O que é mais lamentável é perceber que a maior parte dos estudantes e professores universitários que adotam Paulo Freire como referencial teórico único e exclusivo da educação brasileira, sequer conhece Anisio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, pioneiros e reformadores da educação brasileira, e muito menos a contribuição desses autores para a escola pública e a educação brasileira de modo geral.
Educadores, por favor, me indiquem nomes de autores e livros que falam sobre a educação. Quero entender mais a fundo. Não fazia ideia dessa perspectiva sobre o Paulo Freire.
Eu achei o vídeo sobre Pedagogia do Oprimido um requinte de preciosidade em todos os aspectos. No aspecto formal e no conteúdo. Acostumados como estamos a ver jovens emburrecidos com essas ideologias, ver uma menina inteligente falando com objetividade coerência, clareza, bom senso e firmeza de opiniões foi uma festa!! Deixe esse vídeo como está: plenamente satisfatório. Amamos você e seus vídeos.
Já li o Pedagogia do Oprimido e pode crer, pegando o livro por inteiro, se percebe claramente que o que ele queria, era usar a Educação como instrumento de Revolução.
👏👏👏👏 a importância de ler! Minha irmã q é pedagoga já havia me dito, mas não quis acreditar! Eu gostava mto de citar as frases de PF, antes de ler eus livros.
Um fato é inquestionável, se Paulo freire não fosse um fanático marxista ela jamais seria idolatrado na área educacional pois para ele a educação e uma ferramenta primordial para a implantação da revolução socialista.
Cheguei nesse canal através da indicação da Tati Feltrin que citou o canal “Reserva Legal”. Se a Tati indica, a gente procura. 😂 Devo dizer que vim sem grandes expectativas, mas que grata surpresa em descobrir um canal tão rico e tão cheio de essencialidades! Parabéns, Débora. Tem poucos dias que te sigo, mas já tens minha admiração. 👏🏼❤️
@@academiabocault também ouvi menções da Feltrin ao "Reserva Legal", mais de uma vez. A dificuldade que encontro ao recomendar seus vídeos é que quando alguns amigos mais frágeis e delicados de espírito leem o nome de canal, se recusam a assistir porque dizem que se sentiram ofendidos com o mesmo, pois foram chamados de bocós. Aí tenho que explicar que é auto referência, piada com rei julian, mas cansa.
@@sapatomaluco HAHAHAHHAAH eu acho isso uma vantagem, sabia. Se a pessoa não consegue entender uma coisa básica dessa, não vai conseguir sequer passar do primeiro vídeo sem surtar.
SUGESTÃO: quando vc for ler o autor informa a página; e, nas informações do vídeo abaixo, informa a ficha técnica do livro (editora, ano, etc.). Grande melhora, é se vc adotar o aplicativo que permite vc ficar em pequeno em um cato do vídeo e na tela cheia vc dispor o conteúdo que vc está lendo ou que corrobora o que vc diz. Curto muito suas resenha e te sigo no tt. Vc tem feito uma grande contribuição para a educação brasileira. Vida longa e próspera para o "Olá Bocós".
Realmente mesmo que não queiramos, temos que ler o pensamento do indivíduo que nos opomos. Certa vez, discutindo com um amigo, ele defendeu Paulo e eu ataquei. Ele não entendeu minha argumentação porém, perto de acabar de ler o livro, eu mostrei citações claras de que ele era um revolucionário. Aí, o camarada ficou calado.
Elevar a discussão sobre Educação vai mesmo resolver os (muitos) problemas que enfrentamos? O nível da Educação cai sem parar. Qdo pensamos que não pode piorar, nos surpreendemos. Não se trata de pessimismo, é um realismo do qual não podemos fugir. Há 30 anos ouço discussões acaloradas, discursos politicamente corretos, mas os resultados são piores a cada dia. Negligência, relativismo, doutrinação ideológica, ignorância… Enfim, tudo aquilo que não deveria haver numa escola. Alguns professores remam forte contra a maré, mas sem muito sucesso. Deus tenha misericórdia da indigência intelectual do Brasil.
São 2 h e como eu não terminei ainda meu trabalho, deverei ver o dia clarear, e ouvi atentamente o seu conteúdo, pelo que lhe dou parabéns. Tenho 62 e posso ser seu vozinho e constatar que existem pessoas que pensam me enchem de orgulho e garantem a minha posteridade...e hoje eu fiz um belo estudo sobre o filósofo Paulo Freire, explico: eu assisti uma entrevista dele por 1:46 , num discurso pra lá de repetitivo como lhe é próprio e em seguida no automático do youtube entrou seu vídeo antigo e seu relato confere bastante com a entrevista que acabei de ver e agora de propósito eu cliquei nesse seu novo vídeo sobre o assunto e veio complementar aquilo que eu ja tinha formalizado. Você me poupou de ler o livro de estreia dele e esse saudoso Sr. ja cumpriu o que a vida lhe propôs e a educação precisa sim trilhar por opções mais modernas e precisamos de sangue novo como o seu... valeu...
Fui professor durante 30 anos e estudei metodologia de ensino de alguns autores conhecidos em todo mundo ! Hoje as pessoas procuram por curiosidade conhecer as obras que contribuíram
Po, eu assisti o seu primeiro vídeo ontem e achei ótimo. Desde o primeiro vídeo você foi sempre branda e sábia nas suas críticas. Nunca vi você com histeria nem jargões de direita, nem mitando, nem nada. Apenas estava fazendo uma análise crua do livro. Particularmente amei.
@@luigiplumber3634 Qual livro do Paulo Freire você já leu? Tua analogia de comunismo e escravidão é muito engraçada, uma pena que não percebes que o único sistema que escraviza é o capitalismo.
Não dá pra entender: tanta preocupação com liberdade e justa divisão dos bens materiais e em todos os regimes comunistas o ditador é riquíssimo e o povo passa fome. A teoria na prática é outra coisa. Bom mesmo é o pensamento de Wiston Churchill "A desvantagem do capitalismo é a desigual divisão das riquezas, a vantagem do socialismo é a igual distribuição da miséria."
Minha experiência com pessoas discorrendo sobre Paulo Freire é que a maioria nunca leu realmente os livros na íntegra. Dada a prolixidade do autor e a paciência das gerações atuais com leitura, até entendo, mas sendo um tema tão popular cabe a leitura das obras-base. O mesmo acontece com o Manifesto Comunista, que leva só 2h para ler e entender os conceitos comunistas de governo e socialismo.
@@victorgaldi2797 Parece que não, pois eu mesmo li alguns já e vejo que tem alguns pontos interessantes e outros ruins. Mas eu sou tão avesso a Mao quanto a Pinochet, o que parece estar ficando raro na atualidade.
@@victorgaldi2797 nojo tenho de vc ... um zé ninguém q ñ faz porra nenhuma falando mal de um Educador conhecido, lido e praticado mundialmente, vai se catar!
Eu sei o quanto é penoso discutir sobre certos assuntos. Já li e tô terminando de resumir" Os papéis sexuais " , Vou ler " o manifesto comunista " e depois " Problemas de Gênero " , fora um artigo.
🤔 conheci o seu canal hoje, mas já havia visto o seu vídeo de que fala sobre esse ☝️, pode ser caracterizado por esses três adjetivos: 1 - necessário 2 - apropriado 3 - eficaz 😃 😊 🤓📝✅ 👏👏👏
No livro «Educação como prática de liberdade», PauNo Freire deixa claro, no último capitulo, qual a finalidade das tais "palavras geradoras", pois que, a partir de uma palavra, os alunos deveriam deduzir o fato da opressão e rebelarem-se contra tudo o que os oprime; caso eles não consigam chegar a isso, então o professor/facilitador deveria ir incutindo isso nos alunos. Ademais, PauNo Freire deixa claro nesse opúsculo que, noutras palavras, ser mau é ser de direita e ser bom é ser de esquerda, para depois enfatizar que a função do professor é política, pois que a ele cabe tirar as pessoas da maldade e levá-las à bondade, entendendo maldade, desde o que ele indica, como sendo de direita, e bondade como sendo de esquerda; logo, o professor deve conduzir seus alunos a terem um pensamento de esquerda. Nunca parei para pensar se isso seria feito segundo os moldes gramscianos ou escancaradamente... acho que será o tempo de reler a "opera omnia" desse camarada e ver aonde isso levará. Obrigado.
Eu li a Pedagogia do Oprimido, e fiquei horrorizado ! Sou estudante de Pedagogia, e vejo meus colegas de classe apaixonados por este louco ! O verdadeiro patrono da nossa educação, chama se : Ernesto Carneiro Ribeiro !
@@DanielMeloAraujo não. Tem muita gente que me deu aula que também sabe interpretar Paulo Freire: Selma Garrido Pimenta, José Cerchi Fusari, Elisabete Campos, Rinaldo Voltolini, Crhistian Dunker... Já participei de muito grupo de estudo freireano e tive muitos colegas que também sabiam interpretar.. Trabalhei por 7 anos no EJA do CIEE, e lá tinha alguns professores que também sabiam. A questão é que não dá pra interpretar Freire sem entender de epistemologia e de Hegel... é a mesma coisa que tentar fazer derivada sem saber função.. Sai esse monte de porcaria aí...
@@ronaldogollo8462 realmente, a educação brasileira vai de vento em popa, desculpa amigo, Paulo Freire realmente é um ícone, um muso da pedagogia brasileira, quem eu sou de criticar esse santo?
Adorei a elucidação sobre Freire. Amo a área educacional, sou profesor e rumando ao mestrado em Educação, sei que vou ser crucificado mas quero debater práticas pedagógicas eficazes não sistemas políticos. Deus me guarde kk
ue, não seria o sistema politico que dita o salario dos professores? Profissionais que ainda continuam em busca de valorização? Onde se fala que precisa usar uma unica pratica pedagogica? Querendo entender ja que ainda estou na graduação, muito distante do mestrado.
Sim você será crucificado. Lembro me de quando não usei referências de Paulo Freire em meus trabalhos recebia nota baixa. No entanto bastava citar as palavras " crítica" , " libertadora" , " opressão" nota máxima, ainda que nada tivesse sentido.
@@lindaines.s2098 Hoje tenho migrados meus pensamentos e me concientizado socialmente. Mas numa perspectiva menos idealista, militante e revolucionária. Estou cursando pós em educação kkkk acho que me afetou, maaaaas, diria que de forma positiva. Certos pontos de vista me foram elucidados, mas me encomoda a constante discussão sociológica. Gosto de dados, resultados números sobre índices da educação, metodologias factíveis. E claro , ainda consciente de que quanto maior o poder do estado menor é o poder do cidadão .
Psicanálise histórico político social. Eles jogam palavras ao vento sem se preocupar com o que significa! Eu fiz questão de esquecer disso, já que tiver que estudar esse dois livros durante toda a minha graduação na psicologia da UFSC. Como sobrevivi??!
É sempre melhor pegar edições mais antigas, pois as atuais "amenizaram" e alteraram as palavras, os termos, esconderam fatos, passando o pano para aliviar o peso das acusações contra Paulo Freire.
SENSACIONAL !!!! Quando fiz um curso de Mestrado em Educação, tive que ler Paulo Freire. Na época não me agradou em nada o que li. Daí, vem você e resume TUDO nesse vídeo. ADOREI !!!!!!! Parabéns pelo trabalho.
Olá, eu tenho acompanhado o canal e acho que você faz um trabalho muito bem feito e sem dúvidas merece elogios. Mas queria trazer um questionamento a sua leitura do Paulo Freire. Acredito que você faz uma leitura literal muito precisa e minuciosa. Porém acredito que ao resumir a contribuição das ideias de Freire a uma panfletagem socialista é um pouco "mesquinha". Calma, não quero te atacar com isso. Qual o meu ponto: Por trás da roupagem literal, que você destaca muito bem, de que a educação para ele seria um mecanismo essencial para a revolução socialista, existe uma estrutura lógica que enquanto tal pode ser aplicada fora da roupagem ideológica. Ex: quando Paulo Freire entende que a educação só é educação de fato quando ela produz uma capacidade crítica, dissolvimento de culpas indevidas e produção de capacidade de luta e enfrentamento da realidade, isso serve para qualquer contexto e não apenas no destacado por Freire, que é sim de fato conectada a revolução socialista. Ou seja, meu ponto é que descartar as idéias de Freire sobre educação só por que ele pessoalmente atrelou isso ao socialismo, é desperdiçar os benefícios de se pensar a educação como transformadora em relação a qualquer contexto e ideologia que você quiser acoplar. Em suma, se a lógica do freire for reduzida a uma condição estrutural genérica, ela pode sim ser muitíssimo benéfica e poderosa.
Então, só que a capacidade crítica NA OBRA DO PAULO FREIRE só é crítica se for socialista. Uma capacidade crítica capitalista ou "neoliberal" não é crítica. O próprio autor é CONTRA desvincular sua filosofia da esteira revolucionária socialista. Engraçado é achar razoável pegar "emprestado" uma filosofia educacional comunista, quando o mesmo não seria possível com uma "filosofia" educacional nazista. Ainda que o comunismo tenha matado mais pessoas...
@@academiabocault Perfeito, entendo que quando pensamos na articulação que o autor faz na própria obra, ele fecha essa porta de ampliar e desvincular a ideologia na proposta. Mas acredito que como leitores, eu, você e qualquer pessoa, temos liberdade pra utilizar e aplicar elementos a partir do próprio viés. Mais ou menos na lógica de uma analogia básica e batida com o uso que foi feito da teoria da relatividade de Einstein: Ela serviu para a criação da bomba atômica, mas também serve para outras finalidades não bélicas e destrutivas. Minha crítica passa por aí. Mas compreendo a sua posição de que já que esse autor específico faz um vínculo inexorável de sua proposta a uma ideologia específica, por que não utilizar a proposta de outros autores com outras ideologias. Mas na linha do meu argumento, acredito que existe uma plasticidade possível no uso e aplicação de qualquer teoria e proposta. Obrigado pela resposta!
@@jonatascassete8028 A posição dessa moça em relação a sua foi patética, o anticomunismo doentio dela a cega completamente, muito interessante sua fala, mas ela não entendeu bosta nenhuma.
Uma coisa não impede a outra. Expôr Paulo Freire - a influência que marxistas tiveram na formação Cultural brasileira e em seu imaginário - é necessário e comitantimente a isso, propôr o caminho mais adequado Quanto a moralidade revolucionária, o melhor livro - um panfleto, na verdade- é o A Moral e a Revolução do Trotski.
Exatamente, é tudo, exceto científico. O rei da licença poética e do achismo virou epistemologia? Não seria o caso de esclarecer a essência de cada conceito?
Sou estudante de Letras e estou adorando ver os vídeos com opiniões dos que discordam de Paulo Freire. Entretanto, ainda não conseguiram mudar minha concepção de que Freire é excelente e que a luta contra um sistema que gera abismáticas diferenças é essencial, sendo necessário construir um novo meio para viver, o que não significa que precisamos concordar com qualquer molde socialialista ou capitalista já existente. E a educação, como meio de formação de indivíduos e cidadãos tem um papel crítico para isso. Nitidamente, as obras de Paulo Freire podem ser criticadas, como qualquer outra e isso é parte do processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento se constroi.. Paulo Freire mesmo menciona isso em algumas palestras, que adoraria que seus livros fossem relidos e criticados para que a obra do autor não acabasse por alí, o que seria uma pena. Como autor, filósofo e educador Freire iria adorar vê-los estudando sobre seus pensamentos e o criticando com boas argumentações.
Verdade, embora todo aquele que diz lutar pela liberdade ou contra o capitalismo, ricos etc Sempre se esquece que, o maior vilão é o governo e o estado e não os ricos empresários.
Desculpe, amigo, mas ao pagar o seu salário para ensinar português ao meu filho, eu não quero que você transmita a ele a sua visão de como deveria ser a sociedade.
É na Pedagogia do Oprimido que ele diz que a Educação tem que ser usada em prol da revolução e sugere que se pegue em armas? Tenho uma vaga lembrança desse trecho, mas não tenho certeza.
Hahahah, curti a alfinetada na Laura Sabino. Ela tem um vídeo sobre O holodomor, teve a coragem de usar fontes de jornalistas stalinistas e um historiador que se quer tem relevância na historiografia acadêmica, inclusive no meio dos próprios marxistas. Eu coloquei um comentário no vídeo dela que obviamente não respondeu, pq não tem capacidade. Achei engraçado que meu comentário teve 45 curtidas e está bem atrás no destaque de comentário que tiveram apenas 6 likes, em fim talvez seja os termos do RUclips. De qualquer forma, parabéns pelo vídeo e discussão, seus vídeos tem uma abordagem bem didática e esclarecida que vem em oposição a escrita truncada do Paulo amiudado Freire.
É muito chique distribuir comentários esperando comentários,existem pessoas que esquecem de tirar o óculos no sexo oral,daqui a pouco teremos outros canais de avaliação de livros,escritores e para passar o tempo, sintonizam naqueles que ensinam plantar jaca em vasos,na varanda do Apto. Sempre pensei que livro fosse uma lâmpada,e não um interruptor,um apagador borracha
Setembro de 2021 centenário de Paulo Freire, eu procurando vídeos sobre o autor. Eu não li P F, não vou sair replicando ideias e opiniões alheias sobre o ele, mas de tudo que já ouvi a respeito acho insuficiente essas análises feitas a partir das leituras de seus livros , sem um aprofundamento sobre o autor, é preciso entendê-lo para poder criticar-lo com justiça, (e eu concordo que não existe apenas um ponto de vista sobre o que um autor diz), se não, apenas reproduzimos nossa visão de mundo, se somos de esquerda o vemos como iluminado, se de direita como energúmeno, isso não lhe faz justiça. Concorde com ele ou não, se estamos discutindo a seu respeito, relevante ele é. Por fim, não vim aqui embasar minha opinião sobre Paulo Freire, não é minha área, se me perguntam digo que não sei, que não estudei e portanto não posso opinar e acho que seria essa a melhor resposta a maioria de nós.
3 года назад
O problema do Paulo Freire é o gestor/político, não o autor, o pedagogo. Realmente temos que superar esse assunto e enterrar o seu legado escolanovista que nada tem a ver com socioconstrutivismo.
Minha profunda admiração a tds q tiveram estômago d ler essa obra prima da inspiração peristáltica de Paulo freire. Nunca passei da terceira página. Tive q comprar o livro uma segunda vez pq o primeiro voou contra a parede e o chão antes d c rasgado e ir pro lixo. Um ultraje a minha pouca inteligência. Talvez tenha sido o único aluno a reprovar uma disciplina graças ao Paulo freire. Pelo menos a reprovar aquela disciplina, certeza. Isso em 1998, qd era uma heresia falar desse jegue. Hj, fazendo justiça, virou moda!
Achei mal escrito. Por ser autor brasileiro, espera um português mais palpável, mas conseguia entender melhor a escrita de Nietzsche traduzida em português que a do Freire que é brasileiro. Me parecia forçada a forma que ele escrevia como se não quisesse ser entendido pelas massas para parecer intelectualmente mais brilhante, mas ele não parecia dominar essa linguagem que se utilizava o que me faz pensar nele como idiota as vezes mesmo não sendo. Certas frases poderia ser levadas ao teor cômico facilmente.
@@OPiorCanaldoRUclips ele teve a pretensão d criar um estilo literário próprio com um pseudo rebuscamento e acabou criando uma linguagem prolixa redundante e cheio d vícios d linguagem. Um assassinato da língua. Deve t sido efeito da auto aplicação do método de ensino. Sempre parava a leitura numa comparação entre índios, ou flechas de índio, não lembro, mas era algo como comparar goiabas com sapatos. Bem ao estilo 'a lua é linda, o sol amarelo, se você masca chicletes, porque pegou minha bicicleta!' coisas totalmente sem nexo, próprio d quem os miolos derretidos pelo consumo ervas.
Acho que a crítica ao livro pedagogia do oprimido muito válida, mas acredito que faltou uma contextualização com as tendências pedagógicas que antecedem Paulo Freire. Não acredito que o “método” de Paulo Freire tenha sido utilizado, nas salas de aulas, em grande escala no Brasil. Em meus anos como aluno no ensino básico e superior nunca vi esse método de Paulo Freire aplicado irrestritamente, sempre prevaleceu o ensino tradicional, com exposição dos conteúdos, depois avaliações de conhecimento. Só tenho liberdade de aprender quando não estou no ensino institucionalizado. Só achei a jovem um pouco fã boy da escola austríaca, pareceu até religião como a dos comunistas, kkk .
A educação brasileira está usando o mesmo modelo de educação desde a época da revolução industrial. Aula palestra, aula expositiva... muitas vezes o professor opta por uma aula expositiva por medo de perder o controle da aula... por isso vai limitando o aluno.
Eu acharia interessante você comentar alguns livros do John Holt, que é um educador que acredita também na liberação através da educação, mas ele vai por outra via: do unschooling (How children fail/How children learn) libertando as crianças e jovens da educação formal até a emancipação juvenil (escape from childhood).
Sugestão sobre o tema: livro "a falácia socioconstrutivista" que vai direcionar vc para outro livro intitulado "os neurônios da leitura". Com esses dois livros fica fácil entender porque o construtivismo é uma tragédia e porque o Brasil tem uma educação capenga. Na minha humilde opinião, Paulo Freire é só uma figura para a contemplação dos marxistas brasileiros, não apresentou nenhum método e tem a base de suas idéias na luta opressor/oprimido (nada original). Estrago de verdade fez a Emilia Ferrero com sua tentativa de adaptar a teoria de Noam Chomsky, sobre a fala, para a leitura e a escrita.
Realmente. Paulo Freire não fede nem cheira. O construtivismo, Emilia Ferrero e toda a influência dos organismos internacionais como a unesco, realmente foram terríveis na educação brasileira.
Metodologia do ensino é coisa muito séria! Muita gente passou a vida inteira estudando e pesquisando sobre métodos de alfabetização! Chamar PF patrono da Educação Brasileira é piada de mau gosto
Eu achei muito engraçado vc ter falado das ideias que aparecem só no final do texto, pq na academia eu me acostumei a ler o último parágrafo dos textos primeiro. Pq é geralmente lá que estão as ideias mais controversas dos autores de esquerda. Eles escrevem lindamente, demonstram repertório e retórica invejáveis, mas só no finalzinho mesmo é que eles deixam transparecer o que eles realmente querem dizer. Longos e tediosos parágrafos de baboseira, pra no final vir alguma atrocidade como "e é por isso que eu acho que a idade de consentimento deve ser diminuída pra 12 anos" xD
Ainda não li, mas por ordem do ofício vou ter que ler por conta própria. Gostei do vídeo. Se é melhor que o outro não sei. O objetivo alcançou. O problema do Paulo Freire é o gestor/político, não o autor, pedagogo, filósofo educacional marxista. É preciso entender os efeitos da gestão dele no tempo de Erundina trazendo o lixo do escolanovismo americano que destrói a autoridade do Professor. A crítica que Arendt faz ao modelo é da década de 50. Concordo que o assunto precisa ser superado. Ou enterra de vez a progressão continuada, ou garanta os recursos de maneira efetiva para que os pressupostos dela seja rigorosamente executados. Ou deixe a seriação tradicional. Sócioconstrutivismo batido é delírio de uma direita que só faz crítica pela critica e não cria ciência da educação.
O grande problema do Paulo Freire nem é o fato de ser revolucionário, o problema é a burrice mesmo. O sujeito que escreve desse jeito não pode educar ninguém
Minha esposa, estudante de letras na federal, adora Paulo Freire, mas nunca leu. Então eu garanto, a maioria que adora nem leu, só reproduz idéias desconexas.
Muito bom o vídeo Débora, e parabéns pelo crescimento de views , vc merece, e estamos aguardando vc tecer comentários sobre o calhamaço a tragédia de um povo do brilhante Orlando Figes.
Já pessoas afirmando que o único livro escrito por ele (eca!) é o do oprimido, os demais seriam compilações realizadas por colaboradores e comentadores pelegos, já com intuito claro de suavizar o discurso raivoso em favor de uma captura de corações desavisados e então sedimentar esse poder que a esquerda sempre cobiçou. Um professor representa muitas gerações de votos ao longo de suas carteiras
Concordo plenamente contigo! A maioria das pesskas que aplicam Paulo Freire, Piaget, Vigotsk, Walon... não aprendem com eles mas com pessoas que os apresentam com uma moldura linda. Veja como o Mario Sergio Cortela comemora em seu canal o centenário do seu orientador. Dá até orgulho do homem. Rs!
Acho que uma dificuldade que tenho é encontrar autores que contrapõe essas ideias. Quero ler Marx, mas não conheço autores que sirvam de antítese para as ideias de Marx, pois ele é bem mais famoso que qualquer um que contrapõe suas ideias.
Paulo Freire critíca a tecnologia, pois para ele, ela é uma ameaça ao emprego de deteminadas categorias. Embora a história tem nos mostrado que, com o avanço tecnológico, se por um lado profissões desaparecem, outras costumam surgir.
É o conceito de agregar valor a cadeia de produção. Na ótica marxista estaríamos tds com foices e martelos na mão trabalhando em feudos a espera q nossos senhores, para eles o estado, nos recompensasse com nossas cotas. Burgueses capitalistas que surgiram para destruir esse mar d rosas.
Ola, Debora! Concordo com você e discordo da Nichele em relação ao entendimento que as pessoas tem do Paulo Freire. Tenho amigas que não tem nenhuma simpatia pelo comunismo, formadas em pedagogia/letras que simplesmente não entediam o porquê de chamarem o PF de doutrinador ou comunista. Elas falavam que ele era um ótimo educador e que eu poderia estar politizando a situação. Sua análise é muito necessária.
Moça, parabéns pelo excelente trabalho! Acredito que a maioria dos professores que defendem o Paulo Freire se quer leu uma de suas obras. Por este motivo, acredito ser extremamente necessário pessoas como vc continuar abordando o que de fato o Paulo defendeu nas obras dele. Eu mesmo não sou professor, mas sou pai, e portanto educardor por natureza. Tenho uma filha linda e me interreso em saber o que de fato estão ensinando nas escolas... Obrigado!
Gente, alguém poderia colocar o trabalho que a moça do vídeo cita? Que fala sobre PF ter sido aplicado no Brasil numa perspectiva sócio construtivista? Porque essa perspectiva é pautada em piaget, fiquei confusa.
Tem um documentário sobre Paulo Freire na TV Cultura "Paulo Freire, 100 anos" que retrata a história dele. Foram ouvidos críticos e apoiadores. Vão lá conferir!
*O cara é inscrito no canal do PT e Brasil247* e pensa que tem alguma moral pra falar alguma coisa, ai, ai! Se deixa ser doutrinado por ideologias vermelhas e pensa ser inteligente!
Que coisa maravilhosa ver uma jovem com conteúdo em nossos dias!
Deus te abençoe sempre.
Excelente vídeo. Luz no fim do túnel. Quando a juventude se aprofunda ninguém segura
O que é mais lamentável é perceber que a maior parte dos estudantes e professores universitários que adotam Paulo Freire como referencial teórico único e exclusivo da educação brasileira, sequer conhece Anisio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, pioneiros e reformadores da educação brasileira, e muito menos a contribuição desses autores para a escola pública e a educação brasileira de modo geral.
Parabéns, garota! Vídeos com conteúdos como o seu, trazendo um assunto tão relevante me faz ter a esperança de tempos melhores na Educação do Brasil!
Educadores, por favor, me indiquem nomes de autores e livros que falam sobre a educação. Quero entender mais a fundo. Não fazia ideia dessa perspectiva sobre o Paulo Freire.
Excelente!!!!!! Que maravilha!!!!!!!!
A educação sendo discutida com o viés profissional e não político ideológico.
Eu achei o vídeo sobre Pedagogia do Oprimido um requinte de preciosidade em todos os aspectos. No aspecto formal e no conteúdo. Acostumados como estamos a ver jovens emburrecidos com essas ideologias, ver uma menina inteligente falando com objetividade coerência, clareza, bom senso e firmeza de opiniões foi uma festa!! Deixe esse vídeo como está: plenamente satisfatório. Amamos você e seus vídeos.
Já li o Pedagogia do Oprimido e pode crer, pegando o livro por inteiro, se percebe claramente que o que ele queria, era usar a Educação como instrumento de Revolução.
👏👏👏👏 a importância de ler! Minha irmã q é pedagoga já havia me dito, mas não quis acreditar! Eu gostava mto de citar as frases de PF, antes de ler eus livros.
Arrasou Débora! Fico impressionada de ver como você articula bem as idéias ao nos explicar alguns conceitos! Obrigada por mais um vídeo maravilhoso.
Um fato é inquestionável, se Paulo freire não fosse um fanático marxista ela jamais seria idolatrado na área educacional pois para ele a educação e uma ferramenta primordial para a implantação da revolução socialista.
Muito satisfatório assistir uma jovem dotada de conhecimento! Parabéns 😊
Cheguei nesse canal através da indicação da Tati Feltrin que citou o canal “Reserva Legal”. Se a Tati indica, a gente procura. 😂
Devo dizer que vim sem grandes expectativas, mas que grata surpresa em descobrir um canal tão rico e tão cheio de essencialidades!
Parabéns, Débora. Tem poucos dias que te sigo, mas já tens minha admiração. 👏🏼❤️
AH NÃO ACREDITO! Sensacional. Reserva Legal é o nome antigo do canal
@@academiabocault No vídeo chamado “Concluindo Março + caixa postal”
@@academiabocault também ouvi menções da Feltrin ao "Reserva Legal", mais de uma vez. A dificuldade que encontro ao recomendar seus vídeos é que quando alguns amigos mais frágeis e delicados de espírito leem o nome de canal, se recusam a assistir porque dizem que se sentiram ofendidos com o mesmo, pois foram chamados de bocós. Aí tenho que explicar que é auto referência, piada com rei julian, mas cansa.
@@sapatomaluco HAHAHAHHAAH eu acho isso uma vantagem, sabia. Se a pessoa não consegue entender uma coisa básica dessa, não vai conseguir sequer passar do primeiro vídeo sem surtar.
SUGESTÃO: quando vc for ler o autor informa a página; e, nas informações do vídeo abaixo, informa a ficha técnica do livro (editora, ano, etc.). Grande melhora, é se vc adotar o aplicativo que permite vc ficar em pequeno em um cato do vídeo e na tela cheia vc dispor o conteúdo que vc está lendo ou que corrobora o que vc diz. Curto muito suas resenha e te sigo no tt. Vc tem feito uma grande contribuição para a educação brasileira. Vida longa e próspera para o "Olá Bocós".
Realmente mesmo que não queiramos, temos que ler o pensamento do indivíduo que nos opomos. Certa vez, discutindo com um amigo, ele defendeu Paulo e eu ataquei. Ele não entendeu minha argumentação porém, perto de acabar de ler o livro, eu mostrei citações claras de que ele era um revolucionário. Aí, o camarada ficou calado.
Elevar a discussão sobre Educação vai mesmo resolver os (muitos) problemas que enfrentamos? O nível da Educação cai sem parar. Qdo pensamos que não pode piorar, nos surpreendemos. Não se trata de pessimismo, é um realismo do qual não podemos fugir. Há 30 anos ouço discussões acaloradas, discursos politicamente corretos, mas os resultados são piores a cada dia. Negligência, relativismo, doutrinação ideológica, ignorância… Enfim, tudo aquilo que não deveria haver numa escola. Alguns professores remam forte contra a maré, mas sem muito sucesso. Deus tenha misericórdia da indigência intelectual do Brasil.
São 2 h e como eu não terminei ainda meu trabalho, deverei ver o dia clarear, e ouvi atentamente o seu conteúdo, pelo que lhe dou parabéns. Tenho 62 e posso ser seu vozinho e constatar que existem pessoas que pensam me enchem de orgulho e garantem a minha posteridade...e hoje eu fiz um belo estudo sobre o filósofo Paulo Freire, explico: eu assisti uma entrevista dele por 1:46 , num discurso pra lá de repetitivo como lhe é próprio e em seguida no automático do youtube entrou seu vídeo antigo e seu relato confere bastante com a entrevista que acabei de ver e agora de propósito eu cliquei nesse seu novo vídeo sobre o assunto e veio complementar aquilo que eu ja tinha formalizado. Você me poupou de ler o livro de estreia dele e esse saudoso Sr. ja cumpriu o que a vida lhe propôs e a educação precisa sim trilhar por opções mais modernas e precisamos de sangue novo como o seu... valeu...
Muito boa a recomendação no final para ler tudo, até aqueles dos quais discordamos
Fui professor durante 30 anos e estudei metodologia de ensino de alguns autores conhecidos em todo mundo ! Hoje as pessoas procuram por curiosidade conhecer as obras que contribuíram
Po, eu assisti o seu primeiro vídeo ontem e achei ótimo. Desde o primeiro vídeo você foi sempre branda e sábia nas suas críticas. Nunca vi você com histeria nem jargões de direita, nem mitando, nem nada. Apenas estava fazendo uma análise crua do livro. Particularmente amei.
um livro bom é aquele que se chama: "Desconstruindo Paulo Freire". Vai que é sucesso👍
Pena que na prática não funciona. Mais respeito ao Paulo
@@andersonmarx9826 Paulo Freire é igual comunismo, só dá certo onde o povo ja está escravizado pela utopia
@@luigiplumber3634 Qual livro do Paulo Freire você já leu?
Tua analogia de comunismo e escravidão é muito engraçada, uma pena que não percebes que o único sistema que escraviza é o capitalismo.
@@andersonmarx9826 , KKKKKK
@@andersonmarx9826 vdd, somos escravos pq podemos comprar oq quisermos e temos a propriedade privada, liberdade é ter a comida limitada 👍🏻
Um exemplo ilustrativo e esse jogo de palavras
Excelente reflexão no final do vídeo! Parabéns pela lucidez e honestidade intelectual. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Paulo Freire, nosso bastião dos geradores de lero-lero. Nesse livro ele eleva essa habilidade.
Msm isso. O sujeito descreve o óbvio com o devido malabarismo retórico para inserir ideias doutrinárias e parecer q tem conteúdo.
@rodrigoLeão e @fabianomendes vocês dois escreveram com precisão o que eu penso. Obrigada.
@@fabianomendes3430 Fora que ele fala coisas sem sentido, apenas para se parecer inteligente.
Primeiro vídeo que vejo. Sensacional sua capacidade de ir de encontro ao que você discorda com tanta serenidade para abrir o diálogo. Parabéns!
Não dá pra entender: tanta preocupação com liberdade e justa divisão dos bens materiais e em todos os regimes comunistas o ditador é riquíssimo e o povo passa fome. A teoria na prática é outra coisa. Bom mesmo é o pensamento de Wiston Churchill "A desvantagem do capitalismo é a desigual divisão das riquezas, a vantagem do socialismo é a igual distribuição da miséria."
Churchill, o santo que foi um dos responsáveis pela fome de 1943 na Bengala?
Por isso o comunismo de mercado é o ideal!
Mude o pensamento.
@@laismeriscardosodeandrade3972 Por qual motivo?
Minha experiência com pessoas discorrendo sobre Paulo Freire é que a maioria nunca leu realmente os livros na íntegra. Dada a prolixidade do autor e a paciência das gerações atuais com leitura, até entendo, mas sendo um tema tão popular cabe a leitura das obras-base. O mesmo acontece com o Manifesto Comunista, que leva só 2h para ler e entender os conceitos comunistas de governo e socialismo.
Quem lê questionando o método na "obra" apresentado, ao final, consciente, sente nojo da obra e aversão ao autor.
@@victorgaldi2797 Parece que não, pois eu mesmo li alguns já e vejo que tem alguns pontos interessantes e outros ruins. Mas eu sou tão avesso a Mao quanto a Pinochet, o que parece estar ficando raro na atualidade.
@@victorgaldi2797 nojo tenho de vc ... um zé ninguém q ñ faz porra nenhuma falando mal de um Educador conhecido, lido e praticado mundialmente, vai se catar!
Citam o PF apenas pq ele é adorado na elite de esquerda
Eu sei o quanto é penoso discutir sobre certos assuntos. Já li e tô terminando de resumir" Os papéis sexuais " , Vou ler " o manifesto comunista " e depois " Problemas de Gênero " , fora um artigo.
🤔
conheci o seu canal hoje,
mas já havia visto o seu vídeo de que fala
sobre esse ☝️, pode ser caracterizado por esses três adjetivos:
1 - necessário
2 - apropriado
3 - eficaz
😃
😊
🤓📝✅
👏👏👏
No livro «Educação como prática de liberdade», PauNo Freire deixa claro, no último capitulo, qual a finalidade das tais "palavras geradoras", pois que, a partir de uma palavra, os alunos deveriam deduzir o fato da opressão e rebelarem-se contra tudo o que os oprime; caso eles não consigam chegar a isso, então o professor/facilitador deveria ir incutindo isso nos alunos.
Ademais, PauNo Freire deixa claro nesse opúsculo que, noutras palavras, ser mau é ser de direita e ser bom é ser de esquerda, para depois enfatizar que a função do professor é política, pois que a ele cabe tirar as pessoas da maldade e levá-las à bondade, entendendo maldade, desde o que ele indica, como sendo de direita, e bondade como sendo de esquerda; logo, o professor deve conduzir seus alunos a terem um pensamento de esquerda. Nunca parei para pensar se isso seria feito segundo os moldes gramscianos ou escancaradamente... acho que será o tempo de reler a "opera omnia" desse camarada e ver aonde isso levará.
Obrigado.
Boa noite ! Ei bocó , isso ainda hoje se planeja e articula em nossa sociedade , principalmente nas escolas e faculdades .
Paulo Freire explica superficialmente um método de alfabetização no livro Educação como prática de liberdade.
Eu li a Pedagogia do Oprimido, e fiquei horrorizado ! Sou estudante de Pedagogia, e vejo meus colegas de classe apaixonados por este louco ! O verdadeiro patrono da nossa educação, chama se : Ernesto Carneiro Ribeiro !
Deve ter "entendido" o livro igual a moça do vídeo"entendeu"..
Povo muito boçal, acha que não precisa estudar pra entender algo.
@@ronaldogollo8462 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@ronaldogollo8462 quer dizer então que só sua interpretação é a correta? Hummmmm bacana
@@DanielMeloAraujo não. Tem muita gente que me deu aula que também sabe interpretar Paulo Freire: Selma Garrido Pimenta, José Cerchi Fusari, Elisabete Campos, Rinaldo Voltolini, Crhistian Dunker... Já participei de muito grupo de estudo freireano e tive muitos colegas que também sabiam interpretar.. Trabalhei por 7 anos no EJA do CIEE, e lá tinha alguns professores que também sabiam.
A questão é que não dá pra interpretar Freire sem entender de epistemologia e de Hegel... é a mesma coisa que tentar fazer derivada sem saber função.. Sai esse monte de porcaria aí...
@@ronaldogollo8462 realmente, a educação brasileira vai de vento em popa, desculpa amigo, Paulo Freire realmente é um ícone, um muso da pedagogia brasileira, quem eu sou de criticar esse santo?
NÃO APAGUE O OUTRO VÍDEO! Vi-o ontem.
Ótimo vídeo, Débora! Recomendo que você dê uma olhada nos livros do Thomas Giuliano sobre o Paulo Freire.
Adorei a elucidação sobre Freire. Amo a área educacional, sou profesor e rumando ao mestrado em Educação, sei que vou ser crucificado mas quero debater práticas pedagógicas eficazes não sistemas políticos. Deus me guarde kk
ue, não seria o sistema politico que dita o salario dos professores? Profissionais que ainda continuam em busca de valorização? Onde se fala que precisa usar uma unica pratica pedagogica? Querendo entender ja que ainda estou na graduação, muito distante do mestrado.
Sim você será crucificado. Lembro me de quando não usei referências de Paulo Freire em meus trabalhos recebia nota baixa. No entanto bastava citar as palavras " crítica" , " libertadora" , " opressão" nota máxima, ainda que nada tivesse sentido.
@@lindaines.s2098 Hoje tenho migrados meus pensamentos e me concientizado socialmente. Mas numa perspectiva menos idealista, militante e revolucionária.
Estou cursando pós em educação kkkk acho que me afetou, maaaaas, diria que de forma positiva. Certos pontos de vista me foram elucidados, mas me encomoda a constante discussão sociológica. Gosto de dados, resultados números sobre índices da educação, metodologias factíveis. E claro , ainda consciente de que quanto maior o poder do estado menor é o poder do cidadão .
Psicanálise histórico político social. Eles jogam palavras ao vento sem se preocupar com o que significa! Eu fiz questão de esquecer disso, já que tiver que estudar esse dois livros durante toda a minha graduação na psicologia da UFSC. Como sobrevivi??!
Eles amam inventar nossas palavras
Que conteúdo sensacional! Parabéns Deborah 👏👏👏👏👏👏
Um TIGOLO pra vc por esse vídeo show!
SENSACIONAL! Parabéns, sua visão e linguagem são de tirar o chapéu!!! Virei fã
NÃO CONHECIA SEU CANAL NO RUclips. FANTASTICO!!! MUITO FELIZ POR PASSAR A TE ACOMPANHAR. CONTINUE COM O TRABALHO. PARABÉNS.
É sempre melhor pegar edições mais antigas, pois as atuais "amenizaram" e alteraram as palavras, os termos, esconderam fatos, passando o pano para aliviar o peso das acusações contra Paulo Freire.
Aonde acho essas versões?
ótima analise.. enviei já para minha prima que é educadora!
SENSACIONAL !!!! Quando fiz um curso de Mestrado em Educação, tive que ler Paulo Freire. Na época não me agradou em nada o que li. Daí, vem você e resume TUDO nesse vídeo. ADOREI !!!!!!! Parabéns pelo trabalho.
Seu comentário sobre Pedagogia do Oprimido foi excelente! Orgulhe-se disso
Parabéns!
O formato do vídeo é ótimo e traz conteúdo aprofundado.
Parabéns oelo vídeos
4:43 acredita e acredita corretamente.
Olá. Deixe o @ da segunda pessoa que indicou por favor.
Olá, eu tenho acompanhado o canal e acho que você faz um trabalho muito bem feito e sem dúvidas merece elogios. Mas queria trazer um questionamento a sua leitura do Paulo Freire. Acredito que você faz uma leitura literal muito precisa e minuciosa. Porém acredito que ao resumir a contribuição das ideias de Freire a uma panfletagem socialista é um pouco "mesquinha". Calma, não quero te atacar com isso. Qual o meu ponto: Por trás da roupagem literal, que você destaca muito bem, de que a educação para ele seria um mecanismo essencial para a revolução socialista, existe uma estrutura lógica que enquanto tal pode ser aplicada fora da roupagem ideológica.
Ex: quando Paulo Freire entende que a educação só é educação de fato quando ela produz uma capacidade crítica, dissolvimento de culpas indevidas e produção de capacidade de luta e enfrentamento da realidade, isso serve para qualquer contexto e não apenas no destacado por Freire, que é sim de fato conectada a revolução socialista.
Ou seja, meu ponto é que descartar as idéias de Freire sobre educação só por que ele pessoalmente atrelou isso ao socialismo, é desperdiçar os benefícios de se pensar a educação como transformadora em relação a qualquer contexto e ideologia que você quiser acoplar.
Em suma, se a lógica do freire for reduzida a uma condição estrutural genérica, ela pode sim ser muitíssimo benéfica e poderosa.
Adoraria conversar um pouco mais a respeito, seja por resposta aqui, ou por outros veículos como o instagram: @jonataslqc.psi
Então, só que a capacidade crítica NA OBRA DO PAULO FREIRE só é crítica se for socialista. Uma capacidade crítica capitalista ou "neoliberal" não é crítica. O próprio autor é CONTRA desvincular sua filosofia da esteira revolucionária socialista. Engraçado é achar razoável pegar "emprestado" uma filosofia educacional comunista, quando o mesmo não seria possível com uma "filosofia" educacional nazista. Ainda que o comunismo tenha matado mais pessoas...
@@academiabocault Perfeito, entendo que quando pensamos na articulação que o autor faz na própria obra, ele fecha essa porta de ampliar e desvincular a ideologia na proposta. Mas acredito que como leitores, eu, você e qualquer pessoa, temos liberdade pra utilizar e aplicar elementos a partir do próprio viés. Mais ou menos na lógica de uma analogia básica e batida com o uso que foi feito da teoria da relatividade de Einstein: Ela serviu para a criação da bomba atômica, mas também serve para outras finalidades não bélicas e destrutivas. Minha crítica passa por aí.
Mas compreendo a sua posição de que já que esse autor específico faz um vínculo inexorável de sua proposta a uma ideologia específica, por que não utilizar a proposta de outros autores com outras ideologias.
Mas na linha do meu argumento, acredito que existe uma plasticidade possível no uso e aplicação de qualquer teoria e proposta. Obrigado pela resposta!
@@academiabocault Que enxurrada de bobagens que essa moça escreve, meu Deus, o anticomunismo é uma doença mesmo.
@@jonatascassete8028 A posição dessa moça em relação a sua foi patética, o anticomunismo doentio dela a cega completamente, muito interessante sua fala, mas ela não entendeu bosta nenhuma.
Uma coisa não impede a outra. Expôr Paulo Freire - a influência que marxistas tiveram na formação Cultural brasileira e em seu imaginário - é necessário e comitantimente a isso, propôr o caminho mais adequado
Quanto a moralidade revolucionária, o melhor livro - um panfleto, na verdade- é o A Moral e a Revolução do Trotski.
Exatamente, é tudo, exceto científico. O rei da licença poética e do achismo virou epistemologia? Não seria o caso de esclarecer a essência de cada conceito?
Obrigada por não apagar o primeiro video!
Em 31:25 ... Qual o nome do RUclipsr ou do canal?
Excelentes conselhos.....
Demais, adorei a resenha 👏👏👏
Sou estudante de Letras e estou adorando ver os vídeos com opiniões dos que discordam de Paulo Freire. Entretanto, ainda não conseguiram mudar minha concepção de que Freire é excelente e que a luta contra um sistema que gera abismáticas diferenças é essencial, sendo necessário construir um novo meio para viver, o que não significa que precisamos concordar com qualquer molde socialialista ou capitalista já existente. E a educação, como meio de formação de indivíduos e cidadãos tem um papel crítico para isso. Nitidamente, as obras de Paulo Freire podem ser criticadas, como qualquer outra e isso é parte do processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento se constroi.. Paulo Freire mesmo menciona isso em algumas palestras, que adoraria que seus livros fossem relidos e criticados para que a obra do autor não acabasse por alí, o que seria uma pena. Como autor, filósofo e educador Freire iria adorar vê-los estudando sobre seus pensamentos e o criticando com boas argumentações.
Mas isso fere a pluralidade de ideias que deve permear a educação, ao querer impor uma visão de mundo.
@@eliel.5985 Uma visão de mundo já é imposta neste exato momento, que é a visão capitalista. O que Paulo Freire faz é impor uma visão diferente...
se voce pensar assim em regime socialista eles te prende ou te matam...
Verdade, embora todo aquele que diz lutar pela liberdade ou contra o capitalismo, ricos etc
Sempre se esquece que, o maior vilão é o governo e o estado e não os ricos empresários.
Desculpe, amigo, mas ao pagar o seu salário para ensinar português ao meu filho, eu não quero que você transmita a ele a sua visão de como deveria ser a sociedade.
Gostei do vídeo, Débora.
É na Pedagogia do Oprimido que ele diz que a Educação tem que ser usada em prol da revolução e sugere que se pegue em armas? Tenho uma vaga lembrança desse trecho, mas não tenho certeza.
Parece que sim
Hahahah, curti a alfinetada na Laura Sabino. Ela tem um vídeo sobre O holodomor, teve a coragem de usar fontes de jornalistas stalinistas e um historiador que se quer tem relevância na historiografia acadêmica, inclusive no meio dos próprios marxistas. Eu coloquei um comentário no vídeo dela que obviamente não respondeu, pq não tem capacidade. Achei engraçado que meu comentário teve 45 curtidas e está bem atrás no destaque de comentário que tiveram apenas 6 likes, em fim talvez seja os termos do RUclips. De qualquer forma, parabéns pelo vídeo e discussão, seus vídeos tem uma abordagem bem didática e esclarecida que vem em oposição a escrita truncada do Paulo amiudado Freire.
meu deus, não conhecia, mas fiquei impressionado com a diarreia de informação dessa Laura Sabino!
@Wesley Campos Poderia passar quem é.
É muito chique distribuir comentários esperando comentários,existem pessoas que esquecem de tirar o óculos no sexo oral,daqui a pouco teremos outros canais de avaliação de livros,escritores e para passar o tempo, sintonizam naqueles que ensinam plantar jaca em vasos,na varanda do Apto.
Sempre pensei que livro fosse uma lâmpada,e não um interruptor,um apagador borracha
Laura Sabino, bela mulher, pena que levei block no twitter dela :( esse pessoal, quando não tem resposta, leva ao paredão
@@helciohds1027 Oq tem a ver sexo oral com o vídeo e o comentário em questão?
Eu mesma não sei! 😬 Mas quero saber
Só faltou o o link dos livros pra comprar. 😢
Setembro de 2021 centenário de Paulo Freire, eu procurando vídeos sobre o autor. Eu não li P F, não vou sair replicando ideias e opiniões alheias sobre o ele, mas de tudo que já ouvi a respeito acho insuficiente essas análises feitas a partir das leituras de seus livros , sem um aprofundamento sobre o autor, é preciso entendê-lo para poder criticar-lo com justiça, (e eu concordo que não existe apenas um ponto de vista sobre o que um autor diz), se não, apenas reproduzimos nossa visão de mundo, se somos de esquerda o vemos como iluminado, se de direita como energúmeno, isso não lhe faz justiça. Concorde com ele ou não, se estamos discutindo a seu respeito, relevante ele é. Por fim, não vim aqui embasar minha opinião sobre Paulo Freire, não é minha área, se me perguntam digo que não sei, que não estudei e portanto não posso opinar e acho que seria essa a melhor resposta a maioria de nós.
O problema do Paulo Freire é o gestor/político, não o autor, o pedagogo. Realmente temos que superar esse assunto e enterrar o seu legado escolanovista que nada tem a ver com socioconstrutivismo.
Minha profunda admiração a tds q tiveram estômago d ler essa obra prima da inspiração peristáltica de Paulo freire. Nunca passei da terceira página. Tive q comprar o livro uma segunda vez pq o primeiro voou contra a parede e o chão antes d c rasgado e ir pro lixo. Um ultraje a minha pouca inteligência. Talvez tenha sido o único aluno a reprovar uma disciplina graças ao Paulo freire. Pelo menos a reprovar aquela disciplina, certeza. Isso em 1998, qd era uma heresia falar desse jegue. Hj, fazendo justiça, virou moda!
Achei mal escrito. Por ser autor brasileiro, espera um português mais palpável, mas conseguia entender melhor a escrita de Nietzsche traduzida em português que a do Freire que é brasileiro.
Me parecia forçada a forma que ele escrevia como se não quisesse ser entendido pelas massas para parecer intelectualmente mais brilhante, mas ele não parecia dominar essa linguagem que se utilizava o que me faz pensar nele como idiota as vezes mesmo não sendo. Certas frases poderia ser levadas ao teor cômico facilmente.
@@OPiorCanaldoRUclips ele teve a pretensão d criar um estilo literário próprio com um pseudo rebuscamento e acabou criando uma linguagem prolixa redundante e cheio d vícios d linguagem. Um assassinato da língua. Deve t sido efeito da auto aplicação do método de ensino. Sempre parava a leitura numa comparação entre índios, ou flechas de índio, não lembro, mas era algo como comparar goiabas com sapatos. Bem ao estilo 'a lua é linda, o sol amarelo, se você masca chicletes, porque pegou minha bicicleta!' coisas totalmente sem nexo, próprio d quem os miolos derretidos pelo consumo ervas.
Acho que a crítica ao livro pedagogia do oprimido muito válida, mas acredito que faltou uma contextualização com as tendências pedagógicas que antecedem Paulo Freire.
Não acredito que o “método” de Paulo Freire tenha sido utilizado, nas salas de aulas, em grande escala no Brasil. Em meus anos como aluno no ensino básico e superior nunca vi esse método de Paulo Freire aplicado irrestritamente, sempre prevaleceu o ensino tradicional, com exposição dos conteúdos, depois avaliações de conhecimento.
Só tenho liberdade de aprender quando não estou no ensino institucionalizado.
Só achei a jovem um pouco fã boy da escola austríaca, pareceu até religião como a dos comunistas, kkk .
A educação brasileira está usando o mesmo modelo de educação desde a época da revolução industrial. Aula palestra, aula expositiva... muitas vezes o professor opta por uma aula expositiva por medo de perder o controle da aula... por isso vai limitando o aluno.
Eu acharia interessante você comentar alguns livros do John Holt, que é um educador que acredita também na liberação através da educação, mas ele vai por outra via: do unschooling (How children fail/How children learn) libertando as crianças e jovens da educação formal até a emancipação juvenil (escape from childhood).
Sugestão sobre o tema: livro "a falácia socioconstrutivista" que vai direcionar vc para outro livro intitulado "os neurônios da leitura". Com esses dois livros fica fácil entender porque o construtivismo é uma tragédia e porque o Brasil tem uma educação capenga. Na minha humilde opinião, Paulo Freire é só uma figura para a contemplação dos marxistas brasileiros, não apresentou nenhum método e tem a base de suas idéias na luta opressor/oprimido (nada original). Estrago de verdade fez a Emilia Ferrero com sua tentativa de adaptar a teoria de Noam Chomsky, sobre a fala, para a leitura e a escrita.
Realmente. Paulo Freire não fede nem cheira. O construtivismo, Emilia Ferrero e toda a influência dos organismos internacionais como a unesco, realmente foram terríveis na educação brasileira.
Ótimo este segundo vídeo.
Metodologia do ensino é coisa muito séria! Muita gente passou a vida inteira estudando e pesquisando sobre métodos de alfabetização! Chamar PF patrono da Educação Brasileira é piada de mau gosto
Eu achei muito engraçado vc ter falado das ideias que aparecem só no final do texto, pq na academia eu me acostumei a ler o último parágrafo dos textos primeiro. Pq é geralmente lá que estão as ideias mais controversas dos autores de esquerda. Eles escrevem lindamente, demonstram repertório e retórica invejáveis, mas só no finalzinho mesmo é que eles deixam transparecer o que eles realmente querem dizer. Longos e tediosos parágrafos de baboseira, pra no final vir alguma atrocidade como "e é por isso que eu acho que a idade de consentimento deve ser diminuída pra 12 anos" xD
"fazer com que a classe trabalhadora parte de se culpar por sua desgraças e entenda que já um problema no sistema".. e tá errado?
Sim, a democracia é um sistema falido.
Não apaga o outro vídeo não.... É muito esclarecedor
A notificação que alegra o nosso dia
Ainda não li, mas por ordem do ofício vou ter que ler por conta própria. Gostei do vídeo. Se é melhor que o outro não sei. O objetivo alcançou. O problema do Paulo Freire é o gestor/político, não o autor, pedagogo, filósofo educacional marxista. É preciso entender os efeitos da gestão dele no tempo de Erundina trazendo o lixo do escolanovismo americano que destrói a autoridade do Professor. A crítica que Arendt faz ao modelo é da década de 50. Concordo que o assunto precisa ser superado. Ou enterra de vez a progressão continuada, ou garanta os recursos de maneira efetiva para que os pressupostos dela seja rigorosamente executados. Ou deixe a seriação tradicional. Sócioconstrutivismo batido é delírio de uma direita que só faz crítica pela critica e não cria ciência da educação.
O grande problema do Paulo Freire nem é o fato de ser revolucionário, o problema é a burrice mesmo. O sujeito que escreve desse jeito não pode educar ninguém
Falou o inteligente que acha que Freire é marxista. Kkkkkk
Minha esposa, estudante de letras na federal, adora Paulo Freire, mas nunca leu. Então eu garanto, a maioria que adora nem leu, só reproduz idéias desconexas.
Muito bom o vídeo Débora, e parabéns pelo crescimento de views , vc merece, e estamos aguardando vc tecer comentários sobre o calhamaço a tragédia de um povo do brilhante Orlando Figes.
Precisamos de uma reedição né
Boa noite! Tenho 60 anos . Fico feliz em saber que uma MENINA tem uma visão tão ampla de quem seja o SENHOR AUTOR DESSE LIVRO. PARABÉNS!!!!!!!!!
Excelente explanação!!
O seu vídeo de um ano atrás, pra mim, foi extremamente objetivo!!!! Fique tranquila!!! 😘😘👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Uma pergunta, sobre a recomendação de livro eu que mando livro ou eu mostro o link onde comprar? É ainda sobre os livros de Lovecraft haha. Abraços.
@Corretor Ela disse que poderia ter recomendações sobre outros temas. Inclusive foi numa reposta a comentário que eu tinha feito.
Me permita discordar, Debs! Vc foi clara naquele vídeo. Foi objetiva e não disse nada que não fosse verdade. Shame on him!
Já pessoas afirmando que o único livro escrito por ele (eca!) é o do oprimido, os demais seriam compilações realizadas por colaboradores e comentadores pelegos, já com intuito claro de suavizar o discurso raivoso em favor de uma captura de corações desavisados e então sedimentar esse poder que a esquerda sempre cobiçou. Um professor representa muitas gerações de votos ao longo de suas carteiras
Concordo plenamente contigo! A maioria das pesskas que aplicam Paulo Freire, Piaget, Vigotsk, Walon... não aprendem com eles mas com pessoas que os apresentam com uma moldura linda. Veja como o Mario Sergio Cortela comemora em seu canal o centenário do seu orientador. Dá até orgulho do homem. Rs!
Muito bom mesmo.
Parabens pelos excelentes videos e pelas analises profundas
Excelente! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Qual o nome da professora que vc comentou que tem um plano para a educação? Poderia passar o insta ou canal dela?
Também queria saber Helona de ? ...
No início do vídeo
@@francisperolas Tem no início do vídeo
Acho que uma dificuldade que tenho é encontrar autores que contrapõe essas ideias. Quero ler Marx, mas não conheço autores que sirvam de antítese para as ideias de Marx, pois ele é bem mais famoso que qualquer um que contrapõe suas ideias.
Tem mises, rothbard, milton friedman ,thomas sowell 👍 boa leitura manito
Böhm Bawerk e Carl Menger
Show ❤️
Paulo Freire critíca a tecnologia, pois para ele, ela é uma ameaça ao emprego de deteminadas categorias. Embora a história tem nos mostrado que, com o avanço tecnológico, se por um lado profissões desaparecem, outras costumam surgir.
É o conceito de agregar valor a cadeia de produção. Na ótica marxista estaríamos tds com foices e martelos na mão trabalhando em feudos a espera q nossos senhores, para eles o estado, nos recompensasse com nossas cotas. Burgueses capitalistas que surgiram para destruir esse mar d rosas.
Ola, Debora! Concordo com você e discordo da Nichele em relação ao entendimento que as pessoas tem do Paulo Freire. Tenho amigas que não tem nenhuma simpatia pelo comunismo, formadas em pedagogia/letras que simplesmente não entediam o porquê de chamarem o PF de doutrinador ou comunista. Elas falavam que ele era um ótimo educador e que eu poderia estar politizando a situação.
Sua análise é muito necessária.
Moça, parabéns pelo excelente trabalho!
Acredito que a maioria dos professores que defendem o Paulo Freire se quer leu uma de suas obras.
Por este motivo, acredito ser extremamente necessário pessoas como vc continuar abordando o que de fato o Paulo defendeu nas obras dele.
Eu mesmo não sou professor, mas sou pai, e portanto educardor por natureza.
Tenho uma filha linda e me interreso em saber o que de fato estão ensinando nas escolas...
Obrigado!
Que bom!😊 video novo!👏👏👏👏👏👏👏
Poderia escrever o nome da Elona? Procurei no Insta mas não achei 😕
Ilona Becskeházy
Gente, alguém poderia colocar o trabalho que a moça do vídeo cita? Que fala sobre PF ter sido aplicado no Brasil numa perspectiva sócio construtivista? Porque essa perspectiva é pautada em piaget, fiquei confusa.
Traz um livro do Jorge Larrosa ou Jacques Rancière...
Tem um documentário sobre Paulo Freire na TV Cultura "Paulo Freire, 100 anos" que retrata a história dele. Foram ouvidos críticos e apoiadores. Vão lá conferir!
Belo conteúdo. Parabéns!
Será que vcs pedirão desculpas por apoiar Bolsonaro?
*O cara é inscrito no canal do PT e Brasil247* e pensa que tem alguma moral pra falar alguma coisa, ai, ai! Se deixa ser doutrinado por ideologias vermelhas e pensa ser inteligente!
Não e vou votar nele novamente.
@@megapeiron based