Achei excelente essa entrevista. O Petry foi apontando para o Gustavo os argumentos que geralmente são apresentados contra o socialismo e o entrevistado contra argumentou de forma muito segura e com embasada. Parabéns pelo programa!
PARECE QUE CRESCE!!! Parabéns Camarada Gustavo, sempre lúcido, claro e paciente! E parabéns Petry, por essa abertura para a ciência imortal do proletariado!
e cresce muito. viva a ciência imortal do proletariado, a única capaz de tirar a venda da ideologia dominante dos nosso olhos e nos mostrar a possibilidade de uma nova sociedade.
Entrevistador incrível e um ótimo entrevistado! O melhor podcast atualmente, um dos poucos que fazem questionamentos decentes ou entende minimamente o tema para conseguir realizar uma ótima entrevista. A única coisa que o Petri não entendeu quando falou "que o jogo é o mesmo para todos", é que NÃO É UM JOGO! Não tem vencer, e mesmo se tivesse, quem perde morre, passa fome, vive na miséria... Nossa cultura perpetua que todos são capazes de ganhar, que é um jogo, mas não é por aí.
O Gaiofato e o Ian foram muito importantes pra mim (ja faz uns meses) pra deixar de acreditar nas mentiras liberais/ancaps. O materialismo histórico realmente expõe as contradições do capitalismo e te faz acordar.
Eu gradativamente estou mudando minhas ideias. Esse Gustavo e o André Roncaglia são muito bons. Basicamente tenho percebido que minha recusa, desde sempre, ao consumismo e o meu eterno mal humor devido a situação em que o povo se encontra, está realmente ligado a luta de classes. Eu imaginava que o liberalismo seria de fato libertador, mas não é.
Esse mal humor até quando a vida parece boa é muito bizarro né? Parece que sempre falta alguma coisa e no fim eu descobri que não tem como ser realmente feliz se a preocupação com o dia seguinte ou o futuro incerto estão sempre a espreita. Ver as desgraças do mundo me fazem imaginar tudo acabando e gostando da ideia, mas isso é desistir de algo que ao meu ver é mágico, a vida é algo que precisa ser preservado e por isso ao invés de torcer para que tudo acabe, estou lutando para que tudo se modifique e que todos os trabalhadores tenham acesso a uma vida digna!
Falando pra própria bolha ou pra quem não sabe rebater pode até parecer... E o mais engraçado, é que se um liberal tivesse tendo essa conversa num desses países que ele defende, essa pessoa no mínimo seria presa. Já ele, que tá aqui num país que ele acha errado ser como é, tá tendo essa conversa na maior tranquilidade, expondo suas ideias por mais absurdas que possam ser. Só essa diferença já diz MUITO pra mim...
Antes da vírgula eu achei que tu era liberal e tava falando aquelas ironias que eles dizem o tempo todo kk. 'Parabéns por dar espaço pros comunistas, agora algumas pessoas mal informadas vão cair no papo dele' Foi isso que eu li de primeira
O Gustavo é muito bom, mas APENAS INFORMATIVAMENTE, exatamente como se eséra de um historiador. Ele diz duas coisas muito trágicas, coisa de quem realmente não foi páreo para o O Capital: 1º o fetichismo da mercadoria como operador de algo no nosso inconsciente. isso é completamente falso, e nao é a isso que Marx se refere quando diz do fetichismo. 2º a diferença de preço das mercadorias efetivamente se dá por terem mais trabalho agregado que outras, e não por mera questão de marca, operando mais uma vez por um suposto efeito psicológico.
@@heitorror2264 Ditadura é ditadura. Só é boa pro grupo que está no poder. Ditadura do proletariado é uma ilusão. Não são todos os trabalhadores que vão ter poder. É um grupo de "representantes" dos trabalhadores que vai ter poder. A ditadura do proletariado vai ser boa para esse grupo. Quem discordar será punido..
Pretty colocou em pauta todos os argumentos que os liberais usam e de uma forma extremamente saudável, sem querer impor nada, ouvindo e refletindo a respeito. Perfeito.
Inclusive, no capitalismo é essencial ter taxa de desemprego, justamente porque se o empregado começa a reclamar muito tem um exército de trabalhadores de reserva pra entrar naquela vaga... Todo trabalhador sente na pele no dia a dia o que está sendo falado nesse vídeo!
É complicado, mas mercado de trabalho mesmo com essa taxa muito alta de desemprego é difícil de se acha um bom trabalhador, uma pessoa que realmente resolve o problema, que nao conta a hora pra poder embora e etc… sou técnico de celular, trabalho como MEI, antes era prestando serviço, ganhava somente comissão do que fazia agr trabalho pra mim atendendo alguns lojista, passando pelo as assistência que trabalhei, povo que trabalha de atendente serviço simples e não da conta de exercer bem.
Aí se tem que escutar de um coxinha "aí mais você tem escolha e não sei o que" sim ou eu trabalho em uma situação de merda ganhando um salário merda, ou eu morro de fome 😁
É confortável pra ele mandar vc sair pq outro irá aceitar fazer esse trabalho. Eu já passei por algo parecido onde numa cidade que morei só tinha uma empresa de turismo que cobrava muito caro para transportar alunos, quem fosse reclamar tomava um "procure outra empresa então", depois disso nos juntamos e criamos uma associação para administrar o transporte e fizemos ele mais barato e acessível, incrível como de frente a uma ameaça real o empresário mudou de um discurso agressivo para alguém amigável e super aberto a negociação kkk
Caralho, eu acho que nunca vi alguém tão articulado. O maluco não hesitou um minuto, não precisou parar pra pensar pra nenhuma resposta. Impressionante
@@alangrugi kkkkk desculpa. eu achei que vc tava querendo ridicularizar a entrevista pq tinha uma galera debochando. eu fico mt na defensiva com isso. sempre espero. foi mal, lesk. abç
stalin deixou seu legado como homem de aço, já o gustavo deixa o seu como homem da bexiga de aço, 5 horas de conversa, duas garrafas de água e o mano não foi no banheiro NENHUMA vez
@@kong4227 porra aparentemente nao matou o suficiente pra uns pentelho chato pra caralho vir encher o saco toda vez q fala o nome dele na internet kkkkkkk
Gustavo é ótimo, mas NATO é não reconhecer o papel da universidade publica na formação do cidadão. Ele é historiador pela USP. Viva a USP, viva a universidade pública. E viva o gustavo!
É IM-PRES-SI-O-NAN-TE como o Gaiofato NÃO HESITA UM SEGUNDO para rebater/responder algo que o Arthur diz! QUE DOMÍNIO, Senhoras e Senhores, QUE DOMÍNIO!
Que papo maneiro. Muito legal a forma como o Petry aborda os assuntos que todos temo dúvidas, mas com muita humildade. O aprendizado vem da humildade. Ótima conversa.
Acho que um grande problema que fazem as pessoas que dizem que a estética "do socialismo" das cidades Soviéticas ser meio triste, é tentar se relacionar com um lugar que não te pertence, com uma cultura que não te pertence e de um tempo que não te pertence. Gente, se a revolução acontecer no Brasil hoje, 02/09/2022, amanhã, 03/09/2022, o Brasil socialista continuará sendo o Brasil que você conhece, o bairro que você conhece, a cidade que você conhece, com as arquiteturas que você conhece, com as pessoas que você conhece. Não faz sentido nenhum você olhar imagens de um país do leste europeu nos anos 20 ou da Ásia nos anos 50 e tentar se colocar lá, lógico que você não vai conseguir se sentir próximo daquelas imagens, mas o povo que viveu e cresceu lá se sentia. Dá pra lutar por moradia mais diversificadas em questão de arquiteturas? Com certeza. Mas isso vai depender de condições materiais daquele povo. Com os recursos humanos e industriais que a União Soviética tinha em mãos, foram aquilo que eles conseguiram. Tiveram erros também no caminho, que também podem ser corrigidos e poderiam ser corrigidos. Não dá pra levar tudo como um dogma, como modelo a ser seguido. Isso nem entrando no mérito em como nosso gosto estético para tudo é influenciado pela ideologia da classe dominante, porque aí é outra discussão que também tem relação muito próxima com isso. O mais importante é imaginar que, revolução no Brasil, é revolução no Brasil, é na tua cidade, com os brasileiros, com o imaginário imagético brasileiro.
Acho que o problema é que as pessoas estão mais preocupadas com a estética do que com o fato de que casa serve para morar, não para ser bonito. E tem gente que não tem onde morar. Para quem tem, é muito fácil falar da questão estética.
Como pontuado no papo: o pior socialismo é melhor que o melhor capitalismo. E é uma falta de tato dizer que acha feio as moradias da união soviética quando o capitalismo produziu favelas que se perdem no horizonte no Brasil. E aí? Não sei vocês mas eu ACHO que as pessoas iam preferir os prédios da união soviética.
@@libniteles Olá, amigo, qual a liberdade de fala tiveram os países (e seus habitantes) que foram chantageados, saqueados, invadidos, bombardeados e muitas vezes até destruídos pelos liberais Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo?
Como aluna de marketing da Universidade de São Paulo concordo 100% com Gustavo no quesito diferenciação de produto e preços. é isso mesmo, o luxo se BASEIA na escassez. Marcas de grife QUEIMAM produtos que não são vendidos pra não fazer liquidação.
@@artemisie comida passou a não ser um produto de "grife". Devido a alta produtividade industrial, a comida passou a ser mais acessível, índices de fome tendem a zerar talvez até nesse século. Isso com participação fundamental do lucro e acumulação de capital. Coisas boas demoram pra acontecer. Mas isso não tem nada a ver com o comentário em si. Quem quer comprar produto deve ter a liberdade de comprar, cada um tem suas ambições, ex (status, o produto pode melhorar a vida de alga forma, consumismo etc).
@@henrique7149 kkkkkkkkk, você não escolhe o que consome ou você precisa (comida por exemplo) ou é convencido por propaganda, é o fetichismo do consumo
Sou liberal de coração aberto. Ainda não fui totalmente convencido, mas que entrevista dahora e sincera. Pqp Pena que eu não estava assistindo ao vivo pra mandar questã no Telegram
O canal História Pública (não confundir com o canal de cortes) tem um vídeo chamado "Princípios básicos do comunismo e guia de leitura", acho interessante começar por lá, ele é bem didático, fácil de entender. Ps: Recomendo também o vídeo dele sobre h.o.l.o.d.o.m.o.r, dismistifica muita coisa
1:55:50 a galera tá com o olhar tão condicionado que acha que só no captalismo vai existir desenvolvimento tecnológico e artístico. Os produtos e itens tecnológicos que existem podem continuar existindo, inclusive muitos foram criados na união soviética durante a guerra fria. O que muda é a relação de produção e a garantia de acesso.
Resumindo !!! O cara não está falando que o cara idealizador não pode ser rico e ganhar dinheiro . O difícil de aceitar e que os verdadeiros executores da ideia e do lucro, não podem ganhar uma miséria e viver sofrendo a vida toda .
o Steve Jobs não fez nada,ele só tinha dinheiro. Metade da tecnologia que o Steve Jobs colocou no Mac era toda de outras pessoas que ele comprou. Quem idealiza pode ganhar, mas quem produz também deve, e não ganha.
bem-vindo, camarada, o mundo vai ficar bem estranho depois que tu trocar pra essa lente ideológica, vai passar a ver a materialidade dessas ideias em todos os seus aspectos da vida
Parei de ser liberal quando descobri que meu patrão lucrava 1 milhão por mês tirando tudo quanto é despesas e atrasava nosso pagamento, e olha que a empresa só tinha 12 funcionários e mais umas 4, 5 pessoas que prestavam serviços por fora...
Esses caras são muito bons, fazem a gente refletir, diria que são até mais dignos intelectualmente do que os "intelectuais da moda" tipo um Karnal da vida, Pondé ou Prioli. Vcs precisam convidar mais desses caras! Parabéns pela iniciativa!
@@veve5665 acaba ocorrendo "rivalidade" justamente pq são conteúdos muito distoantes. 99% dos liberais produzem um conteúdo desonesto sobre o comunismo (por se embasarem na ótica estadunidense), trazendo desinformação e ódio a pessoad que defendem essa pauta.
Tava ouvindo de boa, aí eu fui olhar, e passou 3 horas de um diálogo tão gostoso de se ouvir, Camarada Gustavo manda tão bem, e você Petry, só conhecia via uma entrevista aí de um negacionista/terraplanista que falou "seu sonho é um lixo", mas caralho, como entrevistador tu é 10/10.
@@i-buy-trade-and-sell , o comunismo é uma evolução natural da Humanidade. É um processo, que precisa de muita coisa antes, como por exemplo o socialismo para poder aflorar. Então para chegar ao comunismo, todo historiador e pesquisador do tema, entende que só acontecerá quando uma mudança cultural e social acontecer na humanidade. Inocente é quem acha que o capitalismo é que é bom e dá oportunidade de todos.
@@i-buy-trade-and-sell kkkkk ala o crente, fiscalizar o cy alheio já não é suficiente, precisa fiscalizar oq as pessoas necessitam agora KKKKK Que piada que é você
O meu jovem colega de profissão é realmente muito bom , precisamos de mais e mais professores como ele , principalmente para esclarecer e formar a moçada .
Infelizmente camarada a luta é gigante, se você for nos cortes vai ver o hate sendo destilado gratuitamente... Extrema direita não tá acostumada com conteúdo profundo, ver 5h de conteúdo científico é de mais pra cabecinha deles... =\
Entrevista foi ótima, a forma como Petry se manteve aberto a esse diálogo e como o entrevistado Gustavo demonstrou tão bem suas idéias, mto bom de assistir
Petry, as perguntas foram demais! Gosto muito de ver esses questionamentos que fazem o debate se tornar de alto nível permitindo que o assunto seja esclarecido completamente. Eu estou com o Gustavo, ele conseguiu me convencer. E você sem querer foi parte disso! Valeu, muito obrigado!
Nossa que alegria ver o professor Gustavo aqui, quero logo ver o Ian neves tbm e todos os camaradas tendo mais visibilidade por aqui, os assuntos são tão bons que 5 horas foi pouco queria poder sentar na mesa e conversar com os camaradas por horas a fio, e o Petri foi incrível como sempre.
Pesquisa mano, vale a pena, minha mente se abriu depois que comecei a acompanhar e estudar esse tipo de conteúdo. Algumas coisas tu fica com o pe meio atrás no começo, mas conforme mais estuda mais vai entendo essas coisas. Recomendo além do canal do gustavo, história cabeluda, o canal do ian neves, história publica, joao carvalho e a laura sabino.
Que entrevista boa de assistir. O Petry é um ótimo entrevistador, muito mente aberta e realmente faz perguntas pertinentes. As perguntas dele proporcionam respostas magníficas do entrevistado quando o entrevistado entende do que está falando. Não assisti nem 25% do vídeo ainda e já aprendi muito com o Gustavo.
Daora é que o Petry faz uma porrada de pergunta que já cansei de escutar, tomara que esse vídeo encontre pessoas e principalmente os jovens que devem estar ouvindo uma outra perspectiva pela primeira vez. E que comecem a se questionar.
Mano sim e sao perguntas muito importantes, o petry ta falando por muitas pessoas que tem as mesmas duvidas. Achei cirúrgico mesmo, tanto as perguntas, as intervenções do petry, como a explicação do Gustavo que não sai da linha do raciocínio e não tapa o sol com a peneira né, ele vai na raíz. Isso de fato é qualitativo, uma conversa qualitativa.
@@gustavomyw e mais uma, o Gustavo quando não tem resposta e não sabe sobre o assunto ele fala o seguinte: NAO SEI. NAO ESTUDEI ESSE ASSUNTO. aí vai e dá uma fonte e sugere alguem que possa dar essa resposta com mais precisao, humildade?
O exemplo do Steve Jobs/iPhone é interessante por que, os satélites de telecomunicações, os walk talkies, a internet, a tela touch, foram todas tecnologias desenvolvidas anteriormente com dinheiro público... Não da "iniciativa privada"... 🤷🏿♂️
Camarada, procure o livro "O estado empreendedor" Esse nem é um livro marxista, a autora é liberal. Mas ela deixa bem clara a mentira que é essa abordagem de que a inovação só ocorre no setor privado.
Me corrijam se eu estiver errado, mas no meu entendimento todo dinheiro do estado por definição é dinheiro privado. Uma vez que o estado não produz nada, apenas arrecada via impostos. Assim, apenas ocorreu uma redistribuição do dinheiro privado por meios estatais. Ou seja, mesmo que estado criei algo via dinheiro público, no final isso só é possível por conta do que foi arrecadado via impostos.
@@lucasmelo6602 Não é dinheiro privado. É dinheiro público. E faz sentido ser usado/redistribuído para toda a sociedade. Os estados burgueses usam este dinheiro para "prover " aquilo que não dá lucro pra a iniciativa privada/ ou construir infraestrutura e manter um sistema jurídico qie legitima a acumulação de capital pela burguesia. Pesquise sobre os conceitos de público e privado e suas diferenças.
Mais um inscrito camarada Petry rsrs, gostei porque o entrevistador deixa o entrevistado argumentar. Boa parte de outros podcasts que as vezes não concordam com o entrevistado ficam interrompendo de uma forma que se o cara é meio introvertido fica até difícil se expressar.
O trabalho dos professores é de uma importância inenarrável. Amo essa profissão, inclusive, sou professora em formação. Parabéns, galera! Parabéns ao À Deriva, parabéns ao camarada Gustavo, do História Cabeluda. Belo trabalho, gente!
Você percebe que a entrevista foi simplesmente perfeita e esclarecedora quando não tem liberalzinho bostejando nós comentários. PRA CIMA DELES CAMARADAS, OCUPA TUDO E TODOS OS ESPAÇOS!!!
Realmente, argumentos incríveis. Mas aonde isso deu certo? E quando eu digo dá certo, é um país que ninguém passe fome, que tenha energia, saneamento básico, saúde , as pessoas sejam livres pra sair e voltar do país, e que não seja governada por nenhum ditador. Não tem!
China? e outra pq caralho tu ta cobrando coisas do sistema socialista que sofre embargo de todo lado do mundo, e ainda essas coisas que no capitalismo não foi resolvido? e falo mais mesmo assim Cuba resolveu todos esses problemas exceto pela questão da energia que também é causada pelo embargo
Confesso que tenho muitas ressalvas sobre os reacts do história cabeluda, mas achei legal vê-lo falar nesse formato. Ficou bem instrutivo. Entrevista bacana.
Excelente entrevista, Petry genuinamente interessado e fazendo perguntas afiadas, dúvidas que muitas pessoas têm, e o entrevistado uma máquina de respostas instigantes. Ambos representaram muito bem, diálogo muito necessário para o Brasil de hoje
Ele falou do Uber, me lembrou esses dias que fui passar um pix para um Uber. Ele ficou revoltado, pois o app mostrou pra ele que ia receber uns $22, e o valor total que eu paguei uns $34, ou seja, o app Uber ganhou uns $12 em cima da viagem.
Eu divirjo em muitos pontos das ideias do Gustavo, mas como é revigorante ver que existem comunicadores rompendo com a bolha acadêmica e trazendo outros pontos de vista pro debate público. Papo de gente grande, tão de parabéns.
Muito boa a conduta do Arthur, respeitoso, instigado, um bom ouvinte. O conteúdo é muito profundo e exige estudo dedicado e meticuloso. É um conteúdo que mexe muito com cada pessoa, quando ela passa a se localizar na sociedade e a entender a força e as consequências das relações sociais. Espero que outros podcasters comunistas participem de outros episódios aqui.
@@Azanhamartin desde o boom de produção na revolução industrial, a taxa de fome bem despencando naturalmente. É necessário entender que antes do capitalismo a fome atingia a maioria esmagadora da população (estado de natureza humana), hoje dia, o índice de fome tende a ZERO. Isso não foi graças ao bolsa familia ou a algum programa de redistribuição de renda, foi graças a geração de capital e capitalização de mao de obra para produzir cada vez mais. Tudo isso acontece por um simples motivo: LUCRO, o empresário preferiu investir na produção de comida por entender que era um dos primeiros itens na lista de prioridade humana, por tanto, o lucro seria mais "garantido".
O Petry comentou sobre o Jobs, " ele criou esses bilhões." ele não criou os bilhões, ele acumulou (bilhões) o resultado das horas de trabalho empregadas. Fica mais fácil entender que para uns serem ricos outros precisam necessariamente ser pobres, entendendo que a riqueza é um conceito relativo, e como os recursos são finitos a riqueza é em parte o quanto desses recursos, um indivíduo possui, acredito.
Não confunda desigualdade social com pobreza. Para alguém ser rico obrigatoriamente deve haver alguém MAIS pobre que ele, mas não em situação de pobreza propriamente dita.
Arquiteto aqui: Gustavo, Brasília foi projetado por Lúcio Costa. Oscar foi responsável por alguns prédios e foi da banca julgadora do projeto de Brasília hehe. E Brasília é foda
Foi recente? e por que alguém que gastou dinheiro com defensor agrícola, salário de empregados e combustíveis de máquina queimaria seu estoque sendo que tem despesas a pagar?
@@fabriciop.campos9018 acho que ele está se referindo a época que o Brasil era o grande produtor de café que tinha tanto café que o preço ficou tão baixo que eles tomaram essa decisão.
No tese onze foi a primeira vez que eu ouvi falar de marxismo sem uma conotação ruim. É muito interessante como a narrativa que predomina é que ou o comunismo é uma força, ou que é bonitinho mas impossível... Quero aprender cada vez mais!
Achei excelente essa entrevista. O Petry foi apontando para o Gustavo os argumentos que geralmente são apresentados contra o socialismo e o entrevistado contra argumentou de forma muito segura e com embasada.
Parabéns pelo programa!
Cara com todo respeito, tirando alguns pontos históricos q ele cita,quase tudo q ele disse é facilmente rebatido!
@@wesleyoliveira2169 petry chama meu mano wesley pro podcast!!! ta doidin pra mitar
@@guicerillo vou na hora kkk,mitar !
@@wesleyoliveira2169 o cara nega a realidade
@@wesleyoliveira2169 Dê um exemplo.
PARECE QUE CRESCE!!! Parabéns Camarada Gustavo, sempre lúcido, claro e paciente!
E parabéns Petry, por essa abertura para a ciência imortal do proletariado!
a única coisa q cresce eh a burrice de vcs kkkkk
CRESCE QUE PARECE ME
e cresce muito. viva a ciência imortal do proletariado, a única capaz de tirar a venda da ideologia dominante dos nosso olhos e nos mostrar a possibilidade de uma nova sociedade.
CRESCE E CRESCE
✊✊✊
Entrevistador incrível e um ótimo entrevistado! O melhor podcast atualmente, um dos poucos que fazem questionamentos decentes ou entende minimamente o tema para conseguir realizar uma ótima entrevista. A única coisa que o Petri não entendeu quando falou "que o jogo é o mesmo para todos", é que NÃO É UM JOGO! Não tem vencer, e mesmo se tivesse, quem perde morre, passa fome, vive na miséria... Nossa cultura perpetua que todos são capazes de ganhar, que é um jogo, mas não é por aí.
A melhor entrevista do ano. Até que enfim alguém quebrou está barreira e trouxe luz política para o RUclips. Parabéns!
Concordo
O Gaiofato e o Ian foram muito importantes pra mim (ja faz uns meses) pra deixar de acreditar nas mentiras liberais/ancaps. O materialismo histórico realmente expõe as contradições do capitalismo e te faz acordar.
A imortal ciência do proletariado é irrefutável, não dá pra discordar da realidade material.
@@rodrigodossantos6750 exatamente isso
Vc tem quantos anos ? 12?
Que bom que esses produtores de conteúdo de esquerda estão chegando pra quem precisa!
@@lebraldegiovanni Doze ele tinha quando acreditava em liberalismo, eu era igual, não tenho vergonha de admitir, mas foi apenas uma fase.
Eu gradativamente estou mudando minhas ideias. Esse Gustavo e o André Roncaglia são muito bons. Basicamente tenho percebido que minha recusa, desde sempre, ao consumismo e o meu eterno mal humor devido a situação em que o povo se encontra, está realmente ligado a luta de classes. Eu imaginava que o liberalismo seria de fato libertador, mas não é.
Eu tb...
Esse mal humor até quando a vida parece boa é muito bizarro né? Parece que sempre falta alguma coisa e no fim eu descobri que não tem como ser realmente feliz se a preocupação com o dia seguinte ou o futuro incerto estão sempre a espreita. Ver as desgraças do mundo me fazem imaginar tudo acabando e gostando da ideia, mas isso é desistir de algo que ao meu ver é mágico, a vida é algo que precisa ser preservado e por isso ao invés de torcer para que tudo acabe, estou lutando para que tudo se modifique e que todos os trabalhadores tenham acesso a uma vida digna!
Isso resolve com terapia rapaziada
@@gabrielzamagno9209 certas coisas não são simplesmente para serem aceitas. Aceitar ser o explorado, assim de boas? Isso sim merece terapia.
@@fabionunes2793 vc não precisa aceitar, seja um profissional autonomo.
Cara, o Gustavo é simplesmente uma máquina argumentativa marxista perfeita, que passe por cima desse sistema sujo que nos rodeia!! Força, Camarada!
realmente o comunismo eh muito sujo
Volte ao início e estude mais, obrigado! Quem dera se o comunismo nos rodeasse :)
O cara é foda msm
@@matt_oliver 😰😰😰😰 disse o cara que nem sabe o que é comunismo
Falando pra própria bolha ou pra quem não sabe rebater pode até parecer...
E o mais engraçado, é que se um liberal tivesse tendo essa conversa num desses países que ele defende, essa pessoa no mínimo seria presa.
Já ele, que tá aqui num país que ele acha errado ser como é, tá tendo essa conversa na maior tranquilidade, expondo suas ideias por mais absurdas que possam ser.
Só essa diferença já diz MUITO pra mim...
Parabéns por dar espaço pros comunistas, ainda mais para o Gustavo que é um criador de conteúdo excelente! Ótima entrevista!
Antes da vírgula eu achei que tu era liberal e tava falando aquelas ironias que eles dizem o tempo todo kk.
'Parabéns por dar espaço pros comunistas, agora algumas pessoas mal informadas vão cair no papo dele'
Foi isso que eu li de primeira
O Gustavo é muito bom, mas APENAS INFORMATIVAMENTE, exatamente como se eséra de um historiador. Ele diz duas coisas muito trágicas, coisa de quem realmente não foi páreo para o O Capital: 1º o fetichismo da mercadoria como operador de algo no nosso inconsciente. isso é completamente falso, e nao é a isso que Marx se refere quando diz do fetichismo. 2º a diferença de preço das mercadorias efetivamente se dá por terem mais trabalho agregado que outras, e não por mera questão de marca, operando mais uma vez por um suposto efeito psicológico.
Resumo da entrevista: "ditadura é bom". . .
@@Bruno-om4ui Então o Brasil é bom.
@@heitorror2264 Ditadura é ditadura. Só é boa pro grupo que está no poder. Ditadura do proletariado é uma ilusão. Não são todos os trabalhadores que vão ter poder. É um grupo de "representantes" dos trabalhadores que vai ter poder. A ditadura do proletariado vai ser boa para esse grupo. Quem discordar será punido..
Pretty colocou em pauta todos os argumentos que os liberais usam e de uma forma extremamente saudável, sem querer impor nada, ouvindo e refletindo a respeito. Perfeito.
bem observado
Mas com certeza ele não concordou com nada.
nao necessariamente liberal, mas sim o senso comum 😉
Esse programa foi muito necessário, muita gente se pergunta as mesmas coisas que o Petry perguntou, e o Gustavo como sempre deu aula
Sim, ele conduziu de modo simples e direto.
Eu trabalho em uma farmácia, sou um dos balconistas e ja escutei pelo menos umas 20 vezes do meu subgerente “se não tá gostando é só sair ué”
Inclusive, no capitalismo é essencial ter taxa de desemprego, justamente porque se o empregado começa a reclamar muito tem um exército de trabalhadores de reserva pra entrar naquela vaga... Todo trabalhador sente na pele no dia a dia o que está sendo falado nesse vídeo!
É complicado, mas mercado de trabalho mesmo com essa taxa muito alta de desemprego é difícil de se acha um bom trabalhador, uma pessoa que realmente resolve o problema, que nao conta a hora pra poder embora e etc… sou técnico de celular, trabalho como MEI, antes era prestando serviço, ganhava somente comissão do que fazia agr trabalho pra mim atendendo alguns lojista, passando pelo as assistência que trabalhei, povo que trabalha de atendente serviço simples e não da conta de exercer bem.
Aí se tem que escutar de um coxinha "aí mais você tem escolha e não sei o que" sim ou eu trabalho em uma situação de merda ganhando um salário merda, ou eu morro de fome 😁
@@IrePontes isso não é capitalismo, é corporativismo. É usar da politica para escravizar trabalhadores.
É confortável pra ele mandar vc sair pq outro irá aceitar fazer esse trabalho. Eu já passei por algo parecido onde numa cidade que morei só tinha uma empresa de turismo que cobrava muito caro para transportar alunos, quem fosse reclamar tomava um "procure outra empresa então", depois disso nos juntamos e criamos uma associação para administrar o transporte e fizemos ele mais barato e acessível, incrível como de frente a uma ameaça real o empresário mudou de um discurso agressivo para alguém amigável e super aberto a negociação kkk
Caralho, eu acho que nunca vi alguém tão articulado. O maluco não hesitou um minuto, não precisou parar pra pensar pra nenhuma resposta. Impressionante
Estudo meu, amigo. Estudo!
Se ele conseguisse pensar melhor falaria tudo ao contrário.
A explicação dele sobre a petrobras e o valor da gasolina foi DIDÁTICO!
Você pode me ajudar a encontrar essa parte por favor? 🙏
Muito didático
5 horas e o cara não deixou uma questão em aberto, até quando eu pensei q ele tinha se perdido do assunto ele voltava e concluía
Nossa não é todo dia que eu aprendo tanto assim em um podcast assim, fui enganado minha vida inteira vou pedir reembolso no Procon.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK boa Alan.
Deboche vazio só visando intimidar e ridicularizar sem apontar nada em específico.
@@EduOliv Do que você ta falando maluco ?
@@alangrugi kkkkk desculpa. eu achei que vc tava querendo ridicularizar a entrevista pq tinha uma galera debochando. eu fico mt na defensiva com isso. sempre espero. foi mal, lesk. abç
@@EduOliv fuma um cigarro parça, da uma relaxada, se é loko KKKKKKKKKKKKKKKKK
stalin deixou seu legado como homem de aço, já o gustavo deixa o seu como homem da bexiga de aço, 5 horas de conversa, duas garrafas de água e o mano não foi no banheiro NENHUMA vez
Kklkklkklkk
Um verdadeiro homem 🦾, milhões de mortes nas costas é uma honra que muitos deveriam ter!
@@kong4227 O cara só não quis fazer xixi, eu ein....
@@kong4227 opa calma aí mano, se foi pessoas burguesas tudo bem matar kkkkkkkkk
@@kong4227 porra aparentemente nao matou o suficiente pra uns pentelho chato pra caralho vir encher o saco toda vez q fala o nome dele na internet kkkkkkk
Melhor episódio, o cara é um professor NATO. Tudo muito didático
Gustavo é ótimo, mas NATO é não reconhecer o papel da universidade publica na formação do cidadão. Ele é historiador pela USP. Viva a USP, viva a universidade pública. E viva o gustavo!
@@errelage NATO é OTAN em inglês. O Gustavo não é NATO kkkk
Mas só fala merda!
Resumo da entrevista: "ditadura é bom" . .
@@Bruno-om4ui Sim, pra quem trabalha sim.
Tu trabalha??
É IM-PRES-SI-O-NAN-TE como o Gaiofato NÃO HESITA UM SEGUNDO para rebater/responder algo que o Arthur diz! QUE DOMÍNIO, Senhoras e Senhores, QUE DOMÍNIO!
É impressionante, parece que ele sabe de tudo
Passe o insta
Contra o Petry parece mesmo rs!
Tem que ver ele rebatendo o thiago braga então,
Vai se surpreender kkkk
sim, e ele nem pensa, erra em todas, é muito bom
Cinco horas dos camaradas Petrola e Kaião com o Gustavo era tudo o que a gente precisava, grande dia! 😎
Que papo maneiro. Muito legal a forma como o Petry aborda os assuntos que todos temo dúvidas, mas com muita humildade. O aprendizado vem da humildade. Ótima conversa.
Acho que um grande problema que fazem as pessoas que dizem que a estética "do socialismo" das cidades Soviéticas ser meio triste, é tentar se relacionar com um lugar que não te pertence, com uma cultura que não te pertence e de um tempo que não te pertence. Gente, se a revolução acontecer no Brasil hoje, 02/09/2022, amanhã, 03/09/2022, o Brasil socialista continuará sendo o Brasil que você conhece, o bairro que você conhece, a cidade que você conhece, com as arquiteturas que você conhece, com as pessoas que você conhece. Não faz sentido nenhum você olhar imagens de um país do leste europeu nos anos 20 ou da Ásia nos anos 50 e tentar se colocar lá, lógico que você não vai conseguir se sentir próximo daquelas imagens, mas o povo que viveu e cresceu lá se sentia. Dá pra lutar por moradia mais diversificadas em questão de arquiteturas? Com certeza. Mas isso vai depender de condições materiais daquele povo. Com os recursos humanos e industriais que a União Soviética tinha em mãos, foram aquilo que eles conseguiram. Tiveram erros também no caminho, que também podem ser corrigidos e poderiam ser corrigidos. Não dá pra levar tudo como um dogma, como modelo a ser seguido. Isso nem entrando no mérito em como nosso gosto estético para tudo é influenciado pela ideologia da classe dominante, porque aí é outra discussão que também tem relação muito próxima com isso. O mais importante é imaginar que, revolução no Brasil, é revolução no Brasil, é na tua cidade, com os brasileiros, com o imaginário imagético brasileiro.
Acho que o problema é que as pessoas estão mais preocupadas com a estética do que com o fato de que casa serve para morar, não para ser bonito. E tem gente que não tem onde morar. Para quem tem, é muito fácil falar da questão estética.
Perfeito
Eu me sinto distante de imagens antigas do Brasil, da União Soviética então...
Como pontuado no papo: o pior socialismo é melhor que o melhor capitalismo. E é uma falta de tato dizer que acha feio as moradias da união soviética quando o capitalismo produziu favelas que se perdem no horizonte no Brasil. E aí? Não sei vocês mas eu ACHO que as pessoas iam preferir os prédios da união soviética.
venceremos camaradas
Eu amo como o Petry se sente confortável em desagradar o próprio público direitista dele kklkklkk
Petry é brabo demais
O mero uso da razão incomoda direitistas.
Que isso, se é de direita e trabalha tem conversa sempre
autoritarismo fica lá à esquerda amigo (como esse camarada aí perigosamente quase defendeu). liberdade pra fala está na própria palavra "liberalismo".
@@libniteles Olá, amigo, qual a liberdade de fala tiveram os países (e seus habitantes) que foram chantageados, saqueados, invadidos, bombardeados e muitas vezes até destruídos pelos liberais Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo?
Finalmente alguém que desmembra o marxismo a partir do materialismo histórico dialético. Parabéns!
Como aluna de marketing da Universidade de São Paulo concordo 100% com Gustavo no quesito diferenciação de produto e preços. é isso mesmo, o luxo se BASEIA na escassez. Marcas de grife QUEIMAM produtos que não são vendidos pra não fazer liquidação.
Vcs estudam esses temas em Marketing?
😮
Se tem quem vende, tem quem compra. Cabe a cada um decidir oq fazer com o propio dinheiro.
@@henrique7149 kkkkkkkkkkkkkkkk uhun, escolhe aí ficar sem comer
@@artemisie comida passou a não ser um produto de "grife". Devido a alta produtividade industrial, a comida passou a ser mais acessível, índices de fome tendem a zerar talvez até nesse século. Isso com participação fundamental do lucro e acumulação de capital.
Coisas boas demoram pra acontecer.
Mas isso não tem nada a ver com o comentário em si. Quem quer comprar produto deve ter a liberdade de comprar, cada um tem suas ambições, ex (status, o produto pode melhorar a vida de alga forma, consumismo etc).
@@henrique7149 kkkkkkkkk, você não escolhe o que consome ou você precisa (comida por exemplo) ou é convencido por propaganda, é o fetichismo do consumo
Esse Petry e de fato um cara muito acima da media entrevistando. Ele na hora saca umas respostas e perguntas muito boas....
Sou libertário, mas o Petry e os convidados estão me levando a virar um bom camarada. Obrigado.
Vc é libertario e cai no papo de que imprimir nao gera inflação? Qualquer libertario devwria saber oinimo de teoria monetaria
Me parece que cresce! Bem vindo!
Bora!
Seja bem vindo!
Um libertário jamais iria aceitar m@t4r milhões em nome de uma causa falida. Voce não é libertario é um liberal utilitarista, um psico.
o domínio que o Gustavo tem do assunto é assustador, pelo amor de deus
Ele macetou
isso que acontece quando encontra algo que vc gosta e devora o assunto, é muito bom ver pessoas que amam oq fazem
Gaiofato é brabo, mas quer se assustar mesmo? Vai conhecer o tio @assimdisseojoao
@@alexandrebitencourt7129 Muito bom , conheço o tio tbm
O domínio pode ser bom, mas não significa que esteja correto.
Sou liberal de coração aberto. Ainda não fui totalmente convencido, mas que entrevista dahora e sincera. Pqp
Pena que eu não estava assistindo ao vivo pra mandar questã no Telegram
Te recomendo o canal do Humberto Matos. Ele fala bastante sobre economia
Da hora mano! Recomendo o canal História Pública, é o melhor pra se introduzir no assunto!
O canal História Pública (não confundir com o canal de cortes) tem um vídeo chamado "Princípios básicos do comunismo e guia de leitura", acho interessante começar por lá, ele é bem didático, fácil de entender.
Ps: Recomendo também o vídeo dele sobre h.o.l.o.d.o.m.o.r, dismistifica muita coisa
@@daniel.135 tem também o vídeo "porque odiamos" da Tacher. Irmão aquilo ali é para dar ódio de classe
recomendo o canal do próprio Gustavo, Ian, Humberto, João Carvalho, Laura Sabino e Jones Manoel
Gustavo é pica! Chamem o Ian Neves do História Pública
Uppp
Up
Up
Boaaaa
Ian Neves ia entrar pra história pública!
1:55:50 a galera tá com o olhar tão condicionado que acha que só no captalismo vai existir desenvolvimento tecnológico e artístico. Os produtos e itens tecnológicos que existem podem continuar existindo, inclusive muitos foram criados na união soviética durante a guerra fria. O que muda é a relação de produção e a garantia de acesso.
Resumindo !!! O cara não está falando que o cara idealizador não pode ser rico e ganhar dinheiro . O difícil de aceitar e que os verdadeiros executores da ideia e do lucro, não podem ganhar uma miséria e viver sofrendo a vida toda .
o Steve Jobs não fez nada,ele só tinha dinheiro.
Metade da tecnologia que o Steve Jobs colocou no Mac era toda de outras pessoas que ele comprou.
Quem idealiza pode ganhar, mas quem produz também deve, e não ganha.
@@tylerthecreatorbr2754 isso quando o “idealizador” não rouba as ideias ao invés de comprar!
colega, você assistiu o mesmo vídeo que eu?
@@tylerthecreatorbr2754 Sem contar que uma porrada de tecnologia q a apple usa foi o estado quem pesquisou e desenvolveu.
Melhor podcast a tempos, sempre trazendo convidados que realmente tem conteúdo para uma papo.
E o entrevistador sabe conduzir, sabe deixar o convidado falar e lança questionamentos muito pertinentes.
Série B
Resumo da entrevista: "ditadura é bom" .
Esse podcast me fez fortalecer a minha posição a esquerda e ao comunismo. Muito bom!!!
Umas das melhores entrevistas do A deriva até hoje .
Ouvir isso em uma segunda de manhã, antes de ir trabalhar, é foda. Não tem como não passar a pensar nisso sem viés.
Entrei liberal e depois de 5 horas saí cantando a Internacional. VIVA A CLASSE TRABALHADORA
Amém irmão 🙏
q bomq vc se desintoxicou camarada
Bem vindo, camarada. À luta!
bem-vindo, camarada, o mundo vai ficar bem estranho depois que tu trocar pra essa lente ideológica, vai passar a ver a materialidade dessas ideias em todos os seus aspectos da vida
👏🏼
Excelente podcast, assisti as 5 horas. Muito bom mesmo.
Parei de ser liberal quando descobri que meu patrão lucrava 1 milhão por mês tirando tudo quanto é despesas e atrasava nosso pagamento, e olha que a empresa só tinha 12 funcionários e mais umas 4, 5 pessoas que prestavam serviços por fora...
O sistema liberal busca a volta da escravidão porém dessa vez abrange o proletariado
É isso aí, amigo. Parabéns pela percepção, algumas pessoas infelizmente não terão ela até o fim!
Mas o sistema que vc vive não é liberal.
@@henrique7149 é o capitalista né
O cara era f0da hein,parabéns pra ele,só não caia no papinho vitimista da esquerda que isso só leva as pessoas para o buraco
Esse episódio foi muito bom! O que a didática de um professor não faz, né? Me parece que cresce!
Ficaria ouvindo mais cinco horas!!!! Esperando o Ian… ❤️
Segunda semana de setembro
E Jones!
Juliane Furno, Paulo Gala, Ualace moreira, Ferrez
João Carvalho na moral
Estou ouvindo a 50 minutos e sofrendo muito na espectativa que em algum momento ele conseguirá apresentar um argumento que faça sentido o comunismo.
Que didática que o gustavo tem, pelo amor de deus, o domínio, a compostura, crl QUE HOMEM
O único problema dele é a calvície 😭
@@rockz9161 é um bônus
Esses caras são muito bons, fazem a gente refletir, diria que são até mais dignos intelectualmente do que os "intelectuais da moda" tipo um Karnal da vida, Pondé ou Prioli. Vcs precisam convidar mais desses caras! Parabéns pela iniciativa!
Conheça Ian Neves do canal história pública
Aliás, esses caras até criticam Karnal, Prioli e Pondé. É só ver os reacts nos canais deles.
@@rodrigoappendino Prioli é um Liberal, esses dias teve até uma treta entre o Gustavo e ela.
Pode até ser, mas não vejo necessidade de uma grande rivalidade, pois essas pessoas, embora muito distoantes, são democratas
@@veve5665 acaba ocorrendo "rivalidade" justamente pq são conteúdos muito distoantes. 99% dos liberais produzem um conteúdo desonesto sobre o comunismo (por se embasarem na ótica estadunidense), trazendo desinformação e ódio a pessoad que defendem essa pauta.
Tava ouvindo de boa, aí eu fui olhar, e passou 3 horas de um diálogo tão gostoso de se ouvir, Camarada Gustavo manda tão bem, e você Petry, só conhecia via uma entrevista aí de um negacionista/terraplanista que falou "seu sonho é um lixo", mas caralho, como entrevistador tu é 10/10.
É muito bom né? Quase perdi minha prova hoje assistindo esse episódio.
venceremos camarada, acompanhe a capivarinha
Resumo da entrevista: "ditadura é bom" .
@@Bruno-om4ui a ditadura do proletariado é daora sim
@@BrJPGameplay para meia duzia de burocratas que está no comamdo deve ser sim.
Obrigado Petry por trazer o Gustavo aqui, 5 horas de podcast é tudo que eu preciso
@@i-buy-trade-and-sell kkkkkkkk virou crime não precisar de mais nada
@@i-buy-trade-and-sell O que eu tô precisando acho que você só libera se eu pagar um jantar
@@i-buy-trade-and-sell , o comunismo é uma evolução natural da Humanidade. É um processo, que precisa de muita coisa antes, como por exemplo o socialismo para poder aflorar. Então para chegar ao comunismo, todo historiador e pesquisador do tema, entende que só acontecerá quando uma mudança cultural e social acontecer na humanidade. Inocente é quem acha que o capitalismo é que é bom e dá oportunidade de todos.
@@i-buy-trade-and-sell relaxa camarada Adriano, isso é bem mais frequente no capitalismo :)
@@i-buy-trade-and-sell kkkkk ala o crente, fiscalizar o cy alheio já não é suficiente, precisa fiscalizar oq as pessoas necessitam agora KKKKK
Que piada que é você
O meu jovem colega de profissão é realmente muito bom , precisamos de mais e mais professores como ele , principalmente para esclarecer e formar a moçada .
João Carvalho
Resumo da entrevista: "ditadura é bom" .
@@Bruno-om4ui ditadura burguesa não, ditadura do proléta sim
O Arthur é um ótimo entrevistador. É interessante como ele mantém a conversa.
Sim. Ele deixa a pessoa falar, construir um raciocínio.
Achei que o pessoal ia hatear, que da hora os feedbacks! Parece que realmente cresce, camaradas!!
no chat tava
Infelizmente camarada a luta é gigante, se você for nos cortes vai ver o hate sendo destilado gratuitamente... Extrema direita não tá acostumada com conteúdo profundo, ver 5h de conteúdo científico é de mais pra cabecinha deles... =\
@@GuiCmo corre q extrema direita dos comentários do RUclips vai te oprimir kkkkk
@@otario1238 correr de galinha? Não, valeu
O hate está nas respostas dos comentários kkkkkk
Cara q aula de história q aula sobre o comunismo sensacional o Gustavo é um cara muito inteligente parabéns a todos os envolvidos nessa aula!!!
Entrevista foi ótima, a forma como Petry se manteve aberto a esse diálogo e como o entrevistado Gustavo demonstrou tão bem suas idéias, mto bom de assistir
venceremos! acompanhe a capivairnha
Gustavo em todo lugar. Um dia no Avesso, no outro aqui. Muito bom.
Teve no “AZ ideias” também! Foi o primeiro!
@@Shoudibola verdade, eu tinha assistido inclusive tbm, mas esqueci de citar hahahaha Espero que chamem o Ian tbm
Petry, as perguntas foram demais! Gosto muito de ver esses questionamentos que fazem o debate se tornar de alto nível permitindo que o assunto seja esclarecido completamente. Eu estou com o Gustavo, ele conseguiu me convencer. E você sem querer foi parte disso! Valeu, muito obrigado!
Hj a gente teve um á deriva raiz ,porque a conversa foi longa
Nossa que alegria ver o professor Gustavo aqui, quero logo ver o Ian neves tbm e todos os camaradas tendo mais visibilidade por aqui, os assuntos são tão bons que 5 horas foi pouco queria poder sentar na mesa e conversar com os camaradas por horas a fio, e o Petri foi incrível como sempre.
Classe trabalhadora, lutemos por todos os nossos direitos e principalmente pelo futuro da humanidade!
o futuro da humanidade é capitalista e sempre será, já o dos animais socialistas
esfomeados kkk
obrigado petry por ter coragem e por dar esse espaço. Gustavo é show demais
venceremos camarada, acompanhe a capivarinha no YT
Faz muito sentido muitas coisas que ele falou. Vou pesquisar mais pra entender
Pesquisa mano, vale a pena, minha mente se abriu depois que comecei a acompanhar e estudar esse tipo de conteúdo. Algumas coisas tu fica com o pe meio atrás no começo, mas conforme mais estuda mais vai entendo essas coisas. Recomendo além do canal do gustavo, história cabeluda, o canal do ian neves, história publica, joao carvalho e a laura sabino.
@@Anteteguemonn Falar na Laura, episódio dela no Desce a Letra do Cauê Moura tá bem maneiro tbm.
vai na fé mano, quando vc menos esperar vc caiu no Conto do Funil KKKKKKKK eu sou fruto disso
Assiste no canal do história publica o video sobre realismo capitalista, principios do comunismo, lenin x trotsky, margareth tatcher...
Eu nunca vi tantos retardados juntos em um só lugar, tirando o autor original do comentário.
Cara, eu passaria 10 horas seguidas ouvindo o prof Gustavo e seria pouco ♥️✊🏽
Por isso seu cérebro está derretido de tanta merd@ teorica. Muita ideologia para pouco raciocínio.
Assista o vídeo em loop. Quem sabe o seu cérebro não termine de derreter de vez?
Muito bom, o petry descobrindo sobre o marxismo, e o Gustavo parecendo um professor orgulhoso kkkk
Nunca vi cinco horas e meia passarem tão rápido assim. Gustavo manda muito bem nas explicações. Um ótimo professor!!
Que entrevista boa de assistir. O Petry é um ótimo entrevistador, muito mente aberta e realmente faz perguntas pertinentes. As perguntas dele proporcionam respostas magníficas do entrevistado quando o entrevistado entende do que está falando. Não assisti nem 25% do vídeo ainda e já aprendi muito com o Gustavo.
Daora é que o Petry faz uma porrada de pergunta que já cansei de escutar, tomara que esse vídeo encontre pessoas e principalmente os jovens que devem estar ouvindo uma outra perspectiva pela primeira vez. E que comecem a se questionar.
Mano sim e sao perguntas muito importantes, o petry ta falando por muitas pessoas que tem as mesmas duvidas. Achei cirúrgico mesmo, tanto as perguntas, as intervenções do petry, como a explicação do Gustavo que não sai da linha do raciocínio e não tapa o sol com a peneira né, ele vai na raíz. Isso de fato é qualitativo, uma conversa qualitativa.
@@Anabeasan Sim, claramente ele estava tirando dúvidas, coisa que muita gente nem faz e acaba desconsiderando qualquer coisa que permeia esse assunto.
@@gustavomyw e mais uma, o Gustavo quando não tem resposta e não sabe sobre o assunto ele fala o seguinte: NAO SEI. NAO ESTUDEI ESSE ASSUNTO. aí vai e dá uma fonte e sugere alguem que possa dar essa resposta com mais precisao, humildade?
venceremos camaradas
Resumo da entrevista: "ditadura é bom" .
5 horas de Comunismo com Ian Neves e agora mais 5 com o Gustavo. Então bora que esses dois são feras.
vão ter que montar um acampamento pro joão carvalho xD
O Gustavo simplesmente deitou, ele e o Ian tem um domínio absurdo sobre oque falam
Te amo professor Gustavo, mudou minha forma de pensar e de várias outras pessoas, VENCEREMOS!!
vai vencer o que?
@@HarutoKojima sua mae
esses caras são inteligentes, educados e bonitos, deus abençoe kkkkkk 😍😍😍
Kkkkkkk e que eu n tava ali junto rs
Se fosse inteligente não teria viés cosmovisão socialista
Nem tô acreditando que escutei 5 horas de podcast. Papo muito foda, parabéns.
Dois monstros nessa entrevista!!! Cada um na sua área. E o Gustavo tem uma didática muito boa pra ensinar marxismo
O exemplo do Steve Jobs/iPhone é interessante por que, os satélites de telecomunicações, os walk talkies, a internet, a tela touch, foram todas tecnologias desenvolvidas anteriormente com dinheiro público...
Não da "iniciativa privada"...
🤷🏿♂️
Camarada, procure o livro "O estado empreendedor"
Esse nem é um livro marxista, a autora é liberal. Mas ela deixa bem clara a mentira que é essa abordagem de que a inovação só ocorre no setor privado.
Sim, foram.
transistors, gps, praticamente tudo que é embutide em um smartphone hoje teve financiamento estatal no passado
Me corrijam se eu estiver errado, mas no meu entendimento todo dinheiro do estado por definição é dinheiro privado. Uma vez que o estado não produz nada, apenas arrecada via impostos. Assim, apenas ocorreu uma redistribuição do dinheiro privado por meios estatais. Ou seja, mesmo que estado criei algo via dinheiro público, no final isso só é possível por conta do que foi arrecadado via impostos.
@@lucasmelo6602 Não é dinheiro privado. É dinheiro público. E faz sentido ser usado/redistribuído para toda a sociedade. Os estados burgueses usam este dinheiro para "prover " aquilo que não dá lucro pra a iniciativa privada/ ou construir infraestrutura e manter um sistema jurídico qie legitima a acumulação de capital pela burguesia.
Pesquise sobre os conceitos de público e privado e suas diferenças.
Mais um inscrito camarada Petry rsrs, gostei porque o entrevistador deixa o entrevistado argumentar. Boa parte de outros podcasts que as vezes não concordam com o entrevistado ficam interrompendo de uma forma que se o cara é meio introvertido fica até difícil se expressar.
O trabalho dos professores é de uma importância inenarrável. Amo essa profissão, inclusive, sou professora em formação.
Parabéns, galera! Parabéns ao À Deriva, parabéns ao camarada Gustavo, do História Cabeluda.
Belo trabalho, gente!
É verdade o pessoal da Apae precisa de historias ficticias
Finalmente eu tava com saudades de ouvir alguém da esquerda que sabe falar modo detalhado e didático.
Concordo
Você percebe que a entrevista foi simplesmente perfeita e esclarecedora quando não tem liberalzinho bostejando nós comentários. PRA CIMA DELES CAMARADAS, OCUPA TUDO E TODOS OS ESPAÇOS!!!
Infelizmente tem, mas parece que é relativamente pouco.
Ficaram tão em choque com as argumentações que sumiram 🤷
Realmente, argumentos incríveis. Mas aonde isso deu certo? E quando eu digo dá certo, é um país que ninguém passe fome, que tenha energia, saneamento básico, saúde , as pessoas sejam livres pra sair e voltar do país, e que não seja governada por nenhum ditador.
Não tem!
China? e outra pq caralho tu ta cobrando coisas do sistema socialista que sofre embargo de todo lado do mundo, e ainda essas coisas que no capitalismo não foi resolvido? e falo mais mesmo assim Cuba resolveu todos esses problemas exceto pela questão da energia que também é causada pelo embargo
@@fabriciosantos6086 capitalismo deu certo ? vc é dono de algum polo industrial ?
Cara, eu admiro muito o camarada Gustavo pela forma como ele se apresenta nos debates!!
Gustavo Giofato semple lúcido demais!! Sensacional.
de a ordem camarada!
Confesso que tenho muitas ressalvas sobre os reacts do história cabeluda, mas achei legal vê-lo falar nesse formato. Ficou bem instrutivo. Entrevista bacana.
Maquina não consome. Nunca tinha pensado nisso, brabo!
Kklkklkk
Excelente entrevista, Petry genuinamente interessado e fazendo perguntas afiadas, dúvidas que muitas pessoas têm, e o entrevistado uma máquina de respostas instigantes. Ambos representaram muito bem, diálogo muito necessário para o Brasil de hoje
Que interessante, o papo foi tão franco e embasado que quase não tem crítica nos comentários. Parabéns aos dois!
Ele falou do Uber, me lembrou esses dias que fui passar um pix para um Uber. Ele ficou revoltado, pois o app mostrou pra ele que ia receber uns $22, e o valor total que eu paguei uns $34, ou seja, o app Uber ganhou uns $12 em cima da viagem.
Sabe se depois disso ele deixou de trabalhar pra Uber?
vai la e faz um app e nao ganhe lucro nenhum sobre entao
@@2011wdb O dono da uber provavelmente não fez app nenhum, ele só contratou gente pra fazer pra ele e tá lucrando por ter dinheiro.
Obrigado Petry, Gustavo, Kaio. Papo foda demais e uma grande abertura para nos camaradas comunas! vamo que vamo, VENCEREMOS!
Venceremos, não há outra opção
vencer o que?
@@Rafael_Merli eu nao leio.
@Gabriel Lima nao.
@@HarutoKojima por isso kklkk
Conversa INCRÍVEL, o Gustavo fala com tanta convicção e embasamento q consegue furar bolhas
Sou de esquerda há anos e sempre temi o Comunismo! Muito feliz de conseguir ver mais desse lado, ultimamente
Uma aula, simplesmente
Eu divirjo em muitos pontos das ideias do Gustavo, mas como é revigorante ver que existem comunicadores rompendo com a bolha acadêmica e trazendo outros pontos de vista pro debate público. Papo de gente grande, tão de parabéns.
Conteúdo de altíssima qualidade. Todo mundo deveria escutar o Gustavo falando, foda demais!
Assist 2h até agora e tô chocada com a quantidade de livros que ele já citou. Meu Deus.
Meudeus o homem é uma máquina de argumentos, simplesmente INDOMÁVEL
Sua gostosa
Muito boa a conduta do Arthur, respeitoso, instigado, um bom ouvinte. O conteúdo é muito profundo e exige estudo dedicado e meticuloso. É um conteúdo que mexe muito com cada pessoa, quando ela passa a se localizar na sociedade e a entender a força e as consequências das relações sociais. Espero que outros podcasters comunistas participem de outros episódios aqui.
O único defeito desse episódio é que ele acaba.
Muito fácil ser de direita: aprender através de memes.
De esquerda: Estudar feito um condenado .
Estudar pra afundar todos os países, boa
estudar para não conseguir explicar economia planificada
@@henrique7149 estudar pra ter fé nos dados que a coreia do norte fornece
@@enzugabriel8035 coreia do norte é o melhor pais estatista pra viver, todo mundo tem casa e a desigualdade nao existe
@@Azanhamartin desde o boom de produção na revolução industrial, a taxa de fome bem despencando naturalmente. É necessário entender que antes do capitalismo a fome atingia a maioria esmagadora da população (estado de natureza humana), hoje dia, o índice de fome tende a ZERO. Isso não foi graças ao bolsa familia ou a algum programa de redistribuição de renda, foi graças a geração de capital e capitalização de mao de obra para produzir cada vez mais.
Tudo isso acontece por um simples motivo: LUCRO, o empresário preferiu investir na produção de comida por entender que era um dos primeiros itens na lista de prioridade humana, por tanto, o lucro seria mais "garantido".
Esse podicast me fez repensar minha posição como liberal.
Eu paeticipo de um curso online do livro de o capital. Quer participar?
Boa!! Repense, e seja bem vindo!
Se assistir o canal história pública, vídeo princípios básicos do comunismo, vai tremer.
boa! deixei de ser liberal praticamente por causa do Gustavo a um tempo, recomendo ver os vídeos dele
É MT difícil um proletariado continuar liberal depois de realmente entender o comunismo
O Petry comentou sobre o Jobs, " ele criou esses bilhões." ele não criou os bilhões, ele acumulou (bilhões) o resultado das horas de trabalho empregadas. Fica mais fácil entender que para uns serem ricos outros precisam necessariamente ser pobres, entendendo que a riqueza é um conceito relativo, e como os recursos são finitos a riqueza é em parte o quanto desses recursos, um indivíduo possui, acredito.
Não confunda desigualdade social com pobreza. Para alguém ser rico obrigatoriamente deve haver alguém MAIS pobre que ele, mas não em situação de pobreza propriamente dita.
@@gabrielapolo4131 Quanto mais pobreza, mais lucro, pois o empresário pode contratar mão de obra cada vez mais barata.
Sem falar do investimento do Estado para desenvolver a tecnologia, dinheiro de imposto para enriquecer o burguês.
@@rodrigothemelo mas quanto maior a pobreza, menor o número de consumidores e menos lucro
@@andyisdead Mas quem disse que pobre não consome. Ele não tem poder de compra mas tem que consumir pra sobreviver.
Arquiteto aqui: Gustavo, Brasília foi projetado por Lúcio Costa. Oscar foi responsável por alguns prédios e foi da banca julgadora do projeto de Brasília hehe. E Brasília é foda
muito bom ver o gustavo aparecendo aq, fico feliz pra krl
Muito bom ver o reconhecimento do história cabeluda ✌🥺🌟
O Petry fez uma entrevista super competente! Parabéns!!!
A gente não quer que o burguês morra, a gente quer que ele trabalhe como nós!
Posso não concordar com todos os pontos de vista do Gustavo, mas de fato ele tem um bom preparo e uma boa argumentação. Parabéns!
Uma coisa bizarra do capitalismo, é jogar um produto fora pra gerar escassez, como aconteceu com o café por exemplo
Louis Vuitton queimando roupas, os caras literalmente queimaram o estoque para não ter que vender mais barato kkkkk
No capitalismo tudo vira mercadoria, se a mercadoria não der lucro ela é descartada. Isso vale para seres humanos também
venceremos camarada, acompanhe a capivarinha no youtube
Foi recente? e por que alguém que gastou dinheiro com defensor agrícola, salário de empregados e combustíveis de máquina queimaria seu estoque sendo que tem despesas a pagar?
@@fabriciop.campos9018 acho que ele está se referindo a época que o Brasil era o grande produtor de café que tinha tanto café que o preço ficou tão baixo que eles tomaram essa decisão.
Nunca aprendi tanto na minha vida como nessa aula de mais de 5 horas com o Gustavo. Parabéns ao Petry pela condução 👏🏻👏🏻👏🏻
No tese onze foi a primeira vez que eu ouvi falar de marxismo sem uma conotação ruim. É muito interessante como a narrativa que predomina é que ou o comunismo é uma força, ou que é bonitinho mas impossível...
Quero aprender cada vez mais!