numa palestra eu aprendi a usar a expressão escravizado, ao invés de escravo, por exemplo: esta mansão foi construída por escravizados, era um professor de matemática que estava fazendo doutorado e o tema dele era sobra a contribuição de povos negros para a engenharia, e ele explicou que quando a gente diz escravo parece que a pessoa já nasceu assim, e se vc diz escravizado vc atribui que alguém fez injustiça, alguém escravizou alguém, que ninguém nasce assim, sou negra e sempre quando alguém falava escravo se referindo á negros, eu me incomodava,, mas não sabia como formular isso na minha cabeça, hj digo escravizado.
Rapaz você está doente. Primeiro que está cometendo assédio moral contra a moça do vídeo, depois que não conhece muito bem a história. Conscientize-se a tempo.
Ally Mello Seu nome tem tudo a ver, por que você é uma ALIENADA, incapaz de perceber e entender o que está acontecendo no Brasil, essas duas são AGENTES COMUNISTAS, inclusive está sempre no ridículo programa de doutrinação da Fatima Bernardes, são criminosas que colaboram com a DITADURA COMUNISTA E GLOBALISTA!
VERDE e AMARELO kkkkkkkkkkkkkk contra pessoas que falam só, não há argumentos. Cuidado com a ignorância rapaz, ela encurta as ligações entre os neurônios e deforma a massa cinzenta como um todo. Obs: o termo "alienação" que usasse, foi um termo que foi ressignificado pelo intectual que teorizou o socialismo científico, mas conhecido como comunismo, sendo este: Karl Marx. Você só usa esse termo porque ele fez outra reflexão sobre este que era uma designação da psicanálise.
HAHAHAHA... Vc é hilária... decorou sem entender a besteira que te ditaram em sou doutrinação, vc está doente, assim como todos que estão nessa... TODA teoria de MARX serve unicamente para desviar a atenção do que realmente é o comunismo: um manual de MENTIRAS, de enganação, dominação, que só trás fome e morte para IMPLANTAR DITADURA COMUNISTA, como vemos na Venezuela e Nicaragua e matou mais de 120 milhões de 1917 à 2004, É VC QUE TEM SE AFASTAR DA IGNORÂNCIA E DE SER UMA TRAIDORA DE SUA PÁTRIA!
Poxa, que legal vc abrir espaço para temas assim, tão importantes! Seu canal alcança muitas pessoas que o da Tia Má não alcança, vai todo mundo se misturando e aprendendo. Me senti representada nesse vídeo
Enquanto existir termos pejorativos e que servem para velar o tão famigerado racismo estaremos na luta, sou fã das duas, juntas então... que arraso Brasil! 💖💥
Se a pessoa não tem empatia pra entender a dor do próximo, não tem direito de opinar, dando pitaco se podemos ou não mostrar nossa insatisfação por certas expressões. Temos que lutar sim pela igualdade e respeito.
Meu Deus, que coisa mais maravilhosa! Ri e chorei... e ainda tô chorando! Como é bom a gente se sentir representado, como é bom ter alguém como você, Mariana, tão despida de preconceitos e tão real. Obrigado, do fundo do meu coração! Você é Má também, Maravilhosa, como a Tia Má!
De tudo q vcs falaram, nunca tinha parado para pensar no 'denegrir' e na 'grana preta'. É questão de como, ela mesma disse, mudar a cultura. Se a língua está em constante transformação, então nossas expressões também tem d estar. Um bj pras duas!
Mariana Davini É isso!!! Enquanto a gente não sabe, ok! Mas depois que temos o conhecimento, passa a ser nossa responsabilidade contribuir pra mudar o mundo pra melhor!
Teofilo Silva É uma questão de responsabilidade e consciência. Historicamente, temos muitos erros q não precisam ser perpetuados. Palavras têm poder. E partamos do princípio básico de que "não faça aos outros aquilo que vc não gostaria que fizessem com vc". Não é uma questão de certo ou errado. É uma questão da pessoa dizer q aquilo a incomoda e vc continar fazendo. Mais que preconceito ou mimimi é bullying.
Querida os dois já erraram e muito, tanto negros quanto brancos. E a quem incomodar deve ser respeitado mesmo, mas a quem não, deixa como tá e os incomodados com tudo como é que fica? Historicamente falando, os alemães e judeus não gostam de lembrar seu passado. Os alemães do lado ativo, que matou e exterminou muitos judeus e os mesmos que foram maltratados, torturados e queimados pelos alemães, mas o que eles fazem hoje, ficam cobrando uns dos outros ou preferiram esquecer o que passou? Claro que se hoje tiver algum neo-nazista que ataque um judeu como sempre tem pessoas desprezíveis e sempre terá, deva sofrer punições, assim como um racista aqui no Brasil. E não fazer do racismo como forma de vida, e sim combate-lo, como todos nós negros e brancos somos contra!
Minha amiga, hoje é a época do politicamente correto, e aqui onde moro chamo meus amigos de negão, neguinho, preto, morena, mulata e eles não se importam sabe porque, porque nenhum é com má intenção. E eles não tem um "negrômeto" pra medir ou alguém adivinhar que se acha negro ou moreno ou pardo ou mameluco. E as pessoas não tem com achar o que vai te ofender e por isso, pelo politicamente correto, ficam até com medo da reação de uma pessoa não gostar pelo mesmo motivo.
Querida, o que você tá falando não é só pro racista mas no geral pro preconceituoso. Nesse caso de ofensa, é sempre direcionada pra que contexto afeta o indivíduo a se ofendido. Por exemplo, seu gordo (porque o cara é gordo), seu mendigo (porque o cara é pobre), seu favelado (porque o cara mora em favela). Sinto muito, ma você fugiu do que poderia ser racismo. Por isso que eu falo que tudo as pessoas confundem com racismo por uma revolta antecipada e generalizada. Por exemplo, se eu disser, "cuidado, esse negão é perigoso, pois ele rouba celulares!", não é racismo, mas se eu disser, "não gosto de andar com negros!", ai sim é racismo, porque se tratar da etnia e não do indivíduo. Assim, como uma mulher pode dizer que só gosta de namora com negros, pois não gosta de homens brancos, ou vice-versa, também não é racismo e sim preferência! Então as pessoas tem que parar de viverem na defensiva e achar que tudo é racismo!
Eu amo a minha mistura, minha vó descendente de negro e índio, meu avô português, minha mãe branca meu pai negro, meus dois irmãos negros, eu branca, meu marido negro, meus filhos um branco e um pardo, viva a mistura por mais vídeos como esse, adoro vocês Maaa.
Adorei a.mistura,mas ficara uma questao:qdo tu dizes branco,negro,queres dizer o tom da pele né?pois,se formos observar mais a fundo (todo brasileiro é mestiço,falando -se de raça)cor,uma coisa,raça,outra.Entao,quem é branco,negro ou índio nesse país?somos todos misturados,ebaaaa! Independente da cor,n.devemos menosprezar toda nossa ascendência (quem tem a pele mais clara,n deve negar a sua origem tbm negra e indígena,assim como,quem carrega um tom de pele c.mais melanina (mais parda ou negra)a sua ascendência tbm branca e.indigena.Viva o país mais misturado do mundo!
Elaine Andrade isso amiga falo da cor da pele sim, dessa mistura só meu avô que era português, de resto somos essa mistura maravilhosa que só o Brasil tem, mais confesso que fico bastante irritada quando perguntam se meus irmãos são meus irmãos mesmo, e quando acreditam que somos irmãos perguntam se somos irmãos do mesmo pai, fora outros tipos de preconceitos sabe, é triste mais...
Sou branca. Casada com angolano... me da uma raiva quando falam "seu marido moreno".. falo moreno não... negão nao economiza na tinta!!! ❤❤ amo meu nego chocolate 70% cacau
mds não li isso... olha no dicionário, MORENO adjetivo substantivo masculino 1. que ou quem tem a pele azeitonada ou amarronzada. 2. que ou aquele cuja cor de cabelo varia entre o castanho-escuro e o preto. MORENA substantivo feminino 1. mulher cujo tom da pele está entre o branco e o pardo, por determinante genética ou por efeito de bronzeamento; mulher de pele azeitonada ou amarronzada. 2. B mulher cujo tom da pele é escuro, variando entre o pardo e o negro. Que vergonha alheia dessa gentinha mimizenta e burra hahaha
Maick Maick ai ai cada coisa né? Também sou casada com negro e não nos incomodamos quando dizem "moreno" a verdade é que hj em dia TUDO virou racismo, então as pessoas nem sabem do que chamar, ficam até com receio por causa dessa gente mimizenta.
5 лет назад
Gostei demais. O humor destas duas é demais, mesmo quando tratam de temas tão sérios. Parabéns
São duas Maaa que eu amooo. Mari Xavier e Tia Má... ficaria horas e horas ouvindo as duas e melhor seria eu na conversa. Vamos acabar com toda forma de preconceito. Duas Maravigold. Duas organizadinhas rsrs. Pra quem é racista "tira o sapatinho e coloca o pé no chão"
Os muçulmanos escravizaram brutalmente os negros e brancos por 13 SÉCULOS, CASTRANDO e submetendo a crueldades MUITO piores que os brancos e nunca aboliram oficialmente a escravidão, pois essa é permitida pelo islã. O negros capturavam, ofereciam e vendiam negros para os brancos, que após 5 séculos, aboliram e criminalizaram a escravidão, foram justamente OS BRANCOS CRISTÃOS... não se deixem enganar, OS GLOBALISTAS ESTÃO INOCULANDO ÓDIO RELIGIOSO E RACIAL NO BRASIL (FUNDAÇÃO FORD) querem acabar com o cristianismo pois este defende a vida e a liberdade, islã e comunismo SÃO FERRAMENTAS DE DOMINAÇÃO!
O Brasil é a diversidade.....mistura completa .... quando compreendermos isso .... veremos o quanto rico somos! Precisamos estar unidos como nação e não como diferentes ! Se nos separamos, nos tornaremos fracos e daí qualquer um pode levar a “todos “ cativos . Mesmo q em pensamentos.
Tem como dar amei no RUclips???? Delícia de entrevista. Lembrei muita da música do Rincon, "A coisa tá preta" ... " Sangue de escravo não pulei, vou um pouco mais longe sangue de rei... A coisa tá preta ó q legal!!!"
Essa tia Má é muito maravilhosa! Eu procuro ensinar meus filhos a respeitar seu semelhante, independentemente de sua cor, mesmo porque parte da minha família é negra. Racismo é uma pobreza absurda de espírito...
Concordo com tudo. Principalmente com o fato de chamar de negra ou preta. Pq assim, se chamamos de branca, uma pessoa de pele clara, se a pessoa tem pele escura, então ela é preta! Num tem racismo nisso. À não ser no tom que algumas pessoas usam ao dizer a palavra. P.S.: adoooreeei a aula! Vou me policiar mais. Suas lindas ❤
Nasci em família mineira, interiorana e com forte relação ancestral com a escravidão. Todas essas expressões eram comuns no ceio da família e na cidade também. Todos os dias eu luto contra essas construções erradas em minha mente. Uma vez minha ex sogra disse que ser mãe de um negro não é fácil, pois você nunca sabe se seu filho voltará vivo pra casa, ele pode morrer apenas pela cor da pele. Foi ai que percebi como ele era tratado diferente de mim nos locais, nas lojas, bares etc. O racismo pode ser velado, mas continua sendo assassino, destruidor e ceifador de sonhos e vidas. Só tenho a agradecer por esse vídeo, quanto mais se falar e expor essas situações mais alcance terá e mais mentes podem ser desconstruídas, como venho tentando fazer comigo.
Tia Má é representatividade! DIVA! Pra gente entender a estrutura racista ainda tão presente no nosso país é só prestar atenção no elementos que o próprio vídeo traz! A moça que aparece ao fundo limpando o tapete é NEGRA! Os dois rapazes no final do vídeo que aparecem sorrindo pra tia Má e estão fazendo a manutenção do jardim são NEGROS e isso NÃO é coincidência e muito menos questão de meritocracia! Isso é herança da escravidão! Precisamos olhar mais atentamente ao nosso redor se queremos pensar e modificar essa realidade! AMEI o vídeo! 😘
Me policio todos os dias e corrijo as pessoas a minha volta para não utilizar dessas expressões que são inseridas no nosso vocabulário como algo comum. Obrigada por essa aula maravilhosa.
Tia Má obrigada por esclarecer a questão de que África não é um país mas um continrnte com 54 países agora!!! E não, não somos decendentes de escravos. Somos decendentes de um povo que foi escravizado. Beijo angolano!!
Os muçulmanos escravizaram brutalmente os negros e brancos por 13 SÉCULOS, CASTRANDO e submetendo a crueldades MUITO piores que os brancos e nunca aboliram oficialmente a escravidão, pois essa é permitida pelo islã. O negros capturavam, ofereciam e vendiam negros para os brancos, que após 5 séculos, FORAM OS BRANCOS QUE ABOLIRAM E CRIMINALIRARAM a escravidão, foram justamente OS BRANCOS CRISTÃOS... não se deixem enganar, OS GLOBALISTAS ESTÃO INOCULANDO ÓDIO RELIGIOSO E RACIAL NO BRASIL (FUNDAÇÃO FORD) querem acabar com o cristianismo pois este defende a vida e a liberdade, islã e comunismo SÃO FERRAMENTAS DE DOMINAÇÃO!
Verdade!! Hoje estão escravizando negros na LÍBIA, e a mídia não informa nada, pior a Venezuela morrendo gente todo dia e nem uma linha sobre essa tragédia. O Donald Trump pediu a ONU, uma posição para ajudar aos Venezuelanos, e nem deram nenhuma resposta, o que ele fez SAIU DO CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DA ONU, esse ÓRGÃO REPRESENTA OS INTERESSES DA NOVA ORDEM MUNDIAL.
Esse é o primeiro vídeo que vejo do Canal, e já comecei a seguir no primeiro minuto, sou professor da rede pública estadual do Rio de Janeiro, e dou aula de História e Sociologia, e super usarei esses vídeos em sala de aula, parabéns!
Ser negro digno de respeito.temos que honrar nossa história somos uma grande população somos lindos o sangue que corre na sua véi a corre na minha abaixo o preconceito já má e Mariana beijos 🙏🙏❤️👋
Adorei o vídeo! Já presenciei minha mãe sofrer preconceito por ser negra enquanto eu sou branca. Fiquei muito brava! A sociedade não aceita pais e filhos serem de cores diferentes! Muito absurdo!
Beatriz Macedo se sua mãe é negra é óbvio que você não é branca mesmo que você queira você é mestiça querida e nunca branca há uma mistura de raça aí fofa se tiver uma gota de café em 1 litro de leite a coisa já muda de figura.
Rose Silva vdd. Brasileiro confunde muito isso. A cor não importa, mas sim a biologia. Se tem mãe negra é mestiça, mesmo que nasça loira de cabelo liso.
Beatriz Macedo isso só acontece no Brasil, pois Beyoncé e Rhiana lá nos estados unidos são negras e pronto não tem esse mimimi todo que Brasileiros tem lá qualquer um de nós por mais que tenhamos a pele bem clara eles não consideram brancos e sim mestiços pois somos uma enorme mistura de raças não dá pra classificar ninguém como 100% branco.
Eu amei! Pois ela sabe discutir o assunto, nos faz repensar e refletir sobre essas expressões que realmente eu me pego fazendo e ainda passamos para os filhos sem perceber. Isso é ensinado de forma inconsciente de geração em geração! Mas com a informação chegando de forma tão acessível a todos que podemos mudar isso. Não é possível que o mundo vá acabar e ainda não veremos uma mudança???
VEJO MUITAS AS PESSOAS FALAREM. [PRETO DA ALMA BRANCA]... OU VOCE TEM UM ROSTO LINDO.. SÓ FALTA EMAGRESSER.. OU;; ESSA PESSOA É NEGRA MAIS UMA PESSOA BOA.... GENTE DA VONTADE DE GRITAR COM A PESSOA.. OU REPREENDER, MAS TENHO PENA DESSas pessoas..
VERDDE MARIANA É SULREAL!!!...AINDA BEM QUE TEM O SEU CANAL AQUI, QUE EU AMOOOOO..... PARA PODER TERMOS NOSSA DEFESA COMO SERES HUMANOS..... BORA LUTARNOS.....
Gisa Gomes É igual quando tô assistindo tv com minha vó, aparece um negro e ela dispara: "Vije que nego tão feio" isso é triste demais, e eu já falei ml vezes que ela não fale isso, mas não adianta.😕
Também queria saber como conviver assim! Vivo constantemente com isso, minha família por parte de pai é super racista e vejo que meu pai também não é muito diferente isso me deixa bastante triste e irritada quando surge algum comentariozinho racista.. 😔
Gisa Gomes , nós não vamos consertar as essas pessoas. Acredito que a questão é que nós temos que estar aberto a rever nossas posições, nossos racismo cotidiano. E com a nossa mudança, pessoas ainda muito racistas e indispostas à mudança vão perder espaço. Assim não sentiremos tanta angústia.
como que eu não havia me inscrito nesse canal, ainda? Mariana, você é inteligente demais e traz questões importantíssimas! a tia Má é a melhor pessoa para dar essa aula. muito amor!!!
Que vídeo maravilhoso Mari... tia Má(rabichola) que pessoa incrível!!! Que sotaque maravilhoso, que energia, que sorriso, QUE CABELOOOO... onde eu estava o tempo todo que não a conhecia ainda???? Parabéns pelo vídeo!!! Simplesmente maravilhoso!!!
Que aula Braseeeeeel 👏👏👏👏👏👏👏 Toda vez que vejo um vídeo falando dessas palavras ou expressões racistas fico muito pensativa. Como a gente ofende até sem querer, por não pensar de onde surgiu esses termos... é um aprendizado constante 💭💭💭 Já quero um parte 2 desse temaaa 😍
Nossa vocês são ótimas. Uma aula. Passei a maior parte da minha vida ouvindo pessoas me aconselharem a alisar o meu cabelo, e eu sempre de cabeça erguida dizendo que eu amo meus cachos.
Adorei essa entrevista. Amei essa lição cultural. Após essa entrevista eu vi o quanto ignorante eu sou. Mas a partir de agora não serei mais. Obrigadas!
Duas maravilhosas... Acho lindo a defesa, que deveria ser desnecessária se houvesse o respeito, mas já já que não há, que bom que existe pessoas que se tornam públicas para representar os que estão sofrendo ou pior as vezes nem sabem que estão sofrendo ou fazendo sofrer!
Adorei o vídeo suas lindas! Eu deixei aquele comentário da luz acessa Kkkkkk. E Tia Má faltou algumas expressões tipo: preto qdo não faz merda na entrada faz na saída, tinha que ser coisa de preto, pq neguinho só faz merda, e uma que eu odeio pq a gente já é preto.
Um PROFESSOR de HISTÓRIA já perguntou pra mim SE QUE PARTE DA ÁFRICA VEIO SUA FAMÍLIA. Eu sem saber o que falar disse. Sei lá acho que dá mesma que a sua.
Bom Val Machado ofende desde que eu não sou africana kkkkk ninguém da minha família é nem mesmos meus bisavós. As pessoas (não todos mais uma parte significativa) acham q pq é negro é da África.
Amalia Amado então ta ainda bem que vc me avisou pq minha certidão de nascimento ta errada. Obrigada pela dica, ufa ainda bem fiquei 21 anos da minha vida com todos meus documentos errados. Mais uma vez obrigada.
"Deu branco!!" me senti extremamente ofendido... Opa, não sou branco. Ou sou? 12,5% africano, 12,5% espanhol, 12,5% português, 12,5% italiano, 50% armênio. Nunca vi ninguém confortável num blackout principalmente a noite, por isso sim, quando a coisa está preta é por que não se vê uma luz no fim do túnel. Acho muito importante falar sobre preconceito racial e outros que existem, claro. Sou gordo e detesto quando me chamam de "forte/mais fortinho". Corrijo na hora SOU GORDO! Tia Má fala de preconceito racial como se EU ouvisse "rotundo" ou "baleia" aleatoriamente e me ofendesse mortalmente por isso.
Discordo da Mariana. Se vc LUTA por uma causa que envolve MILHOES de pessoas, como gordofobia e racismo, é MEGA contraditório você, POR DINHEIRO, fazer propaganda que vai contra essa causa. A sua LUTA vai por água abaixo e vc passa uma ideia de vendida e perde a credibilidade. A Tia Má,por exemplo, tá fazendo esse discurso lindo e necessário, mas está com o cabelo pintado de LOIRO!Oi?? Ela simplesmente adere a indústria que impõe esses preconceitos na nossa sociedade. Se ela LUTA, não pode aderir a esses padrões impostos! Perde a credibilidade!
Miranda Miranda querida onde ta escrito que uma negra não pode ter cabelo loiro??? Onde ela tá sendo controversa? Tira o sapatinho e coloca o pé no chão amore. Seja menas
Mirelly Silva ah vc ta de brincadeira ne....ela nao pintou o cabelo pra se parecer com esse povo minimo das Ilhas Salomao. Ela pintou o cabelo porque "loiro é melhor visto" na sociedade brasileira. Claro, pq tem a ver com a POPULACAO EUROPEIA. Ela pintou pra dar uma "clareada", ta na cara.. E isso VAI CONTRA O movimento dela!
Sou eu mesmo que não sei interpretar as coisas??? Então todos negros, brancos, pardos ou seja lá qual for sua raça devem manter seus cabelos virgens? Ou só podem pintar o cabelo quem não luta pela causa??? Vc assistiu a parte que elas falam sobre cabelo??? Acho que não né. Senta lá Cláudia.
val Machado exatamente! Tbm acho lindo! Tem negras que pintam de rosa, verde,ok (estilo), mas as que pintam de loiro, alisam, afinam o nariz, óbvio que fazem para se aproximar do padrão branco. Isso deslegitima o movimento.
numa palestra eu aprendi a usar a expressão escravizado, ao invés de escravo, por exemplo: esta mansão foi construída por escravizados, era um professor de matemática que estava fazendo doutorado e o tema dele era sobra a contribuição de povos negros para a engenharia, e ele explicou que quando a gente diz escravo parece que a pessoa já nasceu assim, e se vc diz escravizado vc atribui que alguém fez injustiça, alguém escravizou alguém, que ninguém nasce assim, sou negra e sempre quando alguém falava escravo se referindo á negros, eu me incomodava,, mas não sabia como formular isso na minha cabeça, hj digo escravizado.
Gilcilene Pereira Muito interessante!
Muito bom
Sempre falei "escravizado" por causa disso.
Castro Alves, poeta dos escravizados. Soa estranho.
obrigada pela contribuiçao
Tia Má conseguiu com muito bom humor explicar algo que todo mundo tem obrigação de saber/aprender. Ficou incrível essa collab! Amei. ❤️
Rapaz você está doente. Primeiro que está cometendo assédio moral contra a moça do vídeo, depois que não conhece muito bem a história. Conscientize-se a tempo.
Ally Mello Seu nome tem tudo a ver, por que você é uma ALIENADA, incapaz de perceber e entender o que está acontecendo no Brasil, essas duas são AGENTES COMUNISTAS, inclusive está sempre no ridículo programa de doutrinação da Fatima Bernardes, são criminosas que colaboram com a DITADURA COMUNISTA E GLOBALISTA!
VERDE e AMARELO kkkkkkkkkkkkkk contra pessoas que falam só, não há argumentos. Cuidado com a ignorância rapaz, ela encurta as ligações entre os neurônios e deforma a massa cinzenta como um todo.
Obs: o termo "alienação" que usasse, foi um termo que foi ressignificado pelo intectual que teorizou o socialismo científico, mas conhecido como comunismo, sendo este: Karl Marx. Você só usa esse termo porque ele fez outra reflexão sobre este que era uma designação da psicanálise.
HAHAHAHA... Vc é hilária... decorou sem entender a besteira que te ditaram em sou doutrinação, vc está doente, assim como todos que estão nessa... TODA teoria de MARX serve unicamente para desviar a atenção do que realmente é o comunismo: um manual de MENTIRAS, de enganação, dominação, que só trás fome e morte para IMPLANTAR DITADURA COMUNISTA, como vemos na Venezuela e Nicaragua e matou mais de 120 milhões de 1917 à 2004, É VC QUE TEM SE AFASTAR DA IGNORÂNCIA E DE SER UMA TRAIDORA DE SUA PÁTRIA!
VERDE e AMARELO kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tia má tem que ser tombada como patrimônio nacional!
Mulherão da porra!
sem dúvida👍sou Afro de Moçambique e ela é descendente de Angolanos o pais onde se originou a "capoeira" e se desenvolveu no Bahia...
Poxa, que legal vc abrir espaço para temas assim, tão importantes! Seu canal alcança muitas pessoas que o da Tia Má não alcança, vai todo mundo se misturando e aprendendo. Me senti representada nesse vídeo
up
Jay S.R isso ai!! 👏👏👏👏
Enquanto existir termos pejorativos e que servem para velar o tão famigerado racismo estaremos na luta, sou fã das duas, juntas então... que arraso Brasil! 💖💥
Se a pessoa não tem empatia pra entender a dor do próximo, não tem direito de opinar, dando pitaco se podemos ou não mostrar nossa insatisfação por certas expressões. Temos que lutar sim pela igualdade e respeito.
Se a pessoa nao tem empatia pela dor do próximo, essa pessoa é psicopata
Na verdade, todo mundo tem direito de opinar
Somos todos serumano o branco eo negro ñ vejo diferença sómos todos inguais foi Deus quem nos feis
Sempre falei cabelo crespo e corrigia muito. Existe cabelo liso, cacheado e crespo. Ruim são as pessoas.
a Alma e branca
incrível adoro gente normal que ganha a nossa simpatia pela simplicidade.
Genteeee nunca tinha ouvido falar em "preto de alma branca"
Choquei!
Obrigada pela aula!!!!
Que gostoso ouvir a Tia Má falar! Ela é maravilhosa, que astral!!❤❤
Meu Deus, que coisa mais maravilhosa! Ri e chorei... e ainda tô chorando! Como é bom a gente se sentir representado, como é bom ter alguém como você, Mariana, tão despida de preconceitos e tão real. Obrigado, do fundo do meu coração! Você é Má também, Maravilhosa, como a Tia Má!
David Marcelino Não sei se sou tão despida de preconceitos assim não, mas tô nesse mundo pra tentar melhorar... 😉
De tudo q vcs falaram, nunca tinha parado para pensar no 'denegrir' e na 'grana preta'. É questão de como, ela mesma disse, mudar a cultura. Se a língua está em constante transformação, então nossas expressões também tem d estar.
Um bj pras duas!
Mariana Davini É isso!!! Enquanto a gente não sabe, ok! Mas depois que temos o conhecimento, passa a ser nossa responsabilidade contribuir pra mudar o mundo pra melhor!
Teofilo Silva É uma questão de responsabilidade e consciência. Historicamente, temos muitos erros q não precisam ser perpetuados. Palavras têm poder. E partamos do princípio básico de que "não faça aos outros aquilo que vc não gostaria que fizessem com vc". Não é uma questão de certo ou errado. É uma questão da pessoa dizer q aquilo a incomoda e vc continar fazendo. Mais que preconceito ou mimimi é bullying.
Querida os dois já erraram e muito, tanto negros quanto brancos. E a quem incomodar deve ser respeitado mesmo, mas a quem não, deixa como tá e os incomodados com tudo como é que fica? Historicamente falando, os alemães e judeus não gostam de lembrar seu passado. Os alemães do lado ativo, que matou e exterminou muitos judeus e os mesmos que foram maltratados, torturados e queimados pelos alemães, mas o que eles fazem hoje, ficam cobrando uns dos outros ou preferiram esquecer o que passou? Claro que se hoje tiver algum neo-nazista que ataque um judeu como sempre tem pessoas desprezíveis e sempre terá, deva sofrer punições, assim como um racista aqui no Brasil. E não fazer do racismo como forma de vida, e sim combate-lo, como todos nós negros e brancos somos contra!
Minha amiga, hoje é a época do politicamente correto, e aqui onde moro chamo meus amigos de negão, neguinho, preto, morena, mulata e eles não se importam sabe porque, porque nenhum é com má intenção. E eles não tem um "negrômeto" pra medir ou alguém adivinhar que se acha negro ou moreno ou pardo ou mameluco. E as pessoas não tem com achar o que vai te ofender e por isso, pelo politicamente correto, ficam até com medo da reação de uma pessoa não gostar pelo mesmo motivo.
Querida, o que você tá falando não é só pro racista mas no geral pro preconceituoso. Nesse caso de ofensa, é sempre direcionada pra que contexto afeta o indivíduo a se ofendido. Por exemplo, seu gordo (porque o cara é gordo), seu mendigo (porque o cara é pobre), seu favelado (porque o cara mora em favela). Sinto muito, ma você fugiu do que poderia ser racismo. Por isso que eu falo que tudo as pessoas confundem com racismo por uma revolta antecipada e generalizada. Por exemplo, se eu disser, "cuidado, esse negão é perigoso, pois ele rouba celulares!", não é racismo, mas se eu disser, "não gosto de andar com negros!", ai sim é racismo, porque se tratar da etnia e não do indivíduo. Assim, como uma mulher pode dizer que só gosta de namora com negros, pois não gosta de homens brancos, ou vice-versa, também não é racismo e sim preferência! Então as pessoas tem que parar de viverem na defensiva e achar que tudo é racismo!
Eu amo a minha mistura, minha vó descendente de negro e índio, meu avô português, minha mãe branca meu pai negro, meus dois irmãos negros, eu branca, meu marido negro, meus filhos um branco e um pardo, viva a mistura por mais vídeos como esse, adoro vocês Maaa.
Adjane Cardim kkkk...minha família é igualzinha. ...meu pai italiano, minha mãe negona e linda!
Adorei a.mistura,mas ficara uma questao:qdo tu dizes branco,negro,queres dizer o tom da pele né?pois,se formos observar mais a fundo (todo brasileiro é mestiço,falando -se de raça)cor,uma coisa,raça,outra.Entao,quem é branco,negro ou índio nesse país?somos todos misturados,ebaaaa! Independente da cor,n.devemos menosprezar toda nossa ascendência (quem tem a pele mais clara,n deve negar a sua origem tbm negra e indígena,assim como,quem carrega um tom de pele c.mais melanina (mais parda ou negra)a sua ascendência tbm branca e.indigena.Viva o país mais misturado do mundo!
Minha vó paterna também é descendente de negro e índio
Elaine Andrade isso amiga falo da cor da pele sim, dessa mistura só meu avô que era português, de resto somos essa mistura maravilhosa que só o Brasil tem, mais confesso que fico bastante irritada quando perguntam se meus irmãos são meus irmãos mesmo, e quando acreditam que somos irmãos perguntam se somos irmãos do mesmo pai, fora outros tipos de preconceitos sabe, é triste mais...
Adjane Cardim obrigada por responder!
Tia Má é 1000! Quem não conhece precisa conhecer. Todos precisam ouvir. Merece todo sucesso do Mundo.
Sou branca. Casada com angolano... me da uma raiva quando falam "seu marido moreno".. falo moreno não... negão nao economiza na tinta!!! ❤❤ amo meu nego chocolate 70% cacau
até a palavra moreno é Racismo ? mds....
Evelyn Silva 70% é vida! 👏👏👏👏👏👏
Maick Maick não é racismo ,só que tá errado moreno,loiro e ruivo cor de cabelo,tem nada a ver com cor de pele, cor morena não existe
mds não li isso... olha no dicionário, MORENO
adjetivo substantivo masculino
1.
que ou quem tem a pele azeitonada ou amarronzada.
2.
que ou aquele cuja cor de cabelo varia entre o castanho-escuro e o preto.
MORENA
substantivo feminino
1.
mulher cujo tom da pele está entre o branco e o pardo, por determinante genética ou por efeito de bronzeamento; mulher de pele azeitonada ou amarronzada.
2.
B mulher cujo tom da pele é escuro, variando entre o pardo e o negro.
Que vergonha alheia dessa gentinha mimizenta e burra hahaha
Maick Maick ai ai cada coisa né? Também sou casada com negro e não nos incomodamos quando dizem "moreno" a verdade é que hj em dia TUDO virou racismo, então as pessoas nem sabem do que chamar, ficam até com receio por causa dessa gente mimizenta.
Gostei demais. O humor destas duas é demais, mesmo quando tratam de temas tão sérios. Parabéns
Essa mulher é realmente maravilhosaaaa
Essa Tia Má é fodona!!!!! fala com muita propriedade... objetividade e com consciência de classe e fala... sou fã e admirador dela! Showwwww.....
Cabelo ruim, é um cabelo serial killer.
Lorena Iori Kkkkkk muito boa essa
Lorena Iori kkkkkkk
Lorena Iori kkkkkk tb morri de rir aqui!
eu sou serial killer
É aquele cabelo que é alisado e pintado de loiro! kkk
Excelente bate papo. Acorda Brasil.
São duas Maaa que eu amooo. Mari Xavier e Tia Má... ficaria horas e horas ouvindo as duas e melhor seria eu na conversa. Vamos acabar com toda forma de preconceito. Duas Maravigold. Duas organizadinhas rsrs. Pra quem é racista "tira o sapatinho e coloca o pé no chão"
Tia má é um verdadeiro mito
Obrigada pela aula ❤❤❤🙏
Marina Zeidc aula? nunca ouvi tanto blá blá blá
Os muçulmanos escravizaram brutalmente os negros e brancos por 13 SÉCULOS, CASTRANDO e submetendo a crueldades MUITO piores que os brancos e nunca aboliram oficialmente a escravidão, pois essa é permitida pelo islã.
O negros capturavam, ofereciam e vendiam negros para os brancos, que após 5 séculos, aboliram e criminalizaram a escravidão, foram justamente OS BRANCOS CRISTÃOS... não se deixem enganar, OS GLOBALISTAS ESTÃO INOCULANDO ÓDIO RELIGIOSO E RACIAL NO BRASIL (FUNDAÇÃO FORD) querem acabar com o cristianismo pois este defende a vida e a liberdade, islã e comunismo SÃO FERRAMENTAS DE DOMINAÇÃO!
O Brasil é a diversidade.....mistura completa .... quando compreendermos isso .... veremos o quanto rico somos! Precisamos estar unidos como nação e não como diferentes ! Se nos separamos, nos tornaremos fracos e daí qualquer um pode levar a “todos “ cativos . Mesmo q em pensamentos.
Tem como dar amei no RUclips???? Delícia de entrevista. Lembrei muita da música do Rincon, "A coisa tá preta" ... " Sangue de escravo não pulei, vou um pouco mais longe sangue de rei... A coisa tá preta ó q legal!!!"
Esse vídeo é pra ver 10 vezes maravilhosa parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
VOCÊS SÃO INCRÍVEIS, AMEI O VÍDEO 😍😍
O mundo precisa ver esse vídeo
Por mais entrevistas como essa.😍 #antirracismo #empoderamento #feminismo #conhecimentoétudo
Eu passaria horas e horas ouvindo a tia Má. Amo essa mulher...
Gostei muito do assunto,vivemos sim numa sociedade muito racista sim,!!!
pois e
Tia Má é excelente. Explicou o racismo com uma leveza... mas disse tudo!!!!!!
Pq esse vídeo acaba????!??? Eu aqui Morrendo de chorar e sorrir de amores por essas duas lindas!!!... Por favor: não parem!!
Essa tia Má é muito maravilhosa! Eu procuro ensinar meus filhos a respeitar seu semelhante, independentemente de sua cor, mesmo porque parte da minha família é negra. Racismo é uma pobreza absurda de espírito...
Concordo com tudo.
Principalmente com o fato de chamar de negra ou preta. Pq assim, se chamamos de branca, uma pessoa de pele clara, se a pessoa tem pele escura, então ela é preta!
Num tem racismo nisso.
À não ser no tom que algumas pessoas usam ao dizer a palavra.
P.S.: adoooreeei a aula! Vou me policiar mais.
Suas lindas ❤
Quer ver eu feliz é me chamar de "minha preta" "pretinha"
tia maravilhosa voçe é branca é preta voçe é linda maravilhosa
Nasci em família mineira, interiorana e com forte relação ancestral com a escravidão. Todas essas expressões eram comuns no ceio da família e na cidade também. Todos os dias eu luto contra essas construções erradas em minha mente. Uma vez minha ex sogra disse que ser mãe de um negro não é fácil, pois você nunca sabe se seu filho voltará vivo pra casa, ele pode morrer apenas pela cor da pele. Foi ai que percebi como ele era tratado diferente de mim nos locais, nas lojas, bares etc. O racismo pode ser velado, mas continua sendo assassino, destruidor e ceifador de sonhos e vidas. Só tenho a agradecer por esse vídeo, quanto mais se falar e expor essas situações mais alcance terá e mais mentes podem ser desconstruídas, como venho tentando fazer comigo.
Tia Maá é o tipo de pessoa que vc quer ter por perto! Mulher Maravilhosa! Sou fã de vcs!!! Mariana te adoro!
Gente.. OQUE É ESSA MULHER?😍 EU TO LOUCA DOIDA APAIXONADA nesse sotaque..nesse jeito. Nessas idéias!!! Que dupla sensacional. AMEI O VIDEO.
Mais uma pra eu colocar na minha lista para minha desconstrução e ser uma pessoa melhor. ❤️
EU SOU NEGRA E GORDA, E PASSEI A AINDA PASSO POR MUITOS PRECONCEITO... MAS SOU BEM RESOLVIDA.. AMEI ESSA MATÉRIA!!!! VOCES SÃO LINDAS...
Tia Má é representatividade! DIVA! Pra gente entender a estrutura racista ainda tão presente no nosso país é só prestar atenção no elementos que o próprio vídeo traz! A moça que aparece ao fundo limpando o tapete é NEGRA! Os dois rapazes no final do vídeo que aparecem sorrindo pra tia Má e estão fazendo a manutenção do jardim são NEGROS e isso NÃO é coincidência e muito menos questão de meritocracia! Isso é herança da escravidão! Precisamos olhar mais atentamente ao nosso redor se queremos pensar e modificar essa realidade! AMEI o vídeo! 😘
Milka Silva Excelente colocação!
Milka Silva verdade! ♥
Me policio todos os dias e corrijo as pessoas a minha volta para não utilizar dessas expressões que são inseridas no nosso vocabulário como algo comum. Obrigada por essa aula maravilhosa.
O melhor vídeo deste canal!! Mariana, admiro muito seu trabalho e muito obrigado por dar voz ao nosso povo negro. Deus te abençoe sempre !
Antonio Valente Apenas uma pequena tentativa de contribuição à causa! ❤️
Tia Má obrigada por esclarecer a questão de que África não é um país mas um continrnte com 54 países agora!!!
E não, não somos decendentes de escravos. Somos decendentes de um povo que foi escravizado.
Beijo angolano!!
vocês são muito maravilhosas, cada vídeo uma aula
Os muçulmanos escravizaram brutalmente os negros e brancos por 13 SÉCULOS, CASTRANDO e submetendo a crueldades MUITO piores que os brancos e nunca aboliram oficialmente a escravidão, pois essa é permitida pelo islã.
O negros capturavam, ofereciam e vendiam negros para os brancos, que após 5 séculos, FORAM OS BRANCOS QUE ABOLIRAM E CRIMINALIRARAM a escravidão, foram justamente OS BRANCOS CRISTÃOS... não se deixem enganar, OS GLOBALISTAS ESTÃO INOCULANDO ÓDIO RELIGIOSO E RACIAL NO BRASIL (FUNDAÇÃO FORD) querem acabar com o cristianismo pois este defende a vida e a liberdade, islã e comunismo SÃO FERRAMENTAS DE DOMINAÇÃO!
Verdade!! Hoje estão escravizando negros na LÍBIA, e a mídia não informa nada, pior a Venezuela morrendo gente todo dia e nem uma linha sobre essa tragédia. O Donald Trump pediu a ONU, uma posição para ajudar aos Venezuelanos, e nem deram nenhuma resposta, o que ele fez SAIU DO CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DA ONU, esse ÓRGÃO REPRESENTA OS INTERESSES DA NOVA ORDEM MUNDIAL.
Exatamente! Na Venezuela NADA FALAM sobre o COMUNISMO, essa é a crise.
Esse é o primeiro vídeo que vejo do Canal, e já comecei a seguir no primeiro minuto, sou professor da rede pública estadual do Rio de Janeiro, e dou aula de História e Sociologia, e super usarei esses vídeos em sala de aula, parabéns!
Vocês me fizeram amadurecer TANTO
Muito obrigada
Ser negro digno de respeito.temos que honrar nossa história somos uma grande população somos lindos o sangue que corre na sua véi a corre na minha abaixo o preconceito já má e Mariana beijos 🙏🙏❤️👋
Adorei o vídeo!
Já presenciei minha mãe sofrer preconceito por ser negra enquanto eu sou branca. Fiquei muito brava! A sociedade não aceita pais e filhos serem de cores diferentes! Muito absurdo!
Beatriz Macedo se sua mãe é negra é óbvio que você não é branca mesmo que você queira você é mestiça querida e nunca branca há uma mistura de raça aí fofa se tiver uma gota de café em 1 litro de leite a coisa já muda de figura.
Rose Silva vdd. Brasileiro confunde muito isso. A cor não importa, mas sim a biologia. Se tem mãe negra é mestiça, mesmo que nasça loira de cabelo liso.
É! Mas infelizmente as pessoas não jugam a minha biologia, a genética que eu carrego! Elas jugam a cor que veem na pele!
Beatriz Macedo isso só acontece no Brasil, pois Beyoncé e Rhiana lá nos estados unidos são negras e pronto não tem esse mimimi todo que Brasileiros tem lá qualquer um de nós por mais que tenhamos a pele bem clara eles não consideram brancos e sim mestiços pois somos uma enorme mistura de raças não dá pra classificar ninguém como 100% branco.
Rose Silva se tiver uma gota de leite num litro de café a coisa também muda?
Eu amei! Pois ela sabe discutir o assunto, nos faz repensar e refletir sobre essas expressões que realmente eu me pego fazendo e ainda passamos para os filhos sem perceber. Isso é ensinado de forma inconsciente de geração em geração! Mas com a informação chegando de forma tão acessível a todos que podemos mudar isso. Não é possível que o mundo vá acabar e ainda não veremos uma mudança???
VEJO MUITAS AS PESSOAS FALAREM. [PRETO DA ALMA BRANCA]... OU VOCE TEM UM ROSTO LINDO.. SÓ FALTA EMAGRESSER.. OU;; ESSA PESSOA É NEGRA MAIS UMA PESSOA BOA.... GENTE DA VONTADE DE GRITAR COM A PESSOA.. OU REPREENDER, MAS TENHO PENA DESSas pessoas..
vitrine estilista É surreal!!!!
VERDDE MARIANA É SULREAL!!!...AINDA BEM QUE TEM O SEU CANAL AQUI, QUE EU AMOOOOO..... PARA PODER TERMOS NOSSA DEFESA COMO SERES HUMANOS..... BORA LUTARNOS.....
O que são essas mulheres maravilhosas mds! eu amei
Ameiiiiii tia Má e Mari falando sobre algo tão importante. Obrigada por existirem
Não tenho palavras pra elogiá-la! Tia Má cada vez que á vejo em algum lugar me emociono, Maravilhosaa!
Não conhecia, que simpática!! Adorei!!!!
Tia Má é maravilhosa eu amooooo qd ela está no *Encontro da Fátima Bernardes*
"Se retou"
"Não é não coisinho?"
Só quem é baiano sabe o poder dessas expressões
Me explica
@@albuquerque6791 se retou
Ficou bravo, irritado, com raiva, ira, etc...
@@kailaneprado661 vdd!
Baiano, não nasce...estreia. E qdo desencarna, não morre...apenas sae de cena. Amo ser baiana. Rsrs.
Que mulher necessária meu Deus, na verdade vcs são necessárias. Amo vcs!!!
Cabelo ruim é um cabelo serial killer!! Hahaahhaahaha muito bom!!!
Amoooo essa baiana Maravilhosa!
Eu vendo esse vídeo maravilhoso e minha mãe falando que preto quer destaque demais....
Aff
Como conviver com pessoas assim?
Gisa Gomes É igual quando tô assistindo tv com minha vó, aparece um negro e ela dispara: "Vije que nego tão feio" isso é triste demais, e eu já falei ml vezes que ela não fale isso, mas não adianta.😕
Também queria saber como conviver assim! Vivo constantemente com isso, minha família por parte de pai é super racista e vejo que meu pai também não é muito diferente isso me deixa bastante triste e irritada quando surge algum comentariozinho racista.. 😔
Gisa Gomes , nós não vamos consertar as essas pessoas. Acredito que a questão é que nós temos que estar aberto a rever nossas posições, nossos racismo cotidiano. E com a nossa mudança, pessoas ainda muito racistas e indispostas à mudança vão perder espaço. Assim não sentiremos tanta angústia.
Ainda que seja difícil conviver com esse racismo dentro de nossos lares, agradeço por eu fazer parte da minoria que não concorda com esses absurdos!
Gisa Gomes sei la porque é sua mãe!!! Quero dizer, mãe é mãe. Ela nasceu em outros tempos. Fazemos o que aprendemos.
O racismo é muito grande ,o preconceito a falta de respeito e do amor ao próximo,se aceitarmos as diferenças teremos um, mundo bem melhor.
Ela é muito maravilhosa!!!
como que eu não havia me inscrito nesse canal, ainda? Mariana, você é inteligente demais e traz questões importantíssimas! a tia Má é a melhor pessoa para dar essa aula. muito amor!!!
Queria muito a parte 2 , com o tema Amor próprio. Adorei vcs juntas!!😍😍😘
Ah se eu tivesse o privilégio de pelo menos chegar perto dessa mulher e poder conversar um monte.. !!Maravilhosa tia Má👏👏👏👏
Que vídeo maravilhoso Mari... tia Má(rabichola) que pessoa incrível!!! Que sotaque maravilhoso, que energia, que sorriso, QUE CABELOOOO... onde eu estava o tempo todo que não a conhecia ainda???? Parabéns pelo vídeo!!! Simplesmente maravilhoso!!!
Essa mulher é incrível! Esse sotaque é maravilhoso. Uma aula esse vídeo! Estou apaixonada
Que mulher é essa Brazéééllll!Orgulho de tia Má!❤
eu acho ela normal
Muito bom. Reeducar esta sociedade racista e ainda com humor é ótimo
Que aula Braseeeeeel 👏👏👏👏👏👏👏
Toda vez que vejo um vídeo falando dessas palavras ou expressões racistas fico muito pensativa. Como a gente ofende até sem querer, por não pensar de onde surgiu esses termos... é um aprendizado constante 💭💭💭
Já quero um parte 2 desse temaaa 😍
Nossa vocês são ótimas. Uma aula.
Passei a maior parte da minha vida ouvindo pessoas me aconselharem a alisar o meu cabelo, e eu sempre de cabeça erguida dizendo que eu amo meus cachos.
O poeta inglês William Blake usava essa expressão medonha. "I'm black, but oh! my soul is white!".
Ele era racista consigo mesmo!
Eu como Mulher Negra, ameeeeiii esse vídeo!!! *Parabéns Mariiii!!!!*
Mulheres maravilhosas !! Nossa eu não sabia essa história da blusa tbm não ! 😲😲 to passada !! Amei as aulinhas
Carol Vilhena nem eu
vc e de onde linda
Adorei essa entrevista. Amei essa lição cultural. Após essa entrevista eu vi o quanto ignorante eu sou. Mas a partir de agora não serei mais. Obrigadas!
Nunca usei a expressão "a coisa tá preta" eu falo da escuridão, de estar cega, sem saber para onde correr. E eu sou pobre, professora e branca!!!
Ameeei a Tia Má, uma baita aula de história, eu sou uma branca de alma negra 😍❤
MAravilhosa realmente! !ja vibuns vídeos aleatoriamente, mas vou visitar o canal !
Que aula! Obrigada, tia Má, te amo ❤️
Vídeo incrivelmente maravilhoso! Obrigada meninas, por isso ♥️😉♥️💜💙
Duas maravilhosas... Acho lindo a defesa, que deveria ser desnecessária se houvesse o respeito, mas já já que não há, que bom que existe pessoas que se tornam públicas para representar os que estão sofrendo ou pior as vezes nem sabem que estão sofrendo ou fazendo sofrer!
Faltou 'meu passado negro'.#AmeiOVídeo#NãoAoRacismo
Cabelo serial killer foi a melhor!... Maravilhosaaaaassss!!!!
Duas rainhas em um único vídeo: É MUITO AMOOOOOOR♥♥
Vocês são maravilhosas, de verdade :)
Rick Negreiros Obrigada!!!
Tia Má sempre sábia, Grata Mariana por esse vídeo. Admiro muito ambas que realizam um trabalho muito necessário. GRATIDÃO!
Adorei o vídeo suas lindas! Eu deixei aquele comentário da luz acessa Kkkkkk. E Tia Má faltou algumas expressões tipo: preto qdo não faz merda na entrada faz na saída, tinha que ser coisa de preto, pq neguinho só faz merda, e uma que eu odeio pq a gente já é preto.
Katia Nogueira não sou negra. mais me sinto mal quando fazem esses comentários maldosos fico muito irritada. que chega a doer detesto preconceito. 😤😤
Amei o video! O Brasil precisa de mais gente esclarecida como voces duas!
NOSSA eu falo muito denegrir e não me tocava que tinha a ver com raça 😱😱😱 não falarei mais
Vanessa Alves Eu também nunca tinha parado pra pensar!
Tia Má É tão linda. É além da beleza. É alma!!!!
Um PROFESSOR de HISTÓRIA já perguntou pra mim SE QUE PARTE DA ÁFRICA VEIO SUA FAMÍLIA. Eu sem saber o que falar disse. Sei lá acho que dá mesma que a sua.
ahahahahaa gostei lacrou mana
Mas t ofende falar q seus descendentes vieram da África?! Não entendi.
Bom Val Machado ofende desde que eu não sou africana kkkkk ninguém da minha família é nem mesmos meus bisavós. As pessoas (não todos mais uma parte significativa) acham q pq é negro é da África.
Amalia Amado então ta ainda bem que vc me avisou pq minha certidão de nascimento ta errada. Obrigada pela dica, ufa ainda bem fiquei 21 anos da minha vida com todos meus documentos errados. Mais uma vez obrigada.
Teofilo Silva poise
Queria um botão de Amei não apenas de curtir.
Obrigada as duas por existirem.
Beijão
É Má de Maravilhosa mesmo!!!
Simplesmente maravilhosas. Uma aulinha básica com um sorrisão no rosto🌻🌼
"Deu branco!!" me senti extremamente ofendido... Opa, não sou branco. Ou sou? 12,5% africano, 12,5% espanhol, 12,5% português, 12,5% italiano, 50% armênio. Nunca vi ninguém confortável num blackout principalmente a noite, por isso sim, quando a coisa está preta é por que não se vê uma luz no fim do túnel. Acho muito importante falar sobre preconceito racial e outros que existem, claro. Sou gordo e detesto quando me chamam de "forte/mais fortinho". Corrijo na hora SOU GORDO! Tia Má fala de preconceito racial como se EU ouvisse "rotundo" ou "baleia" aleatoriamente e me ofendesse mortalmente por isso.
Como eu AMO esse canal cara... até parece que estão ao meu lado para verem o que passo e tenho que lidar no dia a dia!!! ♥
Discordo da Mariana. Se vc LUTA por uma causa que envolve MILHOES de pessoas, como gordofobia e racismo, é MEGA contraditório você, POR DINHEIRO, fazer propaganda que vai contra essa causa. A sua LUTA vai por água abaixo e vc passa uma ideia de vendida e perde a credibilidade.
A Tia Má,por exemplo, tá fazendo esse discurso lindo e necessário, mas está com o cabelo pintado de LOIRO!Oi??
Ela simplesmente adere a indústria que impõe esses preconceitos na nossa sociedade. Se ela LUTA, não pode aderir a esses padrões impostos! Perde a credibilidade!
Miranda Miranda querida onde ta escrito que uma negra não pode ter cabelo loiro??? Onde ela tá sendo controversa? Tira o sapatinho e coloca o pé no chão amore. Seja menas
Mirelly Silva ah vc ta de brincadeira ne....ela nao pintou o cabelo pra se parecer com esse povo minimo das Ilhas Salomao. Ela pintou o cabelo porque "loiro é melhor visto" na sociedade brasileira. Claro, pq tem a ver com a POPULACAO EUROPEIA. Ela pintou pra dar uma "clareada", ta na cara..
E isso VAI CONTRA O movimento dela!
Sou eu mesmo que não sei interpretar as coisas??? Então todos negros, brancos, pardos ou seja lá qual for sua raça devem manter seus cabelos virgens? Ou só podem pintar o cabelo quem não luta pela causa??? Vc assistiu a parte que elas falam sobre cabelo??? Acho que não né. Senta lá Cláudia.
Rodolfo Luiz Silva podem pintar, mas que nao sejam tons originarios da maioria da etnia branca!
val Machado exatamente! Tbm acho lindo! Tem negras que pintam de rosa, verde,ok (estilo), mas as que pintam de loiro, alisam, afinam o nariz, óbvio que fazem para se aproximar do padrão branco. Isso deslegitima o movimento.
Tia má é fod@! Vcs são maravilhosas!!!
Gosto dessa preta!!! Máximo respeito.
3:42 Exemplo do que elas tão falando... Muito bem observado!