Não é culpa do RUclips. Como um vídeo desses teria centenas de milhares de views num país em que ler é coisa chata, bananices pornográficas ocupam 99% do córtex da massa bovina e festas clandestinas num meio de pandemia socam 500 símios num cubículo? Não, um vídeo elaborado que fala pra um QI de mais de 100 não tem espaço. Infelizmente.
@@DaviSouza-ru3ui Me esqueci desse fato, mas não podemos generizar demais. Com certeza ainda tem muita gente mesmo que se interessaria por este vídeo. Temos muitos inteligentes e estudiosos no Brasil, mas não posso ocultar que a grande maioria do povo brasileiro é como você disse. Então é verdade o que disse, mas existem muito mais pessoas que veriam, então o RUclips também está envolvido.
@@beresomerengue Que há mais gente que se interessaria num "pool" que considere todo o público de língua portuguesa, do que atualmente efetivamente se interessa, é fato. Mas tem algumas variáveis aí. Se prestarmos bastante atenção, o que o Alberto diz aqui não está no nível técnico da maioria de vários canais de ciências que bombam e têm algumas boas centenas de milhares de inscritos. O material do Alberto está, talvez por definição do padrão mesmo que ele deseja atingir, num nível técnico acima da média. Isso não é de forma alguma um problema em si, óbvio que não - muitos, eu incluso, adoram este grau de elaboração. Mas temos de admitir que, mesmo entre os que gostam de conteúdos mais elaborados, embora pra gente aqui discutindo tudo faça muito sentido - pra maioria um vídeo de 20 minutos manuseando dezenas de ideias com embasamento acadêmico, refutando algumas das noções predominantes em alguns meios intelectuais dos últimos 100 anos...... isso não é exatamente "popular". Se eu acho que o Alberto deveria descer um nível pra atingir mais gente? Jamais. O Alberto, neste canal, penso, deve continuar fazendo exatamente o que está fazendo. Mas vai muito provavelmente demorar muito pra atingir 100 mil inscritos nesse nicho, pela simples força do conteúdo (talvez alcance e passe em muito isso, mas com o uso de ferramentas de popularização, como a entrevista do Flow). Mais uma vez, não por que o conteúdo não tem seu valor, mas por que não há massa demográfica capaz de absorver esse grau de qualificação suficiente pra preencher 100 mil inscritos como algum outro canal furreca o faria.
ele parece acreditar que é científico, do contrário não faria tantas aprições junto ao metaforando. Ps: não sei se é ou não, não tenho conhecimento pra afirmar tal coisa nem de longe.
Cara eu conheci teu trabalho graças ao flow, achei mto interessante tudo que tu falou e admiro mtt oque tu fez, ri mtt com a história do menino das bandeiras kkkkk, eu gostaria de adquirir muito teu curso, mas não tenho condições e espero que você possa responder minha dm logo, agradeço e sucesso!
Tenho formação em Psicologia, e achei o seu conteúdo do caralho! Quem dera tivesse tido esse direcionamento enquanto estava na faculdade no início dos anos 90. Presta um excelente serviço à psicologia e aos novos profissionais.
Eu assisti as 4 horas e foi top de mais, pena que tem gente que vai assistir só os cortes, mas acredito que o flow vai dar um UP aqui, o Alberto merece
@@ComoaMenteFunciona , Espero que não desista, seria uma prazer acompanhar esse canal, e vou ser sincero, não conhecia o seu canal, na verdade desde 2019 eu dei uma diminuída no consumo de conteúdos na plataforma do RUclips, tudo que eu encontrava era tão vazio, porém ontem quando coloquei seu episódio no Flow junto ao Vitor por curiosidade e acabei achando uma participação incrível, e decidi seguir as vossas recomendações para o Como a mente funciona e o MetaData(que este último por acaso não assisti muito ainda mais irei), e finalmente depois desse tempo todo volto a usar essa plataforma com alívio e até alegria de saber que estarei assistindo algo construtivo e verdadeiro. Espero que ambos os projetos consigam se sustentar e sustentar seus participantes também, además continuarei assistindo seus vídeos.
Sou um dos que chegaram aqui por causa do Flow, cara canal muito bom, vários vídeos com qualidade que merecem ser divulgadas para todos que buscam informação com fundamento e ciência comprovada👏👏👏👏
Deve ter sido bem difícil fazer esse vídeo! Primeiro porque a coleta de informações se mostra muito rica, segundo porque é um tema espinhoso e que toca na ferida da universidade (na qual eu trabalho). Estou conhecendo o canal e sinceramente adorando. Mesmo nos temas onde trazem visões divergentes das minhas, não enxergo de forma negativa, mas como algo a mais a se considerar. Parabéns e continuem bons. E não se permitam perder esse brilhantismo por causa de bandeiras, ideologias, grupos, etc. Abraço e sucesso!!
Universidade Federal de MG: um belo exemplo onde ocorre muita pseudociência! Digo isso com conhecimento de causa: durante meu mestrado mais da metade dos colegas e professores foram veementes sobre a astrologia ser verdadeira, além de outras questões terríveis observadas por anos e anos frequentando a instituição… Triste. Pena que esse cenário nunca mudará… Obrigada pelo melhor vídeo sobre pseudociência nas universidades que já assisti!
Eu curso Historia, e percebo um apego exagerado a subjetividade na ciencias humanas, um apego que eu não vejo em outras ciências. Muita coisa fica apena no campo das ideias, sem materialidade para sustentar o que é falado, mas de alguma forma, ela é utilizada como uma verdade absoluta, quando nitidamente é uma coisa construída para não ser refutada e não para estar certa. Dou graças a Jah pelo meu hiperfoco em contextualização, acredito que a subjetividade tem que ser usada de forma extremamente ponderada, uma ciência que não se permite ser refutada está fadada ao erro.
>> um apego que eu não vejo em outras ciências. Claro. O objeto de estudo é completamente diferente, com natureza diferente ... pode tentar usar a demarcação e metodologia de outras ciências pra história, mas seria como tomar sopa com um garfo.
@@logosh_br8272 Colega, você é medíocre, desculpa falar, mas essa relação apegada a coisas inúteis, é um padrão racista mesmo, a Universidade foi por muito tempo, o braço direito da eugenia, genocídio e Etnocidio, as críticas são pertinentes, mas não dá sua perspectiva medíocre, até pq, o capitalismo é apenas a atualização para a modernidade de padrões de miséria de muitos para a fartura de poucos.
Minha história é engraçada. Tive matéria de homeopatia na faculdade, optativa, cheguei na coordenadora e falei que eu queria trocar, já que era optativa, ela me respondeu: "então, ela é optativa, mas é única matéria optativa que temos nesse semestre". Resumindo, ela mão era optativa. Kkkkk
Alberto, o senhor é um gênio. Venho acompanhando seu canal há um mês, maratonei, pensei, refleti, filosofei, conversei, analisei e cheguei a nenhuma conclusão mental, mas sei que você é genial! Abrs de mais um fã do seu trabalho!
Sou estudante de psicanálise. E realmente tem muita coisa absurda, Froid tinha muitas conclusões absurdas , mas é exatamente pra isso que servem os estudos. Tem muita coisa errada, mas também tem muita coisa que está correta. Eu conheço estudantes de psicologia e até mesmo psicólogos formados que quando vem conversar cmg só falam asneiras, então por fim não é a ciência que está errada, e sim o que está sendo ensinado. A psicanálise é tão eficaz quanto a psicologia quando bem estudada e bem aplicada. E ambas são totalmente destrutivas quando mal ensinadas e mal aplicadas. Eu mesmo bato de frente com muitos estudantes de psicanálise quando começam a falar besteira e se acharem que eles estão certos e eu errado pq eles estudam a mais tempo do que eu. É pior ainda pq o cara que estuda mais sabe menos. Então não é a quantidade de estudo e sim a qualidade do que esta sendo estudado.
Sou estudante de psicologia,vou começar a fazer curso de psicanálise e de hipinoterapia.E vc está certo no que disse,mas agora estou com medo se o conhecimento que tenho é de uma qualidade boa ou que preciso de um mediador
Meu caro Alberto, o trabalho que você faz de trazer esclarecimento à população, de ensiná-la a separar ficção, mitologia, superstição de realidade, é algo fantástico. De fato nem todo herói usa capa ou máscara.
@@ComoaMenteFunciona Você é brilhante (mas não Ustra) meu amigo. Nem vou te chamar de inteligente pois seria clichê e menosprezar o trabalho duro que você deve ter para fundamentar seus vídeos e argumentos. Além de tudo é corajoso por não se esquivar de temas "espinhudos" que geralmente ferem a sensibilidade de gente suscetível. E como se não bastasse é extremamente didático (claro em suas explicações) e muito objetivo. Sou um privilegiado por poder ter acesso às suas perspectivas sobre temáticas tão relevantes. Só tenho a agradecer...
Vivi essa realidade na universidade. Um grupo de professoras era abertamente pósmoderno e, embora a faculdade fosse de Ciências da Natureza, pregavam abertamente dentro da sala de aula, por exemplo, que TODAS as diferenças entre homens e mulheres era social (claro que boa parte é, mas segundo elas até mesmo coisas como diferenças na massa muscular seria formada por fatores sociais). Uma professora chegou a me dizer que "jogadores de basquete são altos pq jogam basquete, ginastas olímpicos são baixos pq fazem ginástica olímpica..." Essa mesma professora chegou a me dizer em sala de aula, após eu discordar dela com argumentos de genética e biologia, que estas seriam "coisas inúteis, apenas criadas para manter o sistema". Em minha opinião elas confundem a luta por igualdade de gênero e etnia (lutas que apoio) com pseudociência pq dessa forma é mais fácil de tais lutas serem entendidas, e seria mais fácil de mudar a sociedade se tais pseudociências fossem verdadeiras... mas não se pode tapar o sol com a peneira! Para mim tem-se sim que lutar pela igualdade APESAR das diferenças biológicas!
Adoro seus vídeos Alberto! Te acho foda! Inclusive estou fazendo um dos seus cursos. Só achei um pouco unilateral a visão sobre a psicanálise, de fato a psicanálise não é uma ciência, mas tanto Freud, quanto Jung e Lacan se afastaram dos métodos puramente científicos porque estavam tentando explorar conceitos mais subjetivos, intrínsecos a singularidade de cada um. É muito interessante notar alguns pontos de intersecção que a psicanálise tem com teorias e fatos que vieram posteriormente. Um bom exemplo é sobre atuação do álcool no indivíduo, Freud diria algo parecido como "o superego é diluído no álcool". Anos mais tarde, com tecnologia muito mais avançadas, descobrimos que o álcool atua sobre lobos frontais do cérebro e que estes são responsáveis pelo controle de comportamentos impulsivos (muito similar a alguns aspectos que Freud falava sobre o superego). Há alguns outros exemplos, só gostaria de salientar como a psicanálise abriu portas e seu objeto de estudo é objetivamente divergente dos princípios científicos! Muito obrigado pelo excelente vídeo! Continue com o ótimo trabalho! Abraços
Esse cara é muito foda. Tá maluco!!!!!👏👏👏👏 Sobre o DSM, não concordo com tudo, entretanto a existência do mesmo não pode ser descartado. Parabéns pelo seu trabalho 🎉
Sempre duvidei de coisas como astrologia, ainda mais quando eu tinha 10 anos li que o livro do Carl Sagan, " O mundo assombrado pelos demônios".Hoje tenho 18 anos e tenho até medo de falar minha opinião porque já me taxam como negacionista.
Poderia disponibilizar as fontes pesquisadas para produzir seu vídeo? Artigos, livros, e etc..., achei muito interessante e sempre me questionei sobre o assunto principalmente porque sou estudante de psicologia, vídeo muito bom!
Eu sempre tive um pé atrás com psicanálise, pois já tinha uma noção que seu caráter científico era bem questionável, mas é impressionante como no meu curso (história), a psicanálise é ovacionada e muito utilizada sem qualquer contestação da mesma. Talvez seja porque as suas ideias confirmem muitos dos anseios ideológicos de grande parte dos historiadores, o que a torna muito conveniente.
Realmente. Quando eu soube que tinha homeopatia na usp se nao me engano eu achei estarrecedor, muito preocupante e danoso para a sociedade. Excelente video.
Caraca, não sabia q a psicanálise era tão... Rasa, sabia q não era uma ciência, ciência mesmo, mas nunca pensei nela como pseudociência. Obrigado pelo conteúdo, assim q possível vou me tornar um apoiador.
E não é, apenas no vídeo dele que fez parecer. Ela é difícil de compreender justamente por seu caráter de complexidade. Seja sempre crítico e procure compreender por si mesmo, não é um vídeo tão raso que vai trazer a verdade absoluta.
Muito legal sua dedicação para compartilhar conhecimento com nós se não tem muitos escritos não e por falta de conteúdo isso vc tem de sobra e pq nem todos tem o abeto da busca por conteúdo sério assim como poucos tem o abeto da leitura
O que percebi dentro da academia foi que a mudança de pensamento dentro da ciência depende da mudança de geração. Os pesquisadores passam anos estudando determinada hipótese e métodos e mudam de "lado" com muita dificuldade e raridade. Com a chegada de novas pessoas (orientados) são criados grandes conflitos que podem geram mudanças.
Desculpa aí mas eu passei por 3 psicólogos cognitivistas e me sentia uma criança na escola levando tema de casa, daí fui em um psicólogo psicanalista e finalmente encontrei um espaço pra entender o que eu realmente sentia. Psicanálise é o respeito pela dúvida daquilo que eu sinto, as ciencias cognitivas querem tentar explicar o que só eu posso entender! A psicanálise tem meu respeito, continuo com meu psicólogo psicanalista mesmo que o que me levou até ele já nem é mais o meu problema! Uma pessoa não é o que os manuais dizem, somos mega complexos, e os psicanalistas respeitam essa complexidade, eles se silenciam enquanto não tem ideia do que se passa comigo, pois não têm a pretensão de me explicar pra mim.
UFMG: um belo exemplo onde ocorre muita pseudociência! Digo isso com conhecimento de causa durante meu mestrado. Triste. Pena que esse cenário nunca mudará… Obrigada pelo melhor vídeo sobre pseudociência nas universidades que já assisti!
Compreendi perfeitamente sua visão sobre pseudo-ciência, eu sonho em ser um cientista, e sendo breve... Creio que decobri algo novo na espécie humana, como vc é um professor vc poderia analisar minha evidências?
A própria psicologia na universidade esta refleta de pseudociência, dois ou três ramos ou abordagens que escapam, hoje não podemos dizer que a psicologia possue ciência mais também possue a pseudociencia
Na minha percepção... Nada escapa kkk Basta assistir esse vídeo novamente estando atento as incongruências, na defesa da psicanálise/pseudociência kkk gosto muito de politica, poderia até nominalizar isso como corporativismo pela psicologia ou de maneira menos macro, dissonância cognitiva
@@origensmarquespc9065 Mas há uma diferença, Galileu tonha metadados e a igreja se mostrou ignorante, estas psedociencias não possuem metadados suficientes nem coerentes
Na minha facul no segundo semestre raramente falaram alguma coisa da psicanálise, mas praticamente todos meus professores são psicanalistas kkkkk. A maioria do meu curso tem interesse em seguir a psicanálise porque não é "chato", não é difícil de entender, segue uma lógica fácil de seguir, e acima de tudo que eu noto que preferem porque é belo e filosófico (Digo dos alunos, dos professores não sei o suficiente pra afir embora suspeite)
cuidado cara... ele apresentou apenas um critério de demarcação, que já foi bastante debatido inclusive, ruclips.net/video/x_6NMVGGBQE/видео.html Não deixe de procurar contrapontos. Ciências humanas, sociais são super interessantes quando vistas com o cuidado certo.
Para ser professor universitário, basta passar em um concurso. Se os outros professores possuem uma crença em pseudociências ou são coniventes, elas estarão nas universidades. Eu mesmo tive uma demonstração de Constelação Familiar no meu 1º período, muito antes de ter o conhecimento necessário para julgar se era adequado ou não. E, obviamente, ninguém chegou lá para questionar ou mesmo explicar que era uma prática nociva e não científica.
Adoro esse tema, minha mãe está "cursando" parapsicologia. O que me deixa frustrado não são nem as pessoas que acabam acreditando ou confiando em protociência e pseudociência, mas sim quem usa métodos realmente fundamentados, como técnicas persuasivas, gradualmente baixando o senso crítico no decorrer do curso, pra tornar palatável ao cursando baboseiras com quântico na palavra.
Estou sofrendo na minha graduação de psicologia 2/10 com isso , constantemente venho me deparando com matérias e disciplinas que estão paradas no tempo e segurando suas doutrinas e dogmas , comecei a questionar em sala de aula e óbvio que fui olhado de uma forma estranha e deslocado por professores e alunos , venho sofrendo bastante e um pouco sem rumo de onde estudar e ser um melhor profissional , me ajuda amigo 🙌🏻🙏🏻
Eu acredito no sobrenatural e que a saúde do corpo mente e espírito ha mistérios que ainda não sabemos e nem seremos capazes de saber pelo modo tradicional. Porém deve estar bem estabelecido as diferenças, não se misturarem e nem querer ser ciência, pois que não se provam com evidências físicas. Mas sim, posso dizer que tratamentos alternativos me ajudaram, sendo placebo, fantasia ou não o que me importava era o resultado final.
Seria legal um vídeo sobre a filosofia do povo Vulcano e as relações com os filósofos da Terra. Nem os gringos fazem vídeo sobre... vida longa e próspera
@@ComoaMenteFunciona nooossaaa... Agora que percebi como meu alzheimer tá me afetando, eu tanto já assisti o vídeo, como até comentei nele. Hahahahahaha... Me perdoa hahahahaha... Ao menos comentar serve pra ajudar na relevância hahahahah
Estou na faculdade de psicologia e sempre me identifiquei mais com a psicanalise... Sinto que minha vida é uma mentira, dps de ver esse video! Minha pergunta é: professor, no seu ponto de vista, alguns principios da linha teorica da psicanalise nao podem ser usados como ferramentas uteis para tratamentos? Assim como vc já disse sobre pnl e acupuntura, por exemplo...
@@robertoferreira7540 Mas não é porque é pseudociência que joga tudo fora, é possível jogar a parte pseudocientífica no lixo e aproveitar alguma coisa, essa é pergunta do cara, se existe algum coisa boa que dê pra aproveitar, igual no caso da PNL e da acupuntura.
@FireNoGuiana É, isso é bom pra refletir, tentar pensar para além dessas questões de rincha e validação científica no contexto e na realidade clinica. Valeu, obg! 👍
A realidade não é materialismo ,entendes nada do que estudantes é isso ,o inconsciente existe as técnicas podem não ser perfeitas mas existem muitas outras ,não entendi o que estas a dizer porquê a psicanálise têm problemas?
EU perdi tempo e dinheiro com terapia para tratar de ansiedade, sendo que esta me fez foi piorar por ser cognitivamente tão hostil, quanto o meio que me lançou a ansiedade.
@@dortavlogs Eu digo hostil porque tenta me colocar como merecedor do problema. Eu estava sofrendo bullying por varias pessoas na empresa que me impediam de trabalhar. Pelo que sei, eu sou a vitima.
Professor, minha primeira aula de nutrição a professora passou vídeos daquele suposto experimento científico do cristal de água que fica bonito quando fala coisas positivas pra ele, do pseudocientista Masaru Emoto. Eu realmente acreditei e fiquei com medo, mas no dia seguinte pesquisei e era tudo uma bobagem
Eu acho MUITO complicado quando se fala sobre a ciência e o método científico como se ele fosse um só e como se estivesse pronto. O pensamento de Popper, por exemplo, é muito interessante mas também limita o surgimento de novas teorias por ser extremamente rígido... acho que devemos considerar as contribuições e também fazer críticas a cada área, até porque estamos falando da produção de conhecimento e não de dogmas! sobre a psicanálise o que eu noto é que, geralmente, as pessoas fazem uma leitura superficial ou pensam que ela está estagnada em Freud. A própria TCC, que é hoje a abordagem "mais indicada" pela APA e nos manuais, se vale de conceitos psicanalíticos - isso sem falar nas enoooormes (e fundamentais) contribuições da psicanálise para o surgimento de uma clínica da escuta e também para o estudo da infância (Bowlby e Winnocott foram referências para a OMS no século XX e continuam sendo referência para autores atuais). O que eu quero dizer é que não vejo sentido nessa rivalidade que foi criada em relação à psicanálise - que, inclusive, outrora já foi a abordagem preponderante - entendo que é uma disputa de poder, mas ao meu ver é contraproducente para as ciências psicológicas tentar "excluir" a psicanálise (encaixando-a como pseudociência) ao invés de debater COM ela.
Concordo em relação a psicanálise, faltou diferenciar uma não-ciência de pseudociência. Discordo em relação ao método científico, sua rigidez só alavanca a produção de conhecimento e novas teorias.
@@lariheerdt realmente, mas esse não foi o meu único argumento! eu trouxe aqui o exemplo de 2 autores da psicanálise que são referência até hoje para a psicologia e pediatria... não cito outros porque eu conheço melhor as teorias de Bowlby e Winnicott. A parte que ele fala sobre psicanálise no vídeo tá muito errada, especialmente a que fala sobre pesquisa em psicanálise.
Psicologia não é só psicanálise, e como foi dito ela não se atualizou, diferente das outras, então sim, Concordo com tudo... Mas um ponto sobre pseudo ciência, vc vende curso de hipnose...
Então, se você fosse colocar em porcentagem, qual é a porcentagem de ciência e pseudociência na psicologia hoje? Porque pelo que você falou, posso estar errado, pode ser mais da metade do que é ensinado.
Essa é uma grande limitação das ciências Humanas de modo geral. Como temos muitas ideias que não pode ser quantificadas ou inseridas dentro de um laboratório para testar, ficamos reféns da construção argumentativa do autor. Como consequência é comum dentro de um mesmo curso haverem correntes diametralmente opostas nas ideias e ambas aceitas, uma vez que uma não consegue se provar como correta nem provar que a coleguinha está errada. Ortodoxos e Keynesianos que o digam
Albertão conheço você desde a época que eu, cético, comecei a fuçar sobre se hipnose era real. Na época não entendia pq seu canal tinha nome ligado a memória. Vi no flow que tens esse canal, e vim aqui prestigiar e me increver.
Alberto, não desista. No teu país o povão não te valoriza hoje. Ainda. Mas no futuro, quando cansarem de socar 500 bovinos num cubículo pornográfico com música barata em plena pandemia, conteúdos assim hão de ter seu valor. Vai ser necessário conteúdo de valor. Acredita.
Amo seu canal, preciso dizer isso. Mas, quero comentar que se não fosse Freud e a Psicanálise, os psicólogos talvez ainda estariam em laboratórios, fazendo experiências com ratos e assustando crianças pra ver se um comportamento pode ser alterado. A Psicologia Clínica é filha 100% da Psicanálise. Abraços!
Excelente o canal, seu trabalho é primoroso. Porém especificamente neste vídeo há um equívoco. A falseabilidade popperiana não é relativa às Ciências Humanas, que apresentam outros métodos. Ou então a História seria pseudociência, a Linguística, a Sociologia, a Teologia também seriam pseudociências. O ser humano é mais do que um produto de causa e efeito, especialmente pelo caráter simbólico intrínseco a ele. Freud, se vivo, provavelmente não se distanciaria da ciência empírica - como você disse, ele usou dos métodos que lhe eram possíveis no momento. E a psicanálise está longe de se intitular "ciência". Nem há essa intenção nos círculos psicanalíticos. De qualquer modo, gostei da estratégia de trazer um conteúdo que gere polêmica e incite reações emocionais. O RUclips vive disso. Seu canal vai longe. Parabéns!
ate onde eu sei, o ponto do "design inteligente" nunca foi negar a possibilidade de entender o mundo.. muito pelo contrário, é uma motivação e justificativa, e sempre afirma que o nosso mundo pode ser compreendido de forma logica e cientifica
Passei por um psicanálise qdo tina 24 anos, hj olhando p trás vejo que a terapia atrapalhou a minha vida. Na época fiquei com caraminholas na cabeça que me atrapalharam muito no meu desenvolvimento social.
Até agora eu achava que: "No livro "História da Loucura na Idade Clássica", Michel Foucault aborda a concepção histórica da loucura e as práticas sociais relacionadas a ela. Ele examina as mudanças nas representações culturais da loucura ao longo do tempo e as formas de confinamento e exclusão social dos indivíduos considerados loucos. Foucault destaca o surgimento de instituições como asilos e hospitais psiquiátricos, que refletem relações de poder e controle sobre os considerados loucos. Sua análise se concentra nos aspectos sociais, políticos e institucionais da loucura, questionando as noções tradicionais e criticando as práticas de poder exercidas nessas instituições. É importante ressaltar que, embora Foucault não tenha abordado especificamente os aspectos médicos e neurológicos dos distúrbios mentais em seu livro, em sua obra ele nunca negou a existência de doenças neurológicas de origem genética ou adquiridas por lesões. Sua análise enfoca principalmente os aspectos sociais e históricos da loucura, examinando como a sociedade lida com essa questão ao longo do tempo. Portanto, Foucault não nega a existência de distúrbios mentais relacionados a problemas neurológicos, mas direciona sua crítica para as práticas sociais e institucionais que envolvem a loucura." Tô aprendendo.... a rever minhas visões... Duvide de tudo que voce gosta de acreditar. Inclusive na loucura.
Em pleno século 21 temos que lidar com coisas como o pós-modernismo. Acho que a degeneração começou no século 19. As coisas estavam bem encaminhadas no século 18 com psicólogos cognitivos como Kant e Hume, mas, com o romantismo, ocorreu uma reação a essas abordagens "positivistas" que acabou nos levando ao pós-modernismo. Eu espero que agora, após esse desvio de dois séculos, as coisas estejam voltando aos trilhos. É um momento muito empolgante para os estudos do ser humano. Nessas próximas décadas iremos entender muita coisa sobre essa criatura.
Adoro seu canal, mas claramente você não leu Foucault, e se leu, claramente não o entendeu... Simplista foi sua explicação reducionista de teorías que não siguen o mecanismo de causa-efeito determinista. Falta mais que nada, leitura de epistemología. Falta leitura crítica nessa área, mas parabéns pelo trabalho, tem muito potencial.
Então em alguns aspectos e alguns critérios definidos pelo Popper, desejaria entender como seria feito os estudos científicos de línguas/linguística, os cálculos matemáticos abstratos e os estudos de perspectiva filosófica da física? Aliás Filosofia seria ciência para Popper? Como seria feita a verificação desses estudos e a experimentação em aspecto material? Em observância à filosofia da ciência contemporânea poderia ter considerado a tendência histórica e a tendência analítica. A abordagem, aos que parece, define apenas o método hipotético-dedutivo de Popper (tendência analítica), como uma única classificação de "ciência". Salienta-se que esse texto não tem o intuito de legitimar as pseudociências citadas no vídeo, mas apenas para verificar de onde vem essa concepção de ciência e dentro dos métodos científicos realizar os estudos sobre esse mundo que nos cerca. [Outro assunto] Por que até hoje a teoria da evolução continua sendo uma teoria? Descartes em Discurso do Método vem trazer considerações sobre a tentativa de conhecimento para desenvolver uma teoria científica.
Olha lhe indico um livro interessante sobre a epistemologia da psicologia e também da psicanálise. Lá o Figueiredo esclarece alguns dos critérios popperianos e qual o tipo de ciência que isso abastece. "Os saberes PSI em questão". Lembrando que sobre critérios estritamente positivistas, ou ate filosóficos analiticos (como redefinicao de uma linguagem pura) boa parte da psicologia moderna, senão ela como um todo, seria considerada uma pseudociencia.
Eu sou psicóloga e faço especialização em psicanálise contemporânea na universidade São Camilo. Acho que poderíamos falar mais sobre os mais recentes estudos sobre a psicanálise, seria interessante você pedir a colaboração de outros estudiosos da área. A título de informação eu e meus colegas de trabalho usamos sim o DSM como base padrão para diagnóstico e atendimento clínico e existe um consenso que precisamos nos comunicar de maneira universal. Gosto do seu conteúdo, mas acho que foi um pouco leviano nos comentários. Um abraço
Até hoje não sei como esse canal bem produzido não tem mais inscritos. Sinceramente, só pode ser culpa do RUclips.
Não é culpa do RUclips. Como um vídeo desses teria centenas de milhares de views num país em que ler é coisa chata, bananices pornográficas ocupam 99% do córtex da massa bovina e festas clandestinas num meio de pandemia socam 500 símios num cubículo? Não, um vídeo elaborado que fala pra um QI de mais de 100 não tem espaço. Infelizmente.
@@DaviSouza-ru3ui Me esqueci desse fato, mas não podemos generizar demais. Com certeza ainda tem muita gente mesmo que se interessaria por este vídeo. Temos muitos inteligentes e estudiosos no Brasil, mas não posso ocultar que a grande maioria do povo brasileiro é como você disse. Então é verdade o que disse, mas existem muito mais pessoas que veriam, então o RUclips também está envolvido.
@@beresomerengue Que há mais gente que se interessaria num "pool" que considere todo o público de língua portuguesa, do que atualmente efetivamente se interessa, é fato. Mas tem algumas variáveis aí. Se prestarmos bastante atenção, o que o Alberto diz aqui não está no nível técnico da maioria de vários canais de ciências que bombam e têm algumas boas centenas de milhares de inscritos. O material do Alberto está, talvez por definição do padrão mesmo que ele deseja atingir, num nível técnico acima da média. Isso não é de forma alguma um problema em si, óbvio que não - muitos, eu incluso, adoram este grau de elaboração. Mas temos de admitir que, mesmo entre os que gostam de conteúdos mais elaborados, embora pra gente aqui discutindo tudo faça muito sentido - pra maioria um vídeo de 20 minutos manuseando dezenas de ideias com embasamento acadêmico, refutando algumas das noções predominantes em alguns meios intelectuais dos últimos 100 anos...... isso não é exatamente "popular". Se eu acho que o Alberto deveria descer um nível pra atingir mais gente? Jamais. O Alberto, neste canal, penso, deve continuar fazendo exatamente o que está fazendo. Mas vai muito provavelmente demorar muito pra atingir 100 mil inscritos nesse nicho, pela simples força do conteúdo (talvez alcance e passe em muito isso, mas com o uso de ferramentas de popularização, como a entrevista do Flow). Mais uma vez, não por que o conteúdo não tem seu valor, mas por que não há massa demográfica capaz de absorver esse grau de qualificação suficiente pra preencher 100 mil inscritos como algum outro canal furreca o faria.
@@DaviSouza-ru3ui Você está bem certo nesse sentido. É verdade
O RUclips tá muito ocupado gerando inscritos para canais úteis, tipo o do Felipe Neto 😂
Alberto, podia rolar um video sobre a veracidade dos estudos da micro expressões e comportamento n verbal
Apoiado!!!
poderia, mas ele ce acha que ele vai fazer isso com o amigo dele?
ele parece acreditar que é científico, do contrário não faria tantas aprições junto ao metaforando.
Ps: não sei se é ou não, não tenho conhecimento pra afirmar tal coisa nem de longe.
@@robertovilela4812 mas é científico. Metaforando fez um vídeo mostrando várias bases. Pena que o vídeo pegou so 37 mil viws
@@addonexus-mithra5358 Várias bases todas envieasadas, quais das bases que ele apresentou tinha revisão de pares?
Cara eu conheci teu trabalho graças ao flow, achei mto interessante tudo que tu falou e admiro mtt oque tu fez, ri mtt com a história do menino das bandeiras kkkkk, eu gostaria de adquirir muito teu curso, mas não tenho condições e espero que você possa responder minha dm logo, agradeço e sucesso!
Esse é o melhor canal que ja acessei, por favor não pare com os vídeos.
Esse canal é a prova de que informações úteis são desvalorizadas pelo RUclips e por grande parte do povo
Tenho formação em Psicologia, e achei o seu conteúdo do caralho! Quem dera tivesse tido esse direcionamento enquanto estava na faculdade no início dos anos 90. Presta um excelente serviço à psicologia e aos novos profissionais.
Seja muito bem vindo Otavio!!
O flow vai fazer esse canal ter a quantidade de inscritos que merece!
Espero que sim, já pensei em desistir várias vezes 💔
Eu assisti as 4 horas e foi top de mais, pena que tem gente que vai assistir só os cortes, mas acredito que o flow vai dar um UP aqui, o Alberto merece
@@ComoaMenteFunciona , Espero que não desista, seria uma prazer acompanhar esse canal, e vou ser sincero, não conhecia o seu canal, na verdade desde 2019 eu dei uma diminuída no consumo de conteúdos na plataforma do RUclips, tudo que eu encontrava era tão vazio, porém ontem quando coloquei seu episódio no Flow junto ao Vitor por curiosidade e acabei achando uma participação incrível, e decidi seguir as vossas recomendações para o Como a mente funciona e o MetaData(que este último por acaso não assisti muito ainda mais irei), e finalmente depois desse tempo todo volto a usar essa plataforma com alívio e até alegria de saber que estarei assistindo algo construtivo e verdadeiro.
Espero que ambos os projetos consigam se sustentar e sustentar seus participantes também, además continuarei assistindo seus vídeos.
Sou um dos que chegaram aqui por causa do Flow, cara canal muito bom, vários vídeos com qualidade que merecem ser divulgadas para todos que buscam informação com fundamento e ciência comprovada👏👏👏👏
Albertinho! Não abandona, você é o cara mais honesto intelectualmente que conheço na internet. Não tem conteúdo melhor!
alberto não para com esse canal, agrega muita para mim
Fico feliz que goste do canal. O problema é que as visualizações são muito baixas e ele possui um custo alto de produção. Mas vamos ver se melhora!
Deve ter sido bem difícil fazer esse vídeo! Primeiro porque a coleta de informações se mostra muito rica, segundo porque é um tema espinhoso e que toca na ferida da universidade (na qual eu trabalho).
Estou conhecendo o canal e sinceramente adorando. Mesmo nos temas onde trazem visões divergentes das minhas, não enxergo de forma negativa, mas como algo a mais a se considerar.
Parabéns e continuem bons. E não se permitam perder esse brilhantismo por causa de bandeiras, ideologias, grupos, etc.
Abraço e sucesso!!
Universidade Federal de MG: um belo exemplo onde ocorre muita pseudociência!
Digo isso com conhecimento de causa: durante meu mestrado mais da metade dos colegas e professores foram veementes sobre a astrologia ser verdadeira, além de outras questões terríveis observadas por anos e anos frequentando a instituição… Triste. Pena que esse cenário nunca mudará…
Obrigada pelo melhor vídeo sobre pseudociência nas universidades que já assisti!
Pode colocar a federal do Ceará também! Reike também tem! Kkkk
Eu curso Historia, e percebo um apego exagerado a subjetividade na ciencias humanas, um apego que eu não vejo em outras ciências. Muita coisa fica apena no campo das ideias, sem materialidade para sustentar o que é falado, mas de alguma forma, ela é utilizada como uma verdade absoluta, quando nitidamente é uma coisa construída para não ser refutada e não para estar certa.
Dou graças a Jah pelo meu hiperfoco em contextualização, acredito que a subjetividade tem que ser usada de forma extremamente ponderada, uma ciência que não se permite ser refutada está fadada ao erro.
>> um apego que eu não vejo em outras ciências.
Claro. O objeto de estudo é completamente diferente, com natureza diferente ... pode tentar usar a demarcação e metodologia de outras ciências pra história, mas seria como tomar sopa com um garfo.
@@logosh_br8272 Colega, você é medíocre, desculpa falar, mas essa relação apegada a coisas inúteis, é um padrão racista mesmo, a Universidade foi por muito tempo, o braço direito da eugenia, genocídio e Etnocidio, as críticas são pertinentes, mas não dá sua perspectiva medíocre, até pq, o capitalismo é apenas a atualização para a modernidade de padrões de miséria de muitos para a fartura de poucos.
A Nayne tem toda razão. O rigor científico não muda conforme o objeto.
Minha história é engraçada. Tive matéria de homeopatia na faculdade, optativa, cheguei na coordenadora e falei que eu queria trocar, já que era optativa, ela me respondeu: "então, ela é optativa, mas é única matéria optativa que temos nesse semestre". Resumindo, ela mão era optativa. Kkkkk
Na UFMG, quando acontecia esse tipo de coisa, a gente falava que a matéria era OPTATÓRIA kkkkkk
@@ComoaMenteFunciona af. Queria ter pensado nisso na época. Kkkkkkkk
em tese, se é optativa, deve ser uma opção fazer ou não
Parabéns pelos vídeos, altíssima qualidade e informações valiosas passadas de forma tão clara
Muito obrigado Vilela!
Alberto, o senhor é um gênio. Venho acompanhando seu canal há um mês, maratonei, pensei, refleti, filosofei, conversei, analisei e cheguei a nenhuma conclusão mental, mas sei que você é genial! Abrs de mais um fã do seu trabalho!
Sou estudante de psicanálise.
E realmente tem muita coisa absurda, Froid tinha muitas conclusões absurdas , mas é exatamente pra isso que servem os estudos.
Tem muita coisa errada, mas também tem muita coisa que está correta.
Eu conheço estudantes de psicologia e até mesmo psicólogos formados que quando vem conversar cmg só falam asneiras, então por fim não é a ciência que está errada, e sim o que está sendo ensinado. A psicanálise é tão eficaz quanto a psicologia quando bem estudada e bem aplicada.
E ambas são totalmente destrutivas quando mal ensinadas e mal aplicadas.
Eu mesmo bato de frente com muitos estudantes de psicanálise quando começam a falar besteira e se acharem que eles estão certos e eu errado pq eles estudam a mais tempo do que eu.
É pior ainda pq o cara que estuda mais sabe menos. Então não é a quantidade de estudo e sim a qualidade do que esta sendo estudado.
Sou estudante de psicologia,vou começar a fazer curso de psicanálise e de hipinoterapia.E vc está certo no que disse,mas agora estou com medo se o conhecimento que tenho é de uma qualidade boa ou que preciso de um mediador
Conheci o canal agora. Vim pelo pirulla.
Poxa! Conteúdo sensacional!!!
Seja muito bem vindo Lucas!
@@ComoaMenteFunciona Obrigado e tmj!
Sensacional esse vídeo, meu Deus! Esse canal é MT massa como eu não conhecia :0
Meu caro Alberto, o trabalho que você faz de trazer esclarecimento à população, de ensiná-la a separar ficção, mitologia, superstição de realidade, é algo fantástico.
De fato nem todo herói usa capa ou máscara.
Que bom que gosta dos vídeos Carlos!
@@ComoaMenteFunciona Você é brilhante (mas não Ustra) meu amigo.
Nem vou te chamar de inteligente pois seria clichê e menosprezar o trabalho duro que você deve ter para fundamentar seus vídeos e argumentos.
Além de tudo é corajoso por não se esquivar de temas "espinhudos" que geralmente ferem a sensibilidade de gente suscetível.
E como se não bastasse é extremamente didático (claro em suas explicações) e muito objetivo.
Sou um privilegiado por poder ter acesso às suas perspectivas sobre temáticas tão relevantes.
Só tenho a agradecer...
Vivi essa realidade na universidade. Um grupo de professoras era abertamente pósmoderno e, embora a faculdade fosse de Ciências da Natureza, pregavam abertamente dentro da sala de aula, por exemplo, que TODAS as diferenças entre homens e mulheres era social (claro que boa parte é, mas segundo elas até mesmo coisas como diferenças na massa muscular seria formada por fatores sociais). Uma professora chegou a me dizer que "jogadores de basquete são altos pq jogam basquete, ginastas olímpicos são baixos pq fazem ginástica olímpica..." Essa mesma professora chegou a me dizer em sala de aula, após eu discordar dela com argumentos de genética e biologia, que estas seriam "coisas inúteis, apenas criadas para manter o sistema". Em minha opinião elas confundem a luta por igualdade de gênero e etnia (lutas que apoio) com pseudociência pq dessa forma é mais fácil de tais lutas serem entendidas, e seria mais fácil de mudar a sociedade se tais pseudociências fossem verdadeiras... mas não se pode tapar o sol com a peneira! Para mim tem-se sim que lutar pela igualdade APESAR das diferenças biológicas!
Perfeito! Na UFMG era bem parecido, infelizmente.
Seus vídeos são um melhor que o outro! Uau! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adoro seus vídeos Alberto! Te acho foda! Inclusive estou fazendo um dos seus cursos. Só achei um pouco unilateral a visão sobre a psicanálise, de fato a psicanálise não é uma ciência, mas tanto Freud, quanto Jung e Lacan se afastaram dos métodos puramente científicos porque estavam tentando explorar conceitos mais subjetivos, intrínsecos a singularidade de cada um.
É muito interessante notar alguns pontos de intersecção que a psicanálise tem com teorias e fatos que vieram posteriormente. Um bom exemplo é sobre atuação do álcool no indivíduo, Freud diria algo parecido como "o superego é diluído no álcool". Anos mais tarde, com tecnologia muito mais avançadas, descobrimos que o álcool atua sobre lobos frontais do cérebro e que estes são responsáveis pelo controle de comportamentos impulsivos (muito similar a alguns aspectos que Freud falava sobre o superego).
Há alguns outros exemplos, só gostaria de salientar como a psicanálise abriu portas e seu objeto de estudo é objetivamente divergente dos princípios científicos!
Muito obrigado pelo excelente vídeo! Continue com o ótimo trabalho! Abraços
Muito obrigado por esse vídeo, bastante necessário em nossos dias
Valeu Marcos!
Esse canal tá MT brabo!!!
Valeu Alex!!
Esse cara é muito foda. Tá maluco!!!!!👏👏👏👏
Sobre o DSM, não concordo com tudo, entretanto a existência do mesmo não pode ser descartado.
Parabéns pelo seu trabalho 🎉
Esse canal é muito necessário.
❤️❤️❤️❤️
Muito bom Alberto, conteúdo foda!
Sempre duvidei de coisas como astrologia, ainda mais quando eu tinha 10 anos li que o livro do Carl Sagan, " O mundo assombrado pelos demônios".Hoje tenho 18 anos e tenho até medo de falar minha opinião porque já me taxam como negacionista.
Poderia disponibilizar as fontes pesquisadas para produzir seu vídeo? Artigos, livros, e etc..., achei muito interessante e sempre me questionei sobre o assunto principalmente porque sou estudante de psicologia, vídeo muito bom!
Eu sempre tive um pé atrás com psicanálise, pois já tinha uma noção que seu caráter científico era bem questionável, mas é impressionante como no meu curso (história), a psicanálise é ovacionada e muito utilizada sem qualquer contestação da mesma. Talvez seja porque as suas ideias confirmem muitos dos anseios ideológicos de grande parte dos historiadores, o que a torna muito conveniente.
Realmente. Quando eu soube que tinha homeopatia na usp se nao me engano eu achei estarrecedor, muito preocupante e danoso para a sociedade. Excelente video.
Realmente, isso é muito preocupante Samuel!
Caraca, não sabia q a psicanálise era tão... Rasa, sabia q não era uma ciência, ciência mesmo, mas nunca pensei nela como pseudociência. Obrigado pelo conteúdo, assim q possível vou me tornar um apoiador.
E não é, apenas no vídeo dele que fez parecer. Ela é difícil de compreender justamente por seu caráter de complexidade. Seja sempre crítico e procure compreender por si mesmo, não é um vídeo tão raso que vai trazer a verdade absoluta.
Muito bom o conteúdo, Alberto!
Vim pelo flow e lembrei do formato do Mundo Cópia do Yago. rsrs
Que aula fantástica!!!!
Muito legal sua dedicação para compartilhar conhecimento com nós se não tem muitos escritos não e por falta de conteúdo isso vc tem de sobra e pq nem todos tem o abeto da busca por conteúdo sério assim como poucos tem o abeto da leitura
Cara. Seu canal é disparado um dos melhores do RUclips atual. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu demais Yuri!!!
Gostaria muito de te ouvir falando sobre psicologia transpessoal, professor :)
Um abraço!
Valeu pela sugestão!
Parabéns pelo trabalho. Muito bom!!!
maravilhoso como sempre... Parabéns, Delisola!!
Alberto voce podia fazer um vídeo falando se músicas clássicas ajuda na memorização. Vi em algum lugar e ajuda produzir onda tetas
Isso é boato
Parabéns pelo trabalho professor
Show, Albertinho!
O que percebi dentro da academia foi que a mudança de pensamento dentro da ciência depende da mudança de geração. Os pesquisadores passam anos estudando determinada hipótese e métodos e mudam de "lado" com muita dificuldade e raridade. Com a chegada de novas pessoas (orientados) são criados grandes conflitos que podem geram mudanças.
Ótimo tema!
Um vídeo sobre liderança e persuasão, seria bem interessante! Ótimo conteúdo do canal, um abraço
Ele tem uma playlist específico sobre persuasão no outro canal dele
@@MarceloAndrade-tm3ud interessante. Qual é o outro canal?
@@rafaelbrpretto4092 ruclips.net/channel/UClkNOcpdzzVTEW-SY10-DrA
@@MarceloAndrade-tm3ud muito obrigado!
Obrigada Alberto por tanto
Parabéns pelo canal 👏👏
Poderiam falar sobre o corpo explica q busca explicar os comportamentos das pessoas através do formato do corpo.
Desculpa aí mas eu passei por 3 psicólogos cognitivistas e me sentia uma criança na escola levando tema de casa, daí fui em um psicólogo psicanalista e finalmente encontrei um espaço pra entender o que eu realmente sentia. Psicanálise é o respeito pela dúvida daquilo que eu sinto, as ciencias cognitivas querem tentar explicar o que só eu posso entender! A psicanálise tem meu respeito, continuo com meu psicólogo psicanalista mesmo que o que me levou até ele já nem é mais o meu problema! Uma pessoa não é o que os manuais dizem, somos mega complexos, e os psicanalistas respeitam essa complexidade, eles se silenciam enquanto não tem ideia do que se passa comigo, pois não têm a pretensão de me explicar pra mim.
o final do vídeo, principalmente a parte da hidroxicloroquina, serve bem pra você. assista novamente.
@@mvrcvs21 TeuCu
@@maxcp782 belo argumento, percebe-se que tem um nível elevado de inteligência, deve nem acreditar em pseudociência
@@mvrcvs21 Vai viver tua vida e para de me incomodar, valeu!
@@maxcp782 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Faça um vídeo sobre Budismo!
Eu sou farmacêutico.
E posso afirmar que vários medicamentos homeopáticos na prática tratam muitos pacientes.
UFMG: um belo exemplo onde ocorre muita pseudociência! Digo isso com conhecimento de causa durante meu mestrado. Triste. Pena que esse cenário nunca mudará…
Obrigada pelo melhor vídeo sobre pseudociência nas universidades que já assisti!
Compreendi perfeitamente sua visão sobre pseudo-ciência, eu sonho em ser um cientista, e sendo breve... Creio que decobri algo novo na espécie humana, como vc é um professor vc poderia analisar minha evidências?
Medicina Baseada em Evidências. Desde que seja igual ao que eu penso. Isso é o que o CFM mantém com algumas especialidades.
A própria psicologia na universidade esta refleta de pseudociência, dois ou três ramos ou abordagens que escapam, hoje não podemos dizer que a psicologia possue ciência mais também possue a pseudociencia
Na minha percepção... Nada escapa kkk Basta assistir esse vídeo novamente estando atento as incongruências, na defesa da psicanálise/pseudociência kkk gosto muito de politica, poderia até nominalizar isso como corporativismo pela psicologia ou de maneira menos macro, dissonância cognitiva
Vai por mim, não é só na psicologia, eu estou no história e vejo muita pseudociência sendo aclamada
Galileu já foi taxado como pseudociêntista (época). Kkkkk
Só de pensar que psiquianalise é bem vista no brasil já da pra ter noção do tamanho do buraco
@@origensmarquespc9065 Mas há uma diferença, Galileu tonha metadados e a igreja se mostrou ignorante, estas psedociencias não possuem metadados suficientes nem coerentes
Aí a gente vai fazer concurso pra Psicólogo só cai psicanálise (pqp).... AFFF Skinner revira na caixa kkk
😭😭😭😭😭😭
Na minha facul no segundo semestre raramente falaram alguma coisa da psicanálise, mas praticamente todos meus professores são psicanalistas kkkkk. A maioria do meu curso tem interesse em seguir a psicanálise porque não é "chato", não é difícil de entender, segue uma lógica fácil de seguir, e acima de tudo que eu noto que preferem porque é belo e filosófico (Digo dos alunos, dos professores não sei o suficiente pra afir embora suspeite)
Abriu meus olhos em relação à psicanálise. Muito obrigado Alberto!
cuidado cara... ele apresentou apenas um critério de demarcação, que já foi bastante debatido inclusive, ruclips.net/video/x_6NMVGGBQE/видео.html
Não deixe de procurar contrapontos. Ciências humanas, sociais são super interessantes quando vistas com o cuidado certo.
Para ser professor universitário, basta passar em um concurso. Se os outros professores possuem uma crença em pseudociências ou são coniventes, elas estarão nas universidades. Eu mesmo tive uma demonstração de Constelação Familiar no meu 1º período, muito antes de ter o conhecimento necessário para julgar se era adequado ou não. E, obviamente, ninguém chegou lá para questionar ou mesmo explicar que era uma prática nociva e não científica.
Uma pena mesmo que isso aconteça
Freud era um manipulador kkkkk...Fez Jung de gato e sapato. Excelente 👏🏽👏🏽👏🏽
Adoro esse tema, minha mãe está "cursando" parapsicologia. O que me deixa frustrado não são nem as pessoas que acabam acreditando ou confiando em protociência e pseudociência, mas sim quem usa métodos realmente fundamentados, como técnicas persuasivas, gradualmente baixando o senso crítico no decorrer do curso, pra tornar palatável ao cursando baboseiras com quântico na palavra.
Excelente vídeo.
Estou sofrendo na minha graduação de psicologia 2/10 com isso , constantemente venho me deparando com matérias e disciplinas que estão paradas no tempo e segurando suas doutrinas e dogmas , comecei a questionar em sala de aula e óbvio que fui olhado de uma forma estranha e deslocado por professores e alunos , venho sofrendo bastante e um pouco sem rumo de onde estudar e ser um melhor profissional , me ajuda amigo 🙌🏻🙏🏻
Fala sobre hipnose.
Eu acredito no sobrenatural e que a saúde do corpo mente e espírito ha mistérios que ainda não sabemos e nem seremos capazes de saber pelo modo tradicional. Porém deve estar bem estabelecido as diferenças, não se misturarem e nem querer ser ciência, pois que não se provam com evidências físicas. Mas sim, posso dizer que tratamentos alternativos me ajudaram, sendo placebo, fantasia ou não o que me importava era o resultado final.
Seria legal um vídeo sobre a filosofia do povo Vulcano e as relações com os filósofos da Terra. Nem os gringos fazem vídeo sobre... vida longa e próspera
Alberto, por favor fale sobre "psicologia positiva".
Já fiz: ruclips.net/video/zc7u62azgrs/видео.html
@@ComoaMenteFunciona uia! Muitíssimo obrigado por responder e desculpe por perguntar antes de pesquisar kkkkkk foi mal
@@ComoaMenteFunciona nooossaaa... Agora que percebi como meu alzheimer tá me afetando, eu tanto já assisti o vídeo, como até comentei nele. Hahahahahaha... Me perdoa hahahahaha... Ao menos comentar serve pra ajudar na relevância hahahahah
@@pedrodrudi2453 kkkkkkkk o importante é ajudar no engajamento!!
Fala sobre a tal da psicologia Anomalística
Canal foda demais
Seja muito bem vindo!!
Show de bola!
Estou na faculdade de psicologia e sempre me identifiquei mais com a psicanalise... Sinto que minha vida é uma mentira, dps de ver esse video!
Minha pergunta é: professor, no seu ponto de vista, alguns principios da linha teorica da psicanalise nao podem ser usados como ferramentas uteis para tratamentos? Assim como vc já disse sobre pnl e acupuntura, por exemplo...
É pseudociência cara, pula fora, vc tem a tcc e a tac q são puramente científicas
@@robertoferreira7540 Mas não é porque é pseudociência que joga tudo fora, é possível jogar a parte pseudocientífica no lixo e aproveitar alguma coisa, essa é pergunta do cara, se existe algum coisa boa que dê pra aproveitar, igual no caso da PNL e da acupuntura.
@FireNoGuiana É, isso é bom pra refletir, tentar pensar para além dessas questões de rincha e validação científica no contexto e na realidade clinica. Valeu, obg! 👍
A realidade não é materialismo ,entendes nada do que estudantes é isso ,o inconsciente existe as técnicas podem não ser perfeitas mas existem muitas outras ,não entendi o que estas a dizer porquê a psicanálise têm problemas?
Os paladinos da ciência kkkkkkkkkkkkkk
muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
gostei muito do vídeo. meus parentes seguem muita pseudociencia, eu sofro um pouco por isso...
Tá rolando agora essa briga no Twitter pois uma moça ousou chamar psicanálise de pseudo ciência.
EU perdi tempo e dinheiro com terapia para tratar de ansiedade, sendo que esta me fez foi piorar por ser cognitivamente tão hostil, quanto o meio que me lançou a ansiedade.
@@dortavlogs Eu digo hostil porque tenta me colocar como merecedor do problema. Eu estava sofrendo bullying por varias pessoas na empresa que me impediam de trabalhar. Pelo que sei, eu sou a vitima.
Professor, minha primeira aula de nutrição a professora passou vídeos daquele suposto experimento científico do cristal de água que fica bonito quando fala coisas positivas pra ele, do pseudocientista Masaru Emoto. Eu realmente acreditei e fiquei com medo, mas no dia seguinte pesquisei e era tudo uma bobagem
KKKKKKKKKKK pow que vacilação eu ficaria bravo
@@amazocosmic2933 n fiquei bravo pq ela era legal comigo
Eu acho MUITO complicado quando se fala sobre a ciência e o método científico como se ele fosse um só e como se estivesse pronto. O pensamento de Popper, por exemplo, é muito interessante mas também limita o surgimento de novas teorias por ser extremamente rígido... acho que devemos considerar as contribuições e também fazer críticas a cada área, até porque estamos falando da produção de conhecimento e não de dogmas! sobre a psicanálise o que eu noto é que, geralmente, as pessoas fazem uma leitura superficial ou pensam que ela está estagnada em Freud. A própria TCC, que é hoje a abordagem "mais indicada" pela APA e nos manuais, se vale de conceitos psicanalíticos - isso sem falar nas enoooormes (e fundamentais) contribuições da psicanálise para o surgimento de uma clínica da escuta e também para o estudo da infância (Bowlby e Winnocott foram referências para a OMS no século XX e continuam sendo referência para autores atuais). O que eu quero dizer é que não vejo sentido nessa rivalidade que foi criada em relação à psicanálise - que, inclusive, outrora já foi a abordagem preponderante - entendo que é uma disputa de poder, mas ao meu ver é contraproducente para as ciências psicológicas tentar "excluir" a psicanálise (encaixando-a como pseudociência) ao invés de debater COM ela.
Concordo em relação a psicanálise, faltou diferenciar uma não-ciência de pseudociência.
Discordo em relação ao método científico, sua rigidez só alavanca a produção de conhecimento e novas teorias.
Comentário perfeito Parla. A própria TCC bebe da psicanálise
Tá mas até aí a Química surgiu da alquimia e alquimia não é ciência
@@lariheerdt realmente, mas esse não foi o meu único argumento! eu trouxe aqui o exemplo de 2 autores da psicanálise que são referência até hoje para a psicologia e pediatria... não cito outros porque eu conheço melhor as teorias de Bowlby e Winnicott. A parte que ele fala sobre psicanálise no vídeo tá muito errada, especialmente a que fala sobre pesquisa em psicanálise.
Psicologia não é só psicanálise, e como foi dito ela não se atualizou, diferente das outras, então sim, Concordo com tudo... Mas um ponto sobre pseudo ciência, vc vende curso de hipnose...
Então, se você fosse colocar em porcentagem, qual é a porcentagem de ciência e pseudociência na psicologia hoje? Porque pelo que você falou, posso estar errado, pode ser mais da metade do que é ensinado.
Isso vai variar muito de faculdade pra faculdade. Difícil afirmar.
Cada vez fica mais claro que quando qualquer um arroga pra si a posse da verdade, esses são os que mais erram. Ciência é experimento o tempo todo.
Acupultura é pseudo ciencia? digo por que tenho uma colega no mestrado que está estudando isso
Descobri o canal a pouco, e estou impressionado com a qualidade.
Seja muito bem vindo!
Essa é uma grande limitação das ciências Humanas de modo geral. Como temos muitas ideias que não pode ser quantificadas ou inseridas dentro de um laboratório para testar, ficamos reféns da construção argumentativa do autor. Como consequência é comum dentro de um mesmo curso haverem correntes diametralmente opostas nas ideias e ambas aceitas, uma vez que uma não consegue se provar como correta nem provar que a coleguinha está errada. Ortodoxos e Keynesianos que o digam
Física e Afins disse que o Metaforando pratica pseudociência, faça um vídeo sobre isso, por favor.
Obrigado pela sugestão Wagner
@@mariaaraujo.7660 Sim, psicanálise é uma pseudociência.
Albertão conheço você desde a época que eu, cético, comecei a fuçar sobre se hipnose era real. Na época não entendia pq seu canal tinha nome ligado a memória. Vi no flow que tens esse canal, e vim aqui prestigiar e me increver.
Alberto, não desista. No teu país o povão não te valoriza hoje. Ainda. Mas no futuro, quando cansarem de socar 500 bovinos num cubículo pornográfico com música barata em plena pandemia, conteúdos assim hão de ter seu valor. Vai ser necessário conteúdo de valor. Acredita.
Amo seu canal, preciso dizer isso. Mas, quero comentar que se não fosse Freud e a Psicanálise, os psicólogos talvez ainda estariam em laboratórios, fazendo experiências com ratos e assustando crianças pra ver se um comportamento pode ser alterado. A Psicologia Clínica é filha 100% da Psicanálise. Abraços!
Excelente o canal, seu trabalho é primoroso. Porém especificamente neste vídeo há um equívoco. A falseabilidade popperiana não é relativa às Ciências Humanas, que apresentam outros métodos. Ou então a História seria pseudociência, a Linguística, a Sociologia, a Teologia também seriam pseudociências. O ser humano é mais do que um produto de causa e efeito, especialmente pelo caráter simbólico intrínseco a ele. Freud, se vivo, provavelmente não se distanciaria da ciência empírica - como você disse, ele usou dos métodos que lhe eram possíveis no momento. E a psicanálise está longe de se intitular "ciência". Nem há essa intenção nos círculos psicanalíticos. De qualquer modo, gostei da estratégia de trazer um conteúdo que gere polêmica e incite reações emocionais. O RUclips vive disso. Seu canal vai longe. Parabéns!
ate onde eu sei, o ponto do "design inteligente" nunca foi negar a possibilidade de entender o mundo.. muito pelo contrário, é uma motivação e justificativa, e sempre afirma que o nosso mundo pode ser compreendido de forma logica e cientifica
Na minha faculdade onde faço biomed, aculputura é matéria obrigatória
Eu te entendo... E se questionar ainda vão dar alguma resposta do tipo transcendental que vc "não está pronto pra entender..."
Passei por um psicanálise qdo tina 24 anos, hj olhando p trás vejo que a terapia atrapalhou a minha vida. Na época fiquei com caraminholas na cabeça que me atrapalharam muito no meu desenvolvimento social.
Até agora eu achava que:
"No livro "História da Loucura na Idade Clássica", Michel Foucault aborda a concepção histórica da loucura e as práticas sociais relacionadas a ela. Ele examina as mudanças nas representações culturais da loucura ao longo do tempo e as formas de confinamento e exclusão social dos indivíduos considerados loucos. Foucault destaca o surgimento de instituições como asilos e hospitais psiquiátricos, que refletem relações de poder e controle sobre os considerados loucos. Sua análise se concentra nos aspectos sociais, políticos e institucionais da loucura, questionando as noções tradicionais e criticando as práticas de poder exercidas nessas instituições.
É importante ressaltar que, embora Foucault não tenha abordado especificamente os aspectos médicos e neurológicos dos distúrbios mentais em seu livro, em sua obra ele nunca negou a existência de doenças neurológicas de origem genética ou adquiridas por lesões. Sua análise enfoca principalmente os aspectos sociais e históricos da loucura, examinando como a sociedade lida com essa questão ao longo do tempo. Portanto, Foucault não nega a existência de distúrbios mentais relacionados a problemas neurológicos, mas direciona sua crítica para as práticas sociais e institucionais que envolvem a loucura."
Tô aprendendo.... a rever minhas visões... Duvide de tudo que voce gosta de acreditar. Inclusive na loucura.
Estudo na Unifor, e tenho aula de pseudociência disfarçada de “saúde e Sociedade”
Em pleno século 21 temos que lidar com coisas como o pós-modernismo. Acho que a degeneração começou no século 19. As coisas estavam bem encaminhadas no século 18 com psicólogos cognitivos como Kant e Hume, mas, com o romantismo, ocorreu uma reação a essas abordagens "positivistas" que acabou nos levando ao pós-modernismo. Eu espero que agora, após esse desvio de dois séculos, as coisas estejam voltando aos trilhos. É um momento muito empolgante para os estudos do ser humano. Nessas próximas décadas iremos entender muita coisa sobre essa criatura.
Adoro seu canal, mas claramente você não leu Foucault, e se leu, claramente não o entendeu... Simplista foi sua explicação reducionista de teorías que não siguen o mecanismo de causa-efeito determinista. Falta mais que nada, leitura de epistemología. Falta leitura crítica nessa área, mas parabéns pelo trabalho, tem muito potencial.
Simmmmmmmm
Os paladinos da ciência podem falar tudo sobre tudo, cuidado 🖐️🤐
Como gosto de pessoas críticas e não aceitam qualquer vídeo raso, como este, como verdade absoluta!
Então em alguns aspectos e alguns critérios definidos pelo Popper, desejaria entender como seria feito os estudos científicos de línguas/linguística, os cálculos matemáticos abstratos e os estudos de perspectiva filosófica da física? Aliás Filosofia seria ciência para Popper? Como seria feita a verificação desses estudos e a experimentação em aspecto material? Em observância à filosofia da ciência contemporânea poderia ter considerado a tendência histórica e a tendência analítica. A abordagem, aos que parece, define apenas o método hipotético-dedutivo de Popper (tendência analítica), como uma única classificação de "ciência". Salienta-se que esse texto não tem o intuito de legitimar as pseudociências citadas no vídeo, mas apenas para verificar de onde vem essa concepção de ciência e dentro dos métodos científicos realizar os estudos sobre esse mundo que nos cerca.
[Outro assunto] Por que até hoje a teoria da evolução continua sendo uma teoria? Descartes em Discurso do Método vem trazer considerações sobre a tentativa de conhecimento para desenvolver uma teoria científica.
Olha lhe indico um livro interessante sobre a epistemologia da psicologia e também da psicanálise. Lá o Figueiredo esclarece alguns dos critérios popperianos e qual o tipo de ciência que isso abastece. "Os saberes PSI em questão". Lembrando que sobre critérios estritamente positivistas, ou ate filosóficos analiticos (como redefinicao de uma linguagem pura) boa parte da psicologia moderna, senão ela como um todo, seria considerada uma pseudociencia.
Olá tudo bem, gostaria de tirar uma dúvida, como os psicanalistas os nutrólogos também entram nessa classe de pseudociência?
E a pseudocięncia do uso das máscaras?
De onde tirou isso? Tivemos várias pesquisas a favor dad máscaras, principalmente, as do tipo PFF2
Eu sou psicóloga e faço especialização em psicanálise contemporânea na universidade São Camilo. Acho que poderíamos falar mais sobre os mais recentes estudos sobre a psicanálise, seria interessante você pedir a colaboração de outros estudiosos da área.
A título de informação eu e meus colegas de trabalho usamos sim o DSM como base padrão para diagnóstico e atendimento clínico e existe um consenso que precisamos nos comunicar de maneira universal. Gosto do seu conteúdo, mas acho que foi um pouco leviano nos comentários.
Um abraço
Interessante o vídeo, mas tenho uma pergunta. Como a depressão é definida pela ciência, e a ciência tem cura para a depressão?
Poderia falar sobre fagofobia e afins.
Como você teleporta de ambiente pra ambiente? Hmmm vc parece meio mágico