Eduardo parabéns pelo trabalho. Gostaria de sugerir um vídeo sobre o Tenentismo e sobre o fato do exército sempre se unir à elite no Brasil para meter o fumo no povo kkkkkkkk. Valeu!
Graças a Deus. Que situação nós brasileiros chegamos. Eu estou maravilhada em descobrir a verdadeira história do meu país. Infelizmente as escolas não servem de nada.
Em 2014 eu fui numa banca de revista e numa gôndola giratória de livros de bolso eu encontrei a Carta de Pero Vaz de Caminha. É um livro publicado por Silvio Castro da editora L&PM Pocket. Comprei esse livro e estou com ele no colo enquanto digito esse comentário. E na traseira da capa do livro tem um comentário de Eduardo Bueno que diz assim: "(...) A carta de Pero Vaz de Caminha, chamada com razão, de certidão de nascimento do Brasil. Caminha conseguiu capturar com requinte e minúcia, os dias inaugurais do futuro país. Com um olhar generoso e preciso, cantou a pureza das águas e a exuberância dos recursos naturais, e pregou a comunhão entre os povos. Vislumbrou Pindorama como uma espécie de Terra Sem Males, um lugar paradisíaco. Seu testemunho difere frontalmente do espírito de conquista e "cruzada" que caracterizou boa parte do ciclo de descobertas portuguesas. Graças à extraordinária "reportagem" de Caminha, se pode saber de que forma ocorreu o descobrimento do Brasil. Mas, por esses azares da sorte, a carta de Caminha ficou desaparecida por quase três séculos, perdida em arquivos empoeirados. Só foi redescoberta em 1773 e sua primeira publicação se deu apenas em 1817. Desde então, tem sido considerada a primeira obra-prima da literatura brasileira." (EDUARDO BUENO in Brazil: Terra à Vista Coleção L&PM Pocket, vol. 323.)
Sou portuguesa e adoro a sua maneira de comunicar, direta, simples e com conteúdo . Penso que Portugal poderá ajudar-vos a reconstruir o palácio agora ardido. Pelo menos na reconstrução dos interiores, pois temos muitos técnicos formados nessa área. Não chore mais. Fiquei comovida com o seu vídeo anterior . Abraço de Portugal.
Curiosidades: 1 - Caminha morreu na praia de calicute, tentando fugir para as naus ancoradas, ainda em 1500, num ataque dos indianos ao entreposto português. 2- Caminha tinha cerca de 50 anos na epoca da viagem, o que era ser considerado idoso para os padrões daquele tempo. Era um dos mais velhos da missão. Pedro Alvares Cabral, por exemplo, tinha 32 anos. 3 - Caminha foi vereador na cidade do porto. É possível ver no google registro de sua assinatura em documentos. 4. A carta de Caminha sobreviveu ao terrível terremoto/ incendio de lisboa no seculo XVIII, no qual se perdeu grande parte do acervo da torre do tombo, onde ficava o acervo histórico do reino português. 5. Relatos sobre a estadia portuguesa em Calicute e a viagem de retorno estão em outra carta, um relato anônimo. Agora uma dúvida: o genro dele foi libertado? Hehehe
Obrigado. Mais uma coisa tão obvia e simples, que passa por nós no colégio como um feito bom e passa rápido sem mais importâncias , que ninguém lembra ou vai buscar.... está ai uma carta para todos nós, uma carta que deveríamos todos ler.
É fascinante a história desse relato de achamento: Pero Vaz de Caminha (1450-1500) foi um escrivão português, autor da carta, que relatou ao Rei Dom Manuel a chegada ao Brasil da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Caminha termina sua carta, datando-a "Deste porto seguro de vossa ilha de Vera Cruz, hoje, sexta feira primeiro dia de maio de 1500". Na manhã de 2 de maio, Gaspar de Lemos retorna para Portugal levando as cartas do Capitão-Mor Pedro Álvares Cabral, do físico Mestre João e do escrivão Caminha. A carta de Caminha ou "Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil" passou mais de dois séculos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. Só foi descoberta em 1773 2:04 por José de Seabra da Silva e publicada oficialmente pelo historiador Juan Batista Munhoz. No Brasil, foi publicada pelo padre Manuel Aires de Casal na obra "Corografia Brasílica", em 1817.
Boa noite Bueno, gosto muito da tua forma de comunicar, apesar de discordar do video sobre a escravatura, bem sobre esse já dei a minha opinião e fico muito feliz pelo facto de não teres censurado, eu sou militante do PS (Partido Socialista - Portugal) e fico muito triste com as noticias que nós vemos do Brasil; Hoje levei 3 senhoras cariocas do Padrão dos Descobrimentos (em Belém, Lisboa) para os pasteis de Belém e o resto da família foi a pé; decidi mostra-lhes a capelinha dos Jerónimos onde rezou Vasco da Gama e dormiu Pedro Álvares de Cabral...e elas não quiseram sair para tirar fotos com medo...fiquei chocado !!!! Ia mostrar o padrão oferecido pelo governo brasileiro em 1968, mostrar a vista lindíssima da Torre de Belém e o Oceano Atlântico...enfim, espero que o Brasil seja aquela grande nação, porque até agora só foi país...e que se lembre da sua história, da qual faz parte estes gajos para o bem e também se quiserem para o mal (aqui em Portugal também culpamos os romanos, imaginasse...) ruclips.net/video/FMyUdLJEw9M/видео.html
Apenas no presente momento ,tenho as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado e consideração aos idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal.
Como podem ver não houve nenhum interesse por ouro ou qualquer outra coisa. Grande lição de humanidade em que os Indios (amazonas) foram tratados como iguais...lição para o mundo
Graças a um vídeo seu sobre o “descobrimento “ pude ler a carta de Pedro Vaz de Caminha e ali naquelas linhas consegui me imaginar dentro de uma máquina do tempo em que pude ver por meio da narrativa a história sendo contada de forma tão bela. Parabéns pelo seu canal e pela iniciativa de nos narrar as varias facetas de nosso país!
Sou descendente de Vaz de caminho meu biza vo era Franscisco Vaz correa e ele tinha uma fazenda gigante que seja herança dos seus antepassados colonizadores, meu vo Lázaro Vaz correa vendeu a fazenda na década de 60 não aguentou a pressão do dinheiro gasto tudo com mulher e noitada morreu aos 48 anos não teve instrução! Imagina a história de cada um dentro dos navios as recompensas que ganharam por ir explorar uma terra que nem existia muitos não voltaram mts ficaram pelo caminho mts obteve a glória da missão cumprida, não comete o msm erro do meu avo tenha educação financeira!
Canal ÓTIMO. Peninha d +. Time nem tanto!!!! Histórias de horrores!!! Trevas. Contada de uma forma adorável. Agradeço compartilhar....bem MAIS fácil de digerir e aceitar ser humano. A tristeza vira comédia. E como é a sua história?
Realmente caminha conseguiu transcrever o que estava vendo, eu já li a carta algumas vezes, tem um pedido de favores no fim, bem a cara de funcionário público, mas não deixa de ser uma boa leitura.
Andre S. Felizmente a carta original, assim como muitas outras coisas relacionadas com a história do Brasil, estão guardadas e bem guardadas em Portugal. Até o coração do vosso primeiro imperador D. Pedro I (em Portugal conhecido como D. Perdo IV) está guardado a sete chaves aqui na minha cidade. O Brasil precissa reencontrar-se com a sua verdadeira história. Veja o link www.ebc.com.br/cultura/2013/04/saiba-onde-esta-guardada-a-carta-de-pero-vaz-de-caminha
😂😂😂 Sim, claro. É por isso mesmo que há uma parte da carta em que eles dizem que um índio apontou para um colar de ouro, depois para terra e de voltar para o colar. E que depois fez o mesmo para um castiçal de prata. O homem até podia estar só a pedir se podia levar para mostrar aos amigos porque nunca tinha visto, mas a interpretação que está na carta é que era para indicar que havia ouro e prata na terra. Mas, não, eles não queriam saber de ouro, só humanismo.
Este é o excerto original dessa parte: "pero huu[m] deles pos olho no colar do capitam e começou daçenar cõ amaão pera aterra e depois perao colar como que nos dezia que avia em tera ouro e tam bem vio huu[m] castical de prata e asy meesmo acenaua peraa tera e entã perao castical como que avia tam bem prata" (porém um deles pôs olho no colar do capitão e começou a acenar com a mão para terra e depois para o colar como que nos dizia que havia em terra ouro e também viu um castiçal de prata e assim mesmo acenava para terra e então para o castiçal como que havia também prata).
@@desanipt Mas foram os indios que apontaram ninguém lhes perguntou.O interesse dos portugueses foi..........NENHUM. Se fosse com outro povo eram logo mortos e saqueados
Fale sobre a Ordem de Cristo, as navegações Portuguesas, o1 culto Cristão em terras Brasileiras e o porque de se chamar ilha da Vera Cruz ou terra da Santa Cruz.
Coincidência ou não, estou exatamente lendo o livro "A carta de Pero Vaz de Caminha" de Sílvio Castro. Não se preocupe Peninha, também já li "A viagem do descobrimento", "Capitães do Brasil" e " Brasil: terra a vista" de vossa autoria. Ainda me falta "Náufragos, traficantes e degradados" , mas eu chego lá.
A carta é belíssima. Eu interpretei Pero Vaz de Caminha, numa ópera no Municipal do Rio e num espetáculo na Bahia, Sta. Cruz de Cabrália, em comemoração ao descobrimento, na verdade , a encenação da primeira missa. Tive o privilégio de dize-la muitas vezes.
É muito linda mesmo, ainda mais na voz de Paulo Betti. É o Eden terreno, como no pequeno trecho da carta num comercial dos Correios: ruclips.net/video/n6iYNyO-QxE/видео.html Obrigada por me lembrar dessa preciosidade Peninha! Obrigada mesmo. Que carta! Que voz!
Peninha quanto tempo diferencia um repórter( ou jornalista) de um historiador pos o atentado da semana me lembeu MT o atentado que foi o estopim 1 guerra mundial lógico q proporcionalmente
Não conheço não. Além do que não tenho interesse. Minha sugestão foram para pessoas que não possuem a sua genialidade de fazer uma pesquisa no Google. Aproveita e resume o conteúdo pra nós aí, já que vc deve ter pesquisado.
Gostou do vídeo? Então indique o canal Buenas Ideias para um amigo.
Como consigo a carta original pela web?
Eduardo você tem algum estudo sobre o Bacharel de Cananéia? Obrigado.
Eduardo parabéns pelo trabalho. Gostaria de sugerir um vídeo sobre o Tenentismo e sobre o fato do exército sempre se unir à elite no Brasil para meter o fumo no povo kkkkkkkk. Valeu!
Peninha, você me convenceu a voltar a ler os livros que comprei e ainda não li. Valeu, a carta tá num deles
Excelente!!!
Ainda bem que a carta não estava no Museu Nacional.
M F
A carta original está em Portugal.
Veja o link
www.ebc.com.br/cultura/2013/04/saiba-onde-esta-guardada-a-carta-de-pero-vaz-de-caminha
M F
Sério? Já ia perguntar isso. Que alívio! Obrigada.
Ainda bem
Graças a Deus. Que situação nós brasileiros chegamos. Eu estou maravilhada em descobrir a verdadeira história do meu país. Infelizmente as escolas não servem de nada.
Em 2014 eu fui numa banca de revista e numa gôndola giratória de livros de bolso eu encontrei a Carta de Pero Vaz de Caminha. É um livro publicado por Silvio Castro da editora L&PM Pocket. Comprei esse livro e estou com ele no colo enquanto digito esse comentário. E na traseira da capa do livro tem um comentário de Eduardo Bueno que diz assim:
"(...) A carta de Pero Vaz de Caminha, chamada com razão, de certidão de nascimento do Brasil. Caminha conseguiu capturar com requinte e minúcia, os dias inaugurais do futuro país. Com um olhar generoso e preciso, cantou a pureza das águas e a exuberância dos recursos naturais, e pregou a comunhão entre os povos. Vislumbrou Pindorama como uma espécie de Terra Sem Males, um lugar paradisíaco. Seu testemunho difere frontalmente do espírito de conquista e "cruzada" que caracterizou boa parte do ciclo de descobertas portuguesas. Graças à extraordinária "reportagem" de Caminha, se pode saber de que forma ocorreu o descobrimento do Brasil. Mas, por esses azares da sorte, a carta de Caminha ficou desaparecida por quase três séculos, perdida em arquivos empoeirados. Só foi redescoberta em 1773 e sua primeira publicação se deu apenas em 1817. Desde então, tem sido considerada a primeira obra-prima da literatura brasileira."
(EDUARDO BUENO in Brazil: Terra à Vista Coleção L&PM Pocket, vol. 323.)
Cara... Esse canal é combustível para o fogo da vontade de saber mais! MUITO TOP!
Sou portuguesa e adoro a sua maneira de comunicar, direta, simples e com
conteúdo . Penso que Portugal poderá ajudar-vos a reconstruir o palácio agora ardido. Pelo menos na reconstrução dos interiores, pois temos muitos técnicos formados nessa área. Não chore mais. Fiquei comovida com o seu vídeo anterior . Abraço de Portugal.
Belo episódio Mestre Peninha
Curiosidades:
1 - Caminha morreu na praia de calicute, tentando fugir para as naus ancoradas, ainda em 1500, num ataque dos indianos ao entreposto português.
2- Caminha tinha cerca de 50 anos na epoca da viagem, o que era ser considerado idoso para os padrões daquele tempo. Era um dos mais velhos da missão. Pedro Alvares Cabral, por exemplo, tinha 32 anos.
3 - Caminha foi vereador na cidade do porto. É possível ver no google registro de sua assinatura em documentos.
4. A carta de Caminha sobreviveu ao terrível terremoto/ incendio de lisboa no seculo XVIII, no qual se perdeu grande parte do acervo da torre do tombo, onde ficava o acervo histórico do reino português.
5. Relatos sobre a estadia portuguesa em Calicute e a viagem de retorno estão em outra carta, um relato anônimo.
Agora uma dúvida: o genro dele foi libertado? Hehehe
Ss foi liberto
A melhor das pílulas até agora...toda poética...1 lado do Peninha.... até então não descoberto...rsrs
Obrigado. Mais uma coisa tão obvia e simples, que passa por nós no colégio como um feito bom e passa rápido sem mais importâncias , que ninguém lembra ou vai buscar.... está ai uma carta para todos nós, uma carta que deveríamos todos ler.
Gosto muito dos seus vídeos 😍 são ótimos
Acabei de ler, uma crônica fantástica! E que povo adorável recepcionou os portugueses aqui!
Isto mostra a nossa forma de estar no mundo....Mas cartas semelhantes há de muitas partes do mundo que descrevemos
Feliz de ter descoberto esse canal maravilhoso
É fascinante a história desse relato de achamento: Pero Vaz de Caminha (1450-1500) foi um escrivão português, autor da carta, que relatou ao Rei Dom Manuel a chegada ao Brasil da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Caminha termina sua carta, datando-a "Deste porto seguro de vossa ilha de Vera Cruz, hoje, sexta feira primeiro dia de maio de 1500". Na manhã de 2 de maio, Gaspar de Lemos retorna para Portugal levando as cartas do Capitão-Mor Pedro Álvares Cabral, do físico Mestre João e do escrivão Caminha. A carta de Caminha ou "Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil" passou mais de dois séculos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. Só foi descoberta em 1773 2:04 por José de Seabra da Silva e publicada oficialmente pelo historiador Juan Batista Munhoz. No Brasil, foi publicada pelo padre Manuel Aires de Casal na obra "Corografia Brasílica", em 1817.
Esse é o único homem da história do Brasil , que eu não aceito que falem mal .
Sério? De todas as escolhas possíveis esse é pra você o mais importante?
Esse homem de história não sabe nada, se no Brasil vê este homem como o único que sabe de história, então o Brasil não sabe história é está muito mal.
Excelente!
GOSTO DOS SEUS VIDEOS, INCENTIVA NOS BRASILEIROS PROCURAR SABER MAIS DESSE PAIS BRASIL...PARABÉNS!
Carta divinal...
Boa noite Bueno, gosto muito da tua forma de comunicar, apesar de discordar do video sobre a escravatura, bem sobre esse já dei a minha opinião e fico muito feliz pelo facto de não teres censurado, eu sou militante do PS (Partido Socialista - Portugal) e fico muito triste com as noticias que nós vemos do Brasil; Hoje levei 3 senhoras cariocas do Padrão dos Descobrimentos (em Belém, Lisboa) para os pasteis de Belém e o resto da família foi a pé; decidi mostra-lhes a capelinha dos Jerónimos onde rezou Vasco da Gama e dormiu Pedro Álvares de Cabral...e elas não quiseram sair para tirar fotos com medo...fiquei chocado !!!! Ia mostrar o padrão oferecido pelo governo brasileiro em 1968, mostrar a vista lindíssima da Torre de Belém e o Oceano Atlântico...enfim, espero que o Brasil seja aquela grande nação, porque até agora só foi país...e que se lembre da sua história, da qual faz parte estes gajos para o bem e também se quiserem para o mal (aqui em Portugal também culpamos os romanos, imaginasse...) ruclips.net/video/FMyUdLJEw9M/видео.html
Apenas no presente momento ,tenho as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado e consideração aos idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal.
Como podem ver não houve nenhum interesse por ouro ou qualquer outra coisa. Grande lição de humanidade em que os Indios (amazonas) foram tratados como iguais...lição para o mundo
Graças a um vídeo seu sobre o “descobrimento “ pude ler a carta de Pedro Vaz de Caminha e ali naquelas linhas consegui me imaginar dentro de uma máquina do tempo em que pude ver por meio da narrativa a história sendo contada de forma tão bela.
Parabéns pelo seu canal e pela iniciativa de nos narrar as varias facetas de nosso país!
É pra já!
Obrigado por compartilhar conosco 🙏 aqui em casa adoramos história, e o Grêmio 😍
Peninha hoje no pretinho básico as 18h 👏👏👏👏😍😍😍😍😍
Sou descendente de Vaz de caminho meu biza vo era Franscisco Vaz correa e ele tinha uma fazenda gigante que seja herança dos seus antepassados colonizadores, meu vo Lázaro Vaz correa vendeu a fazenda na década de 60 não aguentou a pressão do dinheiro gasto tudo com mulher e noitada morreu aos 48 anos não teve instrução! Imagina a história de cada um dentro dos navios as recompensas que ganharam por ir explorar uma terra que nem existia muitos não voltaram mts ficaram pelo caminho mts obteve a glória da missão cumprida, não comete o msm erro do meu avo tenha educação financeira!
Maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Canal ÓTIMO. Peninha d +. Time nem tanto!!!! Histórias de horrores!!! Trevas. Contada de uma forma adorável. Agradeço compartilhar....bem MAIS fácil de digerir e aceitar ser humano. A tristeza vira comédia. E como é a sua história?
Conseguiremos ser, SIM.
Líza conta a história de vida do Eduardo Bueno.
Eu li por indicação de uma professora de literatura, no ensino médio. Vale muito a pena
Moro em Prado, terra da Barra do Rio Cahy,onde o Brasil foi DE FATO descoberto.
Realmente caminha conseguiu transcrever o que estava vendo, eu já li a carta algumas vezes, tem um pedido de favores no fim, bem a cara de funcionário público, mas não deixa de ser uma boa leitura.
Adoro muito seu canal!!
Fala sobre a Revolta dos Malês. Parabéns pelo trabalho espetacular.
Esse canal é bão demais da conta, sô! Tô viciado nesse trem.
Conheci os seus videos na aula de historia. Meu professor sempre passa o seu canal.
Adoro o canal,depois do video eu sempre procuro mais sobre o assunto abordado aqui
Parabéns pelo trabalho!!!/@
Fui ler pela primeira vez a carta na íntegra por causa do canal :D Mais um vídeo demais!! vlw!
Numa ""balada"" em Porto Seguro um cara leu trechos da carta e acreditem foi divertido, muita gente gostou. Isto aconteceu a mais de vinte anos
Essa carta é, de fato, um troço de linda. E, por sorte nossa, não estava no Museu Imperial do PSOL, né, Peninha?!!
Andre S.
Felizmente a carta original, assim como muitas outras coisas relacionadas com a história do Brasil, estão guardadas e bem guardadas em Portugal. Até o coração do vosso primeiro imperador D. Pedro I (em Portugal conhecido como D. Perdo IV) está guardado a sete chaves aqui na minha cidade.
O Brasil precissa reencontrar-se com a sua verdadeira história.
Veja o link
www.ebc.com.br/cultura/2013/04/saiba-onde-esta-guardada-a-carta-de-pero-vaz-de-caminha
Melhor notificação❤
O cara era bom em matemática e ainda escrevia bem 👏👏👏👏
Coisas que eram esperadas de qualquer um que se formava até a década de 90.
Parabéns pelo canal e pelo seu trabalho Eduardo. Fala um pouco do Tenentismo do Brasil pra gente, por favor? Obrigada.
Que tal um episódio com você lendo e comentando a carta do Caminha?!
Peninha, parabéns! Por favor, faça um vídeo do seu conterrâneo Leonel Brizola
Você poderia falar sobre o serviço secreto brasileiro e a comédia que é e sobre o presidente que o fez.
Apoio um vídeo sobre a Olga Benario!! Seu canal é incrivel, nao pare de fazer videos, muito bom!
Por essa carta se vê que o ouro não tinha interesse nenhum. Extraordinária carta humanista
😂😂😂 Sim, claro. É por isso mesmo que há uma parte da carta em que eles dizem que um índio apontou para um colar de ouro, depois para terra e de voltar para o colar. E que depois fez o mesmo para um castiçal de prata. O homem até podia estar só a pedir se podia levar para mostrar aos amigos porque nunca tinha visto, mas a interpretação que está na carta é que era para indicar que havia ouro e prata na terra. Mas, não, eles não queriam saber de ouro, só humanismo.
Este é o excerto original dessa parte: "pero huu[m] deles pos olho no colar do capitam e começou daçenar cõ amaão pera aterra e depois perao colar como que nos dezia que avia em tera ouro e tam bem vio huu[m] castical de prata e asy meesmo acenaua peraa tera e entã perao castical como que avia tam bem prata"
(porém um deles pôs olho no colar do capitão e começou a acenar com a mão para terra e depois para o colar como que nos dizia que havia em terra ouro e também viu um castiçal de prata e assim mesmo acenava para terra e então para o castiçal como que havia também prata).
@@desanipt Mas foram os indios que apontaram ninguém lhes perguntou.O interesse dos portugueses foi..........NENHUM. Se fosse com outro povo eram logo mortos e saqueados
Mais um Bom Vídeo !!!
Parabéns !! :)
muito bom seus vídeos peninha. hj tirei o dia pra ver todos. parabéns cara, vc é muito inteligente, cara. óbvio, torce pro Grêmio 🇪🇪
abração
Faz um vídeo sobre José Bonifácio, caninha oh! Peninha...
Ficou ótimo o filme como sempre, mas a trilha sonora tá alta demais!
Por obséquio, faça um vídeo sobre a Guerra de Restauração do Rio Grande do Sul, sem esquecer do Comandante Johann Heinrich Bohn. Obrigado
Eduardo Bueno faz um vídeo sobre José de Bonifácio.
Fale sobre a Ordem de Cristo, as navegações Portuguesas, o1 culto Cristão em terras Brasileiras e o porque de se chamar ilha da Vera Cruz ou terra da Santa Cruz.
2:23 Aqui está um brasileiro honesto. 🇵🇹
A crônica das crônicas.
Te aguardando no pretinho....
Coincidência ou não, estou exatamente lendo o livro "A carta de Pero Vaz de Caminha" de Sílvio Castro. Não se preocupe Peninha, também já li "A viagem do descobrimento", "Capitães do Brasil" e " Brasil: terra a vista" de vossa autoria. Ainda me falta "Náufragos, traficantes e degradados" , mas eu chego lá.
A carta é belíssima. Eu interpretei Pero Vaz de Caminha, numa ópera no Municipal do Rio e num espetáculo na Bahia, Sta. Cruz de Cabrália, em comemoração ao descobrimento, na verdade , a encenação da primeira missa. Tive o privilégio de dize-la muitas vezes.
Bacana
Eu li essa carta 3 dias atrás
jackson de sousa me passa o link? Não encontrei um que tenha todas as páginas
ruclips.net/video/F60szJm7yPE/видео.html
Na verdade, a carta era um diário. Quando eu li achei extraordinário.
Um pais com certidão de nascimento.
👍👍👍👍
Nem precisa desligar o computador nem sair do RUclips a carta na íntegra está aqui: ruclips.net/video/F60szJm7yPE/видео.html
É muito linda mesmo, ainda mais na voz de Paulo Betti. É o Eden terreno, como no pequeno trecho da carta num comercial dos Correios: ruclips.net/video/n6iYNyO-QxE/видео.html Obrigada por me lembrar dessa preciosidade Peninha! Obrigada mesmo. Que carta! Que voz!
Fuiii.....
Boa peninha
Buenas ideias é ótimo!!!!
Onde achar a carta na íntegra?
educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/carta_caminha.htm
Pode começar por aqui:
jfgi.herokuapp.com
E onde tá a Carta hj em dia? Em qual museu?
...a carta de Pero Vaz de Caminha tem a mesma eloquência e grafia das mensagens que a galera compartilha no WhatsApp!
que música é esta no fundo?
Um detalhe não comentado Pero Vaz de Caminha morreu em 1500. Ele fez sua missão na terra e morreu
Vou procurar um áudio dessa carta 😅
Tu não é aquele cara do documentário dos mamonas?
Pero Vaz não corre. Ele só caminha! 😋
Não tenho costume de ler correspondência dos outros.
Peninha quanto tempo diferencia um repórter( ou jornalista) de um historiador pos o atentado da semana me lembeu MT o atentado que foi o estopim 1 guerra mundial lógico q proporcionalmente
ebaaa primeiroooo
É. Nós não conseguimos.
A toxidade de certos comentários demonstra o quanto o povo brasileiro é desinformado, e não consegue chegar em discussões construtivas
Pero vaz de peninha?! Isto é oquê revista em quadrinho? Onde?!
0:07 É A PORRA DO BRASIL
Tu vais com a minha ?
Nao quero sair do you tube quero receber o saber todo mastigadinho rsrs
Onde está exposta a carta? Alguém sabe? Abraços!
Sempre quis saber quem foi esse cara meu pai me perguntava várias vezes agora sei oque responder
Fala Bueno tchê!!!
Diz aí o que tu achas do Brasil Paralelo tchê???
Um Milhão de Euros ...fixa
Olá, onde se encontra a carta original?
Torre do Tombo, em Lisboa.
missao cumprida
Me expulsando vou lá ler rs 😁
Esperando sentado sua abordagem sobre a facada.
Faz um vídeo sobre candidatos à presidência assassinados.
Eu queria saber de onde saiu a história de que o genro bateu num padre. Na carta que não tá.
Podia ter linkado a carta na descrição...
Rodolfo Borges conhece o google?
ruclips.net/video/F60szJm7yPE/видео.html
Não conheço não. Além do que não tenho interesse. Minha sugestão foram para pessoas que não possuem a sua genialidade de fazer uma pesquisa no Google. Aproveita e resume o conteúdo pra nós aí, já que vc deve ter pesquisado.
Rodolfo Borges kkkkk mano, percebe que você pede muito as coisas pros outros?
oi broders