A melhor aula de DQO que já vi, tem muita informação importante! Muito obrigado mesmo, deu para entender tudo, continue com o ótimo trabalho e assim salvando as vidas dos alunos.
Parabéns, uma aula extremamente rica em informações e muito didática, me roubou até algumas risadas com a moça lá atrás mandando xauzinho para a câmera kkkkkkkkkkkkk. Obrigada pela aula.
Agraceço a excelência da sua aula prática. Estarei disponibilizando a mesma nas minhas aulas para alunos do curso de técnico em química do IFRJ ! Parabéns pela clareza, objetividade e conhecimento ! Professor Octavio Gouveia.
Muito bom, queria só ter visto também como ficaria o cálculo. Mas independente disso tirou umas dúvidas que tinha, por exemplo sobre a questão de ficar verde. Valeu...
Oi Jéssica! Bom dia! Você pode efetuar o download da apostila do curso no site "www.sidneyseckler.com/manuais". Lá você tem a metodologia bem descrita e com mais informações! Abraços!
professor, a solução de dicromato utilizada é apenas dicromato em água a 0,25 N? Não possui ácido sulfúrico na confecção dela? Aproveito para perguntar qual livro/manual é a referência para o preparo das soluções utilizadas: digestora (dicromato) e ácido sulfúrico (catalítica). Obrigado pelo vídeo!!
Oi Caio! Boa Tarde! Sim, a solução de dicromato é 0,25 N e é apenas dicromato, nada mais! A referência adotada em todas as análises de água e esgotos sanitários é o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2017)! Abraços!
Oi Jécica! Boa Tarde! Bem, não ocorrerá nenhum problema pois quando você efetuar a adição do H2S04 haverá um aumento da temperatura pelo fato da reação ser exotérmica! Abraços!
Olá Prof. Sidney. Parabéns por sua excelente aula. Mas gostaria que você me ajudasse em uma questão. Nós sabemos que existe método colorimetrico para determinação de DQO. Eu poderia adotar a mesma proporção de cromato:amostra:ácido do método titulometrico?
Oi Dora ! Bom dia ! Só há necessidade de filtrar a amostra se você quiser fazer a análise da fração solúvel da DQO. Portanto, se você não filtrar a amostra você estará fazendo a DQO total, que engloba ambas as frações solúvel e particulada. Se você filtrar a amostra, estará obtendo a DQO solúvel ! Abraços !!
@@SidneySecklerFerreiraFilhoEu utilizo os kits prontos para analise de DQO, eu coleto a amostra e deixo decantar e coleto o sobrenadante, sera que interfere no resultado? Pq se eu fizer com a amostra homogênea da totalmente fora. Obrigado pelo auxílio, se puder me ajudar.
@@doradepura9781 Oi Dora ! Sem dúvida que interfere ! Ao deixar a amostra em repouso, parte dos sólidos em suspensão totais (SST) são separados da fase líquida e, desta forma, você está removendo uma parcela da fração particulada da DQO ! Portanto, o ideal é fazer a análise com a amostra devidamente homogeneizada. Se porventura a DQO apresentar-se elevada, este é um indicativo que o seu processo de tratamento requer uma avaliação mais cuidadosa. No seu caso em particular, como a DQO aumenta muito com a presença de SST, é interessante melhorar o seu sistema de separação de sólidos ! Abraços !
Professor uma dúvida: o resultado de eficiência da ETE que trabalho saiu o resultado mas o que chama atenção é o seguinte: o resultado apresentou dbo de saída de 30mg/l sendo que a lei fala menor ou igual a 60mg/l e 60% de eficiência de dbo sendo que a lei diz maior ou igual a 80%. O que acho estranho é como que mg/l está eficiente e na porcentagem ineficiente. Afinal é normal esses dois parâmetros na análise apresentar um bom resultado e outro não ou pode haver erro no laudo técnico?
Oi Cristiano ! Então, a legislação no estado de SP preconiza que o valor da DBO em efluentes a serem lançados em corpo receptor tem que ser inferior a 60 mg/L ou um valor que garanta 80% de remoção de DBO. Por exemplo, você pode ter um efluente bruto com DBO igual a 1.000 mg/L e é muito difícil o efluente tratado atingir um valor igual ou inferior a 60 mg/L. Então a legislação requer 80% de remoção, ou seja, um valor de DBO no efluente tratado que pode ser inferior a 200 mg/L. Não sei se consegui te explicar direito ! Mas é isso ! Abraços !!
Então o que não estou entendendo é o seguinte: na análise que o laboratório fez da estação o resultado foi de 30mg/l na saída de dbo e 60% de eficiência da dbo. Diante disso o resultado foi bom ou não? Como a legislação fala dbo igual ou superior a 80% mas como deu 30mg/l na saída então essa é a dúvida.
O professor Sidney que alivio porque fiquei preocupado com esse 60%. Fiquei questionando o tema em questão porque achei estranho um valor eficiente em um lado e no outro não. Como um dos dois tem que estar bom então menos mal. Muito obrigado.
@@cristianogaldino4389 Então, normalmente ETEs bem operadas apresentam valores de DBO total no efluente tratado que situam-se normalmente entre 20 mg/L a 30 mg/L. Se você filtrar a amostra, a expectativa é atingir valores de DBO solúvel abaixo de 10 mg/L. Abraços !
prof. bom dia pode me tirar uma duvida a adicao do ferroin contendo fe2+ o dicromato vai converter o fe2+em fe3+ como na adicao do SFA isso nao vai gerar erro na titulacao fiquei com duvida sr poderia me explicar desde ja agradeco
Oi Wander! Boa Tarde! Então, o ferroin é apenas um indicador. Desta forma, enquanto houver dicromato de potássio no balão, a medida em que eu estiver adicionando Fe+2, este imediatamente é oxidado a Fe+3. Quando não houver mais dicromato de potássio, assim que uma molécula de Fe+2 for adicionada ela reagirá com o ferroin e formará aquela coloração marron escura apresentada no vídeo! Abraços!
Esta série de vídeos é espetacular, em todos os aspectos: didática, informativa, e por aí vai. Parabéns!
Oi Cesar ! Muito obrigado pelos elogios. Abraços !
A melhor aula de DQO que já vi, tem muita informação importante!
Muito obrigado mesmo, deu para entender tudo, continue com o ótimo trabalho e assim salvando as vidas dos alunos.
Oi Carlos ! Bom dia ! Muito obrigado pelos comentários. É um incentivo para continuarmos a produzirmos mais materiais didáticos ! Abraços !!
Professor, obrigada ! Suas aulas me ajudam muito.
É um prazer poder ajudar! Abraços!
Simplesmente a melhor aula e didática que já vi! Você é sensacional professor.
Oi Carol! Todos os méritos para o Fábio Campos que, sem dúvida alguma, é um profissional da mais alta competência e seriedade! Abraços!
Parabéns, uma aula extremamente rica em informações e muito didática, me roubou até algumas risadas com a moça lá atrás mandando xauzinho para a câmera kkkkkkkkkkkkk. Obrigada pela aula.
Oi ! Que bom que o vídeo tenha sido útil para você ! Abraços e boa sorte !
Parabéns ao professor! Excelente didática e assertividade!
Oi João Marcos! Boa Tarde! Todos os méritos para o Fábio Campos, que possui uma incrível didática e enorme competência! Abraços!
Ótima explicação! Bem completa, mostrando o procedimento do início ao fim. Valeu!
Oi Idelso ! Que bom que tenha sido útil! Abraços
que didática incrível, parabéns e obrigado. vou assistir mais 1000 vezes até entender tudo
Oi Anand! Fico feliz que você tenha apreciado o vídeo! Abraços e bons estudos!
O pulo do gato é essa mudança da coloração do dicromato... E consequentemente a mudança de diluição. Uma baita aula, professor 🎉
Oi Nildo! Boa tarde! Muito obrigado pelos comentários! Mas, todos os méritos para o Fábio Campos, que é um profissional do mais alto nível! Abraços
Top, melhor explicação de ensaios químicos, o melhor.....Parabéns...
Oi Rafael ! Obrigado pelos seus comentários !
Agraceço a excelência da sua aula prática. Estarei disponibilizando a mesma nas minhas aulas para alunos do curso de técnico em química do IFRJ ! Parabéns pela clareza, objetividade e conhecimento ! Professor Octavio Gouveia.
Oi Professor Octávio ! Muito obrigado pelas palavras carinhosas e todos os méritos para o Fábio Campos, que é um profissional impar ! Abraços
Aula show de bola. Excelente.
Oi Alef! Muito obrigado!
Sabe muito e didática muito top!!!
Oi David! Bom dia! Sem dúvida, o Fábio Campos é um profissional fora de série! Um grande abraço!
Vídeo muito bom. Sua didática é ótima!
Oi Giselaine! Muito obrigado pelo retorno! Todos os méritos para o Fábio Campos que possui uma excelente didática! Abraços e bons estudos!
Que aula topissima 👏👏👏👏
Oi Delzianny! Boa Tarde! Que bom que a aula tenha sido útil! Abraços e bons estudos!
Muito obrigado pela aula professor ....
Oi Gabriel! Bons estudos! Sempre que possível vamos produzir novos vídeos! Abraços
Aula maravilhosa!
Oi Marcela! Bom dia! De fato, o Fábio é um excelente profissional! Abraços e bons estudos!
Muito bom! Bem explicado e tirou muitas dúvidas que tinha!
Oi Julia ! Que bom que foi útil para você ! Abraços
Me ajudou muito. Parabéns
Olá! Que bom! Os méritos são do nosso colega Fábio Campos que tem uma didática incrível! Boa sorte e bons estudos!
Muito obrigada pelas explicações.
Oi Ana ! Boa sorte !
Obrigado Professor! Me ajudou bastante!! Parabéns pela aula.
Oi Rafael ! Que bom que você gostou e que esteja sendo útil ! Abraços
Gostei muito do vídeo, está me ajudando muito.
Oi Marcos ! Fico feliz que o material esteja sendo útil ! Abraços !
Muito bom, queria só ter visto também como ficaria o cálculo. Mas independente disso tirou umas dúvidas que tinha, por exemplo sobre a questão de ficar verde. Valeu...
Fico feliz que você tenha apreciado ! Muito boa sorte !!
Sensacional a aula! Queria saber se você tem e poderia disponilizar a metodologia, gostaria muito de utilizar nas analises do meu TCC.
Oi Jéssica! Bom dia! Você pode efetuar o download da apostila do curso no site "www.sidneyseckler.com/manuais". Lá você tem a metodologia bem descrita e com mais informações! Abraços!
Aula Excelente
Oi Rodrigo ! Muito obrigado pelo comentário ! Abraços
Muito bom professor 👍
Oi Jonathan ! Estamos felizes que o vídeo tenha sido útil para você ! Abraços !
Professor bc tem algum video de determinacao de oxidabilidade ?
Olá! Bom dia! Infelizmente não temos! Abraços!
Ótima aulaa👏
Oi Evelyn ! Obrigado pelo seu comentário ! Abraços
Ótima aula, uma duvida o condensador na parte do aquecimento pode ser substituído por alguma outra técnica ? desde ja agradeço
Oi Filipe! Boa Tarde! Então, o condensador é necessário! Não se recomenda nenhum tipo de adaptação! Abraços
MUITO obtigada
Oi Juh! Boa sorte em seus estudos! Abraços
professor, a solução de dicromato utilizada é apenas dicromato em água a 0,25 N? Não possui ácido sulfúrico na confecção dela? Aproveito para perguntar qual livro/manual é a referência para o preparo das soluções utilizadas: digestora (dicromato) e ácido sulfúrico (catalítica). Obrigado pelo vídeo!!
Oi Caio! Boa Tarde! Sim, a solução de dicromato é 0,25 N e é apenas dicromato, nada mais! A referência adotada em todas as análises de água e esgotos sanitários é o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (2017)! Abraços!
Excelente material, professor. Só fiquei na dúvida do cálculo final. Consegue exemplificar?
Oi Marco! Bom dia! Você pode fazer o download da apostila do curso no site "www.sidneyseckler.com/manuais". Abraços!
Olá, qual o nome desses puxadores de volume dos frascos que se usa lá pelo minuto 15?
Oi Camila! Boa Tarde! Eles são denominados de dispensadores automáticos para laboratório! Abraços
Boa tarde
Se eu pipetar a amostra gelada e esperar ela chegar a temperatura ambiente para executar a análise terei alguma interferência?
Oi Jécica! Boa Tarde! Bem, não ocorrerá nenhum problema pois quando você efetuar a adição do H2S04 haverá um aumento da temperatura pelo fato da reação ser exotérmica! Abraços!
Olá Prof. Sidney. Parabéns por sua excelente aula. Mas gostaria que você me ajudasse em uma questão. Nós sabemos que existe método colorimetrico para determinação de DQO. Eu poderia adotar a mesma proporção de cromato:amostra:ácido do método titulometrico?
Oi Absolon! Bom dia! Sim, você tem que usar a mesma relação 1:2:3! Abraços
tem que filtrar as amostras? para reter particulados?
Oi Dora ! Bom dia ! Só há necessidade de filtrar a amostra se você quiser fazer a análise da fração solúvel da DQO. Portanto, se você não filtrar a amostra você estará fazendo a DQO total, que engloba ambas as frações solúvel e particulada. Se você filtrar a amostra, estará obtendo a DQO solúvel ! Abraços !!
@@SidneySecklerFerreiraFilhoEu utilizo os kits prontos para analise de DQO, eu coleto a amostra e deixo decantar e coleto o sobrenadante, sera que interfere no resultado? Pq se eu fizer com a amostra homogênea da totalmente fora. Obrigado pelo auxílio, se puder me ajudar.
@@doradepura9781 Oi Dora ! Sem dúvida que interfere ! Ao deixar a amostra em repouso, parte dos sólidos em suspensão totais (SST) são separados da fase líquida e, desta forma, você está removendo uma parcela da fração particulada da DQO ! Portanto, o ideal é fazer a análise com a amostra devidamente homogeneizada. Se porventura a DQO apresentar-se elevada, este é um indicativo que o seu processo de tratamento requer uma avaliação mais cuidadosa. No seu caso em particular, como a DQO aumenta muito com a presença de SST, é interessante melhorar o seu sistema de separação de sólidos ! Abraços !
Tem como me ajudar como fica a formula para achar o dqo na titulação
A formula está disponível no PDF na descrição.
Oi! Bom dia! Você pode fazer o download da apostila do curso no site "www.sidneyseckler.com/manuais". Abraços!
Professor uma dúvida: o resultado de eficiência da ETE que trabalho saiu o resultado mas o que chama atenção é o seguinte: o resultado apresentou dbo de saída de 30mg/l sendo que a lei fala menor ou igual a 60mg/l e 60% de eficiência de dbo sendo que a lei diz maior ou igual a 80%. O que acho estranho é como que mg/l está eficiente e na porcentagem ineficiente. Afinal é normal esses dois parâmetros na análise apresentar um bom resultado e outro não ou pode haver erro no laudo técnico?
Oi Cristiano ! Então, a legislação no estado de SP preconiza que o valor da DBO em efluentes a serem lançados em corpo receptor tem que ser inferior a 60 mg/L ou um valor que garanta 80% de remoção de DBO. Por exemplo, você pode ter um efluente bruto com DBO igual a 1.000 mg/L e é muito difícil o efluente tratado atingir um valor igual ou inferior a 60 mg/L. Então a legislação requer 80% de remoção, ou seja, um valor de DBO no efluente tratado que pode ser inferior a 200 mg/L.
Não sei se consegui te explicar direito ! Mas é isso ! Abraços !!
Então o que não estou entendendo é o seguinte: na análise que o laboratório fez da estação o resultado foi de 30mg/l na saída de dbo e 60% de eficiência da dbo. Diante disso o resultado foi bom ou não? Como a legislação fala dbo igual ou superior a 80% mas como deu 30mg/l na saída então essa é a dúvida.
@@cristianogaldino4389 Oi Cristiano ! Veja, um efluente com DBO igual a 30 mg/L é um valor excelente !
O professor Sidney que alivio porque fiquei preocupado com esse 60%. Fiquei questionando o tema em questão porque achei estranho um valor eficiente em um lado e no outro não.
Como um dos dois tem que estar bom então menos mal.
Muito obrigado.
@@cristianogaldino4389 Então, normalmente ETEs bem operadas apresentam valores de DBO total no efluente tratado que situam-se normalmente entre 20 mg/L a 30 mg/L. Se você filtrar a amostra, a expectativa é atingir valores de DBO solúvel abaixo de 10 mg/L. Abraços !
deverás estranho adicionar ácido antes da agua, todos livros de química que li até hoje falam explicitamente para NUNCA fazer isso
de resto muito boa a aula
Oi Iuri! Bom dia! Essa primeira adição de ácido é apenas para permitir a dissolução do sulfato de mercúrio. Abraços
QUERO UM RESUMO DISTO, WORD A4, PAGO 5€
50€ e eu faço
prof. bom dia pode me tirar uma duvida a adicao do ferroin contendo fe2+ o dicromato vai converter o fe2+em fe3+ como na adicao do SFA isso nao vai gerar erro na titulacao fiquei com duvida sr poderia me explicar desde ja agradeco
Oi Wander! Boa Tarde! Então, o ferroin é apenas um indicador. Desta forma, enquanto houver dicromato de potássio no balão, a medida em que eu estiver adicionando Fe+2, este imediatamente é oxidado a Fe+3. Quando não houver mais dicromato de potássio, assim que uma molécula de Fe+2 for adicionada ela reagirá com o ferroin e formará aquela coloração marron escura apresentada no vídeo! Abraços!