As coisas ruins são 10 vezes superiores as positivas. É como se tu tivesse agradecendo pelo ferrão do escorpião que te picou ter apenas 3 milímetros enquanto morre do seu veneno.
Incluindo os escravos que😮 nos trouxeram as religiões de origens africanas , " MA RA VI LHO SAS ", EN RI QUE CE DO RAS , CUL TU RAIS , ENFIM TAMBÉM A MISCIGENAÇÃO ENTRE AS RAÇAS, INDÍGENAS E AFRICANAS ORIGINANDO NOSSO POVO ! 😊
Brasil o único país no mundo que tem certidão de nascimento.....obrigado Portugal.....por tudo e por nos dado a língua mais linda do mundo.......não falamos brasileiro e sim português do Brasil......
OBRIGADO IRMÃO, E ACRESCENTO QUE O BRASIL 🇧🇷 TEM UM TERRITÓRIO MAIOR E SENDO UM DIS PAÍSES MAIORES DA AMÉRICA DO SUL, PORQUE OS PORTUGUESES ALARGARAM O TERRITÓRIO INDO PARA O INTERIOR E ABRINDO CAMINHOS E OCUPANDO. LAMENTO TER VISTO UM PROGRAMA BRASILEIRO JORNALISTA A DIZER QUE O BRASIL NÃO PRECISA DE UM PAÍS QUE É TÃO PEQUENO QUANDO ESSE JORNALISTA DESCONHECE A HISTÓRIA E COMO A HISTÓRIA DO BRASIL ESTÁ UNIDA A DE PORTUGAL NA SUA ORIGEM.
Imagino a fascinação dos portugueses ao desembarcar no Brasil, vislumbrando a exuberância dos nativos e da natureza que os cercava! Uma terra paradisíaca! Que orgulho eu tenho de meu país! ❤️🇧🇷
Tive a oportunidade de conhecer Portugal e notei muitas semelhanças... Sou neto de italianos e libaneses, mas sei que no nosso DNA brasileiro tem sangue português! Amo Portugal e tudo que ocorreu de bom ou de ruim naquela época faz parte da construção de uma nação! Sou brasileiro com muito orgulho e admiro os Portugueses pela coragem e ousadia! 🇧🇷🇵🇹
@@TJK555_ils oublient que les brésiliens, c est des portugais.. Leurs ancêtres c est des portugais à 90 pour cent.. Il n'y avait que des indigénes et des terres vierges.
E um orgulho ser de Portugal e sentir a proximidade dos brasileiros. O País deveria ser único. O programa da RTP é muito bom, não chateia e dá vontade de ver sempre mais.
Amigos brasileiros, quando um povo adultera e renega a sua história é um povo sem identidade. Sou português e, como todos os outros portugueses, tenho um imenso orgulho nas coisas boas e nas coisas más da história que identifica o meu povo.
@@angelsilva7864 BRASIL PARALELO, A HISTÓRIA SENDO MOLDADA PARA A IDEOLOGIA NEOCON. SEM NENHUMA CREDIBILIDADE. SÓ É CREDÍVEL PARA GENTE IGNORANTE. NEM NA HISTORIOGRAFIA PORTUGUESA NEM NA BRASILEIRA O BRASIL PARALELO VALE ALGUMA COISA.
Faço parte do povo que defina a missão de D Afonso Henriques, sou Brasileiro, falo português, com variações sonoras herdadas e trabalhadas de povos dos 4 cantos do mundo, que fazem a sonoridade deste idioma Romântico filho do latim vulgar ser admirado, abraçando todos que aqui chegam para viver, sem preconceitos, que fazem dos desafios a letra de um Samba, eu sou o Brasil, filho de Portugal eu sou Brasileiro o último esteio templário.
Sim Portugal terra Mãe do Brasil! 🇵🇹🇧🇷Que lindo de se ouvir e ver ! Que bom seria se todos os brasileiros assim aceitassem!!! Viva Portugal Viva Brasil
Magnífica viagem no tempo !... E que bom que é terminar falando de encontros , em vez de estar sempre a falar de desencontros ... Todas as moedas têm dois lados e há que seguir em frente pelo lado positivo !... Viva Portugal e o Brasil !... 🇵🇹❤🇧🇷
8 лет назад+65
Sou brasileiro e agradeço aos irmãos portugueses por enriquecer nossa cultura. Não há como negar, temos sangue português!
Gosto de Portugal. Mas agradecer por uma colonização é tão gay...
3 года назад+9
@@mundodalua2275 tu não sabe nem empregar a conjunção "mas" e quer falar asneiras usando um perfil fake. A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. Primeiro aprenda a escrever, depois vá ler um pouco mais antes de sair defecando pelo teclado.
@@mundodalua2275 tenha mais respeito tá mano. Temos muito que aprender com a história de Portugal. Uma das razões porque o Brasil ficou unido, foi por causa da vinda da corte portuguesa para o Brasil.
@@Tutorial-oe4rf Nem a origem do nome do teu país sabes. BRASIL, refere-se à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos, que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. O pau-brasil era de um vermelho tão lindo e incandescente, como se de uma brasa vermelha se trata-se. Dai a origem do nome " BRA (sil) ", de " BRASA", de um vermelho forte / vivo. O significado não é carvão, como pensas que é.
Navegadores Portugueses sabiam determinar a Latitude e Longitude . Com esses dados obtidos pelos sol, pelas estrelas e «estima«, poderiam determinar numa carta onde se situavam. A Inglaterra só em 1750 consguiram obter esses parâmetros. Era essa distância científica entre Potugal e Inglaterra.
Uma história tão bonita entre Portugal e Brasil infelizmente depois do glope de1889 a história do Brasil foi destrocida pelas escolas amo Portugal e sonho em um dia ver pai Portugal e o seu filho Brasil se reconciliar
Morei em Lisboa em frente ao shopping das Amoreiras ,na freguesia de Campo d'ourique e trabalhava como músico num restaurante Churrascaria Brasileiro chamado Fla Flu no Jardim da Estrela, cidade encantadora , de todas que conheci na Europa Lisboa é a mais bonita , acho que é a sensação de estar em casa. 2023 irei revisita-la sou cidadão Italiano e pela primeira vez irei até Campo Basso na Itália para fazer a minha identidade Italiana que é o documento que se usa na comunidade Europeia o passaporte é só para entrar e sair do Continente Europeu e por fim vou à Lisboa tomar um café na Brasileira e sentar-me ao lado de Fernando Pessoa (estatua) , nessa vez que morei em Lisboa tive a sorte de encontrar no Jardim da Estrela simplesmente José Saramago que estava a dar uma entrevista para TV Cultura de São Paulo depois tivemos um curto papo informal depois fui embora para deixa-lo em paz e tb , do que eu um simples mortal poderia conversar com tal brilhante intelectual uns dos mais importantes escritores da língua Portuguesa de todos os tempos , gente simplesmente eu travei, não sabia o que dizer? graças a Deus eu não lembro nada do que disse só sei que foi nada com nada , isso foi em 1987 ele tinha cerca de 65 anos e morreu em 2010 com 87 anos foi uma tremenda honra , foi a pessoa mais importante que conheci ,um verdadeiro superstar da literatura mundial, que Deus o abençoe.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
As estrelas na Bandeira do Brasil representam o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, data da proclamação da república. É bem complicado reproduzir a bandeira brasileira pois cada estrela tem uma posição precisa e elas representam os 27 estados do Brasil.
Amo tanto minha história. O amor entre índios e português no Brasil uma mistura que hoje a mais de 200 milhões. Que lindo. Tenho tanto orgulho de d Pedro l nosso libertador português brasileiro 🇵🇹🇧🇷❤️🙏 gostaria de usar a bandeira do império brasileiro. Pois reconheço que foi a melhor época do Brasil. D Pedro l demostrou amor e carinho com os brasileiros como abdicou do trono português e foi nosso 1 imperador libertado independência como também deixou seu filho amado d Pedro ll. D Pedro ll foi o maior brasileiro dessa terra, será sem dúvida o maior de todos pra sempre. Injustiçado e abandonado, d Pedro ll sofreu no exílio. Tristeza 😢😔 mais de 50 anos de serviço a pátria e de cortar o coração.
Gosto muito da história portuguesa, no brasil; e se comparar-mos o nível de exploração, portugal foi mais gentil; dos que os espanhóis nas suas colónias na américa.
Que jeito! Não tivemos escolha. Agora proximidade com tantas ofensas fica difícil.
3 месяца назад
@@alecianesantos4004 Lamentável a tua pobreza de espírito. RENEGAR AS SUAS ORIGENS, É NÃO TER IDENTIDADE. "Que jeito! Não tivemos escolha." - palavras tuas. ÉS UM APATRIDA. És tão "pequenino".
Uma das mais falada é a batalha de aljubarrota (6500 Pt com 400 Ingleses contra 30 mil castelhanos e aragoneses com 2000 Cavaleiros Franceses) Mas na realidade só até á junção de Castela e Aragon (que originaram Espanha) de 1071 a 1475 foram dezenas de batalhas por a independência e depois para mantê-la, a maioria delas sempre com Portugal em desvantagem numerosa. Hoje em dia damo-nos bem com “nuestros hermanos”, aprenderam da forma mais difícil mas aprenderam 😁🤗
Ahhhhhh Fantástico a versão portuguesa da chegada aqui.... É uma pena não incluírem como os portugueses viam e como se deram a sua chegada aqui no Brasil. Sou professor de História e agradeço a oportunidade de compartilhar este conhecimento
Na chegada eles não fizeram nada mesmo, só tentaram fazer amizade com os indígenas como faziam na Ásia. A colonização veio décadas depois, a primeira intenção dos portugueses era só ter pontos de comércio e passaram uns 30 anos em que só iam lá buscar pau Brasil e dar coisas em troca aos indígenas
Além de espalhar a fé cristã, @@realharlow - lembre-se que Portugal tinha-se livrado dos mouros/muçulmanos há pouco tempo - tudo o que Portugal queria era ter terra produtiva para poder alimentar a Europa cujos povos, na altura, ainda combatiam os mouros e entre si, na formação dos seus próprios países.
A Independência do Brasil, como a das colônias espanholas, não foi uma independência senão do ponto de vista jurídico. Política e economicamente, apenas passaram de uma órbita de influência a outra, em mais um episódio da histórica rasteira que a coroa britânica deu em seus concorrentes ibéricos. É claro que, entre os fundadores do País, havia quem fizesse força no sentido de uma independência mais efetiva. É o caso do grande Andrada, que começou por aconselhar o País a que não fizesse dívida com os grandes banqueiros europeus, porque a dívida, afirmava ele, jamais pararia de crescer. Pois bem, Demitiram o Andrada e estão no atoleiro até hoje. A política inglesa era incentivar rebeliões e reivindicações progressistas nas colônias e áreas de influência alheias, sempre em defasagem com as possibilidades efetivas da economia local, para gerar crises e destruir a hegemonia dos impérios concorrentes. Estimuladas pelos ingleses a dançar num ritmo que não tinham força para acompanhar, as nações afetadas por essa política desenvolveram um complexo cultural crônico, que é a contradição de valores básicos: se buscam adaptar-se às exigências éticas e políticas da civilização progressista, têm de se submeter à potência internacional e perdem autonomia; se querem preservar a autonomia, têm de negar a seus cidadãos os novos direitos criados pela sociedade mais avançada. Daí que, nessas nações, os governos mais democratizantes tendam ao “entreguismo” (JK), e os governos nacionalistas ao “autoritarismo” (Bernardes, Geisel). O reflexo disto na cultura e na vida psicológica é um ambiente geral de farsa e irrealidade, onde todas as propostas têm algum vício secreto e onde ninguém pode dizer plenamente o que pensa, porque todos se sentem, no fundo, culpados de inconsistência. Mais tarde o centro ativo da transformação mundial saiu da Europa e foi dividido entre os Estados Unidos e a União Soviética, hoje parece estar voltando para a Europa Ocidental. Mas não importa: são sempre os outros que ditam o vosso ritmo e vos forçam a mudanças que, se ampliam os direitos nominais da população, restringem a autonomia nacional e, se ampliam a autonomia nacional, atrasam a evolução dos direitos. Isso acontece hoje, por exemplo, com muita clareza, na questão da ecologia: ou defendem o interesse nacional tornando-os ecologicamente “atrasados”, ou adotam as novas normas ecológicas abdicando de vossa soberania, como ocorre nas reservas indígenas onde ONGs estrangeiras mandam e desmandam e onde um cidadão brasileiro não pode sequer entrar. Nenhuma das alternativas vos satisfaz, e não podem também dispensar uma ou a outra. As potências que dirigem o vosso movimento estão plenamente conscientes da posição insustentável de duplo desconforto em que cronicamente vos colocam. Vocês é que não percebem o jogo e, aderindo a aparências, a palavras e rótulos atraentes, ora louvam o nacionalismo sem assumir a responsabilidade pelo atraso político que ele criará necessariamente, ora proclamando idealisticamente novos direitos sociais e políticos sem terem a coragem de confessar que o preço deles será a vossa submissão maior a potências internacionais. Estiveram com Lula ou outro petista no governo, voltaram ao nacionalismo autoritário de Vargas (ou - por paradoxal que pareça - de Geisel). Em qualquer dos casos, sentiram uma profunda frustração, pois vossos melhores esforços são viciados por um mal secreto. É a contradição básica que torna tão difícil a um brasileiro sustentar um discurso político coerente: a coerência das idéias torna-se incoerência dos atos, e vice-versa. Por isso os vossos governantes mais eficazes foram os que tinham o discurso aparentemente mais ambíguo e mais oco, ideologicamente, e por isso os vossos políticos mais caracteristicamente “coerentes a seus ideais”, como Luiz Carlos Prestes e Carlos Lacerda, acabam nada deixando atrás de si senão um rastro de belas palavras... Meio farsa, meio tragédia, a vossa independência perenemente semi frustrada poderia-vos levar à loucura, se não fosse a proverbial habilidade do brasileiro para viver na ambiguidade. Mas esta capacidade é por seu lado parte do estilo tradicionalmente nacional de vida, que um progressismo moralista hoje vos convida a abandonar em troca de um rigorismo legalista de tipo americano que, por sua vez, custará ao vosso país novas submissões. E assim por diante. Até quando?
Adorei o "conto" do Salvador Zarco, mesmo havendo já estudos de DNA dos descendentes de Colón (concretamente dum filho) que confirmam a origem italiana do navegante. A historia contada sempre da melhor maneira que interesse a quem a conta. De resto... muito bom documentario
Luzitanium "Esquecerem", não devem de ter esquecido, mas isso tanto faz, pelo menos neste programa. Aqui quiz-se tratar do descobrimento/achamento/encontranço do Brasil e, por tabela, tratou-se também das condições a bordo e da organização duma "viagem daquelas". E as viagens à Terra Nova com certeza que foram efectuadas do mesmo modo!
Rotebuehl1 se era sobre o Descobrimento do Brasil então porque referiram Colombo? porque referiram Pero da Covilha e as suas viagens no norte de africa? porque referiram a India?
claro que existem, a existencia do Brasil já se sabia antes do Tratado de Tordesilhas, e ficou a saber se quando chegaram ao Cabo da Boa Esperança, as viagens portuguesas nunca iam de Lisboa e indo pela costa africana, iam por fases, a primeira fase foi cabo bojador depois regressavam á capital, só depois do regresso do Cabo da Boa Esperança é que ficaram a saber de terras a oeste.
É descobrimento porque é uma história contada pelos portugueses, se não esta feliz com a versão deles, pergunte aos índios, eles diram "a invasão", e estarão certos porque esse é o seu ponto de vista, assim como os portugueses também estão porque é um ponto de vista de um europeu descobrindo que existe outro mundo!
Tenho sérias dúvidas que os índios concebessem sequer o conceito 'invasão'. Muito menos o conceito que os 'historiadores' (revisionistas) da atualidade lhe dão.
3 месяца назад
@@sportm1lgrau550 Eu, como historiadora também, e professora catedrática, doutorada em História de Portugal e Brasil, tenho outra opinião, a minha tese é "Descobrimento do Brasil".
Vocês são é desesperados por achar que têm algum suposto vínculo com o povo se Deus. Ser judeu de sangue ou não, não faz a mínima diferença, pois Jesus a acabou com isso.
Os livros de História brasileiros contam que , durante a colonização do Brasil , os portugueses levaram nosso ouro , prata , diamante , pau brasil ... mas como levaram também o JOÃO CLÉBER , por mim tudo bem . Estamos até em dívida com o povo português !!
Francisco Nattario Kkkkk, os portugueses levaram muita coisa. Mas investiram muito no Brasil. Eles cultivavam ou mineravam e levavam o que era deles. Infelizmente n se conta nos livros de História brasileiros o tanto que os portugueses trouxeram. Os portugueses trouxeram uma vaga de alimentos enorme, como: feijoada, banana, coco, maçã, manga, etc. Também trouxeram todo o tipo de arquitetura. Os índios n tinham arquitetura em pedra, foram os portugueses que trouxeram. Os portugueses trouxeram a Língua Portuguesa e a Literatura, a Escrita os livros e a cultura literária. Os portugueses investiram muito na Economia, tanto que a economia no final da Colonização até ao Império era muito boa, o país era muito poderosos, próspero e rico. Os portugueses criaram o Banco do Brasil, criaram Bibliotecas, escolas, etc. E claro, os eventos culturais, as festas, vieram de Portugal o Carnaval, as festas juninas, as cavalhadas, o Natal, a Páscoa, etc, etc. Até alguns estilos músicais têm origem ou toque português, como o Sertanejo e o Samba (que tem toque português mas origem de vários tipos de culturas, como a Africana, a Americana e a Europeia). Teve lado negativo e positivo.
@@jonatasbraz3539 onde tiraste esse dado completamente enganoso? Kkkk. Tiraste do livro do MEC, do pesadelo que tiveste noite passada ou da tua professora de história que nunca leu um documento na vida?
Como região ou lugar qualquer não foi um descobrimento, mas como referente a lenda Hy-Brasil acho que faz muito sentido se usar o termo descobrimento do Brasil ;D
Não falharam! Em nada , criaram vários países. Depois há a evolução, tudo muda. É assim e está tudo bem. O Império Romano, também foi grande. Depois dá origem a vários países. Mas a história, a cultura, a língua fica. O mesmo fez Portugal.
Eu acredito na segunda versão. Daí ele nunca ter dito de onde era, nunca ter escrito uma unica palavra em Italiano, e porque razao disse primeiro ao nosso rei da viagem e só depois foi para Castela contar aos reis?? Era tão italiano como eu ser alemã.
Há uma cidade em Portugal no Alentejo que tem o nome de CUBA nome dado a primeira ilha que Cristovão Colombo descobriu. Porque será? Muitos historiadores pensam que ele era português.
Para mim nem uma nem outra...Quando Pedro Álvares Cabral chegou por lá, o Brasil não existia...Portanto foram os portugueses que mais tarde fundaram e baptizaram aquelas terras , que mais tarde nomearam BRASIL...
O "Brasil" não, mas impérios e civilizações indígenas por toda a mata atlântica sim. Todas com cultura riquíssima, com seus próprios sistemas de significados, ritos, trabalho, política e história. Os portugueses não descobriram, e sim invadiram o território desses povos, causaram desavenças entre eles, dizimaram e exploraram seus recursos. Infelizmente a versão que se aprende nas escolas é a do colonizador salvador de almas que faz escambo de ouro por espelho. Afinal, só quem vence tem o direito de contar a história à sua própria versão.
@@romeudiaspereira7112 Deixa lá, afinal do descendes dos invasores e não dos invadidos. Podes contar a história e fazer uma breve referencia a esses índios que viviam na idade da pedra, assim acalmas a tua consciencia marxista-leninista-trosksista
@@diopsido6225 cara, eu conto a história do meu próprio povo (sou afrodescente e ascendo de indígenas Orobós, coisa que você nem sabe o que é), e você vem com essa onda de marxismo, wtf??? Você que é um alienado que aprende as coisas por meio de revisionismo histórico e quer me mandar pra sala de aula, recomendo que faça sua própria pesquisa sobre História do Brasil Colônia e também História Geral, Marxismo e afins. Porque uma coisa não têm nada a ver com a outra. Mas tem que estudar mesmo, não apenas sentar a bunda no sofá pra assistir documentáriozinho de 5ª que conta estória pra boi dormir sobre como os brancos portugueses supremacistas conquistaram o mundo, salvaram os povos com seu mito cristão e blablabla kkkk se toca.
@@romeudiaspereira7112 Essa cultura riquíssima dos Orobós deveria ter elementos dos ritos, superstições interessantes mas apenas no contexto dos etnólogos, na perspectiva da evolução humana ( é que encontrar povos na idade da pedra não é fácil). Mas a humanidade já estava uns largos milénios de avanço cultural à frente dos orobás, produzia obras marcantes na arquitectura, da pintura, obras primas da música...da literatura, etc..para além dos avanços tecnológicos. Mas é boa ideia, vou agora mesmo estudar os orobós e os africanos de quem descendes (e não ascendes), a história do Brasil é um assunto que interessa mesmo muito ao resto o mundo.
Aos minutos 5:34 e seguintes ouve-se o seguinte: Diz Luís Filipe Borges: "...ou seja: a vela latina era ideal, para viagens de exploração, em que se não conhecia(m) os ventos" Responde o Prof. Fernando Casqueira: "...já a vela redonda fazia mais sentido, quando os portugueses descobriam os "VEJOSEXPLORÁVEIS" Não se percebe patavina! O que é que o Professor Casqueira disse? "VEJOSEXPLORÁVEIS" ??? Alguém percebeu? Se alguém souber, agradecia, que mo aclarasse!
Rotebuehl1 Ventos exploráveis :Trata-se de utilizar (explorar) as direções dominantes dos ventos no Atlântico. A partir do arquipélago de C. Verde, os ventos sopram na direção sudoeste (na direção do Brasil....em frente à costa brasileira, os ventos mudam e sopram na direção sudeste (para Africa), permitindo assim fazer a viagem entre Lisboa a o Cabo da Boa Esperança sempre com ventos favoráveis (pela popa). Nestas circunstâncias, a vela redonda permitia maior eficácia, pois apanham mais vento e o navio vai mais rápido.Para cartografar a costa africana, até se dobrar o Cabo da Boa Esperança, foi necessário recorrer à caravela, pois tratava-se de navegar perto da costa, para se fazer o reconhecimento. Depois, como fez a armada de Vasco da Gama (e todas as posteriores), utilizavam-se naus.Claro que para Vasco da Gama (VG) ter seguido aquela rota na "primeira" viagem, alguém teve de andar lá pelo mar alto a estudar os regimes de ventos.....a não ser que VG fosse louco ou suicida, o que não parece ser o caso....Curiosamente, para se seguir essa rota e apanhar os ventos favoráveis, não há necessidade de se tocar a costa brasileira.....a única armada para a Índia que tocou no Brasil, em mais de 450 anos, foi precisamente a de Alvares Cabral....parece demasiada coincidência, não parece???
Rotebuehl1 Ora essa! Sei que a história de Portugal é mal estudada no Brasil, ou pelo menos, é estudada segundo uma perspetiva muito própria, geralmente anti-portuguesa. Creio que se dá geralmente mais ênfase à história do Brasil, a partir de 1500. Na minha modesta opinião, a história de Portugal também é a história do Brasil (pelo menos até 1822), pois os territórios pertenciam a um mesmo rei, e o povo (pelo menos o de origem portuguesa) era o mesmo. Ou seja, era-se tão português tendo nascido em Portugal como no Brasil ou em África ou na Ásia. Logo, a história do Brasil não começa em 1500 mas sim na pré-história, neste recanto da Europa (claro que na perspetiva brasileira deve também incluir-se os índios e a população de origem africana). Já agora, entre a descoberta do Cabo da Boa Esperança e a partida de Vasco da Gama para a Índia decorreram uns 10 anos. Nesta altura, já se percebera em Portugal que o caminho para a Índia estava descoberto, apenas faltando cartografar a costa entre Moçambique e a Africa do Sul - o rei D. João II já tinha enviado espiões para o oceano Índico, que além de terem reconhecido as principais cidades indianas, tinham atingido a costa de Sofala, em Moçambique. Portanto, já se sabia que o Índico era navegável de África até à Índia. E conheciam-se perfeitamente as distâncias (por acaso, os espiões parece que não conseguiram logo determinar o regime de ventos no Índico, que é muito peculiar). Porquê esperar mais 10 anos para concluir o objetivo que era perseguido há décadas?? Há várias explicações (incluindo as crises internas entre o poder do rei e o poder da alta nobreza que o queria destronar, conflitos diplomáticos com Castela, etc.). Mas acredito que a principal causa foi mesmo a questão do "direito" à conquista, navegação e comércio com esse Oriente mítico. D. João II, era um forte rei, muito duro (até matou à punhalada um duque seu cunhado que era o seu opositor, com as próprias mãos).e maquiavélico (poderia ser atualmente um campeão de xadrez). Tinha ao seu serviço uma série de espiões/agentes secretos que levavam a cabo operações dignas do James Bond (desde assassinatos de opositores refugiados em vários países europeus como entrarem disfarçados de árabes no mundo islâmico e atingirem a Índia, como Pero da Covilhã). O mais provável é que o rei de Portugal pretendesse ver previamente reconhecido internacionalmente os seus "direitos" de navegar a comerciar na índia, sem concorrentes europeus e , enquanto preparava secretamente a expedição final à Índia (viagens secretas de reconhecimento dos ventos do Atlântico Sul e o mais do que provável reconhecimento do litoral brasileiro), tentou obrigar o papa e principalmente a recém-criada Espanha a fazer um tratado. Mas a rainha de Espanha também queria os mesmos objetivos e isto era um sério problema - como levá-la a assinar o tratado?. Assim, há quem acredite que D. João II lhe enviou um personagem misterioso, Colon (erradamente conhecido por Colombo) com uma proposta de "descobrir umas ilhas no Caribe (já conhecidas provavelmente por navegadores portugueses) e convence-la de que tinham alcançado a Índia. Espanha caiu na armadilha, "descobriram" a América e assinaram o tratado de Tordesilhas que, para além de garantir a posse do Brasil para Portugal, obrigava Espanha a manter-se afastada da Ásia. Vasco da Gama partiu para a Índia após a assinatura do tratado, embora D.João II tivesse morrido e o rei fosse agora outro. A primeira coisa que este novo rei (D: Manuel)fez, quando Vasco da Gama regressou , foi fazer uma enorme publicidade à descoberta do caminho para a Índia. A segunda, foi enviar uma 2ª armada, comandada por um nobre de alta patente - P.Alvares Cabral - com ordens de "acidentalmente" descobrir o Brasil (o acidental era conveniente, pois o tratado de Tordesilhas era ainda muito recente e não convinha melindrar os Espanhóis, que nessa altura andavam a palmilhar ilhas de areia e cocos no Caribe sem encontrar nada que valesse dinheiro, enquanto os navios portugueses vinham carregados de tesouros em especiarias - não valia a pena dizer-lhes abertamente que tinham sido enganados). Esta versão da história, tenho a certeza que nunca foi passada no Brasil.
Absolutamente nada, mas mesmo nada, contra "perspectivas muito próprias". Até pode ser enriquecedor. Mas agora omitir, ou deturpar factos mais do que comprovados já nada tem a ver com isso, e muito menos com "Brasis" e "Portugais"! Tal procedimento equivale a "aldrabice deliberada", que só pode ter algum sentido, se visar certas finalidades. Um dos maiores problemas observados na historiografia de muitos consagrados historiadores brasileiros é a carga ideológica, que muitos apresentam. Ou são "das direitas" e então "a coisa" segue essa perspectiva, na maior parte dos casos ferrenhamente católica, ou então são "das esquerdas" e aí "a coisa" apresenta uma mordente postura anti-portuguesa e anti-religiosa. "Anti-portuguesa" também é como quem diz, porque nunca se trata "de Portugal", ou "do Brasil", como ambos realmente são e foram, e sim, do que "eles" queriam "que fossem" e do que "eles" opinam "ter sido criminoso" (não fazem por menos, claro está...). E servem-se dum complexo arraigado entre certos brasileiros, de que "foram-colonizados-por-portugueses-atrasados,-em-vez-de-ingleses-e-franceses-de-vanguarda", complexos de classe média, principalmente de descendentes de outras nações e que gozam de (alguma) formação! Principalmente os italo-brasileiros "detestam", folclóricamente, tudo o que se associe a portugueses, ou luso-brasileiros. Até se percebe: tendo-se "eles" tornado uma camada populacional de tão grande relevo no Brasil, não admira nada, que se tenha querido enaltecer o próprio - ou alegadamente próprio - "peso" na formação E definição do pais, enquanto se tenta relativizar, ou mesmo banalizar e rebaixar o "alheio". Porém todos os imigrantes europeus - alemães, suiços, italianos, e outros - TODOS SEM EXCEPÇÃO!!! - instalaram-se no Brasil quando O BRASIL JÁ ESTAVA MAIS DO QUE CONSTITUIDO! E convém não confundir "participação", "contributo" e "influência", com "génese"! O mesmo problema se apresenta com a marca africana no Brasil. Ela é incontornável! Porém, jamais, nunca e em nada a "afro-brasilidade" teve quaisquer consequências na criação do país, por muito cunho, que lhe tenha passado. A "afro-brasilidade" é uma realidade étnico-cultural, nem menos, mas também nem mais, tal como qualquer das outras realidades étnico-culturais igualmente existentes no Brasil. Por muito numerosa que seja a população afro-descendente, ela constitui "apenas" uma das variadíssimas facetas do Brasil. E isso também não muda, mesmo que sejam "usadas técnicas" de impingir "complexos raciais e más consciências" em quem não participa dessa herança africana. Mas isso também é um truque e até se percebe a motivação para tal: "Fair enough", comentaria um inglês, tal tentativa estratégica! E se há algo de in-tei-ra-e-ab-so-lu-ta-men-te por-tu-guês na cultura brasileira é o sentimento e o conceito de se ser uma pátria una e indivisível, que resistiu, com naturalidade, a todas as tentativas de desmembramento particularista do Brasil. Aliás, NENHUM dos paises que se formaram e moldaram a partir do império ultramarino português se desmembraram, apesar de guerras civis e de tudo! Evidentemente, que nada disto implica "agradecimentos", ou coisa que o valha. Mas agora andarem a debitar aldrabices por mera falta de informação, ou por tendenciosidade, já fede a esturro. E que o Brasil é uma nação única nas Américas e, entretanto, até já "antiga", é mais uma indelével realidade. De tal modo o é, que qualquer debate acerca desse tema só pode correr o risco de cair no ridículo! Existem nações na Europa, e noutros continentes, muitíssimo "mais jovens" do que o Brasil! Tenha-se muita cautela, com quem nos quer (re)definir a história. Ela é passada, mas as (re)definições visam intuitos - quiçá, manipulativos? - no presente e para o porvir!
Mas no contexto da época mediavel, o continente americano era praticamente desconhecido e nenhuma cartografia sobre. Por isso o povo dessa chamou descobrimentos
Os outros povos , ou seja europeus, africanos, asiáticos não conheciam o Brasil nem sabiam da existência do continente americano, daí dizer-se Descobrimento ou achamento como Pero Vaz de Caminha dizia e falar-se de "novo mundo" como referência ao continente americano. Se os índios escrevessem, teriam escrito " descobrimos os portugueses", apesar deles já existirem.
Está bem... Não descobriram (que na realidade se não era conhecido, passou sim, a ser, daí descoberto). Mas pronto, não descobriram, mas criaram. O Brasil foi uma criação de todos os que lá estavam e dos que para lá foram.
ACHAMENTO sim senhor, quem chegou aqui primeiro foram os nativos originais. Sou descendente de português e como brasileiro, vivendo e presenciando diariamente a herança das barbáries dos portugueses, espanhóis, franceses e holandeses que tentaram tirar uma lasquinha desse território, me recuso a aceitar um romantização simplista da intervenção portuguesa aqui.
@@pedromelo997 A grande maioria era sim, não existia o conceito de ganância e exploração econômica na mente deles. E mesmo que não fossem, era o direito deles construirem a própria história.
Portugueses e Brasileiros deveriam ser mais unidos. Na verdade esse ódio do lado dos Portugueses. Até onde eu sei os Brasileiro amam Portugal. A cultura Brasileira está insirida diariamente na vida dos Portugueses, através das músicas, filmes e novelas Brasileiras.
Mais outro adepto das telenovelas brasileiras e mexicanas. Sou português e aqui não estamos fechados a nenhuma cultura. Não gosto de telenovelas e gosto de alguns músicos brasileiros como da Inglaterra e outros países. Gosto imenso da cultura japonesa e gostaria imenso de ir a Goa antiga colonia portuguesa na Índia.
Maurício, É exactamente ao contrário. O ódio é dos brasileiros com os portugueses e com Portugal. Os portugueses sempre aprenderam que o Brasil era "país irmão" sempre apreciaram a cultura do Brasil. Só agora com as redes sociais é que os portugueses descobriram o que os brasileiros realmente pensam. Agora é que se descobre, que os brasileiros têm anedotas de português, agora é que se sabe da xenofobia com os portugueses. Agora é que se começa a saber que os brasileiros aprendem uma história errada. Aprendem que tudo de mau é culpa de Portugal e dos portugueses. Os que mandam no Brasil querem que o povo tenha um bode expiatório para não pôr a culpa neles próprios. Abram os olhos! O passado foi o que foi. Mas só existe o Brasil actual, pelo que existiu no passado. Mas o futuro está nas vossas mãos. E se é bom ou mau a culpa é vossa.
@@AnaMaria-df6tg Nao conheço nenhum brasileiro que odeia Portugal ou os Portugueses. Brasileiro só odeia Argentino e olha lá. Sobre esse história de vocês terem roubado nosso ouro é tudo piada, no fim ninguém leva isso a sério. A gente só usa isso quando ficamos sabendo de casos de xenofobia com Brasileiros em Portugal. Tem gente que realmente acredita que é culpa de Portugal? Sim, mais eu diria que isso é menos de 5% dos Brasileiros e eles só querem arrumar alguém pra por a culpa em tudo, mas a maioria dos Brasileiros nem ligam isso, só falam pra zuar. Até onde eu sei o Brasileiro ama Portugal e os Portugueses, mas são mal tratados aí em Portugal, se um Português vier para o Brasil vai ser super bem recebido.
IMPRESSIONANTE. ABRAÇOS DE CABINDA /ANGOLA.🇦🇴🇦🇴🇦🇴 Comta-nos agora a Historia de DIOGO CÃO o navegador Português que descobriu Angola.
Obrigada portugueses pelas coisas boas que vocês nos trouxeram.
As coisas ruins são 10 vezes superiores as positivas. É como se tu tivesse agradecendo pelo ferrão do escorpião que te picou ter apenas 3 milímetros enquanto morre do seu veneno.
@@robsonborba6273 Não 10 vezes superiores às positivas.
@@robsonborba6273 Você é completamente ignorante, sem um sequer neurônio a funcionar dentro desse seu cérebro.
Incluindo os escravos que😮 nos trouxeram as religiões de origens africanas , " MA RA VI LHO SAS ", EN RI QUE CE DO RAS , CUL TU RAIS , ENFIM TAMBÉM A MISCIGENAÇÃO ENTRE AS RAÇAS, INDÍGENAS E AFRICANAS ORIGINANDO NOSSO POVO ! 😊
Glória e Honra eternas ao Império Português, criador de nações, de povos, de culturas e de tradições!
Brasil o único país no mundo que tem certidão de nascimento.....obrigado Portugal.....por tudo e por nos dado a língua mais linda do mundo.......não falamos brasileiro e sim português do Brasil......
OBRIGADO IRMÃO, E ACRESCENTO QUE O BRASIL 🇧🇷 TEM UM TERRITÓRIO MAIOR E SENDO UM DIS PAÍSES MAIORES DA AMÉRICA DO SUL, PORQUE OS PORTUGUESES ALARGARAM O TERRITÓRIO INDO PARA O INTERIOR E ABRINDO CAMINHOS E OCUPANDO. LAMENTO TER VISTO UM PROGRAMA BRASILEIRO JORNALISTA A DIZER QUE O BRASIL NÃO PRECISA DE UM PAÍS QUE É TÃO PEQUENO QUANDO ESSE JORNALISTA DESCONHECE A HISTÓRIA E COMO A HISTÓRIA DO BRASIL ESTÁ UNIDA A DE PORTUGAL NA SUA ORIGEM.
Português é feio pra cacete, português fala com ovo na boca kkk
KKKKKKKKKKKKKKKKK MEU DEUS LITERALMENTE TODO PAÍS TEM CERTIDÃO DE NASCIMENTO SEU VIRA LATA
Território unificado, ao contrário da América espanhola@@elizabetejesus6575
Obrigado, Portugal! Nós temos o mais belo idioma deste planeta - A Língua Portuguesa. Fabiano Lima - Rio de Janeiro, Brasil.
Que o Brasil se torne uma potencia mundial para compensar o esforço dos nossos antepassados comuns. Tamanho para isso já tem.
Imagino a fascinação dos portugueses ao desembarcar no Brasil, vislumbrando a exuberância dos nativos e da natureza que os cercava! Uma terra paradisíaca!
Que orgulho eu tenho de meu país! ❤️🇧🇷
Leia 'A Carta'. de Pero Vaz de Caminha.
@@victorrodrigues5448Brasil também é rico em literatura e cultura !
Sou brasileira.Amo meu país.Hoje passei a amar Portugal onde vivo hoje.Tenho esperança de que um dia quem sabe, teremos paz e igualdade social🇧🇷🇵🇹
Tive a oportunidade de conhecer Portugal e notei muitas semelhanças... Sou neto de italianos e libaneses, mas sei que no nosso DNA brasileiro tem sangue português! Amo Portugal e tudo que ocorreu de bom ou de ruim naquela época faz parte da construção de uma nação! Sou brasileiro com muito orgulho e admiro os Portugueses pela coragem e ousadia! 🇧🇷🇵🇹
Mano um brasileiro a dizer isto é deus so pode bro vi comentarios q so falavam mal de portugal
@@TJK555_ils oublient que les brésiliens, c est des portugais.. Leurs ancêtres c est des portugais à 90 pour cent.. Il n'y avait que des indigénes et des terres vierges.
Os zucas de bem ,sabem os outros mimimimi
E um orgulho ser de Portugal e sentir a proximidade dos brasileiros. O País deveria ser único. O programa da RTP é muito bom, não chateia e dá vontade de ver sempre mais.
Sou brasileiro e falo português, com muito orgulho.
VC FALA BRASILEIRO.....srsrsrsr é assim que os TUGAS falam, pois o Português puro não falamos (Dictor, Dircção, Phamacia, Controlo etc..)
@@elvispeixoto664 fico mais orgulhoso ainda!
@@elvispeixoto664 , acontece a mesma coisa nos Estados Unidos em relação à Inglaterra. E eles falam o quê?! Idioma "estadunidense"?! Não inventa... 😂
@@elvispeixoto664 Pharmacia? 😂 Não se escreve assim em Portugal desde 1911 e no Brasil desde os anos 40. Desinformação total!
É impossível falar da história ou cultura do Brasil sem lembrar de Portugal
Amigos brasileiros, quando um povo adultera e renega a sua história é um povo sem identidade. Sou português e, como todos os outros portugueses, tenho um imenso orgulho nas coisas boas e nas coisas más da história que identifica o meu povo.
Olá amigo vc esta coberto de razão
Esse é um dos males do Brasil atualmente, algumas correntes políticas se aproveitaram disso para dominar o Brasil, mas a derrocada deles começou.
Yutube brasil paralelo a historia sendo passada a limpo
AJS tua opinião é de gente inteligente.... Sou brasileiro penso como pensas orgulho me do sangue luso que me corre pelas veias....
@@angelsilva7864 BRASIL PARALELO, A HISTÓRIA SENDO MOLDADA PARA A IDEOLOGIA NEOCON. SEM NENHUMA CREDIBILIDADE. SÓ É CREDÍVEL PARA GENTE IGNORANTE. NEM NA HISTORIOGRAFIA PORTUGUESA NEM NA BRASILEIRA O BRASIL PARALELO VALE ALGUMA COISA.
Brasil e Portugal ligação eterna
Obrigado Portugal ,graças a voces nos aqui do Brasil nao nos tornamos uma Bolívia da vida
O que tem que ver uma coisa com a outra?
Né, kkkkkkkkkkkkk
Jonatas Martins, rir litros agora. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade ainda tem gente que não reconhece
Ou várias Bolívias
Faço parte do povo que defina a missão de D Afonso Henriques, sou Brasileiro, falo português, com variações sonoras herdadas e trabalhadas de povos dos 4 cantos do mundo, que fazem a sonoridade deste idioma Romântico filho do latim vulgar ser admirado, abraçando todos que aqui chegam para viver, sem preconceitos, que fazem dos desafios a letra de um Samba, eu sou o Brasil, filho de Portugal eu sou Brasileiro o último esteio templário.
Adoro Portugal terra mãe do Brasil
Sim Portugal terra Mãe do Brasil! 🇵🇹🇧🇷Que lindo de se ouvir e ver ! Que bom seria se todos os brasileiros assim aceitassem!!! Viva Portugal Viva Brasil
Magnífica viagem no tempo !...
E que bom que é terminar falando de encontros , em vez de estar sempre a falar de desencontros ...
Todas as moedas têm dois lados e há que seguir em frente pelo lado positivo !...
Viva Portugal e o Brasil !... 🇵🇹❤🇧🇷
Sou brasileiro e agradeço aos irmãos portugueses por enriquecer nossa cultura.
Não há como negar, temos sangue português!
Gosto de Portugal. Mas agradecer por uma colonização é tão gay...
@@mundodalua2275 tu não sabe nem empregar a conjunção "mas" e quer falar asneiras usando um perfil fake.
A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas.
Primeiro aprenda a escrever, depois vá ler um pouco mais antes de sair defecando pelo teclado.
@@mundodalua2275 tenha mais respeito tá mano. Temos muito que aprender com a história de Portugal. Uma das razões porque o Brasil ficou unido, foi por causa da vinda da corte portuguesa para o Brasil.
@
Na cara não que estraga o velório
🤣🤣🤣
🙌🏼❤️
@@mundodalua2275 ele tem motivos para agradecer, agora os vossos visinhos do Suriname não
sou Brasileiro e tenho muito Orgulho de ser descendente de português. Amo portugal e Amo falar Português, umas das línguas mais Bonitas do Mundo!
Gleisson Felipe para mim o mais bonita com espanhol
Gleisson Felipe
os brasileiros nao sao descendentes de portugueses!
@@D95RO é verdade são descendentes de africanos e indios heee não é Randy
@@D95RO acho que estão mais para uma mistura de jacaré com cobra de água.
adoro Portugal por ter mantido unidade territorial do Brasil amo nossa língua
agradeço a Portugal por o nome lindo do pais e bela língua portuguesa
Brasil significa carvão man
@@Tutorial-oe4rf carvão é lindo
@@Tutorial-oe4rf Carvão não, brasa. Por causa da cor vermelha do pau Brasil.
@@lucascastrovazosorio5511😂
@@Tutorial-oe4rf Nem a origem do nome do teu país sabes. BRASIL, refere-se à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos, que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. O pau-brasil era de um vermelho tão lindo e incandescente, como se de uma brasa vermelha se trata-se. Dai a origem do nome " BRA (sil) ", de " BRASA", de um vermelho forte / vivo. O significado não é carvão, como pensas que é.
Navegadores Portugueses sabiam determinar a Latitude e Longitude . Com esses dados obtidos pelos sol, pelas estrelas e «estima«, poderiam determinar numa carta onde se situavam.
A Inglaterra só em 1750 consguiram obter esses parâmetros. Era essa distância científica entre Potugal e Inglaterra.
Portugal e Brasil tem uma linda história destrocida por historiadores nas escolas do Brasil mais a verdade está sendo revelada
Queria uma amizade maior de brasileiros e portugueses povos irmãos tem se darem bem
Angela Maria Da Silva Gomes verdade ambos povos merecem isso ...tua opinião é de gente inteligente....
Irmãos?? Diz isso aos portugueses
Sou Portuguesa e desde criança que amo o povo Brasileiro ❤️
@@marypupetta3722 Sou brasileiro, mas diferente de ti passei a apreciar os portugueses depois de adulto. Um abraço caloroso. 🙂🇧🇷❤️🇵🇹
Bom se fosse o Reino Unido Brasil-Portugal,sonhado por dom João Vi
Gosto muito de ver a história de diferentes pontos de vista. Estou ficando viciado na história contatada pelos portugueses
Amo Portugal pátria mãe do Brasil 💖💖💖💖💖💖💖💖🇦🇫🇧🇷💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖
Hahaha puseste a bandeira do Afeganistão
🇵🇹🇧🇷
Sou filho de filhos dessa terra hoje aceito com filho também, nesse momento em visita. Orgulho ñ é o q me falta.
Uma história tão bonita entre Portugal e Brasil infelizmente depois do glope de1889 a história do Brasil foi destrocida pelas escolas amo Portugal e sonho em um dia ver pai Portugal e o seu filho Brasil se reconciliar
Concordo plenamente com você. Porque para entendermos o que estava acontecendo no Brasil, primeiro temos que saber o que acontecia em Portugal.
Morei em Lisboa em frente ao shopping das Amoreiras ,na freguesia de Campo d'ourique e trabalhava como músico num restaurante Churrascaria Brasileiro chamado Fla Flu no Jardim da Estrela, cidade encantadora , de todas que conheci na Europa Lisboa é a mais bonita , acho que é a sensação de estar em casa. 2023 irei revisita-la sou cidadão Italiano e pela primeira vez irei até Campo Basso na Itália para fazer a minha identidade Italiana que é o documento que se usa na comunidade Europeia o passaporte é só para entrar e sair do Continente Europeu e por fim vou à Lisboa tomar um café na Brasileira e sentar-me ao lado de Fernando Pessoa (estatua) , nessa vez que morei em Lisboa tive a sorte de encontrar no Jardim da Estrela simplesmente José Saramago que estava a dar uma entrevista para TV Cultura de São Paulo depois tivemos um curto papo informal depois fui embora para deixa-lo em paz e tb , do que eu um simples mortal poderia conversar com tal brilhante intelectual uns dos mais importantes escritores da língua Portuguesa de todos os tempos , gente simplesmente eu travei, não sabia o que dizer? graças a Deus eu não lembro nada do que disse só sei que foi nada com nada , isso foi em 1987 ele tinha cerca de 65 anos e morreu em 2010 com 87 anos foi uma tremenda honra , foi a pessoa mais importante que conheci ,um verdadeiro superstar da literatura mundial, que Deus o abençoe.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado RUclips ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
É interessante ver a história do descobrimento do Brasil contado pelos portugueses. Não sei como a frota de Cabral não chegou na foz do Amazonas.
parabéns gosto de ouvir história sobre o descobrimento do meu país Brasil,obrigado
Amo Portugal pátria mãe do Brasil adoro ver documentário em português da terra mãe do idioma
Ótimo documentário lembrando que a história do Brasil e a história de Portugal
N sabia daquilo das estrelas da bandeira do brasil 🇧🇷💙
As estrelas na Bandeira do Brasil representam o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, data da proclamação da república. É bem complicado reproduzir a bandeira brasileira pois cada estrela tem uma posição precisa e elas representam os 27 estados do Brasil.
@@rafaqmc nss, interessante obgdo por me contar
@@rafaqmc 5 destas 27 estrelas são para homenagear Portugal. Que são os 5 estados onde os portugueses tiveram grande influencia.
Sensacional o vídeo, obrigado Luís Filipe e ao Prof. Fernando Casqueira!
O vídeo conseguiu me prender, adorei!!!
amo essa pátria mãe do Brasil
Amo tanto minha história. O amor entre índios e português no Brasil uma mistura que hoje a mais de 200 milhões. Que lindo. Tenho tanto orgulho de d Pedro l nosso libertador português brasileiro 🇵🇹🇧🇷❤️🙏 gostaria de usar a bandeira do império brasileiro. Pois reconheço que foi a melhor época do Brasil. D Pedro l demostrou amor e carinho com os brasileiros como abdicou do trono português e foi nosso 1 imperador libertado independência como também deixou seu filho amado d Pedro ll. D Pedro ll foi o maior brasileiro dessa terra, será sem dúvida o maior de todos pra sempre. Injustiçado e abandonado, d Pedro ll sofreu no exílio. Tristeza 😢😔 mais de 50 anos de serviço a pátria e de cortar o coração.
Gosto muito da história portuguesa, no brasil; e se comparar-mos o nível de exploração, portugal foi mais gentil; dos que os espanhóis nas suas colónias na américa.
Não consigo parar de assistir!! Hahaha muito bom
Extraordinário !!!...
Salve nossa identidade!
Este é o LEANDRO HASSUM português !!! kkkkkk ÓTIMO PROGRAMA!
Ainda bem que foram os tugas obrigado irmãos Tuga por da esse idioma lindo que hoje e um dos mais importante do mundo
@tiagoportes3077- ❤❤❤
Muito bom,Sou Brasileiro!
Muito boa a forma que a história foi contada.
Gostei da forma e do conteúdo. Muito bom Parabéns.
Muito bom!
agradeço a Deus por ter descoberto o Brasil amo nossa língua
braslileiros e portugueses precisam sempre de uma grande uniao porque a maioria do povo brasileiro tem descendente portugues
Que jeito! Não tivemos escolha. Agora proximidade com tantas ofensas fica difícil.
@@alecianesantos4004 Lamentável a tua pobreza de espírito. RENEGAR AS SUAS ORIGENS, É NÃO TER IDENTIDADE. "Que jeito! Não tivemos escolha." - palavras tuas. ÉS UM APATRIDA. És tão "pequenino".
Linda história que uni Brasil e Portugal
obrigado pelo o vídeo. eu consegui ter 92 a hi´storia
muito bom
Paulo Natal-RN, Obrigado.
Amo esse pais terra mae do brasil
Portugal é pequeneninho mais é Foda, mais foda do que a Espanha. :D
Pequeno em território mas grande em história
Uma das mais falada é a batalha de aljubarrota (6500 Pt com 400 Ingleses contra 30 mil castelhanos e aragoneses com 2000 Cavaleiros Franceses)
Mas na realidade só até á junção de Castela e Aragon (que originaram Espanha) de 1071 a 1475 foram dezenas de batalhas por a independência e depois para mantê-la, a maioria delas sempre com Portugal em desvantagem numerosa.
Hoje em dia damo-nos bem com “nuestros hermanos”, aprenderam da forma mais difícil mas aprenderam
😁🤗
Ahhhhhh Fantástico a versão portuguesa da chegada aqui.... É uma pena não incluírem como os portugueses viam e como se deram a sua chegada aqui no Brasil. Sou professor de História e agradeço a oportunidade de compartilhar este conhecimento
Se és professor de história deves saber que isso está bem documentado.
Na chegada eles não fizeram nada mesmo, só tentaram fazer amizade com os indígenas como faziam na Ásia. A colonização veio décadas depois, a primeira intenção dos portugueses era só ter pontos de comércio e passaram uns 30 anos em que só iam lá buscar pau Brasil e dar coisas em troca aos indígenas
Além de espalhar a fé cristã, @@realharlow - lembre-se que Portugal tinha-se livrado dos mouros/muçulmanos há pouco tempo - tudo o que Portugal queria era ter terra produtiva para poder alimentar a Europa cujos povos, na altura, ainda combatiam os mouros e entre si, na formação dos seus próprios países.
Prefiro Portugal que Espanha
O português tbm e um idioma lindo e Brasil continua grande diferente das colonias espanholas que viraram varios paises
viraram varios paises cheios de ditaduras socialistas e pobres.
@@Luzitanium Pelo menos hoje nos temos Bolsonaro kkk
@@leonorkids3038 ainda bem foi a salvação do Brasil
¡Portugal es nuestra eterna provincia rebelde!
@@emmanuelandradepimentelgal6455 Espanha é um manta de retalhos made in Portugal XD
Hoje eu aprendi muito
adoro é pena não dar em 2016
eu amo Portugal foi deus que escolheu Portugal para construirir o Brasil
A Independência do Brasil, como a das colônias espanholas, não foi uma independência senão do ponto de vista jurídico. Política e economicamente, apenas passaram de uma órbita de influência a outra, em mais um episódio da histórica rasteira que a coroa britânica deu em seus concorrentes ibéricos.
É claro que, entre os fundadores do País, havia quem fizesse força no sentido de uma independência mais efetiva. É o caso do grande Andrada, que começou por aconselhar o País a que não fizesse dívida com os grandes banqueiros europeus, porque a dívida, afirmava ele, jamais pararia de crescer. Pois bem, Demitiram o Andrada e estão no atoleiro até hoje.
A política inglesa era incentivar rebeliões e reivindicações progressistas nas colônias e áreas de influência alheias, sempre em defasagem com as possibilidades efetivas da economia local, para gerar crises e destruir a hegemonia dos impérios concorrentes. Estimuladas pelos ingleses a dançar num ritmo que não tinham força para acompanhar, as nações afetadas por essa política desenvolveram um complexo cultural crônico, que é a contradição de valores básicos: se buscam adaptar-se às exigências éticas e políticas da civilização progressista, têm de se submeter à potência internacional e perdem autonomia; se querem preservar a autonomia, têm de negar a seus cidadãos os novos direitos criados pela sociedade mais avançada. Daí que, nessas nações, os governos mais democratizantes tendam ao “entreguismo” (JK), e os governos nacionalistas ao “autoritarismo” (Bernardes, Geisel). O reflexo disto na cultura e na vida psicológica é um ambiente geral de farsa e irrealidade, onde todas as propostas têm algum vício secreto e onde ninguém pode dizer plenamente o que pensa, porque todos se sentem, no fundo, culpados de inconsistência.
Mais tarde o centro ativo da transformação mundial saiu da Europa e foi dividido entre os Estados Unidos e a União Soviética, hoje parece estar voltando para a Europa Ocidental. Mas não importa: são sempre os outros que ditam o vosso ritmo e vos forçam a mudanças que, se ampliam os direitos nominais da população, restringem a autonomia nacional e, se ampliam a autonomia nacional, atrasam a evolução dos direitos. Isso acontece hoje, por exemplo, com muita clareza, na questão da ecologia: ou defendem o interesse nacional tornando-os ecologicamente “atrasados”, ou adotam as novas normas ecológicas abdicando de vossa soberania, como ocorre nas reservas indígenas onde ONGs estrangeiras mandam e desmandam e onde um cidadão brasileiro não pode sequer entrar. Nenhuma das alternativas vos satisfaz, e não podem também dispensar uma ou a outra. As potências que dirigem o vosso movimento estão plenamente conscientes da posição insustentável de duplo desconforto em que cronicamente vos colocam. Vocês é que não percebem o jogo e, aderindo a aparências, a palavras e rótulos atraentes, ora louvam o nacionalismo sem assumir a responsabilidade pelo atraso político que ele criará necessariamente, ora proclamando idealisticamente novos direitos sociais e políticos sem terem a coragem de confessar que o preço deles será a vossa submissão maior a potências internacionais.
Estiveram com Lula ou outro petista no governo, voltaram ao nacionalismo autoritário de Vargas (ou - por paradoxal que pareça - de Geisel). Em qualquer dos casos, sentiram uma profunda frustração, pois vossos melhores esforços são viciados por um mal secreto. É a contradição básica que torna tão difícil a um brasileiro sustentar um discurso político coerente: a coerência das idéias torna-se incoerência dos atos, e vice-versa. Por isso os vossos governantes mais eficazes foram os que tinham o discurso aparentemente mais ambíguo e mais oco, ideologicamente, e por isso os vossos políticos mais caracteristicamente “coerentes a seus ideais”, como Luiz Carlos Prestes e Carlos Lacerda, acabam nada deixando atrás de si senão um rastro de belas palavras...
Meio farsa, meio tragédia, a vossa independência perenemente semi frustrada poderia-vos levar à loucura, se não fosse a proverbial habilidade do brasileiro para viver na ambiguidade. Mas esta capacidade é por seu lado parte do estilo tradicionalmente nacional de vida, que um progressismo moralista hoje vos convida a abandonar em troca de um rigorismo legalista de tipo americano que, por sua vez, custará ao vosso país novas submissões. E assim por diante. Até quando?
pauloholydiver tua opinião é correta triste verdade na qual concordo, pois é bem lógica e inteligente....
Adorei o "conto" do Salvador Zarco, mesmo havendo já estudos de DNA dos descendentes de Colón (concretamente dum filho) que confirmam a origem italiana do navegante. A historia contada sempre da melhor maneira que interesse a quem a conta.
De resto... muito bom documentario
CJ DH gosta muito de ver esse estudos do DNA....quando foram feitos e onde estão esses resultados!!
esqueceram se de mencionar a descoberta da Terra Nova ou Terras de Corte-Real no que é hoje o Canada, antes da chegada de Colon.
Luzitanium
"Esquecerem", não devem de ter esquecido, mas isso tanto faz, pelo menos neste programa.
Aqui quiz-se tratar do descobrimento/achamento/encontranço do Brasil e, por tabela, tratou-se também das condições a bordo e da organização duma "viagem daquelas".
E as viagens à Terra Nova com certeza que foram efectuadas do mesmo modo!
Rotebuehl1 se era sobre o Descobrimento do Brasil então porque referiram Colombo? porque referiram Pero da Covilha e as suas viagens no norte de africa? porque referiram a India?
+Luzitanium e Australia
já se sabia das terras do Brasil antes de se chegar á India.
claro que existem, a existencia do Brasil já se sabia antes do Tratado de Tordesilhas, e ficou a saber se quando chegaram ao Cabo da Boa Esperança, as viagens portuguesas nunca iam de Lisboa e indo pela costa africana, iam por fases, a primeira fase foi cabo bojador depois regressavam á capital, só depois do regresso do Cabo da Boa Esperança é que ficaram a saber de terras a oeste.
É descobrimento porque é uma história contada pelos portugueses, se não esta feliz com a versão deles, pergunte aos índios, eles diram "a invasão", e estarão certos porque esse é o seu ponto de vista, assim como os portugueses também estão porque é um ponto de vista de um europeu descobrindo que existe outro mundo!
Ou o meio termo entre ambos, que eu como historiador prefiro usar "Chegada portuguesa".
Tenho sérias dúvidas que os índios concebessem sequer o conceito 'invasão'. Muito menos o conceito que os 'historiadores' (revisionistas) da atualidade lhe dão.
@@sportm1lgrau550 Eu, como historiadora também, e professora catedrática, doutorada em História de Portugal e Brasil, tenho outra opinião, a minha tese é "Descobrimento do Brasil".
É fácil. Para mim é .....Portugal descobriu "Vera Cruz" e criou/fundou o Brasil.
adorei a fanfic
Falamos à língua mais lindo em todos sotaques
A língua da poesia ❤️
😊
Shalom! 🇪🇸🇵🇹🇧🇷✡️ Somos judeus Sefarditas da Diáspora Inquisição!
¡¡¡Saludos desde Santiago De Compostela, Galicia, vosotros sóis muy bienvenidos a España!!!
¡No soy Judío pero tengo muchísimo respeto y admiración por vuestra gente!
Não são não, não há como saber, sobrenome não define nada.
Vocês são é desesperados por achar que têm algum suposto vínculo com o povo se Deus. Ser judeu de sangue ou não, não faz a mínima diferença, pois Jesus a acabou com isso.
@@camila_costa12 El apellido define con toda la certeza que sí, y el tuyo allá de ser Portugués también es Judío!!!!
como e rica nossa historia
estes dois fulanos dao a conhecer muitos interessantes detalhes dos ilustres antepassados
Entendi tudo bem a mesma língua oras pois com sotaques diferentes
34:45 já havia relógios naquela altura??😂😂
Os livros de História brasileiros contam que , durante a colonização do Brasil , os portugueses levaram nosso ouro , prata , diamante , pau brasil ... mas como levaram também o JOÃO CLÉBER , por mim tudo bem . Estamos até em dívida com o povo português !!
😂😂😂😂🙈🙈🙈🙈👏👏 muito bom!!
Francisco Nattario Kkkkk, os portugueses levaram muita coisa. Mas investiram muito no Brasil. Eles cultivavam ou mineravam e levavam o que era deles. Infelizmente n se conta nos livros de História brasileiros o tanto que os portugueses trouxeram. Os portugueses trouxeram uma vaga de alimentos enorme, como: feijoada, banana, coco, maçã, manga, etc. Também trouxeram todo o tipo de arquitetura. Os índios n tinham arquitetura em pedra, foram os portugueses que trouxeram. Os portugueses trouxeram a Língua Portuguesa e a Literatura, a Escrita os livros e a cultura literária. Os portugueses investiram muito na Economia, tanto que a economia no final da Colonização até ao Império era muito boa, o país era muito poderosos, próspero e rico. Os portugueses criaram o Banco do Brasil, criaram Bibliotecas, escolas, etc. E claro, os eventos culturais, as festas, vieram de Portugal o Carnaval, as festas juninas, as cavalhadas, o Natal, a Páscoa, etc, etc. Até alguns estilos músicais têm origem ou toque português, como o Sertanejo e o Samba (que tem toque português mas origem de vários tipos de culturas, como a Africana, a Americana e a Europeia).
Teve lado negativo e positivo.
É levaram as minas de ouro para Portugal. KKKKK
@@JAAC2204 Olhando agora, não sei se a conta fecha. Mesmo "investindo" muito no Brasil, os portugueses exterminaram mais de 90% da população nativa.
@@jonatasbraz3539 onde tiraste esse dado completamente enganoso? Kkkk. Tiraste do livro do MEC, do pesadelo que tiveste noite passada ou da tua professora de história que nunca leu um documento na vida?
Bom doc....
Como região ou lugar qualquer não foi um descobrimento, mas como referente a lenda Hy-Brasil acho que faz muito sentido se usar o termo descobrimento do Brasil ;D
Muito legal
Será que quando os índios viram os europeus pela primeira vez, acharam que eram extraterrestres ou deuses? Hahahaha
realmente devia ser cá um susto? imagino eu ..
Devem ter se assustado pelo mal cheiro
@@dilangomes8778 Só se você, branca, também estivesse na frota de pernas abertas...
Os Portugueses Monarquistas tem uma versão diferente deste vídeo ?
Parabéns pelos vídeos. Eu já vi o vídeo sobre a transferência da corte para o Brasil. Vocês vídeos sobre o Tratado de Tortesilhas e a União Ibérica?
O Mosteiro dos Jeronimos é bem lindo.
Portugal poderia ser a MAIOR POTENCIA DO MUNDO, Bravos homens desbravadores, Brutos e Sábios misturados, não sei onde falharam?
Não falharam! Em nada , criaram vários países. Depois há a evolução, tudo muda. É assim e está tudo bem.
O Império Romano, também foi grande. Depois dá origem a vários países. Mas a história, a cultura, a língua fica. O mesmo fez Portugal.
Gostei.
Gostaria de uma relação mais forte entre Brasil e Portugal
rotebuehl1
o prof. diz 'ventos favoráveis'
1 abraço
Deve sim o Brasil se aproxima de Portugal para isso e preciso combater a documentação nas escolas distroi atrações
Eu acredito na segunda versão. Daí ele nunca ter dito de onde era, nunca ter escrito uma unica palavra em Italiano, e porque razao disse primeiro ao nosso rei da viagem e só depois foi para Castela contar aos reis?? Era tão italiano como eu ser alemã.
Há uma cidade em Portugal no Alentejo que tem o nome de CUBA nome dado a primeira ilha que Cristovão Colombo descobriu. Porque será? Muitos historiadores pensam que ele era português.
Acho q foi um achamento, pois saíram a procura de algo e encontrou outro.
Portugal é igual pão com ovo. Todo mundo fala mal mas todo mundo adora.
Lol 😂
Caralho mano!!! essa do Colon foi um Plot Twist ?
amo aminha terra
Para mim nem uma nem outra...Quando Pedro Álvares Cabral chegou por lá, o Brasil não existia...Portanto foram os portugueses que mais tarde fundaram e baptizaram aquelas terras , que mais tarde nomearam BRASIL...
Manuel Duarte pura verdade sou brasileiro concordo contigo....
O "Brasil" não, mas impérios e civilizações indígenas por toda a mata atlântica sim. Todas com cultura riquíssima, com seus próprios sistemas de significados, ritos, trabalho, política e história. Os portugueses não descobriram, e sim invadiram o território desses povos, causaram desavenças entre eles, dizimaram e exploraram seus recursos. Infelizmente a versão que se aprende nas escolas é a do colonizador salvador de almas que faz escambo de ouro por espelho. Afinal, só quem vence tem o direito de contar a história à sua própria versão.
@@romeudiaspereira7112 Deixa lá, afinal do descendes dos invasores e não dos invadidos. Podes contar a história e fazer uma breve referencia a esses índios que viviam na idade da pedra, assim acalmas a tua consciencia marxista-leninista-trosksista
@@diopsido6225 cara, eu conto a história do meu próprio povo (sou afrodescente e ascendo de indígenas Orobós, coisa que você nem sabe o que é), e você vem com essa onda de marxismo, wtf??? Você que é um alienado que aprende as coisas por meio de revisionismo histórico e quer me mandar pra sala de aula, recomendo que faça sua própria pesquisa sobre História do Brasil Colônia e também História Geral, Marxismo e afins. Porque uma coisa não têm nada a ver com a outra. Mas tem que estudar mesmo, não apenas sentar a bunda no sofá pra assistir documentáriozinho de 5ª que conta estória pra boi dormir sobre como os brancos portugueses supremacistas conquistaram o mundo, salvaram os povos com seu mito cristão e blablabla kkkk se toca.
@@romeudiaspereira7112 Essa cultura riquíssima dos Orobós deveria ter elementos dos ritos, superstições interessantes mas apenas no contexto dos etnólogos, na perspectiva da evolução humana ( é que encontrar povos na idade da pedra não é fácil). Mas a humanidade já estava uns largos milénios de avanço cultural à frente dos orobás, produzia obras marcantes na arquitectura, da pintura, obras primas da música...da literatura, etc..para além dos avanços tecnológicos. Mas é boa ideia, vou agora mesmo estudar os orobós e os africanos de quem descendes (e não ascendes), a história do Brasil é um assunto que interessa mesmo muito ao resto o mundo.
Alguem me esclareceria o que foi dito em 7:10? (...) "Três tiros para tirarem a vela suplementar, quatro para ???".
Amainar [recolher as velas], também signfica abrandar.
Aos minutos 5:34 e seguintes ouve-se o seguinte:
Diz Luís Filipe Borges:
"...ou seja: a vela latina era ideal, para viagens de exploração, em que se não conhecia(m) os ventos"
Responde o Prof. Fernando Casqueira:
"...já a vela redonda fazia mais sentido, quando os portugueses descobriam os "VEJOSEXPLORÁVEIS"
Não se percebe patavina!
O que é que o Professor Casqueira disse? "VEJOSEXPLORÁVEIS" ???
Alguém percebeu?
Se alguém souber, agradecia, que mo aclarasse!
Rotebuehl1 Ventos exploráveis :Trata-se de utilizar (explorar) as direções dominantes dos ventos no Atlântico. A partir do arquipélago de C. Verde, os ventos sopram na direção sudoeste (na direção do Brasil....em frente à costa brasileira, os ventos mudam e sopram na direção sudeste (para Africa), permitindo assim fazer a viagem entre Lisboa a o Cabo da Boa Esperança sempre com ventos favoráveis (pela popa). Nestas circunstâncias, a vela redonda permitia maior eficácia, pois apanham mais vento e o navio vai mais rápido.Para cartografar a costa africana, até se dobrar o Cabo da Boa Esperança, foi necessário recorrer à caravela, pois tratava-se de navegar perto da costa, para se fazer o reconhecimento. Depois, como fez a armada de Vasco da Gama (e todas as posteriores), utilizavam-se naus.Claro que para Vasco da Gama (VG) ter seguido aquela rota na "primeira" viagem, alguém teve de andar lá pelo mar alto a estudar os regimes de ventos.....a não ser que VG fosse louco ou suicida, o que não parece ser o caso....Curiosamente, para se seguir essa rota e apanhar os ventos favoráveis, não há necessidade de se tocar a costa brasileira.....a única armada para a Índia que tocou no Brasil, em mais de 450 anos, foi precisamente a de Alvares Cabral....parece demasiada coincidência, não parece???
Diopsido
Muito obrigado pela exaustiva explicação. Fiquei a saber, o que já devia de ter sabido há muito mais tempo. ;-)))
Rotebuehl1 Ora essa!
Sei que a história de Portugal é mal estudada no Brasil, ou pelo menos, é estudada segundo uma perspetiva muito própria, geralmente anti-portuguesa. Creio que se dá geralmente mais ênfase à história do Brasil, a partir de 1500. Na minha modesta opinião, a história de Portugal também é a história do Brasil (pelo menos até 1822), pois os territórios pertenciam a um mesmo rei, e o povo (pelo menos o de origem portuguesa) era o mesmo. Ou seja, era-se tão português tendo nascido em Portugal como no Brasil ou em África ou na Ásia.
Logo, a história do Brasil não começa em 1500 mas sim na pré-história, neste recanto da Europa (claro que na perspetiva brasileira deve também incluir-se os índios e a população de origem africana).
Já agora, entre a descoberta do Cabo da Boa Esperança e a partida de Vasco da Gama para a Índia decorreram uns 10 anos. Nesta altura, já se percebera em Portugal que o caminho para a Índia estava descoberto, apenas faltando cartografar a costa entre Moçambique e a Africa do Sul - o rei D. João II já tinha enviado espiões para o oceano Índico, que além de terem reconhecido as principais cidades indianas, tinham atingido a costa de Sofala, em Moçambique. Portanto, já se sabia que o Índico era navegável de África até à Índia. E conheciam-se perfeitamente as distâncias (por acaso, os espiões parece que não conseguiram logo determinar o regime de ventos no Índico, que é muito peculiar).
Porquê esperar mais 10 anos para concluir o objetivo que era perseguido há décadas??
Há várias explicações (incluindo as crises internas entre o poder do rei e o poder da alta nobreza que o queria destronar, conflitos diplomáticos com Castela, etc.).
Mas acredito que a principal causa foi mesmo a questão do "direito" à conquista, navegação e comércio com esse Oriente mítico. D. João II, era um forte rei, muito duro (até matou à punhalada um duque seu cunhado que era o seu opositor, com as próprias mãos).e maquiavélico (poderia ser atualmente um campeão de xadrez). Tinha ao seu serviço uma série de espiões/agentes secretos que levavam a cabo operações dignas do James Bond (desde assassinatos de opositores refugiados em vários países europeus como entrarem disfarçados de árabes no mundo islâmico e atingirem a Índia, como Pero da Covilhã).
O mais provável é que o rei de Portugal pretendesse ver previamente reconhecido internacionalmente os seus "direitos" de navegar a comerciar na índia, sem concorrentes europeus e , enquanto preparava secretamente a expedição final à Índia (viagens secretas de reconhecimento dos ventos do Atlântico Sul e o mais do que provável reconhecimento do litoral brasileiro), tentou obrigar o papa e principalmente a recém-criada Espanha a fazer um tratado. Mas a rainha de Espanha também queria os mesmos objetivos e isto era um sério problema - como levá-la a assinar o tratado?. Assim, há quem acredite que D. João II lhe enviou um personagem misterioso, Colon (erradamente conhecido por Colombo) com uma proposta de "descobrir umas ilhas no Caribe (já conhecidas provavelmente por navegadores portugueses) e convence-la de que tinham alcançado a Índia. Espanha caiu na armadilha, "descobriram" a América e assinaram o tratado de Tordesilhas que, para além de garantir a posse do Brasil para Portugal, obrigava Espanha a manter-se afastada da Ásia.
Vasco da Gama partiu para a Índia após a assinatura do tratado, embora D.João II tivesse morrido e o rei fosse agora outro.
A primeira coisa que este novo rei (D: Manuel)fez, quando Vasco da Gama regressou , foi fazer uma enorme publicidade à descoberta do caminho para a Índia. A segunda, foi enviar uma 2ª armada, comandada por um nobre de alta patente - P.Alvares Cabral - com ordens de "acidentalmente" descobrir o Brasil (o acidental era conveniente, pois o tratado de Tordesilhas era ainda muito recente e não convinha melindrar os Espanhóis, que nessa altura andavam a palmilhar ilhas de areia e cocos no Caribe sem encontrar nada que valesse dinheiro, enquanto os navios portugueses vinham carregados de tesouros em especiarias - não valia a pena dizer-lhes abertamente que tinham sido enganados).
Esta versão da história, tenho a certeza que nunca foi passada no Brasil.
Absolutamente nada, mas mesmo nada, contra "perspectivas muito próprias".
Até pode ser enriquecedor.
Mas agora omitir, ou deturpar factos mais do que comprovados já nada tem a ver com isso, e muito menos com "Brasis" e "Portugais"! Tal procedimento equivale a "aldrabice deliberada", que só pode ter algum sentido, se visar certas finalidades.
Um dos maiores problemas observados na historiografia de muitos consagrados historiadores brasileiros é a carga ideológica, que muitos apresentam. Ou são "das direitas" e então "a coisa" segue essa perspectiva, na maior parte dos casos ferrenhamente católica, ou então são "das esquerdas" e aí "a coisa" apresenta uma mordente postura anti-portuguesa e anti-religiosa.
"Anti-portuguesa" também é como quem diz, porque nunca se trata "de Portugal", ou "do Brasil", como ambos realmente são e foram, e sim, do que "eles" queriam "que fossem" e do que "eles" opinam "ter sido criminoso" (não fazem por menos, claro está...).
E servem-se dum complexo arraigado entre certos brasileiros, de que "foram-colonizados-por-portugueses-atrasados,-em-vez-de-ingleses-e-franceses-de-vanguarda", complexos de classe média, principalmente de descendentes de outras nações e que gozam de (alguma) formação!
Principalmente os italo-brasileiros "detestam", folclóricamente, tudo o que se associe a portugueses, ou luso-brasileiros. Até se percebe: tendo-se "eles" tornado uma camada populacional de tão grande relevo no Brasil, não admira nada, que se tenha querido enaltecer o próprio - ou alegadamente próprio - "peso" na formação E definição do pais, enquanto se tenta relativizar, ou mesmo banalizar e rebaixar o "alheio".
Porém todos os imigrantes europeus - alemães, suiços, italianos, e outros - TODOS SEM EXCEPÇÃO!!! - instalaram-se no Brasil quando O BRASIL JÁ ESTAVA MAIS DO QUE CONSTITUIDO!
E convém não confundir "participação", "contributo" e "influência", com "génese"!
O mesmo problema se apresenta com a marca africana no Brasil. Ela é incontornável! Porém, jamais, nunca e em nada a "afro-brasilidade" teve quaisquer consequências na criação do país, por muito cunho, que lhe tenha passado. A "afro-brasilidade" é uma realidade étnico-cultural, nem menos, mas também nem mais, tal como qualquer das outras realidades étnico-culturais igualmente existentes no Brasil. Por muito numerosa que seja a população afro-descendente, ela constitui "apenas" uma das variadíssimas facetas do Brasil. E isso também não muda, mesmo que sejam "usadas técnicas" de impingir "complexos raciais e más consciências" em quem não participa dessa herança africana. Mas isso também é um truque e até se percebe a motivação para tal: "Fair enough", comentaria um inglês, tal tentativa estratégica!
E se há algo de in-tei-ra-e-ab-so-lu-ta-men-te por-tu-guês na cultura brasileira é o sentimento e o conceito de se ser uma pátria una e indivisível, que resistiu, com naturalidade, a todas as tentativas de desmembramento particularista do Brasil.
Aliás, NENHUM dos paises que se formaram e moldaram a partir do império ultramarino português se desmembraram, apesar de guerras civis e de tudo!
Evidentemente, que nada disto implica "agradecimentos", ou coisa que o valha.
Mas agora andarem a debitar aldrabices por mera falta de informação, ou por tendenciosidade, já fede a esturro.
E que o Brasil é uma nação única nas Américas e, entretanto, até já "antiga", é mais uma indelével realidade. De tal modo o é, que qualquer debate acerca desse tema só pode correr o risco de cair no ridículo! Existem nações na Europa, e noutros continentes, muitíssimo "mais jovens" do que o Brasil!
Tenha-se muita cautela, com quem nos quer (re)definir a história.
Ela é passada, mas as (re)definições visam intuitos - quiçá, manipulativos? - no presente e para o porvir!
Rotebuehl1 Muito boa esta interpretação! vai um like
Na verdade os portugueses não descobriram ,pois aqui já tinha população,mas Portugal foi uma grande nação que orgulhou a civilização ocidental
Mas no contexto da época mediavel, o continente americano era praticamente desconhecido e nenhuma cartografia sobre. Por isso o povo dessa chamou descobrimentos
geograficamente descobriram sim senhor, é história, não estava no mapa e passou a estar.
Os outros povos , ou seja europeus, africanos, asiáticos não conheciam o Brasil nem sabiam da existência do continente americano, daí dizer-se Descobrimento ou achamento como Pero Vaz de Caminha dizia e falar-se de "novo mundo" como referência ao continente americano. Se os índios escrevessem, teriam escrito " descobrimos os portugueses", apesar deles já existirem.
Está bem... Não descobriram (que na realidade se não era conhecido, passou sim, a ser, daí descoberto).
Mas pronto, não descobriram, mas criaram. O Brasil foi uma criação de todos os que lá estavam e dos que para lá foram.
@@AnaMaria-df6tgexcelente raciocínio 👏
Muito giro
Portugal manteve a unidade territorial do Brasil devemos e eles se um país continente gosto de Portugal
🇧🇷❤🇵🇹
Aqui no Brasil aprendemos que Cristóvão Colón é Cristóvão Colombo
ACHAMENTO sim senhor, quem chegou aqui primeiro foram os nativos originais. Sou descendente de português e como brasileiro, vivendo e presenciando diariamente a herança das barbáries dos portugueses, espanhóis, franceses e holandeses que tentaram tirar uma lasquinha desse território, me recuso a aceitar um romantização simplista da intervenção portuguesa aqui.
Os indígenas também não eram povos amistosos e pacíficos entre si.
E viva o marxismo!
@@HelenaMarquesTeixeira Já vencemos! 💪
@@pedromelo997 A grande maioria era sim, não existia o conceito de ganância e exploração econômica na mente deles. E mesmo que não fossem, era o direito deles construirem a própria história.
@@HelenaMarquesTeixeira tá repreendido.
Portugueses e Brasileiros deveriam ser mais unidos. Na verdade esse ódio do lado dos Portugueses. Até onde eu sei os Brasileiro amam Portugal. A cultura Brasileira está insirida diariamente na vida dos Portugueses, através das músicas, filmes e novelas Brasileiras.
Mais outro adepto das telenovelas brasileiras e mexicanas. Sou português e aqui não estamos fechados a nenhuma cultura. Não gosto de telenovelas e gosto de alguns músicos brasileiros como da Inglaterra e outros países. Gosto imenso da cultura japonesa e gostaria imenso de ir a Goa antiga colonia portuguesa na Índia.
Maurício,
É exactamente ao contrário. O ódio é dos brasileiros com os portugueses e com Portugal. Os portugueses sempre aprenderam que o Brasil era "país irmão" sempre apreciaram a cultura do Brasil.
Só agora com as redes sociais é que os portugueses descobriram o que os brasileiros realmente pensam. Agora é que se descobre, que os brasileiros têm anedotas de português, agora é que se sabe da xenofobia com os portugueses.
Agora é que se começa a saber que os brasileiros aprendem uma história errada. Aprendem que tudo de mau é culpa de Portugal e dos portugueses. Os que mandam no Brasil querem que o povo tenha um bode expiatório para não pôr a culpa neles próprios.
Abram os olhos!
O passado foi o que foi. Mas só existe o Brasil actual, pelo que existiu no passado.
Mas o futuro está nas vossas mãos. E se é bom ou mau a culpa é vossa.
@@AnaMaria-df6tgNem todos os brasileiros odeiam Portugal.
Nem todos os portugueses odeiam brasileiros.
@@AnaMaria-df6tg Nao conheço nenhum brasileiro que odeia Portugal ou os Portugueses. Brasileiro só odeia Argentino e olha lá. Sobre esse história de vocês terem roubado nosso ouro é tudo piada, no fim ninguém leva isso a sério. A gente só usa isso quando ficamos sabendo de casos de xenofobia com Brasileiros em Portugal. Tem gente que realmente acredita que é culpa de Portugal? Sim, mais eu diria que isso é menos de 5% dos Brasileiros e eles só querem arrumar alguém pra por a culpa em tudo, mas a maioria dos Brasileiros nem ligam isso, só falam pra zuar. Até onde eu sei o Brasileiro ama Portugal e os Portugueses, mas são mal tratados aí em Portugal, se um Português vier para o Brasil vai ser super bem recebido.