Autismo - Esgotamento e Recursos Para Evitar a Exaustão
HTML-код
- Опубликовано: 17 ноя 2024
- O autismo e outras condições costumam deixar as pessoas esgotadas, sem energia para cumprir tarefas diárias essenciais. Esse desconforto real muitas vezes é vivido em silêncio, porque nem a família costuma compreender a fadiga e exaustão após mínimos esforços.
Por isso, neste vídeo, vamos conversar sobre um recurso para fazer a sua contabilidade energética e, quem sabe, pensar investimentos mais conscientes.
#autismonível1 #autismoadulto #neurodiversidade
_____
🔔 Ative o sininho para receber notificações sempre que publicarmos um novo vídeo.
♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
lygiapereira.c...
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo ou do Espectro Feminino, basta clicar no link abaixo:
📚 Reservar o meu exemplar: bit.ly/4cfMsZQ
Isso é muito real, quando eu visito meu namorado em SP e a gente pega o metrô pra ir na rua tudo okay, mas quando já passamos um tempo passeando e com amigos, na hora de voltar, simplesmente acaba toda a energia, tudo mesmo, todos os sons do metrô parecem dez vezes mais altos, até subir as escadas rolantes parece insuportável... Ele sempre acha engraçado pq do nada n tem mais nadinha, mas a sorte é que ele está comigo, porque abraçadinha com ele tudo fica melhor, ou, no mínimo, menos pior kakskskskksksskskksksksksksk mas é nítida a diferença entre nós dois, mesmo tendo o mesmíssimo dia!
Essa mensagem é uma declaração de amor fofa, @Emy-M.B!
Fico feliz de saber que você literalmente tem um suporte para o peso dos dias mais demandantes! 💜
Eu me identifico muito com o seu relato de desgaste em ambientes urbanos.
Obrigada pela presença!🌻
@@lygia.pereira Realmente, amo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ele 🥰 Ele e minha psicóloga são as duas únicas pessoas com quem não tem máscaras (eu demorei pra perceber isso)! Por isso a presença dele não me cansa, faz o contrário, me deixa mais tranquila e feliz! Toda vez que eu não quero mais estudar pro vestibular lembro dele, pq sei que junto com ele os dias são mais leves e as tristezas passam mais rápido, então eu preciso estudar pra poder abraçar esse bobão pelo menos umas três vezes por semana! ❤️ (ops, falei muito! Mas é que eu gosto muito dele hi hi 👉👈)
Passo exatamente pelo mesmo, e as vezes eu entrava em desespero porque simplesmente eu sentava na estação e nem pra casa queria voltar, totalmente sem energia, irritada, cansada, esgotada, chorava, a cabeça estourando por conta do barulho e eu não estendia o pq aquilo acontecia. Ouvia que era frescura, tinja vontade de largar tudo e não sair mais de casa…
E hoje que tenho diagnóstico de TEA entendo.
@@thaissm9534 Exatamente!!! Essa é a sensação!!! Bom saber que n sou a única kkkkkkk Mas é horrível mesmo, principalmente se vc estiver sozinha e n tiver ninguém pra tomar as decisões e traçar o caminho de casa... Pelo menos com ele da pra desligar e só dar a mão e ir, ainda cansativo mas beeeeem menos...
Eu moro no interior e um dia em SP é um terror pra mim. Super te entendo. Na sexta da semana que vem eu vou ter que ir novamente, por causa do trabalho, e já estou me preparando psicologicamente desde já
Essa da planilha eu fazia antes do diagnóstico. Fiz uma ficha de rpg minha (como se eu fosse um personagem) e alí colocava o que me cansava. Colocava outras coisas também.
Boa Dan! Eu faço o mesmo rs!
E hoje administro muito melhor minha energia e respeito mais meus limites!❤
Eu me sinto cansada desde sempre, inclusive tenho um trabalho de meio tempo pois meu corpo e a minha mente me dizem que não dou mais conta de carga horária maior.
Eventos não programados me esgotam mais, até o ponto de chegar a explodir e depois ficar sem energias. Agora, meu hiperfoco são as notícias, principalmente as internacionais e de geopolítica, essas situações conflictivas e diplomáticas me relaxam muito, e quando estou ansiosa, escutar notícias ou ler artículos nos jornais me deixa mais tranquila e plena.
Queria tanto um trabalho de meio período, trabalhar 8 horas e até mais que isso por dia, tem acabado comigo. Eu só consigo trabalhar e dormir, não faço mais nada.
Vi agora a descrição do seu canal e me indentifiquei, quando eu tinha 7 anos a professora levou a diretora até a sala e pediu para que eu assinasse meu nome completo, depois disso elas conversaram algo e sairam da sala, infelizmente nunca fiquei sabendo oque era, ao meu ver não havia nada de errado comigo pois nos anos seguintes todos os professores elogiavam minha escrita, leitura, desenhos e comportamento. Infelizmente eu sempre sofri bullying e agressões pelos outros alunos e sempre me vi isolado dos outros, confesso que na infância eu era uma criança que amava socializar, dançar e cantar...mas depois de todas as experiências negativas eu me tornei um adulto tão frio e insensível, eu mesmo digo isso de mim pois tenho capacidade de me auto avaliar. Hoje não tenho muitos amigos e me afastei dos familiares, eu sofria bullying do meu próprio pai e cresci em um ambiente desestruturado, aos 9 anos tentei tirar minha própria vida e sempre me preocupei com o futuro, mesmo com nove anos eu me preocupava se eu conseguiria uma casa, um trabalho e como eu teria uma família. Eu aprendi que a classe social definia quanto você valia e isso me fez entrar em depressão, eu era muito comunicativo e eu costumava chegar nos alunos pra conversar, mas eles apenas ignoravam minha existência e isso fez eu não conseguir falar por alguns meses, eu apenas balançava a cabeça e as pessoas diziam que eu era mudo...isso me doeu demais na época, eu nunca disse aos meus pais que eu apanhava na escola, até porque minha mãe apanhava do meu pai então eu pensava que se ela não conseguia se ajudar, não poderia fazer nada por mim...enfim desculpe falar demais. 😅
Espero que você esteja se tratando com terapia, e que tenha alguém ao seu lado te apoiando. Cuide-se
Se sinta abraçado. Eu sofri muito bullying na escola também, as outras crianças simplesmente não gostavam muito de mim, acredito não ter apanhado delas por ser mulher kk mas vivia sozinha, e eu sofria porque queria amigos. E nossa, eu super lembro quando eu descobri isso de classe social, foi um choque saber que iam me tratar diferente por ser pobre. Fiquei um tempão pensando nisso e não fazia sentido pra mim, como assim, alguém te definir pelas posses que tem? E hoje me considero socialista :)
Também tentei me matar criança, é muito triste pensar nisso, mas hoje eu me sinto muito bem comigo mesma, vejo que sou uma pessoa incrível e empática, e justa! Terapia, bruxaria e arte me ajudaram muito nisso. Eu espero que vc fique bem e um dia vc sinta a sua criança interior bem e acolhida
Eu sinto mto que vc tenha passado por tudo isso. Na vdd que nós tenhamos passado por tudo isso pq tivemos algumas experiências em comum. Espero que vc esteja se cuidando agora e que vc saiba que não tem NADA de errado com vc! Eu odeio esse mundo classista, misógino, racista, preconceituoso que a gente vive e isso sempre me doeu mto como em vc pq cedo percebi que eu não poderia ser quem eu era simplesmente por ser mulher, pobre e parda. Vejo pessoas como nós e enxergo verdadeiros sobreviventes e espero do fundo do meu coração que todos que sofrem assim possam ter suas mentes apaziguadas e que encontrem a paz e felicidade que sempre merecemos, que todo ser vivo merece. Fique bem! Vc é importante e sua vida tbm se cuide 🥰
😢me vi em alguns trechos do seu relato
Oh meu irmão, receba o meu abraço! Você é um grande homem
Outro fator relevante para mulheres cis e pessoas que menstruam é o ciclo menstrual. A fase pré-menstrual e a menstrual são extremamente desgastantes, e nesse período as "colheres" já começam o dia quase zeradas. A solução pra mim foi estabilizar o ciclo com medroxiprogesterona injetável, fez muita diferença na qualidade de vida.
Por favor, faça um vídeo mostrando essas estratégias de maneira mais concreta. Estou com dificuldade para entender, mas amei o vídeo!
Não sei se sou autista, mas me identifico muito. Eu estudo e trabalho, por esse motivo eu sempre tenho crises de ansiedade quando preciso desviar do caminho planejado por mim para que eu consiga lidar com isso. Ter que ouvir várias conversas simultâneas, pessoas falando alto, barulhos repetitivos e estridentes, risadas, tudo de uma vez e sem parar às vezes é completamente exaustivo. Eu já tenho fama de grossa, mesmo que eu sempre ache que estou sendo educada, mas chega uma hora que não consigo mais responder. Interações sociais acabam comigo e isso me deixa mal. Durante toda minha vida eu sempre vivi em angústia, até uma simples saída com amigas me causa crises. Muito difícil e infelizmente não sei mais o que fazer.
Meu Deus.. como este vídeo veio a calhar... estou numa fase depressiva exatamente por conta da exaustão. Por tentar "segurar as pontas" aqui em casa (trabalho, sou mãe, esposa), acabo exagerando e não reabastecendo a minha energia (na verdade, ainda nao aprendi a fazer isso direito..) Sou autista nivel 1, descobri ano passado, e ainda é muito complicado pra mim, aceitar os meus limites. Acho que por conta de ter mascarado tantas coisas por tanto tempo... enfim.. obrigada pelo vídeo, minha querida. Vc sempre me salva! ❤️
Eu estudo integral, e é MUITO desgastante. Eu constantemente (todo o dia) me sinto muito exausto dps de socializar com meus amigos, em um nivel que não suporto olhar na cara de ninguém; o silêncio sempre foi e sempre será minha melhor resposta, principalmente nesses momentos. O problema é q meus amigos n entendem isso e eu até tento conversar um pouco, dar "risadinhas" forçadas em resposta e ainda consigo convencer pelo visto, ja q n calam a boca. Quando chego em casa ainda têm familiares para dar atenção... Por esses motivos, não consigo evitar ser grosso com as pessoas em alguns momentos. Sei q isso pode afastar elas de mim e sei q nunca fui bom em socializar, ent n estou em posição de perder amizades tmb.
Amo a sensação de deitar e cobrir todo o meu corpo com o cobertor, inclusive minha cabeça, tampando meu rosto no completo silêncio do meu quarto
Identifico-me com seu relato. Eu nunca conversei com ninguém sobre isso, pois creio q quem n passa por esta situação n deve entender a sensação. Desta forma, acabo me isolando e vivendo da forma q posso 😞
@@jirimoia7130 Dificilmente me entendem, ent prefiro não falar sobre isso também... É cada vez mais desgastante
Seu relato me lembrou meus anos de graduação, que também era integral. Durante o primeiro mês eu chorei todos os dias no retorno para casa. Nessa época eu nem sabia que era autista, descobri esse ano, 7 anos depois de terminar minha graduação.
Vim aqui ver de novo, pra relembrar as dicas.. obrigada pelo vídeo, Ligia
Tô percebendo que eu PRECISO dormir 9h no mínimo pra eu ter um nível de energia aceitável, e mesmo assim, escolhendo onde gastar. Percebi ontem que faço isso intuitivamente, gerenciamento de energia kkk
Eu e uma das psicólogas que minha filha teve somos as duas únicas pessoas que entendem o cansaço dela. A escola quer que ela socialize, socialize, socialize... ela tem quase 12 aninhos e o mundo não é fácil pra nós autistas. 😢
Tenho artrite reumatóide, fibromialgia, lupus, suspeita de hipermobilidade e Ellers danlos, suspeita de autismo e TDAH e tenho que arrumar forças de onde não tenho pra cuidar dos meus pais idosos porque meus irmãos acham que estou inventando e fingindo doenças😥😥
Eu fico exausto no fim do dia pq é muito gasto de energia mental para manter os filtros ligados no ambiente de trabalho.
Gratidão 🙏😊 os seus vídeos são sempre tão úteis.
Uma das coisas que me apercebo que me drena muito e deixa-me muito tensa e ansiosa é estar com pessoas que digam muitos palavrões, que falem de maneira agressiva e tenham uma postura muito séria, parece que fico com medo e só me apetece fugir e ir para o "meu casulo".
Muito obrigada pela presença, @claudialucio4191! 💜
Eu compreendo a sua sensibilidade! Também sinto dentro do meu corpo essas palavras ruins!
Da mesma forma, quando me perguntam se estou descansada, eu já me sinto drenada. 🫠 O meu cérebro só capta a parte do "cansada".
Por isso, precisamos de ambientes leves e seguros!🦋
No começo do exemplo das "colheres" eu fiquei pensando "por que colher? podia usar qualquer outra coisa como pilhas que seria mais fácil de entender"... até que eu entendi que eram colheres no sentido de "comer/tomar" uma porção de energia kkk, e eu que achava que não tinha interpretação literal das coisas to aqui rindo sozinha kkkk é incrivel como a gente não percebe os sinais por que para nós é o nosso normal e não sabemos nem entendemos como é ser diferente, e isso dificulta muito o autoconhecimento.
Sou TEA, AH/SD e TDAH e TAG como comorbidade, estou focando em tratar a ansiedade que é o que mais me esgota atualmente e estou ficando bem feliz com os resultados, eu já nem sabia mais como era viver sem ansiedade e ainda estou acostumando com isso rsrs um passo de cada vez.
é verdadade. Já conhecia essa coisa das colheres. Simplesmente subtituia na cabeça por unidades. A palavra correta seria colherada, faria mais sentido com porções.kkkk
E eu que tava pensando em colheres até ler seu comentário?
Trabalho de home-office. Tenho tomado um banho rápido na hora do almoço, tem ajudado a dar uma recarregada no meio do dia.
Nossa! Eu costumo fazer muitos desses controles intuitivamente. Depois do diagnóstico, tenho otimizado ainda mais minhas rotinas.
Desde criança eu faço isso automaticamente na mente 😢
Eu já fazia algumas dessas coisas intuitivamente antes do meu diagnóstico! Agora tudo faz muito mais sentido ❤❤
Olá @lygia.pereira. O meu “maior” desafio como pessoa neurodivergente é “evitar o esgotamento” e “aprender a administrar meu nível energético”. Muito bom esse seu vídeo. Se possível… maiores dicas. Gratidão 🙏🏻✨
Vc é maravilhosa! Muito obrigada
O meu de 70 😔 tá explicado pq ando me cansando tão rápido e tá explicado qnd eu me sentia muito estressada e cansada, eu tinha muita necessidade, muita vontade de contato com a natureza, com passear, viajar, ver meu ex namorado e passar um tempo com ele. Eu tinha mais perdas q ganhos, por isso tô acabada :(
Sou autista e tenho 35 anos e mesmo trabalhando em casa eu sempre sinto UMA FADIGA INFINITA...já fiz todas as dicas, suplemento vitamina, dieta com nutricionista, tenho zero vida social, sai das redes sociais ...mas no meu caso NADA funcionou. Acordo às 6h e tenho as atividades leves em casa e do trabalho (sem filhos) chega 12h e eu já estou exausta, vou dormir às 21h todos os dias :( É muito frustrante, quando tinha 20 e poucos anos trabalhava fora, estudava fora e pegava onibus lotado era horrível, passava muito mal tinha crises todos os dias e ia parar no hospital. Trabalhar em casa e me isolar socialmente melhorou muito a minha vida, mas a fadiga crônica não melhorou e eu tenho desde criança. (meu TPS é pesado também)
Sou pesquisadora a 25 anos, e mãe de uma pessoa com autismo ,antes da minha amada filha nascer eu já pesquisava , só tem uma coisa que eu fico exausta de tanto ouvir que pessoas com AUTISMO só tem problema!!! É um pior do que outro e o lado bom ninguém fala?? Porque isso que e divulgado muitos tem que são aqueles que falam que são "normais" eu falo como mãe, altruísta, pesquisadora , que pessoas com AUTISMO fazem a diferença no mundo aonde tudo está em excesso, essas pessoas mantém o equilíbrio de tudo isso
E porque se falar bem tem muitas mães que acham ruim dizendo que tá romantizando!!! Entendeu?
seus vídeos me tranquilizam e acolhem muito, obrigado 🤍
Fico feliz de saber que os vídeos têm sido úteis, @afonsopaullo03!
Obrigada pela presença!
Tô sem energia só fasso o café o almoço e o jantar e a louça deixo pro outro dia
Trabalhar drena toda a minha energia, não sobra para mais nada.
Eu também, e ninguém entende. Não consigo fazer mais nada além de trabalhar e dormir. Me sinto sempre exausta, só o domingo não é suficiente para descansar.
@@soumarialuizaeu também, e realmente as pessoas não entendem. As pessoas acham absurdo quando digo que 10 horas de sono ainda é pouco pra mim. Vivo com sono, e com sono não tenho cabeça pra fazer muita coisa. É tenso 😥
O vídeo me deixou mad tranquila eu não sabia sobre esse esgotamento informei ao médico não disse nada.
Amei o vídeo. Vou revê-lo pra fixar as informações (TDAH, né) e montar a planilha.
Ótimo video, estou passando por isso. Clinicamente ótimo, mas ainda sim exausto.
Sem o conhecimento ficamos perdidos sem saber oque esta acontecendo com nossa energia.
Só de vc ter dito tudo isso já está me deixando mal. 😢
Faltam.
No meu caso,eu creio que os estímulos visuais,em tv,internet etc...sempre foi complicado.
Eu vejo e gravo na mente cada detalhe,mais qualquer ruído tira o foco,e isso é desgastante.Obrigado pelo vídeo Dra!
Essa teoria é muito boa e acho importante você tocar no assunto. E entendo que você tentou organizar sua fala de maneira a dizer o que tira ou acrescenta colheres... E inicialmente, a lógica é essa. Mas não acho que há esta simplicidade de estabelecer colunas e é justamente isso que é complexo. As coisas mudam e uma série investigativa pode ajudar ou atrapalhar, depende da época e de outras milhões de coisas... E o banho pode ajudar ou atrapalhar também, depende do dia. Se fosse só uma questão de manejar de forma inteligente, muitas autistas não teriam crise nunca. Só que não é tão fácil e acho que simplificar demais não ajuda as pessoas a entenderem o que é o autismo. É justamente por não dar pra manter as coisas em colunas que a vida de uma pessoa autista é complicada. Obrigada por sua iniciativa ❤, mas cuidado pra não reforçar uma ideia que vejo demais que confunde autismo com inteligência.
Essa história de limite é quase impossível pra mim, vivo exausto, tem 4 meses que estou afastado do trabalho e não consigo ver uma forma de melhorar
Eu canso por quase tudo! Mas ultimamente, principalmente, por ouvir problemas de pessoas da minha família. Tem tido muitas brigas entre minha irmã e minha mãe, e ambas vêm desabafar cmg, e isso me desgasta muuuito, me deixa perturbada. Mas me sinto mal em dizer pra elas q n suporto mais ouvi-las. Tenho tipo muita ansiedade por conta disso. Filmes de terror eu n assisto há anos, tenho até pesadelos e n durmo direito, e evito sair vários dias seguidos, pois sempre preciso de dias pra recuperar a energia novamente. Enfim...ser autista é horrível.
Hoje o vídeo será sobre habilidades sociais, @adrianapantoja1046!
Talvez contribua para a solução dos conflitos sociais aí por perto ou... pelo menos para que você proteja os seus ouvidinhos! 😇
Fiz a planilha e estou com déficit bem significativo.
Eu tenho dificuldades de planejar as interacoes sociais na minha semana, pq soh enxergo espaco para isso nos finais de semana e normalmente as pessoas tem interesse em encontrar no fim do dia…nos dois casos eu ja estou chegando ao fim da minha reserva de energia. Isso me faz nao agendar ou precisar ir embora mais cedo 😢.
Obrigada por compartilhar um pouco das suas reflexões, @JulianaSilva-bp9wz!
Percebi que você se conhece bem e parece não se forçar demais para cumprir as expectativas sociais. Isso é excelente! 🧠
Dicas maravilhosas, tomara que a gente consiga por em prática
Muito grata por todos seus vídeos. Me ajuda muito.❤
Minha flor linda querida do coração! Amo ter você aqui! 💜
Excelente vídeo! Muito obrigada!!
Olá a todos(as)! Eu me identifiquei muito com o vídeo e achei muito interessante principalmente porque além de explicar a situação, a Lygia apresenta ferramentas para atenuar o problema... Mas, o que eu queria com esse comentário é basicamente um pedido de socorro... Ou quase isso. Meu namorado, também autista e com TDAH, nessas últimas semanas tem hiperfocado e muito sobre o uso da cannabis medicinal. Porém, tem alguns dias que ele decidiu, na impulsividade, comprar um vaporizador de cannabis... Eu falei para ele que o ideal seria procurar um médico especializado nisso para poder fazer a prescrição do óleo, e não utilizar pelo vaporizador, até porque acarreta outros tipos de problemas de saúde... Em resumo, eu preciso de ajuda para poder conversar com ele sobre isso.... É realmente válido a minha preocupação? Ou estou catastrofizando tudo isso? Eu tenho medo de que isso piore a situação dele, porque ele recorreu a isso pelo desespero, pelo cansaço de sentir ansiedade o tempo todo e não conseguir produzir nada, mas ele não pratica atividade física, não tem se alimentado direito, não possui rotina... Pra mim, ele recorreu a medida mais fácil pelo desespero. O que eu devo fazer?
Cansativo mesmo é quem é cuidador de um autista , que tem dificuldade em socializar quando sai para lugares público só vive correndo sem noção do Perigo
Quase tudo o que você listou de ganhos eu sinto como desgastantes
Acontece nas melhores famílias, @ReKessel!
Mas... para ter força física, é importante treinar os músculos progressivamente, conforme for possível! 🧠
Sou sempre o “mole”, o pelinha de ovo, o preguiçoso.
Depois do Concerta pelomenos isso eu consigo driblar😢
Conseguiu "concertar"
Desculpa n resisti 😂😂😂
Eu pensando nisso, 20 minutos depois você posta esse vídeo! 😊
Minha bola de cristal não falha, @DEISEDUQUE! 🔮
Obrigada pela mensagem!
😂@@lygia.pereira
Tudo o q vc falou do q pode ser desgastante. Para mim é tudo desgastante. 😔
Eu não tenho energia pra tomar banho,escovar os dentes,comer,beber água e ver gente e sair
Excelente
Sensacional, Lygia! 👋
Como sempre, amei! 🥰
Ligia essa exaustão pode deixar a pessoa com aparência triste?
Vídeo excelente!
Sofro em ver meu filho, com 25 anos fechado no mundo dele, sem amigos e sem energia
Lygia, sua agenda de atendimentos está fechada? :(
Estão faltando muitas colheres, mas está faltando AUTOCUIDADO.😢
Vou fazer um vídeo sobre autocuidado, @karlasilvarocha! 💜
Amei seu vídeo.❤
Minha filha tem muito esgotamento
Assustada que o algorítimo está lendo minha mente e encaminhando pro meu feed esse vídeo. Comer e trocar de roupa me tomam colheres que ai final do dia já nem tenho...
Eu sinto a exaustão, mas me sinto triste quando tenho que chamar atenção do meu filho me sinto culpada .
Olá, @laviniadesa1883!
Hoje o vídeo será sobre habilidades sociais. Imagino que a assertividade e a resolução de problemas possa ser útil para facilitar a maternagem e o cultivo de vitalidade! 💜
Lygia, adoro seus vídeos
Faço suplementação mas não adianta .
Na teoria somos ótimos mas na prática..
Na prática, vamos melhorando também, @Liz3000!!! 💜
Os nossos neurônios agradecem!
E... com o seu bom humor, a vida fica mais leve!
@@lygia.pereira Puizé... esse bom humor é uma máscara tbm contra o bulling...agora q já estou véia virou mania, perco o amigo mas não perco a piada kkkkkkk
Ultimamente me falta o faqueiro inteiro 😅🥲
Ameiiiii❤🎉
💖
💜✨♾️✨🧠
😪