Carlos Kessel: "Arquitetura e Identidade Nacional. O Estilo Neocolonial Brasileiro"

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 май 2018
  • Carlos Kessel é historiador e diplomata de carreira. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado e doutoramento em História Social pela mesma instituição. É autor dos livros "Arquitetura Neocolonial no Brasil: entre o pastiche e a modernidade"; "Tesouros do Morro do Castelo"; "A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio"; e "Um balcão na Capital: Memórias do comércio na cidade do Rio de Janeiro". Atualmente chefia o Setor Cultural e Educacional da Embaixada do Brasil em Portugal.
    A conferência teve lugar no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra a 14 de março de 2017.
  • НаукаНаука

Комментарии • 11

  • @nathan_408
    @nathan_408 2 года назад +6

    Queria q continuassem com o colonial pelo menos para as casas de família, semelhante ao q acontece nos Estados Unidos, bairros bonitos, abertos e arborizados.

  • @arthurtavares5520
    @arthurtavares5520 4 года назад +10

    Preciosa e rara palestra, inquestionavelmente útil para qualquer estudioso do tema!

  • @amoraandrade5728
    @amoraandrade5728 2 года назад +3

    adorei a aula!

  • @lemmatos
    @lemmatos Год назад +1

    Incrível palestra! Obrigado por compartilhar e manter no ar.
    Apesar disso, é notável o demérito e desprezo por tudo que é paulista, seja história, tradições e contribuições, na bela explanação do professor.
    Pela própria apresentação, fica claro que, enquanto no Rio sempre se buscou a identidade local olhando de baixo e buscando inspiração na Europa, mais especificamente Portugal e França, São Paulo sempre buscou mais se entender através de referências locais.
    Não entendo porque desmerecer tanto e falar em tom jocoso e irônico de coisas como a Semana de Arte Moderna e da Estrada Velha de Santos, como se fosse algo pitoresco e sem valor, enquanto ao mencionar Lúcio Costa, nascido na Suíça e com bases no Rio, não tem nada além de admiração.
    Apesar de tudo, como já citado, excelente palestra.

  • @joaov.m.oliveira9903
    @joaov.m.oliveira9903 4 года назад +16

    Quando penso em arquitetura no Brasil, choro de raiva e preciso pensar em outros assuntos para desanuviar.

  • @luanameme
    @luanameme 3 года назад +21

    Que aula incrível! Agora eu entendo porque cresci escutando dos meus avós que o Rio foi destruído pelos arquitetos comunistas e, não satisfeitos com a destruição do Rio, construiram uma das maiores aberrações do mundo, a cidade que nasci, Brasília. Minha avó diz que Niemeyer tinha problemas sérios de relacionamento familiar, e, exatamente por isso, sentia atração por superfícies em curva, lisas, sem janela e com água ao redor. Ela chama de síndrome do útero materno. Posso imaginar como ela sofreu vendo a destruição de boa parte do patrimônio arquitetônico do Rio, meu avô era engenheiro e só construia utilizando o estilo francês, inclusive em Brasília. Atualmente vivemos um verdadeiro apagão na arquitetura, onde os arquitetos seguem uma linha de produção desalmada, com casas sem telhado, sem arte, sem alegria e sem qualquer traço da cultura brasileira. Todos os dias tenho visto a construção sistemática de elementos que enfeiam a paisagem urbana, geralmente repleta de vidro tosco temperado, porcelanatos cafonas imitando madeira, etc. As casas parecem clínicas médicas de tão frias que são. Pobre Brasil. Pobre povo brasileiro que está destinado a ter depressão, sem ao menos desconfiar que a doença é causada pela falta de espaço, de beleza e por morar empoleirado. O Brasil exalta a feiúra e o nosso destino será ainda mais terrível se alguma coisa não for feita.

    • @nathan_408
      @nathan_408 2 года назад +5

      sempre questiono quando alguem me fala q acha brasilia bonita, a maioria das vezes é falta de referencia, sempre viveu no feio.

    • @Enric_Dalmau
      @Enric_Dalmau 2 месяца назад

      E pensar que na União Soviética temos centenas de obras arquitetônicas deslumbrantes inclusive no metrô de Moscou, prédios stalinistas lindos e super ornamentados.. a questão é que é muito mais barato construir prédios simples e feios do que algo ornamentado e com requinte, viva o capitalismo!

    • @kathleenpink9003
      @kathleenpink9003 Месяц назад

      Falou tudo.

  • @CasadeRevista
    @CasadeRevista 3 года назад +3

    Ótima vídeo! Conteúdo muito bem colocado! Obrigada pela partilha.

  • @rodrigomariano4772
    @rodrigomariano4772 5 лет назад +4

    Carlos, o solar de Monjope foi derrubado em novembro de 1973. Grande abraço e parabéns pela excelente palestra!