Excelente explanação professor. Estudamos isso na escola mas achava tudo muito complexo. Professores com o o senhor deixa matéria muito mais interessante. Parabéns.
Obrigada, professor Renato. Nunca pensei neste Humanismo desumano, pelo contrário, à mim a proposta humanista era a própria humanização combativa de preconceitos e motivadora da experiência do "eu=nós", ou seja, sou feliz se você o é. Lerei.
Estava faltando, no expositório analitico, esse esclarecimento tão plausível, sobre o humanismo. Eu já suspeitava, que, o termo humanismo, não soava tão elegante assim.
Escutar o professor Renato Nogueira é sempre um privilégio e segurança de crescimento interior. Senti falta apenas da Produção de Video da Casa do Saber fazendo apontamentos chaves do que ele falava, nome dos autores de leitura complementar e tópicos chaves das matérias abordadas. Só aparecia apontamentos para se inscrever no canal. Espero que a qualidade não caia.
A diferença da Filosofia e da História é exatamente a definição do conceito com sua aplicação ou construção histórica (geográfica tb); a História limita-se aos fatos, não é pra menos, mas o conceito transcende e em novas bases históricas pode ser reelaborado. Portanto, se o humanismo tem limitação histórica, tb o conceito de democracia grego, podemos contextualizá-lo e tb desterritorializá-los e incluir no conceito outros territórios.
Mas aí eu lembro do Krenak dizendo que Humanidade é uma criação ocidental e que eles não querem fazer parte. Reformar para quê, para quem e segundo quais epistemologias? Pq apostar na reforma de um conceito universalista?
Mas acho que o ponto é esse mesmo não é!? Tipo, o conceito de humanidade tal qual é pensado e consolidado por esse iluminismo não inclui uma série de povos e modos de vida, o humanismo radical seria justamente essa nova percepção decolonial em que não existe a relação humanidade X não humanidade simplesmente pq todos já estão incluídos e suas respectivas particularidades culturais. Acho que quando o Krenak diz que eles não querem fazer parte é dessa humanidade em que pra ser considerado "humano total" é preciso abandonar formas de vida tradicionais, buscando uma inclusão no modo de viver do capitalismo contemporâneo. Não sei se to falando besteira, se estiver por favor me corrija, mas foi isso que entendi.
Tudo é uma criação ocidental. E o ocidente não é só barbárie e exploração. Tem Sheakespeare tbm, Clarice, Machado de assis, Van Gogh, Di cavalcanti, todos ocidentais gente boa Kkkkkkkk.
Uai, sempre achei que o Humanismo já era "desracializado" e que considerava as diferenças culturais das sociedades Inclusive considero exatamente o oposto de "radical", jaq ele exatamente tenta ser mais inclusivo do que o humanismo inicial que forçava o encaixe num molde e colocava todo humano e toda sociedade como um mesmo
To atrasada, faz tempo que foi postado esse vídeo, ví só agora, mas acredito que nunca é tarde para perguntar : "a idéia de Homem como conceito, que se inicia lá no fim da Idade Média Baixa, criticada por Ockham, inclusive, pode ser um gancho para entender as raizes do Humanismo?"
Adorei o video, mas "conciliar interesses particulates e universais" soa um pou o utópico, não? A gente não consegue nem conciliar os interesses da família aqui em casa. Abraços.
Para àqueles que estão confortáveis, a proposta radical pode parecer utópico. Mas devemos notar que Fanon propõe uma alternativa de construção de sociedade. Uma superação da ordem que produziram a racialização moderna. Fanon era um revolucionário, de tal sorte que ele não se propunha a falar sobre às contradições observáveis, mas também superá-las.
Qual grande pensador, artista, escritor humanista dos últimos 70 anos defendeu que negros não eram humanos? O professor fala como se hj em dia alguém defendesse direitos humanos apenas para brancos ocidentais. O iluminismo, assim coma a democracia grega, era limitado pelo horizonte cultural da época. Os europeus achvam que o mundo era a europa, tiveram que aprender a lidar com os povos ameríndios e africanos. Mas, da mesma forma que ninguém defende a democracia nos termos da Grécia antiga (onde 10 homens discutiam os rumos da cidade no meio de uma praça), também não vejo nenhum grande pensador que diga que os direitos humanos sejam só pra europeus de olho azul. Simplesmente essa não é uma questão. Na verdade o pessoal da Universidade brasileira vive de "modinhas" uma delas é esse papo de decolonialidade. Não importa que o conceito seja limitado e contraditório, ou mesmo que prejudique a própria causa das minorias, o que interessa é falar palavras mágicas como "colonialismo" e pronto: tudo resolvido, tô na moda.
Reconheço que há uma vida de modinhas acadêmicas em que as pessoas saem por aí sem interpretar as entrelinhas dos autores que eles referenciam. É como percebo mais ou menos o seu texto. Você não aborda que a política de higienização racial aconteceu no Brasil. E também você não desenvolve que comportamentos culturais são abandonados com o tempo, mas não imediatamente. Então, parece que te faltou rapidamente lembrar que a decolonialidade, assim como as demais enunciações, é uma tese (a de Hegel) que traz em si sua antítese como contradição inerente. Dizer que o termo é contraditório e limitado não me parece dizer muito, mas pelo menos diz algo. rsrs.
@@rodrigodias3000 o iluminismo foi um amplo movimento intelectual e social, e foi importante para construção de pensamentos universais. Entretanto, havia uma discurso racista, quando se tratava da escravidão. Para ilustrar melhor minha afirmação, vou deixar um pequeno texto escrito por Voltaier Os percebemos com os mesmos olhos que vemos os negros, como uma espécie de homem inferior (Voltaire, 1963, p. 294).
Iluminismo foram idéias filosóficas, ele separou como algo geográfico... não concordo, mas defenderei até a morte o direto que ele tem de dizer tais palavras.
Acho muito contrário, posso dizer com certeza, pelo menos para mim. Amo a humanidade, claro que todo ser humano têm uma falha de caráter. Iluminismo, para mim é vida. Assim penso.
Talvez porque os indios americanos e os povos africanos vivam como animais onde a morte era algo praticamente banal. Sim a catequização foi boa pois ela "civiliza" o homem
hahahahhahahaha, a critica é exatente sob essa visão etnocentrica, a europa passou por fome, peste, matou milhares persrguiu minorias e o atrasado e selvagem são os outros povos. vê de novo o video, indico o livro 1492, a invenção da modernidade de Hussel e boa sorte. Ou continue com a visao colonizada, fique a vontade.
Você ouviu falar de Inquisição? E do genocídio contra os indígenas das Américas praticado pelos povos cristãos europeus? Acha que o único deus é três e tem 2.021 anos? Outras culturas têm e tiveram seus deuses. Ai, ai...
Se os africanos e os indigenas fossem mais avançados que os europeus eles teriam feito a mesma coisa. Olha a data do iluminismo, os caras querem descontruir todo mundo
???????? Acho que no momento que você coloca o europeu como o ser que trouxe a civilização para todo o mundo você comete erros gravíssimos pois esse mesmo europeu foi o que causou guerras, estupros, caos, morte banal ( que você mesmo cita), escravizou povos divergentes de forma totalmente cruel. Que tipo de civilização é essa que beneficiou apenas alguns? enquanto outros vivem à margem até hoje? Quais foram os resultados disso? Pq assim, não consigo enxergar uma sociedade harmônica (o que é utópico) e sim um mundo totalmente em colapso em nome dessa civilização.
Sensacional! Uma bela construção de texto, narrada por uma voz que soa como música, nos fazendo viajar nessa suave edificação de conteúdo.
Mesmo sendo um assunto complicado e delicado, o professor consegue explicar com uma plenitude que é incrível.
Incrível, professor!
A voz do Renato Nogueira é absolutamente poderosa
Meu caro professor, vou buscar ler ser seu livro " Por que amamos?" . Gostando muito dos seus vídeos, muito didáticos.
Eu tbm!
@@margarethsantos565 , ele é ótimo. Gosto muito do canal também.
Aula excelente! Aprendendo muito!
Eu amo esse homem. Já leu Mulheres e deusas??? Fabuloso❤️❤️❤️
@@RosiRochacoisas , não. Na verdade não o conhecia. Aqui na Casa do Saber foi que assisti seus vídeos.
Que análise linda e que forma de comunicar elegante
Obrigado pelo vídeo. Muito bom, professor. Sua voz me acalma.
Excelente explanação professor. Estudamos isso na escola mas achava tudo muito complexo. Professores com o o senhor deixa matéria muito mais interessante. Parabéns.
Utilizarei muito essa discussão em minhas aulas. Obrigada professor, pela aula 🥰
Vou usar amanhã com meus alunos!
Incrível! Obrigada! Desejo que todas as pessoas - TODAS! - acessem seus vídeos para compreenderem a real situação da história. Obrigada!
Eu havia falado nisso numa aula na faculdade... e fiz a ponderação de que a humanização era para alguns e não universal.
“HUMANISMO RADICAL”. ….. Perfeito!!!
Obrigada, professor Renato. Nunca pensei neste Humanismo desumano, pelo contrário, à mim a proposta humanista era a própria humanização combativa de preconceitos e motivadora da experiência do "eu=nós", ou seja, sou feliz se você o é.
Lerei.
Ouvir o professor Renato Noguera é smp um privilégio!
Obrigada!!! Achei brilhante a análise do professor Renato Noguera!!!
Excelente professor! Grande aula!
Que alegria ouvir esse professor. 👏🏿👏🏾👏🏽
Primeira vez que eu vejo alguém citando Achille Mbembe e eu entendo algo. Kkkkk
Sensacional a aula !!
Forte!
Amei a aula que esse professor deu aqui.
Estava faltando, no expositório analitico, esse esclarecimento tão plausível, sobre o humanismo. Eu já suspeitava, que, o termo humanismo, não soava tão elegante assim.
Excelente aula!
Prof mais foda da UFRRJ 💗
Excelente!
Obrigada, Professor!
Abraço 😘 inspiração para as minhas leituras de tarots e Oráculos terapêuticos gratidão Cristina 🌷
Escutar o professor Renato Nogueira é sempre um privilégio e segurança de crescimento interior. Senti falta apenas da Produção de Video da Casa do Saber fazendo apontamentos chaves do que ele falava, nome dos autores de leitura complementar e tópicos chaves das matérias abordadas. Só aparecia apontamentos para se inscrever no canal.
Espero que a qualidade não caia.
Olá, Marco! Obrigada pelo feedback!!!
Ótima aula
Idéias e visual muito bacanas.
Boa reflexão. Cara.
A diferença da Filosofia e da História é exatamente a definição do conceito com sua aplicação ou construção histórica (geográfica tb); a História limita-se aos fatos, não é pra menos, mas o conceito transcende e em novas bases históricas pode ser reelaborado. Portanto, se o humanismo tem limitação histórica, tb o conceito de democracia grego, podemos contextualizá-lo e tb desterritorializá-los e incluir no conceito outros territórios.
Fala necessaria essa do Noguera
Respeitar as particulares e humanizar à todos (justiça).
Brabo!!!!
Mas aí eu lembro do Krenak dizendo que Humanidade é uma criação ocidental e que eles não querem fazer parte. Reformar para quê, para quem e segundo quais epistemologias? Pq apostar na reforma de um conceito universalista?
Boa reflexão!
Mas acho que o ponto é esse mesmo não é!? Tipo, o conceito de humanidade tal qual é pensado e consolidado por esse iluminismo não inclui uma série de povos e modos de vida, o humanismo radical seria justamente essa nova percepção decolonial em que não existe a relação humanidade X não humanidade simplesmente pq todos já estão incluídos e suas respectivas particularidades culturais. Acho que quando o Krenak diz que eles não querem fazer parte é dessa humanidade em que pra ser considerado "humano total" é preciso abandonar formas de vida tradicionais, buscando uma inclusão no modo de viver do capitalismo contemporâneo. Não sei se to falando besteira, se estiver por favor me corrija, mas foi isso que entendi.
@@NunesPvnk É justamente isso mesmo!
Tudo é uma criação ocidental. E o ocidente não é só barbárie e exploração. Tem Sheakespeare tbm, Clarice, Machado de assis, Van Gogh, Di cavalcanti, todos ocidentais gente boa Kkkkkkkk.
Excelente, pena que a quem deveria chegar vossa fala, não chega por razões de buscar conhecimento é esclarecimento. Obrigado pela aula.
Raça humana❣🥰💞👣🍃✨👁💖
Uai, sempre achei que o Humanismo já era "desracializado" e que considerava as diferenças culturais das sociedades
Inclusive considero exatamente o oposto de "radical", jaq ele exatamente tenta ser mais inclusivo do que o humanismo inicial que forçava o encaixe num molde e colocava todo humano e toda sociedade como um mesmo
Deixa a nuvem cinza então de vez passar e a humanidade se humanizar... ( Banda Catedral )
To atrasada, faz tempo que foi postado esse vídeo, ví só agora, mas acredito que nunca é tarde para perguntar : "a idéia de Homem como conceito, que se inicia lá no fim da Idade Média Baixa, criticada por Ockham, inclusive, pode ser um gancho para entender as raizes do Humanismo?"
Adorei o video, mas "conciliar interesses particulates e universais" soa um pou o utópico, não? A gente não consegue nem conciliar os interesses da família aqui em casa. Abraços.
Para àqueles que estão confortáveis, a proposta radical pode parecer utópico. Mas devemos notar que Fanon propõe uma alternativa de construção de sociedade. Uma superação da ordem que produziram a racialização moderna. Fanon era um revolucionário, de tal sorte que ele não se propunha a falar sobre às contradições observáveis, mas também superá-las.
Qual grande pensador, artista, escritor humanista dos últimos 70 anos defendeu que negros não eram humanos? O professor fala como se hj em dia alguém defendesse direitos humanos apenas para brancos ocidentais. O iluminismo, assim coma a democracia grega, era limitado pelo horizonte cultural da época. Os europeus achvam que o mundo era a europa, tiveram que aprender a lidar com os povos ameríndios e africanos. Mas, da mesma forma que ninguém defende a democracia nos termos da Grécia antiga (onde 10 homens discutiam os rumos da cidade no meio de uma praça), também não vejo nenhum grande pensador que diga que os direitos humanos sejam só pra europeus de olho azul. Simplesmente essa não é uma questão. Na verdade o pessoal da Universidade brasileira vive de "modinhas" uma delas é esse papo de decolonialidade. Não importa que o conceito seja limitado e contraditório, ou mesmo que prejudique a própria causa das minorias, o que interessa é falar palavras mágicas como "colonialismo" e pronto: tudo resolvido, tô na moda.
Essa turma "decolonial" é toda contraditória, nunca ouvi um X sobre tibetanos ou uigures, são uns hipócritas.
Fato.. o modismo impera nesse tempo de decadência ideológica burguesa…
Reconheço que há uma vida de modinhas acadêmicas em que as pessoas saem por aí sem interpretar as entrelinhas dos autores que eles referenciam. É como percebo mais ou menos o seu texto. Você não aborda que a política de higienização racial aconteceu no Brasil. E também você não desenvolve que comportamentos culturais são abandonados com o tempo, mas não imediatamente. Então, parece que te faltou rapidamente lembrar que a decolonialidade, assim como as demais enunciações, é uma tese (a de Hegel) que traz em si sua antítese como contradição inerente. Dizer que o termo é contraditório e limitado não me parece dizer muito, mas pelo menos diz algo. rsrs.
@@Brunettieh Vc não respondeu a pergunta dele. Qual humanista, qual defensor do Iluminismo defendeu a política de "higienização racial" no Brasil?
@@rodrigodias3000 Não sei, não.
Caraca é o Leroy Smith do Tekken 7 mano !!!!
💚
Figuras como Hagel, Voltair e David hume, justificavam à escravidão em suas reflexões
Onde Voltaire justifica a escravidão?
@@rodrigodias3000 o iluminismo foi um amplo movimento intelectual e social, e foi importante para construção de pensamentos universais. Entretanto, havia uma discurso racista, quando se tratava da escravidão.
Para ilustrar melhor minha afirmação, vou deixar um pequeno texto escrito por Voltaier
Os percebemos com os mesmos olhos que vemos os negros, como uma espécie de homem inferior (Voltaire, 1963, p. 294).
@@pedromarques9616 Que texto é esse?
@@rodrigodias3000 BIografia de Voltaire
@@pedromarques9616 Ele deve ter trocentas biografias. Passa a referência completa, por favor?
conseguiu deixar um assunto legal ate chato
Intelectuais anti-capitalistas também leram Fanon, sobretudo Clóvis Moura e Neusa Santos.
caraca, ele pisca muito
Os iluministas nao tinham o grau de informação que temos hoje, foi o início de algo melhor.
Isso não tem aver com cristianismo e sim com o adão caido e corrupitivel
Iluminismo foram idéias filosóficas, ele separou como algo geográfico... não concordo, mas defenderei até a morte o direto que ele tem de dizer tais palavras.
Que achavam que as outras minorias eram inferiores, se vc vai defender algo doentio ent que viva pra sempre na ignorância...
Com todo respeito vou simplificar todo vídeo do professor em uma palavra:
Imperialimo....!
Acho muito contrário, posso dizer com certeza, pelo menos para mim. Amo a humanidade, claro que todo ser humano têm uma falha de caráter. Iluminismo, para mim é vida. Assim penso.
Talvez porque os indios americanos e os povos africanos vivam como animais onde a morte era algo praticamente banal. Sim a catequização foi boa pois ela "civiliza" o homem
hahahahhahahaha, a critica é exatente sob essa visão etnocentrica, a europa passou por fome, peste, matou milhares persrguiu minorias e o atrasado e selvagem são os outros povos. vê de novo o video, indico o livro 1492, a invenção da modernidade de Hussel e boa sorte. Ou continue com a visao colonizada, fique a vontade.
Você ouviu falar de Inquisição? E do genocídio contra os indígenas das Américas praticado pelos povos cristãos europeus? Acha que o único deus é três e tem 2.021 anos? Outras culturas têm e tiveram seus deuses. Ai, ai...
Se os africanos e os indigenas fossem mais avançados que os europeus eles teriam feito a mesma coisa. Olha a data do iluminismo, os caras querem descontruir todo mundo
@@joaocarlos2696 Penso igual.
???????? Acho que no momento que você coloca o europeu como o ser que trouxe a civilização para todo o mundo você comete erros gravíssimos pois esse mesmo europeu foi o que causou guerras, estupros, caos, morte banal ( que você mesmo cita), escravizou povos divergentes de forma totalmente cruel. Que tipo de civilização é essa que beneficiou apenas alguns? enquanto outros vivem à margem até hoje? Quais foram os resultados disso? Pq assim, não consigo enxergar uma sociedade harmônica (o que é utópico) e sim um mundo totalmente em colapso em nome dessa civilização.
Excelente!!
Excelente!!!