Vim deixar uma contribuir de um teste que fiz. Pinguei uma gota de smoove, ppw e elephant no fundo de uma panela de alumínio e deixei secar por 16hrs. Uma vez seco, joguei pó de café e farinha de trigo, para simular areia e poeira respectivamente. Resultados, o smoove foi o que menos grudou, seguido pelo elephant e por último o ppw, porém uma corrente não está estática, então friccionei um dedo em cada lubrificante, onde smoove e elephant se comportou idêntico, soltando quase toda a sujeira, o ppw nessa fricção já saiu. Pra simular a chuva pus em baixo da torneira com água corrente e novamente smoove e elephant se igualaram, nessa o ppw já tinha ido embora. Agora restou friccionar em baixo da água corrente, e por incrível que pareça o elephant foi o que saiu o restante da sujeira primeiro que o smoove, e também resistiu mais tempo sendo friccionado. Ainda não testei na corrente se todos esses benefícios se comprovam. Um ponto que o elephant deverá perder para o smoove é que ele é muito espesso, dificultando a penetração nos elos.
sem contar que o elephant é bem mais barato. eu estava olhando ele e vou comprá-lo em breve. irei testar o ppw também para ver qual se sai melhor. atualmente estou usando o s-wax branco e ele é bom, porém é um pouco mais caro. se nem o elephant e o ppw me agradarem, vou ter que ir para o squirt, um pouco mais caro, porém todo mundo fala que ele é muito bom, e mais barato um pouco que o smoove.
Gostei muito Pra Me o melhor vídeo falando sobre esse tema óleos lubrificante Deixo aqui minha gratidão a você por trazer pra nós essas indicações é informações é também um pouco da sua experiência com todos eles,um forte abraço.
Parabéns pelo vídeo . Sou ciclista amador a mais de 20 anos já. Sempre usava os óleos tradicional da época . Muita coisa mudou de uns tempos pra cá. Acho que a vida de todos ficou muito fácil e limpa kkk com a vinda das ceras. Tive oportunidade de usar toda as ceras já . E depois que conheci e ajudei a desenvolver a elephant uso e recomendo produto nacional de custo benefício muito bom. Empresa preocupada com interesses ambientais e calsas sociais por isso minha recomendação . No MTB. Consigo facilmente gira ,sem reaplicar 100 a 120 Kms. No seco em terreno pesado. Na speed já cheguei a fazer mais de 300 kms sem reaplicar . Gratidão .Deus abençoe a todos.
Já usei o Finish Line, o Muc-off, usei o Squirt bastante tempo e posso garantir que esse último faz sua corrente durar muito, aliás, ainda uso a mesma corrente de muitos anos atrás na segunda bike. Mas o Smoove foi o único que me fez não sentir falta do Squirt. É incrível esse lubrificante. Minha corrente ainda tem as mesmas medidas, mesmo já tendo 6 anos. E eu não sou desses caras que limpa a corrente toda vez que chega em casa. Eu raramento a limpo, só reaplico, mas continua novinha. Smoove e Squirt são com certeza os melhores do mundo até o momento. Valem à pena o investimento.
Nunca imaginei que teria que reaplicar a cera depois de tantas horas. Eu só faço isso a cada 1x na semana quando lavo a bike. Se fosse trocar a cada 6 hra de pedal eu teria que fazer isso pelo menos a cada dois dias
atualmente estou usando o s-wax comum tanto na speed como na mtb. na mtb o resultado foi excelente, a corrente não sujou de maneira alguma e a lubrificação dura em torno de 40km tranquilamente em trilhas. já na speed, como eu usei bastante esse óleo verde da finish line no inverno, ao passar para a cera o resultado não ficou bom, pois a corrente ficou com óleo impregnado, mesmo fazendo o processo de descontaminação a corrente não ficou mais a mesma, suja bastante mesmo com cera. a minha dica é, se você gosta de corrente limpa, use sempre a cera desde os primeiros quilômetros da corrente, pois assim ela vai ser tratada apenas com cera e vai ter uma longevidade maior, já usando o óleo, ele contamina a corrente, e uma vez que se usa óleo, já era, pode esquecer aquela corrente que ela nunca mais vai ficar limpa da forma que era antes de usar o óleo. sem contar que corrente limpa, tende a ter um desgaste bem menor e também um melhor desempenho.
Sempre limpo minha relação a seco após o pedal para remover resíduo de lubrificante misturado com sujeira. Uso uma escova com cerdas mais macias (escova de engraxate), pois acho que ela alcança melhor cavidades nas engrenagens. É possível ver a poeira preta da mistura "sujeira + lubrificante" caindo no chão. Tenho usado o lubrificante de cera premium da Algoo para lubrificar a corrente e aplico depois dessa limpeza. Ele é bem mais barato e tem me atendido bem nos pedais em torno de 40 km com bastante poeira e tempo seco nas trilhas. Se não tiver muita poeira ele dura bem mais que isso. Uma observação: apenas reaplicar o lubrificante sem fazer essa limpeza faz acumular muita sujeira e a sensação de que o lubrificante não está durando é maior. Obviamente de tempos em tempos faço uma limpeza mais pesada usando água e desengraxante.
Usei finish line, nunca pensei em trocar, tentei usar Smoove, lavei a bike a corrente com desengraxante, uso a máquina de lavar corrente da park tool, deixei secar depois de tirar o desengraxante com água e apliquei o Smoove, não durou 20 km e a corrente começou a fazer muito barulho, tentei mais 3x, insisti tanto que fiquei com medo de perder a corrente. Voltei para finish line. Talvez o Smoove funcione depois de passar ar comprimido, mas não tenho esse recurso em casa.
Cristian, eu uso o Smoove a mais de 2 anos, comecei a assim que lançou, hj aprendi a usar vendo um video de explicação do proprio fabricante, e consigo rodar cerca de 250 km sem reaplicação. Quando atinge esse km ou proximo eu ja lavo a relação toda e reaplico, consegui rodar com uma corrente mais de 4000km
@@wxdrones sim, porem sem ser em período de chuva, e aplicando como o fabricante orienta a passar, da uma olhada nesse link. ruclips.net/video/OjFBe9pKIRg/видео.html
Olá, sou novato no pedal, tenho usado o smove. Não sei se uso corretamente, mas fica muito resíduo. Uso sempre com a corrente limpa ( ao menos na teoria ), seca e pelo menos um dia antes. Estou usando desde janeiro de 2023, com isso sempre o clima está húmido, mas nunca peguei chuva com ele. Noto que praticamente não gruda terra, mas depois de 20, 30 km fica uma borra preta...
Estou no Tectire achei bem honesto pelo preço, tenho ele cera e cerâmica. Ainda não entendo o que seria tempo úmido. Seria quando vai pegar agua direto ou somente não ter poeira (talco) nos estradões da vida?. Por enquanto só usei o de cera e atendeu bem em relação a barulho. O cerâmica apliquei ontem e ainda não pedalei, mas achei que não lubrificou bem ainda está fazendo barulho de metal... Muito bom o video..
Entre os óleos de cera eu gostei muito de Squirt, Session, Smoove, Solifes. Dentre eles o que tem melhor custo benefício foi o Session, preço melhor e bate de frente como resto. O Elephant lube cera achei horrível, junta uma sujeirada e depois que seca e vc pedala ele vasi descascando um monte de pó, é estranho, dura pouco. Dos óleos pra aplicação imediata eu uso o Solifes normal, não cera, preço bom, dura uma boa distância e se tirar o excesso das roldanas e coroa ele não gruda muita sujeira.
Eles tem bons produtos, o de cera deles é top, o seco pra road vai bem... o problema é que muita gente usa o verde (umido) para tempo seco. Daí gruda muito mesmo. Será que n é isso ?
@@segredosmtb eu discordo, depois que mudei para cera só aí consigui perceber a baixíssima qualidade dos Finish Line - limpeza e proteção da corrente. Na minha opinião são lubes ultrapassados, inclusive mto atrás dos bons lubes brasileiros.
Pedalo de MTB, há uns 2 anos por aí, em trilhas com muita poeira, barro e areião em treinos bem longos. Eu só usava as ceras ALGOO sempre no dia anterior, mas não gostei do desempenho do produto, a corrente sempre parecia estar ressecada e endurecida. Além disso, passei a usar também um pouco de óleo lubrificante SINGER em partes específicas, que após cada treino retiro completamente na limpeza da bike para aplicação da cera que uso normalmente. No momento estou usando uma cera da marca X-TIME e tem sido bem melhor em termos de economia e desempenho do produto nas peças. Acho importante se saber usar não só as ceras, mas os demais produtos que também possam funcionar na lubrificação. Quero testar as ceras SMOOVE em breve. Boa explicação cara. Like garantido.
Uso smoove conforme o fabricante indica porém não acho que ele aguenta 250 km sem retocar não. Pedais que a relação pega água ( úmido) esquece o smoove, já me deixou na mão nos 10 primeiros km da chuva . Sua sugestão de usar um óleo sem ser cera e úmido é top.. vou comprar o finish LINE para testar . Valeu pela dica
rpz... acabei de ver os preços dos oleos da marca citada no video...e assim se vale apena? deve valer por conta do preço altissimo gera um receio em gastar para ter uma lubrificaçao em que deve ser mais ou menos satisfatoria para mim,eu uso cera e sempre usei desde o meu inicio de carreira e n vejo uma boa lubrificaçao no ambiente umido que me faz partir para o oleo lubrificante que resiste mais a agua porem acumula sujeira mas sigo os requisitos essencias de sempre manter a relaçao limpa o mais rapido possivel pos prova e isso me vem trazendo um belo custo beneficio que faz a relaçao durar ate anos.
Usei lubrificante oleosos por muito tempo, inclusive utilizei o próprio óleo 2 tempos. O que me fez parar de utilizar óleos convencionais foi quando fui morar em apartamento e já não dava pra ficar lavando a bike sempre, e nem ficar aquele cheiro de gasolina da limpeza ( sim, apesar de dizerem que gasolina ferra com tudo, utilizei por quase 20anos e nunca tive problemas). O primeiro lubrificante seco que utilizei foi o finish LINE cerâmica (horrível, uma água, nao dura nada, mas também não suja nada), em seguida o tectire 50( o nome já diz:50 km no asfalto e junta um pouco de borra); depois veio o squirt ( muito top, sem reclamações) e por último veio o smoove ( ligeiramente melhor em todos os aspectos que o squirt). Estou a espera do PPW, depois de um vídeo que assisti de um usuário comparando em um teste laboratorial caseiro ( se podemos chamar assim) ele com smoove se comportou bem próximo, custando uma fração dele.
Otima análise e bem explicado. Penso que um dos maiores problemas seja a falta de informação e conhecimento. Vejo tantos colegas não sabem nem qual a pressão ideal dos pneus, quanto mais de lubrificação. A maioria vai pelo preço mesmo. Eu utilizo o Squirt há mais d 5 anos e não tenho do que reclamar. Porém, funciona muito bem no seco. A relação não gruda sujeira e fica sempre limpinha. No MTB chega fácil aos 100km, e na road rodo mais de 200km sem as correntes reclamarem. O que me desestimula no Smoove, é seu alto valor, quase o dobro do Squirt, que também é caro. Já utilizei várias outras marcas que prometem muito, mas emporcalham a relação, gruda tudo que encontra pela frente. Vejo os videos de tantos outros colegas seu sobre lubrificantes, e como voce, todos continuam chamando os lubrificantes de cera, PTFE, etc., de óleo. Precisam alterar essas falas. Esses lubrificantes sintéticos não são óleos. Pelo menos pra mim, óleo vem do petroleo ou é mineral. Abraço,
Salve Doc... Finish Line Seco e Úmido são excelentes, sobre os de Cera... saí do Tec-Tire para S-Wax, usei bastante Algoo (rótulo azul e preto), S-Wax biodegradável base de carnaúba não dura tanto como o Algoo, agora o campeão custo beneficio tá sendo o Tec-Tire Premium (rótulo preto) 27,00$ / 90ml fazendo 80km na seca.
Esse Tec Premium, rodei 80km, só reapliquei porque ia fazer 100km no outro dia e aguentava bem mais! Além de junta menos sujeira do que o smoove. Custo x Benefício melhor que o smoove, durabilidade igual, pelo menos pra mim!
Outra coisa que é importante com QUALQUER tipo de óleo: tirar o excesso das roldanas do câmbio e da coroa do pedivela. Fazer isso depois da aplicação ajuda MUITO a não acumular a sujeira na relação.
Usei o da Elephant, em um pedal de 8h de speed e aguentou perfeitamente. Formou pouca borra e não reapliquei. Não arrependi da compra mas vou experimentar o squirt. Valeu pelas dicas.
Concordo plenamente Cristian. Uso Smoove aplicado um dia antes para situações extremas. Na speed não aplico muito, pois não é necessário e evita acúmulo de resíduos. O lubrificante gruda tanto que até o mecânico pena para lavar a relação rsrsrs...
Amigo, tenho acompanhadoos seus videos há muito tempo, e lha admiro. Como sou um Ciclista Senior (71 anos) e há 16 pedalando. Gostaria de dicas para aqueles ciclistas urbanos que fazem um giro de 01 a 02 hs no asfalto. Necessito limpar a corrente a cada rolé ? Preciso limpar a corrente e lubrificar com que frequência e se no giro pegar uma fotte chuva, o que fazer ? Desde já agradeço, Paulo Fayão
Muito bom esse vídeo , principalmente eu que faz 3 messes que comecei a pedalar . vou começar a ter outros óleos , nunca prestei atenção nisto que estou acabando com o meu ouro kkk ,vou compra um pra semana e o ouro vou deixa mesmo pra pedaladas longas tb uso smoove , assistindo seu vídeo acabar de crer que estou gastando dinheiro atoa kkkk . Obrigado pelo vídeo bem explicativo .
sempre usei o finish line úmido.... há uns 15, 16 anos..... uma gota por elo e a corrente ficava até sem os resíduos.... muito top. há 3 anos comprei o SMOOV pq o vendedor falou que era ótimo..... (mas não explicou sobre a véspera) e eu achei horrível. Encostei o smoov e continuei com o finish line, até que há 4 meses, conversando com o mesmo vendedor falamos sobre lubrificantes e falei que o smoov era uma b.... nessa hora ela falou sobre a aplicação na véspera. Tentei e adorei. Infelizmente falta muita informação na hora da venda. Compramos e desperdiçamos....
Tenho uma tarmac sl4 sport com grupo 105, ja rodei ate hoje 01/09/2020 52,231 km em 3 anos e 9 dias e , com 33,000 km troquei toda a relação, so uso corrente KMC X11 e troco aproximadamente cada 6000 km, marco todas peças quando troco e lavo a bike a cada 1500 km a 2000 km .
Depois do pedal de um dia de lama pós chuva, como retirar aquela areia da relação e sujeira de graxa, alguma dica, para limpar antes da lubrificação, ole disel pode ? como desengraxante ?
Bakana conterrâneo, entao eu utilizo o "Algoo " a mais ou menos 6 anos. O pedal de maior tempo e percurso (misto) com 1600 metros de elevação 110 kms nao precisei de fazer 2 lubriificações minha corrente está com 2800 km já está com um desgaste bem acima de 075. Geralmente sou bem diciplinado, chego dos meus pedais lavo a relação e ja a deixo lubrificada. Beleza. Espero ter ajudado. Ps: o lubrificante é para seco.
Boa noite pessoal. Li os comentários diversos sobre o lubrificante ideal para a relação. Dessa coletânea verifico que é necessário uma diciplina e conhecimento sobre o produto e como utilizalo corretamente. Sou ciclista amador com média mensal de 250 kms...minha relação tem boa durabilidade já fiz 2 trocas de corrente e sempre utilizando o lubrificante algoo.
Boa tarde, uso o Squirt a 3 anos estou com 4000 km na corrente com 25% de desgaste todo treino finalizado limpo espero secar e reaplico de uma a duas voltas pouca quantidade percebo que a passagem de marcha fica muito suave e ontem comprei o Finish Line Seco Teflon irei iniciar o teste hoje apos indicações, obrigado pelo conteúdo..bons treinos e muito foco, abs
Olá, eu uso sempre o Elephant e gosto da sua aplicação, só que nos pedais longos tipo uns 30 km, já tem que limpar quando chegar em casa. Eu botei hoje e andei 26 km e já tive que limpar, tirar o excesso. Mas fora isso muito bom!
Um bom lubrificante faz toda a diferença, mas saber quando e como usar cada tipo faz mais diferença ainda, ter o conhecimento prévio do tipo de terreno e da previsão do tempo ajuda muito na escolha. De cera uso o Bio Lube, óleo seco gosto do Finsh Line e úmido uso o Durablot.
Eu uso o squirt mas vou testar os outros. Bom vídeo, bacana, com excelentes dicas. Seria legal fazer um vídeo sobre como perceber momento de retocar durante o pedal, tipo quais os sintomas a bike pode apresentar. Mas no mais ótimas dicas.
Estou usando a cera S Wax da Session atualmente.. A durabilidade é boa: só usei em pedais de 50km e não faltou. Na hora de limpar, achei bom pq sai a sujeira facilmente e pq os componentes dessa cera não deixam nada grudar no metal da corrente. Já usei o Smoove também, e você consegue rodar mais km com ele além de deixar a relação da bike mais limpa depois do pedal, mas na hora de você fazer a limpeza eventualmente é osso!!! O preço hoje em dia do Smoove não tá nada convidativo, então este foi mais um motivo para ter ido no nacional S Wax dessa vez.
Cristian, parabéns pelo vídeo, fiquei na dúvida..Vc disse que por exemplo sai pra pedalar com um óleo de cera Elefante, mas esse não rende 5hs.. ao mesmo tempo vc disse que os óleos de cera tem que ser aplicados com anteced, ok? Então, para reaplicação no pedal, qual óleo vc utiliza sendo que já vinha usando um de cera? Obrigado aí pela atenção de sempre!!
Isso mesmo, Fábio. Bela OBS: "pra chegar em casa" prefiro retocar o de cerma mesmo a misturar com outro princípio. Como raros são os pedais acima de 5h, #TôRelax :D Vlw!
Aprendi com SMTB a por óleo na bike um dia antes do pedal. Uso o Finish Line. Vou testar um da Solifes que promete 100 km sem necessitar renovar. Abraço
Minha experiência com lubrificantes a base de cera não foi das melhores, observei que mesmo com pouco tempo de uso esses lubrificantes têm uma vida útil curtíssima, como se não bastasse, a cera se acumula nas polias, formando uma crosta que deixa sua corrente pesada, prejudicando seu desempenho. Nessa crosta de cera acumulada nas suas polias, ficam grudados aqueles minúsculos grãos de areia, que vão moer a sua relação. Parei a tempo com esse tipo de lubrificante e voltei para o velho e bom Finish Line, que além de não formar nenhum tipo de crosta em qualquer parte da relação da sua bike é infinitamente superior no quesito lubrificação, além de durar muito mais que qualquer tipo de lubrificante a base de cera. E a propósito, o meu Finish Line é das antigas, acho que o meu eu comprei ha uns vinte anos, no mínimo.
@Segredos Do Mountain Bike Moro no nordeste e os passeios que faço são em terreno onde asfalto é predominante. Areia fofa e seca (areia da praia) em pequenos trechos. Dito isso eu uso sempre a cera de corrente da Session S-Wax e tenho uma dúvida: após uns 150km eu lavo a relação (devido a resíduo) com CIF desengordurante de cozinha e aplico M1 - o uso desse produto da Starret prejudica ou empobrece a ação da cera?
Fala Doutor! Tenho feito uma maratona dos seus vídeos kkk. Poderia fazer um vídeo, limpando a relação e aplicando o óleo. Assim como eu, tenho certeza que várias pessoas tem um pouco de dúvidas em relação a isso. Abçs.
Também tenho usado o tec 50, e gostei muito,boa durabilidade bem aplicado dura 100km tranquilo,no caso de umido ja nao tem a mesma eficiencia, bom custo beneficio!
Cristian, obrigada mais uma vez pela contribuição sempre! Adquiri recente o hábito do pedal e trouxe junto minha curiosidade sobre tudo que envolve. Um ponto é sobre a lubrificação. Pedalo Mtb. Dia sim, dia não, variando entre treino de um dia com elevação em asfalto e outro terra! Lavo a relação toda vez que vou na estrada. Desengraxante, escova, agua - só relação). Na sequência, (após secar a corrente) aplico finish line úmido. Está correto? Um pingo pra cada elo, dura em torno de quantos km nesse tipo de situação? Valeu!
Já usei o Squirt, Finish Line de vários tipos e atualmente uso o Finish Line Ceramic Wax. É a base de cera e micro partículas de cerâmica e não forma nenhuma borra. Corrente sempre limpa. Tem que aplicar pelo menos 1 dia antes e tem uma versão pra tempo seco e outra pra úmido. Como eu já chego pós pedal e limpo a relação, a bike tá sempre pronta pra próxima.
Ola Meu amigo Sou apenas amante de passeios de bike na cidade, mas cuido da minha MTB bike. Nao ando em trilhas Para mim seria então o finishline seco ?? Grande abraço. e sucesso.
Boas dicas, eu comprei o kit de limpeza finish Line com óleo seco e desengraxante. Como demonstrou sobre óleos, gostaria de ver vídeo sobre desengraxantes. Um abraço
E para uso no dia a dia qual óleo você recomenda. Tem algum óleo que posso aplicar uma vez no mês? Por exemplo digamos que um óleo dura em média 100km em determinadas condições. Digamos que vou para o trabalho todos os dias nas mesmas condições a soma de todas idas e voltas ao trabalho num mês dariam uns 90 km. Então eu só precisaria por óleo na corrente uma vez por mês?
Cristian para mim que ando mais estradão de poeira e seco e media de 50 a 70 km uso só o squirt aguenta bem mas deixa muito resíduo nas roldanas.Vou mudar para o Smoove.
Muito boas dicas.Uso o da Smoove(padrão Ouro)na MTB e o da Session(padrao Prata) na ROAD.E permita-me acrescentar q qdo usar os a base de óleos e for usar os de base de cera fazer desempreguinacao da corrente.Vlw
O smoove não tem igual... Excelente!!! O problema é o preço. E sugestão: o rendimento do smoove que estou usando, melhorou após uma lavagem minuciosa da corrente com querosene. Retirou todas as impurezas da corrente, lavei com água e sabão para retirar o querosene e apliquei o smoove. A produção de borra na corrente diminuiu 90%, mantendo a corrente bem mais limpa.
Recomendo o PPW, mesmo nível do smoove e do squirt, porém com o preço lá embaixo. Paguei R$117,00 em 3 fracos de 120ml já com frete grátis por estar comprando 3 fracos. Não tenho nada do que reclamar.
Gosto muito do smoove mas junta muita sujeira. Para uma pedal curto uso um de facil limpeza e mais barato . Ganhei esse Elefanth e gostei muito, pena não achar ppr aqui, queria testar mais.
Oi Guilheme, eu só uso o Squirt a base de cera, eu acho ele muito bom. Uso em speed, não tenho MTB. Limpo a relação e aplico de um dia para o outro, as vezes só reaplico de uma a duas semanas, não sei se é o correto mais só refaço a aplicação quando limpo a relação. Abraço e seu canal está de parabéns.
Eu tô começando agora, comprei óleo da algoo úmido, na embalagem diz para lubrificar a cada 150km. Qual a diferença da cera? Se eu for fazer uma trilha usando esse úmido prejudico a relação da bike?
Doctor, faço uso d um óleo q não é a base de cera e gosto demais. É o W-D40 específico p bike. Tem dele úmido e seco. Já utilizei os 2, porém não recomendo o seco, pois ele é mto flúido e rapidamente tem q ser reaplicado, por outro lado o úmido é mto bom, uso ele em todas as situações (seco e molhado), ele não é mto viscoso por isso não agarra mta poeira qndo em pista seca e ainda aguenta bem qndo em pista molhada. Inclusive acho q teve um ano em q eles estavam presentes na Brasil Ride.
Também gosto muito do Finish Line Teflon como curinga, Smoove para meus Audax e provas e tempo úmido uso o Morgan Blue Extra Dry Lub. Tenho experimentado diversos de cera mais barato em pedais curtos, mas no geral pedem reaplicação entre 60 e 80 km.
Veja meu comment acima sobre os Morgan Blue.... pesquise em ingles, nao existe nada igual... é mto bom!!! só a linha Rock-N-Roll é similar na Europa e USA. Ambas marcas são fantásticas. Não entendo pq tanta gente cai no Mkt da Squirt, tem que passar no dia anterior, tirar excesso, esperar o veículo evaporar, aplicar novamente antes do pedal, remover excesso..... dependendo do clima vai durar muito pouco até a fricção e poeira acabar com a eficiência.... o pior é um monte de gente fazendo pastas e vendendo no ML.... varias pessoas com relações replicas do Ali Express (tudo é réplica, Sram e Shimano) e usando pasta caseira no brasil, kkkk ai nada dura e vai colocar a culpa no vizinho
No shimano fest do ano passado, o cara da smoove estava explicando como aplicar corretamente o smoove. Um dos pontos mais importantes é retirar completamente o outro lubrificante para não misturar os componentes que não são compatíveis e aplicar o smoove em abundância no mínimo 7 horas antes do pedal!
Uso o da WD na minha MTB, porém, em terrenos de muito pó, dias secos...a durabilidade é pouca e fica bastante resíduo. Assim que acabar o frasco vou trocar 😂! É um óleo bom sim mas vejo de baixa durabilidade e não rola repassar ele junta muito resíduo. Vou experimentar o finish line
Opa mestre, boas dicas. Eu uso o Finish Line de cerâmica, eu costumo retocar a cada 100km ou quando vou lavar a bike e retoco daí uns 2 dias. Uma coisa interessante que você disse é do óleo de aplicação imediata, não sabia desse esquema do finish line com teflon, boa dica para comprar e deixar aqui para quando for usar.
Uso o Squirt há alguns anos, mas veja bem, uso o Squirt é faço uma trilha, chego tarde, se no dia seguinte, sem limpar a corrente irei para trilha novamente, pode utilizar o finish line de teflon, ou seja, pode misturar os dois, o Squirt que já estava na corrente e colocar o Finish line?
Eu uso na relação da minha bicicleta, um slx 11v o tec 50 e ela já está com quase 3.500 kms rodados. Meço sempre a corrente e o mecânico diz que ainda roda alguns kms. Média de 70 a 110 kms por semana.
Ola! Cristian eu uso o úmido há 13 anos e teoquei por uma porcaria de cera branca,que diz que ta em uso por todo mundo do profissional,aquilo parece cola tenaz do colegio,pega tudo e cola tudo na corrente,menos lubrificar
O Smoove de 1 ano pra cá está valendo diamante e vai encalhar na prateleira. Um verdadeiro abuso de preços!! Tudo já é tão caro e todos querem produtos de qualidade para curtir o esporte.
Vim deixar uma contribuir de um teste que fiz. Pinguei uma gota de smoove, ppw e elephant no fundo de uma panela de alumínio e deixei secar por 16hrs.
Uma vez seco, joguei pó de café e farinha de trigo, para simular areia e poeira respectivamente. Resultados, o smoove foi o que menos grudou, seguido pelo elephant e por último o ppw, porém uma corrente não está estática, então friccionei um dedo em cada lubrificante, onde smoove e elephant se comportou idêntico, soltando quase toda a sujeira, o ppw nessa fricção já saiu. Pra simular a chuva pus em baixo da torneira com água corrente e novamente smoove e elephant se igualaram, nessa o ppw já tinha ido embora. Agora restou friccionar em baixo da água corrente, e por incrível que pareça o elephant foi o que saiu o restante da sujeira primeiro que o smoove, e também resistiu mais tempo sendo friccionado.
Ainda não testei na corrente se todos esses benefícios se comprovam. Um ponto que o elephant deverá perder para o smoove é que ele é muito espesso, dificultando a penetração nos elos.
sem contar que o elephant é bem mais barato. eu estava olhando ele e vou comprá-lo em breve. irei testar o ppw também para ver qual se sai melhor. atualmente estou usando o s-wax branco e ele é bom, porém é um pouco mais caro. se nem o elephant e o ppw me agradarem, vou ter que ir para o squirt, um pouco mais caro, porém todo mundo fala que ele é muito bom, e mais barato um pouco que o smoove.
Gostei muito
Pra Me o melhor vídeo falando sobre esse tema óleos lubrificante
Deixo aqui minha gratidão a você por trazer pra nós essas indicações é informações é também um pouco da sua experiência com todos eles,um forte abraço.
Conheci a linha Finish LINE em uma matéria na antiga revista Trekking em 1993 kkk
Tá velho heim kkkkk
O smoove consegue rodar 250 km com uma única aplicação
Shooow!!!
Parabéns pelo vídeo .
Sou ciclista amador a mais de 20 anos já.
Sempre usava os óleos tradicional da época .
Muita coisa mudou de uns tempos pra cá.
Acho que a vida de todos ficou muito fácil e limpa kkk com a vinda das ceras.
Tive oportunidade de usar toda as ceras já .
E depois que conheci e ajudei a desenvolver a elephant uso e recomendo produto nacional de custo benefício muito bom.
Empresa preocupada com interesses ambientais e calsas sociais por isso minha recomendação .
No MTB. Consigo facilmente gira ,sem reaplicar 100 a 120
Kms. No seco em terreno pesado.
Na speed já cheguei a fazer mais de 300 kms sem reaplicar .
Gratidão .Deus abençoe a todos.
Valeu pela dica
Elephant, achei melhor custo benefício,dura bem e é muita mais em conta que os outros top.
Gosto muito do Muc-off C3, Dry.
Já usei o Finish Line, o Muc-off, usei o Squirt bastante tempo e posso garantir que esse último faz sua corrente durar muito, aliás, ainda uso a mesma corrente de muitos anos atrás na segunda bike. Mas o Smoove foi o único que me fez não sentir falta do Squirt. É incrível esse lubrificante. Minha corrente ainda tem as mesmas medidas, mesmo já tendo 6 anos. E eu não sou desses caras que limpa a corrente toda vez que chega em casa. Eu raramento a limpo, só reaplico, mas continua novinha. Smoove e Squirt são com certeza os melhores do mundo até o momento. Valem à pena o investimento.
A partir do 11:00 ele resume bem... TOP!
Nunca imaginei que teria que reaplicar a cera depois de tantas horas. Eu só faço isso a cada 1x na semana quando lavo a bike. Se fosse trocar a cada 6 hra de pedal eu teria que fazer isso pelo menos a cada dois dias
Pois é, se liga nas dicas!!!
atualmente estou usando o s-wax comum tanto na speed como na mtb. na mtb o resultado foi excelente, a corrente não sujou de maneira alguma e a lubrificação dura em torno de 40km tranquilamente em trilhas. já na speed, como eu usei bastante esse óleo verde da finish line no inverno, ao passar para a cera o resultado não ficou bom, pois a corrente ficou com óleo impregnado, mesmo fazendo o processo de descontaminação a corrente não ficou mais a mesma, suja bastante mesmo com cera. a minha dica é, se você gosta de corrente limpa, use sempre a cera desde os primeiros quilômetros da corrente, pois assim ela vai ser tratada apenas com cera e vai ter uma longevidade maior, já usando o óleo, ele contamina a corrente, e uma vez que se usa óleo, já era, pode esquecer aquela corrente que ela nunca mais vai ficar limpa da forma que era antes de usar o óleo. sem contar que corrente limpa, tende a ter um desgaste bem menor e também um melhor desempenho.
Valeu por contribuiior com seu comentário!
Cristian, faz um vídeo ai da lavagem da relação, explicando a frequência e td mais. Obrigado pelos vídeos
Tem um vídeo recente aqui sobre lavar bike. Obrigado pelo comentário. Tmj
Segredos do Mountain Bike ou melhor, vc lavando e dando as dicas. Esse acho que não tem. Abraço!
estava usando um algoo de cera, dava 25km minha corrente já fazia barulho de seca, pensando em experimentar esse finish line
Obrigado pelas dicas!
A cada quantos km de pedal no asfalto em tempo seco é recomendável a lubrificação?
Sempre limpo minha relação a seco após o pedal para remover resíduo de lubrificante misturado com sujeira. Uso uma escova com cerdas mais macias (escova de engraxate), pois acho que ela alcança melhor cavidades nas engrenagens. É possível ver a poeira preta da mistura "sujeira + lubrificante" caindo no chão. Tenho usado o lubrificante de cera premium da Algoo para lubrificar a corrente e aplico depois dessa limpeza. Ele é bem mais barato e tem me atendido bem nos pedais em torno de 40 km com bastante poeira e tempo seco nas trilhas. Se não tiver muita poeira ele dura bem mais que isso. Uma observação: apenas reaplicar o lubrificante sem fazer essa limpeza faz acumular muita sujeira e a sensação de que o lubrificante não está durando é maior. Obviamente de tempos em tempos faço uma limpeza mais pesada usando água e desengraxante.
Usei finish line, nunca pensei em trocar, tentei usar Smoove, lavei a bike a corrente com desengraxante, uso a máquina de lavar corrente da park tool, deixei secar depois de tirar o desengraxante com água e apliquei o Smoove, não durou 20 km e a corrente começou a fazer muito barulho, tentei mais 3x, insisti tanto que fiquei com medo de perder a corrente. Voltei para finish line. Talvez o Smoove funcione depois de passar ar comprimido, mas não tenho esse recurso em casa.
Valeu demais por contribuir com a sua experiência! Tmj!
Então eu usava o tec Premium rodava 100km tranquilo depois que eu conheci o smoove realmente não tem outro igual.
Parabéns pela dica foi umas das mais objetiva 👍👍
Cristian, eu uso o Smoove a mais de 2 anos, comecei a assim que lançou, hj aprendi a usar vendo um video de explicação do proprio fabricante, e consigo rodar cerca de 250 km sem reaplicação. Quando atinge esse km ou proximo eu ja lavo a relação toda e reaplico, consegui rodar com uma corrente mais de 4000km
salve..... 250km na terra?
@@wxdrones sim, porem sem ser em período de chuva, e aplicando como o fabricante orienta a passar, da uma olhada nesse link. ruclips.net/video/OjFBe9pKIRg/видео.html
Olá, sou novato no pedal, tenho usado o smove. Não sei se uso corretamente, mas fica muito resíduo. Uso sempre com a corrente limpa ( ao menos na teoria ), seca e pelo menos um dia antes. Estou usando desde janeiro de 2023, com isso sempre o clima está húmido, mas nunca peguei chuva com ele. Noto que praticamente não gruda terra, mas depois de 20, 30 km fica uma borra preta...
Estou no Tectire achei bem honesto pelo preço, tenho ele cera e cerâmica. Ainda não entendo o que seria tempo úmido. Seria quando vai pegar agua direto ou somente não ter poeira (talco) nos estradões da vida?.
Por enquanto só usei o de cera e atendeu bem em relação a barulho.
O cerâmica apliquei ontem e ainda não pedalei, mas achei que não lubrificou bem ainda está fazendo barulho de metal...
Muito bom o video..
Entre os óleos de cera eu gostei muito de Squirt, Session, Smoove, Solifes. Dentre eles o que tem melhor custo benefício foi o Session, preço melhor e bate de frente como resto. O Elephant lube cera achei horrível, junta uma sujeirada e depois que seca e vc pedala ele vasi descascando um monte de pó, é estranho, dura pouco. Dos óleos pra aplicação imediata eu uso o Solifes normal, não cera, preço bom, dura uma boa distância e se tirar o excesso das roldanas e coroa ele não gruda muita sujeira.
Finish Line em 2023, nem de graça. Usei mto e destruí duas relações.O famoso limpa trilha.
Eles tem bons produtos, o de cera deles é top, o seco pra road vai bem... o problema é que muita gente usa o verde (umido) para tempo seco. Daí gruda muito mesmo. Será que n é isso ?
@@segredosmtb eu discordo, depois que mudei para cera só aí consigui perceber a baixíssima qualidade dos Finish Line - limpeza e proteção da corrente. Na minha opinião são lubes ultrapassados, inclusive mto atrás dos bons lubes brasileiros.
Pedalo de MTB, há uns 2 anos por aí, em trilhas com muita poeira, barro e areião em treinos bem longos.
Eu só usava as ceras ALGOO sempre no dia anterior, mas não gostei do desempenho do produto, a corrente sempre parecia estar ressecada e endurecida. Além disso, passei a usar também um pouco de óleo lubrificante SINGER em partes específicas, que após cada treino retiro completamente na limpeza da bike para aplicação da cera que uso normalmente.
No momento estou usando uma cera da marca X-TIME e tem sido bem melhor em termos de economia e desempenho do produto nas peças.
Acho importante se saber usar não só as ceras, mas os demais produtos que também possam funcionar na lubrificação.
Quero testar as ceras SMOOVE em breve.
Boa explicação cara. Like garantido.
Se você fizer como o fabricante orienta, não vai se arrepender. É muito superior.
Muito bacana suas dicas e importante para nós ciclistas grande abraço ...
Qual óleo usar pra pedal curto durante a semana? Coisa de 2 km /dia trecho 100% asfalto
Até agora não vi nenhum video falando qual é composição vai em cada óleo lubrificante .
Eu uso a cera da Elephant. Custo benefício excelente, além de ser 100% nacional.
olá onde voce compra ela??
Uso smoove conforme o fabricante indica porém não acho que ele aguenta 250 km sem retocar não. Pedais que a relação pega água ( úmido) esquece o smoove, já me deixou na mão nos 10 primeiros km da chuva . Sua sugestão de usar um óleo sem ser cera e úmido é top.. vou comprar o finish LINE para testar . Valeu pela dica
Olá boa noite, uso a bike só pra ir trabalhar uns 45 min, ida e volta.. o Puroil bike ceramic(seco), atende.. ou você me recomendaria um outro?
Esse atende e com sobras.
@@segredosmtb opa ! Muito obrigado ein, Deus abençoe e sucesso no canal🙏🏻👏🏻👏🏻
rpz... acabei de ver os preços dos oleos da marca citada no video...e assim se vale apena? deve valer por conta do preço altissimo gera um receio em gastar para ter uma lubrificaçao em que deve ser mais ou menos satisfatoria para mim,eu uso cera e sempre usei desde o meu inicio de carreira e n vejo uma boa lubrificaçao no ambiente umido que me faz partir para o oleo lubrificante que resiste mais a agua porem acumula sujeira mas sigo os requisitos essencias de sempre manter a relaçao limpa o mais rapido possivel pos prova e isso me vem trazendo um belo custo beneficio que faz a relaçao durar ate anos.
ehhh quando eu gravei o dólar devia ser uns 4 conto kkkkk
Usei lubrificante oleosos por muito tempo, inclusive utilizei o próprio óleo 2 tempos. O que me fez parar de utilizar óleos convencionais foi quando fui morar em apartamento e já não dava pra ficar lavando a bike sempre, e nem ficar aquele cheiro de gasolina da limpeza ( sim, apesar de dizerem que gasolina ferra com tudo, utilizei por quase 20anos e nunca tive problemas).
O primeiro lubrificante seco que utilizei foi o finish LINE cerâmica (horrível, uma água, nao dura nada, mas também não suja nada), em seguida o tectire 50( o nome já diz:50 km no asfalto e junta um pouco de borra); depois veio o squirt ( muito top, sem reclamações) e por último veio o smoove ( ligeiramente melhor em todos os aspectos que o squirt). Estou a espera do PPW, depois de um vídeo que assisti de um usuário comparando em um teste laboratorial caseiro ( se podemos chamar assim) ele com smoove se comportou bem próximo, custando uma fração dele.
O de cera é ruim porque forma uma borra fudida isso passando certinho na roldana do câmbio traseiro fica cheio de borra
Nem todos...
Uso da Elephant, muito top mesmo, melhor custo benefício, muito parecido com o squirt, quem experimentar não vai se arrepender
Otima análise e bem explicado. Penso que um dos maiores problemas seja a falta de informação e conhecimento. Vejo tantos colegas não sabem nem qual a pressão ideal dos pneus, quanto mais de lubrificação. A maioria vai pelo preço mesmo.
Eu utilizo o Squirt há mais d 5 anos e não tenho do que reclamar. Porém, funciona muito bem no seco. A relação não gruda sujeira e fica sempre limpinha. No MTB chega fácil aos 100km, e na road rodo mais de 200km sem as correntes reclamarem. O que me desestimula no Smoove, é seu alto valor, quase o dobro do Squirt, que também é caro.
Já utilizei várias outras marcas que prometem muito, mas emporcalham a relação, gruda tudo que encontra pela frente.
Vejo os videos de tantos outros colegas seu sobre lubrificantes, e como voce, todos continuam chamando os lubrificantes de cera, PTFE, etc., de óleo. Precisam alterar essas falas. Esses lubrificantes sintéticos não são óleos. Pelo menos pra mim, óleo vem do petroleo ou é mineral.
Abraço,
Salve Doc... Finish Line Seco e Úmido são excelentes, sobre os de Cera... saí do Tec-Tire para S-Wax, usei bastante Algoo (rótulo azul e preto), S-Wax biodegradável base de carnaúba não dura tanto como o Algoo, agora o campeão custo beneficio tá sendo o Tec-Tire Premium (rótulo preto) 27,00$ / 90ml fazendo 80km na seca.
Esse Tec Premium, rodei 80km, só reapliquei porque ia fazer 100km no outro dia e aguentava bem mais! Além de junta menos sujeira do que o smoove. Custo x Benefício melhor que o smoove, durabilidade igual, pelo menos pra mim!
João Matheus de Lima Ferri , melhor custo beneficio sem dúvidas, vou para UltraBrou com ele, pelos meus testes não vai deixar na mão.
Outra coisa que é importante com QUALQUER tipo de óleo: tirar o excesso das roldanas do câmbio e da coroa do pedivela. Fazer isso depois da aplicação ajuda MUITO a não acumular a sujeira na relação.
Usei o da Elephant, em um pedal de 8h de speed e aguentou perfeitamente. Formou pouca borra e não reapliquei. Não arrependi da compra mas vou experimentar o squirt. Valeu pelas dicas.
no mtb ele aguenta bem? agarra muita sujeira?
Concordo plenamente Cristian. Uso Smoove aplicado um dia antes para situações extremas. Na speed não aplico muito, pois não é necessário e evita acúmulo de resíduos. O lubrificante gruda tanto que até o mecânico pena para lavar a relação rsrsrs...
Amigo, tenho acompanhadoos seus videos há muito tempo, e lha admiro. Como sou um Ciclista Senior (71 anos) e há 16 pedalando. Gostaria de dicas para aqueles ciclistas urbanos que fazem um giro de 01 a 02 hs no asfalto. Necessito limpar a corrente a cada rolé ? Preciso limpar a corrente e lubrificar com que frequência e se no giro pegar uma fotte chuva, o que fazer ? Desde já agradeço, Paulo Fayão
Muito bom esse vídeo , principalmente eu que faz 3 messes que comecei a pedalar .
vou começar a ter outros óleos , nunca prestei atenção nisto que estou acabando com o meu ouro kkk ,vou compra um pra semana e o ouro vou deixa mesmo pra pedaladas longas tb uso smoove , assistindo seu vídeo acabar de crer que estou gastando dinheiro atoa kkkk . Obrigado pelo vídeo bem explicativo .
ja falaram que vc parece com o Rubinho da f1.
sempre usei o finish line úmido.... há uns 15, 16 anos..... uma gota por elo e a corrente ficava até sem os resíduos.... muito top. há 3 anos comprei o SMOOV pq o vendedor falou que era ótimo..... (mas não explicou sobre a véspera) e eu achei horrível. Encostei o smoov e continuei com o finish line, até que há 4 meses, conversando com o mesmo vendedor falamos sobre lubrificantes e falei que o smoov era uma b.... nessa hora ela falou sobre a aplicação na véspera. Tentei e adorei.
Infelizmente falta muita informação na hora da venda. Compramos e desperdiçamos....
Tenho uma tarmac sl4 sport com grupo 105, ja rodei ate hoje 01/09/2020 52,231 km em 3 anos e 9 dias e , com 33,000 km troquei toda a relação, so uso corrente KMC X11 e troco aproximadamente
cada 6000 km, marco todas peças quando troco e lavo a bike a cada 1500 km a 2000 km .
Eu uso Algoo de cera para o meu terreno de estradão. Tem atendido bem e na minha percepção faz por volta de 80 km de pedal até a próxima aplicação.
Depois do pedal de um dia de lama pós chuva, como retirar aquela areia da relação e sujeira de graxa, alguma dica, para limpar antes da lubrificação, ole disel pode ? como desengraxante ?
Esse assunto tem me chamado a atenção há algumas semanas e têm me tomado um bom tempo nas pesquisas sobre, mas seu video ajudou mt
Bakana conterrâneo, entao eu utilizo o "Algoo " a mais ou menos 6 anos.
O pedal de maior tempo e percurso (misto) com 1600 metros de elevação 110 kms nao precisei de fazer 2 lubriificações minha corrente está com 2800 km já está com um desgaste bem acima de 075.
Geralmente sou bem diciplinado, chego dos meus pedais lavo a relação e ja a deixo lubrificada.
Beleza.
Espero ter ajudado.
Ps: o lubrificante é para seco.
Eu também uso algoo
Boa noite pessoal.
Li os comentários diversos sobre o lubrificante ideal para a relação.
Dessa coletânea verifico que é necessário uma diciplina e conhecimento sobre o produto e como utilizalo corretamente.
Sou ciclista amador com média mensal de 250 kms...minha relação tem boa durabilidade já fiz 2 trocas de corrente e sempre utilizando o lubrificante algoo.
O Smoove sai muito fácil com Algoo desengraxante ou detergente neutro (de louça).
Boa tarde, uso o Squirt a 3 anos estou com 4000 km na corrente com 25% de desgaste todo treino finalizado limpo espero secar e reaplico de uma a duas voltas pouca quantidade percebo que a passagem de marcha fica muito suave e ontem comprei o Finish Line Seco Teflon irei iniciar o teste hoje apos indicações, obrigado pelo conteúdo..bons treinos e muito foco, abs
Olá, eu uso sempre o Elephant e gosto da sua aplicação, só que nos pedais longos tipo uns 30 km, já tem que limpar quando chegar em casa. Eu botei hoje e andei 26 km e já tive que limpar, tirar o excesso. Mas fora isso muito bom!
Ótimo vídeo, foi bastante útil pra mim. Mas fiquei com dúvida em uma coisa: não seria lubrificante de cera?
Um bom lubrificante faz toda a diferença, mas saber quando e como usar cada tipo faz mais diferença ainda, ter o conhecimento prévio do tipo de terreno e da previsão do tempo ajuda muito na escolha. De cera uso o Bio Lube, óleo seco gosto do Finsh Line e úmido uso o Durablot.
Quanto aos estudos científicos tem sim um que foi feito pelo pessoal do zero friction cycling.
O vídeo é anterior :D
Eu uso o squirt mas vou testar os outros.
Bom vídeo, bacana, com excelentes dicas.
Seria legal fazer um vídeo sobre como perceber momento de retocar durante o pedal, tipo quais os sintomas a bike pode apresentar.
Mas no mais ótimas dicas.
Depois que eu descobri a eficiência e praticidade do smoove eu não uso outra marca, é simplesmente sensacional.
Pandemia, medicina, óleo lubrificante... Não entendi nada.
kkkkkkkkkkkk
P quem tb usa a bike como transporte p trabalho, usar óleo é complicado pelo acumulo de sujeira deixando a calça preta...
Estou usando a cera S Wax da Session atualmente.. A durabilidade é boa: só usei em pedais de 50km e não faltou. Na hora de limpar, achei bom pq sai a sujeira facilmente e pq os componentes dessa cera não deixam nada grudar no metal da corrente. Já usei o Smoove também, e você consegue rodar mais km com ele além de deixar a relação da bike mais limpa depois do pedal, mas na hora de você fazer a limpeza eventualmente é osso!!! O preço hoje em dia do Smoove não tá nada convidativo, então este foi mais um motivo para ter ido no nacional S Wax dessa vez.
Só uso o Smoove. Não troco por outro! É caro, mas incomparável!
Cristian, parabéns pelo vídeo, fiquei na dúvida..Vc disse que por exemplo sai pra pedalar com um óleo de cera Elefante, mas esse não rende 5hs.. ao mesmo tempo vc disse que os óleos de cera tem que ser aplicados com anteced, ok? Então, para reaplicação no pedal, qual óleo vc utiliza sendo que já vinha usando um de cera? Obrigado aí pela atenção de sempre!!
Isso mesmo, Fábio.
Bela OBS: "pra chegar em casa" prefiro retocar o de cerma mesmo a misturar com outro princípio. Como raros são os pedais acima de 5h, #TôRelax :D
Vlw!
Aprendi com SMTB a por óleo na bike um dia antes do pedal. Uso o Finish Line. Vou testar um da Solifes que promete 100 km sem necessitar renovar. Abraço
Minha experiência com lubrificantes a base de cera não foi das melhores, observei que mesmo com pouco tempo de uso esses lubrificantes têm uma vida útil curtíssima, como se não bastasse, a cera se acumula nas polias, formando uma crosta que deixa sua corrente pesada, prejudicando seu desempenho. Nessa crosta de cera acumulada nas suas polias, ficam grudados aqueles minúsculos grãos de areia, que vão moer a sua relação. Parei a tempo com esse tipo de lubrificante e voltei para o velho e bom Finish Line, que além de não formar nenhum tipo de crosta em qualquer parte da relação da sua bike é infinitamente superior no quesito lubrificação, além de durar muito mais que qualquer tipo de lubrificante a base de cera. E a propósito, o meu Finish Line é das antigas, acho que o meu eu comprei ha uns vinte anos, no mínimo.
@Segredos Do Mountain Bike
Moro no nordeste e os passeios que faço são em terreno onde asfalto é predominante. Areia fofa e seca (areia da praia) em pequenos trechos.
Dito isso eu uso sempre a cera de corrente da Session S-Wax e tenho uma dúvida: após uns 150km eu lavo a relação (devido a resíduo) com CIF desengordurante de cozinha e aplico M1 - o uso desse produto da Starret prejudica ou empobrece a ação da cera?
Fala Doutor! Tenho feito uma maratona dos seus vídeos kkk. Poderia fazer um vídeo, limpando a relação e aplicando o óleo. Assim como eu, tenho certeza que várias pessoas tem um pouco de dúvidas em relação a isso. Abçs.
Já uso o SMOOVE há algum tempo. TOP. Eficiência incomparável!
Elephant!!! The best
Utilizo o squirt atualmente ! Pra roles rápidos o tec 50 bom e barato !
Também tenho usado o tec 50, e gostei muito,boa durabilidade bem aplicado dura 100km tranquilo,no caso de umido ja nao tem a mesma eficiencia, bom custo beneficio!
Cristian, obrigada mais uma vez pela contribuição sempre! Adquiri recente o hábito do pedal e trouxe junto minha curiosidade sobre tudo que envolve. Um ponto é sobre a lubrificação. Pedalo Mtb. Dia sim, dia não, variando entre treino de um dia com elevação em asfalto e outro terra! Lavo a relação toda vez que vou na estrada. Desengraxante, escova, agua - só relação). Na sequência, (após secar a corrente) aplico finish line úmido. Está correto? Um pingo pra cada elo, dura em torno de quantos km nesse tipo de situação? Valeu!
Já usei o Squirt, Finish Line de vários tipos e atualmente uso o Finish Line Ceramic Wax. É a base de cera e micro partículas de cerâmica e não forma nenhuma borra. Corrente sempre limpa. Tem que aplicar pelo menos 1 dia antes e tem uma versão pra tempo seco e outra pra úmido. Como eu já chego pós pedal e limpo a relação, a bike tá sempre pronta pra próxima.
Se eu passar a cera seca e chover durante o pedal?
Ola Meu amigo
Sou apenas amante de passeios de bike na cidade, mas cuido da minha MTB bike. Nao ando em trilhas
Para mim seria então o finishline seco ??
Grande abraço. e sucesso.
Uso o PPW, nada a reclamar, roda 100km tranquilo, tanto chuva quanto talco, mesmo nível do smoove e do squirt custando MUITOOOO menos.
Christian, que tal um vídeo a respeito de técnicas para minimizar os estragos durante as quedas? Fica dica.
Parabéns pelo canal!
Boas dicas, eu comprei o kit de limpeza finish Line com óleo seco e desengraxante. Como demonstrou sobre óleos, gostaria de ver vídeo sobre desengraxantes. Um abraço
E para uso no dia a dia qual óleo você recomenda. Tem algum óleo que posso aplicar uma vez no mês? Por exemplo digamos que um óleo dura em média 100km em determinadas condições. Digamos que vou para o trabalho todos os dias nas mesmas condições a soma de todas idas e voltas ao trabalho num mês dariam uns 90 km. Então eu só precisaria por óleo na corrente uma vez por mês?
Cristian para mim que ando mais estradão de poeira e seco e media de 50 a 70 km uso só o squirt aguenta bem mas deixa muito resíduo nas roldanas.Vou mudar para o Smoove.
Muito boas dicas.Uso o da Smoove(padrão Ouro)na MTB e o da Session(padrao Prata) na ROAD.E permita-me acrescentar q qdo usar os a base de óleos e for usar os de base de cera fazer desempreguinacao da corrente.Vlw
Como você faz a desempreguinacao?
@@Jorge-js1tl desengraxante ALGOO,DETERGENTE E ESCOVA.
O smoove não tem igual... Excelente!!! O problema é o preço. E sugestão: o rendimento do smoove que estou usando, melhorou após uma lavagem minuciosa da corrente com querosene. Retirou todas as impurezas da corrente, lavei com água e sabão para retirar o querosene e apliquei o smoove. A produção de borra na corrente diminuiu 90%, mantendo a corrente bem mais limpa.
Recomendo o PPW, mesmo nível do smoove e do squirt, porém com o preço lá embaixo. Paguei R$117,00 em 3 fracos de 120ml já com frete grátis por estar comprando 3 fracos. Não tenho nada do que reclamar.
@@RangelMv comprei a alguns dias e estou esperando chegar.
@@RangelMv qual esse ppw, nunca ouvi falar...
@@romulomoraesdesouza3699 pesquisa no google, mano. O site eh nabikePONTOcomPONTObr/lubrificante
Gosto muito do smoove mas junta muita sujeira. Para uma pedal curto uso um de facil limpeza e mais barato . Ganhei esse Elefanth e gostei muito, pena não achar ppr aqui, queria testar mais.
Oi Guilheme, eu só uso o Squirt a base de cera, eu acho ele muito bom. Uso em speed, não tenho MTB. Limpo a relação e aplico de um dia para o outro, as vezes só reaplico de uma a duas semanas, não sei se é o correto mais só refaço a aplicação quando limpo a relação. Abraço e seu canal está de parabéns.
eu sempre uso a cera ALGOO, nao tenho do que reclamar
Eu tô começando agora, comprei óleo da algoo úmido, na embalagem diz para lubrificar a cada 150km. Qual a diferença da cera? Se eu for fazer uma trilha usando esse úmido prejudico a relação da bike?
@@Jorge-js1tl Cera pra tempo seco e o úmido e pra tempo chuvoso e trilhas com lama.
Eu só uso Squirt
Doctor, faço uso d um óleo q não é a base de cera e gosto demais. É o W-D40 específico p bike. Tem dele úmido e seco. Já utilizei os 2, porém não recomendo o seco, pois ele é mto flúido e rapidamente tem q ser reaplicado, por outro lado o úmido é mto bom, uso ele em todas as situações (seco e molhado), ele não é mto viscoso por isso não agarra mta poeira qndo em pista seca e ainda aguenta bem qndo em pista molhada. Inclusive acho q teve um ano em q eles estavam presentes na Brasil Ride.
Também gosto muito do Finish Line Teflon como curinga, Smoove para meus Audax e provas e tempo úmido uso o Morgan Blue Extra Dry Lub. Tenho experimentado diversos de cera mais barato em pedais curtos, mas no geral pedem reaplicação entre 60 e 80 km.
Veja meu comment acima sobre os Morgan Blue.... pesquise em ingles, nao existe nada igual... é mto bom!!! só a linha Rock-N-Roll é similar na Europa e USA. Ambas marcas são fantásticas. Não entendo pq tanta gente cai no Mkt da Squirt, tem que passar no dia anterior, tirar excesso, esperar o veículo evaporar, aplicar novamente antes do pedal, remover excesso..... dependendo do clima vai durar muito pouco até a fricção e poeira acabar com a eficiência.... o pior é um monte de gente fazendo pastas e vendendo no ML.... varias pessoas com relações replicas do Ali Express (tudo é réplica, Sram e Shimano) e usando pasta caseira no brasil, kkkk ai nada dura e vai colocar a culpa no vizinho
No shimano fest do ano passado, o cara da smoove estava explicando como aplicar corretamente o smoove. Um dos pontos mais importantes é retirar completamente o outro lubrificante para não misturar os componentes que não são compatíveis e aplicar o smoove em abundância no mínimo 7 horas antes do pedal!
Uso o da WD na minha MTB, porém, em terrenos de muito pó, dias secos...a durabilidade é pouca e fica bastante resíduo. Assim que acabar o frasco vou trocar 😂! É um óleo bom sim mas vejo de baixa durabilidade e não rola repassar ele junta muito resíduo.
Vou experimentar o finish line
Opa mestre, boas dicas. Eu uso o Finish Line de cerâmica, eu costumo retocar a cada 100km ou quando vou lavar a bike e retoco daí uns 2 dias. Uma coisa interessante que você disse é do óleo de aplicação imediata, não sabia desse esquema do finish line com teflon, boa dica para comprar e deixar aqui para quando for usar.
Uso o Algoo Cera, bom custo x benefício!
TEC50, TEC50, TEC50... (obs. sempre levo um frasco para o pedal)
Uso o Squirt há alguns anos, mas veja bem, uso o Squirt é faço uma trilha, chego tarde, se no dia seguinte, sem limpar a corrente irei para trilha novamente, pode utilizar o finish line de teflon, ou seja, pode misturar os dois, o Squirt que já estava na corrente e colocar o Finish line?
Eu uso na relação da minha bicicleta, um slx 11v o tec 50 e ela já está com quase 3.500 kms rodados. Meço sempre a corrente e o mecânico diz que ainda roda alguns kms. Média de 70 a 110 kms por semana.
Excelente conteúdo.
Cristian, você já usou o algoo com ptfe?
Eu estou usando, agora, o finish line seco, muito bom
Cristian e para as bikes simples urbanas? Aquelas de entrada que nós damos uma volta todos os dias no fim da tarde? Pode ser qualquer óleo?
Vídeo bacana!
Sempre que for mudar o tipo de óleo de seco para úmido e vice versa precisaremos lavar a relação?
Ola! Cristian eu uso o úmido há 13 anos e teoquei por uma porcaria de cera branca,que diz que ta em uso por todo mundo do profissional,aquilo parece cola tenaz do colegio,pega tudo e cola tudo na corrente,menos lubrificar
E os lubrificantes parafínicos? São bons mesmo?
O Smoove de 1 ano pra cá está valendo diamante e vai encalhar na prateleira. Um verdadeiro abuso de preços!! Tudo já é tão caro e todos querem produtos de qualidade para curtir o esporte.
Eu uso óleo singer..kkkkkk
4.50 $$$
Nh santos Problema seu!
@@MarArraes porque problema?
Uso o que o que cabe no meu bolso num fico jogando dinheiro fora pra seguir modinha
Nh santos Problema seu!
@@MarArraes deixa de ser mal educado espantalho