Fantástico! Tão simples a explicação, não sei porque os ditos teóricos complicam e omitem tanto! Muito obrigada! Deus te abençoe e continue nutrindo essa fonte ética de informação que o senhor tem sido para muitos. Obrigada! 🌸🌿
Bàbá Mário FIlho, sem palavras para agradecer por esse vídeo sobre Vunji ou Erês. Com toda certeza, é material mais espetacular e informativo do RUclips sobre essas falanges que tanto amo, respeito e tento cultuar. Encontrei o seu canal e este vídeo pelo algoritmo que sabe nossos perfis e passos pelas redes sociais. Ótima indicação do RUclips ! Motumbá, Bàbá ! Axé, saravá e que Xangô continue trabalhando na sua vida espiritual e te inspire bastante na produção de conteúdos riquíssimos como este aqui. Muito obrigado !
muito boa noite, e mais uma vez eu agradeço suas palavras e seu aprendizado, pois , a base de nossa umbanda vem daquilo tudo que eu aprendi com suas aulas, e essa de cosme e damiao, fica bem colocado de que como e porque,
@ Meu pai era gêmeo mas minha mãe zelava deles no candomblé. Mãe já morreu e meu pai também, o irmão dele também já morreu . Como podemos nos livrar dessa entidade pois não queremos cuidar disto?
Quando estudarmos esse interessante processo de aculturação entre orixá e santo católico notamos a forte tendência de um catolicismo festeiro ( vide Darcy Ribeiro), ou até mesmo os proto religiões afro-brasileira introduz os calundus coloniais e as macumbas cariocas assim como intimamente veicula-se as tradições yorubá e bantu. Vunjy o jinnkisi correspondente cuja origem ora se aproxima no Brasil a idéia dos gêmeos. Vunjy nkisi da família clanica de luango e kissanga formando uma tríade ligada a fecundidade e a proteção das parturientes... Fantástica palestra.
Uma curiosidade da minha vida é que quando eu era de um terreiro de umbanda "branca", meu erê tentou dar o nome de bafo quente e que a comida dele era frango e canjica branca (Que hoje eu sei que não é bem a canjica e sim o Acaçá) e os doces específicos, mas o pai de santo não permitiu, disse que ali não era candomblé e que ele precisava se adaptar. Durante um bom tempo ele não veio mais, ai um tempo depois passou a se apresentar como Crispim, ficou anos assim até eu sair desse terreiro, conhecer outros e começar a acostumar ele a dizer o que ele queria e como queria, ai ele voltou a dizer que era o Bafo Quente. Em meus estudos eu cheguei a essa conclusão do senhor, fico contente que hoje consigo tocar minha macumba sem tantas amarras.
Muito bem explicado são muitas histórias que se contam que ficaram na lembrança algumas pouco parecida mas uma aula dessa vale o ouro e a ptata parabéns
Bênção Babá Aboru Aboye Aboxixé Muitíssimo obrigado pela explicação, quanto esclarecimento e como é impressionante nossa ignorância!!!!!! Obatalá continue te iluminando
Linda explicação . muito obrigada estou aprendendo muito com vc . É conquistando muito respeito sobre o candomblé . E ganhando conhecimento sobre a umbanda .
Muito bom sua explicacao... tenho um casal de gêmeos... e um amigo nigeriano qdo estava gravida . Falou sobre ibejis. Gratidão por todo esse conhecimento 🙏
Bom dia, Motumbá, Bàbá Mário, obrigado pelo vídeo. Ficou muito rica a explicação, aprendi o respeito por essas divindades. Ògùn e Ibejí lhe conceda todo àsé
Muito bom! que domínio do conteúdo, antes de ver seus vídeos eu já idealizava um terreiro da forma como vc toca ai, porem sou de bh e ate hoje não encontrei nenhum terreiro assim por aqui.
Boa noite Babá! Motumbá! Tenho acompanhado seus vídeos d são excelentes. Sou católico romano, membro da Pastoral Afro Brasileira na Arquidiocese de Campinas/SP. Tenho contato com muitos irmãos e irmãs de religiões de matriz africana e como minha esposa já foi do candomblé acabo por me interessar bastante. E este vídeo foi muito bom, aqui perto de casa temos uma Yalorixá, Mãe Maria de Ibeji. Talvez o senhor sabia, mas acho interessante dividir, os santos Cosme e Damião eram celebrados na igreja católica em 27 de setembro até 1969, quando uma reforma litúrgica alterou a data para o dia 26, pois no dia 27 há outro santo importante São Vicente de Paulo e acharam por por colocar em dias distintos.
Bom dia ! Tenho compartilhado seus videos no grupo do terreiro e quero agradecer. Nzambi abençoe. Vó " Cambinda " os chama de Kafioto , descobri a pouco tempo que no Nzo de um Tata amigo meu , eles tb usam a palavra kafioto pros Erês.
Excelente Bàbá Mário! No candomblé o caruru é oferecido a 7 crianças de até 7 anos . Em alusão aos 7 irmãos Cosme, Damião, Doú, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi na lenda afro-luso-baiana. Quem seria Alabá e Talabi ?? Rsrsrs Muito Axé!
Acredito irmã que alaba e talabi sejam locais de culto aos Ibejis ou seja possivelmente pode ser algumas Árvores.... Pois bem isso é apenas uma especulação....
4 года назад+2
Tàlàbí é o nome dado à criança que nasce com o cordão umbilical enrolado na cintura, mas que passa pelo ombro. Àlàbá é o nome dado ao quarto filho, depois dos gêmeos e de Ìdòwú.
Meus parabéns! Adorei o vídeo! Super didático! No canal Casa da Boa Sorte também há informações sobre o culto de Ibeji e sobre Doum na Nigéria. O senhor poderia me explicar, porque no candomblé mudam o nome das crianças? Conheci um erê que se chamava Lancetinha de Omolu, mas me disse que na umbanda se chamava Zezinho da Mata. Já vi isso acontecer algumas vezes. Qual o motivo? Existe algum ritual para isso? Eu só conheço os rituais da Quitanda e o Panã. Obrigado!
@ Muito obrigado pelo retorno! Aqui no Rio de Janeiro, isso é muito comum. Muitas pessoas de umbanda vão para o candomblé e ocorre esta mudança em algumas casas, a não ser quando o erê que se manifesta já traz um nome. Só não sei o porquê. Gostei da sua resposta, objetiva e honesta. Muito axé para o senhor!
Meus Cumprimentos! O senhor pode fazer um vídeo sobe Logunedé? Seria interessante um vídeo explicando as diferenças do culto no Brasil e na Nigéria. O senhor saberia explicar o porquê mudaram tanto a essência e o culto deste orixá? Há vários vídeos falando sobre a diferença, mas ninguém explica o porquê mudou. Deve haver algum motivo, há anos tento entender, mas até hoje não achei nada a respeito. Desde já lhe agradeço! Meus parabéns pelo canal!
@ De nada!Tenho certeza que vai ser um sucesso. Ninguém falou sobre esse assunto ainda e quando se pergunta sobre este orixá, alguns zeladores ou enrolam, ou fazem um mistério "terrível", mas os mesmo não exitam de dar cursos e palestras sobre as Yamí. Vai entender...
Como sempre, muito interessante, Bàbá e o senhor é muito amável. É verdade que as cores dos Ibeji em terra Yorubá são azul escuro e vermelho? E onde moram Eles na tradição yorubá?
2 года назад
Muito obrigado. Em minha familia a cor que é utilizada nos assentamentos de Ibeji é o branco.
Babá, para variar outro ótimo vídeo! Uma pergunta, o Sr disse que Idówù seria o 3º Gêmeo ou o 3º filho homem. Se na sequência dos gêmeos o 3º for mulher essa não será Idówù? Ai tipo, pularia essa e Idówù seria o próximo se for homem?
Professor, notei que no símbolo que é mostrado durante a vinheta, dentre vários (como o olho de Hórus, por exemplo) encontra-se o sigilo planetário do Sol. Haveria, portanto, alguma conexão entre a Umbanda e a Magia Planetária de Armadel e Agrippa? Excelente vídeo, a propósito!
2 года назад
Não, nenhuma. Apenas o utilizei para relembrar os quase 30 anos dedicados às Tradições esotéricas ocidentais.
Olá Babá Mário! Excelente sua palestra. Obrigado por compartilhar esses conhecimentos! Poderia esclarecer se os Erês foram introduzidos na Umbanda somente por influência do Candomblé, ou também havia manifestações de Erés nos cultos do Kalundu, da Kabula ou da Makumba carioca? Agradeço desde já por sua resposta.
3 года назад
Muito obrigado. Provavelmente havia, mas não posso afirmar, pois não há registros disso, que eu conheça.
Bàbá Mário, obrigado pelo vídeo. Tenho uma dúvida sobre os erês. Na sua tradição, como é entendido o grupo de espíritos que se manifestam como "crianças" na Umbanda?
4 года назад+1
Como seres que se manifestam assim. Fazem porque o querem.
Meu pai era gêmeo mas minha mãe zelava deles no candomblé. Mãe já morreu e meu pai também, o irmão dele também já morreu . Como podemos nos livrar dessa entidade pois não queremos cuidar disto?
@ é que a vida de minha irmã desabou e os lugares que ela foi os mediuns dizem que são os erês de meu pai e que alguém da família deve cuidar mas nenhum de nós quer pois temos outra religião.
Obrigado Mario ! E sobre os Alabás? Aprendi também que o " Doum" do omoloko vem de Idowo, que seria o irmão "Iruni imalé" de Ibeji. Confirma? Aprendi que Exú leva a mensagem para o Orixá e os Erês trazem a mensagens dos orixás! Mesmo já tendo visto Esú trazendo a mensagens dos orixas! Saudações desde o Rio de Janeiro, axé e tfa!!
4 года назад+1
Eu expliquei isso em outros vídeos. Nada do que falou eu conheço. Ibéjì não possui irmãos. O terceiro é o Idowu.
Mário, boa noite. Por favor, você poderia explicar como que surgiu a associação de ibeji com erê, se, pelo que entendi, ibeji é apenas relacionado aos gêmeos, não tem a ver com a questão infantil dos erês. Obrigado!
Baba agora eu fiquei com uma dúvida, eu entendi o significado da palavra eré, eu entendi a figura de doum como sendo o terceiro filho que nasce, porém, como prática espiritual na umbanda qual imagem seria correto, São Cosme e São Damião ou São Cosme e São Damião e Doum? Ou as duas imagens estão corretas? Tem cantigas da umbanda que associa a figura de doum ao eré, entidade infantil. Não seria o correto como prática umbandista a imagem de São Cosme e São Damião e Doum devido a essa associação de doum a entidade infantil?
Год назад+1
Não há certo ou errado. Primeiro, eu não sou católico, não cultuo santos, não me preocupo com as histórias dos santos, portanto não me importo com o modo que serão chamados ou denominados.
Mário, quando você diz que os Erês são seres espirituais, para o Iorubá, eles entendem que são espíritos de crianças que tiveram uma vida no mundo físico?
Год назад+1
Eu explico muito bem o que você pergunta a partir de 09:40 Eré é um "estado infantilizado".
Ponto alto de suas palestras, etimologia das palavras sem a qual qualquer estudo fica completo. Parabéns 😊
Muito obrigado 😃
Fantástico! Tão simples a explicação, não sei porque os ditos teóricos complicam e omitem tanto! Muito obrigada! Deus te abençoe e continue nutrindo essa fonte ética de informação que o senhor tem sido para muitos. Obrigada! 🌸🌿
Axé!
Muito esclarecedor principalmente sobre Doum e ninguém que conheci souberam explicar. Obrigada!
Eu que agradeço.
Excelente, incrível a capacidade do escravizado de fazer as associações e não ter deixado a religião dos Òrìşàs morrer...Àşę
Axé!
Babá Mário o Sr é um mestre excelente! Conhecedor do assunto e grande Babálawo!!! Grata
Eu que agradeço!
Bàbá Mário FIlho, sem palavras para agradecer por esse vídeo sobre Vunji ou Erês. Com toda certeza, é material mais espetacular e informativo do RUclips sobre essas falanges que tanto amo, respeito e tento cultuar. Encontrei o seu canal e este vídeo pelo algoritmo que sabe nossos perfis e passos pelas redes sociais. Ótima indicação do RUclips ! Motumbá, Bàbá ! Axé, saravá e que Xangô continue trabalhando na sua vida espiritual e te inspire bastante na produção de conteúdos riquíssimos como este aqui. Muito obrigado !
Eu que agradeço!
Axé!
muito boa noite, e mais uma vez eu agradeço suas palavras e seu aprendizado, pois , a base de nossa umbanda vem daquilo tudo que eu aprendi com suas aulas, e essa de cosme e damiao, fica bem colocado de que como e porque,
Obrigado!
Muito grata babá, excelente vídeo, que a Espiritualidade continuem te abençoando
Axé!!!
Cirúrgico!❤ que aula fundamental
Muito obrigado!
@
Meu pai era gêmeo mas minha mãe zelava deles no candomblé.
Mãe já morreu e meu pai também, o irmão dele também já morreu .
Como podemos nos livrar dessa entidade pois não queremos cuidar disto?
Quando estudarmos esse interessante processo de aculturação entre orixá e santo católico notamos a forte tendência de um catolicismo festeiro ( vide Darcy Ribeiro), ou até mesmo os proto religiões afro-brasileira introduz os calundus coloniais e as macumbas cariocas assim como intimamente veicula-se as tradições yorubá e bantu. Vunjy o jinnkisi correspondente cuja origem ora se aproxima no Brasil a idéia dos gêmeos. Vunjy nkisi da família clanica de luango e kissanga formando uma tríade ligada a fecundidade e a proteção das parturientes... Fantástica palestra.
Muito obrigado, Tata!
Uma curiosidade da minha vida é que quando eu era de um terreiro de umbanda "branca", meu erê tentou dar o nome de bafo quente e que a comida dele era frango e canjica branca (Que hoje eu sei que não é bem a canjica e sim o Acaçá) e os doces específicos, mas o pai de santo não permitiu, disse que ali não era candomblé e que ele precisava se adaptar. Durante um bom tempo ele não veio mais, ai um tempo depois passou a se apresentar como Crispim, ficou anos assim até eu sair desse terreiro, conhecer outros e começar a acostumar ele a dizer o que ele queria e como queria, ai ele voltou a dizer que era o Bafo Quente. Em meus estudos eu cheguei a essa conclusão do senhor, fico contente que hoje consigo tocar minha macumba sem tantas amarras.
Axé!
Fabuloso!!!
Adoro entender todas as facetas do mesmo tema! Obrigado!!
Axé!
Muito bem explicado são muitas histórias que se contam que ficaram na lembrança algumas pouco parecida mas uma aula dessa vale o ouro e a ptata parabéns
Muito obrigado!
Bênção Babá
Aboru Aboye Aboxixé
Muitíssimo obrigado pela explicação, quanto esclarecimento e como é impressionante nossa ignorância!!!!!!
Obatalá continue te iluminando
Axé!
Que conhecimento ODARA... maravilhoso..continue sempre nos elucidando com esses esclarecimento impares...
Axé!
O senhor e ótimo!
Muito obrigado.
Linda explicação . muito obrigada estou aprendendo muito com vc .
É conquistando muito respeito sobre o candomblé .
E ganhando conhecimento sobre a umbanda .
Axé!
Parabéns! Bem explicativo! Grata
Muito obrigado!
Como sempre muito esclarecedor!!!
Axé!
Gratidão. Asé!
Eu que agradeço.
Vc , tem um grande conhecimento 🙏🙏🙏
Muito obrigado.
Não deixe de se inscrever no Canal, curtir o vídeo e divulgá-lo, por favor.
Encantada com as explicações. Gratidão🙌
Eu que agradeço!
Que maravilha, muito enriquecedor! Obrigado, Bàbà! Axé!
Axe!
Excelente explicação, Gratidão 🙏
@@olgalemos794 eu que agradeço!
Excepcional...como sempre. Obrigado pelos ensinamentos.
Eu que agradeço!
A bênção pai Mário, o sr sempre muito claro e verdadeiro, que Zambi o abençoe sempre 🙏🏻🙏🏻
Que nos abençoe sempre!
Como sempre, muito esclarecedores seus ensinamentos! Axé Babá Mário!
Axé!
Adorei a explana ção, gratidão! 🙏
Eu que agradeço!
Aula excelente e de facil entendimento, gratidão 🙏🏾
Muito obrigado!
Mais uma aula excepcional !!! Ensinamento de excelência.
Muito obrigado!
Explicação perfeita Mario como sempre.
Muito obrigado!
Gratidão 🙏
Eu que agradeço.
Muito bom sua explicacao... tenho um casal de gêmeos... e um amigo nigeriano qdo estava gravida . Falou sobre ibejis.
Gratidão por todo esse conhecimento 🙏
Axé!
Lindo vídeo. Simples, objetivo e com tanta informação clara. Muita gratidão. Meu Saravá amoroso. Sua bênção
Saravá!
Boa noite.
Mais um ótimo vídeo, gratidão Bàbá! Axé!
Axé!
Obrigado por mais uma aula Babá.
eu que agradeço!
Bom dia, Motumbá, Bàbá Mário, obrigado pelo vídeo. Ficou muito rica a explicação, aprendi o respeito por essas divindades. Ògùn e Ibejí lhe conceda todo àsé
Axé!
Parabéns baba pela aula .....excelente
Obrigado.
Gratidão!
Axé! 🙏
Axé!
Que aula magnífica!
Muito obrigado!
Axé.
Muito bom! que domínio do conteúdo, antes de ver seus vídeos eu já idealizava um terreiro da forma como vc toca ai, porem sou de bh e ate hoje não encontrei nenhum terreiro assim por aqui.
Continue na busca.
Boa noite Babá!
Motumbá!
Tenho acompanhado seus vídeos d são excelentes. Sou católico romano, membro da Pastoral Afro Brasileira na Arquidiocese de Campinas/SP. Tenho contato com muitos irmãos e irmãs de religiões de matriz africana e como minha esposa já foi do candomblé acabo por me interessar bastante. E este vídeo foi muito bom, aqui perto de casa temos uma Yalorixá, Mãe Maria de Ibeji.
Talvez o senhor sabia, mas acho interessante dividir, os santos Cosme e Damião eram celebrados na igreja católica em 27 de setembro até 1969, quando uma reforma litúrgica alterou a data para o dia 26, pois no dia 27 há outro santo importante São Vicente de Paulo e acharam por por colocar em dias distintos.
Muito obrigado pela informação.
Estamos fazendo o caruru deles hoje!
Gratidão 🙏
Axé!
Excelente
Muito obrigado.
Perfeito Babá! 👏👏
Parabéns e Obrigado
eu que agradeço!
Excelente Babá Mário! Como sempre muito didático e elucidativo.
Obrigado!
Gratidão 👏👏👏
Eu que agradeço.
Como sempre elucidações maravilhosas. Parabéns!!
Muito obrigado!
Como sempre muito bem explicado Parabéns
Muito obrigado!
Axé Babá.
Nunca vi uma explicação tão esclarecedora. Parabéns.
Uma pergunta. Orixá Ibeji é possível ser incorporado?
Não, não é possível. Também não há iniciação.
Mais que explicado, elucidado. Muita paz. Grato.
Axé!
Lindo !!!!!!.
Axé!
Muito bom 🙏
Muito obrigado.
Aula de grande importância!!!
Só tenho a agradecer.
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Obrigado!
Parabéns professor, é uma satisfação em assistir seus vídeos.
Obrigado.
Muito bom o senhor esta de parabéns
Muito obrigado!
@ por nada merece sim ser parabenizado e reconhecido pelo brilhante trabalho ase
Saravá babá , excelente explicação.
Só um comentário já presenciei um erè em uma gira movimentar uma força tremenda .
Axé!
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos . Muito interessante 🙌🙌
Obrigado!
Aguardando ansiosamente para os próximos vídeos 🙏🙏
Bom dia ! Tenho compartilhado seus videos no grupo do terreiro e quero agradecer. Nzambi abençoe.
Vó " Cambinda " os chama de Kafioto , descobri a pouco tempo que no Nzo de um Tata amigo meu , eles tb usam a palavra kafioto pros Erês.
Axé!
Bom dia babá.
Gratidão por tantos ensinamentos e esclarecimentos
Bom sábado
Axé!
Excelente registro ! 🙏✨
Aboru Aboye babá ....
Ogbo ato o!
Excepcional! Só tenho a agradecer🙌
Disponha.
Ótimo vídeo!! Parabéns por mais uma ótima aula!!
Obrigado!
Bom...
Ok
Excelente Bàbá Mário!
No candomblé o caruru é oferecido a 7 crianças de até 7 anos . Em alusão aos 7 irmãos Cosme, Damião, Doú, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi na lenda afro-luso-baiana.
Quem seria Alabá e Talabi ?? Rsrsrs
Muito Axé!
Acredito irmã que alaba e talabi sejam locais de culto aos Ibejis ou seja possivelmente pode ser algumas Árvores.... Pois bem isso é apenas uma especulação....
Tàlàbí é o nome dado à criança que nasce com o cordão umbilical enrolado na cintura, mas que passa pelo ombro.
Àlàbá é o nome dado ao quarto filho, depois dos gêmeos e de Ìdòwú.
@ Axé!!! Grata pelo conhecimento.
Excelente aula.
Obrigado!
Meus parabéns! Adorei o vídeo! Super didático! No canal Casa da Boa Sorte também há informações sobre o culto de Ibeji e sobre Doum na Nigéria. O senhor poderia me explicar, porque no candomblé mudam o nome das crianças? Conheci um erê que se chamava Lancetinha de Omolu, mas me disse que na umbanda se chamava Zezinho da Mata. Já vi isso acontecer algumas vezes. Qual o motivo? Existe algum ritual para isso? Eu só conheço os rituais da Quitanda e o Panã. Obrigado!
Eu desconheço isso que narrou.
@ Muito obrigado pelo retorno! Aqui no Rio de Janeiro, isso é muito comum. Muitas pessoas de umbanda vão para o candomblé e ocorre esta mudança em algumas casas, a não ser quando o erê que se manifesta já traz um nome. Só não sei o porquê. Gostei da sua resposta, objetiva e honesta. Muito axé para o senhor!
Meus Cumprimentos! O senhor pode fazer um vídeo sobe Logunedé? Seria interessante um vídeo explicando as diferenças do culto no Brasil e na Nigéria. O senhor saberia explicar o porquê mudaram tanto a essência e o culto deste orixá? Há vários vídeos falando sobre a diferença, mas ninguém explica o porquê mudou. Deve haver algum motivo, há anos tento entender, mas até hoje não achei nada a respeito. Desde já lhe agradeço! Meus parabéns pelo canal!
Obrigado pela sugestão.
@ De nada!Tenho certeza que vai ser um sucesso. Ninguém falou sobre esse assunto ainda e quando se pergunta sobre este orixá, alguns zeladores ou enrolam, ou fazem um mistério "terrível", mas os mesmo não exitam de dar cursos e palestras sobre as Yamí. Vai entender...
Como sempre, muito interessante, Bàbá e o senhor é muito amável.
É verdade que as cores dos Ibeji em terra Yorubá são azul escuro e vermelho? E onde moram Eles na tradição yorubá?
Muito obrigado.
Em minha familia a cor que é utilizada nos assentamentos de Ibeji é o branco.
Babá, o senhor cultua esses seres chamados de erê como espíritos de crianças ou seres não humanos infantis?
Nem um, nem outro. São apenas roupagens.
Babá se possível faça um vídeo sobre o culto a ossanhe,pois tem tido muita polêmica em relação ao transe!desde já agradeço!
Em minha tradição não cultuamos Ọ̀sanyìn.
Na Nigéria não há transe desse Ẹbọra.
@ muito obrigada por responder ❤️
Babá Mário, a sua benção! O senhor poderia fazer um vídeo explicando sobre Iduwo e sua relação com os Èmèrè? Obrigada.
Em princípio não há.
Babá, para variar outro ótimo vídeo! Uma pergunta, o Sr disse que Idówù seria o 3º Gêmeo ou o 3º filho homem. Se na sequência dos gêmeos o 3º for mulher essa não será Idówù? Ai tipo, pularia essa e Idówù seria o próximo se for homem?
Apenas homens.
@ Axé Babá!
Professor, notei que no símbolo que é mostrado durante a vinheta, dentre vários (como o olho de Hórus, por exemplo) encontra-se o sigilo planetário do Sol. Haveria, portanto, alguma conexão entre a Umbanda e a Magia Planetária de Armadel e Agrippa? Excelente vídeo, a propósito!
Não, nenhuma. Apenas o utilizei para relembrar os quase 30 anos dedicados às Tradições esotéricas ocidentais.
Olá Babá Mário! Excelente sua palestra. Obrigado por compartilhar esses conhecimentos!
Poderia esclarecer se os Erês foram introduzidos na Umbanda somente por influência do Candomblé, ou também havia manifestações de Erés nos cultos do Kalundu, da Kabula ou da Makumba carioca? Agradeço desde já por sua resposta.
Muito obrigado.
Provavelmente havia, mas não posso afirmar, pois não há registros disso, que eu conheça.
@ muito grato por sua atenção, Babá Mário!
@@marcelandriolo473, disponha!
Bàbá Mário, obrigado pelo vídeo. Tenho uma dúvida sobre os erês. Na sua tradição, como é entendido o grupo de espíritos que se manifestam como "crianças" na Umbanda?
Como seres que se manifestam assim. Fazem porque o querem.
❤
👍🏾
Meu pai era gêmeo mas minha mãe zelava deles no candomblé.
Mãe já morreu e meu pai também, o irmão dele também já morreu .
Como podemos nos livrar dessa entidade pois não queremos cuidar disto?
Ué, se já morreram não há nada para se preocupar.
@ é que a vida de minha irmã desabou e os lugares que ela foi os mediuns dizem que são os erês de meu pai e que alguém da família deve cuidar mas nenhum de nós quer pois temos outra religião.
Muito elucidativo. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigado.
👏
Muito obrigado.
Mário, a saudação às Crianças na Umbanda, ONI IBEJADA, você sabe o significado?
Quem dera!
😂😂😂😂
@ kkkk é um treco inventado?
@@rrocharj , pois e..
Babá, e onde entrariam os "axeros"? Muito boa a aula! 🙏🏽
O que são "axeros"?
@ pelo o que eu tinha aprendido, seria a versão "criança" dos orixás, quando eles iam embora, vinha uma versão "criança" deles, porém de todos eles 🤔
Obrigado Mario ! E sobre os Alabás? Aprendi também que o " Doum" do omoloko vem de Idowo, que seria o irmão "Iruni imalé" de Ibeji. Confirma? Aprendi que Exú leva a mensagem para o Orixá e os Erês trazem a mensagens dos orixás! Mesmo já tendo visto Esú trazendo a mensagens dos orixas! Saudações desde o Rio de Janeiro, axé e tfa!!
Eu expliquei isso em outros vídeos. Nada do que falou eu conheço. Ibéjì não possui irmãos. O terceiro é o Idowu.
Mário, boa noite. Por favor, você poderia explicar como que surgiu a associação de ibeji com erê, se, pelo que entendi, ibeji é apenas relacionado aos gêmeos, não tem a ver com a questão infantil dos erês. Obrigado!
Coisas nossas.
Baba agora eu fiquei com uma dúvida, eu entendi o significado da palavra eré, eu entendi a figura de doum como sendo o terceiro filho que nasce, porém, como prática espiritual na umbanda qual imagem seria correto, São Cosme e São Damião ou São Cosme e São Damião e Doum? Ou as duas imagens estão corretas? Tem cantigas da umbanda que associa a figura de doum ao eré, entidade infantil. Não seria o correto como prática umbandista a imagem de São Cosme e São Damião e Doum devido a essa associação de doum a entidade infantil?
Não há certo ou errado.
Primeiro, eu não sou católico, não cultuo santos, não me preocupo com as histórias dos santos, portanto não me importo com o modo que serão chamados ou denominados.
@ muito obrigado baba por ter respondido a minha dúvida. 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Baba ... entao como meus filhos são gemeos quem os protege e ibeji? Podem ser d exango e oxum ibeji?
Para a tradição que sigo, Ibéjì deve ser cultuado pelos pais e pelos gêmeos, para que tenham vida plena e próspera.
Gratidão ! Saravá Fraterno !
Saravá"
Bom dia babá! Qual a "linha" de trabalho de Doum?
Das crianças.
Mário, quando você diz que os Erês são seres espirituais, para o Iorubá, eles entendem que são espíritos de crianças que tiveram uma vida no mundo físico?
Eu explico muito bem o que você pergunta a partir de 09:40
Eré é um "estado infantilizado".
Baba Mario, tem um watts para contato, queria saber se cabe no meu bolso a Consulta, obrigada pelas aulas.
(11) 99652 3367
Boa noite
Gostaria de saber se existe orixa eguinita na umbanda?
Desde já agradeço.
Somente na Umbanda Sagrada.
@
Gratidão 🙏
@
Mais uma duvida esses orixas egunita oya tempo em Africa existem? Assim como omulu e obaluae? Ou é só mais uma criação?
Poderia falar sobre o Exu Gavião Preto das Matas? Na internet não tem nada sobre, nem imagem.
Não conheço.
@ Muito obrigado !
Porque Oya quem traz os eres na sala?
Porque Oya é mãe de Ibeji. Pode, então, ver que se confunde tudo: erê, abiku, Ibeji etc
Há alguma relação no culto tradicional entre Doum e Ogum ou podemos chamar de Brasileirismo? Axé!
ruclips.net/video/Yi06b5eGq2s/видео.html
Desconheço isso, inclusive no Brasil.
Poucos lugares falam de Doun....a maioria das imagens em casas de umbanda só tem os gêmeos.
Desconheço isso. Moro no Rio e aqui a maioria vem com Dom Um.
As imagens católicas não tem Dom Um porque ele não é cultuado na igreja católica.
Mas é um nome yorùbá, como expliquei!!!!!!!!!!!!
Não há a cura como uma característica de Ibeji em relação ao sincretismo com Cosme e Damião?
Boa tarde.
Todos os Orixás, de maneira ou outra, estão ligados à cura. No aspecto do sincretismo não há referência.
Babá a criança quando morre o espírito continua criança? Já que existe essa manifestação de crianças
Não.
Porque Erê trás os recados dos oriṣas,sendo que orisa é Yoruba?
Porque no Brasil Orisa não fala, até a obrigação de 7 anos é o ritual “de fala”
Que dizer que doun era irmao de cosme damiao, mais nao trigêmeos?
Não.
Idowu é trigêmeo em Yorùbá. Recomendo que veja o vídeo novamente.
@ entendir