Tive um péssimo ensino fundamental e médio.Minha família não se importava com a educação. Tive que ser autodidata pois queria uma vida melhor. Vivia na biblioteca e hoje não tenho dificuldades em estudar sozinha.
Muito bom esse video. Eu comecei estudar programação faz dois anos e ja sei fazer muita coisa, inclusive aplicativos funcionais. Mas foi sozinho, sem faculdade ou curso técnico. Mas durante esse tempo eu fiz faculdade de processos gerencias e foi dentro dessa faculdade que eu entendi a necessidade de ser um programador. Estou estudando diariamente, tenho meu emprego mas vou fazer minha segunda graduação e desta vez na área. Não posso deixar de destacar a importância de orientações como esta que, de certo modo, mostra um caminho e ainda da aquela dose de energia extra pra continuar os estudos. Obrigado.
Esses vídeos de estudos me ajudam MUITO! Estou me preparando para um vestibular e estou correndo atrás dessa base, pois tive uma péssima educação escolar. Não está fácil com a pandemia, mas acredito que eu chegarei lá.
Oi mano, acabei de entrar na Universidade pelo Enem, e posso te dizer que tudo o que você precisa pra ir bem no Enem ou em qualquer vestibular está no RUclips, pois foi por aqui que eu aprendi praticamente tudo, posso te recomendar alguns canais: • Felipe Araújo • Me Salva! • Descomplica • Umberto Manarino • Débora Aladim • Professor Ferreto • Monstro da Química • Canal Parabólica.
Parabéns, ótimo vídeo. Eu dei muita sorte de "nascer" como autodidata. Minha família era muito pobre quando era criança e mal tinhamos dinheiro para nos alimentar. Aprendi inglês e informática por conta na década de 80. Levei esse entendimento pra vida.
Faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistema, tive um primeiro contato com orientação a objetos na faculdade mas eu só aprendi mesmo quando busquei por conta própria e foi com um curso da alura. Hoje, utilizo exatamente a faculdade como um norte do que eu preciso estudar.
confesso que achei o título do vídeo estranho, mas agora assisti, entendi e adorei. Concordo plenamente. Infelizmente vejo muito dos meus colegas de curso se esforçando para tirar dez em tudo mas sem se interessar por fazer alguma coisa fora da faculdade, inclusive eu demorei um pouquinho pra "cair na real" e perceber que se eu só fizer as disciplinas ali eu serei uma profissional medíocre. Abraço pessoal!
Valeu, Anikó! Esforçar-se para tirar dez pode ser bom se você se esforça para aprender e, por consequência tira 10. Sob uma boa orientação (boa instituição, bons professores), é preciso ir mais além no entendimento do assunto para conseguir um 10. O que não é positivo é tentar "viciar a métrica", seja para o 10 ou para o mínimo necessário para passar 🤙🏾
A busca pelo 10 restringe o conhecimento de determinado assunto já que as questões da prova geralmente só são fragmentos do assuntos trabalhados em sala. A questão que ele aborda não é deixar de estudar pra tirar 10 mas estudar pra tirar 10 e compreender o assunto como um todo
Conteúdo interessante, pertinente e provocativo. Há muito me pergunto o motivo do pessoal que, por motivos diversos, não cursaram uma universidade se limitarem a dizer que nível superior não importa para o mercado de TI. Sempre vi a falácia dessa afirmação, mas também percebia que ser formado, pura e simplesmente, não seria suficiente para tornar alguém atrativo ao disputar vaga em um mercado globalizado. Parabéns pelo posicionamento sóbrio. "Nem gregos, nem troianos...estamos todos juntos nessa".
Ótimo vídeo! Sem dúvidas o maior limitador de iniciar os estudos hoje em dia é a quantidade absurda de material disponível. O filtro tem que ser muito bem feito, essa apostila da Caelum citada me ajudou muito para entender conceitos que na faculdade eu tinha dificuldade de entender. Se puder um conselho para quem está começando é, não se prenda a fazer semanas de acelerações sem antes conhecer muito bem a base, que é algoritmo e estruturas de dados, parece clichê mas essa base faz total diferença para se trabalhar em qualquer linguagem de programação. Linguagens e frameworks são ferramentas e não bala de prata.
Melhor vídeo que verei esse ano! Tenho muito interesse em revisar essas matérias... Não sei o que acontece, mas nunca consigo gravá-las de forma permanente...
Muito boa a sua reflexão sobre esse assunto. Eu trabalho como dev backend e aprendi programação de forma autônoma. Cursei faculdade de Letras na Federal da Bahia e isso me ajudou, de certa forma, a ganhar essa autonomia para estudar programação sem precisar de um curso formal. Isso pq um bom curso superior te prepara justamente para aprender a se apropriar do conhecimento e se tornar responsável pelo seu próprio aprendizado independentemente do seu curso. Esse tema é muito importante de ser debatido até pq o acesso aos cursos de superiores de tecnologia não são muito acessíveis, né. Então discutir "autodidatismo", ou autonomia, é muito importante. Parabéns pelo vídeo que é bom como todos do canal. 👊🏾
@@pgdinamica Eu atualmente tô tentando criar um pacote no Python tipo PySUS, mas com dados da Anatel. Se vcs quiserem fazer uma playlist, eu vou amar vcs mais ainda real oficial kkkk
@@pgdinamica A minha ideia é criar um, que baixe os dados automaticamente e padronize pra análise de dados. Mas como vc bem disse, acho que preciso solidificar mais meus conhecimentos ao invés de ir metendo o carro na frente da boiada. A ideia na minha cabeça flui, mas na prática são outros 500
Ser autodidata é imprescindível mesmo, principalmente na área da Computação. Mesmo na faculdade, aprendemos mais a base mesmo e temos que correr atrás das tecnologias da moda por fora, além de sempre se manter atualizados pois justamente a tecnologia mais utilizada no momento vive mudando. Muito importante aprender a aprender sozinho, e saber qual método funciona melhor pra si mesmo.
Acho que a parte mais difícil (pelo menos pra mim) é a minha insegurança. Decidi ir pelo caminho de aprender "sozinho" sem ir pra uma faculdade, o que me levou a ter essa decisão foi minha péssima experiência com a escola, professores, alunos e o ensino. Mas as vezes a gente sente que não esta aprendendo da forma correta, ou que não aprendeu o suficiente, fora a parte de muitas vezes parece que todo mundo já tem algo pronto e você não, enfim conteúdo muito bom, já me inscrevi!
Eu n consigo estudae, cara... Faço SI e a cada atividade que os prfessotes passam, ou a cada projeto, parece que eu n consigo acompanbar o ritmo mano... Do nada esse semstte mudou pra uma linguagen nova (python) que possui milhares de métodos, como eu vou saber qual usar na bosta da atvidade, ou no projeto? Como saber se ta certo, ou se é a forma eficiente de se fazer? Sla, mt decepcionado, e ficando cada vez mais ferrado na faculdade
Autodidata também é construir sua formação continuada na educação corporativa na administração pública voltada em gestão pública gestão ágil ou seja gamificacao , A Uniserpro é a base disso.
Eu gosto do programação dinâmica me sinto tendo a orelha puxada de vez em quando, principalmente em relação a qualidade do meu estudo e em matemática específicamente kkkkkk. Ótimo conteúdo sempre!
Como sempre, mais uma vez o vídeo se encaixa com a minha realidade. Queria contar um pouco para vocês e, caso tenha sorte, alguma pessoa possa me ajudar. Estou indo para o quinto semestre de CC na federal do Ceará, sou monitor de algoritmos em grafos e pesquisador científico também na faculdade (mais voltado para O Problema da Diversidade Máxima de Grupos com Otimização), sou inscrito no plano anual da Alura mais barato (que por sinal é bem caro), estudo Data Science por fora da faculdade, tenho que fazer várias pesquisas sobre Julia e Otimização já que não paguei Matemática Computacional ainda para ter alguma ajuda para as pesquisas. Ou seja, são muitas coisas para estudar, mas não sei em quê focar. Sempre aparece algo interessante, coloco nos planos para fazer, porém o prazo vai apertando e a ansiedade aumentando. Com tantas coisas para estudar, tantos conteúdos por aí na internet, como vocês focam em algo sem ter aquela sensação de estar perdendo alguma oportunidade por não estar vendo isso ou aquilo? Tentei resumir ao máximo a situação. Desde já, obrigado pela ajuda.
Olá, Otavio, tudo bem? Obrigado por compartilhar a sua história. Essa sensação é comum, principalmente quando ainda não entendemos perfeitamente "o nosso lugar" e estamos descobrindo várias coisas novas interessantes. Tanto eu como a Kizzy passamos por isso também, mas o que nós entendemos é que quando se está preparado, sempre vai ter uma nova oportunidade. Às vezes, olhamos para uma situação e ela parece muito interessante, parece que se não abraçarmos mais essa coisa, perderemos muito, mas não é verdade. Você pode fazer muitas coisas diferentes na sua vida e acumular experiências bem diversas que se somam a tudo que você já sabe, mas não precisa fazer isso ao mesmo tempo, pode fazer "em sequência", saca? Entenda que isso é normal e que apesar de toda escolha levar a uma "perda", você deve focar no que você vai "ganhar". Apenas escolha algo que você gosta e que vê uma perspectiva para te ajudar a continuar crescendo e, quando estiver mais experiente, você pode escolher outra coisa - e vai ter mais condições de julgar que coisa é essa.
Olá! Para ter acesso às gravações das aulas passadas, você pode se tornar membro do canal a partir do nível ESPRESSO (R$7,99). No site matematica.pgdinamica.com , você pode conferir todas as informações organizadas, inclusive quais foram os tópicos que já estudamos 🙌🏾
Mano, se eu dependesse da faculdade para aprender as coisas, eu não ia aprender nunca! Eu só aprendi design de banco de dados relacionais e modelagem se dados porque comprei dois cursos na Udemy, mas escolhi certo também.
otimo video e importante tocar nesse ponto. considero q tive um bom ensino fundamental e medio. daih, decidi fazer ciencia da computação na "universidade sao marcos". confesso q foi uma faculdade soh p me iniciar na area de TI, pq falhou em bases de estrutura de dados, por ex, pq n tive nem me lembro de ter tido arvore, enquanto meu amigo q fazia o mesmo curso na PUC me mostrava o conteudo dele e eu via q era bemmm melhor.. qto a calculo de derivadas, integrais, tive boa base tb na univ (em 2007), pq o prof oriental Ishi era bom e até me chamou p um trabalho de "plasma" (se n me falha a memoria, mas eu n me interessei na epoca, pq n vi uma parte pratica, sei la...escolhas..), pq viu q eu tinha facilidade e tal. obs: sabe dizer se seria sobre plasma msm o trabalho? hoje, sei onde preciso focar p me qualificar e saiba sempre q o canal seu e da kizzy ajuda demais..obrigado e fico feliz q o canal de vcs esteja crescendo a cada dia..
meu amigo que faz doutorado na unicamp me disponibilizou o material de algoritmos em C e estrutura de dados que ele teve na graduação, minha faculdade nem de longe é comparável à UNICAMP, mas esse material foi pra mim como essa apostila da Caelum foi pra vc, as vezes me frustra um pouco como na minha faculdade as coisas são rasas e eu fico comparando com os slides da unicamp e me deixa triste, mas tenho que buscar por conta própria, futuramente talvez eu faça um mestrado pra me aprofundar mais
@@pgdinamica as aulas da minha faculdade me desanimam... as vezes o profssor nem mostra o código do assunto e apenas cita..to muito velho pra começar outra graduação, estou no 5periodo, irei terminar
Oi! Sou desenvolvedor (python) e tenho muuito interesse em trabalhar na área de DS, mas acho muito difícil entrar esse ramo sem pós-graduação. Você acha que vale a pena fazer um mestrado na área de modelagem computacional ou computação científica? Acha que isso ajudaria de alguma forma a me tornar DS?
A única pessoa que tem condição de julgar se algo vale a pena ou não pra sua vida é você mesmo. A dificuldade de se tornar um cientista de dados, está nas múltiplas habilidades que tem que ser aprendidas é que demandam uma certa maturidade. Um mestrado ou doutorado são experiências que aprofundam no uso do método científico, análise crítica e comunicação de resultados. Na área em questão também pode te ajudar com conhecimentos de matemática e computação, possivelmente de estatística também. Tem vídeos aqui no canal que falam mais sobre a área: ruclips.net/video/i97uq6AsB5o/видео.html ruclips.net/video/o8NpsLSkKUo/видео.html
Queria desabafar um pouco da minha história... Sou estudante de publicidade e propaganda, mas tenho muita aptidão pra música e vídeo. Mas mal comecei o ano, e eu não sei por onde começar estudar tal ramo, pra consequentemente trabalhar, entendeu? Se me puder ajudar, agradeço desde já!
Tive um péssimo ensino fundamental e médio.Minha família não se importava com a educação.
Tive que ser autodidata pois queria uma vida melhor.
Vivia na biblioteca e hoje não tenho dificuldades em estudar sozinha.
É uma pena que nosso país force tanta gente a situações adversas, mas que você persistiu para superar essa barreira! 👏🏾👏🏾👏🏾
Cara, base é fundamental. Não importa o assunto, eu começo sempre pelos fundamentos.
com certeza!
Quem quer saber ?
Obrigado!
De nada!
esse vídeo é uma preciosidade!!
Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado 😁
Muito bom esse video. Eu comecei estudar programação faz dois anos e ja sei fazer muita coisa, inclusive aplicativos funcionais. Mas foi sozinho, sem faculdade ou curso técnico. Mas durante esse tempo eu fiz faculdade de processos gerencias e foi dentro dessa faculdade que eu entendi a necessidade de ser um programador. Estou estudando diariamente, tenho meu emprego mas vou fazer minha segunda graduação e desta vez na área. Não posso deixar de destacar a importância de orientações como esta que, de certo modo, mostra um caminho e ainda da aquela dose de energia extra pra continuar os estudos. Obrigado.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência, David! Sucesso no seu objetivo!
Super importante "Aprender a aprender" e criar autonomia e responsabilidade com os estudos.
Isso aí! 🙌🏾
4:20 eu baixava as apostilas também.
Excelente Hallison! Conteúdo muito necessário. Inscrito. Muito sucesso pra vocês!
Muito obrigado, Marcos! 🤙🏾
Esses vídeos de estudos me ajudam MUITO! Estou me preparando para um vestibular e estou correndo atrás dessa base, pois tive uma péssima educação escolar. Não está fácil com a pandemia, mas acredito que eu chegarei lá.
Vai chegar, sim! #fé 🙌🏾
Oi mano, acabei de entrar na Universidade pelo Enem, e posso te dizer que tudo o que você precisa pra ir bem no Enem ou em qualquer vestibular está no RUclips, pois foi por aqui que eu aprendi praticamente tudo, posso te recomendar alguns canais:
• Felipe Araújo
• Me Salva!
• Descomplica
• Umberto Manarino
• Débora Aladim
• Professor Ferreto
• Monstro da Química
• Canal Parabólica.
Esses são alguns que podem te ajudar muito, mas lembre-se, pesquisar por conta própria também é fundamental, boa sorte nos seus estudos amigo!
Excelente conselho! Muito obrigado!
😉🙌🏾
Parabéns, ótimo vídeo. Eu dei muita sorte de "nascer" como autodidata. Minha família era muito pobre quando era criança e mal tinhamos dinheiro para nos alimentar. Aprendi inglês e informática por conta na década de 80. Levei esse entendimento pra vida.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Me sinto abraçada com os vídeos, sério... Amo os conteúdos
🤗🤗🤗🤗
é verdade, muito bom!!! 💖
Gosto muito dos seu vídeos, próximo ano vou tentar o IME, vocês me inspiraram muito a tentar fazer ele, só tenho a agradecer.
Sucesso, Tiago! 🙌🏾 Bons estudos!
Faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistema, tive um primeiro contato com orientação a objetos na faculdade mas eu só aprendi mesmo quando busquei por conta própria e foi com um curso da alura. Hoje, utilizo exatamente a faculdade como um norte do que eu preciso estudar.
A faculdade te ensina pontos de vista, perspectivas sobre como abordar problemas. Às vezes, é preciso ir atrás de alguns detalhes mais específicos.
confesso que achei o título do vídeo estranho, mas agora assisti, entendi e adorei. Concordo plenamente. Infelizmente vejo muito dos meus colegas de curso se esforçando para tirar dez em tudo mas sem se interessar por fazer alguma coisa fora da faculdade, inclusive eu demorei um pouquinho pra "cair na real" e perceber que se eu só fizer as disciplinas ali eu serei uma profissional medíocre. Abraço pessoal!
Valeu, Anikó! Esforçar-se para tirar dez pode ser bom se você se esforça para aprender e, por consequência tira 10. Sob uma boa orientação (boa instituição, bons professores), é preciso ir mais além no entendimento do assunto para conseguir um 10. O que não é positivo é tentar "viciar a métrica", seja para o 10 ou para o mínimo necessário para passar 🤙🏾
A busca pelo 10 restringe o conhecimento de determinado assunto já que as questões da prova geralmente só são fragmentos do assuntos trabalhados em sala. A questão que ele aborda não é deixar de estudar pra tirar 10 mas estudar pra tirar 10 e compreender o assunto como um todo
Que merchan bem feito e também ótimo conteúdo.
Muito obrigado 😁
Conteúdo interessante, pertinente e provocativo. Há muito me pergunto o motivo do pessoal que, por motivos diversos, não cursaram uma universidade se limitarem a dizer que nível superior não importa para o mercado de TI. Sempre vi a falácia dessa afirmação, mas também percebia que ser formado, pura e simplesmente, não seria suficiente para tornar alguém atrativo ao disputar vaga em um mercado globalizado. Parabéns pelo posicionamento sóbrio. "Nem gregos, nem troianos...estamos todos juntos nessa".
Valeu, Edvan!
Ótimo vídeo! Sem dúvidas o maior limitador de iniciar os estudos hoje em dia é a quantidade absurda de material disponível. O filtro tem que ser muito bem feito, essa apostila da Caelum citada me ajudou muito para entender conceitos que na faculdade eu tinha dificuldade de entender. Se puder um conselho para quem está começando é, não se prenda a fazer semanas de acelerações sem antes conhecer muito bem a base, que é algoritmo e estruturas de dados, parece clichê mas essa base faz total diferença para se trabalhar em qualquer linguagem de programação. Linguagens e frameworks são ferramentas e não bala de prata.
Isso aí, Kaio! É redundante, mas "base é fundamental" 🙌🏾
Melhor vídeo que verei esse ano! Tenho muito interesse em revisar essas matérias... Não sei o que acontece, mas nunca consigo gravá-las de forma permanente...
🥰🥰🥰🥰
Muito boa a reflexão!!! Sempre bom ouvir o que vc tem a dizer, Hallison!
Muito obrigado, Guilherme! :)
👍🏻Like, melhor mudar o título para "é uma necessidade"
Agradeço a sugestão.
Muito boa a sua reflexão sobre esse assunto. Eu trabalho como dev backend e aprendi programação de forma autônoma. Cursei faculdade de Letras na Federal da Bahia e isso me ajudou, de certa forma, a ganhar essa autonomia para estudar programação sem precisar de um curso formal. Isso pq um bom curso superior te prepara justamente para aprender a se apropriar do conhecimento e se tornar responsável pelo seu próprio aprendizado independentemente do seu curso. Esse tema é muito importante de ser debatido até pq o acesso aos cursos de superiores de tecnologia não são muito acessíveis, né. Então discutir "autodidatismo", ou autonomia, é muito importante. Parabéns pelo vídeo que é bom como todos do canal. 👊🏾
Fiz Geografia na UFBA também.Hoje trabalho como analista de suporte.Concordo com você.
Não fiz faculdade de TI aprendi sozinha e no trabalho.
Muito bom Hallison! O conteúdo de vcs me ajuda bastante nesse processo de aprender sozinho. Vlw demais 👌
Valeu Lucas, ficamos felizes em saber disso :) pode mandar sugestões de que outros temas você gostaria de ver por aqui 😉
@@pgdinamica Eu atualmente tô tentando criar um pacote no Python tipo PySUS, mas com dados da Anatel. Se vcs quiserem fazer uma playlist, eu vou amar vcs mais ainda real oficial kkkk
@@Spanceroo1 qual é o pacote? 👀
@@pgdinamica A minha ideia é criar um, que baixe os dados automaticamente e padronize pra análise de dados. Mas como vc bem disse, acho que preciso solidificar mais meus conhecimentos ao invés de ir metendo o carro na frente da boiada. A ideia na minha cabeça flui, mas na prática são outros 500
Ser autodidata é imprescindível mesmo, principalmente na área da Computação. Mesmo na faculdade, aprendemos mais a base mesmo e temos que correr atrás das tecnologias da moda por fora, além de sempre se manter atualizados pois justamente a tecnologia mais utilizada no momento vive mudando. Muito importante aprender a aprender sozinho, e saber qual método funciona melhor pra si mesmo.
Isso ai, Marco! 🙌🏾 🙂
Eu fiquei assustada com o título 😌
Palma palma palma não priemos cânico! 😬
Acho que a parte mais difícil (pelo menos pra mim) é a minha insegurança. Decidi ir pelo caminho de aprender "sozinho" sem ir pra uma faculdade, o que me levou a ter essa decisão foi minha péssima experiência com a escola, professores, alunos e o ensino. Mas as vezes a gente sente que não esta aprendendo da forma correta, ou que não aprendeu o suficiente, fora a parte de muitas vezes parece que todo mundo já tem algo pronto e você não, enfim conteúdo muito bom, já me inscrevi!
Muito bom saber que vc aprendeu POO com a apostila da Caelum. O fórum GUJ, tbm do grupo Alura, me ajudou muito nesse aprendizado
Que canal maravilhoso!
Obrigado! :)
Muito bom o vídeo, valeu pelo conteúdo massa
🚀 valeu!!
Eu n consigo estudae, cara... Faço SI e a cada atividade que os prfessotes passam, ou a cada projeto, parece que eu n consigo acompanbar o ritmo mano... Do nada esse semstte mudou pra uma linguagen nova (python) que possui milhares de métodos, como eu vou saber qual usar na bosta da atvidade, ou no projeto? Como saber se ta certo, ou se é a forma eficiente de se fazer? Sla, mt decepcionado, e ficando cada vez mais ferrado na faculdade
Com a prática você vai aprendendo. Tenha paciência.
Ser autodidata é uma necessidade.
Fala Victor! Valeu e como tá a contagem de likes? 😂
Autodidata também é construir sua formação continuada na educação corporativa na administração pública voltada em gestão pública gestão ágil ou seja gamificacao , A Uniserpro é a base disso.
Eu gosto do programação dinâmica me sinto tendo a orelha puxada de vez em quando, principalmente em relação a qualidade do meu estudo e em matemática específicamente kkkkkk. Ótimo conteúdo sempre!
Faz parte puxar a orelha de vez em quando 😂😂 bons estudos Erick!
Com certeza kkkkk, valeu ✌️
Como sempre, mais uma vez o vídeo se encaixa com a minha realidade. Queria contar um pouco para vocês e, caso tenha sorte, alguma pessoa possa me ajudar. Estou indo para o quinto semestre de CC na federal do Ceará, sou monitor de algoritmos em grafos e pesquisador científico também na faculdade (mais voltado para O Problema da Diversidade Máxima de Grupos com Otimização), sou inscrito no plano anual da Alura mais barato (que por sinal é bem caro), estudo Data Science por fora da faculdade, tenho que fazer várias pesquisas sobre Julia e Otimização já que não paguei Matemática Computacional ainda para ter alguma ajuda para as pesquisas. Ou seja, são muitas coisas para estudar, mas não sei em quê focar. Sempre aparece algo interessante, coloco nos planos para fazer, porém o prazo vai apertando e a ansiedade aumentando. Com tantas coisas para estudar, tantos conteúdos por aí na internet, como vocês focam em algo sem ter aquela sensação de estar perdendo alguma oportunidade por não estar vendo isso ou aquilo? Tentei resumir ao máximo a situação. Desde já, obrigado pela ajuda.
Olá, Otavio, tudo bem? Obrigado por compartilhar a sua história. Essa sensação é comum, principalmente quando ainda não entendemos perfeitamente "o nosso lugar" e estamos descobrindo várias coisas novas interessantes. Tanto eu como a Kizzy passamos por isso também, mas o que nós entendemos é que quando se está preparado, sempre vai ter uma nova oportunidade. Às vezes, olhamos para uma situação e ela parece muito interessante, parece que se não abraçarmos mais essa coisa, perderemos muito, mas não é verdade. Você pode fazer muitas coisas diferentes na sua vida e acumular experiências bem diversas que se somam a tudo que você já sabe, mas não precisa fazer isso ao mesmo tempo, pode fazer "em sequência", saca?
Entenda que isso é normal e que apesar de toda escolha levar a uma "perda", você deve focar no que você vai "ganhar". Apenas escolha algo que você gosta e que vê uma perspectiva para te ajudar a continuar crescendo e, quando estiver mais experiente, você pode escolher outra coisa - e vai ter mais condições de julgar que coisa é essa.
Querido, como fazemos para ter acesso às aulas de fundamentos matemáticos já dadas?
Olá! Para ter acesso às gravações das aulas passadas, você pode se tornar membro do canal a partir do nível ESPRESSO (R$7,99). No site matematica.pgdinamica.com , você pode conferir todas as informações organizadas, inclusive quais foram os tópicos que já estudamos 🙌🏾
@@pgdinamica blz. OBG pela resposta!
vc eh lindo
😅
Mano, se eu dependesse da faculdade para aprender as coisas, eu não ia aprender nunca! Eu só aprendi design de banco de dados relacionais e modelagem se dados porque comprei dois cursos na Udemy, mas escolhi certo também.
Excelente ponto de atenção: é preciso escolher bem e mais importante, fazer os cursos, e não ficar só empilhando lá na Udemy 😉
que legal, Victor! qual vc escolheu?
Vale a pena fazer o curso de verão no IMPA?
Opa, respondido lá no vídeo do IMPA 🤙🏾
otimo video e importante tocar nesse ponto. considero q tive um bom ensino fundamental e medio. daih, decidi fazer ciencia da computação na "universidade sao marcos". confesso q foi uma faculdade soh p me iniciar na area de TI, pq falhou em bases de estrutura de dados, por ex, pq n tive nem me lembro de ter tido arvore, enquanto meu amigo q fazia o mesmo curso na PUC me mostrava o conteudo dele e eu via q era bemmm melhor..
qto a calculo de derivadas, integrais, tive boa base tb na univ (em 2007), pq o prof oriental Ishi era bom e até me chamou p um trabalho de "plasma" (se n me falha a memoria, mas eu n me interessei na epoca, pq n vi uma parte pratica, sei la...escolhas..), pq viu q eu tinha facilidade e tal.
obs: sabe dizer se seria sobre plasma msm o trabalho?
hoje, sei onde preciso focar p me qualificar e saiba sempre q o canal seu e da kizzy ajuda demais..obrigado e fico feliz q o canal de vcs esteja crescendo a cada dia..
Muito obrigado, Rogerio! Não conheço o tópico de "plasma", então não saberia dizer...
meu amigo que faz doutorado na unicamp me disponibilizou o material de algoritmos em C e estrutura de dados que ele teve na graduação, minha faculdade nem de longe é comparável à UNICAMP, mas esse material foi pra mim como essa apostila da Caelum foi pra vc, as vezes me frustra um pouco como na minha faculdade as coisas são rasas e eu fico comparando com os slides da unicamp e me deixa triste, mas tenho que buscar por conta própria, futuramente talvez eu faça um mestrado pra me aprofundar mais
Que bom que você conseguiu esse matéria e parabéns pela disposição em estudá-lo! 👏🏾👏🏾👏🏾
@@pgdinamica as aulas da minha faculdade me desanimam... as vezes o profssor nem mostra o código do assunto e apenas cita..to muito velho pra começar outra graduação, estou no 5periodo, irei terminar
Oi! Sou desenvolvedor (python) e tenho muuito interesse em trabalhar na área de DS, mas acho muito difícil entrar esse ramo sem pós-graduação. Você acha que vale a pena fazer um mestrado na área de modelagem computacional ou computação científica? Acha que isso ajudaria de alguma forma a me tornar DS?
A única pessoa que tem condição de julgar se algo vale a pena ou não pra sua vida é você mesmo. A dificuldade de se tornar um cientista de dados, está nas múltiplas habilidades que tem que ser aprendidas é que demandam uma certa maturidade. Um mestrado ou doutorado são experiências que aprofundam no uso do método científico, análise crítica e comunicação de resultados. Na área em questão também pode te ajudar com conhecimentos de matemática e computação, possivelmente de estatística também.
Tem vídeos aqui no canal que falam mais sobre a área: ruclips.net/video/i97uq6AsB5o/видео.html
ruclips.net/video/o8NpsLSkKUo/видео.html
Queria desabafar um pouco da minha história... Sou estudante de publicidade e propaganda, mas tenho muita aptidão pra música e vídeo. Mas mal comecei o ano, e eu não sei por onde começar estudar tal ramo, pra consequentemente trabalhar, entendeu? Se me puder ajudar, agradeço desde já!
Likeeeeeeeeeee!