@@Tutordematematicaicaro exato , melhor comentário até agora , muitos nao entendem, a maioria trabalha em 2,3 lugares pra manter suas necessidades básicas
Trabalhei 7,5 anos como bancário atendendo ao público e hoje sou professor de Biologia na escola pública. Afirmo que não precisamos de educação financeira na escola, mas sim de mais aulas de sociologia e história para saber que está sendo precarizado. O povo quer que a escola ensine que é normal trabalhar 15 horas por dia.
Acho que o pessoal que defende homeschooling devia aplicar e ensinar educação financeira em casa 😝 Nem acho um conteúdo de todo mal, pq saber gerir o dinheiro não é maléfico, maléfico é aula de empreendedorismo baseada em meritocracia.
Sem contar a estética da escola pública X privada, escola pública parece cadeia, aqueles sinos horríveis, escola de rico estética de universidade, monitores disponíveis para atender os alunos , não tem aquele sinal para alerta de início e fim de aulas e td. Sei que isso parece banal. Mais a ideia de aprisionamento é incutido desde muito pequeno, já filhos da classe média alta não vivência isso.
Minimalismo é coisa de rico. É uma sala grande quase vazia... só com um mac de 10k USD. uma obra de arte de 7K USD, uma bike de 5k USD, roupas "clean" "sem marca" que custam 100 USD cada. O Minimalismo é a tentativa da burguesia de se diferenciar da classe trabalhadora, não é a ausência do consumo, é o pós-consumo. Onde não se sofre para adquirir bens materiais, mas decide-se não fazê-lo por uma suposta superioridade moral. É o mesmo lance da valorização da magreza, depois que a classe trabalhadora teve acesso a comidas hipercalóricas.
@@diegonexus3082 . Em séculos passados era o corpo voluptuoso que era valorizado. Isso é retratado em muitas pinturas de época. A mulher era totalmente curvilínea e com muita carne (gorda mesmo). Isso pq naqueles tempos(desculpa, sou péssima pra especificar os séculos), a população geral passava fome. Só os ricos tinham acesso à boa alimentação, e isso era o status da época. Como a maioria passava fome, logo, a maioria era bem magro. Séculos se passaram, e como ele falou no comentário acima, o que dá status hj é a magreza.
@@polly9429 infelizmente isso é historicamente incorreto, procure as representações de Afrodite ou Venus e verá mulheres magras, tanto na antiguidade como no renascimento, nem mesmo nas pinturas medievais há isso, nem no Oriente Médio China ou Índia e quando ele fala de comidas hipercalóricas se refere a fast food que é recente e não há registro de um padrão de beleza de 100 anos pra cá que não seja a magreza em maior ou menor grau
O que dá status é corpo definido...e não magreza, aproveitar a potência do seu corpo. Esse discurso é ridículo e só incentiva as pessoas a não se cuidarem. Qualquer um sabe que uma má alimentação vai te matar mais rapido
Vou dar um relato familiar. Tanto meu pai quanto minha mãe vieram de origem humilde, minha avó paterna era gari e mãe solteira de 7 filhos, enquanto meus avós maternos trabalhavam em roça e minha avó criou 8 filhos também. Meu pai começou a trabalhar desde de criança para conseguir ajudar os irmãos como vender leite, picolé, engraxar sapato, etc e mais ou mebos na adolescência ele ganhava um dinheirinho como jogador de futebol aqui na cidade e trabalhando em mercado, loja de materias de construção, etc. Ele se casou com a primeira esposa, teve dois filhos e com o dinheiro que trabalhou na adolescência e tinha guardado, conseguiu comprar uma posse e ele mesmo construiu a casa para ele e a esposa. Se separaram e no divórcio ele perdeu a casa porque preferiu ficar com a guarda dos filhos no acordo, dormia no chão da casa da minha avó para deixar a cama para os filhos e mais ou menos por aí que ele conheceu a minha mãe, que trabalhou a infância inteira em roça e também já era separada e tinha um filho. Ele fez um curso de jardineiro para entrar em uma empresa de energia elétrica daqui, acabou que ele começou a trabalhar como eletricista e minha mãe como técnica de enfermagem, o que era suficiente para pagar aluguel, manter a casa e pagar uma escola particular para os filhos (que hoje são 5). Ao longo de 30 anos de trabalho, com muita inteligência financeira dos meus pais, conseguiram conquistar a casa própria a mais ou menos 8 anos atrás, foi demitido 3 anos depois e usando tudo o que conquistou, conseguiu montar uma padaria + mercado e que funciona a 5 anos. Hoje temos uma condição melhor, ele ganha mais, só que o trabalho é bem maior e praticamente não aproveita um dia de folga sequer, eu trabalho aqui o dia inteiro e todos os dias enquanto estudo para ingressar em uma universidade e isso só foi possível por conta de praticamente 50 anos de trabalho dos meus pais, mas ainda assim estamos mais próximos de quem come lixo para sobreviver do que dos ricos.
Meu pai tem uma história parecida, mas hoje trabalhamos tanto quanto eles fizeram no passado e estudamos muito mais, e mesmo assim nossas perspectivas são mínimas.
Na minha família a história é bem parecida, mas não consegui estudar em escola particular, na verdade meus pais nunca imaginaram que eu e meus irmãos algum dia faríamos faculdade, mas fizemos. Sinto que apenas vamos patinando na vida, sem sair muito do lugar. E é bizarro que as pessoas não percebem o quão difícil é ficar rico.
Ele traz soluções reais do q se fazer pra ganhar mais e quitar as dívidas pra pessoa fazer uma poupança de emergência , ele não fala q vc vai ficar rico ele prega para o pobre deixar de ser lascado. Nesse corte ele crítica o cara sem ver o contexto q o cara fala pegar um recorte e criticar é fácil. Hj o povo trabalha 12 horas paga as contas e fica o mês todo sem um real no bolso. O pobre periférico não abraça essas ideias de comunismo pq é muito radical achar q vai tomar tudo dos donos de terras pra botar na mão do trabalhador q vai plantar pra comer hj os sem terra fazem isso e a comida que produzem é bem cara saudável mas muito cara para o brasileiro médio. Os comunistas tem q sentar em um bar na favela pra ver como é a realidade do povo.
Verdade. E mudança de mentalidade e aprender que existe possibilidade de ter uma vida um pouco mas tranquila se tiver um pouco de inteligência financeira.
21:02 Uai, ele disse pra cortar serviços de streaming pra reduzir gastos e economizar, mas dai ele recomenda um documentário que ESTÁ em um serviço de streaming
Cara, ele disse pra tentar não exagerar quando não se tem condição pra isso. Falou pra evitar assinar 500 streamings e não cancelar todos e viver de SBT.
Seu canal é de Utilidade Pública. Só quem é professor sabe os "perrengues " que passa pra conseguir sobreviver. Ouvindo suas histórias me lembrei de várias situações difíceis que já enfrentei pra sobreviver e dar aula!
@@andreluisguimaraesdias457ele está supondo que ela é uma professora da rede estadual. Mas ela não disse no comentário onde ela trabalha. E sim tem professor da rede privada ganhando mal sim!
@@relaxaramente5813entendo seu ponto de vista , mas escola estadual a maioria paga mal , a não ser a rede municipal que tem cidades que paga melhor que as escolas públicas do estado
@@andreluisguimaraesdias457 realmente, mas não é que a escola pública paga mal que a escola privada paga bem. Ambas pagam mal! Assista o vídeo inteiro, você comentou o vídeo sem assistir, volta do começo e assista o vídeo!
Concordo com Vc. Tá falando pra nicho que não é mais o que ele indicou, é vende uma ideia que não funciona na prática, virou " você não se esforça, você é pobre pq quer "
No início ainda dava umas ideias que eram realidade, mas só foi ganhar dinheiro dando as dicas que mudou os discursos kkkkk. No interior, arrumar 1 emprego ou bico já é difícil, imagina arrumar vários como ele fala. Mais fácil é estudar e torcer para conseguir algo após formar.
Cara, mas eles estão meio que certos eu acho, se vc parar pra pensar, o capitalismo precisa desse "funcionamento ruim" pra funcionar, o problema em si é que os caras tao falando a verdade que é extremamente problemática e ainda surpreendem o povo, triste dms
O Primo Pobre não tinha esse discurso, de todos os canais de finanças ele era o mais pé no chão mas infelizmente ele também está pregando esses papos nivel Pablo Marçal...
@@CamaradaRafa Verdade irmão as pessoas ficam doentes e perdem completamente a honestidade. Há alguns anos acompanhava um cara de neurociencia aqui no RUclips (Canal neurovox) quando ele iniciou tinha um conteúdo bom esses dias vi um vídeo dele, meu irmão o homem se transformou. Contra aquilo que ele ensinava, esta tipo esses teologos da prosperidade e além disse os caras ficam doentes likess. Que louco é a ideologia irmão, hoje ele faz palestra para essas grandes multinacionais. Tem que falar um discurso condizente com essas corporações.
Já tem tempo. 😢. Tirando aquele vídeo de abater parte do financiamento de imóvel, tem só mais uns dois vídeos que salvam, mas depois foi só ladeira abaixo.
Vou deixar meu comentário aqui, ,eu sonho é ver alguém da turma comuna, principalmente o Gaiofato ou Jones ou o Humberto cara em um bate papo com esses caras falando essas coisas para ver a reação dessa gente, por que eles pensam muito limitadamente velho, o cara acha que porque deu certo com ele e mais alguns pode dar certo para todo mundo, isso que é mais foda, os cara nem pensam nós problemas que as pessoas estão passando e sua realidade que é uma variedade que ninguém pode imaginar só a própria pessoa que sabe!
Eu dava valor ao Primo Pobre mas foi só ele começar a ganhar uma grana, que ele começou a tratar igual o Primo rico; Ele pega uma EXCEÇÃO e fala como se fosse REGRA, como agora nem 3% das pessoas que vendem na rua ganham isso, experiência própria pois já vendi brigadeiro na rua. Mas ele quer da a entender que quase todo mundo que for vender vai ganhar isso.
Mas o discurso dele sempre foi exatamente esse aí. Que você que já se mata de trabalhar tem que se matar de trabalhar mais ainda fazendo bico pra poder amortizar ou investir. Ele diz isso desde o começo do canal. O que ele nunca disse é que fazer vídeo no youtube mandando os outros se matarem de trabalhar foi o que mais rendeu grana pra ele...
Acho importante entender que o Eduardo não tá ensinando a ficar rico, ele tá dando sugestões de coisas a se fazer para amenizar a pobreza. Tampouco ele se propõe a enfrentar a raiz do problema, ele tá tentando oferecer uma alternativa imediatista, pra ajudar as pessoas a saírem de uma situação de mizéria, de dificuldade financeira, de endividamento. Porque quem está nessa situação normalmente não tá nem aí pra revolução, pra teoria, pra entender as inúmeras mazelas do capitalismo, etc. A principal preocupação delas é se alimentar, ter um teto, ter uma vida um pouco mais digna. A revolução é uma solução de longuíssimo prazo, não acontece de um dia pro outro. O que essas pessoas deveriam fazer enquanto isso? O discurso dele não é perfeito, mas não é de todo ruim. Penso que, ao invés de somente criticar, deveríamos unir forças para conscientizar as pessoas e, ao mesmo tempo, ajudá-las a sair da merd@ enquanto no capítalismo.
Tava pensando isso . São soluções que não resolvem o problema na raiz, mas podem trazer algum alívio na prática, é como um manual pra sobreviver o capitalismo
FINALMENTE UM COMENTÁRIO SENSATO!!!!! Nossa, exatamente isso!!!! Teve uma época dificílima em que eu ia na casa de cliente fazer maquiagem pra ter uma grana extra e de lá ir trabalhar até o fim do dia em loja de shopping. Já aconteceu até de eu me acidentar no caminho e maquiar machucada, pois só tinha como ir de bicicleta até a estação de trem. Não foi uma delícia, mas foi o que manteve um teto na minha cabeça e comida na minha mesa e nunca ter desenvolvido nenhuma dívida mesmo nesse momento difícil. Continuo pobre? Sim, mas hoje poderia ser uma pobre endividada. Graças a Deus e depois de acompanhar o canal do primo pobre, já tem 2 meses que eu consigo investir!! Se eu fosse ficar esperando a revolucao acontecer estava na rua morta de fome
É justamente isso! O problema do primo pobre é justamente pensar como "riqueza" quem ganha R$10k+. Mas as soluções imediatas, práticas, e repensar a nossa forma de consumo, é o que temos enquanto as raízes dos nossos problemas não são resolvidas. Famoso "o que tem pra hoje"
É simplesmente impossível pra galera aqui entender isso, parei de acompanhar o Gaiofato por causa disso. O que o primo pobre está propondo é uma solução para amenizar a situação ruim, não podemos esperar uma revolução para tentar melhorar de vida
Até que enfim foram pra cima desse primo pobre. Vi uns vídeos dele e basicamente ele trata a pobreza e seus problemas como algo individual e não coletivo. Na prática, é a mesma coisa que o rico.
@@jakiemendesele trata o problema da pobreza, endividamento, finança como algo exclusivamente individual e não coletivo. Acha que o cara pobre compra um celular por achar bonito e se mostrar pros outros. É uma visão rasa das coisas. Não vejo toda essa diferença pra versão rica.
eu vi um shorts dele literalmente 30 segundos atrás. Triste que até ele ta perdendo a noção, ele falava pra quem era pobre ganhava salario minimo e agr tá até defendendo pablo marçal RIDICULO demais, ele falando que em um ano se vc trabalhar MUITO e guardar TUDO vc fica rico, BICHO se eu tivesse 2 empregos ia ganhar dois salarios minimos por mes, como que vc muda de vida com 20 mil reais ????? CARALHO EU VO CORINGAAAAAAAAAAAAAAAR
Sério que o primo pobre já caiu nesse conto TB? Que triste! Eu o conheci há pouco tempo, tava vendo alguns vídeos dele mais antigos e tava gostando da maturidade pé no chão dele. Agora li seu comentário e já me decepcionei. Uma pena. A fama deve ter subido pra cabeça dele. Vou parar de seguir TB. Que triste!😢
@@polly9429 o corte era dessa mesma conversa com igor, ele tava falando que o papo do primo pobre tava lembrando o do pablo marçal e ele lançou um " ah eu acho ele um cara mto inteligente, discordo de algumas coisinha mas " Eu desconfiei quando ele começou a dar conselho pra comprar criptomoeda de meme uns dias atrás. Decepção demais, não dou dois anos pra ele estar no pique do primo rico falando que o aluguel é 300 reais se continuar nessa
Cara de verdade tu tá tirando de contexto. Esse cara tá trazendo uma conscientização incrível para as pessoas. Ele não promete riqueza mas o que tem de pobre vivendo como rico e querendo ostentar com iphone e vivendo uma vida enforcada pra impressionar os outros. O primo pobre é uma utilidade pública.
Posso ter perdido um pouco do "contexto" que você fala mas nesse corte em específico o cara parece mais ter um discurso contra "qualquer gasto que o pobre faça além do ~básico~" do que "contra a ostentação"
No canal dele ele explica que isso é por um tempo, até sair das dívidas e poder curtir com tranquilidade. Ele tá mudando a vida de muita gente, inclusive a minha.
Tenho 42 anos, durante a semana trabalho tanto que quando chego em casa estou me arrastando, nos fins de semana tem tanto serviço doméstico que não descanso, muitas vezes trabalho ainda mais em casa que fora, em que hora do meu dia vou ter tempo para fazer qualquer outra coisa?
Mano... o pior é que eu acompanho ele desde o inicio e tipo... ele era o mais diferenciado pq ele passava uma visão muito longe de ser um "coach" financeiro e pa, daí do nada passou a vir com esses papinho de "deixe de ser pobre".
Eu aqui consegui conquistar um patamar de ganhar relativamente bem. Estou com burnout, depressão, não vejo mais sentido na vida e tô com fobia até do escritório que trabalho. É uma pressão com tanta responsabilidade e intimidação que tá me deixa frustrado. Fazer isso no dia a dia é uma tortura. Tô até pensando em largar o apartamento que tô pagando. Se ter as coisas demanda isso tudo da minha vida, eu não quero nem viver.
A questão é oferecer uma alternativa a vida como ela é. Ninguém se importa comigo vou lutar pra safar o meu porque eu não tenho ninguém lutando por mim. E é verdade olha para as pessoas ao seu lado, os seus iguais e qual desses saindo de onde você estava chegaram a um lugar melhor? O discurso deles vendem esse lugar melhor, pagando o custo da sua saúde é bem provável que algo nos seus 30~40 anos você consiga e fale no final. Foi isso que salvou a minha família!
Trabalho desde muito nova, como cresci no interior do interior do estado, a opção na maioria dos casos é a roça, meus pais não tinham/ainda não tem condições, então mesmo criança, com 5 anos eu já tinha que trabalhar, ia em roça de algodão, laranja, giló, ficava horas agachada colhendo sementes de arvores de seringueira e voltava para casa com as pernas, costas acabados, andava muito para vendendo sorvete, limpava casa de uma senhorinha todos os sabados. Hoje já adulta tento fazer renda extra cuidando de animais, pessoas idosas, além do meu emprego registrado na area de TI, e não é fácil não, é muito fácil falar, mas na prática é outra história! Foi uma luta terminar o ensino superior, sou a primeira da família a ter graduação, tenho que trabalhar 8 horas num emprego, sair correndo para fazer a renda extra, gastar tempo com deslocamento, estar cansada, mas ter que escolher ir pq não tem outra escolha, ter que estudar para universidade, para concurso, livros que tenho que ler, fazer exercícios, tentar comer bem (oq acontece pouco, ás vezes, nem tempo eu tenho para isso), é tanta coisa na cabeça que precisa precisa precisa, mas a gente está tão exaurido que não aguenta mais! O mais foda é que vc ja ganha pouco, aí vc tenta se privar ainda mais para tentar guardar um dinheiro, nossa é um loop sem fim, as vezes, não dá nem vontade de continuar essa existência, seria mais viável desistir dessa vida, pq isso não é vida! Ou seja, a questão não é trabalhar, pq já fazemos, a questão é a desigualdade, a precarização...agora vc tem q aprender várias habilidades para ser explorado, complicado hein!
Dica pra deixar de ser pobre: junte seus amigos e familiares e tome os meios de produção. Agora que a terra e a indústria pertencem a vocês, quando tiverem fome basta plantar, quando quiserem moradia, basta construir, quando quiserem conhecimento basta criar escolas e universidades....
Mas aí, entendo a crítica, entretanto o Gaiofato podia fazer a crítica mas ao menos dar esperança para as pessoas. Porque ninguém quer esperar a revolução chegar para mudar de vida. Admiro o Primo Pobre, ele pelo menos está tentando ajudar as pessoas a mudar a realidade financeira familiar.
Eu fiz uns aplicativo nos eua. Tinha um de limpeza que pagava uma merreca, porem da mesma forma, o aplicativo cobrava horrores, embolsava mais de 50% sem fazer nada. Se eles cobravam quase $40 do cliente (por hora), nao repassavam nem $16. Se chegasse la e o imbecil do cliente nao estivesse em casa: problema é seu!! Venda o corpo pra pagar a gasolina… Hoje trabalho numa empresa temporária que lucra uns $20 por hora trabalhada minha, nunca me deram dinheiro pra gasolina, nenhum direito. Porem dessa vez vou meter eles na justiça e tirar meu ano sabático (a 💩 toda ta girando em torno de 70 mil dolares APENAS em direitos trabalhistas nao pagos) dó de empresa jamais
Nossa hj andando no centro da minha cidade a cada 3 passos é alguém vendendo algo, bala, paçoca, doce, brigadeiro etc etc etc. As pessoas desesperadas para conseguir o mínimo para seu sustento, tenso
@@Dopamina3D isso individualiza e afasta as pessoas de lutarem por melhores empregos , salários e condições de oportunidades, vender paçoca só vai manter esses pessoas iludidas e continuarem pobres, o que muda a sociedade é ter consciência de classe e lutar por mudanças profundas
@@marcellovanthielsaabo1440 o seu herói gaiofato está lutando para melhorar essa situação ou está fazendo renda extra com RUclips te iludindo que dá para fazer a revolução assistindo os vídeos dele?? Gaiofato faz o que o primo pobre ensina, enganar trouxa e massagear ego no RUclips
@johnmiguelYT Igual ao Primo Rico? Sério mesmo? O Gaiofato está aqui para trazer informação para a classe trabalhadora, vai me dizer que ele mentiu em algum momento do vídeo? Os direitos trabalhistas estão cada vez mais sendo destruídos com essa ideia merda individualista, coisa de neoliberal safado mesmo.
Eu ganho um salário mínimo e esse salário só paga minha faculdade, já tenho um privilégio já por conta disso, mas precisava de mais dinheiro já que sofri um acidente e fiquei sem salário, comecei a fazer sorvete e vender, eu evito fazer os cálculos pq agora já gastei fazendo, mas está claramente só me fazendo trabalhar mais e ainda ficar em um aparente prejuízo, até por que além de gastar com energia e ingrediente estou muitas vezes perdendo 3 horas do dia por vintão
Educação financeiro é importante sim, não é a toa que existe um curso na faap se n me engano que chama "gestão de herança" p os ricos n torrarem suas heranças e ficarem pobres
@@lucianapinheiro pode rir querida, mas n adianta dizer q n é importante, tem trab q sobe de cargo e ganha seus 10k por mês e enfia na bunda pq n sabe cuidar de seus recursos…
Essa mania de jogar tudo, toda responsabilidade em cima de quem tem apenas a força do seu trabalho do lado é algo nojento, como se o esforço nunca fosse suficiente para "chegar lá".
Fico pensando como trazer essa galera pro nosso lado. Às vezes sinto que são pessoas que buscam uma saída dentro do sistema, não querem ou não enxergam ou não acreditam na mudança de sistema. Talvez não queiram esperar ou construir a revolução.
Pq o trabalhador não quer saber de revolução, quer comprar suas bugingangas, tomar cervejinha final de semana e pagar menos imposto. Socialismo é fetiche da burguesia.
O trabalhador não quer saber de revolução, quer comprar suas bugigangas, tomar sua cervejinha nos finais de semana e pagar menos imposto. Socialismo é f3tich3 da burguesia.
@@lilliadobahiano4660 assim como existe todo tipo de promoção e msm assim vc compra as coisas que quer comprar e isso não diminui teu gasto rapaz faz o seguinte então: pega 1 moto vai de eletrica como tu falou ne roda 1 mes de ifood ai dps vc diz quanto tirou limpo e quanto gastou pq vamos ser honestos aqui e sair do campo da fantasia? pq na teoria tudo é lindo mas se vc tirou 6K de grana e gastou 4k na sua necessidade com a moto e no fim recebeu 2k limpo vc mais gastou doq ganhou vc basicamente pagou para trabalhar e com esses 2k vai pagar suas contas e vai sobrar oq? 500 reais? menos? ai que ta o problema
É incrível como esses caras só colocam a culpa no trabalhador. "Você é pobre porque não quer trabalhar mais; tá passando perrengue? Faça renda extra." Nunca é uma causa estrutural, redução de salários, aumento de custo de vida, nunca é um problema coletivo com soluções coletivas. Eu tenho um canal de finanças, mas só porque o RUclips tende a pagar mais e porque as vezes eu sinto vontade de mergulhar no chorume pra tentar bater papo com essa galera, mas sou comunista.
O ser humano que nasce pobre, com uns 10 anos já começa a imaginar que um dia será muito rico!! Quando começa a trabalhar com uns 14 anos, tem que dividir o tempo da escola e trabalho. Se ele tem "sorte" de ter um trabalho de 4 a 6hs como estagiário, ele ainda consegue estudar e trabalhar. Mas aí tem os custos de um monte de coisa, como livros pra estudo, roupas, alimentação e o adolescente também vai querer sair pra ter algum lazer. Por de ser cinema, futebol, sair com os amigos, passeio no parque etc... Se ele não desistiu dos estudos para focar no trabalho. Ele vai estar tentando estudar pra entrar numa faculdade!! Se ele não conseguiu entrar na faculdade ele vai pra particular fazer qualquer curso. Aí ele vai ter que trabalhar mais pra tentar estudar um curso que é mais complexo que quando ele estava no ensino médio!! Aí ele vai tentar conciliar o trabalho com os estudos mas vai ver que é em vão. Por que o tempo que ele deixou de estudar, ele tava trabalhando. Aí ele desisti da faculdade e fica se mutilando a vida toda achando que ele que é o culpado por ter era se esforçado pouco. Mas ele não ve que é o sistema que funciona pra ele ter o sonho mas nunca ter uma realidade melhor!! O jeito de a gente melhor é só fazendo uma revolução pra mudar esse sistema que oprimi e esmaga os jovens trabalhadores!!
eu conheço tanto pobre que tem esses pensamentos, são meus amigos, o pensamento de que "é facil e só trabalhar e empreender" infelizmente esse tipo de pensamento pega mt não só por ser ideologia dominante mas pq parece pratico, parece que eles tem essa esperança de que com eles vai dar certo
Assim...eu não concordo muito com as ideias do Primo pobre, mas acho meio descabido tratar ele da mesma forma como trata o primo rico ou a Natália Arcuri. Sim, é um absurdo vivermos em um sistema onde precisamos ter mais de uma renda pra ter o minimo de "estabilidade", mas a gente também precisa ser materialista (como todos os comunistas falam) e enxergar que NESSE MOMENTO essa é uma solução pra poder escapar da extrema pobreza e da fome, ate porque nos precisamos viver e pagar contas enquanto a revolução não começa. Apesar de ter uma perspectiva liberal, o primo pobre ainda consegue ser mais honesto que o primo rico. E antes que falem que sou liberal ou que estou fora da realidade sobrevivo com minha família da venda de doces na rua, não me acho foda por isso e nem digo que é o caminho certo, mas é o que eu posso fazer no momento. Mas de qualquer forma o video é bom e parabéns pelo trabalho Gustavo..
Concordo em parte. Mas quem já gasta 8 horas por dia em trabalho, mais 4 no transporte público, mais um tanto em serviços domésticos, se fizer ainda esses "bicos" vai ter um prejuízo irreparável na saúde e nem por isso é garantido que vai mudar de vida. E dizer que "todo mundo que souber finanças fica rico na velhice" é uma idiotice sem tamanho. Também é bobagem esse papo de "investimento faz seu dinheiro multiplicar", porque a menos que você tenha muita sorte na renda variável, na maioria das vezes - tanta renda fixa quanto variável - mal cobre a inflação.
@@rogerio4039Concordo com tudo que você falou. Não acho que o primo pobre esteja certo em falar essas coisas, só quis dizer que tudo isso que você falou é a realidade de agora. As contas chegam, a fome machuca e não tem nada que possamos fazer além de nos virarmos para conseguir o pão de cada dia, principalmente se a esquerda continuar brigando entre si. A revolução provavelmente não será amanhã e não sei se estarei vivo até ela começar, eu acho que mais do que fazer críticas através de reacts eu acho que devia ter mais chamados para protestos reais na rua mesmo, e pelo jeito isso tá bem longe de acontecer. Não sei se me expressei bem, mas obrigado pela resposta e desculpa só ver agora.
@@SamuelGomes-ps4fi concordo com você. A esquerda precisa se reinventar porque até agora estamos sendo esmagados pela direita. E, sim, precisamos encontrar soluções individuais para os nossos problemas econômicos enquanto lutamos por uma solução coletiva. Dicas de empreendedorismo, estudos e economia podem ajudar muito, se fizerem sentido. O Primo Pobre, no meu ver, começou razoavelmente bem nesse trabalho, mas, como já comentado por aqui, aos poucos está se assemelhando ao Primo Rico, com conselhos ilusórios e até perigosos. Se a pessoa sacrificar demais o lazer e se sobrecarregar com excesso de trabalho na esperança de "ser rico" na velhice, corre risco de nem chegar à velhice, porque terá a saúde comprometida. E mesmo se chegar, será com a qualidade de vida comprometida sem poder usufruir bem do dinheiro acumulado.
"Sua tese principal é a renúncia à vida e às necessidades humanas. Quanto menos se comer, beber, comprar livros, for ao teatro ou a bailes, ou ao botequim, e quanto menos se pensar, amar, doutrinar, cantar, pintar, esgrimir, etc., tanto mais se poderá economizar e maior se tornará o tesouro imune à ferrugem e às traças - o capital. Quanto menos se for, quanto menos se exprimir nossa vida, tanto mais se terá, tanto maior será nossa vida alienada e maior será a economia de nosso ser alienado. Tudo o que o economista tira da gente sob a forma de vida e humanidade, devolve sob a de dinheiro e riqueza. E tudo que não se pode fazer, o dinheiro pode fazer para a gente; pode-se comer, beber, ir ao baile e ao teatro. Ele pode adquirir arte, saber, tesouros históricos, poder político; e pode-se viajar. Ele pode apropriar todas essas coisas para a gente, pode comprar tudo; ele é a verdadeira opulência. Mas, apesar de poder fazer tudo isso, ele só quer criar a si mesmo, e comprar a. si mesmo, pois tudo mais se lhe submete. Quando se possui o dono, também se possui o servo, e ninguém precisa do servo do dono. Dessa maneira, todas as paixões e atividades têm de ser submersas na avareza. O trabalhador deve ter apenas o que lhe é necessário para desejar viver, e deve desejar viver para ter isso. "
O Duda era um cara maneiro, alertava sobre os gurus, dava dicas de como amortizar financiamento, evitar dividas e etc...ai começou a andar com o Primo Rico e virou outra pessoa, falando pro povo investir em cripto moeda, parece cada vez mais um guru e perdeu o que tinha de melhor que era a humildade.
Duro mesmo, essa galera que vem com essa ideia de que voce vai sair da pobresa simplesmente sacrificando a sua vida inteira trabalhando igual um maluco...
existem métodos mesmo nesse sistema pra vc melhorar suas condições de vida, é difícil mais existem. a pior coisa que esse pessoal faz é generalizar e expressar que todo mundo pode e só depende de esforço... aí já é forçar a barra.
Pode sim, vc pode complementar sua renda com esses trab alternativos pra gerar renda extra, mas jamais vc ficará rico com isso. Jamais! E nem vai virar guru das finanças e dos investimentos como querem fazer a massa acreditar!
@@polly9429 exatamente, eu acho q as pessoas nem precisam ter essa perspectiva de que vc tem que ser financeiramente rico pra estar bem. se vc tiver uma boa renda, conseguir ter boa moradia e lazer, não passar perrengue, vc já é uma pessoa de sucesso, pq por mais que isso parece o mínimo a maioria das pessoas não tem nem isso!
@@kinokkjj. Sim, tb tenho esse mesmo ponto de vista seu. E é assim que levo a minha vida. Não quero investir nem ser milionária, só quero viver bem, viajar, poder ter acesso a opcões de lazer, pagar minhas contas em dia e rralizar meus objetivos mediatos e imediatos. E consigo. Então sou feliz assim e está ótimo. N preciso ser milionária pra ser feliz e ser considerada uma pessoa de sucesso não.
@@polly9429a questão e não e ser contra , a pessoa ganha extra , e válido , o problema e que esse papo de finanças e empreendedorismo tira a consciência de classe da classe trabalhadora
Educação financeira para investir é para menos de 5% da população brasileira, e isso para ter complemento para aposentadoria, não liberdade financeira. Essa turma de coach financeiro falseiam a realidade, apresentam exceção como regra.
Obrigada por alguém falar que esse cara fala as mesmas coisas que todos os coachs com uma cortina de que é humilde. Não conheço nenhum pobre que não trabalhe. E não tiveram o mínimo...
Pra mim foi o fim do mundo quando vi minha CUnhada que mora em uma casinha nos fundos da casa da mãe idosa fazer live na internet ensinando a fica rico sendo que ela é pobre ferrada na vida...mano...é pra surtar ver uma coisa dessas
Sendo honesto, nem a Nath Finanças me convence mais. São influencers que “ensinam” a lidar com dinheiro, que conseguem um destaque, e logo passam a dar dicas fora da realidade da maioria.
Educação financeira como os coachs pregam não sei, mas acho válido ter uma educação no sentido de planejamento. Tenho observado e tido experiências com algumas pessoas que eu vejo que isso faria muita diferença mesmo. Elas são passadas pra trás e tapeadas muitas vezes por não compreenderem coisas de planejamento e finanças. É triste demais, porque são pessoas muito simples, a vida é só dificuldade 😔
Mas aqui no canal ele não fala que é ruim a educação financeira, até indica a página da Nath Finanças se não me engano, o problema é a forma que apresentam isso
@@fernandapaiva9664 ah sim sim, eu vi/ouvi quando ele mencionou a Nath, inclusive. Eu só dei a volta toda, pra justamente tentar dizer que educação financeira é importante, não da forma que os coachs pregam, mas é importante também. Pq algumas pessoas também acham que não resolve nada, claro que tem toda uma conjuntura, mas é importante de todo jeito. Mas enfim, rs. Concordo com você, o problema é a forma com que apresentam isso
E pra cada camarada que consegue viver bem trabalhando tem milhares que se matam de trabalhar tanto quanto aqueles que vivem bem e estão morrendo em vida.
Nem todo mundo quer ser rico e esses caras não entendem isso. A maioria das pessoas querem viver bem, trabalhar ganhando um/a sálario/remuneração justo/a que nos permita ter saúde, lazer, boa alimentação, educação, poder descansar, viajar e etc. Coisas que, ao meu ver, todos deveriam ter direito sem precisar se matar trabalhando. Imputar preguiça como justificativa em não termos isso é muito desonesto.
Exatamente. Pq não focar em qualidade de vida e reserva de emergência, e não nesse papo inalcançável (para a grandiosissima maioria) de enriquecimento? Esses coachs que ensinam a enriquecer parecem aquela história da cenoura pendurada para incentivar o cavalo a andar. Vai andar, andar, e continuar com fome.
Exatamente. Pq não focar em qualidade de vida e reserva de emergência, e não nesse papo inalcançável (para a grandiosissima maioria) de enriquecimento? Esses coachs que ensinam a enriquecer parecem aquela história da cenoura pendurada para incentivar o cavalo a andar. Vai andar, andar, e continuar com fome.
Creio q para uma vida de muita dificuldade e necessidades prementes, as dicas do Primo Pobre (ainda q as vezes criticaveis) sao mais calcadas na realidade do q aguardar a revolução em coletivos. O trabalhador precisa almocar amanhãm
Primeiro vamos definir o que é um Rico e o que é um Pobre. Uma pessoa rica é aquela que detém os meios de produção, controlando a produção e a distribuição dos bens material na sociedade, acumulando riquezas através da exploração da classe trabalhadora, portanto, NÂO PRECISAM TRABALHAR. (Qualquer pessoa que suja desta descrição não é rica) Por outro lado, o proletariado, ou classe trabalhadora, são aqueles que vendem sua força de trabalho em troca de salário, portanto, SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR para sobreviver. Agora vamos compreender a realidade material. Como que a maior parte dos proletários do Brasil, que trabalha 8 horas p/dia, 6 dias na semana, mais as horas no transporte publico, além dos desgastes físicos e emocionais por conta do trabalho, e ganha 1.412 reais em média. Como essa pessoa vai enriquecer no sistema que oprime sua classe ? Observação : Isso porque não coloque nessa equação; as mães, mulheres, negros, trabalhos precarizados, educação, gastos de subsistência e a burguesia contra o pequeno burguês (empreendedor) que também é um trabalhador.
@@nothingwhere⚜️ Voltaire disse: Quando o fanatismo grangrena o cérebro a enfermidade é incurável. Isso é o engano dos “neoliberais” que ganham 1.412 reais e acham que ter um corolla de 2012 é riqueza.
Esse cara tá me lembrando os coach da casa do caralho que o Caue Moura já reagiu! Almoçar, Jantar, se Vestir., pagar contas de luz, água. .. Psss... Mas tem que abrir mão de gastar. Tá bom amigo, a vida do brasileiro tá fácil assim, confia😂
Isso que vc falou do pagamento por hora trabalhada tá mto precarizado, eu sou médico, tem plantão de emergência pagando 80 reais a hora, tocando caso de paciente com risco de vida, múltiplas comorbidades.
Trabalhar MAIS e viver MENOS. Essa é a ideia passada desde sempre… parece que a diferença entre a época da escravidão e a atual é basicamente o sofrimento físico (digo somente na relação do trabalho, sem considerar questões de trato humano). P.S.: não levem a analogia ao pé da letra. É apenas uma analogia…
Gente, mas essa parte que ele fala dos serviços de streaming eu até concordo. Qual a necessidade de vc assinar TODOS os serviços disponíveis no mercado? A gente n assiste nem 5% do conteúdo que existe neles. Eu acredito que a assinatura de um só, no máximo dois desses streamings é suficiente. E, olha, eu assino dois deles e confesso que quase n vejo. Eu vejo muito mais o youtube do que eles, fora que a gente pode ver online muitas séries, doramas, nov, etc.. Inclusive tô considerando cancelar a netflix e ficar só com a hbomax que eu gosto mais (e tb vejo muito pouco). Sei que ninguém vai ficar rico fazendo isso, mas vai conseguir economizar uma graninha, que de repente vai dar pra usar com lazer .
@@CamaradaRafa. Camarada, n sei se vc foi irônico, mas caso tenha sido, eu me referi obviamente ao exemplo que ele deu no vídeo, das quais muitas pessoas se encaixam, que é assinar muitos serviços de Streaming (qdo não todos). Se vc ou QQ outra pessoa n os assina, ótimo, a crítica n foi direcionada pra vcs. Um abraço e fique na paz! ✌️🙇
@@polly9429 nenhum trabalhador assina tds os streamings, assina somente os de seus interesses dentro da sua realidade. Esse ponto levantado é uma falsa polêmica e crítica pela crítica
Até tinha uma certa consideração por esse primo pobre mas depois que ela fez uma colab com Natália Arcuri caiu no meu conceito a baixo de 0.0 por essas e por outras a Nathy Finanças nunca irá gravar algo com ele. E vamos combinar ela ensina algo factível
4:43 Sim, é a vida Para sair da miséria, você precisa ralar MUITO, para ter uma vida confortável, para ser um pobre Premium. Meu vô saiu da miséria porque sacrificou. Se a educação financeira começa na base, é possível evitar um pai de família ganhando um salário mínimo para cuidar de esposa e filho.
Na minha escola teve educação financeira. O papo da professora era basimente assim: pra que vc quer comprar um iphone se vc pode comprar um galaxy a10 de mil reais... a educação financeira de la, era basicamente se privar de qualquer coisa que seria "luxo" aff
Eu entendo perfeitamente todo o seu discurso e concordo, mas infelizmente muitas vezes o que ele está falando é a única forma do pobre ter uma vida digna nesse sistema doente
O primo pobre era bem pe no chao, mas ele num percebeu que o que esta melhorando a vida dele eh o sucesso no youtube. Por que ele nao fala que o ideal para se ter uma vida mais digna eh ter conhecimento.
Faz um tempo que eu queria que alguém comentasse sobre esse sujeito. Ele se vende de primo pobre, como se fosse alguém diferente nesse meio, mas ele simplesmente se paga de "humilde" pra ganhar veracidade, porém ele é uma cópia do primo Rico
Eu acordo 4:30 da manhã pra trabalhar numa metalúrgica...e o cara vem me dizer que tenho que trabalhar mais pra sair da pobreza kkk sai fora kkk consegui compra meu PS5.. to felizão kkk
po, desses maluco de mercado financeiro, esse dai é o melhorzinho.... eu entendo os dois lados... mas é aquela coisa né rapazeada... até a acensão do trabalhador, talvez demore décadas, talvez não aconteça... o pessoal tem que dar um jeito de ir se virando.. e na real é só vc substituir o "renda extra" por "fazer um freela" e da tudo certo... qualquer pessoa aqui que tiver uma oportunidade de ganhar um dinheiro limpo a mais, vai fazer... agora não adianta ficar parado tbm....
acho que muito do que ele quer dizer é do tipo, po "po, se vc tem um sonho, ou uma meta, e na sua situação atual vc não vai conseguir atingir ela tão rapido... a outra opção é vc começar a fazer algo a mais"... isso não é a coisa mais absurda do mundo rapazeada... muito do q ele fala (ou pelo menos falava) não era de vc ficar correndo atrás de dinheiro igual um loco degenerado... era ele dar dicas ou conselhos de como tentar conquistar oq vc quer...
Cara, eu acho que a gente precisa lidar com a realidade. E a realidade não é igual pra todos. Essa movimentação que ele propôs trabalha em prol da desvalorização do trabalho, porém dentro da realidade dele, que ele apresenta, não tá errado. Talvez houvessem maneiras mais ética de propor isso,mas a realidade é: " no capitalismo, para ter o básico vc vai ter que fazer um esforço além do comum". Tem quem possa apenas criticar e se manter numa posição fora dessa lógica, mas isso não é pra todos. Pra quem tá realmente " fudido" , "faça um bolo de pote" não parece um conselho tão ruim. Ninguém vai ficar RICO com micro empreendedorismo, mas talvez saiam de uma situação de extrema precariedade.
Esse primo pobre é um personagem. Criaram o primo rico, viram que estava muito forçado e aí lançaram o primo pobre. Os dois (aliás 99% desses youtubers financeiros) pegam exceções da regra e usam como se fossem o normal. Aqui no Brasil, não temos demanda suficiente para que uma pessoa enriqueça vendendo pão de mel. O gaiofato aí mesmo já falou que foi tentar vender cerveja e não conseguiu vender tudo.
Eu deixei de acompanhar esse cara por causa dos papos estranhos e um cheiro de culpabilizar mto as pessoas por serem pobres. Que triste ele estar assim. :(
O primo pobre tem umas dicas interessantes. Enquanto a revolução não vem, as pessoas precisam sobreviver nesse sistema, e várias dicas dele ( não as que apareceram nesse vídeo) são muito úteis pra quem trabalha e tá fudido financeiramente. E essa parte de minimalismo ( obviamente sem ser neurótico de não ter nem cama, tv, geladeira, cortar as opções de lazer) é excelente pra economizar e para o meio ambiente. O padrão de consumo americano é absurdamente alto, e buscar que as pessoas tenham um padrão de consumo equivalente a isso é um suicídio.
Eu não Aguento mais esse papo de empreendedorismo, até na escola tem esse papo todo dia véi, o nível de alienação em todo lugar é muito desgastante
Ensino fundamental da minha filha tem uma feirinha anual com esses papos.
O problema não é o empreendedorismo em si. É a romantização do empreendedorismo...
@@Tutordematematicaicaro exato , melhor comentário até agora , muitos nao entendem, a maioria trabalha em 2,3 lugares pra manter suas necessidades básicas
Tão até misturando religião com isto.
@@daviaugustusfarrant5563 ninguém sustenta se não trabalhar
Trabalhei 7,5 anos como bancário atendendo ao público e hoje sou professor de Biologia na escola pública. Afirmo que não precisamos de educação financeira na escola, mas sim de mais aulas de sociologia e história para saber que está sendo precarizado. O povo quer que a escola ensine que é normal trabalhar 15 horas por dia.
Acho que o pessoal que defende homeschooling devia aplicar e ensinar educação financeira em casa 😝 Nem acho um conteúdo de todo mal, pq saber gerir o dinheiro não é maléfico, maléfico é aula de empreendedorismo baseada em meritocracia.
kkkkkkk
@@ruijrsar o cara foi bancário por 7 anos e não tem noção de finanças ? Kkkkk, cara olha a besteira que tu tá falando.
Sem contar a estética da escola pública X privada, escola pública parece cadeia, aqueles sinos horríveis, escola de rico estética de universidade, monitores disponíveis para atender os alunos , não tem aquele sinal para alerta de início e fim de aulas e td. Sei que isso parece banal. Mais a ideia de aprisionamento é incutido desde muito pequeno, já filhos da classe média alta não vivência isso.
Sua interpretação é tão boa quanto a da minha sobrinha de 6 anos. Além de desmerecer uma profissão junto . Vc que é o foda @@ruijrsar
Minimalismo é coisa de rico. É uma sala grande quase vazia... só com um mac de 10k USD. uma obra de arte de 7K USD, uma bike de 5k USD, roupas "clean" "sem marca" que custam 100 USD cada. O Minimalismo é a tentativa da burguesia de se diferenciar da classe trabalhadora, não é a ausência do consumo, é o pós-consumo. Onde não se sofre para adquirir bens materiais, mas decide-se não fazê-lo por uma suposta superioridade moral.
É o mesmo lance da valorização da magreza, depois que a classe trabalhadora teve acesso a comidas hipercalóricas.
oxe mas magreza é valorizada tem décadas talvez séculos, tá fazendo analise freestyle
Históricamente ser acima do peso é sinal de status, desde o neolítico.@@diegonexus3082
@@diegonexus3082 . Em séculos passados era o corpo voluptuoso que era valorizado. Isso é retratado em muitas pinturas de época. A mulher era totalmente curvilínea e com muita carne (gorda mesmo). Isso pq naqueles tempos(desculpa, sou péssima pra especificar os séculos), a população geral passava fome. Só os ricos tinham acesso à boa alimentação, e isso era o status da época. Como a maioria passava fome, logo, a maioria era bem magro. Séculos se passaram, e como ele falou no comentário acima, o que dá status hj é a magreza.
@@polly9429 infelizmente isso é historicamente incorreto, procure as representações de Afrodite ou Venus e verá mulheres magras, tanto na antiguidade como no renascimento, nem mesmo nas pinturas medievais há isso, nem no Oriente Médio China ou Índia e quando ele fala de comidas hipercalóricas se refere a fast food que é recente e não há registro de um padrão de beleza de 100 anos pra cá que não seja a magreza em maior ou menor grau
O que dá status é corpo definido...e não magreza, aproveitar a potência do seu corpo. Esse discurso é ridículo e só incentiva as pessoas a não se cuidarem. Qualquer um sabe que uma má alimentação vai te matar mais rapido
Vou dar um relato familiar. Tanto meu pai quanto minha mãe vieram de origem humilde, minha avó paterna era gari e mãe solteira de 7 filhos, enquanto meus avós maternos trabalhavam em roça e minha avó criou 8 filhos também. Meu pai começou a trabalhar desde de criança para conseguir ajudar os irmãos como vender leite, picolé, engraxar sapato, etc e mais ou mebos na adolescência ele ganhava um dinheirinho como jogador de futebol aqui na cidade e trabalhando em mercado, loja de materias de construção, etc. Ele se casou com a primeira esposa, teve dois filhos e com o dinheiro que trabalhou na adolescência e tinha guardado, conseguiu comprar uma posse e ele mesmo construiu a casa para ele e a esposa. Se separaram e no divórcio ele perdeu a casa porque preferiu ficar com a guarda dos filhos no acordo, dormia no chão da casa da minha avó para deixar a cama para os filhos e mais ou menos por aí que ele conheceu a minha mãe, que trabalhou a infância inteira em roça e também já era separada e tinha um filho.
Ele fez um curso de jardineiro para entrar em uma empresa de energia elétrica daqui, acabou que ele começou a trabalhar como eletricista e minha mãe como técnica de enfermagem, o que era suficiente para pagar aluguel, manter a casa e pagar uma escola particular para os filhos (que hoje são 5). Ao longo de 30 anos de trabalho, com muita inteligência financeira dos meus pais, conseguiram conquistar a casa própria a mais ou menos 8 anos atrás, foi demitido 3 anos depois e usando tudo o que conquistou, conseguiu montar uma padaria + mercado e que funciona a 5 anos. Hoje temos uma condição melhor, ele ganha mais, só que o trabalho é bem maior e praticamente não aproveita um dia de folga sequer, eu trabalho aqui o dia inteiro e todos os dias enquanto estudo para ingressar em uma universidade e isso só foi possível por conta de praticamente 50 anos de trabalho dos meus pais, mas ainda assim estamos mais próximos de quem come lixo para sobreviver do que dos ricos.
Meu pai tem uma história parecida, mas hoje trabalhamos tanto quanto eles fizeram no passado e estudamos muito mais, e mesmo assim nossas perspectivas são mínimas.
Na minha família a história é bem parecida, mas não consegui estudar em escola particular, na verdade meus pais nunca imaginaram que eu e meus irmãos algum dia faríamos faculdade, mas fizemos.
Sinto que apenas vamos patinando na vida, sem sair muito do lugar. E é bizarro que as pessoas não percebem o quão difícil é ficar rico.
Que fita camarada :\
Calma que Jajá vai chamar teu pai de burguês.
@@Marcos_Paulo_PZsó um burro q n sabe de vdd oque é um burgues q faria isso.
eu acompanho os conteúdos do primo pobre e ele traz soluções bem mais próximas da realidade do que os demais que falam sobre isso
Ele traz soluções reais do q se fazer pra ganhar mais e quitar as dívidas pra pessoa fazer uma poupança de emergência , ele não fala q vc vai ficar rico ele prega para o pobre deixar de ser lascado. Nesse corte ele crítica o cara sem ver o contexto q o cara fala pegar um recorte e criticar é fácil. Hj o povo trabalha 12 horas paga as contas e fica o mês todo sem um real no bolso. O pobre periférico não abraça essas ideias de comunismo pq é muito radical achar q vai tomar tudo dos donos de terras pra botar na mão do trabalhador q vai plantar pra comer hj os sem terra fazem isso e a comida que produzem é bem cara saudável mas muito cara para o brasileiro médio. Os comunistas tem q sentar em um bar na favela pra ver como é a realidade do povo.
Verdade. E mudança de mentalidade e aprender que existe possibilidade de ter uma vida um pouco mas tranquila se tiver um pouco de inteligência financeira.
Verdade concordo ele pega faz um corte e critica
21:02 Uai, ele disse pra cortar serviços de streaming pra reduzir gastos e economizar, mas dai ele recomenda um documentário que ESTÁ em um serviço de streaming
Conhece torrent? ☠️
Cara, ele disse pra tentar não exagerar quando não se tem condição pra isso. Falou pra evitar assinar 500 streamings e não cancelar todos e viver de SBT.
Comunista n pensa
Seu canal é de Utilidade Pública. Só quem é professor sabe os "perrengues " que passa pra conseguir sobreviver. Ouvindo suas histórias me lembrei de várias situações difíceis que já enfrentei pra sobreviver e dar aula!
@@LucianBuenoonão e por isso que o estado precisa precsriza mais os professores, e a iniciativa privada e a mesma coisa só tem trabalho precarizado
@@andreluisguimaraesdias457ele está supondo que ela é uma professora da rede estadual. Mas ela não disse no comentário onde ela trabalha. E sim tem professor da rede privada ganhando mal sim!
@@relaxaramente5813entendo seu ponto de vista , mas escola estadual a maioria paga mal , a não ser a rede municipal que tem cidades que paga melhor que as escolas públicas do estado
@@LucianBuenooe lógico que não e importante para o governo, a intenção é acaba com a escola pública e entregar tudo pro setor privado
@@andreluisguimaraesdias457 realmente, mas não é que a escola pública paga mal que a escola privada paga bem. Ambas pagam mal! Assista o vídeo inteiro, você comentou o vídeo sem assistir, volta do começo e assista o vídeo!
Primo pobre virou o que mais criticava. Está a dois passos de virar um clone do Primo jimo (rico)
Concordo com Vc. Tá falando pra nicho que não é mais o que ele indicou, é vende uma ideia que não funciona na prática, virou " você não se esforça, você é pobre pq quer "
Quando falta a crítica ao capitalismo esse é o caminho
Legal é a dica dele:
23:59 "pobre não tem que ter netflix"
00:00 "tem um documentário que eu sempre indico pra galera ver na netflix"
Porra, aí não dá
No início ainda dava umas ideias que eram realidade, mas só foi ganhar dinheiro dando as dicas que mudou os discursos kkkkk. No interior, arrumar 1 emprego ou bico já é difícil, imagina arrumar vários como ele fala. Mais fácil é estudar e torcer para conseguir algo após formar.
Ele sempre foi, já defendeu o bozo e etc só ver ele nos canais dos bozistas
"é só trabalhar" diz o cara no país que economistas liberais dizem que 11% de desemprego é necessário pra "não gerar inflação".
Calma ae quem é esse cara? Eu até fiquei curioso
@@lilliadobahiano4660Alexandre Schwartzmann.
Viu o vídeo do milionário empresário dizendo que o desemprego precisa aumentar muito pras coisas melhorarem? Está aqui no RUclips. É chocante.
Mas o Duda falou compactuou com a Ideia? Pq isso não ouvi da boca dele.
Cara, mas eles estão meio que certos eu acho, se vc parar pra pensar, o capitalismo precisa desse "funcionamento ruim" pra funcionar, o problema em si é que os caras tao falando a verdade que é extremamente problemática e ainda surpreendem o povo, triste dms
O Primo Pobre não tinha esse discurso, de todos os canais de finanças ele era o mais pé no chão mas infelizmente ele também está pregando esses papos nivel Pablo Marçal...
Viu q dá pra ganhar dinheiro vendendo ilusão
@@CamaradaRafa Verdade irmão as pessoas ficam doentes e perdem completamente a honestidade.
Há alguns anos acompanhava um cara de neurociencia aqui no RUclips (Canal neurovox) quando ele iniciou tinha um conteúdo bom esses dias vi um vídeo dele, meu irmão o homem se transformou.
Contra aquilo que ele ensinava, esta tipo esses teologos da prosperidade e além disse os caras ficam doentes likess.
Que louco é a ideologia irmão, hoje ele faz palestra para essas grandes multinacionais.
Tem que falar um discurso condizente com essas corporações.
Ele foi cooptado pelo grupo primo rico e é evangélico
Acho que não chega a tanto. Ainda tem o pé mais no chão que todos esses.
Já tem tempo. 😢. Tirando aquele vídeo de abater parte do financiamento de imóvel, tem só mais uns dois vídeos que salvam, mas depois foi só ladeira abaixo.
Obrigada por analisar o Primo Pobre também.
@@LucianBuenoo😂😂😂😂
@@LucianBuenoonão, é o da Nath Finanças
@@LucianBuenoo Se fosse você não estaria perdendo seu tempo comentando nesse vídeo, mas curtido sua riqueza mundo afora.
Concordo também! O Primo Pobre aí distanciou da base por completo, tá falando mais em favor das ideias de quem explora do que de quem é explorado!
@@nothingwhereverdade
Vou deixar meu comentário aqui, ,eu sonho é ver alguém da turma comuna, principalmente o Gaiofato ou Jones ou o Humberto cara em um bate papo com esses caras falando essas coisas para ver a reação dessa gente, por que eles pensam muito limitadamente velho, o cara acha que porque deu certo com ele e mais alguns pode dar certo para todo mundo, isso que é mais foda, os cara nem pensam nós problemas que as pessoas estão passando e sua realidade que é uma variedade que ninguém pode imaginar só a própria pessoa que sabe!
A regra pra ser rico é simples, nasça de novo só que rico
Seja um espermatozóide sortudo 😅, a questão não e reclamar, e que o sistema econômico brasileiro é uma M , uma economia neoliberal
@@LucianBuenoo😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂, saia do país das maravilhas, Alice
@@LucianBuenoo E se correr atrás vai continuar pobre, porém seu patrão vai ficar mais rico.
Reclamação só é algo legítimo quando vem de rico?@@LucianBuenoo
@@LucianBuenooMas só porque a pessoa corre atrás não quer dizer que ela vai conseguir
Eu dava valor ao Primo Pobre mas foi só ele começar a ganhar uma grana, que ele começou a tratar igual o Primo rico; Ele pega uma EXCEÇÃO e fala como se fosse REGRA, como agora nem 3% das pessoas que vendem na rua ganham isso, experiência própria pois já vendi brigadeiro na rua. Mas ele quer da a entender que quase todo mundo que for vender vai ganhar isso.
Mas o discurso dele sempre foi exatamente esse aí. Que você que já se mata de trabalhar tem que se matar de trabalhar mais ainda fazendo bico pra poder amortizar ou investir. Ele diz isso desde o começo do canal. O que ele nunca disse é que fazer vídeo no youtube mandando os outros se matarem de trabalhar foi o que mais rendeu grana pra ele...
Ele sempre falou isso, o gaiofato q deu uma bostejada sinistra, mesmo sem saber quem é o primo pobre.
@@juroBeba é apenas mais um dos mesmos. Não tá ficando rico fazendo bico ali ou aqui é investindo, tá ficando rico vendendo conteúdo na Internet.
@@juroBeba JUSTAMENTE NÃO TRABALHAR QUE DEIXOU ELE NUMA CONDIÇÃO MAIS PRÓXIMA DE POBRE PREMIUM OU RICO.
@@juroBeba sacou?
Acho importante entender que o Eduardo não tá ensinando a ficar rico, ele tá dando sugestões de coisas a se fazer para amenizar a pobreza. Tampouco ele se propõe a enfrentar a raiz do problema, ele tá tentando oferecer uma alternativa imediatista, pra ajudar as pessoas a saírem de uma situação de mizéria, de dificuldade financeira, de endividamento. Porque quem está nessa situação normalmente não tá nem aí pra revolução, pra teoria, pra entender as inúmeras mazelas do capitalismo, etc. A principal preocupação delas é se alimentar, ter um teto, ter uma vida um pouco mais digna.
A revolução é uma solução de longuíssimo prazo, não acontece de um dia pro outro. O que essas pessoas deveriam fazer enquanto isso?
O discurso dele não é perfeito, mas não é de todo ruim. Penso que, ao invés de somente criticar, deveríamos unir forças para conscientizar as pessoas e, ao mesmo tempo, ajudá-las a sair da merd@ enquanto no capítalismo.
Tava pensando isso . São soluções que não resolvem o problema na raiz, mas podem trazer algum alívio na prática, é como um manual pra sobreviver o capitalismo
FINALMENTE UM COMENTÁRIO SENSATO!!!!! Nossa, exatamente isso!!!! Teve uma época dificílima em que eu ia na casa de cliente fazer maquiagem pra ter uma grana extra e de lá ir trabalhar até o fim do dia em loja de shopping. Já aconteceu até de eu me acidentar no caminho e maquiar machucada, pois só tinha como ir de bicicleta até a estação de trem. Não foi uma delícia, mas foi o que manteve um teto na minha cabeça e comida na minha mesa e nunca ter desenvolvido nenhuma dívida mesmo nesse momento difícil. Continuo pobre? Sim, mas hoje poderia ser uma pobre endividada. Graças a Deus e depois de acompanhar o canal do primo pobre, já tem 2 meses que eu consigo investir!! Se eu fosse ficar esperando a revolucao acontecer estava na rua morta de fome
É justamente isso! O problema do primo pobre é justamente pensar como "riqueza" quem ganha R$10k+. Mas as soluções imediatas, práticas, e repensar a nossa forma de consumo, é o que temos enquanto as raízes dos nossos problemas não são resolvidas. Famoso "o que tem pra hoje"
O anticonsumismo do Primo Pobre é o calcanhar de Aquiles do Gaiofato.
É simplesmente impossível pra galera aqui entender isso, parei de acompanhar o Gaiofato por causa disso. O que o primo pobre está propondo é uma solução para amenizar a situação ruim, não podemos esperar uma revolução para tentar melhorar de vida
Até que enfim foram pra cima desse primo pobre. Vi uns vídeos dele e basicamente ele trata a pobreza e seus problemas como algo individual e não coletivo.
Na prática, é a mesma coisa que o rico.
Eu já estava aguardando um react desse podcast. Gosto do Primo Pobre, mas ser comuna e ver os conteúdos dele exigem paciência kkkkkkk
Nada ainda o conteúdo dele quando falta a crítica ao real problema, ele quase chega no ponto certo mas ele não consegue completar
@@jakiemendesele trata o problema da pobreza, endividamento, finança como algo exclusivamente individual e não coletivo. Acha que o cara pobre compra um celular por achar bonito e se mostrar pros outros.
É uma visão rasa das coisas. Não vejo toda essa diferença pra versão rica.
Esse é o Natalho Acury 😂😂😂😂 mesmo Papinho
Pensei a mesma coisa 😂😂
Kkkkkkk
eu vi um shorts dele literalmente 30 segundos atrás. Triste que até ele ta perdendo a noção, ele falava pra quem era pobre ganhava salario minimo e agr tá até defendendo pablo marçal
RIDICULO demais, ele falando que em um ano se vc trabalhar MUITO e guardar TUDO vc fica rico, BICHO se eu tivesse 2 empregos ia ganhar dois salarios minimos por mes, como que vc muda de vida com 20 mil reais ?????
CARALHO EU VO CORINGAAAAAAAAAAAAAAAR
Sério que o primo pobre já caiu nesse conto TB? Que triste! Eu o conheci há pouco tempo, tava vendo alguns vídeos dele mais antigos e tava gostando da maturidade pé no chão dele. Agora li seu comentário e já me decepcionei. Uma pena. A fama deve ter subido pra cabeça dele. Vou parar de seguir TB. Que triste!😢
@@polly9429 o corte era dessa mesma conversa com igor, ele tava falando que o papo do primo pobre tava lembrando o do pablo marçal e ele lançou um " ah eu acho ele um cara mto inteligente, discordo de algumas coisinha mas "
Eu desconfiei quando ele começou a dar conselho pra comprar criptomoeda de meme uns dias atrás.
Decepção demais, não dou dois anos pra ele estar no pique do primo rico falando que o aluguel é 300 reais se continuar nessa
@@__Rodrigo__. Realmente uma pena. Morreu pra mim. N vou ver mais nada desse sujeito.
@@__Rodrigo__ se você trabalhar na Uber 24 horas por dia , em dois anos você estará rico!
⚜️ Não é? Como que fica rico kkkk.
Cara de verdade tu tá tirando de contexto. Esse cara tá trazendo uma conscientização incrível para as pessoas. Ele não promete riqueza mas o que tem de pobre vivendo como rico e querendo ostentar com iphone e vivendo uma vida enforcada pra impressionar os outros. O primo pobre é uma utilidade pública.
Foi totalmente tirado de contexto. O Gustavo tem se tornado especialista em fazer isso.
Também observei isso. Conheço muitas pessoas que vivem reclamando da falta de grana e vivem para ostentar.
Posso ter perdido um pouco do "contexto" que você fala mas nesse corte em específico o cara parece mais ter um discurso contra "qualquer gasto que o pobre faça além do ~básico~" do que "contra a ostentação"
No canal dele ele explica que isso é por um tempo, até sair das dívidas e poder curtir com tranquilidade. Ele tá mudando a vida de muita gente, inclusive a minha.
@@juuholiveer mudando sua vida??? Tu nao sabe que se gastar , vai ficar sem dinheiro? Kkk
Tenho 42 anos, durante a semana trabalho tanto que quando chego em casa estou me arrastando, nos fins de semana tem tanto serviço doméstico que não descanso, muitas vezes trabalho ainda mais em casa que fora, em que hora do meu dia vou ter tempo para fazer qualquer outra coisa?
Ainda vão te responder que vc não está se esforçando o suficiente... É dose!
Mano... o pior é que eu acompanho ele desde o inicio e tipo... ele era o mais diferenciado pq ele passava uma visão muito longe de ser um "coach" financeiro e pa, daí do nada passou a vir com esses papinho de "deixe de ser pobre".
⚜️ Eu sofro muito, parece que quanto mais a gente trabalha mais pior ficamos esse salário mínimo é chamar a gente de trouxa.
Eu aqui consegui conquistar um patamar de ganhar relativamente bem.
Estou com burnout, depressão, não vejo mais sentido na vida e tô com fobia até do escritório que trabalho. É uma pressão com tanta responsabilidade e intimidação que tá me deixa frustrado.
Fazer isso no dia a dia é uma tortura. Tô até pensando em largar o apartamento que tô pagando. Se ter as coisas demanda isso tudo da minha vida, eu não quero nem viver.
Procure ajuda psicologica tudo que você falou faz total sentido a gente paga pra viver. Mas não pode custar literalmente a nossa vida. Tamo junto!
sameca amigo se cuide
A questão é oferecer uma alternativa a vida como ela é. Ninguém se importa comigo vou lutar pra safar o meu porque eu não tenho ninguém lutando por mim. E é verdade olha para as pessoas ao seu lado, os seus iguais e qual desses saindo de onde você estava chegaram a um lugar melhor? O discurso deles vendem esse lugar melhor, pagando o custo da sua saúde é bem provável que algo nos seus 30~40 anos você consiga e fale no final. Foi isso que salvou a minha família!
23:59 Fiquem rico cortando os streaming da sua vida.
00:00 tem um documentário na netflix... aaahhh vaa kh!!!!
Pirataria kkkkkk
Método 100% eficaz: ser herdeiro, nascer de uma família rica, herdar uma grande herança, etc.
Megasena...
Silvio Santos?
@@lilliadobahiano4660 já era rico.
Trabalho desde muito nova, como cresci no interior do interior do estado, a opção na maioria dos casos é a roça, meus pais não tinham/ainda não tem condições, então mesmo criança, com 5 anos eu já tinha que trabalhar, ia em roça de algodão, laranja, giló, ficava horas agachada colhendo sementes de arvores de seringueira e voltava para casa com as pernas, costas acabados, andava muito para vendendo sorvete, limpava casa de uma senhorinha todos os sabados. Hoje já adulta tento fazer renda extra cuidando de animais, pessoas idosas, além do meu emprego registrado na area de TI, e não é fácil não, é muito fácil falar, mas na prática é outra história! Foi uma luta terminar o ensino superior, sou a primeira da família a ter graduação, tenho que trabalhar 8 horas num emprego, sair correndo para fazer a renda extra, gastar tempo com deslocamento, estar cansada, mas ter que escolher ir pq não tem outra escolha, ter que estudar para universidade, para concurso, livros que tenho que ler, fazer exercícios, tentar comer bem (oq acontece pouco, ás vezes, nem tempo eu tenho para isso), é tanta coisa na cabeça que precisa precisa precisa, mas a gente está tão exaurido que não aguenta mais! O mais foda é que vc ja ganha pouco, aí vc tenta se privar ainda mais para tentar guardar um dinheiro, nossa é um loop sem fim, as vezes, não dá nem vontade de continuar essa existência, seria mais viável desistir dessa vida, pq isso não é vida! Ou seja, a questão não é trabalhar, pq já fazemos, a questão é a desigualdade, a precarização...agora vc tem q aprender várias habilidades para ser explorado, complicado hein!
AEEE
Ele citou Rio Branco, no Acre!!!
Vim de lá e estou em SP, mas não vim a pé E NÃO VIRIA HAHAHA
Votem no eCidadania para 100% de NÃO anistia a patriotarios.
oloko tá meio a meio
absurdo. Espalhe mais essa informação. sem anistia.
Dica pra deixar de ser pobre: junte seus amigos e familiares e tome os meios de produção. Agora que a terra e a indústria pertencem a vocês, quando tiverem fome basta plantar, quando quiserem moradia, basta construir, quando quiserem conhecimento basta criar escolas e universidades....
Então não e socialismo isso , continua sendo capitalismo
Essa é a solução a longo prazo. A curto prazo, que opções temos?
Mas aí, entendo a crítica, entretanto o Gaiofato podia fazer a crítica mas ao menos dar esperança para as pessoas. Porque ninguém quer esperar a revolução chegar para mudar de vida. Admiro o Primo Pobre, ele pelo menos está tentando ajudar as pessoas a mudar a realidade financeira familiar.
Eu fiz uns aplicativo nos eua. Tinha um de limpeza que pagava uma merreca, porem da mesma forma, o aplicativo cobrava horrores, embolsava mais de 50% sem fazer nada. Se eles cobravam quase $40 do cliente (por hora), nao repassavam nem $16. Se chegasse la e o imbecil do cliente nao estivesse em casa: problema é seu!! Venda o corpo pra pagar a gasolina…
Hoje trabalho numa empresa temporária que lucra uns $20 por hora trabalhada minha, nunca me deram dinheiro pra gasolina, nenhum direito. Porem dessa vez vou meter eles na justiça e tirar meu ano sabático (a 💩 toda ta girando em torno de 70 mil dolares APENAS em direitos trabalhistas nao pagos) dó de empresa jamais
Graças a pessoas como ele os semáforos de São Paulo, portas de metrôs e trens estão cheios de empreendedores, virou epidemia da paçoca e brigadeiro
Nossa hj andando no centro da minha cidade a cada 3 passos é alguém vendendo algo, bala, paçoca, doce, brigadeiro etc etc etc. As pessoas desesperadas para conseguir o mínimo para seu sustento, tenso
Pessoas trabalhando, melhor do que roubar.
@@Dopamina3D isso individualiza e afasta as pessoas de lutarem por melhores empregos , salários e condições de oportunidades, vender paçoca só vai manter esses pessoas iludidas e continuarem pobres, o que muda a sociedade é ter consciência de classe e lutar por mudanças profundas
@@marcellovanthielsaabo1440 o seu herói gaiofato está lutando para melhorar essa situação ou está fazendo renda extra com RUclips te iludindo que dá para fazer a revolução assistindo os vídeos dele?? Gaiofato faz o que o primo pobre ensina, enganar trouxa e massagear ego no RUclips
@johnmiguelYT Igual ao Primo Rico? Sério mesmo? O Gaiofato está aqui para trazer informação para a classe trabalhadora, vai me dizer que ele mentiu em algum momento do vídeo? Os direitos trabalhistas estão cada vez mais sendo destruídos com essa ideia merda individualista, coisa de neoliberal safado mesmo.
Eu ganho um salário mínimo e esse salário só paga minha faculdade, já tenho um privilégio já por conta disso, mas precisava de mais dinheiro já que sofri um acidente e fiquei sem salário, comecei a fazer sorvete e vender, eu evito fazer os cálculos pq agora já gastei fazendo, mas está claramente só me fazendo trabalhar mais e ainda ficar em um aparente prejuízo, até por que além de gastar com energia e ingrediente estou muitas vezes perdendo 3 horas do dia por vintão
@@LucianBuenooa culpa não é dele, vc q está bêbado de liberalismo
Existem três formas de ficar rico:
1° A nascença.
2° No casamento
3°Herança
Educação financeiro é importante sim, não é a toa que existe um curso na faap se n me engano que chama "gestão de herança" p os ricos n torrarem suas heranças e ficarem pobres
Kkkkkkkk
@@lucianapinheiro pode rir querida, mas n adianta dizer q n é importante, tem trab q sobe de cargo e ganha seus 10k por mês e enfia na bunda pq n sabe cuidar de seus recursos…
Essa mania de jogar tudo, toda responsabilidade em cima de quem tem apenas a força do seu trabalho do lado é algo nojento, como se o esforço nunca fosse suficiente para "chegar lá".
Tu tem muita paciência. No primeiro minuto quando ele meteu um TRABALHAR eu já tirava
Finalmente desmarcaram esse cara!
Fico pensando como trazer essa galera pro nosso lado. Às vezes sinto que são pessoas que buscam uma saída dentro do sistema, não querem ou não enxergam ou não acreditam na mudança de sistema. Talvez não queiram esperar ou construir a revolução.
Impossível sinto muito, inviável na sociedade atual
Pq o trabalhador não quer saber de revolução, quer comprar suas bugingangas, tomar cervejinha final de semana e pagar menos imposto.
Socialismo é fetiche da burguesia.
O trabalhador não quer saber de revolução, quer comprar suas bugigangas, tomar sua cervejinha nos finais de semana e pagar menos imposto. Socialismo é f3tich3 da burguesia.
ta que nem o papo "tem entregador ifood tirando 6-8k", só se o cara for o the flash na boa, ou gasta muito com gasolina tambem, não é limpo
Ta ligado que tem Moto econômicas, sem contar as moto elétricas que fazem 0,02 centavos por km( Moto EVS) tá falando merda em campeão
@@lilliadobahiano4660 tá ligado que tem gasto com a moto, comida na rua e etc né amigão
@@lilliadobahiano4660 assim como existe todo tipo de promoção e msm assim vc compra as coisas que quer comprar e isso não diminui teu gasto rapaz faz o seguinte então: pega 1 moto vai de eletrica como tu falou ne roda 1 mes de ifood ai dps vc diz quanto tirou limpo e quanto gastou pq vamos ser honestos aqui e sair do campo da fantasia? pq na teoria tudo é lindo mas se vc tirou 6K de grana e gastou 4k na sua necessidade com a moto e no fim recebeu 2k limpo vc mais gastou doq ganhou vc basicamente pagou para trabalhar e com esses 2k vai pagar suas contas e vai sobrar oq? 500 reais? menos? ai que ta o problema
O problema é que eu conheço gente que faz uma grana boa mas gasta na mesma proporção. Esse é o maior problema
É incrível como esses caras só colocam a culpa no trabalhador. "Você é pobre porque não quer trabalhar mais; tá passando perrengue? Faça renda extra."
Nunca é uma causa estrutural, redução de salários, aumento de custo de vida, nunca é um problema coletivo com soluções coletivas.
Eu tenho um canal de finanças, mas só porque o RUclips tende a pagar mais e porque as vezes eu sinto vontade de mergulhar no chorume pra tentar bater papo com essa galera, mas sou comunista.
Sair da pobreza ou ver dorama? Eu escolho dorama, sorry system 😊
kkkkkkkkkkk
Virou o primo rico só que cover do Mionzinho
O ser humano que nasce pobre, com uns 10 anos já começa a imaginar que um dia será muito rico!! Quando começa a trabalhar com uns 14 anos, tem que dividir o tempo da escola e trabalho. Se ele tem "sorte" de ter um trabalho de 4 a 6hs como estagiário, ele ainda consegue estudar e trabalhar. Mas aí tem os custos de um monte de coisa, como livros pra estudo, roupas, alimentação e o adolescente também vai querer sair pra ter algum lazer. Por de ser cinema, futebol, sair com os amigos, passeio no parque etc... Se ele não desistiu dos estudos para focar no trabalho. Ele vai estar tentando estudar pra entrar numa faculdade!! Se ele não conseguiu entrar na faculdade ele vai pra particular fazer qualquer curso. Aí ele vai ter que trabalhar mais pra tentar estudar um curso que é mais complexo que quando ele estava no ensino médio!! Aí ele vai tentar conciliar o trabalho com os estudos mas vai ver que é em vão. Por que o tempo que ele deixou de estudar, ele tava trabalhando. Aí ele desisti da faculdade e fica se mutilando a vida toda achando que ele que é o culpado por ter era se esforçado pouco. Mas ele não ve que é o sistema que funciona pra ele ter o sonho mas nunca ter uma realidade melhor!!
O jeito de a gente melhor é só fazendo uma revolução pra mudar esse sistema que oprimi e esmaga os jovens trabalhadores!!
eu conheço tanto pobre que tem esses pensamentos, são meus amigos, o pensamento de que "é facil e só trabalhar e empreender" infelizmente esse tipo de pensamento pega mt não só por ser ideologia dominante mas pq parece pratico, parece que eles tem essa esperança de que com eles vai dar certo
Assim...eu não concordo muito com as ideias do Primo pobre, mas acho meio descabido tratar ele da mesma forma como trata o primo rico ou a Natália Arcuri. Sim, é um absurdo vivermos em um sistema onde precisamos ter mais de uma renda pra ter o minimo de "estabilidade", mas a gente também precisa ser materialista (como todos os comunistas falam) e enxergar que NESSE MOMENTO essa é uma solução pra poder escapar da extrema pobreza e da fome, ate porque nos precisamos viver e pagar contas enquanto a revolução não começa. Apesar de ter uma perspectiva liberal, o primo pobre ainda consegue ser mais honesto que o primo rico. E antes que falem que sou liberal ou que estou fora da realidade sobrevivo com minha família da venda de doces na rua, não me acho foda por isso e nem digo que é o caminho certo, mas é o que eu posso fazer no momento. Mas de qualquer forma o video é bom e parabéns pelo trabalho Gustavo..
Concordo em parte. Mas quem já gasta 8 horas por dia em trabalho, mais 4 no transporte público, mais um tanto em serviços domésticos, se fizer ainda esses "bicos" vai ter um prejuízo irreparável na saúde e nem por isso é garantido que vai mudar de vida. E dizer que "todo mundo que souber finanças fica rico na velhice" é uma idiotice sem tamanho. Também é bobagem esse papo de "investimento faz seu dinheiro multiplicar", porque a menos que você tenha muita sorte na renda variável, na maioria das vezes - tanta renda fixa quanto variável - mal cobre a inflação.
@@rogerio4039Concordo com tudo que você falou. Não acho que o primo pobre esteja certo em falar essas coisas, só quis dizer que tudo isso que você falou é a realidade de agora. As contas chegam, a fome machuca e não tem nada que possamos fazer além de nos virarmos para conseguir o pão de cada dia, principalmente se a esquerda continuar brigando entre si. A revolução provavelmente não será amanhã e não sei se estarei vivo até ela começar, eu acho que mais do que fazer críticas através de reacts eu acho que devia ter mais chamados para protestos reais na rua mesmo, e pelo jeito isso tá bem longe de acontecer. Não sei se me expressei bem, mas obrigado pela resposta e desculpa só ver agora.
@@SamuelGomes-ps4fi concordo com você. A esquerda precisa se reinventar porque até agora estamos sendo esmagados pela direita. E, sim, precisamos encontrar soluções individuais para os nossos problemas econômicos enquanto lutamos por uma solução coletiva. Dicas de empreendedorismo, estudos e economia podem ajudar muito, se fizerem sentido. O Primo Pobre, no meu ver, começou razoavelmente bem nesse trabalho, mas, como já comentado por aqui, aos poucos está se assemelhando ao Primo Rico, com conselhos ilusórios e até perigosos. Se a pessoa sacrificar demais o lazer e se sobrecarregar com excesso de trabalho na esperança de "ser rico" na velhice, corre risco de nem chegar à velhice, porque terá a saúde comprometida. E mesmo se chegar, será com a qualidade de vida comprometida sem poder usufruir bem do dinheiro acumulado.
Jimo Rico e Jimo Pobre, duas faces da mesma criptomoeda.
Exato
"Sua tese principal é a renúncia à vida e às necessidades humanas. Quanto menos se comer, beber, comprar livros, for ao teatro ou a bailes, ou ao botequim, e quanto menos se pensar, amar, doutrinar, cantar, pintar, esgrimir, etc., tanto mais se poderá economizar e maior se tornará o tesouro imune à ferrugem e às traças - o capital. Quanto menos se for, quanto menos se exprimir nossa vida, tanto mais se terá, tanto maior será nossa vida alienada e maior será a economia de nosso ser alienado. Tudo o que o economista tira da gente sob a forma de vida e humanidade, devolve sob a de dinheiro e riqueza. E tudo que não se pode fazer, o dinheiro pode fazer para a gente; pode-se comer, beber, ir ao baile e ao teatro. Ele pode adquirir arte, saber, tesouros históricos, poder político; e pode-se viajar. Ele pode apropriar todas essas coisas para a gente, pode comprar tudo; ele é a verdadeira opulência. Mas, apesar de poder fazer tudo isso, ele só quer criar a si mesmo, e comprar a. si mesmo, pois tudo mais se lhe submete. Quando se possui o dono, também se possui o servo, e ninguém precisa do servo do dono. Dessa maneira, todas as paixões e atividades têm de ser submersas na avareza. O trabalhador deve ter apenas o que lhe é necessário para desejar viver, e deve desejar viver para ter isso. "
Esse é um dos caras mais honestos
Ele não falou nada de errado ele apenas tá ensinando a glr a sobreviver no capitalismo não vi um único erro no vídeo
O Duda era um cara maneiro, alertava sobre os gurus, dava dicas de como amortizar financiamento, evitar dividas e etc...ai começou a andar com o Primo Rico e virou outra pessoa, falando pro povo investir em cripto moeda, parece cada vez mais um guru e perdeu o que tinha de melhor que era a humildade.
pra poder 'viver com menos' precisa primeiro ter acesso aos bagulhos ne....
Valeu Gaiofato. Estava ansioso por um react de uma fala desse cara. Gostei muito!
Simplesmente a Natália Arcury de barba
Duro mesmo, essa galera que vem com essa ideia de que voce vai sair da pobresa simplesmente sacrificando a sua vida inteira trabalhando igual um maluco...
Primo pobre tá virando o primo rico! 😄
Ta mesmo, tá ficando rico
Já virou faz um tempinho!
Ele não está falando para ser rico. Ele está falando de não estar endividado.
Meu camarada trabalhador, nunca se esqueça: NÓS NUNCA VAMOS VENCER!!
existem métodos mesmo nesse sistema pra vc melhorar suas condições de vida, é difícil mais existem. a pior coisa que esse pessoal faz é generalizar e expressar que todo mundo pode e só depende de esforço... aí já é forçar a barra.
Pode sim, vc pode complementar sua renda com esses trab alternativos pra gerar renda extra, mas jamais vc ficará rico com isso. Jamais! E nem vai virar guru das finanças e dos investimentos como querem fazer a massa acreditar!
@@polly9429 exatamente, eu acho q as pessoas nem precisam ter essa perspectiva de que vc tem que ser financeiramente rico pra estar bem. se vc tiver uma boa renda, conseguir ter boa moradia e lazer, não passar perrengue, vc já é uma pessoa de sucesso, pq por mais que isso parece o mínimo a maioria das pessoas não tem nem isso!
@@kinokkjj. Sim, tb tenho esse mesmo ponto de vista seu. E é assim que levo a minha vida. Não quero investir nem ser milionária, só quero viver bem, viajar, poder ter acesso a opcões de lazer, pagar minhas contas em dia e rralizar meus objetivos mediatos e imediatos. E consigo. Então sou feliz assim e está ótimo. N preciso ser milionária pra ser feliz e ser considerada uma pessoa de sucesso não.
@@polly9429a questão e não e ser contra , a pessoa ganha extra , e válido , o problema e que esse papo de finanças e empreendedorismo tira a consciência de classe da classe trabalhadora
Melhorar não é ficar rico
Educação financeira para investir é para menos de 5% da população brasileira, e isso para ter complemento para aposentadoria, não liberdade financeira. Essa turma de coach financeiro falseiam a realidade, apresentam exceção como regra.
Obrigada por alguém falar que esse cara fala as mesmas coisas que todos os coachs com uma cortina de que é humilde.
Não conheço nenhum pobre que não trabalhe.
E não tiveram o mínimo...
Pra mim foi o fim do mundo quando vi minha CUnhada que mora em uma casinha nos fundos da casa da mãe idosa fazer live na internet ensinando a fica rico sendo que ela é pobre ferrada na vida...mano...é pra surtar ver uma coisa dessas
Sendo honesto, nem a Nath Finanças me convence mais. São influencers que “ensinam” a lidar com dinheiro, que conseguem um destaque, e logo passam a dar dicas fora da realidade da maioria.
Educação financeira como os coachs pregam não sei, mas acho válido ter uma educação no sentido de planejamento. Tenho observado e tido experiências com algumas pessoas que eu vejo que isso faria muita diferença mesmo. Elas são passadas pra trás e tapeadas muitas vezes por não compreenderem coisas de planejamento e finanças. É triste demais, porque são pessoas muito simples, a vida é só dificuldade 😔
Mas aqui no canal ele não fala que é ruim a educação financeira, até indica a página da Nath Finanças se não me engano, o problema é a forma que apresentam isso
@@fernandapaiva9664 ah sim sim, eu vi/ouvi quando ele mencionou a Nath, inclusive. Eu só dei a volta toda, pra justamente tentar dizer que educação financeira é importante, não da forma que os coachs pregam, mas é importante também. Pq algumas pessoas também acham que não resolve nada, claro que tem toda uma conjuntura, mas é importante de todo jeito. Mas enfim, rs. Concordo com você, o problema é a forma com que apresentam isso
Primo pobre virou (talvez sempre foi, só não percebi antes) um ventilador de lero lero. Uma versão sem grife do primo rico.
E pra cada camarada que consegue viver bem trabalhando tem milhares que se matam de trabalhar tanto quanto aqueles que vivem bem e estão morrendo em vida.
Nem todo mundo quer ser rico e esses caras não entendem isso. A maioria das pessoas querem viver bem, trabalhar ganhando um/a sálario/remuneração justo/a que nos permita ter saúde, lazer, boa alimentação, educação, poder descansar, viajar e etc. Coisas que, ao meu ver, todos deveriam ter direito sem precisar se matar trabalhando. Imputar preguiça como justificativa em não termos isso é muito desonesto.
Exatamente.
Pq não focar em qualidade de vida e reserva de emergência, e não nesse papo inalcançável (para a grandiosissima maioria) de enriquecimento? Esses coachs que ensinam a enriquecer parecem aquela história da cenoura pendurada para incentivar o cavalo a andar. Vai andar, andar, e continuar com fome.
Exatamente.
Pq não focar em qualidade de vida e reserva de emergência, e não nesse papo inalcançável (para a grandiosissima maioria) de enriquecimento? Esses coachs que ensinam a enriquecer parecem aquela história da cenoura pendurada para incentivar o cavalo a andar. Vai andar, andar, e continuar com fome.
Creio q para uma vida de muita dificuldade e necessidades prementes, as dicas do Primo Pobre (ainda q as vezes criticaveis) sao mais calcadas na realidade do q aguardar a revolução em coletivos. O trabalhador precisa almocar amanhãm
Aplicar golpes de pirâmides
@@LucianBuenooo dele é curso de história pelo menos, algo q vc aprende
Kkkkkk
Agiotagem. Apostas online, jogo do bixo, mega-sena
Método 100% eficaz para ficar rico sendo pobre, dormir e sonhar com sua fortuna.
@@LucianBuenoocorrer atrás e deixar seu patrão mais rico
Primeiro vamos definir o que é um Rico e o que é um Pobre.
Uma pessoa rica é aquela que detém os meios de produção, controlando a produção e a distribuição dos bens material na sociedade, acumulando riquezas através da exploração da classe trabalhadora, portanto, NÂO PRECISAM TRABALHAR. (Qualquer pessoa que suja desta descrição não é rica)
Por outro lado, o proletariado, ou classe trabalhadora, são aqueles que vendem sua força de trabalho em troca de salário, portanto, SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR para sobreviver.
Agora vamos compreender a realidade material. Como que a maior parte dos proletários do Brasil, que trabalha 8 horas p/dia, 6 dias na semana, mais as horas no transporte publico, além dos desgastes físicos e emocionais por conta do trabalho, e ganha 1.412 reais em média. Como essa pessoa vai enriquecer no sistema que oprime sua classe ?
Observação : Isso porque não coloque nessa equação; as mães, mulheres, negros, trabalhos precarizados, educação, gastos de subsistência e a burguesia contra o pequeno burguês (empreendedor) que também é um trabalhador.
@@CamaradaRafa Lucido, camarada.
@@nothingwhere⚜️ Voltaire disse: Quando o fanatismo grangrena o cérebro a enfermidade é incurável. Isso é o engano dos “neoliberais” que ganham 1.412 reais e acham que ter um corolla de 2012 é riqueza.
@@YOUARELIEDEVERYDAY cirúrgico, simplesmente.
Ou você morre como herói ou vive o bastante pra se tornar o vilão, infelizmente o primo pobre foi de segunda opção
Esse cara tá me lembrando os coach da casa do caralho que o Caue Moura já reagiu! Almoçar, Jantar, se Vestir., pagar contas de luz, água. .. Psss... Mas tem que abrir mão de gastar. Tá bom amigo, a vida do brasileiro tá fácil assim, confia😂
Esse vídeo estava esperando a tempos! Obrigado Gaiofato!
- ser herdeiro
- casar com um herdeiro
- ganhar na loteria
Métodos eficazes demais pra sair da pobreza 😂
São mais do que eficazes. São certeiros.
Quem fez o comentário da Loot Bag do Tibia é meu herói em vida. Muito obrigado pelos minutos de prazer intenso dando risada.
Isso que vc falou do pagamento por hora trabalhada tá mto precarizado, eu sou médico, tem plantão de emergência pagando 80 reais a hora, tocando caso de paciente com risco de vida, múltiplas comorbidades.
"Corta a Netflix!"... "Tem um documentário na Netflix, cê viu?"
Eu estou justamente nessa parte. "Corta o Netflix! Há uma série no Netflix sobre minimalismo que..."
Trabalhar MAIS e viver MENOS. Essa é a ideia passada desde sempre… parece que a diferença entre a época da escravidão e a atual é basicamente o sofrimento físico (digo somente na relação do trabalho, sem considerar questões de trato humano).
P.S.: não levem a analogia ao pé da letra. É apenas uma analogia…
Gente, mas essa parte que ele fala dos serviços de streaming eu até concordo. Qual a necessidade de vc assinar TODOS os serviços disponíveis no mercado? A gente n assiste nem 5% do conteúdo que existe neles. Eu acredito que a assinatura de um só, no máximo dois desses streamings é suficiente. E, olha, eu assino dois deles e confesso que quase n vejo. Eu vejo muito mais o youtube do que eles, fora que a gente pode ver online muitas séries, doramas, nov, etc.. Inclusive tô considerando cancelar a netflix e ficar só com a hbomax que eu gosto mais (e tb vejo muito pouco). Sei que ninguém vai ficar rico fazendo isso, mas vai conseguir economizar uma graninha, que de repente vai dar pra usar com lazer .
Concordo, e não é porque somos atacados pela indústria cultural, marketing, ideologia de hiperconsumo, que precisamos nos render a isso...
Sim, realmente a maioria dos pobres assinam todos.... Pelo amor né
Sim, todo mundo assina tds os streamings
@@CamaradaRafa. Camarada, n sei se vc foi irônico, mas caso tenha sido, eu me referi obviamente ao exemplo que ele deu no vídeo, das quais muitas pessoas se encaixam, que é assinar muitos serviços de Streaming (qdo não todos). Se vc ou QQ outra pessoa n os assina, ótimo, a crítica n foi direcionada pra vcs. Um abraço e fique na paz! ✌️🙇
@@polly9429 nenhum trabalhador assina tds os streamings, assina somente os de seus interesses dentro da sua realidade. Esse ponto levantado é uma falsa polêmica e crítica pela crítica
10mil/ mes no pão demel. Vendendo 33 por dia, por 10,00(caro pra um pão de mel), todos os dias do mes, ela faz 10mil bruto
Ou vender 66 por R$5,00. Haja estádio lotado todos os dias!
Até tinha uma certa consideração por esse primo pobre mas depois que ela fez uma colab com Natália Arcuri caiu no meu conceito a baixo de 0.0 por essas e por outras a Nathy Finanças nunca irá gravar algo com ele. E vamos combinar ela ensina algo factível
4:43 Sim, é a vida
Para sair da miséria, você precisa ralar MUITO, para ter uma vida confortável, para ser um pobre Premium.
Meu vô saiu da miséria porque sacrificou.
Se a educação financeira começa na base, é possível evitar um pai de família ganhando um salário mínimo para cuidar de esposa e filho.
Na minha escola teve educação financeira. O papo da professora era basimente assim: pra que vc quer comprar um iphone se vc pode comprar um galaxy a10 de mil reais... a educação financeira de la, era basicamente se privar de qualquer coisa que seria "luxo" aff
Eu entendo perfeitamente todo o seu discurso e concordo, mas infelizmente muitas vezes o que ele está falando é a única forma do pobre ter uma vida digna nesse sistema doente
O primo pobre era bem pe no chao, mas ele num percebeu que o que esta melhorando a vida dele eh o sucesso no youtube. Por que ele nao fala que o ideal para se ter uma vida mais digna eh ter conhecimento.
Faz um tempo que eu queria que alguém comentasse sobre esse sujeito.
Ele se vende de primo pobre, como se fosse alguém diferente nesse meio, mas ele simplesmente se paga de "humilde" pra ganhar veracidade, porém ele é uma cópia do primo Rico
Ele é um personagem...
@@triconex4816 problema?
Eu acordo 4:30 da manhã pra trabalhar numa metalúrgica...e o cara vem me dizer que tenho que trabalhar mais pra sair da pobreza kkk sai fora kkk consegui compra meu PS5.. to felizão kkk
po, desses maluco de mercado financeiro, esse dai é o melhorzinho....
eu entendo os dois lados... mas é aquela coisa né rapazeada... até a acensão do trabalhador, talvez demore décadas, talvez não aconteça... o pessoal tem que dar um jeito de ir se virando.. e na real é só vc substituir o "renda extra" por "fazer um freela" e da tudo certo... qualquer pessoa aqui que tiver uma oportunidade de ganhar um dinheiro limpo a mais, vai fazer... agora não adianta ficar parado tbm....
acho que muito do que ele quer dizer é do tipo, po "po, se vc tem um sonho, ou uma meta, e na sua situação atual vc não vai conseguir atingir ela tão rapido... a outra opção é vc começar a fazer algo a mais"...
isso não é a coisa mais absurda do mundo rapazeada... muito do q ele fala (ou pelo menos falava) não era de vc ficar correndo atrás de dinheiro igual um loco degenerado... era ele dar dicas ou conselhos de como tentar conquistar oq vc quer...
Esse cara virou exatamente oque ele mais criticava, se descolou completamente da realidade do brasileiro médio, uma pena, ele realmente era diferente.
Cara, eu acho que a gente precisa lidar com a realidade. E a realidade não é igual pra todos.
Essa movimentação que ele propôs trabalha em prol da desvalorização do trabalho, porém dentro da realidade dele, que ele apresenta, não tá errado. Talvez houvessem maneiras mais ética de propor isso,mas a realidade é: " no capitalismo, para ter o básico vc vai ter que fazer um esforço além do comum".
Tem quem possa apenas criticar e se manter numa posição fora dessa lógica, mas isso não é pra todos.
Pra quem tá realmente " fudido" , "faça um bolo de pote" não parece um conselho tão ruim.
Ninguém vai ficar RICO com micro empreendedorismo, mas talvez saiam de uma situação de extrema precariedade.
Cara virou o que ele combatia inacreditável
Esse primo pobre é um personagem. Criaram o primo rico, viram que estava muito forçado e aí lançaram o primo pobre.
Os dois (aliás 99% desses youtubers financeiros) pegam exceções da regra e usam como se fossem o normal. Aqui no Brasil, não temos demanda suficiente para que uma pessoa enriqueça vendendo pão de mel. O gaiofato aí mesmo já falou que foi tentar vender cerveja e não conseguiu vender tudo.
Se todo cidadão virar empreendedor não vai ter cliente pra todos.
Educação financeira começa com vc aprender a gastar menos do q ganha.
O básico é isso.
primo rico é horrível, primo pobre é jimo puro... eu tenho até medo de imaginar o nível do primo classe média
Kkkkkkk
Primo Rico é rico porque engana um monte de gente deixando eles mais pobres investindo do jeito que ele orienta e comprando os péssimos cursos dele.
O cara que aprendeu educação financeira no Tibia me representa 😂
Eu deixei de acompanhar esse cara por causa dos papos estranhos e um cheiro de culpabilizar mto as pessoas por serem pobres. Que triste ele estar assim. :(
O primo pobre tem umas dicas interessantes. Enquanto a revolução não vem, as pessoas precisam sobreviver nesse sistema, e várias dicas dele ( não as que apareceram nesse vídeo) são muito úteis pra quem trabalha e tá fudido financeiramente.
E essa parte de minimalismo ( obviamente sem ser neurótico de não ter nem cama, tv, geladeira, cortar as opções de lazer) é excelente pra economizar e para o meio ambiente. O padrão de consumo americano é absurdamente alto, e buscar que as pessoas tenham um padrão de consumo equivalente a isso é um suicídio.