Contagem de folículos antrais pelo ultrassom | Reprodução Humana | Instituto Villamil

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 июл 2023
  • O que é a contagem de folículos antrais?
    Especialmente nos casos de mulheres com distúrbios ovulatórios, a investigação para infertilidade feminina pode passar pelo exame de contagem dos folículos antrais, uma das ferramentas utilizadas num contexto maior da avaliação da reserva ovariana.
    Este exame permite que a quantidade total de folículos disponíveis para a fecundação, em um determinado momento, seja estimada a partir da contagem dos folículos antrais presentes nos ovários, no início do ciclo reprodutivo - quando essas células são recrutadas para retomar seu amadurecimento.
    Como esse exame é feito?
    A contagem de folículos antrais é realizada com auxílio de imagens dos ovários, obtidas por ultrassom transvaginal.
    Durante o exame, o transdutor do ultrassom capta imagens em tempo real, transmitidas para o monitor e que podem ser observados pelo médico e pela mulher que está realizando exames.
    Além de permitir a observação detalhada do sistema reprodutivo feminino ao vivo, esse procedimento também possibilita a captura de imagens estáticas das áreas em que estão localizados os folículos antrais.
    A partir dessas imagens, o profissional de saúde deve contar, literalmente, a quantidade de folículos cujo diâmetro varia entre 2 e 10 mm, os folículos antrais.
    Os dados obtidos pela contagem de folículos antrais devem ser cruzados com dados pessoais, como a idade da mulher e a presença de diagnósticos preexistentes para distúrbios anovulatórios, fatores que interferem diretamente na reserva ovariana.
    Como é feita a avaliação da reserva ovariana?
    A contagem de folículos antrais é uma das ferramentas envolvidas na avaliação da reserva ovariana, que também pode ser estimada por dosagens hormonais.
    Os exames de dosagem hormonal que auxiliam na investigação da reserva ovariana medem a concentração de FSH, HAM (hormônio antimülleriano) e inibina B.
    Todas as dosagens hormonais podem ser realizadas com uma amostra de sangue, obtida por punção venosa.
    Quais são os possíveis resultados?
    A constatação de que a reserva ovariana apresenta-se normal ou rebaixada deve ter como base não somente os resultados das dosagens hormonais e da contagem de folículos antrais, considerando de forma relevante também a idade da mulher.
    Mulheres no período de perimenopausa, que tem início por volta dos 35 anos, podem apresentar uma baixa contagem de folículos antrais sem que isso signifique, necessariamente, o diagnóstico de doenças anovulatórias.
    Ao mesmo tempo, quando a reserva ovariana se mostra rebaixada antes dessa idade, sua avaliação pode apontar para a possibilidade de doenças anovulatórias, como a SOP (síndrome dos ovários policísticos), ou que trata-se de um caso de menopausa precoce.

Комментарии • 3

  • @pamelatomaz1293
    @pamelatomaz1293 10 месяцев назад +1

    Dra estou tentando engravidar e recentemente fiz uma ultra
    Q constou 20 fólicos antrais em ambos os ovarios
    A dra disse q dificilmente consigo engravidar procede?