Gostei muito do seu video, parabéns pela didática e pelo diagrama. Pra ficar completo só faltou demonstrar a equação, como o Young chegou nessa relação entre os dados coletados. Obrigado, bom trabalho!
Estou lendo “uma breve história do tempo” de Hawking, e essa aula me deu uma compreensão a mais sobre esse assunto bastaaante complicado kkkkk Muito obrigado professor 🙏
@@deboraagresta2396 o observador na dupla fenda é a sua intenção sua vontade que essa molécula ou partícula essa (onda de comporte do jeito que vc que quer ex: o seu celular só funciona pq vc tem 100% de certeza que elé vai funcionar , se vc conseguir mudar esse sentimento com 100% de certeza que ele não vai funcionar, pode ter certeza ele não vai funcionar.
Sensacional! Qual a sua opiniao sobre o mesmo experimento mas que, no caso de colocar um medidor, os fotons se comportam como particulas e so existem as duas fendas?
A resposta pra esse fenomeno está em ondas de debloguier, ou seja, é particula que fica saltitando e criando uma onda ao seu redor, é essa onda que passa pelas duas vendas e interage com ela mesmo dando a impressão da luz ser onda, mas na verdade o foton é uma particula, vejam a explicação nesse vídeo: ruclips.net/video/WIyTZDHuarQ/видео.html&ab_channel=Veritasium
é cobrado mas ninguém aplica na vida real. o que adianta? NADA! não foi só com luz que esse experimento comprovou essa dualidade onda/partícula não. isso acontece com tudo no universo.
outra coisa, você disse que só onda sofre difração. mas como a luz passou como onda se o experimento era justamente para mostrar que a luz só se comporta como onda quando passa por dupla fenda para aí sim haver a difração e formar as franjas de interferência? se a onda passa por um só orifício ela passa como partícula e é isso que a mecânica quântica diz. ou seja, só ocorre o comportamento ondulatório da luz quando esta passa pelas duas fendas abertas havendo então os processos de interferências construtivas claras e destrutivas escuras. antes disso é tudo partícula. TAÍ o diagrama do experimento pra comprovar que só com dupla fenda se tem onda: upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/YoungsDoubleSlit.png
@Jefferson Sabino Jr Eu estudei fisica e discordo de você e do Hélio Couto. Ele exagera, porém há experimentos bem mais decentes pra explicar o ponto. Mesmo assim não tem problema, é bom uma discussão saudável. Agora chamar os outros de picaretas é falta de educação, abraço.
@Jefferson Sabino Jr "A Lógica é a imaturidade tecendo uma teia de aranha para apanhar o mamute do conhecimento. Quando a Lógica atinge a maioridade, ela se estrangula em suas próprias redes e se transmuta na Fé, que é o conhecimento mais profundo. A Lógica é a muleta do aleijado; mas é uma carga para o que tem os pés ligeiros, e maior carga ainda para aqueles que tem asas. A Lógica é a Fé na segunda infância. A Fé é a Lógica que atingiu a maturidade." - Mirdad Tenha um bom dia pra você e sua família Jefferson, abraço! =)
Mecânica quântica não tem nada a ver com a influência do "observador consciente", como diz o picareta do Hélio Couto! Sim, picareta mesmo. Eu curso bacharelado em física, tô cadeira de quântica 2, e posso falar isso tranquilamente. Na facul, a gente até debocha de idiotas como o Couto. Leia livros sérios sobre mecânica quântica. Não leia publicações de revistas como Super interessante, Canal Tech e por aí vai. Ondas e partículas não são propriedades, mas sim formas de analisarmos um movimento. Quando um corpo não modifica seu movimento na variação de posição e tempo, podemos tratar do corpo como partícula e, no caso do elétron, usarmos a relatividade restrita para definirmos suas coordenadas. Porém, caso o corpo varie seu movimento a partir da variação de posição e tempo, devemos analisá-lo a partir da equação de onda, que trata de derivadas parciais. O que acontece com elétron do experimento da mecânica quântica (que não é o mesmo experimento citado no vídeo) é que os fótons emitidos pelos sensores das fendas colidem com os elétrons emitidos nesta direção, variando sua posição no tempo e seu tipo de movimento! É essa colisão que cria o padrão observado por adaptações computadorizadas. Portanto, não há nada de influência da mente humana nisso, mas sim pura física!
18:28 o vermelho n tem um maior comprimento de onda??
Você está correta. O vermelho tem o maior comprimento de onda. Eu errei na fala e o erro passou despercebido na edição.
Só quem prestou atenção pegou essa em, aí sim
A importância de se ter e de se lê, comentários em um vídeo educacional.
parabens
Eu acabei de assistir e iria comentar a mesma coisa! 🤣👏🏾
o senhor explica de maneira tão clara que toda a dificuldade que tinha, antes dessa maravilhosa aula, foram sanadas. obrigada, Deus lhe abençoe!!
Finalmente um vídeo decente sobre esse experimento. Parabéns 👏🏻
No avanço desta experiência, em uma visão mais recente, acrescentou-se o observador. Muito importante para experiência.
Aula muito boa, com uma explicação que não é chata nem cansativa, parabéns professor!!!!!!!!
professor perfeito!!! nunca consegui entender isso, entendi graças a você! obrigada :)
@@natandembritodasilva4862 espero que esse comentário tenha te feito sentir melhor. Deus te abençoe.
perfeita explicação! já vi várias e essa foi a melhor
Só agora consegui entender, obrigado pela aula completa sobre o assunto, ajudou muito!
Linda explicação Parabém por existir e fazer tao bem sua missão
finalmente alguém que consegue explicar isso!
Gostei muito do seu video, parabéns pela didática e pelo diagrama. Pra ficar completo só faltou demonstrar a equação, como o Young chegou nessa relação entre os dados coletados. Obrigado, bom trabalho!
Excelente aula professor bem didáticam Parabens
Estou lendo “uma breve história do tempo” de Hawking, e essa aula me deu uma compreensão a mais sobre esse assunto bastaaante complicado kkkkk
Muito obrigado professor 🙏
Estou lendo esse livro também kkkk. Quando chegou nessa parte do Princípio da Incerteza e falou do experimento quis saber mais e aprofundar o assunto.
Excelente aula.Tirou todas as minhas dúvidas.
Perfeita explicação!!!
Explicação muito boa, voz amena e sem musiquinha. Parabéns pelo canal.
Obrigado, Professor. 🎉🎉🎉
remmm que aula boa, didática ótima, +1 inscrito
Parabéns professor, gostei da sua didática!! Gostaria que vc gravasse vídeos de oscilações/ondas e Eletromagnetismo
Passei aqui pq estou estudando física quântica e emanando sabedoria inteligência para o maximo de pessoas que eu alcançar com minha energia
Eu tbm estou estudando física quântica, e nessa explicação não entendi onde esta o observador???
@@deboraagresta2396 o observador na dupla fenda é a sua intenção sua vontade que essa molécula ou partícula essa (onda de comporte do jeito que vc que quer ex: o seu celular só funciona pq vc tem 100% de certeza que elé vai funcionar , se vc conseguir mudar esse sentimento com 100% de certeza que ele não vai funcionar, pode ter certeza ele não vai funcionar.
Obrigada!
Disso eu sei amigo, não entendi pq ele não falou do obervador no vídeo.
Mais agora já sei, pq esse vídeo não é do experimento do elétron.
Que aula incrível !
ótima explicação! Parabéns
AULA SENSACIONAL!
o primeiro vídeo que me fez entender esse experimento- com linguagem acessível, e sem enrolação! muito obrigada pelo conteúdo!
Você é ótimo!
Parabéns
Explicação mais clara, impossível.
Muito obrigado!
Sua didática é sensacional, consegui entender o conteúdo bem mais fácil do que eu pensei
mas a explicação está errada.
@@telao123 Pq ta errada?
Entendi. Obrigada.
Que ótima aula!
Excelente aula.
Excelente aula! Muito orbigado, professor.
ótima aula! Parabéns!
Sensacional! Qual a sua opiniao sobre o mesmo experimento mas que, no caso de colocar um medidor, os fotons se comportam como particulas e so existem as duas fendas?
Vc eh muito bom e aprofundado
Obrigado pela aula !
Seria possível professor, com base no experimento de Young, deduzir uma equação para que permita calclular o diâmetro dos fios ?
aula sensacional!!!
Parabéns professor
Muito boa aula!
Tem coisas na física que cabeças humanas leigas jamais entenderá!A partícula (ondas) Luzianas mostra que a luz reluz "mentes".
A fórmula mostrada considera as franjas de luz destrutiva ? ele não poderia querer achar o X da franja central para a escura?
Muito bom!!
Que aula, meus amigos!
A luz é onda e partícula, mas isso é papo de física moderna. Quase todos os físico deixam o papo de lado.
Welliton, perfeito!!!...rs.
A luz é uma onda!
Oque não se pode ser revelado? E pq?
Assisti o vídeo inteiro para conseguir entender um meme, valeu a pena!
Promova essa verdade.
Muito bom
A resposta pra esse fenomeno está em ondas de debloguier, ou seja, é particula que fica saltitando e criando uma onda ao seu redor, é essa onda que passa pelas duas vendas e interage com ela mesmo dando a impressão da luz ser onda, mas na verdade o foton é uma particula, vejam a explicação nesse vídeo:
ruclips.net/video/WIyTZDHuarQ/видео.html&ab_channel=Veritasium
Brabissimo
Quanto maior a fenda, maior será o comprimento de onda ?
Por causa de um livro. Vim pesquisar mais sobre o assunto!
Idem!🤭
Por que o experimento da dupla- fenda foi feito com eletrons, mas não seria possível com protons? E com pessoas seria possível?
Bom professor
Como é bom ser nerd
se curvem diante o deus da didática
já fizeram o experimento com 3 fendas?
Porque para o cientista esse fenômeno é estranho e pra ciência não?
cacete, finalmente entendi esse experimento. sensacional, professor, muito obrigada
Uau!
Pelo que notei não são múltiplos inteiros de λ/2, e sim múltiplos inteiros ímpares de λ/2, certo?
OBS: Isso para interferência destrutiva!
Preciso de um vídeo assim pfv
Como fazer uma dinâmica de onda de luz?????
é cobrado mas ninguém aplica na vida real. o que adianta? NADA! não foi só com luz que esse experimento comprovou essa dualidade onda/partícula não. isso acontece com tudo no universo.
outra coisa, você disse que só onda sofre difração. mas como a luz passou como onda se o experimento era justamente para mostrar que a luz só se comporta como onda quando passa por dupla fenda para aí sim haver a difração e formar as franjas de interferência? se a onda passa por um só orifício ela passa como partícula e é isso que a mecânica quântica diz. ou seja, só ocorre o comportamento ondulatório da luz quando esta passa pelas duas fendas abertas havendo então os processos de interferências construtivas claras e destrutivas escuras. antes disso é tudo partícula.
TAÍ o diagrama do experimento pra comprovar que só com dupla fenda se tem onda:
upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/YoungsDoubleSlit.png
absurdo!
A partícula eh transportada pela onda.
cadê o resto do experimento? Quando ele observa e o elétron se comporta de outra maneira??
Não foi Thomas Young que fez o experimento da dupla fenda com elétrons. Young viveu em 1700 e poucos. A física quântica é do início dos 1900.
Tirando a parte de tomas young, você tem vídeo sobre esse do observador?
Mas a luz são partículas. Só se comportam como ondas quando observamos. Estude Física Quântica.
@Jefferson Sabino Jr Eu estudei fisica e discordo de você e do Hélio Couto.
Ele exagera, porém há experimentos bem mais decentes pra explicar o ponto. Mesmo assim não tem problema, é bom uma discussão saudável. Agora chamar os outros de picaretas é falta de educação, abraço.
@Jefferson Sabino Jr "A Lógica é a imaturidade tecendo uma teia de aranha para apanhar o mamute do
conhecimento. Quando a Lógica atinge a maioridade, ela se estrangula em suas
próprias redes e se transmuta na Fé, que é o conhecimento mais profundo.
A Lógica é a muleta do aleijado; mas é uma carga para o que tem os pés ligeiros,
e maior carga ainda para aqueles que tem asas.
A Lógica é a Fé na segunda infância. A Fé é a Lógica que atingiu a maturidade." - Mirdad
Tenha um bom dia pra você e sua família Jefferson, abraço! =)
@Jefferson Sabino Jr Te desejo tudo de bom irmão, pode mandar mais ódio que eu só tenho amor =)
Mecânica quântica não tem nada a ver com a influência do "observador consciente", como diz o picareta do Hélio Couto! Sim, picareta mesmo. Eu curso bacharelado em física, tô cadeira de quântica 2, e posso falar isso tranquilamente. Na facul, a gente até debocha de idiotas como o Couto. Leia livros sérios sobre mecânica quântica. Não leia publicações de revistas como Super interessante, Canal Tech e por aí vai.
Ondas e partículas não são propriedades, mas sim formas de analisarmos um movimento. Quando um corpo não modifica seu movimento na variação de posição e tempo, podemos tratar do corpo como partícula e, no caso do elétron, usarmos a relatividade restrita para definirmos suas coordenadas. Porém, caso o corpo varie seu movimento a partir da variação de posição e tempo, devemos analisá-lo a partir da equação de onda, que trata de derivadas parciais. O que acontece com elétron do experimento da mecânica quântica (que não é o mesmo experimento citado no vídeo) é que os fótons emitidos pelos sensores das fendas colidem com os elétrons emitidos nesta direção, variando sua posição no tempo e seu tipo de movimento! É essa colisão que cria o padrão observado por adaptações computadorizadas. Portanto, não há nada de influência da mente humana nisso, mas sim pura física!
@@Mzs_Science Matheus, me indica leituras confiáveis de física quantidade, pf? Tô interessada no assunto rs
Onde fica o observador nessa historia?
e se não tivesse o primeiro anteparo?
A pessoa tá em casa parada e do nada acha umas coisas dessas...eu em casa parado so penso em comer. Aiaiaiaaia.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
vou fazer em casa.........
Oi, acho que você não pode falar a verdade pra não cair no ridículo com seus colegas acadêmicos.
Excelente aula!