27,5 ainda é muito utilizado no Enduro e Downhill. E ainda tem as Mullet, 29 na frente e 27,5 atrás.
Месяц назад+1
Acompanhei todas essas evoluções no MTB. E ainda cito a Suspensão Dianteira também como um item que demorou um pouco pra cair nas graças dos bikers, muito pelo custo e peso extra. Eu mesmo quando montei minha primeira bike boa (uma Alfameq Tirreno), usei ela cerca de um mês com pedal plataforma, logo depois instalei pedais clipless. Já o garfo rígido demorei um pouco mais de tempo pra substituir por uma suspensão (Proshock H70). Hoje tenho uma aro 29 com quadro, rodas, guidão e canote de carbono, freio a disco, tubeless, pedal clipless e relação 1x11, pois quando migrei para coroa única ainda não existia 12v. Talvez no futuro eu teste um canote retrátil, que ao meu ver só é útil para competir, e meu sonho é ter uma full, mas isso já é outra história. 😅😅😅 E ainda ando de aro 26, v-brake e garfo rígido! 😎
Maneirow o vídeo Freio hidráulico é segurança! Pedal clip comecei a usar agora e estou gostando muito! Relação de 1 coroa apenas, ja uso há 1 ano. Não volto a usar outro grupo. O meu é 1X11 . Para o meu uso é suficiente. Pessoal quer competir contra speed usando mtb no asfalto. Ai vai faltar marcha mesmo. Quadro carbono e cambio eletrônico não tem como opinar. Nunca usei...mas se aumenta o desempenho para os profissionais é válido .
Só não tenho o AXS porque ainda não cabe no meu bolso, mas assim que couber taco um Kit eletrônico na minha bike sem pensar! Passei por todas essas evoluções na bike nos meus 25 anos de pedal e aprovo todas as tecnologias atuais, não tem essa de teimosia, sou fascinado pelas novas tecnologias!
passei usar clip porque sofria demais pra encontrar tênis pra pedalar e quando eu encontrava ,acabavam rápido demais.Sapatilha resolveu meus problemas.
3:39 Acho que hoje a maior turma que tem resistência ao pedal clipe são o pessoal da modalidade de gravidade (Enduro e Downhill) pq muitas vezes vc precisa tirar o pé para se ajustar, posicionar, ou mesmo em algumas curvas.
Ótimo dia Em relação a 1×12 faltou dizer sobre a relação do cassete e da coroa, pois com apenas um coroa desbalenceia a relação entre velocidade e tração na qual as bikes atuais estão mais para tração do que velocidade. Porque pensa na questão, colocar uma coroa compacta mas de apenas 50 dentes , quanto será necessária no cassete para subir um inclinação, digamos, 6° pra cima? . Se colocarmos uma coroa bem pequena, perderemos na velocidade comparado com o uso de 50 dentes. Cambio eletrônico, sujeito a acabar a bateria ou interpere que sistema eletrônico pode sofre mesmo impermeavel. Ja assisti um prova de ciclismo de estrada na minha região, ABC PAULISTA, em que um competidor perdeu posições porque acabou a bateria e no meio da prova teve que trocar o componente. Imagine uma cicloviagem de algo básico pra maioria 220 km que é daqui pra Aparecida do norte ou em uma certa região do rio de Janeiro que tem o mesmo destino ,mas com 300 km ? Bike de carbono , só vale mesmo a pena se for competidor profissional, pois questão de peso entre carbono e alumínio é irrelevante pra a maioria que pedala sem intenções de competir fora o fato que exige mais cuidados quanto a manutenção ou montagem com uma ferramenta a mais como torquimetro e carbon grip também é notório a questão de preço tendo em vista a alta do dólar, taxamento de importações etc. A única coisa que sobrou mesmo que vale o investimento é o freio a disco porém hidráulico e pedal clip. O pedal nesse tipo, o povão por assim dizer ainda tem a falsa sensação cultural que o mesmo do serve para desempenho e eficiência no pedal tendo em vista que o mesmo propicia melhor controle da bike nos pedais normais oi comuns para a maioria. Puxa , falei muito até a próxima.
O clipe eu comecei a usar quando fui fazer uma trilha mais longa e tecnica com uns amigos. Depois voltei na mesma trilha ja clipado e a diferença foi grande.
@@marcoaureliodonascimento4939 Cara, cair no inicio é inevitável kkkk isso ai não posso dizer que da pra evitar, mas no pedal tem o ajuste de pressão, que é o quanto o pé fica preso e da pra ajustar pra que seu pé desclipe mais fácil. Só começar de boa e sempre lembrar de tirar o pé pro lado kkk
Eu tenho 1x12. 11/52 coroa 34 Outra bike 2x9 11/36 coroa 34/22 esta bike tem final e boa de subida . Kit 12 fica no meio termo , mas fácil de operar as trocas de marchas
5:36 O maior problema dos freios principalmente os mecânicos quando lançados eles eram muito caros e não tão mais eficientes. Sinceramente 80% era estética.
ainda tenho uma mtb antiga de aro 26…ate compraria uma aro 29 mas nao tenho espaço pra guardar…teria que me desfazer da 26 ou da speed quanto a coroa unica eu prefiro com 2 coroas…mais facil para fazer as variações de velocidade
Sobre o grupo 1/12, na vdd era 1/11 sendo 30t na coroa e 11/42t o K7. Acho que a polêmica era mais isso...depois que vieram as 1/12 com bastante escalonamento. Hj em dia tem até K7 9/52t
Tentei por 2 meses achar uma bike de 2 coroas na minha região. Simplesmente não havia. Acho que isso resume o "aceitar" do público: eles param de vender o que a gente quer e a mudança dá "certo"
A contar também com os ciclo computadores,antes todos modelo eram analógicos (com fio) depois fizeram os Wireless e agora vemos mais os GPS com sensores e cintas.
Todas as evoluções citadas foram importantes para evolução do esporte, más na minha opinião a que menos mostrou resultados positivos foi o câmbio eletrônico, visto que os resultados mais expressivo de 2024 como olimpíadas, WC XCO, mundial de XCM foram vendidos por atletas usando câmbio mecânico.
Pedalo a muitos anos ! E passei por todas estás mudança ! Hoje ainda ando de 27 marchas em uma Scott ! Mas assim que possível quero migrar para uma bike 1×12 não acho monismo é se não mudar da qui a pouco a nossa velinha não vale mais nada !
Rapaz quem reclama de pedal clip, tubelles e relacao 1x11/1x12, é igual guri buxudo: reclama, fala que nao quer bate o pé e tudo, quando experimenta nunca mais quer voltar pro basico
Eu tá assim 😂 na aro 29 e relação 12v achava bobeira sapatilha uso a muito tempo e ótimo um dia andei em uma aro 29 de uma amigo kkkkk resumindo comprei kkk hoje uso a 26 ainda mas por p trabalho uso a 29p treino e vó te falar não tem comparação 29 e melhor que a 26 relação 12v só achei vantagem
Não entendo de bike speed e gostaria de saber se dá pra usar um pedal comum desses de plástico na bike speed? Ou só serve esses que prende o pé? É que nunca andei numa bicicleta de estrada e vi muito relato de alguma dificuldade de adaptação a esse pedal ...clip? E que muitos levam tombos no início
Ótimo dia Um das últimas versões da caloi 10 nova geração usava um pedal como esse e se não me engano a strada tbm . A questão do pedal clip inicialmente é a pessoa deixar o parafuso do pedal um pouco frouxo até acostumar a clicar e desclipar além de aprender a frear no momento certo e seguida desclipar , coisa que tem acontecido na grande maioria de pessoas que começaram a usar esse pedal e ficavam caindo quando paravam ou tbm que é o meu caso eu demoro um pouco pra dar embalo na bike até clicar o segundo pé.
Muitos componentes, não é que você adere, a indústria lhe obriga usar! Na indústria de carro é a mesma coisa; os proprietários de carro com pneus 175/70R13, estão sendo forçado mudar para o aro 14.
Você há de concordar comigo, quando lançaram as aro 29 as bikes eram horríveis, toda desengonçadas, quando fazia uma curva parecia uma carreta horrível... Aí bem, depois que já estava no mercado, as marcas de renome começaram a rever a engenharia dos quadros.
gosto muito de pedalar , mas as coisas ficaram muito caras , migrei pra trilha de moto pq ainda sai mais barato , ultimo par de pneu de bike foi mais cara que par de pneu da moto .
A minha é 26 mas bem alta. É uma T-Type tamanho único 17. Tenho 1,68m e não coloco o pé no chão se não sair do selim. Uma 29 tamanho xs ou s deve ficar bom se for pequena.
Freio disco necessário, pedal de clip muito bom carbono sensacional , vamos falar sério cangote retrátil câmbio eletrônico aí já é uma coisa desnecessária,os câmbios manual de hoje são top bateu pegou ,
Na verdade,estas tecnologias são forçadas pela indústria,custam caro,e duram menos,por exemplo,você entra hoje numa loja de bicicletas,e só encontra MTB,não uma bike single de qualidade,não tem uma urbana de qualidade,uma BMX de qualidade,nem speed tem mais,só MTB,então,hoje em dia,está praticamente assim,ou você anda de MTB,ou anda a pé,desculpe o desabafo.
Tem bastante opções de urbanas e vídeos que ensinam a montar uma boa bike sem marchas se quiser. Quadros pra passeio tem aos montes, GT, Absolute, Colli, etc. Agora se quer algo parecido com a Caloi barra forte não tem mais mesmo.
Na realidade não há essa variedade de fácil acesso no mercado nacional pq não há consumidor, no Brasil a bicicleta que mais vende é a MTB pq o consumidor pede isso, falar só de achismo não condiz com a realidade amigo
No exterior é justamente o contrário, a diversidade de bicicletas urbanas e outras variantes é gigantesca pq isso faz parte da cultura das pessoas, lá fora principalmente em países de primeiro mundo bicicleta é vista com bons olhos já aqui é coisa de quem não tem dinheiro pra um veículo a motor ou "atleta" que gasta todo o dinheiro com bike
27,5 ainda é muito utilizado no Enduro e Downhill.
E ainda tem as Mullet, 29 na frente e 27,5 atrás.
Acompanhei todas essas evoluções no MTB. E ainda cito a Suspensão Dianteira também como um item que demorou um pouco pra cair nas graças dos bikers, muito pelo custo e peso extra. Eu mesmo quando montei minha primeira bike boa (uma Alfameq Tirreno), usei ela cerca de um mês com pedal plataforma, logo depois instalei pedais clipless. Já o garfo rígido demorei um pouco mais de tempo pra substituir por uma suspensão (Proshock H70).
Hoje tenho uma aro 29 com quadro, rodas, guidão e canote de carbono, freio a disco, tubeless, pedal clipless e relação 1x11, pois quando migrei para coroa única ainda não existia 12v. Talvez no futuro eu teste um canote retrátil, que ao meu ver só é útil para competir, e meu sonho é ter uma full, mas isso já é outra história. 😅😅😅 E ainda ando de aro 26, v-brake e garfo rígido! 😎
Maneirow o vídeo
Freio hidráulico é segurança!
Pedal clip comecei a usar agora e estou gostando muito!
Relação de 1 coroa apenas, ja uso há 1 ano. Não volto a usar outro grupo. O meu é 1X11 . Para o meu uso é suficiente. Pessoal quer competir contra speed usando mtb no asfalto. Ai vai faltar marcha mesmo.
Quadro carbono e cambio eletrônico não tem como opinar. Nunca usei...mas se aumenta o desempenho para os profissionais é válido .
Só não tenho o AXS porque ainda não cabe no meu bolso, mas assim que couber taco um Kit eletrônico na minha bike sem pensar!
Passei por todas essas evoluções na bike nos meus 25 anos de pedal e aprovo todas as tecnologias atuais, não tem essa de teimosia, sou fascinado pelas novas tecnologias!
passei usar clip porque sofria demais pra encontrar tênis pra pedalar e quando eu encontrava ,acabavam rápido demais.Sapatilha resolveu meus problemas.
3:39 Acho que hoje a maior turma que tem resistência ao pedal clipe são o pessoal da modalidade de gravidade (Enduro e Downhill) pq muitas vezes vc precisa tirar o pé para se ajustar, posicionar, ou mesmo em algumas curvas.
Aooooo...salvar uma curva com pé no chão e drifitando??? Num tem preço
Ótimo dia
Em relação a 1×12 faltou dizer sobre a relação do cassete e da coroa, pois com apenas um coroa desbalenceia a relação entre velocidade e tração na qual as bikes atuais estão mais para tração do que velocidade. Porque pensa na questão, colocar uma coroa compacta mas de apenas 50 dentes , quanto será necessária no cassete para subir um inclinação, digamos, 6° pra cima? . Se colocarmos uma coroa bem pequena, perderemos na velocidade comparado com o uso de 50 dentes.
Cambio eletrônico, sujeito a acabar a bateria ou interpere que sistema eletrônico pode sofre mesmo impermeavel. Ja assisti um prova de ciclismo de estrada na minha região, ABC PAULISTA, em que um competidor perdeu posições porque acabou a bateria e no meio da prova teve que trocar o componente. Imagine uma cicloviagem de algo básico pra maioria 220 km que é daqui pra Aparecida do norte ou em uma certa região do rio de Janeiro que tem o mesmo destino ,mas com 300 km ?
Bike de carbono , só vale mesmo a pena se for competidor profissional, pois questão de peso entre carbono e alumínio é irrelevante pra a maioria que pedala sem intenções de competir fora o fato que exige mais cuidados quanto a manutenção ou montagem com uma ferramenta a mais como torquimetro e carbon grip também é notório a questão de preço tendo em vista a alta do dólar, taxamento de importações etc.
A única coisa que sobrou mesmo que vale o investimento é o freio a disco porém hidráulico e pedal clip.
O pedal nesse tipo, o povão por assim dizer ainda tem a falsa sensação cultural que o mesmo do serve para desempenho e eficiência no pedal tendo em vista que o mesmo propicia melhor controle da bike nos pedais normais oi comuns para a maioria.
Puxa , falei muito até a próxima.
O clipe eu comecei a usar quando fui fazer uma trilha mais longa e tecnica com uns amigos. Depois voltei na mesma trilha ja clipado e a diferença foi grande.
É a coragem que me falta, amigo! 🥴
@@marcoaureliodonascimento4939 Cara, cair no inicio é inevitável kkkk isso ai não posso dizer que da pra evitar, mas no pedal tem o ajuste de pressão, que é o quanto o pé fica preso e da pra ajustar pra que seu pé desclipe mais fácil. Só começar de boa e sempre lembrar de tirar o pé pro lado kkk
Eu tenho 1x12. 11/52 coroa 34
Outra bike 2x9 11/36 coroa 34/22 esta bike tem final e boa de subida . Kit 12 fica no meio termo , mas fácil de operar as trocas de marchas
Eu só não compro kit eletrônico primeiro que eu não tenho dinheiro segundo que ainda tá muito caro kkkk
5:36 O maior problema dos freios principalmente os mecânicos quando lançados eles eram muito caros e não tão mais eficientes. Sinceramente 80% era estética.
@@MrBrunoToshiba caro e ruim! Mas as inovações sempre vem com preços incompatíveis! Conforme a gente falou!
Grupo de uma coroa, indireta pra Renata Falzoni 😂😂😂😂😂😂
No caso da Falzoni; empurraram nela. Como era de graça, e de graça até injeção na testa.
ainda tenho uma mtb antiga de aro 26…ate compraria uma aro 29 mas nao tenho espaço pra guardar…teria que me desfazer da 26 ou da speed
quanto a coroa unica eu prefiro com 2 coroas…mais facil para fazer as variações de velocidade
Sobre o grupo 1/12, na vdd era 1/11 sendo 30t na coroa e 11/42t o K7. Acho que a polêmica era mais isso...depois que vieram as 1/12 com bastante escalonamento. Hj em dia tem até K7 9/52t
Tentei por 2 meses achar uma bike de 2 coroas na minha região. Simplesmente não havia. Acho que isso resume o "aceitar" do público: eles param de vender o que a gente quer e a mudança dá "certo"
A contar também com os ciclo computadores,antes todos modelo eram analógicos (com fio) depois fizeram os Wireless e agora vemos mais os GPS com sensores e cintas.
Ótimo dia
Te uma grande turminha do ciclocomputador simples que mede a velocidade que só usa sensor no aro e no garfo.
A indústria faz sua parte que é experimentar novos produtos com novas tecnologias, se pegar pegou , senão vira sucata.
Não há nenhum problema nisso.
em 2017 eu comecei a usar coroa unica e gostei muito,cambio eletronico,canote retratil,e-bike ... ainda não chamou minha atenção.
Todas as evoluções citadas foram importantes para evolução do esporte, más na minha opinião a que menos mostrou resultados positivos foi o câmbio eletrônico, visto que os resultados mais expressivo de 2024 como olimpíadas, WC XCO, mundial de XCM foram vendidos por atletas usando câmbio mecânico.
Freio a disco é um caminho sem volta, por que os fabricantes estão desenvolvendo rodas mais aero com freio a disco... aerodinâmica é a palavra... 😅
Pedalo a muitos anos !
E passei por todas estás mudança !
Hoje ainda ando de 27 marchas em uma Scott !
Mas assim que possível quero migrar para uma bike 1×12 não acho monismo é se não mudar da qui a pouco a nossa velinha não vale mais nada !
Rapaz quem reclama de pedal clip, tubelles e relacao 1x11/1x12, é igual guri buxudo: reclama, fala que nao quer bate o pé e tudo, quando experimenta nunca mais quer voltar pro basico
Eu tá assim 😂 na aro 29 e relação 12v achava bobeira sapatilha uso a muito tempo e ótimo um dia andei em uma aro 29 de uma amigo kkkkk resumindo comprei kkk hoje uso a 26 ainda mas por p trabalho uso a 29p treino e vó te falar não tem comparação 29 e melhor que a 26 relação 12v só achei vantagem
As tendências mudam e as bikes e componentes evoluem, porém os mecânicos não.
Não entendo de bike speed e gostaria de saber se dá pra usar um pedal comum desses de plástico na bike speed?
Ou só serve esses que prende o pé?
É que nunca andei numa bicicleta de estrada e vi muito relato de alguma dificuldade de adaptação a esse pedal ...clip? E que muitos levam tombos no início
Ótimo dia
Um das últimas versões da caloi 10 nova geração usava um pedal como esse e se não me engano a strada tbm . A questão do pedal clip inicialmente é a pessoa deixar o parafuso do pedal um pouco frouxo até acostumar a clicar e desclipar além de aprender a frear no momento certo e seguida desclipar , coisa que tem acontecido na grande maioria de pessoas que começaram a usar esse pedal e ficavam caindo quando paravam ou tbm que é o meu caso eu demoro um pouco pra dar embalo na bike até clicar o segundo pé.
Muitos componentes, não é que você adere, a indústria lhe obriga usar! Na indústria de carro é a mesma coisa; os proprietários de carro com pneus 175/70R13, estão sendo forçado mudar para o aro 14.
continuo com o freio a disco…mas mecanico. mais facil de fazer manutenção e mais barato..😂😂😂😂
Você há de concordar comigo, quando lançaram as aro 29 as bikes eram horríveis, toda desengonçadas, quando fazia uma curva parecia uma carreta horrível... Aí bem, depois que já estava no mercado, as marcas de renome começaram a rever a engenharia dos quadros.
Exatamente! O chain stay era imenso. A bike era uma pata choca....😅
Cara, eu odiava pedal clip, achava papo furado, e agora não sei andar sem kkk
gosto muito de pedalar , mas as coisas ficaram muito caras , migrei pra trilha de moto pq ainda sai mais barato , ultimo par de pneu de bike foi mais cara que par de pneu da moto .
Só não esqueça de adotar um esporte substituto à bike!
Uso pedal clip desde 1997.
bikes com quadro de carbono estao caras…..mas com o tempo vou trocando guidao, canote e nas rodas
Sinto falta de uma boa bike aro 26 pra comprar pra minha filha ... mais não acho pra comprar !!!
O aro 26 foi engolido pelo mercado e pelo aro 29, mas acho que vc ainda acha bike com aro 26, porém usada.
A minha é 26 mas bem alta. É uma T-Type tamanho único 17. Tenho 1,68m e não coloco o pé no chão se não sair do selim. Uma 29 tamanho xs ou s deve ficar bom se for pequena.
😂meu top 5 de boiolice de hoje,,,clip,,,tubelles,,,grupo eletrônico,,,canote retrátil,,,sapatilha,,,tudo pra competição,competição,,,
Freio disco necessário, pedal de clip muito bom carbono sensacional , vamos falar sério cangote retrátil câmbio eletrônico aí já é uma coisa desnecessária,os câmbios manual de hoje são top bateu pegou ,
Pra quem tanto elogia o tal do e-shift, pergunta para um certo esloveno se ele quer ter um 😅😅😅😅😅😅😅😅😅!!!!
@@rodrigodeoliveirarodrigo8176 se ele quer não sei…. Mas que continua usando… continua! 😅
Falando de aro 29, eu vi uma speed aro 36 tem necessidade de uma speed aro 36 ou é modinha?
27,5 ta longe de estar morto.
@@lucas_tadeuuu pro XC? 🤷🏻♂️
27,5 a gente só na gringa como Mullet(roda traseira)
Na verdade,estas tecnologias são forçadas pela indústria,custam caro,e duram menos,por exemplo,você entra hoje numa loja de bicicletas,e só encontra MTB,não uma bike single de qualidade,não tem uma urbana de qualidade,uma BMX de qualidade,nem speed tem mais,só MTB,então,hoje em dia,está praticamente assim,ou você anda de MTB,ou anda a pé,desculpe o desabafo.
Tem bastante opções de urbanas e vídeos que ensinam a montar uma boa bike sem marchas se quiser. Quadros pra passeio tem aos montes, GT, Absolute, Colli, etc. Agora se quer algo parecido com a Caloi barra forte não tem mais mesmo.
Vê os vídeo da última Shimano fest. Tem um onde tinham várias BMX fabricadas. Tem que garimpar informações.
Na realidade não há essa variedade de fácil acesso no mercado nacional pq não há consumidor, no Brasil a bicicleta que mais vende é a MTB pq o consumidor pede isso, falar só de achismo não condiz com a realidade amigo
No exterior é justamente o contrário, a diversidade de bicicletas urbanas e outras variantes é gigantesca pq isso faz parte da cultura das pessoas, lá fora principalmente em países de primeiro mundo bicicleta é vista com bons olhos já aqui é coisa de quem não tem dinheiro pra um veículo a motor ou "atleta" que gasta todo o dinheiro com bike
speed esta em moda hoje em dia….o problema é o preço
Freio A Disco é Indispensável