programa de edição de imagens. É da Adobe. Eles têm outros programas importantes, mas o Photoshop, pra artistas visuais, é o mais indicado. Atualmente, para ter o programa por meios LEGAIS, vc teria que assinar o Creative Cloud, e acaba saindo meio caro. Uma opção são os programas open source, GRATUITOS e que costumam ser alternativas ótimas, como o GIMP e o KRITTA. Eu não tenho certeza se algum deles tem a função Photomerge que ensino no vídeo, mas vale testar. - Atualmente, eu diria que qualquer scanner tem resolução suficiente pra ser usado pra artes visuais, mas eu recomendo que não seja multifuncional, porque geralmente eles têm a tampa abrindo no eixo mais comprido e isso dificulta pra escanear papeis maiores que A3. Um scanner flatbed que escaneie pelo menos a 600 dpi (a maioria vai bem alem disso) e que abra a tampa no eixo mais curto seria ótimo. Eu uso um da Canon, como mostro no vídeo, que tem pelo menos uns 10 anos e continua excelente. - Sobre como escanear desenhos em grafite: vc precisa escanear seus trabalhos em no mínimo 300 dpi pra garantir que ele tenha qualidade para impressão no mesmo formato do original. Agora, as configurações vão variar de scanner pra scanner, seria o caso de vc ir testando e ajustando brilho, contraste, etc até achar a configuração ideal pro seu trabalho. Grafite, lápis de cor e aquarela são sempre mais chatinhos de escanear, mas vc pode procurar tutoriais pelo youtube que ensinam como fazer isso da melhor forma. - Vc disse pelo instagram que plastifica seus desenhos. Eu recomendo escanear antes de plastificar, porque o plástico pode gerar distorções e reflexos na hora de escanear, mas aí é mais suposição mesmo. Pode ser que não dê problema algum. Espero ter ajudado mais um pouco! Abraço e sucesso!
Muito obrigado, Mário!!!! Sim, irei fazer isso!! Vou comprar um scanner desses como o seu! O meu é um da Canon com impressora também e realmente atrapalha muito !! Obrigado mesmo!! Deus abençoe!!
Não tenho, faz muito tempo. Mas faça uma busca por aí, tem jeitos e jeitos de achar ;) Ah,e você pode fazer o mesmo processo em qualquer outro programa de edição de imagem, desde que tenham os mesmos recursos.
Sim! A lógica é a mesma, o processo também. Você pode tentar esse mesmo processo no scanner A4 e fazer 6 scans, como se fossem 2 A3. Depois photomerge em cada metade e depois das duas metades. É mais complicado mas pode funcionar. Eu já escaneei obras maiores que A3 e consegui montar depois
Que legal! E eu tenho uma dúvida, será que saberia me ajudar? Se eu tenho um desenho manual feito em A4 e quero fazer uma impressão dele em tamanho grande, tipo 150cm, basta eu escanear em 600 Dpis ou mais? Será que a imagem ficará em Boa resolução? Obrigada pelo vídeo!
Lesi, que bom que curtiu! Geralmente, formatos muuuito grandes não pedem resolução imensa, porque são feitos pra serem vistos meio de longe. Os outdoors que a gente vê na rua e na estrada, por exemplo, são muito legíveis de longe, mas de perto geralmente são um monte de retícula grande, hehe. Quando fiz meu banner pra eventos, com altura de 1,80m e largura de 1m, usei um arquivo nesse formato de 200 dpi, e o desenho original, A3, escaneado e tratado com 450dpi. Mas acredito que se fosse 300 dpi já dava. O mais importante, acredito, é que vendo essa impressão da distância "média", ela não pareça toda pixelada ou muito borrada.
Você está certo nas duas coisas. Tenho uma tablet, sim, e faço muito da minha arte atualmente no formato digital. Mas durante anos trabalhei em papel (lápis, arte-final e de vez em quando, cores e técnicas mistas), então precisava escanear esse material. Hoje em dia, tem muitos recursos digitais que simulam os efeitos de arte tradicional que eu gosto, então minha produção em papel diminuiu.
Uma outra solução para digitalizar com excelente definição sem o scanner A3 é a máquina fotográfica, uma boa e com capacidade de fotografar em raw. No caso de usar um papel 300g e querer vender o original sem pequenos amassados seria a solução. As maquinas fotográficas estão bem mais baratas que um scanner A3.
Fabio, realmente é uma boa alternativa. Afinal, era assim que faziam antes dos scanners e computadores. Mas apesar de uma.camera profissional poder ser mais barata que um.acanner A3, é mais caro qie um scanner A4 pelo que sei... Enfim, também vale lembrar que para fotografar uma obra é preciso acertar mto bem foco, abertura e velocidade, além da luz, que é muito importante. Não sei se para trabalhos em formato A3 em papel vale a pena. Para telas e formatos grandes acho que sim.
Oi Mário! Muito show seu vídeo, mas eu tentei fazer com a planta da minha casa mas não deu certo, você conseguiria me ajudar a entender o que pode ter acontecido? A planta está em pedaços, é uma folha grande dividia em 5 partes tamanho A4 e eu fiz o escaner das 5 partes separadas mas quando fui juntar elas não juntou
Oi, Marcelo! Pensei aqui e acho que sei oque pode ter dado errado. Esse truque só funciona se todas as folhas tiverem pelo menos um pouco do que tem nas folhas adjacentes. Se você escanear as folhas e não for assim, o Photoshop não encontra direito onde uma folha se conecta com a outra. Outra opção pode ser por causa do jeito que as folhas se conectam. Se as 5 ficarem em sequência, uma ao lado da outra, funciona melhor. Agora, se vc tem, por ex, 3 em cima e 2 embaixo, o ideal ºe vc fazer o photomerge primeiro nas de cima, depois nas debaixo, e por último com as duas partes. Espero que dê certo!
@@mariocau Obrigado pelo retorno Mário! Sabe que um tempo depois que mandei a mensagem para você eu pensei nisso também que o photoshop não está encontrando um traço do desenho para se conectar ao outro, acho que vou escanear as folhas pela metade só que daí vão ser 10 partes para que formem traços para o photoshop entender e conectar, vamos ver se dá certo, mais uma vez muito obrigado pelo retorno!
@@ericwendel7 Pra mim não, como era uma planta de uma casa então ele não encontrava as emendas, acho que tem que ser desenhos que ocupam bem a página como ele usa no exemplo, pra mim não deu certo não.
Josué, pesquisei rapidinho aqui e pelo que encontrei, não dá. O Clip Studio não tem o recurso de Photomerge, teria que fazer "manualmente", copiando e colando as partes escaneadas e ajustando até que tudo encaixe certinho.
Eu como faço desenho realsita a3. As vezes funciona. Mas tem vezes que não. Porquê cada etapa que eu faço eu gosto de salvar. Mas as vezes não consegue unir. As vezes quando dá certo, fica com uma sombra que eu tenho dificuldade de remover. Fica bem no meio do desenho...
Jornal, Às vezes quando escaneio também fica aquela sombra. É por causa do papel que sai do scanner, pega luz diferente. Isso acontece mais com papéis de gramatura mais alta, pode ser o seu caso. Uma coisa que faço aqui é colocar uma pilha de livros em cima da tampa do scanner, isso ajuda a afundar um pouco mais e melhora essa sombra. Ou possibilidade é de seu desenho ao ser escaneado durante o processo, não ter elementos que façam a ligação de uma faixa com a outra, como comento no vídeo. O PS não consegue, então, encontrar como unir as faixas. Pra resolver isso, você pode fazer um traço do topo à base da arte (e depois apagar, claro), para que o programa entenda que tem continuidade lá. Uma opção também seria, ao invés de escanear em três faixas, faça em 4. Ou até 5! Com mais "etapas", o PS vai conseguir juntar elas melhor.
@@mariocau eu utilizei a função photomerge no photoshop que ajudou bastante. mas tive que escannear em 4 partes, duas horizontais e duas verticais. por causa do esboço que fica claro para pegar as partes do meio com mais precisão. no meu caso o desenho é colorido, e scannear uma parte tendo conteúdo e a outra parte não fica um pouco difícil de unir, manualmente da um pouco de trabalho. mas deu certo aqui utilizando o photomerge e scanneando em 4 partes sem ficar aquela sombra.
Se for só scanner, como o meu, não imprime nada. Se você quiser um scanner + impressora, precisa comprar uma Multifuncional. Mas eu não recomendo se vc costuma escanear formatos A3, porque a tampa do scanner, nas Multifuncionais, dificulta o posicionamento de papel maior que A4. Eu, particularmente, por trabalhar com isso e preferir ter equipamentos confiáveis, prefiro ter um scanner e uma impressora separados. Espero ter ajudado!
Meu scanner tem a área de scaneamento mais baixa, então amassa o desenho ao baixar a tampa. É um epson fotográfico muito bom, mas tem esse inconveniente.
O meu também. É bem pouco, admito, mas ainda assim, tem um degrauzinho entre a moldura do scanner e o vidro. Pra evitar que a arte fique muito distorcida nessa "lombada", eu pressiono bem a tampa, ou até coloco uns livros em cima. Depois o Photosmerge resolve.
Renan, se vc tem um arquivo em A3 e quer converter pra A4, você pode usar o atalho Ctrl+Alt+I e mudar as dimensões do arquivo. A imagem vai diminuir junto. OU: Crie um novo documento em A4. Vá no arquivo A3, copie o conteúdo dele e cole no A4. A imagem vai aparecer maior, obviamente. Aí vc usa Ctrl+T e redimensiona a imagem colada até ficar no tamanho que vc quiser. Espero que ajude!
Então, eu tinha entendido que vc precisava transformar um arquivo A3 em A4. Mas se vc precisa escanear/digitalizar um A3 usando scanner A4, então é só seguir o que eu ensino no vídeo. Talvez seja um pouco mais complicado usando o scanner da impressora, porque a tampa abre do lado maior, mas acho que dá pra fazer, sim.
Achei isso aqui, talvez ajude se do meu jeito não funcionar: ruclips.net/video/9P7COwkvxXM/видео.html Não é a melhor forma, mas ele usa um scanner de multifuncional.
Bom dia amigo, o meu photoshop quando entro no photomerge, ele não abre e aparece uma menssagem de erro assim, (erro 22: windows não possui um construtor), por acaso voce Sabe como resolver esse problema? obrigado
Oi Ismael! Não sei explicar esse problema. Mas você pesquisou nos forums da Adobe? Eu fiz uma busca rapidinha e achei dois tópicos onde discutem isso. Aparentemente uma solução é reinstalar o programa, outra é apagar as preferências do Photoshop. Não sei se vai funcionar pra vc. Se quiser ver o post no forum, está aqui: community.adobe.com/t5/photoshop-ecosystem-discussions/cs5-error-22-window-does-not-have-a-constructor/m-p/2588012#M8918
Muito obrigada
Que bom que ajudei!
Em anos, o melhor video sobre o tema que ja vi, parabens! Muito util!
Obrigado pelo elogio! Fico feliz de ajudar!
Vc salvou minha vida.. rs estava há 2 dias tentando juntar as imagens
Que bom que deu certo! Fico feliz por isso. Abraço!
O jeito antigo que eu fazia para escanear um A3 era fazer emendas sobrepostas e hoje a tecnologia ajuda e agiliza muito esse processo.
Eu fazia assim também, demorava muito mais e sempre tinha que ficar ajustando detalhezinhos... O Photomerge é uma das poucas coisas que ainda me faz não migrar 100% pro Clip Studio.
Vou usar essa técnica para capas de disco vinil, obrigado.
Sucesso!
Esse video funciona até hoje, top demais, obrigado!!
Que bom que ajudou!
Cara, isso aí é o tipo de vídeo que é OURO demais. Hoje em dia tenho scaner A3, mas cara, quanto tempo já gastei escaneando Beladona por exemplo em 3 partes e juntando no photomerge hahaha Descobri esse e outros macetes numa comunidade do orkut que o dono era o Ibraim Roberson, acredita? hahaha
Que massa! Eu quebrei muito a cabeça e "investi" tempo demais em montar as páginas, pedaço por pedaço, e ajustando as imperfeições... Imagina isso no Dom Casmurro, com duzentas e tantas páginas!
MAN.. Q DICA VALIOSA, GRATO POR COMPARTILHAR..!!!
Fico feliz de ter ajudado, Wellington!
Maravilhoso!!! Já tinha escaneado em 2 antes de assistir ao vídeo, e deu muito certo tb. Obrigada d++++
Que bom que ajudou!
Janio salvou a sua vida e você a nossa! muito obrigada por compartilhar!
Que bom que eu e o Janio te ajudamos! Abraço!
Mano, eu estava cansado de desenhar em A4 e fazer quadrinhos pela mesa digital é muito mais cansativo. Valeu!
Que bom que ajudou!
Gosto do jeito e falas de suas explicações !
Muito bom!
Olha , que aula!!!
🙏🏼
Obrigado pelo vídeo, muito top a forma simples de explicar.
Que bom que foi útil! Valeu pelo comentário.
Obrigadão pela dica. Estou querendo digitalizar minhas aquarelas e estava quebrando a cabeça procurando um scanner A3. Agora posso comprar um A4 sem medo de ser feliz kkkkkk
Fico feliz de ajudar, Mariana! Confia que essa dica é de ouro.
Mario Cau seu bruxo! 🤣🤣🤣 Fazendo um "berebekan katabanda" com as imagens!! Sensacional dica! Vai salvar muita gente!! Muito bom! 👏👏👏👏👏👏
Hahaha, feitiçaria da boa!
@@mariocau AUhauahauh!!! Sempre muito boa, meu velho! Baita dica! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Sensacional! Salvou meu trabalho aqui! Obrigada por compartilhar!
Que bom que ajudou!
Uau! Você me salvou! Adorei o video, a objetividade e sua generosidade em informar de onde partiu a dica originalmente. Ganhou uma seguidora! Avante e sucesso!
Íldima, que bom que gostou do vídeo! Fico feliz em ajudar. E seja muito bem-vinda!
Excelente vídeo ! Muito obrigado ! Vou verificar se há uma função parecida no GIMP que é o que eu uso.
Obrigado! Depois volta aqui comentar se deu certo!
Obrigado! Depois volta aqui comentar se deu certo!
Muito bem. Essa dica me ajudou muito. Obrigado.
Que bom que ajudou! Fico feliz!
Mario e Janio, você salvaram a minha vida! kkk
por pouco já estava me endividando pra comprar um scanner A3 kkkkk o que eu preciso mesmo é comprar um scanner melhor do que tenho aqui em casa, um guerrerinho que já está se aposentando.
AULONA! ganhou uma seguidora.
Ah, que ótimo! Fico feliz que vc tenha aproveitado a aula, Bruna! Abração e seja muito bem-vinda!
Mandou bem Mário!
Photomerge é mágico... hahah. Eu também sofria demais juntando e alinhando duas metades do A3.
E pagar manutenção do Scanner A3 é como vender um rim. Sai melhor comprar outro scanner.
Valeu, cara! Que bom que curtiu! ;)
Show. Isso é perfeito. Obrigada
Que bom que foi útil!
Dica sensacional Mario! Muito obrigado por compartilhar fera!!!
Valeu, Luan! Fico feliz de ter ajudado. Abraço!
O melhor vídeo, parabéns
Valeu!
Sem palavras.
;)
Muito obrigado!!!
De nada! Fico feliz de ter ajudado. Abraço!
Thank you so much!!!!! You safe my life in this moment!!!
You're welcome, Anabel! Glad I could help. :)
Dica mais útil do mundo!
Que bom que curtiu!
Siiim, essa dica salva vidas kkkkkk
Que bom que ajudou!
Parabéns pela dica, ótimo vídeo, mas e quem não tem o programa Photshop para usar esse Photomarge???
Oi, Hildo! Conversamos no Instagram sobre isso, mas vale ressaltar aqui pro pessoal que possa ter a mesma dúvida: Se não tem o Photoshop, vale pesquisar se o programa que vc usa tem algum tipo de merge, merging, algo assim. Porque é bem capaz que tenha.
Mario, muito bom! Faz um aulão do Clip Studio Pro para mostrar seu fluxo de trabalho nele e as principais funcionalidades!
Valeu, Alessandro! Logo vem esse aulão, acho uma ótima ideia.
Gostei, obrigada pela dica!
Sempre às ordens. ;)
ótimo vídeo! Não conhecia o canal, seguindo!! Qual scanner vc recomenda?
Valeu, Pedro! O meu é um CanoScan Lide 100. É muito bom. Não conheço as marcas e modelos mais recentes, mas não tem como errar se vc comprar um scanner (que não seja multifuncional, acoplado à impressora), com abertura no lado menor do retângulo e que chegue a pelo menos 1200 dpi de resolução.
@@mariocau Beleza, querido! Muito obrigado :D
Top seu vídeo amigão muito bom! Vou fazer este seu método.
Me dar uma dica por favor maestro Qual notebook vc indicaria para esse tipo de trabalho, de preferência um que vc já utiliza?
Tô comessando agora a digitalizar meus trabalhos e tô perdidinho cara nesse assunto de digitalização...
Vai dar uma força massa prof
Oi, Rubem! Que bom que te ajudou!
Eu não sei bem o que recomendar, cara. Eu trabalho num desktop da Dell que já dei upgrade recentemente.
Tenta ver nessa tabela que sugere várias configurações boas pra trabalhar com arte digital (é de 2020. então pode estar meio defasada): docs.google.com/spreadsheets/d/1SkvCMuxEnhre0XjM2b-naQchzMofoLZNY-HmjdRss20/edit?usp=sharing
Ok amigão, muito obrigado msm pela atenção! vou dar uma olhada prof...
Top, obrigado!! So pra confirmar, qual o software exatamente esta usando pra fazer o merge? Salve!!
Adobe Photoshop mesmo.
Excepcional!!!! Estava pesquisando sobre qual melhor scanner de mesa A4 e A3 pra comprar e deparei-me com esse seu vídeo que (também) era uma GRANDE dúvida minha: pois faço desenhos realistas em lápis grafite e sofro pra escanear artes em A3!! Ameeei sua dica!! mas tenho uma dúvida: Eu não tenho esse programa (acho que vc disse fotoshop) no meu computador, como faço pra ter / baixar esse programa? Vc pode me ajudar?
E vc sabe me dizer qual o melhor scanner de mesa pra escanear desenhos realistas em lápis grafite?
Tu acabas de ganhar mais um fã e inscrito!!!]Grande abraço do Artista Juan Carlos.
Oi, Juan! Tudo bem? Fico muito feliz de ter ajudado! Acho que posso te ajudar em algumas coisas. Vamos lá:
- O Photoshop é o maior e mais completo programa de edição de imagens. É da Adobe. Eles têm outros programas importantes, mas o Photoshop, pra artistas visuais, é o mais indicado. Atualmente, para ter o programa por meios LEGAIS, vc teria que assinar o Creative Cloud, e acaba saindo meio caro. Uma opção são os programas open source, GRATUITOS e que costumam ser alternativas ótimas, como o GIMP e o KRITTA. Eu não tenho certeza se algum deles tem a função Photomerge que ensino no vídeo, mas vale testar.
- Atualmente, eu diria que qualquer scanner tem resolução suficiente pra ser usado pra artes visuais, mas eu recomendo que não seja multifuncional, porque geralmente eles têm a tampa abrindo no eixo mais comprido e isso dificulta pra escanear papeis maiores que A3. Um scanner flatbed que escaneie pelo menos a 600 dpi (a maioria vai bem alem disso) e que abra a tampa no eixo mais curto seria ótimo. Eu uso um da Canon, como mostro no vídeo, que tem pelo menos uns 10 anos e continua excelente.
- Sobre como escanear desenhos em grafite: vc precisa escanear seus trabalhos em no mínimo 300 dpi pra garantir que ele tenha qualidade para impressão no mesmo formato do original. Agora, as configurações vão variar de scanner pra scanner, seria o caso de vc ir testando e ajustando brilho, contraste, etc até achar a configuração ideal pro seu trabalho. Grafite, lápis de cor e aquarela são sempre mais chatinhos de escanear, mas vc pode procurar tutoriais pelo youtube que ensinam como fazer isso da melhor forma.
- Vc disse pelo instagram que plastifica seus desenhos. Eu recomendo escanear antes de plastificar, porque o plástico pode gerar distorções e reflexos na hora de escanear, mas aí é mais suposição mesmo. Pode ser que não dê problema algum.
Espero ter ajudado mais um pouco! Abraço e sucesso!
Muito obrigado, Mário!!!! Sim, irei fazer isso!! Vou comprar um scanner desses como o seu! O meu é um da Canon com impressora também e realmente atrapalha muito !! Obrigado mesmo!! Deus abençoe!!
Nossa que legal ficou perfeito, você tem o link do Photoshop que você usou? para eu baixar
Não tenho, faz muito tempo. Mas faça uma busca por aí, tem jeitos e jeitos de achar ;)
Ah,e você pode fazer o mesmo processo em qualquer outro programa de edição de imagem, desde que tenham os mesmos recursos.
Dica valiosa. Uma pergunta, consigo usar scaner A3 por exemplo e fazer o inverso para copiar um desenho q está em A2?
Sim! A lógica é a mesma, o processo também. Você pode tentar esse mesmo processo no scanner A4 e fazer 6 scans, como se fossem 2 A3. Depois photomerge em cada metade e depois das duas metades. É mais complicado mas pode funcionar. Eu já escaneei obras maiores que A3 e consegui montar depois
Que legal! E eu tenho uma dúvida, será que saberia me ajudar? Se eu tenho um desenho manual feito em A4 e quero fazer uma impressão dele em tamanho grande, tipo 150cm, basta eu escanear em 600 Dpis ou mais? Será que a imagem ficará em Boa resolução? Obrigada pelo vídeo!
Lesi, que bom que curtiu!
Geralmente, formatos muuuito grandes não pedem resolução imensa, porque são feitos pra serem vistos meio de longe. Os outdoors que a gente vê na rua e na estrada, por exemplo, são muito legíveis de longe, mas de perto geralmente são um monte de retícula grande, hehe.
Quando fiz meu banner pra eventos, com altura de 1,80m e largura de 1m, usei um arquivo nesse formato de 200 dpi, e o desenho original, A3, escaneado e tratado com 450dpi. Mas acredito que se fosse 300 dpi já dava.
O mais importante, acredito, é que vendo essa impressão da distância "média", ela não pareça toda pixelada ou muito borrada.
top!!!
Valeu, Renato!
Stonks dms😎
Valeu!
no caso vc tem uma Pan display, nao seria melhor fazer a arte toda digital? ou vc quer manter alguma textura que no digital nao da pra chegar?
Você está certo nas duas coisas. Tenho uma tablet, sim, e faço muito da minha arte atualmente no formato digital. Mas durante anos trabalhei em papel (lápis, arte-final e de vez em quando, cores e técnicas mistas), então precisava escanear esse material.
Hoje em dia, tem muitos recursos digitais que simulam os efeitos de arte tradicional que eu gosto, então minha produção em papel diminuiu.
Like 👍👏
Valeu!
Você tem alguma impressora com scaner A3 para indicar?
Não conheço impressora + scanner A3, Elaene... Fico devendo essa dica. Sei que tem scanner e impressoras A3, mas como equipamentos separados.
Uma outra solução para digitalizar com excelente definição sem o scanner A3 é a máquina fotográfica, uma boa e com capacidade de fotografar em raw. No caso de usar um papel 300g e querer vender o original sem pequenos amassados seria a solução. As maquinas fotográficas estão bem mais baratas que um scanner A3.
Fabio, realmente é uma boa alternativa. Afinal, era assim que faziam antes dos scanners e computadores. Mas apesar de uma.camera profissional poder ser mais barata que um.acanner A3, é mais caro qie um scanner A4 pelo que sei...
Enfim, também vale lembrar que para fotografar uma obra é preciso acertar mto bem foco, abertura e velocidade, além da luz, que é muito importante. Não sei se para trabalhos em formato A3 em papel vale a pena.
Para telas e formatos grandes acho que sim.
Oi Mário! Muito show seu vídeo, mas eu tentei fazer com a planta da minha casa mas não deu certo, você conseguiria me ajudar a entender o que pode ter acontecido? A planta está em pedaços, é uma folha grande dividia em 5 partes tamanho A4 e eu fiz o escaner das 5 partes separadas mas quando fui juntar elas não juntou
Oi, Marcelo! Pensei aqui e acho que sei oque pode ter dado errado. Esse truque só funciona se todas as folhas tiverem pelo menos um pouco do que tem nas folhas adjacentes. Se você escanear as folhas e não for assim, o Photoshop não encontra direito onde uma folha se conecta com a outra.
Outra opção pode ser por causa do jeito que as folhas se conectam. Se as 5 ficarem em sequência, uma ao lado da outra, funciona melhor. Agora, se vc tem, por ex, 3 em cima e 2 embaixo, o ideal ºe vc fazer o photomerge primeiro nas de cima, depois nas debaixo, e por último com as duas partes.
Espero que dê certo!
@@mariocau Obrigado pelo retorno Mário! Sabe que um tempo depois que mandei a mensagem para você eu pensei nisso também que o photoshop não está encontrando um traço do desenho para se conectar ao outro, acho que vou escanear as folhas pela metade só que daí vão ser 10 partes para que formem traços para o photoshop entender e conectar, vamos ver se dá certo, mais uma vez muito obrigado pelo retorno!
@@marcelovictorvassoler1532 deu certo?
@@ericwendel7 Pra mim não, como era uma planta de uma casa então ele não encontrava as emendas, acho que tem que ser desenhos que ocupam bem a página como ele usa no exemplo, pra mim não deu certo não.
Será se da pra fazer isso no clip Studio paint
Josué, pesquisei rapidinho aqui e pelo que encontrei, não dá. O Clip Studio não tem o recurso de Photomerge, teria que fazer "manualmente", copiando e colando as partes escaneadas e ajustando até que tudo encaixe certinho.
Eu como faço desenho realsita a3. As vezes funciona. Mas tem vezes que não. Porquê cada etapa que eu faço eu gosto de salvar. Mas as vezes não consegue unir. As vezes quando dá certo, fica com uma sombra que eu tenho dificuldade de remover. Fica bem no meio do desenho...
Jornal, Às vezes quando escaneio também fica aquela sombra. É por causa do papel que sai do scanner, pega luz diferente. Isso acontece mais com papéis de gramatura mais alta, pode ser o seu caso. Uma coisa que faço aqui é colocar uma pilha de livros em cima da tampa do scanner, isso ajuda a afundar um pouco mais e melhora essa sombra.
Ou possibilidade é de seu desenho ao ser escaneado durante o processo, não ter elementos que façam a ligação de uma faixa com a outra, como comento no vídeo. O PS não consegue, então, encontrar como unir as faixas. Pra resolver isso, você pode fazer um traço do topo à base da arte (e depois apagar, claro), para que o programa entenda que tem continuidade lá.
Uma opção também seria, ao invés de escanear em três faixas, faça em 4. Ou até 5! Com mais "etapas", o PS vai conseguir juntar elas melhor.
@@mariocau eu utilizei a função photomerge no photoshop que ajudou bastante. mas tive que escannear em 4 partes, duas horizontais e duas verticais. por causa do esboço que fica claro para pegar as partes do meio com mais precisão. no meu caso o desenho é colorido, e scannear uma parte tendo conteúdo e a outra parte não fica um pouco difícil de unir, manualmente da um pouco de trabalho. mas deu certo aqui utilizando o photomerge e scanneando em 4 partes sem ficar aquela sombra.
Que bom que deu certo! É melhor do que ficar tentando juntar tudo à mão, né?
Mi no entender Taka Taka pero si entender video 👍
Gracias!
Scanner imprime folhas a4?
Se for só scanner, como o meu, não imprime nada. Se você quiser um scanner + impressora, precisa comprar uma Multifuncional. Mas eu não recomendo se vc costuma escanear formatos A3, porque a tampa do scanner, nas Multifuncionais, dificulta o posicionamento de papel maior que A4.
Eu, particularmente, por trabalhar com isso e preferir ter equipamentos confiáveis, prefiro ter um scanner e uma impressora separados.
Espero ter ajudado!
Meu scanner tem a área de scaneamento mais baixa, então amassa o desenho ao baixar a tampa. É um epson fotográfico muito bom, mas tem esse inconveniente.
O meu também. É bem pouco, admito, mas ainda assim, tem um degrauzinho entre a moldura do scanner e o vidro. Pra evitar que a arte fique muito distorcida nessa "lombada", eu pressiono bem a tampa, ou até coloco uns livros em cima. Depois o Photosmerge resolve.
@@mariocau outro problema é que só uso o Gimp, vou tentar mas sempre deu erro ao juntar, não tem jeito.
Como eu faço com um documento em A3 sendo que eu quero passar ele pra uma A4?
Renan, se vc tem um arquivo em A3 e quer converter pra A4, você pode usar o atalho Ctrl+Alt+I e mudar as dimensões do arquivo. A imagem vai diminuir junto.
OU: Crie um novo documento em A4. Vá no arquivo A3, copie o conteúdo dele e cole no A4. A imagem vai aparecer maior, obviamente. Aí vc usa Ctrl+T e redimensiona a imagem colada até ficar no tamanho que vc quiser.
Espero que ajude!
@@mariocau Eu consigo fazer isso colocando o documento no scanner da impressora normal?
Então, eu tinha entendido que vc precisava transformar um arquivo A3 em A4.
Mas se vc precisa escanear/digitalizar um A3 usando scanner A4, então é só seguir o que eu ensino no vídeo. Talvez seja um pouco mais complicado usando o scanner da impressora, porque a tampa abre do lado maior, mas acho que dá pra fazer, sim.
Achei isso aqui, talvez ajude se do meu jeito não funcionar: ruclips.net/video/9P7COwkvxXM/видео.html
Não é a melhor forma, mas ele usa um scanner de multifuncional.
Bom dia amigo, o meu photoshop quando entro no photomerge, ele não abre e aparece uma menssagem de erro assim, (erro 22: windows não possui um construtor), por acaso voce Sabe como resolver esse problema? obrigado
Oi Ismael! Não sei explicar esse problema. Mas você pesquisou nos forums da Adobe? Eu fiz uma busca rapidinha e achei dois tópicos onde discutem isso. Aparentemente uma solução é reinstalar o programa, outra é apagar as preferências do Photoshop. Não sei se vai funcionar pra vc. Se quiser ver o post no forum, está aqui: community.adobe.com/t5/photoshop-ecosystem-discussions/cs5-error-22-window-does-not-have-a-constructor/m-p/2588012#M8918
E a outra, aqui: community.adobe.com/t5/photoshop-ecosystem-discussions/error-22-window-does-not-have-a-constructor/td-p/2816331
Muito Obrigado