não conheço a artista, mas vou te dizer somente o que me veio a cabeça quando li esse seu comentário: "talvez ela devesse escrever uma sobre essa felicidade que ela sente", eu sei que musica sobre felicidade é muito mais dificil de convencer do que musica sobre sofrimento, o sertanejo contemporaneo ta ai pra nos exemplificar como nos atraimos por sentimentos controversos e amargos PS: me da um desconto se eu disse alguma burrice, como eu disse n conheço a artista, vai que no fim das contas ela tem musicas sobre felicidade
@@guilhermeprocopio1001 muitas músicas dela são pra "exorcizar os demônios", ou seja, por pra fora, desabafar, como uma terapia digamos assim. E quando você está feliz dificilmente encontra essa fórmula, tudo o que você vê é beleza, o que não é ruim, mas pra certos tipos de arte conceitual é limitante.
Pessoal, é super válido utilizar a arte para expressar seus sentimentos (quaisquer que sejam). O ruim, a meu ver, é quando você passa a considerar o sofrimento uma "muleta" para a sua produtividade artística ;)
N quero paga de chato mas me isso me tem muito cara de ocidental de cultura cristã, essa coisa de q sofrimento sempre é recompensado, vc sofre agora em vida pra merecer o paraíso depois da morte
Esse mito é uma forma de confortar as pessoas de que algo melhor está por vir, mas acredito que a maior parte dos sofrimentos que passamos tem sim algo a nos recompensar, independentemente de religião ou pós vida. E também, pensando mais a fundo, o que seria a alegria sem a tristeza? Acredito muito que a vida é sobre ciclos, dualidade e equilíbrio, mas principalmente que só damos o real valor pras coisas boas depois de passar pelas ruins.
Mas eu tenho a impressão de que a tristeza é essencial pra que a gente a enfrente a supere e evolua. Eu de verdade acredito que só temos essa vida aqui e acredito que a tristeza profunda em alguns momentos da vida fazem parte de um ciclo que se repete e nos ensina muita coisa. Se a gente não se superar a gente não evolui e a vida perde sentido. E honestamente nenhuma época da vida é realmente tão produtiva pra arte ou conectante com a arte do que na tristeza.
Ainda bem que não sou assim, minhas ideias costumam surgir quando estou me divertindo e vendo ou lendo algo que gosto, acho que sou um "adulto brincando"
Eu era assim até perceber que estava usando a arte pra pôr pra fora minhas tristezas. Isso porque sempre fui ensinado que a raiva, tristeza, descontentamento, inveja e outros sentimentos ruins eram proibidos de serem expressados, dês de criança, era proibido de por pra fora minha raiva, chorar quando frustrado, etc. Já a felicidade, a alegria, o conforto, sempre foram sentimento que eu podia expressar sem ser julgado, então eu nunca parei pra criar algo em cima desses sentimentos, porque nunca houve a necessidade, sinto inclusive uma grande dificuldade de produzir quando estou feliz.
13:00 Laura, se me permite dizer, é por causa disso que eu acho que no fundo o Van Gogh nem tem tantos "fãs" e sim pessoas que tem "pena" dele se encontram na história dele, além de cultivar a esperança de uma "redenção" que ultrapasse os anos e até a própria vida.
@@Sonhozzzzzzzz eu não disse que ele não tem qualidade, ele tem muito valor artístico e suas obras são muito importantes, mas quando você pergunta sobre porque alguém é fã dele ele dificilmente vai falar sobre efeitos luzes, qualidade, uso das cores ou as sensações que sentem vendo seus quadros e sim sobre como ele teve uma vida quebrada.
Mas que merda, essa foi a coisa mais estupida que ja ouvi. Talvez seja pq vc nao trabalha com criatividade mas, quando um artista faz qualquer coisa, na verdade ele esta expondo um pouco de si ou um pouco de sua mente, ak menos alguma coisa de si mesmo. Mesmo se for algo que vc considera estupido, vc nao ta criticando o feito em si, sabe, mas sim o artista. A capacidade de se produzir criativadade é nada mais e nada menos do que se expressar. A forma de ver o mundo, é senão traduzir sua mente em algum instrumento. se alguem olha a obra do pinto e gosta, nao é necessariamente por causa da sua vida tragica, mas a intensidade da vida dele, a parte dele, que escapa nas pinturas. Ele tinha transtornos mentais, e myitos artistas com transtorno terminam por deixar eles vazarem nas obras. No tempo de Van, ele nao foi reconhecido pq a pintura dele era "exagerada", mas hoje entendemos que o exagero de sentimento expressados na pintura, entre outros aspectos faz parte da asssinatura dele. Nao acredito que vc ta falandk que historia tragica faz as pessoas gostarem de algo. A sociedade é jm bando de hienas egoistas, elas nao vao manter os olhos em algo que lhe dao tendio ou que elas nao possam partir em pedacos com os dentes. Você pode falar da obra contemporânea, ma é pq tudo esta efêmero. mds, nak acredito que li ese comentario.
No meu caso foi ao contrário,no meu pior momento até agora,eu como desenhista não conseguia encostar em um lápis sem largar ele dois segundos depois Isso de artista ser tudo sofrido só te obriga a pensar que se sua vida não for uma merda sua arte não é válida,ninguém precisa ficar se destruindo pra criar algo significativo até porque arte engloba todos os sentimentos,os bons tão incluídos nisso e não precisam ser excluídos
De modo geral, é um bom mecanismo de defesa, e especialmente comum em pessoas com personalidade histriônica ou borderline, sublimar as emoções instáveis e intensas em arte
Eu tenho medo de criar meus desenhos em base no sofrimento. Detesto essa coisa de que pra ser profundo tem que ser sofrido. Nao quero me colocar como coitada e nem discutir sobre o que eu passei em certos momentos. Apesar de eu consumir coisas que expressam sofrimento
Isso é muito assustador. A estética do artista sofrido e atormentado. Essa estética carrega drama, tragédia e dor como entretenimento e não no sentido de divertir a pessoa mas no sentido de fazer que isso seja consumível de maneira superficial
Ju, é super válido você utilizar seus desenhos para expressar seus sentimentos (quaisquer que sejam). O ruim, a meu ver, é quando você passa a considerar o sofrimento uma "muleta" para a sua produtividade artística.
Isso é tão verdade que as músicas que mais fazem sucesso geralmente são sobre amor que é o único sentimento cuja melancolia pode ser compartilhada por quase todos. No sistema econômico em que vivemos isso é ainda mais evidente pois a indústria tende a investir mais em músicas que garotas brancas de condomínio vão pagar caro pra ir no show do que em músicas sobre fome e violência policial em que o número de indivíduos com dinheiro pra gastar nesse tipo de arte é bem mais restrito
Não transforme a arte a chave somente pro seu sucesso, tranforme em seu suporte e uma extensão de uma parte do seu cérebro ao invés disso.... Sinta seus sentimentos antes, e então despeja na arte... Outra coisa que recomendo é escrever um diário, escrever pra si mesmo e não como se estivesse escrevendo um futuro livro pra ser encontrado... Arte é um suporte para aqueles que não conseguem parar de se questionar sobre si mesmo e nem sobre a vida mesmo que algumas perguntas ou possibilidade tivessem sido feitas ou recebido resposta. Seu sofrimento não te torna especial, e sua arte provavelmente também não... não por isso... Então apenas aceite sua arte como uma amiga pro seu cérebro conversar mesmo que ela não te entenda, mesmo que ela não fale, ela te escuta e te vê... ela te ajuda a lidar com seus sentimentos de forma que você aprenda a lidar com isso sozinho depois.
Acredito que a tristeza nos faz acessar nosso interior, parece mais confortável estar em nos do que nos outros, quando se está feliz ou contente, a gente só vive e não fica tão reflexivo, muitas vezes até perdemos a paciência com a ideia de sofrimento ou do processo de pensar mais a fundo. É como se a tristeza fosse um processo interno e profundo (tipo um buraco negro, não tem um limite certo) e a alegria fosse só expansiva (não necessariamente superficial). E um detalhe: seres humanos tendem a amar o sofrimento, mesmo que não conscientemente, inclusive nossa "conexão" é bem mais fácil ser for pela tristeza do que pela felicidade. Todo mundo parece se conectar com tragédias, seja pela empatia ou pelo sadismo, já na alegria e satisfação, parece só funcionar se a outra pessoa tbm estiver feliz e satisfeita.
falamos sobre a madrugada ser algo filosófico, acredito q justamente por essa sensação de descaso, abandono e melancolia, é na madrugada e na tristeza q crio os meus melhores textos e poemas. as vezes até tento escrever sobre a felicidade, mas me parece tao vasto e momentânea.. quando estou feliz, gosto de sentir, vivenciar de forma vivida, e nao de pensar.. ja quando estou triste, nao paro de pensar, me remoo até nao aguentar mais e tentar por tdo pra fora por meio da escrita, nao condeno ngm por isso e me sinto mal por não conseguir representar algo bom, mas tentarei melhorar.
Às vezes dar valor ao que parece pequeno e simples mas é vital pode salvar almas,viver a vida pode ser deixar o que não controlamos e não queríamos que acontecesse ir pra onde quiser e nós viver e aproveitar a vida de forma nos manter firmes,tudo tem seu tempo, e a maturidade exige angústias desafiadoras,mas que passam,tudo passa .
Gênios artistas que tiveram uma infância atribulada vão ter sua arte mais obscura. Os que tiveram uma infância feliz e vida pouco traumática vão possuir uma arte mais leve... Assim como crianças a gente se expressa conforme nosso estado mental (é um escape). A arte é algo que pode ser catartica pra quem aprecia, não somente pra quem faz eu suponho. Pelo menos por conhecimento dos que eu gosto até o momento, foi o que observei.
Teus vídeos são um afago no meu cérebro. Outro dia me peguei pensando a mesma coisa, que a tristeza move a arte. Eu mesma percebi que parei de escrever quando tive alta da terapia, quando parei de sofrer num relacionamento ruim e quando meu emprego ficou realmente bom. E ai aproveitei um dia de tristeza pra escrever justamente sobre ela. Enfim, fiquei muito feliz de ouvir novamente a palavra do Bojack (queria dizer que antes de você falar, quando deu a dica de mais uma série "pouco" citada no canal, eu adivinhei hahaha). Obrigada por mais um ótimo vídeo
não tem nada haver com o vídeo, mas queria mto saber como vc fala tão bem🤭 entrei na faculdade recentemente e tô tendo dificuldades nessa parte de conseguir me expressar com palavras melhores
Gosto muito de escrever, inclusive posto os meus textos em formato audiovisual por aqui. Lembro de que me deparei com o conceito do artista atormentado pela primeira vez através do tumblr. Utilizo da ideia por fins dramáticos, mas nunca a comprei por completo. Inspiração não é e não deve ser condicionada. Ela está por todas as partes, e é necessário um olhar atento e por muitas vezes treinado para reconhecê-la. Criar é um processo de autoconhecimento, também.
Eu lembrei muito de tocados pelo fogo, um filme que infelizmente é pouco lembrado mas eu amo muito, o ponto central do livro é se as doenças mentais dos personagens os deixam mais criativos e mais inspirados a criar.
E bizarro como a romantizção da tristeza e melancolia tomou uma proporção tão grande na qual as pessoas achem que isso as torna mais criativas, queria entender por onde isso começou...
Isso sempre esteve presente na humanidade e ganhou mais força na época do romantismo lá no século 18. Não acho que faça sentido a palavra "romantização da tristeza", até pq a tristeza é um sentimento válido, ou seja um romance também.
@@GalaxiaApagada acredito que a romantização da qual o Nek fala é sobre nós termos uma certa devoção á esse sentimento romântico e válido que é a tristeza, como se ela fosse uma acompanhante inseparável da criatividade e genialidade
Um dia eu estava ouvindo uma música melancólica e o meu pai estava ao lado , ele começou a falar sobre essa questão do Mito do Artista Atormentado , eu achei bem interessante mas acabei esquecendo , com o vídeo eu acabei me lembrando .
Gostei muito do vídeo, me fez pensar muito!! Discordo de vários pontos, não consigo não qualificar o meu sofrimento, ele precisa ter valor, se não eu me mato. Porque ficar sofrendo a toa é uma merda
Rapaz cada um nos comentários falando suas experiências então falarei somente por mim e particularmente só sai alguma expressão forte quando estou ou mal ou com algum tipo de desconforto muito grande. Artes visuais, música, esculturas, etc.
Uma das vozes mais maravilhosas do RUclips, com mais um conteúdo tão maravilhoso quanto. :D Tua linha de raciocínio foi muito interessante e pertinente. Como ilustrador e roteirista/desenhista de história em quadrinhos que colecionou, a contragosto, um histórico terrível de problemas de saúde mental, eu havia percebido que minhas PIORES ideias e textos surgiram quando eu tava nas fases mais ferradas e destrutivas, justamente por causa de todo o desbalanceamento pelo qual eu tava passando, indo totalmente na contramão da "cartilha da grandiosidade sofredora"; porém, conforme percebi, identifiquei, reconheci, aceitei o que tava rolando, e decidi correr atrás de me cuidar, os textos e ideias foram melhorando muito mais, acompanhando a minha melhora, mesmo com alguns danos meio que irreparáveis, o que me deu o estalo de que, na verdade, minha saúde em dia e lucidez (ou o mais perto de algo assim. XD) é o que realmente me fazem enxergar o melhor direcionamento não apenas da arte, mas da vida em si, já que uma coisa perpassa a outra e ambas se retroalimentam. Talvez o "segredo" seja justamente esse: encontrar a "distância segura" dentro e fora da própria dor (sim, dentro, fora, perto e distante ao mesmo tempo, por mais que soe contraditório ou estranho, mas é assim mesmo, porque como você apontou muito corretamente, é complexo e indizível), distância essa na qual você olha pro abismo, mas não tão de perto pra não deixar os pensamentos intrusivos vencerem, mas perto o bastante pra ouvir o que ele tá dizendo ou tentando mostrar; e o abismo vai olhar de volta, mas vai achar engraçado que você tá meio escondidinho(a), olhando e anotando de longe, ou tá olhando deitado(a) pra não ter a tentação de pular, porque sair rolando o corpo ou se arrastando até a beira exige mais esforço, e daí bate a preguiça salvadora. Hehe Mas encontrar essa distância segura requer tempo e esforço. Muito. Mas, por experiência própria, reafirmo que vale a pena - sem querer desmerecer quem consegue ser mais produtivo através da sofrência, da mais leve à mais extrema. Cada um com seus caminhos. Só acho que sempre há um caminho mais saudável - não mais fácil, porém mais saudável. XD Parabéns pelo excelente conteúdo! :D
Laura, gostaria de dizer que estou viciada no seu canal, assisti um vídeo só por curiosidade e não parei mais. O jeito que você explica, as referências e as pesquisas só complementam mais o conteúdo. Parabéns pelo bom trabalho!❤❤❤
a dor da sentido a felicidade, é inevitavel, pq só assim voce pensa sobre ela, a importancia, doq é estar feliz, para entender desesperadamente, qual seria a importancia e o significado de precisar estar tão mal
Lauraaaa, pfvr, fala sobre a Azula de Avatar, tem muita gente que diz que ela não ama ninguém, que ela é só má, mas nessa mesma linha do "Louco Prodígio", ela tem muito a ser "fragmentada"
Cara... eu terminei com a minha ex exatamente porque ela não conseguia entender que cada um foi criado de um jeito e logo, tem visões diferentes e queria descer goela abaixo o "don't worry be happy". EU TE AMO MENINA
Laura, adoro seus vídeos! Gostaria muito que vc fizesse outras análises dos álbuns da lana! Em específico, gosto muito de lust for life e adoraria ver um video seu sobre
Eu sou escritor, agora aos 30 anos to finalmente começando a ganhar dinheiro com isso e preciso me policiar demais pra não cair nesse mito e aplicar a mim mesmo
Você anda me inspirando a criar conteúdos nesse nicho, só não tenho ainda esse manejo para trazer debates. Tá de parabéns. Obrigada pelo vídeo e pela recomendação do Stand Up, querida 🌻
Muito bom o vídeo como sempre Laura, suas análises são muito boas, eu gostaria que você fizesse uma análise do filme "The house" que estava na Netflix. Excelente conteúdo, continue sempre com suas análises :)
Confira os cursos da EBAC: ebac.me/0jik
Use meu cupom LAURAMAIO no ato da matrícula para 200 reais de desconto! :)
A própria Melanie Martinez disse que tem dificuldade de escrever músicas quando ela está feliz
Foda…
não conheço a artista, mas vou te dizer somente o que me veio a cabeça quando li esse seu comentário: "talvez ela devesse escrever uma sobre essa felicidade que ela sente", eu sei que musica sobre felicidade é muito mais dificil de convencer do que musica sobre sofrimento, o sertanejo contemporaneo ta ai pra nos exemplificar como nos atraimos por sentimentos controversos e amargos PS: me da um desconto se eu disse alguma burrice, como eu disse n conheço a artista, vai que no fim das contas ela tem musicas sobre felicidade
@@guilhermeprocopio1001acho q ela só tem uma msm (light shower,acho q é feliz??) ent vc tá correto msm
eu tenho dificuldade em escrever quando estou feliz tbm
@@guilhermeprocopio1001 muitas músicas dela são pra "exorcizar os demônios", ou seja, por pra fora, desabafar, como uma terapia digamos assim. E quando você está feliz dificilmente encontra essa fórmula, tudo o que você vê é beleza, o que não é ruim, mas pra certos tipos de arte conceitual é limitante.
Pessoal, é super válido utilizar a arte para expressar seus sentimentos (quaisquer que sejam). O ruim, a meu ver, é quando você passa a considerar o sofrimento uma "muleta" para a sua produtividade artística ;)
"Este é o pecado do artista, a dificuldade de admitir a banalidade do mal, e o terrivel tédio da dor" Ursula K. Lee Guin
N quero paga de chato mas me isso me tem muito cara de ocidental de cultura cristã, essa coisa de q sofrimento sempre é recompensado, vc sofre agora em vida pra merecer o paraíso depois da morte
Esse mito é uma forma de confortar as pessoas de que algo melhor está por vir, mas acredito que a maior parte dos sofrimentos que passamos tem sim algo a nos recompensar, independentemente de religião ou pós vida.
E também, pensando mais a fundo, o que seria a alegria sem a tristeza? Acredito muito que a vida é sobre ciclos, dualidade e equilíbrio, mas principalmente que só damos o real valor pras coisas boas depois de passar pelas ruins.
N só cultura cristã né, mas tb cultura capitalista de forçar os trabalhadores a trabalhar até o burnout para dar dinheiro a grande empresário
o sofrimento é recompensado aqui mesmo. O que antecede a alegria sempre é a tristeza. A vida não é linear. A tristeza é fundamental para catarse
Mas o céu não é recompensa pelo sofrimento. Qm vai para o céu vai sofrer nessa vida e qm vai para o inferno também
Mas eu tenho a impressão de que a tristeza é essencial pra que a gente a enfrente a supere e evolua. Eu de verdade acredito que só temos essa vida aqui e acredito que a tristeza profunda em alguns momentos da vida fazem parte de um ciclo que se repete e nos ensina muita coisa. Se a gente não se superar a gente não evolui e a vida perde sentido. E honestamente nenhuma época da vida é realmente tão produtiva pra arte ou conectante com a arte do que na tristeza.
Isso é muito real. Eu sou escritor e poeta amador e sinto que as minhas melhores obras foram todas escrítas nos meus piores períodos.
Ainda bem que não sou assim, minhas ideias costumam surgir quando estou me divertindo e vendo ou lendo algo que gosto, acho que sou um "adulto brincando"
Eu era assim até perceber que estava usando a arte pra pôr pra fora minhas tristezas. Isso porque sempre fui ensinado que a raiva, tristeza, descontentamento, inveja e outros sentimentos ruins eram proibidos de serem expressados, dês de criança, era proibido de por pra fora minha raiva, chorar quando frustrado, etc. Já a felicidade, a alegria, o conforto, sempre foram sentimento que eu podia expressar sem ser julgado, então eu nunca parei pra criar algo em cima desses sentimentos, porque nunca houve a necessidade, sinto inclusive uma grande dificuldade de produzir quando estou feliz.
o mesmo comigo
13:00 Laura, se me permite dizer, é por causa disso que eu acho que no fundo o Van Gogh nem tem tantos "fãs" e sim pessoas que tem "pena" dele se encontram na história dele, além de cultivar a esperança de uma "redenção" que ultrapasse os anos e até a própria vida.
Kkkkkk desculpa, eu discordo plenamente seu comentário, só olhar para céu estrelado de v ghog que já dá para entender o tanto de fãs que ele possui🌻
@@Sonhozzzzzzzz eu não disse que ele não tem qualidade, ele tem muito valor artístico e suas obras são muito importantes, mas quando você pergunta sobre porque alguém é fã dele ele dificilmente vai falar sobre efeitos luzes, qualidade, uso das cores ou as sensações que sentem vendo seus quadros e sim sobre como ele teve uma vida quebrada.
@@Sonhozzzzzzzz Não se atraíram muito mais pelo sofrimento dele que por sua qualidade artística
Mas que merda, essa foi a coisa mais estupida que ja ouvi. Talvez seja pq vc nao trabalha com criatividade mas, quando um artista faz qualquer coisa, na verdade ele esta expondo um pouco de si ou um pouco de sua mente, ak menos alguma coisa de si mesmo. Mesmo se for algo que vc considera estupido, vc nao ta criticando o feito em si, sabe, mas sim o artista. A capacidade de se produzir criativadade é nada mais e nada menos do que se expressar. A forma de ver o mundo, é senão traduzir sua mente em algum instrumento. se alguem olha a obra do pinto e gosta, nao é necessariamente por causa da sua vida tragica, mas a intensidade da vida dele, a parte dele, que escapa nas pinturas. Ele tinha transtornos mentais, e myitos artistas com transtorno terminam por deixar eles vazarem nas obras. No tempo de Van, ele nao foi reconhecido pq a pintura dele era "exagerada", mas hoje entendemos que o exagero de sentimento expressados na pintura, entre outros aspectos faz parte da asssinatura dele.
Nao acredito que vc ta falandk que historia tragica faz as pessoas gostarem de algo. A sociedade é jm bando de hienas egoistas, elas nao vao manter os olhos em algo que lhe dao tendio ou que elas nao possam partir em pedacos com os dentes.
Você pode falar da obra contemporânea, ma é pq tudo esta efêmero.
mds, nak acredito que li ese comentario.
No meu caso foi ao contrário,no meu pior momento até agora,eu como desenhista não conseguia encostar em um lápis sem largar ele dois segundos depois
Isso de artista ser tudo sofrido só te obriga a pensar que se sua vida não for uma merda sua arte não é válida,ninguém precisa ficar se destruindo pra criar algo significativo até porque arte engloba todos os sentimentos,os bons tão incluídos nisso e não precisam ser excluídos
Foi mais ou menos o que aconteceu com o Osamu Dazai
Exato, eu na maioria das vezes tenho ideias quando tenho sentimentos positivos e estou lendo, ouvindo, assistindo, jogando, etc o que gosto
De modo geral, é um bom mecanismo de defesa, e especialmente comum em pessoas com personalidade histriônica ou borderline, sublimar as emoções instáveis e intensas em arte
“Fame bring pain, but the pain make money” -Lil Peep
Eu tenho medo de criar meus desenhos em base no sofrimento. Detesto essa coisa de que pra ser profundo tem que ser sofrido. Nao quero me colocar como coitada e nem discutir sobre o que eu passei em certos momentos. Apesar de eu consumir coisas que expressam sofrimento
Isso é muito assustador. A estética do artista sofrido e atormentado. Essa estética carrega drama, tragédia e dor como entretenimento e não no sentido de divertir a pessoa mas no sentido de fazer que isso seja consumível de maneira superficial
@@MarcosPaulo20053 Essa de artista sofredor pose ser legal pra quem consome o trabalho dele, mas pro cara é autodestrutivo
Ju, é super válido você utilizar seus desenhos para expressar seus sentimentos (quaisquer que sejam). O ruim, a meu ver, é quando você passa a considerar o sofrimento uma "muleta" para a sua produtividade artística.
Isso é tão verdade que as músicas que mais fazem sucesso geralmente são sobre amor que é o único sentimento cuja melancolia pode ser compartilhada por quase todos. No sistema econômico em que vivemos isso é ainda mais evidente pois a indústria tende a investir mais em músicas que garotas brancas de condomínio vão pagar caro pra ir no show do que em músicas sobre fome e violência policial em que o número de indivíduos com dinheiro pra gastar nesse tipo de arte é bem mais restrito
Não transforme a arte a chave somente pro seu sucesso, tranforme em seu suporte e uma extensão de uma parte do seu cérebro ao invés disso.... Sinta seus sentimentos antes, e então despeja na arte...
Outra coisa que recomendo é escrever um diário, escrever pra si mesmo e não como se estivesse escrevendo um futuro livro pra ser encontrado... Arte é um suporte para aqueles que não conseguem parar de se questionar sobre si mesmo e nem sobre a vida mesmo que algumas perguntas ou possibilidade tivessem sido feitas ou recebido resposta. Seu sofrimento não te torna especial, e sua arte provavelmente também não... não por isso... Então apenas aceite sua arte como uma amiga pro seu cérebro conversar mesmo que ela não te entenda, mesmo que ela não fale, ela te escuta e te vê... ela te ajuda a lidar com seus sentimentos de forma que você aprenda a lidar com isso sozinho depois.
Nossa mano que belíssimo comentário, obrigada :)
Que lindo, agora vou criar com mais vontade ainda
Acredito que a tristeza nos faz acessar nosso interior, parece mais confortável estar em nos do que nos outros, quando se está feliz ou contente, a gente só vive e não fica tão reflexivo, muitas vezes até perdemos a paciência com a ideia de sofrimento ou do processo de pensar mais a fundo. É como se a tristeza fosse um processo interno e profundo (tipo um buraco negro, não tem um limite certo) e a alegria fosse só expansiva (não necessariamente superficial). E um detalhe: seres humanos tendem a amar o sofrimento, mesmo que não conscientemente, inclusive nossa "conexão" é bem mais fácil ser for pela tristeza do que pela felicidade. Todo mundo parece se conectar com tragédias, seja pela empatia ou pelo sadismo, já na alegria e satisfação, parece só funcionar se a outra pessoa tbm estiver feliz e satisfeita.
falamos sobre a madrugada ser algo filosófico, acredito q justamente por essa sensação de descaso, abandono e melancolia, é na madrugada e na tristeza q crio os meus melhores textos e poemas. as vezes até tento escrever sobre a felicidade, mas me parece tao vasto e momentânea.. quando estou feliz, gosto de sentir, vivenciar de forma vivida, e nao de pensar.. ja quando estou triste, nao paro de pensar, me remoo até nao aguentar mais e tentar por tdo pra fora por meio da escrita, nao condeno ngm por isso e me sinto mal por não conseguir representar algo bom, mas tentarei melhorar.
Às vezes dar valor ao que parece pequeno e simples mas é vital pode salvar almas,viver a vida pode ser deixar o que não controlamos e não queríamos que acontecesse ir pra onde quiser e nós viver e aproveitar a vida de forma nos manter firmes,tudo tem seu tempo, e a maturidade exige angústias desafiadoras,mas que passam,tudo passa .
eu escrevo histórias fictícas mais para desabafar, sair dos meus problemas, então eu me identifico bastante com os famosos artistas atormentados
Eu sou escritora e gosto de colocar meus problemas e traumas em meus personagens, isso além de uma terapia dá mais "vida" a eles
Self-incert?
Te entendo totalmente
Sua oratória é hipnotizante. Espero que a próxima Bienal chame você para palestrar em algum dia
Muito obrigada! :')
Gênios artistas que tiveram uma infância atribulada vão ter sua arte mais obscura. Os que tiveram uma infância feliz e vida pouco traumática vão possuir uma arte mais leve...
Assim como crianças a gente se expressa conforme nosso estado mental (é um escape). A arte é algo que pode ser catartica pra quem aprecia, não somente pra quem faz eu suponho.
Pelo menos por conhecimento dos que eu gosto até o momento, foi o que observei.
eu vou colar esse vídeo na minha testa
Descobri esse canal a pouco tempo e estou viciada
Quando dói demais a gente aprende a encontrar algo de bom na dor, isso é, fazer arte
mas não só, não somente. A felicidade, quando bem expressada em forma de arte, também é linda.
Tenho certeza que esse sera mais um video lindo!
(To torcendo pra vc falar de Garota de Fora um dia)
Diva, faz um video sobre "bebê rena"
Teus vídeos são um afago no meu cérebro. Outro dia me peguei pensando a mesma coisa, que a tristeza move a arte. Eu mesma percebi que parei de escrever quando tive alta da terapia, quando parei de sofrer num relacionamento ruim e quando meu emprego ficou realmente bom. E ai aproveitei um dia de tristeza pra escrever justamente sobre ela. Enfim, fiquei muito feliz de ouvir novamente a palavra do Bojack (queria dizer que antes de você falar, quando deu a dica de mais uma série "pouco" citada no canal, eu adivinhei hahaha). Obrigada por mais um ótimo vídeo
Muito obrigada mesmo!!
não tem nada haver com o vídeo, mas queria mto saber como vc fala tão bem🤭 entrei na faculdade recentemente e tô tendo dificuldades nessa parte de conseguir me expressar com palavras melhores
Gosto muito de escrever, inclusive posto os meus textos em formato audiovisual por aqui. Lembro de que me deparei com o conceito do artista atormentado pela primeira vez através do tumblr. Utilizo da ideia por fins dramáticos, mas nunca a comprei por completo. Inspiração não é e não deve ser condicionada. Ela está por todas as partes, e é necessário um olhar atento e por muitas vezes treinado para reconhecê-la. Criar é um processo de autoconhecimento, também.
por favor Laura faz um video sobre banana fish 🙏🏻
Eu lembrei muito de tocados pelo fogo, um filme que infelizmente é pouco lembrado mas eu amo muito, o ponto central do livro é se as doenças mentais dos personagens os deixam mais criativos e mais inspirados a criar.
Você tiraria nota 1000, em uma redação do Enem. Ótima argumentação!
que bom q tu voltou ❤
Eu nunca vou entender como um canal com um conteúdo de qualidade tão ímpar quanto esse ainda não bateu 1Mi. Trabalho incrível 👏👏👏
E bizarro como a romantizção da tristeza e melancolia tomou uma proporção tão grande na qual as pessoas achem que isso as torna mais criativas, queria entender por onde isso começou...
Isso sempre esteve presente na humanidade e ganhou mais força na época do romantismo lá no século 18. Não acho que faça sentido a palavra "romantização da tristeza", até pq a tristeza é um sentimento válido, ou seja um romance também.
@@GalaxiaApagada acredito que a romantização da qual o Nek fala é sobre nós termos uma certa devoção á esse sentimento romântico e válido que é a tristeza, como se ela fosse uma acompanhante inseparável da criatividade e genialidade
Quando você passa tempo de mais triste é pior pensar que essa tristeza não tem nenhum propósito.
E tb tem aquele lance do otimismo tóxico
A romantização do sofriemento para um ganho é uma consequência do nosso ideario neoliberal que sonda o nosso senso comum.
Parabéns pelo excelente conteúdo. Esse é um tópico que adoro discutir.
Um dia eu estava ouvindo uma música melancólica e o meu pai estava ao lado , ele começou a falar sobre essa questão do Mito do Artista Atormentado , eu achei bem interessante mas acabei esquecendo , com o vídeo eu acabei me lembrando .
nem vi ainda mas já sei que foi hit
Que bom que você voltou Laura ❤
Que tema inteligente de abordar! Gera um debate estimulante.
Recomendação de vídeo sobre guerra civil, e a desvalorização dos jornalistas
Maravilinda como sempre!
Gostei muito do vídeo, me fez pensar muito!! Discordo de vários pontos, não consigo não qualificar o meu sofrimento, ele precisa ter valor, se não eu me mato. Porque ficar sofrendo a toa é uma merda
Que vídeo incrível, obrigada! Você parece alguém com que eu adoraria conversar. E por mais clichê que seja essa frase, é a primeira vez que digo ela 😊
Caraca, sua voz é incrível, que dicção amiga!
Amei TANTO seu conteúdo ♥ Parabéns Laura! Você se comunica de forma excepcional
esse video mudou a quimica do meu cérebro.
Obrigado moça ganhou um inscrito
Que vídeo incrível, mesmo que esse tenha poucos minutos, há tanto conhecimento a respeito dos sentimentos no meio artístico.
Laura gostaria muito de ver uma análise sua do filme japonês O mal não existe! Adoro os seus vídeos, excelente conteúdo.
Rapaz cada um nos comentários falando suas experiências então falarei somente por mim e particularmente só sai alguma expressão forte quando estou ou mal ou com algum tipo de desconforto muito grande. Artes visuais, música, esculturas, etc.
cai aqui de paraquedas, que pessoa maravilhosa!💕
nem vi o vídeo ainda, mas a música "Art is Dead" fala um pouco sobre o mesmo assunto
Uma das vozes mais maravilhosas do RUclips, com mais um conteúdo tão maravilhoso quanto. :D Tua linha de raciocínio foi muito interessante e pertinente. Como ilustrador e roteirista/desenhista de história em quadrinhos que colecionou, a contragosto, um histórico terrível de problemas de saúde mental, eu havia percebido que minhas PIORES ideias e textos surgiram quando eu tava nas fases mais ferradas e destrutivas, justamente por causa de todo o desbalanceamento pelo qual eu tava passando, indo totalmente na contramão da "cartilha da grandiosidade sofredora"; porém, conforme percebi, identifiquei, reconheci, aceitei o que tava rolando, e decidi correr atrás de me cuidar, os textos e ideias foram melhorando muito mais, acompanhando a minha melhora, mesmo com alguns danos meio que irreparáveis, o que me deu o estalo de que, na verdade, minha saúde em dia e lucidez (ou o mais perto de algo assim. XD) é o que realmente me fazem enxergar o melhor direcionamento não apenas da arte, mas da vida em si, já que uma coisa perpassa a outra e ambas se retroalimentam.
Talvez o "segredo" seja justamente esse: encontrar a "distância segura" dentro e fora da própria dor (sim, dentro, fora, perto e distante ao mesmo tempo, por mais que soe contraditório ou estranho, mas é assim mesmo, porque como você apontou muito corretamente, é complexo e indizível), distância essa na qual você olha pro abismo, mas não tão de perto pra não deixar os pensamentos intrusivos vencerem, mas perto o bastante pra ouvir o que ele tá dizendo ou tentando mostrar; e o abismo vai olhar de volta, mas vai achar engraçado que você tá meio escondidinho(a), olhando e anotando de longe, ou tá olhando deitado(a) pra não ter a tentação de pular, porque sair rolando o corpo ou se arrastando até a beira exige mais esforço, e daí bate a preguiça salvadora. Hehe Mas encontrar essa distância segura requer tempo e esforço. Muito. Mas, por experiência própria, reafirmo que vale a pena - sem querer desmerecer quem consegue ser mais produtivo através da sofrência, da mais leve à mais extrema. Cada um com seus caminhos. Só acho que sempre há um caminho mais saudável - não mais fácil, porém mais saudável. XD
Parabéns pelo excelente conteúdo! :D
conheci o canal por acaso pelo recomendar no youtube, que descoberta incrível! parabéns pelo vídeo, Laura
Laura, gostaria de dizer que estou viciada no seu canal, assisti um vídeo só por curiosidade e não parei mais. O jeito que você explica, as referências e as pesquisas só complementam mais o conteúdo.
Parabéns pelo bom trabalho!❤❤❤
Como pode, esse canal ser tão perfeito, parabéns Laura, tomara que o canal cresça sempre ❤
primeira vez vendo um video tão gostoso de assistir. Uma pergunta: como poderíamos "curar" nossa mente destas ideias?
Você arrasa sempre! O roteiro e didática dos seus vídeos são incríveis, sem contar a sua narração impecável hehe mt bom :3
Laura, te admiro muito! Obrigada por mais um vídeo que traz reflexões muito pertinentes ❤ Espero um dia ter tamanha eloquência quanto a sua.
a dor da sentido a felicidade, é inevitavel, pq só assim voce pensa sobre ela, a importancia, doq é estar feliz, para entender desesperadamente, qual seria a importancia e o significado de precisar estar tão mal
Sou artista, preciso de calma e tranquilidade tanto para escrever, desenhar, cantar e atuar, nem ferrando que sentimentos ruins ajudam
Lauraaaa, pfvr, fala sobre a Azula de Avatar, tem muita gente que diz que ela não ama ninguém, que ela é só má, mas nessa mesma linha do "Louco Prodígio", ela tem muito a ser "fragmentada"
Simplismente maravilhoso , nunca vi nenhum youtuber fazer um conteúdo assim 👏
Sua oratória é impecável!! amo seus vídeos 🤍
primeiro vídeo seu que vejo, amei sua voz, to obcecada
O estilo dessa menina é:
🌸🎀💄👛🍬
Aí a voz é:💋👠🌙🍷🪩
Se é que vocês me entendem
Vídeo magnífico, bela reflexão!
Parabéns, mesmo!
Cara... eu terminei com a minha ex exatamente porque ela não conseguia entender que cada um foi criado de um jeito e logo, tem visões diferentes e queria descer goela abaixo o "don't worry be happy".
EU TE AMO MENINA
caralho laurinha, esse video ta absurdo. parabéns pelo trabalho.
Laura, adoro seus vídeos! Gostaria muito que vc fizesse outras análises dos álbuns da lana! Em específico, gosto muito de lust for life e adoraria ver um video seu sobre
AMIGA, VOCÊ VOLTOU, que saudades, mais um vídeo icônico como sempre. ❤
Caraca que vídeo bem feito!! Muito interessante a linha de pensamento e as referências! Amei
primeiro video que eu nao pulo o anuncio da ebac kkkk achei que combinou bastante com seu conteúdo
Por favor muie, não some não, amo seus videos.❤
Muito bom, não sei quantas vezes procurei o botão do like pra ver se tinha como dar mais um
conheci o canal pesquisando sobre hereditário
mt legal o conteudo👍👍
Parabéns pelo seu canal estar crescendo. Cheguei aqui era tudo mato. Muito sucesso pra vc!
Excelentes texto e apresentação. Me inscrevi.
Esse vídeo mudou o meu pensamento sério !!!
Oi,Lau,pode trazer uma analise de O menino,a toupeira,a raposa e o cavalo?
Você faz/fez jornalismo né, não é possiviu, os trejeitos todos!! Amei o canal! ❤
Que coisa boa foi conhecer seu canal ❤
Seus vídeos são muito bons 🙌🙌🙌🙌
Você é incrível 🖤
NÉ TEORIA NÃO, EU MESMA SOU TODA CAPEMGA
Eu tbm completamente capemga
Kkkskkwkw
kkkkkkk
Eu sou capenga e nem artista, eu sou KKKKKK
Eu sou escritor, agora aos 30 anos to finalmente começando a ganhar dinheiro com isso e preciso me policiar demais pra não cair nesse mito e aplicar a mim mesmo
acabei de descobrir esse canal com esse vídeo e to maravilhada
Você anda me inspirando a criar conteúdos nesse nicho, só não tenho ainda esse manejo para trazer debates. Tá de parabéns. Obrigada pelo vídeo e pela recomendação do Stand Up, querida 🌻
atenção pessoal o melhor canal do ytb lançou video
que dicção maravilhosa mulher
Primeira! Amo seus vídeos demais!
Muito bom o vídeo como sempre Laura, suas análises são muito boas, eu gostaria que você fizesse uma análise do filme "The house" que estava na Netflix. Excelente conteúdo, continue sempre com suas análises :)
mds que sdds dos seus vídeos
Ótimo vídeo, Laura!
Meus desenhos ficam melhores quando tô lelé da cabeça, no fundo eles exprimem meus desejos, idéias, pensamentos e sentimentos ocultos
Muito bom, como sempre!❤❤
fala sobre o álbum Right Place Wrong Person, tem muito sentimento processado dentro dele...
Moça que vídeo bom te amo
Me lembrei do ep da milley cirius no black mirror, em que botam ela em coma pra que sofrendo a mente dela escreva musicas pros caras kkkkk
vc pode falar do novo filme da netflix? "Minha querida Oni"
ótima análise do tema linda!