Sou negra ,nunca cheiro mal,sempre tomo banho de manhã, e com esse calor do Brasil tomo 3 banhos e troco de roupas,o cheiro ruim é falta de banho, e higiene, tem pessoas brancas que cheiram mal, tem negros também, muito não tomam banhos,não passam desodorantes, muitos anos atrás eu e a minha irmã, trabalhávamos com uma branca filha de italiana e espanhol, logo cedo ela cheirava mal um suor insuportável,,só que falava dos negros, nós nunca falávamos que ela fedia😂,então é falta de água e os cabelos eram duros de sujeira, então é só terem higiene, não é a cor da pele que define a pessoa. 😂
Meus filhos são super limpos também, tem um que exagerado tomo sete banhos por dia, acostumado desde neném que eu dava sete banhos,,ele tem 42 anos, 😂 não esqueceu, os outros tomam menos 😂.
Sou professor aposentado e estudamos um bocado sobre feromonios, odores e atratividade vinculada a complementacao de cargas geneticas distintas para geracao de prole mais resistente. Realmente existem odores levemente distintos entre as diversas etnias. Porem, nao significa, biologicamente, serem agradaveis ou desagradaveis por si mesmo. Agora, falta de banho e adequada higiene faz qualquer ser humano apresentar um odor desagradavel e vice-versa. Metro na Europa ocidental fica um "inferno", assim como uma moradia sem ventilacao e luz solar. A questao tem mais de salubridade e insalubridade do que qualquer outra coisa. A outra parte foi brilhantemente apresentada pelo Professor. Racismo estrutural tem que sser combatido veementemente. A ignorancia fede de verdade.
Interessante, sou autista e tenho muita sensibilidade olfativa. Grande parte dos homens que fiquei são são pretos. Também atuo com massagem e sinto sim um odor diferente, em casa pessoa: Europeus, afrodescendentes e indianos são os que mais tem, pra mim, um odor diferente (óbvio, já que meu olfato está acostumado com o padrão de onde moro). Isso não quer dizer que é ruim. O odor dos indianos não me agrada, mas dos pretos... cheio de feromônios, muito bom. É uma realidade que usaram só pra discriminação e talvez pra afastá-los das mulheres.
Concordo, as várias etnias tem os odores, feromônios, diferentes sim... não significando que é bom ou ruim... a falta de higiene que resulta em odor fétido, sim! 😊
Que comentário legal! De fato, por uma questão de combinação genética, um mesmo cheiro pode ser atraente para uns porém um pouco desagradável para outros. Exemplo: vi uma reportagem em que mulheres tinham que cheirar várias camisas suadas e ranquear a que tinha um cheiro que achavam mais agradável para menos. As que elas deram a menor nota eram as camisas que os homens da família delas haviam usado (pai, irmão, primo). As que elas deram a maior nota, eram as dos participantes homens que tinham a genética mais diferente delas, algo assim. Agora nenhuma genética consegue superar ausência de hábitos rotineiros de higiene, o que de fato ocorre mt na Europa em termos de banho e lavar roupa.
Me lembrei de quando trabalhava numa clínica, a dona estava com cheiro de cecé e perguntou se era eu, falei na hora impossível, , vê se não é a senhora.
Sou negro. Na quinta série, uma professora -- aliás, negra -- tentando "defender" os negros disso, disse: "eu conheço negros que não fedem". Eu fiquei tão indignado que lembro da cena vividamente até hoje, 23 anos depois.
Ou seja, ao dizer que conhece negros que nao fedem, vc esta automaticamente excepcionando uma regra geral, qual seja OS NEGROS FEDEM...porem, vc conhece alguns que nao fedem.
Preconceito Total ... Conheci brancos caucasianos, Italianos, Orientais e de todas as raças tem seus odores característicos de acordo com a etnia , genética, hábitos de higiene etc, não entendo o porquê dessa perseguição só com pessoas de peles escuras... convivi no passado com pessoas brancas,de origem europeia, que por falta de higiene adequada, fediam azedo, tipo baba de saliva...tinha nojo, por isso abomino preconceito com pessoas de peles escuras, dizendo que eles cheiram mal... É abominável 🤔🥴🤬
Acredito que o tipo de alimentação e a quantidade de água que se toma também influenciam no odor. Ao levar em consideração que os escravizados tinham menos acesso a alimentação de qualidade isso pode também refletir no odor. A culpa não é da cor da pele, e sim as condições sub-humanas que nossos ancestrais eram submetidos
Quem faz uso de muita bebida alcoólica e cigarro tende a ter um cheiro característico (digo pelo meu pai alcoólatra e minha tia fumante). A alimentação está ligada (creio eu)
Exatamente,passei 3 meses em Portugal. Português não toma banho,nem a pau. O tempo que por lá fiquei,não vi a bisavó da minha filha tomar banho. Foi a pessoa mais porca que conheci até hoje
@@brigidabia Não tem comparação o hábito de higiene brasileiro com o português. Nós temos forte influência indígena,por isso somos um povo bastante asseado,claro que existem aqui pessoas porcas. Mas não se compara com o povo português e europeu. Não sei porquê da sua objeção. Não existe birra e sim contestação.
Vendo esse vídeo lembrei de como, quando eu era criança, meu pai tinha um amigo negro que era revendedor da Natura, e ele estava sempre passando cremes, perfumes e sempre tinha muito medo de estar, nas próprias palavras ele, "com cheiro forte". Lembro também que foi dele que ouvi pela primeira que "negros tinham um cheiro mais forte". E hoje não consigo deixar de pensar em como ele tinha esse grande receio por conta de racismos que sofreu ao longo da vida. Isso sem falar nas outras formas de racismo que ele deve ter sofrido. É doloroso observar como mentiras são repetidas de forma tão sistemática que acabam mudando aquilo em que acreditamos, e chegamos a acreditar ser verdade. É doloroso saber que muitos professores de história brancos (como um que tive na escola) reproduzem essas ideias, sem nunca questionar mais a fundo. Cada dia mais chego à conclusão de que não basta entender que um termo/uma ideia é racista. A gente precisa também entender a origem do termo/da ideia, o contexto histórico e geográfico de sua origem e como criaram esses conceitos. Isso tudo ajuda a entender com outro nível de profundidade como as ideias racistas se entranham na sociedade. Obrigado pelo seu canal. De verdade. Esse nível de letramento racial faz toda a diferença.
Imaginem toda a carga enfrentada por pessoas violentadas de todas as formas... Alimentação precária, longe dos seus e de suas origens, inseguras de si, do amanhã, de suas relações, do seu ambiente. Não vejo como o auto cuidado nesse contexto poderia ser presente😢
Minha avó falava q a pele ne gra tinha um cheiro bem forte e ruim, foi criada com isso, minha avo era vista como uma mulher sábia então eu nunca nem questionei, ate que descobri q isso era menti ra. Nao culpo tanto a minha avo pq isso vem dos antepassados dela, que persiste ate os dias de hj. Na minha cidade natal, que fica em Santa Catarina, a maioria das pessoas falam ate hj normalmente sobre que pele negra tem odor forte e não agradavel, e ninguem corrige, é a prova q ate hj pensam assim!
A bactéria não faz distinção de cor, dá em Chico e dá em Francisco. Se não fizer a higiene adequada não tem jeito. Agora, a percepção do odor essa sim, varia de pessoa a pessoa.
Parabéns pela coragem de nos colocar frente a frente com este tema que deveria nos envergonhar como sociedade. Aqui fala uma branca que luta contra o racismo.
Trabalhei em uma empresa aérea que fazia vôos para Angola. E, sim, eles tinham um cheiro diferente. Li uma vez que é natural, por se tratar de um país quente, produzem mais glândulas sudoríparas, para proteger a pele. Apenas isso. Assim como africanos tem cabelo crespo para proteger o couro cabeludo do sol e o europeu tem cabelo liso para proteger as orelhas do frio. É uma questão de evolução adaptação do ser humano. Nada demais.
Eu morei em Portugal e lá tem muito descendentes de africanos, me tornei amiga de uma de Guiné, ela me disse que sentia um cheiro diferente em mim e eu sentia nela também. E nós duas super limpinhas e perfumadas hen
Sim, convivi com angolanos eles apresentavam o odor forte e diferente. Acho que isso é normal. Alguns americano dos reveram o cheiro do brasileiro como allho. Indianos de Curry. Em fim . Acredito que existem pessoas ruins que se aproveitam dessas características específicas naturais para reforça o racismo deles.
Conheci o canal aleatoriamente, mas não pude deixar de assistir, pois me trouxe lembranças...Meu avôdrasto que Deus que o tenha, era negro retinto e era fissurado em creme corporal, desodorante,perfume e um creme amarelinho de lavanda para os cabelos, pois ele dizia que em seu trabalho diziam que ele cheirava a munrrinha, munrrinha de preto. Eu não entendia antes, mas o vídeo está sendo muito esclarecedor e eu não sabia que me doeria tanto.
@@iolanda7290porque virou bordões , mas na verdade o início de como esses bordões foram gerados , foi puro preconceito. Entendeu? Então sabendo hoje de como começou, pq a gente vai continuar falando coisas que não foram legais no passado .
Um bom motivo para desmistificar o suposto "odor fedorento" é verificando muitos canais de viajantes, nômades digitais e anônimos. Os maiores relatos dos brasileiros sobre péssimos hábitos de higiene corporal que reflete no "cc" são justamente sobre os europeus. Há reclamações ainda sobre os europeus que usam perfume mas axilas mas usam a mesma roupa para quase tudo e como é frio, o mau cheiro fica impregnado. Já sobre asiáticos e africanos vejo relatos muito bons.
O mais curioso é que os brasileiros reclamam muito dos europeus lá fora dos péssimos hábitos higiênicos (relatos de moças bonitas em táxis, metrôs, ônibus, mas que fediam a beça) e com o agravante de sua maioria serem fumantes mas passam longe de alguém de classe social inferior por aqui (em sua maioria pardos e negros) ou arrumam uma desculpa para discriminar no caso o suposto "mau cheiro".
Quando eu era criança, minha mãe tinha uma amiga mais velha que às vezes cuidava de mim. Eu pedia pra não ficar com ela pq ela fedia muito (gente, era um cheiro terrível, eu tinha ânsia de vômito, eu nunca senti outra pessoa com aquele fedor). Minha mãe me disse que ela a socorria ficando comigo e que eu devia aguentar o cheiro pq ela era uma boa amiga e pessoa de confiança. Eu me lembro dela ensinando que era "cheiro de neguinha" e me ensinou a usar essa expressão. Quando eu fiz 9 anos nos mudamos e fomos morar com meus irmãos por parte de pai, ambos pretos retintos, e eles nunca ficaram com aquele cheiro, nem qualquer outra pessoa preta ou branca que eu conheci. Mas toda vez que meus irmãos voltaram do jogo ou de qualquer coisa, ela os mandava tomar banho pra tirar o cheiro "de neguinho". Mas era só suor de adolescente que brincou no sol carioca. Ali, mesmo sem saber o que era r4clsm0, parei de usar essa expressão e comecei a ver como minha mãe é preconceituosa.
Moro em um país europeu, Aquí se come muita carne de porco. No verão, no metrô não há quem aguente o cheiro de suor. Moços lindos branquinhos de cabelo liso e molhado, dá a impressão de saído do banho, MAS quando levantam o braço... o gambá que se dane.
Dependendo do país Europeu nem todos são tão brancos, em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Bulgária e outros países do sul da Europa, na parte sul, as pessoas tem uma cor laranja claro, bege e oliva e essas pessoas dessas cores, acredito que tenham um cheiro característico próprio de seu fenótipo e "etnia"
Sou neta de um homem negro retinto com uma mulher branca. Sempre senti um cheiro diferente no meu avô. Logo após a morte dele, lembro de entrar em um elevador com a minha mãe e lá havia um homem negro. O cheiro dele era igualzinho ao do meu avô. Fiquei com tanta saudade e tão emocionada que comecei a chorar na hora. Nunca me esqueço disso.
Com uma aula tão completa e clara como a do professor Flávio, é muito triste ler tantos comentários racistas aqui... Parece que as pessoas não entenderam nada do vídeo
Sou espanhol, e, na minha infância na Espanha, mais especificamente na Galícia, na época de 1960, foi quando ouvi pela primeira vez essa balela. Na época, não havia pessoas de outras cores de pele na região, pelo menos conhecidas por mim. Tinha curiosidade de conhecer pessoas de outras origens, tais como "amarelos", "vermelhos", "negros", "mamelucos", que conhecia apenas a partir de um livro do meu pai. Quando cheguei no Brasil em 1963, passei a conviver com negros e amarelos. Nunca, mas nunca mesmo, consegui perceber qualquer odor diferente oriundo de qualquer pessoa de cor de pele diferente da minha. É-me surpreendente que hoje, quase 7 décadas depois, com tanto conhecimento obtido pela humanidade, tais conceitos ainda sejam conservados. Chego à conclusão que esse cheiro, odor, fedor se origina exclusivamente nos pobres cérebros de algumas pessoas (?)
Uma colega de trabalho minha de uma hora pra outra começou a me incomodar. Trabalhava com ela fazia uns três anos e nunca tivemos problema nenhum, mas de um dia pra outro comecei a me sentir enjoado e até muito irritado perto dela. Ela percebendo que tinha algo errado me perguntou o que estava havendo e eu disse que bastava ficar um pouco perto dela que já me apontava uma dor de cabeça. Foi bem desagradável e ela acabou se afastando até de de nossa mesa de trabalho. Uns dias depois conversamos um pouco durante o almoço e ela acabou me mostrando uns perfumes que estava vendendo e o que ela estava usando atualmente. Assim que levei o frasco próximo a narina senti uma vertigem e logo a cabeça começou a doer. É isso; eu disse, esse perfume me provoca esse mal estar com você, será que é só comigo? Ele me contou que seu pai também reclamava do perfume. Graças a Deus voltou a usar o antigo perfume pelo menos no trabalho.
Ao que me parece, Gustavo, você não entendeu nada do que o professor disse. Não é o seu sentido olfativo que é racista, mas você mesmo, além de obtuso.
Tenho um sobrinho que aos nove anos já tinha um odor desagradável nas axilas, apesar de tomar três banhos ao dia. Minha mãe o levou a uma dermatologista e ela receitou um desodorante para fazer em farmácia de manipulação. Também indicou uma dieta livre de condimentos ( especiarias), pois segundo ela, os condimentos como caminhos e caril, contém compostos semelhantes ao enxofre, isso, ao se misturar ao suor, aumenta o mau odor no corpo. Meu sobrinho não podia consumir cominhos, pimenta do reino, caril, coentros, entre outros. Aliás, sua comida só podia ter os temperos básicos: alho 🧄 e cebola 🧅sem exageros, apenas para darem sabor. Hoje em dia, meu sobrinho é o pretinho mais cheiroso da família melanina 😅😅😅.
Meu filho tem 9 anos e tb tava assim... mas comprei um desodorante natural com óleo de melaleuca na composição e nunca mais teve rs ele só precisa passar esse desodorante 1x por dia.
Minha filha tbm teve problemas com odor nas axilas aos 10 anos de idade que foi resolvida com desodorante natural. Detalhes: Ela é branca! Então acho q isso tem a ver com a idade ( fim da infância, início da puberdade) e não com a cor da pele.
Quando eu tinha uns 8, 9 anos, entrei na capoeira e comecei a ter cecê. Minha mãe me disse, toda indulgente, que devia ser porque na capoeira tinha muitos negros e eles tinham cheiro ruim. Nós duas somos brancas. Na verdade, eu peguei o cheiro foi dela, que sempre teve cecê e nunca soube cuidar disso. Consequentemente, eu também sempre tive, até que aprendi a cuidar direito das minhas roupas e das minhas axilas. Eu passo vinagre em mim e tbm esfrego com sabão nas "axilas" das roupas quando lavo. Tem sido um trabalho de anos, mas está reduzindo o cheiro. Já a minha mãe, está respondendo por injúria racial e discriminação porque surtou e xingou um pessoal na rua.
Olhando o video lembro quando cheguei no Brasil em 1990 em Porto Alegre, sou de Buenos Aires, lembro das coisas horrorosas que me diziam e advertiam sobre o perigo de contatos com negros, eu já conhecia o preconceito pois Argentina também tem suas mazelas mas eu nunca tinha visto tamanho desprezo e recismo. Os piores, os mais preconceituosos eram os descendentes da imigração alemã e italiana, nào todos, só 90'%, ultimamente com o advento da extrema-direita tem se potencializado esse tipo de discurso que deve ser combatido e denunciado. Abraços, excelente vídeo.
Você sai da Argentina e vem dar pitaco em política. Quem te perguntou sobre política? Se é esquerda ou direita não venha da casa do karalho falar de política aqui não, volta pro seu país e vai militar na esquerda de lá.
Isso agora os Alemaos tem mente doentissimo de superoriada infelizment e u sou negra tive uma amiga aleman que ia passar ferias em Portugal so com a mochila nas costas muito boa pessoa calhava por vezes de ela dormir na minha casa ela .nao gostava de tomar banho nem digo do cheeeiiiroop dela
Uma conhecida viajou no metro de Paris e ficou apavorada com o cheiro dos brancos franceses, D.João ficou anos no Brasil e só tomou banho uma vez ,o Rei português fedia muito e o nosso hábito de tomar banho todos os dias vem dos nossos queridos índios,os negros da terra,como os portugueses os chamavam e o cheiro ruim dos negros antigos vinham das más condiçôes de vida dos escravos, portanto o odor não é da etnia mas sim das condiçôes de vida ou dos hábitos de higiene.
Moro em Paris e posso afirmar que tanto negros quanto brancos podem feder mas há sim para aqueles que não tem habitos de higiene um odor que pode ser mais pronunciado em algumas pessoas negras aqui . Eu acho que pode ter a ver com a lavagem das roupas pq aqui as roupa de inverno são usadas muitas vezes antes de lavar..
Negros africanos são como os europeus, um pelo excesso de frio e o outro pela falta d'água. Só se salvaram os indígenas.😂😂😂...brincando. Realmente acho que não tem nada a ver, pra mim é questão do costume do cheiro.
Eu sou galego, super bem asseado e tenho um cc no pescoço horrível que trato com anti-perspirante da dermatologista a anos, evitando a catinga. Meu marido diz que galego cheira a azedo. Posso tomar banho, suou cheirou.
São suas roupas. Pode lavar a bactéria não sai. Tem q passar limão e vinagre nas roupas e na área do corpo afetadas. Deixe uns minutos e lave. Sai tudo.
Isso pode ocorrer com qualquer pessoa, tive um amigo que trabalhou comigo numa metalúrgica . Ele é branco dos olhos verdes, mas tinha um forte odor após o trabalho que deixava todos no trem incomodados. Nessa época tbm estudávamos juntos e certa vez choveu e o tênis dele molhou, quando ele entrou na sala todos sentiram o odor de chulé que parecia queijo. Então conversei com ele para que se cuidasse mais com desodorantes e até a pomada minancora que meu avô dizia ser bom pra evitar odores nas axilas e pés.
Me casei com uma mulher branca, isso há 30 anos, a época, eu não tinha o conhecimento que tenho hoje sobre o racismo, me lembro que, assim que conheci a minha esposa, uns camaradas brancos interessados nela, mas ela escolheu a mim, teve um deles que chegou a ir a casa da minha sogra( hoje já falecida) quando só estava a sogra e um cunhado menor a época, e esse cara xingou minha sogra e cobrou dela como ela permitia aquilo, a filha dela namorar com um " negro catinguento como aquele cara" a época ninguém se importou muito, e eu não tinha o conhecimento que tenho agora.
Minha bisavó também escolheu um homem preto. Eu não tenho o fenotipo, mas meu carinho e minha identificação com o povo Keto, Jegi, Nagô é muito grande. O maior país da África, rico em cultura e riquezas naturais é o berço de alguns dos meus ancestrais.
@@Gutodaflautameu avô paterno é negro e meu pai é pardo. O cheiro do meu pai é muito forte, tanto é que o carro dele é ele purinho... Não um cheiro ruim, é o cheiro dele.. Pelo contrario meu pai é muito limpo e vaidoso, gasta um vidro de perfume por mês.. E por mais q ele passe muito perfume, sempre o cheiro dele prevalece.. Eu não sei se eu tenho isso tbm... Mas na minha visão isso era coisa de homem. Pq homens tem um cheiro mais forte do que mulheres
O Nosso cheiro é mais forte mesmo, é natural...Eu não me entupir de perfume pra agradar Ninguém. Quem não gostar saia de perto,e olha que Eu não cheiro mau,mas quando acontece por sudorese ou coisa parecida,Eu simplesmente não me importo,porque nunca me incomodou. 🤷🏿Nunca tive esse tempo... Mas já ouvi falar que temos cheiro de formiga Fiquei cansado na hora.
@@miriandavies901 Eu disse que o cheiro é forte, não disse que é ruim. Eu inclusive gostaria de ter a pele igual a dos Senegaleses, é uma qualidade de pele sem igual...😏 É MUITO lisa.
Isso de cheiro mais forte de cada raça ou etnia tende a diminuir com o tempo, mesmo sem miscigenação, pois as pessoas tendem a ter hábitos melhores como tomar mais banho, vivem em ambientes melhores que os antepassados, se alimentar melhor, roupas que protegem das intempéries, a genética se altera assim, se adapta, ficando melhor, a civilização melhora a vida das pessoas em todos os fatores.
´´nosso cheiro´´ nosso não, o seu cheiro, eu como pessoa negra não acho que tenho cheiro ruim e muito pelo contrario, eu sou muito cheirosa e sei disso pq ja ouvi de muitos isso.
Eu estava sentada em uma praia com um ‘amiga’, e o cheiro de ervas marinhas em decomposição era impressionantemente muito forte que até insectos ia zombando ao redor. Apesar disso, minha amiga perguntou se eu tinha tomado banho naquele dia. Considerando que ela não é uma pessoa negra, isso me fez sentir que estava sendo alvo de um estereótipo racista - a percepção prejudicial de que pessoas negras cheiram mal ou não são limpas. Isso me fez perceber que eu estava vivenciando racismo naquele momento… senti como se havia apanhado um golpe na cabeça
Professor! Acabei de abrir os olhos, agora entendo pq ouço sempre esse comentário " Que negra cheirosa" ,imaginava que fosse um elogio agora sei que tem um fundo racista 😮
Que absurdo...que ai seria esperado que cheirasse ruim, mas como é cheirosa, OOOOH, QUE DIFERENTE, PRETA CHEIROSA..cara tem tanto absurdo que tem coisa racista que nem a pessoa preta percebe. É inacreditavel.
@@mnsv1720 as é diferente, sempre falam ´´que negra bonita´´ ´´que negra cheirosa´´ ´´que negra maravilhosa´´ sempre reforçam a cor da pele pra elogiar pessoas negras que muitas vezes não é necessário mas a maioria dos brancos nn entendem isso
@@doraaaaaa4Vejo o preconceito na palavra negra e não por ser cheirosa, maravilhosa, que são elogios. Costumo falar isto para amigas(os) ou pessoas que usam um bom perfume, mas sem usar a palavra negra, branca, loura, morena, etc. Falo: eita mulher cheirosa.
Uma questão, independente da raça, de higiene pessoal. Mas, devido a escravidão no passado e o atual preconceito, negros e negras acabam sendo rotulados. Ótimo vídeo.
Tem um program italiano antigo, onde a Grace Jhones foi convidada e o apresentador a insulta dizendo que ela cheira mal. Ela da logo um tapa bem dado na cara dele. Acho q7w muitos sentiram vontade de fazer isso também!
Eu estava em uma academia essa semana e tinha umas 10 pessoas e uma professora, então chegou outro professor com um café na mão e perguntou bem alto quem tinha feito o café. A professora brincando perguntou se ele não havia gostado do café, ele então respondeu que o café estava ótimo. Ela em seguida falou bem alto: ah tá, pensei que você tava igual a "nego" sem saber entrar e sair dos lugares. E não é a primeir vez que escuto essa expressão de que "nego" não sabe entrar e sair dos lugares. Detalhe, ela negra do cabelo liso de chapinha (nada contra), ele moreno. Nunca vou entender como os negros fazem racismo com os próprios negros. Eu não fiz nada porque os dois se conheciam, eram professores e era meu segundo dia na academia. Esse mês será o primeiro e o último mês lá.
Isso me lembra quando eu cheguei no Rio para fazer faculdade e ouvi a expressão "Daqui a pouco neguinho vai começar a dizer que...". Eu achei ridículo. Eu jamais iria usar uma expressão como essa. Só que para minha surpresa, a expressão não nasceu entre os brancos. Até pessoas pardas e morenas falavam isso. Aí percebi que a palavra "neguinho" era usada no sentido de sujeito indefinido. Atualmente percebo que as pessoas usam "Geral". Assim: Geral vai começar a falar. Ouço muito isso. As palavras perdem sua conotação original por força do uso.
Mas tínhamos ervas muito cheirosas para mostrar banhar , pena que o colonista tirou isso do Mossoró povo , falavam que era macumba , cheiro de ervas muito cheirosa
Conheci um jovem branco que me contou que tomava vários banhos e consumia muito desodorante p aliviar o odor q tinha. Falou que ia realizar uma cirurgia de retirada das glândulas.
Indianos , italianos , japoneses , Vietnamitas, americanos afris , brasileiros , franceses libanês ,,, numa escola que estudei nos 🇺🇸 cheiravam se não tomassem banho e, era muito desagradável quase insuportável o cheiro !! Roupas também fedem se não lavar .. cheiro de rabuja , chulé , bacalhau .. Higiene é tão importante !! Na natureza tem tudo para a gente ficar com cheiro muito Bom !!
Excelente vídeo que aborda este tema de maneira explícita sobre mais uma forma de racismo contra o povo negro. Na Europa de 2024, muitos europeus não têm o hábito de tomar banho diariamente e consequentemente têm cheiros fortíssimos, pois além disso usam a mesma roupa durante vários dias seguidos. Logo, vemos que falta de higiene é a razão de odores desagradáveis independente da etnia.
Aconteceu comigo algo similar! Eu trabalhava em casa de família inter racial. Somente o filho do casal estudante de medicina. Hoje médico. Quando chegava de viagem me abraçava respeitosamente. As outras filhas do casal. Diziam que era uma pessoa fedida😢
Eu eim Mas tem diferença de cheiros de brancos pra negros, mas ambos fedem ou cheiram bem mas o cheiro é diferente Agr só tomar água, quando está suando ajuda o suor n ser tão fedido
Eu tenho uma trauma de infância: tenho "cêcê" desde os meus seis anos. Aos 19 fiz uma cirurgia para ajudar com o problema e foi um sucesso. Até hoje sinto que preciso levar desodorante na bolsa, por conta dos vários comentários que eu ouvia na escola e, pior ainda, dos meus próprios familiares.
O que poderia ter sido resolvido com a troca das roupas, uso de vinagre e limão nelas e na área afetada, seguido de lavar muito bem essas áreas depois de aplicar esses ácidos e as roupas... virou cirurgia. Vc passou pela puberdade e o corpo muda pelos hormônios. Sinto muito que não teve apoio
Em Minas Gerais tem uma planta nomeada de "catinga de mulata". Ironicamente, é uma planta com um delicioso cheiro de flor adocicada. No resto do país essa planta é conhecida como macassá.
Sou de Rolante RS e conheço também como catinga de mulata Ela é famosa aqui por ser usada pelas mulheres para banhos de assento para tratar várias doenças ginecológicas
Olha só este tema, sem entrar no academicismo vou dizer no trivial mesmo, me fez lembrar o depoimento de conhecidos meus que foram a europa, e o que eles disseram de odores de pessoas brancas em muitos lugares principalmente nas aglomerações é muito real o mau cheiro por causa do cuidado e higiene corporal destes corpos europeus, seja no trabalho, nos coletivos, metrôs e são insuportáveis os seus odores. Nao que aqui não tenha e também quero imaginar que todos nao são assim, mas o europeu não é lá estas coisas na educação corporal em matéria de banho e odor. Um amigo meu me disse que mulheres alemãs são lindas, mas segundo ele cheiravam a cadáver. E uma outra também na Alemanha num ônibus cheio a coisa chega a ser insuportável. E a tão famosa pecha conhecida de que os franceses também não gostam de tomar😅 banho. Um outra conhecida foi a Itália e lá também faz muito calor tomava três banhos por dia, por causa disso a senhoria do local rispidamente disse que ela gastava muita água ao tomar 3 ao dia, e convenhamos que ela poderia ter passado do ponto no banho, mas quem num dia quente não tomaria mais de dois banhos?... é mole?! Depreciar os pretos realmente é algo que vem de longe, mas vendo o tratamento subhumano e pra lá de precário que eram submetidos os corpos, se fragilizavam de fato, e a vida era menor sem dúvida. Os tempos são outros, antes de tudo conscientizar nós pretos sobre as muitas questões que ainda são impostas indireta ou diretamente de modo rasteiro, e repudiar e combater estes estigmas estruturais sempre... a luta não para, é contínua.
A juventude negra, atualmente, se perfuma para além do "normal" devido ao estigma do passado. Todo frequentador de pagode na periferia sabe bem que os negros recendeiam a perfume. As moças até dizem "quero um negão cheiroso pra chamar de meu". Nunca vi ninguem dizer " quero um branquinho cheiroso pra mim". Pressupõem desde antigamente que o branco não fede ou não exalam cheiro. Erroneamente, é claro. O Brasil é o terceiro maior consumidor de perfume do mundo.
@@yeyosilver7067ela esta certa. Pega um busão no fim do dia e você percebe perfume do.lado de cece. E as vezes eh perfume bom. O povo morre de medo decheirar mal e se enche de perfume.
Eu posso estar errado, mas eu acho que já ouvi que pixaim é um termo técnico para "cabelo crespo". Agora se o termo já surgiu de uma origem racista ou se foi resignificação dessa forma eu já não sei dizer.
@@bat0s4i sou cabeleireira e estudo terapia capilar e "pixaim" não é termo técnico para cabelo crespo, na verdade é umas das formas ofensivas de chamar o cabelo crespo!
Nossa mas a médica respondeu criminalmente pq disse que pessoas negras têm o cheiro mais forte. Achei complicado isso, não vi racismo nas palavras dela. Temos que ter bom senso
Admitir que nós negros temos cheiro corporal mais forte em nada nos diminiu. Para isso existe sabão e desodorante. Em compensação somos mais fortes e temos maior proteção contra o sol. O que nos diminui é negar a realidade com choradeira sem sentido.
@@gamerzero9700 o que ele está dizendo é que, se uma pessoa tem cheiro forte, banho, desodorante e perfume, resolvem, já o caráter dos pseudo-cientistas, que fizeram disso uma ciência para diminuir os outros, não tem água que lave. A pior deficiência sempre foi a de caráter.
Luiz Gonzaga ja dizia na sua música que gostava de cheiro de "Fulô" , que não é cheiro de flor que ele quis dizer. É cheiro das Negras Fulô, conhecidas na época pela linda cor bem retinta da sua pele. Tinham muito ferormônio, o que não quer dizer que o cheiro do ferormônio seja cheiro de suor. Tenho o olfato apuradíssimo desde criança. Sei até se uma pessoa que passa perto de mimcome muita carne, outem excesso de vitamina B no organismo. . Sei diferenciar de olhos vendados meus 5 caes um a um se me deixam cheirar só a testinha deles. Alguns tipos de plástico rígido como do tanquinho e cesto de roupas , novo ou usado me incomodam demais...Tenho como esperiencia pessoal, durante a catastrofe da regiao Serrana em 2011,roupas que ganhei de pessoa negra, eu nao sabia quem era a pessoa, aísenti o cheiro de fulô, nao é mau cheiro, é o cheiro catacteristico de alguns apenas. Eu sabia que a roupa tinha vindo de pessoa negra, usei os casacos com muito amor. Até porque era o mesmo cheiro que eu sentia qdo criança da minha tia avó, que era negra. Esses tempos ganhei um edredons usados para minhas crianças, senti o mesmo cheiro. Perguntei na minha mae como era a amiga dela que enviou o presente, era tb uma mulher negra igual minha tia. Para mim nao incomoda, sou como Luiz Gonzaga, o Cheiro de Fulô me traz lembranças boas da minha infância. Sou branca, tenho marido negro, filhos brancos e negros. O cheiro da pele mais morena é forte sim , característico da raça, mas nada a ver com cecê.
Quando o professor fala da planta caatinga de mulata, eu tenho essa planta, é a planta mas cheirosa que já conheci essa erva quando tocada ,e quando tem o orvalho da manhã,exala seu perfume nunca tinha sentido um cheiro tão maravilhoso. Tomo chá e me banho com ela.
Sinto muito, não classifico como um odor ruim, mas negros tem um odor diferente sim, em uma casa habitada apenas por pessoas negras o cheiro do local é diferente. Nos somos biologicamente programados para com o tempo de convivo, começarmos a iguinorar os cheiros ao nosso redor que nos são "estranhos" e eu sinto sim um odor diferente no ambiente.Para mim não é ruim e nunca identifiquei como um cheiro desagradável, de falta de higiene, mas ele existe.
Oi...parabéns por falar o óbvio!! Imagine PROCESSAR UMA GINECOLOGISTA pq ela falou SOBRE A SUA PROFISSÃO: CIÊNCIA?! QUE DITADURA INTELECTUAL = WOKE ESTAMOS VIVENDO, HEIN? " NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO "BÍBLIA " CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁ SALVO TU E TUA CASA" BÍBLIA
Isso é verdade. Morei em um casa que no quintal tinha vizinho negros e o cheiro é bem diferente mesmo! Eles eram ótimas pessoas agente gostava bastante deles , ele era da Angola. Mas isso é do cheiro é vdd, não é o cheiro ruim mas tbm não é agradável, é diferente
@@JoyR.Rodrigues Eu ia falar isso...tem sim um cheiro diferente. Já trabalhei com africanos, Angolos...e notei. Da mesma forma que idosos também um odor diferente.
Europeu não tem moral nenhuma para falar de mal cheiro de ninguém, em 2024 ainda acham normal não tomar banho todos os dias e ainda argumentam ser pelo frio, sendo que todas as casas têm calefação e aquecimento a gás Quem pode falar mal são os indígenas brasileiros que ensinaram todos nós a tomar banho diário e se preocupar com a aparência, inclusive com a produção de diversos óleos e pastas
O marido de uma colega de trabalho , disse que nunca namorou pretas por que fediam , sendo ele preto , mexeu mt comigo aquela fala. O debate sobre racismo avancou mt , mas infelizmente há um longo caminho , pertinente e necessário, é preciso deixar a dor e temor e lutar contra essa pandemia. Nunca passei por situações de racismo em outros paises , ao contrário do Brasil . Lamentável , mas como dito no video sobreviveremos sempre , que a vontade de se amar e vencer seja maior que os estigmas criados . Parabéns o video com informações e argumentos impar.
CC nem sempre é por falta de higiene , pode ser por algum tipo de comida , disbiose intestinal , ansiedade e etc . As vezes eu tenho que mesmo imediatamente saindo da shower 🚿 antes mesmo de eu me enxugar com a toalha minhas axilas já estão suando um suor oleoso e mal cheiroso. Já usei até antibiótico nas axilas e não resolve. Quando estou tendo crises de ansiedade é quando mais sinto.
Da mesma maneira que os humanos têm aspectos físicos que se diferenciam (texturas, cores, estatura, acúmulo adiposo etc.), não é difícil entender que haja diferença nas atividades das glândulas sudoríparas e no odor corpóreo entre etnias. Obviamente, humanos de regiões tropicais tendem a ter mais odor que os de regiões mais frias, além de que a diferença na dieta pode também estimular odores (quem come muito alho, curry ou carne, por exemplo). Sou parda e me relacionei com pretos, brancos, pardos e orientais vida afora e o cheiro é de fato diferente. Os orientais, por exemplo, não têm odor nas axilas (sovaqueira/cecê) e a prova disso é que não se vende desodorante em muitas regiões da Ásia, sobretudo na Coreia. Independentemente do odor ou da ausência deste, todos devemos ter nossa humanidade respeitada.
Eu queria entender a lógica de dizer que somos todos iguais, quando na realidade somos todos semelhantes, mas diferentes, tanto no nível individual, quanto grupal (étnico). Como bem dizia a Elke Maravilha: “Nem melhor nem pior, apenas diferente.”
Sou casada com um homem negro. Ele é milhões de vezes mais cheiroso e higiênico do que qualquer pessoa branca que eu já me relacionei. O racismo é triste demais!
Minha avó falava q a pele ne gra tinha um cheiro bem forte e ruim, foi criada com isso, minha avo era vista como uma mulher sábia então eu nunca nem questionei, ate que descobri q isso era menti ra. Nao culpo tanto a minha avo pq isso vem dos antepassados dela, que persiste ate os dias de hj. Na minha cidade natal, que fica em Santa Catarina, a maioria das pessoas falam ate hj normalmente sobre que pele negra tem odor forte e não agradavel, e ninguem corrige, é a prova q ate hj pensam assim!
Eu morei em um país da Europa e fui fazer um curso do idioma local. No meu grupo tinha vários estrangeiros de toda parte. E tinha um rapaz da Nigéria que sempre estava super arrumado, porém tinha uma suvaqueira mortal😂. Mas também tinha uma moça do leste europeu que era branca como leite, sabe aquelas pessoas brancas que aparecem até as veias? E ela também tinha uma suvaqueira que parecia leite azedo, veneno puro😂 Tenho uma amiga da nossa família que é negra e está sempre cheirosa, meu pai é negro e nunca fedeu. Suvaqueira não tem nada a ver com cor de pele.
Não de fato, tem a ver com ser porco ou porca na maioria dos casos. Mau cheiro é sinônimo de sujeira ou mal funzionamento de alguma coisa no corpo, mas infelizmente geralmente é porque a pessoa não se lava mesmo. Nojo...
@@c.b.rubi00sempre ouvir dizer que negro tinha cheiro mais for te tipo se for verdade aqui no Brasil isso não vai ser pra todos kk eu por exemplo sou pretinha ejá estou aqui no meu quarto dia sem usar desodorante pq quase não tenho cc graças a Deus e meus antepassados indígenas.
@@Assimaprendomelhor 😂😂😂😂😂 numa viagem para Portugal, sentou um angolano junto a mim e ele fedia a cebola podre. Pense numa viagem horrorosa, coloquei vick no nariz a viagem toda para disfarçar o fedor.
Incrível como esse preconceito tá enraizado, tenho alguns conhecidos e conhecidas que não se relacionam com pessoas negras, dizendo que "eles tem um odor forte", eu sinceramente sempre achei algo que não faz sentido, os odores corporais não tem nenhuma correlação com a cor da pele ou etnia, agora tenho bons argumentos científicos para os desmentir.
O odor corporal esta ligado ao que come, se é fumante e o consumo de água. Também quando a pessoa esta doente pode emitir odores diferentes e insuportáveis. Um exemplo é quem tem diabetes, essas pessoas tem um cheiro adocicado forte e azedo ao mesmo tempo. O mau cheiro também esta relacionado se a pessoa tem maior tendência de transpirar. O mau odor é o resultado das bactérias se ploriferar na umidade (transpiração) e no calor humano. Portanto, quem transpira mais tem a possibilidade de ter mais mau odor. Gente, simples, o odor é natural e depende de varios fatores para influenciar no seu cheiro e na sua intensidade. Mas o povo pré conceituoso é cansativo, chatos, burros e inconveniente.
Tive uma experiência do cheiro de casa funerária por causa das flores artificiais. Essa experiência desagradável quando tive que retornar para tratar de algo pendente foi o pior cheiro que senti na minha vida. Concordo que as experiências e que nos trazem sentimentos negativos ou positivos. Os positivos são os de pães assando De casa limpa,roupas de cama e toalhas de banho muito limpas, perfumes de uso pessoal com notas harmônicas são inesquecíveis...
Eu já senti mal cheiro em turistas europeus no centro da cidade no RJ, e eram todos bem brancos.Eles nem vindo em um país tropical como o Brasil nem assim tomam banho.
O grande amor da minha vida era negro. Vivemos 24 anos de amor, respeito e cuidado mútuo. Que homem asseado e cheiroso ele era! Só saudade!
Deus o tenha. 🙏
Que o amor de vocês perpetue pela eternidade com a benção de Deus.
Sou negra ,nunca cheiro mal,sempre tomo banho de manhã, e com esse calor do Brasil tomo 3 banhos e troco de roupas,o cheiro ruim é falta de banho, e higiene, tem pessoas brancas que cheiram mal, tem negros também, muito não tomam banhos,não passam desodorantes, muitos anos atrás eu e a minha irmã, trabalhávamos com uma branca filha de italiana e espanhol, logo cedo ela cheirava mal um suor insuportável,,só que falava dos negros, nós nunca falávamos que ela fedia😂,então é falta de água e os cabelos eram duros de sujeira, então é só terem higiene, não é a cor da pele que define a pessoa. 😂
Meus filhos são super limpos também, tem um que exagerado tomo sete banhos por dia, acostumado desde neném que eu dava sete banhos,,ele tem 42 anos, 😂 não esqueceu, os outros tomam menos 😂.
Sou professor aposentado e estudamos um bocado sobre feromonios, odores e atratividade vinculada a complementacao de cargas geneticas distintas para geracao de prole mais resistente. Realmente existem odores levemente distintos entre as diversas etnias. Porem, nao significa, biologicamente, serem agradaveis ou desagradaveis por si mesmo. Agora, falta de banho e adequada higiene faz qualquer ser humano apresentar um odor desagradavel e vice-versa. Metro na Europa ocidental fica um "inferno", assim como uma moradia sem ventilacao e luz solar. A questao tem mais de salubridade e insalubridade do que qualquer outra coisa. A outra parte foi brilhantemente apresentada pelo Professor. Racismo estrutural tem que sser combatido veementemente. A ignorancia fede de verdade.
Interessante, sou autista e tenho muita sensibilidade olfativa. Grande parte dos homens que fiquei são são pretos. Também atuo com massagem e sinto sim um odor diferente, em casa pessoa: Europeus, afrodescendentes e indianos são os que mais tem, pra mim, um odor diferente (óbvio, já que meu olfato está acostumado com o padrão de onde moro). Isso não quer dizer que é ruim. O odor dos indianos não me agrada, mas dos pretos... cheio de feromônios, muito bom. É uma realidade que usaram só pra discriminação e talvez pra afastá-los das mulheres.
Concordo, as várias etnias tem os odores, feromônios, diferentes sim... não significando que é bom ou ruim... a falta de higiene que resulta em odor fétido, sim! 😊
Que comentário legal! De fato, por uma questão de combinação genética, um mesmo cheiro pode ser atraente para uns porém um pouco desagradável para outros. Exemplo: vi uma reportagem em que mulheres tinham que cheirar várias camisas suadas e ranquear a que tinha um cheiro que achavam mais agradável para menos. As que elas deram a menor nota eram as camisas que os homens da família delas haviam usado (pai, irmão, primo). As que elas deram a maior nota, eram as dos participantes homens que tinham a genética mais diferente delas, algo assim.
Agora nenhuma genética consegue superar ausência de hábitos rotineiros de higiene, o que de fato ocorre mt na Europa em termos de banho e lavar roupa.
@@elaineportugallambert3915 😘
@@Blakenew127 😘
Me lembrei de quando trabalhava numa clínica, a dona estava com cheiro de cecé e perguntou se era eu, falei na hora impossível, , vê se não é a senhora.
Kkkk
😅😅FOI UMA RESPOSTA MUITO BEM DADA !!!😅😅😅😅KKKKKKKKK
kkk
😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😘
Sou negro. Na quinta série, uma professora -- aliás, negra -- tentando "defender" os negros disso, disse: "eu conheço negros que não fedem".
Eu fiquei tão indignado que lembro da cena vividamente até hoje, 23 anos depois.
Pior que Tem tantos negros como ela. É triste, principalmente vindo de uma.professora.
Ou seja, ao dizer que conhece negros que nao fedem, vc esta automaticamente excepcionando uma regra geral, qual seja OS NEGROS FEDEM...porem, vc conhece alguns que nao fedem.
Preconceito Total ... Conheci brancos caucasianos, Italianos, Orientais e de todas as raças tem seus odores característicos de acordo com a etnia , genética, hábitos de higiene etc, não entendo o porquê dessa perseguição só com pessoas de peles escuras... convivi no passado com pessoas brancas,de origem europeia, que por falta de higiene adequada, fediam azedo, tipo baba de saliva...tinha nojo, por isso abomino preconceito com pessoas de peles escuras, dizendo que eles cheiram mal... É abominável 🤔🥴🤬
Acredito que o tipo de alimentação e a quantidade de água que se toma também influenciam no odor.
Ao levar em consideração que os escravizados tinham menos acesso a alimentação de qualidade isso pode também refletir no odor.
A culpa não é da cor da pele, e sim as condições sub-humanas que nossos ancestrais eram submetidos
Vdd muitas pessoas não tomam água parece um camelo 🐪 e da muito mal cheiro
@@Tatiane.Brasil quem usa muito perfumes cremes oleos desodorantes roupas limpas não exalam odores!
@@pedrordrgisso se tomar banho e usar desodorante ou antitranspirante
Olha, essa questao é foda, eu trabalho com ribeirinhos, sao negros, e sim, tem um odor forte deles
Quem faz uso de muita bebida alcoólica e cigarro tende a ter um cheiro característico (digo pelo meu pai alcoólatra e minha tia fumante). A alimentação está ligada (creio eu)
Os árabes descreviam o cheiro dos europeus como " um tonel de queijo de cabra podre no sol de verão"
😂😂😂
kkkkkkkkkkkkkk amei
Rapaz, eu sempre associei o cheiro de pessoas arianas com queijo azedo e hoje vejo esse comentário.😂😂😂 Incrível!!
Os árabes tem moral 0 (ZERO) pra falar isso.
@@fabioferreira5640 escreveram isso entre a primeira e a segunda cruzada
Quem já foi a Europa sabe que essa gente não tem condições de sentir mal cheiro cheiro ninguém, além deles mesmos.
Exatamente,passei 3 meses em Portugal.
Português não toma banho,nem a pau.
O tempo que por lá fiquei,não vi a bisavó da minha filha tomar banho.
Foi a pessoa mais porca que conheci até hoje
O autor do video fez uma enorme confusão falando de fedor de sujeira e cheiro natural da pele ao mesmo tempo.
@@ivibrussels9999Engraçado né...também conheço muito brasileiro beeeem fedorento. Então não vamos generalizar.
Credo kkkkk @@ivibrussels9999
@@brigidabia Não tem comparação o hábito de higiene brasileiro com o português.
Nós temos forte influência indígena,por isso somos um povo bastante asseado,claro que existem aqui pessoas porcas.
Mas não se compara com o povo português e europeu.
Não sei porquê da sua objeção.
Não existe birra e sim contestação.
Vendo esse vídeo lembrei de como, quando eu era criança, meu pai tinha um amigo negro que era revendedor da Natura, e ele estava sempre passando cremes, perfumes e sempre tinha muito medo de estar, nas próprias palavras ele, "com cheiro forte". Lembro também que foi dele que ouvi pela primeira que "negros tinham um cheiro mais forte". E hoje não consigo deixar de pensar em como ele tinha esse grande receio por conta de racismos que sofreu ao longo da vida. Isso sem falar nas outras formas de racismo que ele deve ter sofrido.
É doloroso observar como mentiras são repetidas de forma tão sistemática que acabam mudando aquilo em que acreditamos, e chegamos a acreditar ser verdade. É doloroso saber que muitos professores de história brancos (como um que tive na escola) reproduzem essas ideias, sem nunca questionar mais a fundo.
Cada dia mais chego à conclusão de que não basta entender que um termo/uma ideia é racista. A gente precisa também entender a origem do termo/da ideia, o contexto histórico e geográfico de sua origem e como criaram esses conceitos. Isso tudo ajuda a entender com outro nível de profundidade como as ideias racistas se entranham na sociedade.
Obrigado pelo seu canal. De verdade. Esse nível de letramento racial faz toda a diferença.
Imaginem toda a carga enfrentada por pessoas violentadas de todas as formas... Alimentação precária, longe dos seus e de suas origens, inseguras de si, do amanhã, de suas relações, do seu ambiente. Não vejo como o auto cuidado nesse contexto poderia ser presente😢
Minha avó falava q a pele ne gra tinha um cheiro bem forte e ruim, foi criada com isso, minha avo era vista como uma mulher sábia então eu nunca nem questionei, ate que descobri q isso era menti ra. Nao culpo tanto a minha avo pq isso vem dos antepassados dela, que persiste ate os dias de hj. Na minha cidade natal, que fica em Santa Catarina, a maioria das pessoas falam ate hj normalmente sobre que pele negra tem odor forte e não agradavel, e ninguem corrige, é a prova q ate hj pensam assim!
Acabei de me inscrever no seu canal
A bactéria não faz distinção de cor, dá em Chico e dá em Francisco. Se não fizer a higiene adequada não tem jeito. Agora, a percepção do odor essa sim, varia de pessoa a pessoa.
@@gustavodutra2817 quanto mais melanina ou nenhuma melanina como nos albinos, o cheiro é bem característico.
Não é verdade...as raças tem cheiros característicos, e os negros cheiram bem mais forte.
@@pcaddu quem fede não sente o próprio cheiro.
Dizem que japones não tem suvaqueira e mal tem loja de desodorante, quando viajam para lá não encontram
@@joroc mais uma prova que catinga tem a ver com raça.E não tem nada de preconceito nisso. Foi o Criador que fez assim.
Parabéns pela coragem de nos colocar frente a frente com este tema que deveria nos envergonhar como sociedade. Aqui fala uma branca que luta contra o racismo.
Parabéns amiga branca quê nó futuro no mundo espiritual andara em verdes passos, com justiça ê verdade, abraço pastor fernando.
Raças não existem
Me poupe garota
O conteúdo desse canal é maravilhoso, o único riquíssimo em conteúdo aqui no RUclips BR, aliás até melhor do que vídeos em inglês.
Você não é branca! Eu te garanto que não! Obrigada ;*
Tem pessoas cujo odor pessoal é mais intenso. Não adianta botar perfume.
Trabalhei em uma empresa aérea que fazia vôos para Angola. E, sim, eles tinham um cheiro diferente. Li uma vez que é natural, por se tratar de um país quente, produzem mais glândulas sudoríparas, para proteger a pele. Apenas isso. Assim como africanos tem cabelo crespo para proteger o couro cabeludo do sol e o europeu tem cabelo liso para proteger as orelhas do frio. É uma questão de evolução adaptação do ser humano. Nada demais.
Eu morei em Portugal e lá tem muito descendentes de africanos, me tornei amiga de uma de Guiné, ela me disse que sentia um cheiro diferente em mim e eu sentia nela também. E nós duas super limpinhas e perfumadas hen
As pessoas dizem que os brasileiros tem cheiro de alho. Acho que as pessoas de cada país tem um cheiro diferente, por causa da alimentação típica.
Sim, convivi com angolanos eles apresentavam o odor forte e diferente. Acho que isso é normal. Alguns americano dos reveram o cheiro do brasileiro como allho. Indianos de Curry. Em fim . Acredito que existem pessoas ruins que se aproveitam dessas características específicas naturais para reforça o racismo deles.
engraçado ninguem fala isso do francês ne
@@victormendes583 eu vivo com cheiro de alho rs
Conheci o canal aleatoriamente, mas não pude deixar de assistir, pois me trouxe lembranças...Meu avôdrasto que Deus que o tenha, era negro retinto e era fissurado em creme corporal, desodorante,perfume e um creme amarelinho de lavanda para os cabelos, pois ele dizia que em seu trabalho diziam que ele cheirava a munrrinha, munrrinha de preto. Eu não entendia antes, mas o vídeo está sendo muito esclarecedor e eu não sabia que me doeria tanto.
Verdade professor. Na minha infância, era comum que nas brincadeiras infantis, quando suávamos, escutávamos a expressão: "Eita catinga de Nêgo".
Na minha época de infância nos anos 80 se falava muito assim e não via maldade ou mimimi.
@@iolanda7290porque virou bordões , mas na verdade o início de como esses bordões foram gerados , foi puro preconceito. Entendeu? Então sabendo hoje de como começou, pq a gente vai continuar falando coisas que não foram legais no passado .
@@iolanda7290com certeza vc não é negro.
@@izabelacarla9761 😘
Pois é e minha mãe era chamada todo o tempo de catinga de leite azêdo e isto nos anos 60'.
Um bom motivo para desmistificar o suposto "odor fedorento" é verificando muitos canais de viajantes, nômades digitais e anônimos. Os maiores relatos dos brasileiros sobre péssimos hábitos de higiene corporal que reflete no "cc" são justamente sobre os europeus. Há reclamações ainda sobre os europeus que usam perfume mas axilas mas usam a mesma roupa para quase tudo e como é frio, o mau cheiro fica impregnado. Já sobre asiáticos e africanos vejo relatos muito bons.
É verdade, sim.
Os indígenas americanos tb tem a cultura do banho
O mais curioso é que os brasileiros reclamam muito dos europeus lá fora dos péssimos hábitos higiênicos (relatos de moças bonitas em táxis, metrôs, ônibus, mas que fediam a beça) e com o agravante de sua maioria serem fumantes mas passam longe de alguém de classe social inferior por aqui (em sua maioria pardos e negros) ou arrumam uma desculpa para discriminar no caso o suposto "mau cheiro".
os europeus catingam a europa, até no inverno. Isso é fato.
"cc" quer dizer "cheiro de crioulo", e tbm é um termo racista. Até hoje to me corrigindo ao me referir ao odor forte das axilas
Quando eu era criança, minha mãe tinha uma amiga mais velha que às vezes cuidava de mim. Eu pedia pra não ficar com ela pq ela fedia muito (gente, era um cheiro terrível, eu tinha ânsia de vômito, eu nunca senti outra pessoa com aquele fedor). Minha mãe me disse que ela a socorria ficando comigo e que eu devia aguentar o cheiro pq ela era uma boa amiga e pessoa de confiança. Eu me lembro dela ensinando que era "cheiro de neguinha" e me ensinou a usar essa expressão. Quando eu fiz 9 anos nos mudamos e fomos morar com meus irmãos por parte de pai, ambos pretos retintos, e eles nunca ficaram com aquele cheiro, nem qualquer outra pessoa preta ou branca que eu conheci. Mas toda vez que meus irmãos voltaram do jogo ou de qualquer coisa, ela os mandava tomar banho pra tirar o cheiro "de neguinho". Mas era só suor de adolescente que brincou no sol carioca. Ali, mesmo sem saber o que era r4clsm0, parei de usar essa expressão e comecei a ver como minha mãe é preconceituosa.
Moro em um país europeu, Aquí se come muita carne de porco. No verão, no metrô não há quem aguente o cheiro de suor. Moços lindos branquinhos de cabelo liso e molhado, dá a impressão de saído do banho, MAS quando levantam o braço... o gambá que se dane.
Kkkkkk
Dependendo do país Europeu nem todos são tão brancos, em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Bulgária e outros países do sul da Europa, na parte sul, as pessoas tem uma cor laranja claro, bege e oliva e essas pessoas dessas cores, acredito que tenham um cheiro característico próprio de seu fenótipo e "etnia"
É falta de banho mesmo!
Comentários racistas.
@@kelle819 🤣😅🤣😅🤣😅🤣😅🤣👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu ouvi isso esse anoooo
Pensei que essa ideia tinha ficado no século passado😢
O racismo não tem fim😮😮😮😮😮😮
Sou neta de um homem negro retinto com uma mulher branca. Sempre senti um cheiro diferente no meu avô. Logo após a morte dele, lembro de entrar em um elevador com a minha mãe e lá havia um homem negro. O cheiro dele era igualzinho ao do meu avô. Fiquei com tanta saudade e tão emocionada que comecei a chorar na hora. Nunca me esqueço disso.
Com uma aula tão completa e clara como a do professor Flávio, é muito triste ler tantos comentários racistas aqui... Parece que as pessoas não entenderam nada do vídeo
Sou espanhol, e, na minha infância na Espanha, mais especificamente na Galícia, na época de 1960, foi quando ouvi pela primeira vez essa balela.
Na época, não havia pessoas de outras cores de pele na região, pelo menos conhecidas por mim.
Tinha curiosidade de conhecer pessoas de outras origens, tais como "amarelos", "vermelhos", "negros", "mamelucos", que conhecia apenas a partir de um livro do meu pai.
Quando cheguei no Brasil em 1963, passei a conviver com negros e amarelos.
Nunca, mas nunca mesmo, consegui perceber qualquer odor diferente oriundo de qualquer pessoa de cor de pele diferente da minha.
É-me surpreendente que hoje, quase 7 décadas depois, com tanto conhecimento obtido pela humanidade, tais conceitos ainda sejam conservados.
Chego à conclusão que esse cheiro, odor, fedor se origina exclusivamente nos pobres cérebros de algumas pessoas (?)
Uma colega de trabalho minha de uma hora pra outra começou a me incomodar. Trabalhava com ela fazia uns três anos e nunca tivemos problema nenhum, mas de um dia pra outro comecei a me sentir enjoado e até muito irritado perto dela. Ela percebendo que tinha algo errado me perguntou o que estava havendo e eu disse que bastava ficar um pouco perto dela que já me apontava uma dor de cabeça. Foi bem desagradável e ela acabou se afastando até de de nossa mesa de trabalho. Uns dias depois conversamos um pouco durante o almoço e ela acabou me mostrando uns perfumes que estava vendendo e o que ela estava usando atualmente. Assim que levei o frasco próximo a narina senti uma vertigem e logo a cabeça começou a doer. É isso; eu disse, esse perfume me provoca esse mal estar com você, será que é só comigo? Ele me contou que seu pai também reclamava do perfume. Graças a Deus voltou a usar o antigo perfume pelo menos no trabalho.
@@gustavodutra2817 Ridículo Racista vai morar em outro planeta... babaca
Ao que me parece, Gustavo, você não entendeu nada do que o professor disse. Não é o seu sentido olfativo que é racista, mas você mesmo, além de obtuso.
Há odores diferentes sim, mas a diferença não está na classificação e sim na desqualificação desse ou daquele. A narrativa é sobre isso.
Você está certo.
Tenho um sobrinho que aos nove anos já tinha um odor desagradável nas axilas, apesar de tomar três banhos ao dia. Minha mãe o levou a uma dermatologista e ela receitou um desodorante para fazer em farmácia de manipulação. Também indicou uma dieta livre de condimentos ( especiarias), pois segundo ela, os condimentos como caminhos e caril, contém compostos semelhantes ao enxofre, isso, ao se misturar ao suor, aumenta o mau odor no corpo. Meu sobrinho não podia consumir cominhos, pimenta do reino, caril, coentros, entre outros. Aliás, sua comida só podia ter os temperos básicos: alho 🧄 e cebola 🧅sem exageros, apenas para darem sabor. Hoje em dia, meu sobrinho é o pretinho mais cheiroso da família melanina 😅😅😅.
Meu filho tem 9 anos e tb tava assim... mas comprei um desodorante natural com óleo de melaleuca na composição e nunca mais teve rs ele só precisa passar esse desodorante 1x por dia.
Minha filha tbm teve problemas com odor nas axilas aos 10 anos de idade que foi resolvida com desodorante natural. Detalhes: Ela é branca! Então acho q isso tem a ver com a idade ( fim da infância, início da puberdade) e não com a cor da pele.
Nem ajuda ajuda a tirar o fedor de um Europeu
@@comenteiesaicorrendo.1736 hormônios acontece com a maioria doa adolescentes? corpo em transição.....
Quando eu tinha uns 8, 9 anos, entrei na capoeira e comecei a ter cecê. Minha mãe me disse, toda indulgente, que devia ser porque na capoeira tinha muitos negros e eles tinham cheiro ruim. Nós duas somos brancas. Na verdade, eu peguei o cheiro foi dela, que sempre teve cecê e nunca soube cuidar disso. Consequentemente, eu também sempre tive, até que aprendi a cuidar direito das minhas roupas e das minhas axilas. Eu passo vinagre em mim e tbm esfrego com sabão nas "axilas" das roupas quando lavo. Tem sido um trabalho de anos, mas está reduzindo o cheiro. Já a minha mãe, está respondendo por injúria racial e discriminação porque surtou e xingou um pessoal na rua.
Olhando o video lembro quando cheguei no Brasil em 1990 em Porto Alegre, sou de Buenos Aires, lembro das coisas horrorosas que me diziam e advertiam sobre o perigo de contatos com negros, eu já conhecia o preconceito pois Argentina também tem suas mazelas mas eu nunca tinha visto tamanho desprezo e recismo. Os piores, os mais preconceituosos eram os descendentes da imigração alemã e italiana, nào todos, só 90'%, ultimamente com o advento da extrema-direita tem se potencializado esse tipo de discurso que deve ser combatido e denunciado. Abraços, excelente vídeo.
argentina tem h0rror a negros, é um absurdo aquele país!!
Eita, Porto Alegre macabra!
Você sai da Argentina e vem dar pitaco em política. Quem te perguntou sobre política? Se é esquerda ou direita não venha da casa do karalho falar de política aqui não, volta pro seu país e vai militar na esquerda de lá.
Isso agora os Alemaos tem mente doentissimo de superoriada infelizment e u sou negra tive uma amiga aleman que ia passar ferias em Portugal so com a mochila nas costas muito boa pessoa calhava por vezes de ela dormir na minha casa ela .nao gostava de tomar banho nem digo do cheeeiiiroop dela
Thanks!
Uma conhecida viajou no metro de Paris e ficou apavorada com o cheiro dos brancos franceses, D.João ficou anos no Brasil e só tomou banho uma vez ,o Rei português fedia muito e o nosso hábito de tomar banho todos os dias
vem dos nossos queridos índios,os negros da terra,como os portugueses os chamavam e o cheiro ruim dos negros
antigos vinham das más condiçôes de vida dos escravos, portanto o odor não é da etnia mas sim das condiçôes de
vida ou dos hábitos de higiene.
Moro em Paris e posso afirmar que tanto negros quanto brancos podem feder mas há sim para aqueles que não tem habitos de higiene um odor que pode ser mais pronunciado em algumas pessoas negras aqui . Eu acho que pode ter a ver com a lavagem das roupas pq aqui as roupa de inverno são usadas muitas vezes antes de lavar..
Não só pessoas de cor, mas também albinos tem um cheirinho característico.
Negros africanos são como os europeus, um pelo excesso de frio e o outro pela falta d'água. Só se salvaram os indígenas.😂😂😂...brincando.
Realmente acho que não tem nada a ver, pra mim é questão do costume do cheiro.
Não os chamem de Indios, e sim de povos indígenas!!!!!!!
@@Tom.j431🙄🙄🙄
Eu sou galego, super bem asseado e tenho um cc no pescoço horrível que trato com anti-perspirante da dermatologista a anos, evitando a catinga. Meu marido diz que galego cheira a azedo. Posso tomar banho, suou cheirou.
Uma loção com óleo de melaleuca ajuda no controle do odor. Pesquise a respeito.
Mude sua dieta.
São suas roupas. Pode lavar a bactéria não sai. Tem q passar limão e vinagre nas roupas e na área do corpo afetadas. Deixe uns minutos e lave. Sai tudo.
@@iamaralopes Verdade, minhas roupas eu sempre deixo 10 min em desinfetante, pois só lavar com água e sabão não matam as bactérias.
Põe botox, se não suar, não tem cheiro... Melhor coisa..
Isso pode ocorrer com qualquer pessoa, tive um amigo que trabalhou comigo numa metalúrgica . Ele é branco dos olhos verdes, mas tinha um forte odor após o trabalho que deixava todos no trem incomodados. Nessa época tbm estudávamos juntos e certa vez choveu e o tênis dele molhou, quando ele entrou na sala todos sentiram o odor de chulé que parecia queijo. Então conversei com ele para que se cuidasse mais com desodorantes e até a pomada minancora que meu avô dizia ser bom pra evitar odores nas axilas e pés.
Ele poderia estar doente, algumas doenças deixam a pessoa com um cheiro ruim.
Vc foi um ótimo amigo parabéns
Me casei com uma mulher branca, isso há 30 anos, a época, eu não tinha o conhecimento que tenho hoje sobre o racismo, me lembro que, assim que conheci a minha esposa, uns camaradas brancos interessados nela, mas ela escolheu a mim, teve um deles que chegou a ir a casa da minha sogra( hoje já falecida) quando só estava a sogra e um cunhado menor a época, e esse cara xingou minha sogra e cobrou dela como ela permitia aquilo, a filha dela namorar com um " negro catinguento como aquele cara" a época ninguém se importou muito, e eu não tinha o conhecimento que tenho agora.
Minha bisavó também escolheu um homem preto. Eu não tenho o fenotipo, mas meu carinho e minha identificação com o povo Keto, Jegi, Nagô é muito grande. O maior país da África, rico em cultura e riquezas naturais é o berço de alguns dos meus ancestrais.
@@Gutodaflautameu avô paterno é negro e meu pai é pardo. O cheiro do meu pai é muito forte, tanto é que o carro dele é ele purinho... Não um cheiro ruim, é o cheiro dele.. Pelo contrario meu pai é muito limpo e vaidoso, gasta um vidro de perfume por mês.. E por mais q ele passe muito perfume, sempre o cheiro dele prevalece.. Eu não sei se eu tenho isso tbm... Mas na minha visão isso era coisa de homem. Pq homens tem um cheiro mais forte do que mulheres
O Nosso cheiro é mais forte mesmo, é natural...Eu não me entupir de perfume pra agradar Ninguém.
Quem não gostar saia de perto,e olha que Eu não cheiro mau,mas quando acontece por sudorese ou coisa parecida,Eu simplesmente não me importo,porque nunca me incomodou.
🤷🏿Nunca tive esse tempo...
Mas já ouvi falar que temos cheiro de formiga
Fiquei cansado na hora.
O cheiro não é ruim é diferente! Tive um namorado bem negro ( senegalês) e adorava o cheiro dele ❤ e a pele bem lisa 😊
@@miriandavies901 Eu disse que o cheiro é forte, não disse que é ruim.
Eu inclusive gostaria de ter a pele igual a dos Senegaleses, é uma qualidade de pele sem igual...😏 É MUITO lisa.
@@Ravecelestial sim 🙌
Isso de cheiro mais forte de cada raça ou etnia tende a diminuir com o tempo, mesmo sem miscigenação, pois as pessoas tendem a ter hábitos melhores como tomar mais banho, vivem em ambientes melhores que os antepassados, se alimentar melhor, roupas que protegem das intempéries, a genética se altera assim, se adapta, ficando melhor, a civilização melhora a vida das pessoas em todos os fatores.
´´nosso cheiro´´ nosso não, o seu cheiro, eu como pessoa negra não acho que tenho cheiro ruim e muito pelo contrario, eu sou muito cheirosa e sei disso pq ja ouvi de muitos isso.
Uma das coisas mais abjetas que já ouvi. Um absurdo!!
Racismo é um absurdo mesmo.
Muito boa reflexão. O racismo têm mil faces. 😢
Eu estava sentada em uma praia com um ‘amiga’, e o cheiro de ervas marinhas em decomposição era impressionantemente muito forte que até insectos ia zombando ao redor.
Apesar disso, minha amiga perguntou se eu tinha tomado banho naquele dia. Considerando que ela não é uma pessoa negra, isso me fez sentir que estava sendo alvo de um estereótipo racista - a percepção prejudicial de que pessoas negras cheiram mal ou não são limpas. Isso me fez perceber que eu estava vivenciando racismo naquele momento… senti como se havia apanhado um golpe na cabeça
Cuidado! Ela não é sua amiga.
Não necessariamente a associação foi porque você é negra, já pensou nisto?
Que amiga heim
Amiga da onça
😂😂😂😂
E quem são os EUROPEUS, justo os europeus, pra falar de higiene e odores!! Eles, justo eles, que NÃO TOMAM BANHO!! Que barbaridade!!!
Professor! Acabei de abrir os olhos, agora entendo pq ouço sempre esse comentário " Que negra cheirosa" ,imaginava que fosse um elogio agora sei que tem um fundo racista 😮
Que absurdo...que ai seria esperado que cheirasse ruim, mas como é cheirosa, OOOOH, QUE DIFERENTE, PRETA CHEIROSA..cara tem tanto absurdo que tem coisa racista que nem a pessoa preta percebe. É inacreditavel.
Não confunda alhos com bugalhos, minha filha é branca e desde bebê a chamo de minha pretinha, hoje tem 37 aninhos e a chamo da mesma forma.
@@mnsv1720 as é diferente, sempre falam ´´que negra bonita´´ ´´que negra cheirosa´´ ´´que negra maravilhosa´´ sempre reforçam a cor da pele pra elogiar pessoas negras que muitas vezes não é necessário mas a maioria dos brancos nn entendem isso
@@doraaaaaa4Vejo o preconceito na palavra negra e não por ser cheirosa, maravilhosa, que são elogios. Costumo falar isto para amigas(os) ou pessoas que usam um bom perfume, mas sem usar a palavra negra, branca, loura, morena, etc. Falo: eita mulher cheirosa.
Sim isso tem origem racista.... porque não dizer mulher cheirosa?
Uma questão, independente da raça, de higiene pessoal. Mas, devido a escravidão no passado e o atual preconceito, negros e negras acabam sendo rotulados. Ótimo vídeo.
Era mais fácil um escravo tomar banho do que os integrantes de uma família da casa grande.
Tem um program italiano antigo, onde a Grace Jhones foi convidada e o apresentador a insulta dizendo que ela cheira mal. Ela da logo um tapa bem dado na cara dele. Acho q7w muitos sentiram vontade de fazer isso também!
quero ver isso
Muito bom seu conteúdo, é muito triste o racismo, principalmente o advindo da ginecologista que não deveria propagar desinformação
Eu estava em uma academia essa semana e tinha umas 10 pessoas e uma professora, então chegou outro professor com um café na mão e perguntou bem alto quem tinha feito o café. A professora brincando perguntou se ele não havia gostado do café, ele então respondeu que o café estava ótimo. Ela em seguida falou bem alto: ah tá, pensei que você tava igual a "nego" sem saber entrar e sair dos lugares. E não é a primeir vez que escuto essa expressão de que "nego" não sabe entrar e sair dos lugares. Detalhe, ela negra do cabelo liso de chapinha (nada contra), ele moreno. Nunca vou entender como os negros fazem racismo com os próprios negros. Eu não fiz nada porque os dois se conheciam, eram professores e era meu segundo dia na academia. Esse mês será o primeiro e o último mês lá.
Isso me lembra quando eu cheguei no Rio para fazer faculdade e ouvi a expressão "Daqui a pouco neguinho vai começar a dizer que...". Eu achei ridículo. Eu jamais iria usar uma expressão como essa. Só que para minha surpresa, a expressão não nasceu entre os brancos. Até pessoas pardas e morenas falavam isso. Aí percebi que a palavra "neguinho" era usada no sentido de sujeito indefinido. Atualmente percebo que as pessoas usam "Geral". Assim: Geral vai começar a falar. Ouço muito isso. As palavras perdem sua conotação original por força do uso.
Interessante ela falar assim. Ela precisa rever os valores dela mesma.
Sou negra e já ouvi muitas falas racistas por parte de pessoas negras 😢
Infelizmente, muitas vezes o sonho do oprimido corresponde a tornar-se o opressor.
Já escutei coisa pior, minha avó era racista e minha mãe dentro de casa também. Era cada coisa 🤦🏼♀️ que ouvia.
Sou negra e sempre percebi que as pessoas têm nojo da pele negra e preconceito com a cor das pessoas 😏
Não ligue para isso, você é preciosa.
Independente da cor… tem uma galera andando por aí que nem desodorante resolve mais
😄😄😄
😅😅
O autor do video fez uma enorme confusão falando de fedor de sujeira e cheiro natural da pele ao mesmo tempo.
Kkkkkkk
Sim bom vídeo vejo que poucos se importam com essa questão.😮
Eles não podiam comprar sabonetes quando escravos daí veio a fama.
Um absurdo!
Mas tínhamos ervas muito cheirosas para mostrar banhar , pena que o colonista tirou isso do Mossoró povo , falavam que era macumba , cheiro de ervas muito cheirosa
Sabão era feito de cinzas e saboeiro que é uma árvore, quem fazia eram os escravos, então não lhes faltava sabão.
Conheci um jovem branco que me contou que tomava vários banhos e consumia muito desodorante p aliviar o odor q tinha. Falou que ia realizar uma cirurgia de retirada das glândulas.
Existe! Existem pessoas brancas que exalam odor terrível.
Indianos , italianos , japoneses , Vietnamitas, americanos afris , brasileiros , franceses libanês ,,, numa escola que estudei nos 🇺🇸 cheiravam se não tomassem banho e, era muito desagradável quase insuportável o cheiro !! Roupas também fedem se não lavar .. cheiro de rabuja , chulé , bacalhau .. Higiene é tão importante !! Na natureza tem tudo para a gente ficar com cheiro muito Bom !!
O autor do video fez uma enorme confusão falando de fedor de sujeira e cheiro natural da pele ao mesmo tempo.
Só você era cheirosa né?kkkkk
Excelente vídeo que aborda este tema de maneira explícita sobre mais uma forma de racismo contra o povo negro.
Na Europa de 2024, muitos europeus não têm o hábito de tomar banho diariamente e consequentemente têm cheiros fortíssimos, pois além disso usam a mesma roupa durante vários dias seguidos. Logo, vemos que falta de higiene é a razão de odores desagradáveis independente da etnia.
Curioso é que, quando os portugueses chegaram ao Brasil, o índio os achavam fedorentos. Os índios viviam se lavando em rios.
Aconteceu comigo algo similar! Eu trabalhava em casa de família inter racial. Somente o filho do casal estudante de medicina. Hoje médico. Quando chegava de viagem me abraçava respeitosamente. As outras filhas do casal. Diziam que era uma pessoa fedida😢
o inferno aguarda por elas
Lamento pela sua experiência negativa.
Sinto muito por isso😢
Acho que nunca mais falaria com minha irmã se ela tratasse alguém dessa forma
Eu eim
Mas tem diferença de cheiros de brancos pra negros, mas ambos fedem ou cheiram bem mas o cheiro é diferente
Agr só tomar água, quando está suando ajuda o suor n ser tão fedido
@@Wesley-uk1dx para vc ver como é o racismo...😢
Obrigado por mais esta aula, professor.
Eu tenho uma trauma de infância: tenho "cêcê" desde os meus seis anos. Aos 19 fiz uma cirurgia para ajudar com o problema e foi um sucesso. Até hoje sinto que preciso levar desodorante na bolsa, por conta dos vários comentários que eu ouvia na escola e, pior ainda, dos meus próprios familiares.
Estas coisas sao traumaticas mesmo. Alimentacao e uso de bactericida normalmente resolvem este problema.😘
O que poderia ter sido resolvido com a troca das roupas, uso de vinagre e limão nelas e na área afetada, seguido de lavar muito bem essas áreas depois de aplicar esses ácidos e as roupas... virou cirurgia. Vc passou pela puberdade e o corpo muda pelos hormônios. Sinto muito que não teve apoio
Em Minas Gerais tem uma planta nomeada de "catinga de mulata". Ironicamente, é uma planta com um delicioso cheiro de flor adocicada. No resto do país essa planta é conhecida como macassá.
Na minha religião tomamos banho com essa erva , é MT bom.
Sou de Rolante RS e conheço também como catinga de mulata
Ela é famosa aqui por ser usada pelas mulheres para banhos de assento para tratar várias doenças ginecológicas
Aprendi com a minha avó
No Rio Grande do Sul é catinga de mulata tambem
A minha mãe outro dia me disse o nome dessa planta, eu fiquei passada com esse nome.
Olha só este tema, sem entrar no academicismo vou dizer no trivial mesmo, me fez lembrar o depoimento de conhecidos meus que foram a europa, e o que eles disseram de odores de pessoas brancas em muitos lugares principalmente nas aglomerações é muito real o mau cheiro por causa do cuidado e higiene corporal destes corpos europeus, seja no trabalho, nos coletivos, metrôs e são insuportáveis os seus odores. Nao que aqui não tenha e também quero imaginar que todos nao são assim, mas o europeu não é lá estas coisas na educação corporal em matéria de banho e odor. Um amigo meu me disse que mulheres alemãs são lindas, mas segundo ele cheiravam a cadáver. E uma outra também na Alemanha num ônibus cheio a coisa chega a ser insuportável. E a tão famosa pecha conhecida de que os franceses também não gostam de tomar😅 banho. Um outra conhecida foi a Itália e lá também faz muito calor tomava três banhos por dia, por causa disso a senhoria do local rispidamente disse que ela gastava muita água ao tomar 3 ao dia, e convenhamos que ela poderia ter passado do ponto no banho, mas quem num dia quente não tomaria mais de dois banhos?... é mole?! Depreciar os pretos realmente é algo que vem de longe, mas vendo o tratamento subhumano e pra lá de precário que eram submetidos os corpos, se fragilizavam de fato, e a vida era menor sem dúvida. Os tempos são outros, antes de tudo conscientizar nós pretos sobre as muitas questões que ainda são impostas indireta ou diretamente de modo rasteiro, e repudiar e combater estes estigmas estruturais sempre... a luta não para, é contínua.
Lá eles fumam muito também. O hábito de fumar é cultural e influencia nos odores corporais.
Dizem que é um cheiro tao ruim que é dificil definir, tipo um cheiro de morte.
Pois é e ninguém tem a neura de falar que é racismo.
A juventude negra, atualmente, se perfuma para além do "normal" devido ao estigma do passado. Todo frequentador de pagode na periferia sabe bem que os negros recendeiam a perfume. As moças até dizem "quero um negão cheiroso pra chamar de meu". Nunca vi ninguem dizer " quero um branquinho cheiroso pra mim". Pressupõem desde antigamente que o branco não fede ou não exalam cheiro. Erroneamente, é claro. O Brasil é o terceiro maior consumidor de perfume do mundo.
@@claudiamaria5602 : Procura um psicólogo ou psiquiatra e faça terapia.
Tá inventando coisas fia
As pessoas negras se preocupam muito em usar hidratantes. Sei pq vendi natura, a pele deles quando não cuidada resseca muito e fica esbranquiçada.
@@yeyosilver7067ela esta certa. Pega um busão no fim do dia e você percebe perfume do.lado de cece. E as vezes eh perfume bom. O povo morre de medo decheirar mal e se enche de perfume.
@@emanuellyosterne8813 n, n tá
Vcs apenas vivem com a mentalidade vitimista q se nega a ver a verdade
Sim eu cresci ouvindo isso . Q pessoas negras tem “catinga”. Que os cabelos das pessoas negras são “pixaim” .
Eu posso estar errado, mas eu acho que já ouvi que pixaim é um termo técnico para "cabelo crespo". Agora se o termo já surgiu de uma origem racista ou se foi resignificação dessa forma eu já não sei dizer.
Pixaim significa crespo
Eu nem sou negro, sou pardo com cabelo cacheado e sempre falam que meu cabelo é pinxaim.
@@bat0s4i sou cabeleireira e estudo terapia capilar e "pixaim" não é termo técnico para cabelo crespo, na verdade é umas das formas ofensivas de chamar o cabelo crespo!
@@meninocolgatecabelo pixan nao entra nem agua nem creme entra no cabelo isso é pixaim
Nossa mas a médica respondeu criminalmente pq disse que pessoas negras têm o cheiro mais forte. Achei complicado isso, não vi racismo nas palavras dela. Temos que ter bom senso
Tudo se tornou r4cismo de alguns anos atras para ca.
O cheiro da terra molhada, a chuva eu amo, me remete a minha infância, me faz lembrar dos banhos de chuva
❤Professor, que tema importante 😊
Admitir que nós negros temos cheiro corporal mais forte em nada nos diminiu. Para isso existe sabão e desodorante. Em compensação somos mais fortes e temos maior proteção contra o sol. O que nos diminui é negar a realidade com choradeira sem sentido.
Concordo. Nada que um banho desodorante e perfume não resolva.
É cada uma. Mais fortes? Tem mais cheiro? Kkkk faz me rir.
Ao invés de comentar bobagem porque não assiste o vídeo todo?
O que vc afirma não tem como comprovar científicamente.
@@gamerzero9700 o que ele está dizendo é que, se uma pessoa tem cheiro forte, banho, desodorante e perfume, resolvem, já o caráter dos pseudo-cientistas, que fizeram disso uma ciência para diminuir os outros, não tem água que lave. A pior deficiência sempre foi a de caráter.
Irmão,começa a conviver com europeu que essa sua teoria acaba rapidinho
Só sei que não posso ficar sem tomar banho e passar um desodorante. O cecê é demais
Isso acontece comigo a muito tempo desde que era criança até os dias hoje
Luiz Gonzaga ja dizia na sua música que gostava de cheiro de "Fulô" , que não é cheiro de flor que ele quis dizer. É cheiro das Negras Fulô, conhecidas na época pela linda cor bem retinta da sua pele. Tinham muito ferormônio, o que não quer dizer que o cheiro do ferormônio seja cheiro de suor. Tenho o olfato apuradíssimo desde criança. Sei até se uma pessoa que passa perto de mimcome muita carne, outem excesso de vitamina B no organismo. . Sei diferenciar de olhos vendados meus 5 caes um a um se me deixam cheirar só a testinha deles. Alguns tipos de plástico rígido como do tanquinho e cesto de roupas , novo ou usado me incomodam demais...Tenho como esperiencia pessoal, durante a catastrofe da regiao Serrana em 2011,roupas que ganhei de pessoa negra, eu nao sabia quem era a pessoa, aísenti o cheiro de fulô, nao é mau cheiro, é o cheiro catacteristico de alguns apenas. Eu sabia que a roupa tinha vindo de pessoa negra, usei os casacos com muito amor. Até porque era o mesmo cheiro que eu sentia qdo criança da minha tia avó, que era negra.
Esses tempos ganhei um edredons usados para minhas crianças, senti o mesmo cheiro. Perguntei na minha mae como era a amiga dela que enviou o presente, era tb uma mulher negra igual minha tia. Para mim nao incomoda, sou como Luiz Gonzaga, o Cheiro de Fulô me traz lembranças boas da minha infância.
Sou branca, tenho marido negro, filhos brancos e negros. O cheiro da pele mais morena é forte sim , característico da raça, mas nada a ver com cecê.
Tbm moro aqui na Serra, vim de São Paulo a oito anos 😊 Moro em São Pedro ❤️
@@claudiamaria5602 que legal, moro em Riograndina, já v8sitei São Pedro e Lumiar que sonho eses lugares💚
Quando o professor fala da planta caatinga de mulata, eu tenho essa planta, é a planta mas cheirosa que já conheci essa erva quando tocada ,e quando tem o orvalho da manhã,exala seu perfume nunca tinha sentido um cheiro tão maravilhoso.
Tomo chá e me banho com ela.
Sinto muito, não classifico como um odor ruim, mas negros tem um odor diferente sim, em uma casa habitada apenas por pessoas negras o cheiro do local é diferente. Nos somos biologicamente programados para com o tempo de convivo, começarmos a iguinorar os cheiros ao nosso redor que nos são "estranhos" e eu sinto sim um odor diferente no ambiente.Para mim não é ruim e nunca identifiquei como um cheiro desagradável, de falta de higiene, mas ele existe.
Oi...parabéns por falar o óbvio!! Imagine PROCESSAR UMA GINECOLOGISTA pq ela falou SOBRE A SUA PROFISSÃO: CIÊNCIA?!
QUE DITADURA INTELECTUAL = WOKE ESTAMOS VIVENDO, HEIN?
" NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO "BÍBLIA
" CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁ SALVO TU E TUA CASA" BÍBLIA
Isso é verdade. Morei em um casa que no quintal tinha vizinho negros e o cheiro é bem diferente mesmo! Eles eram ótimas pessoas agente gostava bastante deles , ele era da Angola. Mas isso é do cheiro é vdd, não é o cheiro ruim mas tbm não é agradável, é diferente
@@JoyR.Rodrigues Eu ia falar isso...tem sim um cheiro diferente. Já trabalhei com africanos, Angolos...e notei. Da mesma forma que idosos também um odor diferente.
Assim como pessoas asiáticas, europeias, pessoas que moram no campo...ter cheiro diferente não significa cheiro RUIM!
@JanainaBonolodoAmaral Oi...vero!! MAS não somos OBRIGADOS a gostar do cheiro das pessoas , né?!
Valeu!
Europeu não tem moral nenhuma para falar de mal cheiro de ninguém, em 2024 ainda acham normal não tomar banho todos os dias e ainda argumentam ser pelo frio, sendo que todas as casas têm calefação e aquecimento a gás
Quem pode falar mal são os indígenas brasileiros que ensinaram todos nós a tomar banho diário e se preocupar com a aparência, inclusive com a produção de diversos óleos e pastas
O marido de uma colega de trabalho , disse que nunca namorou pretas por que fediam , sendo ele preto , mexeu mt comigo aquela fala. O debate sobre racismo avancou mt , mas infelizmente há um longo caminho , pertinente e necessário, é preciso deixar a dor e temor e lutar contra essa pandemia. Nunca passei por situações de racismo em outros paises , ao contrário do Brasil . Lamentável , mas como dito no video sobreviveremos sempre , que a vontade de se amar e vencer seja maior que os estigmas criados . Parabéns o video com informações e argumentos impar.
Que aula excelente, muito boa mesmo, cheia de referência
Que essa mensagem se espalhe cada vez mais
Engraçado que na hora de colocar o membro na parte intma das negras nao lembrava desse odor 😂😂😂😂😂😂
Que comentário ridículo e lamentável
Mas não mentiu ai eles adoram
Que vídeo perfeito e necessário!!
Qualquer um sem banho ou falta de higiene ou bloqueadores de odores pode feder.
Esse professor é simplesmente SHOW!!!
Meu filho branco palmito tinha quando pequeno um sovaco muito fedorento e eu se bobear sigo o mesmo caminho
Parabéns professor
Fedorenta
CC nem sempre é por falta de higiene , pode ser por algum tipo de comida , disbiose intestinal , ansiedade e etc . As vezes eu tenho que mesmo imediatamente saindo da shower 🚿 antes mesmo de eu me enxugar com a toalha minhas axilas já estão suando um suor oleoso e mal cheiroso. Já usei até antibiótico nas axilas e não resolve. Quando estou tendo crises de ansiedade é quando mais sinto.
Nós, humanos, somos os mais fedidos entre os animais. Não importa a cor... sem banho diário, ninguém cheira bem...
EXCELENTE!!!!! VOU USAR NAS MINHA AULAS!!!!
Bom Trabalho
Ótimo trabalho, parabéns👏👏
Eu amo Professor que o senhor se aprofunda bastante nesses temas, sempre bom estar aqui nesse canal❤
Este vídeo é simplesmente perfeito!!!
Parabéns pela aula professor, muito obrigado.
Da mesma maneira que os humanos têm aspectos físicos que se diferenciam (texturas, cores, estatura, acúmulo adiposo etc.), não é difícil entender que haja diferença nas atividades das glândulas sudoríparas e no odor corpóreo entre etnias. Obviamente, humanos de regiões tropicais tendem a ter mais odor que os de regiões mais frias, além de que a diferença na dieta pode também estimular odores (quem come muito alho, curry ou carne, por exemplo). Sou parda e me relacionei com pretos, brancos, pardos e orientais vida afora e o cheiro é de fato diferente. Os orientais, por exemplo, não têm odor nas axilas (sovaqueira/cecê) e a prova disso é que não se vende desodorante em muitas regiões da Ásia, sobretudo na Coreia. Independentemente do odor ou da ausência deste, todos devemos ter nossa humanidade respeitada.
Eu queria entender a lógica de dizer que somos todos iguais, quando na realidade somos todos semelhantes, mas diferentes, tanto no nível individual, quanto grupal (étnico). Como bem dizia a Elke Maravilha: “Nem melhor nem pior, apenas diferente.”
Sou casada com um homem negro. Ele é milhões de vezes mais cheiroso e higiênico do que qualquer pessoa branca que eu já me relacionei. O racismo é triste demais!
Essa aula me lembrou o filme "perfume"
@alexfranco5449 O Filme "PERFUME" é maravilhoso.
Minha avó falava q a pele ne gra tinha um cheiro bem forte e ruim, foi criada com isso, minha avo era vista como uma mulher sábia então eu nunca nem questionei, ate que descobri q isso era menti ra. Nao culpo tanto a minha avo pq isso vem dos antepassados dela, que persiste ate os dias de hj. Na minha cidade natal, que fica em Santa Catarina, a maioria das pessoas falam ate hj normalmente sobre que pele negra tem odor forte e não agradavel, e ninguem corrige, é a prova q ate hj pensam assim!
Eu morei em um país da Europa e fui fazer um curso do idioma local. No meu grupo tinha vários estrangeiros de toda parte. E tinha um rapaz da Nigéria que sempre estava super arrumado, porém tinha uma suvaqueira mortal😂. Mas também tinha uma moça do leste europeu que era branca como leite, sabe aquelas pessoas brancas que aparecem até as veias? E ela também tinha uma suvaqueira que parecia leite azedo, veneno puro😂
Tenho uma amiga da nossa família que é negra e está sempre cheirosa, meu pai é negro e nunca fedeu. Suvaqueira não tem nada a ver com cor de pele.
Não de fato, tem a ver com ser porco ou porca na maioria dos casos. Mau cheiro é sinônimo de sujeira ou mal funzionamento de alguma coisa no corpo, mas infelizmente geralmente é porque a pessoa não se lava mesmo. Nojo...
Não é o cheiro de falta de banho, é o cheiro da melanina, se distingue quem tem mais e quem tem menos! Isso não é racismo, é genética!!
@@c.b.rubi00sempre ouvir dizer que negro tinha cheiro mais for te tipo se for verdade aqui no Brasil isso não vai ser pra todos kk eu por exemplo sou pretinha ejá estou aqui no meu quarto dia sem usar desodorante pq quase não tenho cc graças a Deus e meus antepassados indígenas.
@@Brendafrapeeu nao tbm qndo uso e aqules antigo,e meu pai escalda
@@Assimaprendomelhor 😂😂😂😂😂 numa viagem para Portugal, sentou um angolano junto a mim e ele fedia a cebola podre. Pense numa viagem horrorosa, coloquei vick no nariz a viagem toda para disfarçar o fedor.
O conteúdo dessa aula é de interesse público pelas lições esclarecedoras que ele traz.
Incrível como esse preconceito tá enraizado, tenho alguns conhecidos e conhecidas que não se relacionam com pessoas negras, dizendo que "eles tem um odor forte", eu sinceramente sempre achei algo que não faz sentido, os odores corporais não tem nenhuma correlação com a cor da pele ou etnia, agora tenho bons argumentos científicos para os desmentir.
Tem sim. Melanina
Eu já ouvi isso de amigos, mesmo eles sabendo que meu pai é negro .. dói.. como pode ser ?? Quanta injustiça 😢😢
O odor corporal esta ligado ao que come, se é fumante e o consumo de água.
Também quando a pessoa esta doente pode emitir odores diferentes e insuportáveis. Um exemplo é quem tem diabetes, essas pessoas tem um cheiro adocicado forte e azedo ao mesmo tempo.
O mau cheiro também esta relacionado se a pessoa tem maior tendência de transpirar. O mau odor é o resultado das bactérias se ploriferar na umidade (transpiração) e no calor humano. Portanto, quem transpira mais tem a possibilidade de ter mais mau odor.
Gente, simples, o odor é natural e depende de varios fatores para influenciar no seu cheiro e na sua intensidade.
Mas o povo pré conceituoso é cansativo, chatos, burros e inconveniente.
Resumindo: banho diario para todas as etnias, caso contrário vão feder
Que conteúdo bem feito' sem lactação, muito bomm
O racismo é que fede isso sim.
Brasileiros relatam algumas vezes que o metrô parisiense tem um cheiro insuportável de fedor humano.
Excesso d esforço físico e falta de banho, ngm salva. Td isso me parece mto lamentável.
Que vídeo sensacional! Naosei como cair no seu canal, mas só tenho a agradecer 😊
Ganhou mais uma inscrita!
TODO MUNDO FEDE, SOMOS QUASE PODRES POR DENTRO, TODO MUNDO.🫢
Kkkkkkkk.... é isso! Todo mundo fede! ....O perfume vem da alma!
Segundo os comentários, os negros não kkk
@@antonioneiva7855o que eu estou a ver é que segundo os comentários os brasileiros e asiáticos perfeitos e cheiram a flores.
Tive uma experiência do cheiro de casa funerária por causa das flores artificiais.
Essa experiência desagradável quando tive que retornar para tratar de algo pendente foi o pior cheiro que senti na minha vida.
Concordo que as experiências e que nos trazem sentimentos negativos ou positivos.
Os positivos são os de pães assando De casa limpa,roupas de cama e toalhas de banho muito limpas, perfumes de uso pessoal com notas harmônicas são inesquecíveis...
Gente, de onde que as pessoas tiraram que a cor da pele interfere no cheiro?.. isso é racismo puro. Escrachado e evidente..
que vídeo educativo! parabéns amigo! Isso sim é conteúdo de qualidade e informativo
Eu já senti mal cheiro em turistas europeus no centro da cidade no RJ, e eram todos bem brancos.Eles nem vindo em um país tropical como o Brasil nem assim tomam banho.
Olá professor que tema ótimo para ser abordado, eu muito ouvi isso quando era criança e adolescente, quero ver sua abordagem!