Não Existem Diferenças Entre Guitarras Caras e Baratas. Você Esta Sendo Enganado.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 окт 2024

Комментарии • 510

  • @MrHaroldo1958
    @MrHaroldo1958 Год назад +123

    De uma olhada no canal do Darrel Braun. Ele serra o corpo de uma guitarra e analisa o som em um osciloscopio. Diferenças imperceptíveis. Tem um outro cara que prende as cordas de guitarra e coloca os captadores próximos às cordas sem nenhuma madeira. Também sem diferenças. Tenho uma guitarra de luthier que não foi barata, pois, escolhi ferragens de qualidade, longarinas de titânio para estabilidade no braço etc. O pessoal foca em guitarras e não em amplificador. Ponha uma Squier em um Mesa Boogie e depois uma Fender Custom Shop em um amplificador Fender barato. Amplificador é muito mais importante. Ou ainda tem gente que compra uma boa guitarra, um bom amplificador e cabos baratos

    •  Год назад +50

      Quanto ao equipamento eu concordo com você, mas quando ao uso do osciloscopio não posso concordar porque eu uso este maravilhos aparelho todos os dias em minha oficina eletrônica e ele não analisa timbres e sim formas de ondas que no caso o que aparece no vídeo são os sinais emitidos pelos captadores e isso não altera com a modificação da madeira! Mas eu entendi sua observação! Muito obrigado!

    • @Mfuao
      @Mfuao Год назад +9

      faz diferença sim até a tinta faz diferença no som , vc pode pegar 2 guitarras iguais feitas da mesma marca pelo mesmo luthier do mesmo corte de madeira da mesma arvore que ficaram expostas as mesmas temperaturas nao vai ser 100% igual a outra por mais que sejam guitarras "gemeas"

    • @metalmadeira494
      @metalmadeira494 Год назад +25

      No teste cego ninguém acerta

    • @MrHaroldo1958
      @MrHaroldo1958 Год назад +6

      @@metalmadeira494 não mesmo

    • @carloshenriquepecin7352
      @carloshenriquepecin7352 Год назад +2

      Exato! A equação não é fácil. Captadores madeira corda altura das cordas afinação pedais cabos amplificador falantes e talento. Ah elétrica tbm desde potenciometros fios e aqueles trequinhos que vão no tone ( esqueci o nome kkk)

  • @rodolfomisao123
    @rodolfomisao123 Год назад +1

    Mto bom o video. Vc poderia dizer se compensaria pegar uma ibanez gio com ponte edge 3 usada ou melhor uma Ibanez rg 350 ex/dx? O Brunão o que vc acha das madeiras brasileiras como Marupá, Cedro Rosa, Imbuia, Tauari, Freijó, Jequitiba Rosa para corpo de guitarra?

    • @oficinadomarcheto
      @oficinadomarcheto Год назад

      As grx são metade de poplar e a outra metade de agathis, isso é o segredo das gio

  • @michelseregatto
    @michelseregatto Год назад +6

    Conteúdo excelente e muito muito muito EDUCATIVO . já te sigo , sou luthier por nao encontrar aqui na minha cidade luthier com profissionalismo, e com transparência. Assisto você já a um tempo e aprendi mais uma matéria 😅 obrigado por compartilhar conhecimento
    Muito sucesso 🎉

    •  Год назад

      Muito obrigado meu amigo! Fico muito feliz em saber que estou contribuindo de maneira positiva!

  • @adilsonpereira8669
    @adilsonpereira8669 Год назад +4

    Não tenho conhecimento tão profundo em guitarrras, mas prezo pelo caráter e a honestidade de se falar a verdade sempre, independente da área em que se atua.. PARABÉNS pela conduta...

    •  Год назад

      Muito obrigado! Estamos aqui para isso!

  • @ribamarbarbosa8789
    @ribamarbarbosa8789 Год назад +4

    1- parabéns 👏💯
    2. A guitarra só vai prestar ou não se for confortável.
    3. Realmente a madeira vai influenciar, pois é só perceber que a corda vibra enquanto houver os harmonicos. Num violão você percebe , basta apertar, por exemplo, a nota sol grave e verá que a corda sol responde e vibra, no caso do acústico, mas quanto mais a corda vibrar e ressoar na madeira, mais ela fornecerá som para o captador.
    4. Parabéns novamente, pois quando eu tirei os pickups originais da minha squier Califórnia e coloquei os vintage noiaseleas o som ficou mais agudo , mas não ficou igual a Eric Clapton. Realmente madeira influencia, mas o que vai contar ao final é se o músico irá ficar confortável, pois se ficar, será a guitarra ideal.
    5. Deus o abençoe, parabéns e feliz ano novo 🙏

    • @ilenninbpaixao
      @ilenninbpaixao Месяц назад

      como vc quer que fique igual a guitarra de eric clapton se os captadores são diferentes? Sim. Mesmo sendo o mesmo modelo, para haver um teste acurado, teria que usar o mesmo captador que ele usa na dele.
      Outro ponto é que os amplificadores também são diferentes. E segue a mesma logica. Você precisaria usar os mesmos amps que ele usa.
      O mesmo para os pedais, tarraxas, pontes e corda.
      A madeira influencia, mas sua fluência é quase imperceptível aos ouvidos humanos.

  • @riganocanada
    @riganocanada Год назад +2

    Pô começou no Stryper já arrebento no like

    •  Год назад +1

      Cara! Valeu! Para mim, uma das melhores bandas! Pena que é pocuo conhecida no Brasil!

    • @riganocanada
      @riganocanada Год назад

      @ meu irmao entrou no casamento dele com a musica Free do album Tho Hell with the Devil, e eu tive o prazer de tocar a guitarra base e cantar... foi muito top

  • @Dom_nar
    @Dom_nar 5 месяцев назад

    A MELHOR E MAIS REAL E SINCERA EXPLICAÇÃO SOBRE GUITARRA E SUA COMPOSIÇÃO, DE PECAS E MADEIRA ,,,PARABÉNS

  • @Tea41.
    @Tea41. Год назад +13

    Na faculdade tinha uma matéria chamada Vibrações Mecânicas. Nessa matéria vc aprende que todo corpo tem uma frequência natural de oscilação. Essa onda pode ser ampliada (amplitude da onda) ou induzida por uma oscilação harmônica. Isso funciona pra tudo se vc souber a frequência exata e tiver a potência necessária. É aquele fenômeno que ocorre quando um cantor lírico faz uma taça de cristal explodir com sua voz. A taça vai vibrar em consonância com a voz até o ponto em que as tensões produzidas superem a resistência do material. Se vc fizer com uma taça de vidro não vai funcionar igual. Num instrumento bem ajustado, de construção precisa, com madeiras de qualidade, as cordas vão interagir com o corpo dando mais volume, mais sustain, ou seja, dando uma resposta harmônica às varias frequências produzidas pelas cordas. O Brunão está certo!!

    • @Joao_000
      @Joao_000 Год назад +1

      A ponte e o nut não anulariam o efeito?

    • @Tea41.
      @Tea41. Год назад +1

      @@Joao_000 É justamente por aí que as oscilações são transferidas. Isso ocorre numa via de mão dupla.

    • @eloxps
      @eloxps Год назад +1

      Mas cara, não faria diferença “apenas” nessas frequências próprias de cada madeira ?? Eu penso que a diferença deve ser tão pouca que não faz diferença no final das contas… ainda mais no palco, com vários instrumentos ao mesmo tempo, e tbm com vários efeitos e amplificadores.. sei lá, tanta coisa pode ter influência

    • @Tea41.
      @Tea41. Год назад

      @@eloxps Quando vc ouve uma nota o som que vc ouve é o resultado de múltiplas frequências que se sobrepõem. Pense num acorde composto pela tônica, terça e quinta. Vc tem pelo menos três frequências andando juntas.

    • @danielmendes7391
      @danielmendes7391 Год назад +1

      @@Joao_000 Uma ponte de boa qualidade não anula nada.

  • @edersonbuchler1662
    @edersonbuchler1662 Год назад +5

    Só de mandar "SOLDIERS UNDER COMMAND" já merece o LIKE!!

    •  Год назад +2

      Baita som! Uma das melhores bandas de todos os tempos! Pena quem pouca gente conhece!

    • @everaldocarvalho1411
      @everaldocarvalho1411 Год назад +2

      Exato! Na hora que ouvi o riff já mandei o like!!!

  • @CH4CarlosHenriqueCH
    @CH4CarlosHenriqueCH 2 месяца назад

    Olá meu amigo, eu achei excelente o vídeo e a proposta que você trouxe. Sinceramente, eu acredito que tudo que está na construção de um instrumento musical tem sua devida influência. Existem muitas questões em volta desse assunto, desde econômicas a técnicas, uma coisa é fato, a indústria está em um processo de evolução e involução e ao mesmo tempo. Grandes marcas de instrumentos, equipamentos e acessórios (principalmente do Brasil) estão apostando em industrializar pensando só na quantidade (lucro) e esquecendo da qualidade (fidelização). Na minha experiência autodidata, o que eu sei é que o instrumento bem construído é bom, isso envolve desde a linha produtiva até o controle de qualidade. Tenho duas guitarras com qualidades diferentes, uma Cort M600 coreana, feita em mogno (corpo e braço), set in com bons captadores, boa elétrica e tal, e tenho uma Seizi Katana Musashi, corpo basswood, braço e escala de maple, ferragens, captadores e elétrica originais simples. Troquei os caps e os knobs e deu uma boa melhorada, mas é diferente da Cort... Por ser simplesmente um instrumento diferente rsrs.

  • @ronaldoneto1104
    @ronaldoneto1104 Год назад +6

    Tem uma entrevista que o Frejat (que pra mim é uma puta referência da guitarra rock no Brasil e entende muito de guitarras) deu para o canal do Nelson Faria e tem uma parte em que ele fala justamente isso: Qualquer guitarra que ele vai comprar ou testar, ele toca ela desplugada. Se o som for bom com ela desplugada, quando ligar no amp ela vai ser boa também.

    • @MrHaroldo1958
      @MrHaroldo1958 3 месяца назад

      @@ronaldoneto1104 Frejat? Referência? Prá mim, só viúva do Cazuza!

    • @ilenninbpaixao
      @ilenninbpaixao Месяц назад

      @@MrHaroldo1958 Verdade. Como esquecer do grande guitarrista Cazuza, né?

  • @edpazeto9079
    @edpazeto9079 Год назад +5

    Com todo o respeito mas sou obrigado a discordar nesse assunto. As grandes marcas nao usam madeira especial por causa do timbre... e sim por causa da durabilidade, secagem, sustain, afinação. O timbre de uma guitarra é 95% captadores, cordas, cabos, amp, e falante. "Ah, mas Ash é mais agudo que Basswood"... sim mas isso nao significa ser melhor ou pior. Você apenas precisará escolher um captador diferente que tenha mais grave. Captadores tb são divididos em graves médios e agudos, mesmo sendo de uma mesma marca, e isso nao os fazem melhores ou piores. O mesmo serve para falantes. Vc tem Celestion green back (mais "grave") e V30(mais "agudo") com a mesma qualidade. Então não. A madeira não influencia muito no timbre. A não ser que vc escolha errado os captadores ou queira usar os mesmos. Não em um instrumento eletrico. Se for guitarra acustica ou violão aí sim. Na guitarra elétrica a madeira irá definir a durabilidade, secagem, variação termal de afinação, afinação, sustain, etc. Mas timbre, só vai mudar de agudo para grave o que não é questão de qualidade e sim de caracteristica. Uma Gibson vale
    8000 dolares por causa da marca e pq tem tonto que paga. Igual um Iphone vale 2000 e o povo paga 7000 pq tem a maçãzinha. Se tirar a maçã do Iphone ninguém mais compra (mesmo tendo o IOS). Meu sonho é tocar numa Music Man Majesty um dia, mas eu nunca vou comprar uma por 40mil nem ficando milionario, pq nao vale isso. Alias, todo guitarrista sabe, que guitarra nenhuma no mundo deveria custar mais de 1000 dolares. O Slash fez sucesso tocando com uma Gibson falsa que nao custaria nem 1/8 de uma Gibson americana. E hj vendem a Gibson como se fosse o som dele.

    •  Год назад +2

      Bom dia!
      Primeiramente obrigado pelo comentário e é disso que estamos precisando aqui, comentários inteligentes que discutem o assunto com sabedoria!
      Vamos lá, o primeiro ponto é que deixei muito bem explicito no vídeo que a ideia é mostrar o quando é fácil enganar um espectador quando este esta a distancia, ou seja, com uma simples edição no audio é fácil enganar as pessoas. Agora, concordo com tudo o que você disse, mas a madeira influencia muito no timbre do instrumento sim, mesmo que eu coloque a parte eletrica da guitarra barata na Ibanez, esta ultima não terá o mesmo timbre da primeira nunca! Isso é um fato! Mas concordo que é possível tranquilamente ter um otimo timbre, sucesso e muito mais com um instrumento de baixo custo! Grande abraço!

    • @rafaellennum
      @rafaellennum Год назад +1

      @ Bom dia! Boa tarde! Boa noite! :) O grande problema do vídeo e das afirmações nos comentários é que no final o ponto não está comprovado. Em nenhum momento ficou demonstrado a diferença no timbre, já que são equipamentos com a eletrônica totalmente diferente. Para comprovar uma fraude é preciso repetir o teste (que na maioria desses vídeos é igualando captadores e etc) e mostrar que o resultado não é aquele, senão é simplesmente um apelo à autoridade, saca? Eu entendi a intenção do vídeo mas você acaba necessariamente entrando num tema "polêmico" sem comprovar o ponto. Por isso os comentários, inclusive este kkkk. Eu nunca fiz experimentos deste tipo mas já toquei com guitarras diferentes e na minha vida prática eu notei que no palco faz pouca diferença para o público geral, que está lá pra curtir. Basta fazer umas firulas a mais e o pessoal acaba gostando mais do som da mais barata até kkkk. Para a minha vivência, caso não vá gravar um CD, toda essa discussão acaba sendo vazia. Equipamento caro fica em casa e só sai em ocasiões especiais. Pra tocar na noite vai uma guita bem regulada, uma pedaleira ligada em linha e já era, para a morte dos guitar techs kkkkk. Até os donos dos barzinhos agradecem.

  • @Ghalladryel
    @Ghalladryel Год назад +20

    Brunão, essa "guerra" nunca terá fim! KKK! Essa é a verdade! Eu até acho que madeira influencia sim, e sempre procurei comprar guitarras com madeiras nobres na construção. Mas atualmente eu jogo no time do "Invista no estudo da instrumento". Com técnica e musicalidade apuradas e bem consistentes, a gente toca até numa vassoura usando nylon de pesca como cordas! Cansei de ver gente fazendo "cocô" com Gibson/Fender e já vi gente mandar ver em Golden/Michael/Menphis/Strinberg! Na minha opinião, no final o que mais conta é habilidade do guitarrista! Valeu! Abraços!

    • @carloshenriquedoreribeiro3162
      @carloshenriquedoreribeiro3162 Год назад +1

      Boa!! foi o que comentei... e ainda acrescento, marcas como golden, michael, memphis e strinberg possuem guitarras com madeiras boas... mesmo assim o preço delas é infinitamente menor que uma gibson/fender... pode até fazer diferença a madeira... mas há guitarras de marcas inferiores que fabricam guitarras com bons materiais e mesmo assim possuem um preço beeeem menor... é aquilo... é o decalque no headstock que faz seu ouvido ouvir melhor...

    • @AthilaCamargo
      @AthilaCamargo Год назад

      Já teve fim... Maidera não influência nada! Essa cara so que like

    • @Rafael-Morais
      @Rafael-Morais Год назад

      Concordo! Isso sem falar que é muito mais legal ver alguém com equipamento simples tirando leite de pedra - músicos e musicistas assim estão sempre no topo pra mim.

  • @everaldocarvalho1411
    @everaldocarvalho1411 Год назад +7

    Ôloco. O cara meteu um Soldier under Comand do Stryper! 👏👏👏👏👏

  • @andrelfcunhaii
    @andrelfcunhaii Год назад +6

    Incrível q o tipo de madeira exerce influência até sobre alguns modelos de captadores ativos. Quem já ouviu o John Petrucci ao vivo percebe nitidamente a diferença entre os timbres das diferentes guitarras Majesty em q ele utiliza o mesmo set de captadores p todas elas. A Tiger Eye por exemplo, q é feita de Mogno e Alder, tem uma sonoridade q é bem particular.

    •  Год назад +2

      Seu comentário merecia um premio! Espetacular a comparação, claro que tem diferenças, basta a pessoa querer ouvir e aceitar isso! Grande abraço!

  • @carlosmartins7374
    @carlosmartins7374 Год назад +1

    E Bruno, falar a verdade tá complicado hj em dia, mas que bom que vc e um cara de bom caráter.

  • @guislipweb
    @guislipweb Год назад +6

    O importante é a pessoa gostar do timbre e combinação de equipamentos, ai gera um som único e bem pessoal

    •  Год назад +1

      Muito bom! Perfeito comentario!

    • @adrianomarques7896
      @adrianomarques7896 Год назад +1

      Tenho uma cort x11 q tem um som monstro parece de guitarra top de linha msm única coisa q n gosto dela e botão de volume e chave seletora muito perto da mão direita kk as vezes atrapalha mas o braço é muito bom fino madeira clara e confortável dificilmente vô achar outra com essa qualidade num preço

  • @thiagolarusso6647
    @thiagolarusso6647 Год назад +9

    Ganhou o like só por tocar STRYPER kkk Muito bom!

    •  Год назад +7

      Uma das melhores bandas mas com pouco reconhecimento! Curto muito!

    • @edilsonbatista
      @edilsonbatista Год назад

      O loko eu nem sabia!

  • @Earlyreview
    @Earlyreview Год назад +3

    Luthier Tiguez, 40 anos de profissão, fala com todas as letras: MADEIRA NÃO INFLUENCIA NO TIMBRE. As fabricantes cobram caro nas madeiras porque simplesmente QUEREM. Madeira mais difícil de conseguir como as Birdseye Maple, ou Ébano, são mais caras sim. Não porque são melhores, mas sim porque simplesmente são mais difíceis de conseguir, consequentemente mais caras. Da mesma forma existe guitarras com corpo em alder e escala em rosewood caríssimas, o que não significa nada, pois guitarras com valores muito menores contém as mesmas madeiras.

  • @vagnermuchenski3028
    @vagnermuchenski3028 Год назад +5

    Muita gente têm como referência, o som do celular ou do PC. Para essas pessoas em específico, vale pegar uma hora de um estúdio que tenha um bom amplificador e plugar guitarras diferentes, para ouvir e também sentir, literalmente, a diferença do som.

    •  Год назад +2

      Muito boa sua observação! Perfeita! Muito obrigado!

    • @TheMrLoucrazy
      @TheMrLoucrazy Год назад

      Exato! Eu tive que fazer isso para realmente saber como cada instrumento soava. Vc deve colocar num nível de volume também que em casa simplesmente fica inviável. Dali as coisas e as percepções ficam mais aguçadas. Avalie os profissionais, que tocam para estádios.

  • @geangibaguitaroficial3162
    @geangibaguitaroficial3162 Год назад +3

    Mais um inscrito aqi hehe
    Comprei uma strato barata, troquei o braco pense na diferenca, depois troquei o corpo e coloquei a mesma eletrica, meu se tornou outro trimbre totalmente diferente, agora mandei aprimorar a captacao dela, ansioso dmais pelo resultado, concordo 100% com td q tu falou no video. Top dmais

    •  Год назад +1

      Valeu meu amigo! Muito obrigado!

  • @gilbertopadilha1833
    @gilbertopadilha1833 Год назад +6

    Cara que vídeo foda ! Gostaria de ter conhecido esse canal antes.
    Mas resumindo, não sou músico mas tenho bastante modelos de guitarra, irmão tem diferença sim !
    Obrigado pelas dicas e pela honestidade.

    • @TheMrLoucrazy
      @TheMrLoucrazy Год назад +1

      Tb tenho alguns modelos. Realmente, a diferença eh clara quando vc coloca no colo. É claro que existem guitarras boas, com valor bom, mas isso vc só percebe quando pega o instrumento.

    •  Год назад

      Sim tem muita diferença! A questão e que muita gente preferen não aceitar isso, isso é explicito! Grande abraço e muito obrigado!

    •  Год назад +1

      Realmente tem diferenças! Para fazer um bom som e ser profissional o cara não precisa de um instrumento caro, ele precisa estudar e ter bom gosto!

  • @augustotannus27
    @augustotannus27 Год назад +4

    Eu acho que uma questão a se levar em conta nessa questão toda é conforto. Eu tenho uma tele da série tagima woodstock que foi bem baratinha. Tive oportunidade de tocar em um fender telecaster e percebi que a minha tagima produzia um som muito mais agradável e tinha uma saída e um corpo melhores pro que eu toco (jazz e blues primariamente). Porém mesmo assim eu fiquei com muita vontade de ter a fender por um simples motivo: CONFORTO. Meu Deus, como aquela guitarra era confortável e encaixava bem comigo. Sem aparas ásperas, o escala arredondada num ângulo gostoso de tocar, diferente da tábua que é a escala da minha Tagima. Eu não vou comprar uma fender. Posso muito bem adaptar minha Tagima, arredondar a escala, trocar tarraxas e ponte. Os captadores eu vou manter pois gosto muito deles, aprendi a timbrar e regular eles. Mas acho que, com a tecnologia atual, o principal de um instrumento é isso, o conforto.

    •  Год назад

      Muito obrigado!

  • @72Lucian
    @72Lucian Год назад +5

    Muito bom conteúdo! Confesso que me assustei a principio pois sempre soube da importância de madeira nobre na construção do instrumento de cordas! Tenho uma Gibson SG de 1997 que amo!

    •  3 месяца назад +1

      Não faz a menor diferença.

  • @ViniciusRockandRoll
    @ViniciusRockandRoll Год назад +3

    Cara, muito bom o seu conteúdo, ensina muita coisa e acaba com vários mitos.
    Recentemente quase comprei um equipamento ruim por acreditar nesses reviews de Internet. Alguns reviews até que ajudam, mas é sempre bom testar você mesmo o equipamento antes de comprar.

    •  Год назад +1

      A ideia é essa, mostrar que é fácil enganar as pessoas, mas parece que a galera entendeu errado o vídeo!

  • @daniels4695
    @daniels4695 Год назад +2

    O som não muda, mas a madeira de boa qualidade faz com que a regulagem se mantenha mais tempo ou sofra menos com o transporte e variações de temperatura ou seja, uma guit pra turnê ou pra vc gastar menos indo ao luthier

  • @miqueiasfv
    @miqueiasfv Год назад +5

    Troca os captadores de uma pra outra agora pra gente ver o resultado ou coloca os captadores iguais

    •  Год назад

      Cara posso fazer isso! Mas vc acredita que o Ibanez vai ficar com o mesmo timbre da strato (Interrogação) Gostaria que isso fosse sempre assim... A idéia do vídeo foi mostrar para as pessoas o quanto é facil enganar estando a distancia! Grande abraço!

    • @CanalDoTavora
      @CanalDoTavora 3 месяца назад

      Enrolou pra não fazer.

  • @regisfranca9683
    @regisfranca9683 Год назад +3

    Parabéns, você é muito sincero em seus vídeos! Sua linha de raciocínio faz todo sentido, é a lógica das coisas . Esse canal agrega muito conhecimento.

  • @MarcioLima
    @MarcioLima Год назад +4

    Fala mano, passando aqui pra parabenizar pelo canal desejar um Feliz ano novo, e deixar meu ponto de vista :
    Bom quando se tem uma guitarra que não tem qualidade na madeira a solução é tentar melhorar a parte elétrica e captadores já fiz isso várias vezes e alguns vezes da certo outras não mas com o tempo vamos tendo conhecimento e isso é o lado bom da coisa, e tbm poder ajudar as pessoas!
    Valeu vídeo top👍

    •  Год назад +1

      Perfeita sua observação e muito obrigado por comentar e compartilhar com o crescimento do canal! Muito obrigado!

  • @DaniloJr
    @DaniloJr Год назад +1

    Vejo muita gente fazendo esse tipo de análise. Pra ter certeza desse tipo de coisa, só se eu mesmo fizesse esse teste. Entenda q não estou desmerecendo vc ou chamando de farsante, mas é q no RUclips (internet em geral) tem de tudo.
    De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar.
    Ótimo 2023. Deus abençoe teu trabalho e tua vida.

  • @alexandregrassi1
    @alexandregrassi1 Год назад +12

    Eu já vi uma pós graduação da Unicamp com equipamentos que não detectou muitas diferenças entre uma guitarra com 2 peças de mogno ou outra com madeiras leves de qualquer tipo com o mesmo captador, na verdade a deferência era tão pequena que era imperceptível para o ouvido humano mas vamos seguindo os fetiches do mercado rs.

    • @carloshenriquedoreribeiro3162
      @carloshenriquedoreribeiro3162 Год назад +5

      exato!! pode até ter diferença.. mas vc tem que ter um aparelho pra medir isso kkkkk ... cara, esses caras tiveram condições melhores pra comprar uma fender/gibson/ibanez e querem encher o saco.

    • @mohamedwst
      @mohamedwst Год назад

      A madeira influência ate na afinação.

    • @ismaelgustavo4014
      @ismaelgustavo4014 Год назад

      Sim! Vamos seguir os fetiches do mercado enquanto o brother q diz q n já diferença nas guitarras baratas , não larga a gibson de 20 mil reais 🤡

  • @DougLima
    @DougLima Год назад +12

    A tocabilidade de uma guitarra cara tb é muito diferente de uma mais barata.

    •  Год назад +5

      Se é! Completamente diferente!

    • @victorntw
      @victorntw Год назад

      Verdade

    • @patrikmetal9375
      @patrikmetal9375 Год назад

      Agora falou a verdade. Fora os ruídos de guitarra barata.

    • @daniloberserk
      @daniloberserk Год назад

      @@patrikmetal9375 Ruído é falta de ajuste básico. Qualquer zé mané blinda uma guitarra em poucos minutos.

  • @m.borges5747
    @m.borges5747 Год назад +4

    Só Verdades!! Tem um RUclipsr no Brasil bem conhecido que gosta de enganar ex: Disse que um pedal com á proposta do mesa Boogie Mark 5 ou 4 era "Dois pés no peito" de pohhada, comprei o pedal e ele tinha o mesmo ganho de um ts9 ou até mesmo o 808 Ibanez (só o timbre lembrava o mesa Boogie. Continue assim fazendo vídeos Sérios, pois precisamos de proficionais como vc! Ótimo Vídeo 🤘

    •  Год назад +2

      Muito obrigado! Sempre sério!

  • @caiomacbol
    @caiomacbol Год назад +1

    O som da madeira está alí. Não necessariamente isso é algo positivo. Já reparou que a galera que curte "som de madeira": não curte muito guitarras semi-acusticas?
    A idéia da guitarra de corpo sólido é justamente isolar, minimizar o som acústico.
    O material da Fita isolante faz diferença na condução de energia elétrica de um cabo? A pergunta está errada.
    função da madeira não é essa.
    Com os mesmos materiais, a Fiat, Volkswagen e Chevrolet poder fazem um carro popular e um carro luxuoso.
    A diferença não é o material do chassi, garanto para você
    A forma como uma guitarra é construída é que faz a diferença
    Distância entre o nut e a ponte. Formato do braço. Largura e altura da escala. Tensão e calibre de cordas. Altura do traste. Números de ponto de contato com a corda. Ângulo do tensor. Altura de ação das cordas. Posição dos trastes. Presença ou ausência de escalope. Granulação de lixamento
    Posição dos captadores, altura dos captadores, ângulo do captador em relação as cordas.
    Tempo de uso da corda. Posição dos carrinhos responsáveis pela afinação de oitavas e harmônicos. Tipo de captador (ativo, passivo, single, hambucker, p90, filtertron, lipstick)
    Isolamento elétro-magnetico e acustico. Resistência do potenciômetro. Capacitância do capacitor. Forma de ligação dos capacitores (série, paralelo, inversão de fase).
    A última coisa importante é a espécie da madeira:
    Faz diferença se a guitarra é feita inteiriça ou em partes parafusadas. Deve ser resistente para suportar as tensões. Ser transportável com segurança. Não empenar por diferenças de calor e umidade. Ser durável. E claro: apelo estético.
    Está no RUclips. A Fender fez o desafio de projetar uma guitarra com corpo de papelão. E funcionou.
    A discussão está errada.
    A pergunta deveria ser: qual tipo de construção de guitarra você gosta? Qual tipo de captador? Qual o seu nível de exigência?
    Além disso, tem o fator referência.
    Grandes astros do rock usaram les paul e stratocaster. Guitarras tecnicamente melhores já existem. Podem inclusive ser baratas. Mas não tem o timbre exato do Gilmore ou do Slash. E isso, além do potencial de ostentação, está incluído no preço
    Quando chega nesse ponto, não tem como discutir, porque é um fator emocional. O pessoal quer o som do rockstar. Se sentir um rockstar.
    Qualquer equipamento lixo pode ser o equipamento lendário: basta algumas lendas do rock usar.
    Tipo o amp transistorizado Jazz Chorus 120.
    O Metallica gravou o And Justice For All nele. Hoje é um amp lendário. Ou aqueles pedais de transistor de germânio horrorosos do Jimmy Hendrix.
    Se virou referência, virou lenda, virou intocável. Não adianta discutir. Chamar um equipamento de ruim vira o mesmo que chamar um rockstar de ruim.
    Aí você pode fazer uma guitarra de fibra de carbono, que você passa o ônibus encima e ela não empenar e não precisa de tarraxa para afinar. Ela se auto-afina e do som já sai Bluetooth stereo sem ruído e equalizado, com 300 pedais de efeitos digitalizados de brinde:
    Enquanto ela não ser usada na gravação de um disco lendário:
    Vai ser mais barata que uma Gibson.
    O ser humano é foda

  • @Viles-
    @Viles- Год назад +2

    Todo mundo que tem oportunidade de comprar uma guitarra em mogno, ash e etc compra; isso a 70 anos. Aí vem uma galera dizendo que "teve um estudo", "mas o cara bota a corda numa mesa", "mas aqui com plug-ins nesse amp digital... " Resumindo, tudo que o pessoal quer ouvir é que ele não precisa investir pra ter o mesmo timbre do ídolo dele. Agora, boa parte do som da guitarra vem sim da corda e dos captadores, mas a madeira tem sim influência no som.

    •  Год назад

      Muito bom Você falou a mais pura verdade aqui! Grande abraço!

  • @Joao_000
    @Joao_000 Год назад +5

    O Tiguez é um luthier consagrado há décadas e sempre diz que madeira não influencia nada no timbre. Ângulo das cordas no headstock e ponte e o tamanho da escala é que são determinantes, assim como o captador, especialmente humbucker e single.

    •  Год назад +2

      Cara, respeito as observações de todos, cada um confia em que lhe apetece. Eu sinto diferença no timbre! Como eu disse, experimente montar uma guitarra em uma tábua...

    • @MrRodrigoalvesz
      @MrRodrigoalvesz Год назад

      Os Pots influenciam muito tbem

    • @MrRodrigoalvesz
      @MrRodrigoalvesz Год назад

      @ já viu esse vídeo? ruclips.net/video/n02tImce3AE/видео.html

  • @A1.2
    @A1.2 Год назад +2

    Oque posso dizer aqui é que sou violinista de orquestra e estudo guitarra há muito tempo e vários violinos e guitarras já foram minhas e atualmente em guitarra tenho 3 fenders, então resumindo, a guitarra quando se compra é um todo, sua beleza, materiais, timbre, afinação, acabamento, madeira, e dentre outras coisas que é muito importante é a tocabilidade. Então tudo isso se reflete em diferença sim, amplificador também interfere nisso, e vale a pena sim um instrumento feito com qualidade no aspecto geral se ganha muito, e convenhamos as fender que possuo são caras por causa dos impostos mas elas valem cada centavos porque são muito bem feitas, espero ter contribuído afinal são muitos anos que tenho essas experiências. Abs

    •  Год назад +1

      Muito seu comentário! Grandes guitarras vc tem, tenho certeza que tem um timbrão! Grande abraço e obrigado por comentar!

  • @LucasVinicius-od2rm
    @LucasVinicius-od2rm Год назад +2

    Ganhou mais um inscrito só pela honestidade...... Vídeo top de mais parabéns meu amigo !!! Explicou tudo direitinho show de bola !!

  • @CH4CarlosHenriqueCH
    @CH4CarlosHenriqueCH 2 месяца назад

    Mas como eu falei, a sua proposta no vídeo foi excelente. Eu sou canhoto e sofri muito pra achar instrumentos bons. E as marcas esquecem que existem guitarristas canhotos no mercado e querem enfiar instrumentos duvidosos, e isso vale para os destros. E como falei, hoje a ideia é produzir e não fidelizar, aí não dá pra defender certas marcas que fazem isso. Por isso eu digo que quando o instrumento é bem construído faz diferença sim. E se isso envolve a seleção das madeiras e componentes, o ponto é esse... Parabéns pelo vídeo!

  • @LeoAdlerBrum
    @LeoAdlerBrum Год назад +2

    Show! Com certeza muda sim. Verdade! Até tocando a mesma guitarra, a mesma música, até a tensão das cordas de um segundo para o outro, já da diferença, nunca é tudo igual. Imagina a madeira, captadores, etc ... rsrsrs pooo muiiita diferença. Já percebi esses vídeos também ... os caras falam merda ali. Rs ... ótimo conteúdo. Valeu man ... to acompanhado aqui. Teu estilo é show!

    •  Год назад

      Muito obrigado!

  • @heroipordiversao3934
    @heroipordiversao3934 Год назад +5

    Olha, eu respeitosamente discordo. o unico teste honesto q eu vi, foi o cara tirar todas as peças de uma fender de uns 12mil, como captadores, potenciometros, fiação, e tudo mais, e botou numa Tagima se não estou enganado. ouve uma diferença? sim. quando o som limpo. mas muito sutil, apenas um amplificador caro pra conseguir expor essa diferença. no momento q botou um drive acabou, não teve diferença mais entre as duas. cara até a qualidade e espessura dos fios interferem mais na qualidade do q a madeira. dai eu pergunto: se vc tem condições de ter um amp q custa mais de 10mil reais, vc tem condições de comprar uma Ibanez ou fender de 15mil. quem compra uma guita mais barata, ou mesmo uma usada de marca boa, como eu, q comprei uma grg 270dx, vai investir um pouco trocando algumas coisas, para melhorar o som, e vai pegar no maximo um amp do nivel de um boss katana 100. 15mil as vezes é 3x mais caro do q todo o sistema de som do cara, q ainda assim consegue tocar e fazer grana, ou mesmo por lazer. lembre-se, não adianta uma guita de 15mil nas mãos de um cara q não sabe tocar direito, ou na mao de um aprendiz. assim como até uma guita de 600 pila, na mão de alguem competente, pode soar igual uma fender.

    •  Год назад

      Eu entendi o que vc escreveu, mas o vídeo não retrata as diferenças entre as guitarras e sim como é possivel enganar atraves de um vídeo. Para fazer um sonzão não é necessário uma guitarra cara e sim muito estudo e bom gosto por parte dos musicos. Mas que a madeira faz diferença isso faz! Grande abraço e obrigado por comentar!

    • @heroipordiversao3934
      @heroipordiversao3934 Год назад

      @ Essa semana saiu um video da Malagoli, onde apresenta um estudo cientifico sobre a influencia da madeira numa guitarra eletrica:
      ruclips.net/video/6zIac4WRrr4/видео.html&t

  • @aquariumlife2929
    @aquariumlife2929 Год назад +2

    Depende o som q vc faz...se é pra tocar distorção qualquer madeira ta valendo, tudo da no mesmo pro ouvido...agora se é pra tocar um som limpo , um jazz ou um crunch de leve aí a madeira da diferença sim

    •  Год назад +1

      Boa! Grande abraço meu amigo!

  • @ryze993
    @ryze993 Год назад +2

    Se a madeira influencia tanto assim no timbre então prq a galera troca os captadores em vez de trocar o corpo da guitarra?

    • @thiagovnmessias
      @thiagovnmessias 4 месяца назад

      Pq é mais barato trocar o captador do que a madeira (corpo e/ou braço)! rsrs

  • @StrateiroBR
    @StrateiroBR Год назад +2

    Cara a semi acústica tem uma diferença tão abyssal para uma strato por exemplo que fica na cara que realmente a madeira faz a diferença

    •  Год назад +1

      Perfeito! Grande abraço!

  • @ingridbarbosa2257
    @ingridbarbosa2257 8 месяцев назад

    Eu comecei a te seguir prlo fato de você ser realista, falar a verdade 😊❤

  • @joaoandradde
    @joaoandradde Год назад +1

    Mto bom esse vídeo às vezes a gente vê o cara pega uma Memphis taca upgrade nela e fala que fica melhor ou igual à uma fender , eu N acredito mto, sempre acho que rolava umas edições por trás.

  • @gilsilva9996
    @gilsilva9996 Год назад +3

    Parabéns pela coragem amigo ...compartilho da mesma visão que você.....

    •  Год назад

      Muito obrigado!

  • @MASB1OO
    @MASB1OO Год назад

    Finalmente pessoas sensatas. Com certeza madeira influencia. Não há dúvida.

  • @decokoy
    @decokoy Год назад +1

    Gosto de pegar umas guitarras baratas com madeira boa e fazer um upgrade. Muito melhor do que gastar em uma guitarra cara na loja.

  • @Teetteu
    @Teetteu Год назад +1

    Opa, pode me tirar uma dúvida?
    Por que tem tagima com alder e maple de 1500 e tem fender com a msm madeira muito mais cara? Tem alguma diferença entre as elas? A da fender é um alder diferente?(Eu sei q o valor é por causa de captadores, etc)

  • @gabrielgiovani4499
    @gabrielgiovani4499 Год назад +1

    Cara achei legal o video, mas vamos para algo mais a fundo, a equalização usada no amplificador pelas duas guitarra são as mesmo?, se sim, é complicado porque sempre uma vai vim faltando algo que deve ser complementado pelo amplificador (como graves, médios e agudos). Outra questão a se considerar é, o preço praticado no Brasil para se ter uma guitarra, me lembro quando a Stella da Tagima custava 1,800, agora beira a casa de 5 mil. Segundo Sillas, ele mesmo explica que depois de certo valor, você apenas está comprando os detalhes de beleza da guitarra, não o som. Renatinho, fez video comparando uma guitarra barata bem regulada contra uma cara (Fender vs Tagima), teve diferença sonora, mas ambas agradaram. A própria FENDER fez uma guitarra de papelão, e o som ficou legal, demonstrando que a madeira tem uma leve influência, e o mais importante que muitos músicos não consideram é que, antes de ter um equipamento bom, saiba tocar bem, já fui em shows legais onde tinha pessoas usando guitarras super em conta, e acessíveis até para iniciantes, e já fui também em show onde tinha guitarra cara, mais o som não saia legal. Eu acho legal, quando as pessoas configuram um equipamento básico ou de entrada e demonstra na RUclips que tem como, sim, tirar um som de guitarra com equipamento acessível.

    •  Год назад

      O video foi feito para mostrar que com edições é possível fazer de tudo e enganar também!

  • @YngwieAlisson
    @YngwieAlisson 9 месяцев назад

    Então como você me explica as guitarras feitas de outros materiais, ou guitarras sem corpo?

  • @f-guitar1630
    @f-guitar1630 Год назад

    Tenho uma musicmaker lps, madeiras top demais!!! Toquei com uma strinberg lps no estúdio que ensaio com minha banda.... e tenho uma memphis da tagima mg32 (na épocapaguei 600,00) ...e tenho um violão takamine tsf 40c valvulado.... na moral.... pro violão em relação ao som, a madeira faz a diferença em quase 100%...(considerando o leque harmônico)...agora pra guitarra...a diferença do som, realmente são captadores, e ferragens..... a sensação de tato, é muito perceptível em uma guitarra cara e uma barata, a estabilidade do instrumento, isso é o quanto ele se mantém afinado e regulado com as variaçõesclimáticas(madeiras e construção). Estética tbm, madeiras selecionadas são muito foda pra isso...agora realmente som... cara na moral, pra mim não altera absolutamente em nada.... se vc colocar um set de seymour duncan 59, e ferragens gotoh, em uma les paul barata e pegar a minha musicmaker tocar com ela em um show... vc vai entender que a madeira da guitarra não altera em nada o resultado do som.

  • @vortis18
    @vortis18 Год назад +2

    Não tem lógica o que vc disse sobre os caps passivos, captador ativo ou passivo tanto faz, ambos só "captam" a oscilação provocada por metal, por madeira não, madeira não provoca oscilação magnética, provoca? Pra mim diferença em timbre tá onde captador foi instalado no corpo e claro pelo tipo e qualidade das bobinas, do cobre e etc, não se ele é alimentado pelo amplificador ou por uma bateria própria

  • @charlessouza5805
    @charlessouza5805 Год назад +2

    top demais! nunca vi um vídeo tão bom sobre o assunto.

    •  Год назад

      Valeu! Muito obrigado!

  • @OsvandoGoulart
    @OsvandoGoulart Год назад

    Salve Brunera , acho que você está certo mas pelos caminhos errados .. não sou especialista no assunto mas sou luthier de flautas e também guitarrista e me interesso um pouco por acústica , ressonância etc.. se me permite a opinião ... Penso que essa questão de madeira influência porém muito pouco perto de toda cadeia de hardwares e sinal final .. acredito que essas grandes marcas que usam madeiras de "lei" não usam ela porque ela vai dar um timbre X ou Y , e sim pela capacidade de trabalhabilidade da madeira, ex, o que acha que é mais durável .. um cerne de uma árvore que demorou 40 anos pra crescer ou um eucalipto que demorou 12 anos ? .. acho que o eucalipto racharia fácil em poucos anos .. madeiras "não nobres" tem um coeficiente de dilatação muito sensível ,por isso não adequadas pra instrumentos sólidos ... Acredito que quanto mais sólida e dura a madeira , mais ela vai ressoar harmônicos agudos e quanto mais macia , harmônicos graves , mas não que um seja melhor ou pior que o outro , são só características! Então quanto a timbre , não existe uma madeira melhor ou pior que a outra , existem características sonoras diferentes pra públicos diferentes... Quanto ao conforto de tocabilidade de um instrumento caro, é óbvio que ele vai ter um shape e acabamentos e trastes melhores que o de um instrumento barato , até o nível de "macies" dos metais da ponte , trastes ou nut vão influenciar na vibração que o captador capta ! Mas o captador não está vendo a madeira , está vendo a densidade e rigidez que ela entrega , não dá pra fazer teste preciso com modelos de guitarras diferentes com tamanhos de escala diferentes , pois esses fatores influenciaram 1000x mais do que a própria madeira , da mesma forma a captação, se você tem uma guitarra de madeira mais porosa , com metais mais macios , ela vai tender a ter um som mais puxado pro grave , mas se você coloca um captador com "equalização" muito aguda , aquele grave se perde ... Não sei se consegui explicar bem meu ponto de vista kkkk Sorry , sucesso !!

  • @HudsonCabala1
    @HudsonCabala1 Год назад +1

    É lógico que madeira influencia no som da guitarra. Amplificador e caps influenciam mais, mas o tipo de madeira utilizado na construção da guitarra, influencia sim. Se vc acho que não, é pq não tem um ouvido muito bom ou não é tão criterioso com timbres.

    •  Год назад

      Peferfeita colocação! Claro que existem diferenças!

  • @nameless9917
    @nameless9917 Год назад +5

    A questão é a elétrica e a captação. A parte sonora é praticamente irrelevante. As guitarras caras tem madeiras melhores por causa de estabilidade e simplesmente por luxo tb.

    •  Год назад +1

      Muito obrigado por comentar e assistir!

  • @deniscesarkorg
    @deniscesarkorg Год назад

    Nuuuuh brunão .... ce tem as manhãs man... parabens video o verdadeiro... real
    Ainda sim nego vai critica a verdade

  • @edionemendonca6975
    @edionemendonca6975 Год назад +2

    Reemm já mandou um Stryper de cara!Parabens brother sonzeira!

    •  Год назад +3

      Sempre! Para mim é uma das melhores bandas de heavy metal e hard rock de todos os tempos, pena que nem todos conhecem...

  • @julianodelphino
    @julianodelphino Год назад

    Nem vi o resto do vídeo só por tocar Stryper já ganhou o like!!!

  • @wa22ax
    @wa22ax Год назад

    Parabéns! Você foi perfeito em sua colocação. Existe diferença sim e a madeira influência sim no timbre.

  • @ricardocimerio9490
    @ricardocimerio9490 Год назад

    qual um bom Amplificador bom e barato?

  • @jonielmontador9372
    @jonielmontador9372 Год назад +2

    Sou iniciante na guitarra e estou adquirindo uma de R$ 1.200,00 com o case justamente por conta da qualidade.

  • @thiagosouza2892
    @thiagosouza2892 Год назад

    A madeira tem influência sim na maneira da resonances das cordas , sustain…. O capitador não pega o som da maneira pois muitos capitadores de ponta São mergulhados em parafina para isolar o ruído externo e interferência
    Faça um teste com suas guitarras pluga ela no amp coloca um pano ou algo para abafar as cordas aumente o volume do amp e bata com as mãos ou uma caneta ao redor do corpo da guitarra se o seu capitador foi isolado com parafina ou alumínio adesivo você não vai ouvir nada também algumas guitarras são colocados uma fita adesiva de alumínio ou cobre para isolar os capitadores e os controles da guitarra
    Outro fator que influencia no timbre e som da guitarra que é pouco falado é a pestana de plástico ou material ruim ,ponte altura das cordas em relação ao capitador
    Em relação a capitadores um outro fato que influencia o timbre de um humbucker barato é o imã usado nele um ima de cerâmica não é tão bom quanto um imã alnico

  • @rafaelxlx250
    @rafaelxlx250 Год назад +1

    Gostei do rifi muito bom cara da pra fazer um som incrível valeu

    •  Год назад +1

      O Riff é da banda Stryper! Valeu! Muito obrigado!

    • @rafaelxlx250
      @rafaelxlx250 Год назад

      @ n conheço a banda manda o nome da música apesar de ser um grande apreciador de um bom Heavy Metal n conheço essa banda valeu vc toca muito abraço.

  • @bruno9875
    @bruno9875 Год назад +1

    Os captadores (que aí sim mudam o timbre) são os mesmos nas duas guitarras?

  • @klebersonlopes7872
    @klebersonlopes7872 Год назад +2

    Sim, existe diferença de guitarra barata para uma cara.
    Isso eu diria que está no processo de construção e acabamento, uma guitarra barata é feita em grande escala, as pressas, e tudo mecanizado ao ponto de chegar umas 5 mil unidades no final do mês. Já uma guitarra cara são construidas na manha, poucas unidades, acabamento feito a mão, a madeira é escolhida a dedo e até testada com Software de ressonância para verificar se todo o corpo vibra. Por isso essa enorme diferença no som.

    •  Год назад +1

      Cara, perfeita sua observação! Merece um premio de quem sabe o que esta falando e esta no caminho certo! Grande abraço!

  • @altairjosesantosdias5244
    @altairjosesantosdias5244 Год назад +1

    Bruno, há marcas boas com guitarras de papelão, de madeirite. Há guitarras de acrílico e etc. Mss o que me convenceu de vez foi o vídeo da Malagoli feito sobre um estudo em uma universidade do Sul onde foram gravados vários corpos de madeiras diferentes e gravado e analisado o som. Praticamente nenhuma diferença perceptível. Agora se muda o captador a diferença é notável. Confere lá no canal da Maalagoli o v´deo que estou falando.

    •  Год назад +1

      Grande abraço! Muito obrigado por comentar!

    • @altairjosesantosdias5244
      @altairjosesantosdias5244 Год назад

      @
      É um prazer. Acompanho seu conteúdo, sempre acrescenta muito.

  • @MrPeuguitar
    @MrPeuguitar Год назад +1

    Eu como técnico em eletrônica,não consigo entender como um captador capta resonância de madeiras! Poderia explicar de forma técnica?

    •  Год назад +1

      Me explique então: Se colocarmos por exemplo, um captador PAF PRO no braço de uma stratocaster e um SUPER DISTORION na ponte e usarmos esses dois mesmos captadores na mesma posição em uma Les Paul, porque teremos diferenças de graves, médios, agudos e sustain?

    • @letsgofuckingcrazy
      @letsgofuckingcrazy Год назад +1

      Não capta nada da madeira. Mas a corda ressoa conforme a madeira. Daí vem a diferença. Mas a parte elétrica e metálica em si faz bem mais diferença que a madeira sozinha.

    • @MrPeuguitar
      @MrPeuguitar Год назад

      @ não sei responder! Apenas sei que captador não é microfone. Então na minha cabeça, não consigo ver como isso é possível! Apenas fiquei curioso. Seus vídeos são ótimos!

    • @MrPeuguitar
      @MrPeuguitar Год назад

      @@letsgofuckingcrazy pelo que entendi, o formato do corpo em si seria o responsável pela resposta de frequências das cordas?

    •  Год назад +1

      @@MrPeuguitar Realmente não é microfone mas funciona como um, vou te dar dois exemplos que você mesmo pode fazer os testes e tirar suas conclusões e não ter duvidas. As guitarras Ibanez RG 350 vinham com captadores Infinity, esses captadores ao serem ligados em amplificadores em volumes altos eles captavam a sua voz, bastava você falar alto ou proximo da guitarra, e são otimos captadores e não são os unicos que se comportam assim. Outro teste que vc pode fazer e retirar todas as cordas de uma guitarra e ligar ela ao amplificador, pronto, agora de um toque tipo um leve soco na madeira do instrumento e vc escutará essa reação no amplificador. Se os captadores não tivessem reação com a madeira e somente com o magnetismos das cordas, nada disso aconteceria.

  • @samuelandrade3117
    @samuelandrade3117 Год назад +1

    Madeira tem som sim, faz diferença, mas não é essa diferença que as pessoas acham q faz, não é a madeira q vai dar "aquele som"...
    Madeira não é equalizador, não vai moldar o timbre em si, nem excitar harmônicos como um pedal, nego acha q madeira deveria ser q nem pedal, puf...mudou a madeira a mágica acontece.
    Agora o q muda muito é a "voz" da guitarra, o canto, cada madeira canta um pouco diferente, a pegada muda, o jeito dela cantar qnd cê toca uma nota muda, só q esse tipo de coisa não é a primeira coisa na lista de elementos pra fazer timbre, esse tipo de detalhe é o 1% do guitarrista q já tem os outros 99% (pedais cap amplificador) , o "cantar" da guitarra muda seu jeito de toca, a diferença é pro guitarrista e não pro analisador de espectro.
    Sem conta q pra quem toca com muito ganho, um som super processado, um monte de nota, ou só toca nas cordas
    graves, o "voicing" da guitarra é irrelevante.
    Bom lembra tbm que a ponte, o bloco da ponte os saddles influênciam tbm pq vibra e vibra a madeira, exatamente como ele falou no vídeo e isso junto os captadores.
    E a madeira tbm influencia no sustain.

    •  Год назад +1

      Boa tarde! Muito obrigado por comentar! É desse tipo de comentários que estamos precisando aqui, comentários inteligentes e que possuem consitencia em informações! A ideia inicial do vídeo era não mostrar as diferenças entre guitarras ou madeiras e sim, mostrar como é facil enganar com edições. Grande abraço!

  • @euclidesanatolly6175
    @euclidesanatolly6175 Год назад

    Parabéns pelo vídeo, informação bastante complexa explícita de forma simples sem muito rodeio, aprendendo sempre.
    Essa matéria não é Linear ela depende de vários factores que no vídeo não foram citados. Depende de estilo para estilo de música que a pessoa percebe o real tom da guitarra. A partir do momento que instrumento passa pela coloração do amplificador ou do aparelho pelo qual o músico toca, é preciso incluir o factor "amplificação" o tem grande participação no timbre final.
    Outro ponto as guitarras usadas na comparação não dão legitimidade ao rico conteúdo porque são modelos de guitarra totalmente diferentes, uma tem ponte Floyd Rose (flutuante) e a outra não, a ponte influencia bastante no timbre, a maneira como as cordas só fixadas no instrumento conta bastante. Sem contar o facto dos captadores das duas guitarras serem diferentes, single coil e humbucker tem sonoridades distintas. Aqui não dá para perceber em que posições de chave usou em cada uma das guitarras, ou seja exemplo prático não bate certo com o seu discurso, o que foi falado é legítimo mas a exemplificação não bate certo.
    Outro factor que tira legitimidade dessa comparação são as cordas, o tamanho, o material, o tipo de cordas, eu por exemplo uso cordas coated da elixir que já tem uma característica sonora que cordas não coated. Para dizer que a madeira tem sim a sua influência no timbre da guitarra eléctrica, mas não se pode ignorar os inúmeros factores envolvidos além dos captadores, há vários factores que foram ignorados no vídeo que deveriam ser tomados em consideração.
    É sempre bom tentar fazer o teste desse tipo com a guitarra sem drive ligado, usar ela totalmente crua porque o drive, quer seja do pedal, amplificador ou plugin muda consideravelmente o timbre original colorindo demais no som. Um conselho que vai em forma de sugestão de um novo vídeo se poder pega Ibanez GIO que é linha mais acessível da marca, compara com outra Ibanez semelhante de uma linha superior, a GIO tem a linha RGR pega e compara com uma RG que tenham o mesmo tipo de ponte, que sejam as duas pontes fixas, ou flutuantes, que seja o mesmo esquema de captação HH ou HSH para sustentar o seu argumento.
    Eu achei seu argumento perfeito porque existe sim muitos youtubers e influenciadores na mídia social contando mentira no que diz respeito ao timbre.
    Por fim e não menos importante, guitarras com muito drive, como caso dos estilos mais pesados, constituem uma pequena persentagem na definição do timbre, porque o drive é consideravelmente dependente da electrónica e depois vem os factores como madeira cordas ponte etc etc, é difícil alimentar o argumento de madeira e timbre numa guitarra com bastante drive como se escuta no heavy metal, a diferença é meramente técnica que poucos profissionais conseguem detectar, um consumidor básico que quer uma guitarra eléctrica, dificilmente iria detectar o timbre genuíno de uma guitarra ligada no efeito drive, o consumidor básico entra na loja toca a guitarra directa no amplificador clean, e se for mais ousado aí usa o canal overdrive. Eu pessoalmente quando posso, testo a guitarra com os meus pedais, isso se e não comprar online a guitarra. Já teve caso de eu levar meu amplificador para loja testar guitarras isso porque as vezes eu posso fazer isso quando estou no meu país. Mas quando viajo não tenho essa possibilidade mas faço milhares de testes porque a minha experiência leva a fazer isso para não levar uma guitarra que não vai satisfazer as minhas necessidades seja na estrada ou no estúdio. E não se pode esquecer o ambiente onde é tocado isso afecta bastante o timbre da guitarra.

  • @srfoeger1
    @srfoeger1 Год назад

    Eu mesmo uso duas guitas com cap 81 na ponte, tem uma diferença muito grande de uma para outra e olha que é captador ativo. Se fosse passivo a diferença seria gritante. A madeira é a alma do instrumento, eu tinha uma guita há muitos anos quando me deparei a primeira vez com a questão, tinha uma guitarra com som animal que eu tocava, achava que era o captador que dava o som, tirei ele e coloquei em outra guitarra para ver se melhorava o som, e o som da outra ficou pior, ao contrário do que imaginei o capador era de baixíssima qualidade.. tenho essa guita até hoje desmontada e ainda vou pegar para montá-la novamente. Já me deparei com situações em que fui chamado de burro pq falei que a madeira da guitarra tem que ser boa que não é só captador que dá som, infelizmente temos muitos especialistas formados pelo youtube que querem dar opiniões baseadas em certezas nas quais eles nunca testaram na prática.

  • @danielmendes7391
    @danielmendes7391 Год назад

    Cara, eu já descascar pelo título do vídeo.
    Eu também tinha bastante essa ideia de que o timbre é quase todo corda e captador. E realmente com guitarras baratas, quando você consegue uma grana e troca o captador tudo muda e fica essa impressão. Assim como quando você está sem grana e coloca uma corda vagabunda muda muito. Mas não é esse o teste.
    Recentemente eu tive uma experiência que mudou muito esse conceito. Eu sempre gostei de Jacksons. Hoje tenho quase 50 anos e desde a adolescência gostei das Jacksons. Então tive algumas JDR, que na minha cabeça era o ultimate level alcançado. Até hoje tenho uma JDR que fui mudando captadores. Hoje estão com 2 Seymour Duncan que gosto muito. O 59 e um EVH Frankenstein. Gosto muito, mudaram muito o som dela e adoro o braço fininho.
    Ocorre que com o tempo as oportunidades mudam. Há alguns meses comprei uma Jackson USA Custom Shop da década de 90. Uma Dinky. As dimensões são praticamente as mesmas da JDR. Corpo em Alder, braço em maple, Floyd Rose. Nesse sentido bem parecida com a JDR. É claro que o timbre é diferente porque são captadores mais bacanas ainda que os que estão na JDR. No começo era uma cerimônia para tocar a guitarra, mas eis que um dia fui tocar desligada por preguiça e eis que veio uma surpresa. O som é bem diferente. É muito mais encorpado. Peguei na mesma hora a JDR e toquei ambas desligadas. Timbres diferentes. Pode ser o fato de que o braço é um pouco mais grosso, mas a diferença é pequena. E as madeiras são em teoria as mesmas, alder e mapple. Então parece que são madeiras que talvez secaram diferente. O padrão de construção é completamente diferente. As duas guitarras tem a mesma idade. A JDR está uma veterana e a outra parece nova.
    Então fiz outro experimento. Eu sempre achei as Les Paul uma droga. Cheguei a tocar em uma outra Les Paul da Golden, por exemplo, e cheguei à conclusão que as super-stratos haviam aposentado a Les Paul. Para mim a Les Paul era uma super-strato pesada e sem Floyd Rose, uma superstição. Quando vi a diferença entre as duas Jacksons fui em uma loja de intrumentos usados e testei uma Les Paul da Gibson. Absurdo, né? Um timbre extraordinário. A guitarra direto no valvulado e nada mais. Naquele momento para mim não havia o que mexer. Perfeito para seu propósito.
    Algum tempo depois estive em uma loja em que havia uma telcaster da Fender. Outro top timbre.
    É claro que seria maluquice achar que um monte de guitarristas experientes estão enganados e é tudo igual, só mudar o captador que resoilve, mas experimentar instrumentos de alto padrão, principalmente tanto ligados quanto desligados te convence na hora da diferença. Você ouve a diferença bem claramente.
    Bacana o video. Parabéns!

    •  Год назад

      Muito obrigado! Concordo com tudo!

  • @BrunoidGames
    @BrunoidGames 2 месяца назад

    Madeiras de densidades diferentes possuem velocidades sonoras diferentes.
    Acho fera explorar madeiras nacionais, tem umas bem interessantes.
    O pessoal do cavaco tá bem na frente nesse entendimento.

  • @lucasmarchette10
    @lucasmarchette10 Год назад +1

    A madeira equaliza o aço da corda daí o som fica diferente e tem também o sustain que muda dependendo da madeira.
    Mas acredito que o captador pode melhorar e muito o som de uma guitarra barata, só não pode ser Menphis kkkk aí não tem captador que dê jeito🤣🤣🤣

    •  Год назад

      Grande abraço! Obrigado por comentar!

  • @oficinadomarcheto
    @oficinadomarcheto Год назад +1

    Tenta um timbre de Malmsteen ou Albert lee com o basswood se conseguir me ensina a magica

  • @edufly760
    @edufly760 11 дней назад

    Para uma comparacao mais acertada teria que usar os mesmos captadores e ferragens.

  • @polopyoplays9789
    @polopyoplays9789 6 месяцев назад

    Eu só sei que quando toquei uma fender mexicana a primeira vez, viajei completamente, é tão boa, tão confortável, o som e maravilhoso .Achar que uma guitarra de 500 reais vai ser igual, é uma grande ilusão. E é claro, que para uma fender ser tão boa assim, madeira boa no corpo e braço vai fazer diferença também

  • @thiagorene
    @thiagorene Год назад +1

    Cara, muito bacana o seu vídeo, mas na primeira parte já dava pra sacar a diferença. Realmente tem muita gente querendo milagre gastando pouco e infelizmente não é possível. No entanto, existem ótimas opções no setor custo-benefício que podem inclusive ser melhoradas apresentando ótimos resultados. Tendo clareza da diferença entre equipamento de bom custo benefício e equipamento top, acho que as pessoas conseguem fazer boas escolhas de acordo com suas possibilidades.

    •  Год назад +1

      Concordo com tudo! Grande abraço e muito obrigado!

  • @cassiofreitasdasilva985
    @cassiofreitasdasilva985 Год назад

    Assino em baixo em tudo que tu dissestes. Já constatei isso na prática.

  • @Andresilva-pq3dv
    @Andresilva-pq3dv Год назад +2

    Brunao, tem diferença sim. Eu sou prova disso, um amigo meu plugou a Tagima dele no meu amplificador e depois, plugou minha Fender. É absurdamente diferente.

    •  Год назад

      Pois é, eu sei que tem diferenças, e tem muita diferença! Grande abraço e obrigado por comentar!

  • @dr.mauriciomoreira3462
    @dr.mauriciomoreira3462 Год назад +1

    Na minha opinião quanto a madeira e mudança de sonoridade concordo parcial mente com vc.... desculpe mas o som não muda tanto assim... nos mais de 400 intrumentos que construí o que mais importou foi a elétrica captação e posição dos captadores isso sim mudou muito a qualidade sonora...

  • @jaomora
    @jaomora Год назад

    Essa diferença no som é mais proveniente dos trastes desnivelados ou cordas de má qualidade e finalmente os captadores. A madeira faz diferença, mas nessa audição não tem como colocar a culpa na madeira da guita ruim.

  • @vestesbrancas181
    @vestesbrancas181 Год назад +1

    Parabéns pelo vídeo e pela verdade que você deixou nele! Obrigado...

    •  Год назад

      Muito obrigado!

  • @LucasdeFarias
    @LucasdeFarias Год назад +1

    Cara tem o canal do Jim Lil que é um guitarrista de Nashville e faz todo tipo de teste pra descobrir de onde vem o tom. E a madeira não faz diferença no som de um instrumento elétrico. Agora a pegada, o conforto e o prazer na mão pode fazer muita diferença.
    Essas duas guitarras tem captadores e elétrica diferente. Nunca seria o mesmo som.

    •  Год назад

      Não era essa a ideia do vídeo! E sim mostrar que com edições de audio se pode enganar!

  • @tiagooliveira5001
    @tiagooliveira5001 Год назад

    Não sei se é besteira minha, mas...
    Os captadores são instalado em cima de molas, se a ressonância da madeira tem importância com os captadores els não deveriam serem instalados de uma forma mais rígida?
    Sugiro um teste, tirar as cordas da guitarra e bater no corpo e vê sai algum som no amplificador.

  • @feliperibeiro1588
    @feliperibeiro1588 Год назад +2

    Cara eu tenho uma visão muito diferente do q vejo na internet. Pra mim não importa muito se e caro ou barato, pq o sinal passa por gate, compressor, overdrive, distorção pre amp com eq... Em fim. No final das contas a forma que vc regula o equipamento muda MUITA MUITA coisa.
    E se pegar os melhores guitarristas do mundo eles TB possuem vários pedais. Ou seja, mesmo com guitarra cara ainda sim É NORMAL "alterar" o som a seu gosto.
    Um som 100% pronto não existe em nem um caso! O que muda entre a cara e a barata é só a forma que você vai regular o equipamento para ter o mesmo som. (Mas regulagem essa q vai acontecer sendo a cara ou a barata d qualquer forma)

    • @edilsonbatista
      @edilsonbatista Год назад +1

      O som pode até ser alterado mas a tocabilidade nunca...uma guitarra barata vem desalinhada, com trastes mal lixados e polidos, desafina toda hora, não tem sustain.

    • @daniloberserk
      @daniloberserk Год назад

      @@edilsonbatista Qualquer zé mané com ferramenta básica faz ajuste arroz com feijão em qualquer instrumento funcional. Deveria ser obrigação de todo guitarrista saber fazer isso, mas aparentemente tem alguns por aí que não sabem sequer trocar corda direito.
      Nunca vi uma guitarra "barata" moderna tão supostamente mal regulada desse jeito de fábrica.

  • @machadohfls
    @machadohfls Год назад

    Isso pelo tudo que já vi a respeito timbre é mais psicológico. Porém, conforto e tocabilidade ai sim faz diferença. Durabilidade

    •  Год назад +1

      Obrigado por comentar! Grande abraço!

  • @ThYahgo818
    @ThYahgo818 Год назад

    Eu nunca acreditei nesses vídeos citados pois minha primeira guitarra foi uma tonante e o timbre era literalmente uma porcaria independente de ligar efeitos ou não.. depois que ficou bem velha e soltou uns cantos eu vi que a madeira dela é um tipo de compensado que está esfarelando kkkk a única melhora digamos assim em um instrumento ruim é estar plugado em um amplificador valvulado, mesmo assim não existe mágica e isso contando que a pessoa não procura um som limpo.
    Seus vídeos são muito bons com opinião sincera, continue assim. Oportunistas e produtores de conteúdo inútil a internet está cheia.

    •  Год назад

      Muito obrigado! Sua colocação foi perfeita!

  • @edilsonbatista
    @edilsonbatista Год назад

    Sou músico a 42 anos...vc mandou muito bem, eu até já ia cortando o vídeo na primeira chamada, mas vc foi verdadeiro, isso é muito bom. A regra é simples: vamos comparar uma Ferrari com um fusca, os dois te levam do mesmo jeito, porém de forma diferente, se vc viajar 10 /15 horas num fusca, chega morto e a probabilidade de quebra é imensa, já numa Ferrari...

    •  Год назад

      Perfeita colocação! Concordo! Muito obrigado meu amigo!

  • @joseenivaldooliveira8558
    @joseenivaldooliveira8558 Год назад

    Já fiz guitarra caseira, com madeiras daqui mesmo, e realmente, da diferença mesmo, no timbre. Um baixo que fiz de madeira de tambori, ficou muito bom, e todos gostaram muito.

    •  Год назад

      Parabéns!

  • @marcellofreitas7356
    @marcellofreitas7356 Год назад

    Eu sabia!!! Sempre levei fé na madeira do instrumento. Eu tive uma Eagle strato, corpo em Basswood, e mudei os captadores stock para Tesla. A guitarra melhorou muito, aliado aos trastes novos de aço inox. Mas depois eu comprei uma Fender Mexicana, que tem um GK3 embutido, e comparei as 2. Com captadores novos, a Eagle tinha um timbre magro, se comparado com o da Fender. Os captadores da Fender eram os que vieram com ela. O timbre da Fender era mais presente, proporcionando um inconfundível e cobiçado som Fender. Vale registrar que os captadores Tesla (do mesmo fabricante das ferragens Gotoh), são considerados muito bons. : )

    •  Год назад

      Obrigado por comentar! Grande abraço!

  • @mariosergio2112
    @mariosergio2112 Год назад +1

    Então os captadores não são exatamente iguais? Teste inválido. Você mesmo disse que se adaptou aos V8 e provavelmente equalizou o equipamento com eles em mente.

  • @andersonchina80
    @andersonchina80 Год назад +1

    Você é o melhor mano

    •  Год назад +1

      Valeu meu amigo! Muito obrigado!

  • @geovanigleidson8967
    @geovanigleidson8967 Год назад +4

    Acredito que tenha diferença sim, principalmente na questão de construção e conforto. Acho que, a grande questão, é o custo vs o benefício proporcionado, o quanto de uma guitarra cara está no logo do headstock e o quanto de uma guitarra barata você pode aproveitar mesmo sendo feita com materiais mais simples. Como, no Brasil, é extremamente caro qualquer coisa, acabamos pegando a melhor coisa que conseguimos dentro de preços mais acessíveis, deve ser por isso que vídeos de equipamento barato fazem tanto sucesso. Mas, também, tem quem diga que você só consegue fazer música boa com equipamentos caros, o que não concordo. Realmente, temos que saber filtrar o conteúdo que vemos!

    •  Год назад +1

      Vc não precisa de instrumentos e equipamentos caros para fazer musica boa, isso é conversa fiada! Da para fazer muita coisa com equipamento barato e simples! Concordo com vc! Grande abraço!

  • @RONALDOSILVA-mz3gi
    @RONALDOSILVA-mz3gi 3 месяца назад

    A madeira tem a ver sim, principalmente na duração das notas , geralmente guitarras de madeira ruim tem pouco sustainer. Tenho uma Tagima ja2 ,e uma Ibanez js100, a Ibanez tem o corpo mais leve,a Tagima tem muito mais sustentar no som.

  • @norb4707
    @norb4707 Год назад +1

    a principal diferença que vejo e na qualidade, uma mais cara é mais confortavel , mais estavel e tem mais durabilidade, e tambem sinto diferença no som que sai direto do amp

    •  Год назад +1

      Grande abraço! Muito obrigado por comentar e realmente tem diferenças!

  • @mrrocksim
    @mrrocksim 7 месяцев назад

    Outra coisa assim como vc falou que trapaceou para igualar os sons de guitarra, quem nos garante que nao trapaceou mexendo no som da guitarra para que ela tivesse um som pior?

  • @evandergferrêirah
    @evandergferrêirah Год назад +1

    Mas tem guitarra cara que usa basswood. Tem a questão da qualidade na construção também.

    •  Год назад

      Mas o basswood apesar de ser barata o timbre é bom, tem sustain e bons graves!