"Sobre o Ensino da Literatura", a partir de Paulo Franchetti: Mesa 4

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • Mesa 4: “Na sala de aula”, com Alcir Pécora e Rui Mateus
    . Moderação:
    Abel Barros Baptista.
    -
    O Instituto de Estudos Brasileiros organizou, no dia 30 de setembro, uma jornada a partir do recente livro de Paulo Franchetti "Sobre o ensino da literatura" (UNESP, 2021), funcionando também como ocasião para homenagear um colega que nos últimos anos colaborou em várias ocasiões com o IEB, dando conferências, aulas e cursos intensivos. Paulo Franchetti integrou também, por vários anos, a Comissão de Avaliação Externa do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, da FLUC.
    Descritivo do evento: A disparidade entre a prática definidora de uma profissão - o ensino da literatura - e o volume de reflexão sobre essa prática manifesta-se, desde logo, na escassez de produção sobre o assunto, quando confrontada com a abundância de escrita sobre literatura. Esse é, aliás, um tópico inicial do recente livro de Paulo Franchetti, Sobre o Ensino da Literatura (2021), que também por essa razão funcionará como fonte e pretexto para a jornada de debate sobre a questão, que o Instituto de Estudos Brasileiros promoverá no próximo dia 30 de setembro, aproveitando para homenagear o trabalho do autor (visita recorrente no IEB nos últimos anos) no domínio dos estudos brasileiros e portugueses. O evento conta com o envolvimento dos Mestrados em Ensino do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, do Mestrado e do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa e ainda com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas.
    Participaram na jornada os seguintes especialistas: Abel Barros Baptista (UNL), Alcir Pécora (UNICAMP) [por Zoom], Ana Maria Machado (Universidade de Coimbra), Benedito Antunes (UNESP-Assis) [por Zoom], João Dionísio (Universidade de Lisboa), Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra), Rita Patrício (Universidade de Lisboa), Rui Mateus (Centro de Literatura Portuguesa).
    O evento contou com o envolvimento dos Mestrados em Ensino do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, do Mestrado e do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa e ainda com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas.
    -
    A realização do cartaz do evento, captação do áudio e edição do podcast é de Thales Estefani.

Комментарии • 2

  • @antibiospetico
    @antibiospetico Год назад +1

    Alcir Pécora é um cidadão fenomenal, ele é eloquente e entende de literatura, rock e contra-cultura setentista.