Por que apêndice não é tão inútil quanto se acreditava

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 ноя 2024

Комментарии • 405

  • @gabrielaraujoprado6076
    @gabrielaraujoprado6076 Год назад +142

    A típica matéria que só a BBC consegue entregar, e que nós tanto amamos haha. Parabéns pessoal!

  • @adreamawaken
    @adreamawaken Год назад +167

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano".

    • @iriefeeling2003
      @iriefeeling2003 Год назад +2

      Melhor comentário ,@anexuado

    • @mateushonorio3277
      @mateushonorio3277 Год назад +2

      Ignoramos ou não sabemos ?

    • @adreamawaken
      @adreamawaken Год назад +3

      @Mateus Honorio Ser ignorante é desconhecer algo ou alguma coisa, em seu sentido literal.

    • @mateushonorio3277
      @mateushonorio3277 Год назад +1

      @@adreamawaken Talvez eu esteja errado, mas ignorante não seria uma pessoa que ignora?. Trazendo para o contexto, uma pessoa que saberia de algo mas mesmo assim a ignora, finge que não existe.

    • @adreamawaken
      @adreamawaken Год назад +1

      Sim, também.
      *Mas em seu sentido literal*
      É aquele que está a par de algo, aquele que desconhece.
      Além disso, não é uma frase minha, mas do Sr. Isaac Newton.

  • @JoSaintPine
    @JoSaintPine Год назад +45

    O livro O Físico, de Noah Gordon, que tbm já virou filme, fala muito sobre a "doença do lado", a apendicite, que matava muita gente na idade média e nenhum médico entendia como lidar pois não conheciam o apêndice.

    • @vanessacurvello419
      @vanessacurvello419 Год назад +8

      Tem uma obra do Machado de Assis que ele comenta "o tio Fulano morreu de dor de lado". Também achei que fosse apêndice ou até pedras na vesícula.

    • @JoSaintPine
      @JoSaintPine Год назад +7

      @@vanessacurvello419 isso mesmo, tem gente que fala assim até hj, "dor do lado", em regiões como no Nordeste

  • @OJeyjunior
    @OJeyjunior Год назад +22

    apêndice serve pra dar uma emoção na vida, vc não sabe se comeu algo errado, se tem vermes, se é câncer ou se vai morrer nas próximas duas horas caso não abram vc pra tirar ele

    • @cezerfilho9640
      @cezerfilho9640 3 месяца назад

      Kkkkk ele serve para você ficar em casa pensando estar com intoxicação alimentar enquanto te mata lentamente
      Agora estou me divertindo, mas passei maus bocados esses dias

  • @Felipe_Matheus_1991
    @Felipe_Matheus_1991 Год назад +21

    BBC vocês são incríveis!! muito obrigado pelo conteúdo de qualidade seja de polítca, ciência ou qualquer outro.

  • @jadsondiogoferreiraleite
    @jadsondiogoferreiraleite Год назад +11

    O mais curioso foi saber que existe um lugar no mundo em que só pessoas sem apêndice podem morar. Já ouvi falar em muitas restrições mas, nessa é a primeira vez. Obrigado.

    • @sheilamatos367
      @sheilamatos367 Год назад

      Tem link de alguma matéria?

    • @BellaJanel-p1n
      @BellaJanel-p1n Год назад

      Antárctica.
      Vi uma matéria falando que o médico que vai servir lá, n pode ter apêndice.
      O inverno é longo e normalmente só tem um médico durante o inverno - na Antárctica.
      "Uma apendicectomia é um requisito para todos os médicos que passam o inverno nessas estações pela antártica, porque uma vez que o tempo frio começa, é muito, muito difícil tirá-lo de lá."

  • @ramonlymah
    @ramonlymah Год назад +42

    Vídeos sempre de alta qualidade. Em tempos de superficialidade destruidora, é um alento. Parabéns! Continuem assim! Tentem não sucumbir aos "investidores da ignorância".

    • @c.a.r.i7785
      @c.a.r.i7785 Год назад

      Não acredito que vídeos supérfluos sejam um problema e sim estes vídeos mais diferentes não serem vistos, é igual a Globo com o BBB e o programa Linha direta

    • @armandopentium
      @armandopentium Год назад

      A mandíbula infantil de Ehringsdorf
      Este fóssil foi descoberto em 1916, em camadas do Paleolítico médio, e era da raça de Neanderthal. Era, portanto, um fóssil humano. O que nele causou muito interesse foi o fato de que, embora sendo humano apresentava uma característica dentária macacóide. Nesse fóssil neanderthalense, o dente molar era de raiz, enquanto o segundo pré-molar ainda era de leite. Ora, isto só acontece com a dentição dos macacos, e desde 1939 se provara que a dentição dos neanderthalenses era igual à dentição humana.
      Os cientistas americanos K. Koski e S. M. Garnno demonstraram que esse molar era postiço. Haviam arrancado um molar de leite do fóssil de Ehringsdorf, e incrustado em seu lugar um molar de raiz.
      Mais tarde, o paleontólogo francês Pierre Legoux, em comunicado à Academia de Ciências de Paris, demonstrou que toda a mandíbula era fraudulenta, tendo sido montada e apresentando flagrantes contradições entre suas partes. (Cfr.Pierre Legoux,Comptes rendus de lÁcadémie de Sciences, tomo 252, p. 1821, ano de 1961, apud Atanásio Aubertin, art. cit.).

    • @armandopentium
      @armandopentium Год назад

      O “Homem” de Java
      O primeiro fóssil humano fraudulento apresentado como prova da evolução, e até hoje tido como autêntico por muitos autores, foi o famoso Homem de Java, também, chamado de Pithecanthropos Erectus (macaco-homem ereto).
      Ele foi descoberto, em 1891, pelo holandês Eugène Dubois, em Java. Dubois agregou-se ao exército holandês, e inicialmente foi servir em Sumatra, onde iniciou também suas pesquisas paleontólogas. Nada encontrando em Sumatra que tivesse maior importância científica, ele se transferiu para Java, onde disse ter achado inicialmente uma calota craniana macacóide. No ano seguinte, e a 15 metros de distância do primeiro achado, Dubois disse ter encontrado um fêmur humano. mais tarde ainda, ele achou três dentes, dos quais descreveu dois, que eram de macaco. O terceiro dente ele manteve durante longo tempo oculto, e nada disse sobre ele.
      A calota craniana achada por Dubois tinha paredes finas e quase não tinha testa, indicando um ângulo facial muito agudo, típico de macacos. As arcadas supra-orbitais eram muito salientes, o que era outra característica macacóide. O cientista holandês calculou que a capacidade craniana deste fóssil teria sido de 900 centímetros cúbicos, bem menor, pois, que a do homem atual, que tem cerca de 1.500 cm cúbicos.
      Juntando essa calota craniana macacóide, o fêmur humano e dois dentes de macaco que encontrara, Dubois montou um esqueleto, completando com massa o que faltava. Nasceu assim o Homem de Java, que ele chamou de Pithecanthropos Erectus. Pithé (macaco), por causa da calota craniana macacóide e pelos dois dentes de macaco. Anthropus (homem), por causa do fêmur humano. Este fóssil foi então apresentado como sendo o elo intermediário entre o macaco e o homem, que os evolucionistas há tanto tempo desejavam encontrar para comprovar a sua hipótese, tornando-a tese científica demonstrada; um ser com características de macaco e de homem, ao mesmo tempo.
      É claro que este procedimento de Dubois era anti-científico, porque não é legítimo juntar fósseis encontrados separados. Nada garantia que o fêmur humano, encontrado a 15 metros de distância da calota craniana macacóide tivessem pertencido ao mesmo ser. Se escavarmos num local e encontrarmos um crânio de onça, e, 15 metros mais longe, acharmos um bico de arara, não poderemos concluir que outrora as onças tinham bico de arara.
      Dubois descobriu ainda, perto de Wadjak, em Java, e na mesma camada geológica em que achara os fósseis anteriores -- portanto tendo supostamente a mesma idade -- dois crânios humanos com capacidade entre 1550 e 1650 centímetros cúbicos. Entretanto, Dubois guardou-se bem de revelar esta descoberta. Por mais de 30 anos ele a ocultou, porque ela demonstrava a falsidade de seu Pithecanthropos Erectus, que até hoje continua “vivo” e com “boa saúde” nos manuais escolares evolucionistas.
      Foi só em 1922, quando uma descoberta parecida feita em Wadjak ia ser anunciada, é que Dubois repentinamente se apressou em revelar ter encontrado em Wadjak os dois crânios humanos. Em 1895, ele exibiu apenas a sua montagem do Pithecanthropos Erectus - um fóssil Frankstein -- no Congresso Internacional de Zoologia de Londres.
      Apesar da atroada de triunfo dos evolucionistas -- que são bem hábeis em organizar torcidas e falsas unanimidades --a aceitação do Pithecanthropos não foi universal. Desde o princípio, houve estranheza e alguns cientistas se mostraram cépticos com relação a esse fóssil montado. Estranho-se principalmente que se tivesse juntado a calota craniana macacóide com um fêmur humano encontrado a 15 metros de distância uma do outro.
      Interrogou-se Dubois a respeito do terceiro dente que ele - incompreensivelmente mantinha oculto. Afinal, Dubois teve que revelar que esse terceiro dente era humano. Na mesma boca, o Pithecanthropos teria tido dentes de macaco e de homem. Era uma conjunção estranha para um ser em evolução que deveria ter dentes semi-macacóides e semi-humanos, e não dentes de macaco e de homem, ao mesmo tempo... Era muita confusão para uma boca só.
      A revelação de 1922 feita por Dubois de que, na mesma camada geológica de seus primeiros achados, encontrara também dois crânios humanos, provava que já existiam seres humanos no tempo em que vivera o dono da calota macacóide do “Pithecanthropos Erectus. logo este último não era antepassado do homem. O próprio Dubois acabou confessando, pouco antes de falecer, que a calota craniana que encontrara em Java era a de um gibão gigante. Assim, o Homem de Java faleceu antes que seu descobridor e mondador.
      Von Koenigswald, famoso paleontólogo alemão, estudando os dentes encontrados por Dubois, chegou à conclusão que eram dois molares de orangotango, e que o terceiro dente - um pré-molar -- era humano! Apesar disto, esses dentes continuam unidos com massa à famosa calota macacóide do Homem de Java, e continuam dando fraudulentas mordidas evolucionistas e materialistas no criacionismo.
      O mesmo Von Koenigswald, pesquisando em Java, no local denominado Sapiran, nos anos que precederam a segunda guerra mundial (1936-1939), encontrou novos fósseis semelhantes aos que haviam sido achados por Dubois, e os chamou de Pithecanthropos II, III, e IV.
      Marcelin Boule -- uma das mais altas autoridades em morfologia fóssil e adepto do evolucionismo -- classificou os fósseis de Sapiran como sendo do mesmo tipo que o Pithecanthropos de Dubois: eram símios (Cfr. Gish, op. cit. p. 182).
      Boule e Vallois mostraram que, nos fósseis achados por Von Koenigswald, o pré-molar e os molares estavam colocados em linha reta, dando ao palato a forma de U, tipicamente simiesca, enquanto que, no homem, o palato apresenta um formato semelhante ao de uma ferradura.
      Assim, o famoso Pithecanthropus era realmente um Pithé. isto é, era realmente um macaco, mas não era anthropus, isto é, não era homem.
      Apesar das omissões maliciosas e fraudulentas de Dubois, apesar de suas confissões desmoralizantes, o fóssil que ele montou é mantido ainda hoje Erectus pela “teimosia” pouco sincera e nada científica do Evolucionismo. Também na História da Evolução fica comprovada a verdade recomendada por Voltaire a seus discípulos, para combater a Igreja: “Menti, menti sempre. Alguma coisa ficará...”

  • @robertofalgiano3808
    @robertofalgiano3808 Год назад +45

    Primeira e unica operacao da minha vida. Deveriamos saber dos sintomas na escola. Eu nao tinha ideia do que estava sentindo, mas os sintomas (uma vez que se aprende a identifica-los) sao facilmente detectaveis.

    • @WPGJetsf3sion2008
      @WPGJetsf3sion2008 Год назад +3

      Yeee, vezes em que a escola te faz de palhaço (eu fiz a operação também)

    • @ricardosilva-do8yb
      @ricardosilva-do8yb Год назад

      Por aqui, vc pode nos explicar?

    • @alinedasilva1981
      @alinedasilva1981 Год назад +6

      @@ricardosilva-do8yb eu senti uma dor muito forte na altura do umbigo e achava que era coluna kkk, depois avançou para intestino preso e vômitos, no final tive 2 paradas cardíacas na mesa de cirurgia, um rim paralisado e uma semana no CTI.

    • @robertofalgiano3808
      @robertofalgiano3808 Год назад +5

      @@ricardosilva-do8yb Pelo que sei se ti os sintomas clássicos. Tive uma noite de febre e as dores na região exata do apêndice foram aumentando (lado direito abaixo do umbigo). Eu achava que era uma comida de rua que tinha comido. Fui na farmácia e expliquei. A mulher chamou o hospital e falou pra eu passar direto lá. No mesmo dia operei. (Eu estava em Londres). Está farmacêutica salvou minha vida.

    • @ricardosilva-do8yb
      @ricardosilva-do8yb Год назад +1

      @@robertofalgiano3808 Grato

  • @felipedouglassilvamendes3857
    @felipedouglassilvamendes3857 Год назад +21

    Eu não tenho mais apêndice. Que chato não ter mais ela. Tão importante para a microbiota e nossa saúde. Pelo menos encontrei um lugar para ficar tranquilamente e com pessoas iguais a mim nesse aspecto. Rsrs

  • @anneanie2872
    @anneanie2872 Год назад +8

    Muito simpática e ótima jornalista, Camilla Costa.

  • @RogerRodriguesSoares
    @RogerRodriguesSoares Год назад +159

    Achei que tinha me dado mal por ter
    ‘perdido’ a apêndice aos 9 anos, mas acabei descobrindo que posso trabalhar num assentamento na Antártida, epah, pera…😏😣

    • @rogeriasouza5976
      @rogeriasouza5976 Год назад +6

      Também posso 😅

    • @saulchielle4207
      @saulchielle4207 Год назад +16

      Para morar nesse assentamento não pode ter apêndice e tb não pode ter os cisos

    • @filosofencia2482
      @filosofencia2482 Год назад +7

      Tive que retirar o apêndice em 2018, de lá pra cá tive várias complicações hahahahahha

    • @marcosaurelioinenergy2200
      @marcosaurelioinenergy2200 Год назад +11

      Leve cobertor, lá de vez em sempre, bate uma leve brisa fria...

    • @Alan-ku6jv
      @Alan-ku6jv Год назад +2

      Se tudo der errado ahshsh

  • @Angelo_Neto
    @Angelo_Neto Год назад +8

    Ótimo jornalismo, faz falta reconhecer a ciência hoje em dia

  • @antoniocarlosmendesmendes5096
    @antoniocarlosmendesmendes5096 Год назад +24

    Matéria excelente, parabéns!

  • @-ari
    @-ari Год назад +26

    Imagine se a ciência não fosse baseada em questionamentos. Ainda estaríamos na pré-história.

    • @pedrowense8075
      @pedrowense8075 Год назад +4

      O mais legal é assumir que estivemos "errados" passando a adotar o novo como "certo", até que haja uma evolução nos estudos fazendo dessa prática um ciclo!

    • @sabercriar9142
      @sabercriar9142 Год назад +1

      O mais irônico é gente ignorante que se diz cética zombando dos cristãos falando que o apêndice é inútil e por isso zombando Deus por um suposto erro. Gente imbecil que não sabe da função das coisas e zomba do que nao sabe

    • @helioazevedo1948
      @helioazevedo1948 Год назад

      E com respeito aos bons religiosos bíblicos sérios, mas por outro lado aqueles atrasados e retrógrados seria o maior problema.

    • @o84naturalista
      @o84naturalista 6 месяцев назад

      ​@@sabercriar9142Até sobre estruturas vestigiais criacionistas mentem distorcendo o conceito. Darwin dizia que era inútil para sua função primária (original), agora poderia ter outras funções ou até ganhar, ou seja o apêndice não foge a essa regra portanto continua sendo vestigial.

  • @adenirsilva6395
    @adenirsilva6395 7 месяцев назад +3

    Eu operei com 12 anos hoje tenho 72 nunca senti nada vida normal Glória à Deus

  • @zecouves673
    @zecouves673 Год назад +4

    "a gente se acostumou" quer dizer por décadas os médicos sem saberem do que falavamm simplesmente "achavam" que não servia para nada, pensando serem mais espertos que a natureza... agora eles vem com "ahhhhhhhhh"

  • @arieleduardo2492
    @arieleduardo2492 Год назад +31

    Nada parece ser tão descartável quanto parece ser.

    • @wagnercardozo7532
      @wagnercardozo7532 Год назад

      Grita mestre! Como ainda não recebeu o prêmio internacional da academia de Letras?!🤔😂😂

  • @gleydsonramon5843
    @gleydsonramon5843 Год назад +91

    No Brasil no planalto central temos um exemplo onde o intestino cresceu tanto que tomou o lugar do cérebro.

    • @renato7999
      @renato7999 Год назад +7

      Temos 200 milhões de seres assim. Metafe votou no nove dedos e o outro no nove centímetros a menos de intestino.

    • @henriquemonteiro2345
      @henriquemonteiro2345 Год назад +6

      🤣🤣🤣🤣🤣🤣Bozo 🤣🤣🤣🤣

    • @solangemess7386
      @solangemess7386 Год назад +2

      @@renato7999 kkkkkkkkkkk... ameeeeeeei! Comentário definitivo 🤣🤣🤣

    • @rosaatuprodutorasnegras1956
      @rosaatuprodutorasnegras1956 Год назад +2

      O intestino é tão importante quanto o cérebro. Há um setor da neurociência que estuda o intestino como "segundo cérebro". Não dá para comparar um órgão tão fundamental assim.

    • @gleydsonramon5843
      @gleydsonramon5843 Год назад +3

      @@renato7999 não sei de qual país você tá falando porque no Brasil temos 156 milhões de eleitores.

  • @rodrigoleite8877
    @rodrigoleite8877 Год назад +9

    Tive apendicite quando eu tinha 11 anos e sempre ouvi que o apêndice é inútil.
    Hoje com 36, assistindo este vídeo, me deu um pouco de preocupação, mas feliz tbm por saber que posso ir morar na Antártida kkkkkkk

    • @fabianelima8
      @fabianelima8 Год назад

      Isso equilibra a balança! Um prejuízo e um benefício 🤣

  • @prpabloruan16
    @prpabloruan16 Год назад +16

    É tipo quando você monta um armario e sobra parafusos

    • @tiagononame4672
      @tiagononame4672 Год назад +3

      Kkkkk serve pra alguma coisa pq ta lá

    • @prpabloruan16
      @prpabloruan16 Год назад

      @@tiagononame4672 kkkkkk fala ai, se tem é porque serve pra algo

    • @FSportuguese
      @FSportuguese Год назад

      Bom exemplo

  • @warley.rafael
    @warley.rafael Год назад +12

    Só quem ja teve sabe q é uma dor terrível. 😞😞😞

    • @dennercassio
      @dennercassio Год назад +1

      A doença apendicite. Apêndice quase todo mundo tem

  • @fabriciomgr
    @fabriciomgr Год назад +11

    Eu operei quando tinha uns 19 anos, pior dor física que senti na vida, lembro como se fosse hoje. Havia um menino no quarto ao lado que infelizmente não resistiu e faleceu antes de ser operado.

  • @DrRodrigoLolli
    @DrRodrigoLolli Год назад +6

    Parabéns pelo vídeo! Os astronautas que ficam na estação especial internacional também não podem ter apêndice!

  • @felipetorres4360
    @felipetorres4360 Год назад +2

    Parabéns a toda a equipe! Conteúdo semore curioso e extremamente bem explorado, apresentado

  • @gilberttoh_
    @gilberttoh_ Год назад +7

    Até o dedo mindinho do pe é importante (que diga as quinas dos móveis), imagina o apêndice. Se Deus nos fez com ele, certeza que tem uma utilidade.

  • @claudiomariofonsecadias138
    @claudiomariofonsecadias138 Год назад +3

    Só uma pequena correção…..o termo flora intestinal está em desuso pois é erradamente empregado quando se refere às bactérias colonizadoras benéficas do intestino. Flora é um termo muito usado em botânica, e empregado quando nos referimos às plantas. O termo melhor empregado é o falado mais pra frente no vídeo: microbiota intestinal 👍🏻

  • @Maya.Loureiro
    @Maya.Loureiro Год назад +1

    Muito legal, nunca mais repetirei que a frase "o apêndice só serve para dar problema!"

  • @Jsccompany
    @Jsccompany Год назад +6

    Interessante! Obrigado, bbc e cia!❤

  • @mariasantasouza2164
    @mariasantasouza2164 Год назад +4

    Que matéria maravilhosa !!!obrigada BBC ❤

  • @fabiosiqueiradub
    @fabiosiqueiradub Год назад +15

    Devia existir uma facilitação para a retirada do apêndice nos hospitais (assim como há possibilidade de fazer vasectomia e laqueadura), uma vez que apendicite pode levar a morte se não tratada logo.

    • @jadissonamorim6010
      @jadissonamorim6010 Год назад +3

      @@oThDeth Essa correlação não possui evidencias suficientes para ser tomada como um argumento aceitável ou como um fato. Acho que deveria assistir o vídeo, no momento que é citado que os estudos são inconclusivos sobre isso.

    • @elianemanga7134
      @elianemanga7134 Год назад

      ​@@oThDeth quem tem apêndice pode ter demência também. A questão, na minha modesta opinião, é como se leva a vida! 😊

    • @emmanuellelima7
      @emmanuellelima7 10 месяцев назад

      O irmão do meu melhor amigo morreu recentemente pq o hospital demorou 13 horas para identificar com o que ele estava😢 7 aninhos de idade.

  • @andresouzaaz
    @andresouzaaz Год назад

    Arrasou! Explicou a pesquisa de forma clara e simples, além de nos manter curiosos 👁️👁️ 👏

  • @Haliwarrior
    @Haliwarrior Год назад +4

    Até então também pensava que de nada servia essa pequena estrutura. Bom saber disso

  • @eugeniorosario4509
    @eugeniorosario4509 Год назад +7

    Depois que retirei apendice comecei a sofrer com gases e desconforto abdominal, creio que seja desequilibrio da microbiota intestinal.

  • @GrasielleDayse
    @GrasielleDayse Год назад +2

    Quando dizem q vc é aquilo q vc come. Faz realmente sentido.

  • @carlavaleria5936
    @carlavaleria5936 Год назад +7

    Na antiguidade o apendicite era conhecido como doença do lado .Há um filme maravilhoso que fala sobre isso

    • @mamaefeliz8778
      @mamaefeliz8778 Год назад +2

      Oh Carla, kd o nome do filme ???? Manda aí. Quer dizer, aqui 😊😊

    • @dilzasteiger9885
      @dilzasteiger9885 Год назад

      @@mamaefeliz8778 tem no Netflix, o físico!! Filme fantástico

    • @l.s5890
      @l.s5890 Год назад

      @@dilzasteiger9885 no RUclips tbm!

  • @Sofiaegigisouzabastos
    @Sofiaegigisouzabastos Год назад +3

    Eu mesma tive que tirar o meu apêndice quando eu tinha 14 anos. Hoje tenho 63 anos. Graças à Deus não sinto nada.

  • @pattymaldonadoo
    @pattymaldonadoo Год назад +3

    Muito interesante! Obrigada pela informação!

  • @flaviogomes2444
    @flaviogomes2444 Год назад

    Excelente matéria e matérias, e apresentação super didática . Parabens BBC News Brasil .

  • @doraribeiro6077
    @doraribeiro6077 Год назад

    A aula mais perfeita e completa.

  • @karlitostutorial
    @karlitostutorial Год назад +2

    Uaw nunca havia visto tão bem explicado sobre o assunto! Valew

  • @geovanerodrigues2697
    @geovanerodrigues2697 Год назад +8

    Cara, eu amo essas matérias 😍

  • @caronte3400
    @caronte3400 Год назад +2

    Adorei vou compartilhar e vou assistir novamente com meu filho.

  • @nutricionistacarlaluizerib6749

    Explicação perfeita do apêndice. Já com relação ao criacionismo já está comprovado a décadas e a teoria da evolução agora é apenas uma teoria!!

  • @ErickLuc
    @ErickLuc Год назад +5

    E amígdalas? Dizem que é bastante importante para nas crianças para defesa, mas que quando crescemos perde a relevância. E muitas pessoas não as têm. BBC podia fazer uma matéria sobre isso.

    • @MargarethSilvaFiguei
      @MargarethSilvaFiguei Год назад +3

      As amígdalas são muito importantes. Em criança fui obrigada a tirar as minhas pois viviam inflamadas. Não havia Outra alternativa senao a cirurgia. Foi tudo bem durante 15anos, agora tenho faringite, laringite crónica e renite alergica, tudo por falta das amígdalas.

    • @manoelaguiar1346
      @manoelaguiar1346 Год назад

      ​@@MargarethSilvaFigueimesmo pra adultos continua sendo muito importante... nenhum órgão deixa de ser importante so por sabermos pouco a seu respeito.

  • @Jonatan.Vieira
    @Jonatan.Vieira Год назад +3

    órgão vestigial= já que sou ignorante demais pra saber pra que o órgão serve direi que são sobras da evolução teorizada por Darwin

  • @joseepifaniofilho6561
    @joseepifaniofilho6561 Год назад +21

    Independentemente de crença ou religião, nosso corpo foi selecionado até chegar no que somos hoje… E mesmo com milhares de anos de seleção/evolução, notamos o quanto ainda temos de problemas a solucionar, então logo penso: imagina como eram nossos primórdios…

    • @Jsccompany
      @Jsccompany Год назад

      Pense numa ameba, amigo👍🏾

    • @joasimariosilva8502
      @joasimariosilva8502 Год назад

      👎

    • @levirocha1605
      @levirocha1605 Год назад +3

      Essa teoria desafia a bioquímica de uma forma absurda. Basta estudar a vida microscópica mais simples pra perceber que tudo tem que ter estado ali desde o começo pra que funcionasse da forma completa, complexa e digna de engenharia que funciona, não ser gradativamente construído em bilhões de anos (ainda mais em uma terra instável, quente, bombardeada por meteoritos).

    • @ricardomendes4933
      @ricardomendes4933 Год назад

      @@levirocha1605 Também desafia a matemática e as probabilidades. Qual a probabilidade de um monte de mudanças aleatórias gerarem um animal qualquer (por exemplo, um gato)? A probabilidade é praticamente zero. Mesmo supondo que isso de fato ocorreu, isso não adiantaria nada, pois o gato viveria um tempo, morreria e seria como se nunca tivesse existido. Qualquer espécie precisaria se procriar para se perpetuar e para isso é preciso ter um macho e uma fêmea. Só que de nada adianta a fêmea surgir antes ou depois de o macho ter surgido, tem que ser durante a vida dele (que é bem curta comparada aos milhões de anos que falam). E mesmo isso não seria suficiente, pois de nada adiantaria a evolução produzir um gato e uma gata ao mesmo tempo se os dois estivessem cada um de um lado do planeta. Como iam se encontrar? E tudo isso precisa se repetir para todas as espécies que existem. É tanta coincidência junta que precisa acontecer que as chances de isso ser verdade são ínfimas.

    • @marcelodcs1
      @marcelodcs1 Год назад +6

      @@levirocha1605 argumento da complexidade irredutível. Clássico do criacionismo. Sugiro você estudar mais os mecanismos da seleção natural/evolução.

  • @mayckonwolf
    @mayckonwolf Год назад +1

    Temos muito que aprender ainda.

  • @lincolndiniz7266
    @lincolndiniz7266 Год назад +4

    Muito interessante! Uma vez escutei que o apêndice tinha um papel muito importante na lubrificação do intestino. Não sei se isso procede…

  • @fernandes.ricardo
    @fernandes.ricardo Год назад +1

    Excelentes matéria e apresentadora.

  • @samiralves4073
    @samiralves4073 Год назад +2

    Obrigado por mais um conteúdo maravilhoso!!! ❤️

  • @lucasmatheus4390
    @lucasmatheus4390 Год назад +4

    que tema incrível, excelente vídeo

  • @gabrielwshit
    @gabrielwshit 5 месяцев назад

    tenho 20 anos e tive apendicite esse mês e se eu não tivesse pesquisado mais sobre ela (coisa que eu só fui fazer quando o apêndice já tava inflamado) talvez eu não tivesse feito a cirurgia antes dele ter supurado. Achei que pudesse ser uma virose, mas quando a dor passou a ficar só do lado direito e eu quase já não conseguia mais andar, a não ser pendendo pra um lado, comecei a suspeitar e foi dito e certo. É uma dor horrível, incapacitante e ainda fiquei sentindo essa dor por 2 dias até fazer a cirurgia. Hoje já estou me recuperando e graças a Deus está tudo bem, mas foi algo que eu não desejo pra ninguém e só quem já passou por isso, sabe como é um pesadelo

  • @san_24
    @san_24 Год назад

    Vocês são incríveis, e estão em outro nível. 😌

  • @paulavanessa5225
    @paulavanessa5225 Год назад +2

    Não sinto saudade, a dor é terrível !!

  • @mozarlygabriel1238
    @mozarlygabriel1238 Год назад +3

    Existe muitas coisas que Deus fez, que por mais que o ser humano estude, não vai entender, pois o que Deus fez em oculto só pertence há Ele.

  • @jada6367
    @jada6367 Год назад +3

    Valeu professora.🌻🌕

  • @Deocler
    @Deocler Год назад +1

    A Natureza é perfeita.............................

  • @danielaroldo1458
    @danielaroldo1458 Год назад +4

    Se Deus com sua inteligência suprema nos fez com apêndice e claro que serve pra alguma coisa nós que ainda temos muito o que aprender

  • @iriefeeling2003
    @iriefeeling2003 Год назад +2

    Lendo a tudo e a todos e como um leitor voraz,que acha que só lendo,seguimos o fluxo para melhor viver,li pelo lado espírita kardecista,que o apêndice é denominado o órgão da felicidade.
    Para a Leitura Corporal, o apêndice é a estrutura do corpo que mais vibra a satisfação pela Vida, trazendo a consciência de que viver é um presente, uma oportunidade de crescimento e de maturação.

    • @dilzasteiger9885
      @dilzasteiger9885 Год назад

      Então quem perde o apêndice é uma pessoa muito insatisfeita, triste? 🤔

  • @visualizethelifetv1784
    @visualizethelifetv1784 Год назад +4

    Realmente o nosso corpo é muito complexo.

  • @patriciaclaudia
    @patriciaclaudia Год назад +2

    Tudo em nosso corpo tem utilidade! Foi o que sempre pensei🤔

    • @landoh.8900
      @landoh.8900 Год назад +2

      O teu cérebro não tem tanta utilidade assim. 😂😂 zueira

    • @patriciaclaudia
      @patriciaclaudia Год назад

      @@landoh.8900 Chato😂

  • @diogonogueira4397
    @diogonogueira4397 Год назад +2

    Ótima matéria 👏🏾👏🏾👏🏾

  • @daniel.guimaraes
    @daniel.guimaraes Год назад +14

    Fiquei preocupado! Tive que remover o meu ontem, ele inflamou e eu quase morri de tanta dor , agora não sei kkkkkkkkkk fiquei entre a fé e a razão kkkkkkk

    • @henriqvic
      @henriqvic Год назад

      Tiraram a minha quando eu tinha 10 anos, como a moça disse no vídeo, não existe uma conclusão se nós que não temos vamos viver menos, ou ficar suscetíveis a doenças bacterianas, de fato, tirando a apêndice por causa da apendicite ajuda o sistema imunológico a tratar de doenças mais graves,.. fazemos parte dos 9% hskssksks

    • @kirlleoliveira
      @kirlleoliveira Год назад +3

      Mas se estourar a pessoa morre

    • @henriquemonteiro2345
      @henriquemonteiro2345 Год назад +2

      A Ciência te salva a vida e você tem dúvida de quem acreditar? 🤣🤣🤣🤣🤣

    • @kistrana5161
      @kistrana5161 Год назад +3

      Ixi, tamo junto, amigo. Tive que fazer lavagem por conta dessa coisinha pequena rsrs a dor é real, credo. Mas feliz que a gente só tem uma também, pra não passar por isso dnovo kdls

    • @vicentedutra8815
      @vicentedutra8815 Год назад +2

      Boa recuperação pra você. Removi o meu apêndice em 2002. Também passei muito mal na noite anterior a cirurgia, mas a cirurgia foi tranquila. Operei a noite e no dia seguinte já estava andando normalmente. Depois de uma semana, doía pra levantar, porém depois de 15 dias já estava ótimo. Recomendo você repousar por esses dias. Vai dar tudo certo. Boa sorte.

  • @mariahterrasolfilmesac4751
    @mariahterrasolfilmesac4751 Год назад

    Excelente informações. Grata. Gratissima 👏👏🤗

  • @ismaelmsteus3724
    @ismaelmsteus3724 Год назад +1

    MUITO BEM INFORMADO!

  • @Sr.Miro1m
    @Sr.Miro1m Год назад +3

    Eu tenho um enorme medo da minha apêndice inflamar 😰😰

  • @mauriceduncan3424
    @mauriceduncan3424 Год назад +1

    Não serve só pra inflamar e doer. Li essa informação de repovoamento da flora há bastate tempo. E agora essas novas descobertas.

  • @carlosedj6154
    @carlosedj6154 Год назад +9

    Incrivel !!! realmente o apendice poderia ser um (ceco) com a finalidade de fermentação como nos herbivoros, mas como a nossa espécie passou a se alimentar mais de carne foi diminuindo, dando assim uma nova funcionalidade ao mesmo, contudo, ele ainda pode perder essa funcionalidade ainda em estudo, já que algumas pessoas nascem sem e isso pode ser considerado um sinal de evolução.

    • @renato7999
      @renato7999 Год назад +2

      Nossa alimentação ainda é fortemente à base plantas.

    • @carlosedj6154
      @carlosedj6154 Год назад

      ​@@renato7999 Absorvemos pouquissima ou quase nada de celulose, e a principal função do ceco já conhecido atualmente é fermentação de celulose, os vegetais que voce e todos nos humanos conseguimos consumir é para motilidade intestinal ja que vegetais possuem muita fibra, entendo que temos outras absorções, mas falando especificamente do apendice que tecnicamente é um "ceco", pode ter ligação.
      entende minha linha de raciocínio ? não quero ofender mas estudei anatomia, fisiologia e nutrição e tenho isso como base.
      Caso queira contradizer preciso que seja mais especifico na sua resposta, pois procuro sempre aprender.
      Obs: só estou tentando ser lógico com o meu pensamento, mas a natureza da evolução vai além, então é só um ponto de vista meu, que por sinal é superficial.

    • @Fubukic9
      @Fubukic9 Год назад

      Melhor não ser evoluído e ter apêndice, kkkkk

    • @armandopentium
      @armandopentium Год назад

      O “Homem” de Java
      O primeiro fóssil humano fraudulento apresentado como prova da evolução, e até hoje tido como autêntico por muitos autores, foi o famoso Homem de Java, também, chamado de Pithecanthropos Erectus (macaco-homem ereto).
      Ele foi descoberto, em 1891, pelo holandês Eugène Dubois, em Java. Dubois agregou-se ao exército holandês, e inicialmente foi servir em Sumatra, onde iniciou também suas pesquisas paleontólogas. Nada encontrando em Sumatra que tivesse maior importância científica, ele se transferiu para Java, onde disse ter achado inicialmente uma calota craniana macacóide. No ano seguinte, e a 15 metros de distância do primeiro achado, Dubois disse ter encontrado um fêmur humano. mais tarde ainda, ele achou três dentes, dos quais descreveu dois, que eram de macaco. O terceiro dente ele manteve durante longo tempo oculto, e nada disse sobre ele.
      A calota craniana achada por Dubois tinha paredes finas e quase não tinha testa, indicando um ângulo facial muito agudo, típico de macacos. As arcadas supra-orbitais eram muito salientes, o que era outra característica macacóide. O cientista holandês calculou que a capacidade craniana deste fóssil teria sido de 900 centímetros cúbicos, bem menor, pois, que a do homem atual, que tem cerca de 1.500 cm cúbicos.
      Juntando essa calota craniana macacóide, o fêmur humano e dois dentes de macaco que encontrara, Dubois montou um esqueleto, completando com massa o que faltava. Nasceu assim o Homem de Java, que ele chamou de Pithecanthropos Erectus. Pithé (macaco), por causa da calota craniana macacóide e pelos dois dentes de macaco. Anthropus (homem), por causa do fêmur humano. Este fóssil foi então apresentado como sendo o elo intermediário entre o macaco e o homem, que os evolucionistas há tanto tempo desejavam encontrar para comprovar a sua hipótese, tornando-a tese científica demonstrada; um ser com características de macaco e de homem, ao mesmo tempo.
      É claro que este procedimento de Dubois era anti-científico, porque não é legítimo juntar fósseis encontrados separados. Nada garantia que o fêmur humano, encontrado a 15 metros de distância da calota craniana macacóide tivessem pertencido ao mesmo ser. Se escavarmos num local e encontrarmos um crânio de onça, e, 15 metros mais longe, acharmos um bico de arara, não poderemos concluir que outrora as onças tinham bico de arara.
      Dubois descobriu ainda, perto de Wadjak, em Java, e na mesma camada geológica em que achara os fósseis anteriores -- portanto tendo supostamente a mesma idade -- dois crânios humanos com capacidade entre 1550 e 1650 centímetros cúbicos. Entretanto, Dubois guardou-se bem de revelar esta descoberta. Por mais de 30 anos ele a ocultou, porque ela demonstrava a falsidade de seu Pithecanthropos Erectus, que até hoje continua “vivo” e com “boa saúde” nos manuais escolares evolucionistas.
      Foi só em 1922, quando uma descoberta parecida feita em Wadjak ia ser anunciada, é que Dubois repentinamente se apressou em revelar ter encontrado em Wadjak os dois crânios humanos. Em 1895, ele exibiu apenas a sua montagem do Pithecanthropos Erectus - um fóssil Frankstein -- no Congresso Internacional de Zoologia de Londres.
      Apesar da atroada de triunfo dos evolucionistas -- que são bem hábeis em organizar torcidas e falsas unanimidades --a aceitação do Pithecanthropos não foi universal. Desde o princípio, houve estranheza e alguns cientistas se mostraram cépticos com relação a esse fóssil montado. Estranho-se principalmente que se tivesse juntado a calota craniana macacóide com um fêmur humano encontrado a 15 metros de distância uma do outro.
      Interrogou-se Dubois a respeito do terceiro dente que ele - incompreensivelmente mantinha oculto. Afinal, Dubois teve que revelar que esse terceiro dente era humano. Na mesma boca, o Pithecanthropos teria tido dentes de macaco e de homem. Era uma conjunção estranha para um ser em evolução que deveria ter dentes semi-macacóides e semi-humanos, e não dentes de macaco e de homem, ao mesmo tempo... Era muita confusão para uma boca só.
      A revelação de 1922 feita por Dubois de que, na mesma camada geológica de seus primeiros achados, encontrara também dois crânios humanos, provava que já existiam seres humanos no tempo em que vivera o dono da calota macacóide do “Pithecanthropos Erectus. logo este último não era antepassado do homem. O próprio Dubois acabou confessando, pouco antes de falecer, que a calota craniana que encontrara em Java era a de um gibão gigante. Assim, o Homem de Java faleceu antes que seu descobridor e mondador.
      Von Koenigswald, famoso paleontólogo alemão, estudando os dentes encontrados por Dubois, chegou à conclusão que eram dois molares de orangotango, e que o terceiro dente - um pré-molar -- era humano! Apesar disto, esses dentes continuam unidos com massa à famosa calota macacóide do Homem de Java, e continuam dando fraudulentas mordidas evolucionistas e materialistas no criacionismo.
      O mesmo Von Koenigswald, pesquisando em Java, no local denominado Sapiran, nos anos que precederam a segunda guerra mundial (1936-1939), encontrou novos fósseis semelhantes aos que haviam sido achados por Dubois, e os chamou de Pithecanthropos II, III, e IV.
      Marcelin Boule -- uma das mais altas autoridades em morfologia fóssil e adepto do evolucionismo -- classificou os fósseis de Sapiran como sendo do mesmo tipo que o Pithecanthropos de Dubois: eram símios (Cfr. Gish, op. cit. p. 182).
      Boule e Vallois mostraram que, nos fósseis achados por Von Koenigswald, o pré-molar e os molares estavam colocados em linha reta, dando ao palato a forma de U, tipicamente simiesca, enquanto que, no homem, o palato apresenta um formato semelhante ao de uma ferradura.
      Assim, o famoso Pithecanthropus era realmente um Pithé. isto é, era realmente um macaco, mas não era anthropus, isto é, não era homem.
      Apesar das omissões maliciosas e fraudulentas de Dubois, apesar de suas confissões desmoralizantes, o fóssil que ele montou é mantido ainda hoje Erectus pela “teimosia” pouco sincera e nada científica do Evolucionismo. Também na História da Evolução fica comprovada a verdade recomendada por Voltaire a seus discípulos, para combater a Igreja: “Menti, menti sempre. Alguma coisa ficará...”

  • @AmazonicoIndio
    @AmazonicoIndio Год назад +1

    Depois que tive apendicite, dores abdominais e diarréia virou uma constante na minha vida. Só posso comer arroz integral e comer uma macarronada me destrói.

  • @rrluiz_felipe
    @rrluiz_felipe Год назад

    Ótima matéria. E sotaque lindo esse dela.

  • @barceloscruz
    @barceloscruz Год назад +2

    Adorei a matéria! ❤

  • @mariadosmilagres342
    @mariadosmilagres342 Год назад

    Gratidão pelas informacoes

  • @gustavohenriqueg.m.azevedo1650
    @gustavohenriqueg.m.azevedo1650 Год назад +3

    Quando Deus criou o homem ele não era carnívoro e o apêndice cumpria uma importante função... Mas 99% da população nao esta preparada para essa conversa.

    • @SINAISPORTODOOMUNDO
      @SINAISPORTODOOMUNDO 5 месяцев назад

      Ja nao como carne faz uns 5 anos, ainda ovos e às vezes um queijo; mas muito menos, já estou quase deixando estes também.

  • @AlanGabrielCassaro
    @AlanGabrielCassaro Год назад +3

    Imagina quem tirou o apêndice só por precaução assistindo a esse vídeo.

  • @jiggablackshine
    @jiggablackshine Год назад +3

    Nada no corpo humano é inútil

  • @tutsecret499
    @tutsecret499 Год назад +1

    Eu perdi o meu. Eu estava morrendo e nao sabia, sabe aquela dor leve, mal star no estomago pensando que comeu alguma que nao caiu bem, pois e, fiquei com este mal estar por 3 dias, no final de semana, chegou ao ponto que eu nao podia andar ate a cozinha, fiquei na cama e na segunda tive quer ir ao medico, nao poder andar temporariamente me assustou, quando o medico examinou and fez os testes, me prenderam no hospital e nao me deixou sair, teve que fazer cirurgia as pressas. O cirugiao ficou perplexo porque meu appendice estava morto. Ele usou a palavra necrotico. Eu perguntei ao medico por que a gente tem este problem com appendice, o que causa? Ele disse que nao se sabe, mas ele me consolou dizendo que ate bebes tem problema de appendice. Eu nao tive dor forte, mas a dor que eu tive fazia eu gemer e me enfraquecia. Eu fico imaginando se quando retira o apendice, se a pessoa engorada. Depois desta cirurgia, e comecei a engordar muito, sera concidencia.

  • @victortamaso
    @victortamaso Год назад

    Quem quiser falar mal de Charles Darwin, nem merece ser escutado, nem perdemos tempo com pessoas assim... Gênio e mto importante para a ciência e assunto encerrado

  • @praieiroseviajantes5059
    @praieiroseviajantes5059 11 месяцев назад +1

    Acabei de operar faz 9 dias foi 30 de Novembro 2023, ja vim olhar vídeos sobre o assunto

  • @lucasjose7266
    @lucasjose7266 Год назад +4

    Minha irmã sofreu com isso a 7 anos atrás.😢

  • @patriciapereira7293
    @patriciapereira7293 10 месяцев назад

    Tirei a minha em 2016 ..em 2019 descobri o lúpus serteza q todos os órgãos fazem falta nosso corpo😢😢😢

  • @jiggablackshine
    @jiggablackshine Год назад +1

    A evolução é um conceito muito mais religioso do que científico

  • @alecsanderrodrigues7874
    @alecsanderrodrigues7874 Год назад +2

    Acreditar que DEUS criou o mundo e as espécies requer fé... Mais acreditar na evolução das espécies e no big Bang requer muito mais fé e imaginação...

  • @ellorasol
    @ellorasol Год назад +1

    Mto legal,mto informativo esse vídeo 👍

  • @eliasferreira6737
    @eliasferreira6737 Год назад +1

    Meu apêndice dói por vezes quando corro, mas com uma respiração correta logo a dor passa!!!

    • @Fubukic9
      @Fubukic9 Год назад +1

      Nem precisa de "respiração correta", poucos dias depois de começar a correr o corpo se acostuma e vc não sente mais essa dor. Na corrida o importante é respirar o máximo de oxigênio possível. A respiração robótica só atrasa seu desempenho.

  • @flavialafetacoutoguimaraes5021
    @flavialafetacoutoguimaraes5021 Год назад +3

    Muito bom!

  • @vivacomsaude8157
    @vivacomsaude8157 Год назад

    Ciência verdadeira, jamais vai aceitar certas teorias.
    O apêndice nunca foi dispensável....

  • @bernadethmoreira8284
    @bernadethmoreira8284 Год назад

    Obrigada

  • @Consultoriodeavaliacaofisica
    @Consultoriodeavaliacaofisica Год назад +1

    Ótima informação!

  • @speedkillerswordart5826
    @speedkillerswordart5826 Год назад +1

    eu perdi o meu com 22 anos, e olha se nao tivesse removido a tempo eu morreria

  • @litobilobilo3295
    @litobilobilo3295 Год назад +6

    Materia interessante e excelente...muito bom, parabens

  • @cassiagomes7104
    @cassiagomes7104 Год назад +2

    👋👋👋 Ótimas informações.

  • @leonels2652
    @leonels2652 Год назад +1

    Sensacional!!! 👏👏👏👏👏

  • @maximoivanlevandoski8216
    @maximoivanlevandoski8216 Год назад +1

    À época em que o meu, foi extraído, ainda acreditava em Darwin, pensava ser um órgão vestigial.

  • @pragaooosuperplayertrabalhao
    @pragaooosuperplayertrabalhao Год назад +1

    E porque só de pensar em ter contato como conversar com alguém pode causar náuseas ou coceira?

  • @aosilva1032
    @aosilva1032 Год назад +2

    Penso que o maior problema é que boa parte da humanidade parece só ter os intestinos

  • @ulissesazevedo59
    @ulissesazevedo59 Год назад

    Se hoje com toda tecnologia e desenvolvimento da medicina não existe unanimidade imagina antigamente!

  • @glauciamenezes8338
    @glauciamenezes8338 Год назад

    Bem, não posso ficar na estação da Antártida e achei a reportagem mais que interessante.

  • @MatheusOpa
    @MatheusOpa Год назад

    Camila Veras Motas é minha diva das notícias, mas agora você também é. Beijos geminianos rs

  • @SandraSantos-oz5et
    @SandraSantos-oz5et Год назад

    A Criação de JEOVÁ Deus♡ é perfeita, tudo foi feito como tinha que ser, o ser humano tem que reconhecer e se curvar diante do "Grande arquiteto do Universo"!🙌✨

  • @3680gabriel
    @3680gabriel Год назад +1

    tirei a minha em fevereiro, hoje tenho uma cicatriz no abdômen