Certamente, a falta de conhecimento e inexperiência, me fizeram quebrar o dente da coroa maior do meu pedivela, pois fazia as trocas de marchas sem aliviar o pedalar nas subidas e retas em minha road bike. Agora, entendi (assistindo o vídeo e meditando nele) o motivo da quebra. Obrigado, @Pedaleria
Boa tarde! Agradeço por terem esclarecido minha dúvida anteriormente no comentário e agora no vídeo. O canal além de ser excelente, se preocupa em manter seus seguidores bem informados e orientados. Aproveito para sugerir um vídeo a respeito de bike pra cicloviagem. Tenho visto poucos quadros no mercado com furações especificas para receber paralamas, bagageiros, garupas, etc. Desejo todo sucesso para vocês. Um grande abraço!
Faltou dizer que um dos problemas de se cruzar demais a corrente na MTB de três coroas é que a corrente não só raspa se usar muito os extremos mas dura pouco tbm e que os quadros de speed tem diferenças que as vezes não são percebidas por todos como Endurance, slooping e semi slooping por exemplo.
Edu se possível seria legal fazer um vídeo testando diferentes tipos de pastilhas e diferentes tipos de disco, comparando o poder de frenagem de cada um. Os discos e pastilhas que eu falo são aquelas opções mais baratas que encontramos, comparados aos de marca, seria legal com um freio a disco mecânico, que é mais perceptível a diferença.
Sempre didático o Edu e Fernando. Top demais. Minha Speed é 3x8, de fábrica por incrivel que pareça e tudo Shimano Claris (!!!!). Não curto corrente "cruzada" apesar das possibilidades. No meu caso, não rola MESMO de cruzar devido a amplitude do câmbio dianteiro. Uso ocasionalmente o meio toque, mas em determinados casos, eu uso a troca de compensação. Se eu tiver que descer uma coroa na frente, na mesma hora eu subo um pinhão atrás, uma espécie de toque duplo nas alavancas, ao mesmo tempo, porém uma coroa que desce, um pinhão que sobe e vice-versa pra não bagunçar a cadência e não cruzar corrente. O cruzamento de corrente na speed é o que mais faz desregular câmbios fora que coroa maior e pinhão maior cria força demais na mola do cage. O contrário, coroa menor, pinhão menor, deixa a corrente mega frouxa. Por isso eu evito ao máximo "cruzar" corrente, mesmo sendo razoavelmente possível.
Eu também compenso. Achei que o Edu ia falar sobre isso. É uma coisa até intuitiva. Os sistemas de mais de uma coroa não tem tantas desvantagens quanto a galera fala. O que faz diferença é saber utilizar o que se tem.
Eu sou apaixonado por Road bikes! O estilo de pilotagem das Road é diferente das Montain Bikes, eu me adaptei muito bem, tanto que me sinto melhor que numa MTB... Se o ciclista tiver uma boa flexibilidade, consegue andar segurando no Drop tranquilamente por longas distâncias. Futuramente pretendo ter uma Gravel, justamente por serem estilos quase semelhantes.
Ficou muito bom esse tira dúvidas. Tenho speed e mtb . O giro na speed te deixa mais preparado para enfrentar os desafios da mtb quanto à força nas subidas.
Eu fui montando minha road peça por peça, e os passadores de marcha usei os de guidon reto os tradicionais e funcionou bem no guidon de curva só precisei trocar os canduites, não vejo necessidades de trocar eles
11:35 no meu Shimano Claris R2400 tem sim esse recurso do meio toque pra coroa menor. Com a corrente na coroa menor e indo pros menores cogs do cassete, eu posso fazer uma mudança incompleta de marcha pra coroa grande e o câmbio obedece, assim a corrente para de pegar no câmbio.
E sempre aprendemos coisas novas. Eu por exemplo, percebendo que a razão de eu não estar usando quase os drops da minha road é a parte onde eu meti uma mesa de uns 10cm invertida (guidão mais baixo alem de mais pra frente) sendo que meu quadro tem um top tube de 58.5cm KKKKKKKKK eu sou alta mas não sou um poste suficiente pra isso Talvez seja hora de tirar a poeira daquela mesa menor de 7cm :D
Tô querendo montar uma gravel. Tô terminando de uma MTB e quero montar gravel pra ver se ela tem mais rolagem pra poder andar mais quilometragem se ela for mais confortável pra andar mais km que a MTB.
Oi meu amigo edu eu so queria era te dar uma dica de vc montar uma coperativa de bike a qual vc ganha ou pega ou digamos assim consegue bikes antigas ou usadas a qual estejam presicando de reparos a qual vc recupera as bikes e doe para quem n pode ou n tem dinheiro suficiente para conprar bike nova pq e cara vc simplismente recupera bikes e doe para todos que terem ter bikes customizadas por vc e doadas
Boa noite Edu meu xará tudo bem ? Sou super fã de vocês, tenho 49 anos pedalo a 32 anos tenho 7 bicicletas ando de bike nas nas modalidades XC Road e DH o conheço pessoalmente desde a época dos anos 90 quando organizou um campeonato de bike trial aqui no Sesc Itaquera minhas dúvidas são as seguintes: antigamente era lei não cruzar corrente porém parece que a coisa mudou ???? mesmo em bikes antigas agora já pode cruzar antes eu até via as bikes de estrada na coroa maior e no pinhão maior porém nunca nas mtbs era a lei não cruzar corrente na coroa menor poderíamos ir até o quinto ou sexto pinhão dependendo da quantidade de marchas na Coroa do meio poderia usar todas na Coroa Grande poderia subir até o terceiro ou quarto pinhão de baixo porém nunca até o primeiro o que aconteceu afinal de contas é tudo muito estranho para mim além do mais que existe marcha com o mesmo" peso" da Coroa Grande e do pinhao o grande assim como tem também marcha com o mesmo peso do menor pinhão e do menor e da menor coroa , além do mais que dá pra sentir no pedal a relação não muito a vontade, parece estar mastigando, moendo tudo, não haverá um.....desgaste maior , uma vez que até nessas "modernas" 29 já se observa o desgaste acentuado e prematuro dessas relações 1x11, 1x12. Eu sempre tive a ideia de que se você usar o a menor coroa com o menor pinhão a bicicleta fica sem saber se você quer fazer você quer subir ladeira ou andar em velocidade assim como se você colocar na coroa maior e no pinhão maior a bicicleta fica sem saber se você quer subir ladeira ou andar em alta velocidade sempre guardei isto em minha mente. Ah e quando você falou sobre não existir o meio toque na coroa pequena , só na Coroa Grande , ele existe sim na coroa pequena quando você está em primeira marcha e vai descendo até a quinta sexta sétima oitava marcha existe o meio toque apenas para deslocar o câmbio dianteiro um pouco para cima para que não fique pegando quando estiver no menor pinhão e na menor assim como quando está na Coroa Grande e você vai reduzindo as marchas quando chega lá pelo quinto sexto pinhão você dá um meio toque para que ele desce um pouco sem mudar de coroa apenas para que pare de ficar raspando na parte interna do câmbio dianteiro, minha Road está com 18v , relação 42/52, cassete 11/25 9v e trabalha dessa forma está toda Tiagra.Obrigado a todos boa noite e um abraço fiquem com Deus.
Opa rapaziada, que aula magnífica, muitos detalhes esclarecidos de dúvidas que a gente nem sabia que tinha, parabéns Edu, e Fer, vcs são feras no que fazem! Uma das minhas bikes Peugeot é a Performance aro 700, montei ela 2x7, ela aceita pneus maiores, bike tanto pra cidade como para estrada,está com pneus Levorin 700x32, ficaram ótimos. Montei com alavancas na mesa indexadas, porém a posição de pilotagem ficou muito curta, comprei STIs 2x7 pra melhorar. Edu vc não quer montar eles pra mim, daria um ótimo vídeo!😊 Abraços, Cesare. *PS: Ela é uma bike mixte aro 700, top tube baixo, incomum no Brasil, ainda mais nesse aro. "Pegada" de roda bike...👍🏻
Vídeo muito show, aliás como todos os outros. Uma história para rir: Sou MTBiker, comprei uma Speed (Oggi Velloce, na minha opinião está mais para Gravel, mas é vendida como Speed). No primeiro role, identifiquei um pequeno "defeito", o câmbio não estava bem ajustado e a corrente estava raspando levemente. Como está na garantia, levei na loja p fazer o ajuste. Então o mecânico olhou para a minha cara e me explicou o recurso do meio toque.
"Meio Toque" usei um STI Ltwoo 2x8 com essa tecnologia, porem sou mais usar o ladrão sem meio Toque , as vezes o câmbio desregula e o meio Toque acaba passando a marcha ou raspando corrente
É muito bom poder ver um que informa ser viés sobre as coisas pra quem nunca teve oportunidade de experimentar de tudo. Eu nunca tive vontade de ter uma speed e agora depois de ver a real tenho menos ainda. 👍
Uma vez montei uma Monster Gravel, na época com aro 26" relação 28/38/48 e um cassete de 7V 11-34 trocadores "STI" Micronew e câmbios shimano ambos Tourney porém não os mais simples, e eu conseguia fazer as trocas de marchas perfeitamente, inclusive o meio toque com o trocador Micronew, que é muito bom por sinal.
Eu tenho as duas bikes, montei uma road como opção a minha Caloi full, sou apaixonado pela road, bike muito boa para pedalar no asfalto liso. Quem anda apaixona tbm.
muito bom o video, parabéns, não pude deixar de perceber que a KSW fez alterações consideráveis no quadro da speed-300 comparado ao primeiro que vc montou.. vejo que colocou mais um furo pra passar os cabos do lado esquerdo, pro lado que puxava a direcao e tbm que adequaram o tamanho do garfo que era pra roda de caminhao no primeiro quadro. agora sim está condizente com uma speed.. legal uma hora Edu, vc fazer um video pras pessoas intenderem que Grável não é speed.. que a geometria muda, porque até os fabricantes acham que é só deixar a speed com capacidade de usar pneu mais largo que vai virar Grável.. o que mata a speed e tbm não transforma em Grável.. speed no máximo as modernas chegam a 700x32 como as scott adich 20 ou 30 que são dedicadas ao Endurance, mas o normal e seguindo a nova tendencia é usar pneu 28.. e não um garfo que suporte um pneu 2.2 de mtb na frente 38 atrás e o frabricante chama de Road ou Speed.. isso pode gerar uma frustração e prejuízo ao iniciante que deseja realmente entrar na modalidade Speed.. eu fui um desses e fiquei muito frustrado e tive que gastar o que eu nao tinha pra poder andar na modalidade, mas se é outra pessoa pode desistir por falta de conhecimento e informação nesse seguimento.
Gosto de RoadBike porque precisa focar 100% Na MTB costumo me distrair mais!!! O bom é começar com uma bike antiga, como Caloi 10 ou montar uma aro 26 com rodas 700x32 e andar bastante pra ver se gosta, dependendo do lugar onde anda vai bater bastante aro e furar pneu em quinas vivas Melhor judiar uma bicicleta velha que judiar uma nova que custou mais de Mil reais
Comprei uma mtb (com suspensão e pneus cravudos) e sempre andei SO NA CIDADE, sem frear pra buraco nem lombada. Ai coloquei pneus slick (pirelli phantom street 700x38), e não percebi muita diferença no "embalo" da bike, mas ficou MUITO mais ágil em curvas e mudança de faixas, e mais dura tbm
22:18 cara, tô bem frustrado com essa coisa de tamanho. Pesquisei todas as tabelas da Oggi e todas indicavam o mesmo tamanho de bike pra mim. Comprei uma speed Veloce Disc pra adaptar pra gravel e ela é super comprida pra mim, já tive q trocar mesa e chegar banco pra frente... Mesmo problema do STI, fica lá na frente, mesmo depois de pegar uma mesa de 60mm.
Sobre a frenagem e troca de marcha, pelo menos o modelo que tenho, quando você freia, o movimento da troca de marcha fica travado! Não sendo possível trocar as marchas mesmo querendo, quando estiver como freio acionado.
Nesse quadro ksw speed 300 acha que ficaria bom montar uma urbana ? Com guidao de mtb e freio hidráulico a disco mas o resto ( pedivela e garfo ) de speed mesmo ?
Boa noite, eu uso para passeio uma mtb com relação mais leve de 38 no pé de vela e 50 no cassete mesmo pegando alguns trechos que por ja ter rodado alguns Km`s se torna extremamente pesado mas esse n é essa a minha pergunta gostaria de saber em uma road onde o pé de vela é 34 e a coroa maior é 28 dentes pela road ter a característica de pneus mais finos uma geometria mais agressiva ele se torna leve em um trecho de subida? ----- Obrigado manda um Salve para o meu chefe aquele mineiro atrapalhado
Não é teimosia, a mtb é a bike perfeita pra pedalar na cidade de são paulo, sobe em calçada, encara qualquer ciclofaixa esburacada, freia e manobra muito melhor pra se livrar dos motoristas doentes que nunca dão seta e passam no vermelho. As únicas vantagens da road é que vc fica craque em encaixar corrente e em absorver impacto com a lombar.
Quando teve roda bike com STI sora 2x 8v e câmbios tiagra, Tinha meio toque. No meu altus de híbrida a TB tem meio toque. Detalhe: as alavancas são gts de plástico.kkk
Infelizmente o fato de cruzar a corrente não se limita simplesmente ao incômodo do barulho raspando no câmbio dianteiro. O cruzamento causa desgaste prematuro de todo sistema,cassete,coroa,câmbio e da própria corrente que está sendo forçada em um sentido para que não foi projetada.
Ainda assim isso depende de por quanto tempo ela é utilizada cruzada. Eu tenho o sistema 3x7 e acho aceitável cruzar por alguns segundos de vez em quando. Por exemplo, pra fazer uma retomada de velocidade após frear bruscamente por causa de um obstáculo. Posso jogar a coroa menor e deixar lá atrás do jeito que estava. Ganhei velocidade, já passo novamente pra coroa maior. É justamente essa uma vantagem desprezada dos sistemas com mais de uma coroa. Um toque na mão esquerda e vc já adequa a cadência a uma mudança repentina de velocidade. Depois que se livrar do imprevisto, aí vc descruza pra aumentar a eficiência e preservar a vida útil dos componentes.
Pedaleria acompanho vcs aqui do Japão comecei a 1 mês atraz de speed estou com uma duvida como nao tenho nenhum bikefit pela regiao gostaria de saber o tamanho de mesinha para mim tenho 1.70cm, a que veio na bike de entrada é de 70mm tem alguma medida pra saber +/- desde já obrigado
Não caiu no esquecimento, é que o tempo moderno é mais visado na aparência. Muitas pessoas num colocariam o clip em uma road bike com guidom drop ou mtb. Questão de estética mesmo, se bem que faz até bem a galera num usar, muitos nem conseguem andar reto então imagine com clip?!
Oi Deivison, o correto é não ter tinta na área da sapata de freio, que deve ser mais áspera que outras partes. Poder usar assim, pode, mas vai criar uma faixa de desgaste irregular na pintura, não fica bonito. Abraços Edu Capivara
Comprei uma mtb básica com quadro em aço frente fina aro 29,veio com garfo rígido, qual suspensão tenho que procurar pra por nela. Ela e só pra usar de vez enquanto só pra não depender tanto do carro
Cara, se vai usar pra pedalar na cidade, asfalto, etc, acho que é mais vantagem usar garfo rígido mesmo. Minha mtb tinha suspensão e quando troquei por garfo rígido foi da água pro vinho, ficou muito mais leve, mais ágil.
fala edu, tenho duas speeds, uma khs de 91 e uma peugeot course de 81 .. a khs eu desisti de andar por conta do limite do tamanho do pneu que cabe no quadro, mas a peugeot eu pensei em colocar um aro 26 para tentar usar um pneu com perfil maior. nunca vi ninguém fazer isso ... é possivel???
Comecei com speed agora e tenho impressão que vou cair de cabeça no chão, principalmente em descidas, sem contar a insegurança de precisar do STI numa emergência e não conseguir 😨😂
Na minha que é uma campagnolo mudo com apenas o dedo o indicador, muito suave não gosto e na verdade nunca gostei do sistema da Shimano acho muito ruim e agora que começaram a copiar os modelos da campagnolo , usando os cabos acompanhado o guidão. Um abraço
Olá... tudo bem? Minha bike é aro 29 ...meu pneu da frente está fazendo um barulho ... que parece um assovio é baixinho mas dá pra ouvir....o que será que?
O que a maioria não se liga e não foi falado na resposta é que cruzar a corrente não faz sentido na prática, por que falando de maneira grosseira, se usar a coroa maior com o cog maior, uma anula a outra e a relação não fica sem reduzida e nem pesada 😅
Nossa, que privilégio ter meu comentário no vídeo, obrigado pelo conteúdo, Canal número 1 de bike do mundo 👌🏼
Certamente, a falta de conhecimento e inexperiência, me fizeram quebrar o dente da coroa maior do meu pedivela, pois fazia as trocas de marchas sem aliviar o pedalar nas subidas e retas em minha road bike. Agora, entendi (assistindo o vídeo e meditando nele) o motivo da quebra. Obrigado, @Pedaleria
Boa tarde! Agradeço por terem esclarecido minha dúvida anteriormente no comentário e agora no vídeo. O canal além de ser excelente, se preocupa em manter seus seguidores bem informados e orientados. Aproveito para sugerir um vídeo a respeito de bike pra cicloviagem. Tenho visto poucos quadros no mercado com furações especificas para receber paralamas, bagageiros, garupas, etc. Desejo todo sucesso para vocês. Um grande abraço!
Faltou dizer que um dos problemas de se cruzar demais a corrente na MTB de três coroas é que a corrente não só raspa se usar muito os extremos mas dura pouco tbm e que os quadros de speed tem diferenças que as vezes não são percebidas por todos como Endurance, slooping e semi slooping por exemplo.
Edu se possível seria legal fazer um vídeo testando diferentes tipos de pastilhas e diferentes tipos de disco, comparando o poder de frenagem de cada um. Os discos e pastilhas que eu falo são aquelas opções mais baratas que encontramos, comparados aos de marca, seria legal com um freio a disco mecânico, que é mais perceptível a diferença.
Escolinha do professor RaimuEdu 😁👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻. Obrigado por mais essa aula espetacular que só vemos aqui.
Sempre didático o Edu e Fernando. Top demais. Minha Speed é 3x8, de fábrica por incrivel que pareça e tudo Shimano Claris (!!!!). Não curto corrente "cruzada" apesar das possibilidades. No meu caso, não rola MESMO de cruzar devido a amplitude do câmbio dianteiro. Uso ocasionalmente o meio toque, mas em determinados casos, eu uso a troca de compensação. Se eu tiver que descer uma coroa na frente, na mesma hora eu subo um pinhão atrás, uma espécie de toque duplo nas alavancas, ao mesmo tempo, porém uma coroa que desce, um pinhão que sobe e vice-versa pra não bagunçar a cadência e não cruzar corrente. O cruzamento de corrente na speed é o que mais faz desregular câmbios fora que coroa maior e pinhão maior cria força demais na mola do cage. O contrário, coroa menor, pinhão menor, deixa a corrente mega frouxa. Por isso eu evito ao máximo "cruzar" corrente, mesmo sendo razoavelmente possível.
Também faço a troca compensando como você falou, já nem sei mais trocar entre as coroas da frente sem fazer isso kkk, ficou natural.
Eu também compenso. Achei que o Edu ia falar sobre isso. É uma coisa até intuitiva. Os sistemas de mais de uma coroa não tem tantas desvantagens quanto a galera fala. O que faz diferença é saber utilizar o que se tem.
Eu sou apaixonado por Road bikes! O estilo de pilotagem das Road é diferente das Montain Bikes, eu me adaptei muito bem, tanto que me sinto melhor que numa MTB... Se o ciclista tiver uma boa flexibilidade, consegue andar segurando no Drop tranquilamente por longas distâncias. Futuramente pretendo ter uma Gravel, justamente por serem estilos quase semelhantes.
Formatado de vídeo bastante interessante. Esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Espero que venham mais vídeos como este no futuro.
Ficou muito bom esse tira dúvidas. Tenho speed e mtb . O giro na speed te deixa mais preparado para enfrentar os desafios da mtb quanto à força nas subidas.
Sou novo na speed (sempre tuve MTB) e descobri recentemente (e sem querer) o meio toque. Achei sensacional
Está parabéns pela sua ticas pra todos nós 🇧🇷 obrigado
Eu fui montando minha road peça por peça, e os passadores de marcha usei os de guidon reto os tradicionais e funcionou bem no guidon de curva só precisei trocar os canduites, não vejo necessidades de trocar eles
11:35 no meu Shimano Claris R2400 tem sim esse recurso do meio toque pra coroa menor. Com a corrente na coroa menor e indo pros menores cogs do cassete, eu posso fazer uma mudança incompleta de marcha pra coroa grande e o câmbio obedece, assim a corrente para de pegar no câmbio.
Sai da MTB e fui pra speed com STI. Vida ficou muito mais feliz. Recomendo!!!
Prefiro o meio do mato msm kkkkkk
@@gabrielribeiro5010 eh bom tb!
Eu querendo sair da speed pra Gravel
😂😂😂
Muito legal! Gostaria de dar uma sugestão de vídeo: montar bikes com grupos chineses! Tenho visto boas experiências com eles. Abraços e parabéns!
Alguma marca chinesa tem que patrocinar o canal pra esse vídeo ser feito
SHOW DE BOLA O BATE PAPO
E sempre aprendemos coisas novas.
Eu por exemplo, percebendo que a razão de eu não estar usando quase os drops da minha road é a parte onde eu meti uma mesa de uns 10cm invertida (guidão mais baixo alem de mais pra frente) sendo que meu quadro tem um top tube de 58.5cm KKKKKKKKK eu sou alta mas não sou um poste suficiente pra isso
Talvez seja hora de tirar a poeira daquela mesa menor de 7cm :D
Tô querendo montar uma gravel. Tô terminando de uma MTB e quero montar gravel pra ver se ela tem mais rolagem pra poder andar mais quilometragem se ela for mais confortável pra andar mais km que a MTB.
Ficou legal o formato do vídeo, pergunta, comentário e amostragem do comentário na prática com a bike , parabéns Deu pra tirar as dúvidas certinho
Muito bom uma aula, melhor canal de ciclismo do RUclips parabéns 👏👏👏
Oi meu amigo edu eu so queria era te dar uma dica de vc montar uma coperativa de bike a qual vc ganha ou pega ou digamos assim consegue bikes antigas ou usadas a qual estejam presicando de reparos a qual vc recupera as bikes e doe para quem n pode ou n tem dinheiro suficiente para conprar bike nova pq e cara vc simplismente recupera bikes e doe para todos que terem ter bikes customizadas por vc e doadas
Top o video ! Comprei os trocadores sensah 2x8 e o trocador da coroa faz 4 ajustes 2 pra baixo e 2 pra cima
Sou apaixonado nessa caloi 10 gravel do Edu
Muito bom Edu e Fernando! Façam mais vídeos também neste formato.
Abraços!
Tenho as alavancas chinesas da micronew e tem o meio toque, uso bastante na gravel, câmbio dianteiro sora
Boa noite Edu meu xará tudo bem ? Sou super fã de vocês, tenho 49 anos pedalo a 32 anos tenho 7 bicicletas ando de bike nas nas modalidades XC Road e DH o conheço pessoalmente desde a época dos anos 90 quando organizou um campeonato de bike trial aqui no Sesc Itaquera minhas dúvidas são as seguintes: antigamente era lei não cruzar corrente porém parece que a coisa mudou ???? mesmo em bikes antigas agora já pode cruzar antes eu até via as bikes de estrada na coroa maior e no pinhão maior porém nunca nas mtbs era a lei não cruzar corrente na coroa menor poderíamos ir até o quinto ou sexto pinhão dependendo da quantidade de marchas na Coroa do meio poderia usar todas na Coroa Grande poderia subir até o terceiro ou quarto pinhão de baixo porém nunca até o primeiro o que aconteceu afinal de contas é tudo muito estranho para mim além do mais que existe marcha com o mesmo" peso" da Coroa Grande e do pinhao o grande assim como tem também marcha com o mesmo peso do menor pinhão e do menor e da menor coroa , além do mais que dá pra sentir no pedal a relação não muito a vontade, parece estar mastigando, moendo tudo, não haverá um.....desgaste maior , uma vez que até nessas "modernas" 29 já se observa o desgaste acentuado e prematuro dessas relações 1x11, 1x12. Eu sempre tive a ideia de que se você usar o a menor coroa com o menor pinhão a bicicleta fica sem saber se você quer fazer você quer subir ladeira ou andar em velocidade assim como se você colocar na coroa maior e no pinhão maior a bicicleta fica sem saber se você quer subir ladeira ou andar em alta velocidade sempre guardei isto em minha mente. Ah e quando você falou sobre não existir o meio toque na coroa pequena , só na Coroa Grande , ele existe sim na coroa pequena quando você está em primeira marcha e vai descendo até a quinta sexta sétima oitava marcha existe o meio toque apenas para deslocar o câmbio dianteiro um pouco para cima para que não fique pegando quando estiver no menor pinhão e na menor assim como quando está na Coroa Grande e você vai reduzindo as marchas quando chega lá pelo quinto sexto pinhão você dá um meio toque para que ele desce um pouco sem mudar de coroa apenas para que pare de ficar raspando na parte interna do câmbio dianteiro, minha Road está com 18v , relação 42/52, cassete 11/25 9v e trabalha dessa forma está toda Tiagra.Obrigado a todos boa noite e um abraço fiquem com Deus.
Conteúdo sempre sensacional! Gostei das luzes e da fotografia. Parabéns ao fotógrafo
Opa rapaziada, que aula magnífica, muitos detalhes esclarecidos de dúvidas que a gente nem sabia que tinha, parabéns Edu, e Fer, vcs são feras no que fazem!
Uma das minhas bikes Peugeot é a Performance aro 700, montei ela 2x7, ela aceita pneus maiores, bike tanto pra cidade como para estrada,está com pneus Levorin 700x32, ficaram ótimos. Montei com alavancas na mesa indexadas, porém a posição de pilotagem ficou muito curta, comprei STIs 2x7 pra melhorar. Edu vc não quer montar eles pra mim, daria um ótimo vídeo!😊
Abraços, Cesare.
*PS: Ela é uma bike mixte aro 700, top tube baixo, incomum no Brasil, ainda mais nesse aro. "Pegada" de roda bike...👍🏻
Boa noite Edu e Fernando tudo bem?? Parabéns pelo vídeo e conteúdo, muito oportuno. Abraços.
Tenho uma MTB dos anos 90, com conjunto Shimano 100GS, ele tem o meio toque, para a coroa do meio
obrigado Edu e Fê, sempre me ajudando, abraço e se cuidem bem.
Gostei do formato do vídeo e essa iluminação tbm ficou ótima.
Vídeo Top!!! O único câmbio de MTB, que eu já vi ter o "meio toque ou Tick" e o câmbio Deore 2/10... É muito massa
Vídeo muito show, aliás como todos os outros.
Uma história para rir: Sou MTBiker, comprei uma Speed (Oggi Velloce, na minha opinião está mais para Gravel, mas é vendida como Speed).
No primeiro role, identifiquei um pequeno "defeito", o câmbio não estava bem ajustado e a corrente estava raspando levemente. Como está na garantia, levei na loja p fazer o ajuste. Então o mecânico olhou para a minha cara e me explicou o recurso do meio toque.
"Meio Toque" usei um STI Ltwoo 2x8 com essa tecnologia, porem sou mais usar o ladrão sem meio Toque , as vezes o câmbio desregula e o meio Toque acaba passando a marcha ou raspando corrente
É muito bom poder ver um que informa ser viés sobre as coisas pra quem nunca teve oportunidade de experimentar de tudo. Eu nunca tive vontade de ter uma speed e agora depois de ver a real tenho menos ainda. 👍
Uma vez montei uma Monster Gravel, na época com aro 26" relação 28/38/48 e um cassete de 7V 11-34 trocadores "STI" Micronew e câmbios shimano ambos Tourney porém não os mais simples, e eu conseguia fazer as trocas de marchas perfeitamente, inclusive o meio toque com o trocador Micronew, que é muito bom por sinal.
Também uso essa marca de 8v na minha speed ajuda muito esse recurso
@@podbreck0134 Isso aí. São excelentes trocadores, precisos e robustos.
Eu tenho as duas bikes, montei uma road como opção a minha Caloi full, sou apaixonado pela road, bike muito boa para pedalar no asfalto liso. Quem anda apaixona tbm.
Valeu mbeividas, obrigado oela sugestão de pauta.
Abraços
Edu Capivara
Uma pergunta, qual é o pneu 700 maior que a speed suporta... dá pra usar pneu de gravel?
Simplesmente show!!
muito bom o video, parabéns, não pude deixar de perceber que a KSW fez alterações consideráveis no quadro da speed-300 comparado ao primeiro que vc montou.. vejo que colocou mais um furo pra passar os cabos do lado esquerdo, pro lado que puxava a direcao e tbm que adequaram o tamanho do garfo que era pra roda de caminhao no primeiro quadro. agora sim está condizente com uma speed.. legal uma hora Edu, vc fazer um video pras pessoas intenderem que Grável não é speed.. que a geometria muda, porque até os fabricantes acham que é só deixar a speed com capacidade de usar pneu mais largo que vai virar Grável.. o que mata a speed e tbm não transforma em Grável.. speed no máximo as modernas chegam a 700x32 como as scott adich 20 ou 30 que são dedicadas ao Endurance, mas o normal e seguindo a nova tendencia é usar pneu 28.. e não um garfo que suporte um pneu 2.2 de mtb na frente 38 atrás e o frabricante chama de Road ou Speed.. isso pode gerar uma frustração e prejuízo ao iniciante que deseja realmente entrar na modalidade Speed.. eu fui um desses e fiquei muito frustrado e tive que gastar o que eu nao tinha pra poder andar na modalidade, mas se é outra pessoa pode desistir por falta de conhecimento e informação nesse seguimento.
Minha gravel tem o câmbio da GTA Z9 e tem esse sistema de meio toque e ajuda muito nas trocas
Meu caneco. Que aula. Aprendi muito.
Poww ai sim.. Varios conteudo de Bike de estrada kkk
As bikes de estrada nos ensinam a pilotar de forma mais suave.
Muito obrigado por responder meu comentário. To mandando o vídeo pra todo mundo aqui.
eu uso 3 coroas e um sti claris 3x8, pedivela 48x38x28 - 11-34 atrás, num quadro gravel, pra mim ficou perfeita
Gosto de RoadBike porque precisa focar 100%
Na MTB costumo me distrair mais!!!
O bom é começar com uma bike antiga, como Caloi 10 ou montar uma aro 26 com rodas 700x32 e andar bastante pra ver se gosta, dependendo do lugar onde anda vai bater bastante aro e furar pneu em quinas vivas
Melhor judiar uma bicicleta velha que judiar uma nova que custou mais de Mil reais
A minha speed tem grupo Claris 2x8, e já tem meio toque no coroão e na coroa menor tbm..
São como que 4 posições possíveis do câmbio dianteiro
Edu qual tipo de primer tinta e verniz vc usou no vídeo do quadro de alumínio com solda invisível?
O legal também é montar uma gravel com quadro de MTB por ter uma geometria mais confortável
Ou uma gravel com pneu de Road
Montei uma mtb com pneu liso! Uma "mountain street"
edu faz um vídeo sobre peças eletrônica como câmbio canote etc....
Comprei uma mtb (com suspensão e pneus cravudos) e sempre andei SO NA CIDADE, sem frear pra buraco nem lombada. Ai coloquei pneus slick (pirelli phantom street 700x38), e não percebi muita diferença no "embalo" da bike, mas ficou MUITO mais ágil em curvas e mudança de faixas, e mais dura tbm
Na cidade não tem porque usar pneu de terra, tem de usar slick mesmo.
MEU STI E O SHIMANO CLARIS E O MEIO TOQUE FUNCIONA NA COROA PEQUENA TAMBEM
Verdade condo, vc está certo, obrigado!
Abraços
Edu Capivara
minha bike de 3 marchas é tão desregulada que só tem duas marchas funcionais mas ganha um meio-toque! kkkkkkkkk muito útil de fatokkk
Esse formato ficou muito bom
excelente vídeo muito sucesso
22:18 cara, tô bem frustrado com essa coisa de tamanho. Pesquisei todas as tabelas da Oggi e todas indicavam o mesmo tamanho de bike pra mim. Comprei uma speed Veloce Disc pra adaptar pra gravel e ela é super comprida pra mim, já tive q trocar mesa e chegar banco pra frente... Mesmo problema do STI, fica lá na frente, mesmo depois de pegar uma mesa de 60mm.
Excelente! 23:48
Edu.... faz o teste ai... de um caimbro de 12 velocidades com passador de 8 velocidade etc da certo?
O que fasso para deixar os pneus faixas beges com aspectos de novo ou o que passo para ficar com aspecto de novo?
Qual bicicleta seria mais indicada para trabalhar com entregas de app sem contar com as e-bikes? MTB urbana, speed ou gravel?
Faz um vídeo com dicas de upgrades para Sense one...
Sobre a frenagem e troca de marcha, pelo menos o modelo que tenho, quando você freia, o movimento da troca de marcha fica travado! Não sendo possível trocar as marchas mesmo querendo, quando estiver como freio acionado.
Nesse quadro ksw speed 300 acha que ficaria bom montar uma urbana ? Com guidao de mtb e freio hidráulico a disco mas o resto ( pedivela e garfo ) de speed mesmo ?
Boa noite, eu uso para passeio uma mtb com relação mais leve de 38 no pé de vela e 50 no cassete mesmo pegando alguns trechos que por ja ter rodado alguns Km`s se torna extremamente pesado mas esse n é essa a minha pergunta gostaria de saber em uma road onde o pé de vela é 34 e a coroa maior é 28 dentes pela road ter a característica de pneus mais finos uma geometria mais agressiva ele se torna leve em um trecho de subida? ----- Obrigado manda um Salve para o meu chefe aquele mineiro atrapalhado
Pelo vídeo no quadro speed 300 da ksw parece caber pneu 700x35c, já vi vídeos falando q testaram e deu certo , vc já testou ?
Meu sonho é pedalar em uma bike de estrada pra vir como é, tenho Mtb só que só pedalo em asfalto. 😏
Bom é ter as três: mountain bike, road e gravel.
Gravel é a ideal, porque é a mistura das duas.
Não é teimosia, a mtb é a bike perfeita pra pedalar na cidade de são paulo, sobe em calçada, encara qualquer ciclofaixa esburacada, freia e manobra muito melhor pra se livrar dos motoristas doentes que nunca dão seta e passam no vermelho. As únicas vantagens da road é que vc fica craque em encaixar corrente e em absorver impacto com a lombar.
Por isso mesmo montei a minha "mountain speed" - uma mtb com pneu liso
Só ando de MTB 19 agora, mas já tive road 56 e por incrível que parece achava a road mais confortável do que a MTB... vai entender!
Quando teve roda bike com STI sora 2x 8v e câmbios tiagra, Tinha meio toque. No meu altus de híbrida a TB tem meio toque. Detalhe: as alavancas são gts de plástico.kkk
Infelizmente o fato de cruzar a corrente não se limita simplesmente ao incômodo do barulho raspando no câmbio dianteiro.
O cruzamento causa desgaste prematuro de todo sistema,cassete,coroa,câmbio e da própria corrente que está sendo forçada em um sentido para que não foi projetada.
Ainda assim isso depende de por quanto tempo ela é utilizada cruzada. Eu tenho o sistema 3x7 e acho aceitável cruzar por alguns segundos de vez em quando.
Por exemplo, pra fazer uma retomada de velocidade após frear bruscamente por causa de um obstáculo. Posso jogar a coroa menor e deixar lá atrás do jeito que estava. Ganhei velocidade, já passo novamente pra coroa maior.
É justamente essa uma vantagem desprezada dos sistemas com mais de uma coroa. Um toque na mão esquerda e vc já adequa a cadência a uma mudança repentina de velocidade. Depois que se livrar do imprevisto, aí vc descruza pra aumentar a eficiência e preservar a vida útil dos componentes.
@@andrelange9877 sim,sem dúvida é tudo uma questão de bom senso !
Tenho uma caloi aluminun de 1993 com grupo shimano altus c10 e possui o meio toque na coroa do meio
No meu eu abri um pouco o cambio dianteiro pra usa esses cruzento de 21v coroas48.38.28 catraca na epoca kkkk 7v.
Já q temos tantas semelhança entre as bikes de estrada e as fixas , essas dicas tbm são valida???
03/06/23 Campinas SP
Obrigado.
Gostaria que você falasse sobre a bike athor storm comprei uma e gostaria de saber se é boa
Bom dia a tsw tem gafe rígido 27.5 para caloi inteira? Tem descrição elas são maior que a 700.
Pedaleria acompanho vcs aqui do Japão comecei a 1 mês atraz de speed estou com uma duvida como nao tenho nenhum bikefit pela regiao gostaria de saber o tamanho de mesinha para mim tenho 1.70cm, a que veio na bike de entrada é de 70mm tem alguma medida pra saber +/- desde já obrigado
qual a bike de entrada que tenha a melhor velocidade com pedal oarado
Agora tenho uma 29 e ela é de blocagem aperto rápido. É possível trocar por eixos tradicional? E fica bom ?
Para fazer bike fit é obrigatório usar pedal clip?
Olá Pedaleria , há uns tempos , eu via o clip nas bikes de estrada , ( aquele descanso que apoia os ante-braços , esse clip caiu em desuso ?
Usa-se muito na bike de triatlon
Não caiu no esquecimento, é que o tempo moderno é mais visado na aparência. Muitas pessoas num colocariam o clip em uma road bike com guidom drop ou mtb. Questão de estética mesmo, se bem que faz até bem a galera num usar, muitos nem conseguem andar reto então imagine com clip?!
Opa amigo estou com uma dúvida eu tenho um aro aero e quero pintar ele, Só que a banda de freio está pintada, Eu posso lixar a Banda de Freio??
Oi Deivison, o correto é não ter tinta na área da sapata de freio, que deve ser mais áspera que outras partes.
Poder usar assim, pode, mas vai criar uma faixa de desgaste irregular na pintura, não fica bonito.
Abraços
Edu Capivara
Bom dia Edu eu tenho uma bike de 21 macha mas não está mas me atendendo está andando pouco quando estou pedalando oq fasso pra ficar mais velos
Comprei uma mtb básica com quadro em aço frente fina aro 29,veio com garfo rígido, qual suspensão tenho que procurar pra por nela. Ela e só pra usar de vez enquanto só pra não depender tanto do carro
Cara, se vai usar pra pedalar na cidade, asfalto, etc, acho que é mais vantagem usar garfo rígido mesmo. Minha mtb tinha suspensão e quando troquei por garfo rígido foi da água pro vinho, ficou muito mais leve, mais ágil.
fala edu, tenho duas speeds, uma khs de 91 e uma peugeot course de 81 .. a khs eu desisti de andar por conta do limite do tamanho do pneu que cabe no quadro, mas a peugeot eu pensei em colocar um aro 26 para tentar usar um pneu com perfil maior. nunca vi ninguém fazer isso ... é possivel???
bom vídeo!
6:08 testei aqui na minha mtb e a corrente nao pega em nada, eu poderia usar assim sem problemas entao?
A honra de ter sido o primeiro a comentar haha
🤩🤩🤩🤩
Comecei com speed agora e tenho impressão que vou cair de cabeça no chão, principalmente em descidas, sem contar a insegurança de precisar do STI numa emergência e não conseguir 😨😂
Na minha que é uma campagnolo mudo com apenas o dedo o indicador, muito suave não gosto e na verdade nunca gostei do sistema da Shimano acho muito ruim e agora que começaram a copiar os modelos da campagnolo , usando os cabos acompanhado o guidão. Um abraço
Qual o nome desse adaptador para esse câmbio dianteiro?
Eu tem meio toque em uma MB de 21v 3x7 roda 26"
Olá... tudo bem?
Minha bike é aro 29 ...meu pneu da frente está fazendo um barulho ... que parece um assovio é baixinho mas dá pra ouvir....o que será que?
O que a maioria não se liga e não foi falado na resposta é que cruzar a corrente não faz sentido na prática, por que falando de maneira grosseira, se usar a coroa maior com o cog maior, uma anula a outra e a relação não fica sem reduzida e nem pesada 😅
Mas como coloca freio a disco na bicicleta aro 26 que o quadro não é para freio a disco
Queria fazer o fit mas aqui na cidade não tem
BOA TARDE!