Ótimo vídeo. Livro essencial para vermos o que realmente foi o socialismo soviético. Esse gulag do Mosteiro de Solovetsky (34:52), na verdade não fica na Sibéria, fica na região ocidental da Rússia. A Sibéria é a região do país que se estende a leste dos Montes Urais, na porção oriental.
@@academiabocault Senhora Débora, agora que você já se recuperou da CATRACADA que vocês direitistas tomaram no domingo eu tenho um DESAFIO para você: Eu quero ver você resenhar a nível PÓS-DOUTORADO dois panfletos de 50 páginas cada. 1° Os Princípios Básicos do Comunismo de Friedrich Engels 2° O Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx & Friedrich Engels Tente ser HONESTA ao menos uma vez!
Conheci seu canal atraves do podcast que voceparticipou no Brasil Paralelo. Estou amando demais seu canal, seu conhecimento. MARAVILHOSAAAAA!!! TODO MUNDO deveria ver o seu video.
Se tú ler os livros clássicos do socialismo já entende muita coisa, marx e gramsci é muito bom para entender o que está por trás desse comunismo colorido que vemos. Principalmente gramsci que tenta fundir a revolução com cultura.
Cheguei pela indicação da Tatiana Feltrin e fui ficando. Achei super interessante o nome do canal, me fez recordar de uma querida amiga do colégio que chamava todos de bocó (de maneira afetiva). Infelizmente seguimos caminhos opostos e quando nos reencontramos a amizade não resistiu às diferenças politicas ideológicas, ela, agora uma comunista radical, totalmente diferente da moça que conhecia, não me deu abertura para o diálogo devido ao posicionamento diferente do dela.
Recentemente meu professor de geografia tava dando aula sobre União Soviética dizendo que foi ótimo pra quem não tinha nada e quando eu questionei a questão dos gulags, ele não sabia sequer o que eram. O pior é que agora meus colegas usam essa fala do professor pra depositar toda a fé cega deles no comunismo e defender o Lula (mesmo contra todos os fatos) 🤡
@@euquerosernormal isso foi pra ser ironia? Pq se for muito mal aplicada viu. Todo mundo que estudou em escola pública teve um professor comunista, eu mesmo tive 2... Burraços.
Russel Kirk em seu livro A Política da Prudência destaca logo no início sobre a Ideologia (que podemos entender aqui como tudo que é de esquerda, como socialismo, comunismos, marxismo, progressimo…) Ele faz uma pergunta muito parecida c o título do vídeo, e a resposta é dada por uma fala de Raymond Aron que por sua vez compara essas ideologias com a religião. Porque quando um intelectual acadêmico não se sente mais ligado à comunidade e nem a religião de seus pais ele busca pelas ideologias ou pelo menos parte dela, q é menos do q um totalitarismo e acima da quem procura uma fé. E eu, como estudante de teologia, posso dizer q o ser humano está a todo tempo c o anseio de se ligar ao eterno, ao transcendente e suas buscas p esse desejo pode se tornar equivocada e correndo risco de vida.
O OCO interno pode ser preenchido ... o VAZIO não se mantém... ________ Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Repito comigo: “todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus “ Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Amém.
Quando ouvi a trajetória narrada pelo Sr. Puggina, o canal MEU PAÍS DE VOLTA - Percival Puggina: "A bela história do Brasil começa muitos séculos antes do Descobrimento." há conteúdos que nos LIGAM a FATOS ... Pense nisso! Vi no vídeo de 2019: : ["A bela história do Brasil começa muitos séculos antes do Descobrimento. Conhecê-la é conhecer-nos. É conhecer nossa dignidade e importância, condição para conhecer, também, a dignidade dos outros."] de 5 de maio de 2019. Abraços!
@@ramoncarvalho1242 Pelo contrário! Tati é direita. Tem outra "booktuber" famosa que é vermelinha.
2 года назад+8
Boa tarde. O livro do Flávio Gordon (A Corrupção da inteligência) investiga, entre outras coisas, a ausência de debate nacional sobre males do comunismo.
Surpreendeu-me o conteúdo do vídeo!! Kkkkk Eu tive um ex amigo que ficou putaço quando provei a ele que os livros do George Orwell eram uma crítica ao "comunismo" e não o contrário. É mesmo uma sátira inteligente de quem "percebeu" que o caminho real era bem diferente do utópico. Parabéns pelo trabalho!
Me formei no ensino médio há uma década. Lembro que na minha formação de base pública usava o banido Nova História Crítica, do Mario Schmidt. Embora ele não tenha me causado problemas para passar no vestibular, ingressei na universidade pública já me considerando de esquerda. Soma-se a isso o fato da bolha universitária ser majoritariamente de esquerda -- os liberais conservadores em regra guardavam suas opiniões políticas para evitar maus olhares; compreendo a dificuldade de alguém dentro da bolha ideológica querer sair dela: qnd a formação juvenil já conduz a um ponto de vista, abraçar pautas coletivistas é como o caminho das drogas, busca-se sempre mais validação social. Isso prq eu entrei na engenharia, e esses movimentos não são tão vigorosos quanto nos cursos de humanas. Foi por meio de um amigo da Naval BEM RESERVADO em relações a discursos políticos que fui desconstruindo a visão que tinha da esquerda: para cada convicção que eu tinha, ele tinha uma pergunta que eu não sabia responder. Até cotas raciais defendidas pela esquerda não fazem sentido. E quando ele explicava fazia sentido: "Pensa cmg, supondo que a esquerda esteja certa nas questões de reparação histórica e tals; o problema da esquerda não costuma estar nas razões/virtudes que eles defendem, mas nos meios. A ideia das cotas raciais é que mais negros se formem em "centros de excelência acadêmica", havendo uma maior representatividade dos negros em profissões mais "Capitalistas"(ele era meio sarcástico). Concorda que as univ. púb. não representam 1% da quantidade de privadas? Como uma política pública quer mudar a visão que a sociedade tem dos PPI, se aqueles que não entram numa pública pagam por um ensino privado péssimo(péssimo prq muitas vezes tem de substituir uma disciplina essencial por "português instrumental", pois muitos saem sem condições de elaborar TCC)? Mais de 99% trabalham e pagam a própria faculdade, para que 1% possa ficar nos CA's fumando maconha e indo pra festas toda sexta, não integralizam o curso no tempo certo, começam a represar e entrar na crise de falta de bolsas estudantis. Isso é conveniente para fomentar movimento ideológico, pois na universidade pública de fato há uma maior representatividade, de fato diminuiu o possível preconceito pelo contato mais próximo, mas isso não produz efeitos concretos na sociedade. Pois para cada negro egresso de EnsSupPub, outros 99 estarão represados no mercado de trabalho por uma formação insuficiente. Uma política pública efetiva deve começar reformando o ensino de base, para que se eleve o nível das particulares ao ponto de serem competitivas com públicas. Como já fui esquerdista, se que um discurso direto não mudará o jeito dele pensar, só sentirá raiva de quem não concorda. Acho importante canais como este, pois o melhor jeito de converter um esquerdista é quando um amigo desinteressado em apoiar qlqr espectro político -- e que entra em contato com vídeos como este -- começa a martelar suas convicções.
Não tem impacto estrutural significativo na sociedade, e isso é ponto pacífico, são pautas reformistas (ainda que imbutidas de certo valor), não articulam uma real emancipação da classe trabalhadora. Sendo franco, tu nunca foi de esquerda, era só um jovem tentando se colocar no mundo e abraçou a forma de pertencimento mais palpável.
@@Fabricio_dos_Santos E o que vc quer dizer com não articulam uma real emancipação da classe trabalhadora? Seja claro. Do ponto de vista marxista, mecanismos liberais como transferência de renda, ou renda mínima, bolsa-família são medidas que atuam contra a revolução do proletariado, na medida em que diminui a quantidade de "proletários" insatisfeitos com o sistema capitalista. Então, como não fica claro o que vc quis dizer com esse malabarismo verborragico que nada disse de concreto fica difícil contra-argumentar. O que vc quis dizer com reforma? Do ensino de base? Do ensino superior? E o que vc disse com relação a já estar pacificado? Pacificado segundo quem? Segundo prof marxistas? Vc está tão acostumado a pessoas só concordarem contigo que nem o objeto de crítica ficou claro. Está pacificado o que? Efetividade do modelo de cotas? Se for aparentemente vc não acompanhou o meu raciocínio, e aí não posso fazer nada.
@@Cesar-py8ky 1. Reformismo: concepção de que mudanças pontuais (como cotas) promovidas por instituições vigentes (leia-se estado burguês) pode levar à uma mudança estrutural (o que não ocorre de facto). 2. Ponto pacífico, definição: O que parte de uma argumentação onde não existe discordância; onde não há contestação; No caso, é ponto pacífico (no meio marxista) a ineficiência do sistema de cotas para além de um mecanismo de despolitização, uma mera concessão que não proporciona um impacto real a população negra do país, que permanece renegada à um ensino precarizado desde a base, que pouco proporciona a possibilidade de ingressar (e se manter) em centros universitários.
O meu nome é Sofia e sou portuguesa, em Lisboa. Que maravilha de aula. Não costumo concordar com as suas ideias, temos visões opostas, mas este vídeo foi uma aprendizagem e uma forma de entender muita coisa. MUITO OBRIGADA e muitos parabéns!
45:59 Só uma correção pra evitar confusões: o nome do autor do livro é Bukharin, e não Bakunin (que é o nome de um teórico anarquista falecido ainda no séc. 19). Nikolai Bukharin foi de fato executado por "conspirar contra o estado soviético" em 1938.
11:46 Lembrei de quando vc contou um causo do seu marido no twitter, sobre um colega de quartel dele que tinha uma suástica enorme tatuada no peito e ninguém se ligou pq ninguém sabia muito bem o que era nazismo kkkk
Sinceramente, pra mim é impossível ler Hannah Arendt e não indentificar o Bolsonaro tbm como uma figura totalitária, assim como o Bolsonarismo como um movimento totalitário, e os bolsonaristas como uma ralé fanática. E antes que venham com os clichês, eu não sou de esquerda.
No governo Bolsonaro não havia nenhum nenhum movimento de censura a imprensa ou de relativização da propriedade e seu projeto econômico era liberal portanto longevdecser totalitário.
Esse filme que você citou do jornalista que denuncia a fome na Ucrânia e é taxado como fake news se chama "À sombea de Stalin" . Tem no netflix ainda. É um filme incrível mesmo.Bem triste, na real.
Vou além. Não é apenas o recém-saído do colégio que não sabe sobre o nazismo. Mesmo quem é formado antes, essa pessoa entende o nazismo como um regime muito ruim que cometeu genocídio contra judeus, mas pouquíssimos conseguem definir com precisão o que foi o regime.
Peço perdão pois farei um rápido comentário antes mesmo de ver todo o seu vídeo, mais precisamente estou parando pra comentar no tempo 18:00 Então, você comenta no vídeo algo tipo "a educação do Brasil está de um jeito que até essa noção de nazismo a gente perdeu" e eu fiquei pensando que, para perdermos esse 'padrão de ensino', não deveríamos ter tido? Afinal não podemos perder oq nunca tivemos 😂 então acho que toda a situação poderia estar sendo melhor descrita de outro ponto de vista, como por exemplo: a educação no Brasil nunca foi boa e nunca educou ninguém sobre nada, a pública tenta deixar o pobre menos analfabeto e a particular te treina pra passar num vestibular. Sobre essa questão levantada de "sabemos tudo sobre nazismo, mas as pessoas intelectuais se calam sobre o males do comunismo russo", eu discordo educadamente, primeiramente pq as pessoas de uma forma geral não coletam suas informações de pessoas especializadas na área, vide a pandemia de COVID como exemplo. E segundo, uma coisa que notei ao longo de toda a minha formação, é que historicamente falando, a gente aprende apenas tudo de um ponto de vista eurocentrico. O Brasil começou a existir no ano do 1500, antes disso não tínhamos história, cultura, povos, culinária, nada, existimos a partir do momento que a Europa nos achou. E os exemplos são infinitos. Acho que por essa questão sabemos mais de nazismo do que de comunismo, até pq ocorreu na Alemanha, muro de Berlim, enfim, sabemos tudo. Mas eu mesmo não sei nada, ou praticamente nada sobre história chinesa, japonesa (apenas que fora bombardeados, adivinha por quem, pela Europa) e também da russa. Então acho que é mais essa questão mesmo do que algum tipo de "complo universal para esconder o regime russo", afinal oq sabemos sobre iguais genocídios que ocorreram na África? No oriente médio? Pois é...
Sobre a verdadeira história do Brasil existe uma Historiadora em São Luiz no Maranhão por nome Glaucia Rosane. Ela ganhou em 2020 o Premio Pátria Voluntária. Ela trabalha na Casa de Cultura Daniel de La Touche. Recomendo para ampliar ainda mais seus conhecimentos. Boa tarde! Abs
@@glauciaaguiaroficial vou salvar aqui o nome, agradeço demais a sugestão. Eu mesmo já fiz diversas pesquisas sobre arquitetura africana, que afinal, teria mais coerência em ser aplicada no Brasil, afinal os climas são relativamente iguais. Mas nunca encontro nada, nenhum estudo, nenhuma cronologia de evolução. Parece que tudo, todas as fontes do saber, vão pra Grécia, Roma, Europa, Estados Unidos... Fora dali ninguém cria, ninguém pensa, enfim...
@@academiabocault finalizei o vídeo inteiro 🙏 Fica a errata que o Japão foi bombardeado pelos EUA, e não pela Europa, como falei no comentário principal. Engraçado que estou justamente com o arquipélago gulag em cima da mesa, na pilha de próximos livros a ser lidos rs Achei todas as informações que você trouxe sobre o regime muito interessantes, certamente vão enriquecer bastante a experiência de leitura do livro e até a mente ao ouvir debates e comentários sobre o tema do regime stalinista 🙌
Livro “ Live not by lie” escrito pelo jornalista Rod Dreher, é uma bela coletânea de relatos históricos de europeus do lado oeste , que viveram sob a cortina de ferro. O Psicólogo Jordan Peterson, sempre enfatiza os fatos históricos referente a antiga URRS. Obrigado pelo conteúdo e sucesso !
Filho de um líder da kkKl4n, publicou por 12 anos na "American Conservative"... tu ainda encurtou o nome do livro, "Live Not by Lies: A Manual for Christian Dissidents". Certamente uma literatura pouco carregada politicamente, com fontes históricas riquíssimas.
Deve ter trocentos livros editados propositalmente na tradução a fim de esconder algum fato. E tomem cuidado com livros recentes de O Senhor dos Anéis e outros clássicos, devem fazer o mesmo. Comprei edições antigas destes livros.
Me chamou a atenção quando você diz que os cristãos não se dobraram, eu recomendo um livro chamado O Fenômeno Pitesti. É um livro pesado. Mas acho que vai ser do seu interesse dentro desse assunto.
Excelente vídeo, muito informativo, está difícil achar qualquer conteúdo sobre isso que não esteja enviesado com ideias de esquerda. Obs: Czar tem pronúncia "Tsar" (meu amigo russo sempre pega no meu pé no tocante a isso hahahaha)
Como o Chesterton diz o dogma cristão mais difícil para ser negado é o do Pecado Original e é por negar isso que as pessoas caem na baboseira de que é a sociedade que nos corrompe, que será a mudança da sociedade que nos fará melhores
Muito bom menina! Parabéns pelo teu trabalho! Pena que o sistema educacional não quer que o brasileiro saiba! Mingau quente se come pelas beiradas, chegaremos lá, confio que a luz do conhecimento iluminará a maioria!
Qual é o melhor livro dos dois, o arquipélago ou a história pois infelizmente só posso comprar um e futuramente o outro, o que vcs aconselham ler primeiro?
Um feedback: olhar para você incomodou muito com o reflexo dos monitores no teu óculos. Muito difícil assistir 1 hora de vídeo e ter que nao olhar pra vc. Mas excelente vídeo, parabéns
Olá Débora! ...A partir do título desta live, remetendo-nos ao nosso Brasil, o que temos é um incessante processo revolucionário que se alimenta na medida em que nos afastamos daquilo que fundamentou a criação da nossa Nação, nossas origens. Ao nos afastarmos ou sermos afastados do que foi e é fundamental, percorremos que já vinha sendo sendo escalado pelo racionalismo e iluminismo, encaminhados estes como fim, e não mais como meio - discutível meio. Foi assim que em nível mundial - em nome das doutrinas decorrentes e sob o manto da Ciência -, que os mais diversos experimentos foram sendo disseminados, contagiando, assumindo as mais variadas formas, porém com uma única finalidade: aniquilar com o que havia de transcendência entre os povos, ganhando em soberba e perdendo em dignidade moral e espiritual. A morte antes da morte, lembrando agora de Joseph Brodsky. Quanto ao que vc bem pode dizer sobre os experimentos soviéticos, estes não aconteciam sem o conhecimento do Ocidente? (como se a própria Revolução não fosse patrocinada)
Muito bom vídeo mas apenas um comentário. O território Russo não é 3 vezes maior que o do Brasil, quando vc fez a comparação (mesmo sabendo que foi apenas para exemplificar) vc pegou o mapa do Brasil e "arrastou" até a Rússia e comparou. Mas esta comparação não fica exata pois os mapas que se usa são projeções de Mercator, que transforma o globo terrestre em um plano (para assim se ter o mapa), e neste tipo de projeção, onde o globo terrestre é planificado, há maiores distorções em latitudes mais elevadas (mais afastada da linha do equador) do que próximo a linha do equador. Por isso, no mapa planificado, a Rússia (que está em latitudes mais elevadas) parece ser muito maior do que realmente é, em relação ao Brasil (mais próximo a linha do equador - latitudes menores). E na verdade, a Rússia tem um território mais ou menos o dobro do território Brasileiro e não três vezes maior, como parece visualmente no mapa.
Olá aprendo bastante com os seus videos! Gratidão!! E que tal como sugestão 'falar' sobre o livro Quinhentos anos de periferia de Samuel Pinheiro Guimarães.
Onde estão os verdadeiros teóricos para contestarem o que aqui é dito? Há uma clara confusão entre socialismo autoritário e comunismo. E ainda dizer que há ideias comunistas no Brasil? É demais!
@@ledadantas5254 Na eleição passada (2018), a vice de um dos candidatos do segundo turno era literalmente uma comunista auto-declarada, de um partido auto-declarado comunista e que usa a foice e o martelo como símbolo e você ainda tem a cara de pau de insistir que não existem ideias comunistas no Brasil?
@@0impronunciavel Tenho! E a minha cara não é de pau. Não vi nada de comunismo nas duas gestões da Dilma na presidência. Se você identificou acões e medidas comunistas, informe-as para todos nós. Pode ser bem ilustrativo e esclarecedor.
Dois erros a destacar cometidos até os 19:00 minutos de vídeo: 1- O povo russo estava cansado da 1ª Guerra. Mesmo assim, após a ascensão dos mencheviques, o governo russo continuou a mandar tropas à frente de batalha. Os bolcheviques levantaram a bandeira de “Paz, Terra e Pão”, de tal forma que a tomada de poder pela Revolução de Outubro não foi algo assim “traumático”, ou seja, teve muito apoio popular. 2- O que causou muita conturbação social (e destruição) foi a “REAÇÃO”, chamada frequentemente de “Guerra Civil”, que na verdade se tratou da confrontação entre o Exército Vermelho e... 14 potências capitalistas/colonialistas. A Guerra Civil Russa (1918-1921) contou com a participação de várias potências estrangeiras, que intervieram em apoio aos adversários dos bolcheviques: França, Grã-Bretanha, Japão, Estados Unidos. As tropas estrangeiras cooperaram com os brancos, que eram formados por ex-generais czaristas (assassinos) e outros grupos contrarrevolucionários. As potências estrangeiras temiam a propagação do comunismo e queriam derrubar os bolcheviques do poder. Isto provocou nos 20 anos seguintes uma profunda desconfiança em relação aos propósitos desses países invasores. Burrice é não querer ver a realidade. Com todo respeito... Acho que você permanece numa bolha.
Há uma distorção cartográfica que faz com que a Rússia e tudo que seja projetado dsitante da linha do equador pareça ser muito maior do que é, a Rússia é um grande país mas em termos de extensão territorial equivale a pouco menos que 2x a área do Brasil.
Na verdade, o nacional-socialismo é a mesma coisa que o comunismo, inclusive, o Winston Churchill chamou o nacional-socialismo de odioso despotismo comunista.
Adolf Hitler em uma entrevista publicada na revista Der Spiegel declarou: "Nosso partido é chamado de Partido Nacional Socialista, e este nome deixa claro onde estamos. Não temos nada contra os comunistas. Temos as melhores relações com este partido. Os trabalhadores comunistas não são alemães impuros porque o comunismo na Alemanha não é nada antinatural. Contamos com os comunistas para a vitória".
Grande Winston Churchill, certamente uma figura muito imparcial e pouco ideológica. Aliás, n4zismo/fascismo = comunismo, mas curiosamente nos dois primeiros, o grande capital acenou, articulou e floresceu em ambos os regimes, deveras curioso.
O grande capital acenou, articulou e floresceu o bolchevismo, inclusive, a Pepsi, Ford Company e General Eletric tinham investimentos na União Soviética.
Hahaha só uma correção, os gulag no cod, foi mostrado no mw2, o herói, cpt price, da saga foi preso em um, mostra que é uma prisão decadente e mostra que o herói talvez tenha ficado louco kkkk nos novos jogos e uma punição por ter morrido e eh uma chance de voltar ao jogo escapando kkk
Muito atual. Já houve no Brasil certos decretos prevendo a futura criação de tribunais de exceção para determinadas causas, sob a escusa de promoção dos direitos humanos. E não faz mais que 2 décadas.
Olá moça linda ,acabei de clicar neste vídeo e já me inscrevi, por seu conteúdo informativo tenho 58 anos e amo aprender ,buscar a verdade é um dever .
Olá, conhecendo agora o teu canal. Voce, tenta ser o mais isenta possivel e, colocar abaixo os podres (maleficios) da Direita e da Equerda na historia humana ou, tem um lado exclusivo e não tá nem aí, para as contradições daqueles que voce defende (aqui, teria um sinal de interrogação. Mas. o meu teclado está desconfigurado). Gostei de você e, espero que seja uma pessoa que sabe a necessidades de se escapar deste terrível maniqueísmo l que vivemos!
Ótimo vídeo. Livro essencial para vermos o que realmente foi o socialismo soviético.
Esse gulag do Mosteiro de Solovetsky (34:52), na verdade não fica na Sibéria, fica na região ocidental da Rússia. A Sibéria é a região do país que se estende a leste dos Montes Urais, na porção oriental.
Obrigada
neste local deve ser bem frio também né Sara?
@@academiabocault Senhora Débora, agora que você já se recuperou da CATRACADA que vocês direitistas tomaram no domingo eu tenho um DESAFIO para você:
Eu quero ver você resenhar a nível PÓS-DOUTORADO dois panfletos de 50 páginas cada.
1° Os Princípios Básicos do Comunismo de Friedrich Engels
2° O Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx & Friedrich Engels
Tente ser HONESTA ao menos uma vez!
Vale lembrar que o próprio George Orwell escreveu um prefácio para a obra "O Caminho da Servidão" de Hayek.
Escravidão sem muros, controlado, por Quem controla o dinheiro...bugou??
@@novatretatube6308 O golpe foi dado em 1971, por isso que o Bitcoin é a única saída.
O socialismo marxista e a escravidão verdadeira
Oi Wagner, você tem em PDF? Queria ler… obrigada!
@@amandas.1395 Vi somente agora o seu comentário, Amanda. Li apenas o livro físico. Talvez o Instituto Mises disponibilize o PDF.
Conheci seu canal atraves do podcast que voceparticipou no Brasil Paralelo. Estou amando demais seu canal, seu conhecimento. MARAVILHOSAAAAA!!! TODO MUNDO deveria ver o seu video.
eu também, sou nova aqui e so conhecia a Tati! No podcast amei a Débora e ja vim procurar o canal rs ♥️
eu tambem!
Somos duas!
Eu tbm
Não sei se já existe no seu canal, mas faz um vídeo assim "livros essenciais para entender o socialismo/comunismo".
Uai, acho que é ler Marx e Lenin
@@Ocrocrodiliano sim, conheço alguns livros.
@@Ocrocrodiliano somente não. Tem mts outros livros bons, de ambos os lados
Se tú ler os livros clássicos do socialismo já entende muita coisa, marx e gramsci é muito bom para entender o que está por trás desse comunismo colorido que vemos. Principalmente gramsci que tenta fundir a revolução com cultura.
Esse papo é manipulação...
Cheguei pela indicação da Tatiana Feltrin e fui ficando.
Achei super interessante o nome do canal, me fez recordar de uma querida amiga do colégio que chamava todos de bocó (de maneira afetiva). Infelizmente seguimos caminhos opostos e quando nos reencontramos a amizade não resistiu às diferenças politicas ideológicas, ela, agora uma comunista radical, totalmente diferente da moça que conhecia, não me deu abertura para o diálogo devido ao posicionamento diferente do dela.
Recentemente meu professor de geografia tava dando aula sobre União Soviética dizendo que foi ótimo pra quem não tinha nada e quando eu questionei a questão dos gulags, ele não sabia sequer o que eram. O pior é que agora meus colegas usam essa fala do professor pra depositar toda a fé cega deles no comunismo e defender o Lula (mesmo contra todos os fatos) 🤡
Uniao sovietica foi bom para alta cúpula do partido.
É verdade, eu era seu professor.
@@euquerosernormal isso foi pra ser ironia? Pq se for muito mal aplicada viu. Todo mundo que estudou em escola pública teve um professor comunista, eu mesmo tive 2... Burraços.
Aham não sabia o q eram gulags e era professor.... conta outra reaçinha
Continue assim Amanda procurando a origem a a verdade dos fatos
Russel Kirk em seu livro A Política da Prudência destaca logo no início sobre a Ideologia (que podemos entender aqui como tudo que é de esquerda, como socialismo, comunismos, marxismo, progressimo…) Ele faz uma pergunta muito parecida c o título do vídeo, e a resposta é dada por uma fala de Raymond Aron que por sua vez compara essas ideologias com a religião. Porque quando um intelectual acadêmico não se sente mais ligado à comunidade e nem a religião de seus pais ele busca pelas ideologias ou pelo menos parte dela, q é menos do q um totalitarismo e acima da quem procura uma fé.
E eu, como estudante de teologia, posso dizer q o ser humano está a todo tempo c o anseio de se ligar ao eterno, ao transcendente e suas buscas p esse desejo pode se tornar equivocada e correndo risco de vida.
O OCO interno pode ser preenchido ... o VAZIO não se mantém...
________ Romanos 8:28
E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Repito comigo: “todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus “
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Amém.
Quando ouvi a trajetória narrada pelo Sr. Puggina, o canal MEU PAÍS DE VOLTA - Percival Puggina: "A bela história do Brasil começa muitos séculos antes do Descobrimento." há conteúdos que nos LIGAM a FATOS ... Pense nisso! Vi no vídeo de 2019: : ["A bela história do Brasil começa muitos séculos antes do Descobrimento. Conhecê-la é conhecer-nos. É conhecer nossa dignidade e importância, condição para conhecer, também, a dignidade dos outros."] de 5 de maio de 2019. Abraços!
Estudante de teologia... Arminiano, Calvinista ou luterano? 🤨
Vim pela Tati Feltrin e parabéns pelo canal!
Eu também!
Tati Feltrin nera petista?
@@ramoncarvalho1242 Pelo que sei, nunca foi e já sigo ela desde o início do canal.
Eu tbem
@@ramoncarvalho1242 Pelo contrário! Tati é direita. Tem outra "booktuber" famosa que é vermelinha.
Boa tarde. O livro do Flávio Gordon (A Corrupção da inteligência) investiga, entre outras coisas, a ausência de debate nacional sobre males do comunismo.
Surpreendeu-me o conteúdo do vídeo!! Kkkkk Eu tive um ex amigo que ficou putaço quando provei a ele que os livros do George Orwell eram uma crítica ao "comunismo" e não o contrário. É mesmo uma sátira inteligente de quem "percebeu" que o caminho real era bem diferente do utópico. Parabéns pelo trabalho!
Com todo respeito, qualquer um com qi de gibão sabe disso, Orwell tá longe de ser popular entre os pró proletários.
A resposta deles é chamar orwell de direitista,
Me formei no ensino médio há uma década. Lembro que na minha formação de base pública usava o banido Nova História Crítica, do Mario Schmidt. Embora ele não tenha me causado problemas para passar no vestibular, ingressei na universidade pública já me considerando de esquerda. Soma-se a isso o fato da bolha universitária ser majoritariamente de esquerda -- os liberais conservadores em regra guardavam suas opiniões políticas para evitar maus olhares; compreendo a dificuldade de alguém dentro da bolha ideológica querer sair dela: qnd a formação juvenil já conduz a um ponto de vista, abraçar pautas coletivistas é como o caminho das drogas, busca-se sempre mais validação social. Isso prq eu entrei na engenharia, e esses movimentos não são tão vigorosos quanto nos cursos de humanas. Foi por meio de um amigo da Naval BEM RESERVADO em relações a discursos políticos que fui desconstruindo a visão que tinha da esquerda: para cada convicção que eu tinha, ele tinha uma pergunta que eu não sabia responder. Até cotas raciais defendidas pela esquerda não fazem sentido. E quando ele explicava fazia sentido: "Pensa cmg, supondo que a esquerda esteja certa nas questões de reparação histórica e tals; o problema da esquerda não costuma estar nas razões/virtudes que eles defendem, mas nos meios. A ideia das cotas raciais é que mais negros se formem em "centros de excelência acadêmica", havendo uma maior representatividade dos negros em profissões mais "Capitalistas"(ele era meio sarcástico). Concorda que as univ. púb. não representam 1% da quantidade de privadas? Como uma política pública quer mudar a visão que a sociedade tem dos PPI, se aqueles que não entram numa pública pagam por um ensino privado péssimo(péssimo prq muitas vezes tem de substituir uma disciplina essencial por "português instrumental", pois muitos saem sem condições de elaborar TCC)? Mais de 99% trabalham e pagam a própria faculdade, para que 1% possa ficar nos CA's fumando maconha e indo pra festas toda sexta, não integralizam o curso no tempo certo, começam a represar e entrar na crise de falta de bolsas estudantis. Isso é conveniente para fomentar movimento ideológico, pois na universidade pública de fato há uma maior representatividade, de fato diminuiu o possível preconceito pelo contato mais próximo, mas isso não produz efeitos concretos na sociedade. Pois para cada negro egresso de EnsSupPub, outros 99 estarão represados no mercado de trabalho por uma formação insuficiente. Uma política pública efetiva deve começar reformando o ensino de base, para que se eleve o nível das particulares ao ponto de serem competitivas com públicas. Como já fui esquerdista, se que um discurso direto não mudará o jeito dele pensar, só sentirá raiva de quem não concorda. Acho importante canais como este, pois o melhor jeito de converter um esquerdista é quando um amigo desinteressado em apoiar qlqr espectro político -- e que entra em contato com vídeos como este -- começa a martelar suas convicções.
Boa ❤
Não tem impacto estrutural significativo na sociedade, e isso é ponto pacífico, são pautas reformistas (ainda que imbutidas de certo valor), não articulam uma real emancipação da classe trabalhadora.
Sendo franco, tu nunca foi de esquerda, era só um jovem tentando se colocar no mundo e abraçou a forma de pertencimento mais palpável.
@@Fabricio_dos_Santos Seja objetivo, sem malabarismo retórico. O que te faz crer que eu nunca fui esquerdista?
@@Fabricio_dos_Santos E o que vc quer dizer com não articulam uma real emancipação da classe trabalhadora? Seja claro. Do ponto de vista marxista, mecanismos liberais como transferência de renda, ou renda mínima, bolsa-família são medidas que atuam contra a revolução do proletariado, na medida em que diminui a quantidade de "proletários" insatisfeitos com o sistema capitalista. Então, como não fica claro o que vc quis dizer com esse malabarismo verborragico que nada disse de concreto fica difícil contra-argumentar. O que vc quis dizer com reforma? Do ensino de base? Do ensino superior? E o que vc disse com relação a já estar pacificado? Pacificado segundo quem? Segundo prof marxistas? Vc está tão acostumado a pessoas só concordarem contigo que nem o objeto de crítica ficou claro. Está pacificado o que? Efetividade do modelo de cotas? Se for aparentemente vc não acompanhou o meu raciocínio, e aí não posso fazer nada.
@@Cesar-py8ky
1. Reformismo: concepção de que mudanças pontuais (como cotas) promovidas por instituições vigentes (leia-se estado burguês) pode levar à uma mudança estrutural (o que não ocorre de facto).
2. Ponto pacífico, definição: O que parte de uma argumentação onde não existe discordância; onde não há contestação;
No caso, é ponto pacífico (no meio marxista) a ineficiência do sistema de cotas para além de um mecanismo de despolitização, uma mera concessão que não proporciona um impacto real a população negra do país, que permanece renegada à um ensino precarizado desde a base, que pouco proporciona a possibilidade de ingressar (e se manter) em centros universitários.
O meu nome é Sofia e sou portuguesa, em Lisboa. Que maravilha de aula. Não costumo concordar com as suas ideias, temos visões opostas, mas este vídeo foi uma aprendizagem e uma forma de entender muita coisa. MUITO OBRIGADA e muitos parabéns!
45:59 Só uma correção pra evitar confusões: o nome do autor do livro é Bukharin, e não Bakunin (que é o nome de um teórico anarquista falecido ainda no séc. 19). Nikolai Bukharin foi de fato executado por "conspirar contra o estado soviético" em 1938.
Isto!
Gostaria de ver uma conversa sua com alguém comunista, como Ian Neves, Laura Sabino, Gustavo, Léo Péricles ou Sofia Manzano
Talvez esse aqui: ruclips.net/video/ETRSo9k-N0U/видео.html
Amada? Estou amando seu canal, te conheci hoje através do vídeo da Brasil Paralelo.
11:46 Lembrei de quando vc contou um causo do seu marido no twitter, sobre um colega de quartel dele que tinha uma suástica enorme tatuada no peito e ninguém se ligou pq ninguém sabia muito bem o que era nazismo kkkk
NEM O PRÓPRIO CARA
Nesse nível ?!
mas isso nao e surpresa vindo de militares. O fato de não saberem quase nada, pois não leem quase nada.
Vim pela Tati Feltrin!! Ameiiii você
Vim por indicação da Tati e pelo podcast do Brasil Paralelo 🤩
Sinceramente, pra mim é impossível ler Hannah Arendt e não indentificar o Bolsonaro tbm como uma figura totalitária, assim como o Bolsonarismo como um movimento totalitário, e os bolsonaristas como uma ralé fanática. E antes que venham com os clichês, eu não sou de esquerda.
No governo Bolsonaro não havia nenhum nenhum movimento de censura a imprensa ou de relativização da propriedade e seu projeto econômico era liberal portanto longevdecser totalitário.
Excelente aula. Deveria passar em todas as escolas do Brasil.
Em escolas feitas para emburrecer, é o melhor.
Esse filme que você citou do jornalista que denuncia a fome na Ucrânia e é taxado como fake news se chama "À sombea de Stalin" . Tem no netflix ainda. É um filme incrível mesmo.Bem triste, na real.
Vou além. Não é apenas o recém-saído do colégio que não sabe sobre o nazismo. Mesmo quem é formado antes, essa pessoa entende o nazismo como um regime muito ruim que cometeu genocídio contra judeus, mas pouquíssimos conseguem definir com precisão o que foi o regime.
Exato!
Peço perdão pois farei um rápido comentário antes mesmo de ver todo o seu vídeo, mais precisamente estou parando pra comentar no tempo 18:00
Então, você comenta no vídeo algo tipo "a educação do Brasil está de um jeito que até essa noção de nazismo a gente perdeu" e eu fiquei pensando que, para perdermos esse 'padrão de ensino', não deveríamos ter tido? Afinal não podemos perder oq nunca tivemos 😂 então acho que toda a situação poderia estar sendo melhor descrita de outro ponto de vista, como por exemplo: a educação no Brasil nunca foi boa e nunca educou ninguém sobre nada, a pública tenta deixar o pobre menos analfabeto e a particular te treina pra passar num vestibular.
Sobre essa questão levantada de "sabemos tudo sobre nazismo, mas as pessoas intelectuais se calam sobre o males do comunismo russo", eu discordo educadamente, primeiramente pq as pessoas de uma forma geral não coletam suas informações de pessoas especializadas na área, vide a pandemia de COVID como exemplo. E segundo, uma coisa que notei ao longo de toda a minha formação, é que historicamente falando, a gente aprende apenas tudo de um ponto de vista eurocentrico. O Brasil começou a existir no ano do 1500, antes disso não tínhamos história, cultura, povos, culinária, nada, existimos a partir do momento que a Europa nos achou. E os exemplos são infinitos. Acho que por essa questão sabemos mais de nazismo do que de comunismo, até pq ocorreu na Alemanha, muro de Berlim, enfim, sabemos tudo. Mas eu mesmo não sei nada, ou praticamente nada sobre história chinesa, japonesa (apenas que fora bombardeados, adivinha por quem, pela Europa) e também da russa. Então acho que é mais essa questão mesmo do que algum tipo de "complo universal para esconder o regime russo", afinal oq sabemos sobre iguais genocídios que ocorreram na África? No oriente médio? Pois é...
Excelente comentário. Qualquer extremismo é muito mal visto.. Víde extremismo do bozo.
Sobre a verdadeira história do Brasil existe uma Historiadora em São Luiz no Maranhão por nome Glaucia Rosane. Ela ganhou em 2020 o Premio Pátria Voluntária. Ela trabalha na Casa de Cultura Daniel de La Touche. Recomendo para ampliar ainda mais seus conhecimentos. Boa tarde! Abs
Essa é a parte atribuída à burrice mesmo.
@@glauciaaguiaroficial vou salvar aqui o nome, agradeço demais a sugestão. Eu mesmo já fiz diversas pesquisas sobre arquitetura africana, que afinal, teria mais coerência em ser aplicada no Brasil, afinal os climas são relativamente iguais. Mas nunca encontro nada, nenhum estudo, nenhuma cronologia de evolução. Parece que tudo, todas as fontes do saber, vão pra Grécia, Roma, Europa, Estados Unidos... Fora dali ninguém cria, ninguém pensa, enfim...
@@academiabocault finalizei o vídeo inteiro 🙏
Fica a errata que o Japão foi bombardeado pelos EUA, e não pela Europa, como falei no comentário principal.
Engraçado que estou justamente com o arquipélago gulag em cima da mesa, na pilha de próximos livros a ser lidos rs
Achei todas as informações que você trouxe sobre o regime muito interessantes, certamente vão enriquecer bastante a experiência de leitura do livro e até a mente ao ouvir debates e comentários sobre o tema do regime stalinista 🙌
Livro “ Live not by lie” escrito pelo jornalista Rod Dreher, é uma bela coletânea de relatos históricos de europeus do lado oeste , que viveram sob a cortina de ferro.
O Psicólogo Jordan Peterson, sempre enfatiza os fatos históricos referente a antiga URRS.
Obrigado pelo conteúdo e sucesso !
Filho de um líder da kkKl4n, publicou por 12 anos na "American Conservative"... tu ainda encurtou o nome do livro, "Live Not by Lies: A Manual for Christian Dissidents".
Certamente uma literatura pouco carregada politicamente, com fontes históricas riquíssimas.
Esse teu vídeo, além de ser uma aula das melhores que já ouvi, é carregada de tranquilidade e didática. Muito muito bom. Vai ser meu próximo livro 🙏🏻
Debs cada dia mais relevante 👏🏼👏🏼👏🏼
Deve ter trocentos livros editados propositalmente na tradução a fim de esconder algum fato. E tomem cuidado com livros recentes de O Senhor dos Anéis e outros clássicos, devem fazer o mesmo. Comprei edições antigas destes livros.
O livro Um dia na vida de Ivan Denissovitch tem em e-book na loja kindle em português
Me chamou a atenção quando você diz que os cristãos não se dobraram, eu recomendo um livro chamado O Fenômeno Pitesti. É um livro pesado. Mas acho que vai ser do seu interesse dentro desse assunto.
Ótimo conteúdo. Poderíamos fazer alguma live no Instagram?
Excelente vídeo, muito informativo, está difícil achar qualquer conteúdo sobre isso que não esteja enviesado com ideias de esquerda.
Obs: Czar tem pronúncia "Tsar" (meu amigo russo sempre pega no meu pé no tocante a isso hahahaha)
Seu conteúdo é muito necessário Débora, obrigada pela entrega. Quando abrem as vagas para a academia Bocós? Está sem link na descrição.
Como o Chesterton diz o dogma cristão mais difícil para ser negado é o do Pecado Original e é por negar isso que as pessoas caem na baboseira de que é a sociedade que nos corrompe, que será a mudança da sociedade que nos fará melhores
Eu sou protestante, e eu amo Chesterton por ele ter uma genialidade ao escrever Ortodoxia. É simplesmente sensacional 😮
Até porque não tem correlação nenhuma entre a construção (subjetiva) do indivíduo e o coletivo onde ele está inserido.
@@UpexeyChesterton não era protestante?
@@Cesar-vi3sg ele foi anglicano, e dps se converteu ao catolicismo
Muito bom menina! Parabéns pelo teu trabalho! Pena que o sistema educacional não quer que o brasileiro saiba! Mingau quente se come pelas beiradas, chegaremos lá, confio que a luz do conhecimento iluminará a maioria!
Qual é o melhor livro dos dois, o arquipélago ou a história pois infelizmente só posso comprar um e futuramente o outro, o que vcs aconselham ler primeiro?
Uma dúvida, os Gulags receberam esse nome antes (na época dos czares) ou somente após a revolução?
Somente em 1931.
Gulag é o nome do sistema, tipo deic ou outra delegacia. Gulags são a generalização dos campos de trabalho forçado e exterminio russo.
Essa mulher é uma máquina!! Ótima aula 👏🏻👏🏻👏🏻🎊
Um feedback: olhar para você incomodou muito com o reflexo dos monitores no teu óculos. Muito difícil assistir 1 hora de vídeo e ter que nao olhar pra vc. Mas excelente vídeo, parabéns
O vídeo desses, bastante relevantes com poucas visualizações, ganhou aqui mais um inscrito.
53:50 Renegam nada, Debs! Já vi o Ian Neves e o Elias Jabbour passando um PANAÇO pro Stalin!!!!
Maravilha, meus parabéns, ganhou uma inscrição. Vc é muito boa em condensar a história em pontos importantes.
Obrigada, pela aula maravilhosa! 👍
Sao verdades inconvenientes que tentam esconder. Excelente trabalho. Tks.
Olá Débora! ...A partir do título desta live, remetendo-nos ao nosso Brasil, o que temos é um incessante processo revolucionário que se alimenta na medida em que nos afastamos daquilo
que fundamentou a criação da nossa Nação, nossas origens. Ao nos afastarmos ou sermos afastados do que foi e é fundamental, percorremos que já vinha sendo sendo
escalado pelo racionalismo e iluminismo, encaminhados estes como fim, e não mais como meio - discutível meio. Foi assim que em nível mundial - em nome das doutrinas decorrentes
e sob o manto da Ciência -, que os mais diversos experimentos foram sendo disseminados, contagiando, assumindo as mais variadas formas, porém com uma única finalidade: aniquilar
com o que havia de transcendência entre os povos, ganhando em soberba e perdendo em dignidade moral e espiritual. A morte antes da morte, lembrando agora de Joseph Brodsky.
Quanto ao que vc bem pode dizer sobre os experimentos soviéticos, estes não aconteciam sem o conhecimento do Ocidente? (como se a própria Revolução não fosse patrocinada)
Canal maravilhoso, necessário!!!!
Muito bom vídeo mas apenas um comentário. O território Russo não é 3 vezes maior que o do Brasil, quando vc fez a comparação (mesmo sabendo que foi apenas para exemplificar) vc pegou o mapa do Brasil e "arrastou" até a Rússia e comparou. Mas esta comparação não fica exata pois os mapas que se usa são projeções de Mercator, que transforma o globo terrestre em um plano (para assim se ter o mapa), e neste tipo de projeção, onde o globo terrestre é planificado, há maiores distorções em latitudes mais elevadas (mais afastada da linha do equador) do que próximo a linha do equador. Por isso, no mapa planificado, a Rússia (que está em latitudes mais elevadas) parece ser muito maior do que realmente é, em relação ao Brasil (mais próximo a linha do equador - latitudes menores). E na verdade, a Rússia tem um território mais ou menos o dobro do território Brasileiro e não três vezes maior, como parece visualmente no mapa.
Verdade, 2 vezes o tamanho do Brasil. Rússia tem 17.100.000 km2 de área, enquanto o Brasil tem 8.500.000 km2, mais ou menos.
Alguém consegue listar os livros que ela citou? Quero muito ler para estudar sobre
Gulag da Anne Aplebaum
Arquipelago gulag, Alexandre S.
😮nao tem gulag em português 😢😢
Olá aprendo bastante com os seus videos! Gratidão!! E que tal como sugestão 'falar' sobre o livro Quinhentos anos de periferia de Samuel Pinheiro Guimarães.
Conheci vc no podcast da BP. Top a entrevista!
Debora não consegui acessar o link pra lista de espera do ano que vem! Você pode colocar aqui no coment? 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 obrigada
Maravilhosa, obrigada por tanto conhecimento
Extraordinário Débora!👏👏👏
Maravilhosa! te conheci hoje através do Brasil Paralelo amei. Iniciando minha jornada para deixar de ser bocó. Parabéns uma auala e tanto esse vídeo.
Onde estão os verdadeiros teóricos para contestarem o que aqui é dito? Há uma clara confusão entre socialismo autoritário e comunismo. E ainda dizer que há ideias comunistas no Brasil? É demais!
@@ledadantas5254 Na eleição passada (2018), a vice de um dos candidatos do segundo turno era literalmente uma comunista auto-declarada, de um partido auto-declarado comunista e que usa a foice e o martelo como símbolo e você ainda tem a cara de pau de insistir que não existem ideias comunistas no Brasil?
@@0impronunciavel Tenho! E a minha cara não é de pau. Não vi nada de comunismo nas duas gestões da Dilma na presidência. Se você identificou acões e medidas comunistas, informe-as para todos nós. Pode ser bem ilustrativo e esclarecedor.
@@ledadantas5254 minha filha, quer saber a relação do socialismo com o PT? É só ler o livro do Fernando Haddad “ Em defesa do socialismo ”.
@@ledadantas5254 ou vc pode ler também “ apoio de Cuba a luta armada no Brasil ”. O livro “ Foro de São Paulo ”. Livro é que não falta
essa daí nunca vai deixar de ser bocó, é triste.
vim pelo story da Tati!
Não conhecia teu canal mas agora ganhou mais uma inscrita.
Olá. Virei seu fã depois que descobri que você é uma intelectual de direita. Amei tudo no seu canal. Deus abençoe.
Sempre maravilhosa, Debs! 👏👏👏
Dois erros a destacar cometidos até os 19:00 minutos de vídeo:
1- O povo russo estava cansado da 1ª Guerra. Mesmo assim, após a ascensão dos mencheviques, o governo russo continuou a mandar tropas à frente de batalha. Os bolcheviques levantaram a bandeira de “Paz, Terra e Pão”, de tal forma que a tomada de poder pela Revolução de Outubro não foi algo assim “traumático”, ou seja, teve muito apoio popular.
2- O que causou muita conturbação social (e destruição) foi a “REAÇÃO”, chamada frequentemente de “Guerra Civil”, que na verdade se tratou da confrontação entre o Exército Vermelho e... 14 potências capitalistas/colonialistas. A Guerra Civil Russa (1918-1921) contou com a participação de várias potências estrangeiras, que intervieram em apoio aos adversários dos bolcheviques: França, Grã-Bretanha, Japão, Estados Unidos. As tropas estrangeiras cooperaram com os brancos, que eram formados por ex-generais czaristas (assassinos) e outros grupos contrarrevolucionários. As potências estrangeiras temiam a propagação do comunismo e queriam derrubar os bolcheviques do poder. Isto provocou nos 20 anos seguintes uma profunda desconfiança em relação aos propósitos desses países invasores.
Burrice é não querer ver a realidade. Com todo respeito... Acho que você permanece numa bolha.
Há uma distorção cartográfica que faz com que a Rússia e tudo que seja projetado dsitante da linha do equador pareça ser muito maior do que é, a Rússia é um grande país mas em termos de extensão territorial equivale a pouco menos que 2x a área do Brasil.
O site que eu mostrei é exatamente para compensar essa distorção
@@academiabocault Quando puder compartilhe novamente o link de acesso ao maps - Grata pelo trabalho!
Simplesmente maravilhoso! Parabéns, voce é o orgulho de quem acredita estar do lado certo.
Débora é um grande orgulho pra nós!👏👏👏
oinDebs, o que você já leu do Hobsbawn? gostou? recomenda?
Sim. Todos “A Era dos” são bons.
Essa live deveria ser matéria de escola! Atenção professores! 👏👏👏
Conheci hoje o canal, bom conteúdo, entende do assunto e boa de ouvir! Parabéns !
Muito obrigado 😃
Oi, maneiro a live! só poderia tirar o vento do microfone, ou colocar uma proteção contra vento nele.
Nao consegui estar ao vivo, mas aqui estou
Legal vou rever quando poder são muitas informações , obrigada .
Na verdade, o nacional-socialismo é a mesma coisa que o comunismo, inclusive, o Winston Churchill chamou o nacional-socialismo de odioso despotismo comunista.
Não kkkkkkkkkkkk
Pra mim todo mundo que comenta qualquer coisa e escreve esse monte de "kkkkkk" não tem argumento algum e é apenas um alienado sem personalidades.
Adolf Hitler em uma entrevista publicada na revista Der Spiegel declarou: "Nosso partido é chamado de Partido Nacional Socialista, e este nome deixa claro onde estamos. Não temos nada contra os comunistas. Temos as melhores relações com este partido. Os trabalhadores comunistas não são alemães impuros porque o comunismo na Alemanha não é nada antinatural. Contamos com os comunistas para a vitória".
Grande Winston Churchill, certamente uma figura muito imparcial e pouco ideológica.
Aliás, n4zismo/fascismo = comunismo, mas curiosamente nos dois primeiros, o grande capital acenou, articulou e floresceu em ambos os regimes, deveras curioso.
O grande capital acenou, articulou e floresceu o bolchevismo, inclusive, a Pepsi, Ford Company e General Eletric tinham investimentos na União Soviética.
Déb na academia você lê os livros sem tradução, na língua de educação? como participar da academia? obrigada
"Aquela loira comunista do youtube" kkkkk, quem será que é? Parabéns, vídeo incrível!
Quem é?
Acho que a do canal Tese Onze, mas não tenho certeza... Não acompanho muito esse povo rs
Se bem que vi agora e ela pintou o cabelo hahaha Mas ela era loira.
Laura sabino
Acabei de descobrir o seu canal. Adorei o nome "Olá bocós". 😂😂. Conheço alguns.😥
Seja bem vinda!
Maravilhosa explicação sobre esses assuntos. Tava procurando algo assim. Obrigada
Parabéns pelo vídeo ! Se todos vissem seu canal teríamos menos bocós no mundo.
Hahaha só uma correção, os gulag no cod, foi mostrado no mw2, o herói, cpt price, da saga foi preso em um, mostra que é uma prisão decadente e mostra que o herói talvez tenha ficado louco kkkk nos novos jogos e uma punição por ter morrido e eh uma chance de voltar ao jogo escapando kkk
RELEVANTE! Assunto URGENTE!
Obrigada e parabéns! Sucesso!
Aula excelente 👏👏👏
Conhecimento valioso. Obrigado, querida.
Onde esta história do canal mar branco?
Excelente vídeo!👏🏻
Essa moça é top demais ❤
Indica livros pra adolescentes por favor
Muito atual. Já houve no Brasil certos decretos prevendo a futura criação de tribunais de exceção para determinadas causas, sob a escusa de promoção dos direitos humanos. E não faz mais que 2 décadas.
A sua ignorância em resumir o comunismo ao stalinismo é vergonhosa
sabe o engraçado? ela fala sobre isso e se acha a pessoa mais inteligente do mundo kkkkkkk
Debs antes de abrir teu vídeo apareceu um comercial de curso da Marilena Chauí. O bot da propaganda tá afiado.
Que livros são aqueles na prateleira na segunda prateleira de cima pra baixo?
Os pretos são da linha da Penguin Companhia
Olá moça linda ,acabei de clicar neste vídeo e já me inscrevi, por seu conteúdo informativo tenho 58 anos e amo aprender ,buscar a verdade é um dever .
Essa menina é fera demais!top
Tem algum vídeo sobre Ayn Rand?
É tolerado porque os jovens são enganados para manter a engrenagem do sistema. É difícil convencer um adulto que já sabe como a vida funciona...
Excelente aula! Parabéns!
Parabéns pelo vídeo, é excelente! Quisera eu que meus familiares, comunistas até a medula, vissem seu trabalho.
Sim, na biografia do Stalin escrita pelo historiador Volkogonov, é explicado um pouco a visão de Stalin sobre as prisões no tempo do czar.
A cada dia que passa, aprendo mais sobre a desgraça do comunismo!🥵
Chega a ser febril!🤯
Olá, conhecendo agora o teu canal.
Voce, tenta ser o mais isenta possivel e, colocar abaixo os podres (maleficios) da Direita e da Equerda na historia humana ou, tem um lado exclusivo e não tá nem aí, para as contradições daqueles que voce defende (aqui, teria um sinal de interrogação. Mas. o meu teclado está desconfigurado).
Gostei de você e, espero que seja uma pessoa que sabe a necessidades de se escapar deste terrível maniqueísmo l que vivemos!
Fantástica aula!
o orwell era socialista mas não marxista até onde me lembro
@@perpetualpeace6711 Não, não dá no mesmo.
@@perpetualpeace6711 Meu amigo eu sei lá de que manifesto vc ta falando
Uma intelectual q é a cara do Brasil! Adoro ver jovens c auto estima tão elevada
32:00 Tribunal ad hoc