acho até chutar cachorro morto bater em "beta" fazendo betagem.. ou melhor, em romântico fazendo romantice.. isso ocorrem tanto pra homens quanto pra mulheres frustração com estado de coisas do realismo das relações devido a uma noção de apego e olhar de escacês irreal, esse olhar resulta em personalidades mimadas cheios(as) de atos passivo-agressivos, que só refletem o proprio egoísmo e despreso pela vida e valor do outro enquanto ser e indivíduo independente... na minha opinião romântica não ha relação romântica sem essas notas de preconceito e estimativas incultidas despercebidamente, por mais bela que seja, toda relação "profunda"/romântica "reduz" a liberdade da auto expressão do indivíduo, independente de genero, mas óbvio que no geral a balança do desequelíbrio na literaura (predomionantimnte feita por homens) recorre de um jeito e frequencia definida no sentido libdinoso de culpar transferir mais a mulher o que é uma imensa covardia e injustiça do proprio homem, e a incompetência do amante masculino não conta? e sua covardia devido a pressão por ter que "vencer" para existir? ao meu ver é essa condição que produz a contradição dos homens pequenos vazios casmurros e covardes.
Isso e verdade, mas não e só isso tbm, te da um exemplo eu sofri muito bully de meninas na minha infância somente delas,, meu primeiro namoro a mulher em questão era controladora ciumenta e não me amava nem um terço do que eu a amava, eu tinha tudo para ter um impressao ruim das mulheres não concorda, mas eu etendo que o meu pequeno mundo não e tudo que existe, mas ainda assim e difícil para mim enxergar algo bom naquilo que só me fez mal.
@@wellingtonmesquitasantostraumas e costumes Marcam pessoas, eu tenho outro problema que me dá uma dificuldade de se importar com o que acontece ou reagir ao o que acontece comigo em com outras pessoas, eu acho que isso tem aver com a separação dos meus pais e a morte do meus dois tios que aconteceu relativamente próximo os acontecimentos, eu não tive tempo de me recompor de tudo e eu tinha só 12 anos Talvez isso tudo me fez não quer reagir o que tá acontecendo e me isolar na minha cabeça
@@wellingtonmesquitasantos no meu caso, fui enganado, me acusaram de ter feito coisas que não fiz, e de bonus... ainda no fundamental, uma garota mandou minha cabeça numa parede, e enfiou uma folha de papel amassado na minha boca, e puxou meu cabelo dizendo "quando eu mandar você fazer algo, você faz"(obs: eu não fiz nada para ela nem ninguém, eu era o garoto queto do canto da sala, e ela fez isso pq eu não quis jogar o papel dela no lixo, e ela tinha passado pelo lixo antes de vir até mim...) eu também sofri ab*** sex*** de ambos os generos na infancia(dos 5 aos 7 anos). para mim, se você não guarda odio de alguma caracteristica/genero/personalidade de alguém, é pq não sofreu o suficiente ainda nas mãos daquela pessoa. guardar odio e ter preconceitos é normal(obs: isso não significa que você deve tratar pessoas que te lembrar elas mal). eu tenho um preconceito absurdo, com garotas loiras, homens brancos com olhos verdes, algumas mania/gestos que ja vi em pessoas que odeio etc...
"Isolar-se e sucumbir aos vícios, ao preconceito, às emoções patológicas e aos atos egoístas e inconsequentes pode ser bem mais humano do que animalesco". Adorei esse vídeo e adoro sua abordagem que bebe e mistura várias fontes e obras, cria paralelos e só ajuda a ramificar as reflexões.
@@PapoLunáticoa origem da ideia de antropológico e de artificial é criada justamente para nos diferir dos demais animais. Dizer que humanidade e animalesco são o mesmo normalmente é só uma forma de usar um determinismo ultrapassado para justificar o comportamento humano diante de uma situação de insalubridade (tanto é que é chamada de situação desumana pelo senso comum) e tentar atribuir a desigualdade social e o psicológico humano a uma condição natural do ser humano
Esse final foi forte, em. Realmente, apenas humanos tem desejos e desprezo por seres humanos, mesmo não conhecendo nada dos humanos que estão relacionados a esses sentimentos. Tem gente que odeia e ama de graça
É difícil encontrar no Booktube análises que tenham um fôlego de referências assim (a comparação com Dom Casmurro foi maravilhosa) e que tragam uma edição bacana no vídeo pra não ficar somente na pessoa falando. Baita análise de Declínio de um homem!
Vim de novo aqui sugerir que você faça uma análise de uma série da Netflix chamada “Garota de Fora”, adoraria ver sua perspectiva sobre os assuntos tratados na série.
Eu tenho esse livro! Sempre me questionei sobre essa visão do autor das mulheres. É um livro trágico e é possível tirar várias interpletações dessas falas "questionáveis " do Osamu Dazai.
@@lauralua_ tenho a impressão que a ausência desse debate vem também pela narração masculina. Qualquer gênero minoritário que se proponha a narrar essa introversão e desprezo pelo outro, quando é analisado parte de questões de gênero pra debater. Como a experiência de homem cis é o padrão na hora de contar histórias, a perspectiva de gênero fica pra trás
Me impressiona que, dentre todo o desprezo do autor/personagem colocado na obra, as pessoas se apeguem exclusivamente ao "odio" ou "medo" das mulheres. Ele despreza tudo, tem medo de tudo, desistiu de viver. A impressão que me dá é que ele tem receio de viver, o resto vem de brinde. Os sofrimentos do jovem werther ou diário de um homem supérfluo seguem basicamente a mesma linha. Sempre tem uma ou mais figuras femininas que são causa ou fim dos homens
Sinceramente, eu acabei de ler e, apesar dele citar muitas experiências como mulheres, eu não consegui interpretar de jeito nenhum esse ódio que dizem que o personagem sentia pelas mulheres.
Lembro-me que quando comprei esse livro, meu pai quem recebeu e quando ele viu que era meu, falou: "você vai ler o livro de um homem que tem medo de mulher? " e eu fiquei sem entender. Mas agora após ler essa e outras obras do Osamu, entendi bem. Apesar de gostar das obras, eu tenho certa curiosidade sobre esse "medo" dele.
De verdade acredito que o desprezo ao sexo oposto, especialmente vindo de homens (já que eu sou um) vem por conta de covardia. A fraqueza natural do ser humano o leva a atribuir culpa por sua vida ser "ruim" a outras pessoas, e mostra uma falta de autoconhecimento muito grande, pois demonstra que a pessoa não reconhece que o declínio de sua vida está atribuído a tudo o que aconteceu anteriormente em sua vida, e em alguns casos esses acontecimentos são de responsabilidade da própria pessoa. Sempre é covardia terceirizar a culpa por algo que acontece na própria vida, e acredito que atribuir tal culpa ao sexo oposto ocorre por falta de conhecimento sobre o mesmo, uma vez que homens e mulheres são diferentes, e para que ambos saibam sobre seu comportamento, é necessário convívio entre si. Se isolar do mundo geralmente faz a pessoa criar uma realidade própria onde todo mundo está contra ela.
atribuir todo processo de ascensão feminina na sociedade patriarcal e o recalque masculino à covardia é simplificar toda a dinâmica, que envolve capitalismo, religião e justamente uma sociedade patriarcal. e pfvr, unica coisa natural do ser humano é comer, dormir e foder, fora isso é tudo socialmente construído
@@neverendingnovels O cara que coloca a culpa do males da própria vida nas mulheres, mesmo que errado, ainda tá mais perto da verdade do que você... Ele ainda consegue apontar um agente (mesmo q de forma burra), vc nem isso. Ps: Natureza humana e Construção social não são excludentes um do outro.
@@Robogigante34 o agente está exatamente no contexto de vida da pessoa, não anulei natureza humana usando construção social como argumento. Quando eu falei que o que acontece de ruim na vida da pessoa é o que precedeu esses acontecimentos, eu incluo traumas, traições, relacionamentos e construção social TAMBÉM. O passado de uma pessoa é muito abrangente, então uso dessa generalização para argumentar que o sexo oposto não é culpa de seus próprios males.
@@ErickMitadas Foi pra outro rapaz, eu concordo com vc kkkk. Ele que tinha discordado, alegando q era uma questão de patriarcado e capitalismo (que não são agentes).
Homens feridos machucam mulheres, mulheres feridas machucam bomens. E um lado sempre vai aponter o dedo para o outro. Sua opinião sobre o livro me alegrou mt, duranto o relato senti enpatia pela dor do protagonista, e medo de você menosprezala, porem ao decorrer do vídeo vi o mesmo se tornar aquilo que o feriu e passei a despreza-lo. Mesmo assim, voce continuou validando a dor do perssonagem e criticando suas atituded posteriores. Você não cometeu o erro dele.
Declínio de Um Homem é a obra mais deprimente que eu já vi. Depois de ouvir um resumo detalhado sobre a história como podcast enquanto caminhava, depois do final tive até que parar e sentar um pouco pra me recuperar kkkkkk
Eu gosto bastante desse livro, não pelo protagonista mas pela descrição dos sentimentos que é uma narrativa quase que prosa poética. Recomendo a leitura ansioso para ver o vídeo.
Laura depois que comecei a ver seus vídeos o meu repertório em literatura e artes aumento muito , e pela inconveniência ou destino ,na escola estamos estudando o romantismo seja em literatura e artes eu conseguia sempre mencionar artifícios que você mostra ou mostrou nesses últimos dois vídeos que você fez ! Obrigada 💕💕
Eu conheci esse livro do Dazai em algum desses icebergs de livros, citando a obra como sendo perigosa pra quem tá em depressão. Ainda não cheguei a ler mas tenho bastante interesse por ser um livro de um japonês, que é um povo tem uma visão diferente de suic1dio que nós ocidentais.
No livro "the setting sun" ele humaniza bastante a protagonista feminina. Ao menos assim considerei. E tem outras obras com protas femininas tbm. Eu diria que é mais questionável os personagens claramente antisociais que ele cria. Mas talvez exista algum problema do tipo que eu não tenha pegado. Achei mais questionável como os personagens masculinos dele viam as mulheres.
Não cheguei a ler o livro, mas muitas vezes a intenção do autor é muito mais de retratar algo pra que a gente possa pensar sobre do que fazer algum tipo de apologia ou se projetar no personagem.
Discordo. No livro "declínio de um homem" está mais doq óbvio q o protagonista é um pessimista ou um anti social. A visão ruim q ele tem n está enquadro apenas nas mulheres, mas sim na humanidade. A questão é q por algum motivo isolaram o problema.
oi cai no seu canal por uma recomendaçao do youtube de primeira impressao achei fantastico o jeito que conduz o ouvinte, a sua fala e extremamente satisfatoria e relaxante gostei muito ja deixei meu like e me inscrevi
Laura, eu adoraria que vc pudesse fazer um vídeo recomendando seus livros clássicos favoritos (e o motivo de tais escolhas). Seria incrível escutar e compreender sua visão sobre alguns clássicos literários.
Estou vindo só pra comentar sobre uma coisa que eu me lembrei, eu sempre acesso seus vídeos assim que você posta. Mas me dei conta de que eu sempre acompanhei esse formato de vídeo produzido por homens, principalmente com tema filmes e séries. E eu fico muito feliz da sua presença no RUclips, da sua qualidade de conteúdo. Pra mim você está sendo uma grande inspiração 🩷
Dazai nunca foi misógino,seu personagem temia as mulheres assim como temia todos o seres humanos,se aproveitar de mulheres ou homens não faz diferença, mulheres tambem se aproveitam de homens, mas é diferente né?
Amei o seu vídeo, fui correndo à livraria para comprar "Dom Casmurro", e fazer uma nova análise em base do seu vídeo, agora posso afirmar, Capitu não traiu Bento!.
pooooog video. esse livro acabou com meu castelinho de cristal da 'realidade', e me deixou mais perceptivo a interesses e contradições nas pessoas do dia a dia, e como não existe certo e errado na sociedade, apenas o socialmente aceito e socialmente repreendido, por isso é 'permitido' que se ponha a mulher na subalternidade (ainda hoje) e muitas vezes é um ciclo vicioso (confinam mulheres nos trabalhos domésticos>só veem mulheres em trabalhos domésticos>logo, lugar de mulher é na cozinha), e acho q esse é o maior problema hj em dia. é mt pra elaborar no comentário mas isso engloba mt coisa não só as mulheres na sociedade. dito isso já começou a lacração xD, parabéns.
oii Laura, eu amei você ter feito uma análise tão aprofundada desse livro, deixo aqui minha recomendação para uma talvez próxima análise: Perdão, Leonard Peacock. É um livro com tantas camadas e subtexto psicodélicos que daria uma análise incrível, além de que sinto que sou a única que já leu esse livro, por isso gostaria muito de uma segunda opinião, acho que esse livro retrata bem o "Nem demônio, nem anjo, apenas homem." Muito obrigada por um canal e opiniões tão maravilhosas e complexas❤
Eu iria ler mas depois do seu vídeo, passou totalmente a vontade! Muito obrigada, é diversos gatilhos, acho que eu não teria paciência, ou coragem de ler essas atrocidades que o personagem principal fazia e simplesmente não ficar com raiva e tristeza demais.
8:41 Discordo. Ontem mesmo eu estava lendo o livro/mangá justamente na parte que Yozo diz que ser respeitado era algo que lhe causava medo, e por isso ele preferia ser visto como palhaço e ser ridicularizado. É o contrário do que vc disse, ele não queria o respeito da sociedade. Bom, pelo menos essa isso é o que próprio personagem diz no mangá baseado no livro.
O desprezo que alguns homens tem em relação a mulher é pela tendência de muitas mulheres vê-los apenas como um meio de sustento, tal como o próprio machado descreve em Brás Cubas “...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos”). A revolução sexual feminina não convém aos homens. Só usar um pouco a cabeça: uma garota que teve um passado como essa Marcela, dificilmente se satisfará com um homem. Sempre terá algo que tal fulano fazia isso melhor do que o homem com quem estou agora. Tem incels que desprezam por "n" razões e encontram nos movimentos redpill razões para justificar esse desprezo, mas muitos homens que amam mulheres estão começando a ver a cultura ocidental tem estragado a mulher moderna. É só ver as entrevistas em que perguntam às mulheres na rua o que um homem precisa para ter um relacionamento estável com elas: "mais 1.80, ganhar mais de 5mil(msm a entrevista não tendo nenhuma fonte de renda, ou ganhar apenas um salário mínimo), e a lista de exigências é longa...". É o homem CIS hétero quem é desprezado pela modernidade.
Excelente vídeo, Laura! Li esse livro em 2021 e gostei tanto que decidi analisar ele no meu projeto de mestrado. Amo livros com a temática de depressão e de doenças mentais, e acho que você tbm, vide o vídeo da garota interrompida. Há outras obras do tipo ou do gênero Shishosetsu?
oi laura, conheci o seu canal ha uns 2 dias, estou gostando bastante de acompanhar suas analises, estou assistindo aos poucos para nao ver todos os videos de uma vez, vc ja assistiu a serie midnight gospel, na netflix? é uma serie muito boa, se vc puder e quiser dar uma olhada nela, recomendo bastante, fala sobre a vida, existencia e situações, acho uma serie incrivel.. pena que foi cancelada. sucesso pra voce!
PARABENS PELO PATROCINIO LAURA!!!! seu canal tem recebido o reconhecimento que merece finalmente❤, ótimo vídeo alias. Nota: analisa primal e aborda sobre a falta e ao mesmo tempo riqueza do dialogo na serie
Eu estava pensando seriamente em comprar o livro Declínio de um Homem, obrigada por trazer o vídeo Laura. A sua oratória é de inspirar a qualquer um buscar conhecimento e melhorar a fala, foi o que aconteceu comigo KSKMS.
Eu nem sabia que esse livro tinha tradução. Eu me sinto esse livro, mesmo que eu não tenha lido, sinto que vou ter o mesmo destino do autor, apesar de nunca escrever (ou fazer) algo para que as pessoas lembrem de mim.
Quero recomendar o livro Nowergian Wood, do Murakami. Gostaria de saber sua interpretação do livro e principalmente do final. Toda vez que leio tenho um visão diferente rsrs
Amei. Sugestão, na edição bota uma musica extremamente baixa de fundo. O intuito não é cobrir sua voz, ela tem que armonizar do mesmo jeito que as flores secundárias armonizam com as flores principais num buque. Por que estou sugerindo isso? Em alguns momentos você corta o som para censurar algumas palavras, isso acaba me tirando da imersão. Sua fala é muito bonita, mas quando quebra a continuidade acabo me perdendo. A música serviria como um trilho que minha mente seguiria quando não encontrasse sua voz
Eu concordo plenamente em relação a Bentinho, mas não acho que as coisas sejam tão simples em relação a Yozo e existem alguns fatores para isso, tais como a relação dele com humanos em geral e a posição dessas mesmas mulheres e de outras mulheres que existem e são importantes na história mas não foram citadas no video. Acredito sim que Yozo foi, em diversos momentos, o "errado" na história com algumas dessas mulheres, mas não é o caso de todas. Óbviamente as coisas são cinzentas, mas existe uma complexidade muito maior nas ações e pensamentos de Yozo do que simplesmente desprezo (ou qualquer tipo de aversão) a mulheres. Eu realmente amo essse livro com todas as minhas forças e apesar de não concordar de fato com algumas das visões de Yozo, eu tento compreende-lo cada vez que eu releio.
Que voz gostosa! Transmite muita paz e tranquilidade. Em Dom Casmurro, sempre achei estranha a relação entre Bentinho e Escobar. Nunca superou a morte do amigo e descontou tudo em Capitu - que na própria obra dizia ser estranha a semelhança do filho com Escobar. Em minha interpretação, tudo paranoia de Bentinho. Memórias de Subsolo, até onde lembro, tem meio que três partes em que o protagonista é bem babaca em uma delas, humilhando uma moça. Em Gente Pobre, também de Dostoiévsky, tem uma abordagem mais digna da mulher, do idoso e do relacionamento entre eles. Este eu acho bem bonito. Já esse Bukowski japonês eu não conhecia. Vou ver se consigo achar. Só senti falta de um link para ele...
Talvez, a mulher possa ser a razão pelas angústias do homem, mas sem duvidas a mulher é a responsável pela força estóica do homem, pelo carinho e empatia que aprende a ter com as mulheres de sua vida. Eu acredito que o homem amadurece muito ao entender as mulheres, e que as mulheres tambem amadurecem muito ao entender o homem. Gostei do seu video, bastante interessante e explicativo sobre a persona dos protagonista que apresenta. Me fez pensar bastante sobre.
Ninguém é razão da angústia de ninguém, discordo muito. Ninguém é responsável pela própria expectativa pessoal que a pessoa tem sobre a outra, cada digere uma informação e lida com ela como pode, mais isso não é responsabilidade de mais ninguém além de quem tirou as próprias conclusões. É possível sim aprender a melhorar e a contornar certas vivências com maturidade, mas até um impulso pra pensar fora da caixinha, é uma responsabilidade totalmente pessoal
@@Perplexoorador me entendeu errado, não disse que a pessoas são culpadas, cada um cria suas angústias e suas felicidades, mas tudo tem uma raiz e um motivo, mas no final vc entendeu um dos meus pontos.
Em relação ao Dom casmurro, quando foi produzida não havia esse debate. Essa é uma maneira anacrônica de interpretar a obra machadiana. Machado de Assis nunca seguiu esse discurso feminista, na verdade, a obra dele foi sobre a pulga da dúvida e do pensamento indutivo. Além disso, a mulher escrita sob a ótica feminina atinge o público feminino, não o masculino. Essa luta por buscar aprovação masculina é infindável.
No final tivemos uma lição, que a maneira como eles vêem as mulheres e como as tratam, diz mais sobre eles do que sobre suas parceiras
acho até chutar cachorro morto bater em "beta" fazendo betagem.. ou melhor, em romântico fazendo romantice.. isso ocorrem tanto pra homens quanto pra mulheres frustração com estado de coisas do realismo das relações devido a uma noção de apego e olhar de escacês irreal, esse olhar resulta em personalidades mimadas cheios(as) de atos passivo-agressivos, que só refletem o proprio egoísmo e despreso pela vida e valor do outro enquanto ser e indivíduo independente... na minha opinião romântica não ha relação romântica sem essas notas de preconceito e estimativas incultidas despercebidamente, por mais bela que seja, toda relação "profunda"/romântica "reduz" a liberdade da auto expressão do indivíduo, independente de genero, mas óbvio que no geral a balança do desequelíbrio na literaura (predomionantimnte feita por homens) recorre de um jeito e frequencia definida no sentido libdinoso de culpar transferir mais a mulher o que é uma imensa covardia e injustiça do proprio homem, e a incompetência do amante masculino não conta? e sua covardia devido a pressão por ter que "vencer" para existir? ao meu ver é essa condição que produz a contradição dos homens pequenos vazios casmurros e covardes.
Isso e verdade, mas não e só isso tbm, te da um exemplo eu sofri muito bully de meninas na minha infância somente delas,, meu primeiro namoro a mulher em questão era controladora ciumenta e não me amava nem um terço do que eu a amava, eu tinha tudo para ter um impressao ruim das mulheres não concorda, mas eu etendo que o meu pequeno mundo não e tudo que existe, mas ainda assim e difícil para mim enxergar algo bom naquilo que só me fez mal.
@@wellingtonmesquitasantostraumas e costumes Marcam pessoas, eu tenho outro problema que me dá uma dificuldade de se importar com o que acontece ou reagir ao o que acontece comigo em com outras pessoas, eu acho que isso tem aver com a separação dos meus pais e a morte do meus dois tios que aconteceu relativamente próximo os acontecimentos, eu não tive tempo de me recompor de tudo e eu tinha só 12 anos
Talvez isso tudo me fez não quer reagir o que tá acontecendo e me isolar na minha cabeça
@@wellingtonmesquitasantos no meu caso, fui enganado, me acusaram de ter feito coisas que não fiz, e de bonus... ainda no fundamental, uma garota mandou minha cabeça numa parede, e enfiou uma folha de papel amassado na minha boca, e puxou meu cabelo dizendo "quando eu mandar você fazer algo, você faz"(obs: eu não fiz nada para ela nem ninguém, eu era o garoto queto do canto da sala, e ela fez isso pq eu não quis jogar o papel dela no lixo, e ela tinha passado pelo lixo antes de vir até mim...) eu também sofri ab*** sex*** de ambos os generos na infancia(dos 5 aos 7 anos).
para mim, se você não guarda odio de alguma caracteristica/genero/personalidade de alguém, é pq não sofreu o suficiente ainda nas mãos daquela pessoa.
guardar odio e ter preconceitos é normal(obs: isso não significa que você deve tratar pessoas que te lembrar elas mal).
eu tenho um preconceito absurdo, com garotas loiras, homens brancos com olhos verdes, algumas mania/gestos que ja vi em pessoas que odeio etc...
Eita geraçãozinha fraca que adora se vitimizar, os judeus realmente conseguiram o que queriam kkk
"Isolar-se e sucumbir aos vícios, ao preconceito, às emoções patológicas e aos atos egoístas e inconsequentes pode ser bem mais humano do que animalesco". Adorei esse vídeo e adoro sua abordagem que bebe e mistura várias fontes e obras, cria paralelos e só ajuda a ramificar as reflexões.
Valeu demais!
aimmm
humano e animalesco é a mesma coisa
@@PapoLunáticoa origem da ideia de antropológico e de artificial é criada justamente para nos diferir dos demais animais. Dizer que humanidade e animalesco são o mesmo normalmente é só uma forma de usar um determinismo ultrapassado para justificar o comportamento humano diante de uma situação de insalubridade (tanto é que é chamada de situação desumana pelo senso comum) e tentar atribuir a desigualdade social e o psicológico humano a uma condição natural do ser humano
@@PapoLunático compartilhe para mim essa sua grandiosa inteligência
A mensagem que fica é: "a sua vida ser um inferno não é pretexto pra tornar a vida de outros assim também"
Cirúrgico
Devia ser pra todos né. Mas fazer o que, o pessoal consiste em ficar na ignorância
Na real não, sua vida e uma bosta e seu dever fazer o mesmo prós outros
aimmmmmm
Então porque essa micodremia ,o que existe e o ódio ao homem,o ser homem e não a questão biológica mas psico isso é fato não perspectiva.
Esse final foi forte, em. Realmente, apenas humanos tem desejos e desprezo por seres humanos, mesmo não conhecendo nada dos humanos que estão relacionados a esses sentimentos. Tem gente que odeia e ama de graça
É difícil encontrar no Booktube análises que tenham um fôlego de referências assim (a comparação com Dom Casmurro foi maravilhosa) e que tragam uma edição bacana no vídeo pra não ficar somente na pessoa falando. Baita análise de Declínio de um homem!
Muitíssimo obrigada pelo carinho!!
Vim de novo aqui sugerir que você faça uma análise de uma série da Netflix chamada “Garota de Fora”, adoraria ver sua perspectiva sobre os assuntos tratados na série.
Também gostaria, essa série é boa demais
Essa série é muito boa
Necessito dessas análise
Eu tenho esse livro! Sempre me questionei sobre essa visão do autor das mulheres. É um livro trágico e é possível tirar várias interpletações dessas falas "questionáveis " do Osamu Dazai.
O que mais me impressionou durante a pesquisa foi a escassez de discussões sobre esse assunto...
@@lauralua_ tenho a impressão que a ausência desse debate vem também pela narração masculina. Qualquer gênero minoritário que se proponha a narrar essa introversão e desprezo pelo outro, quando é analisado parte de questões de gênero pra debater. Como a experiência de homem cis é o padrão na hora de contar histórias, a perspectiva de gênero fica pra trás
queria um vídeo da Laura falando sobre The Idol, mas seria muita maldade fazer ela assistir aquela bomba
acho que ela te esgana
@@barbarapadua melhor preservar a bichinha
as únicas coisas que prestam são as músicas e a jennie
Olha é bom ter dinheiro para pagar a terapia dela dps 😂
@@DJFoxy-TheKitsune eu tô buscando dinheiro pra pagar a minha KKKKKKKKKKKKKK fui assistir pelas músicas e pela Jennie e me arrependi 😭
Meu vocabulário melhorou muito depois que comecei a te acompanhar, Laura💓 Gratidão!!
Fico feliz em saber! :)
Me impressiona que, dentre todo o desprezo do autor/personagem colocado na obra, as pessoas se apeguem exclusivamente ao "odio" ou "medo" das mulheres. Ele despreza tudo, tem medo de tudo, desistiu de viver. A impressão que me dá é que ele tem receio de viver, o resto vem de brinde.
Os sofrimentos do jovem werther ou diário de um homem supérfluo seguem basicamente a mesma linha. Sempre tem uma ou mais figuras femininas que são causa ou fim dos homens
Sinceramente, eu acabei de ler e, apesar dele citar muitas experiências como mulheres, eu não consegui interpretar de jeito nenhum esse ódio que dizem que o personagem sentia pelas mulheres.
Lembro-me que quando comprei esse livro, meu pai quem recebeu e quando ele viu que era meu, falou: "você vai ler o livro de um homem que tem medo de mulher? " e eu fiquei sem entender. Mas agora após ler essa e outras obras do Osamu, entendi bem. Apesar de gostar das obras, eu tenho certa curiosidade sobre esse "medo" dele.
Mulher é o cão kkkkkk
Isso aconteceu mesmo?
@@MrPug-zn8bn simm
amo o quão dedicada e carinhosa você é com seus vídeos, obrigada pelo vídeo. ❤🎉 (da sua conterrânea daqui do Pará)
Muitíssimo obrigada, Nat! :)
Só consigo me lembrar do Anime Bungo stray dogs quando se fala do Dazai 😭
Eu também mano
E ainda o título do livro em inglês é n mais humano
Mas o personagem é inspirado nele kkk
Vim aq por curiosidade por causa do anime dkdkkkkk
@@candycake118 verdade
Não posso descrever em palavras o quanto eu amo esse canal.
Muito obrigada mesmo! :)
@@lauralua_ Eu não imaginava que vc fosse me responder 😭😭😭
fiquei tao feliz que voce foi patrocinada!!! te acho incrivel laura
Muito obrigada!
De verdade acredito que o desprezo ao sexo oposto, especialmente vindo de homens (já que eu sou um) vem por conta de covardia. A fraqueza natural do ser humano o leva a atribuir culpa por sua vida ser "ruim" a outras pessoas, e mostra uma falta de autoconhecimento muito grande, pois demonstra que a pessoa não reconhece que o declínio de sua vida está atribuído a tudo o que aconteceu anteriormente em sua vida, e em alguns casos esses acontecimentos são de responsabilidade da própria pessoa.
Sempre é covardia terceirizar a culpa por algo que acontece na própria vida, e acredito que atribuir tal culpa ao sexo oposto ocorre por falta de conhecimento sobre o mesmo, uma vez que homens e mulheres são diferentes, e para que ambos saibam sobre seu comportamento, é necessário convívio entre si. Se isolar do mundo geralmente faz a pessoa criar uma realidade própria onde todo mundo está contra ela.
atribuir todo processo de ascensão feminina na sociedade patriarcal e o recalque masculino à covardia é simplificar toda a dinâmica, que envolve capitalismo, religião e justamente uma sociedade patriarcal. e pfvr, unica coisa natural do ser humano é comer, dormir e foder, fora isso é tudo socialmente construído
@@neverendingnovels O cara que coloca a culpa do males da própria vida nas mulheres, mesmo que errado, ainda tá mais perto da verdade do que você...
Ele ainda consegue apontar um agente (mesmo q de forma burra), vc nem isso.
Ps: Natureza humana e Construção social não são excludentes um do outro.
@@Robogigante34 o agente está exatamente no contexto de vida da pessoa, não anulei natureza humana usando construção social como argumento. Quando eu falei que o que acontece de ruim na vida da pessoa é o que precedeu esses acontecimentos, eu incluo traumas, traições, relacionamentos e construção social TAMBÉM. O passado de uma pessoa é muito abrangente, então uso dessa generalização para argumentar que o sexo oposto não é culpa de seus próprios males.
@@Robogigante34 e eu não entendi se a resposta foi pra mim ou pra pessoa que você marcou, mas se for a primeira opção, taí a minha réplica
@@ErickMitadas Foi pra outro rapaz, eu concordo com vc kkkk.
Ele que tinha discordado, alegando q era uma questão de patriarcado e capitalismo (que não são agentes).
Homens feridos machucam mulheres, mulheres feridas machucam bomens.
E um lado sempre vai aponter o dedo para o outro.
Sua opinião sobre o livro me alegrou mt, duranto o relato senti enpatia pela dor do protagonista, e medo de você menosprezala, porem ao decorrer do vídeo vi o mesmo se tornar aquilo que o feriu e passei a despreza-lo. Mesmo assim, voce continuou validando a dor do perssonagem e criticando suas atituded posteriores. Você não cometeu o erro dele.
Declínio de Um Homem é a obra mais deprimente que eu já vi. Depois de ouvir um resumo detalhado sobre a história como podcast enquanto caminhava, depois do final tive até que parar e sentar um pouco pra me recuperar kkkkkk
fiquei angustiada lendo isso. é mesmo deprimente e odiei
O mais doido é que recentemente eu estava lembrando desse livro e achei que daria um ótimo vídeo seu, muito doido
🥰
Eu gosto bastante desse livro, não pelo protagonista mas pela descrição dos sentimentos que é uma narrativa quase que prosa poética. Recomendo a leitura ansioso para ver o vídeo.
Eu também! A escrita de Dazai é magnética, viciante
Laura depois que comecei a ver seus vídeos o meu repertório em literatura e artes aumento muito , e pela inconveniência ou destino ,na escola estamos estudando o romantismo seja em literatura e artes eu conseguia sempre mencionar artifícios que você mostra ou mostrou nesses últimos dois vídeos que você fez ! Obrigada 💕💕
Chegou o dia que a Laura está falando do Osamu Dazai ou eu estou doida?
Eu conheci esse livro do Dazai em algum desses icebergs de livros, citando a obra como sendo perigosa pra quem tá em depressão. Ainda não cheguei a ler mas tenho bastante interesse por ser um livro de um japonês, que é um povo tem uma visão diferente de suic1dio que nós ocidentais.
Poderia dizer que iceberg é esse? Fiquei curioso
@@andremorel9075 Se eu não engano foi o do Quarto dos gêmeos. Acho q é esse o nome do canal
Conheci pelo anime Bungou Stray Dogs
Esse autor já é bem questionável quando o assunto é mulheres 👀
pois é🤐
Por quê?
No livro "the setting sun" ele humaniza bastante a protagonista feminina. Ao menos assim considerei. E tem outras obras com protas femininas tbm. Eu diria que é mais questionável os personagens claramente antisociais que ele cria. Mas talvez exista algum problema do tipo que eu não tenha pegado. Achei mais questionável como os personagens masculinos dele viam as mulheres.
Não cheguei a ler o livro, mas muitas vezes a intenção do autor é muito mais de retratar algo pra que a gente possa pensar sobre do que fazer algum tipo de apologia ou se projetar no personagem.
Discordo. No livro "declínio de um homem" está mais doq óbvio q o protagonista é um pessimista ou um anti social. A visão ruim q ele tem n está enquadro apenas nas mulheres, mas sim na humanidade. A questão é q por algum motivo isolaram o problema.
oi cai no seu canal por uma recomendaçao do youtube de primeira impressao achei fantastico o jeito que conduz o ouvinte, a sua fala e extremamente satisfatoria e relaxante gostei muito ja deixei meu like e me inscrevi
Laura, eu adoraria que vc pudesse fazer um vídeo recomendando seus livros clássicos favoritos (e o motivo de tais escolhas). Seria incrível escutar e compreender sua visão sobre alguns clássicos literários.
Como sempre, tenho certeza que o vídeo sera ótimo! Parabéns pelo ótimo trabalho Laura, de seu seguidora Catarinense. ❤
Muito obrigada 😊
Estou vindo só pra comentar sobre uma coisa que eu me lembrei, eu sempre acesso seus vídeos assim que você posta. Mas me dei conta de que eu sempre acompanhei esse formato de vídeo produzido por homens, principalmente com tema filmes e séries. E eu fico muito feliz da sua presença no RUclips, da sua qualidade de conteúdo. Pra mim você está sendo uma grande inspiração 🩷
Admiro muito o trabalho que você faz em seus vídeos. Por favor fala sobre a minissérie "Hilda Furacão" de 1998!!!! Amaria ver um vídeo seu sobre.
Dazai nunca foi misógino,seu personagem temia as mulheres assim como temia todos o seres humanos,se aproveitar de mulheres ou homens não faz diferença, mulheres tambem se aproveitam de homens, mas é diferente né?
生きるということは、どれほど苦痛で耐え難いことか。弱い人は幸福を恐れます。綿であっても怪我をする可能性があります。時には、自分自身の幸福によって傷つくことさえあります。
Amei o seu vídeo, fui correndo à livraria para comprar "Dom Casmurro", e fazer uma nova análise em base do seu vídeo, agora posso afirmar, Capitu não traiu Bento!.
pooooog video. esse livro acabou com meu castelinho de cristal da 'realidade', e me deixou mais perceptivo a interesses e contradições nas pessoas do dia a dia, e como não existe certo e errado na sociedade, apenas o socialmente aceito e socialmente repreendido, por isso é 'permitido' que se ponha a mulher na subalternidade (ainda hoje) e muitas vezes é um ciclo vicioso (confinam mulheres nos trabalhos domésticos>só veem mulheres em trabalhos domésticos>logo, lugar de mulher é na cozinha), e acho q esse é o maior problema hj em dia. é mt pra elaborar no comentário mas isso engloba mt coisa não só as mulheres na sociedade. dito isso já começou a lacração xD, parabéns.
o significado de casmurro me lembrou muito da forma como o heatcliff age durante a trajetória de O morro dos ventos uivantes.
esse livro é tão bom, e o heathcliff se encaixa muito nessa descrição realmente
@@madunna Siim!!
lau, fala de memorias do subsolo!! adoro esse livro e queria ver tua analise da obra :)
Falei um pouquinho do Memórias no meu vídeo sobre "The Bear" também :)
Só a laura pra me fazer ouvir sobre Machado de Assis e não dormir
Hahahah
oii Laura, eu amei você ter feito uma análise tão aprofundada desse livro, deixo aqui minha recomendação para uma talvez próxima análise: Perdão, Leonard Peacock.
É um livro com tantas camadas e subtexto psicodélicos que daria uma análise incrível, além de que sinto que sou a única que já leu esse livro, por isso gostaria muito de uma segunda opinião, acho que esse livro retrata bem o "Nem demônio, nem anjo, apenas homem."
Muito obrigada por um canal e opiniões tão maravilhosas e complexas❤
Eu iria ler mas depois do seu vídeo, passou totalmente a vontade! Muito obrigada, é diversos gatilhos, acho que eu não teria paciência, ou coragem de ler essas atrocidades que o personagem principal fazia e simplesmente não ficar com raiva e tristeza demais.
Não tenha preconceito literário, Léia a obra por conta própria e dê o seu próprio julgamento.
Luuuu onde você compra suas roupas? São lindas dmss e dão um super ar de elegância
você é um anjo mulher, te amo!!!
8:41 Discordo. Ontem mesmo eu estava lendo o livro/mangá justamente na parte que Yozo diz que ser respeitado era algo que lhe causava medo, e por isso ele preferia ser visto como palhaço e ser ridicularizado. É o contrário do que vc disse, ele não queria o respeito da sociedade. Bom, pelo menos essa isso é o que próprio personagem diz no mangá baseado no livro.
Adoro seus vídeos ❤ Laura! Sucesso sempre
Obrigada! 🥰
O desprezo que alguns homens tem em relação a mulher é pela tendência de muitas mulheres vê-los apenas como um meio de sustento, tal como o próprio machado descreve em Brás Cubas “...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos”).
A revolução sexual feminina não convém aos homens. Só usar um pouco a cabeça: uma garota que teve um passado como essa Marcela, dificilmente se satisfará com um homem. Sempre terá algo que tal fulano fazia isso melhor do que o homem com quem estou agora. Tem incels que desprezam por "n" razões e encontram nos movimentos redpill razões para justificar esse desprezo, mas muitos homens que amam mulheres estão começando a ver a cultura ocidental tem estragado a mulher moderna. É só ver as entrevistas em que perguntam às mulheres na rua o que um homem precisa para ter um relacionamento estável com elas: "mais 1.80, ganhar mais de 5mil(msm a entrevista não tendo nenhuma fonte de renda, ou ganhar apenas um salário mínimo), e a lista de exigências é longa...". É o homem CIS hétero quem é desprezado pela modernidade.
E deixa eu adivinhar, vc é um homem cis e hetero...
Que voz bonita!!
não tenho nenhuma interpretação pra dar, só queria dizer que você é incrível mds, eu amo muito seus vídeos
a diva divando como sempre
E um ciclo de abuso,onde o abusado se tornar o abusador.
Cara mt bom, adorei o vídeo, amo seu trabalho, um inspiração sem sombra de duvidas, todo sucesso para vc Laura vc merece!!
Gostei moça, mulher tem que ser líder
Eu amo esse livro tbm. Tem tantas citações boas.
Tava pensando justamente nesse assunto, seu canal é incrível ❤❤❤❤
Ótimo vídeo, como sempre!
Ganhou mais um escrito, nunca havia visto uma análise tão boa sobre narrador personagem
Eu acabei de ler o livro semana passado meu Deus kkkkk, Laura prevendo minha vida kkkk
Excelente vídeo, Laura! Li esse livro em 2021 e gostei tanto que decidi analisar ele no meu projeto de mestrado. Amo livros com a temática de depressão e de doenças mentais, e acho que você tbm, vide o vídeo da garota interrompida. Há outras obras do tipo ou do gênero Shishosetsu?
oi laura, conheci o seu canal ha uns 2 dias, estou gostando bastante de acompanhar suas analises, estou assistindo aos poucos para nao ver todos os videos de uma vez, vc ja assistiu a serie midnight gospel, na netflix? é uma serie muito boa, se vc puder e quiser dar uma olhada nela, recomendo bastante, fala sobre a vida, existencia e situações, acho uma serie incrivel.. pena que foi cancelada. sucesso pra voce!
Assisti ao primeiro episódio, não me encheu os olhos... mas insistirei nela :)
video incrivel, parabénssss. ja ganhou uma fã
FINALMENTE FINALMENTE FINALMENTE
Como uma fã de Bsd, tô amando a sua análise do livro
Incrível 👏🏻👏🏻👏🏻
PARABENS PELO PATROCINIO LAURA!!!! seu canal tem recebido o reconhecimento que merece finalmente❤, ótimo vídeo alias.
Nota: analisa primal e aborda sobre a falta e ao mesmo tempo riqueza do dialogo na serie
Eu estava pensando seriamente em comprar o livro Declínio de um Homem, obrigada por trazer o vídeo Laura. A sua oratória é de inspirar a qualquer um buscar conhecimento e melhorar a fala, foi o que aconteceu comigo KSKMS.
Análise explendida!
lembro quando essa moça imitava personagens de anime no tiktok. todos tem um passado sombrio
Eu nem sabia que esse livro tinha tradução. Eu me sinto esse livro, mesmo que eu não tenha lido, sinto que vou ter o mesmo destino do autor, apesar de nunca escrever (ou fazer) algo para que as pessoas lembrem de mim.
Quero recomendar o livro Nowergian Wood, do Murakami. Gostaria de saber sua interpretação do livro e principalmente do final. Toda vez que leio tenho um visão diferente rsrs
assisti o video até 2 minutos e me interessou muito o livro, vou ler e um dia eu volto aqui eu prometo(talvez eu demore)
Amei. Sugestão, na edição bota uma musica extremamente baixa de fundo. O intuito não é cobrir sua voz, ela tem que armonizar do mesmo jeito que as flores secundárias armonizam com as flores principais num buque.
Por que estou sugerindo isso? Em alguns momentos você corta o som para censurar algumas palavras, isso acaba me tirando da imersão. Sua fala é muito bonita, mas quando quebra a continuidade acabo me perdendo. A música serviria como um trilho que minha mente seguiria quando não encontrasse sua voz
Junji ito fez uma releitura em manga desse livro do ozama dazai
Gostaria de deixar sugestão de dois filmes que eu amo de paixão e adoraria ver um video seu sobre
Estou quase no final de declínio de um homem de início li por conta do Dazai do anime, mas acabei gostando bastante do livro
❤❤ vídeo novo ebaaaa
ótimo vídeo
nem vi o video direito ainda mas nossa que voz linda elegante
Impressionante como eu estava pensando em Dostoiévski hoje RS
Esse é um dos meus livros favoritos!
"Memórias do Subsolo" é meu Império Romano
ontem terminei esse livro e vc postou esse video
Machado foi (é) um gênio: já morreu (nunca morreu) e vocês estão aí até hoje se debatendo pelo mesmo assunto, uma simples pergunta.
A verdade é que o Dazai não desprezava as mulheres, ele desprezava tudo humano, desde si mesmo até a sociedade em geral e as criações humanas
faz um vídeo sobre silvia plath
Fala sobre a mentira conhecida como Maria da Penha
Belo vídeo 😀👍
MINHA TERAPIA SÃO OS VÍDEOS DESSA MULHER.
Realmente, o futuro não terá histórias, terá retratações
amiga pfv faz um video sobre dead poets society
Fantástica.
AAAAA O LIVRO QUE RECOMENDEI EM UM COMENTÁRIO
Aaa já tenho mais um livro pra ler na lista.😅
É melhor assistir depois de ler o livro? Queria muito ver o vídeo mas ainda não li
De nada, cheguei até aqui e me inscrevi.
considere fazer um videos sobre Berserk, a jornada de guts
Nossa você fala muito bem, queria ser assim.
Eu concordo plenamente em relação a Bentinho, mas não acho que as coisas sejam tão simples em relação a Yozo e existem alguns fatores para isso, tais como a relação dele com humanos em geral e a posição dessas mesmas mulheres e de outras mulheres que existem e são importantes na história mas não foram citadas no video. Acredito sim que Yozo foi, em diversos momentos, o "errado" na história com algumas dessas mulheres, mas não é o caso de todas. Óbviamente as coisas são cinzentas, mas existe uma complexidade muito maior nas ações e pensamentos de Yozo do que simplesmente desprezo (ou qualquer tipo de aversão) a mulheres. Eu realmente amo essse livro com todas as minhas forças e apesar de não concordar de fato com algumas das visões de Yozo, eu tento compreende-lo cada vez que eu releio.
Por favor Laura, lê o Rei de Amarelo 🙏🏼
Que voz gostosa! Transmite muita paz e tranquilidade.
Em Dom Casmurro, sempre achei estranha a relação entre Bentinho e Escobar. Nunca superou a morte do amigo e descontou tudo em Capitu - que na própria obra dizia ser estranha a semelhança do filho com Escobar. Em minha interpretação, tudo paranoia de Bentinho.
Memórias de Subsolo, até onde lembro, tem meio que três partes em que o protagonista é bem babaca em uma delas, humilhando uma moça. Em Gente Pobre, também de Dostoiévsky, tem uma abordagem mais digna da mulher, do idoso e do relacionamento entre eles. Este eu acho bem bonito.
Já esse Bukowski japonês eu não conhecia. Vou ver se consigo achar. Só senti falta de um link para ele...
Muito legal
Pra que desprezar as mulheres... elas já fazem isso voluntariamente!
Daqui uns meses volto pra ver o video, medo de tomar spoiler do livro
Talvez, a mulher possa ser a razão pelas angústias do homem, mas sem duvidas a mulher é a responsável pela força estóica do homem, pelo carinho e empatia que aprende a ter com as mulheres de sua vida.
Eu acredito que o homem amadurece muito ao entender as mulheres, e que as mulheres tambem amadurecem muito ao entender o homem.
Gostei do seu video, bastante interessante e explicativo sobre a persona dos protagonista que apresenta. Me fez pensar bastante sobre.
Ninguém é razão da angústia de ninguém, discordo muito. Ninguém é responsável pela própria expectativa pessoal que a pessoa tem sobre a outra, cada digere uma informação e lida com ela como pode, mais isso não é responsabilidade de mais ninguém além de quem tirou as próprias conclusões.
É possível sim aprender a melhorar e a contornar certas vivências com maturidade, mas até um impulso pra pensar fora da caixinha, é uma responsabilidade totalmente pessoal
@@Perplexoorador me entendeu errado, não disse que a pessoas são culpadas, cada um cria suas angústias e suas felicidades, mas tudo tem uma raiz e um motivo, mas no final vc entendeu um dos meus pontos.
@@Perplexooradorinterpretação não é o teu forte, amigo.
Oi Laura Lua Tudo Bem 👍👋😊❤️
Olá! :)
Em relação ao Dom casmurro, quando foi produzida não havia esse debate. Essa é uma maneira anacrônica de interpretar a obra machadiana. Machado de Assis nunca seguiu esse discurso feminista, na verdade, a obra dele foi sobre a pulga da dúvida e do pensamento indutivo. Além disso, a mulher escrita sob a ótica feminina atinge o público feminino, não o masculino. Essa luta por buscar aprovação masculina é infindável.
q mulher elegante