Pelo Tratado de Tordesilhas bem se comprova que Portugal já tinha decalcado o território que seria o Brasil. Aliás, exactamente por isso, Portugal pede e consegue uma ligeira alteração á zona demarcada exactamente por esse pormenor. Isto, para que não fique em alguns espíritos, a ideia de que Portugal tomou o território sul americano ( Brasil) * por acaso*.
Em Portugal é ensinado que na realidade Portugal já tinha a certeza absoluta de que as terras do Brasil existiam e que aquela viagem foi só uma forma de oficializar a posse do local para Portugal. A tese da descoberta por acidente foi inventada para evitar problemas com Espanha relativo às alterações no traçado do tratado de Tordesilhas
Eis que surge o primeiro ladrão do BRASIL um Fugitivo da embarcação que correu pela Praia !!logo depois Portugal fez do Brasil uma Prisão trazendo os malas e os ladreos pra cá! ALÉM DE EXPLORAR MUITO O BRASIL E ESCRAVIZAR OS INDIOS AINDA FEZ DO BRASIL UMA PRISAO PRA SEUS ASSASINOS E BANDIDOS POR ISSO HOJE SOMOS E QUE SOMOS TEMOS ESSA MALDITA HERANÇA DE PORTUGAL!
Muito bom. Espero que este tipo de vídeos ajude os brasileiros a entenderem a sua origem e percebam que o país foi criado com muito sofrimento, suor e lágrimas, tanto pelos nativos como pelos portugueses.
Para bem dos nativos do Brasil, ainda bem que foram os portugueses, porque no México os nativos não tiveram a mesma sorte com os espanhóis. Os Aztecas foram extintos :(
@@paulo-figueiredo extintos em sua maioria por doenças assim como no Brasil lógico que teve conflitos entre ambos, mas o principal motivo foi as doenças trazidas pelos espanhóis/português e outros imigrantes
Sem dúvida! Vejo muita gente por aqui falando de invasão por mero preconceito ideológico. mas a verdade é que grande parte deles morreu de fome e de doenças causadas pela má nutrição e variações de clima ao longo da viagem. Os homens eram poucos e as armas também. Por isso, invasão como? Eu para invadir tenho de saber onde está o" inimigo", saber onde estou e ter muitos guerreiros bem nutridos e armados! Cabral, não tinha nada disso. Ele julgava que estava numa ilha (Pascoal). Um barco voltou para Portugal para dar a notícia do achado e os outros seguiram para a India. Entre 1500 e 1535 a "invasão" foi feita com 0 (zero) homens.
@@nunonunes9336 ainda bem que a "invasão" foi feita. O que seria do mundo moderno sem ela, né? Tudo aconteceu com tinha que acontecer no tempo e espaço.
Concordo com o grande Peninha (Eduardo Bueno), Portugal “moveu” a linha do Tratado de Tordesilhas mais pra oeste antes do “descobrimento do Brasil”. Possivelmente os português já suspeitavam de terras aqui, isso se não estiveram antes. Só que a informação era tão valiosa e secreta que eles ficaram de bico calado. 🤫
Talvez seja por que eles tinham uma previsão do tamanho da terra, e por essa previsão, eles sabiam que estavam com um espaço menor do que deveriam. Lá no nerdologia, fala que vasco da gama viu gaivotas por aqauela região e sugeriu Pedro alváres a abrir o ângulo na viagem.
Essa estadia de Cabral na Índia. Foi quando ele destruiu o porto com sua armada. Portugal era muito poderoso, possuía a maior tecnologia de guerra marítima da época. Portugal mudou o mundo.
@@joaquimguerreiro8220fala como se os portugueses mandados pra cá fossem antepassados teus 😂😂, não os navegadores que vieram pra cá enfrentando o atlântico ( dito tenebroso ) foram os meus antepassados ,e dos brasileiros, os teus foram somente meros sapateiros ou coisa parecida
A maior potência militar, inclusive naval, era a Inglaterra, seguida pela França. Sem dúvida Portugal mudou o mundo ; o início do tráfico transatlântico de escravos, a Bula Papal conseguida por Afonso V para escravizar perpetuamente aos nativos das terras que Portugal invadia, o famigerado Mapa Cor de Rosa, as fazendas de procriação de escravos, os escravos tigres, o genocídio dos indígenas brasileiros, a disruptura criada na África, a criação do racismo...
É impossível essa "descoberta" ter sido por acidente. Portugal já sabia!! Imagina você viajar durante semanas perdido sem saber para onde está indo e "sem querer" acha uma terra pensando se tratar das Índias, isto é loucura. Portugal já sabia todo o trajeto até o Brasil.
A descoberta do Brasil não foi nenhuma surpresa. Dois anos antes outro português já estivera aqui, mas a descoberta permaneceu secreta porque as informações eram poucas. O desvio até o Brasil foi planejado. Portugal já sabia que havia terras americanas dentro de sua área do meridiano de Tordesilhas.
Vc existiria, as terras tb existiriam. Q coisa mais esquisita pensar assim. Se o Brasil não fosse “descoberto” muitas tribos teriam aumentado suas populações, mas com respeito a terra, natureza. Vc se africano nasceria lá e viveria lá, se europeu a mesma coisa.
Vicente Pinzón chegou ao Brasil anos antes de Cabral. 130 navios chineses com mais de 3 mil pessoas passaram pelo Caribe, costa norte-americana, Groenlândia, nordeste brasileiro (1421), além da Austrália e Nova Zelândia. Os chineses chegaram a avistar a Antártica em expedição que passou pelas costas sulamericanas do Oceano Pacífico e Atlântico. Os almirantes responsáveis pela viagem eram Hong Bao e Zhou Man. Vickings desembarcaram na América do Norte 10 séculos atrás. Desde VI a.C. os gregos (Anaximandro, Hecateu, Parmênides, etc) já concebiam uma Terra esférica. Isso pode ser constatado nos próprios mapas do mundo conhecido até então (como o de Heródoto). Partindo dessa concepção foi que Erastóstenes (sec. III a. C.) determinou com grande precisão o perímetro da circunferência da Terra. Séculos depois, Ptolomeu (em Geographia) considera o diâmetro da Terra muito menor do que aquele calculado por Erastóstenes, o que teria levado Colombo a subestimar a distância até as Índias. Esse termo "descobrimento" é de fato inapropriado, pois muito do conhecimento já existia. Poder-se-ia ter descoberto uma rota nova, um método ou algo assim. Da mesma forma que descobriu-se, por dedução que a Terra é esférica (apesar de alguns ainda acharem que não). Sobre a colonização do Brasil, não foi porque Cabral aportou aqui. Usou-se aqui o termo "invasão" - parcialmente adequado, já que o Brasil sofreu invasões (ou tomada de posse por "posseiros") por diversos povos, incluindo os indígenas. O que mudou, ao longo dos séculos, foi o formato, pois somos colônia até hoje, exportando comodities e importando industrializados (de modo geral). Por fim, bem fraco esse documentário. Um documentário escrito em livros do Eduardo Bueno traz relatos baseados em escritos originais, sem o viés tendencioso que vemos em tantos livros de história do Brasil.
Vocês fazem um trabalho fantástico! Os trabalhos de Jorge Couto afirmam a rota proposital da frota Cabralina para o Brasil. Apesar dessa discordância teórica, agradeço por mais um trabalho bem feito.
Numca foi um assidente a descoberta de Cabral, uma prova disso é que eles nunca se perderam no oceano sempre seguiram uma rota, se afastarem da costa da África e souberam retornar lá até chegar na Índia.
Muito obrigada por entregar um capitulo tanto interessante, quanto provocador. Essas incognitas, com respeito ao "achamento" do Brasil, continuam gerando controversias, e bem vale a pena debater esses assuntos.
Poderiam mencionar que Pedro Álvares Cabral era Grão Mestre Da Ordem De Cristo. E que as grandes navegações é um produto não apenas do Reino De Portugal, mas também da Ordem! ✝️ 😉
Que disparate o seu comentário, quem criou a ordem de cristo , uma ordem religiosa e militar foi o rei Don Dinis, , a ordem ainda hoje existe com o nome de Ordem Militar de Cristo presidida pelo seu grão mestre o presidente da républica. Portuguesa. Pela sua lógica tambem se podia dizer que as grandes navegações não foram apenas do reino de Portugal mas tambem da companhia de jesus. Não faz qualquer sentido, pois que essas organizações se submetiam ao poder de quem as criou e a quem elas deviam fidelidade, elas eram ferramentas ao serviço do reino.
A Ordem de Cristo foi fundada em Portugal no reinado de D.Dinis , para dar guarida aos templarios que eram perseguidos na Europa Central , o único que teve coragem a enfrentar uma ordem Papal e os monarcas da Europa Central foi o rei Português D.Dinis , mas acontece que a Ordem de Cristo esteve sempre presente desde a fundação de Portugal , o primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques era templário e que combateu os Mouros . Sem dúvida que os templários tiveram muita influência nas descobertas marítimas , se observarmos as caravelas e naus portuguesas todas elas nas suas velas latinas expunham a Cruz da Ordem de Cristo , mas o que é inegável é que Portugal detinha a maior escola de navegação do Mundo ( Escola Infante Sagres ) e a maior tecnologia de navegação na época sendo figura preponderante o Infante D. Henrique o mestre .
Tão bravos que mataram um monte de índios que já eram nativos da terra, escravizaram um monte de africanos, pra trabalhos forçados, e vieram com a Religião do Cristianismo católica, que prega o amor ao próximo. É brincadeira...
Se foi por acaso ou dissimulada a descoberta, ou já sabida a existência do Brasil eu não sei, só sei que a junção entre portugueses, brasileiros, índios e negros foi a melhor coisa que aconteceu na América Latina: somos o que somos hoje por causa da ação inteligente e efetiva, por vezes doce, por vezes violenta, desses homens inteligentes e destemidos. Meu sobrenome é Silveira, português, com muito orgulho!
Perguntaram ao Nelson Rodrigues se ele teria algum conselho para dar aos jovens, sem pensar ele disse: 'Envelheçam depressa, com toda urgência, envelheçam!'
@@pauloc1968 lutero apenas quis acabar com as heresias da sua igreja como vender a salvação pra quem pagava mais,se preocupe mais com a tua igreja que é cheio de pedófilos e defensores da esquerda e esqueça um pouco o protestantismo que trouxe de volta o cristianismo primitivo ...
3:21 Errado! A historiografia brasileira já passou por essa questão e não há nada de acidente, pelo contrário, estavam bem conscientes que tinham duas missões: chegar as índias e anexar de vez as terras "brasileiras".
O Vice-rei Francisco de Almeida, chegou ao Brasil dois anos antes de Cabral, só que fez-se um grande silêncio, enquanto o Tratado de Tordesilhas estava a ser tratado pela Igreja Católica, o Reino de Castela e o Reino de Portugal.
Não foi Francisco de Almeida, mas foi Duarte Pacheco Pereira, o primeiro a chegar a que hoje se chama Brasil.mas não convinha aos Portugueses anunciar tal facto porque estava para vigorar o tal tratado de Turdozilhas
perfeito título, perfeita narração da silvia salek, tem que tirar "descobrimento" desse evento, esse termo é um apagamento dos povos originários, ainda sim, um importante evento que mudou a vida de todos nós, pra bem ou pra mal
@@pedrofilipe6 era descobrimento porque viam o território pela primeira vez como descobrimos um linda flor numa floresta, não quer dizer que essa flor não existia antes da nossa chegada, os indígenas também descobriam os portugueses em 1500, porque nunca os tinham visto antes
Que parvoíce, agora querem mudar tudo. Foi descoberto sim, se era local desconhecido para eles. Assim como, os indígenas descobriram essas novas pessoas.
@@marie3587 Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. Realmente não dá pra dizer que alguém descobriu algo que já havia sido descoberto. Os nativos americanos também vieram de outro lugar do planeta, eles não estiveram sempre aqui. Pesquise sobre a dispersão dos hominídeos
Essa história da chegada "acidental" ao Brasil já foi contestada há muito tempo. Hoje, é plenamente aceito o fato de que Cabral já sabia que viria ao Brasil para tomar posse da terra.
Essa versão está completamente superada. Já no ginásio aprendi que a descoberta do Brasil não foi um acaso, ao contrário, tratou-se apenas de oficializar a descoberta, num contexto em que o Tratado de Tordesilhas estabelecia um limite para as Terras portuguesas.
Não lembro ao certo mas no ep. 2 ou 3 tem uma cena que eles puxam uma rede e não tem nada, talvez a técnica de pesca não era avançada ou nos mares onde eles estavam não havia peixes perto da superfície.
Burros do crlho. Porque só há peixe onde há algas e só há algas onde a profundidade é menor que 50 metros. Peixe no meio do oceano profundo só as espécies migratórias como o atum. Mas é difícil de pescar e a probabilidade de encontrar cardumes sem sonar é baixa.
Bem narrado, lotado de citações como se fossem necessárias pra confirmar o que afinal é uma HISTÓRIA OFICIAL, mas nem contou tanto assim acerca dos bastidores da viagem que trouxe Cabral ao Brasil. Todavia, mesmo pelo parco revelado agradece-se o empenho dos autores/executores que dadas as citações, talvez sobrepujem em quantidade os integrantes dessa épica experiência humana!
Algumas incongruências no próprio texto (fala em 2500 e depois em 1500). Outra, o nome da ave é FURA-BUXOS e não bruxos. Outra, lê-se "cétera" e não "coetera". Outra, Pinzon já havia estado no Amazonas em 1499.
Pinzón esteve no brasil no começo de 1500, chegou provavelmnte a costa do pernancbuco ou Ceará, e navegou por cabotagem até a desembocadura do amazonas, inclusive ele passou por jaricoacoara, e batizou aquela pedra famosa que tem la de "rosto hermoso".
Querem mais: Colombo era português, filho de D. Fernando duque de Beja, e, este era irmão do rei de Portugal. Colombo era espião duplo. Nome; Salvador Fernandes Zarco Nascido em; Cuba, Alentejo, Primo do rei de Portugal D. João Segundo. Casado com uma Perestrelo da linhagem dos Duques de Viseu. Missão; desviar os espanhóis para ocidente, e garantir para Portugal o monopólio do comércio com a Ásia. Missão cumprida. Alguém duvida?
@@jessicavedety Palhaço, Colombo nem sabia falar italiano nem Genovês, falava em Português misturado com Castelhano, casou-se com uma Portuguesa e viveu a maior parte da sua vida em Portugal, a vila de Cuba só existia em Portugal (Alentejo), não existia na Itália nem Espanha, porquê esse nome? isto tudo. está provado, vai aprender idiota
@@jessicavedety entao explica a ilha de de Cuba sendo que existe uma Cuba no Alentejo onde Colombo esta enterrado. A versao que era italiano ainda esta em fase de estudo , o homem era espião sim dizendo-se italiano de genova estuda tu
Não podemos negar: o que os europeus fizeram no século XVI fora um grande feito. Deixaram uma grande herança ao nosso país, como a língua portuguesa e sua religião, no entanto, para chegarmos onde estamos conflitos étnicos sangrentos ocorreram ao longo dos séculos: indígenas, africanos e europeus derramaram muito sangue entre si. Hoje temos resquício da colonização como a discriminação e a pobreza.
brasil é independente a 200 anos, até quando teremos esses resquícios negativos da colonização? pra mim até hoje o brasil é um país colônia, não somos mais explorados por uma coroa, mas sim por dezenas de empresas multinacionais umas só vendem lixo aqui (produtos de 5º categoria que não é aceito em países de 1º mundo, carros e eletrônicos de consumo são os melhores exemplos) e compram matérias prima (agronegócio de exportação, aquele que a imprensa agora chupar a rola).
Cabral tinha um pássaro no navio. Sempre soltava-o e observava se ele voaria para algum lugar. Vendo só água, o pássaro retornava para embarcação. Chegando na costa onde hoje seria Mossoró, Cabral viu pássaros de longe no céu. Também viu sinais de peixe "indicando água rasa". Então soltou o pássaro e o pássaro voou na direção dos outros. Então Cabral seguiu o pássaro e encontrou sinais de mais pássaros no céu. Não demorou ele viu terra. A mata estava extremamente fechada, os comandantes pensaram que era uma ilha, então ele navegou o dia inteiro tentando dar a volta na "ilha" e procurar uma praia. Todavia... essa ilha nunca tinha fim kkk ficou ciente da quantidade de terra e ordenou parte da expedição reclamá-la imediatamente para o Rei. No primeiro encontro com o "índio", alguns dos comandantes pensaram estar na Índia pelo lado oriental, por causa da cor do povo nativo americano. Os nativos não eram TÃO rústicos assim, como homens da caverna, havia hierarquia, disciplina, habitações (embora não houvessem cidades). Haviam interpretes portugueses da língua hindu, que tentaram negociar especiarias portugueses com os índios. A comunicação não foi feita, mas alguns índios mais mansos agradaram das especiarias portuguesas e trocaram por peixes pescados, caça, etc.. a interação com o índio foi fundamental e Cabral soube aplicar isso. Houve interação e até casamento entre os portugueses e os nativos. Porém, haviam também guerra entre tribos, (na Índia, Cabral já havia matado muita gente), no Brasil não foi diferente, teve que matar índios hostis, muito banho de sangue. Hoje em dia, se formos visitar aldeias indígenas, iremos encontrar exatamente isso... índios bons, hostis, alguns que cultuam deuses e fazem sacrifícios humanos.. enfim. O mundo era SINISTRO em 1500. Não julgo os portugueses, nem confio 100% na versão oficial que o Rei de Portugal mandou publicar kkkk
O meu 12o avô foi o Mestre João da Paz, era médico físico e astrólogo, e encontrava-se na embarcação de Cabral que chegou ao Brasil. Nascido em Espanha, era judeu e penso que depois cristão-novo.
Ali está o barquinho do primeiro desembarque oficial, no dia de São Jorge, 23 de abril. E ao pular na água rasa, diante dos nativos curiosos, gritaram por São Jorge. De formas que a data e o local da chegada, foram milimetricamente calculados.
Mas foi longe o tempo que eu sequer questionava essa de "pegou um vento errado e DU nada achou o Brasil" vai vendo: experientes que só, Cabral e Bartolomeu, num custo altíssimo que era uma expedição deste tamanho, conhecendo o caminho das Índias...uma tormenta pegou eles 💤 e eis_me aqui?! Não né 😄😄😄
Eu penso que se Portugal não tivesse se aventurado nessas viagens estariam melhores hoje, imaginem quanto custou ao país essas naus essa tecnologia esses desperdícios e depois de descobertos os gastos para manter o Brasil inteiro não superou o que retiraram do pais, por mais que retiraram do Brasil o que chegou a Portugal foi o mínimo, Depois calculem quanto custou a Portugal a corte toda se deslocar para o Brasil trazendo tudo o que tinham penso que para o Brasil foi um avanço com os portos abertos, o correio, as universidades, jornais trouxeram azulejos, materiais de construção, de decoração, fortes e toda a ordem de desenvolvimento mas para Portugal que ficou acéfalos foi um retrocesso de uns 100 anos . Por isso as descobertas foram uma desgraça com muitos prejuízos a Portugal
1/3 dos navios perdidos. Muitos portugueses mortos. Meses de navio tomando água podre e biscoito mofado. Não era pra qualquer um mesmo este tipo de travessia. Bem impressionante o relato. Em um país que até hoje tem só 10 milhões de habitantes. Alto risco.
O evangelho de Cristo assim veio, embora São Tome por cá ja tinha vindo com a palabra do senhor aos locais. Tudo isso foi para que a palavra de Deus chegasse a toda criatura conforme as escrituras. Não adianta querer mudar isso pois jesus esta voltando ! Amém
Pedro Álvares Cabral é meu Primo de 5º grau 12 vezes removido. Infelizmente, o RUclips não permite que eu compartilhe o link do site de eGnealogia onde aparece minha Linhagem que me relaciona com ele.
Naquela altura do litoral atual brasileiro, ocorriam as 5 espécies conhecidas de pau brasil, o que não ocorria nas outras áreas de pau brasil, onde entre nós abundava, que podemos dizer do atual PE ao RJ.
Não era à toa que os que faziam essas travessias eram tão vorazes e violentos, das as condições miseráveis que as pessoas viviam nessa sociedade aristocrática.
A versão em texto que deu origem a esse áudio está aqui: www.bbc.com/portuguese/brasil-51808373
Pelo Tratado de Tordesilhas bem se comprova que Portugal já tinha decalcado o território que seria o Brasil. Aliás, exactamente por isso, Portugal pede e consegue uma ligeira alteração á zona demarcada exactamente por esse pormenor.
Isto, para que não fique em alguns espíritos, a ideia de que Portugal tomou o território sul americano ( Brasil) * por acaso*.
@@cesarmarquespintodasilveir8381 ýýttttýýýýý⅚ýýý⁵
Em Portugal é ensinado que na realidade Portugal já tinha a certeza absoluta de que as terras do Brasil existiam e que aquela viagem foi só uma forma de oficializar a posse do local para Portugal. A tese da descoberta por acidente foi inventada para evitar problemas com Espanha relativo às alterações no traçado do tratado de Tordesilhas
Exactamente.
Faz todo sentido.
E a Espanha caiu nessa kkkkkk
No Brasil, também! Se tem professor ensinando outra coisa ainda é que o próprio ou o material está desatualizado
Estás a mentir.
Meu avô, 94 anos, adora essas reportagens. “No audio eu aprendo mais do que eu já sabia lendo livros”.
Que gracinha seu avô!
Eis que surge o primeiro ladrão do BRASIL um Fugitivo da embarcação que correu pela Praia !!logo depois Portugal fez do Brasil uma Prisão trazendo os malas e os ladreos pra cá! ALÉM DE EXPLORAR MUITO O BRASIL E ESCRAVIZAR OS INDIOS AINDA FEZ DO BRASIL UMA PRISAO PRA SEUS ASSASINOS E BANDIDOS POR ISSO HOJE SOMOS E QUE SOMOS TEMOS ESSA MALDITA HERANÇA DE PORTUGAL!
Que bom ouvir isso!! Seu avô gosta de algum tema específico? Ou de tudo um pouco?
@@BBCNewsBrasil ele é surdo
@@lebh6279leve a mal, não! Mas afirmar "que gracinha" ao se referir a um idoso, além de falta de educação, é uma falta de respeito.
Muito bom. Espero que este tipo de vídeos ajude os brasileiros a entenderem a sua origem e percebam que o país foi criado com muito sofrimento, suor e lágrimas, tanto pelos nativos como pelos portugueses.
Para bem dos nativos do Brasil, ainda bem que foram os portugueses, porque no México os nativos não tiveram a mesma sorte com os espanhóis. Os Aztecas foram extintos :(
@@paulo-figueiredo extintos em sua maioria por doenças assim como no Brasil lógico que teve conflitos entre ambos, mas o principal motivo foi as doenças trazidas pelos espanhóis/português e outros imigrantes
Sim, e muitas mortes dos marinheiros. Mas é preciso não esquecer que foi por interesse próprio, sobretudo.
@@paulo-figueiredo bom, isso parece uma simplificação tendenciosa.
@@eduardoserrao7372 parecer é uma coisa e ser é outra.
Participei desta viagem e posso declarar que o Sr Pedro Alvares Cabral sempre foi um líder nato.
É admirável a bravura desses exploradores portugueses. Hoje são raras as pessoas dispostas a partirem em viagens sem a certeza da volta.
Sem dúvida! Vejo muita gente por aqui falando de invasão por mero preconceito ideológico. mas a verdade é que grande parte deles morreu de fome e de doenças causadas pela má nutrição e variações de clima ao longo da viagem. Os homens eram poucos e as armas também. Por isso, invasão como? Eu para invadir tenho de saber onde está o" inimigo", saber onde estou e ter muitos guerreiros bem nutridos e armados! Cabral, não tinha nada disso. Ele julgava que estava numa ilha (Pascoal). Um barco voltou para Portugal para dar a notícia do achado e os outros seguiram para a India. Entre 1500 e 1535 a "invasão" foi feita com 0 (zero) homens.
@@nunonunes9336 ainda bem que a "invasão" foi feita. O que seria do mundo moderno sem ela, né? Tudo aconteceu com tinha que acontecer no tempo e espaço.
@@visaoholistica205 ,com toda a certeza :D.
Exploradores e genocidas para os nativos
@@visaoholistica205 será que foi uma boa mesmo? Nunca vamos saber a verdade
Concordo com o grande Peninha (Eduardo Bueno), Portugal “moveu” a linha do Tratado de Tordesilhas mais pra oeste antes do “descobrimento do Brasil”. Possivelmente os português já suspeitavam de terras aqui, isso se não estiveram antes. Só que a informação era tão valiosa e secreta que eles ficaram de bico calado. 🤫
E foi esse grande Peninha que descobriu isso?
Talvez seja por que eles tinham uma previsão do tamanho da terra, e por essa previsão, eles sabiam que estavam com um espaço menor do que deveriam.
Lá no nerdologia, fala que vasco da gama viu gaivotas por aqauela região e sugeriu Pedro alváres a abrir o ângulo na viagem.
Escola Naval de Sagres. Faculdade e estudos geográficos, astrológicos... Pesquisa, método, técnica = conhecimento e Ciência. Acho que foi por aí.
Por isso o rei não aceitou a oferta de Cristóvão Colombo para descobrir a rota oeste para a Índia
Claro que sabiam, otário .
Essa estadia de Cabral na Índia. Foi quando ele destruiu o porto com sua armada. Portugal era muito poderoso, possuía a maior tecnologia de guerra marítima da época. Portugal mudou o mundo.
Com uma simples passagem pelo Brasil ----- Destruiu tudo !!!!!
@@joaquimguerreiro8220 kkkkkkkkkkkkk! Repercute até hoje, surgiu uma desgraça que não tem concerto..kkkk
@@joaquimguerreiro8220 já estava destruído !🐒🐐🤪🍌🤭
@@joaquimguerreiro8220fala como se os portugueses mandados pra cá fossem antepassados teus 😂😂, não os navegadores que vieram pra cá enfrentando o atlântico ( dito tenebroso ) foram os meus antepassados ,e dos brasileiros, os teus foram somente meros sapateiros ou coisa parecida
A maior potência militar, inclusive naval, era a Inglaterra, seguida pela França. Sem dúvida Portugal mudou o mundo ; o início do tráfico transatlântico de escravos, a Bula Papal conseguida por Afonso V para escravizar perpetuamente aos nativos das terras que Portugal invadia, o famigerado Mapa Cor de Rosa, as fazendas de procriação de escravos, os escravos tigres, o genocídio dos indígenas brasileiros, a disruptura criada na África, a criação do racismo...
Muito boa a iniciativa, BBC. Na história nem tudo é preto e branco. Eram pessoas de seu tempo, com costumes que tardavam a mudar.
É impossível essa "descoberta" ter sido por acidente. Portugal já sabia!!
Imagina você viajar durante semanas perdido sem saber para onde está indo e "sem querer" acha uma terra pensando se tratar das Índias, isto é loucura.
Portugal já sabia todo o trajeto até o Brasil.
Com certeza!
A BBC é show !!
Amo história real 😍
Adorei esta narração de conhecimentos sobre a história do Brasil
Parabéns à BBC News Brasil. Reportagem de muita qualidade, elucidativa e didática. Descreve ao pormenor. Excelente trabalho.
Eu desconhecia muita coisa referente á citada nessa matéria,que reputo de grande valor...Parabéns !
Excelente trabalho, ótima pesquisa!
A descoberta do Brasil não foi nenhuma surpresa. Dois anos antes outro português já estivera aqui, mas a descoberta permaneceu secreta porque as informações eram poucas. O desvio até o Brasil foi planejado. Portugal já sabia que havia terras americanas dentro de sua área do meridiano de Tordesilhas.
Parabéns! Bela matéria! Assunto interessante.
Emocionante ouvir o começo da nossa história nessa parte do mundo, sem eles não existiriamos. Glórias a Deus e a Jesus Cristo.
Vc existiria, as terras tb existiriam. Q coisa mais esquisita pensar assim. Se o Brasil não fosse “descoberto” muitas tribos teriam aumentado suas populações, mas com respeito a terra, natureza. Vc se africano nasceria lá e viveria lá, se europeu a mesma coisa.
Interessantíssimo !!!
Que aventura épica eram as navegações.
Eu gosto muito de ouvir história do Brasil 🇧🇷🇧🇷
Não foi acidente não achar o território que hoje é Brasil, já tínhamos até um tratado dividindo as novas terras encontrada entre Portugal e Espanha.
adorei a reportagem!!! mais uma vez parabéns para a incrível BBC news!
Exelente conteudo, parabens bbcnews!
Vicente Pinzón chegou ao Brasil anos antes de Cabral.
130 navios chineses com mais de 3 mil pessoas passaram pelo Caribe, costa norte-americana, Groenlândia, nordeste brasileiro (1421), além da Austrália e Nova Zelândia. Os chineses chegaram a avistar a Antártica em expedição que passou pelas costas sulamericanas do Oceano Pacífico e Atlântico. Os almirantes responsáveis pela viagem eram Hong Bao e Zhou Man.
Vickings desembarcaram na América do Norte 10 séculos atrás.
Desde VI a.C. os gregos (Anaximandro, Hecateu, Parmênides, etc) já concebiam uma Terra esférica. Isso pode ser constatado nos próprios mapas do mundo conhecido até então (como o de Heródoto). Partindo dessa concepção foi que Erastóstenes (sec. III a. C.) determinou com grande precisão o perímetro da circunferência da Terra. Séculos depois, Ptolomeu (em Geographia) considera o diâmetro da Terra muito menor do que aquele calculado por Erastóstenes, o que teria levado Colombo a subestimar a distância até as Índias.
Esse termo "descobrimento" é de fato inapropriado, pois muito do conhecimento já existia. Poder-se-ia ter descoberto uma rota nova, um método ou algo assim. Da mesma forma que descobriu-se, por dedução que a Terra é esférica (apesar de alguns ainda acharem que não).
Sobre a colonização do Brasil, não foi porque Cabral aportou aqui. Usou-se aqui o termo "invasão" - parcialmente adequado, já que o Brasil sofreu invasões (ou tomada de posse por "posseiros") por diversos povos, incluindo os indígenas. O que mudou, ao longo dos séculos, foi o formato, pois somos colônia até hoje, exportando comodities e importando industrializados (de modo geral).
Por fim, bem fraco esse documentário. Um documentário escrito em livros do Eduardo Bueno traz relatos baseados em escritos originais, sem o viés tendencioso que vemos em tantos livros de história do Brasil.
Até que enfim...já posso deixar de ler comentários...este satisfez-me e escuso de escrever o mesmo...siga...
Parabéns. Muito obrigada por compartilhar história conosco!
Que bom esse tipo de aulas que nos brinda os nossos historiadores
Vocês fazem um trabalho fantástico! Os trabalhos de Jorge Couto afirmam a rota proposital da frota Cabralina para o Brasil. Apesar dessa discordância teórica, agradeço por mais um trabalho bem feito.
Muito interessante. Adoro esses áudios
Bom dia! Aula Maravilhosa!! Gratidão.
Os marinheiros eram muito corajosos.
Numca foi um assidente a descoberta de Cabral, uma prova disso é que eles nunca se perderam no oceano sempre seguiram uma rota, se afastarem da costa da África e souberam retornar lá até chegar na Índia.
Muito obrigada por entregar um capitulo tanto interessante, quanto provocador. Essas incognitas, com respeito ao "achamento" do Brasil, continuam gerando controversias, e bem vale a pena debater esses assuntos.
Heróis do mar nobre povo nação valente imortal.
Diga isso nos conteúdos do seu povo. 🕵🏻♀️🇧🇷🇮🇹🇩🇪🇪🇸🇫🇷❤
Cruz credo eram cruéis! Estou chocada com tudo que descobri hoje sobre os portugueses daquela época.
@@danielabenettisantana412 mas este conteúdo é do meu povo ,os heróis do mar
@@aldenisouza2015 levantai hoje de novo o explendor de Portugal.
@@danielabenettisantana412 ó Benetti esparguete, vai dormir querida, o teu problema é o sono.
Poderiam mencionar que Pedro Álvares Cabral era Grão Mestre Da Ordem De Cristo. E que as grandes navegações é um produto não apenas do Reino De Portugal, mas também da Ordem! ✝️ 😉
Que disparate o seu comentário, quem criou a ordem de cristo , uma ordem religiosa e militar foi o rei Don Dinis, , a ordem ainda hoje existe com o nome de Ordem Militar de Cristo presidida pelo seu grão mestre o presidente da républica. Portuguesa.
Pela sua lógica tambem se podia dizer que as grandes navegações não foram apenas do reino de Portugal mas tambem da companhia de jesus. Não faz qualquer sentido, pois que essas organizações se submetiam ao poder de quem as criou e a quem elas deviam fidelidade, elas eram ferramentas ao serviço do reino.
Maçonaria pura, esses números não mentem, adoram os múltiplos de 11, “descoberta” 22, ficou 44 dias no mar etc etc
@@marisa941 Aceitar a história é complicado para muitas pessoas no Brasil.
A Ordem de Cristo foi fundada em Portugal no reinado de D.Dinis , para dar guarida aos templarios que eram perseguidos na Europa Central , o único que teve coragem a enfrentar uma ordem Papal e os monarcas da Europa Central foi o rei Português D.Dinis , mas acontece que a Ordem de Cristo esteve sempre presente desde a fundação de Portugal , o primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques era templário e que combateu os Mouros . Sem dúvida que os templários tiveram muita influência nas descobertas marítimas , se observarmos as caravelas e naus portuguesas todas elas nas suas velas latinas expunham a Cruz da Ordem de Cristo , mas o que é inegável é que Portugal detinha a maior escola de navegação do Mundo ( Escola Infante Sagres ) e a maior tecnologia de navegação na época sendo figura preponderante o Infante D. Henrique o mestre .
Mas a grande referência destes BBCs é o Eduardo Bueno. Esse grande historiador, mais estoriador do que outra coisa ...
Bravos homens!
Tão bravos que mataram um monte de índios que já eram nativos da terra, escravizaram um monte de africanos, pra trabalhos forçados, e vieram com a Religião do Cristianismo católica, que prega o amor ao próximo.
É brincadeira...
Se foi por acaso ou dissimulada a descoberta, ou já sabida a existência do Brasil eu não sei, só sei que a junção entre portugueses, brasileiros, índios e negros foi a melhor coisa que aconteceu na América Latina: somos o que somos hoje por causa da ação inteligente e efetiva, por vezes doce, por vezes violenta, desses homens inteligentes e destemidos.
Meu sobrenome é Silveira, português, com muito orgulho!
Kkkkkkkkk
@@alexandresanches2281 , a foto está de acordo com o comentário... Como dizia Macalé: Quanto mais longe do circo eu vou, mais eu encontro palhaço...
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkkk ô dó
Perguntaram ao Nelson Rodrigues se ele teria algum conselho para dar aos jovens, sem pensar ele disse: 'Envelheçam depressa, com toda urgência, envelheçam!'
Show ..
Este vídeo
Excelente 3. PARABÉNS 👍 👍
Monstro esse video hein bbc.
Daora dimais.
Muito nave.
Nuances históricas fazem toda diferença.
Muito bom conteúdo....!
Deus Abençoe Vocês...!
esses caras eram muito fadas, lançar se ao mar sem as tecnologias de navegação que tem hj e em caravelas de madeira,muita loucura
A "tecnologia" diferenciada dos outros povos, é que os portugueses conheciam as rotas das grandes navegações. Isso fez toda a diferença.
Ainda bem que não eram gnomos , salamandras ou ondinas ! 🤣
Lançaram-se para espalhar a Santa Fé de Cristo que teu ídolo tentou destruir.
@@pauloc1968 lutero apenas quis acabar com as heresias da sua igreja como vender a salvação pra quem pagava mais,se preocupe mais com a tua igreja que é cheio de pedófilos e defensores da esquerda e esqueça um pouco o protestantismo que trouxe de volta o cristianismo primitivo ...
@@pauloc1968 iiiiiih o adorador de santos falando em ídolos
3:21 Errado! A historiografia brasileira já passou por essa questão e não há nada de acidente, pelo contrário, estavam bem conscientes que tinham duas missões: chegar as índias e anexar de vez as terras "brasileiras".
Excelente áudio. Parabéns a BBC!
O Vice-rei Francisco de Almeida, chegou ao Brasil dois anos antes de Cabral, só que fez-se um grande silêncio, enquanto o Tratado de Tordesilhas estava a ser tratado pela Igreja Católica, o Reino de Castela e o Reino de Portugal.
NINGUÉM ACREDITA. E OS HERDEIROS DO BRASIL SÃO OS BRASILEIROS.
vide Ernesto Pinzón
Poderia indicar alguma leitura sobre esse assunto? Interessante! Se for provado terão que rever os livros de história!
Também vi em outro canal sobre Pinzon! Pelo visto muita gente na Europa já sabia da existência e vastidão da América do Sul.
Não foi Francisco de Almeida, mas foi Duarte Pacheco Pereira, o primeiro a chegar a que hoje se chama Brasil.mas não convinha aos Portugueses anunciar tal facto porque estava para vigorar o tal tratado de Turdozilhas
Vicente pinzon esteve no Ceará. Tem até um bairro com seu nome em Fortaleza
Amei a verdadeira história
perfeito título, perfeita narração da silvia salek, tem que tirar "descobrimento" desse evento, esse termo é um apagamento dos povos originários, ainda sim, um importante evento que mudou a vida de todos nós, pra bem ou pra mal
Não tem que tirar nada, toda a gente sabe que já existiam índios na América.
@@pedrofilipe6 era descobrimento porque viam o território pela primeira vez
como descobrimos um linda flor numa floresta, não quer dizer que essa flor não existia antes da nossa chegada,
os indígenas também descobriam os portugueses em 1500, porque nunca os tinham visto antes
Que parvoíce, agora querem mudar tudo.
Foi descoberto sim, se era local desconhecido para eles.
Assim como, os indígenas descobriram essas novas pessoas.
@@marie3587 Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. Realmente não dá pra dizer que alguém descobriu algo que já havia sido descoberto. Os nativos americanos também vieram de outro lugar do planeta, eles não estiveram sempre aqui. Pesquise sobre a dispersão dos hominídeos
Depende de quem conta a história, se for contada por europeus pode ser descobrimento, contada pelos nativos será invasão, assalto, roubo etc.
Essa história da chegada "acidental" ao Brasil já foi contestada há muito tempo. Hoje, é plenamente aceito o fato de que Cabral já sabia que viria ao Brasil para tomar posse da terra.
Parabéns pela qualidade das informações
Muito boa essa matéria, adorei!
Essa versão está completamente superada. Já no ginásio aprendi que a descoberta do Brasil não foi um acaso, ao contrário, tratou-se apenas de oficializar a descoberta, num contexto em que o Tratado de Tordesilhas estabelecia um limite para as Terras portuguesas.
O Senhor dos Mares e da vida, me fez narcer a 19 de abril de 1990. Dia do Índio.
Que maravilha Meu Deus!
Vi agora na Amazon a minissérie “ Sem Limites” sobre a viagem de Fernao de Magalhaes e não entendia porque passavam fome e não pescavam?
Eu vivo pensando isso, kkkk! Por que eles não pescavam, afinal?
Verdade! Também penso nisso à muito tempo! Mas deve haver algum motivo. Carece de pesquisa!
Não lembro ao certo mas no ep. 2 ou 3 tem uma cena que eles puxam uma rede e não tem nada, talvez a técnica de pesca não era avançada ou nos mares onde eles estavam não havia peixes perto da superfície.
Burros do crlho. Porque só há peixe onde há algas e só há algas onde a profundidade é menor que 50 metros. Peixe no meio do oceano profundo só as espécies migratórias como o atum. Mas é difícil de pescar e a probabilidade de encontrar cardumes sem sonar é baixa.
Essas informações dão contas das grandes dificuldades na viagem do "descobrimento" do Brasil.
Bem narrado, lotado de citações como se fossem necessárias pra confirmar o que afinal é uma HISTÓRIA OFICIAL, mas nem contou tanto assim acerca dos bastidores da viagem que trouxe Cabral ao Brasil. Todavia, mesmo pelo parco revelado agradece-se o empenho dos autores/executores que dadas as citações, talvez sobrepujem em quantidade os integrantes dessa épica experiência humana!
Ótimo conteúdo
Essa é a história que se ensinava nas escolas quando eu estava no ensino primário, anos 60.
Não faz sentido hoje, uma reportagem assim.
Top adorei
Os Portugueses já tinham descoberto a Madeira e Açores à mais de 50 anos..... Entāo a aventura continuo no Oceano Atlantico. até chegar ao Brasil...
Até chegar à América do Sul já que o Brasil ainda não existia .
Em meus estudos sobre história do Brasil, sempre defendi os portugueses como colonizadores. Eles fizeram nossa independência.
Muito interessante!!
Algumas incongruências no próprio texto (fala em 2500 e depois em 1500). Outra, o nome da ave é FURA-BUXOS e não bruxos. Outra, lê-se "cétera" e não "coetera". Outra, Pinzon já havia estado no Amazonas em 1499.
Esteve, eu lembro
Esteve em Pernambuco, não?
Esteve em Pernambuco
@@claudiamariarodriguesdelim2578 o áudio já fala que esteve porém em janeiro de 1500
Pinzón esteve no brasil no começo de 1500, chegou provavelmnte a costa do pernancbuco ou Ceará, e navegou por cabotagem até a desembocadura do amazonas, inclusive ele passou por jaricoacoara, e batizou aquela pedra famosa que tem la de "rosto hermoso".
Bela citação!
Esse tema é IMPORTANTÍSSIMO! Deveriam ter feito video com apresentação de um(a) repórter e ILUSTRAÇÕES GRÁFICAS. Pecaram nisso!😔
Ilustrações gráficas ficaria show
Querem mais: Colombo era português, filho de D. Fernando duque de Beja, e, este era irmão do rei de Portugal.
Colombo era espião duplo.
Nome; Salvador Fernandes Zarco
Nascido em; Cuba, Alentejo,
Primo do rei de Portugal D. João Segundo.
Casado com uma Perestrelo da linhagem dos Duques de Viseu.
Missão; desviar os espanhóis para ocidente, e garantir para Portugal o monopólio do comércio com a Ásia.
Missão cumprida.
Alguém duvida?
Colombo italiano di Genova vai estudar
@@jessicavedety Palhaço, Colombo nem sabia falar italiano nem Genovês, falava em Português misturado com Castelhano, casou-se com uma Portuguesa e viveu a maior parte da sua vida em Portugal, a vila de Cuba só existia em Portugal (Alentejo), não existia na Itália nem Espanha, porquê esse nome? isto tudo. está provado, vai aprender idiota
@@jessicavedety entao explica a ilha de de Cuba sendo que existe uma Cuba no Alentejo onde Colombo esta enterrado.
A versao que era italiano ainda esta em fase de estudo , o homem era espião sim dizendo-se italiano de genova estuda tu
@@carloscanteiro2508 vai pra Cuba hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha hahaha
Como pode ser tão burro assim 😂😂😂😂😂
@@carloscanteiro2508 Cristoforo Colombo foi sepultado na Espanha 🤣🤣🤣🤣🤣
Muito interessante.
Muito bom
SUGESTÃO: ver tb O mito da descoberta do Brasil 'sem querer' aqui, na BBC
Não podemos negar: o que os europeus fizeram no século XVI fora um grande feito. Deixaram uma grande herança ao nosso país, como a língua portuguesa e sua religião, no entanto, para chegarmos onde estamos conflitos étnicos sangrentos ocorreram ao longo dos séculos: indígenas, africanos e europeus derramaram muito sangue entre si. Hoje temos resquício da colonização como a discriminação e a pobreza.
Já era um inferno antes dos portugueses.
Antes dos Portugueses até havia quem comece outros , CANiBALIS
MO, aliás muito reprimido pelos Portugueses
brasil é independente a 200 anos, até quando teremos esses resquícios negativos da colonização?
pra mim até hoje o brasil é um país colônia, não somos mais explorados por uma coroa, mas sim por dezenas de empresas multinacionais umas só vendem lixo aqui (produtos de 5º categoria que não é aceito em países de 1º mundo, carros e eletrônicos de consumo são os melhores exemplos) e compram matérias prima (agronegócio de exportação, aquele que a imprensa agora chupar a rola).
@@carlosespsantosanto8912 , a religião cristã, trazida pelos portugueses contribuiu para o fim do canibalismo.
Cabral tinha um pássaro no navio. Sempre soltava-o e observava se ele voaria para algum lugar. Vendo só água, o pássaro retornava para embarcação.
Chegando na costa onde hoje seria Mossoró, Cabral viu pássaros de longe no céu. Também viu sinais de peixe "indicando água rasa". Então soltou o pássaro e o pássaro voou na direção dos outros.
Então Cabral seguiu o pássaro e encontrou sinais de mais pássaros no céu. Não demorou ele viu terra. A mata estava extremamente fechada, os comandantes pensaram que era uma ilha, então ele navegou o dia inteiro tentando dar a volta na "ilha" e procurar uma praia. Todavia... essa ilha nunca tinha fim kkk ficou ciente da quantidade de terra e ordenou parte da expedição reclamá-la imediatamente para o Rei.
No primeiro encontro com o "índio", alguns dos comandantes pensaram estar na Índia pelo lado oriental, por causa da cor do povo nativo americano.
Os nativos não eram TÃO rústicos assim, como homens da caverna, havia hierarquia, disciplina, habitações (embora não houvessem cidades). Haviam interpretes portugueses da língua hindu, que tentaram negociar especiarias portugueses com os índios. A comunicação não foi feita, mas alguns índios mais mansos agradaram das especiarias portuguesas e trocaram por peixes pescados, caça, etc.. a interação com o índio foi fundamental e Cabral soube aplicar isso.
Houve interação e até casamento entre os portugueses e os nativos.
Porém, haviam também guerra entre tribos, (na Índia, Cabral já havia matado muita gente), no Brasil não foi diferente, teve que matar índios hostis, muito banho de sangue.
Hoje em dia, se formos visitar aldeias indígenas, iremos encontrar exatamente isso... índios bons, hostis, alguns que cultuam deuses e fazem sacrifícios humanos.. enfim. O mundo era SINISTRO em 1500.
Não julgo os portugueses, nem confio 100% na versão oficial que o Rei de Portugal mandou publicar kkkk
Os documentos têm muito valor, para provar a autenticidade das descobertas, durante
durante as navegações ...
Pausa para reflexão!
Mto bom
1 mês e 15 dias viagem em alto mar, sem bússola, com os ratos e sem água potável..
Aventureiros raiz
E a pouca comida era conservada em sal, ou então biscoitos em vez de pão porque ganhava bolor.
Boa noite
Como não fizeram ainda uma novela do descobrimento do Brasil?
O meu 12o avô foi o Mestre João da Paz, era médico físico e astrólogo, e encontrava-se na embarcação de Cabral que chegou ao Brasil. Nascido em Espanha, era judeu e penso que depois cristão-novo.
Esse negócio de chegar ao Brasil por acidente já foi superado!!!
Ali está o barquinho do primeiro desembarque oficial, no dia de São Jorge, 23 de abril. E ao pular na água rasa, diante dos nativos curiosos, gritaram por São Jorge. De formas que a data e o local da chegada, foram milimetricamente calculados.
Eu fico pensando como se sente um índio ouvindo que alguém descobriu o lugar em que ele sempre viveu..
Sou de Salvador BA, e Estou em Porto seguro me perguntando o mesmo
Fica pensando,finalmente tenho um espelho para saber se sou parecido com o meu pai.
@@Fernando-fk3vz 😂😂😂, o lance é que este espelho custou caro para os índios...
Que grande otário és tu !
Só descobre quem não conhece, e exceto os índios de Porto Seguro ninguém mais os conhecia no mundo inteiro.
Mas foi longe o tempo que eu sequer questionava essa de "pegou um vento errado e DU nada achou o Brasil" vai vendo: experientes que só, Cabral e Bartolomeu, num custo altíssimo que era uma expedição deste tamanho, conhecendo o caminho das Índias...uma tormenta pegou eles 💤 e eis_me aqui?! Não né 😄😄😄
😂😂😂😂😂😂
Imagina o cheiro desses caras depois de meses viajando sem tomar banho. Coitados dos nativos que chegavam perto deles.
Eu penso que se Portugal não tivesse se aventurado nessas viagens estariam melhores hoje, imaginem quanto custou ao país essas naus essa tecnologia esses desperdícios e depois de descobertos os gastos para manter o Brasil inteiro não superou o que retiraram do pais, por mais que retiraram do Brasil o que chegou a Portugal foi o mínimo, Depois calculem quanto custou a Portugal a corte toda se deslocar para o Brasil trazendo tudo o que tinham penso que para o Brasil foi um avanço com os portos abertos, o correio, as universidades, jornais trouxeram azulejos, materiais de construção, de decoração, fortes e toda a ordem de desenvolvimento mas para Portugal que ficou acéfalos foi um retrocesso de uns 100 anos . Por isso as descobertas foram uma desgraça com muitos prejuízos a Portugal
💯💯
Olha o Peninha estourado na BBC! 👏👏
Achei uma narração bem positivista, faltou a fala de alguns historiadores importante
É pó isso que chover no Brasil
O vídeo é muito bom. Só falta ser ilustrado.
1/3 dos navios perdidos. Muitos portugueses mortos. Meses de navio tomando água podre e biscoito mofado. Não era pra qualquer um mesmo este tipo de travessia. Bem impressionante o relato. Em um país que até hoje tem só 10 milhões de habitantes. Alto risco.
O evangelho de Cristo assim veio, embora São Tome por cá ja tinha vindo com a palabra do senhor aos locais. Tudo isso foi para que a palavra de Deus chegasse a toda criatura conforme as escrituras. Não adianta querer mudar isso pois jesus esta voltando ! Amém
Pedro Álvares Cabral é meu Primo de 5º grau 12 vezes removido. Infelizmente, o RUclips não permite que eu compartilhe o link do site de eGnealogia onde aparece minha Linhagem que me relaciona com ele.
A descoberta foi intencional
Naquela altura do litoral atual brasileiro, ocorriam as 5 espécies conhecidas de pau brasil, o que não ocorria nas outras áreas de pau brasil, onde entre nós abundava, que podemos dizer do atual PE ao RJ.
E a pesquisa de que o tal Monte Pascoal seria muito mais ao norte, onde há um antigo vulcão que também se avista do mar?
Não era à toa que os que faziam essas travessias eram tão vorazes e violentos, das as condições miseráveis que as pessoas viviam nessa sociedade aristocrática.
Sim, a história precisa ser revisionada. Não foi descobrimento, mas achamento.
Interessante.
E todos debaixo das bençãos da igreja católica apostólica romana e de Maria Santíssima.
Nossa amada terra de Santa Cruz.
Vinham aqui saquear ,levar ouro ,como fazem até hoje no Amazonas ,oferecendo migalhas para os índios
Daria um bom filme