Penso que na maioria das vezes é falta mesmo. Quando jovem, mergulhava tanto no trabalho que despertava a curiosidade dos colegas. O ambiente familiar era péssimo.
Nem sempre, acho que o otimismo é importante para vislumbrar o que se espera dos momentos bons da vida, mas tbm pra desejar que os momentos difíceis passem. Não podemos nos envergonhar de querer que a vida dê certo nos seus mais diversos aspectos.
Em alguns momentos pode, mas não é uma regra. O otimista, aliás, tende a ter uma vida muito mais proveitosa para si, de modo que encara tudo pelo viés positivo, e mesmo dando errado, ele segue enxergando algo além do comum. Ingenuidade é enxergar a realidade sem malícia, sem maldade, não significando precisamente otimismo, pois as crianças são ingênuas, mas nem sempre otimistas.
Depois que você consegue aquilo que se espera, o vazio vem e aí bate depre e você tem que buscar conquistar mais alguma coisa. É como eu digo ( É outros) a vida é louca.
Todo mundo tem um vazio, mesmo que diga que não, cada um preenche com o que lhe mais te agrada, pode ser com religião,comida,jogos,musica,internet,sexo,drogas etc ,muitos acabam se viciando em algo para esquecer o que lhes falta e que provavelmente nunca vão preencher
Isso e desculpa você pode sim preencher o vazio são escolhas que teem consequências e nem todo mundo tem um vazio porque existem pessoas que escolhem evoluir 😊
Sensacional reflexão em cima de tempos apocalipticos que todos tem vivido. Parabéns meu mestre e sim, tenho orgulho em ter sido seu aluno! Um abraço...
Acredito que todo excesso é doentio por exemplo pessoas com uma autoestima extremamente elevada que se sentem Deuses por culpa do excesso de autoestima. Então para mim o excesso é doença.
Desde que o homem passou a armazenar recursos, iniciou-se a riqueza. Portanto a riqueza é tão somente a abundância de recurso, seja ele trigo, algodão, ouro ou dinheiro. Isso ocorreu quando o homem passou de nômade para sedentário, domesticando animais e cultivando plantas, podendo dessa maneira aumentar seu domínio de terras, plantações e rebanhos.
É inato do homem, desde que o homem é homem existe a ambição e o querer ser o melhor e a riqueza te põe no topo. No passado a riqueza pode ter sido associada a agricultura, hoje está relacionada a posses, bens...
ou se casou c/ o trabalho e ñ quer relacionamentos c/ pessoas? Conheci um Sr. q trabalhou até os 75 anos (era servidor público) e qnd foi aposentado compulsoriamente, morreu em 6 meses... Ele era solteiro...
Com certeza. Minha mãe é um pouco acumuladora. Eu que dou um jeito, e jogo muita coisa fora. Ela teve muitas perdas familiares irmã, mãe, pai, marido e agora os netos, a mulher do meu irmão fez alienação parental com os filhos, por questões religiosas. Ela não vê os netos. Todo excesso esconde uma falta.
@@silviacacao6207 oi. Sim, eu sempre estou com ela, até qdo ela me xinga qdo jogo as coisas fora, mesmo eu estando certa, peço desculpas.....pq as vezes não é fácil, mas é minha mãe, e tenho que cuidar dela, como ela cuidou de mim.
Sugestão de vídeo: EXISTE RELAÇÃO ENTRE A GENIALIDADE E A LOUCURA NA FILOSOFIA? O QUE A SOCIEDADE JULGA LOUCURA PODE SER UMA PESSOA GENIAL, A FRENTE DE SEU TEMPO?
Genialidade é considerada loucura por aqueles que não a compreende, a exemplo de grandes artistas, músicos, professores universitários, entre outros, que produzem algo insólito porém compreensível e admirável pela contemplação humana. Porém loucura nem sempre será genialidade, pois se for em hospício não é tão provável que se encontre mais do que pessoas com pensamentos incoerentes ou tolos.
Exatemente!Pensar livre, mas comedido, com o propósito de atuar em varios campos - trabalho, filhos, casa, diversão, namoro, saúde, descanso... - com equilíbrio. É possível fazer tudo isso, basta organização, disciplina e transparência nas suas decisões. É preciso ser autêntico, pois ser feliz é para os corajosos. 💕👀💕
Essa reflexão de desejo infinito sobre coisas finitas tem a ver com a teologia sob uma perspectiva da filosofia Pascaliana, que inclusive o Pondé é especialista. "O que é, então, que este desejo e essa incapacidade nos proclamam, mas que houve uma vez no homem uma verdadeira felicidade da qual agora resta a ele apenas a marca e o traço vazio, que ele em vão tenta preencher de todo o seu entorno, buscando de coisas ausentes a ajuda ele não obtém nas coisas presentes? Mas estes são todos inadequados, porque o infinito abismo só pode ser preenchido por um objeto infinito e imutável, isto é, somente pelo próprio Deus." - Blaise Pascal
Quando eu era ainda muito jovem, eu reclamava muito de como as pessoas podiam ser tao isso ou tao aquilo. Mas um dia alguem apareceu e me disse. "Assim e' o ser humano, imperfeito e pequeno". Tive paz. Outro dia eu estava cansada a indagar por que meu marido trabalha tanto e fuma tanto desde que o conheci. Dai' apareceu alguem e me disse: "ele vai morrer se nao parar". Aprendi sobre a verdadeira compaixao.
Existem motores no nosso inconsciente que movem nossas ações. Descobrir estes motores e redefini-los para que não definam nossos comportamentos no presente e no futuro é a solução, (((((_caso contrário as feridas do passado sempre virão à tona e definirão nossos comportamentos_))))). Tem coisas que dá para resolver como perdoar alguém, tem coisas que são frustrações ou situações que não tem resolução e devemos tentar esquecer e apenas entender que situações acontecem.
Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marburg, professor e pesquisador convidado (2002 e 2003) - University Of Tel Aviv, pesquisador (2007 a 2010) - Universite de Paris VIII, pesquisador (1994 a 1996) - Universidad de Sevilla, professor convidado (2005) e colunista exclusivo do Jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/Pós-modernidade e epistemologia.
@@brunofalcao9364 Poisé, é justamente esse o primeiro problema. Essa frase coloca o humor nas mãos de quem o recebe, e esse decidirá se teve graça ou não. Mas o problema é quando duas pessoas, com as mesmas características ditadas na piada, tem reação totalmente contrária ( uma acha graça e outra não). As pessoas tendem a se deixar levar pelo o que a maioria de pessoas daquele grupo a que o humor foi destinado acham. E eu descordou totalmente que a maioria sempre tem razão.
@@rafaelpaiv A contemporaneidade tem muitos problemas, não só nessa questão. Como você citou os trapalhões, eu lembro por exemplo as piadas que dizem que são "racistas". Eu concordo totalmente que a pessoa achar engraçado a raça de alguém é discriminação na certa, porém, quando você tem uma piada que é construída em cima de uma certa situação desse grupo na sociedade e se usa do exagero, é um humor bem construído. E quem rir de humor com base não é um descriminador, e sim um suceito que acha graça o exagero e coisa assim.
@@GSG-rf2rx, eu acho que para uma pessoa ser humorista de verdade, ela tem que ter domínio de língua portuguesa, sobre eufemismo, ironia explícita, conotação, denotação, sentido figurado etc... Pois, assim, seu humor abre campos para diferentes interpretações. O humor, como diria Karnal, é livre para ser expressado, e a liberdade de expressão tem limites, e o limite da liberdade de expressão são os crimes previstos em Lei. Por esse motivo, creio eu, que o humorista deve dominar a arte de comunicar-se formalmente, visando uma futura defesa, alegando interpretação contrária a que foi denunciada, por exemplo. Porque a pessoa dizer que não gostou não está dizendo nada, se não for acionado o Estado e aplicado a Lei.
Saudações Professor. Sua participação hoje dia 19 no Jornal da Cultura está sendo fundamental. Muito satisfeito em ouvir tudo o que gostaríamos de falar em rede nacional. E dita de forma clara. Saúde em sua jornada amigo.
Muito boas estas suas ideias. Fez-me lembrar um filme chamado "vergonha " com Michael Fassbender. Uma personagem estranha e complexa. Obrigada por não falar no vírus nesta época de prisão domiciliária. Sempre é uma variante. Bjinhos de Portugal
E acho que nestas crises é quando fica mais nítido o comportamento. Ontem ví uma moça que entrou na livraria, chegou alí falando, determinando não ouvia nada nem ninguém que fosse contrária à posição dela, não pensava e não parava de falar mil coisas. Pânico total porque na loja dela não tinha clientes, nem na rua... A crise só agravou o que já existia...
Todo excesso é sintoma de uma falta. Essa frase está tão banalizada que as pessoas usam pra tudo hoje em dia, só pra te apontar o dedo. Ninguém tem culpa se o outro não faz nada na vida que exija disciplina e horas de dedicação. Às vezes e dependendo do contexto é claro, excesso é sucesso!
Concordo plenamente Ponde, uma vez uma psicanalista especializada em transtornos alimentares me disse que os excessos de comida resultam de falta de algo, ou de lazer, ou de traumas de infância ou adolescência.
Excesso não é sinônimo de vício, mas como ele mesmo cita, podemos sim analisar como uma atitude que mais prejudica em vez de ser útil. Aproveitando o gancho teológico que ele fala, conheço amigos religiosos que perdoam outros com facilidade mas se martirizam em excesso em seus próprios " pecados".
show: dentro dessa explicação esclarecedora, eu chego a conclusão que, o ideal é procurar mos sempre o ponto de equilíbrio para evitarmos os excessos desmasiado, o qual sabemos que o ponto de equilíbrio é um desafio para todos. nós. agradeço ao professor por ter uma explicação objetiva sem deixar dúvidas nas perguntas feitas. assim fica tudo mais fácil.
Sempre acreditei nessa ideia de que excesso demais em algo, é a falta de outra coisa, tudo bem que como tu explicou é meio relativo , mas ainda assim acho que esse é o motivo que pessoas bebem demais, jogam demais , e etc .
Pondé parabéns pelo vídeo! Você exatamente entrou numa reflexão da qual hoje mesmo estava pesquisando da relação da falta com alguma compulsividade excessiva. Valeu!
Interessante. Ontem assisti Maria Homem falando bem desse vazio, ao qual ela denomina como agonia e as diversas formas que buscamos para nos anestesiar dessa sensação.
Poxa, a questão das relações apenas baseadas em sexo foi tão bem demonstrada naquele episódio de O Decálogo, em que o rapaz carteiro se vê completamente obcecado pela vizinha, que, por sua vez, não consegue encontrar nenhuma forma, à exceção da intimidade física, para retribuir o sentimento do rapaz. :-)
Excesso de ousadia é o mesmo que falta de vergonha na cara? Me parece que sim. Excesso de saúde é falta de doença? também me parece que sim. Excesso de certeza é falta de conteúdo? de acordo com o pondé sim tb. Então a resposta do video é sim gente, não precisa mais ver! ta aqui já! pf n reportem por spoiler
Ja vivi muito diversos cenários de falta e excesso, justamente da superposição de uma coisa em função da outra, sempre refletindo muito a respeito dos atos. Contudo, atualmente, eu vivo uma epoca de excessos em tudo, nos bons habitos e nos maus. Ao mesmo tempo que amo meu trabalho, sou responsável, gosto dos meus amigos, da minha casa, eu gosto de usar muitas drogas por recreação. Não enxergo as faltas, e isso me preocupa em certo ponto, pois nao imaginei que o excessivo uso de drogas poderia "encaixar" de forma a não prejudicar outras áreas de forma clara e contundente. E isso, também nao acho saudavel. Será que realmente o cenário é tão otimista quanto parece, ou dessa vez, a falta que é mais dificil de compreender? Será que a falta é exatamente de ter algo nocivo no dia a dia, como a compulsão por relacionamentos toxicos ou pela dor, substituidos então pelo excessivo uso de drogas?
Pondé, o xadrez é um esporte onde os seus atletas tem de ter um senso crítico muito apurado. Sendo assim, será que o xadrez e a filosofia tem alguma correlação?
Num adulto, se compulsão ao sexo existe, então abstinência seria deficiência? A essência, a natureza, do sexo acho que não responderia isso. Compulsão e abstinência a alimentos são facilmente compreendidos na gula/anorexia devido ao caráter da sobrevivência do corpo, mas o sexo, consumo financeiro, jogos de azar, trabalho, entre outros, são focados majoritariamente pela compulsão. Portanto, não considero compulsão ou abstinência pelo exagero ou deficiência, mas sim pelo efeito prejudicial para tronar um ser humano completo, multifacetado, não focado e nem ausente em um tema, qual seja, compulsivo ou abstinente. A abstinência, removendo a camada dos dogmas religiosos para facilitar o argumento, também não seria um impedimento à evolução de um ser humano melhor, mais completo?
Sou seu admirador, porém no PGM JC do dia 19 03, não concordei com sua opinião, pois esta claro, por uma irresponsabilidade dos Chineses EMPRESAS VÃO QUEBRAR, familías vão passar necessidades, se os chineses são submissos e aceitam qualquer carne de cachorro, o mundo não é obrigado a aceitar isso, concordo com você , eles são diferentes, porém foi um erro não aceitarem ajuda dos EUA para combater o vírus e demorar pra avisar o mundo, isso foi irracional. sou seu fan ou fã kkkkkkkkkkkkkkkkkk, abraços.
O senhor matém as considerações no vídeo "coronavírus" do dia 2 de março? Creio que seja importante se manifestar a respeito já que apesar do curto espaço de tempo, muita coisa mudou e o vídeo continua na rede.
Penso que na maioria das vezes é falta mesmo. Quando jovem, mergulhava tanto no trabalho que despertava a curiosidade dos colegas. O ambiente familiar era péssimo.
Sugestão de vídeo: Otimismo significa ingenuidade?
Up
Nem sempre, acho que o otimismo é importante para vislumbrar o que se espera dos momentos bons da vida, mas tbm pra desejar que os momentos difíceis passem. Não podemos nos envergonhar de querer que a vida dê certo nos seus mais diversos aspectos.
Em alguns momentos pode, mas não é uma regra. O otimista, aliás, tende a ter uma vida muito mais proveitosa para si, de modo que encara tudo pelo viés positivo, e mesmo dando errado, ele segue enxergando algo além do comum. Ingenuidade é enxergar a realidade sem malícia, sem maldade, não significando precisamente otimismo, pois as crianças são ingênuas, mas nem sempre otimistas.
Depois que você consegue aquilo que se espera, o vazio vem e aí bate depre e você tem que buscar conquistar mais alguma coisa. É como eu digo ( É outros) a vida é louca.
@@JoseSilva-vj3ov não. Nós quem somos loucos!
Todo mundo tem um vazio, mesmo que diga que não, cada um preenche com o que lhe mais te agrada, pode ser com religião,comida,jogos,musica,internet,sexo,drogas etc ,muitos acabam se viciando em algo para esquecer o que lhes falta e que provavelmente nunca vão preencher
Isso e desculpa você pode sim preencher o vazio são escolhas que teem consequências e nem todo mundo tem um vazio porque existem pessoas que escolhem evoluir 😊
Todo excesso é uma ação neurótica de suplir a falta que teve de um desejo inconsciente.
Outra reflexão que me faz me reposicionar na cadeira. O Pondé sempre me tirando da zona de conforto.
O bom é entender que necessita sair desse "conforto ".
Sensacional reflexão em cima de tempos apocalipticos que todos tem vivido. Parabéns meu mestre e sim, tenho orgulho em ter sido seu aluno! Um abraço...
Acredito que todo excesso é doentio por exemplo pessoas com uma autoestima extremamente elevada que se sentem Deuses por culpa do excesso de autoestima.
Então para mim o excesso é doença.
Sugestão de vídeo: Qual a origem histórica da riqueza?
salomão
Agricultura
Desde que o homem passou a armazenar recursos, iniciou-se a riqueza. Portanto a riqueza é tão somente a abundância de recurso, seja ele trigo, algodão, ouro ou dinheiro. Isso ocorreu quando o homem passou de nômade para sedentário, domesticando animais e cultivando plantas, podendo dessa maneira aumentar seu domínio de terras, plantações e rebanhos.
É inato do homem, desde que o homem é homem existe a ambição e o querer ser o melhor e a riqueza te põe no topo. No passado a riqueza pode ter sido associada a agricultura, hoje está relacionada a posses, bens...
Acredito mesmo, que a pessoa que trabalha em excesso, até fala de trabalho no lazer, tem falta na vida pessoal
Ou ela é realizada profissionalmente?
ou se casou c/ o trabalho e ñ quer relacionamentos c/ pessoas? Conheci um Sr. q trabalhou até os 75 anos (era servidor público) e qnd foi aposentado compulsoriamente, morreu em 6 meses... Ele era solteiro...
Com certeza.
Minha mãe é um pouco acumuladora.
Eu que dou um jeito, e jogo muita coisa fora.
Ela teve muitas perdas familiares irmã, mãe, pai, marido e agora os netos, a mulher do meu irmão fez alienação parental com os filhos, por questões religiosas. Ela não vê os netos.
Todo excesso esconde uma falta.
Ta resumindo as TJ ?
Nossa coitada! Que Deus a conforte! E que vc siga ao lado dela com mto carinho e amor🥰
Eu quero um amor...
@@VivadeSol pode esquecer. O mundo de hoje é muito complicado para isso...
@@silviacacao6207 oi. Sim, eu sempre estou com ela, até qdo ela me xinga qdo jogo as coisas fora, mesmo eu estando certa, peço desculpas.....pq as vezes não é fácil, mas é minha mãe, e tenho que cuidar dela, como ela cuidou de mim.
Gosto muito de Santo Agostinho, excelente filósofo. Tenho estudado as Patrística Santo Agostinho
Em um dos episódios do Chaves diz: cada um pensa naquilo que lhe faz falta...
é melhor morrer do que perder a vida
A vingança é plena mata a alma e envenena 😌
Bem..isso
Boa.
"Minha oração não foi para o ladrão ser pego mas sim para ele se arrepender" chorei ;)
Sugestão de vídeo: EXISTE RELAÇÃO ENTRE A GENIALIDADE E A LOUCURA NA FILOSOFIA? O QUE A SOCIEDADE JULGA LOUCURA PODE SER UMA PESSOA GENIAL, A FRENTE DE SEU TEMPO?
Genialidade é considerada loucura por aqueles que não a compreende, a exemplo de grandes artistas, músicos, professores universitários, entre outros, que produzem algo insólito porém compreensível e admirável pela contemplação humana. Porém loucura nem sempre será genialidade, pois se for em hospício não é tão provável que se encontre mais do que pessoas com pensamentos incoerentes ou tolos.
Exatemente!Pensar livre, mas comedido, com o propósito de atuar em varios campos - trabalho, filhos, casa, diversão, namoro, saúde, descanso... - com equilíbrio.
É possível fazer tudo isso, basta organização, disciplina e transparência nas suas decisões. É preciso ser autêntico, pois ser feliz é para os corajosos. 💕👀💕
Essa reflexão de desejo infinito sobre coisas finitas tem a ver com a teologia sob uma perspectiva da filosofia Pascaliana, que inclusive o Pondé é especialista.
"O que é, então, que este desejo e essa incapacidade nos proclamam, mas que houve uma vez no homem uma verdadeira felicidade da qual agora resta a ele apenas a marca e o traço vazio, que ele em vão tenta preencher de todo o seu entorno, buscando de coisas ausentes a ajuda ele não obtém nas coisas presentes? Mas estes são todos inadequados, porque o infinito abismo só pode ser preenchido por um objeto infinito e imutável, isto é, somente pelo próprio Deus." - Blaise Pascal
Quando eu era ainda muito jovem, eu reclamava muito de como as pessoas podiam ser tao isso ou tao aquilo. Mas um dia alguem apareceu e me disse. "Assim e' o ser humano, imperfeito e pequeno". Tive paz.
Outro dia eu estava cansada a indagar por que meu marido trabalha tanto e fuma tanto desde que o conheci. Dai' apareceu alguem e me disse: "ele vai morrer se nao parar". Aprendi sobre a verdadeira compaixao.
ele morreu?
@@rafaelpaiv Nao
@@rafaelpaiv que isso jovem 😂😂
Existem motores no nosso inconsciente que movem nossas ações. Descobrir estes motores e redefini-los para que não definam nossos comportamentos no presente e no futuro é a solução, (((((_caso contrário as feridas do passado sempre virão à tona e definirão nossos comportamentos_))))). Tem coisas que dá para resolver como perdoar alguém, tem coisas que são frustrações ou situações que não tem resolução e devemos tentar esquecer e apenas entender que situações acontecem.
Esse cara é sábio demais
Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde
Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marburg, professor e pesquisador convidado (2002 e 2003) - University Of Tel Aviv, pesquisador (2007 a 2010) - Universite de Paris VIII, pesquisador (1994 a 1996) - Universidad de Sevilla, professor convidado (2005) e colunista exclusivo do Jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/Pós-modernidade e epistemologia.
Pondé, o que você tem a dizer sobre o assunto: "O Limite do HUMOR"? Ou até mesmo se o HUMOR tem limite ou não.
" Ria comigo mas não ria de mim. "
@@brunofalcao9364 Poisé, é justamente esse o primeiro problema. Essa frase coloca o humor nas mãos de quem o recebe, e esse decidirá se teve graça ou não. Mas o problema é quando duas pessoas, com as mesmas características ditadas na piada, tem reação totalmente contrária ( uma acha graça e outra não). As pessoas tendem a se deixar levar pelo o que a maioria de pessoas daquele grupo a que o humor foi destinado acham. E eu descordou totalmente que a maioria sempre tem razão.
na época dos trapalhões podia tudo ... hj não
@@rafaelpaiv A contemporaneidade tem muitos problemas, não só nessa questão. Como você citou os trapalhões, eu lembro por exemplo as piadas que dizem que são "racistas". Eu concordo totalmente que a pessoa achar engraçado a raça de alguém é discriminação na certa, porém, quando você tem uma piada que é construída em cima de uma certa situação desse grupo na sociedade e se usa do exagero, é um humor bem construído. E quem rir de humor com base não é um descriminador, e sim um suceito que acha graça o exagero e coisa assim.
@@GSG-rf2rx, eu acho que para uma pessoa ser humorista de verdade, ela tem que ter domínio de língua portuguesa, sobre eufemismo, ironia explícita, conotação, denotação, sentido figurado etc... Pois, assim, seu humor abre campos para diferentes interpretações. O humor, como diria Karnal, é livre para ser expressado, e a liberdade de expressão tem limites, e o limite da liberdade de expressão são os crimes previstos em Lei.
Por esse motivo, creio eu, que o humorista deve dominar a arte de comunicar-se formalmente, visando uma futura defesa, alegando interpretação contrária a que foi denunciada, por exemplo.
Porque a pessoa dizer que não gostou não está dizendo nada, se não for acionado o Estado e aplicado a Lei.
Saudações Professor.
Sua participação hoje dia 19 no Jornal da Cultura está sendo fundamental.
Muito satisfeito em ouvir tudo o que gostaríamos de falar em rede nacional.
E dita de forma clara.
Saúde em sua jornada amigo.
É por isso então que se diz que todo colecionador tem um disturbio
Ótima reflexão, professor! Tudo em excesso faz mal e pode realmente indicar algum distúrbio psíquico ou físico.
Não só a abordagem do Pondé é excelente, mas também os assuntos que ele aborda
Muito boas estas suas ideias. Fez-me lembrar um filme chamado "vergonha " com Michael Fassbender. Uma personagem estranha e complexa. Obrigada por não falar no vírus nesta época de prisão domiciliária. Sempre é uma variante. Bjinhos de Portugal
E acho que nestas crises é quando fica mais nítido o comportamento. Ontem ví uma moça que entrou na livraria, chegou alí falando, determinando não ouvia nada nem ninguém que fosse contrária à posição dela, não pensava e não parava de falar mil coisas. Pânico total porque na loja dela não tinha clientes, nem na rua... A crise só agravou o que já existia...
obrigado pelo vídeo Luiz Felipe Pondé
Todo excesso é sintoma de uma falta. Essa frase está tão banalizada que as pessoas usam pra tudo hoje em dia, só pra te apontar o dedo. Ninguém tem culpa se o outro não faz nada na vida que exija disciplina e horas de dedicação. Às vezes e dependendo do contexto é claro, excesso é sucesso!
Concordo plenamente Ponde, uma vez uma psicanalista especializada em transtornos alimentares me disse que os excessos de comida resultam de falta de algo, ou de lazer, ou de traumas de infância ou adolescência.
Excesso não é sinônimo de vício, mas como ele mesmo cita, podemos sim analisar como uma atitude que mais prejudica em vez de ser útil.
Aproveitando o gancho teológico que ele fala, conheço amigos religiosos que perdoam outros com facilidade mas se martirizam em excesso em seus próprios " pecados".
show: dentro dessa explicação esclarecedora,
eu chego a conclusão que, o ideal é procurar mos sempre o ponto de equilíbrio para evitarmos os excessos desmasiado, o qual sabemos que o ponto de equilíbrio é um desafio para todos. nós. agradeço ao professor por ter uma explicação objetiva sem deixar dúvidas nas perguntas feitas.
assim fica tudo mais fácil.
Tudo é relativamente ímpar. Cada um com sua história de vida! Vivendo e aprendendo sempre.
Sugestão de vídeo : Quais serão as consequências que isolamento social trará para as pessoas ?
PERPLEXIDADE
Ligado a tudo q viciantes acho!!!!!!!!!!!!!
Pondé ponderando...amei.
Muito obrigado!
Sempre acreditei nessa ideia de que excesso demais em algo, é a falta de outra coisa, tudo bem que como tu explicou é meio relativo , mas ainda assim acho que esse é o motivo que pessoas bebem demais, jogam demais , e etc .
Pondé parabéns pelo vídeo! Você exatamente entrou numa reflexão da qual hoje mesmo estava pesquisando da relação da falta com alguma compulsividade excessiva. Valeu!
Grande reflexão, parabéns, Ponde.
*A Sobriedade é a Droga Mais Pesada que Existe no Mundo*
Vdd
👍🏻👍🏻
Muito radical!
Um alô da Suíça 🇨🇭
Essa falta escondida é consequência de algo chamado "filáucia”, amor desordenado por si mesmo.
Sim, a compulsão com ctz revela uma vida quebrada, vazia... 💔
Para Lacan o excesso de desejo é ausência, na mesma medida, de realizações que perdurem
O desafio individual é saber onde inicia o excesso.
Interessante. Ontem assisti Maria Homem falando bem desse vazio, ao qual ela denomina como agonia e as diversas formas que buscamos para nos anestesiar dessa sensação.
Pondé nosso papai smurf genial!
Cruz-maltino RJ.
Você lê meus pensamentos .
Vc é sensacional sou muito sua fã ♥️
Bju Pondé
Te amo Ponde!!! Gratidão
Ame a mim e vamos ter filhos.
Pondé fala sobre amor próprio, e se você acha que existe ..
Muito obrigada por sua lucidez
Fabuloso como sempre !
Sugestão de vídeo: dependência química e alcoolismo são falhas genéticas, morais ou uma doença contraída com o uso compulsivo??
Sem dúvida um assunto que me instiga a estudar, assim como quase todos os assuntos aqui abordados.
Verdade! Sempre relevante Professor!
Excelente oração..
Brilhante!
Poxa, a questão das relações apenas baseadas em sexo foi tão bem demonstrada naquele episódio de O Decálogo, em que o rapaz carteiro se vê completamente obcecado pela vizinha, que, por sua vez, não consegue encontrar nenhuma forma, à exceção da intimidade física, para retribuir o sentimento do rapaz.
:-)
Sugestão de vídeo: por que as pessoas se drogam. O que a filosofia pensa em relação as drogas.
compulsão pode ser um espirito perto se aproveitando, sugando ..aquele vicio... pode ser um espirito
muito interessante
Muito Obrigado
Sempre tera excesso e falta. Pois a vida e assim.
Pondé, que balaio de gato de idéias nesse vídeo.
Um bom assunto é o antes social. Até que ponto este estranhamento com o mundo, com a vida cotidiana e saudável?
Bob Marley já dizia: “Every need has an ego to feed” ou “Cada precisar tem um ego para alimentar”
Excesso de ousadia é o mesmo que falta de vergonha na cara? Me parece que sim. Excesso de saúde é falta de doença? também me parece que sim. Excesso de certeza é falta de conteúdo? de acordo com o pondé sim tb. Então a resposta do video é sim gente, não precisa mais ver! ta aqui já! pf n reportem por spoiler
Eu procuro sempre estar em um estado alterado de consciência sempre que consigo após um relacionamento frustrado.
Olha só como eu só bobo
Ja vivi muito diversos cenários de falta e excesso, justamente da superposição de uma coisa em função da outra, sempre refletindo muito a respeito dos atos. Contudo, atualmente, eu vivo uma epoca de excessos em tudo, nos bons habitos e nos maus. Ao mesmo tempo que amo meu trabalho, sou responsável, gosto dos meus amigos, da minha casa, eu gosto de usar muitas drogas por recreação. Não enxergo as faltas, e isso me preocupa em certo ponto, pois nao imaginei que o excessivo uso de drogas poderia "encaixar" de forma a não prejudicar outras áreas de forma clara e contundente. E isso, também nao acho saudavel. Será que realmente o cenário é tão otimista quanto parece, ou dessa vez, a falta que é mais dificil de compreender? Será que a falta é exatamente de ter algo nocivo no dia a dia, como a compulsão por relacionamentos toxicos ou pela dor, substituidos então pelo excessivo uso de drogas?
Eita porra!
Bravo. Sempre muito sucindo e claro.
Excelente 👏
Maravilhoso 👏👏👏👏👏👏
Tô amando seus vídeos ♥️🔥💎😭
Excesso de baixa autoestima pode ser um "Ego quase inflado", ou não tem nenhuma relação?
No mundo moderno o que existe é vazio...
Sem dúvida.
Pondera Pondé
Resumindo: Para Lacan o vazio e a completude do homem...
E o luxo? Onde este se encaixa nesta proposição? É uma falta pela necessidade do suntuoso e efêmero ou falta de contentamento verdadeiro?
Me fez fazer uma reflexão sobre a questão do desejo, dos vários fatores em torno disso, medo ou confiança, ansiedade ou tranquilidade?
Tbm
E sentir falta de alguém o tempo todo?
É angustiante 😊
É.
compulsão é vazio em outro lugar
O excesso de fotos... tb é falta de algo... 😕
É verdade!
Pondé, o xadrez é um esporte onde os seus atletas tem de ter um senso crítico muito apurado. Sendo assim, será que o xadrez e a filosofia tem alguma correlação?
A filosofia assim como a religião também promete uma salvação? Qual a diferença entre as duas salvaçãoes prometidas.
Que a religião faz chantagem emocional pra te estorquir já a filosofia te ensina a ser menos babaca e alienado em poucas palavras....
Uma pergunta: Pq existem pessoas com hábitos de mentiras excessivas ?
Não literalmente.
Interessante.
Profesor, por que Adão e Eva não tinham vergonha antes do pecado e depois tiveram? Obrigado.
Professor, olá tudo bem? Gostaria de saber o que o senhor acha do livro "Quebra cabeça Brasil"
Num adulto, se compulsão ao sexo existe, então abstinência seria deficiência? A essência, a natureza, do sexo acho que não responderia isso. Compulsão e abstinência a alimentos são facilmente compreendidos na gula/anorexia devido ao caráter da sobrevivência do corpo, mas o sexo, consumo financeiro, jogos de azar, trabalho, entre outros, são focados majoritariamente pela compulsão. Portanto, não considero compulsão ou abstinência pelo exagero ou deficiência, mas sim pelo efeito prejudicial para tronar um ser humano completo, multifacetado, não focado e nem ausente em um tema, qual seja, compulsivo ou abstinente. A abstinência, removendo a camada dos dogmas religiosos para facilitar o argumento, também não seria um impedimento à evolução de um ser humano melhor, mais completo?
Dúvida Hiperbólica
@@vladimirfreire2813 Muuuito, tanto que nem eu entendi minha pergunta kkkkkkkkk
@@rodrigowettstein5655 , eu até li...sei lá vc , acho que vc ficou nos extremos ...ainda creio no equilíbrio.
VAMOS SEGUIR A SHAKA DE VIRGEM E
AFASTAR À PERPLEXIDADE DE
NOSSA MENTE!!!!!!
Khan
@lore seeker dou like mas não troco SHAKA DE VIRGEM
@lore seeker do like denovo mas continuo com SHAKA illuminado do céu até u inferno I do inferno ate u céu
@lore seeker m.ruclips.net/video/IYRnKO7V5I0/видео.html
TUDO É TRANSITÓRIO
PREFIRO SHAKA DE V I R G E M
OU. SÁGA
Sou seu admirador, porém no PGM JC do dia 19 03, não concordei com sua opinião, pois esta claro, por uma irresponsabilidade dos Chineses EMPRESAS VÃO QUEBRAR, familías vão passar necessidades, se os chineses são submissos e aceitam qualquer carne de cachorro, o mundo não é obrigado a aceitar isso, concordo com você , eles são diferentes, porém foi um erro não aceitarem ajuda dos EUA para combater o vírus e demorar pra avisar o mundo, isso foi irracional. sou seu fan ou fã kkkkkkkkkkkkkkkkkk, abraços.
🙏
Eu tenho um fetiche em ver um dia um diálogo filosofico do Ponde com algum filosofo classista contemporâneo como Lúcia Helena Galvão e etc
fetiche tem com mulher cara;
João cana brava , passa a régua e fecha a conta.
👏👏👏👏
O que é matematica?
O senhor matém as considerações no vídeo "coronavírus" do dia 2 de março? Creio que seja importante se manifestar a respeito já que apesar do curto espaço de tempo, muita coisa mudou e o vídeo continua na rede.