Os cientistas Ateus e os pesquisadores simpáticos aos ateísmo tem a mania de falar "em nome da ciência toda", como se todos os cientistas fossem atues. Eu não sei o que é Deus, detalhadamente falando, mas vejo o resultado, a vida e seus incontáveis códigos genéticos. Código genético não surge do nada, ordem e complexidade não surge do nada, A não ser para quem acredita que o nada cria. tem que PARAR com essa mania de "Deus"! versus Ciência. E você Pirulla tem que parar com essa mania de falar COMO se falasse em nome de toda Ciência. Pirulla, você paraece alguém preso em uma dimensão, a dos 5 sentidos, falando apenas da visão dessa dimensão. E sempre fala RINDO, é fala rindo o tempo todo, usando o riso como apoio ao seu argumento, afinal, quem está rindo é porque "venceu", "é confiante" "já ganhou" ou está ganhando. Por isso que sem ninguém contar piada alguma, você está sempre rindo, Se viciou nessa ferramenta de apoio a sua comunicação.
@@betofernando8570A onde ele falou que todos cientistas são ateus? Qual minuto? Dizer que ciência e religião são coisas diferentes e que deus não é uma hipótese científica não é o mesmo que dizer que todos cientístas são ateus, você usou apelo a falácia do espantalho. Códico genético e ordem e complexidade não surge do nada? A onde no vídeo foi dito que essas coisas surgem do nada? Pode nos citar um único livro de física e biologia dizendo que essas coisas surgiram do nada? Você está bem mal de argumentos, claramente não assistiu ao vídeo e comentou usando velhos espantalhos criacionistas. Que feio! Por sinal, tente definir o nada! É muito comum religiosos fazerem espantalhos usando o nada como se ateus e a ciência dissessem isso e os mesmos crentes negacionistas são incapazes de definir o que eles entendem como sendo o nada. Você aí nesse seu espantalho já perdeu toda a razão que poderia ter e se mostrou não ter preparo nenhum para debater. Para com essa mania ciência versus religião? Mas são duas coisas diferentes, não se misturam, mas isso não quer dizer que você não pode acreditar na ciência e ter uma fé, na verdade quem colocam a ciência versus a religião são os próprios crentes negacionistas da ciência que pela ciência ser naturalista enchergam como uma ameaça e afronta, esses crentes são os que defendem pseudociência na tentativa de transformar deus e criacionismo em ciência. Sempre fala rindo? Não sei a onde ele ficou o vídeo inteiro fazendo isso e mesmo se fizesse, não há nada de errado porque quando alguém conhece um assunto e gosta de falar sobre, é óbvio que a pessoa vai rir as vezes e os olhos vão brilhar. Ah, os argumentos dele não precisaram de meras risadas, esse é outro espantalho seu. Enfim... No seu comentário só vi choradeira e não apresentou nada que realmente responde o que foi dito no vídeo. Você deveria aprender a refletir e a assistir ao vivo antes de comentar qualquer coisa falando pelos cotovelos.
Garoto, tenho 81 anos de vida. Fui criada dentro do cristianismo e amei sua forma, clarissima, de explicar a " hipótese: Deus"; parabéns. ESPERO QUE OS FANÁTICOS ENTENDAM A DIFERENÇA ENTRE " FIDES ET RATIO".
Esse comentário do david é meio: "-vcs cientistas precisam noticiar a existência de Deus!! -ok, mas quais sao os indícios? - é claro que existe, olhe a sua volta!! - mas com base em que podemos afirmar? - vejam como tudo está claro!! Arrependam-se enquanto há tempo!!" Mas a soberba é a da ciência, que inusitado. (E isso não é um ataque ao camarada David, só a essa linha de pensamento que sei que é muito comum entre religiosos)
"- é claro que existe, olhe a sua volta!!" Nessa parte ai eu já teria dito... -Tem um monte de coisa a minha volta, e nenhuma delas fez essa comunicação comigo.
@@a.schneider6058 quando a pessoa fala dá, a não ser que ela esteja mentindo, partindo do pressuposto de que os religiosos não estão mentindo que acreditam em Deus e inventando justificativa, eu mesmo já ouvi muitas pessoas usarem esse discurso de falar de tudo que ele não entende e questionar como pode se não for Deus.
Meu ateísmo veio por uma questão simples... Quando alguém faz essa pergunta, se Deus existe, eu penso logo "qual deus?" Porque só acreditamos nesse deus cristão por uma questão histórica, por conta dos europeus que nos colonizaram... Se tivesse sido outro povo, ou se vc tivesse nascido em outro lugar ou outra época, provavelmente ia acreditar em outro deus ou outros deuses. Então, é muito narcisismo achar que só o seu deus existe, e qualquer um outro não. Ao longo da história tivemos a criação de muitos deuses, egípcios, gregos, orientais, só uma questão de tempo e espaço. Por isso, eu não acredito em nenhum deus. Porém, se existe uma força maior, totalmente diferente do que o cristianismo ou outra religião prega por aí, aí não temos com saber... O universo é muito grande. E se existir uma espécie de deus ou criatura poderosa no universo, ela não tá preocupada com nossas vidas medíocres aqui... Então, não, eu não acredito nos deuses dos humanos, se existir algo além disso, provavelmente nunca saberemos!
Quando faz essa pergunta eu digo , o que é deus para você? Pq isso é meramente um rótulo. Se alguém diz que é o universo, uma montanha , uma árvore ou animal, então a pergunta se responde fácil. Quando mais particularidades adicionam no rótulo, pior fica para justificar a existência desse ser, já que a maioria das características são imaginadas acreditando que esse ser exista.
Filosoficamente falando só existe uma concepção de Deus, embora a maneira de abordar possa mudar. Quase todas as religiões convergem para a msm concepção, principalmente aquelas que tem uma vertente mais filosófica. Os ritos podem mudar a depender da cultura, e a didática tbm, mas em essência não é muito diferente
É evidente que há "forças maiores", cósmicas. A Lua mesmo é um exemplo, sem ela nosso planeta seria bem diferente. Mas mesmo as religiões monoteístas têm concepções muito diferentes do seu Deus. Ademais, nenhuma religião é estável, nem no que tange ao monoteísmo estrito.
Os religiosos amam chamar os outros de soberbo (e de vários outros adjetivos carinhosos kk) ao msm tempo q falam da forma mais soberba possível, é incrível!
Po mano, me senti ofendido. E olha que eu nem encho o saco de ninguém! Só digo: Ok, não tem problema se você não gosta de Jesus Cristo, eu vou ser seu amigo mesmo assim.😊
@@a.schneider6058não tem nada que ver com "gostar", "achar legal", "bonitinho", tem que ver respeitar o espaço do outro, via de regra os crentres (diferente dos cristão) enchem a porcaria do saco querendo empurrar o próprio deus goela a baixo dos outros.
entao.. o problema dos religiosos é lidar com a infinidade de deuses que existem... existe o deus judeu dos hebreus, existe os deus cristao dos romanos, existe o deus dos muçulmanos, existe os deuses gregos, egipcios, chineses, hindus... eu que antes de mais nada é preciso que os religiosos se reunam e digam qual é o deus verdadeiro... quem sabe fazendo uma guerra? o deus verdadeiro vai vencer!!!
O que os religiosos não entendem é que esse argumento que eles usam justifica defender a existência de qualquer coisa. Zeus, duendes, signos, etc. Não tem como dizer "se não podemos provar que não existe, então podemos acreditar que existe".
Também acompanho desde o início. O cara é bom demais!
2 месяца назад+77
Cara, sou Cristão, mas tenho assistido TODOS os seus vídeos. Na verdade, nem precisaria do "mas". "Sou cristão E assisto seus vídeos. Falta esse tipo de pensamento lógico na religião. Infelizmente, alguns pensam que vídeos como os seus pode atacar ou até mesmo abalar a fé. Eu prefiro fazer uma análise sobre as coisas em que acredito ou que sigo, e seus vídeos são uma ótima ferramenta para isso. Uma nota pessoal, apenas para compartilhar contigo é que, eu não tenho minha fé abalada vendo seus vídeos. Na verdade, por conta das minhas convicções, gosto de ouvir suas palavras. Estranho explicar, mas é isso. Obrigado, cara!
Parabéns pela sua postura. Pra entender alguém não é preciso concordar. É muito maduro ouvir um pensamento opositor não só aberto a entender como sabendo o quanto ele pode acrescentar. Se alguém já concorda 100% com você, para que ouvir?
Fiquei curioso! Quais seriam suas convicções para algo sem evidências ou provas? Um exemplo! Fadas pretas vivendo no planeta Nibiru ou seu deus no planeta de faz de contas!!!🤔
Eu acho que os religiosos deveriam definir antes de tudo, qual é o deus verdadeiro!! No ocidente o deus dos romanos prevalece, mas temos que nos lembrar que exist o deus dos judeus, dos muçulmanos, dos hindus, dos chineses...... só com uma guerra o deus verdadeiro prevaleceria, eu acho..
O problema é que muito religioso acredita em milagre, isso não existe. A bíblia concorda com a ciência em praticamente tudo... Até a terraformação é descrita, no início era tudo água depois foi divida, etc... etc... - Morreu acabou - Terra redonda - DNA - Gravidade Acredito em Deus e que ele é uma pessoa, mas não penso que ele seja mágico, so compreende tudo pq foi o criador do que conhecemos.
Quem não acredita em deuses não precisa provar nada. Quem acredita, também não. Mas se alguém acha que deve convencer outros que deuses existem, tem o dever de provar objetivamente, não com discursos e doutrinas.
Ai que está. Na verdade, tanto quem acredita, quanto os que não acreditam devem apresentar argumentos. Os ateus acham que não devem se pronunciar, mas eles estão na posição de afirmar que Deus não existe. Ok, portanto, discorra o por quê ele não existiria. Os únicos que estão isentos de não apresentar argumentos são os agnósticos.
@@familyshield6405 Falo por mim. Não afirmei que deuses , veja bem, deuses, não existem. Não ACREDITO em deuses, de nenhuma religião, e nem em seres sobrenaturais em geral, e não me sinto obrigado a discorrer sobre isso. Inclusive acho que é direito inalienável de cada um ACREDITAR no que quiser.
@@familyshield6405aí é que está, não. Ele só citou das pessoas que se acham no direito de te convencer (leia-se "enfiar goela abaixo") de suas convicções. E ainda julgar quando você não acredita no deus deles (isso tanto para quem não acredita em nenhum quanto pra quem acredita em deuses diferentes). E vejo que essa imposição é maior nos cristãos.
@@AntonioCarlosGomes-ke5yr Tudo bem, está correto. Contudo, vc mesmo disse que quem acredita em algo e deseja convencer alguém deve argumentar, não é? Pois bem, o mesmo vale para quem não acredita. Não é simplesmente ataques "ad hominem" e falar que quem acredita em algo é besta e etc. Não que vc o fez. Apenas complementei seu comentário.
E pensar que conheci o Pirula através do vídeo a cerca da homossexualidade e achava gigantesco, hoje qualquer vídeo que eu assisto dura bem mais kkkkkk
Lembro quando era pequeno e conversando com minha mãe disse que não acreditava em Papai Noel Já fazia um tempo aliás, mas fica com medo de não ganhar presentes... Hahaha Mas enfim, minha mãe me respondeu: "É, Papai Noel não existe" Então q eu perguntei: "E Deus também, né?" Ela me respondeu bem rápido: "Não! Em Deus vc TEM que acreditar" Estudei em colégios religiosos a vida toda e só hoje percebo certos comentários como este da minha mãe Coisas q eram ditas pra q vc não duvidasse... Bom, não seu o meu "nível de ateu" Mas sempre preferi saber do que acreditar
Com a minha mãe é a mesma coisa. Ela é uma fanática religiosa que sempre tentou me puxar pro cristianismo desde criança e até hoje ela tenta, mas não consegue. Não consegue porque nada do que ela acredita tem credibilidade real e nem mesmo os pedidos de oração dela surtem algum efeito real. Só vejo uma mulher frustrada com a própria vida e com a vida desperdiçada numa fé vã, que acabou não lhe rendendo nada de útil verdadeiramente. Fanatismo religioso é uma cegueira emocional pura.
@@davids.mattos8840é triste né. Eu cresci com uma fase fanatica da Minha Mae e me deixou bitolado por um tempo. No fim ela deixou a religiao pra lá, ainda acredita mas de forma leviana e eu sou ateu mas ainda sofro com a forma q fui criado.
Como "believer" nível 7 (não sou cristão, mas tenho total convicção na existência de Deus.), é MUITO BOM te ouvir falar sobre o assunto. São pontos MUITO intesessantes os abordados, e a forma como você fala faz 30 minutos parecerem 5. Parabéns pela abordagem, cara!
A parte da "soberba" o Pirula colocou perfeitamente. Normalmente quando alguém diz não acreditar em Deus, soa como se a pessoa fosse arrogante, auto suficiente e não é nada disso. Afirmar sem provas só por meio da fé algo realmente seria mais arrogante do que a pessoa simplesmente negar a uma hipótese apresentada. O próprio religioso também faz isso, pois ninguém acredita em tudo ao mesmo tempo: um evangélico provavelmente dirá que Deus opera milagres mas negará que a Virgem Maria faz o mesmo. Dada essa explicação, o ateísmo declarado passa então ser uma consequência do teísmo, uma posição racional e justa ante a algo que é apresentado. Isso muitas vezes confunde o crente que vê nisso uma "prova" da existência de Deus dizendo que o ateu só tem como negar a existência daquilo que existe. Obviamente o que existe é a fé, a crença em Deus e é ante ela que o ateu se posiciona.
Eu amo a disposição, educação e elegância do Pirula em responder todos os tipos de perguntas, inclusive as fantasiosas, as exaltadas e algumas ate, ofensivas. Sempre com exemplos, com dados, com hipóteses, enfim ❤
Deus é a explicação que as pessoas dão às respostas que não têm. Sua existência é questionável. O importante, é fazermos o bem ao nosso semelhante. Não como moeda de troca... Penso que devamos agir no sentido do bem comum. Nem esperando recompensa, tampouco temendo punição. Paz e Luz!
Pra mim q sou ateu desde os 14 anos, tenho 39 anos, não tenho necessidade de pensar em um deus ou querer acreditar se há ou não um deus. Sou um cara q mesmo na pior fase da minha vida tô feliz, amo minha família, ajudo o máximo de pessoas q eu posso, enfim, qualquer atitude q a religião diz q um cristão por exemplo deve seguir para ser pleno com deus. Acreditar em um criador, baseado em textos e contos abre um leque de crenças muito grande que também poderiam existir, ou seja, qualquer história de ficção mitológica antiga poderia ser real, de Hércules à Excalibur. Pra mim não há o menor motivo ou necessidade de eu acreditar em um deus seja qual for, nem vou entrar na questão ciência q pra mim explica tudo q precisamos saber de forma ampla. Concorda? #PergunteAoAteu
@@dluizpereira então vc não tem necessidade não tem a vontade, vc está em seu direito de escolher o que quer? Mas vc conhece bem as explicações naturalistas e acreditam nelas de suas origens? Então vc não é diferente de algum religioso normal, que não estuda aquilo que diz acreditar vc está acomodado igual eles. Vc quer ser esquecido como seus antepassados estão sendo? Pois dos grandes estão sendo vistos como mitologias e os pequenos se perdendo, quer que seus filhos sejam esquecidos? Vc certamente é descendente tanto de Arthur como de Hercules como de Abraão, mas acreditar ou não nisso, vc terá que estudar e sair da sua zona de conforto e tb da sua cosmovisão, o que de fato é para poucos. Deus está sempre com vc, fique na paz.
@@douglassilva4999o único deus que tenho certeza absoluta que não existe é o cristão, não existe livro mais cheio de erros e contradições que a bíblia, isso não foi feito por Deus, nem sequer pode ser cogitado ligar esta tosquisse a Deus
Lembro dos primeiros vídeos que vi do Pirulla em meados de 2011, um adolescente que estava apenas formando sua visão de mundo, é muito legal que alguns RUclipsrs ainda mantém as raizes
@@Pirulla25É claro que o adolescente era ele, né, Pirulla? Leu o comentário dele com sono, rs, vc é o máximo, a primeira pessoa em cuja conta eu me inscrevi no RUclips e cujo raciocínio colocado em discurso (os vídeos) é um deleite acompanhar. Que bom pra tanta gente que existem seus vídeos!
Pirulla, obrigado pelo seu trabalho. Eu sou ateu e permito você falar por mim, você explica bem e inclusive, consegue colocar em palavras o que eu sinto com certos argumentos que as pessoas usam. Obrigado. Btw, eu sou ateu nível 7, mas por pura opinião. Por mim, por não existir evidências e ver o comportamento do ser humano (desde os primórdios, até hoje em dia e mais claramente na Ucrânia e Gaza), não faz sentido existir qualquer tipo de deus. E bela resposta na questão da soberba. Soberba é quem tenta converter os outros ou diz que a religião dele é a certa
Duvidar da existência de lobisomens foi meu primeiro ato de ceticismo. Com 15 anos, no interior da Bahia, eu tentando convencer meus amigos que lobisomens não existem porque é biologicamente impossível hahah
Por algum tempo, fui ateu agnóstico. Até quando me foi apresentado um argumento intrigante a favor do ateísmo convicto: "os agnósticos colocam a crença no deus abraâmico em patamar superior às demais crenças porque foram educados nela, nenhuma agnóstico tem dificuldade de ter certeza de que Zeus, Poseidon, Atena, Afrodite não existem, mas um grego antigo agnóstico poderia achar que não dá pra saber se Zeus, Poseidon, Atena, Afrodite existem ou não". Por um tempo fiquei convicto, mas voltei a ser ateu agnóstico quando passei a pensar que o deus que pode existir ou não não é o deus abraâmico (este muito provavelmente não existe), mas simplesmente o nome dado a uma entidade não material responsável por existir o mundo material.
É impressionante como seus pontos de vista são profundos, vem do âmago da inteligência pensante racional, de uma postura extremamente respeitosa e da maneira a ter uma postura firme ao procurar fazer justiça de forma de entendimento. Não tenho palavras pra te dizer o quão pessoas como você, são extremamente relevantes para termos um experiência a qual chamamos de vida, ficar suportavelmente melhor. Gratidão!!!!
Exceletes explicações, eu era teísta por que o conceito de deus me foi apresentado na primeira infância , assim segui conforme o meu desenvolvimento, depois que comecei a ter e desenvolver curiosidade e capacidade de racicínio lógico, através das minhas próprias experiências e percepção da realidade, entendi que deus não explicava tudo e essas lacunas me trouxeram questionamentos, pricipalmente socias , apartir daí eu fui desenvolvendo meu senso crítico e hoje me indentifico como atéia , e pela sua explicação então compartilho da sua visão, mas por razões naturais , socias, pessoais e filosóficas me considero ateísta, então ainda que deus seja provável eu teria ainda a questão filosófica e pessoal, ou seja vários questionamentos do por que eu tenho que ser punida por ter a capacidade de tomar decisões e cometer erros e equivocos se essa é uma condição humana que inclusive foi dado pelo próprio criador? Fora as outras perguntas nas mais variadas esferas do conhecimento, obrigada pela oportunidade.
@@rafaelcarvalho7645 nada haver cara, soberba e vc não se conhecer algo, e ainda se por como figura de altoridade sobre isto, no caso de vc estudar algo, e através deste conhecimento, vc acaba acreditando no fruto destes estudos
@@yatinhosenpainão sei pra você, mas o Pirulla e a maioria dos ateus me parecem bem estudados sobre o tema. O ponto é que a ciência não tem como estudar deus e, portanto, pra alguém que prioriza o viés científico, crer em deus seria contraditório
A ciência não considera a existência de deus ou deuses porque não leva em conta a imaginação fértil do ser humano. A ciência lida com fatos e não com personagens fictícios 😅.
Muito respeitosas as suas considerações. Separação entre crer e ser possível validar é um primeiro passo para qualquer conversa civilizada, principalmente para temas sensíveis como esse. E você fez muito bem.
Quando não sabemos a explicação, ao invés de assumir essa verdade, fica mais fácil dizer que a explicação é Deus. Quando buscamos o conhecimento a explicação fica no campo da ciência.
Ótimo vídeo. Tem uma série sua falando sobre Deus? Já vou procurar. Eu era bem religiosa. Depois de entrar pro mestrado, e agora doutorado, treinei meu pensamento crítico e agora sou ateia hehe
Da mesma forma que rimos das teorias do geocentrismo hoje, também rimos ao pensar que até um tempo atrás para qualquer evento da natureza, creditávamos ao humor de algum deus, como a chuva, raios, trovões e etc... Afinal, antes de qualquer tentativa de incluir o questionamento da existência de Deus, deve se perguntar qual a relação disso com o que a ciência busca responder...
Um adendo ao vídeo do Pirulla: a ciência linguística estuda as palavras e as relações entre elas numa língua. Uma palavra, de forma geral, é um conjunto de sons que um individuo ou um grupo de indivíduos atribuiu significado arbitrário. Significado para quê? Para identificar e trazer seres, coisas, imagens, cenários, ideias etc. para o convívio de uma tribo ou para a mente pensante de alguém. O que se faz com essas palavras, é cultural. O que se compreende com essas palavras na cultura, é conceptual. É um princípio da linguística cognitiva considerar que uma palavra provavelmente possui uma conjunção de instanciações semânticas. Essas instanciações semânticas orbitam uma palavra (essa formação sonora humana com significações arbitrárias). Na órbita mais próxima de uma determinada palavra existem significações não abstratas, ou seja, aquele sentido mais próximo do mundo efetivo e material, abstraído especificamente através dos sentidos mais básicos (visão, olfato, audição etc.). A visão é aquele sentido mais essencial para a criação de um significado não abstrato e não metafórico. Quando um humano vê algo que ele ainda não definiu ou não conhece a existência de uma palavra para ela, existe uma gama de sensações pouco quistas que ocorrem no âmago desse ser falante. Já experienciou tentar lembrar de um nome ou ver algo que não sabe o nome e tentar apresentar tal ser/coisa/sensação "sem nome" para outro ou para si mesmo? Quando esse "algo" tem nome, na sua tribo, então esse algo está vivo na sua tribo. Se esse "algo" não tem nome, então ele ainda não está vivo e/ou não vive em sua tribo. Já parou para pensar no caso da palavra "deus"? De que tribo essa palavra vem? De que língua essa palavra vem? Qual seria o seu provável significado menos abstrato e menos metafórico? A ciência linguística tem a resposta para todas essas indagações. De que tribo vem? "deus" é uma palavra da língua latina, uma língua indo-europeia, ou seja, que pertence a um conjunto de famílias linguísticas de tribos antigas que se estabeleceram entre a Europa e a Ásia. A ideia teórica de família diz respeito à identificação fonética e até semântica de uma palavra com um outro conjunto de palavras que são parentes dessa palavra objeto de estudo. Quais palavras possuem parentescos com a palavra "deus"? As clássicas são: deva (hindu), div (persa), çius (anatólia), siós (anatólia e grécia), zeus (grécia magna), tyur (nórdicos) etc...; todas essas formações sonoras antigas são parentes da formação sonora "deus". A maioria delas, incluindo "deus", possui o mesmo significado arbitrário não abstrato ou metafórico na cultura dessas tribos antigas: a identificação do "brilho do sol no céu em um dia azulado de pouca ou nenhuma nuvem". Isso pode ser comprovado pelo estudo da escrita dessas línguas antigas, pelos trabalhos em relevo, em murais, em peças (artefatos) de uso social (pratos, jarros etc), em necrópoles (cemitérios antigos), e no estudo literário e etimológico dessas palavras. Não serão todas as palavras que possuirão esse tipo de informação, assim claras e evidentes, para a ciência linguística. Existem etimologias e significações não abstratas perdidas no tempo. Entretanto, "deus" é umas das mais bem documentadas palavras da história das línguas humanas indo-europeias, devido a posição de prestígio em que foi colocada pelos membros dessas tribos antigas. A sua posição de prestígio, isto é, no âmbito da realidade, do mundo efetivo, era evidente aos sentidos humanos: é um nome especial e distinto para o alto, para aquilo acima, para o céu brilhoso, ensolarado e diurno. Sim, a palavra latina "dia" é da mesma família de "deus", mas com significações com níveis de respeito social diferentes. Ainda fazemos isso: criamos títulos honoríficos para as pessoas, damos adjetivos ou substantivos pomposos ou depreciativos, chamamos alguém pelo nome da região onde nasceu, por alguma característica física, chamamos pelo nome base da pessoa, seu nome de batismo, chamamos pelo apelido diminutivo de infância e etc. (cada espaço social da tribo pode estimular o uso ou o conhecimento de uma ou mais dessas nomeações distintas para o mesmo ser). O mesmo fazemos para outros seres que colocamos em nossa tribo, principalmente personificados (quando não são pessoas e são objetos de prosopopeia, por exemplo). Assim, quando te disserem que "deus" não existe, explique essas informações para a pessoa. Sim, "deus" existe, mas não da forma que você achava (essa forma, por sinal, é oriunda da cultura prosopopeia desenvolvida em cada uma das tribos em forma de ritos, canções, frases, expressões, explicações de mundo e por aí vai). Da próxima vez que você estiver em um dia de calor, num céu bem azulado, de poucas nuvens, e com o sol e seu forte brilho reinantes solitários no céu, lembre desta explicação: você está olhando para "deus", palavra mais antiga indo-europeia com significado arbitrário afetuoso para esse quadro ou cenário diante de você. Para saber mais, pesquisa na internet por "Ateísmo na Antiguidade", essa é minha área de estudos na universidade. Bons estudos para vocês!😉
A resposta é simples. Pq Deus é uma ideia abstrata. Não tem como evidenciar. Isso é o mesmo que "provar" a existência da ideia de democracia. Existe democracia independentemente dos homens que acreditam nela? Além disso, por que o Deus cristão ou islâmico é quem seria o responsável pela criação e não as divindades do hinduísmo?
Eu tenho curiosidade de ver mais desenhos do pirula, imagino que essa tumb tenha sido feita pelo Pirula. Uma vez em um video antigo ele fala que ficou um pouco em dúvida sobre qual carreira seguir quando mais jovem.
@@nataliabast6328 "A Fé é um sentimento de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa." Logo buscar validação por meio da ciencia vai contra a própria fé.
@@Vo1Ds_Vlr tudo bem. Mas qual o problema de um crente querer isso? Hahaha você mesmo disse: ainda que não haja nenhum tipo de evidência … E se a pessoa quiser refletir sobre a existência de Deus pela ciência? Grandes filósofos e cientistas fizeram e fazem isso até hoje. Pq incomoda tanto quererem analisar o divino a partir das leis da física, química e matemática?
@@nataliabast6328 Ele pode querer ué, só n vai encontrar nada, e terá a fé enfraquecida ou forçará uma pseudo ciencia, que é exatamente o que acontece com essa galera que mistura ciencia com religião
As pessoas citam que é muito complexo pra não ter um criador. Mas independente da forma que fosse a evolução, seria complexo. Tudo no universo é complexo, suas evoluções não poderiam ser distintas!
Às vezes nem é tão completo só não somente quem não consegue compreender que ela não foi feita para isso, tipo uma formiga vai ter dificuldade de entender uma folha, isso não significa que a folha é muito complexa toque a mente da formiga não foi evoluída para isso, tipo a mente dos seres vivos ao longo dos bilhões de anos de vida foi programada apenas para sobreviver tipo escapar de predadores, comer e beber água, e se reproduzir, a nossa mente não tem uma função de entender coisas que vão além do planeta Terra
Nao havia visto nenhum video anterior do Pirula desta série. Mas me surpreendeu positivamente sua postura, seus argumentos e suas respostas cientificas para questoes filosóficas. Vou ver os demais videos tomando umas!!!
As pessoas se doem quando um ateu fala que deus não existe, mas essas mesmas pessoas são as primeiras a falar que a religião delas é a única verdadeira, e que todas as outras estão erradas. Ou seja, elas fazem a mesma coisa que um ateu, porém abrindo uma exceção pra religião delas.
A medida que o ser humano foi evoluindo...a inteligência fez surgir a ciencia...saber o porquê das coisas atraves da realidade,de provas,constatações,experimentos,tecnologia...antes disso...tudo que nao sabiamos explicar a fé supria.
#PergunteAoAteu Não entendo essa lógica de "ah, se não provam a inexistência, é porque existe", ora se Deus (ou qualquer outra divindade) existe, por que dificultar tanto a interação ou a provação??? Qual o sentido num Deus "oni" tudo, mas que ao mesmo tempo não se mostra acabando com todas as dúvidas??
#PergunteAoAteu: Boa noite. Acredita na existência de livre arbítrio? Sendo eu um ateu, acredito que o livre arbitrio não existe pois, sem uma alma, todas as ações que fazemos são decididas por reações químicas no nosso cérebro, que seguem leis da Física, que nós não controlamos, em resposta a estímulos externos e/ou internos, que nós também não conseguimos controlar.
Eu sou cabeludo mas não sou o Pirulla, porém também tenho essa crença! Lembro de uma pesquisa que indicou que seu cérebro toma decisões cerca de 14 milissegundos antes de você sentir que está tomando a decisão por conta própria (posso estar bem enganado com o número), e creio que isso corrobora sua visão. Além disso há também um vídeo do Pedro Loos (não lembro qual), que fala sobre possibilidade de previsão do futuro partindo das condições atuais de todas as partículas de um sistema (incluindo todas as partículas que nos formam e principalmente formam o nosso cérebro) e calculando a próxima situação de cada uma e daí por diante.
Tem um filósofo ateu, o Michael Huemer, que é ateu e acredita no livre-arbítrio. Só que ele não é materialista, é dualista. Então, ser ateu não implica necessariamente na rejeição materialista do livre-arbítrio 🤔
Bem, se vc sente forte atração, imediata por uma pessoa desconhecida, vc simplesmente parte pra cima, pela reação química do seu cérebro, desejo incontrolável e decisão tomada milésimos de segundos antes, ou usa seu livre arbítrio, seu senso moral, próprio ou aprendido e controla esse impulso?
@@mariajosepersevalli1458, livre arbítrio é diferente de ego/superego. O que eu acredito (e talvez o amigo ai de cima) não é que o seu cérebro não tem controle sobre o corpo, mas que as decisões que vc toma são influenciadas por sua biologia e suas memórias + experiências de vida + outros elementos que atuam no seu subconsciente e não sua "essência" de pessoa boa ou ruim.
Então suas escolhas não são baseadas na ética, bom censo e moral ? Mais quem decide são reações químicas do seu cérebro ? Vivendo e aprendendo! partindo dessa ideia posso cometer um crime e dizer , foi reações químicas do meu cérebro incontrolavel .
Ótimo vídeo, Ótima argumentação, ótima edição! Pirula é um cara mto inteligente, mto nerd (o kra revê tdo pra editar, prestando atenção) e mto dedicado. O que mais querer?
Eu sou a mesma pessoa, com ou sem um deus. Isso me economiza um bom tempo de vida. Já gastei muito tempo com isso, mas não considero tempo perdido. Todos meus estudos me trouxeram até as concluões que sustento hoje, (ainda que elas possam incrivelmente mudar... rs... sim, considero essa possibilidade) mas elas me parecem bem imutáveis hoje. Caso eu esteja errado, seja lá qual for o deus... haverá de me entender! (caso ele tenha uma personalidade, claro.) Afinal... "Está tudo solto na plataforma da vida".
Senti a vibe forte do RUclips de ciência de 2015 nesse vídeo. Abrindo minha cabeça a ideias que não tinha ouvido antes e adicionando mais pensamentos ao meu ateísmo. Muito bom.
Eu acompanho você há anos. É evidente a maturidade de seus argumentos e a clareza das suas palavras hoje. Para os que lêem os comentários, deixo uma dica de livro fácil de ler e que esclarece muitas das questões levantadas sobre a validade das crenças em geral, incluindo científicas (sim, também é uma crença, leia o livro e entenda o argumento): Medo do Conhecimento Contra o relativismo e o Construtivismo de Paul Boghossian. Boa leitura
Mais um vídeo excelente como sempre, Pirulla! Eu pessoalmente sou ateia desde os 14/15 anos (tenho 24) e desde essa época pra mim é tão lógico que Deus (os deuses, na verdade) são só um construto humano, um conceito e nada que foi possível constatar que nem passa pela cabeça hoje em dia isso de acreditar em alguma entidade superior que, novamente, é apenas uma abstração... e as vezes fica até difícil entender esse vazio que algumas pessoas sentiriam só por não acreditar em algo ou não ter algo em que acreditar, sendo que aqui não tem vazio nenhum por causa disso, pelo contrário. Mas são experiências de vida diferentes e mentalidades diferentes que explicam isso então tudo certo, é bem como o Pirulla falou em vídeos anteriores dessa série, ser ateu não é uma escolha, é uma consequência depois de várias leituras e reflexões mesmo
Ponto de vista bem sensato! De fato, assim como não temos como provar que ele existe apenas porque acreditamos nele, não temos como provar que não existe, mesmo com todos os indícios que temos até hj... e o motivo é muito simples, ainda não conseguimos entender exatamente o universo e tudo o que precisou ocorrer desde o big bang (e antes) para chegarmos até aqui. Acho que apenas com essa resposta poderiamos conceder o 100% de certeza da não existencia (ou existência).
#PergunteAoAteu O debate sobre a existência ou inexistência de Deus é uma questão puramente filosófica, não é uma questão científica. Eu queria saber justamente alguns argumentos filosóficos para a não existência de Deus. Porque por mais que eu consiga responder boa parte dos argumentos criacionistas, como o argumento cosmológica, ou da complexidade irredutível, eu acho que eu tenho um conhecimento muito vago quanto a isso. Tem como vc exemplificar alguns, para ficar mais fácil de pesquisar sobre?
@@vildequeiroz7810 depende da sua definição de ciência cara, mas na definição mais adequada na minha visão que é a de que ciência seria o uso do método científico e que inclusive o pirula já falou que também acha isso, é que não, filosofia não é ciência, sim o contrário. A ciência é uma parte da filosofia, portanto falar que filosofia é ciência só tá errado mesmo. E é justamente pela hipótese Deus ser irrefutável, que não é ciência. O método científico funciona com base na falseabilidade. Você propõe uma hipótese para explicar um fenômeno, e submete a hipótese a testes para ver se ela está errada. Caso ela passe, vc tem essa hipótese como certa até que alguém prove que ela está errada, ou até que alguém proponha uma hipótese que explique melhor o fenômeno. Para que se possa propor esses testes a hipótese tem que ter pontos de falseabilidade. "Pontos fracos" que caso vc submeta essa hipótese a um teste usando esse ponto de falseabilidade, se ela estiver incorreta vc descobrirá. A analogia do karl Sagan do dragão na garagem é muito boa pra exemplificar isso. A analogia consiste no karl Sagan falando que tem um dragão na garagem, e no amigo não conseguir provar que ele está errado. O dragão é invisível, então o amigo joga farinha no chão para ver as pegadas, então Sagan dis que ele flutua. Oamigo tenta medir a temperatura do dragão, mas ele é atérmico O amigo joga tinta na garagem toda pra cair no dragão, mas o dragão é amaterial. As pessoas acham que a conclusão disso é que o dragão não existe, mas não, a conclusão é que não existem meios de saber se ele existe ou não, porque os testes que foram propostos eram inadequados pras características deste dragão. Hipóteses que não possuem pontos de falseabilidade, infalseaveis, ou nas suas palavras, irrefutáveis, não são ciência por não poderem ser testadas.
@@eryopsgames7782 a ciência é um esforço rigoroso e sistemático que constrói e organize o conhecimento na forma de explicações e previsões testáveis sobre o mundo.
#PergunteAoAteu Pirulla, no começo do vídeo, você comentou sobre a falta de evidências da existência de Deus. Eu, como católico, gostaria que você comentasse sobre a sua visão de alguns milagres que ainda são surpreendentes no catolicismo, como por exemplo: a imagem de nossa senhora de Guadalupe gravada no manto de Juan Diego, ou então o milagre eucarístico de Lanciano, o milagre do Sol em Fátima testemunhado por aproximadamente 70 mil pessoas, o milagre do sangue de São Januário que se liquefaz todos os anos em uma determinada data e os corpos incorrupteis de alguns santos como o de Santa Bernadete de Lourdes. Abraços!
Muito legal !.... acho soberba é aqueles que acham sua verdade é absoluta e que endemonizam os que não concordam!... de um ateu para outro ... Valeu!...🎉
Caro Pirulla, não sei se você faz react ou não, mas tem um vídeo que saiu há 3 semanas e que teve certa repercussão que seria muito legal se vc reagisse. O vídeo chama "IA DEBATE: DEUS EXISTE? Defensor vs. Questionador", do canal Henri, e trata-se de um debate filosófico entre IAs sobre a existência de Deus. Sugiro assistir a primeira rodada de perguntas para vc ver como é a dinâmica do vídeo, e caso houver interesse, reagir ao restante do vídeo ao vivo, se colocando como a parte questionadora, dando uma resposta sua antes da IA, e depois comparar a resposta da IA com a sua. Seria muito interessante de assistir. Fica a sugestão. Abraços!
Se Deus existe como se considera, ou seja, criou o espaço-tempo e a natureza, Deus está além de tudo isso. A ciência é uma disciplina limitada ao estudo das coisas criadas, da natureza e do espaço-tempo. Ela está limitada pelo natural, não tem competência para estudar o sobrenatural. Logo, se Deus existe ou não, nunca será uma questão que poderá ser abordada pela ciência.
Exato. E a filosofia vem pra suplementar estes estudos para falar sobre o "sentido da vida" e o "propósito da existência" das coisas e dos seres. Afinal, somos apenas um amontoado de carne e células q divagam sobre uma terra voadora no universo escuro sem propósito nenhum ? Pq e como chegamos até aqui ? Quem somos nós ? De onde viemos ?
@@marcelocandido8271 Acho que esse tipo de questão filosófica não pode ser isolada das demais áreas. Ter uma intercessão entre a ciência e a filosofia é essencial para compreender o todo da pergunta "qual o sentido da vida"? "Qual o propósito da existência"?
Na verdade, nem poderá ser abordado por nós né? Pq existimos no mundo natural, somos feitos do mundo natural. Somos limitados aos nossos sentidos e capacidades. Então, também somos limitados a conhecer algo além de nos mesmos, além do natural. Se fosse possível, existiria a certeza de que existe de fato algo além do natural, mas não conseguimos provar isso e nem experenciar (as experiências ditas sobrenaturais são ilusões, são apenas algo natural na realidade ou o nosso imaginário pregando peças).
Conversa fiada, é só eu inventar qualquer coisa e dizer que ela está no mundo dos sonhos e pronto, agora não podem provar que estou certo e nem errado? Babela
@@Lótusverde-v4o Ok. Se é assim q vc pensa... Tudo bem! Mas tiveram(e tem) diversos seres q dedicaram sua vida pra estudar isso q vc chama de balela. E sabe qual o engraçado ? Até em tribos mais remotas existe alguma forma de demonstrar espiritualidade. Enfim, assim vms seguindo na sociedade...
Nós ainda não conseguimos comprovar onde está a consciência de ser vivo, onde a vida começa e onde ela termina, nós só detectamos algo entre esse começo e o fim nas ainda não temos como comprovar com precisão onde começa a vida e nem onde a consciência deixa de está presente num corpo
Muito bom, mais um vídeo com um "pirulla" de duração... 👏🏼😁 Fico feliz em ver que você está bem e mais animado a produzir vídeos. Te desejo muita saúde e sucesso sempre! Abraços
Olá. Teólogo cristão aqui. Sempre legal acompanhar seus vídeos, normalmente não comento, mas esse vídeo em particular eu achei que se destacou. Muito bom mesmo.
Um ponto a ser investigado são os milagres eucarísticas, onde um pedaço de pão virá um músculo do coração, ou os estigmas dos santos, igual são padre pio de pietrelcina. Seria bacana se conseguissem explicar isso.
Eu deixei de acreditar em deus conforme fui entendendo como o mundo funciona. Foi aos poucos, e meio que natural. E seus vídeos me ajudam a minimizar a raiva das religiões, por tudo que já foi feito em seu nome. Dá uma clareza, é muito bom. Estou fazendo as pazes com deus, em quem não acredito. Doideira.
2 месяца назад+1
#PergunteAoAteu Pirulla, eu me considera ateu até um tempo atrás, até que tive um contato individual (como vc diz, que não pode ser compartilhado por outros) dentro da umbanda e hoje sou praticante. Você poderia comentar o que acha da questão da incorporação de espíritos ancestrais? Uma vez que eles utilizariam nosso corpo para interagir com o mundo material. Isso seria testado? Existe algum estudo sobre esse tipo de mediunidade?
Gente, uma dúvida, qual a opinião de vcs sobre espíritos? Por exemplo esses que incorporam no corpo das pessoas, que é mais comum na Umbanda ou nas igrejas evangélicas. Sou ateia, mas sempre tive dúvida se é mentira, efeito psicológico ou real
1:52 Se é pra falar de soberba, não seria muita soberba do ser humano, conhecendo a vastidão do universo e não sabendo se existe vida na estrela mais próxima, assumir não só que existe um deus, como também que esse deus criou o universo para a NOSSA espécie, tendo como objetivo atender aos NOSSOS anseios, objetivos e orações? Mesmo que exista alguma coisa, a chance dessa camada ser apenas metafísica que ainda não foi medida pela ciência (e com isso transformada em física), como foi com as ondas eletromagnéticas por exemplo, é infinitamente maior do que a existência de qualquer deus descrito por qualquer religião
LEMBRE DO CUPOM DA INSIDER, 15% DE DESCONTO PRA OUTUBRO: PIRULA15
Link (dá pra somar até 40% de desconto) : creators.insiderstore.com.br/CanaldoPirula
O que o pirulla falar eu assino embaixo kkkkkkk
😂😂😂😂😂
O código é Pirrola15cm no CUpom. XD
Esperando voltar a parceria com o Igor da Doppel.
Os cientistas Ateus e os pesquisadores simpáticos aos ateísmo tem a mania de falar "em nome da ciência toda", como se todos os cientistas fossem atues. Eu não sei o que é Deus, detalhadamente falando, mas vejo o resultado, a vida e seus incontáveis códigos genéticos. Código genético não surge do nada, ordem e complexidade não surge do nada, A não ser para quem acredita que o nada cria. tem que PARAR com essa mania de "Deus"! versus Ciência. E você Pirulla tem que parar com essa mania de falar COMO se falasse em nome de toda Ciência. Pirulla, você paraece alguém preso em uma dimensão, a dos 5 sentidos, falando apenas da visão dessa dimensão. E sempre fala RINDO, é fala rindo o tempo todo, usando o riso como apoio ao seu argumento, afinal, quem está rindo é porque "venceu", "é confiante" "já ganhou" ou está ganhando. Por isso que sem ninguém contar piada alguma, você está sempre rindo, Se viciou nessa ferramenta de apoio a sua comunicação.
@@betofernando8570A onde ele falou que todos cientistas são ateus? Qual minuto? Dizer que ciência e religião são coisas diferentes e que deus não é uma hipótese científica não é o mesmo que dizer que todos cientístas são ateus, você usou apelo a falácia do espantalho. Códico genético e ordem e complexidade não surge do nada? A onde no vídeo foi dito que essas coisas surgem do nada? Pode nos citar um único livro de física e biologia dizendo que essas coisas surgiram do nada? Você está bem mal de argumentos, claramente não assistiu ao vídeo e comentou usando velhos espantalhos criacionistas. Que feio! Por sinal, tente definir o nada! É muito comum religiosos fazerem espantalhos usando o nada como se ateus e a ciência dissessem isso e os mesmos crentes negacionistas são incapazes de definir o que eles entendem como sendo o nada. Você aí nesse seu espantalho já perdeu toda a razão que poderia ter e se mostrou não ter preparo nenhum para debater. Para com essa mania ciência versus religião? Mas são duas coisas diferentes, não se misturam, mas isso não quer dizer que você não pode acreditar na ciência e ter uma fé, na verdade quem colocam a ciência versus a religião são os próprios crentes negacionistas da ciência que pela ciência ser naturalista enchergam como uma ameaça e afronta, esses crentes são os que defendem pseudociência na tentativa de transformar deus e criacionismo em ciência. Sempre fala rindo? Não sei a onde ele ficou o vídeo inteiro fazendo isso e mesmo se fizesse, não há nada de errado porque quando alguém conhece um assunto e gosta de falar sobre, é óbvio que a pessoa vai rir as vezes e os olhos vão brilhar. Ah, os argumentos dele não precisaram de meras risadas, esse é outro espantalho seu. Enfim... No seu comentário só vi choradeira e não apresentou nada que realmente responde o que foi dito no vídeo. Você deveria aprender a refletir e a assistir ao vivo antes de comentar qualquer coisa falando pelos cotovelos.
Garoto, tenho 81 anos de vida. Fui criada dentro do cristianismo e amei sua forma, clarissima, de explicar a " hipótese: Deus"; parabéns.
ESPERO QUE OS FANÁTICOS ENTENDAM A DIFERENÇA ENTRE " FIDES ET RATIO".
81 anos de bunda molice.
RATIO EX FIDE
Seria uma contradição um "fanático" religioso entender isso. A própria definição de "fanático" é não conseguir entender outros pontos de vista...
@@UMCHUVISCOfelizmente ou infelizmente o ser humano é mestre em ser contraditório.
O retorno do pirula classics
Esse vídeo é bem pirulla 2012
Pirula do VELHO TESTAMENTO!😂
Agora é só a 'vergonha de ser burro' voltar à moda pra ficar perfeito 👌
Pirulla do Novo Testamento terminou e voltou o Pirulla do Velho Testamento
@@celiorama ??????????? kkkkkkkkkkkkkk
Independentemente da minha concordância, é sempre um prazer acompanhar a limpidez do seu raciocínio. Obrigada mais uma vez, Pirula.
Esse comentário do david é meio:
"-vcs cientistas precisam noticiar a existência de Deus!!
-ok, mas quais sao os indícios?
- é claro que existe, olhe a sua volta!!
- mas com base em que podemos afirmar?
- vejam como tudo está claro!! Arrependam-se enquanto há tempo!!"
Mas a soberba é a da ciência, que inusitado.
(E isso não é um ataque ao camarada David, só a essa linha de pensamento que sei que é muito comum entre religiosos)
"- é claro que existe, olhe a sua volta!!"
Nessa parte ai eu já teria dito...
-Tem um monte de coisa a minha volta, e nenhuma delas fez essa comunicação comigo.
Tão viajando aí. Isso tudo tá na cabeça de vocês, não dá pra saber oq está dentro da cabeça dos outros!
@@a.schneider6058 quando a pessoa fala dá, a não ser que ela esteja mentindo, partindo do pressuposto de que os religiosos não estão mentindo que acreditam em Deus e inventando justificativa, eu mesmo já ouvi muitas pessoas usarem esse discurso de falar de tudo que ele não entende e questionar como pode se não for Deus.
@@a.schneider6058 nenhum religioso no brasil gosta tanto de expressar a própria fé quanto o evangélico. Em que mundo você está vivendo?
@@CadyTech os religiosos não, mas os líderes ou os que se proveitam dela...
Meu ateísmo veio por uma questão simples... Quando alguém faz essa pergunta, se Deus existe, eu penso logo "qual deus?" Porque só acreditamos nesse deus cristão por uma questão histórica, por conta dos europeus que nos colonizaram... Se tivesse sido outro povo, ou se vc tivesse nascido em outro lugar ou outra época, provavelmente ia acreditar em outro deus ou outros deuses. Então, é muito narcisismo achar que só o seu deus existe, e qualquer um outro não. Ao longo da história tivemos a criação de muitos deuses, egípcios, gregos, orientais, só uma questão de tempo e espaço. Por isso, eu não acredito em nenhum deus. Porém, se existe uma força maior, totalmente diferente do que o cristianismo ou outra religião prega por aí, aí não temos com saber... O universo é muito grande. E se existir uma espécie de deus ou criatura poderosa no universo, ela não tá preocupada com nossas vidas medíocres aqui... Então, não, eu não acredito nos deuses dos humanos, se existir algo além disso, provavelmente nunca saberemos!
tenho a mesma visão sobre o assunto.
Quando faz essa pergunta eu digo , o que é deus para você? Pq isso é meramente um rótulo.
Se alguém diz que é o universo, uma montanha , uma árvore ou animal, então a pergunta se responde fácil.
Quando mais particularidades adicionam no rótulo, pior fica para justificar a existência desse ser, já que a maioria das características são imaginadas acreditando que esse ser exista.
Filosoficamente falando só existe uma concepção de Deus, embora a maneira de abordar possa mudar. Quase todas as religiões convergem para a msm concepção, principalmente aquelas que tem uma vertente mais filosófica. Os ritos podem mudar a depender da cultura, e a didática tbm, mas em essência não é muito diferente
Me descreveu sem tirar nem por incrível
É evidente que há "forças maiores", cósmicas. A Lua mesmo é um exemplo, sem ela nosso planeta seria bem diferente. Mas mesmo as religiões monoteístas têm concepções muito diferentes do seu Deus. Ademais, nenhuma religião é estável, nem no que tange ao monoteísmo estrito.
COTAÇÃO ATUAL DO PIRULLA (FEITA HOJE, 24/10/24): 28m03seg.
Este vídeo tem aprox. 1,15 Pirullas de duração.
16.670m31seg em 594 videos.
Cada pirulla é... um frame?
Contação mais baixa dos últimos tempos!! Estamos a beira de uma crise!!!
Obg, camarada
Desvalorizou, 1 pirula já foi 44min
Porr4 assim vou falir, investi todas as minhas economias em Pirullas, não tenho nem dinheiro pra investir no tigrinho mais.
Os religiosos amam chamar os outros de soberbo (e de vários outros adjetivos carinhosos kk) ao msm tempo q falam da forma mais soberba possível, é incrível!
Po mano, me senti ofendido. E olha que eu nem encho o saco de ninguém! Só digo:
Ok, não tem problema se você não gosta de Jesus Cristo, eu vou ser seu amigo mesmo assim.😊
@@a.schneider6058não tem nada que ver com "gostar", "achar legal", "bonitinho", tem que ver respeitar o espaço do outro, via de regra os crentres (diferente dos cristão) enchem a porcaria do saco querendo empurrar o próprio deus goela a baixo dos outros.
entao.. o problema dos religiosos é lidar com a infinidade de deuses que existem... existe o deus judeu dos hebreus, existe os deus cristao dos romanos, existe o deus dos muçulmanos, existe os deuses gregos, egipcios, chineses, hindus... eu que antes de mais nada é preciso que os religiosos se reunam e digam qual é o deus verdadeiro... quem sabe fazendo uma guerra? o deus verdadeiro vai vencer!!!
Tava pensando a mesma coisa, esses malditos arrogantes não querem reconhecer que eu tô certo e o resto do mundo errado 😠😠
@@tecnoinfo.1488 isso é um problema quase que exclusivo para as crenças abraâmicas.
A era dos shorts começaram para o Pirulla kkk
né, como assim o vídeo não tem um pirulla de duração?
Esse vídeo tem aproximadamente 0,7 pirulas de duração
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se rendeu
@@joaohensnkkkkkkkkkkkkkk
O que os religiosos não entendem é que esse argumento que eles usam justifica defender a existência de qualquer coisa. Zeus, duendes, signos, etc. Não tem como dizer "se não podemos provar que não existe, então podemos acreditar que existe".
13:47 - Acredita em fantasmas?
- Nãaaao, são muito mentirosos.
Mestre Chespirito
Esse é o Pirulla que desafiou meu pensamento crítico há 12 anos atrás! Depois disso, só evoluí!
Também acompanho desde o início. O cara é bom demais!
Cara, sou Cristão, mas tenho assistido TODOS os seus vídeos. Na verdade, nem precisaria do "mas". "Sou cristão E assisto seus vídeos. Falta esse tipo de pensamento lógico na religião. Infelizmente, alguns pensam que vídeos como os seus pode atacar ou até mesmo abalar a fé. Eu prefiro fazer uma análise sobre as coisas em que acredito ou que sigo, e seus vídeos são uma ótima ferramenta para isso.
Uma nota pessoal, apenas para compartilhar contigo é que, eu não tenho minha fé abalada vendo seus vídeos. Na verdade, por conta das minhas convicções, gosto de ouvir suas palavras. Estranho explicar, mas é isso.
Obrigado, cara!
Parabéns pela sua postura. Pra entender alguém não é preciso concordar. É muito maduro ouvir um pensamento opositor não só aberto a entender como sabendo o quanto ele pode acrescentar. Se alguém já concorda 100% com você, para que ouvir?
Fiquei curioso! Quais seriam suas convicções para algo sem evidências ou provas? Um exemplo! Fadas pretas vivendo no planeta Nibiru ou seu deus no planeta de faz de contas!!!🤔
Falou tudo! Também sou cristã e assisto o conteúdo do Pirula e não tenho minha fé abalada por conta disso.
Eu acho que os religiosos deveriam definir antes de tudo, qual é o deus verdadeiro!! No ocidente o deus dos romanos prevalece, mas temos que nos lembrar que exist o deus dos judeus, dos muçulmanos, dos hindus, dos chineses...... só com uma guerra o deus verdadeiro prevaleceria, eu acho..
O problema é que muito religioso acredita em milagre, isso não existe. A bíblia concorda com a ciência em praticamente tudo... Até a terraformação é descrita, no início era tudo água depois foi divida, etc... etc...
- Morreu acabou
- Terra redonda
- DNA
- Gravidade
Acredito em Deus e que ele é uma pessoa, mas não penso que ele seja mágico, so compreende tudo pq foi o criador do que conhecemos.
Quem não acredita em deuses não precisa provar nada. Quem acredita, também não. Mas se alguém acha que deve convencer outros que deuses existem, tem o dever de provar objetivamente, não com discursos e doutrinas.
Ai que está. Na verdade, tanto quem acredita, quanto os que não acreditam devem apresentar argumentos. Os ateus acham que não devem se pronunciar, mas eles estão na posição de afirmar que Deus não existe. Ok, portanto, discorra o por quê ele não existiria. Os únicos que estão isentos de não apresentar argumentos são os agnósticos.
@@familyshield6405 Mas existem ateus que afirmam a inexistência de deus e existem ateus que só nao acreditam, nem todo ateu tem que dar explicação.
@@familyshield6405 Falo por mim. Não afirmei que deuses , veja bem, deuses, não existem. Não ACREDITO em deuses, de nenhuma religião, e nem em seres sobrenaturais em geral, e não me sinto obrigado a discorrer sobre isso. Inclusive acho que é direito inalienável de cada um ACREDITAR no que quiser.
@@familyshield6405aí é que está, não. Ele só citou das pessoas que se acham no direito de te convencer (leia-se "enfiar goela abaixo") de suas convicções. E ainda julgar quando você não acredita no deus deles (isso tanto para quem não acredita em nenhum quanto pra quem acredita em deuses diferentes). E vejo que essa imposição é maior nos cristãos.
@@AntonioCarlosGomes-ke5yr Tudo bem, está correto. Contudo, vc mesmo disse que quem acredita em algo e deseja convencer alguém deve argumentar, não é? Pois bem, o mesmo vale para quem não acredita. Não é simplesmente ataques "ad hominem" e falar que quem acredita em algo é besta e etc. Não que vc o fez. Apenas complementei seu comentário.
E pensar que conheci o Pirula através do vídeo a cerca da homossexualidade e achava gigantesco, hoje qualquer vídeo que eu assisto dura bem mais kkkkkk
pra vc ver
Lembro quando era pequeno e conversando com minha mãe disse que não acreditava em Papai Noel
Já fazia um tempo aliás, mas fica com medo de não ganhar presentes... Hahaha
Mas enfim, minha mãe me respondeu: "É, Papai Noel não existe"
Então q eu perguntei: "E Deus também, né?"
Ela me respondeu bem rápido: "Não! Em Deus vc TEM que acreditar"
Estudei em colégios religiosos a vida toda e só hoje percebo certos comentários como este da minha mãe
Coisas q eram ditas pra q vc não duvidasse...
Bom, não seu o meu "nível de ateu"
Mas sempre preferi saber do que acreditar
Com a minha mãe é a mesma coisa. Ela é uma fanática religiosa que sempre tentou me puxar pro cristianismo desde criança e até hoje ela tenta, mas não consegue. Não consegue porque nada do que ela acredita tem credibilidade real e nem mesmo os pedidos de oração dela surtem algum efeito real. Só vejo uma mulher frustrada com a própria vida e com a vida desperdiçada numa fé vã, que acabou não lhe rendendo nada de útil verdadeiramente. Fanatismo religioso é uma cegueira emocional pura.
@@davids.mattos8840é triste né. Eu cresci com uma fase fanatica da Minha Mae e me deixou bitolado por um tempo. No fim ela deixou a religiao pra lá, ainda acredita mas de forma leviana e eu sou ateu mas ainda sofro com a forma q fui criado.
ok, ateuzão.
Difícil dizer... não posso ter certeza absoluta
Mas, com certeza, "este" que me foi apresentado não existe
@@davids.mattos8840o asilo ah aguarda
Como "believer" nível 7 (não sou cristão, mas tenho total convicção na existência de Deus.), é MUITO BOM te ouvir falar sobre o assunto. São pontos MUITO intesessantes os abordados, e a forma como você fala faz 30 minutos parecerem 5.
Parabéns pela abordagem, cara!
É um deus específico, ou oq ? Acho que só tô sendo um batata em não entender, mas quero entender rapidinho
@carinhadadublagem2814 Se for pagar pela minha hora eu gasto esse tempo te respondendo.
@@carinhadadublagem2814Jeová Deus dos hebreus
@@VidaAnimada explicar o que nem você entende é complicado, né?!
@@Эльсонфрейтас Exato!
Ué Pirula, cadê o restante das uma hora e meia?
deve ser o trailer...
@@danifol2207 é o teaser 😂😂 o trailer tem 2 horas e o vídeo mesmo tem 4 horas com pós-créditos
Fomos tapeados
Nossa… que saudade de assistir esses conteúdos… as vezes fico um pouco ausente no canal mas quando volto, nunca me arrependo. Obrigado.
A parte da "soberba" o Pirula colocou perfeitamente. Normalmente quando alguém diz não acreditar em Deus, soa como se a pessoa fosse arrogante, auto suficiente e não é nada disso. Afirmar sem provas só por meio da fé algo realmente seria mais arrogante do que a pessoa simplesmente negar a uma hipótese apresentada. O próprio religioso também faz isso, pois ninguém acredita em tudo ao mesmo tempo: um evangélico provavelmente dirá que Deus opera milagres mas negará que a Virgem Maria faz o mesmo.
Dada essa explicação, o ateísmo declarado passa então ser uma consequência do teísmo, uma posição racional e justa ante a algo que é apresentado. Isso muitas vezes confunde o crente que vê nisso uma "prova" da existência de Deus dizendo que o ateu só tem como negar a existência daquilo que existe. Obviamente o que existe é a fé, a crença em Deus e é ante ela que o ateu se posiciona.
Eu amo a disposição, educação e elegância do Pirula em responder todos os tipos de perguntas, inclusive as fantasiosas, as exaltadas e algumas ate, ofensivas. Sempre com exemplos, com dados, com hipóteses, enfim ❤
Deus é a explicação que as pessoas dão às respostas que não têm.
Sua existência é questionável.
O importante, é fazermos o bem ao nosso semelhante.
Não como moeda de troca...
Penso que devamos agir no sentido do bem comum.
Nem esperando recompensa, tampouco temendo punição.
Paz e Luz!
vc acha que o universo se criou sozinho??
@@DANFEMBOYZINHOsim, vai estudar criança.
Vou comprar Insider só porque eles te patrocinam, eles estão em todo lugar mas ajudando "papai Pirulla" me ganhou
Você acredita na Insider?
@@PauloSantos-001 Me converti rsrsrs
Esses vídeos são muito bons! Impressionante!
Pirula é tão Pirula que eu ouviria 5h de vídeo, o cara tem uma linha de raciocínio muito clara
Pra mim q sou ateu desde os 14 anos, tenho 39 anos, não tenho necessidade de pensar em um deus ou querer acreditar se há ou não um deus. Sou um cara q mesmo na pior fase da minha vida tô feliz, amo minha família, ajudo o máximo de pessoas q eu posso, enfim, qualquer atitude q a religião diz q um cristão por exemplo deve seguir para ser pleno com deus. Acreditar em um criador, baseado em textos e contos abre um leque de crenças muito grande que também poderiam existir, ou seja, qualquer história de ficção mitológica antiga poderia ser real, de Hércules à Excalibur. Pra mim não há o menor motivo ou necessidade de eu acreditar em um deus seja qual for, nem vou entrar na questão ciência q pra mim explica tudo q precisamos saber de forma ampla. Concorda?
#PergunteAoAteu
@@dluizpereira então vc não tem necessidade não tem a vontade, vc está em seu direito de escolher o que quer? Mas vc conhece bem as explicações naturalistas e acreditam nelas de suas origens? Então vc não é diferente de algum religioso normal, que não estuda aquilo que diz acreditar vc está acomodado igual eles.
Vc quer ser esquecido como seus antepassados estão sendo? Pois dos grandes estão sendo vistos como mitologias e os pequenos se perdendo, quer que seus filhos sejam esquecidos? Vc certamente é descendente tanto de Arthur como de Hercules como de Abraão, mas acreditar ou não nisso, vc terá que estudar e sair da sua zona de conforto e tb da sua cosmovisão, o que de fato é para poucos. Deus está sempre com vc, fique na paz.
@@Segredos-Biblicos-DanielZ Tu ta em todo canal de ciência ? Vou visitar canais da sua religião pra ficar reclamando de ateismo la tbm
@@douglassilva4999 boa sorte.
@@douglassilva4999o único deus que tenho certeza absoluta que não existe é o cristão, não existe livro mais cheio de erros e contradições que a bíblia, isso não foi feito por Deus, nem sequer pode ser cogitado ligar esta tosquisse a Deus
Seria louco se alguma agência espacial deixasse um bule na órbita de júpiter.
capaz de termos um bule de chá orbitando Jupiter antes de GTA VI
Pra você ver que por ser material, até o bule de chá é mais plausível que o deus invisível.
Seria exatamente o que o pirulla disse no vídeo mas pelo jeito você não entendeu
era só passar a usar o exemplo da panela.
Tenho certeza q alguém vai fazer isso um dia só de zueira
as madeixas do pirulla são a definição de estilo
Lembro dos primeiros vídeos que vi do Pirulla em meados de 2011, um adolescente que estava apenas formando sua visão de mundo, é muito legal que alguns RUclipsrs ainda mantém as raizes
O adolescente era você né? Pq a minha adolescência eu passei num mundo que não tinha rede social.
@@Pirulla25É claro que o adolescente era ele, né, Pirulla? Leu o comentário dele com sono, rs, vc é o máximo, a primeira pessoa em cuja conta eu me inscrevi no RUclips e cujo raciocínio colocado em discurso (os vídeos) é um deleite acompanhar. Que bom pra tanta gente que existem seus vídeos!
po, foi mal! É que ficou ambíguo
Pirulla, obrigado pelo seu trabalho. Eu sou ateu e permito você falar por mim, você explica bem e inclusive, consegue colocar em palavras o que eu sinto com certos argumentos que as pessoas usam. Obrigado. Btw, eu sou ateu nível 7, mas por pura opinião. Por mim, por não existir evidências e ver o comportamento do ser humano (desde os primórdios, até hoje em dia e mais claramente na Ucrânia e Gaza), não faz sentido existir qualquer tipo de deus. E bela resposta na questão da soberba. Soberba é quem tenta converter os outros ou diz que a religião dele é a certa
Duvidar da existência de lobisomens foi meu primeiro ato de ceticismo. Com 15 anos, no interior da Bahia, eu tentando convencer meus amigos que lobisomens não existem porque é biologicamente impossível hahah
ksksksksksks na bahia é quase obrigatório acreditar
Seria legal se existisse? Sim, mas a realidade não existe pra me agradar.
Me lembrou de uma história de um pessoal que acreditava que existia híbridos de humanos e cachorros
A ciência não debate a existência de Deus, porque é um debate filosófico e não científico.
não é nem filosófico, é puramente fantasioso, isso sim
boa.
@@Wyk_ até você falar que é fantasioso já é uma afirmação filosófica, pô kkkk
Deus é, de certo modo, especulativo de forma incômoda, não propriamente filosófico.
Perfeito
Por algum tempo, fui ateu agnóstico. Até quando me foi apresentado um argumento intrigante a favor do ateísmo convicto: "os agnósticos colocam a crença no deus abraâmico em patamar superior às demais crenças porque foram educados nela, nenhuma agnóstico tem dificuldade de ter certeza de que Zeus, Poseidon, Atena, Afrodite não existem, mas um grego antigo agnóstico poderia achar que não dá pra saber se Zeus, Poseidon, Atena, Afrodite existem ou não". Por um tempo fiquei convicto, mas voltei a ser ateu agnóstico quando passei a pensar que o deus que pode existir ou não não é o deus abraâmico (este muito provavelmente não existe), mas simplesmente o nome dado a uma entidade não material responsável por existir o mundo material.
É impressionante como seus pontos de vista são profundos, vem do âmago da inteligência pensante racional, de uma postura extremamente respeitosa e da maneira a ter uma postura firme ao procurar fazer justiça de forma de entendimento.
Não tenho palavras pra te dizer o quão pessoas como você, são extremamente relevantes para termos um experiência a qual chamamos de vida, ficar suportavelmente melhor.
Gratidão!!!!
Exceletes explicações, eu era teísta por que o conceito de deus me foi apresentado na primeira infância , assim segui conforme o meu desenvolvimento, depois que comecei a ter e desenvolver curiosidade e capacidade de racicínio lógico, através das minhas próprias experiências e percepção da realidade, entendi que deus não explicava tudo e essas lacunas me trouxeram questionamentos, pricipalmente socias , apartir daí eu fui desenvolvendo meu senso crítico e hoje me indentifico como atéia , e pela sua explicação então compartilho da sua visão, mas por razões naturais , socias, pessoais e filosóficas me considero ateísta, então ainda que deus seja provável eu teria ainda a questão filosófica e pessoal, ou seja vários questionamentos do por que eu tenho que ser punida por ter a capacidade de tomar decisões e cometer erros e equivocos se essa é uma condição humana que inclusive foi dado pelo próprio criador? Fora as outras perguntas nas mais variadas esferas do conhecimento, obrigada pela oportunidade.
Muita soberba é acreditar que um universo inteiro tem um criador só porque nós criamos as coisas
Muita Soberba e acreditar em qualquer coisa, até em nada
@@rafaelcarvalho7645 não sei nem se entendi o seu comentário kkkkkk
@@rafaelcarvalho7645 nada haver cara, soberba e vc não se conhecer algo, e ainda se por como figura de altoridade sobre isto, no caso de vc estudar algo, e através deste conhecimento, vc acaba acreditando no fruto destes estudos
@@yatinhosenpainão sei pra você, mas o Pirulla e a maioria dos ateus me parecem bem estudados sobre o tema. O ponto é que a ciência não tem como estudar deus e, portanto, pra alguém que prioriza o viés científico, crer em deus seria contraditório
@@ianmascaro8905 mais como é que se estudaria algo que não existe? Este é o ponto
É bizarro termos um video do pirula de só 30 minutos
Precisamos falar sobre a despirulização do Pirulla!!
É que nesses assuntos a palpitagem dele é maior, aí fica difícil disfarçar que ele só tá enchendo linguiça.
É o efeito tiketokeano da sociedade, tardou mas atingiu o Pirula...
@@LucianGustavobem observado.
A ciência não considera a existência de deus ou deuses porque não leva em conta a imaginação fértil do ser humano. A ciência lida com fatos e não com personagens fictícios 😅.
A paciência do Pirula pra responder bitolado é impressionante...
Muito respeitosas as suas considerações. Separação entre crer e ser possível validar é um primeiro passo para qualquer conversa civilizada, principalmente para temas sensíveis como esse. E você fez muito bem.
Feliz demais, Pirillo voltou a postar vídeos, continue assim 🎉😅
Como sempre, é maravilhoso ouvir sua argumentação pirulla, parabéns!
Quando não sabemos a explicação, ao invés de assumir essa verdade, fica mais fácil dizer que a explicação é Deus. Quando buscamos o conhecimento a explicação fica no campo da ciência.
Ótimo vídeo. Tem uma série sua falando sobre Deus? Já vou procurar.
Eu era bem religiosa. Depois de entrar pro mestrado, e agora doutorado, treinei meu pensamento crítico e agora sou ateia hehe
Da mesma forma que rimos das teorias do geocentrismo hoje, também rimos ao pensar que até um tempo atrás para qualquer evento da natureza, creditávamos ao humor de algum deus, como a chuva, raios, trovões e etc...
Afinal, antes de qualquer tentativa de incluir o questionamento da existência de Deus, deve se perguntar qual a relação disso com o que a ciência busca responder...
18:25 ah, pronto! Agora papai noel não existe, é isso? E quem deixa os presentes pras crianças então? Os pais, por acaso?
Presentes? Tu acredita nisso?
Aqui na minha chaminé só tem carvão
exagerou, um pode ser ateu, mas o Pai Natal bem pode ser real
Crianças? E quem traz as crianças? Agora só falta alguém dizer que não são as cegonhas....
@@PauloSantos-001 Não, né? Todo mundo sabe que elas vem de repolho...
@@oevandrorealconfia4762 chaminé? Aprendeu essa lenda em filme? Aqui no Brasil nunca vi um
Um adendo ao vídeo do Pirulla: a ciência linguística estuda as palavras e as relações entre elas numa língua. Uma palavra, de forma geral, é um conjunto de sons que um individuo ou um grupo de indivíduos atribuiu significado arbitrário. Significado para quê? Para identificar e trazer seres, coisas, imagens, cenários, ideias etc. para o convívio de uma tribo ou para a mente pensante de alguém. O que se faz com essas palavras, é cultural. O que se compreende com essas palavras na cultura, é conceptual. É um princípio da linguística cognitiva considerar que uma palavra provavelmente possui uma conjunção de instanciações semânticas. Essas instanciações semânticas orbitam uma palavra (essa formação sonora humana com significações arbitrárias). Na órbita mais próxima de uma determinada palavra existem significações não abstratas, ou seja, aquele sentido mais próximo do mundo efetivo e material, abstraído especificamente através dos sentidos mais básicos (visão, olfato, audição etc.). A visão é aquele sentido mais essencial para a criação de um significado não abstrato e não metafórico. Quando um humano vê algo que ele ainda não definiu ou não conhece a existência de uma palavra para ela, existe uma gama de sensações pouco quistas que ocorrem no âmago desse ser falante. Já experienciou tentar lembrar de um nome ou ver algo que não sabe o nome e tentar apresentar tal ser/coisa/sensação "sem nome" para outro ou para si mesmo? Quando esse "algo" tem nome, na sua tribo, então esse algo está vivo na sua tribo. Se esse "algo" não tem nome, então ele ainda não está vivo e/ou não vive em sua tribo. Já parou para pensar no caso da palavra "deus"? De que tribo essa palavra vem? De que língua essa palavra vem? Qual seria o seu provável significado menos abstrato e menos metafórico? A ciência linguística tem a resposta para todas essas indagações. De que tribo vem? "deus" é uma palavra da língua latina, uma língua indo-europeia, ou seja, que pertence a um conjunto de famílias linguísticas de tribos antigas que se estabeleceram entre a Europa e a Ásia. A ideia teórica de família diz respeito à identificação fonética e até semântica de uma palavra com um outro conjunto de palavras que são parentes dessa palavra objeto de estudo. Quais palavras possuem parentescos com a palavra "deus"? As clássicas são: deva (hindu), div (persa), çius (anatólia), siós (anatólia e grécia), zeus (grécia magna), tyur (nórdicos) etc...; todas essas formações sonoras antigas são parentes da formação sonora "deus". A maioria delas, incluindo "deus", possui o mesmo significado arbitrário não abstrato ou metafórico na cultura dessas tribos antigas: a identificação do "brilho do sol no céu em um dia azulado de pouca ou nenhuma nuvem". Isso pode ser comprovado pelo estudo da escrita dessas línguas antigas, pelos trabalhos em relevo, em murais, em peças (artefatos) de uso social (pratos, jarros etc), em necrópoles (cemitérios antigos), e no estudo literário e etimológico dessas palavras. Não serão todas as palavras que possuirão esse tipo de informação, assim claras e evidentes, para a ciência linguística. Existem etimologias e significações não abstratas perdidas no tempo. Entretanto, "deus" é umas das mais bem documentadas palavras da história das línguas humanas indo-europeias, devido a posição de prestígio em que foi colocada pelos membros dessas tribos antigas. A sua posição de prestígio, isto é, no âmbito da realidade, do mundo efetivo, era evidente aos sentidos humanos: é um nome especial e distinto para o alto, para aquilo acima, para o céu brilhoso, ensolarado e diurno. Sim, a palavra latina "dia" é da mesma família de "deus", mas com significações com níveis de respeito social diferentes. Ainda fazemos isso: criamos títulos honoríficos para as pessoas, damos adjetivos ou substantivos pomposos ou depreciativos, chamamos alguém pelo nome da região onde nasceu, por alguma característica física, chamamos pelo nome base da pessoa, seu nome de batismo, chamamos pelo apelido diminutivo de infância e etc. (cada espaço social da tribo pode estimular o uso ou o conhecimento de uma ou mais dessas nomeações distintas para o mesmo ser). O mesmo fazemos para outros seres que colocamos em nossa tribo, principalmente personificados (quando não são pessoas e são objetos de prosopopeia, por exemplo). Assim, quando te disserem que "deus" não existe, explique essas informações para a pessoa. Sim, "deus" existe, mas não da forma que você achava (essa forma, por sinal, é oriunda da cultura prosopopeia desenvolvida em cada uma das tribos em forma de ritos, canções, frases, expressões, explicações de mundo e por aí vai). Da próxima vez que você estiver em um dia de calor, num céu bem azulado, de poucas nuvens, e com o sol e seu forte brilho reinantes solitários no céu, lembre desta explicação: você está olhando para "deus", palavra mais antiga indo-europeia com significado arbitrário afetuoso para esse quadro ou cenário diante de você. Para saber mais, pesquisa na internet por "Ateísmo na Antiguidade", essa é minha área de estudos na universidade. Bons estudos para vocês!😉
A resposta é simples. Pq Deus é uma ideia abstrata. Não tem como evidenciar. Isso é o mesmo que "provar" a existência da ideia de democracia. Existe democracia independentemente dos homens que acreditam nela? Além disso, por que o Deus cristão ou islâmico é quem seria o responsável pela criação e não as divindades do hinduísmo?
Eu tenho curiosidade de ver mais desenhos do pirula, imagino que essa tumb tenha sido feita pelo Pirula. Uma vez em um video antigo ele fala que ficou um pouco em dúvida sobre qual carreira seguir quando mais jovem.
Pirulaaaaaaaa, mas que saudade que eu tava de vc!
Ainda mais falando sobre esse assunto!!
Acho incrível como crente ta sempre querendo a aprovação da ciência pra suas crenças.
E qual o problema disso?
@@nataliabast6328 "A Fé é um sentimento de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa."
Logo buscar validação por meio da ciencia vai contra a própria fé.
@@Vo1Ds_Vlr tudo bem. Mas qual o problema de um crente querer isso? Hahaha você mesmo disse: ainda que não haja nenhum tipo de evidência …
E se a pessoa quiser refletir sobre a existência de Deus pela ciência? Grandes filósofos e cientistas fizeram e fazem isso até hoje. Pq incomoda tanto quererem analisar o divino a partir das leis da física, química e matemática?
@@nataliabast6328 Ele pode querer ué, só n vai encontrar nada, e terá a fé enfraquecida ou forçará uma pseudo ciencia, que é exatamente o que acontece com essa galera que mistura ciencia com religião
As pessoas citam que é muito complexo pra não ter um criador. Mas independente da forma que fosse a evolução, seria complexo. Tudo no universo é complexo, suas evoluções não poderiam ser distintas!
Às vezes nem é tão completo só não somente quem não consegue compreender que ela não foi feita para isso, tipo uma formiga vai ter dificuldade de entender uma folha, isso não significa que a folha é muito complexa toque a mente da formiga não foi evoluída para isso, tipo a mente dos seres vivos ao longo dos bilhões de anos de vida foi programada apenas para sobreviver tipo escapar de predadores, comer e beber água, e se reproduzir, a nossa mente não tem uma função de entender coisas que vão além do planeta Terra
alguem ja pensou que ao inves de deus ter criado o homem, o homem tenha criado deus para dominar o homem. nao criado de fato, apenas criado a ideia.
Durante o meu processo em me assumir como ateu os vídeos do Pirulla foram muito úteis.
Nao havia visto nenhum video anterior do Pirula desta série. Mas me surpreendeu positivamente sua postura, seus argumentos e suas respostas cientificas para questoes filosóficas. Vou ver os demais videos tomando umas!!!
Um estilo bem Vlad o Impalador
As pessoas se doem quando um ateu fala que deus não existe, mas essas mesmas pessoas são as primeiras a falar que a religião delas é a única verdadeira, e que todas as outras estão erradas. Ou seja, elas fazem a mesma coisa que um ateu, porém abrindo uma exceção pra religião delas.
Aí é complicado, né? Não respeitam e exigem respeito.
@@rafał_soares pior: ainda falam que tão sofrendo de "cristofobia/"crentefobia" kkk
15:29 Sobre lobisomens, já vi lugares que falam até sobre virar um porco (e essa foi a que eu menos entendi, já que é um LOBisomem
Minha avó contava muito essa história. Isso lá no interior mineiro.
O Pigman do Minecraft ou o Homem Urso Porco do South Park
Oi pirulla, gostaria que vc fizesse um vídeo explicando a experiência de quase morte, as EQMs, pessoas q dizem ter tido contato espiritual.
A medida que o ser humano foi evoluindo...a inteligência fez surgir a ciencia...saber o porquê das coisas atraves da realidade,de provas,constatações,experimentos,tecnologia...antes disso...tudo que nao sabiamos explicar a fé supria.
Acho que tem uma diferença entre fé e instinto
#PergunteAoAteu Não entendo essa lógica de "ah, se não provam a inexistência, é porque existe", ora se Deus (ou qualquer outra divindade) existe, por que dificultar tanto a interação ou a provação??? Qual o sentido num Deus "oni" tudo, mas que ao mesmo tempo não se mostra acabando com todas as dúvidas??
"Bem aventurados aqueles que não viram e creram" João 20:29
De fato não se prova que algo "não existe". Esse é o tipo de resposta típica de quem vem em vídeo de ciência e responde com versículo da bíblia.
@@mariacarolinaviana1279 Já provaram o Big Bang?? A teoria das cordas foi provada??
Tentei criar vida... Qualquer uma...
@@gustb100 😴😴😴😴😴
Ué, acabou de falar em crer sem ver e tá me pedindo prova?????
O crente sempre sendo conveniente... Rs...
@@gustb100 tu já criou vida a partir do barro? Mostra aí a árvore filogenética do tijolo...
#PergunteAoAteu: Boa noite. Acredita na existência de livre arbítrio? Sendo eu um ateu, acredito que o livre arbitrio não existe pois, sem uma alma, todas as ações que fazemos são decididas por reações químicas no nosso cérebro, que seguem leis da Física, que nós não controlamos, em resposta a estímulos externos e/ou internos, que nós também não conseguimos controlar.
Eu sou cabeludo mas não sou o Pirulla, porém também tenho essa crença! Lembro de uma pesquisa que indicou que seu cérebro toma decisões cerca de 14 milissegundos antes de você sentir que está tomando a decisão por conta própria (posso estar bem enganado com o número), e creio que isso corrobora sua visão.
Além disso há também um vídeo do Pedro Loos (não lembro qual), que fala sobre possibilidade de previsão do futuro partindo das condições atuais de todas as partículas de um sistema (incluindo todas as partículas que nos formam e principalmente formam o nosso cérebro) e calculando a próxima situação de cada uma e daí por diante.
Tem um filósofo ateu, o Michael Huemer, que é ateu e acredita no livre-arbítrio. Só que ele não é materialista, é dualista. Então, ser ateu não implica necessariamente na rejeição materialista do livre-arbítrio 🤔
Bem, se vc sente forte atração, imediata por uma pessoa desconhecida, vc simplesmente parte pra cima, pela reação química do seu cérebro, desejo incontrolável e decisão tomada milésimos de segundos antes, ou usa seu livre arbítrio, seu senso moral, próprio ou aprendido e controla esse impulso?
@@mariajosepersevalli1458, livre arbítrio é diferente de ego/superego.
O que eu acredito (e talvez o amigo ai de cima) não é que o seu cérebro não tem controle sobre o corpo, mas que as decisões que vc toma são influenciadas por sua biologia e suas memórias + experiências de vida + outros elementos que atuam no seu subconsciente e não sua "essência" de pessoa boa ou ruim.
Então suas escolhas não são baseadas na ética, bom censo e moral ? Mais quem decide são reações químicas do seu cérebro ? Vivendo e aprendendo! partindo dessa ideia posso cometer um crime e dizer , foi reações químicas do meu cérebro incontrolavel .
Sou ateu graças a Deus
Graças aos téistas seria mais adequado! Por a culpa em quem nem se sabe se existe...
Eu sempre falo isso!
"Ateu graças a deux"
😂😂😂
Ótimo vídeo, Ótima argumentação, ótima edição! Pirula é um cara mto inteligente, mto nerd (o kra revê tdo pra editar, prestando atenção) e mto dedicado. O que mais querer?
Eu sou a mesma pessoa, com ou sem um deus. Isso me economiza um bom tempo de vida. Já gastei muito tempo com isso, mas não considero tempo perdido. Todos meus estudos me trouxeram até as concluões que sustento hoje, (ainda que elas possam incrivelmente mudar... rs... sim, considero essa possibilidade) mas elas me parecem bem imutáveis hoje. Caso eu esteja errado, seja lá qual for o deus... haverá de me entender! (caso ele tenha uma personalidade, claro.) Afinal... "Está tudo solto na plataforma da vida".
Quanto que tá a cotação do Pirulla pra gente poder fazer o cálculo da duração do vídeo?
Acho que 1Pirulla de duração equivale a 43mins
Eu sempre considerei 1 pirula como 30 minutos
Atualmente está em 28 min @@julianofs6041
Pirulla do velho testamento voltou😎
Olá lindeza, belos cabelos, amei o desenho seu. ❤
Senti a vibe forte do RUclips de ciência de 2015 nesse vídeo. Abrindo minha cabeça a ideias que não tinha ouvido antes e adicionando mais pensamentos ao meu ateísmo. Muito bom.
Eu acompanho você há anos.
É evidente a maturidade de seus argumentos e a clareza das suas palavras hoje.
Para os que lêem os comentários, deixo uma dica de livro fácil de ler e que esclarece muitas das questões levantadas sobre a validade das crenças em geral, incluindo científicas (sim, também é uma crença, leia o livro e entenda o argumento): Medo do Conhecimento Contra o relativismo e o Construtivismo de Paul Boghossian.
Boa leitura
Partindo do princípio de que o que não provo que não exista possa existir... O Palmeiras tem Mundial
Tirem as crianças da sala. Papai Noel não existe, mas fantasmas podem existir... Rsrsrs
Kkkkk😂
Tbm não acredito em fantasma, mas ficou bem claro na explicação dele a diferença entre o papai noel e o fantasma 😴
Você ao menos prestou atenção no argumento?
pelo visto viu o vídeo com os ouvidos tampados e olhos fechados.
E se Papai Noel for um fantasma? :0
Pirula é tipo o Amdre que deu certo na biologia
KKKKK ótimo comentário
O amdre é o biólogo menos biólogo que eu conheço
@@cajo7298 ele meteu foi o louco, o Andre***** fez um curso online e diz ter o diploma!. Ele tem experiência é em rinha de animal vs humano.
Mais um vídeo excelente como sempre, Pirulla!
Eu pessoalmente sou ateia desde os 14/15 anos (tenho 24) e desde essa época pra mim é tão lógico que Deus (os deuses, na verdade) são só um construto humano, um conceito e nada que foi possível constatar que nem passa pela cabeça hoje em dia isso de acreditar em alguma entidade superior que, novamente, é apenas uma abstração... e as vezes fica até difícil entender esse vazio que algumas pessoas sentiriam só por não acreditar em algo ou não ter algo em que acreditar, sendo que aqui não tem vazio nenhum por causa disso, pelo contrário. Mas são experiências de vida diferentes e mentalidades diferentes que explicam isso então tudo certo, é bem como o Pirulla falou em vídeos anteriores dessa série, ser ateu não é uma escolha, é uma consequência depois de várias leituras e reflexões mesmo
Ponto de vista bem sensato! De fato, assim como não temos como provar que ele existe apenas porque acreditamos nele, não temos como provar que não existe, mesmo com todos os indícios que temos até hj... e o motivo é muito simples, ainda não conseguimos entender exatamente o universo e tudo o que precisou ocorrer desde o big bang (e antes) para chegarmos até aqui. Acho que apenas com essa resposta poderiamos conceder o 100% de certeza da não existencia (ou existência).
#PergunteAoAteu O debate sobre a existência ou inexistência de Deus é uma questão puramente filosófica, não é uma questão científica.
Eu queria saber justamente alguns argumentos filosóficos para a não existência de Deus. Porque por mais que eu consiga responder boa parte dos argumentos criacionistas, como o argumento cosmológica, ou da complexidade irredutível, eu acho que eu tenho um conhecimento muito vago quanto a isso. Tem como vc exemplificar alguns, para ficar mais fácil de pesquisar sobre?
A filosofia é uma ciência. A hipótese da existência de Deus é incomprovável e irrefutável.
@@vildequeiroz7810 depende da sua definição de ciência cara, mas na definição mais adequada na minha visão que é a de que ciência seria o uso do método científico e que inclusive o pirula já falou que também acha isso, é que não, filosofia não é ciência, sim o contrário.
A ciência é uma parte da filosofia, portanto falar que filosofia é ciência só tá errado mesmo.
E é justamente pela hipótese Deus ser irrefutável, que não é ciência.
O método científico funciona com base na falseabilidade. Você propõe uma hipótese para explicar um fenômeno, e submete a hipótese a testes para ver se ela está errada. Caso ela passe, vc tem essa hipótese como certa até que alguém prove que ela está errada, ou até que alguém proponha uma hipótese que explique melhor o fenômeno.
Para que se possa propor esses testes a hipótese tem que ter pontos de falseabilidade. "Pontos fracos" que caso vc submeta essa hipótese a um teste usando esse ponto de falseabilidade, se ela estiver incorreta vc descobrirá.
A analogia do karl Sagan do dragão na garagem é muito boa pra exemplificar isso. A analogia consiste no karl Sagan falando que tem um dragão na garagem, e no amigo não conseguir provar que ele está errado.
O dragão é invisível, então o amigo joga farinha no chão para ver as pegadas, então Sagan dis que ele flutua. Oamigo tenta medir a temperatura do dragão, mas ele é atérmico
O amigo joga tinta na garagem toda pra cair no dragão, mas o dragão é amaterial.
As pessoas acham que a conclusão disso é que o dragão não existe, mas não, a conclusão é que não existem meios de saber se ele existe ou não, porque os testes que foram propostos eram inadequados pras características deste dragão.
Hipóteses que não possuem pontos de falseabilidade, infalseaveis, ou nas suas palavras, irrefutáveis, não são ciência por não poderem ser testadas.
@@eryopsgames7782 a ciência é um esforço rigoroso e sistemático que constrói e organize o conhecimento na forma de explicações e previsões testáveis sobre o mundo.
@@vildequeiroz7810 perfeito. Testaveis
Mas aí você deveria falar com o matheus benites ou o david ribeiro, eles que tratam mais da parte filosófica.
O cabelo do Pirulla está mais cheio. Ficou muito mais lindo❤
#PergunteAoAteu Pirulla, no começo do vídeo, você comentou sobre a falta de evidências da existência de Deus. Eu, como católico, gostaria que você comentasse sobre a sua visão de alguns milagres que ainda são surpreendentes no catolicismo, como por exemplo: a imagem de nossa senhora de Guadalupe gravada no manto de Juan Diego, ou então o milagre eucarístico de Lanciano, o milagre do Sol em Fátima testemunhado por aproximadamente 70 mil pessoas, o milagre do sangue de São Januário que se liquefaz todos os anos em uma determinada data e os corpos incorrupteis de alguns santos como o de Santa Bernadete de Lourdes. Abraços!
9:30 quando ouvi essa pergunta eu dei um sorrizão do tamanho do arco-iro, sempre quis fazer essa pergunta pro Pirula
Olha o cabelo super poderoso do Pirulla... confesso q fiquei o vídeo todo admirando esse feito material produzido pela genética do Pirulla
0:36 lembrei do Linck qdo disse q o Pirula era um neandertal narcisista q ficava adorando a própria imagem 😂
Luis XIV 😂😂
14:58 é isso que os lobisomens querem que nós pensemos kkkk
Pergunta: por que a galinha atravessou a rua?
Resposta: foi Deus.
A Plateia religiosa: 🙌👏
A Plateia incrédula: 🤔
E se ela for atropelada enquanto atravessa foi por causa do livre arbítrio, mas se ela passar ilesa foi por que deus quis.
@@asaventurasdopalhacobob350 se o carro apenas passar perto, será um livramento.
@@asaventurasdopalhacobob350 Gosto de chamar de argumento religioso de Schroedinger
Muito legal !.... acho soberba é aqueles que acham sua verdade é absoluta e que endemonizam os que não concordam!... de um ateu para outro ... Valeu!...🎉
Ótimo vídeo! Seu trabalho na internet é necessário demais!
Caro Pirulla, não sei se você faz react ou não, mas tem um vídeo que saiu há 3 semanas e que teve certa repercussão que seria muito legal se vc reagisse. O vídeo chama "IA DEBATE: DEUS EXISTE? Defensor vs. Questionador", do canal Henri, e trata-se de um debate filosófico entre IAs sobre a existência de Deus. Sugiro assistir a primeira rodada de perguntas para vc ver como é a dinâmica do vídeo, e caso houver interesse, reagir ao restante do vídeo ao vivo, se colocando como a parte questionadora, dando uma resposta sua antes da IA, e depois comparar a resposta da IA com a sua. Seria muito interessante de assistir. Fica a sugestão. Abraços!
blz, mas no fim desse debate, as IAs não provaram a existência de Deus.
@@AlvaroCGG mas Deus é improvável, no sentido de que não há como provar.
@@rodrigopaivaso então não existe.
@@AlvaroCGG também não dá pra provar que matéria escura existe, mas a ciência acredita que ela exista. eu sou ateu, só pra deixar claro.
@@rodrigopaivaso eu não afirmei a existência da matéria escura.
Se Deus existe como se considera, ou seja, criou o espaço-tempo e a natureza, Deus está além de tudo isso. A ciência é uma disciplina limitada ao estudo das coisas criadas, da natureza e do espaço-tempo. Ela está limitada pelo natural, não tem competência para estudar o sobrenatural. Logo, se Deus existe ou não, nunca será uma questão que poderá ser abordada pela ciência.
Exato.
E a filosofia vem pra suplementar estes estudos para falar sobre o "sentido da vida" e o "propósito da existência" das coisas e dos seres.
Afinal, somos apenas um amontoado de carne e células q divagam sobre uma terra voadora no universo escuro sem propósito nenhum ? Pq e como chegamos até aqui ? Quem somos nós ? De onde viemos ?
@@marcelocandido8271 Acho que esse tipo de questão filosófica não pode ser isolada das demais áreas. Ter uma intercessão entre a ciência e a filosofia é essencial para compreender o todo da pergunta "qual o sentido da vida"? "Qual o propósito da existência"?
Na verdade, nem poderá ser abordado por nós né? Pq existimos no mundo natural, somos feitos do mundo natural. Somos limitados aos nossos sentidos e capacidades. Então, também somos limitados a conhecer algo além de nos mesmos, além do natural. Se fosse possível, existiria a certeza de que existe de fato algo além do natural, mas não conseguimos provar isso e nem experenciar (as experiências ditas sobrenaturais são ilusões, são apenas algo natural na realidade ou o nosso imaginário pregando peças).
Conversa fiada, é só eu inventar qualquer coisa e dizer que ela está no mundo dos sonhos e pronto, agora não podem provar que estou certo e nem errado? Babela
@@Lótusverde-v4o Ok.
Se é assim q vc pensa... Tudo bem!
Mas tiveram(e tem) diversos seres q dedicaram sua vida pra estudar isso q vc chama de balela.
E sabe qual o engraçado ? Até em tribos mais remotas existe alguma forma de demonstrar espiritualidade. Enfim, assim vms seguindo na sociedade...
Tô adorando esses shorts, Pirulla!
Nós ainda não conseguimos comprovar onde está a consciência de ser vivo, onde a vida começa e onde ela termina, nós só detectamos algo entre esse começo e o fim nas ainda não temos como comprovar com precisão onde começa a vida e nem onde a consciência deixa de está presente num corpo
Muito bom, mais um vídeo com um "pirulla" de duração... 👏🏼😁
Fico feliz em ver que você está bem e mais animado a produzir vídeos. Te desejo muita saúde e sucesso sempre!
Abraços
Graças a Deus um vídeo novo dessa playlist que eu amo
Olá. Teólogo cristão aqui. Sempre legal acompanhar seus vídeos, normalmente não comento, mas esse vídeo em particular eu achei que se destacou. Muito bom mesmo.
Um ponto a ser investigado são os milagres eucarísticas, onde um pedaço de pão virá um músculo do coração, ou os estigmas dos santos, igual são padre pio de pietrelcina. Seria bacana se conseguissem explicar isso.
Eu deixei de acreditar em deus conforme fui entendendo como o mundo funciona. Foi aos poucos, e meio que natural. E seus vídeos me ajudam a minimizar a raiva das religiões, por tudo que já foi feito em seu nome. Dá uma clareza, é muito bom. Estou fazendo as pazes com deus, em quem não acredito. Doideira.
#PergunteAoAteu Pirulla, eu me considera ateu até um tempo atrás, até que tive um contato individual (como vc diz, que não pode ser compartilhado por outros) dentro da umbanda e hoje sou praticante. Você poderia comentar o que acha da questão da incorporação de espíritos ancestrais? Uma vez que eles utilizariam nosso corpo para interagir com o mundo material. Isso seria testado? Existe algum estudo sobre esse tipo de mediunidade?
Parabéns pelo canal. Sou historiador e corro aqui pra tirar minhas dúvidas das ciências exatas
Gente, uma dúvida, qual a opinião de vcs sobre espíritos? Por exemplo esses que incorporam no corpo das pessoas, que é mais comum na Umbanda ou nas igrejas evangélicas. Sou ateia, mas sempre tive dúvida se é mentira, efeito psicológico ou real
A didática do Pirulla é muito maravilhosa
Ninguém pode afirmar a inexistênca de algo.
Mas se algo não pode ser detectado, ou não interage com nada nem ninguém, é irrelevante se existe ou não.
fala isso pr'um crente fervoroso (igual meus parentes paternos)
1:52 Se é pra falar de soberba, não seria muita soberba do ser humano, conhecendo a vastidão do universo e não sabendo se existe vida na estrela mais próxima, assumir não só que existe um deus, como também que esse deus criou o universo para a NOSSA espécie, tendo como objetivo atender aos NOSSOS anseios, objetivos e orações? Mesmo que exista alguma coisa, a chance dessa camada ser apenas metafísica que ainda não foi medida pela ciência (e com isso transformada em física), como foi com as ondas eletromagnéticas por exemplo, é infinitamente maior do que a existência de qualquer deus descrito por qualquer religião