Algodão e subprodutos
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- Comentamos sobre a composição química e formas de uso do caroço de algodão, torta de algodão, farelo de algodão e casca de algodão. A composição química dos alimentos foi retirada do CQBAL e das Tabelas brasileiras para aves e suínos. Os slides foram elaborados com auxílio da monitora da disciplina de Alimentos e Alimentação dos Animais Domésticos da UFERSA, Anna Vitória Praxedes de Oliveira.
Obrigado por nos ajudar professor
Obrigado pelo retorno Antônio. Compartilhe com interessados no tema.
Boa noite professor. Os teores de FDN que estão presentes na composição dos cereais, são compostos por FIBRA, por esse motivo, o cuidado ao administrar alimentos com altos teores de FDN na alimentação animal?
A FDN é uma forma de análise que expressa a quantidade de fibra de um alimento. No caso dos cereais, os teores de FDN são baixos, quando comparado a forragens e subprodutos da agroindústria. No caso de dietas ricas em grãos, para ruminantes, devemos prover um mínimo de FDN na dieta, para garantir saúde ruminal.
Boa noite professor!
Podemos substituir até quanto por cento da fonte de proteína, no caso, o farelo de soja pela torta de algodão e garantir a segurança alimentar do animal?
Depende da espécie animal e do nível de produção do animal. Normalmente, a torta de algodão tem menos proteína e mais gordura que o farelo de soja, além disso a torta tem bastante fibra. Ruminantes de baixo desempenho, a substituição pode ser total. Ruminantes de elevada produção, a substituição de até 30% pode ser possível. Suínos e aves temos limitações devido a fibra da torta, níveis de 8 a 10% podem ser possíveis.